PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS"

Transcrição

1 PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS EMENTA O presente estudo tem por finalidade abordar o comportamento recente das pequenas empresas na adoção de práticas sustentáveis nos seus negócios. Trata-se de um processo novo e que vem sendo cada vez mais utilizado, ainda mais quando se observa que os consumidores vêm fazendo suas escolhas de forma cada vez mais sustentável. INTRODUÇÃO Desde a revolução industrial, muita coisa mudou no que diz respeito ao uso consciente dos recursos naturais. A degradação do meio ambiente é cada vez mais evidente, e apesar de todo o conforto gerado pelas novas tecnologias, a qualidade de vida das pessoas vem ficando cada vez mais comprometida. Diante disso, observa-se nos últimos anos um movimento crescente de produtos e serviços que atentam para a sustentabilidade. Embalagens recicláveis, postos de coleta seletiva e até mesmo os produtos orgânicos são provas direta deste movimento. A adoção de práticas sustentáveis por parte das empresas vem sendo cada vez mais incorporada no dia-a-dia das empresas, tornando-se uma tendência capaz de tornar as empresas mais competitivas e reconhecidas no mercado. Apesar do grande número de ações sustentáveis sendo implantadas pelas grandes empresas, o pequeno negócio também já vem a aderindo a essa prática, e sendo bem sucedida nas suas ações locais, tendo como principal vantagem o acompanhamento de perto de todas as ações e resultados. Sem esgotar o tema, o presente trabalho tem como objetivo a explanação das principais práticas adotadas pelas pequenas empresas brasileiras, chamando a atenção para a importância de se implantar de forma objetiva planos de sustentabilidade nas empresas. 1. AÇÕES SUSTENTÁVEIS NOS PEQUENOS NEGÓCIOS DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO A implantação de um plano de sustentabilidade nas empresas já é algo que vem sendo adotado pelas grandes empresas brasileiras há algum tempo. No entanto, somente mais recentemente as pequenas empresas passaram a incorporar essas ações no seu dia-a-dia.

2 Ao se decidir pela implantação de um negócio sustentável, a empresa deve pesquisar o que é mais adequado para o seu tipo de negócio bem como estudar o que os seus concorrentes vêm adotando. Tal processo deve ser visto como um diferencial no mercado, fazendo com que as empresas que adotarem tais práticas tenham um diferencial competitivo. Da mesma forma, não se deve pensar na prática de determinadas políticas de uma só vez, ou seja, trata-se de um processo que deve se ajustado de acordo com a evolução da sociedade e com as necessidades da empresa e dos seus respectivos clientes. Ao contrário do que se imagina a implantação de práticas sustentáveis não implica em elevados investimentos, podendo até mesmo resultar em uma possível redução de custos, como ocorre, por exemplo, em ações que visem a economia de energia na loja. Com poucos recursos, um plano bem sucedido parte da idéia de que pequenos gestos podem fazer toda a diferença. Assim, é preciso que toda a empresa esteja envolvida neste processo. Os colaboradores têm que entender o por quê do plano, os seus objetivos e saber disseminar isso para os seus clientes. Para análise das principais ações implantadas pelas empresas, é preciso entender os pilares que envolvem as ações de sustentabilidade. São eles: econômico, social e ambiental. Sob o ponto de vista econômico, é possível destacar a situação financeira do empreendimento, fazendo com que as margens de lucro permitam um constante reinvestimento e melhorias no processo produtivo, reduzindo perdas e diminuindo custos da empresa. No que diz respeito ao aspecto social, nota-se que os empresários devem assumir a responsabilidade social, oferecendo suporte ao atendimento a comunidade na região em que está localizada, por exemplo. A participação em projetos sociais da comunidade é de extrema importância para essas práticas. Trata-se de uma das formas mais eficazes de alcançar um retorno da política adotada. Por fim, no aspecto ambiental, nota-se uma crescente preocupação das empresas no que diz respeito à utilização de tecnologias consideradas limpas, que visam à utilização sustentável dos recursos naturais, ao cumprimento da legislação ambiental e os produtos ditos como ecologicamente corretos. Assim, o controle a gestão de gases causadores do efeito estufa, o uso racional de recursos renováveis, a preservação de florestas, enfim, tudo que visa a redução dos impactos ambientais são algumas das abordagens.

