Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Mantenedora da Escola Especial Renascer de Lucas do Rio Verde MT CNPJ:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Mantenedora da Escola Especial Renascer de Lucas do Rio Verde MT CNPJ: 00.066."

Transcrição

1 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Mantenedora da Escola Especial Renascer de Lucas do Rio Verde MT CNPJ: / CNAS : /98 51 CEBAS : / D. O UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL: / UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL: UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL: 309/ 94 Lucas do Rio Verde-MT 2009

2 APRESENTAÇÃO O Projeto de Inclusão Digital foi elaborado para atender pessoas com necessidades especiais, que possuem o domínio básico de atividades de leitura e escrita. Essas podem ter concluído o Ensino Fundamental e/ou Médio como também estar frequentando as modalidades citadas, em escolas regulares. E, nessa Instituição de Ensino participam do projeto com o intuito de serem inseridos no mercado de trabalho. As ações propostas pelo projeto se desenvolvem de forma articulada, com metodologias diversas, envolvendo os ambientes de trabalho, possibilitando formas de qualificação profissional, o qual considera três etapas: Iniciação para o Trabalho; Qualificação para o Trabalho e Colocação no Trabalho. Na Iniciação par o Trabalho, Contempla-se as ações voltadas para a identificação das potencialidades dos educandos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à atividade laboral. Com a finalidade de propiciar oportunidades de vivências que desenvolvam habilidades e interesses dos alunos para o exercício das funções profissionais. A Qualificação par o Trabalho visa à qualificação do educando para o mundo do trabalho, considerando ou não, o nível de escolaridade do aluno. Realiza-se por meio de cursos da habilitação profissional de nível básico, na instituição ou em agências formadoras da comunidade e ainda por meio de treinamento profissional na instituição ou em ambientes reais de trabalho. Tanto os programas de iniciação para o trabalho qualificação profissional priorizam o desenvolvimento de habilidades e competências relativas ao pensar, ao fazer e ao agir, relacionadas aos conhecimentos, atitudes e práticas do trabalho. Ao implementar ou implantar os programas de profissionalização é indispensável considerar as expectativas do mercado, as potencialidades, aptidões, interesses e aspirações dos alunos. A Colocação no Trabalho consiste na inserção do educando em algum tipo de atividade laborativa, primordialmente competitiva, e sempre condizente com as condições físicas, aspirações pessoais e potencial do educando, além das possibilidades existentes na comunidade. Os programas de qualificação devem contribuir para a formação e prever ações que visem à colocação da pessoa com deficiência no mundo do trabalho.

3 JUSTIFICATIVA A formação profissional, nos tempos atuais assume grande importância devido às exigências profissionais. Preparar os alunos com necessidades educacionais especiais para o mercado de trabalho, tornou-se uma grande necessidade, pois a sociedade, embora de maneira ainda tímida, está aberta para acolher esses indivíduos. Considerando o momento presente, onde a inclusão social está em destaque e muitas empresas estão aderindo focos da legislação em vigência, o presente projeto propõe desenvolver as habilidades e competências na área da informática. Aprimorando competências na aplicação da aprendizagem, com relevância para a inclusão do aluno no mercado de trabalho, a partir de atividades computacionais, utilizando metodologias adaptadas às necessidades dos alunos. As empresas estipulam para a admissão de colaboradores, o domínio de algumas habilidades que são fundamentais, mesmo para as pessoas com necessidades especiais. No entanto, para treinar alunos para esse novo mercado é necessário a adoção de posturas inovadoras, tais como: Primeiro: Essa formação não significa a transmissão de informação nos moldes do ensino tradicional, mas a criação de ambientes de aprendizagem que possibilitem os alunos realizar atividades em um ambiente no qual possam entender o que fazem, participando ativamente do processo de geração do conhecimento. Segundo: A escola precisa ser vista como parte de uma cadeia produtiva e de valores na qual tanto escola como professores operam dentro dos mesmos padrões e níveis de formação para os alunos. Dessa forma o computador tem sido uma ferramenta de auxílio indispensável, tanto no processo de aprendizagem quanto na realização de atividades empresariais extremamente importantes.

4 INCLUSÃO DIGITAL OBJETIVO GERAL O objetivo geral deste projeto é qualificar profissionalmente pessoas com necessidades educacionais especiais, levando em conta as diferentes habilidades (problemas sensoriais, motores, cognitivos, neurológicos, lingüísticos, dentre outros), através do uso das tecnologias computacionais, permitindo a esses alunos participarem de forma efetiva em atividades profissionais, culturais, de lazer, obtendo uma boa resposta na interação e aprendizagem dos mesmos.

