ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL."

Transcrição

1 PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira organizada, os textos produzidos. Lembre-se de que você deve cuidar bem dele e guardá-lo junto com os anteriores. Continue caprichando nos textos e na letra. Neste último bimestre, poderá perceber todos os seus avanços ao longo do ano. Temos certeza de que você aprendeu muito! Lembre-se de que, quanto mais lemos e escrevemos, mais aprendemos sobre a leitura e a escrita. Desejamos que seja um bimestre de muita produção e aprendizagem, sempre com boas escritas! Até o próximo ano! Um abraço Equipe de Alfabetização ALUNO (A): ESCOLA: TURMA:

2 No seu Caderno de Atividades, na página 12, você releu alguns contos. O conto é uma narrativa com personagens que podem ser pessoas, objetos inanimados ou animais. O texto se organiza em parágrafos e tem um narrador. Você vai escolher um conto para contar. 1.º passo Planejando o texto... Proposta 1 Quando vamos escrever, a primeira etapa é planejar o texto. É importante relembrar o conto e organizar os fatos. Um roteiro pode ajudar! Para fazer um bom roteiro, podemos organizar perguntas e respondê-las. PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO 4- Quem é o narrador? Ele faz parte da história? 5- Qual o conflito que acontece? Crie outras 2 perguntas para ajudar você a escrever essa história. Pense no que o seu leitor gostaria de saber: As perguntas a seguir podem ajudar na escrita do seu texto: 1- Qual o conto que você escolheu? 2- Quais são os personagens que fazem parte desse conto? 3- Onde ele acontece? 2.º passo 1.ª versão Escreva, na próxima página, a primeira versão do seu texto, utilizando as informações que você conseguiu ao responder às perguntas do roteiro. Organize seu texto em três partes: COMEÇO, MEIO e FIM. Que tal criar um final diferente para o seu conto?

3 PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 2 3.º passo Revisão Agora, chegou a hora de fazer a REVISÃO do que você escreveu. Pense e decida: 1- O seu texto está claro? Dá para o seu leitor entender direitinho as suas ideias? 2- O seu texto é um conto? 3- Você organizou as ideias em COMEÇO, MEIO e FIM? Fez parágrafos? 4- Todas as palavras são adequadas para um texto escrito? 5- Você utilizou, adequadamente, a pontuação? E a letra maiúscula? 4.º passo Reescrita Converse com seu Professor e, a partir do que você pensou na revisão, escreva o seu texto. Assim, você terá uma segunda versão que, com certeza, vai agradar ainda mais aos seus leitores! COMPARTILHE SEU TEXTO COM OS COLEGAS! COMBINE COM SEU PROFESSOR! VAI SER MUITO BOM!

4 PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 3 Você leu o texto Dicionário Poético na página 41 do seu Caderno de Atividades. Releia as estrofes desse poema e converse com seus colegas e com o seu Professor sobre o significado de cada palavra presente neste texto. Em seguida, escreva um poema a partir da palavra que você vai escolher. 1.º passo Planejando o texto... Proposta 2 Poético Como você já sabe, começamos planejando o texto. Você vai organizar seu poema, em uma estrofe, com quatro versos. Depois, você vai organizar, junto com os seus colegas, um Dicionário Poético. Para ter muitas ideias e organizá-las, vamos elaborar um roteiro. Novamente, vamos pensar em algumas perguntas: Dicionário 3- Escreva palavras que rimem com a palavra que você escolheu: 4- Essa palavra faz você lembrar de alguém? De algum acontecimento em sua vida? 5- Escreva dois pares de rimas que pode fazer parte do seu poema de uma estrofe e quatro versos: 1- Qual a palavra que você escolheu para dar um significado poético a ela? 2- A palavra escolhida faz você lembrar de... 2.º passo 1.ª versão Escreva, na próxima página, a primeira versão do seu poema, utilizando as respostas do roteiro. Organize seu texto em uma estrofe com quatro versos. O poema pode conter mis de uma estrofe. A opção é sua. Vamos lá!

