Mudanças no Ciclo de Desenvolvimento Infantil. Criança: obreira de construção do conhecimento. Maria Montessori

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mudanças no Ciclo de Desenvolvimento Infantil. Criança: obreira de construção do conhecimento. Maria Montessori"

Transcrição

1 Mudanças no Ciclo de Desenvolvimento Infantil Criança: obreira de construção do conhecimento. Maria Montessori

2 Desenvolvimento Infantil O desenvolvimento ocorre de forma natural e progressiva no transcurso da vida do ser humano. Para Maria Montessori, os primeiros 6 anos de vida são muito importantes uma vez que neste período se formam as bases da inteligência e o complexo mecanismo das faculdades psíquicas. Desta forma, o aluno ao atingir um grau de progresso não terá só adquirido habilidades e conhecimentos, mas terá se convertido em um ser pleno.

3 Desenvolvimento de 2 a 4 anos Fase motora fundamental - Inicial e Elementar Equilíbrio ainda instável. Corre, sobe degraus e em móveis. MOTOR Segura e manipula objetos trocando-os de mãos enquanto anda.

4 Desenvolvimento de 2 a 4 anos Raciocínio concreto, sem noção do aspecto abstrato e lógico. Entendimento literal. Percebe o que vê. Aprendizagem por imitação, repetição e associação. Aumento do número de palavras. Atividade cerebral/lado direito. Lidam 2 lados. COGNITIVO

5 Desenvolvimento de 2 e 4 anos Desconexão do Eu do Outro. Não tem noção exata de quem é. Por imitação do comportamento do outro, começa a entender os outros. Começa a controlar sua imagem no espelho. Começa a associar afetivo ao cognitivo: machuca - tem atenção. Diferencia emoções nos outros: raiva, contentamento. Mordidas, puxões - forma de se expressar. AFETIVO Início do processo de socialização. Dividir, emprestar e dar pode ocorrer ainda com dificuldade. Elege um dos genitores para estar mais próximo. Começam os comportamentos de enfrentamento dos pais. Preferem movimentos carrinhos, jogos/brincadeiras de contato físico. Verbalizam mais e às vezes até sozinhas. Linguagem e emoção ativas. SOCIAL

6 Desfralde O desenvolvimento neuropsicomotor segue uma direção crânio - caudal, ou seja, da cabeça para os pés e da parte medial para lateral. O desfralde deve começar quando se percebe que a criança está demonstrando sinais de preparo para o processo. São eles: Desconforto com o uso da fralda. Curiosidade quanto ao uso do toalete pelos pais/irmãos. Incômodo por ter a fralda suja, após ter feito xixi ou cocô. A família nuclear e a estendida bem como a escola devem ser parceiras neste processo para ajudar no desenvolvimento do controle dos esfíncteres pela criança. A decisão por iniciar o treino deve levar em conta: Disposição e maturidade da criança. Disponibilidade e a programação da família (mudanças, trabalho, festas,...).

7 Desfralde - Etapas 1. Avisa que fez xixi ou cocô. Não tem consciência do controle esfincteriano. Sente-se desconfortável após sua produção. 2. Avisa que está fazendo. Começa a ter consciência da passagem/liberação do xixi ou do cocô pela uretra ou reto, porém sem controle ainda do segurar/soltar. 3. Avisa que quer fazer. Começa a ter consciência da vontade e a controlar (segurar/soltar) os esfíncteres. 4. Consciência da sequência de eventos a ser seguida. Sentir vontade - reter - encaminhar para o banheiro - tirar a roupa - sentar no vaso/penico - liberar o controle - esvaziar a bexiga/reto - higienizar - vestir a roupa - lavar as mãos.

8 Chupeta A criança nasce com reflexos importantes à sua sobrevivência e desenvolvimento. A sucção é ato reflexo e por volta dos 3 meses de idade deixa de ser reflexo e passa a ser voluntário. O bebê que mantém a sucção, mesmo após a alimentação, pode fazer isto devido ao fato de estar exercitando o movimento ou ampliando a sensação de prazer que sente ao ser amamentado. A chupeta então passa a ser uma fonte de apego, aconchego, vínculo da criança para com ela mesma. Uso prolongado pode acarretar problemas para a criança. São eles: Palato atrésico. Alterações no desenvolvimento crânio facial, dentárias, nos músculos da língua, dos lábios e da bochecha, na fala, na mastigação e na deglutição. Respiração bucal.

