COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO
|
|
|
- Cássio Álvares Cipriano
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO Este documento apresenta a estrutura mínima exigida para a entrega do Plano de Negócio. É importante destacar que você deve contemplar a estrutura informada no regulamento, sob pena de ser desclassificado no Concurso. No entanto, tem liberdade de acrescentar novos itens e elementos gráficos ao documento, como imagens, planilhas, etc. Caso você queira, pode utilizar o Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso. Nele você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário para ajudá-lo na preparação deste documento. Cada etapa que você avança é salva no sistema on-line e estará a sua disposição da próxima vez que efetuar o login. O Plano de Negócio deverá ser elaborado utilizando a seguinte estrutura de Plano de Negócio: PARTE 1: SUMÁRIO EXECUTIVO PASSO 1: Resumo das principais características do negócio Esse passo é um resumo das suas principais expectativas em relação ao seu futuro negócio e quais serão suas principais características. PASSO 2: Dados dos empreendedores Informe os dados dos responsáveis pela administração do negócio. Faça também uma breve apresentação do perfil de cada um, destacando seus conhecimentos, habilidades e experiências anteriores. PASSO 3: Dados do empreendimento Preencha com os dados que você já possui da sua empresa ou como imagina que poderão ser. Você tem a opção de criar novos campos para incluir outras informações se achar necessário, como o CNPJ caso já tenha, Inscrição Estadual, site etc. PASSO 4: Descrição da Missão Descreva o que a empresa pretende fazer, de que forma e por quem será feito. Você pode registrar informações como: os motivos da escolha por esse ramo de atuação, sua missão, visão, valores, propósitos, incluindo seu diferencial tecnológico e competitivo.
2 PASSO 5: Setor de atividade Escolha qual é o ramo de atividade do seu negócio, ou seja, em qual setor pretende atuar: Indústria; Comércio; Serviços; Agronegócios ou Negócios Digitais. O setor deve ser o mesmo utilizado no seu Formulário de Ideia de Negócio. PASSO 6: Forma Jurídica Informe qual é a opção que sua empresa adotará para sua constituição formal. A forma jurídica determina a maneira pela qual sua empresa será tratada pela lei e também como será seu relacionamento jurídico com terceiros. PASSO 7: Enquadramento Tributário Dependendo do setor e do porte da empresa, o futuro empreendimento estará sujeito a uma determinada carga tributária. As micro e pequenas empresas poderão optar pela adoção do sistema de tributação Simples Nacional, de acordo com a legislação específica. PASSO 8: Capital social O capital social é representado por todos os recursos (dinheiro, equipamentos, ferramentas etc.) investidos para a montagem do negócio. PARTE 2: ANÁLISE MERCADO PASSO 9: Público-alvo Identifique o público-alvo da sua empresa, quem são seus clientes ou consumidores e quais seus desejos e necessidades. Para isso, é fundamental pesquisar e se aproximar dos seus consumidores, descobrindo suas peculiaridades. Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não compram apenas produtos, mas soluções para algo que precisam ou desejam. Você pode identificar essas soluções se conhecê-los melhor. PASSO 10: Concorrência Descreva sobre o seu mercado concorrente, quem são, onde estão e o que oferecem. Faça anotações sobre seus pontos fracos e fortes, quais as oportunidades e ameaças que esses pontos podem refletir no seu negócio. PASSO 11: Fornecedores Descreva sobre o seu mercado fornecedor, quem são, onde estão e o que oferecem. Faça anotações sobre os equipamentos, matéria-prima, mercadorias, assim como marcas e quantidades que serão necessárias para o seu negócio. Fale também sobre os pontos fracos e fortes dos fornecedores, quais as oportunidades e ameaças que esses pontos podem refletir no seu negócio.
