FAQ - PROGRAMA REDUZA E COMPENSE CO2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FAQ - PROGRAMA REDUZA E COMPENSE CO2"

Transcrição

1 FAQ - PROGRAMA REDUZA E COMPENSE CO2 1. O que é compensação? 2. O que é CO2? O que são gases de efeito estufa? 3. O que é crédito de carbono? 4. Eu sou obrigado a compensar as minhas emissões? 5. O que é o Programa Reduza e Compense CO2? 6. O programa Reduza e Compense CO2 Oferece alguma vantagem aos clientes Santander? 7. Como posso acessar a ferramenta de cálculo? 8. Como posso reduzir minhas emissões? 9. Há situações que não geram emissões compensáveis? 10. Recebi um cupom de desconto. Como faço para utilizá-lo? 11. O que é pegada de carbono? 12. Quanto custa compensar minhas emissões por meio da ferramenta? 13. Até quando a ferramenta estará disponível? 14. Sou cliente Santander, mas não financiei um veículo através do Santander. Posso utilizar a ferramenta para calcular e compensar minhas emissões? 15. Existe um período para realizar minhas compensações? 16. Como é feito o cálculo? 17. O que é um projeto? 18. Posso alterar um cálculo depois de clicar Compense sua pegada agora? 19. Como posso garantir que minha compensação foi realizada? 20. Posso vender os créditos que eu adquiri? 21. Tive um problema de pagamento, o que devo fazer? 22. Meu pagamento foi aprovado, mas não recebi o certificado. O que devo fazer? 23. Como posso acompanhar o andamento do projeto? 1. O que é compensação? Quando não há mais como reduzir, é possível compensar nossas emissões. No Brasil, compensação é uma ação voluntária de responsabilidade socioambiental que permite diminuir ou zerar nossa pegada através da compra de créditos de carbono ou, no caso de empresas, do financiamento de projetos que promovam reduções de carbono. Um bom exemplo é a implantação de projetos de energia renovável ao invés de projetos de energia fóssil que são mais emissores. As emissões evitadas ao se implantar a tecnologia mais limpa são os chamados créditos de carbono. 2. O que é CO2? O que são gases de efeito estufa? CO2 é a nomenclatura que representa o gás dióxido de carbono, que é um dos gases de efeito estufa. Gases de efeito estufa são substâncias gasosas (gases) que dificultam a saída do calor da Terra para o espaço, mantendo o planeta aquecido. Apesar de o efeito estufa ser um

2 fenômeno natural e importante para existência de vida no planeta, o aumento da concentração dos gases estufa na atmosfera tem causado um aumento exacerbado da temperatura (responsável pelo derretimento das geleiras, aumento da ocorrência de desastres naturais, etc.), fenômeno denominado mudança climática. Os principais gases de efeito estufa são CO2; CH4; N2O, SF6, HFCs, CFCs e PFCs. Esses gases são comumente representados pela expressão CO2 e, que demonstra o valor equivalente de um gás estufa em relação ao dióxido de carbono (CO2). Essa expressão foi criada porque o tempo de permanência no planeta, a intensidade e o tipo de impacto de cada um desses gases são diferentes. Dessa forma, todos os gases são convertidos em uma unidade só, CO2 e. É por isso que, quando falamos em mudanças climáticas, utilizamos a expressão emissões de carbono. Por exemplo: 1 tonelada de CO2 = 1 tonelada de CO2 e 1 tonelada de CH4 (outro GEE) = 21 toneladas de CO2 e 3. O que é crédito de carbono? É o documento que atesta e reconhece as reduções de emissões. Um crédito de carbono equivale a uma tonelada de gases de efeito estufa que deixaram de ser lançados na atmosfera. 4. Eu sou obrigado a compensar as minhas emissões? Não, a ação de compensação é voluntária, mas toda contribuição é importante para a diminuição dos impactos das mudanças climáticas. Somos responsáveis pelas emissões de nossas atividades e devemos buscar reduzi-las e compensá-las, lembrando que as ações de redução vêm sempre primeiro. 5. O que é o Programa Reduza e Compense CO2? O Programa Compense CO2 do Banco Santander é uma iniciativa de conscientização para que cada pessoa possa conhecer seu impacto individual com relação às mudanças climáticas e entender como é possível reduzir e compensar suas emissões. O Programa apoia uma ferramenta que oferece dicas de como reduzir e permite calcular e compensar as emissões. Essa ferramenta foi desenvolvida pela Sustainable Carbon. 6. O programa Reduza e Compense CO2 Oferece alguma vantagem aos clientes Santander? Sim! Clientes que financiarem seus veículos com o Santander ou o Santander Financiamentos em 2014 e que fizerem sua compensação por meio do site webco2.com.br/santander têm (cinco mil) quilômetros compensados pelo Santander Financiamentos. Veja como utilizar esse benefício:

3 Acesse a CALCULADORA e mensure as emissões do veículo, indicando o ano e o mês do financiamento. Ao fechar compra, informe o mesmo CPF usado no contrato de financiamento. Você poderá identificar o valor referente ao desconto no campo Desconto Santander da aba Sua pegada, onde é contabilizado o total de emissões. Esse benefício é válido até dezembro de 2014 e pode ser usado apenas uma vez por financiamento, limitado a um veículo financiado por transação. Caso tenha financiado mais de um veículo com o Santander em 2014, faça a compensação de cada um deles em compras diferentes. A compensação dos km será feita pelo Santander de forma consolidada no Projeto Florestal Santa Maria, somente após verificação do CPF e demais dados informados pelo cliente. Nos casos em que a quilometragem do veículo financiado for menor ou igual a 5.000km não será necessário escolher um projeto para dar andamento à compra. Independentemente da quilometragem informada pelo usuário, o Santander Financiamentos manterá seu compromisso de fazer a compensação referente ao total de km no projeto Florestal Santa Maria. 7. Como posso acessar a ferramenta de cálculo? Basta acessar 8. Como posso reduzir minhas emissões? A maior parte das atividades do nosso dia a dia emite gases de efeito estufa para atmosfera. Essas emissões podem ser reduzidas mudando alguns hábitos, como utilizar com mais frequência transporte coletivo; diminuir a geração de lixo; reciclar o que não conseguir reduzir; apagar as luzes quando sair de um ambiente, entre outros. No site é possível encontrar outras dicas de redução. 9. Há situações que não geram emissões compensáveis? As emissões de uma pessoa dependem do período e da intensidade de suas atividades, como o uso de combustíveis, o consumo de energia ou a geração de lixo. Se você optou por compensar um período muito pequeno de suas atividades, viajou pouco, consumiu pouca energia e combustível ou gerou pouco lixo, seu cálculo poderá resultar em emissões próximas de zero. Isso também pode acontecer quando você já opta por alternativas conscientes e menos emissoras, como o uso de etanol ou gás natural em seu veículo ou ainda o uso de transporte público ao invés do individual. Nesse caso, você tem duas alternativas: não compensar as emissões do período ou compensar um período maior. De qualquer forma, fique atento! Se sua rotina muda de tempos em tempos, é possível que no seu próximo cálculo você já tenha emissões para compensar!

4 10. Recebi um cupom de desconto. Como faço para utilizá-lo? Caso tenha recebido um cupom de desconto, faça o cálculo de suas emissões normalmente. Ao final, na tela de preenchimento do cadastro, insira o número do cupom no campo que aparece na aba sua pegada e clique em ok. O desconto será aplicado automaticamente sobre o valor total de sua compensação. Mas atenção, o cupom não pode ser utilizado simultaneamente ao desconto de km concedido aos clientes que financiaram veículos pelo Santander e Santander Financiamentos. Nesse caso, sugerimos que faça a compensação do veículo e das demais emissões em compras separadas. 11. O que é pegada de carbono? É uma forma de medirmos a quantidade gases de efeito estufa que uma pessoa, uma empresa ou um produto emite. 12. Quanto custa compensar minhas emissões por meio da ferramenta? Cada tonelada de carbono custa R$ 15,50 e o total a compensar depende das atividades de cada usuário, por exemplo, compensar km de um veículo a gasolina de motor 1.6 l, custará R$ 24,96. O preço da tonelada de carbono poderá sofrer variações conforme a oscilação de preço do Mercado. 13. Até quando a ferramenta estará disponível? A ferramenta estará disponível por tempo indeterminado. 14. Sou cliente Santander, mas não financiei um veículo através do Santander. Posso utilizar a ferramenta para calcular e compensar minhas emissões? Sim! Ao entrar na ferramenta, clique no botão COMECE AGORA!. 15. Existe um período para realizar minhas compensações? A calculadora apoiada pelo Programa Compense CO2 recomenda fazer o cálculo das emissões das atividades já realizadas durante o período de um ano, mas você pode fazer o cálculo referente ao período que desejar. A calculadora possibilita a compensação de qualquer período ou de uma atividade específica, como por exemplo, uma viagem apenas. 16. Como é feito o cálculo? O cálculo é feito a partir de informações fornecidas por cada usuário e que, ao final, resultam em um total de emissões a compensar.

