Isomeria Plana ou Constitucional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Isomeria Plana ou Constitucional"

Transcrição

1 1. (Uerj 2013) Aminofenóis são compostos formados pela substituição de um ou mais átomos de hidrogênio ligados aos carbonos do fenol por grupamentos NH 2. Com a substituição de apenas um átomo de hidrogênio, são formados três aminofenóis distintos. As fórmulas estruturais desses compostos estão representadas em: a) b) c) d) A comparação das estruturas dos dois compostos permite concluir que a) ambos apresentam átomos de carbono com hibridização sp. b) ambos são isômeros constitucionais. c) o propanol apresenta menor temperatura de ebulição. d) somente o isopropanol apresenta um carbono quiral. 4. (Pucsp 2012) O ácido butanoico é formado a partir da ação de micro-organismos sobre moléculas de determinadas gorduras, como as encontradas na manteiga. Seu odor característico é percebido na manteiga rançosa e em alguns tipos de queijo. São isômeros do ácido butanoico as substâncias a) butanal, butanona e ácido 2-metilbutanoico. b) acetato de metila, etóxi etano e butan-2-ol. c) butan-1-ol, acetato de etila e etóxi etano. d) ácido metilpropanoico, butanona e ácido pentanoico. e) acetato de etila, ácido metilpropanoico e propanoato de metila. 5. (Uespi 2012) Os compostos p-nitrotolueno e ácido p- amino benzoico (também conhecido como PABA) possuem a mesma fórmula molecular, C 7 H 7 NO 2, porém apresentam fórmulas estruturais muito diferentes: 2. (Fuvest 2012) As fórmulas estruturais de alguns componentes de óleos essenciais, responsáveis pelo aroma de certas ervas e flores, são: Dentre esses compostos, são isômeros: a) anetol e linalol. d) linalol e citronelal. b) eugenol e linalol. e) eugenol e anetol. c) citronelal e eugenol. 3. (Ueg 2012) Abaixo, estão apresentadas as estruturas do propanol e do isopropanol. Apesar de apresentarem o mesmo grupo funcional, esses compostos podem conter algumas propriedades físicas e químicas diferentes. Suas propriedades também diferem bastante. Enquanto o p- nitrotolueno é um composto explosivo, o PABA é o ingrediente ativo de muitos protetores solares. Compostos como o PABA absorvem luz ultravioleta exatamente nos comprimentos de onda mais nocivos às células da pele. Esses compostos apresentam isomeria de: a) metameria. d) tautomeria. b) posição. e) cadeia. c) função. 6. (Unioeste 2012) Isômeros constitucionais são moléculas que apresentam a mesma fórmula molecular diferindo entre si, pela conectividade dos átomos que tomam parte da estrutura. Considerando a fórmula molecular C 4 H 8 O, assinale

2 a alternativa que apresenta a estrutura que NÃO é isômera das demais. a) b) Em relação à isomeria, essas duas estruturas representam compostos classificados como: a) oligômeros b) tautômeros c) estereoisômeros d) diastereoisômeros 9. (Unemat 2010) Analise os compostos de fórmula molecular C 3 H 8 O c) d) e) Entre eles ocorre isomeria de: a) metameria. d) cadeia. b) posição. e) tautomeria. c) função. 10. (Pucpr 2010) Durante uma pesquisa de análise química orgânica, verificou-se a existência de dois aldeídos isoméricos, cuja fórmula é C 3 H 5 BrO. 7. (Ufpr 2010) Considere as seguintes substâncias: Assinale a alternativa que apresenta o tipo de isomeria apresentado por essas substâncias. a) Funcional. d) Metameria. b) Cadeia. e) Tautomeria. c) Posição. 8. (Uerj 2010) O ácido cianúrico é um agente estabilizante do cloro usado como desinfetante no tratamento de águas. Esse ácido pode ser representado pelas duas fórmulas estruturais a seguir: Quais estruturas correspondem à situação citada? a) Somente as estruturas I e III. b) Nenhum composto apresentado é um aldeído. c) As estruturas I e V. d) Compostos contendo halogênios são apresentam isomeria. e) Os compostos I, II e V são aldeídos isoméricos. 11. (Uece 2008) Para que os carros tenham melhor desempenho, adiciona-se um antidetonante na gasolina e, atualmente, usa-se um composto, cuja fórmula estrutural é: Com essa mesma fórmula molecular são representados os seguintes pares: I. metóxi-butano e etóxi-propano. II. 3-metil-butan-2-ol e etóxi-isopropano.

3 Os pares I e II são, respectivamente: a) isômeros de cadeia e tautômeros. b) tautômeros e isômeros funcionais. c) isômeros de posição e isômeros de compensação (ou metâmeros). d) isômeros de compensação (ou metâmeros) e isômeros funcionais. 12. (Ufrgs 2008) Considere as seguintes estruturas de dois compostos orgânicos, I e II. A análise dessas estruturas permite concluir que a) ambos os compostos apresentam hidroxilas alcoólicas. b) o composto I apresenta as funções álcool e éster. c) os compostos são isômeros de função. d) o composto II apresenta as funções fenol, éter e ácido carboxílico. e) ambos os compostos devem ser insolúveis em água, pois são compostos com alto peso molecular. São isômeros entre si somente os pares de substâncias indicados nos itens a) I, II e V. d) II, III e IV. b) II e IV. e) I e V. c) III e V. 15. (Fgv 2007) Considere os compostos orgânicos: (I) 1- butanol, (II) metóxi-propano, (III) ácido butanoico, (IV) butanal e (V) 2-butanona. O etanoato de etila é isômero do composto a) I. d) IV. b) II. e) V. c) III. 16. (Puc-rio 2007) Assinale a alternativa que indica um isômero funcional da propanona. a) Propanal. d) 1-propanamina. b) Metóxi-etano. e) Propano. c) Ácido propanoico. 17. (Uel 2007) Em cada um dos itens (I a IV) são dadas 2 estruturas e uma afirmativa sobre elas. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: O programa brasileiro de produção de etanol já despertou o interesse de várias nações. O etanol, além de ser uma ótima alternativa de combustível, também é utilizado em várias aplicações industriais, como, por exemplo, a produção do etanoato de etila, um flavorizante de larga aplicação. 13. (Uerj 2008) A fórmula estrutural plana de uma substância que possui a mesma fórmula molecular do éster citado no texto é: A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: a) I e II d) II e IV b) I e III e) III e IV c) II e III 18. (Pucrs 2007) Considerando os compostos orgânicos numerados de I a IV 14. (Pucsp 2007) Considere os seguintes pares de substâncias: I. metilbutano e butano II. 1-propanol e 2-propanol III. butanal e 2-butanol IV. ácido propanoico e etanoato de metila V. etanol e ácido etanoico NÃO é correto afirmar que são isômeros de.