5 PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 4 3.º passo Revisão Chegou a hora de você fazer a REVISÃO do que escreveu. Pense e decida: 1- O seu texto está claro? O leitor vai entender o que você escreveu? 2- O seu poema tem um significado poético? 3- Você organizou as ideias em VERSOS? 4- O texto possui rima? Ou você preferiu escrever sem rimas? 5- Você fez uso adequado das regras gramaticais? 4.º passo Reescrita Converse com seu Professor e, a partir do que você avaliou da revisão que acabou de fazer, reescreva o texto. Assim, você terá uma segunda versão que, com certeza, vai agradar ainda mais aos seus leitores! _ JUNTE os poemas QUE VOCÊ E SEUS COLEGAS escreveram E ORGANIZE UM DICIONÁRIO POÉTICO. Destaque a palavra que deu origem a cada poema e utilizea como referência para colocar os poemas em ORDEM ALFABÉTICA.

6 PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 5 Proposta 3 Eu tenho uma história para contar! No seu Caderno de Atividades, nas páginas 27 e 28, você leu o texto EM FÉRIAS. Você aprendeu a contar histórias durante este ano. Criou histórias bem interessantes! Seu desafio, agora, é contar uma nova história. Use a imaginação! Como já sabe, começamos, sempre, planejando o texto. 1.º passo Planejando o texto... Como seu texto é uma história, vamos pensar no que você deve colocar nele: 1- Uma história tem que ter personagens. Quem vai participar da sua história? Quem será o personagem principal? 2- Onde se passará a sua história? Em uma floresta encantada? No seu bairro? Num lugar distante? 3- O tempo da história será num passado distante ou nos dias de hoje? 4- A história precisa ter um narrador. Quem vai contar a sua história?

7 PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 6 5- O que vai acontecer com os personagens? Como, numa história, há vários acontecimentos, um puxando o outro, até o final, você precisa pensar em cada um deles e na relação entre eles. Utilize uma folha do seu caderno como rascunho: Como a história começa? Apresente os personagens e diga o que estão fazendo. O que acontece de diferente com esses personagens? Toda história apresenta um conflito. A partir dele, a história começa de verdade. Conte como a história começa de verdade e como ela se desenvolve. Agora, o final! Como o conflito se resolve? Qual o desfecho? Crie um final bem interessante para a sua história! Escreva, no espaço ao lado, a primeira versão do seu texto. Capriche na letra. Ah, não se esqueça do título!

8 PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 7 Agora, é só reescrever. 3.º passo Revisão Novamente, chegou a hora de fazer a REVISÃO do que você escreveu. Pense e decida: 1- O seu texto conta, de verdade, uma história? Você gostou da história que inventou? 2- Na sua história, os fatos estão interligados numa sequência? 3- Você utilizou, adequadamente, a pontuação? A letra maiúscula? Compartilhe seu texto com os colegas! Combine com o seu Professor!

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna,

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, ALFABETIZAÇÃO 1. ANO PÁGINA 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu segundo CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro DE PRODUÇÃO TEXTUAL. CADERNO Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos do

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna. Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna. Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira organizada, os textos produzidos.

Leia mais

ALUNO (A): Prezado Aluno, Prezada Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Prezado Aluno, Prezada Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira organizada, os textos

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 1.º ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu segundo CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 1. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos do

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL Apresentação Caro(a) educando(a), Este material didático foi elaborado para contribuir com a sua aprendizagem. Nele você encontrará uma diversidade de textos e de atividades

Leia mais

3º ANO 4º ANO PRODUÇÃO TEXTUAL 4. BIMESTRE / 2018 PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

3º ANO 4º ANO PRODUÇÃO TEXTUAL 4. BIMESTRE / 2018 PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL AUERBACH, Patrícia. Direitos do pequeno leitor. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007 PRODUÇÃO TEXTUAL 4. BIMESTRE / 2018 3º ANO Durante este ano, aconteceram muitas coisas com você. Escreva uma história

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PRODUÇÃO TEXTUAL 4º BIM/2016 3º ANO TEMA: Escolha um personagem de um dos livros que você leu neste bimestre e conte o que ele faz na história. mão das características específicas

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 4 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

PRÊMIO CORUJA DO SERTÃO 2ª FASE - REDAÇÃO ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL: 6º ANO