5 OBJETIVOS ESPECIFICOS Propiciar as condições necessárias para a qualificação profissional para o ingresso desses alunos no mercado de trabalho. Oferecer vivência em atividades práticas de informática no trabalho que revelarão as potencialidades e aptidões para inserção profissional da pessoa com deficiência. Estimular o aluno a pensar envolvendo conhecimentos gerais à prática de cidadania ativa. Propiciar momentos para o desenvolvimento de habilidades básicas voltada para a construção da cidadania, relacionando o saber fazer com o saber ser.

6 METODOLOGIA Através do presente projeto: Inclusão Digital, o professor realizar escolha de programas que atendam as diferenças individuais de seus alunos, orientando-os para que os mesmos possam desenvolver estratégias de aprendizagem que lhes serão úteis no diaa-dia. O aluno receberá orientações individuais, as quais buscam o desenvolvimento da autonomia, potencialidades sensoriais e cognitivas, além de respeitar as limitações e habilidades dos alunos, explorando diferentes leituras e exercícios práticos. Em princípio serão trabalhadas habilidades para desenvolver a iniciativa e autonomia, através de programas básicos que lhes oferecerão conhecimentos primordiais sobre a informática proporcionando maior segurança para tomar decisões. O computador será usado como instrumento de pesquisa e experimentação para o aprendiz.

7 CONTEÚDOS CONTEÚDOS 1º SEMESTRE Introdução ao Windows Apresentação da Área de Trabalho Usando os botões do Mouse Tipos de Menus Ajuda e Suporte Calculadora Bloco de Notas Janela Minimizar, Maximizar e Fechar Arrastar Janela Programas Tipos de Programas Salvar documentos/arquivos Imprimir Abrir Menu Executar Pesquisar Fazer Logon Painel de Controle Adicionar ou Remover Programas Data, Hora e Opções Regionais Impressoras e outros itens de Hardware Configuração do Teclado Propriedades do Vídeo Itens da Área de trabalho Meu computador Meus documentos Criar Pastas/ Excluir Arquivos e Pastas Lixeira Restaurar Arquivo Renomear Copiar/Colar Recortar/ Colar Recortar/colar Propriedades do Disco Rígido Paint Linha Retângulo, polígonos e Elipses Preencher com cor Restauração do sistema

8 CONTEÚDOS 2º SEMESTRE Iniciando o Word Criando um Novo Documento Salvando um Documento Saindo do Word Abrindo um Documento Movimentando o Cursor Selecionando uma Palavra Selecionado uma Linha Selecionando Todo o Texto Desfazendo Ações Barra de Ferramentas Formatar Fonte Formatando o Tamanho da Fonte Alinhando o Texto Alterando a Cor do texto Removendo a Cor do Texto Recuo e Espaçamento Inserido Espaços Inserindo Espaços Inserindo Figuras Redimensionando Figuras A Barra de Ferramentas Imagem Inserindo Wordart Apagando uma Imagem Correção Ortográfica Ignorando Erros Gramaticais Adicionando Palavras ao Dicionário Ortografia e Gramática Opções de Verificação Opções de AutoCorreção Formatar Maiúsculas/ Minúsculas Cabeçalho e Rodapé Visualizar a Impressão Inserindo Q uebra de Página Inserindo Quebra de Linha Inserindo Quebra de seção Exibindo a Barra de Desenho Caixa de Texto Barra de Rolagem Colunas Capitular Estilos Imprimir

9 AVALIAÇÃO Busca-se uma aprendizagem que atenda às necessidades individuais dos alunos e para tanto se observa a efetivação da auto-gestão do aprender. Os alunos devem ter criatividade, oferecer sugestões e enriquecer esta proposta com pesquisa e adquirir conhecimentos básicos de informática. A avaliação compõe-se de uma série de atividades específicas, teóricas e/ou práticas durante o ano letivo, demonstrando a aplicação dos conhecimentos adquiridos e das habilidades adquiridas durante as aulas.

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BATISTA, Cristina e outros. Educação profissional e colocação no trabalho: Uma nova proposta de trabalho junto à pessoa portadora de deficiência. Brasília: Federação Nacional das Apaes BRASIL. Decreto N 3.956, de 8 de outubro de Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra Pessoas Portadoras de Deficiência. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/Seesp, MINISTÉRIO da Educação e do Desporto. Educação profissional: Legislação Básica. 2.ed. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1998.

