FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO PROUCA-TO: RECONTEXTUALIZAÇÃO DE OFICINAS TEÓRICO-PRÁTICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO PROUCA-TO: RECONTEXTUALIZAÇÃO DE OFICINAS TEÓRICO-PRÁTICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS"

Transcrição

1 FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO PROUCA-TO: RECONTEXTUALIZAÇÃO DE OFICINAS TEÓRICO-PRÁTICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS Resumo Silvana Donadio Vilela Lemos 1 Centro Universitário Senac Grupo de Trabalho Formação de Professores e Profissionalização Docente Agência Financiadora: não contou com financiamento O presente artigo é o recorte do Relatório Técnico das Oficinas Teórico- Práticas do Curso de Formação do Prouca-Tocantins, desenvolvidas com profissionais das escolas municipais, no período de agosto de 2013 a dezembro de De início, pretende-se apresentar a proposta do Curso de Formação Prouca-Tocantins, destinado a formar professores e gestores de escolas públicas municipais para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a partir do emprego do laptop educacional. Em seguida, relatar a concepção de três oficinas e a sua recriação em três escolas municipais, dentre as 15 oficinas ofertadas no curso de formação. A metodologia teve como base a análise de um Relatório Técnico das Oficinas Teórico-Práticas do Curso de Formação do Prouca-Tocantins. Com base na análise do documento, depreende-se que a inserção das TDIC e do laptop a partir de projetos temáticos, estimulou nova forma de alunos e professores comparecerem, no ato educativo, como parceiros de equipes, protagonistas na busca por conhecer, comunicar e expressar os novos saberes, em diferentes linguagens midiáticas. Há evidências, pelas práticas pedagógicas com o uso das TDIC e do laptop educacional, da expansão do tempo e espaço dos estudos para fora de sala de aula. É possível afirmar que os estudos realizados nas Oficinas contribuíram para minimizar a insegurança dos professores em integrar os recursos das TDIC e do laptop. Porém, dentre o desafios, tem-se os diferentes níveis de apropriação tecnológica e pedagógica, e a continuidade do tempo de formação dentro da escola. Diante de tal constatação, emerge a necessidade da formação contínua e em serviço, a partir de um conjunto diferenciado de Oficinas que assegure a manutenção dos estudos. Palavras-chave: Formação docente. Oficinas teórico-práticas. Recontextualização. Escolas públicas. Inovação e desafios educativos. 1Doutora e Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), do Programa de Pós Graduação Educação: Currículo. Integra o Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias Aplicadas à Educação (PUC-SP). sil.lemos@uol.com.br ISSN

2 34110 Introdução De início, a intenção é relatar, brevemente, a proposta do Curso de Formação ministrado aos profissionais das escolas públicas municipais do estado de Tocantins. Em seguida, apresentar a concepção e a recontextualização de três Oficinas Teórico-Práticas, pela proposta de projetos temáticos em escolas municipais do estado de Tocantins. O projeto Prouca-Tocantins é uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (Seduc), com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), e orientação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que atuou em cooperação com a Universidade Federal de Tocantins (UFT), no projeto Um Computador por Aluno (UCA). Relevante expressar que o objetivo do curso foi preparar os professores e gestores de escolas ligadas às redes de ensino de diversos municípios de Tocantins. O curso de formação propôs-se, por meio do aprender fazendo, a possibilitar a apropriação crítica da inserção das TDIC e, em especial, dos recursos do laptop educacional, no currículo escolar. Durante as etapas do curso, foi possível incentivar o estudo crítico e a depuração de práticas pedagógicas com o uso das TDIC e do laptop, mediados pelas discussões de artigos e vídeos, além da experimentação e recriação das Oficinas Teórico-Práticas. A rede colaborativa de aprendizagem foi construída na modalidade semipresencial, no espaço e tempo destinados à formação na escola e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pela plataforma Moodle, nos Fóruns de Discussão. Na Etapa 1, denominada Tecnologia na Escola, o curso promoveu, no AVA, a reflexão sobre a inclusão digital na escola e o potencial das TDIC, na expansão de conhecimentos. Os profissionais das escolas passaram pela experimentação de sete desafios do UCA e, assim, exploraram os diferentes recursos disponíveis no laptop educacional. Na Etapa 2, intitulada O Currículo e as TDIC: Elaboração de Projetos e a Atuação do Formador, foi possível pensar o potencial pedagógico de aplicação dos recursos do laptop às práticas pedagógicas. Dentre os recursos do laptop educacional, pode-se citar: o editor de texto (writer), o editor de apresentações (Impress), o navegador Firefox e a câmera para filmar e fotografar. Foram ofertadas, na primeira parte desta etapa, as seguintes oficinas: 1. D. João Carioca. A corte portuguesa chega ao Brasil em 1808: o Impress a serviço da construção de HQ.