5 17. O que é um projeto? Chamamos de projeto uma empresa que desenvolve alguma mudança em sua atividade que leve a redução de emissão de carbono. Essa redução gera créditos de carbono que podem ser comprados através da ferramenta por qualquer pessoa que queira calcular e compensar suas emissões. 18. Posso alterar um cálculo depois de clicar Compense sua pegada agora? Sim, na tela seguinte haverá um botão Alterar os cálculos. Os valores só não poderão ser refeitos se a compensação for finalizada. 19. Como posso garantir que minha compensação foi realizada? Após a aprovação do pagamento da compra dos créditos de carbono pela Pag Seguro, você receberá em até duas horas um com o certificado de compensação de suas emissões. Este certificado conterá dados do projeto escolhido e o volume de emissões compensadas, além do nome do comprador. 20. Posso vender os créditos que eu adquiri? Não. Após adquirir os créditos de carbono, eles serão aposentados em nome de cada um dos compradores, não podendo ser vendidos ou trocados. 21. Tive um problema de pagamento, o que devo fazer? Entre em contato com o Pag Seguro através do endereço: ou pelo telefone: (11) , de segunda a sábado, das 8h30 às 20h Meu pagamento foi aprovado, mas não recebi o certificado. O que devo fazer? Entre em contato com o suporte da Sustainable Carbon através do ou pelo telefone: (11) , de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. 23. Como posso acompanhar o andamento do projeto? Anualmente, o Santander informará o andamento e evolução dos projetos por meio de seu Relatório de Sustentabilidade que pode ser acessado através do link. Você também pode enviar dúvidas para o endereço Além disso, ao concluir sua compra, basta selecionar a opção Eu gostaria de receber atualizações sobre o projeto que estou apoiando e mais informações sobre sustentabilidade para receber mais informações.

6 Para informações ou dúvidas sobre a ferramenta de cálculo:

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2015 Para acessar o Sistema de Inscrição da CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2015, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp

Leia mais

1. Funcionalidades da opção SAC 1

1. Funcionalidades da opção SAC 1 PÓS VENDA 1. Funcionalidades da opção SAC 1 1.1 Avarias 2 1.1.1 Dano no produto em transporte 2 1.1.2 Defeito no produto 2 1.2 Devoluções 4 1.2.1 Devolução Desistência 4 1.2.2 Devolução Não fez o pedido

Leia mais

Manual. Gerenciamento de Acesso. www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de fevereiro de 2008.

Manual. Gerenciamento de Acesso. www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de fevereiro de 2008. Manual Gerenciamento de Acesso Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de fevereiro de 2008. SUMÁRIO 1 GERENCIAMENTO

Leia mais

Manual de inscrições VI ENIEDUC

Manual de inscrições VI ENIEDUC Manual de inscrições VI ENIEDUC Como se inscrever para o VI ENIEDUC Como emitir o boleto para pagamento Para se inscrever no VI ENIEDUC siga rigorosamente os seguintes procedimentos: 1) Na página inicial

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online. Versão Chamamento Público

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online. Versão Chamamento Público MANUAL PARA INSCRIÇÃO online Versão Chamamento Público 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever-se

Leia mais

Nota Legal Rondoniense

Nota Legal Rondoniense Nota Legal Rondoniense Manual do Consumidor Versão 1.0 01/12/2011 Nota Legal Rondoniense Manual do Consumidor Versão 1.0 1 Índice Analítico 1. Considerações Gerais... 3 1.1. Definição... 3 1.2. Documentos

Leia mais

GERA GESTÃO E CONTROLE DE TÍTULOS: parte I

GERA GESTÃO E CONTROLE DE TÍTULOS: parte I Olá! Você verá a seguir um importante treinamento que vai facilitar suas atividades diárias! Ao acessá-lo pela primeira vez, procure assistir até o final. Caso não consiga, você poderá reiniciar de onde

Leia mais

Integração de Mandados com Custas

Integração de Mandados com Custas Integração de Mandados com Custas I Considerações Iniciais Para facilitar o trabalho dos advogados, a emissão da guia de custas para o Oficial de Justiça, será feita através do portal de serviços e-saj.