11

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA OS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA OS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA OS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL CRONOGRAMA CEFOSPE FEVEREIRO DATA DE REALIZAÇÃO NOME DO CURSO SALA INSTRUTOR HORÁRIO 21 a 24 APERFEIÇOAMENTO PARA MOTORISTAS

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD O que é? Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware. MS Windows XP O Microsoft Windows XP é uma família de sistemas

Leia mais

TIeducar. Educando com TI. Tecnologia da Informação a Serviço da Educação

TIeducar. Educando com TI. Tecnologia da Informação a Serviço da Educação Educando com TI Consultoria Suporte Técnico Tecnologia da Informação a Serviço da Educação Segurança e Gestão de Redes Apoio Pedagógico Parceria Projeto Repensando o Papel da Escola à Luz das Novas Tecnologias

Leia mais

408 - Windows XP Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

408 - Windows XP Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 408 - Windows XP Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows XP 1.1. O Ambiente de Trabalho... 11 1.1.1. A Barra de Tarefas...... 11 1.1.2. O Menu Iniciar... 11

Leia mais

PLANO DE CURSO. NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

PLANO DE CURSO. NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO PLANO DE CURSO NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 1. EMENTA Conceitos Básicos de Informática. Ferramentas de Edição de Texto no Microsoft Word. Formatação, Seções, Colunas,

Leia mais

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007.

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. PLANO DE AULA DATA: CARGA HORÁRIA: 2h PROFESSOR: Ivan de Jesus Ribeiro OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. METODOLOGIA DE ENSINO: Dialogada, Expositiva

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares.

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares. START - WORD Respostas dos Exercícios CAPÍ TULO 1 1. Complete as frases usando as palavras do quadro: JANELA TEXTOS TÍTULO ZOOM a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

William Braga. Rio de Janeiro.2007

William Braga. Rio de Janeiro.2007 I William Braga Rio de Janeiro.2007 IV Informática Elementar Windows Vista + Excel 2007 + Word 2007 MODOS DE VIZUALIZAÇÃO DE EXPLORER...24 FIXANDO O APRENDIZADO...26 4.ARQUIVOS E DIRETÓRIOS...27 REGRAS

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. EDITOR DE TEXTO... 3 1.1. WORDPAD...

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04)

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04) INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IPD / Digitação (04) Conceitos de Hardware e Software; Uso correto do Teclado; Ensinar a operar software de digitação. Windows Conceitos de sistema operacional;

Leia mais

Plano de Aula - Windows 10 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 10 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Windows 10 - cód. 6259 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 10 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Windows 10 Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução

Leia mais

Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 7181 - Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 1.1.O que há de Novo?...24 1.2.Edições do Windows 10...25 1.3.Ambiente da Área de Trabalho do Windows 10...26 1.3.1.Menu

Leia mais

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I MÉDIO PRAZO 1 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA OBJECTIVOS CONTEÚDOS DATA Conceitos Introdutórios Conhecer os conceitos básicos relacionados

Leia mais

Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6259 - Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 1.1. O que há de Novo......... 22 1.2. Edições do Windows 10...... 23 1.3. Ambiente da Área de Trabalho do Windows 10...... 24 1.3.1. Menu

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP

MICROSOFT WINDOWS XP MICROSOFT WINDOWS XP ÍNDICE CAPÍTULO 1 HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4097 - Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2010 1.1. Novidades do Excel 2010... 21 1.2. Abrir o Programa... 22 1.3. Janela do Excel

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft Microsoft é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações - Conjunto de slides

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré Atividade de Enriquecimento Curricular TIC Pré-Escolar Nenúfares Docente: Telma Sá Ano Letivo: 2015/2016 1 O saber é um processo, não é um produto. Jerome

Leia mais

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 5235 - Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão.........21 1.2. Tela de Bloqueio.........21 1.2.1. Personalizar a Tela de

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS 7 WINDOWS 7 WINDOWS 7

MICROSOFT WINDOWS 7 WINDOWS 7 WINDOWS 7 MICROSOFT WINDOWS 7 ÍNDICE CAPÍTULO 1 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR)

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR) INFORMÁTICA - Profª Lilian Pimenta - WORD 2003 CORREIOS 1 MICROSOFT WORD 2003 AS BARRAS DO WORD 2003 TÍTULO MENUS FERRAMENTAS PADRÃO FERRAMENTAS FORMATAÇÃO RÉGUA HORIZONTAL BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU

Leia mais

Publisher 2010 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Publisher 2010 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4312 - Publisher 2010 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Publisher 2010 1.1. Novidades da Versão...21 1.2. Iniciando o Microsoft Publisher 2010...22

Leia mais

Publisher 2013 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Publisher 2013 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5525 - Publisher 2013 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Publisher 2013 1.1. Novidades da Versão 2013...21 1.1.1. Interface Renovada...21 1.1.2. Conectividade...21

Leia mais

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula Plano de Aula - Publisher 2010 - cód.4312 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Publisher 2010 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Publisher 2010 Aula 3 Capítulo

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS WINDOWS 7 Área de Trabalho Desktop (Área de trabalho) Ícones Menu iniciar Barra de tarefas

Leia mais

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula Plano de Aula - Publisher 2013 - cód.5525 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Publisher 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Publisher 2013 Aula 3 Capítulo 2 - Documentos Aula

Leia mais

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula Plano de Aula - Draw 4.2. - cód. 5645-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Capítulo 2 - Documentos do

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

220 ATALHOS DE TECLADO DO EXCEL

220 ATALHOS DE TECLADO DO EXCEL 220 ATALHOS DE TECLADO DO EXCEL para aumentar sua produtividade Torne-se um expert no Excel! Desenvolvido por Marcos Rieper, fundador do Guia do Excel ÍNDICE ARQUIVO FAIXA DE OPÇÕES ARRASTAR E SOLTAR ATIVAR

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

WINDOWS XP Prof. Renato Mafra

WINDOWS XP Prof. Renato Mafra Na coluna da esquerda, fica a lista dos programas usados mais recentemente. Todos os programas - Nele você encontra os ícones de todos os programas instalados assim como as ferramentas de administração

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL N o 053/2010- PMPL (Regido pela Lei /2002 e pelo Decreto n.016/2005, Subsidiariamente, pela Lei 8.666/93).

PREGÃO PRESENCIAL N o 053/2010- PMPL (Regido pela Lei /2002 e pelo Decreto n.016/2005, Subsidiariamente, pela Lei 8.666/93). PREGÃO PRESENCIAL N o 053/2010- PMPL (Regido pela Lei 10.520/2002 e pelo Decreto n.016/2005, Subsidiariamente, pela Lei 8.666/93). ERRATA As empresas deverão serem estabelecidas na sede do município de

Leia mais

Windows Vista Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows Vista Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 2874 - Windows Vista Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows Vista 1.1. Windows Aero... 24 1.2. O Ambiente de Trabalho do Windows Vista...... 24 1.2.1. Área

Leia mais

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula Plano de Aula - Draw 3.4. - cód. 4688-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Draw Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Draw Aula 3 Capítulo 2 - Documentos 1. Introdução ao Draw...19

Leia mais

INFORMATICA BÁSICA. (Esse pacote é composto pelos cursos Windows Word PowerPoint Excel Básico Internet Digitação) Windows 10

INFORMATICA BÁSICA. (Esse pacote é composto pelos cursos Windows Word PowerPoint Excel Básico Internet Digitação) Windows 10 INFORMATICA BÁSICA (Esse pacote é composto pelos cursos Windows Word PowerPoint Excel Básico Internet Digitação) Windows 10 Objetivos: Habilitar o participante operar o sistema operacional Windows através

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

CURSO: Descrição do Curso

CURSO: Descrição do Curso INFORMÁTICA PACOTE 3. OFFICE Carga horária WINDOWS, WORD, EXCEL E POWERPOINT NIVEL INTERMÉDIO Destinatários CURSO: Objectivos do Curso O presente curso tem como objectivos dotar os formandos de conhecimentos

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP)

7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP) 7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP) 7.1 ÍCONES Representação gráfica de um arquivo, pasta ou programa. Você pode adicionar ícones na área de trabalho, assim como pode excluir. Alguns ícones são padrões do Windows:

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2016 - cód. 6268 16 Horas/Aula 1. Introdução...19 1.1. Novidades da Versão 2016...21 1.1.1. Diga-me o que Você Deseja

Leia mais

WINDOWS. O que é o Windows?