9 Retirada da Chupeta Assim como a retirada da fralda, a retirada da chupeta deve ser observada como um processo gradual e contínuo e não de forma repentina. A criança deve estar consciente e ser motivada para este processo. Algumas sugestões: Planejar a despedida da chupeta. Evitar novidades na programação. Envolver a família nuclear, a família estendida e escola no processo de retirada. Reduzir os momentos de uso. Ser consistente e perseverante - não ceder ao uso da chupeta fora do que foi combinado com a criança. Recolher as chupetas da casa.

10 Choro e Birra Tanto o choro quanto a famosa birra são simplesmente maneiras que a criança tem de expressar suas vontades ou necessidades. Como a criança está em momento de aprendizado e o faz por observação das ocorrências ao redor, se um choro ou uma birra produz o efeito desejado, ela irá repeti-la. O que fazer: Mantenha a calma, o tom de voz firme, porém sem gritos e a clareza do seu propósito enquanto mãe/pai. Ignore a cena e continue seus afazeres. Se persistir a birra, abaixe-se à altura da criança e converse com ela olhando nos olhos e diga que ela deve parar e conversar. Se não adiantar, deixe-a sentada em um local à sua vista, para que se acalme. Diga que não deve sair de lá enquanto você não a tirar. Se mesmo assim persistir, procure uma ajuda profissional.

11 Desenvolvimento e Aprendizagem O Método Montessoriano concebe a aprendizagem como um processo contínuo, gradativo e natural da criança, permitindo que ela, ao seu tempo, conquiste seu conhecimento por meio da interação para com ela mesma, com o outro e para com o meio. Desta forma, a criança passa a descobrir suas capacidades e habilidades tornando-se um ser confiante, seguro, consciente de seu valor e, especialmente, autônomo.

12 Desenvolvimento e Aprendizagem Todos esses aspectos de desenvolvimento (motor, cognitivo, afetivo e social) interagem entre si e tendem a um equilíbrio progressivo, de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. Apesar dos estágios de desenvolvimento ocorrerem em uma sequência ordenada e fixa, cada criança pode estar em estágio diferente para cada aspecto, sem que isto signifique necessariamente atraso ou dificuldade. Cabe ao educador prover meios e estímulos para que a criança se desenvolva.

13 Rotinas Trabalho Pessoal Revisão Aula de Linha Aula Nova Higiene Pessoal Lanche Escovação dos Dentes Recreação Higiene Pessoal Hora da Fruta Atividade Lúdica Preparo da Saída

14 Apoio ao Desenvolvimento Pelos Educadores Convicção no seu trabalho e crença plena no potencial de cada criança; Preparar o ambiente adequadamente para a exploração da criança; Preparar o material adequadamente; Levar a criança a se autocorrigir, autodisciplinar, a respeitar o trabalho do outro; Servir de intermediário entre o material e a criança; Ensinar o manuseio adequado do material e o método de trabalho e, Ser um elo entre o meio e a criança. O educador é um condutor sem ser direcionador, é um estimulador sem ser controlador, é observador sem causar interferências desnecessárias/inúteis ou não requeridas.

15 Apoio ao Desenvolvimento Pelos Pais Ensina-me A controlar a voz, falando baixo A ser calmo, não se agitando A ser dócil, não me agredindo A ter respeito, não me desrespeitando A ser organizado, mantendo a ordem A ser paciente, sendo tolerante A ser persistente, respeitando o meu ritmo A ser independente, dando-me liberdade A ser consciente, dando-me responsabilidade Enfim, ensina-me A sonhar, contando-me histórias A viver, mostrando-me a vida A amar, amando-me em primeiro lugar. Pais sejam confiantes em si, na vida, na sua função de pai/mãe para que seus filhos sejam seres plenos.

16 Excelente dia!!! Excelente Prosseguir!!!

17 Referências Machado, Izaltina de Lurdes Educação Montessori de um homem novo para um mundo novo Ed. Pioneira Thompson, São Paulo, 1ª.Ed. Montessori, Maria - Em Família Ed. Nórdica, Rio de Janeiro, 1a. Ed. Montessori, Maria - A Criança Ed. Nórdica, Rio de Janeiro, 1a. Ed. Montessori, Maria - Mente Absorvente Ed. Nórdica, Rio de Janeiro, 1a. Ed. Sites (The International Montessori Index). Inglês (Montessori Foundation/International Montessori Council). Inglês (Association Montessori Internationale - fundada em 1929 por Maria Montessori). Inglês

Mudanças no Ciclo de Desenvolvimento Infantil. Criança: obreira de construção do conhecimento. Maria Montessori

Mudanças no Ciclo de Desenvolvimento Infantil. Criança: obreira de construção do conhecimento. Maria Montessori Mudanças no Ciclo de Desenvolvimento Infantil Criança: obreira de construção do conhecimento. Maria Montessori Desenvolvimento Infantil O desenvolvimento ocorre de forma natural e progressiva no transcurso