Leia mais

- Nota Fiscal Eletrônica -

- Nota Fiscal Eletrônica - Manual Portal de Clientes e Transportadores - Nota Fiscal Eletrônica - ÍNDICE. INTRODUÇÃO 3. OBJETIVO 3.2 ABRANGÊNCIA 3 2. FUNCIONALIDADES 3 2. CADASTRO DE CLIENTES NO PORTAL 3 2.2 CONSULTA NOTAS FISCAIS

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

PORTAL WISSEN OPERADORA 2011 GUIA PRÁTICO OPERACIONAL. Portal Wissen

PORTAL WISSEN OPERADORA 2011 GUIA PRÁTICO OPERACIONAL. Portal Wissen PORTAL WISSEN OPERADORA 2011 GUIA PRÁTICO OPERACIONAL Portal Wissen Onde encontro? INTRODUÇÃO...3 Acessando o Sistema...4 Pagina Inicial do sistema...5 FUNCIONAMENTO DO SISTEMA...6 Iniciando um File (Compra

Leia mais

Como fazer seus pedidos online

Como fazer seus pedidos online Como fazer seus pedidos online Neste passo a passo iremos mostrar como é facil, simples e rápido o acesso ao site para consultas e pedidos online. Primeira etapa: Entrar no site www.thermofisher.com Nosso

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas

Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas 2013 Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas Cris Podologia 1 Conteúdo 1) Cadastro... 3 2) Agendamento... 8 3) Atualização e Complemento do Cadastro... 13 a) Perfil... 15 b) Endereço... 15 4) Recuperação

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Para começar, tenha em mãos o seguinte: A mensagem eletrônica ou ofício que você recebeu do FNDE contendo Usuário

Leia mais

Tutorial para geração de boletos

Tutorial para geração de boletos Tutorial para geração de boletos Conteúdo 1. Criar desconto padrão... 2 2. Geração de boleto com desconto até o vencimento em porcentagem (inclusive bolsa) no momento da matrícula:... 2 3.Geração de boletos

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC FEVEREIRO / 2010 GUIA SISTEC INTRODUÇÃO...03 PRÉ-CADASTRO

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Esse documento tem como finalidade instruir o usuário de como utilizar e compreender o sistema da Multwear The Best Brands.

Esse documento tem como finalidade instruir o usuário de como utilizar e compreender o sistema da Multwear The Best Brands. TUTORIAL DE SISTEMA INTRODUÇÃO Esse documento tem como finalidade instruir o usuário de como utilizar e compreender o sistema da Multwear The Best Brands. O material didático a seguir, apesar da fácil

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente de Relacionamento com o Cliente Núcleo Seja bem vindo ao nosso novo canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

NOTA FISCAL COMPLEMENTAR. Serão emitidas notas fiscais complementares nos casos abaixo:

NOTA FISCAL COMPLEMENTAR. Serão emitidas notas fiscais complementares nos casos abaixo: NOTA FISCAL COMPLEMENTAR Serão emitidas notas fiscais complementares nos casos abaixo: a) no reajustamento de preço em razão de contrato escrito ou de qualquer outra circunstância que implique aumento

Leia mais

Abaixo será listado passo a passo o processo de cadastro, login e compra de produtos anunciados em nosso portal.

Abaixo será listado passo a passo o processo de cadastro, login e compra de produtos anunciados em nosso portal. Manual do Comprador 1 Comprar Anúncios Abaixo será listado passo a passo o processo de cadastro, login e compra de produtos anunciados em nosso portal. 1.1 CRIAR CONTA TURISMO AGORA Para comprar produtos

Leia mais

Treinamento - Union Web

Treinamento - Union Web Inserindo formulário de acesso ao sistema no seu site: Para que seus condôminos tenham acesso ao sistema será necessária a inserção do formulário de entrada no seu site, veja com o programador do seu site

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO NAS LINHAS DE AÇÃO PROGRAMA DE INVESTIMENTO SPCINE E BRASIL DE TODAS AS TELAS

MANUAL DE INSCRIÇÃO NAS LINHAS DE AÇÃO PROGRAMA DE INVESTIMENTO SPCINE E BRASIL DE TODAS AS TELAS MANUAL DE INSCRIÇÃO NAS LINHAS DE AÇÃO PROGRAMA DE INVESTIMENTO SPCINE E BRASIL DE TODAS AS TELAS ÍNDICE ENTRANDO NA PLATAFORMA... 4 PREENCHENDO O CADASTRO INDIVIDUAL... 7 FAZENDO INSCRIÇÃO NAS LINHAS

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 Manual do Usuário Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 1 Apresentação O SEIA Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos é uma ferramenta fundamentada

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente de Comunidades - Manual para Administradores do Sistema - Atualizado em 04/04/2011 LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 PÁGINA DE ACESSO AO SIGRA... 7 FIGURA

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

Guia do Usuário ProAnalir 2013. Introdução... 2. Liberação das licenças... 3

Guia do Usuário ProAnalir 2013. Introdução... 2. Liberação das licenças... 3 Área Universidade Prosoft Autor Valquíria Coelho Criação 26/02/2013 Publicação - 28/02/2013 Distribuição Franqueadora, Franquias e Clientes. Guia do Usuário ProAnalir 2013 Conteúdo: Introdução... 2 Liberação

Leia mais

Freedom Software. Sistema de Representação. Freedom Software Sistema de Representação Página 1

Freedom Software. Sistema de Representação. Freedom Software Sistema de Representação Página 1 Freedom Software Sistema de Representação Freedom Software Sistema de Representação Página 1 FREEVENDMOBILE (Sistema de Vendas Mó vel) Sumário INSTALAÇÃO:... 3 O SISTEMA... 7 MENU E BARRAS DO SISTEMA...