4 a) I e II; posição d) II e IV; cadeia b) I e III; cadeia e) I, III e IV; cadeia c) II e III; função 19. (Pucrs 2007) Em uma aula de química orgânica, o professor escreveu no quadro a fórmula C 4 H 8 O e perguntou a quatro alunos que composto tal fórmula poderia representar. As respostas foram O professor considerou certas as respostas dadas pelos alunos a) 1 e 2 d) 3 e 4 b) 1 e 3 e) 1, 2 e 3 c) 2 e (Pucrs 2007) Para responder à questão, analise as afirmativas a seguir. I. Propanal é um isômero do ácido propanoico. II. Ácido propanoico é um isômero do etanoato de metila. III. Etil-metil-éter é um isômero do 2-propanol. IV. Propanal é um isômero do 1-propanol. Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas a) I e III d) I, II e III b) II e III e) II, III e IV c) II e IV 21. (Ufpr 2006) Considere as estruturas a seguir: V. Os compostos A e B são hidrocarbonetos, o composto C é um fenol e o composto D é um éter. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras. e) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, através dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história. Diante da relevância do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, "o índio", foi selecionada a área temática CULTURA e as questões foram construídas com base na obra Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul (Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; IPHAN, 2004). "Nossos ancestrais, uma mistura de índios, brancos e negros, deixaram-nos um legado que, muitas vezes, diferencia-nos. Nosso chimarrão nos identifica em qualquer parte do mundo. Ainda hoje, convivemos com grupos indígenas, como os Kaingáng; ainda hoje, as três raças se mesclam em nossos descendentes." 22. (Ufsm 2006) A grande miscigenação ocorrida entre os índios, brancos e negros no Rio Grande do Sul e no Brasil é um campo amplo e aberto para uma recente ciência, a chamada arqueologia genética. Ela abrange o estudo do material genético de indivíduos para determinar suas origens. A uracila é uma base constituinte do DNA (observe a figura 1). Qual das alternativas a seguir apresenta somente isômeros da uracila? I. Os compostos A e B são isômeros de posição e os compostos C e D são isômeros de função. II. Os compostos A, B, C e D possuem carbono terciário. III. Apenas os compostos A e B são aromáticos. IV. Nenhum dos compostos possui cadeia ramificada.

5 23. (Pucsp 2005) Sob aquecimento e ação da luz, alcanos sofrem reação de substituição na presença de cloro gasoso, formando um cloro alcano: luz CH 4 + Cl 2 CH 3 Cl + HCl Considere que, em condições apropriadas, cloro e propano reagem formando, principalmente, produtos dissubstituídos. O número máximo de isômeros planos de fórmula C 3 H 6 Cl 2 obtido é a) 5 d) 2 b) 4 e) 1 c) (Pucrs 2004) Com a fórmula molecular C 7 H 8 O existem vários compostos aromáticos, como, por exemplo, Considerando os compostos acima, afirma-se que: I. "X" pertence à função química éter. II. "Y" apresenta cadeia carbônica heterogênea. III. "Z" apresenta isômeros de posição. IV. "X", "Y" e "Z" apresentam em comum o grupo benzila. Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas a) I e II d) I, III e IV b) I e III e) II, III e IV c) II e IV 25. (Unirio 2004) Que alternativa apresenta um isômero de função do o-cresol? no cérebro ocorre quando há interconversão entre isômeros deste composto. Um isômero de função deste composto pertence à função denominada: a) éster c) cetona b) amida d) ácido carboxílico 27. (Ufrrj 2003) O butanoato de etila é um líquido incolor, empregado como essência artificial em algumas frutas, como, por exemplo, o abacaxi e a banana, sendo isômero do ácido hexanoico. O tipo de isomeria plana presente entre o butanoato de etila e o ácido hexanoico é de a) cadeia. d) metameria. b) posição. e) tautomeria. c) função. 28. (Ufv 2003) Considere os nomes dos hidrocarbonetos a seguir: I - 2,2-dimetilbutano II - 3-metilexano III - 1,2-dimetilciclobutano IV - cicloexano V - hex-1-eno A opção que relaciona CORRETAMENTE isômeros é: a) IV e V. d) I e IV. b) II e IV. e) II e V. c) I e III. 29. (Pucsp 2003) A seguir são apresentados alguns pares de estruturas: 26. (Uerj 2004) A fórmula a seguir representa um composto responsável pelo fenômeno da visão nos seres humanos, pois o impulso nervoso que estimula a formação da imagem Os pares de estruturas que são isômeros entre si são