PRÊMIO CORUJA DO SERTÃO 2ª FASE - REDAÇÃO ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL: 6º ANO PRÊMIO CORUJA DO SERTÃO 2014 2ª FASE - REDAÇÃO ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL: 6º ANO Jaguarari, novembro de 2014. CADERNO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Este caderno contém: A proposta de redação; Os critérios

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS Programa: Produção de Material Didático O Sistema Preventivo nos livros didáticos da RSE EXEMPLOS AVULSOS LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL Alfabetização UNIDADE Reprodução proibida Reproduzir livro

Leia mais

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010 Redação (Aula 01) 02/03/2.010 Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 1 Contato: MSN: rafaelsemensi@hotmail.com e-mail pessoal: rafasemensi@gmail.com Rafael Semensi

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr TANIJA MARA RIBEIRO DE SOUZA MARIA Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2º Ano

ENSINO FUNDAMENTAL 2º Ano Tarefa Querida criança, ENSINO FUNDAMENTAL 2º Ano Escrevemos esta tarefa pensando em você. Para fazer isso, lembramos como é bom ser criança com vontade de aprender, m não esquecemos que criança gosta

Leia mais

Srs. Pais e ou Responsáveis

Srs. Pais e ou Responsáveis NOME: Srs. Pais e ou Responsáveis O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. As férias, tão aguardadas, chegaram! Aproveite esse tempo

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. 1º Bimestre 2018 Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

ESTUDO DIRIGIDO. 1º Bimestre 2018 Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CONTEÚDO DO BIMESTRE Mistério: suspense policial e sobrenatural Revisão: pronomes Conto Carta do leitor Estratégias de construção do humor Função determinante dos pronomes Posicionamento: A carta do leitor.

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO E PROPOSTAS DE REDAÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO LIDIANE

ROTEIRO DE ESTUDO E PROPOSTAS DE REDAÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO LIDIANE ROTEIRO DE ESTUDO E PROPOSTAS DE REDAÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO LIDIANE OBJETIVO: Este roteiro tem por objetivo orientar seus estudos, para que possa ter uma visão mais ampla das questões da avaliação. A seguir,

Leia mais

4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL LÍNGUA PORTUGUESA VOLUME II

4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL LÍNGUA PORTUGUESA VOLUME II 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL VOLUME II 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 3 o BIMESTRE Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Secretária da Educação Maria

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL. 4º Bimestre

TRABALHO BIMESTRAL. 4º Bimestre Disciplina: Interdisciplinar TRABALHO BIMESTRAL 4º Bimestre Data: Professor(a): Gisele e Michelle Série: 2º ano Turma: Aluno(a): Nº NOTA Neste bimestre faremos uma apresentação para o Sarau, cujo tema

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL www.freepik.com.br PRODUÇÃO TEXTUAL 3. BIMESTRE / 2018 3º ANO Escreva uma

Leia mais

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Kátia Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Resolução Materiais manipulativos de problemas nas para aulas o ensino de matemática de

Leia mais

PLANEJAMENTO (BRINCADEIRAS E JOGOS) Maio

PLANEJAMENTO (BRINCADEIRAS E JOGOS) Maio PLANEJAMENTO (BRINCADEIRAS E JOGOS) Maio Professor (a): LETICIA JULIETA VANNI NOME DO JOGO: Trinca Rimada Competências Objetivo Geral Oralidade; atenção; concentração; produção textual. Promover a ludicidade

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 05 / 06 / 2018 1) LEIA os textos com bastante atenção. LEMBRE-SE que a Língua Portuguesa depende

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Só quero na minha vida gente que transpire adrenalina de alguma forma. Gabriel García Márquez Prova Redações: R1 + R2 +

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

- Combine com os alunos os procedimentos para refazer o texto. As estratégias podem variar, a depender dos objetivos da reescrita:

- Combine com os alunos os procedimentos para refazer o texto. As estratégias podem variar, a depender dos objetivos da reescrita: Orientações para o professor - Estabeleça critérios de avaliação, levando em conta o processo de aquisição da escrita de seus alunos. - É natural que os textos apresentem questões relacionadas à segmentação