3 Jornal Mural: do Papiro ao Blog. 3. Meio Ambiente: Resíduo Sólido Urbano Lixo. 4. Livro Digital: deixando o velho com cara de novo. 5. Segurança na Internet. Na segunda parte, objetivou-se promover reflexões sobre a Elaboração de Projetos a partir de três eixos: projetos, currículo e tecnologias. E, na terceira parte, um novo conjunto de oficinas foi ofertado. 1. Ditado de Imagens. 2. Luz, Sombra e Muita Diversão. 3. Resgatando Minhas Origens. 4. Identificando Polígonos nos Pontos Turísticos de Tocantins. 5. Quem Canta Seus Males Espanta. Na Etapa 3, promoveu-se a reflexão, avaliação e depuração do Projeto Político- Pedagógico, a elaboração do Plano de Ação no processo de implantação das TDIC e do laptop na escola, e a construção do Projeto de Gestão Integrado de Tecnologias (Progitec). Para estudos complementares, foram disponibilizadas cinco Oficinas Teórico-Práticas: 1. O Meio Ambiente em que Vivemos. 2. Fazendo Arte com as Linguagens. 3. A Lógica Criativa e Objetos de Aprendizagem. 4. Etnias Indígenas do Estado de Tocantins: Cultura e Memória. 5. Autorretrato para Quebrar a Cabeça. Este artigo apresenta a metodologia da pesquisa, a concepção de três oficinas e sua recontextualização a partir de projetos temáticos desenvolvidos em três escolas públicas municipais, no Estado de Tocantins, além das evidências de inovação e desafios educativos. Metodologia Adotou-se como pressuposto a pesquisa qualitativa que permitiu compreender a riqueza que há, entre as experiências dos seres humanos, no processo educacional. Como procedimento metodológico, foi analisada, no Relatório Técnico das Oficinas Teórico-Práticas (RELATÓRIO TÉCNICO, ), a concepção de três oficinas e a sua recontextualização a partir de três projetos temáticos.

4 34112 Para subsidiar a análise das informações constantes no documento do relatório, partiuse do referencial teórico de Bogdan e Biklen (1994). A palavra escrita emerge como conteúdo e fonte significativa para compor os dados na pesquisa. Escolha das Oficinas Teórico-Práticas No Curso de Formação Prouca-TO foram ofertadas 15 Oficinas Teórico-Práticas, com a distribuição de cinco oficinas em cada uma das Etapas 1, 2 e 3. As oficinas, sem exceção, continham o mesmo princípio fundamental que é formar o profissional da escola, pelo Aprender Fazendo, a experimentar, pensar o potencial pedagógico das TDIC e do laptop, de modo a prepará-lo para conceber projetos de uso integrado da tecnologia com o currículo. A par disso, optou-se por eleger as oficinas da fase introdutória do curso de formação, na Etapa 1. Para chegar às três oficinas de análise, o critério consistiu em não repetir os autores e, em seguida, fazer a seleção de forma aleatória. Dessa forma, as oficinas escolhidas foram: 1. O Impress a serviço de HQ, das autoras Silvana Donadio Vilela Lemos e Cleide Maria dos Santos Muñoz; 2. Meio Ambiente: Resíduo Sólido Urbano Lixo, do autor Rafael Montanhini de Oliveira, com adaptação de Katia Alexandra de Godoi; 3. Redes Sociais e Segurança na Internet, das autoras Maria Eduarda de Lima Menezes, Mariza Mendes e Silene Kuin. Escolha dos Projetos Temáticos das Escolas Após a definição das três oficinas, foi possível selecionar, dentre os 15 projetos temáticos descritos no Relatório Técnico ( ), três que recontextualizaram as temáticas das oficinas. Dessa forma, os projetos temáticos são: 1. História em Quadrinhos: uma Porta para Leitura, Escola Municipal Vitor Dias, Darcinópolis/TO. 2. A Poluição no Meio Ambiente e a Tecnologia, Escola Municipal João Pessoa, São Miguel do Tocantins/TO.

5 Projeto Segurança na Internet: Navegar É Preciso, da Escola Municipal Moderna, Araguaina/TO. Desenvolvimento Neste item, a proposta consiste em apresentar a concepção pedagógica de três Oficinas Teórico-Práticas e a sua recontextualização em três escolas públicas municipais do Estado de Tocantins. A Concepção das Oficinas Teórico-Práticas Na primeira etapa da oficina, o convite consistiu em convidar os professores para a apropriação das seis características que compõem uma História em Quadrinhos (HQ). O requadro, a calha, o balão e recordatório, a onomatopeia, o desenho/ ou a imagem e a narrativa visual. Em seguida, busca-se incentivar uma retrospectiva histórica sobre os contextos histórico, econômico e social do século XIX, em Portugal e, principalmente, no Brasil. O impress a serviço da construção de HQ, das autoras Silvana Donadio Vilela Lemos e Cleide Maria dos Santos Muñoz A pesquisa investigativa pela internet e a leitura do livro sugerido, D. João Carioca: a Corte Portuguesa Chega ao Brasil ( ), de Schwarcz (2007), subsidiaram os conhecimentos em relação ao contexto histórico; conteúdo imprescindível na elaboração do texto no formato de HQ. Buscou-se conhecer a História do Brasil do século XIX, de forma investigativa, entre equipes de trabalho e em coautoria. As TDIC e os recursos do laptop a serviço da expansão das fontes de informações e, portanto, do universo da leitura, do registro das informações, da autoria e coautoria das criações e da publicação de histórias no blog da escola. A inserção da Internet está a serviço do acesso a uma gama variada de informações, pela pesquisa em diferentes sites educacionais, além da oportunidade dos professores ensinarem os alunos a selecionar, organizar, compartilhar e interpretar informações e a posterior experiência de sistematizar a memória escrita das ideias, na pasta do editor de texto (writer) contido no laptop.