Leia mais

Bom trabalho. Módulo Contabilidade Caixa e Contas Bancárias

Bom trabalho. Módulo Contabilidade Caixa e Contas Bancárias Sistema Pastoral Tecnologia a Serviço das Comunidades Help on line - acione a tecla F1 quando tiver dúvida. Este roteiro foi elaborado para servir de auxílio às pessoas que estão iniciando a utilização

Leia mais

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Execute o ícone na área de trabalho: TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Aguarde um instante, irá aparecer à seguinte tela: Clique no botão EXECUTAR e aguarde um momento. Após ter clicado em EXECUTAR

Leia mais

1. Informações iniciais

1. Informações iniciais 1. Informações iniciais O novo Sistema de Emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) é de propriedade exclusiva do CFC e o acesso ao sistema será por meio de um link disponibilizado

Leia mais

Tutorial ConvertXtoDVD 3

Tutorial ConvertXtoDVD 3 Tutorial ConvertXtoDVD 3 Índice: Adicionando seus arquivos de vídeo Adicionando um ou mais vídeos Página 2 Qualidade da conversão Página 3 Personalizando o menu Página 4 Escolhendo um template para o menu

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

Envio online de formulários Itaú Unibanco

Envio online de formulários Itaú Unibanco Crédito Imobiliário Envio online de formulários Itaú Unibanco 1 O Itaú oferece soluções para facilitar a vida de quem quer financiar a compra de um imóvel. Você poderá enviar pela internet todas as informações

Leia mais

MANUAL DO SERIE ALIMENTAÇÃO

MANUAL DO SERIE ALIMENTAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO SECRETÁRIO ADJUNTO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE ASSESSORIA DE ANÁLISE E ESTATÍSTICA GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 3 SUMÁRIO 1. ACESSO... 05 1.1 Alterar

Leia mais

ACORDO DE PARIS: A RECEITA PARA UM BOM RESULTADO

ACORDO DE PARIS: A RECEITA PARA UM BOM RESULTADO ACORDO DE PARIS: A RECEITA PARA UM BOM RESULTADO Le Bourget, 30 de novembro de 2015 Daqui a 11 dias, representantes de 195 países deverão adotar aqui o documento internacional mais importante do século:

Leia mais

PharmaSystem. Instalando, Configurando e Utilizando o PharmaSystem no SiSMoura

PharmaSystem. Instalando, Configurando e Utilizando o PharmaSystem no SiSMoura PharmaSystem Instalando, Configurando e Utilizando o PharmaSystem no SiSMoura PharmaSystem 1. O que é o PharmaSystem? O PharmaSystem é uma ferramenta PHARMA LINK para a gestão e concessão de vantagens

Leia mais

INVENTÁRIO: Completo Preliminar. INVENTÁRIO VERIFICADO POR: Ninguém Primeira parte 1 Terceira parte Terceira parte acreditada

INVENTÁRIO: Completo Preliminar. INVENTÁRIO VERIFICADO POR: Ninguém Primeira parte 1 Terceira parte Terceira parte acreditada Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa RL Sistemas de Higiene Ltda. 2009 INVENTÁRIO: Completo Preliminar INVENTÁRIO VERIFICADO POR: Ninguém Primeira parte 1 Terceira parte Terceira parte acreditada

Leia mais

Tutorial Cursos on-line pagos. Inscrição Acesso Certificado

Tutorial Cursos on-line pagos. Inscrição Acesso Certificado Tutorial Cursos on-line pagos Inscrição Acesso Certificado Inscrição Em primeiro lugar, para inscrever-se no curso, é necessário possuir um cadastro no portal da FNQ. Se você já possui, ao entrar no portal

Leia mais

Palavras de Quem Entende

Palavras de Quem Entende DUMBA Amigo(a) Eu me chamo Silvio Damásio e venho te convidar para participar deste negócio comigo. Eu acredito que estamos diante de uma incrível forma de ganhar dinheiro em quantidade e honestamente.