Leia mais

ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018

ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018 ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018 Prezados formadores locais Na quarta atividade de formação em serviço do PNAIC 2017/2018 iremos abordar a Produção

Leia mais

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem Apreciar poema, observando rimas Alfabeto maiúsculo e minúsculo em letras de imprensa e cursiva Retomar o alfabeto, a grafia das

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo Escola Básica e Secundária À Beira Douro Planificação de Língua Portuguesa 6º ano Ano lectivo 2010-2011 COMPETÊNCIAS Alargamento da compreensão a géneros formais e públicos do oral. Criação de autonomia

Leia mais

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO Veja abaixo a sequência didática para trabalhar o livro O casamento do Rato com a filha do Besouro com o 1º Ano do Ensino Fundamental. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTO COM 3º ANO C PROFESSORA: FERNANDA SILVA MELO ROCHA A BELA ADORMECIDA OBJETIVO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTO COM 3º ANO C PROFESSORA: FERNANDA SILVA MELO ROCHA A BELA ADORMECIDA OBJETIVO SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTO COM 3º ANO C PROFESSORA: FERNANDA SILVA MELO ROCHA A BELA ADORMECIDA OBJETIVO Proporciona no aluno a habilidade de conhecer os diversos tipos de contos, e desenvolver no aluno

Leia mais

Como Criar uma. Autobiografia

Como Criar uma. Autobiografia Como Criar uma Autobiografia Estratégia de Trabalho A mediadora: Vera Ramos A Abordagem (Auto)biográfica aproxima-se das Histórias de Vida como método, na medida em que visa a construção de um sentido

Leia mais

SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre

SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre Por_3º ano_1º bi_2013 1 SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre - 2013 Apresentação Com a intenção de contribuir de forma mais efetiva para a elaboração

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

Calendário do 2º Bimestre - 4º ano B DATAS DISCIPLINAS VALOR CONTEÚDO ONDE ESTUDAR

Calendário do 2º Bimestre - 4º ano B DATAS DISCIPLINAS VALOR CONTEÚDO ONDE ESTUDAR Calendário 2º Bimestre - 4º ano B DATAS DISCIPLINAS VALOR CONTEÚDO ONDE ESTUDAR 03/05 Ensino 1º Perío Avaliativo 10,0 O serviço de Deus; União e serviço; Fazer o bem sem olhar a quem; Quem? Eu? 06/05 Ciências

Leia mais

Calendário do 2º Bimestre - 4º ano C DATAS DISCIPLINAS VALOR CONTEÚDO ONDE ESTUDAR

Calendário do 2º Bimestre - 4º ano C DATAS DISCIPLINAS VALOR CONTEÚDO ONDE ESTUDAR Calendário 2º Bimestre - 4º ano C DATAS DISCIPLINAS VALOR CONTEÚDO ONDE ESTUDAR 03/05 Ensino 1º Perío Avaliativo 10,0 O serviço de Deus; União e serviço; Fazer o bem sem olhar a quem; Quem? Eu? 06/05 Matemática

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade 1º Período 1/13 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Ano Lectivo

Leia mais

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons.

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons. Esse formulário vai ajudar você a começar a escrever um artigo de divulgação científica. Ele é pensado para ajudar o autor a estruturar as informações de forma que o leitor leigo possa ter acesso facilitado

Leia mais

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 Como Escrever para o ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? Provas: dias 26 e 27 de OUTUBRO Por que fazer o

Leia mais

COLÉGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL FERNANDO DE ALMEIDA. Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016

COLÉGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL FERNANDO DE ALMEIDA. Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016 Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016 Trabalho de português 1) faca uma pesquisa e com desenhos monte um livrinho com um tema que você escolher: Exemplo: capa, paginas, figuras, falas...etc.