6 34114 A proposta da oficina consistiu em estimular a utilização de diferentes recursos do laptop, entre eles, o navegador Firefox, o editor de texto (writer), o editor de desenho para desenhar e colorir e o editor de apresentações (Impress), para potencializar situações de aprendizagem que convidam os alunos a pesquisar, expandir a leitura e a coautoria de ideias em diferentes linguagens (imagética e textual). Meio ambiente resíduo sólido urbano lixo, do autor Rafael Montanhini de Oliveira e adaptação de Katia Alexandra de Godoi Na oficina, a proposta consistiu em pensar a realidade em que se vive e os resíduos produzidos na sociedade e escola. A temática convida ao intercâmbio de conteúdos entre as diferentes disciplinas. Em Ciências, é possível estudar os resíduos que compõem o lixo e os males que causa; em Matemática, é possível realizar o levantamento e a quantidade do total e per capita de resíduos produzidos na escola; já em Língua Portuguesa, os alunos podem pesquisar sobre a produção e a relação de consumo de embalagens por parte da sociedade e criar, em coautoria, cartilhas educativas sobre a coleta e o descarte de resíduos lixo. Para complementar, pode-se pesquisar, na disciplina de Geografia, o espaço geográfico onde o lixo fica armazenado e as consequências para o solo, os rios e o ar. Na Etapa 1 da Oficina, o foco está em conhecer a temática pela apresentação de um documentário. Dentre as sugestões indicadas, temos filmes produzidos pelo Instituto para a Democratização de Informações sobre Saneamento Básico e Meio Ambiente (RESOL) (disponível em < que possibilita a reflexão sobre o funcionamento de uma usina de lixo para produção de energia. Para complementar, tem-se a sugestão da Cartilha Limpeza Urbana (RESOL), (disponível em: < com saberes sobre geração, acondicionamento, transporte, disposição e tratamento do lixo. Na sequência, o estímulo está em incentivar a pesquisa na Internet para complementar os saberes coletados. O editor de texto do laptop está a serviço da memória escrita sobre como reutilizar e reciclar o lixo produzido na escola. A câmera do laptop tem o potencial de capturar as imagens e filmar os flagrantes sobre os locais onde os resíduos sólidos são reciclados.

7 34115 Na Etapa 2 da oficina, a atividade consistiu em promover o levantamento das fontes geradoras de resíduos sólidos no contexto escolar. A cantina da escola, a sala de aula, a sala dos professores, os banheiros, transformam-se em locais em potencial. O laptop educacional entra em ação para registrar a memória viva da observação e investigação dos flagrantes mais importantes. Tem-se o convite à mobilidade física do uso do laptop. A narrativa que se estabelece, ao longo das fases, pode se transformar em saberes que recontam os hábitos de consumo, o nível de conhecimento sobre a reciclagem, e reuso de cada comunidade escolar. A meta consiste em expandir os conhecimentos e estimular o consumo consciente, a reciclagem e a reutilização do lixo. As TDIC e o laptop ficam a serviço do acesso à informação, da memória textual e imagética dos novos saberes, da comunicação, expressão nos novos meios de publicação e divulgação da era digital, como o blog e o site da escola. Redes sociais e segurança na Internet, das autoras Maria Eduarda de Lima Menezes, Mariza Mendes e Silene Kuin Busca-se conscientizar sobre o uso seguro das Redes Sociais no cotidiano. Todas as áreas do conhecimento podem contribuir para a formação da cidadania responsável e ética. Na Etapa 1 da Oficina, o propósito é ampliar os conhecimentos sobre os riscos que os alunos e a comunidade escolar estão sujeitos nas redes sociais. Os vídeos indicados são: O poder das mídias sociais (disponível em: < e o Programa do Fantástico, da Rede de Globo de Televisão (disponível em: < >). A meta consiste em estimular a reflexão, conscientização e mudança de mentalidade. Na Etapa 2 da oficina, o convite está em estimular a pesquisa em diferentes sites e links, com a intenção de propiciar, além da expansão de conhecimentos, as habilidades sobre como navegar, selecionar e organizar informações na Internet. Dentre os diferentes temas e links, constam: Segurança nas Redes Sociais, (disponível em: < e Cartilha de Segurança para Internet (disponível em: < A proposta pedagógica da Oficina Redes Sociais e Segurança na Internet propõe-se a tornar conhecida, para professores e alunos, a informação disponível na Internet e, pelo

8 34116 diálogo reflexivo crítico, conscientizar sobre os perigos e estimular a mudança de mentalidade. Recontextualização das Oficinas: Projetos Temáticos com a Inserção das TDIC e o Laptop Neste item, busca-se relatar a recontextualização de Oficinas Teórico-Práticas a partir de três Projetos Temáticos desenvolvidos por professores e alunos, de escolas públicas municipais no Estado de Tocantins. Escola Municipal Vitor Dias, Darcinópolis/TO: história em quadrinhos: uma porta para leitura O projeto História em Quadrinhos: uma Porta para Leitura tem como meta incentivar o hábito de leitura e escrita do aluno e, pelo prazer de conhecer outros mundos, estimular a imaginação e fomentar a narração de muitas outras histórias. Na Etapa 1 dos trabalhos, os alunos foram desafiados a pesquisar na Web 2.0 as principais características que compõem o HQ (Figura 1). A Internet esteve a serviço do acesso a uma gama de informações e o resultado da pesquisa foi confrontado com as revistas em quadrinhos, disponíveis na biblioteca da escola. É possível afirmar que o acesso à Internet além de abrir uma porta para o mundo, potencializa o hábito da leitura e, nessa perspectiva, contribui para o repertório das novas histórias. Figura 1 Alunos fazem pesquisa na Internet Fonte: A autora