6 a) II, IV e VI. d) I, II, IV e V. b) I, II e VI. e) II, IV, V e VI. c) I, II e IV. 30. (Mackenzie 2003) Dentre os compostos formulados a seguir, os que apresentam isomeria de função são: 31. (Puc-rio 2002) Indique, entre as alternativas a seguir, a que apresenta um hidrocarboneto isômero do 2,2,4- trimetilpentano. a) Octano. d) Butano. b) Pentano. e) Nonano. c) Propano. 32. (Mackenzie 2002) O número máximo de isômeros de fórmula molecular C 5 H 12 é: a) 6 d) 3 b) 5 e) 2 c) (Ufrrj 2001) As substâncias A, B e C têm a mesma fórmula molecular (C 3 H 8 O). O componente A tem apenas um hidrogênio ligado a um carbono secundário e é isômero de posição de C. Tanto A quanto C são isômeros de função de B. As substâncias A, B e C são, respectivamente, a) 1-propanol, 2-propanol e metoxietano. b) etoxietano, 2-propanol e metoxietano. c) isopropanol, 1-propanol e metoxietano. d) metoxietano, isopropanol e 1-propanol. e) 2-propanol, metoxietano e 1-propanol. 34. (Pucmg 2001) "A 4-metil-2-pentanona é usada como solvente, na produção de tintas, ataca o sistema nervoso central, irrita os olhos e provoca dor de cabeça" (Globo Ciência, maio de 1997) O composto considerado é isômero funcional de: a) 1-hexanol b) hexanal c) 4-metil-butanal d) 4-metil-1-pentanol 35. (Unesp 2000) Considerando-se a posição dos grupos - CH 3 no anel aromático, o dimetilbenzeno possui a) 10 isômeros. d) 3 isômeros. b) 6 isômeros. e) 2 isômeros. c) 5 isômeros. Gabarito: 1: [D] 2: [D] 3: [B] 4: [E] 5: [C] 6: [D] 7: [E] 8: [B] 9: [B] 10: [C] 11: [D] 12: [C] 13: [A] 14: [B] 15: [C] 16: [A] 17: [B] 18: [C] 19: [B] 20: [B] 21: [C] 22: [E] 23: [B] 24: [B] 25: [E] 26: [C] 27: [C] 28: [A] 29: [A] 30: [E] 31: [A] 32: [D] 33: [E] 34: [B] 35: [D]

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades Ensino Médio QUÍMICA Data: / / 2012 Atividade: Exercícios de Recuperação Paralela e Anual aula 3 Nome : n o Classe: 2 2MA Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades 1. (Espcex (Aman) 2013) A tabela abaixo

Leia mais

02. (UNIRIO-RJ) O trinitrotolueno, ou TNT, um explosivo muito conhecido, apresenta a seguinte fórmula:

02. (UNIRIO-RJ) O trinitrotolueno, ou TNT, um explosivo muito conhecido, apresenta a seguinte fórmula: I. Recomendações: 01. Caderno ou Bloco Móbi le. 02. Ser feita a mão e individualmente. 03. Não é necessário copiar o enunciado. 04. Não será aceito só a resposta. Tem que ter a resolução dos exercícios.

Leia mais

www.professormazzei.com - FUNÇÕES OXIGENADAS Folha 01 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com - FUNÇÕES OXIGENADAS Folha 01 João Roberto Mazzei 01. (UFRS 2008) Nos compostos orgânicos, além do carbono e do hidrogênio, é muito frequente a presença do oxigênio. Assinale a alternativa em que os três compostos apresentam oxigênio. a) formaldeído,

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan e Xandão Monitor: Victor Pontes Isomeria plana: função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 12 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 3 - Aula 15 - Isomeria Plana 1. (Fac. Santa Marcelina - Medicin 2016) Quando há falta de insulina e o corpo não consegue usar a glicose como fonte de energia, as células utilizam

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ISOMERIA

EXERCÍCIOS DE ISOMERIA EXERCÍCIOS DE ISOMERIA Questões: 01. (PUC-SP) Os dois compostos 3 C O e 3 C C 2 O demonstram que caso de Isomeria? a) cadeia b) posição c) composição d) função e) tautomeria 02. (FMU) O equilíbrio 3 C

Leia mais

1. O paracetamol, empregado na fabricação de antitérmicos e analgésicos, tem esta estrutura: 3. Há quatro aminas de fórmula molecular C 3 H 9 N.

1. O paracetamol, empregado na fabricação de antitérmicos e analgésicos, tem esta estrutura: 3. Há quatro aminas de fórmula molecular C 3 H 9 N. Sem limite para crescer olégio: Nome: nº Professor: ARLES 3ª SÉRIE E.M. Data: / /2013 TURMA: EXERÍIOS QUÍMIA 2º trimestre 1. O paracetamol, empregado na fabricação de antitérmicos e analgésicos, tem esta

Leia mais

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O Prof. Edson Cruz ISOMERIA Carbonos Hidrogênios Oxigênios H H H C C O H H C O C H H H H H H H C 2 H 6 O C 2 H 6 O Os compostos H 3 C CH 2 OH e H 3 C O CH 3 são ISÔMEROS. ISÔMEROS são compostos diferentes

Leia mais

FUNÇÕES ORGÂNICAS E ISOMERIA

FUNÇÕES ORGÂNICAS E ISOMERIA 1. (Espcex) A tabela abaixo cria uma vinculação de uma ordem com a fórmula estrutural do composto orgânico, bem como o seu uso ou característica: Ordem Composto Orgânico Uso ou Característica 1 Produção

Leia mais

AULA Com a fórmula molecular C7H8O existem vários compostos aromáticos, como, por exemplo,

AULA Com a fórmula molecular C7H8O existem vários compostos aromáticos, como, por exemplo, AULA 13 1.. Considere os compostos orgânicos: (I) 1-butanol, (II) metóxi-propano, (III) ácido butanóico, (IV) butanal e (V) 2-butanona. O etanoato de etila é isômero do composto a) I. b) II. c) III. d)

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS REAÇÕES ORGÂNICAS

LISTA DE EXERCÍCIOS REAÇÕES ORGÂNICAS Nome: nº: Ensino: Curso Pré-Vestibular ano/série: Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / 2011 LISTA DE EXERCÍCIOS REAÇÕES ORGÂNICAS 1) (FUVEST 2010 1ª Fase) Em um experimento,

Leia mais

Prof. Rafa - Química Isomeria. Lista de exercícios

Prof. Rafa - Química Isomeria. Lista de exercícios Prof. Rafa - Química Isomeria Lista de exercícios 01. (FURG) A fórmula 4 8 O pode representar dois isômeros funcionais como: a) metoxipropano e 1-butanol. b) butanona e butanal. c) butan-1-ol e butan-2-ol.