3 Registre também preços, de quanto em quanto tempo precisará negociar com cada fornecedor, formas e facilidades de pagamento, descontos, promoções, atendimento, tempo de entrega e contatos. Analise pelo menos três empresas para cada artigo necessário. PARTE 3: PLANO DE MARKETING PASSO 12: Produtos ou serviços Descreva o principal ou os principais produtos ou serviços que seu negócio irá produzir, comercializar ou prestar. PASSO 13: Estratégias promocionais Descreva suas estratégias para ações de marketing. Como você pretende divulgar os seus produtos ou serviços e qual tipo de mídia irá utilizar: panfletos, rádio, jornal, revista, televisão, etc. Inclua detalhes da divulgação, como planeja fazer, onde, quando, quem fará, quanto custará e de quanto em quanto tempo pretende fazer PASSO 14: Estrutura de comercialização A estrutura de comercialização é um aspecto muito importante, pois define os canais de distribuição do negócio, ou seja, como será feito para seus produtos ou serviços chegarem aos clientes. PASSO 15: Localização Descreva de acordo com suas prioridades, exigências e necessidades, as informações sobre a localização do negócio. Anote também o que você pretende fazer a longo prazo em relação a estrutura e ao espaço que será necessário, ainda que não sejam possíveis de realizar de imediato. PARTE 4: PLANO OPERACIONAL PASSO 16: Layout ou arranjo físico O layout da empresa, ou seja, seu arranjo físico, define como será a distribuição dos setores da empresa, das pessoas no seu espaço disponível e dos recursos físicos (mercadorias, matérias-primas, produtos finalizados, estantes, gôndolas, vitrines, prateleiras, equipamentos, móveis etc). PASSO 17: Capacidade produtiva e comercial Estime qual será a capacidade de produção e de comercialização da sua empresa, levando em consideração a quantia de recursos que você terá disponível, como equipamentos, mão-de-obra, matérias-primas etc.
4 PASSO 18: Processo operacional Descreva o que é necessário fazer para a produção dos produtos ou para execução dos serviços oferecidos pelo seu negócio. Faça anotações sobre os principais envolvidos nos processos e quais são os recursos necessários. PASSO 19: Necessidade de Pessoal Escreva a projeção de todas as pessoas que serão necessárias no seu quadro de colaboradores. Você deve relacionar o cargo, qualificação necessária, tipo de trabalho que será exercido e quem deverá executá-lo. Este item deve incluir o proprietário, os sócios, familiares que atuarão na empresa e se for o caso, as pessoas a serem contratadas. Além de pensar no processo operacional, também é preciso prever quem cuidará da área administrativa, contábil, financeira, ou seja, do serviço de escritório. PARTE 5: PLANO FINANCEIRO PASSO 20: Investimento inicial O investimento inicial corresponde a todos os bens que você deve comprar para que seu negócio possa funcionar de maneira apropriada. Descreva a projeção dos gastos iniciais necessários para começar o negócio, leve em consideração itens como: compra de terreno ou imóvel, reformas, móveis, equipamentos, máquinas, veículos etc. PASSO 21: Estimativa de Faturamento Mensal da Empresa Para calcular a estimativa do faturamento mensal da empresa, escreva qual é a sua previsão em unidades ou quantidade mensal de vendas do seu negócio. Essa informação é fundamental para continuar seu Plano de Negócio. EXTRA: Estimativa de custo unitário de matéria-prima, materiais diretos e terceirizações (Somente para o ramo indústria) Se o seu negócio é do ramo da indústria, é preciso calcular o custo com materiais (matéria-prima e embalagem) para cada unidade fabricada. Os gastos com matériaprima e embalagem são classificados como custos variáveis numa indústria, assim como as mercadorias em um comércio. Como o próprio nome diz, esses custos variam, aumentam ou diminuem, de acordo com o volume produzido ou vendido.
5 PASSO 22: Tipos de custos variáveis Nos próximos passos você irá descrever os custos variáveis da empresa, são aqueles que variam proporcionalmente ao volume de vendas, ou seja, quando aumentam as vendas, aumentam na mesma proporção. PASSO 23: Custos de comercialização Aqui serão registrados os gastos com impostos e comissões sobre as vendas. Esse valor incide diretamente sobre o capital das vendas, assim como no custo com materiais ou mercadorias vendidas. PASSO 24: Custos dos materiais diretos ou mercadorias vendidas Nesse passo você irá descrever o custo de fabricação dos produtos ou de aquisição de mercadorias. PASSO 25: Custos com mão de obra Você já descreveu no passo 19, quais colaboradores são necessários para a operacionalização da sua empresa. Neste passo, além das funções, vamos considerar os custos com encargos sociais (FGTS, férias, 13º salário, INSS, etc). Depois de descritos todos os encargos, você saberá qual o custo total com mão de obra que seu negócio deverá assumir. PASSO 26: Custos com depreciação A depreciação é o desgaste pelo uso de equipamentos, máquinas e ferramentas utilizadas na produção ou prestação de serviços. Com o passar do tempo os equipamentos se desgastam e exigem manutenção ou reposição. Para calcular os custos com depreciação, veja a relação dos itens necessários para operacionalização do seu negócio, que você listou como investimentos iniciais no passo 20, e determine o tempo médio de vida útil em anos desses bens. PASSO 27: Total de custos variáveis Agora que os custos variáveis da empresa foram descritos, é possível calcular o total de custos variáveis do seu empreendimento. PASSO 28: Custos fixos Os custos fixos são todos os gastos que não se alteram em função do volume de produção ou da quantidade vendida em um determinado período. Por exemplo, mesmo que em um determinado mês uma empresa sofra uma queda em suas vendas, ainda assim, pagará despesas com aluguel, energia, salários etc. São
