Escola Adventista Thiago White

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Adventista Thiago White"

Transcrição

1 Roteiro de Matemática 6º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Números Primos, MMC e MDC Conceituar um número primo e verificar se um número dado é ou não primo. Obter o m.d.c de dois ou mais números. Determinar o m.m.c de dois ou mais números naturais usando a Teoria dos Conjuntos e a decomposição simultânea em fatores primos. Material Necessário: Caderno. a) Aula expositiva sobre números primos. b) Folha de Atividade I sobre números primos em grupo. (3,0) c) Aula expositiva sobre Decomposição em fatores primos. d) Pesquisar na biblioteca da sala m.m.c e m.d.c (1,0) e) Atividade III sobre m.m.c e m.d.c em dupla. (3,0) f) Correção de toda tarefa. g) Avaliação Individual. Data / /. (10,0) a) Pesquise sobre O Crivo de Erastóstenes anote no caderno e escreva a fonte. (1,0) b) Responder e colar no caderno a folha de atividade II sobre Decomposição em fatores primos. (2,0) Roteiro de Matemática 6º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Números Primos, MMC e MDC Conceituar um número primo e verificar se um número dado é ou não primo. Obter o m.d.c de dois ou mais números. Determinar o m.m.c de dois ou mais números naturais usando a Teoria dos Conjuntos e a decomposição simultânea em fatores primos. Material Necessário: Caderno. a) Aula expositiva sobre números primos. b) Folha de Atividade I sobre números primos em grupo. (3,0) c) Aula expositiva sobre Decomposição em fatores primos. d) Pesquisar na biblioteca da sala m.m.c e m.d.c (1,0) e) Atividade III sobre m.m.c e m.d.c em dupla. (3,0) f) Correção de toda tarefa. g) Avaliação Individual. Data / /. (10,0) a) Pesquise sobre O Crivo de Erastóstenes anote no caderno e escreva a fonte. (1,0) b) Responder e colar no caderno a folha de atividade II sobre Decomposição em fatores primos. (2,0)

2 Roteiro de Matemática 7º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Multiplicação e Divisão de Números Inteiros Calcular o produto de números inteiros quaisquer. Calcular o quociente de dois números inteiros. Compartilhe suas ideias com os amigos do grupos; Material necessário: Livro didático/ caderno. a) Pesquisar na biblioteca da sala as regras da multiplicação e divisão de números inteiros anotando as mesmas no caderno. (1,0) b) Responder a folha de atividade I. (3,0) c) Exercícios 56, 57, 58 e 60 páginas 115 e 116. (2,0) d) Exercícios 63, 64, 67 e 71 páginas 116 a 118. (2,0) e) Correção da tarefa de casa. Para casa: a) Exercícios complementares 89, 90, 91 página 289. (2,0) Roteiro de Matemática 7º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Multiplicação e Divisão de Números Inteiros Calcular o produto de números inteiros quaisquer. Calcular o quociente de dois números inteiros. Compartilhe suas ideias com os amigos do grupos; Material necessário: Livro didático/ caderno. a) Pesquisar na biblioteca da sala as regras da multiplicação e divisão de números inteiros anotando as mesmas no caderno. (1,0) b) Responder a folha de atividade I. (3,0) c) Exercícios 56, 57, 58 e 60 páginas 115 e 116. (2,0) d) Exercícios 63, 64, 67 e 71 páginas 116 a 118. (2,0) e) Correção da tarefa de casa. Para casa: a) Exercícios complementares 89, 90, 91 página 289. (2,0)

3 Roteiro de Matemática 8º ano A e B -1º Bimestre Tema: Álgebra (Unidade 3) Explicitar a diferença entre fórmulas e equação, contextualizando as idéias de variáveis e incógnita; Simplificar expressões e diferenciar equações de expressão; Relacionar as fórmulas com o cotidiano. Material Necessário: Livro didático / Cartolina e Gravuras a) Leitura do livro didático pág. 42 a 44, responder no caderno qual o objetivo das fórmulas e as letras (incógnitas) (1,0) b) Descreva no caderno qual a diferença entre equação e expressão (1,0) c) Exercícios proposto pela professora de equação do 1º grau (1,0) d) Utilizando a cartolina, cole gravuras da bomba relacionando c / a fórmula (1,0) e) Demonstre seu conhecimento com uma atividade em dupla (5,0) a) Livro didático pág. 45 a 48 / Exercícios no caderno 1 ao 3, 11 ao 16 (0,5) b) Exercícios no caderno 20,21,30 pág. 52 e 55 (0,5) c) Pesquisar sobre Albert Einstein, bombas atômicas da Segunda Guerra Mundial, relacionar com a matemática. Fórmula. Roteiro de Matemática 8º ano A e B -1º Bimestre Tema: Álgebra (Unidade 3) Explicitar a diferença entre fórmulas e equação, contextualizando as idéias de variáveis e incógnita; Simplificar expressões e diferenciar equações de expressão; Relacionar as fórmulas com o cotidiano. Material Necessário: Livro didático / Cartolina e Gravuras a) Leitura do livro didático pág. 42 a 44, responder no caderno qual o objetivo das fórmulas e as letras (incógnitas) (1,0) b) Descreva no caderno qual a diferença entre equação e expressão (1,0) c) Exercícios proposto pela professora de equação do 1º grau (1,0) d) Utilizando a cartolina, cole gravuras da bomba relacionando c / a fórmula (1,0) e) Demonstre seu conhecimento com uma atividade em dupla (5,0) a) Livro didático pág. 45 a 48 / Exercícios no caderno 1 ao 3, 11 ao 16 (0,5) b) Exercícios no caderno 20,21,30 pág. 52 e 55 (0,5) c) Pesquisar sobre Albert Einstein, bombas atômicas da Segunda Guerra Mundial, relacionar com a matemática. Fórmula.