3 2. AS PRINCIPAIS POLÍTICAS SUSTENTÁVEIS ADOTADAS PELAS EMPRESAS O leque de ações sustentáveis é amplo, ou seja, existem inúmeras atitudes que as empresas podem tomar com vistas a sustentabilidade, utilizando-se dos recursos de forma mais racional e econômica possível. Mas antes de implantar qualquer ação é importante que a empresa faça uma avaliação do impacto do seu negócio no meio ambiente, seja na construção ou operação de uma loja. Isso é importante para que se possa ajustar e/ou adotar medidas capazes de eliminar, por exemplo, determinada emissão de gases poluentes ou ainda determinado ruído. O empresário pode incentivar os seus consumidores a comprar produtos sustentáveis bem como orientá-los a descartá-los de forma adequada. Assim, a fim de dar o primeiro passo no projeto, a empresa pode começar com ações de coleta pós consumo e/ou reciclagem, dando, inclusive, oportunidade para que os fornecedores desses serviços na região (na retirada dos produtos). Da mesma forma, com a modernização tecnológica, a criação de postos de coleta de lixo eletrônico passa a ser outra ação sustentável e bastante simpática perante os consumidores. Além do volume, os produtos eletrônicos contêm materiais tóxicos, que se forem descartados de maneira incorreta, podem contaminar o meio ambiente e a população de uma forma geral. Na maioria das vezes, sobretudo no que diz respeito ao pequeno negócio, a adoção de políticas de sustentabilidade empresarial é direcionada à solução de problemas sociais da comunidade em que está inserido ou dos envolvidos na cadeia produtiva, como por exemplo, a criação de um centro de saúde, o uso de mão-de-obra local, investimento em qualificação de trabalhadores, distribuição de remédios gratuitos, dentre outros. Assim, mesmo agindo localmente, os empreendedores sociais têm a capacidade de estimular a adoção de projetos de erradicação do analfabetismo, universalização da saúde, dentre outros, por outros empreendedores, cumprindo o seu papel social. Outra prática bastante adotada diz respeito ao uso racional de energia elétrica. O desligamento de equipamentos eletrônicos, por exemplo, no momento em que não se está utilizando ou ainda a troca de lâmpadas comuns pelas econômicas, que além de terem vida útil maior são mais econômicas, são opções que além de contribuir para o meio ambiente visam reduzir os custos da empresa. A utilização de embalagens recicláveis ou retornáveis, tais como a substituição de sacolas plásticas em mercearias ou mercadinhos por modelos reutilizáveis também é outra prática e com baixo custo. Vale destacar que uma sacola plástica demora em média 100 anos para se decompor.

4 Vale destacar, no que diz respeito ao consumidor, que até mesmo a orientação sobre o uso consciente do crédito é uma medida considerada sustentável. No caso dos veículos das empresas também é possível ter-se uma redução de custos (tanto do uso como dos combustíveis), fazendo um planejamento prévio do roteiro. Para isso, é preciso que a empresa faça um planejamento logístico, pensando, inclusive, no prazo de entrega dos produtos para os seus consumidores. Na empresa, a substituição de alguns materiais duráveis por descartáveis e recicláveis é uma boa prática de sustentabilidade bem como contribui para a redução de custos. Exemplo clássico é a reutilização de papel de impressão ou ainda a utilização de papel reciclável. Sobre os recursos humanos da empresa, ou seja, os seus colaboradores, a empresa pode adotar políticas para tratar melhor os seus colaboradores, de forma mais ética, oferecendo incentivos para que se mantenham estimulados, inclusive, a colaborar com as políticas de sustentabilidade da empresa. Além da economia que tais práticas podem propiciar para os pequenos negócios, sua adoção e divulgação poderá ser um diferencial junto à presença de consumidores com consciência ambiental. Existem consumidores que adquirem produtos somente em locais que adotam práticas sustentáveis. CONCLUSÃO A implantação de um programa de práticas sustentáveis pelos pequenos negócios deve ser encarada para o além da preservação do meio ambiente, mas como uma estratégia de negócio. Apesar da maior conscientização das pessoas para o uso consciente dos recursos, a mudança de cultura ainda é um grande desafio enfrentado pelas empresas, e por isso, a empresa deve contar com profissionais qualificados e capazes de mostrar a importância de se usar os recursos de forma adequada e racional. A tendência é de que apesar da sustentabilidade pregar que é preciso consumir apenas o necessário, certos abusos já vêm ficando caros para a população de uma forma geral. A legislação, por exemplo, vem sendo cada vez mais precisa neste aspecto, e o exemplo claro disso, é a cobrança da taxa de lixo bem como a instalação de medidores individuais de água em prédios. A adoção de políticas governamentais para o incentivo a aquisição de produtos que gastem menos energia e que são menos poluentes deve sempre ser apoiada e exigida pela população. O exemplo recente foi a redução do IPI para a compra de eletrodomésticos mais eficientes. Enfim, é preciso que todos estejam engajados na adoção de práticas consideradas sustentáveis, uma vez que se assim não for feito, os recursos ficarem cada vez mais escassos.