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA AULA 09 ISOMERIA ESTRUTURAL (PLANA)

QUÍMICA ORGÂNICA AULA 09 ISOMERIA ESTRUTURAL (PLANA) Prof. Sandro Lyra 1. O QUE É ISOMERIA ESTRUTURAL? Vejamos o exemplo: QUÍMICA ORGÂNICA AULA 09 ISOMERIA ESTRUTURAL (PLANA) Esse é o fenômero chamado de isomeria estrutural, ou seja, compostos de mesma fórmula

Leia mais

www.professormazzei.com - FUNÇÕES NITROGENADAS Folha 01 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com - FUNÇÕES NITROGENADAS Folha 01 João Roberto Mazzei 01. (UEL 2009) O chocolate estimula a produção do hormônio 2-feniletilamina, percursor da serotonina, um neurotransmissor que causa a sensação de bem-estar. Considere as afirmativas. I. A substância 2-feniletilamina

Leia mais

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver TEMAS VESTIBULARES Q1 Isomeria Quantas vezes caiu no ENEM Complexidade Tempo de estudo a dedicar Videoaulas para estudar Exercícios por resolver 8 3 8h 10 20 Isomeria 05 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. A isomerização

Leia mais

Isomeria plana. www.sotaodaquimica.com.br Contato: sotaodaquimica@gmail.com

Isomeria plana. www.sotaodaquimica.com.br Contato: sotaodaquimica@gmail.com Isomeria plana 01. (Uerj) A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: Os pares de componentes I - II e I - III apresentam isomeria plana,

Leia mais

COLÉGIO ODETE SÃO PAIO Nome: nº Professor: Charles Série: 3ª Turma:

COLÉGIO ODETE SÃO PAIO Nome: nº Professor: Charles Série: 3ª Turma: COLÉGIO ODETE SÃO PAIO Nome: nº Professor: Charles Série: 3ª Turma: Sem limite para crescer EXERCÍCIOS DE QUÍMICA 3º ANO 1º Trimestre 01 - O pireno, hidrocarboneto de núcleos condensados, obtido do alcatrão

Leia mais

01. O inseticida DDT tem fórmula estrutural como mostrada na figura a seguir. Sabendo-se que sua solubilidade em água é 1,0x10 6 g/l, responda:

01. O inseticida DDT tem fórmula estrutural como mostrada na figura a seguir. Sabendo-se que sua solubilidade em água é 1,0x10 6 g/l, responda: Isomeria 2 - Isomeria Espacial 01. O inseticida DDT tem fórmula estrutural como mostrada na figura a seguir. Sabendo-se que sua solubilidade em água é 1,0x10 6 g/l, responda: a) Existem DDT levógiro e

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos RTEIR DE ESTUDS III TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H Enol H Fenol Aldeído H H H etona H3 Ácidos arboxílicos

Leia mais

Funções orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

Funções orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Funções orgânicas Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Aldeídos São compostos orgânicos que apresentam como radical: Podem ser representados por R COH (monoaldeído alifático) e

Leia mais

Reação de neutralização:

Reação de neutralização: 01 Reação de neutralização: Ácido entanodioico Hidróxido de sódio Etanoato de sódio Água (oxálico) 1 02 Deslocamento do hidrogênio: Propanoato de sódio (A) Neutralização: Propanoato de sódio (B) Liberação

Leia mais

Funções Orgânicas H3C C CH3

Funções Orgânicas H3C C CH3 Funções Orgânicas Para uma cadeia carbônica ser inserida nesta classe de compostos, ela precisa conter, além de carbonos e hidrogênios, um grupo funcional. Em química orgânica, grupo funcional se define

Leia mais

EXERCÍCIOS QUÍMICA ORGÂNICA. Profª Juliana Codato Polamartschuk

EXERCÍCIOS QUÍMICA ORGÂNICA. Profª Juliana Codato Polamartschuk EXERCÍCIOS QUÍMICA ORGÂNICA Profª Juliana Codato Polamartschuk 1-A substância responsável pelo sabor característico da laranja apresenta a seguinte estrutura simplificada: O C C O C C C C C C C C a) Qual

Leia mais

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos Lista de Exercícios Prova Trimestral Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H H H H H H H H Unidade I: Av. Mascote, 913 -

Leia mais

Exercícios de Isomeria

Exercícios de Isomeria Exercícios de Isomeria 1. Cientistas brasileiros definem como transgênico um "organismo cujo genoma foi alterado pela introdução de DNA exógeno, que pode ser derivado de outros indivíduos da mesma espécie,

Leia mais

OUTRAS FAMÍLIAS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁLCOOIS

OUTRAS FAMÍLIAS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁLCOOIS OUTAS FAMÍLIAS DE COMPOSTOS OGÂNICOS Além dos hidrocarbonetos, existem outros compostos orgânicos cujas famílias têm fórmulas genéricas características e grupos funcionais característicos. ÁLCOOIS A fórmula

Leia mais

Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos

Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Orientadora: Drª Lucília Alves Linhares Professor Monitor: Gabriel Silveira Forças Intermoleculares - Ponto de Fusão - Ponto de Ebulição - Polaridade - Solubilidade

Leia mais

QUÍMICA. Quantos átomos de carbono e quantos átomos de hidrogênio existem em uma molécula desse composto? a) 10 e 13 b) 10 e 14 c) 9 e 12 d) 8 e 4

QUÍMICA. Quantos átomos de carbono e quantos átomos de hidrogênio existem em uma molécula desse composto? a) 10 e 13 b) 10 e 14 c) 9 e 12 d) 8 e 4 QUÍMICA 1. O benzopireno é um composto aromático formado na combustão da hulha e do fumo. Pode ser encontrado em carnes grelhadas, em carvão ou peças defumadas. Experiências em animais comprovaram sua

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan Rodrigues Monitor: Victor Pontes Isomeria Plana: Função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 05 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

Revisão de Química Orgânica

Revisão de Química Orgânica União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Revisão de Química Orgânica Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante A Química Orgânica e a Vida A uímica

Leia mais

PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS

PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS Instituto Santa Teresa PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS 01- CESGRANRIO-RJ) A respeito da isomeria nos compostos orgânicos, considere o esquema a seguir: Apresente os produtos

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 04 João Roberto Mazzei

LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 04 João Roberto Mazzei 01. Assinale a fórmula de Lewis da molécula HCN. a) H x C xn b) H x C x N c) H x C x N x d) H x C x x N e) Hx C x xn 0. Assinale a alternativa que apresenta, ao mesmo tempo, ligações covalentes e iônicas.