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1 MANUAL DO USUÁRIO 1 SUMÁRIO Tela de Login... 3 Telas de Atualização e Informação... 3 Cadastro de Clientes... 7 Cadastro de Grupos... 7 Cadastro de Subgrupos... 8 Cadastro de Fornecedores... 8 Cadastro

Leia mais

Professor: Márcio Luiz

Professor: Márcio Luiz Capítulo 14 Meio Ambiente Global Geografia 1ª Série Conteúdo complementar O Tratado de Kyoto Acordo na Cidade de Kyoto Japão (Dezembro 1997): Redução global de emissões de seis gases do efeito estufa em

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual do Anunciante

Manual do Anunciante Manual do Anunciante 1 - Compra de Pacotes Bit Turs Abaixo será listado passo a passo o processo de como será executada a compra de moedas Bit Turs para que você possa anunciar seus produtos em nosso portal.

Leia mais

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA SISTEMA ISS WEB Sil Tecnologia LTDA Sumário INTRODUÇÃO 3 1. ACESSO AO SISTEMA 4 2. AUTORIZAR USUÁRIO 5 3. TELA PRINCIPAL 6 4. ALTERAR SENHA 7 5. TOMADORES DE SERVIÇO 7 5.1 Lista de Declarações de Serviços

Leia mais

Nova Central de Atendimento Logicorp

Nova Central de Atendimento Logicorp 1. INICIAR O NAVEGADOR DE INTERNET Acessar a página da Logicorp no link: http://www.logicorp.net.br/index.html 2. ACESSANDO A ÁREA DE ATENDIMENTO DO NOSSO SITE Na parte superior clique em Atendimento.

Leia mais

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL Agosto / 2015 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 IMPORTANTE ANTES DE SOLICITAR O CERTIFICADO DIGITAL... 3 SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL... 4 APRESENTAÇÃO DOS

Leia mais

Guia Passo a Passo Para Utilizar o Moip

Guia Passo a Passo Para Utilizar o Moip Guia Passo a Passo Para Utilizar o Moip www.webnec.com.br Página 1 Copyright Este é um guia passo a passo para utilizar o Moip. Este guia não deve ser vendido! Você pode distribuir este guia gratuitamente

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO...3

ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1 ACESSO À PLATAFORMA PÁGINA INICIAL...4 1º Passo Endereço da plataforma...4 2º Passo Acessar a plataforma...4 3º Passo Alterar senha...5 4º Passo Continue...6 5º Passo Acessar página

Leia mais

Manual de Inclusão e Exclusão de Disciplinas Online

Manual de Inclusão e Exclusão de Disciplinas Online Apresentação Este manual apresenta o processo de inclusão e exclusão de disciplinas que o aluno poderá realizar através do Espaço do Aluno. Inclusão/Exclusão Durante todo processo o aluno poderá alterar

Leia mais

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Promoção SEST / SENAT Conteúdo Técnico ESCOLA DO TRANSPORTE JULHO/2007 Aquecimento Global

Leia mais

Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo

Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo Modernidade trouxe vantagens e prejuízos Poluição causada pelas organizações afeta diretamente a natureza Criação de Leis para minimizar

Leia mais

Manual. Cadastro de Usuários. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de fevereiro de 2008.

Manual. Cadastro de Usuários. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de fevereiro de 2008. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Manual Cadastro de Usuários Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília, 27

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Sistema de Solicitação de Serviços

Sistema de Solicitação de Serviços UTFPR Câmpus Guarapuava Departamento de Serviços Gerais DESEG Sistema de Solicitação de Serviços Manual do Usuário Sumário Sistema de Solicitação de Serviços... 1 Login... 1 Tela inicial... 2 Home... 2

Leia mais

Cursos a Distância para Competências Transversais SENAI. Manual de Utilização do Ambiente

Cursos a Distância para Competências Transversais SENAI. Manual de Utilização do Ambiente Cursos a Distância para Competências Transversais SENAI Manual de Utilização do Ambiente 1. Objetivo O objetivo deste manual é orientar os alunos dos Cursos a Distância para Competências Transversais do

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA DEPENDÊNCIAS E ADAPTAÇÕES COM ACOMPANHAMENTO ON LINE

ORIENTAÇÕES PARA DEPENDÊNCIAS E ADAPTAÇÕES COM ACOMPANHAMENTO ON LINE ORIENTAÇÕES PARA DEPENDÊNCIAS E ADAPTAÇÕES COM ACOMPANHAMENTO ON LINE São Paulo 2010 ORIENTAÇÕES PARA DEPENDÊNCIAS E ADAPTAÇÕES COM ACOMPANHAMENTO ON-LINE O Centro Universitário FMU implantou a partir

Leia mais

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 MANUAL DE USO DO SISTEMA GOVERNO DIGITAL ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 2.0. SOLICITAÇÕES DE AIDF E AUTORIZAÇÃO DE EMISSÃO DE NOTA

Leia mais

SHOPAPOSTILAS. Obrigado e tenha um bom estudo.