5 Kelly Carvalho Assessoria Técnica 16/11/2011

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA A Socioambiental (PRSA) substitui a Política Corporativa pela Sustentabilidade (2011), e incorpora a contribuição das partes interessadas

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC)

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC) RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC) Caroline Pinto Guedes Ferreira ANTECEDENTES Revolução industrial Processo rápido r e intenso de urbanização Uso intenso e indiscriminado dos recursos naturais

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA LOJAS RENNER E SUAS CONTROLADAS

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA LOJAS RENNER E SUAS CONTROLADAS POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA LOJAS RENNER E SUAS CONTROLADAS 1 INTRODUÇÃO A Lojas Renner acredita que para alcançar a sua meta de ser a maior e melhor loja de departamentos das Américas precisa ir além

Leia mais

CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO

CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO RIO 92 CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO O QUE É SUSTENTABILIDADE? TRATA-SE DE UM NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO, QUE BUSCA COMPATIBILIZAR O ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL MÓDULO 12

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL MÓDULO 12 ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL MÓDULO 12 Índice 1. Códigos de Ética Profissional e Empresarial - Continuação..3 1.1. A Responsabilidade Social... 3 1.2. O Direito Autoral... 4 2 1. CÓDIGOS DE ÉTICA PROFISSIONAL

Leia mais

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Bruno da Costa Feitosa bcfeitosa@gmail.com Resumo Este documento apresenta o planejamento estratégico de uma pequena empresa do ramo

Leia mais

SOBRE A EQUIPE. SOBRE A I9Gestão

SOBRE A EQUIPE. SOBRE A I9Gestão SOBRE A EQUIPE A equipe da I9Gestão é formada por consultores experientes, altamente qualificados e apaixonados pelo que fazem. SOBRE A I9Gestão A I9Gestão Consultoria & Treinamento é especializada na

Leia mais

SACOS PARA SUPERMERCADOS Case: Casa Fiesta

SACOS PARA SUPERMERCADOS Case: Casa Fiesta SACOS PARA SUPERMERCADOS Case: Casa Fiesta Clóvis de Albuquerque Filho Diretor Unidade de Negócios Embalagens Grupo Ecoverdi 29/set/2009 Embalagens Entrada ( Insumos ) Embalagens Saída Check Out ( Produtos

Leia mais

EMPREENDEDORISMO FEMININO

EMPREENDEDORISMO FEMININO EMPREENDEDORISMO FEMININO Março 2013 0 APRESENTAÇÃO As mulheres representam 51% da população brasileira e em Minas Gerais já são aproximadamente 10 milhões. A participação do empreendedorismo feminino

Leia mais

Unilever Brasil Sustentabilidade Cada Gesto Conta

Unilever Brasil Sustentabilidade Cada Gesto Conta Unilever Brasil Sustentabilidade Cada Gesto Conta 06/12/2011 Nossa visão Trabalhamos para criar um futuro melhor todos os dias. Ajudamos as pessoas a se sentirem bem, bonitas e a aproveitarem mais a vida

Leia mais

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto Perspectiva do CICLO DE VIDA do produto A SABARÁ QUÍMICOS E INGREDIENTES faz parte do GRUPO SABARÁ, que com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação

Leia mais

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 O plano de marketing busca orientar o processo decisório de mercado de uma empresa. Deve identificar as oportunidades

Leia mais

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Página 1 de 6 Índice Resumo: Estabelece os princípios para o desenvolvimento sustentável das atividades da empresa.. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. Desenvolvimento Sustentável 3.2. Responsabilidade

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR 1 APRESENTAÇÃO O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná - Sebrae/PR, tem como missão Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos

Leia mais

Manual de Conduta Ambiental. Elaborado pelo Comitê Ambiental da Tramontina, para alinhar a conduta da Gestão Ambiental das unidades da empresa.

Manual de Conduta Ambiental. Elaborado pelo Comitê Ambiental da Tramontina, para alinhar a conduta da Gestão Ambiental das unidades da empresa. Manual de Conduta Ambiental Elaborado pelo Comitê Ambiental da Tramontina, para alinhar a conduta da Gestão Ambiental das unidades da empresa. A responsabilidade socioambiental é um dos valores que marcam

Leia mais

SOBRE A PROJECTS EVOLUTION

SOBRE A PROJECTS EVOLUTION PROJECTS EVOLUTION 2 SOBRE A PROJECTS EVOLUTION Empresa fundada em 2009 tem o compromisso de trazer solução através de serviços e produtos de qualidade, produzidos com tecnologia adequada, metodologia

Leia mais

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Hotelaria

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Hotelaria Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Hotelaria D www.ecolmeia.org.br 1 A, fundada em 2006, é formada por um grupo de profissionais de diferentes áreas que agregaram

Leia mais

Auxiliar empresários dos mais variados segmentos a encontrar soluções para gerir seus negócios nas áreas administrativa, financeira e de custos.

Auxiliar empresários dos mais variados segmentos a encontrar soluções para gerir seus negócios nas áreas administrativa, financeira e de custos. NOSSO OBJETIVO Auxiliar empresários dos mais variados segmentos a encontrar soluções para gerir seus negócios nas áreas administrativa, financeira e de custos. CONSULTORIA EMPRESARIAL Assessoria Quando

Leia mais

QUER VENDER POR QUANTO?

QUER VENDER POR QUANTO? QUER VENDER POR QUANTO? Guia para definição de preços e sobre como realizar promoções. 1 QUER VENDER POR QUANTO? Guia para definição de preços e sobre como realizar promoções. 3 ÍNDICE Introdução 5 Capítulo

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental - (PRSA) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA).