6 custos fixos porque os valores não se alteram e são pagos, independente do volume de faturamento do negócio. PASSO 29: Capital de giro Capital de giro é o valor em dinheiro necessário para o funcionamento da empresa. Incluindo a quantia necessária para a compra de matéria-prima, mercadorias, financiamento das vendas e o pagamento das despesas. A) Estoque inicial O estoque inicial é composto pelos materiais que serão precisos para a fabricação dos seus produtos ou pelas mercadorias que serão revendidas. B) Caixa mínimo O caixa mínimo é o valor em dinheiro que a empresa precisa ter disponível para cobrir os seus custos, até que as contas a receber dos clientes entrem no caixa. Dessa forma, para calcular a necessidade líquida de capital de giro, primeiro é preciso definir os prazos médios de vendas, compras e estocagem. PASSO 30: Investimentos pré-operacionais Investimentos pré-operacionais, são os gastos realizados antes do início das atividades da empresa. Verifique quais investimentos serão necessários para sua empresa antes do início da operacionalização e aponte os valores que você pretende designar a eles. PASSO 31: Investimento total Nesse passo será determinado o investimento total que deve ser feito para que a sua empresa comece a operar. O investimento total é formado pelo investimento inicial, pelo capital de giro e pelo investimento pré-operacional. PASSO 32: Demonstrativo de resultados Este é o demonstrativo de resultados da sua empresa, com base nas informações sobre o faturamento e os custos variáveis e fixos calculados anteriormente. PASSO 33: Indicadores de viabilidade Nesse passo você irá avaliar os seguintes indicadores de desempenho do seu empreendimento:
7 Ponto de equilíbrio A análise do ponto de equilíbrio mostra quanto sua empresa precisa faturar para pagar todos os seus custos em um determinado período, ou seja, nesse ponto as entradas/receitas da empresa cobrem todos os seus gastos. A) Lucratividade A lucratividade é um indicador de desempenho que demonstra em porcentual, qual é o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve. B) Rentabilidade A rentabilidade é um dos indicadores de atratividade do negócio, ela apresenta a taxa de retorno com a qual o Investimento total voltará ao empreendedor. C) Prazo de retorno do investimento O prazo de retorno do investimento, assim como a rentabilidade, é um dos indicadores de atratividade do negócio, porém, ele mostra quanto tempo levará para recuperar todo o Investimento feito no negócio. PASSO 34: Construção de cenários Simule valores e situações diversas para a empresa. Descreva cenários onde o negócio obtenha resultados pessimistas, como queda nas vendas ou aumento nos custos, e otimistas, com o crescimento do faturamento ou diminuição das despesas. A partir dessa simulação, reflita sobre ações para prevenir-se das adversidades ou então, para potencializar situações favoráveis. PASSO 35: Proposta de Inovação Hoje a inovação é um dos mais importantes diferenciais para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar é essencial para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro. PASSO 36: Avaliação do plano de negócios Por último, faça considerações que achar pertinente sobre a implementação e concretização da sua estratégia de negócio. * O aluno poderá incluir subitens no Plano de Negócio, desde que obedeça a estrutura do art. 46º.
8 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO O Plano de Negócio que você elaborou será avaliado pelos Consultores do Sebrae/SC que comporão a Comissão Avaliadora. Quatro critérios serão avaliados, sendo aplicada uma pontuação máxima para cada um deles. Todos esses critérios serão avaliados a partir da leitura do seu Plano de Negócio como um todo. Os quatro critérios são: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO CONHECIMENTO DO MERCADO: CONCORRENTES, FORNECEDORES E CLIENTES 30 pontos VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA 30 pontos CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES E DADOS COLETADOS 20 pontos CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO 20 pontos CONHECIMENTO DE MERCADO (30 PONTOS) Conhecer o mercado de atuação é fundamental para o sucesso do negócio. Esse critério avaliará se você realmente conhece o seu público-alvo, seus concorrentes e fornecedores. Investigue os seus concorrentes e fornecedores para saber quem são, onde estão e o que oferecem e tenha clareza sobre a necessidade e características do seu público-alvo. VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA (30 PONTOS) A análise financeira é uma parte fundamental do Plano de Negócio. É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados coletados na realidade de mercado do negócio, para que possa ter uma base para decisão, afinal, o objetivo é obter lucro. Os valores utilizados deverão estar de acordo com a realidade do mercado onde a empresa irá atuar.
