XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME. Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME. Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC"

Transcrição

1 XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC

2 FINALIDADES DA UNCME Promover a união e estimular a cooperação entre os Conselhos Municipais de Educação; Buscar soluções para os problemas educacionais comuns e diferenciados dos municípios brasileiros; Articular-se com órgãos públicos e privados tendo em vista o alcance dos objetivos educacionais; Representar os Conselhos Municipais de Educação junto aos poderes públicos; Estimular a educação como instrumento de redução das desigualdades sociais; Incentivar e orientar a criação e a organização dos novos Conselhos Municipais de Educação, como uma das estratégias fundamentais para a organização dos Sistemas Municipais de Ensino.

3 COMPROMISSOS DA UNCME Contribuir com a instituição do Sistema Nacional de Educação, articulado pelo Plano de Educação, com as seguintes premissas: a) Autonomia dos entes federados; b) Acesso universal e inclusivo à educação em todos os níveis, etapas e modalidades e para todos os sujeitos envolvidos; c) Financiamento necessário ao cumprimento das metas de acesso e permanência com qualidade; d) Valorização dos profissionais da educação; e) Gestão democrática das políticas educacionais.

4 PRINCÍPIOS DA UNCME A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME, entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros, com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento destes colegiados, pauta a sua atuação nos seguintes princípios : 1 - Universalização do direito à educação. 2 - Gestão Democrática da Política Educacional. 3 - A inclusão social.

5 HISTÓRICO DA FORMAÇÃO Experiência com o Pró-Conselho, criado pela portaria 3.272/06/11/2003 em um primeiro momento é realizado nos encontros estaduais com palestras e oficinas. Em cada encontro estadual eram realizadas duas oficinas pedagógicas. As oficinas pedagógicas se desenvolviam sob a orientação de profissionais denominados Facilitadores de Oficinas. Esses profissionais, em cada Estado, eram indicados pela Undime, Uncme e Conselho Estadual de Educação. Apresentação de relatos de experiências. Elaboração de materiais instrucionais específicos.

6 HISTÓRICO DA FORMAÇÃO Em 2009 aconteceu uma reestruturação do programa do Próconselho e o MEC que contrata a UFSC re-elabora programa com a colaboração efetiva UNCME em parceria com FNCEE/ UNDIME, criando um curso de 160 horas com metodologia de EAD e alguns momentos presenciais. O Curso é em nível de extensão e tinha uma carga horária de 160h, ofertado via internet, em ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle) ministrado por uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) em parceria com a Coordenação do Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação Pró-Conselho, SEB/MEC. Este curso funcionou desde a sua criação 2009 até 2016 com a parceria de diversas universidades até 2016 Necessitando de uma revisão e atualização No ano de 2018 A UNCME foi convidada para uma reunião na UFSC para uma discussão sobre a criação de uma grande plataforma onde estaria alocada diversas formações inclusive dos conselheiros municipais de educação

7 FORMAÇÃO: UMA PRIORIDADE DA UNCME No final de 2017 Com a reformulação do Estatuto da UNCME foram criadas 4 diretorias no organograma da instituição e entre elas a diretoria de formação e a partir de então esta diretoria foi desafiada a criar um programa de formação próprio, além de continuar estabelecendo os contatos para a reavaliação e continuidade do Pro-conselho. No ano de 2018, durante a reunião de Diretoria em Recife, foram apresentados algumas experiências exitosas de alguns Estados, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco e Bahia. Além disso, em todos os estados brasileiros estão ocorrendo formação de conselheiros em momentos específicos. Somente no ano de 2018 foram realizados 32 encontros, sendo 26 estaduais, 05 regionais e 01 Nacional, mobilizando aproximadamente 10 mil participantes. É importante destacar ainda, que todos os estados fazem atividades de formação, a partir de planejamentos específicos, conforme realidade e demandas locais.

8 POSSÍVEIS PARCEIROS INSTITUCIONAIS PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ABEL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO E DE CONTAS A ABEL, Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas é uma entidade da sociedade civil e sem fins lucrativos que congrega Escolas, Centros de Treinamento, Institutos de Estudos e Pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo-se também neste universo as Escolas dos Tribunais de Contas.