Política de Responsabilidade Socioambiental - (PRSA) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA). Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA). Versão 2.0 Fevereiro/2016 1 Histórico de Alterações Versão Data Responsável Alterações/Observações 1.0 Julho/15 2.0 Fevereiro/16 Jeniffer Caroline Rugik

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Fundamentos da microeconomia Introdução à Microeconomia Capítulo II Microeconomia: é o ramo da economia que trata do comportamento das unidades econômicas individuais (consumidores, empresas, trabalhadores

Leia mais

ANEXO E: Análise de Risco e Providências Pertinentes - Conferência inicial

ANEXO E: Análise de Risco e Providências Pertinentes - Conferência inicial ANEXO E: Análise de Risco e Providências Pertinentes - Conferência inicial Credenciais dos patrocinadores Análise de risco do país Credibilidade do estudo de viabilidade e plano de negócios (incluindo

Leia mais

REQUISITOS PARA PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS AMBIENTALMENTE CORRETOS

REQUISITOS PARA PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS AMBIENTALMENTE CORRETOS REQUISITOS PARA PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS AMBIENTALMENTE CORRETOS Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer CTI Campinas SP - Brasil Modelo industrial

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Declaração Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e das

Leia mais

Oportunidade de Negócio:PRODUÇÃO DE FIBRAS DE COCO

Oportunidade de Negócio:PRODUÇÃO DE FIBRAS DE COCO Oportunidade de Negócio:PRODUÇÃO DE FIBRAS DE COCO Maio/2007 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO FICHA BÁSICA SEGMENTO: Agronegócio Indústria de Transformação (Processamento de casca de coco) DESCRIÇÃO: Fabricação

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI 1.1. A PREVI, para o cumprimento adequado de sua missão administrar planos de benefícios, com gerenciamento eficaz dos recursos aportados, buscando melhores soluções para assegurar os benefícios previdenciários,

Leia mais

Para a Unimed, sustentabilidade significa o equilíbrio entre SAÚDE AMBIENTAL, SAÚDE SOCIAL e SAÚDE ECONÔMICA.

Para a Unimed, sustentabilidade significa o equilíbrio entre SAÚDE AMBIENTAL, SAÚDE SOCIAL e SAÚDE ECONÔMICA. SUSTENTABILIDADE Para a Unimed, sustentabilidade significa o equilíbrio entre SAÚDE AMBIENTAL, SAÚDE SOCIAL e SAÚDE ECONÔMICA. Na busca deste equilíbrio, propõe-se a reduzir resíduos e emissões, estimular

Leia mais

DECLARAÇÃO DE JUNDIAÍ Os Novos Desafios da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

DECLARAÇÃO DE JUNDIAÍ Os Novos Desafios da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos DECLARAÇÃO DE JUNDIAÍ Os Novos Desafios da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Os membros da sociedade civil regional, prefeituras, empresas e especialistas participantes dos debates e palestras ocorridos

Leia mais

PROEN Pró-Reitoria de Ensino SIBIUN Sistema Integrado de Bibliotecas da UNIVALI

PROEN Pró-Reitoria de Ensino SIBIUN Sistema Integrado de Bibliotecas da UNIVALI PROEN Pró-Reitoria de Ensino SIBIUN Sistema Integrado de Bibliotecas da UNIVALI GERÊNCIA DE BIBLIOTECAS Allan Roberto de Almeida Cristiani Regina Andretti Edina Maria Calegaro Rodrigo Pereira de Barros

Leia mais

Hortaliças Minimamente Processadas

Hortaliças Minimamente Processadas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Hortaliças Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Iniciando um Pequeno Grande Negócio

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL NO IFRN: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO

GESTÃO AMBIENTAL NO IFRN: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO GESTÃO AMBIENTAL NO IFRN: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO PROJETO CAMPUS VERDE INTRODUÇÃO Atualmente a questão ambiental tem sido constantemente discutida em virtude do aumento da degradação do meio ambiente e

Leia mais

gestão de resíduos? Vamos falar sobre

gestão de resíduos? Vamos falar sobre Vamos falar sobre gestão de resíduos? A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando rápido para a extinção de alguns recursos naturais

Leia mais

O QUE É FRANQUIA? Na essência, o Franchising consiste em replicar, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio.

O QUE É FRANQUIA? Na essência, o Franchising consiste em replicar, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio. 1 O QUE É FRANQUIA? Na essência, o Franchising consiste em replicar, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio. 2 VÁRIOS NEGÓCIOS SE UTILIZAM DO FRANCHISING 3 EVOLUÇÃO DO FRANCHISING

Leia mais

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Mantenedora da Escola Especial Renascer de Lucas do Rio Verde MT CNPJ: 00.066.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Mantenedora da Escola Especial Renascer de Lucas do Rio Verde MT CNPJ: 00.066. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Mantenedora da Escola Especial Renascer de Lucas do Rio Verde MT CNPJ: 00.066.207/0001-69 CNAS : 440006.000.846/98 51 CEBAS : 44006.000794/2003-88 D. O. 25.06.04

Leia mais

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso Reciclagem de Materiais Plásticos

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso Reciclagem de Materiais Plásticos Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso Reciclagem de Materiais Plásticos Raquel Vieira dos Santos Curso de Ciências Biológicas Belo Horizonte MG 2010 Raquel Vieira dos Santos Projeto de Trabalho de

Leia mais

Estocolmo / Suécia (1972)

Estocolmo / Suécia (1972) 1ª CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE Estocolmo / Suécia (1972) COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO ONU (1987) RELATÓRIO NOSSO FUTURO COMUM DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO

Leia mais

Contabilidade Ambiental. Ferramenta para Sustentabilidade Socioambiental das Organizações.