9 CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES E DADOS COLETADOS (20 PONTOS) Com a globalização e o novo cenário da economia mundial, as mudanças acontecem em um piscar de olhos. Nesse ambiente, a informação é um fator primordial de diferenciação, sobrevivência e prosperidade para o negócio. Apresente as pesquisas realizadas para elaboração do Plano de Negócio, cite fontes de dados secundários pesquisadas, apresente questionários utilizados para pesquisa direta. CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO (20 PONTOS) Na era de fazer mais com menos, as exigências dos consumidores são cada vez maiores. A todo momento surgem novos produtos, concorrentes, preços baixos, tudo igual. Por essas razões, a capacidade de criar e inovar é a principal estratégia para propor diferenciais competitivos. A criatividade e inovação são de grande aplicação no mundo dos negócios no planejamento estratégico, marketing, produtos, redução de custos, responsabilidade social e ambiental.
Plano Financeiro. Projeto Empreendedor Redes de Computadores
Plano Operacional e Plano Financeiro Projeto Empreendedor Redes de Computadores Plano Operacional 1.Layout Por meio do layout ou arranjo físico, você irá definir como será a distribuição dos diversos setores
Douglas Fabian. Bacharel em Administração. MBA Gestão Estratégica de Pessoas
Douglas Fabian Bacharel em Administração MBA Gestão Estratégica de Pessoas PLANO DE NEGÓCIOS PLANO DE NEGÓCIOS O que é um plano de negócios? INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO É um documento que especifica, em
PLANO DE NEGÓCIOS. "Plano de Negócios" Empreendedor(a): WALKYRIA NOBREGA DE OLIVIRA
PLANO DE NEGÓCIOS "Plano de Negócios" Empreendedor(a): WALKYRIA NOBREGA DE OLIVIRA Março/2013 SUMÁRIO 1 SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio 1.2 Empreendedores 1.3 Empreendimento
COLÉGIO ESTADUAL PARANÁ EFMP
COLÉGIO ESTADUAL PARANÁ EFMP Prof. Adm. Ademir Antonio Saravalli Alunos (as): LOANDA/PR 2009 1. SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 - Descrição do Projeto Lucratividade: Rentabilidade: Prazo de Retorno: Ponto de Equilíbrio:
PLANO DE NEGÓCIOS. Emerson Carlos Baú Msc Ciências Econômicas
PLANO DE NEGÓCIOS Emerson Carlos Baú Msc Ciências Econômicas O QUE É PLANO DE NEGÓCIO? Um Plano de Negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que
Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos
Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos Assunto: Plano Financeiro (II parte) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração
Empreendedorismo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Plano de Negócios Análise Financeira e Econômica.
Empreendedorismo Plano de Negócios Análise Financeira e Econômica Prof. Dr. Marco Antonio Pereira [email protected] Agenda Investimento total Demonstrativo de resultados Análise da viabilidade do negócio
COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO
COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário
Etapas do Plano de Negócios
Etapas do Plano de Negócios Etapa 7. Plano financeiro Detalhes Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Etapa 7 Plano Financeiro Investimento
Etapa 7 Plano Financeiro
17/10/12 Etapas do Plano de Negócios Etapa Detalhes 7. Plano financeiro Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Investimento é tudo
Destina-se ao fornecimento de dados pessoais do proponente e de suas atribuições no projeto proposto.