4 Roteiro de Matemática 9º Ano A e B 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota Tema: Propriedades e Cálculos de Radicais Entender que a disciplina matemática é ampla em todos os sentidos, basta relacionar conceitos e aplicações; Observar e discutir, através de exemplos com radicais, a existência de números que não são reais; Utilizar simplificações para efetuar cálculos com radicais. Ser responsável com as tarefas de casa e de classe. Material Necessário: Livro didático / Calculadora / Cartolina f) Leitura do texto páginas 27 ao 29 do livro didático Observar as propriedades; g) Aula expositiva Propriedades; h) Pesquisar na biblioteca da sala racionalização de denominadores, observar o processo e repassar para o caderno. (1,0) i) Depois da leitura do desafio (pág. 41), desenhe na cartolina o sistema solar com a respectiva fórmula (planeta mais próximo do sol, terra e o planeta mais distante do sol), use calculadora. (2,0) j) Atividade I em dupla (5,0) a) Livro didático pág. 29 a 32 / Exercício no caderno 66, 68, 69, 72 e 77 (0,5) b) Atividade no caderno 89 e 97 da pág, 38 e 39. (0,5) c) Pesquisar em livros de geografia o sistema solar, desenhar e pintar no caderno as posições dos planetas com sua distância em relação ao sol. (1,0) Obs: Este roteiro não haverá recuperação, visto que há somente atividades propostas. Roteiro de Matemática 9º Ano A e B 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota Tema: Propriedades e Cálculos de Radicais Entender que a disciplina matemática é ampla em todos os sentidos, basta relacionar conceitos e aplicações; Observar e discutir, através de exemplos com radicais, a existência de números que não são reais; Utilizar simplificações para efetuar cálculos com radicais. Ser responsável com as tarefas de casa e de classe. Material Necessário: Livro didático / Calculadora / Cartolina a) Leitura do texto páginas 27 ao 29 do livro didático Observar as propriedades; b) Aula expositiva Propriedades; c) Pesquisar na biblioteca da sala racionalização de denominadores, observar o processo e repassar para o caderno. (1,0) d) Depois da leitura do desafio (pág. 41), desenhe na cartolina o sistema solar com a respectiva fórmula (planeta mais próximo do sol, terra e o planeta mais distante do sol), use calculadora. (2,0) e) Atividade I em dupla (5,0) a) Livro didático pág. 29 a 32 / Exercício no caderno 66, 68, 69, 72 e 77 (0,5) b) Atividade no caderno 89 e 97 da pág, 38 e 39. (0,5) c) Pesquisar em livros de geografia o sistema solar, desenhar e pintar no caderno as posições dos planetas com sua distância em relação ao sol. (1,0) Obs: Este roteiro não haverá recuperação, visto que há somente atividades propostas.

5 Roteiro de Matemática 7º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Estação Conhecimento: 04 Data Término / / Nota: Tema: Potências, raízes e expressões numéricas com Números Inteiros Efetuar a potenciação de números inteiros. Efetuar a radiciação de números inteiros. Resolver expressões numéricas que envolvem adição, subtração, multiplicação, divisão exata e potenciação de números inteiros. Compartilhe suas ideias com os amigos do grupos; Material necessário: Caderno. a) Aula expositiva sobre potenciação e radiciação de números inteiros. b) Exercícios no caderno sobre potenciação e radiciação de números inteiros.(2,0) c) Explicação da professora sobre expressões numéricas com as quatro operações e a potenciação de números inteiros. d) Exercícios no caderno sobre expressões numéricas com números inteiros. (2,0) e) Correção dos exercícios do caderno f) Folha de atividade I sobre Potências, Raízes e expressões numéricas com números inteiros. (4,0) Para casa: b) Resolver o Exercício copiado da lousa. (2,0) Roteiro de Matemática 7º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Estação Conhecimento: 04 Data Término / / Nota: Tema: Potências, raízes e expressões numéricas com Números Inteiros Efetuar a potenciação de números inteiros. Efetuar a radiciação de números inteiros. Resolver expressões numéricas que envolvem adição, subtração, multiplicação, divisão exata e potenciação de números inteiros. Compartilhe suas ideias com os amigos do grupos; Material necessário: Caderno. a) Aula expositiva sobre potenciação e radiciação de números inteiros. b) Exercícios no caderno sobre potenciação e radiciação de números inteiros.(2,0) c) Explicação da professora sobre expressões numéricas com as quatro operações e a potenciação de números inteiros. d) Exercícios no caderno sobre expressões numéricas com números inteiros. (2,0) e) Correção dos exercícios do caderno f) Folha de atividade I sobre Potências, Raízes e expressões numéricas com números inteiros. (4,0) Para casa: a) Resolver o Exercício copiado da lousa. (2,0)