Contabilidade Ambiental. Ferramenta para Sustentabilidade Socioambiental das Organizações. Contabilidade Ambiental Ferramenta para Sustentabilidade Socioambiental das Organizações. Contabilidade A contabilidade, é uma das ciências mais antigas do mundo, nasceu com a intenção de quantificar o

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM O MARKETING SOCIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM O MARKETING SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM O MARKETING SOCIAL RESUMO Alexandre Gaklik 1 Denise Felber 2 Cristina Turcato 3 Morgana dos Santos Almeida 4 Ivete Patias 5 O presente artigo tem como objetivo

Leia mais

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72. Política de Responsabilidade Social

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72. Política de Responsabilidade Social Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72 Política de Responsabilidade Social Dezembro de 2011 1 PREÂMBULO O IPSPMP-PIRAPREV, sendo uma

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental Sulcredi São Miguel

Política de Responsabilidade Socioambiental Sulcredi São Miguel Política de Responsabilidade Socioambiental Sulcredi São Miguel SÃO MIGUEL DO OESTE, JUNHO DE 2015. POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL SULCREDI SÃO MIGUEL 1 ABRANGÊNCIA Esta política orienta o

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. Edilimp Uma história de sucesso!

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. Edilimp Uma história de sucesso! APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Edilimp Uma história de sucesso! Empresa brasileira, localizada em Arcoverde, desde 1996, a EDILIMP atua no mercado oferecendo soluções inovadoras em produtos de limpeza. Com

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA B3

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA B3 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 26/07/2019 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVOS... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 PRINCÍPIOS... 4 5 A POLÍTICA... 4 6 GOVERNANÇA DA SUSTENTABILIDADE...

Leia mais

Projeto Sei - Sebrae para Microempreendedor Individual (Gratuito)

Projeto Sei - Sebrae para Microempreendedor Individual (Gratuito) Projeto Sei - Sebrae para Microempreendedor Individual (Gratuito) Sei Comprar Identificar os elementos que envolvem o processo de compras planejadas para assegurar os melhores resultados no negócio, selecionando,

Leia mais

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado.

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. Neste e-book você vai encontrar: - Barreiras do mercado - O que são redes associativistas?

Leia mais

A PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens

A PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens A PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens Jacques Demajorovic Professor Programa de Pós-Graduação em Administração/FEI EPR no ciclo de vida de um produto (MASSOTE, 2014) Evolução da destinação dos resíduos

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Normativo Interno Nº Páginas 12 (Doze) Caráter Data da Aprovação Promotor: Aprovado por: Política de Responsabilidade Socioambiental 30/09/2.015 Departamento

Leia mais

COMÉRCIO JUSTO: Princípios e prática. Oficina do Grupo Geração de Trabalho e Renda

COMÉRCIO JUSTO: Princípios e prática. Oficina do Grupo Geração de Trabalho e Renda Oficina do Grupo Geração de Trabalho e Renda Setembro 2010 O que é O Comércio Justo busca o desenvolvimento sustentável, especialmente de comunidades empobrecidas, e abre oportunidades para que pequenos

Leia mais

VAREJO E CONSUMO SUSTENTÁVEL. GVcev Maio/2009

VAREJO E CONSUMO SUSTENTÁVEL. GVcev Maio/2009 VAREJO E CONSUMO SUSTENTÁVEL Roberta Cardoso GVcev Maio/2009 Promove a prática da Responsabilidade Social: Prêmio de Responsabilidade Social no Varejo Cursos de Capacitação em Responsabilidade Social

Leia mais

COMUNICAR SUSTENTABILIDADE O NOVO DESAFIO DAS EMPRESAS GLOBAIS. Entrevista: Ligia Camargo. Gerente de sustentabilidade.

COMUNICAR SUSTENTABILIDADE O NOVO DESAFIO DAS EMPRESAS GLOBAIS. Entrevista: Ligia Camargo. Gerente de sustentabilidade. Entrevista: Ligia Camargo Gerente de sustentabilidade da UNILEVER COMUNICAR SUSTENTABILIDADE Falar de conceitos complexos como sustentabilidade e associar essa tendência ao universo do consumo é o desafio

Leia mais

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental Política de Responsabilidade Sócio Ambiental Sumário 1. FINALIDADE:... 4 2. ABRANGÊNCIA:... 4 3. DIVULAGAÇÃO... 4 4. IMPLEMENTAÇÃO... 4 5. SUSTENTABILIDADEE EM NOSSAS ATIVIDADES... 4 6. PLANOS DE AÇÕES...