Leia mais

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2006 / 2007. Nome: n.º aluno: Turma:

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2006 / 2007. Nome: n.º aluno: Turma: Ficha de Trabalho nº 7 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2006 / 2007 Nome: n.º aluno: Turma: 1. Classifique as afirmações que se seguem como verdadeiras

Leia mais

www.professormazzei.com LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 03 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 03 João Roberto Mazzei 01. (UNICAMP 1994) Considere três substâncias CH 4, NH 3 e H 2O e três temperaturas de ebulição: 373K, 112K e 240K. Levando-se em conta a estrutura e a polaridade das moléculas destas substâncias, pede-se:

Leia mais

ISOMERIA PLANA EXERCÍCIOS - BÁSICO

ISOMERIA PLANA EXERCÍCIOS - BÁSICO ISOMERIA PLANA EXERCÍCIOS - BÁSICO 1. (Ufv 99) Sobre isômeros, é CORRETO afirmar que: a) são compostos diferentes com a mesma fórmula molecular. b) são representações diferentes da mesma substância. c)

Leia mais

Exercícios Sobre Isomeria Plana

Exercícios Sobre Isomeria Plana Exercícios Sobre Isomeria Plana 01. (UERJ) A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: 3 3 3 3 2 3 3 2 3 3 2 2 2 3 3 3 3 3 3 I II III s

Leia mais

Funções orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

Funções orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Funções orgânicas Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Hidrocarbonetos HIDROCARBONETOS DE CADEIA NORMAL Prefixo indicativo do número de C + intermediário indicativo da natureza

Leia mais

C O C H. 04) (FEI-SP) A nomenclatura correta do composto cuja fórmula é dada a seguir é: C H 2 H CH

C O C H. 04) (FEI-SP) A nomenclatura correta do composto cuja fórmula é dada a seguir é: C H 2 H CH 01) (US-SP) Ácido acrílico líquido de cheiro irritante, solúvel em água e em solventes orgânicos é empregado na síntese de resinas acrílicas, cuja fórmula: H 2 H também conhecida com o nome de ácido acroléico,

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA 3º ano Profª Adriana Strelow

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA 3º ano Profª Adriana Strelow IÊNIAS DA NATUREZA - QUÍMIA 3º ano - 2016 Profª Adriana Strelow Lista de Exercícios - Isomeria ISMERIA PLANA 1) (PU) álcool propan-1-ol é um exemplo de um dos isômeros de fórmula 3 8. número total de isômeros

Leia mais

Estas aminas são bases de Lewis já que sobram elétrons no átomo de nitrogênio e como tal podem reagir com ácidos.

Estas aminas são bases de Lewis já que sobram elétrons no átomo de nitrogênio e como tal podem reagir com ácidos. 01. Os compostos mostrados são respectivamente amina primária, amina secundária e amina terciária. O composto III, por não apresentar ligações (pontes) de hidrogênio, é o menos solúvel em água, tornando

Leia mais

www.professormazzei.com Reações de Substituição Folha 02 Prof.: João Roberto Mazzei (CH 3 ) 2 CHCH 3 + Br 2

www.professormazzei.com Reações de Substituição Folha 02 Prof.: João Roberto Mazzei (CH 3 ) 2 CHCH 3 + Br 2 www.professormazzei.com Reações de Substituição Folha 0 Prof.: João Roberto Mazzei 01 - (INTEGRADO RJ) As reações de substituição do tolueno com podem gerar diferentes produtos, dependendo das condições

Leia mais

Reações orgânicas Oxidação - Ozonólise - Oxidação branda e enérgica

Reações orgânicas Oxidação - Ozonólise - Oxidação branda e enérgica Reações orgânicas Oxidação - Ozonólise - Oxidação branda e enérgica Enunciado dos exercícios de 01 a 04: Dê as equações orgânicas que representam a ozonólise em presença de água dos seguintes compostos.

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Fuvest 2013) Admite-se que as cenouras sejam originárias da região do atual Afeganistão, tendo sido levadas para outras partes do mundo por viajantes ou invasores. Com base em relatos escritos, pode-se

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 3 - Aulas 6 a 12 - Funções Orgânicas - Identificação 1. (Ufrgs 2016) Reproduzir artificialmente todo o percurso químico de produção da morfina que acontece nas papoulas é um

Leia mais

Química. Xandão e Allan Rodrigues (Aline Costa) Isomeria Plana

Química. Xandão e Allan Rodrigues (Aline Costa) Isomeria Plana Isomeria Plana Isomeria Plana 1. Na natureza, várias substâncias possuem isômeros, que podem ser classificados de várias maneiras, sendo uma delas a isomeria funcional. Assinale a opção que apresenta um

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Ácidos Carboxílicos e Ésteres Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Ácidos Carboxílicos e Ésteres Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Ácidos Carboxílicos e Ésteres Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1 CLASSE FUNCIONAL ÁCIDO CARBOXÍLICO Os compostos desta classe têm em comum a presença do

Leia mais

I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 13/06/2015 ENSINO MÉDIO - FASE 2

I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 13/06/2015 ENSINO MÉDIO - FASE 2 I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 13/06/2015 ENSINO MÉDIO - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada), cada uma com 4

Leia mais

Moléculas orgânicas: Desenho e Nomenclatura

Moléculas orgânicas: Desenho e Nomenclatura Moléculas orgânicas: Desenho e Nomenclatura 1. Por que existem tantos compostos que contém carbono? Pode-se explicar este fato pela posição do carbono na tabela periódica. carbono situa-se no centro da

Leia mais

IPT. Hidrocarbonetos alifáticos. Sumário. Hidrocarbonetos. Hidrocarbonetos Aromáticos. Hidrocarbonetos. Química 1 ALCANOS C 4 H 10 C 2 H 6 CH 4