Introdução INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO Este é um plano de negócio simplificado com o objetivo exclusivo de permitir a avaliação de projetos para incubação. Procure ser objetivo e coerente
PLANO DE NEGÓCIOS SABOARIA ARTESANAL "SABOARIA ARTESANAL" Empreendedor(a): SHISMEXSANDRO CAETANO DA SILVA
PLANO DE NEGÓCIOS SABOARIA ARTESANAL "SABOARIA ARTESANAL" Empreendedor(a): SHISMEXSANDRO CAETANO DA SILVA Maio/2016 SUMÁRIO 1 SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio 1.2
Aula 3 Assunto: Modelos para Plano de Negócios
DISCIPLINA: Constituição de novos empreendimentos Aula 3 Assunto: Modelos para Plano de Negócios Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada
Ferramentas de desenho ou modelo de negócio
Ferramentas de desenho ou modelo de negócio OBJETIVOS DA AULA DE HOJE Mostrar o que um plano de negócios deve comunicar e com qual finalidade Apresentar uma estrutura recomendada para um plano de negócios
MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO 2018 Faça a LEITURA com ATENÇÃO de todas as INFORMAÇÕES
MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO 2018 Faça a LEITURA com ATENÇÃO de todas as INFORMAÇÕES 1 Informações sobre os sócios, pois são responsáveis pela proposta do negócio. Caso ocorra necessidade, inserir mais campos,
COMO ELABORAR O PLANO DO MEU NEGÓCIO
COMO ELABORAR O PLANO DO MEU NEGÓCIO Julho de 2016 APRESENTAÇÃO No mundo de hoje, as inovações estão acontecendo de maneira tão acelerada que o acompanhamento e a adoção de emergentes tendências educacionais
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS. Sumário
Sumário 1 Informações Gerais...3 1.1Empresa...3 1.2Endereço...3 1.3Telefones...3 1.4Endereço Web...3 1.5E-mail...3 1.6Responsável para contato com a INTEC...3 1.6.1Nome...3 1.6.2E-mail...3 1.6.3Telefones...3
3. CNAE E FATURAMENTO: 3.1. CNAE Principal (Código e Descrição da Atividade Econômica Principal, conforme CNPJ):
BNDES/GOIÁSFOMENTO CARTA-CONSULTA 1. RESUMO DA OPERAÇÃO PROPOSTA: 1.1. Sobre a Empresa 1.1.1. Empresa/Proponente: 1.1.2. Objetivo Social: 1.1.3. Localização do Empreendimento Proposto (município): 1.2.
ROTEIRO PARA PLANO DE NEGÓCIOS
ROTEIRO PARA PLANO DE NEGÓCIOS I. APRESENTAÇÃO: dizer o que você quer fazer, que projeto/trabalho é o seu: Montar uma empresa? Implementar atividades (numa empresa já existente)? Renovar métodos? Assimilar
MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO
MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO 1 Informações sobre os sócios, pois são responsáveis pela proposta do negócio. Caso ocorra necessidade, inserir mais campos, linhas ou colunas. Sócio 1 - Nome: Sócio 2 - Nome:
Programa Agrinho. Etapa IV - Concurso CATEGORIA AGRINHO JOVEM ENSINO MÉDIO
Programa Agrinho Etapa IV - Concurso CATEGORIA AGRINHO JOVEM ENSINO MÉDIO PLANO SIMPLIFICADO DE NEGÓCIO (Coloque aqui o nome do seu negócio) Lema: Saber e atuar para melhorar o mundo Tema: Fontes de energias
Programa Agrinho. Etapa IV - Concurso CATEGORIA AGRINHO JOVEM UNIVERSITÁRIO
Programa Agrinho Etapa IV - Concurso CATEGORIA AGRINHO JOVEM UNIVERSITÁRIO PLANO SIMPLIFICADO DE NEGÓCIO (Coloque aqui o nome do seu negócio) Lema: Saber e atuar para melhorar o mundo Tema: Fontes de energias
Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos
Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos AULA 8 - Parte 4 -Assunto: Plano Operacional Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada
PLANO DE NEGÓCIOS. CIDE Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial MODELO
PLANO DE NEGÓCIOS CIDE Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial MODELO PLANO DE NEGÓCIOS SUMÁRIO I. Identificação do Empreendimento II. III. IV. Mercado Comercialização Tecnologia Fases do Empreendimento
CONSIDERAÇÕES SOBRE PREÇO
Formação de preço INTRODUÇÃO A perenidade de um negócio depende muito da maneira como é calculado o preço dos produtos e serviços oferecidos. Fazer o cálculo de maneira errada é um dos maiores erros, depois
O que é um plano de negócio. Prof. Marcio Cardoso Machado
O que é um plano de negócio Prof. Marcio Cardoso Machado Planejamento Definição Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para
Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler
Empreendedorismo Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Plano de Negócios Desenvolver um plano de negócios é um fator chave
PLANO DE NEGÓCIOS CALÇADOS MARIA "MARIA DAS NEVES FERNANDES NETA" Empreendedor(a): JOï ½O TEBERGE NETO
PLANO DE NEGÓCIOS CALÇADOS MARIA "MARIA DAS NEVES FERNANDES NETA" Empreendedor(a): JOï ½O TEBERGE NETO Junho/2015 SUMÁRIO 1 SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio 1.2 Empreendedores