Leia mais

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1 Desafios tributários para o crescimento sustentável Page 1 Estratégias de crescimento orgânico e inorgânico / A otimização do footprint das empresas via tributos Page 2 Planejamento Tributário Preventivo:

Leia mais

MANIFESTO DO DESIGN NA ECONOMIA CIRCULAR

MANIFESTO DO DESIGN NA ECONOMIA CIRCULAR MANIFESTO DO DESIGN NA ECONOMIA CIRCULAR Influenciando o redesign do design Beatriz Luz, Karen Cesar e Rodrigo Bautista 4 Setembro de 2016 Por que Economia Circular? Creating a business model that makes

Leia mais

do OTB na gestão de compras

do OTB na gestão de compras E-book Desvendando os mistérios do OTB na gestão de compras 1 índice Introdução.. 3 Você vende o que compra, ou compra o que vende?.... 4 Mas, como fazer um bom planejamento?.... 6 Pessoas.. 9 Processos.

Leia mais

DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade. CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a.

DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade. CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a. DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a. P + L O resíduo é inerente ao processo? NÃO, ele é um indicativo da ineficiência A identificação e análise do resíduo dão início

Leia mais

APRESENTAÇÃO LOCAL PARA O TÍTULO

APRESENTAÇÃO LOCAL PARA O TÍTULO 02 APRESENTAÇÃO O Sustentável 2010 é um ciclo de encontros nos quais a sustentabilidade será discutida em seus diversos níveis: dilemas globais, a sociedade e seus desafios socioambientais, as questões

Leia mais

Não importa o que você decida

Não importa o que você decida Não importa o que você decida vender ou fazer, todo negócio é sobre pessoas. O nível e a qualidade do seu relacionamento interpessoal determinará os resultados do seu negócio. Arrisco dizer que o valor

Leia mais

PRINCÍPIOS E NORMAS DE CONDUTA EMPRESARIAL NA RELAÇÃO DE FURNAS COM SEUS FORNECEDORES

PRINCÍPIOS E NORMAS DE CONDUTA EMPRESARIAL NA RELAÇÃO DE FURNAS COM SEUS FORNECEDORES PRINCÍPIOS E NORMAS DE CONDUTA EMPRESARIAL NA RELAÇÃO DE FURNAS COM SEUS FORNECEDORES Este documento se aplica às empresas com as quais FURNAS mantém relações comerciais, que devem adotar postura ética

Leia mais

Leite de Cabra e Derivados

Leite de Cabra e Derivados 0 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Caprinos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Iniciando um Pequeno Grande Negócio

Leia mais

Macroeconomia. Diagrama do Fluxo Circular. Entendendo a Economia. Renda e Gastos de Uma Economia. Métodos Para Contar a Economia

Macroeconomia. Diagrama do Fluxo Circular. Entendendo a Economia. Renda e Gastos de Uma Economia. Métodos Para Contar a Economia 22. Medindo a Renda de Uma Nação Macroeconomia Macro: Estudo da economia como um todo. Tem como objetivo explicar as mudanças econômicas que afetam indivíduos, firmas e os mercados. Micro: É o estudo de

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA AMBIENTE ECONÔMICO

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA AMBIENTE ECONÔMICO PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA AMBIENTE ECONÔMICO OBJETIVO: Outubro/2010 Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito do atual ambiente econômico sobre o desempenho das s industriais paulistas.

Leia mais

A LO L GÍS Í T S I T C I A R EV E E V R E SA

A LO L GÍS Í T S I T C I A R EV E E V R E SA A LOGÍSTICA REVERSA NOS DIAS ATUAIS 21/11/2016 APRESENTAÇÃO Quais são os motivos que tornam a logística reversa um assunto tão relevante nos dias atuais? - a redução do ciclo de vida mercadológica dos

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 11/08/2017 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVOS... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 PRINCÍPIOS... 3 5 A POLÍTICA... 4 6 GOVERNANÇA DA SUSTENTABILIDADE... 5 7 RESPONSABILIDADES... 6 8 DISPOSIÇÕES

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO CARTA DE COMPROMETIMENTO O Grupo Cataratas acredita no efeito transformador que o ecoturismo pode ter na criação de experiências de sensibilização e conscientização em torno da causa do desenvolvimento

Leia mais

4º Período Ciências Contábeis Aulas 05 e 06 18.02.2014 Semana 3. Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental

4º Período Ciências Contábeis Aulas 05 e 06 18.02.2014 Semana 3. Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 4º Período Ciências Contábeis Aulas 05 e 06 18.02.2014 Semana 3 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1 AS QUATRO DIMENSÕES DA RSE Empresa cidadã Fazer o certo e evitar danos Obedecer as leis

Leia mais

L o g ís tic a re ve rs a e C a de ia de va lo r. L og ís tic a E m pre s a ria l