IPT. Hidrocarbonetos alifáticos. Sumário. Hidrocarbonetos. Hidrocarbonetos Aromáticos. Hidrocarbonetos. Química 1 ALCANOS C 4 H 10 C 2 H 6 CH 4 IPT Química 1 idrocarbonetos João Luís Farinha Antunes Escola Superior de Tecnologia de Tomar Departamento de Arte, onservação e Restauro Sumário idrocarbonetos alifáticos lassificação Nomenclatura Variação

Leia mais

1

1 Níveis de dificuldade das Questões Fácil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Médio Difícil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão PUCRS 2005 Prof. Emiliano Chemello www.quimica.net/emiliano

Leia mais

Química 1. Química Orgânica

Química 1. Química Orgânica Química 1 Química rgânica 01. (UE-G) Em um laboratório de Química, um estudante separou, em frascos semelhantes, três solventes que utilizaria em seu experimento. Entretanto, esqueceu de rotular esses

Leia mais

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012-2 REFERÊNCIA DE CORREÇÃO DA PROVA DE QUÍMICA

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012-2 REFERÊNCIA DE CORREÇÃO DA PROVA DE QUÍMICA UFJF CNCURS VESTIBULAR 2012-2 REFERÊNCIA DE CRREÇÃ DA PRVA DE QUÍMICA Questão 1 São duas as unidades usadas para expressar a concentração das soluções alcoólicas comerciais. Uma delas é o grau Gay Lussac

Leia mais

Química Orgânica. Os Hidrocarbonetos

Química Orgânica. Os Hidrocarbonetos Química Orgânica A química orgânica é um ramo da química relativamente jovem, nascido do estudo das substâncias que constituem a matéria viva e dos compostos resultantes das suas transformações. Inicialmente

Leia mais

Nome: Nº. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 3 série. 1- Nos compostos orgânicos, além do carbono e do hidrogênio, é muito frequente a presença do oxigênio.

Nome: Nº. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 3 série. 1- Nos compostos orgânicos, além do carbono e do hidrogênio, é muito frequente a presença do oxigênio. 3 Série -4 Bimestre Nome: Nº TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 3 série SETOR A- QUÍMICA ORGÂNICA 1- Nos compostos orgânicos, além do carbono e do hidrogênio, é muito frequente a presença do oxigênio. Assinale a

Leia mais

Profa. Kátia Aquino. Isomeria

Profa. Kátia Aquino. Isomeria Profa. Kátia Aquino Isomeria O que são isomeros? O termo Isomeria vem do grego (iso = mesma(s); meros = partes). Partes iguais para transmitir a idéia de mesma composição. A Isomeria é o fenômeno pelo

Leia mais

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g 01) (FCMSC-SP) A frase: Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se relaciona-se com as idéias de: a) Dalton. b) Proust. c) Boyle. d) Lavoisier. e) Gay-Lussac. 02) Acerca de uma reação química, considere

Leia mais

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL ª SÉRIE. 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos:

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL ª SÉRIE. 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos: EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL 2016 3ª SÉRIE 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos: a. Propano b. Heptano c. 1-penteno d. 3-hexino e. Ciclopentano f. Ciclopenteno

Leia mais

I - ASSINALE A MELHOR RESPOTA

I - ASSINALE A MELHOR RESPOTA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO Nome: Nº Ano: 2ª Turma: Ensino Médio Disciplina: Química II Data: Dez 2015 Professor: Nilsonmar I - ASSINALE A MELHOR RESPOTA 01. O benzopireno é um composto aromático formado

Leia mais

Específicas (UEG, UNICAMP, UNEMAT)

Específicas (UEG, UNICAMP, UNEMAT) Específicas (UEG, UNICAMP, UNEMAT) 1. (UNICAMP 2010) A maioria dos homens que mantêm o cabelo escurecido artificialmente utiliza uma loção conhecida como tintura progressiva. Os familiares, no entanto,

Leia mais

Química D Semiextensivo V. 3

Química D Semiextensivo V. 3 GABARIT Química D Semiextensivo V 3 Exercícios 01) B 02) B 03) E omposto A: éter omposto B: fenol omposto : álcool Fórmula molecular dos três compostos: 7 8 éter fenol 2 álcool ompostos de mesma fórmula

Leia mais

As dispersões coloidais são compostas por dispersante e disperso. O dispersante é o equivalente ao solvente e o disperso é o equivalente ao soluto.

As dispersões coloidais são compostas por dispersante e disperso. O dispersante é o equivalente ao solvente e o disperso é o equivalente ao soluto. Conceito Um coloide, ou dispersão coloidal, consiste numa mistura na qual uma ou mais substâncias se encontram uniformemente disseminadas (dispersas) numa outra substância, sob a forma de pequenas partículas,

Leia mais

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá LIPÍDIOS 1º ano Pró Madá O QUE SÃO? Também chamados de gorduras Compostos com estrutura molecular variada principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono Característica principal insolubilidade

Leia mais

Pode-se dizer que na molécula H Cl as eletrosferas dos átomos H e Cl são, respectivamente, iguais às eletrosferas dos átomos dos gases nobres:

Pode-se dizer que na molécula H Cl as eletrosferas dos átomos H e Cl são, respectivamente, iguais às eletrosferas dos átomos dos gases nobres: Questão 01) Um elemento químico A, de número atômico 11, um elemento químico B, de número atômico 8, e um elemento químico C, de número atômico 1, combinam-se formando o composto ABC. As ligações entre

Leia mais

Prof. Giovani - Biologia

Prof. Giovani - Biologia Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias

Leia mais

Tc de Revisão (1º VP) Química Orgânica 2º ano / Regular Prof. Kelton Wadson

Tc de Revisão (1º VP) Química Orgânica 2º ano / Regular Prof. Kelton Wadson Tc de Revisão (1º VP) Química Orgânica 2º ano / Regular Prof. Kelton Wadson ASSUNTO: CLASSIFICAÇÃO DE CADEIAS E NOMENCLATIRA. 1)Observe a fórmula. As quantidades totais de átomos de carbono primário, secundário