9 34117 Segundo a professora Claudilene Lemos Alencar (2014), o projeto contribuiu para uma sensível melhora no interesse pela leitura e produção escrita. A professora relata que os alunos aprenderam, de forma divertida e prazerosa, os elementos fundamentais para a criação de HQ. Na Etapa 2, os alunos criaram histórias em quadrinhos HQ com diferentes temas e, dentre eles, a reescrita das falas do Chico Bento, com a história sobre os hábitos de higiene pessoal. É possível afirmar que os estudos realizados pelos professores nas Oficinas Teórico- Práticas propiciaram a apropriação de conhecimentos, sobre como e a serviço do que integrar o editor de texto e de apresentação (Writter e Impress) do laptop. Há evidências de que a inserção dos recursos do laptop, além de democratizar o acesso a uma gama de informações, potencializa a reflexão a respeito da norma culta e o exercício da escrita e, portanto, da memória textual, que viabiliza aos alunos e professores acessarem os estudos, em qualquer lugar e tempo, pelo blog da escola. Para finalizar, destaca-se a representação do pensamento pela linguagem imagética, imprescindível na era digital. Escola Municipal João Pessoa, São Miguel/TO: A poluição no meio ambiente e a tecnologia O projeto A Poluição no Meio Ambiente e a Tecnologia teve como meta conscientizar os alunos dos 3 os anos sobre a preservação do meio para garantir a qualidade de vida a todos os seres vivos. De início, os alunos assistiram ao vídeo O que São Resíduos Sólidos, como elemento desencadeador do debate sobre os tipos de poluição e as doenças causadas pelo lixo, para posterior reflexão sobre as vantagens da reciclagem. Evidenciou-se a mobilidade física do laptop nos estudos de campo, pelas visitas à Chácara 4 Rosas, 1 Botão (Sítio Novo/TO) e ao lixão do Município de São Miguel/TO (Figura 2).

10 34118 Figura 2 - Visita ao lixão de São Miguel (TO): uma nova relação entre alunos e professoras:a vida lá fora para ser pensada e desvelada Fonte: A autora. Os alunos, munidos de roteiros previamente elaborados em classe, investiram na investigação. As evidências de participação ativa, protagonismo e atuação intensa na busca pelo conhecimento estão na memória textual e imagética dos alunos. Segundo Carbonell (2002, p ), nomear os dez componentes do novo conhecimento inovador expressa a importância do aluno ler a realidade e as relações com o seu entorno. É por meio de projetos globalizados, ou temas transversais (educação para a paz e o desenvolvimento, consumo, a saúde, os meios de comunicação, a educação afetivo-sexual, por exemplo), que os professores podem criar práticas inovadoras e conexões entre os conteúdos escolares e as experiências de mundo. O autor expressa que o conhecimento apela à emancipação e à busca da verdade. E se enriquece com a experiência pessoal. Assim, Carbonell (2002, p.61) acrescenta: A educação é uma vivência cultural que se enriquece continuamente com a experiência e, na forma como são vividas, refletidas, problematizada, criam significado e nos ajudam a conhecer um pouco mais o que passa e o que nos passa. O laptop como ferramenta cognitiva é capaz de expandir a capacidade intelectual dos alunos (Figura 3). Figura 3 - Ensinar e aprender em qualquer lugar e hora: o laptop parceiro na memória textual e imagética das investigações

11 34119 Fonte: A autora Os alunos em sala de aula, após o pensamento reflexivo que possibilitou a compreensão do problema ambiental, problematizaram as evidências e as possíveis soluções em HQ. Dessa forma, ler e escrever, nesta proposta, foi uma experiência interessante, motivadora, significativa, pelo fato de articular a vida que os rodeia, para ser pensada dentro da escola. O tema Meio Ambiente propiciou a articulação entre saberes e o trabalho interdisciplinar de Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia. Para finalizar, há evidências de que a formação capacitou os professores a integrarem os recursos do laptop a serviço de práticas de leitura e escrita contemporâneas, de forma a fomentar o ensino e a aprendizagem, em qualquer lugar e tempo. Projeto segurança na internet: navegar é preciso, Escola Municipal Moderna, Araguaina/TO O projeto temático buscou incentivar a reflexão e o diálogo do uso consciente da Internet, entre os alunos das turmas dos 4o e 5o anos do Ensino Fundamental I e II (Figura 4). Para esclarecer as perguntas e hipóteses sobre como participar das redes sociais de forma segura, foram feitas pesquisas na Web 2.0. Segundo Carbonell (2002, p. 62), o motor do pensamento está nas perguntas e nos questionamentos que estimulam a investigação e o diálogo construtor. Há evidências de que o desafio de pesquisar o tema na Internet expandiu as oportunidades dos alunos em ler, selecionar, organizar e interpretar as informações. O trabalho colaborativo entre os alunos, além de valorizar o trabalho em equipe, incentivou o diálogo reflexivo sobre como participar das redes sociais sem estar exposto. Relevante informar que as atividades integraram as famílias com o objetivo de investir na conscientização e construção de uma nova forma de se comportar nas redes sociais. O conhecimento é público e democrático e a escola é o lugar no qual os conhecimentos se tornam públicos e onde se democratizam a produção e distribuição do saber. (CARBONELL, 2002, p. 64). Houve ganhos em relação à conscientização dos alunos e das famílias sobre as possibilidades e os problemas do mau uso da Internet; à formação de alunos monitores que