L o g ís tic a re ve rs a e C a de ia de va lo r. L og ís tic a E m pre s a ria l L o g ís tic a re ve rs a e C a de ia de va lo r L og ís tic a E m pre s a ria l P a rte I L o g ís tic a re ve rs a L og ís tic a E m pre s a ria l De finiç ã o A logística reversa, pode ser entendida

Leia mais

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Foco da Palestra Orientar e esclarecer os conceitos de Lucratividade e a importância para existência e sucesso das empresas. Proporcionar aos participantes

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável no Varejo

Desenvolvimento Sustentável no Varejo Desenvolvimento Sustentável no Varejo Daniela de Fiori Outubro de 2006 Desenvolvimento Sustentável As três dimensões Objetivos Econômicos Crescimento Valor para acionistas Eficiência Inovação Objetivos

Leia mais

Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre

Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre 2015 Introdução O Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios

Leia mais

INTRODUÇÃO... 3 OBJETIVOS...

INTRODUÇÃO... 3 OBJETIVOS... Nome do Curso: Engenharia de Produção e Pedagogia - Noturno Alunos: Lucas Américo Carneiro Teles Igor Fernandes de Magalhães Cesar Ribeiro Siqueira Leticia Natyelle Louzeiro Professor: André Silva Produção

Leia mais

Compras Públicas Sustentáveis

Compras Públicas Sustentáveis Compras Públicas Sustentáveis Eixo Licitações Sustentáveis da A3P Responsabilidade Socioambiental 1960 - Movimentos pela Responsabilidade Social (EUA) 1972 -Singer publica o primeiro balanço social do

Leia mais

Introdução. Custos e precificação. Ponto de equilíbrio. Projeções de faturamento e lucro. O fluxo de caixa. A necessidade de procurar um especialista

Introdução. Custos e precificação. Ponto de equilíbrio. Projeções de faturamento e lucro. O fluxo de caixa. A necessidade de procurar um especialista Introdução Custos e precificação Ponto de equilíbrio Projeções de faturamento e lucro O fluxo de caixa A necessidade de procurar um especialista A JRS Consultoria Com o intuito de auxiliar micro e pequenas

Leia mais

Arranjo Produtivo Local de Água Mineral do Rio Grande do norte

Arranjo Produtivo Local de Água Mineral do Rio Grande do norte Chamada: 1ª Chamada Edição: 2016-2019 Estado: Rio Grande do Norte Setor: Água Mineral Arranjo Produtivo Local de Água Mineral do Rio Grande do norte Início: 30/11/2016 Termino: 29/05/2018 Número do Projeto:

Leia mais

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A Junho /2010 PI.034.00000001 Rev. A SUMÁRIO 1. SUSTENTABILIDADE : ESSÊNCIA DA CAB AMBIENTAL 2. MISSÃO 3.VISÃO 4. OBEJTIVO 5. SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA 6. COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CHAVES PARA O SUCESSO

Leia mais

Estratégias de coordenação da cadeia produtiva para superar os desafios da ovinocultura e da caprinocultura no Brasil

Estratégias de coordenação da cadeia produtiva para superar os desafios da ovinocultura e da caprinocultura no Brasil Estratégias de coordenação da cadeia produtiva para superar os desafios da ovinocultura e da caprinocultura no Brasil Juan Diego Ferelli de Souza Pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos Desafios da Ovinocultura

Leia mais

Copyright - IS Intelligent Software

Copyright - IS Intelligent Software O processo de compras do século passado... Sua empresa ainda compra assim... De posse de uma lista de compras, gerada ou não por um software de gestão empresarial, o comprador inicia o processo de cotação

Leia mais

Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos

Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Cláudia Lins Consultora Ambiental Foi instituída pela Lei 12.305/10 e regulamentada pelo Decreto 7.404/10 A PNRS fixou obrigações para União, Estados e

Leia mais

Esta política abrange a todos os departamentos da Instituição.

Esta política abrange a todos os departamentos da Instituição. I. OBJETIVO Esta Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), tem como objetivo estabelecer os princípios e as diretrizes compatíveis com a natureza e complexidade das atividades e produtos da Instituição,

Leia mais

Recursos Humanos para Inovação

Recursos Humanos para Inovação Recursos Humanos para Inovação Resumo Executivo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Recursos Humanos para Inovação Resumo Executivo Brasília, DF Outubro, 2007 Centro

Leia mais

SacoLona e Uniformas

SacoLona e Uniformas SacoLona e Uniformas Junho/2014 Justificativa As concessionárias de rodovias utilizam uma grande quantidade de lonas para comunicação com os usuários das estradas e também com a as comunidades onde estão

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EVOLUÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: LOGÍSTICA REVERSA

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EVOLUÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: LOGÍSTICA REVERSA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EVOLUÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: LOGÍSTICA REVERSA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer a definição de Logística Reversa Conhecer os principais canais de

Leia mais

A Pegada de Carbono do Vinho Alentejano:

A Pegada de Carbono do Vinho Alentejano: : Exemplo de valorização da sustentabilidade Colóquio A Sustentabilidade do setor vitivínicola: Que desafios? @ Lisboa Instituto da Vinha e do Vinho 31-01-2012 bcaldeira@consulai.com TEMAS A ABORDAR ENQUADRAMENTO