Leia mais

As dificuldades na abordagem de adultos autistas e conseqüências concretas

As dificuldades na abordagem de adultos autistas e conseqüências concretas As dificuldades na abordagem de adultos autistas e conseqüências concretas Transtorno do Espectro Autista O autismo é considerado um transtorno do desenvolvimento de causas neurobiológicas. As características

Leia mais

Dicas para o Desfralde

Dicas para o Desfralde Dicas para o Desfralde sem bicho de 7 cabeças Autor Escola 14 Bis Capa e Diagramação Patrícia Kerr Todos os direitos reservados à Escola 14 Bis Rua Francisco Otaviano, 329 - Jd. Chapadão Campinas - SP

Leia mais

O processo de retirada de fraldas na escola

O processo de retirada de fraldas na escola O processo de retirada de fraldas na escola A Orientação Educacional do Meu Castelinho acompanha o desenvolvimento das crianças em relação à diversos aspectos e acredita que o processo de retirada de fraldas,

Leia mais

PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ACOLHIMENTO/ APRESENTAÇÃO Apresentação : Se apresente a criança dizendo seu nome e sua função ; sempre com simpatia, educação e disposição;

Leia mais

Jardim Infantil Popular da Pontinha. Projeto Educativo

Jardim Infantil Popular da Pontinha. Projeto Educativo Jardim Infantil Popular da Pontinha Projeto Educativo Creche Crianças de 1 ano Educadora : Célia 1 Ano Letivo:2018 /19 Introdução Um Projeto Educativo assume-se como um documento orientador que define

Leia mais

Desenvolvimento - 0 a 6 meses

Desenvolvimento - 0 a 6 meses Desenvolvimento - 0 a 6 meses 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Os pais sempre tem curiosidade em saber quando o seu filho vai sentar, andar, falar, brincar e pular, isso porque ficamos felizes e tranquilos

Leia mais

REPENSANDO A ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

REPENSANDO A ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL REPENSANDO A ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Profa Graziela Escandiel (Professora Coordenadora do Sub- projeto PIBID Pedagogia/ Educação Infantil.) Miriã Roncatto Machado (bolsista PIBID.) Karen

Leia mais

BASE DA EDUCAÇÃO MONTESSORI. Educador

BASE DA EDUCAÇÃO MONTESSORI. Educador BASE DA EDUCAÇÃO MONTESSORI Educador Ambiente preparado Material de desenvolvimento Ambiente Preparado Ambiente Preparado O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM Um ambiente centrado na criança - O foco da atividade

Leia mais

Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais

Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Habilidades de cuidados pessoais são tarefas diárias realizadas para se preparar para participar de atividades

Leia mais

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR!

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! Manual do Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! O laboratório Labovet trabalha desde 1991 na produção de medicamentos e produtos de higiene para animais pet,

Leia mais

Treinamento sobre Progress Report.

Treinamento sobre Progress Report. Treinamento sobre Progress Report. Objetivo O foco aqui é trabalhar o desenvolvimento pessoal de cada aluno. O instrutor irá analisar cada um e pensar em suas dificuldades e barreiras de aprendizado e,

Leia mais

DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR

DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR 10 DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR 10 02 DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR O início da fase escolar é uma Essa adaptação é importante mudança grande para a vida da para que a criança não se sinta criança,

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

MARIA MONTESSORI E A CRIAÇÃO DO MATERIAL DOURADO COMO INTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO

MARIA MONTESSORI E A CRIAÇÃO DO MATERIAL DOURADO COMO INTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO MARIA MONTESSORI E A CRIAÇÃO DO MATERIAL DOURADO COMO INTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO 1 SILVA, Sandra Albano da 2 ARAUJO, João André Amorim de Universidade

Leia mais

INTERVENÇÃO EDUCATIVA

INTERVENÇÃO EDUCATIVA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO LUÍS BORGES/DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE COIMBRA UNIDADE DE NEURODESENVOLVIMENTO E AUTISMO INTERVENÇÃO EDUCATIVA Cristina Lobo Teresa São Miguel COMPREENDER O AUTISMO Viana

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem. Daniel Domingues dos Santos (FEA-RP/USP) Pesquisador representante do NCPI

Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem. Daniel Domingues dos Santos (FEA-RP/USP) Pesquisador representante do NCPI Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem Daniel Domingues dos Santos (FEA-RP/USP) Pesquisador representante do NCPI Conceitos Primeira Infância: período dos 0 aos 6 anos. Desenvolvimento:

Leia mais

DOCUMENTO CONCEITUAL. Qual didática escolher à turma? Caderno 1 - Currículo e Educação Integral Na Prática: uma referência para estados e municípios

DOCUMENTO CONCEITUAL. Qual didática escolher à turma? Caderno 1 - Currículo e Educação Integral Na Prática: uma referência para estados e municípios DOCUMENTO CONCEITUAL Qual didática escolher à turma? Caderno 1 - Currículo e Educação Integral Na Prática: uma referência para estados e municípios Como ensinar? Não há uma única linha didática ou um único

Leia mais

Teresa Cristina Enns Curitiba/PR tinadellaennsr@yahoo.com.br

Teresa Cristina Enns Curitiba/PR tinadellaennsr@yahoo.com.br 1. INSPIRAÇÃO História da queda das Muralhas. Josué 6 PRÁTICA DO PLANO DE AULA 2. PESQUISAR 1 Planejamento a) Definição: Planejamento é o ato ou efeito de planejar, criar um plano para aperfeiçoar o alcance

Leia mais

Como saber o momento certo para começar

Como saber o momento certo para começar Como saber o momento certo para começar Você se lembra da época em que começou a dirigir, e não via a hora de sair com seus amigos ou quando recebeu seu primeiro salário e podia gastá-lo como quiser? Essa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO V A e V F GRUPO V B e V E GRUPO V

Leia mais

Por: Adm. Antonio Pereira Júnior pereirajunior@uern.br apereirajunior@hotmail.com

Por: Adm. Antonio Pereira Júnior pereirajunior@uern.br apereirajunior@hotmail.com Por: Adm. Antonio Pereira Júnior pereirajunior@uern.br apereirajunior@hotmail.com O Atendimento O que é Atendimento? Atendimento, corresponde ao ato de atender, ou seja, o ato de cuidar, de prestar atenção

Leia mais

TEA Transtorno do Espectro Autista Síndrome de Asperger

TEA Transtorno do Espectro Autista Síndrome de Asperger CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TEA Transtorno do Espectro Autista Síndrome de Asperger Leila Landgraf Pedagoga/Psicopedagoga Clínico Institucional/Psicóloga/ Neuropsicóloga

Leia mais

Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho?

Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho? Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho? A motricidade A alimentação Os cuidados de higiene e a autonomia A comunicação e linguagem A educação e o desenvolvimento da criança A Motricidade A colaboração

Leia mais

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Em 2006, a Escola Alemã Corcovado iniciou o processo de construção do Currículo por Competências. A Educação Infantil acompanha este processo através da reelaboração

Leia mais

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 2016 1 Sondar

Leia mais

9 a 12 MESES de idade

9 a 12 MESES de idade Dr(a) Para 9 a 12 MESES de idade ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DO SEU BEBÊ LINGUAGEM Presta mais atenção ao que se fala. Balbucia com inflexão (como se quizesse falar). Tenta imitar palavras. Entende o não,

Leia mais

6 Dicas Japonesas Para Não Ter Filhos Preguiçosos A 4 é Crucial

6 Dicas Japonesas Para Não Ter Filhos Preguiçosos A 4 é Crucial https://gosteisalvei.com/%ef%bb%bf6-dicas-japonesas-para-nao-ter-filhos-preguicosos-a- 4-e-crucial/ 6 Dicas Japonesas Para Não Ter Filhos Preguiçosos A 4 é Crucial O que os japoneses fazem para que seus

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SUPERINTENDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SUPERINTENDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SAS PROCESSOS DE GESTÃO SAS (35) - GERAL Versão #01/Out_2017 - Processos Creches (PDC_CR)...Matrícula - 35PDC_CR001_v01...Recebimento e Adaptação das Crianças - 35PDC_CR002_v01...Acompanhamento Pedagógico

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I

Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I 1-Manter contato com os pais da criança regularmente. Evitar somente nos momentos de crise ou de problemas. se reunir 2-Tentar acordos, perguntar

Leia mais

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) Estratégias de atendimento educacional para pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento TGD/autistas PARTE 1 Queila Medeiros Veiga 3 Apresentação do professor

Leia mais

PROJETO. Justificativa do Projeto

PROJETO. Justificativa do Projeto PROJETO Turma: 3B Nome da professora: Geiza Morais Rosendo Nome do Projeto: O que tem no coração do Amazonas? Período do Projeto: 1º trimestre Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa do Projeto O projeto

Leia mais

Anexo 1 Sintomas do DSM-IV-TR. Défices de Comunicação

Anexo 1 Sintomas do DSM-IV-TR. Défices de Comunicação ANEXOS Anexo 1 Sintomas do DSM-IV-TR Défices de Comunicação a) Atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem. b) Dificuldade para manter uma conversação. Exemplos. Não usa palavras para comunicar