9 REDE ANÍSIO TEIXEIRA SALVADOR/BA Rede Anísio Teixeira é o Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais Livres da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia, instituído pela Portaria nº 9.004/08, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A Rede está vinculada ao Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, sediado em Salvador-Ba. Possibilidade de utilização de Plataforma específica para a aplicabilidade junto aos Conselhos Municipais de Educação, na modalidade semipresencial.

10 FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Tem programa específico de Formação de Conselheiros em Pernambuco. Formação de Conselheiros na Paraíba.

11 FACULDADE AIEC Curso de Formação de Lideres. Público alvo: vices Presidentes Regionais, Diretores e Coordenadores Estaduais da UNCME. Perspectiva de atendimento aos Presidentes de Conselhos Municipais de Educação.

12 CURSO BÁSICO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS: primeiras aproximações

13 DO CURSO O Curso visa propiciar formação continuada para os Conselhos Municipais de Educação, envolvendo os Conselheiros e Equipe Técnica dos Conselhos, e representantes das Secretarias Municipais de Educação, tendo em vista a consecução e o fortalecimento da gestão democrática da educação.

14 DOS OBJETIVOS Formar conselheiros, técnicos, representantes das secretarias municipais de educação e representantes da sociedade civil para que atuem na perspectiva da gestão democrática da educação, quanto ao acompanhamento, fiscalização e execução de políticas públicas para a garantia do direito à educação, com foco no fortalecimento e implementação dos Sistemas de Educação, efetivação do Regime de Colaboração e monitoramento e avaliação dos planos de educação. Contribuir para o fortalecimento da atuação dos conselhos municipais de educação para o exercício das suas funções, como órgãos de Estado, com atribuições de acompanhamento e controle social das políticas educacionais.

15 DAS INFORMAÇÕES GERAIS Configura-se como iniciativa da União nacional dos Conselhos Municipais de Educação, visando fortalecer os Sistemas Municipais de Ensino, com foco na atuação do Conselho Municipal de Educação Será um curso 60 horas de Nível Básico, ofertado semipresencialmente, com poio de mídias digitais e ambiente virtual de aprendizagem, em parceria com instituições específicas em cada Estado, a partir de um Programa Específico, sob a Coordenação da Diretoria de Formação da UNCME Nacional. Público-alvo : Formado por Conselheiros Municipais de Educação e equipe técnica, e representantes de secretarias de educação dos municípios onde ainda não existam Conselhos Municipais de Educação.

16 Seleção das turmas: conforme número de vagas ofertadas anualmente, a cada semestre, em articulação com as Coordenações Estaduais da UNCME e indicação de demandas. Certificação: Conforme critérios estabelecidos de frequência e de aproveitamento. Certificação... Formação presencial será definida em cada estado, pelo Coordenador, conforme a sua organização regional.

17 EIXOS I. Conselhos Municipais de Educação como órgãos de estado: identidade, natureza e funcionamento. Ii. Políticas públicas e gestão da educação. Iii. Marcos legais da educação brasileira

18 ..... para mim, é impossível existir sem sonho. A vida na sua totalidade me ensinou como grande lição que é impossível assumila sem risco. Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender... PAULO FREIRE

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAMINHOS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Secretaria de Educação Básica Diretoria de Formação e Desenvolvimento

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa É um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 NOSSO OBJETIVO Compartilhar a situação atual e as perspectivas das iniciativas do MEC que apoiam a implementação

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: Aprimoramento da sistemática de gestão

Leia mais

EDITORIAL INFORMATIVO UNCME-SC 1ª EDIÇÃO/2010 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA CONSELHEIROS DE EDUCAÇÃO - PRÓ-CONSELHO

EDITORIAL INFORMATIVO UNCME-SC 1ª EDIÇÃO/2010 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA CONSELHEIROS DE EDUCAÇÃO - PRÓ-CONSELHO INFORMATIVO UNCME-SC 1ª EDIÇÃO/2010 EDITORIAL É com muita satisfação que apresentamos aos Conselheiros de Educação, Secretários Municipais, alunos, pais, sociedade civil organizada o novo Informativo da

Leia mais

Cerimônia de Posse Gestão

Cerimônia de Posse Gestão 1 Cerimônia de Posse Gestão 2018-2020 Gestão 2018-2020 Coordenador(a) Profº. Dr. Marcius de Almeida Gomes Universidade do Estado da Bahia Vice-Coordenador(a)[ Profª. Dra. Alessandra Assis Universidade