SHOPAPOSTILAS. Obrigado e tenha um bom estudo. SHOPAPOSTILAS Claudinei David shopapostilas@htmail.com shop-vendas@hotmail.com Esta apostila é de inteira propriedade de Claudinei David,e está proibida cópias ou vendas sem a autorização do proprietário,sujeito

Leia mais

O sistema é dividido por quatro menus principais: Cadastro, Comercial, Estoque e Pesquisa como verá a seguir:

O sistema é dividido por quatro menus principais: Cadastro, Comercial, Estoque e Pesquisa como verá a seguir: Visão Rápida do sistema Administrativo LC O sistema Administrativo LC é um sistema completo para administrar o seu escritório, loja ou comercio em geral. Nosso sistema pode ser customizado a necessidade

Leia mais

SYSMO INFORMÁTICA CRM CONTROLE DE PONTUAÇÃO MANUAL DO USUÁRIO SYSMO S1. Versão 1.00 SÃO MIGUEL DO OESTE SC, MAIO DE 2007.

SYSMO INFORMÁTICA CRM CONTROLE DE PONTUAÇÃO MANUAL DO USUÁRIO SYSMO S1. Versão 1.00 SÃO MIGUEL DO OESTE SC, MAIO DE 2007. SYSMO INFORMÁTICA CRM CONTROLE DE PONTUAÇÃO MANUAL DO USUÁRIO SYSMO S1 Versão 1.00 SÃO MIGUEL DO OESTE SC, MAIO DE 2007. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 3 2 CONFIGURAÇÃO... 3 2.1

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online. 1º PASSO: Acessar o SalicWeb Para inscrever a sua iniciativa cultural

Leia mais

GERA ORGANIZAÇÃO DE ESTOQUE ORGANIZAÇÃO DO ESTOQUE

GERA ORGANIZAÇÃO DE ESTOQUE ORGANIZAÇÃO DO ESTOQUE ORGANIZAÇÃO DO ESTOQUE Olá! Você verá a seguir um importante treinamento que vai facilitar suas atividades diárias! Ao acessá-lo pela primeira vez, procure assistir até o final. Caso não consiga, você

Leia mais

ORIENTAÇÕES PASSO A PASSO BDCS Banco de Dados de Cargos e Salários

ORIENTAÇÕES PASSO A PASSO BDCS Banco de Dados de Cargos e Salários ORIENTAÇÕES PASSO A PASSO BDCS Banco de Dados de Cargos e Salários PASSO 1 ACESSO PASSO 2 CADASTROS PASSO 3 DEVOLUTIVA DOS RESULTADOS 1 PASSO 1 - ACESSO Se porventura você clicar sobre ACESSE - Salários

Leia mais

Correspondente no País Passo a Passo - Certificação CC1 Veículos -

Correspondente no País Passo a Passo - Certificação CC1 Veículos - Correspondente no País Passo a Passo - Certificação CC1 Veículos - Setembro de 2013 Certificação CC1 - Veículos Informações Importantes Este modelo de Certificação é uma ação promocional, sem custo para

Leia mais

Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site.

Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site. Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site. Atenção: Os dados que aparecem nas imagens abaixo, são meramente ilustrativos, naturalmente os dados que devem ser visualizados,

Leia mais

COMO FAZER SEUS PEDIDOS ONLINE PASSO-A-PASSO

COMO FAZER SEUS PEDIDOS ONLINE PASSO-A-PASSO COMO FAZER SEUS PEDIDOS ONLINE PASSO-A-PASSO Neste passo a passo iremos mostrar como é facil, simples e rápido o acesso ao site para consultas e pedidos online. Primeira etapa: Entrar no site www.thermofisher.com

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor. Página 1

Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor. Página 1 Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor Página 1 Página 2 Índice: Acessando o Sistema... 03 Escala de Atendimento... 06 Painel de Atendimento... 07 Home... 08 Respostas Prontas... 09 Comandos Prontos...

Leia mais

M A N U A L D O C I D A D Ã O

M A N U A L D O C I D A D Ã O M A N U A L D O C I D A D Ã O O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico), para consulta via internet. E-SIC Versão 1.05 Sumário Introdução

Leia mais

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015 Monitor de Comercialização Ofertante MT 43-1-00015-0 Última Atualização 12/11/2015 Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Como inserir subitens V Emissão de Relatórios VI

Leia mais

Processo de download, Instalação e Configuração do CiberTrader.