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA UMA VERDADEIRA INCLUSÃO ESCOLAR Capacitando o(a) mediador (a) escolar

ESTRATÉGIAS PARA UMA VERDADEIRA INCLUSÃO ESCOLAR Capacitando o(a) mediador (a) escolar ESTRATÉGIAS PARA UMA VERDADEIRA INCLUSÃO ESCOLAR Capacitando o(a) mediador (a) escolar Incluir uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista na escola é um desafio, pois algumas características

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 Disciplina: Natureza e Sociedade Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil OBJETIVOS GERAIS: Identificar as diferenças e semelhanças

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO Pg.: 1 de Elaboração Verificação Aprovação Janaina Bacci Data: Data: Data: Título da Atividade: Procedimentos de coleta de Resíduos Quimioterápicos Executante: Colaboradores envolvidos na manipulação dos

Leia mais

Saiba a importância da autonomia

Saiba a importância da autonomia Saiba a importância da autonomia O desenvolvimento motor da criança também se desenvolve com algumas tarefas A papinha vai à boca, a comida é amassadinha e, na hora de vestir, há sempre um adulto por perto

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 2 ANOS Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não cansar de

Leia mais

O texto de hoje da UNESCO é simples mas deveria ser pensado por todos nós. Vamos a ele:

O texto de hoje da UNESCO é simples mas deveria ser pensado por todos nós. Vamos a ele: COMUICAÇÃO ( 2.communication) Extraído de páginas 76 e 77 do guia para professores da U ESCO: (Understanding and responding to children s needs in Inclusive Classrooms) www.unesco.org.com; traduzido do

Leia mais

ESTRUTURA PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INDIVIDUAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO PDI CONDIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO MOMENTO:

ESTRUTURA PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INDIVIDUAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO PDI CONDIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO MOMENTO: ESTRUTURA PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INDIVIDUAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO PDI Validade: / / a / / IDENTIFICAÇÃO: Criança: Data de Nasc.: Ano letivo: Ano escolar da criança: Responsável: (mãe)

Leia mais

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos Tema 1 - A importância das Artes na Infância Para início de Conversa Objetivos Conhecer a importância do ensino das artes na educação infantil. Compreender a diferença das abordagens inatista e pragmática

Leia mais

Indicado para professores, alunos e f uncionários.

Indicado para professores, alunos e f uncionários. Indicado para professores, alunos e f uncionários. Caro leitor, O objetivo deste manual é sensibilizar a comunidade acadêmica para as questões relacionadas à inclusão, assim como, esclarecer algumas dúvidas

Leia mais

Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas?

Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas? Êta bicho curioso! Oi! Tem uma coisa engraçada acontecendo comigo: estou super curioso sobre tudo. Minha mãe que anda louca comigo pois não paro de perguntar o porquê de tudo...mas olha só quanta coisa

Leia mais

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo Disciplina DEEDU 517 ICHS - UFOP

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo Disciplina DEEDU 517 ICHS - UFOP PLANEJAMENTO ESCOLAR Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo Disciplina DEEDU 517 ICHS - UFOP Planejamento e Plano Planejar é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar

Leia mais

NATÁLIA RODRIGUES GOMES TELMA CAROLINA LIMA MARTINEZ

NATÁLIA RODRIGUES GOMES TELMA CAROLINA LIMA MARTINEZ unesp UNIVERSIDADESTADUALPAULISTA "JúliodeMesquitaFilho" FaculdadedeEngenharia- CâmpusdeIlhaSolteira CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL CATATAU ADIs: ESTÉFANI NATÁLIA RODRIGUES GOMES TELMA CAROLINA LIMA MARTINEZ

Leia mais

A importância dos jogos e brincadeiras na formação plena dos alunos na educação infantil

A importância dos jogos e brincadeiras na formação plena dos alunos na educação infantil A importância dos jogos e brincadeiras na formação plena dos alunos na educação infantil 1. Conteúdos conceituais Educar crianças não se restringe apenas a ensinar-lhes conhecimentos ou habilidades corporais,

Leia mais

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Elaborado pela Educadora de Infância Helena Rodrigues Plano Anual de Atividades Introdução O Plano Anual de Atividades

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. "Ser Gestante"

Mostra de Projetos 2011. Ser Gestante Mostra de Projetos 2011 "Ser Gestante" Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Cidade: Guarapuava Contato: (42) 3677 3379 / craspinhao@yahoo.com.br

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem COMPREENSÃO (principal) Tenho a habilidade de juntar informações soltas e formular ideias que fazem sentido. Frequentemente