WINDOWS. O que é o Windows? WINDOWS O que é o Windows? O que é um sistema operacional? É o primeiro sistema que você entra em contato ao ligar o seu computador, seu tablet ou smartphone. O sistema operacional é responsável por controlar

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto Sistema Operacional Windows XP 1 Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse 4. A Área de Trabalho 5. O Menu Iniciar 6. Painel de Controle 7. Acessórios 8. Windows Explorer

Leia mais

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. 4º Anos

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. 4º Anos Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré Atividade de Enriquecimento Curricular TIC 4º Anos Docente: Telma Sá Ano Letivo: 2015/2016 Em educação não há um único caminho, mas há com certeza um

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5.

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5. GABARITO AULA 01 Exercício Nº 1 Tipo avaliação Alternativa certa. Questão O Microsoft Publisher tem a função de: Alternativas a) criar slides. b) editar apresentações. c) desenvolver publicações com aparência

Leia mais

Plano do Curso de Edição de Textos e Planilhas Eletrônicas

Plano do Curso de Edição de Textos e Planilhas Eletrônicas UNIRIO Programa Multiplicadores do Saber Agosto / 2018 Sumário Plano do Curso de Edição de Textos e Planilhas Eletrônicas... 1 Nome do curso... 3 Carga horária... 3 Instrutor... 3 Local de realização...

Leia mais

Plano de Aula - Calc cód Horas/Aula

Plano de Aula - Calc cód Horas/Aula Plano de Aula - Calc 4.2. - cód. 5624-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Calc 4.2. Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Calc 4.2. Capítulo 2 - Atividades Iniciais Aula 3 Continuação

Leia mais

Windows 7 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 7 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 3556 - Windows 7 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 7 1.1. Windows Aero...... 24 1.2. O Ambiente de Trabalho do Windows 7......... 24 1.2.1. Área de Trabalho......

Leia mais

MATÉRIA DE MICROSOFT WORD REGRAS BÁSICAS PARA A DIGITAÇÃO DE UM TEXTO 1. Nunca defina parágrafos ou alinhamentos de texto utilizando a tecla espaço do teclado; Dica.: Muitos usuários marcam parágrafo utilizando

Leia mais

Data Lógica Informática

Data Lógica Informática (referencial): 25 horas O é o sistema operacional mais utilizado no mundo e dominar a sua utilização é de extrema importância para que o usuário gerencie e utilize o computador de forma eficaz. Este curso

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

Informática Básica (Windows, Word, Internet).

Informática Básica (Windows, Word, Internet). Av. Piauí, nº 330 Bairro dos Estados - 58.030-330 - João Pessoa PB Informática Básica (Windows, Word, Internet). Objetivo: Proporcionar conhecimentos básicos no sistema operacional windows, word e excel.

Leia mais

Plano de Aula - Windows 7 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 7 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Windows 7 - cód.3556 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 7 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Windows 7 1.1. Windows Aero... 24 1.2. O Ambiente de Trabalho

Leia mais

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas Módulo 03 Trabalhando com listas, imagens e tabelas Apresentação do módulo 03 Objetivos do módulo Boas vindas ao terceiro módulo do curso Primeiros Passos no Word. Neste módulo vamos saber como utilizar

Leia mais

C O L É G I O L A S A L L E

C O L É G I O L A S A L L E C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-1336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

InDesign CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

InDesign CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5087 - InDesign CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades da Versão CS6... 23 1.1.1. Novas Ferramentas... 23 1.1.2. Atualizar Links Diretamente no Frame...

Leia mais

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora)

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) 6272 - Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o Programa...23 1.1.1. Abrir uma

Leia mais

Projeto Gráfico NT Editora. Capa NT Editora. Ilustração NT Editora

Projeto Gráfico NT Editora. Capa NT Editora. Ilustração NT Editora Autor Ismael Souza Araújo Graduado em Tecnologia de Segurança da Informação e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Unicesp, certificado pela ITIL Foundation Certificate in IT Service

Leia mais

W i n d o w s. Data Lógica Informática. Carga Horária (referencial): 25 horas

W i n d o w s. Data Lógica Informática. Carga Horária (referencial): 25 horas W i n d o w s O é o mais famoso Sistema Operacional, mundialmente conhecido e comercializado. Este curso propõem conhecer seu ambiente multitarefa em um visual diferenciado, os principais aplicativos,

Leia mais

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN)

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) 5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) Sistema Operacional multitarefa e múltiplos usuários. O novo sistema operacional da Microsoft trouxe, além dos recursos do Windows Seven, muitos recursos que tornam

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 07 MS WORD Tabelas Tabela é um recurso do Word, que nos permite criar uma tabela mais limitada que a do Excel, mas possuindo ampla aplicação. 2 Para inserir uma tabela, clique no botão tabela na barra

Leia mais

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo. WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO CONCURSO: PROMINP CARGO: NÍVEL MÉDIO Para responder às questões de nos 41 a 47, considere as configurações padrões do sistema operacional Windows XP em português.