12 34120 potencializaram um número significativo de auxiliares para os professores no uso dos laptops em sala de aula. Os saberes construídos pelas pesquisas e o compartilhar de informações entre as equipes de trabalho, subsidiaram as HQs criadas pelos alunos. Nota-se que as professoras integraram o Tux Paint e LibreOffice Impress, recursos estudados no Curso de Formação, durante as oficinas. Foi possível criar, pelo laptop, o currículo escolar, de forma a promover nova metodologia na forma de comparecer aos estudos: alunos ativos, protagonistas, que compartilham com os professores a responsabilidade pela busca do conhecimento. Figura 4 - Alunos do 4 o ano do Ensino Fundamental II em pleno trabalho em sala de aula: ingerência nos estudos, responsabilidades compartilhadas e trabalho colaborativo Fonte: A autora Ler e escrever nessa perspectiva tornaram-se atos de autoria e coautoria. Reitera-se o potencial do curso de Formação do Prouca-TO ao fomentar, pela experimentação, a reflexão crítica do uso das TDIC e os recursos do laptop integrados ao currículo. Considerações Finais Sintetizamos os principais indícios de inovação e os desafios, a partir dos resultados que emergiram nos Projetos Temáticos desenvolvidos nas três escolas tocantinenses. Há evidências de que o curso de Formação Prouca-TO, pelas Oficinas Teórico- Práticas trouxe contribuições e impulsionou o pensar sobre a mobilidade do laptop educacional a serviço da investigação e da memória dos estudos, em múltiplas linguagens midiáticas. É possível afirmar que, a partir da experimentação e dos estudos, os professores utilizaram práticas com a inserção do laptop que desafiaram os alunos a eternizar os

13 34121 flagrantes pelo registro fotográfico (Cheese); o Tux Paint para a criação de desenhos; o Libre Office Impress, para a criação de imagens (fotografias) digitais; e o Libre Office Writter, para registro da memória escrita. Há indícios de mudanças no currículo escolar, nas relações entre alunos e professores com o uso intencional das TDIC, e dos recursos do laptop em Projetos Temáticos. Nesse cenário, considera-se imprescindível a formação continuada e em serviço dos profissionais da escola, com um novo conjunto de Oficinas Teórico-Práticas que contemplem os diferentes níveis de apropriação tecnológica ao fazer pedagógico e à realidade do número de laptops, na relação de um para três alunos ou um para cinco alunos. REFERÊNCIAS BOGDAN, R.; BIKLEN, D. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora Ltda., CARBONELL, J. A aventura de inovar: A mudança na Escola. Porto Alegre: Artmed, 2002, p CERT.br - Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Cartilha Segurança para Internet. [site]. Disponível em: < Acesso em: 19 mai MÍDIAS. O Poder das Mídias Sociais. [vídeo]. Disponível em: < Acesso em: 19 mai REDES. Segurança nas Redes Sociais. [vídeo] Disponível em: disponível em: < Acesso em: 19 mai REDE GLOBO. Programa Fantástico.[vídeo] Disponível em: < Acesso em 19 mai RELATÓRIO TÉCNICO. Oficinas Téorico-Práticas Cursos de formação do Prouca Tocantins RESOL. Cartilha Limpeza Urbana. [site] Disponível em: < Acesso em: 19 mai RESOL. Instituto Democratização de Informações sobre Saneamento Básico e Meio Ambiente.[site] Disponível em: < Acesso em: 19 mai SCHWARCZ. L. M. D. João Carioca: a corte portuguesa chega ao Brasil, São Paulo: Cia. Das Letras, 2007.

A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA

A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA Silvana Lemos sil.lemos2013@gmail.com Palavras-chave: Saber docente; Memoriais reflexivos; Registros das atividades; Pesquisa; TDIC. Keywords:

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em educação: Currículo PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

Leia mais

o livro de gaia projeto pedagógico Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP divulgação escolar (11)

o livro de gaia projeto pedagógico Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP divulgação escolar (11) projeto pedagógico o livro de gaia Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br www.facebook.com/melhoramentos

Leia mais

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof.

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Juliano Marques de Aguilar DIRETOR ADMINISTRATIVO Cursos FIC Os Cursos

Leia mais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br http://twitter.com/portalprofessor Implantação de ambientes tecnológicos nas escolas Distribuição de conteúdos educativos, soluções e sistemas de informação Formação

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Maria de Fátima Pereira Carvalho - UNEB, SME, NEPE Sandra Alves de Oliveira UNEB, CMAJO, NEPE Resumo

Leia mais

Escrita criativa: com a palavra, a autoria

Escrita criativa: com a palavra, a autoria Escrita criativa: com a palavra, a autoria Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina

Leia mais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais Desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais AUTORAS: Ketiuce Ferreira Silva Pitágoras ketiuce@yahoo.com.br Martha Maria Prata-Linhares UFTM martha.prata@gmail.com

Leia mais

Processos de inclusão social: interfaces da inclusão digital

Processos de inclusão social: interfaces da inclusão digital Processos de inclusão social: interfaces da inclusão digital RODRIGUES,Cleide Aparecida Carvalho 1 FARIA, Juliana Guimarães 2 Palavras-chave inclusão digital, mídias, redes sociais Justificativa/Base Teórica

Leia mais

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019 A formação geral comum São Paulo, junho de 2019 BNCC A formação comum Objetivo: compreender o sentido de formação geral comum e aplica-la na estruturação dos tópicos que devem estar contidos para a redação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 O Diretor do GIZ Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino,

Leia mais

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo Trabalho de gramática e texto Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprimore habilidades trabalhadas

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014.