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/2010 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

TEATRO NA ESCOLA. EMEIEF Evangelina Jordão Luppi Professora Simone Conrado Monteiro Silva 3º ano

TEATRO NA ESCOLA. EMEIEF Evangelina Jordão Luppi Professora Simone Conrado Monteiro Silva 3º ano TEATRO NA ESCOLA EMEIEF Evangelina Jordão Luppi Professora Simone Conrado Monteiro Silva 3º ano TEATRO NA ESCOLA Como tudo começou... Durante nossas rodas de comentários e roda de histórias eu observava

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Leia o texto com atenção e responda às questões: O Nome da Gente

Leia mais

Manual Trabalhos Vila Mundo

Manual Trabalhos Vila Mundo Manual Trabalhos Vila Mundo I. ORGANIZAÇÃO Antes de sair digitando a principal palavra do trabalho solicitado no Google, primeiro, organize como a pesquisa será feita, seguindo estes dois passos: PRIMEIRO

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

- Conhecer elementos folclóricos nacionais; - Reconhecer e divulgar a importância do Folclore; - Estimular e desenvolver a imaginação e criação;

- Conhecer elementos folclóricos nacionais; - Reconhecer e divulgar a importância do Folclore; - Estimular e desenvolver a imaginação e criação; Planejamento (Parlenda) Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia PARLENDA Competências Objetivo Geral Leitura, oralidade, ritmo, produção textual. Compreender que parlenda são versos infantis com rimas,

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR

TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR Disciplina: INTERDISCIPLINAR Bimestre: 1 Entrega: 24/03/2014 Professor (a): DANIELLE E PATRÍCIA Série: 5 ANO Turma: A, B, C. Aluno (a): Nº NOTA Olá, queridos alunos

Leia mais

ESCREVA BEM E INSPIRE PESSOAS. 5 dicas de redação para mudar a imagem do seu clube + dica de ouro

ESCREVA BEM E INSPIRE PESSOAS. 5 dicas de redação para mudar a imagem do seu clube + dica de ouro ESCREVA BEM E INSPIRE PESSOAS 5 dicas de redação para mudar a imagem do seu clube + dica de ouro Você conhece o poder de uma boa redação? No Brasil, cerca de 57% da população não entende bem como funciona,

Leia mais

Informe CAE nº 1/ 2018

Informe CAE nº 1/ 2018 Informe CAE nº 1/ 2018 Conselheira! Conselheiro! Olá! Um novo ano, novas perspectivas! 2018 chegou! E com ele, uma nova edição do INFORME CAE, o canal de comunicação criado especialmente para o conselheiro

Leia mais

Critérios para correção de textos. ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas

Critérios para correção de textos. ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas Critérios para correção de textos ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas Como podemos avaliar produções de texto? Avaliar textos é privilégio do professor de Língua Portuguesa? Ou deve

Leia mais

Critérios de Correção de Redação

Critérios de Correção de Redação Clique aqui ->> Curso Português Pra Passar Critérios de Correção de Redação I ASPECTO ESTÉTICO 1. Legibilidade da letra; 2. Paragrafação; 3. Margens regulares; 4. Travessão; 5. Ausência de rasuras. 1.

Leia mais

2º Ano - Ens. Fund. I

2º Ano - Ens. Fund. I Tarefa de º 2º Ano - Ens. Fund. I Querida criança, Escrevemos esta tarefa pensando em você. Para fazer isso, lembramos como é bom ser criança com vontade de aprender, m não esquecemos que criança gosta

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 TIPO DE AVALIAÇÃO: Produção Textual CAT 1º Período Valor: 10,0 Nome: Nº 6º ano Ensino Fundamental

Leia mais

Projeto Quero Ler Fundamental 2. Coleguium/2017

Projeto Quero Ler Fundamental 2. Coleguium/2017 Projeto Quero Ler Fundamental 2 Coleguium/2017 O que é o PQL? É a construção de um conto a partir da leitura feita pelo aluno de um livro escolhido por ele e supervisionado pela professora da turma. Instruções

Leia mais

7 o ANO. Tema de Redação FTD Ensino Fundamental 2. Poema narrativo. A borboleta

7 o ANO. Tema de Redação FTD Ensino Fundamental 2. Poema narrativo. A borboleta Porfia: luta; persiste. Trazendo uma borboleta, Volta Alfredo para casa. Como é linda! é toda preta, Com listas douradas na asa. Tonta, nas mãos de criança, Batendo as asas, num susto, Quer fugir, porfia,

Leia mais

Olá alunos do 3º ano!