6 Roteiro de Matemática 8º ano A e B 1º bimestre Data Início / / Data Término / / Nota Estação Conhecimento: 04 Tema: Ângulos Introduzir e explorar a noção de ângulos complementares e suplementares; Verificar a soma dos ângulos internos de um triângulo. Material Necessário: Livro didático / canetinha (3 cores diferentes) a) Assistir ao episódio Ângulos Telecurso e responder atividade I (em grupo) (5,0) b) Pesquisar na biblioteca da sala o que é ângulo, anotando no caderno (0,5) c) Na prática, mostre porque a soma dos ângulos internos de um triângulo totaliza 180º (0,5) d) Criar um projeto que envolva ângulos (exemplo construção civil) apresentar para sala (2,0) e) Aplique seus conhecimentos para a realização da avaliação individual (10,0) a) Ler texto pág. 63 a 65. Exercícios no caderno 4, 5, 6, 15 e 16 das págs. 66 e 68 (1,0) b) Atividade 19,20 e 24 no caderno páginas 71 e 72 (1,0) Roteiro de Matemática 8º ano A e B 1º bimestre Data Início / / Data Término / / Nota Estação Conhecimento: 04 Tema: Ângulos Introduzir e explorar a noção de ângulos complementares e suplementares; Verificar a soma dos ângulos internos de um triângulo. Material Necessário: Livro didático / canetinha (3 cores diferentes) f) Assistir ao episódio Ângulos Telecurso e responder atividade I (em grupo) (5,0) g) Pesquisar na biblioteca da sala o que é ângulo, anotando no caderno (0,5) h) Na prática, mostre porque a soma dos ângulos internos de um triângulo totaliza 180º (0,5) i) Criar um projeto que envolva ângulos (exemplo construção civil) apresentar para sala (2,0) j) Aplique seus conhecimentos para a realização da avaliação individual (10,0) c) Ler texto pág. 63 a 65. Exercícios no caderno 4, 5, 6, 15 e 16 das págs. 66 e 68 (1,0) d) Atividade 19,20 e 24 no caderno páginas 71 e 72 (1,0) OBS: O roteiro 04, requer recuperação da avaliação individual OBS: O roteiro 04, requer recuperação da avaliação individual

7 4. Fundamentos, aspectos táticos e técnicos; 5. Levar o conhecimento para a prática. Roteiro de aulas Ensino Fundamental II Mês de Março de 2011 Profº Marcelo Vital Educação Física 8º ano Pré- desportivos, fundamentos, história, aspectos táticos e técnicos, jogos. Iniciação do Frisbee. Obs: Regras gerais: Estar sempre uniformizado; Respeitar os colegas; Manter sempre a ordem; Estar sempre atento as explicações. Etapas: 1. Explicação sobre os procedimentos dos Testes físicos; 2. Realizar os testes físicos; 3. Conhecer a história do handebol;

8 Roteiro de Matemática 9º ano A e B 1º bimestre Data Início / / Data Término / / Nota Estação Conhecimento: 04 Tema: Equações e Sistema do 1º Grau Compreender o significado de uma equação para resolução de muitos problemas no dia-a-dia; Associar a linguagem matemática nos respectivos gráficos; Perceber a relação existente de uma equação dentro da função, como interpretação. Material Necessário: Livro didático / caderno / Régua k) Aula expositiva de equação e sistema do 1º grau; l) Atividade I em grupo (7,0) m) Assistir aos episódios Sistema do 1º grau e Gráfico de um sistema TELECURSO fazer resumo no caderno das situações vivenciadas no filme. (1,0) n) Avaliação individual de equação e sistema do 1º grau (10,0) e) Leitura das pág, 44 a 46 / Exercícios no caderno 1, 2, 4, 5, 8, 9 das págs. 46 a 48 (2,0) Roteiro de Matemática 9º ano A e B 1º bimestre Data Início / / Data Término / / Nota Estação Conhecimento: 04 Tema: Equações e Sistema do 1º Grau Compreender o significado de uma equação para resolução de muitos problemas no dia-a-dia; Associar a linguagem matemática nos respectivos gráficos; Perceber a relação existente de uma equação dentro da função, como interpretação. Material Necessário: Livro didático / caderno / Régua a) Aula expositiva de equação e sistema do 1º grau; b) Atividade I em grupo (7,0) c) Assistir aos episódios Sistema do 1º grau e Gráfico de um sistema TELECURSO fazer resumo no caderno das situações vivenciadas no filme. (1,0) d) Avaliação individual de equação e sistema do 1º grau (10,0) a) Leitura das pág, 44 a 46 / Exercícios no caderno 1, 2, 4, 5, 8, 9 das págs. 46 a 48 (2,0)

9 Roteiro de Matemática 6º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Múltiplos e Divisores Determinar os divisores de um números natural. Verificar se um número é múltiplo de outro. Verificar que todos os números naturais, com exceção do 0 e do 1, possuem, pelo menos, dois divisores distintos: o número 1 e o próprio número. Material Necessário: Livro didático / caderno. h) Assistir ao episódio: Múltiplos e divisores TELECURSO 2000 DVD 3 Aula 22. i) Em grupo responder folha de atividade I, questões relacionados ao vídeo. (3,5) j) Exercícios sobre múltiplos e divisores folha de atividade II, em dupla. (3,5) k) Correção da tarefa de casa. l) Avaliação Individual. Data / / (10,0) f) Colar no caderno a folha de atividade III e responder os exercícios. (3,0) Roteiro de Matemática 6º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Múltiplos e Divisores Determinar os divisores de um números natural. Verificar se um número é múltiplo de outro. Verificar que todos os números naturais, com exceção do 0 e do 1, possuem, pelo menos, dois divisores distintos: o número 1 e o próprio número. Material Necessário: Livro didático / caderno. a) Assistir ao episódio: Múltiplos e divisores TELECURSO 2000 DVD 3 Aula 22. b) Em grupo responder folha de atividade I, questões relacionados ao vídeo. (3,5) c) Exercícios sobre múltiplos e divisores folha de atividade II, em dupla. (3,5) d) Correção da tarefa de casa. e) Avaliação Individual. Data / / (10,0) a) Colar no caderno a folha de atividade III e responder os exercícios. (3,0)