Leia mais

Grua-pórtico de alumínio, versão fixa, com viga dupla, capacidades de carga de 1000 kg e 1500 kg

Grua-pórtico de alumínio, versão fixa, com viga dupla, capacidades de carga de 1000 kg e 1500 kg Comprimento da viga (total) Comprimento da viga (vão livre) Grua-pórtico de alumínio, versão fixa, com viga dupla, capacidades de carga de 0 kg e 10 kg Suporte da viga Largura do montante lateral Altura

Leia mais

ESCALA BEBÊ Questionário (3 18 meses) Código Data

ESCALA BEBÊ Questionário (3 18 meses) Código Data Nota: A validação (para pesquisa) e desenvolvimento de um sistema de pontuação (scoring) para o AHEMD-IS estão atualmente em progresso. Entretanto, o instrumento na sua forma atual é útil para avaliação

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO Prática pedagógica é uma ação fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Na prática pedagógica pode estar os interesses e divergências da sociedade. Representa

Leia mais

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 1. A Norma NBR ISO 9001:2000 A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 A ISO International Organization for Standardization, entidade internacional responsável

Leia mais

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal Psicologia da Inteligência Epistemologia geral Epistemologia genética Qual é a gênese das estruturas lógicas do pensamento da criança? Como elas funcionam? Epistemologia fundada no desenvolvimento mental

Leia mais

Tema: TRUQUES E MACETES PARA A HORA DO PÁTIO

Tema: TRUQUES E MACETES PARA A HORA DO PÁTIO Tema: TRUQUES E MACETES PARA A HORA DO PÁTIO Autoras: Prof.ª Me. Suzana Schuch Santos e Profª. Esp. Juciane Teixeira. As dicas abaixo foram elaboradas com a intenção de auxiliar na organização de uma atividade

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

Atividade Investigativa em aula de Ciências, um olhar. para uma ação.

Atividade Investigativa em aula de Ciências, um olhar. para uma ação. Atividade Investigativa em aula de Ciências, um olhar Sofia Leal Magalhães para uma ação. Orientadoras: Profa. Dra. Luciane de Fatima Bertini Profa. Dra Maria Nizete de Azevedo Profa. Dra. Patrícia Rosana

Leia mais

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Importância e significado do planejamento escolar Tipos de planos Requisitos para o planejamento.

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Importância e significado do planejamento escolar Tipos de planos Requisitos para o planejamento. PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar Tipos de planos Requisitos para o planejamento. O significado e a importância do planejamento escolar: O trabalho docente é uma atividade

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

JARDIM INFANTIL POPULAR DA PONTINHA PROJECTO PEDAGÓGICO SALA 6 ALEGRES PICASSOS. 2 Anos. Educadora: Elisabete Nunes

JARDIM INFANTIL POPULAR DA PONTINHA PROJECTO PEDAGÓGICO SALA 6 ALEGRES PICASSOS. 2 Anos. Educadora: Elisabete Nunes JARDIM INFANTIL POPULAR DA PONTINHA PROJECTO PEDAGÓGICO SALA 6 ALEGRES PICASSOS 2 Anos Educadora: Elisabete Nunes Ano Lectivo:2013/2014 0 A melhor forma de não perder nada, não é guardar: mas compartilhar

Leia mais

Proibida Venda e Reprodução deste material! Vivian Mazzeo

Proibida Venda e Reprodução deste material! Vivian Mazzeo Proibida Venda e Reprodução deste material! Vivian Mazzeo Educadora, Profissional de Educação Física, Psicomotricista, Palestrante, Escritora e criadora do Bebê Ativo. Minha missão é ajudar Profissionais

Leia mais

SUELI MARTINHO PLANEJAMENTO ANUAL DO GRUPO 1

SUELI MARTINHO PLANEJAMENTO ANUAL DO GRUPO 1 SUELI MARTINHO PLANEJAMENTO ANUAL DO GRUPO 1 FEVEREIRO ILHA SOLTEIRA-2017 PLANEJAMENTO ANUAL Objetivos e Metas do CCI O objetivo geral da proposta é valorizar a educação infantil como um instrumento de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU ROBERTA ESBERARD BROSCO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU ROBERTA ESBERARD BROSCO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU ROBERTA ESBERARD BROSCO Análise comparativa dos níveis de proteína C-reativa altamente sensível entre indivíduos portadores e não portadores

Leia mais

ÍNDICE . HISTÓRIAS ELABORADAS SEM APOIO DE GRAVURAS . PARA UM NOVO OLHAR SOBRE A PROBLEMÁTICA DA APRENDIZAGEM DA LEITURA

ÍNDICE . HISTÓRIAS ELABORADAS SEM APOIO DE GRAVURAS . PARA UM NOVO OLHAR SOBRE A PROBLEMÁTICA DA APRENDIZAGEM DA LEITURA ÍNDICE. INTRODUÇÃO. COMUNICAÇÃO ORAL. PRIMEIRO DEIXAR FALAR. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM. METODOLOGIAS. DESENVOLVIMENTO DAS ACTIVIDADES. HISTÓRIAS. TÉCNICAS PARA CONTAR HISTÓRIAS. SUGESTÕES.