Olá alunos do 3º ano! Aluno(a): Nº TRABALHO 2º BIMESTRE Disciplina: ARTE Professor(a): Vitória e Carolina Data: Turma: 3º Anos A, B e C Olá alunos do 3º ano! Podemos sentir a textura passando as mãos nas paredes, nos tecidos

Leia mais

NOMES. Reconstruir A EA - A NA EA A NA NA EA EA A NA A NA EA NA A EA

NOMES. Reconstruir A EA - A NA EA A NA NA EA EA A NA A NA EA NA A EA Avaliação Final NOMES A.R. A.C. A.M. A.B. C.C. C.C. D.S. J.C. M.R. M.C. M.F. M.S. M.C. M.P. M.P. P.N. R.M. R.M. S.C. Competências Consciência Fonológica Produzir rimas A NA - A NA A EA NA NA EA EA A NA

Leia mais

Benefícios da leitura

Benefícios da leitura A importância da Parceria Família e Escola da Formação de Cidadãos Leitores Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Benefícios da leitura Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso

Leia mais

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do prazo de entrega e sem travar na frente do seu computador

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: TERÇA-FEIRA: 21/02/2017 PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 21/02 a 06/03/2017 As ideias das pessoas são pedaços da sua

Leia mais

1 COLABORAR PARA APRENDER

1 COLABORAR PARA APRENDER 16 OZARFAXINARS N.2 DEZEMBRO 2005 1 COLABORAR PARA APRENDER Com este conjunto de actividades pretende-se que o aluno compreenda as vantagens da cooperação. Após a realização de cada actividade é proposta

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

Projeto TRILHAS de Leitura

Projeto TRILHAS de Leitura Projeto TRILHAS de Leitura Agenda 1 2 3 Apresentação do Projeto TRILHAS Os Cadernos de Estudos e Orientação O Portal e o Curso de Ensino a Distância Distância Vídeo Formação do Leitor https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca/5734/video-formacao-do-leitor.html

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ TAREFA 01 PLANO DE TRABALHO - SISTEMAS LINEARES - Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem. (Pitágoras) PROJETO SEEDUC/FORMAÇÃO CONTINUADA TUTOR: EDESON DOS ANJOS SILVA

Leia mais

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO Programação 1º- ao5º-ano INTRODUÇÃO Ser leitor-escritor competente nos dias de hoje é uma das condições básicas para uma participação social efetiva. Assim, cabe à escola rever seus currículos e estar

Leia mais

CO-OPerando. Para o sucesso na participação. Cartilha educativa para pais

CO-OPerando. Para o sucesso na participação. Cartilha educativa para pais CO-OPerando Para o sucesso na participação Cartilha educativa para pais Editorial UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Terapia Ocupacional Este material é parte integrante do trabalho

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR. 3º Bimestre

TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR. 3º Bimestre TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR Disciplina: Interdisciplinar 3º Bimestre Entrega: 12/09/2017 Professor (a): Michelle/ Angélica Série: 2º ano Turma Aluno (a): Nº NOTA Olá querido aluno do 2º ano; Estamos

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. Cadernos Diários Dica 1/3

Dicas EPIS ALUNOS. Cadernos Diários Dica 1/3 Cadernos Diários Dica 1/3 O caderno diário é um instrumento de trabalho precioso. É nele que organizas o teu dia-a-dia em cada disciplina. Lembra-te da importância de o teres sempre organizado. Na capa

Leia mais

TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENSINO FUNDAMENTAL. Aluno(a): Nº

TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENSINO FUNDAMENTAL. Aluno(a): Nº TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: INTERDISCIPLINAR Bimestre: 2 Data: Professor(a): Priscila e Margarete Série: 4 ano Turma: A-B-C Aluno(a): Nº NOTA Estamos mais uma vez juntos, agora

Leia mais

NOME DO AUTOR TÍTULO ILUSTRAÇÕES DE... COLEÇÃO...