10 Roteiro de Matemática 7º ano A e B -1º Bimestre Tema: Soma e Subtração de Números Inteiros Adicionar dois números inteiros quaisquer, de mesmo sinal ou de sinais contrários. Verificar que, nos números inteiros, toda subtração pode ser substituída por uma adição com o oposto do subtraendo. Calcular de modo prático a soma algébrica de números inteiros. Eliminar corretamente parênteses, colchetes e chaves que existem numa adição algébrica. a) Aula expositiva sobre soma e subtração de números inteiros. b) Em dupla, resolver atividade da folhinha I. (3,0) c) Aula expositiva sobre soma algébrica. d) Em grupo, resolver atividade da folhinha II, fazendo as contas no caderno. (3,0) e) Correção da tarefa de casa. f) Exercícios de revisão no caderno. g) Avaliação Individual. Data / /. (10,0) Para casa: a) Exercícios 51, 52 e 53 páginas 111 e 112. (1,0) b) Exercícios complementares 82 e 84 página 288. (3,0) Roteiro de Matemática 7º ano A e B -1º Bimestre Tema: Soma e Subtração de Números Inteiros Adicionar dois números inteiros quaisquer, de mesmo sinal ou de sinais contrários. Verificar que, nos números inteiros, toda subtração pode ser substituída por uma adição com o oposto do subtraendo. Calcular de modo prático a soma algébrica de números inteiros. Eliminar corretamente parênteses, colchetes e chaves que existem numa adição algébrica. a) Aula expositiva sobre soma e subtração de números inteiros. b) Em dupla, resolver atividade da folhinha I. (3,0) c) Aula expositiva sobre soma algébrica. d) Em grupo, resolver atividade da folhinha II, fazendo as contas no caderno. (3,0) e) Correção da tarefa de casa. f) Exercícios de revisão no caderno. g) Avaliação Individual. Data / /. (10,0) Para casa: a) Exercícios 51, 52 e 53 páginas 111 e 112. (1,0) b) Exercícios complementares 82 e 84 página 288. (3,0)

11 Roteiro de Matemática 8º ano A e B -1º Bimestre Tema: Geometria e Tipos de Retas (Unidade 2) Introduzir as noções de ponto, reta e plano; Vivenciar situações que envolve o conhecimento de retas. Material Necessário: Livro didático. o) Leitura do texto pág. 28 a 31. Observar na sala de aula exemplos de ponto, reta e plano, anotando no caderno (1,0) p) Pesquisar na biblioteca da sala ou internet os tipos de retas, e qual o papel do arquiteto e engenheiro (1,0) q) Assistir ao episódio Geometria Telecurso / DVD 04 / Atividade I (6,0) r) Correção de toda tarefa de casa g) Livro didático pág. 31 e 34, exercícios no caderno 1, 2, 3 e 10 (1,0) h) Leitura do texto pág. 36 e 37, exercícios no caderno 18 ao 22, 34 e 35 da pág. 37 a 40 (1,0) OBS: Este roteiro não haverá recuperação, visto que há somente atividades propostas Roteiro de Matemática 8º ano A e B -1º Bimestre Tema: Geometria e Tipos de Retas (Unidade 2) Introduzir as noções de ponto, reta e plano; Vivenciar situações que envolve o conhecimento de retas. Material Necessário: Livro didático. a) Leitura do texto pág. 28 a 31. Observar na sala de aula exemplos de ponto, reta e plano, anotando no caderno (1,0) b) Pesquisar na biblioteca da sala ou internet os tipos de retas, e qual o papel do arquiteto e engenheiro (1,0) c) Assistir ao episódio Geometria Telecurso / DVD 04 / Atividade I (6,0) d) Correção de toda tarefa de casa a) Livro didático pág. 31 e 34, exercícios no caderno 1, 2, 3 e 10 (1,0) b) Leitura do texto pág. 36 e 37, exercícios no caderno 18 ao 22, 34 e 35 da pág. 37 a 40 (1,0) OBS: Este roteiro não haverá recuperação, visto que há somente atividades propostas

12 Roteiro de Matemática 9º ano A e B -1º Bimestre Tema: Radicais (Unidade 1) Possibilitar a constatação dos radicais em operações cotidianas; De forma contextualizada levar os alunos a construir conceitos e operar com elementos radicais. Material Necessário: Livro didático / calculadora / Cartolina / Livros e revistas velhas s) Ler o livro didático pág. 19 a 22 e dar ênfase nas duas fórmulas: velocidade v² = 210. d e altura AL = 5 t² no caderno t) Atividades de fixação 47, 48 e 51 da pág. 22 e 23 (0,5) u) Com a pesquisa potência de motor colada no caderno, resolva o exercício 52, pág. 23 e mais os 2 exercícios complementares a seguir: (2,0) c 1) Qual a potência de um motor que dá 2500 rotações por minutos? c 2) Para que um motor tenha 65 cavalos de potência, quantas rotações por minutos devem ocorrer? (use calculadora) v) Escreva no caderno qual a importância das fórmulas que possui radicais no dia-adia, transferir para cartolina de maneira criativa, desenhos ou figuras como carro, tráfego, altura com as respectivas fórmulas. (2,0) w) Desenvolva seu conhecimento, realizando uma atividade individual. (5,0) i) Pesquisar pela internet: unidade de potência de um motor o cavalo, colar no caderno; j) Atividade de fixação 54 ao 59 pág. 25 (0,5) Roteiro de Matemática 9º ano A e B -1º Bimestre Tema: Radicais (Unidade 1) Possibilitar a constatação dos radicais em operações cotidianas; De forma contextualizada levar os alunos a construir conceitos e operar com elementos radicais. Material Necessário: Livro didático / calculadora / Cartolina / Livros e revistas velhas a) Ler o livro didático pág. 19 a 22 e dar ênfase nas duas fórmulas: velocidade v² = 210. d e altura AL = 5 t² no caderno b) Atividades de fixação 47, 48 e 51 da pág. 22 e 23 (0,5) c) Com a pesquisa potência de motor colada no caderno, resolva o exercício 52, pág. 23 e mais os 2 exercícios complementares a seguir: (2,0) c 1) Qual a potência de um motor que dá 2500 rotações por minutos? c 2) Para que um motor tenha 65 cavalos de potência, quantas rotações por minutos devem ocorrer? (use calculadora) d) Escreva no caderno qual a importância das fórmulas que possui radicais no dia-adia, transferir para cartolina de maneira criativa, desenhos ou figuras como carro, tráfego, altura com as respectivas fórmulas. (2,0) e) Desenvolva seu conhecimento, realizando uma atividade individual. (5,0) a) Pesquisar pela internet: unidade de potência de um motor o cavalo, colar no caderno; b) Atividade de fixação 54 ao 59 pág. 25 (0,5)