agosto setembro outubro novembro
agosto setembro outubro novembro 2 apresentação da disciplina 9 Gestão da Inovação 16 Gestão da Tecnologia 23 Aplicação 30 Auto conhecimento 6 Descoberta - Canvas 13 Prova / Apresentação do Canvas 20 Plano
PLANO DE NEGÓCIO CLÍNICA MÉDICA POPULAR 350 MIL R$
PLANO DE NEGÓCIO CLÍNICA MÉDICA POPULAR 350 MIL R$ Plano de Negócio Clínica Médica Popular 350 Mil R$ 1 Elaborado por: Roberto Carlos Rodrigues Data criação: 03/05/2016 16:01 Data Modificação: 08/06/2016
MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO
MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO 1 Informações sobre os sócios, pois são responsáveis pela proposta do negócio. Caso ocorra necessidade, inserir mais campos, linhas ou colunas. Sócio 1 - Nome: Sócio 2 - Nome:
Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário
Plano de Negócios Como se tornar um empreendedor de sucesso Prof. Ricardo Suñer Romera [email protected] Unimódulo Centro Universitário O que é um Plano de Negócios? Um instrumento para planejar seu
GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO
GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO Sumário 1 Sumário Executivo... 5 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócios... 5 1.2 Histórico da Empresa... 5 1.3 Missão da Empresa... 5 1.4 Visão...
PLANO DE NEGÓCIO petvet
PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/5 PLANO DE NEGÓCIO petvet juliana wosniak ([email protected]) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente Informações do Sócio - Desenvolvimento
Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Gestão de Micro e Pequenas Empresas Plano Financeiro Professor: Charles Leite Introdução A inclusão de um plano financeiro dentro de um plano de negócios procura demonstrar um conjunto de projeções abrangentes
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA.
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA [email protected] Formação do Preço de Venda Fatores que influenciam a formação de preço de um produto ou serviço: Decisões da Concorrência: preço corrente, limitação
Definição do investimento inicial na criação de uma empresa
Definição do investimento inicial na criação de uma empresa Prof. Marco Arbex Introdução O estudo da análise de investimentos nas empresas engloba uma série de decisões que envolvem longo prazo. Uma das
APRENDA A FORMAR PREÇO DE VENDA. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016
APRENDA A FORMAR PREÇO DE VENDA 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Missão do Sebrae Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orientar na implantação e no desenvolvimento de
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS Wagner Viana SL 01 Oficina Objetivos Apresentar o conceito de custos, despesas, investimentos e a distinção entre gastos fixos e variáveis; Organizar e
SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II
SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II Prof. Marcelo A. Trindade Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São Carlos - USP Sala 2º andar Prédio Engenharia Mecatrônica (ramal
Orçamento. (continuação) 06/09/2016. Orçamento de Vendas. Orçamento de Produção. Orçamento de Estoque Final
Orçamento (continuação) Vendas Estoque Final Produção matéria-prima direta mão-de-obra direta custos indiretos de fabricação Custo dos Produtos Vendidos investimentos financiamentos Caixa despesas de vendas
Tiago Loli RA: Vinícius Ferreira Silva RA: Yuri Ura RA: ENGENHARIA E ANÁLISE DE VALOR PROJETO LIVE AÇAÍ
Tiago Loli RA: 42918 Vinícius Ferreira Silva RA: 43560 Yuri Ura RA: 42272 ENGENHARIA E ANÁLISE DE VALOR PROJETO LIVE AÇAÍ Centro Universitário Toledo Araçatuba 2016 Tiago Loli RA: 42918 Vinícius Ferreira
SSC570 - Empreendedorismo Profa. Ellen Francine ICMC/USP
SSC570 - Empreendedorismo Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 O sucesso de um empreendimento depende muito da capacidade de se administrar financeiramente o negócio. O acompanhamento sistemático das finanças
PLANO DE NEGÓCIO Pharma Clincare
PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/5 PLANO DE NEGÓCIO Pharma Clincare Mariane Persuhn ([email protected]) Robert William ([email protected]) João Paulo Busse ([email protected]) Everton Luiz Zeplin
Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho
FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho [email protected] Finanças para Empreendedores Prof. Simulação de um orçamento para o fornecimento de materiais e serviços para uma rede LAN, em uma empresa.
PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo
PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo INTRODUÇÃO É um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido, proporcionando uma
+ PLANO DE NEGÓCIO = SUCESSO. Prof.ª Regis luiz gomes
EMPREENDEDORISMO + PLANO DE NEGÓCIO = SUCESSO Prof.ª Regis luiz gomes PLANO DE NEGÓCIO O QUE É? É UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES QUE PERMITEM AO EMPREENDEDOR DECIDIR COM MAIS SEGURANÇA SOBRE O NEGÓCIO,
GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS
GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS Wagner Viana SL 01 SL 02 SL 03 Oficina Objetivos Distinguir gestão do Fluxo de Caixa da apuração e análise de resultados; Apresentar
PLANO DE NEGÓCIO Sleep Box
PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/5 PLANO DE NEGÓCIO Sleep Box Giulia Cristine Maba ([email protected]) Ana Carolina da Silva ([email protected]) Talita Samara Ludwig ([email protected])
QUAL O RESULTADO DO MEU NEGÓCIO?
QUAL O RESULTADO DO MEU NEGÓCIO? RESULTADO OU LUCRO? O NEGÓCIO Missão É a razão de ser da empresa; Deve orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais. Gerar valor para nossos clientes, acionistas,
Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel
Custos e Formação de Preços Prof.ª Rachel Formação de preços Preço de venda Fator : Que influencia o cliente em suas decisões de compra. Empresas : Precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor
Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula.
PLANO DE CURSO DISCIPLINA: PRINCIPIOS DE EMPREENDEDORISMO II (CÓD.: ENUN 60036) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências
MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO
MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO 1 Informações sobre os sócios, pois são responsáveis pela proposta do negócio. Caso ocorra necessidade, inserir mais campos, linhas ou colunas. Sócio 1 - Nome: RG: Órgão Emissor:
SEÇÕES Sumário executivo Análise de mercado Plano de marketing Plano operacional Plano financeiro
SEÇÕES Sumário executivo Análise de mercado Plano de marketing Plano operacional Plano financeiro Sumário executivo É a principal seção do plano de negócio, pois sintetiza sua essência, devendo ser capaz
ANEXO III - EDITAL Nº. 01/2016 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO
ANEXO III - EDITAL Nº. 01/2016 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO APRESENTAÇÃO GERAL DA EMPRESA: Histórico da empresa; Missão, Visão, Valores; Fonte da ideia (máximo10 linhas) 1. EMPREENDEDORES(Critério e Perguntas
Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel
Custos e Formação de Preços Prof.ª Rachel Formação de preços Preço de venda Fator : Que influencia o cliente em suas decisões de compra. Empresas : Precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor
15/07/2014. Empreendedorismo ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II. Objetivos de Aprendizagem. Atuação Empreendedora
Empreendedorismo Atuação Empreendedora Professor Mestre Humberto Fernandes Villela ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II Objetivos de Aprendizagem Ao final deste módulo
Finanças. Prof. Milton Henrique
Finanças Prof. Milton Henrique [email protected] Organizações e Recursos As empresas são organizações sociais que utilizam recursos para atingir objetivos. Capital Mão de Obra Conhecimento Máquinas
PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo
PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo INTRODUÇÃO É um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido, proporcionando uma
O que é o business plan
O que é o business plan O business plan nada mais é do que o termo em inglês referente ao nosso tão famoso plano de. Essa é uma das melhores ferramentas para te ajudar a ter uma visão completa do seu negócio.
FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA
_ FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA 01 02 03 CUIDE DE SUAS RECEITAS CONHEÇA E CONTROLE SUAS DESPESAS GANHOS VARIAM MÊS A MÊS? Fazer o dinheiro durar até o fim
ANEXO 2 MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA O PARTICIPANTE
ANEXO 2 MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA O PARTICIPANTE 1. APRESENTAÇÃO Abaixo estão as principais informações que você precisa saber sobre o 7º Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários SEBRAE/SC.