NOME DO AUTOR TÍTULO ILUSTRAÇÕES DE... COLEÇÃO... NOME DO AUTOR TÍTULO ILUSTRAÇÕES DE... COLEÇÃO... MONTES CLAROS 2014 COORDENAÇÃO EDITORIAL: Daniela Barreto ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO: Alexandra Vieira Beatriz Guimarães Cristiane Souza Elen Neves Maria

Leia mais

Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História

Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História HISTÓRIA BÍBLICA (Atos 26) Na Bíblia, ouvimos a história de como Paulo escolheu seguir Jesus. Ouvimos o que aconteceu

Leia mais

GÊNERO DISCURSIVO: HISTÓRIA INFANTIL 1º ANO/ INTRODUZIR

GÊNERO DISCURSIVO: HISTÓRIA INFANTIL 1º ANO/ INTRODUZIR GÊNERO DISCURSIVO: HISTÓRIA INFANTIL 1º ANO/ INTRODUZIR BORTOLOTO, Juliana BRAGA, Margarete Aparecida Nath CATTELAN, Alice Rosalia OLIVEIRA, Ilda de Fatima de Lourdes 1. Apresentar ao aluno um livro de

Leia mais

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL Gêneros Textuais São modelos comunicativos que nos possibilitam

Leia mais

Tudo tem um princípio. CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género

Tudo tem um princípio. CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género Índice Tudo tem um princípio Pág. 8 Pág. 9 Pág. 14 Pág. 18 Pág. 26 Pág. 32 Pág. 36 Pág. 42 Pág. 47 CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género CAPÍTULO 4 - Criar as personagens

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE ESCRIT PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 4º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os

Leia mais

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre www.apoioaaula.com.br Sequência Didática Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre Língua Portuguesa - 3 o Ano - Poemas sobre natureza Introdução Relacionar poemas e natureza é uma forma de as crianças

Leia mais

Concurso Público Osasco PEB I SLIDES Prof. Amarildo Vieira

Concurso Público Osasco PEB I SLIDES Prof. Amarildo Vieira Concurso Público Osasco PEB I - 2017 SLIDES Prof. Amarildo Vieira PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP BACHARELANDO EM DIREITO Uninove DIRETOR DE ESCOLA PMSP/SP PROFESSOR

Leia mais

Como Elaborar um Relato de Pesquisa

Como Elaborar um Relato de Pesquisa Como Elaborar um Relato de Pesquisa A ESTRUTURA DE UM TRABALHO CIENTÍFICO Introdução = Qual o problema estudado? Metodologia = Como o problema foi estudado? Resultados = Que foi encontrado? Discussão =

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

MELHORANDO A COMUNICAÇÃO

MELHORANDO A COMUNICAÇÃO MELHORANDO A COMUNICAÇÃO VOCÊ É O QUE VOCÊ ESCREVE! DICAS RÁPIDAS PARA TORNAR SEU TRABALHO AINDA MELHOR! QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE ESCREVER BEM UM E-MAIL? Você transmite credibilidade e profissionalismo,

Leia mais

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 2018

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 2018 TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 2018 1 Trabalho de História: Título do trabalho: A festa do Bumba meu boi Data da entrega: 28/05/2018 Material a ser realizado o trabalho: Papel almaço Valor: 3,0 pontos

Leia mais

Projeto Pedagógico Como falar sobre família. Como identificar o perfil da sua família. Como falar da relação entre seus membros.

Projeto Pedagógico Como falar sobre família. Como identificar o perfil da sua família. Como falar da relação entre seus membros. Projeto de Leitura Título: A Família de Marília Autor: Andrea Viviana Taubman Ilustrações: Cláudia Scatamacchia Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A professora solicita um trabalho

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

Vertebrados e Invertebrados

Vertebrados e Invertebrados Aluno (a): Nº TRABALHO - 1º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Ciências Professor (a): Data de entrega: 27/03/2017 Turma: Vertebrados e Invertebrados Existe uma grande variedade de características

Leia mais

Rota de Aprendizagem PORTUGUÊS 5º ano Grupo de Português

Rota de Aprendizagem PORTUGUÊS 5º ano Grupo de Português Rota de Aprendizagem PORTUGUÊS 5º ano Grupo de Português 2017-18 * Em anexo encontram-se Lista de Obras e Textos para Iniciação à Educação literária; e Metas Curriculares (2º Ciclo - 5º Ano): Domínios

Leia mais