13

Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro

Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro Compromisso com seu futuro Rua: Flandres, 400 Chácara Santa Maria Fone: 58732215 www.eatw.g12.br Professora: Danielle Batista P. Silva Turma: 9º ano Disciplina: Ciências Data: 15 de abril a 06 de maio

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO Nome: Nº - Série/Ano Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan Os conteúdos essenciais do semestre. Capítulo 1 Números inteiros Ideia de número positivo

Leia mais

Professora: Danielle Batista P. Silva Turma: 8º ano Disciplina: Ciências Data: 15 de abril a 06 de maio de 2011.

Professora: Danielle Batista P. Silva Turma: 8º ano Disciplina: Ciências Data: 15 de abril a 06 de maio de 2011. Compromisso com seu futuro Rua: Flandres, 400 Chácara Santa Maria Fone: 58732215 www.eatw.g12.br Professora: Danielle Batista P. Silva Turma: 8º ano Disciplina: Ciências Data: 15 de abril a 06 de maio

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Marcello, Eloy e Décio.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Marcello, Eloy e Décio. ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 7º ANO Nome: Nº - Série/Ano Data: / / 2017. Professor(a): Marcello, Eloy e Décio. Os conteúdos essenciais do semestre. Capítulo 1 Números inteiros Ideia

Leia mais

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Orientações aos alunos e pais A prova de dezembro abordará o conteúdo desenvolvido nos três períodos do ano letivo. Ela será

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Planificação 7º ano 2010/2011 Página 1 DOMÍNIO TEMÁTICO: NÚMEROS

Leia mais

Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro. Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro

Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro. Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro Rua: Flandres, 400 Chácara Santa Maria Fone: 58732215 www.eatw.g12.br Rua: Flandres, 400 Chácara Santa Maria Fone: 58732215 www.eatw.g12.br Professora: Danielle Batista P. Silva Turma: 6º ano Disciplina:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL Múltiplos e divisores. Critérios de divisibilidade. - Escrever múltiplos

Leia mais

Soma dos Ângulos Internos de um Triângulo. Operações com Medidas de Ângulos. Ângulos consecutivos e Ângulos adjacentes. Bissetriz de um Ângulo

Soma dos Ângulos Internos de um Triângulo. Operações com Medidas de Ângulos. Ângulos consecutivos e Ângulos adjacentes. Bissetriz de um Ângulo Geometria ENSINO FUNDAMENTAL II 4º Bimestre 2018 Matemática Profª Paula Neves Ciências: 6 ano Soma dos Ângulos Internos de um Triângulo Números racionais, Adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 9º ANO. Introdução Potenciação. Radiciação

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 9º ANO. Introdução Potenciação. Radiciação ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 9º ANO Nome: Nº - Série/Ano Data: / / 2017. Professor(a): Cauê / Yuri / Marcello / Diego / Rafael Os conteúdos essenciais do semestre. ÁLGEBRA: Capítulo

Leia mais

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Ana e Eduardo 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos. Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Leia mais

Revisão de Ângulos. Operações com Medidas de Ângulos. Ângulos consecutivos e Ângulos adjacentes. Bissetriz de um Ângulo

Revisão de Ângulos. Operações com Medidas de Ângulos. Ângulos consecutivos e Ângulos adjacentes. Bissetriz de um Ângulo Geometria ENSINO FUNDAMENTAL II 3º Bimestre 2018 Matemática Profª Paula Neves Ciências: 6 ano Revisão de Ângulos Números racionais, Adição, subtração, multiplicação e divisão CONTEÚDO DO BIMESTRE Operações

Leia mais

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 6º ANO 1º BIMESTRE S Compreender o sistema de numeração decimal como um sistema de agrupamentos e trocas na base 10; Compreender que os números Naturais podem ser escritos de formas diferenciadas e saber

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Números inteiros adição e subtração

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Números inteiros adição e subtração Unidade 1 Números inteiros adição e subtração 1. Números positivos e números negativos Reconhecer o uso de números negativos e positivos no dia a dia. 2. Conjunto dos números inteiros 3. Módulo ou valor

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2015/2016 5º Ano de escolaridade

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2015/2016 5º Ano de escolaridade Uma Escola de Cidadania Uma Escola de Qualidade Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 05/06 5º Ano de escolaridade

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 5 ºANO 1º Período 2º Período 3º

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 7º Ano

Planificação Anual de Matemática 7º Ano Temas transversais: Planificação Anual de Matemática 7º Ano Resolução de Problemas Resolver problemas usando números racionais, utilizando equações e funções em contextos matemáticos e não matemáticos,

Leia mais

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Domínios e subdomínios Metas/Objetivos Objetivos gerais 3º Ciclo Matemática 7º Ano Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Números e Operações: Números racionais Álgebra:

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 7ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações

Leia mais

à situação. à situação.