Leia mais

www.professormazzei.com FUNÇÕES INORGÂNICAS Folha 02 João Roberto Fortes Mazzei

www.professormazzei.com FUNÇÕES INORGÂNICAS Folha 02 João Roberto Fortes Mazzei 01. Durante um experimento, seu professor de química pediu que você identificasse as soluções aquosas presentes em cada um dos béqueres (A, B, C) apresentados na figura a seguir. Dois béqueres do experimento

Leia mais

www.professormazzei.com POLÍMEROS Folha 01 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com POLÍMEROS Folha 01 João Roberto Mazzei 01. (UFMG 2008) As proteínas são polímeros naturais formados através de ligações peptídicas que se estabelecem quando o grupo amino de um aminoácido reage com o grupo carboxila de outro. Considere a estrutura

Leia mais

Questões das provas de 2010 e 2011

Questões das provas de 2010 e 2011 Questões das provas de 2010 e 2011 1. (UERJ-modificada) - O cravo-da-índia e a noz-moscada são condimentos muito utilizados na culinária, e seus principais constituintes são, respectivamente, o eugenol

Leia mais

3 o EM. Lista de Isomeria QUÍMICA

3 o EM. Lista de Isomeria QUÍMICA 3 o EM QUÍMIA Lista de Isomeria Lista de isomeria plana, geométrica e ótica. Plana 1) A tabela mostra as propriedades de duas substâncias A e B. Propriedades A B Estado físico nas condições ambientes líquido

Leia mais

Química D Extensivo V. 2

Química D Extensivo V. 2 Química D Extensivo V. 2 Exercícios 01 D O radical de 2 carbonos é chamado etil. 3 2 2 carbonos: et Sufixo de radical: il 02 41 01. erta. Alcoíla é o radical cuja valência está ligada a carbono, que só

Leia mais

Exercícios QUÍMICA ORGÂNICA LISTA DE EXERCÍCIOS 3 ANO. Capítulo 1 Introdução a Química Orgânica CADERNO DE EXERCÍCIOS 1 C 3 4

Exercícios QUÍMICA ORGÂNICA LISTA DE EXERCÍCIOS 3 ANO. Capítulo 1 Introdução a Química Orgânica CADERNO DE EXERCÍCIOS 1 C 3 4 QUÍMIA RGÂNIA LISTA DE EXERÍIS 3 AN apítulo 1 Introdução a Química rgânica Exercícios Tarefa Mínima: 01 (PU-RJ) TB (2,6-di-tercbutil-4-metilfenol) é um antioxidante e conservante largamente utilizado.

Leia mais

Funções Orgânicas e Suas Nomenclaturas. Hidrocarbonetos

Funções Orgânicas e Suas Nomenclaturas. Hidrocarbonetos PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA ORGÂNICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 2 ============================================================================================= Funções

Leia mais

www.professormazzei.com Estequiometria Folha 03 Prof.: João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com Estequiometria Folha 03 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (CFTCE 2007) Dada a reação de neutralização: HCl + NaOH NaCl + H 2O, a massa de NaCl, produzida a partir de 80 g de hidróxido de sódio (NaOH), é: a) 58,5 g b) 40 g c) 117 g d) 80 g e) 120 g 02. (CFTCE

Leia mais

Resumo das Funções orgânicas oxigenadas.

Resumo das Funções orgânicas oxigenadas. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 3º anos TURMA(S):

Leia mais

Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre. Setor A

Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre. Setor A Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre Nome: Ano: 3º E.M. Professor: Cassio Pacheco Setor A 1- A solubilidade do fluoreto de cálcio, a 18 C, é 2.10-5 mol/litro. Qual o produto de solubilidade

Leia mais

Lista de Exercícios Estequiometria

Lista de Exercícios Estequiometria Lista de Exercícios Estequiometria Átomos e Mols de Átomos Fonte: Química Geral, Vol. 1 John B. Russel 1. Calcule a massa atômica do elemento X, dado que 2,02 x l0 6 átomos de X têm uma massa de 1,70 x

Leia mais

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades 1. (Espcex) A tabela abaixo cria uma vinculação de uma ordem com a fórmula estrutural do composto orgânico, bem como o seu uso ou característica: Ordem Composto Orgânico Uso ou Característica 1 Produção

Leia mais

Química II. Módulo 9. Questões de Aplicação. OH b) O c) C C C C C C C C C C. 1. a) 3,4,4-trimetil-2-pentanol C OH

Química II. Módulo 9. Questões de Aplicação. OH b) O c) C C C C C C C C C C. 1. a) 3,4,4-trimetil-2-pentanol C OH Química II Módulo 9 Questões de Aplicação 1. a) 3,4,4-trimetil-2-pentanol 5 4 3 2 1 b) 3-etil-4-metil-1-hidróxi-benzeno 8 7 6 5 4 3 2 1 i) 1-hidróxi-4-metil-benzeno ou p- hidróxi-metil-benzeno 2. a) Fenóxi-Benzeno

Leia mais

NOMENCLATURA DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS

NOMENCLATURA DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS NOMENCLATURA DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS NOMENCLATURA A principal finalidade da nomenclatura química é a identificação de espécies químicas por meio de palavras escritas ou pronunciadas. Há dois tipos: - nomenclatura

Leia mais

HIDROCARBONETOS ALCANOS

HIDROCARBONETOS ALCANOS HIDROCARBONETOS Os hidrocarbonetos são compostos formados por carbono e hidrogénio. Existem dois grandes grupos de hidrocarbonetos: os hidrocarbonetos alifáticos e os hidrocarbonetos aromáticos. Se os

Leia mais

Química. 1. Introdução: 2. Classificação dos hidrocarbonetos. Aluno (a):

Química. 1. Introdução: 2. Classificação dos hidrocarbonetos. Aluno (a): Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Professor: Anderson Oliveira Curso Pré-Vestibular CPV Aula 2: Hidrocarbonetos Aluno (a): 1. Introdução: Os hidrocarbonetos são compostos que contêm somente