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL. 1) Multitarefa Controla mais de uma tarefa ao mesmo tempo. (Windows)

SISTEMA OPERACIONAL. 1) Multitarefa Controla mais de uma tarefa ao mesmo tempo. (Windows) SISTEMA OPERACIONAL SISTEMA OPERACIONAL Para funcionar todo o computador precisa ter um sistema operacional instalado. Ele permanece presente até que o computador seja desligado. Principais exemplos de

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Office Word 2013 Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2013 - cód. 5279 16 Horas/Aula 1.1. Novidades da Versão 2013... 21 1.1.1. Interface Renovada... 21

Leia mais

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Plano de Aula - Excel 2016 - cód. 6271 16 Horas/Aula 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o

Leia mais

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza.

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza. Windows 7 JANELAS O sistema operacional Windows ganhou este nome por utilizar o conceito de janelas. Uma janela acessa as informações do arquivo, pasta ou programa e as exibe em um modelo padrão. As opções

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDOS PELA DICAP/DEGEP

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDOS PELA DICAP/DEGEP UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DEPTO. DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDOS PELA DICAP/DEGEP 1. PROGRAMA DE

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Profº José Chiconato Jr. Disciplina - INFORMÁTICA. Aula 1 Ambiente Gráfico. Concursos Profº José Chiconato Jr.

APRESENTAÇÃO. Profº José Chiconato Jr. Disciplina - INFORMÁTICA. Aula 1 Ambiente Gráfico. Concursos Profº José Chiconato Jr. APRESENTAÇÃO Profº José Chiconato Jr Disciplina - INFORMÁTICA Aula 1 Ambiente Gráfico Concursos Profº José Chiconato Jr. - Informática 1 Gravando nomes e itens comuns: Área de Trabalho/Desktop ícones atalhos

Leia mais

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá fazer backup de dados. Você irá também realizar a restauração

Leia mais

As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca

As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca Ano lectivo 2010/2011 INTRODUÇÃO Neste ano lectivo, a EB1/Pe de São Martinho a actividade de TIC irá contemplar todos os alunos

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WORD GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO AO WORD GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO AO WORD GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica [Escolha a data] 2 ÍNDICE CAPÍTULO 1 Introdução ao Microsoft Word 2003... 3 CAPÍTULO 2 Abrindo um Documento

Leia mais

Pacote BrOffice. Writer Calc Impress

Pacote BrOffice. Writer Calc Impress Pacote BrOffice Writer Calc Impress Impress Introdução O Impress é um processador de apresentações, ele oferece ferramentas similares as do Power Point, assim o usuário pode fazer uso de diversos formatos,

Leia mais

Escrito por Lisiane Batista Neitzke Dom, 16 de Outubro de :08 - Última atualização Sex, 07 de Abril de :16

Escrito por Lisiane Batista Neitzke Dom, 16 de Outubro de :08 - Última atualização Sex, 07 de Abril de :16 Preço R$ 129.00+ frete Compre aqui Curso de Windows, word, excel, powerpoint e internet Windows: Microsoft Windows é sistema operacional da Microsoft, e é o sistema operacional mais utilizado em computadores

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN)

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) 5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) Sistema Operacional multitarefa e múltiplos usuários. O novo sistema operacional da Microsoft trouxe, além dos recursos do Windows Seven, muitos recursos que tornam

Leia mais

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2015 Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2 Sumário 1 Acessando o Correio Eletrônico... 4 1.1 Cota de e-mail...

Leia mais

W o r d. Data Lógica Informática. Ambiente Real. Conhecimento de Verdade. Carga Horária (referencial): 30 horas. Pré-requisito: Windows

W o r d. Data Lógica Informática. Ambiente Real. Conhecimento de Verdade. Carga Horária (referencial): 30 horas. Pré-requisito: Windows W o r d O Word é o processador de texto mais utilizado no mundo. Projetado para ajudá-lo a criar documentos com mais eficiência e com qualidade profissional, incluindo ferramentas avançadas de edição e

Leia mais