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. Prefeitura de Erechim Prefeito Paulo Alfredo Polis Vice-Prefeita Ana Lúcia de Oliveira

Leia mais

Professores e Professoras

Professores e Professoras Professores e Professoras Estimados (as) Colegas Professores(as), Este material tem por objetivo trazer ideias para você que se dedica a educação e busca na sua pratica cotidiana fazer a diferença na vida

Leia mais

FORMAÇÃO DE SUSTENTAÇÃO PARA DOCENTES NO PROUCA: COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE SUSTENTAÇÃO PARA DOCENTES NO PROUCA: COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM FORMAÇÃO DE SUSTENTAÇÃO PARA DOCENTES NO PROUCA: COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM Silvana Donadio Vilela Lemos PUC-SP Katia Alexandra de Godoi PUC-SP RESUMO O presente texto tem por objetivo apresentar o processo

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC CONCEITOS Blog é uma abreviação do termo inglês: Web (página da internet) + log

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem: um olhar sobre processo de ensino e aprendizagem colaborativo.

Ambiente Virtual de Aprendizagem: um olhar sobre processo de ensino e aprendizagem colaborativo. Ambiente Virtual de Aprendizagem: um olhar sobre processo de ensino e aprendizagem colaborativo. 1 ARAÚJO, Nataniel da V. C. G. 2 NUNES, Klívia de C. Silva. 3 PEREIRA, Fabíola A. RESUMO Este trabalho socializa

Leia mais

ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES

ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES Documento Conceitual: Como Relacionar Território e Currículo? Orientações Módulo Documento Conceitual Um território agentes, espaços,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações Informações Apresentação A Universidade Braz Cubas compromissada com a educação profissional e formação de pessoas, acompanhando a sociedade atual, adotou uma nova política institucional que transforma

Leia mais

HQ no Campus: Produção de narrativas visuais e sua contribuição no processo educacional

HQ no Campus: Produção de narrativas visuais e sua contribuição no processo educacional HQ no Campus: Produção de narrativas visuais e sua contribuição no processo educacional Mauro Junior S. G. de Araujo EMI ao curso técnico em agronegócio IFTO Campus Palmas mauro74347@gmail.com. Cicero

Leia mais

PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE TOCANTINS

PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE TOCANTINS PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE TOCANTINS Silvana Donadio Lemos To cite this version: Silvana Donadio Lemos. PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLI- CAS DO ESTADO DE

Leia mais

O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1

O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1 O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1 Lenilda de Oliveira Silva*, Renato Pereira Aurélio** *IFES; E-mail: lenildaoliveira.posifes@gmail.com **IFES; CEFET-MG;

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

GEOGRAFIA, AMBIENTE E CIDADANIA

GEOGRAFIA, AMBIENTE E CIDADANIA GEOGRAFIA, AMBIENTE E CIDADANIA LINDAU, Heloisa G. L. Curso de Geografia- Universidade Luterana do Brasil, Canoas heloisalindau@gmail.com PINHEIRO-SOMMER, Jussara A. Curso de Geografia- Universidade Luterana

Leia mais

Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII

Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII Professor(es) Apresentador(es): Arlete Ajudarte Realização: Foco do Projeto A Sala de Leitura do Programa Ensino Integral deve ter, como principal foco,

Leia mais

Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica

Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica 1 Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica Thaís Cristina Rodrigues Tezani Universidade Estadual Paulista (UNESP) thais@fc.unesp.br Pôster

Leia mais

6 Consideraçõdes finais

6 Consideraçõdes finais 6 Consideraçõdes finais Os caminhos da presente pesquisa partiram de uma análise sobre o contexto das disciplinas nos cursos de pós-graduação, tomando-se por base experiências vivenciadas no âmbito do

Leia mais

Além do mais, através da capacidade de animação e simulação, os objetos de aprendizagem podem tornar mais simples a compreensão de fenômenos a serem

Além do mais, através da capacidade de animação e simulação, os objetos de aprendizagem podem tornar mais simples a compreensão de fenômenos a serem OBJETOS DE APRENDIZAGEM DA ÁREA DE GEOGRAFIA: RELATOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO CAPITÃO TORMENTA E PACO EM MOVIMENTOS DA TERRA, REDE GEOGRÁFICA, FUSOS HORÁRIOS E ESTAÇÕES DO ANO. Meri

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR PDE NRE: CURITIBA MUNICÍPIO: CURITIBA PROFESSOR PDE: ELIZIANE ZELLA RIBEIRO CORAÇÃO ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

SER PROTAGONISTA DO SEU TEMPO, DESAFIO DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO

SER PROTAGONISTA DO SEU TEMPO, DESAFIO DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO SER PROTAGONISTA DO SEU TEMPO, DESAFIO DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO Na BNCC Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos),

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Novos papéis da Universidade; Nova compreensão do pilar ensino no projeto de formação

Leia mais

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil I Simpósio de Educação a Distância III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações FCT/UNESP, Presidente Prudente Educação a distância no Ensino Superior do Brasil Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Leia mais

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Educação a Distância e as novas tecnologias Educação Personalizada Vencendo as Barreiras Geográficas e Temporais EAD NO ENSINO PRESENCIAL

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES Junho de 2014 a junho de 2016

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES Junho de 2014 a junho de 2016 PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES Junho de 2014 a junho de 2016 Apresentação O Curso de Licenciatura em Artes da tem como meta principal formar o professor de artes através de

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais torna público o presente