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Calcule o ph de uma solução de H 2 SO 4(aq) 0,010 M a 25 o C. Considere que: K a1 = (muito grande) e, K = 1,2 x 102 a2 (pk a = 1,92) Dados: log 2 0,30 ; log

Leia mais

Química D Extensivo V. 5

Química D Extensivo V. 5 Química D Extensivo V. 5 Exercícios 01) D H 3 C O 02) D éter H 3 C OH álcool C 2 H 6 O (isômeros) Funções diferentes isomeria de função. 06) D I. C 3 O P III. C 3 H 6 O O II. C 3 O P IV. C 3 O P Isômeros

Leia mais

carbonos hidrogênios oxigênio C 2 H 6 O

carbonos hidrogênios oxigênio C 2 H 6 O ISOMERIA carbonos hidrogênios oxigênio O O 2 6 O 2 6 O Os compostos 3 2 O e 3 O 3 são ISÔMEROS ISÔMEROS são compostos diferentes que possuem a mesma fórmula molecular A este fenômeno damos o nome de ISOMERIA

Leia mais

Concurso de Seleção 2004 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA

Concurso de Seleção 2004 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA QUÍMICA QUESTÃO 21 Muitas pessoas já ouviram falar de gás hilariante. Mas será que ele é realmente capaz de provocar o riso? Na verdade, essa substância, o óxido nitroso (N 2 O), descoberta há quase 230

Leia mais

INTRODUÇÃO. Na antiguidade, as substâncias encontradas na natureza eram divididas em três grandes reinos: O vegetal, o animal e o mineral.

INTRODUÇÃO. Na antiguidade, as substâncias encontradas na natureza eram divididas em três grandes reinos: O vegetal, o animal e o mineral. A QUÍMICA ORGÂNICA INTRODUÇÃO Na antiguidade, as substâncias encontradas na natureza eram divididas em três grandes reinos: O vegetal, o animal e o mineral. INTRODUÇÃO A química orgânica começou estudando

Leia mais

CONCEITOS DE BRÖNSTED-LOWRY CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRHENIUS. Ácido: Ácido: HCN + H O H O + - Base ou hidróxido: Base: + +

CONCEITOS DE BRÖNSTED-LOWRY CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRHENIUS. Ácido: Ácido: HCN + H O H O + - Base ou hidróxido: Base: + + Ácido: CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRENIUS Toda substância que em solução aquosa, sofre ionização, produzindo como cátion, apenas o íon CN O ( aq ) CN ( aq ) Na realidade, o íon, quando em

Leia mais

LOUCOS POR QUÍMICA. Prof. Neif Nagib

LOUCOS POR QUÍMICA. Prof. Neif Nagib LUS PR QUÍMIA Prof. Neif Nagib São dois ou mais compostos orgânicos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular. 3 2 Etanol 2 6 3 Metoximetano A isomeria se divide em: Isomeria Plana ou onstitucional.

Leia mais

Química 5 - Aula ISOMERIA ISOMERIA PLANA ISOMERIA ESPACIAL

Química 5 - Aula ISOMERIA ISOMERIA PLANA ISOMERIA ESPACIAL Química 5 - Aula 12 7 - ISOMERIA 7.1 - ISOMERIA PLANA 7.2 - ISOMERIA ESPACIAL 7. ISOMERIA Considere duas substâncias, A e B, com a mesma fórmula molecular (C 2 H 6 O): a substância A é um líquido incolor,

Leia mais

Quí. Monitor: João Castro

Quí. Monitor: João Castro Quí. Professor: Abner Camargo Monitor: João Castro Nomenclatura: álcoois, aldeídos, cetonas e éteres 21 set RESUMO Nomenclatura: álcoois, aldeídos, cetonas e éteres Nomenclatura oficial dos álcoois A nomenclatura

Leia mais

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas Hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogénio, ligados por ligações covalentes simples (C H e C C), duplas (C = C) ou triplas (C

Leia mais

b) Na estrutura existem dois carbonos primários, seis carbonos secundários e um carbono terciário.

b) Na estrutura existem dois carbonos primários, seis carbonos secundários e um carbono terciário. Professor: Célio Filho 01 - (UECE/2015) Vem de uma flor, cura a dor, mas causa morte e pavor. É a aspirina, o remédio mais conhecido do mundo. Contém o ácido acetilsalicílico existente em flores do gênero

Leia mais

Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas.

Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas. Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas Funções que possuem ou derivam do grupo funcional hidroxila ( OH) Ex: a) Etanol Álcool b) Prop 2 en 1 ol Ex:... estiver ligado a um carbono saturado...... estiver

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A tabela periódica foi desenvolvida a partir da segunda metade do século XIX e permitiu sistematizar os conhecimentos sobre as propriedades dos elementos químicos. Ao longo dos anos, diversas versões foram

Leia mais

Unidade 2 Substâncias e átomos

Unidade 2 Substâncias e átomos Unidade 2 Substâncias e átomos Substâncias Puras pág. 51 A matéria é composta por uma ou mais substâncias químicas. Porém, é difícil saber se um corpo é composto por uma única substância ou por uma mistura

Leia mais

H 9. O Em relação à equação acima, que representa a obtenção ), é INCORRETO afirmar que: Cl 5 O C 14 + H 2

H 9. O Em relação à equação acima, que representa a obtenção ), é INCORRETO afirmar que: Cl 5 O C 14 + H 2 QUÍMICA As questões 31 e 32, referem-se ao texto abaixo. RGANCLRADS Defensivos agrícolas para as indústrias. Agrotóxicos para os defensores da natureza. Pontos de vista diferentes sobre substâncias usadas

Leia mais

Lista 9 - Funções Orgânicas

Lista 9 - Funções Orgânicas 1. (Uel 2008) As aminas são um grupo de substâncias orgânicas usadas como medicamento. A ingestão de um antistamínico diminui o efeito da histamina, que é uma substância produzida pelo corpo humano em

Leia mais

Funções Orgânicas. alexquimica.blog. Prof: Alex

Funções Orgânicas. alexquimica.blog. Prof: Alex Funções Orgânicas alexquimica.blog Prof: Alex Funções Orgânicas Definição: Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos

Leia mais