à situação. à situação. Unidade 1 Números naturais 1. Números naturais 2. Sistemas de numeração 3. Tabela simples Reconhecer os números naturais. Identificar o antecessor e o sucessor numa sequência de números naturais. Identificar

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2016/2017 MATEMÁTICA 7ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações

Leia mais

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4 0 - OPERAÇÕES NUMÉRICAS ) Adição algébrica de números inteiros envolve dois casos: os números têm sinais iguais: soma-se os números e conserva-se o sinal; os números têm sinais diferentes: subtrai-se o

Leia mais

Domínio Números e Operações Subdomínio Adição e subtração de números racionais não negativos. Metas/Objetivos Conceitos/Conteúdos Aulas previstas

Domínio Números e Operações Subdomínio Adição e subtração de números racionais não negativos. Metas/Objetivos Conceitos/Conteúdos Aulas previstas Números e Operações Adição e subtração de números racionais não negativos DEPARTAMENTO DE MATEMÀTICA DISCIPLINA: Matemática PLANIFICAÇÃO 1ºperíodo - 5º ANO - Efetuar operações com números racionais não

Leia mais

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02 1 1.1 Conjuntos Numéricos Neste capítulo, serão apresentados conjuntos cujos elementos são números e, por isso, são denominados conjuntos numéricos. 1.1.1 Números Naturais (N) O conjunto dos números naturais

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Contagem 1. Números pra quê? H 1 ( Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem e manual adoptado 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

1º Período Total tempos previstos: 49

1º Período Total tempos previstos: 49 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7ºANO 1º Período Total tempos previstos: 49 TEMAS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS TEMPOS (Previstos)

Leia mais

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO 4º ANO Calcular o resultado de uma adição oude uma subtração de números naturais. Calcular o resultado de uma multiplicação oude uma divisão de números naturais. Identificar a localização/movimentação

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

1.º Bimestre / Matemática. Descritores

1.º Bimestre / Matemática. Descritores 1.º Bimestre / 2017 Matemática Descritores 4º ANO Calcular o resultado de uma adição ou de uma subtração de números naturais. Estimar a medida de grandeza, utilizando unidades de medida convencionais ou

Leia mais

Matemática 3º Ciclo. Planificação Anual 7.º ano. N.º de aulas. Objectivos 1.º PERÍODO. Ano Lectivo 2009/2010. Apresentação 1. Teste Diagnóstico 2

Matemática 3º Ciclo. Planificação Anual 7.º ano. N.º de aulas. Objectivos 1.º PERÍODO. Ano Lectivo 2009/2010. Apresentação 1. Teste Diagnóstico 2 i Temas Sub-temas Objectivos 1.º PERÍODO Apresentação 1 Teste Diagnóstico 2 Múltiplos e divisores. Critérios de divisibilidade. Obter números, a partir de outros, por composição e decomposição; Números

Leia mais

Nº de aulas de 45 minutos previstas 66. 1º Período. 1- Isometrias Nº de aulas de 45 minutos previstas 18

Nº de aulas de 45 minutos previstas 66. 1º Período. 1- Isometrias Nº de aulas de 45 minutos previstas 18 Escola Secundária de Lousada Planificação anual disciplina de Matemática Ano: 8º Ano lectivo: 01-013 CALENDARIZAÇÃO Nº de aulas de 5 minutos previstas 1 1º Período º Período 3º Período 9 7 DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: Professor(s): Eni e Patrícia

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: Professor(s): Eni e Patrícia Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: 2016 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Rosemeire Meinicke /Gustavo Lopes 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros,

Leia mais

Planificação anual 2018/19

Planificação anual 2018/19 Planificação anual Propõe-se a seguinte distribuição dos conteúdos pelos diferentes períodos: 1. Período 2. Período 3. Período Números racionais Expressões algébricas. Potenciação. Raízes quadradas e cúbicas

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 MATEMÁTICA (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 MATEMÁTICA (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Operações e Medida Tratamento de Dados Efetuar com números racionais não negativos. Resolver problemas de vários passos envolvendo com números racionais representados por frações, dízimas,

Leia mais

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO Temas Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa Semelhança de figuras Números racionais 10 14 8 Apresentação/Revisões/Testes/Correcções

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS. Planificação 2017/2018 Matemática 5º Ano. 1º Período

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS. Planificação 2017/2018 Matemática 5º Ano. 1º Período Planificação 2017/2018 Matemática 5º Ano 1º Período ATIVIDADES DE INÍCIO DE ANO LETIVO Apresentação e divulgação de documentos orientadores da disciplina. Realização e correção de uma ficha de avaliação

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 1.º PERÍODO Tema/Subtema Objetivos Essenciais de Aprendizegem Aulas previstas (45 min) Aprendizagens

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO Matemática / 7º ano Página 1 de 5 Documentos Orientadores: PLANIFICAÇÃO ANUAL Programa, Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações de Gestão para o Ensino Básico S- DGE/2016/3351 DSDC e Aprendizagens

Leia mais

Fundamentos Tecnológicos

Fundamentos Tecnológicos Fundamentos Tecnológicos Equações Algébricas e Equação de 1º Grau Início da aula 06 Equações Algébricas Expressões Algébricas - Definição Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Escola E.B. 2.3 de Pedro de Santarém PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 5º ANO 2010/2011 Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Aulas Previstas Preparar e organizar o trabalho a realizar

Leia mais

Equação do 2º Grau. Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ. Matemática 9º Ano 2º Bimestre / 2013 Plano de Trabalho 1