Leia mais

Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para a ação do Profissional de Secretariado. Wagner Brunini 29/10/2011

Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para a ação do Profissional de Secretariado. Wagner Brunini 29/10/2011 Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para a ação do Profissional de Secretariado Wagner Brunini 29/10/2011 Definição Sustentabilidade é uma atitude estratégica para gerenciar os negócios junto aos

Leia mais

Sustentabilidade. Quanto vale? Chris Laszlo, PhD

Sustentabilidade. Quanto vale? Chris Laszlo, PhD Sustentabilidade Quanto vale? Chris Laszlo, PhD Co fundador da Sustainable Value Partners. Autor do livro Sustainable Value (Stanford University Press, 2008) Segurança? Tem uma árvore no meu escritório

Leia mais

Como aliar sustentabilidade e tecnologia. Como aliar sustentabilidade e tecnologiav facebook.com/bigideiatv

Como aliar sustentabilidade e tecnologia. Como aliar sustentabilidade e tecnologiav facebook.com/bigideiatv Como aliar sustentabilidade e tecnologia 1 Índice 3 Introdução 8 Inspire-se em outras empresas 4 Avalie seus processos 9 Elimine excessos e desperdícios 5 Busque novas soluções 10 Conclusão 6 Pesquise

Leia mais

? PERGUNTAS & RESPOSTAS SACOLAS PLÁSTICAS.

? PERGUNTAS & RESPOSTAS SACOLAS PLÁSTICAS. ? PERGUNTAS & RESPOSTAS SACOLAS PLÁSTICAS www.abiplast.org.br ? PERGUNTAS & RESPOSTAS SACOLAS PLÁSTICAS 2 ABIPLAST ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DO PLÁSTICO O PLÁSTICO FAZ PARTE DA VIDA CONTEMPORÂNEA,

Leia mais

O argumento a favor da eco-inovação. Considerações ambientais para decisões empresariais mais inteligentes

O argumento a favor da eco-inovação. Considerações ambientais para decisões empresariais mais inteligentes O argumento a favor da eco-inovação Considerações ambientais para decisões empresariais mais inteligentes Temos de pensar coletivamente na eco-inovação Com 53% dos decisores empresariais europeus a apontarem

Leia mais

2009-1 VESTIBULAR DE VERÃO PROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA. Porto Alegre, 14 de Julho de 2007. FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE 2006

2009-1 VESTIBULAR DE VERÃO PROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA. Porto Alegre, 14 de Julho de 2007. FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE 2006 Formação é Atitude! VESTIBULAR DE VERÃO 2009-1 PROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA PORTO ALEGRE, 13 DE DEZEMBRO DE 2008. Porto Alegre, 14 de Julho de 2007. FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE 2006 Concurso Vestibular

Leia mais

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO Renatto Marcello de Araujo Pinto Comitê Gestor da PNRSJT Comissão de Responsabilidade Socioambiental DILEMAS DO DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA)

Implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) 20 de julho de 2015 Ref: Resolução BC nº 4327/14 1. ABRANGÊNCIA Esta política orienta o comportamento da Tática S/A D.T.V.M., que pautado

Leia mais

Celso Foelkel Brasil

Celso Foelkel   Brasil Celso Foelkel www.celso-foelkel.com.br Brasil Oportunidades para a Rotulagem Ambiental Setor de Papel & Celulose Sustentabilidade Sustentabilidade Visão Antropocêntrica Visão Dinâmica de Longo Prazo As

Leia mais

ROTEIRO EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E COMPETITIVIDADE DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES EFICIÊNCIA E DESPERDÍCIO PRODUTIVIDADE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE COMBINADAS

ROTEIRO EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E COMPETITIVIDADE DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES EFICIÊNCIA E DESPERDÍCIO PRODUTIVIDADE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE COMBINADAS FILIPE S. MARTINS ROTEIRO EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E COMPETITIVIDADE DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES EFICIÊNCIA E DESPERDÍCIO PRODUTIVIDADE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE COMBINADAS EFICÁCIA COMPETITIVIDADE DESEMPENHO

Leia mais

A humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra.

A humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Boletim nº 025 / AL 2010/11 Guararapes, 08 de Fevereiro de 2011 Consumo consciente A humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo

Leia mais

Contextualização Pesquisa Operacional - Unidade de Conteúdo II

Contextualização Pesquisa Operacional - Unidade de Conteúdo II Contextualização Pesquisa Operacional - Unidade de Conteúdo II O tópico contextualização visa vincular o conhecimento acerca do tema abordado, à sua origem e à sua aplicação. Você encontrará aqui as ideias

Leia mais

Minuta Circular Normativa

Minuta Circular Normativa Minuta Circular Normativa 1. INTRODUÇÃO 1.1. Objetivo a) Estabelecer princípios e diretrizes para orientar as ações de natureza socioambiental nos negócios da Desenbahia e no seu relacionamento com clientes

Leia mais