Leia mais

Artigo: Montessori: o tempo o faz cada vez mais atual. (Autora: Talita de Almeida)

Artigo: Montessori: o tempo o faz cada vez mais atual. (Autora: Talita de Almeida) Artigo: Montessori: o tempo o faz cada vez mais atual (Autora: Talita de Almeida) O Método e a nova criança Surgiu em 1907: é novo? Foi elaborado por uma mulher italiana com o objetivo de revolucionar

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CRECHE. Educadora Lurdes Santos Auxiliar Luísa Landeiro

PROJETO PEDAGÓGICO CRECHE. Educadora Lurdes Santos Auxiliar Luísa Landeiro PROJETO PEDAGÓGICO 2017 2018 CRECHE Educadora Lurdes Santos Auxiliar Luísa Landeiro Introdução Os bebés aprendem com o Amor quando são respeitados como indivíduos únicos - Brazzelton O início do ano letivo

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

Volta as aulas: como melhorar essa rotina

Volta as aulas: como melhorar essa rotina Volta as aulas: como melhorar essa rotina Para escola e professores essa é a hora de conhecer os alunos, planejar e organizar projetos que tornem a aprendizagem mais interessante para alunos tão antenados

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL Conceituação é o instrumento de intervenção através do qual operacionaliza-se o processo de cuidar em enfermagem em saúde mental o relacionamento enfermeira-paciente:

Leia mais

O PROCESSO DO CURRICULUM FUNCIONAL

O PROCESSO DO CURRICULUM FUNCIONAL O PROCESSO DO CURRICULUM FUNCIONAL Inventário Cultural dos Pais Preferências do Estudante / Fonte de Opções Áreas de Vivência Vida Independente Trabalho Vida Comunitária Recreação/Lazer Educação Regular

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Distúrbios neurológicos. Crianças. Aprendizado. Professores.

PALAVRAS-CHAVE Distúrbios neurológicos. Crianças. Aprendizado. Professores. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA?

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? O planejamento consiste em sistematizar o trabalho docente na intenção de ajudar o aluno a desenvolver competências e habilidades que deem significação para efetivação

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

Disciplinar na Adolescência: Onde está o manual de instruções?

Disciplinar na Adolescência: Onde está o manual de instruções? Disciplinar na Adolescência: Onde está o manual de instruções? Disciplinar na Adolescência: Onde está o manual de instruções? Na adolescência (autonomia, responsabilidade, relação pais filhos, regras e

Leia mais

Pais revelam suas expectativas quanto ao papel da escola na educação dos filhos na volta às aulas

Pais revelam suas expectativas quanto ao papel da escola na educação dos filhos na volta às aulas Pais revelam suas expectativas quanto ao papel da escola na educação dos filhos na volta às aulas Com a retomada das aulas, as famílias se adaptam às rotinas pós-férias e, com o olhar no futuro da sociedade

Leia mais

O Yoga é para todos.

O Yoga é para todos. O Yoga é para todos. A proposta básica do Yoga é preservar o valor integral do ser humano. O Yoga pode ser aplicado para pessoas em quaisquer condições, porém cuidados especiais se fazem necessários para

Leia mais

Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara Faculdades Integradas de Taquara DEPRESSÃO Disciplina: Fisiologia Humana Semestre: 1/2016 Docente: Debora Morsch Acadêmicas: Haiesha Wolff Katieli Córdova Vanessa A. Brocker Vanessa S. Ferreira Priscila

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Anti embaçante Código interno de identificação 00.00.000.000 Nome da empresa Endereço Aeroflex Indústria de Aerosol Ltda. Rod. BR 116 km 120 n 26640

Leia mais

Cat. Garras de Demolição e Classificação. Escavadeiras Hidráulicas. Americas South

Cat. Garras de Demolição e Classificação. Escavadeiras Hidráulicas. Americas South Cat Garras de Demolição e Classificação Escavadeiras Hidráulicas Americas South Se você está procurando por uma maneira rápida e produtiva de manusear materiais...que seja confiável e de fácil manutenção...