Equação do 2º Grau. Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ. Matemática 9º Ano 2º Bimestre / 2013 Plano de Trabalho 1 Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ Matemática 9º Ano 2º Bimestre / 2013 Plano de Trabalho 1 Equação do 2º Grau Cursista: Ana Paula da Silva Santos Naiff Tutora: Emilio

Leia mais

Expressão Numérica, Geometria Espacial, Múltiplos, Divisores, MMC, MDC. Profª Gerlaine 6º Ano

Expressão Numérica, Geometria Espacial, Múltiplos, Divisores, MMC, MDC. Profª Gerlaine 6º Ano Expressão Numérica, Geometria Espacial, Múltiplos, Divisores, MMC, MDC. Profª Gerlaine 6º Ano EXPRESSÃO NUMÉRICA Um monstro ou uma bela senhora, a forma como vemos a Matemática é produto dos nossos esforços

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Matemática Trimestre: 1º Números Naturais: - Sistema de numeração - Adição e subtração - Multiplicação e divisão - Traduzir em palavras números representados por algarismos

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Matemática 5º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUB-TÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período Compreender as propriedades das operações e usá-las no cálculo. Interpretar uma

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 5º Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Números

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 5.º ANO PERFIL DO ALUNO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 5.º ANO PERFIL DO ALUNO DE MATEMÁTICA - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos divisores e efetuar operações com números

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM3/2017

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM3/2017 4º ANO Calcular o resultado de uma adição ou de uma subtração de números naturais. Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais Ler informações e dados apresentados em

Leia mais

ENSINO BÁSICO. ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS AULAS PREVISTAS

ENSINO BÁSICO. ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS AULAS PREVISTAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES

Leia mais

2º ANO Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicion

2º ANO Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicion PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DESCRITORES DE MATEMÁTICA PROVA - 3º BIMESTRE 2011 2º ANO Reconhecer e utilizar

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O Prova Anglo P-02 Tipo D8-08/200 G A B A R I T O 0. C 07. D 3. C 9. A 02. B 08. A 4. A 20. C 03. D 09. C 5. B 2. B 04. B 0. C 6. C 22. B 05. A. A 7. A 00 06. D 2. B 8. D DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS

Leia mais

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016 ) CONHECIMENTOS CONTEÚDOS OBJETIVOS/METAS CURRICULARES CAPACIDADES

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016 ) CONHECIMENTOS CONTEÚDOS OBJETIVOS/METAS CURRICULARES CAPACIDADES Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de

Leia mais

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan.

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan. Matemática Operações Básicas Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: + 4 = 7, em que os números e 4 são as

Leia mais

Metas Curriculares Conteúdos Aulas Previstas. - Números primos; - Crivo de Eratóstenes;

Metas Curriculares Conteúdos Aulas Previstas. - Números primos; - Crivo de Eratóstenes; ANO LETIVO 2017/2018... 1º PERÍODO - (13 de setembro a 15 de dezembro) DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA /INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS Metas Curriculares Conteúdos

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 5ºAno - 2º Ciclo

Plano Curricular de Matemática 5ºAno - 2º Ciclo Plano Curricular de Matemática 5ºAno - 2º Ciclo Domínio Conteúdos Metas Nº de Tempos Previstos Numeros e Operações Números racionais não negativos (Educação Financeira) - Cidadania - Simplificação de frações;

Leia mais

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA AULA 001 1 MATEMÁTICA PROFESSOR AULA 001 MATEMÁTICA DAVIDSON VICTOR 2 AULA 01 - CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS É o primeiro e o mais básico de todos os conjuntos numéricos. Pertencem

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2017

DESCRITORES BIM2/2017 4º ANO - BIM2/2017 Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Identificar a localização de números naturais na reta numérica. Identificar propriedades comuns e diferenças

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 7.ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 7.ºANO Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Infante D. Pedro 1.º Período Apresentação. Avaliação Diagnóstica Atividades de recuperação e avaliação 54 aulas 40 aulas 9 aulas 2.º Período 4s 3s 8 aulas 3.º Período

Leia mais

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL ANO DE ESCOLARIDADE: 8º ano (A e B matutino e A vespertino) DISCIPLINA: Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL Resolver situações-problema, construindo estratégias e fazendo uso de diversas

Leia mais

Roteiro de recuperação final Matemática 7 Ano

Roteiro de recuperação final Matemática 7 Ano Roteiro de recuperação final Matemática 7 Ano Nome: Nº Série/Ano Data: / / Professor(a): Eloy, Renan e Marcello Este roteiro tem o objetivo de promover maior qualidade de seu estudo para a Prova Bimestral.

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação Unidade 1 Potências 1. Recordando potências Calcular potências com expoente natural. Calcular potências com expoente inteiro negativo. Conhecer e aplicar em expressões as propriedades de potências com

Leia mais

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos.

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1 Professor Me. Álvaro Emílio Leite O que é um algarismo? É um símbolo que utilizamos para formar e representar os números. Exemplo: Os algarismos que compõem o

Leia mais

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Programação anual 6 º.a n o 1. Números naturais 2. Do espaço para o plano Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Formas geométricas

Leia mais

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 26 de junho de 2013 (a confirmar).