Leia mais

AÇÃO OBJETIVO INÍCIO TÉRMINO SITUAÇÃO. apresentação dos projetos UCA que serão desenvolvidos durante o ano de Capacitar o professor de forma

AÇÃO OBJETIVO INÍCIO TÉRMINO SITUAÇÃO. apresentação dos projetos UCA que serão desenvolvidos durante o ano de Capacitar o professor de forma Plano de Ação do NTE NOVA ANDRADINA quanto ao acompanhamento, oficinas, formação diversas referente ao Programa um Computador por aluno UCA da EE PADRE ANCHIETA. AÇÃO OBJETIVO INÍCIO TÉRMINO SITUAÇÃO Acompanhamento

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Biblioteca do Trigal CAMPOS INTERVENÇÃO PROJETO EDUCATIVO CPI 3 CPI 5 CPI 6 ATIVIDADES OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DATA LOCAL DESTINATÁRIOS Receção aos novos alunos e formação de utilizadores Comemoração do

Leia mais

Projeto de pesquisa CNPq

Projeto de pesquisa CNPq Projeto de pesquisa CNPq O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento cien>fico e aprendizagem Estudo de caso: Escola Estadual Professor Antônio Carlos Ferreira

Leia mais

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia.

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia. POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Marcia Saurin Martinez 1 Débora Laurino 2 Jéssica Brum 3 Guilherme Mello 4 Maritza Costa Moares 5 Tanise Paula Novello 6 Resumo:

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas.

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas. Análise de referencial bibliográfico e das políticas públicas sobre a formação de professores em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais no Paraná Dirce Aparecida Foletto De Moraes Nathalia

Leia mais

Estágio I - Introdução

Estágio I - Introdução PROGRAMA DE DISCIPLINA Estágio I - Introdução CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Departamento de Artes / Centro de Ciências Humanas Disciplina: Estágio I - Introdução Código:5841-3 Créditos: 01 Carga horária:

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Ciências Organização do Conteúdo: Por que estudar

Leia mais

FUNDAMENTAL 1 o ANO. Conteúdos e Competências

FUNDAMENTAL 1 o ANO. Conteúdos e Competências FUNDAMENTAL 1 o ANO Conteúdos e Competências SUMÁRIO... 3 7 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO... 11 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA... 17 ENSINO RELIGIOSO... 19 COLEÇÃO IMAGINAÇÃO E ARTE... * Sujeito a alteração até

Leia mais

EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA FACED/UFRGS. 52 hora/aula Disciplina Modalidade Carga Horária Professor Ementa 1. Educação Integral:

EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA FACED/UFRGS. 52 hora/aula Disciplina Modalidade Carga Horária Professor Ementa 1. Educação Integral: CURSO DE ESPECIALIZAÇÂO EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA FACED/UFRGS Módulo 1 Contextualização da Educação Integral: documentos oficiais, pareceres e diretrizes 52 hora/aula Disciplina Modalidade

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Biblioteca do Trigal CAMPOS INTERVENÇÃO PROJETO EDUCATIVO CPI 3 CPI 6 ATIVIDADES OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DATA LOCAL DESTINATÁRIOS Receção aos novos alunos e formação de utilizadores Outubro, Mês Internacional

Leia mais

Apropriação criativa das tecnologias e aprendizagens fora da escola Apresentação dos cases: Labmóvel Filmes que voam Memórias do Futuro

Apropriação criativa das tecnologias e aprendizagens fora da escola Apresentação dos cases: Labmóvel Filmes que voam Memórias do Futuro Apropriação criativa das tecnologias e aprendizagens fora da escola Apresentação dos cases: Labmóvel Filmes que voam Memórias do Futuro Por Lia Rangel Junho de 2013 Aprendizagens fora da escola Experiências

Leia mais

NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância

NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de

Leia mais

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica, PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais

Leia mais

III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017] I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS

III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017] I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017] I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS Atenção: A emissão dos certificados do CIM 2017 (participação, ouvinte,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SMED CEPIC/NTE Vale do Sinos UFRGS/LEC/UNISINOS.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SMED CEPIC/NTE Vale do Sinos UFRGS/LEC/UNISINOS. PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SMED CEPIC/NTE Vale do Sinos UFRGS/LEC/UNISINOS Formadores: Ana Elisa Raimann Franke Gislaine Barreto Glaeser Jorge da Silva Brandão

Leia mais

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME. Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME. Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC FINALIDADES DA UNCME Promover a união e estimular a cooperação entre

Leia mais

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Tatiana Souza da Luz Stroeymeyte tatiana.souza.luz@gmail.com Maria da Graça

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais

Curso de pós-graduação Lato Sensu Gestão da Aprendizagem EMENTA

Curso de pós-graduação Lato Sensu Gestão da Aprendizagem EMENTA Curso de pós-graduação Lato Sensu Gestão da Aprendizagem EMENTA 1- Nome do curso Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão da Aprendizagem 2- Modalidade Semi-presencial 3- Concepção do curso O curso de

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para UNIVERSOS Por que escolher a coleção Universos Língua portuguesa 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO III EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA SUGESTÃO Desde os anos 1980, observam-se transformações significativas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 003/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 003/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 003/2017 O Diretor do GIZ Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino,

Leia mais

DIÁRIO DIALOGADO: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

DIÁRIO DIALOGADO: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DIÁRIO DIALOGADO: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Adenilse Silva de Jesus Fatima Aparecida da Silva Iocca Rejane Riggo de Paula INTRODUÇÃO

Leia mais

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE.