PLANO DE NEGÓCIO Faça você mesmo
PLANO DE NEGÓCIO Faça você mesmo O plano de negócio é um documento escrito que tem o objetivo de estruturar as principais idéias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à viabilidade
ANÁLISE DE MERCADO E COMPETITIVIDADE
Plano de negócios Implantação do Empreendimento. Para implantar o site Bem na Foto na sua região de atuação o fotógrafo credenciado precisa de equipamento fotográfico profissional, veículo próprio, computador
Como fazer o plano financeiro no plano de negócios
Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que pensar no plano financeiro de um plano de negócios Como fazer o plano financeiro de um
Reunião 9. O Plano Financeiro
Reunião 9 O Plano Financeiro Pauta O que é um plano financeiro? Como construir um plano financeiro? Plano Financeiro Investimento inicial Projeções Demonstrativo de Resultados Fluxo de Caixa Análise financeira
Empreendedorismo. Prof (s): Renata Rothenbuhler e Patrícia Bellotti
Empreendedorismo Prof (s): Renata Rothenbuhler e Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Plano de Negócios Desenvolver um plano de negócios é um fator
DISCIPLINA: CONSTITUIÇÃO DE
DISCIPLINA: CONSTITUIÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS AULA 6 ASSUNTO: PLANO DE NEGÓCIOS ( ANÁLISE DE MERCADO) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela
Mais recursos para as MPEs representam mais desenvolvimento para o Rio Grande do Sul
2 2010 Mais recursos para as MPEs representam mais desenvolvimento para o Rio Grande do Sul O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibiliza uma nova oportunidade para ampliação do
Título do Projeto:
RELATÓRIO DA ANÁLISE FINANCEIRA DATA www.estudosfinanceiros.com.br Título do Projeto: Localização: O presente relatório apresenta e descreve as necessidades de investimento e custos para a industrialização
CSA1017 ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTOS. Prof. Marcos Vinicius CON 2017/2
CSA1017 ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTOS Prof. Marcos Vinicius CON 2017/2 A CONTABILIDADE Conceitos de Contabilidade Objetivos da Contabilidade Produtos da Contabilidade Atributos da Informação Contábil Usuários
Planejamento- O primeiro passo para começar seu negócio
Planejamento- O primeiro passo para começar seu negócio O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de
Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer
Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Foco da Palestra Orientar e esclarecer os conceitos de Lucratividade e a importância para existência e sucesso das empresas. Proporcionar aos participantes
Pesquisa de Mercado. Pesquisa de Mercado
Pesquisa de Mercado Pesquisa de Mercado 8 PESQUISA DE MERCADO Objetivo específico - ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender qual a importância da pesquisa de mercado, antes de iniciar
SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II
SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II Prof. Marcelo A. Trindade Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São Carlos - USP Sala: 2º andar do Prédio da Mecatrônica (ramal 9400)
CUSTOS DE PRODUÇÃO 1. De acordo com as Terminologias Contábeis, assinalar (V) se for Verdadeiro ou (F) se for Falso nas sentenças abaixo:
CUSTOS DE PRODUÇÃO 1. De acordo com as Terminologias Contábeis, assinalar (V) se for Verdadeiro ou (F) se for Falso nas sentenças abaixo: ( V ) Os investimentos podem ser posteriormente classificados como
Documentos necessários Se sua empresa é cliente do BB: Entre em contato com sua agência de relacionamento.
BANCO DO BRASIL Corporate Produtos e Serviços Crédito FCO Empresarial Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste Para você que deseja investir na região Centro-Oeste, o Banco do Brasil disponibiliza
2. Análise de Mercado
22 2. Análise de Mercado 2.1. Estudo dos clientes O que é e como fazer Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não compram apenas
PLANO DE NEGÓCIO DROOM sono leve
PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/5 PLANO DE NEGÓCIO DROOM sono leve Katia Falk ([email protected]) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente Katia Falk, 22 anos, Blumenau - SC.
PLANO DE NEGÓCIO M.M Construtora
PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/5 PLANO DE NEGÓCIO M.M Construtora Marcio Alves da Silva ([email protected]) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente http://campeche.inf.furb.br/pjempreendedor/desktop/arquivos/arqu985707.docx
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Engenharia de Produção Prof. Flávio Smania Ferreira [email protected] http://flaviosferreira.wordpress.com ORÇAMENTO DE CUSTO DE PRODUÇÃO Orçamento do Custo de Produção
Análise de Mercado. Plano de Negócios
Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família
AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM DE MERCADO.
Regional Metrop. Aparecida de Goiânia Agenda Set/Dez AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM os MENORES PREÇOS DE MERCADO. Aparecida de Goiânia. Caldazinha VEJA QUAL SUA CATEGORIA EMPRESARIAL Microempreendedor Individual
Custos Industriais. Introdução. Introdução. Introdução à Contabilidade de Custos
Custos Industriais Introdução à Contabilidade de Custos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 1 Introdução A apuração adequada, a análise, o controle e o gerenciamento dos custos de produção dos bens e serviços
Reunião 6. O Plano de Negócios
Reunião 6 O Plano de Negócios Pauta O que é um plano de negócios? Por que planejar o seu negócio? Qual a estrutura de um plano de negócio? Como construir um plano de negócio? O Plano de Negócios É um conjunto