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 26 de junho de 2013 (a confirmar). Divisibilidade - Regras de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10. - Divisores de um número natural. - Múltiplos de um número natural. - Números primos. - Reconhecimento de um número primo. - Decomposição

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I MATEMÁTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Números reais Três noções básicas são consideradas primitivas, isto é, são aceitas sem a necessidade de definição. São elas: a) Conjunto. b) Elemento. c)

Leia mais

Planificação Anual Matemática 7º Ano

Planificação Anual Matemática 7º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ Planificação Anual Matemática 7º Ano Ano letivo 2018/2019 PERÍODO Nº de AULAS PREVISTAS (45 min) 1º 60 2º 60 3º 35 Total: 155 1º Período Total de

Leia mais

EDITAL PROGRAMAS

EDITAL PROGRAMAS EDITAL 2018 - PROGRAMAS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ROSSI, Natércia et alii. Na ponta da língua, 1º ano. Rio de Janeiro: Ed. Access. Relações espaciais e temporais (em cima, embaixo, antes, depois etc.);

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º

Leia mais

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação Professor Alexandre M. M. P. Ferreira Sumário Definição dos conjuntos numéricos... 3 Operações com números relativos: adição, subtração,

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019 Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1.º DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 6.º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

Planificação Anual (por unidades)

Planificação Anual (por unidades) Planificação Anual (por unidades) Total de tempos letivos planificados: 10 Disciplina: MATEMÁTICA 5º ANO Ano letivo: 01/015 Período Unidade didática Nº DE TEMPOS PREVISTOS Total - Apresentação. - Atividades

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código 150502 Notas prévias 1. Alguns temas referidos nestas planificações podem ser tratados em trabalhos de projeto ou atividades de aprendizagens práticas

Leia mais

ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016

ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016 ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 7ºANO 1º Período 2º Período 3º Período Apresentação,

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 7º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUBTÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período - Multiplicar e dividir números inteiros. - Calcular o valor de potências em que

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro)

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro) ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro) Números e operações - Números

Leia mais

Aula 1: Conjunto dos Números Inteiros

Aula 1: Conjunto dos Números Inteiros Aula 1: Conjunto dos Números Inteiros 1 Introdução Observe que, no conjunto dos números naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,..., a operação de subtração nem sempre é possível. a) 5 3 = 2 (é possível: 2 N) b)

Leia mais

Planificação do 1º Período

Planificação do 1º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Planificação do 1º Período Disciplina: Matemática A Grupo: 500 Ano: 10º Número de blocos de 45 minutos previstos: 74 Ano

Leia mais

Critérios de Avaliação de Matemática 7.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho

Critérios de Avaliação de Matemática 7.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho Áreas de competências Linguagens e textos Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Números e Operações O aluno deve ficar capaz de: Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho Identificar

Leia mais

Planificação Anual de Matemática7. ano

Planificação Anual de Matemática7. ano Planificação Anual de Matemática7. ano Colégio Teresiano 2010*2011 COMPETÊNCIAS GERAIS A DESENVOLVER: (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar

Leia mais

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados Conteúdo Programático Cursos Técnicos Integrados Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS Aulas 01 a 08 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 2019 Sumário CONJUNTOS NUMÉRICOS... 2 Conjunto dos números Naturais... 2 Conjunto dos números

Leia mais

01. B 07. A 13. D 19. B 02. D 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. C 21. C 04. B 10. D 16. B 22. B 05. C 11. A 17. A B 12. B 18.

01. B 07. A 13. D 19. B 02. D 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. C 21. C 04. B 10. D 16. B 22. B 05. C 11. A 17. A B 12. B 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-2 G A B A R I T O Tipo D-8-05/2012 01. B 07. A 13. D 19. B 02. D 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. C 21. C 04. B 10. D 16. B 22. B 05. C 11. A 17. A 00 06. B 12. B

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15 Planificação de 9º ano Ano letivo: 01/15 Unidades Tema Total de previstas Unidade 8 (8ºano) Sólidos Geométricos 1ºP Unidade 1 Probabilidades 65 Unidade Funções Unidade 3 Equações ºP Unidade Circunferência

Leia mais

Planificação do 1º Período

Planificação do 1º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Planificação do 1º Período Disciplina: Matemática A Grupo: 500 Ano: 10º Número de blocos de 45 minutos previstos: 74 Ano

Leia mais

Planificação de Matemática 7º ano. Ano letivo: 2014/15

Planificação de Matemática 7º ano. Ano letivo: 2014/15 Planificação 7º ano Ano letivo: 0/5.º Período: Capítulo - Números racionais Domínio: Números e operações (NO). Álgebra (ALG) Total previstas: 65 Apresentação e avaliação : Momentos avaliação: 6 Autoavaliação:

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM: Multiplicar e dividir

Leia mais

SISTEMÁTICA PLANO DE ENSINO BIMESTRAL 2º Bimestre/2018

SISTEMÁTICA PLANO DE ENSINO BIMESTRAL 2º Bimestre/2018 SISTEMÁTICA PLANO DE ENSINO BIMESTRAL 2º Bimestre/2018 Disciplina: Matemática Série/Turma: 7º Ano A,B,C e D Professor (a): Meire Félix Ano: 2019 1. Conteúdo programático do Bimestre - O que são números

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2018

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 018 ITEM 1 DA ADA Observe potência a seguir: ( ) O resultado dessa potenciação é igual a (A) 8 1. (B) 1 8. (C) 1 81 81 (D) 1 Dada uma potência

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PRÁTICAS ESSENCIAIS DE APRENDIZAGEM

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PRÁTICAS ESSENCIAIS DE APRENDIZAGEM PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2018-19 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 1ºPERÍODO MATEMÁTICA - 7º ANO DOMÍNIOS, SUBDOMÍNIOS E CONTEÚDOS Domínio: Números e operações Números racionais números inteiros números racionais

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno Ano Letivo 2012/2013 Conteúdos Nº médio de Aulas Previstas Atividades de diagnóstico e caraterização da turma. Números Naturais Adição. Propriedades.

Leia mais

1.1. Conhecer e aplicar propriedades dos números primos Representar e comparar números positivos e negativos.

1.1. Conhecer e aplicar propriedades dos números primos Representar e comparar números positivos e negativos. Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2012-2013 Matemática METAS CURRICULARES

Leia mais