Processo de download, Instalação e Configuração do CiberTrader. Processo de download, Instalação e Configuração do CiberTrader. Download e Instalação 1 Entre no site HTTP://www.fbnsistemas.com.br. 2 Clique no link Negócios da Bolsa. 3 Na próxima página selecione Registre-se

Leia mais

PROCESSO DE COMPRA BTRIEVE 12

PROCESSO DE COMPRA BTRIEVE 12 PROCESSO DE COMPRA BTRIEVE 12 A Contmatic está disponibilizando para você uma nova opção de banco de dados. Chegou o Btrieve 12, lançado mundialmente em 2016, esta nova versão já está adaptada para os

Leia mais

CAPÍTULO 7 EFEITO ESTUFA

CAPÍTULO 7 EFEITO ESTUFA CAPÍTULO 7 EFEITO ESTUFA Será que o homem já se conscientizou do poder destrutivo das suas mãos? Hoje, é freqüente ouvirmos falar do efeito estufa Mas quem é esse vilão que nos apavora? O efeito estufa

Leia mais

1223o TUTORIAL PRÉ-VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL PRÉ-VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL PRÉ-VENDA Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL PRÉ-VENDA NO SYSPDV Casa Magalhães Comércio e Representações Ltda O objetivo deste tutorial é apresentar

Leia mais

TUTORIAL - 01. Solicitando Liberação Preliminar

TUTORIAL - 01. Solicitando Liberação Preliminar TUTORIAL - 01 Solicitando Liberação Preliminar www.bombeiros.pr.gov.br 1º Entre no link PREVFOGO. 3º Clique no link de Serviços: Solicitação de Vistoria 2º ATENÇÃO! As orientações são obrigatórias! Certifique-se

Leia mais

Conteúdo 1.0 - GERACÃO DO ARQUIVO PARA EMISSÃO DA NF ELETRÔNICA... 2

Conteúdo 1.0 - GERACÃO DO ARQUIVO PARA EMISSÃO DA NF ELETRÔNICA... 2 Tutorial UltraPDV - GERAÇÃO DO ARQUIVO ELETRÔNICO DE NOTA FISCAL ULT-027-GERAÇÃO DO ARQUIVO ELETRÔNICO DE NOTA FISCAL Conteúdo 1.0 - GERACÃO DO ARQUIVO PARA EMISSÃO DA NF ELETRÔNICA.... 2 1.1 - GERAR UMA

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo V

Treinamento Sistema Folha Union Módulo V FOLHA DE PAGAMENTO Controle FGTS / Guias Recolhimento / Remessa para banco / Encerramento anual Folha Union> Movimento> Controle de FGTS> Importar depósitos As telas de Controle de FGTS são utilizadas

Leia mais

Site: http://www.parcelias.com.br/online/faet. Código da autorizada: Login: master Senha:

Site: http://www.parcelias.com.br/online/faet. Código da autorizada: Login: master Senha: Nosso novo Sistema de Garantia está em funcionamento no endereço abaixo, favor acessar o site e cadastrar as Ordens de Serviços para que possamos encaminhar os seus pedidos de Garantia. Site: http://www.parcelias.com.br/online/faet

Leia mais

- GUIA DO EMPRESÁRIO -

- GUIA DO EMPRESÁRIO - - GUIA DO EMPRESÁRIO - NF ELETRONICA LUCRO PRESUMIDO MUNICIPIO DE SÃO PAULO Planeta Contábil 2008 Todos os Direitos Reservados (www.planetacontabil.com.br) 1/14 Este é um roteiro para emissão de NF-eletronica.

Leia mais

GUIA DO EMPRESÁRIO. CERTIFICADO DIGITAL - ecnpj

GUIA DO EMPRESÁRIO. CERTIFICADO DIGITAL - ecnpj GUIA DO EMPRESÁRIO CERTIFICADO DIGITAL - ecnpj 1. INTRODUÇÃO O e-cnpj é um certificado digital, que garante a autenticidade e a integridade na comunicação entre pessoas jurídicas e as repartições públicas

Leia mais

MANUAL DO RELATÓRIO DE SERVIÇO DO REPRODUTOR

MANUAL DO RELATÓRIO DE SERVIÇO DO REPRODUTOR MANUAL DO RELATÓRIO DE SERVIÇO DO REPRODUTOR Este manual tem como objetivo esclarecer e orientar os usuários a respeito dos trâmites formais realizados no processo de Inclusão do Relatório de Serviço do

Leia mais

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 A rotina de acesso direto ao XML do S-1000, o usuário pode encontrar na opção de cadastro de Empresas do SIP. Sempre que o usuário localizar a figura ao

Leia mais