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. CONSTRUINDO O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. 3ª FORMAÇÃO PROFESSOR COORDENADOR 2018- DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA PAUTA DO DIA 06/06/2018 O Coordenador Pedagógico e o cotidiano

Leia mais

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe...

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... ÍNDICE A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... Como são as oficinas... Experiências Animadas... Luz...

Leia mais

Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de Matemática

Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de Matemática Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de Matemática Jurema de Souza Dalabona Justificativa: Um dos objetivos do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Qualificação de

Leia mais

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo.

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo. Para garantir sua implementação e gestão, é fundamental que a Política de Educação Integral conte com um Plano de Formação que contemple todos os envolvidos cada qual em sua especificidade, garantindo

Leia mais

Filme: Enquanto a tristeza não vem

Filme: Enquanto a tristeza não vem Filme: Enquanto a tristeza não vem Gênero: Documentário Diretor: Marco Fialho Elenco: Sérgio Ricardo Ano: 2003 Duração: 20 min Cor: Colorido Bitola: vídeo País: Brasil Disponível no Porta Curtas: www.portacurtas.com.br/curtanaescola/filme.asp?cod=2677

Leia mais

Perspectivas de reestruturação do Ensino Médio no Brasil: a visão do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação CONSED

Perspectivas de reestruturação do Ensino Médio no Brasil: a visão do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação CONSED Perspectivas de reestruturação do Ensino Médio no Brasil: a visão do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação CONSED JULIO GREGÓRIO FILHO SECRETARIO DE EDUCAÇÃO DF Como o CONSED vem atuando

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Descrição do Curso O curso tem duração de 360 horas sendo

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO PARA PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO - PROVA DE 07 DE JULHO

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2012 1. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO - Desenvolver a excelência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nos

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015)

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015) TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015) NÚMERO 17016 18171 TÍTULO "(RE)PENSANDO O NÃO APRENDER PELO OLHAR DE SEUS PROTAGONISTAS: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES COM QUEIXAS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?"

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO

Leia mais

O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura

O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura Elmara Souza Lucas Ferreira Roberto Costa Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista

Leia mais

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA Maria Aparecida Candine de Brito 1 Beatriz Aparecida Zanatta 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO Modalidade: Poster Eixo Temático:

Leia mais

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana).

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana). Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. (Bill Gates). Os verdadeiros analfabetos

Leia mais

A Sociologia em rede:

A Sociologia em rede: A Sociologia em rede: Experiências, caminhos e possibilidades da utilização das tecnologias informacionais como ferramentas pedagógicas nas aulas de Sociologia Rogerio Mendes de Lima Simone da Costa Lima

Leia mais

Alunos do 4º ano Professora: Lisane Schafer Segatto

Alunos do 4º ano Professora: Lisane Schafer Segatto EDUCAÇÃO CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICAÇÃO PEQUENAS AÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR Alunos do 4º ano Professora: Lisane Schafer Segatto E.E.E.B. PE. Benjamim Copetti Sobradinho - 2016 ESTADO DO RIO

Leia mais

Produção Textual na Cultura Digital

Produção Textual na Cultura Digital Produção Textual na Cultura Digital Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2015 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

Nossa Visão. Nossa Missão

Nossa Visão. Nossa Missão A Evoluir desenvolve programas educacionais que transformam a forma como aprendemos e ensinamos. Com 20 anos de experiência, trabalhamos em parceria e assessoramos escolas, empresas, governos e ongs para

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica:

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: 1 Ano Nº 4944 Prefeitura Municipal de publica: Resolução CME/SME Nº 01 de 29 de junho de 2018-Institui a Matriz Curricular para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas Unidades Escolares Municipais

Leia mais

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em

Leia mais

Como melhorar a nota do CPC dos cursos? DESAFIOS DA GESTÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Como melhorar a nota do CPC dos cursos? DESAFIOS DA GESTÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Como melhorar a nota do CPC dos cursos? DESAFIOS DA GESTÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Desempenho dos Estudantes Corpo Docente Nota dos Concluintes no Enade (NC) 20,00% Nota do Indicador de Diferença entre

Leia mais

CADASTRO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO

CADASTRO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO I Nome do curso REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO Introdução à Educação Digital Proinfo Integrado II Apresentação: breve descrição do curso O Ministério da Educação (MEC) possui um programa educacional

Leia mais

Palavras-chave: Didática, Tecnologia e educação, Formação de Professores

Palavras-chave: Didática, Tecnologia e educação, Formação de Professores AVANÇOS E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO USO DE COMPUTADORES PORTÁTEIS EM ESCOLA DO PROJETO UCA (UM COMPUTADOR POR ALUNO): UMA ANÁLISE CRÍTICA Edna de Oliveira Telles Universidade de São Paulo Resumo: Este

Leia mais

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes

Leia mais

do Espetáculo Reduzir, Reutilizar e Reciclar é só começar e disponibilizá-lo de forma gratuita.

do Espetáculo Reduzir, Reutilizar e Reciclar é só começar e disponibilizá-lo de forma gratuita. A Cia Pé de Chinelo propõe realizar a montagem e circulação do Espetáculo Reduzir, Reutilizar e Reciclar é só começar e disponibilizá-lo de forma gratuita. O espetáculo é baseado nas práticas para o desenvolvimento

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Jornalismo BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Jornalismo BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ BACHARELADO 1 Graduação em _ Na Unisinos, a experiência de aprendizagem na faculdade de é permeada por um enfoque prático e a proximidade dos alunos com a comunidade interna e do

Leia mais