Leia mais

SISTEMA DE NUMERAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ALUNO UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO

SISTEMA DE NUMERAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ALUNO UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO 1 SISTEMA DE NUMERAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ALUNO UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO Ariana Oliveira Gomes - ariana_emanuelle@hotmail.com-uesb Christiano Santos Lima Dias - khristiano_dias@hotmail.com-uesb Evaneila

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais

Nome do produto: MC Injekt 2300 Top (B) Data da última revisão: 22/07/2011. - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda

Nome do produto: MC Injekt 2300 Top (B) Data da última revisão: 22/07/2011. - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda Página 1 de 5 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: MC Injekt 2300 TOP (Parte B) - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda - Endereço: Rua Henry Martin, 235

Leia mais

Inteligência: cognitiva, psicomotora, emocional, social, moral

Inteligência: cognitiva, psicomotora, emocional, social, moral A sala de aula é espaço rico para o inteligência Inter - e -Intrapessoal. desenvolvimento da Inteligência: cognitiva, psicomotora, emocional, social, moral Frustrações, limitações, conflitos, que surgem

Leia mais

O meu mundo! Plano Anual de Atividades - Berçário CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU

O meu mundo! Plano Anual de Atividades - Berçário CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU O meu mundo! Educadora de Infância: Sofia Marques Auxiliar da ação educativa: Idalina Alexandre Auxiliar da ação educativa: Manuela Oliveira Página 1 de 5 INTRODUÇÃO O plano de atividades é, como o nome

Leia mais

Dislexia: dificuldades, características e diagnóstico

Dislexia: dificuldades, características e diagnóstico Dislexia: dificuldades, características e diagnóstico Célia Regina Rodrigues 1, Cristina Magalhães 1, Edna Rodrigues 1, Flávia Sousa Pereira 1, Maria das Graças Andrade 1, Solange Silva 1, Olavo Egídio

Leia mais

Projeto Educativo. Provocação é o lema Desafios é o tema. Sala 2-3 Anos. Ano Letivo 2016/2017. Educadora: Vera Alves. Auxiliar: Susana Marques

Projeto Educativo. Provocação é o lema Desafios é o tema. Sala 2-3 Anos. Ano Letivo 2016/2017. Educadora: Vera Alves. Auxiliar: Susana Marques Projeto Educativo Provocação é o lema Desafios é o tema Ano Letivo 2016/2017 Educadora: Vera Alves Auxiliar: Susana Marques Introdução Educação em Creche A Educação em Creche tem como finalidade principal

Leia mais

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Profa Me Luciana Andrade Rodrigues Professor das Faculdades COC

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Profa Me Luciana Andrade Rodrigues Professor das Faculdades COC DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Profa Me Luciana Andrade Rodrigues Professor das Faculdades COC Definições e caracteristicas: DI - forte estigma social, pois é relacionada com a ignorância e muitas vezes confundida

Leia mais

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Maria de Lourdes do Nascimento Marques Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: lourdesmarques1327@gmail.com

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 13, Toledo PR Fone: 377-150 PLANEJAMENTO ANUAL DE LÍNGUA INGLESA SÉRIE: 5º Ano PROFESSOR: Lilian

Leia mais

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Dificuldade para dormir, acordar no meio da madrugada, ficar rolando na

Leia mais

Competências socioemocionais e mundo do trabalho. Daniela Arai Avaliação e Desenvolvimento Instituto Ayrton Senna

Competências socioemocionais e mundo do trabalho. Daniela Arai Avaliação e Desenvolvimento Instituto Ayrton Senna Competências socioemocionais e mundo do trabalho Daniela Arai Avaliação e Desenvolvimento Instituto Ayrton Senna 0 As competências e o trabalho Fonte: Relatório McKinsey Educação para o trabalho: desenhando

Leia mais

Ansiedade de Separação: O que é isso???

Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de separação: o que é? A ansiedade de separação é um estado emocional desagradável e negativo que ocorre quando a criança se separa das figuras cuja vinculação

Leia mais

Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. OBJETIVO GERAL REFERENTE A INSTRUMENTAÇAO PEDAGÓGICA

Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. OBJETIVO GERAL REFERENTE A INSTRUMENTAÇAO PEDAGÓGICA Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. Profissional: Erick Luiz Vilela de Souza Atividade: Educação Musical Período de realização: fevereiro a dezembro de 2010 Setor: NAC Coordenadora:

Leia mais

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO Secretaria Municipal de Educação Diretoria de Politicas Educacionais Coordenadoria de Organização Curricular Gerencia de Educação Infantil CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO PROJETO ALIMENTAÇÃO

Leia mais