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP

PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP Foco PNAIC 2016 A criança Proposto, para o trimestre final, implementação de estratégias didático-pedagógicas que permitam às crianças

Leia mais

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado assumiram grande importância, especialmente

Leia mais

Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional

Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional O Laboratório é um espaço de investigação e um instrumento que visa subsidiar ações e políticas sociais, fornecendo informações, análises e

Leia mais

Conferência Estadual de Educação da Bahia (3ª COEED-2018)

Conferência Estadual de Educação da Bahia (3ª COEED-2018) Conferência Estadual de Educação da Bahia (3ª COEED-2018) COMO E POR QUE REALIZAR AS CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO: MUNICIPAIS, ESTADUAIS E NACIONAL TEMA CENTRAL A Consolidação do Sistema Nacional de Educação

Leia mais

BNCC: Histórico e Contexto

BNCC: Histórico e Contexto IV Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Educação do Nordeste. BNCC: Histórico e Contexto 20 de abril de 2018 Renilda Peres de Lima 1 Momento Histórico Pela primeira vez, o Brasil tem uma base

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Meta 8. Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) anos ou mais, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último

Leia mais

ATIVIDADES E PLANEJAMENTO DA UNCME NACIONAL

ATIVIDADES E PLANEJAMENTO DA UNCME NACIONAL ATIVIDADES E PLANEJAMENTO DA UNCME NACIONAL UNCME UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro no Distrito Federal, é órgão de representação

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO O Ministério de Educação, nos últimos três anos, vem construindo uma concepção educacional tendo em vista a articulação dos níveis e modalidades de ensino,

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) IMPLEMENTAÇÃO Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Premissas Fortalecimento do regime de colaboração entre união, estados e municípios; Governança: MEC, Consed e Undime; Consolidação de esforços de diferentes

Leia mais

FORMAÇÃO DE GESTORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, UMA BREVE ANÁLISE DO PROGRAMA PROGESTÃO 2015/2016

FORMAÇÃO DE GESTORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, UMA BREVE ANÁLISE DO PROGRAMA PROGESTÃO 2015/2016 FORMAÇÃO DE GESTORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, UMA BREVE ANÁLISE DO PROGRAMA PROGESTÃO 2015/2016 Guacyra Costa Santos 1 Eliane Nascimento dos Santos 2 Wanderson Oliveira Santos 3 INTRODUÇÃO Este trabalho

Leia mais

Fóruns/Conferências Municipais de Educação: seu papel e importância na CONAE Profa. Dra. Cássia Ferri Coordenadora do FEE-SC

Fóruns/Conferências Municipais de Educação: seu papel e importância na CONAE Profa. Dra. Cássia Ferri Coordenadora do FEE-SC Fóruns/Conferências Municipais de Educação: seu papel e importância na CONAE 2018 Profa. Dra. Cássia Ferri Coordenadora do FEE-SC A necessidade da elaboração de um Plano Nacional de Educação foi estabelecida

Leia mais

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Federal de Santa Catarina III Seminário de Pesquisa EAD: Experiências e reflexões sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e seus efeitos no ensino superior brasileiro Débora Pereira Laurino

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cardeal da Silva publica:

Prefeitura Municipal de Cardeal da Silva publica: 1 Ano X Nº 559 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº.085/2018, de 24 de maio de 2018 - Dispõe sobre a nomeação da comissão responsável pelo Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação

Leia mais

Resolução xxx/2018 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DA DIREÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Resolução xxx/2018 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DA DIREÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Resolução xxx/2018 Dispõe sobre as competências, atribuições e organograma da Direção de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília, Ciência e Tecnologia IFB O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE

Leia mais

Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp

Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp I ENCONTRO UNESP DE INOVAÇÕES E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR NEaD 12/11/2014 Considerando: Modificação no perfil dos estudantes (nativos digitais);

Leia mais

Sistema Nacional de Educação

Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação Francisco José Carbonari Conselho Estadual de Educação SP Reunião da Região Sul/Sudeste 30/05/20126 São Paulo Fundamento Legal a. Constituição Federal - Art. 214 - A lei estabelecerá

Leia mais

Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica

Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica 7ª Conferência Nacional de Educação CNTE Outubro 2009 Helena Costa Lopes de Freitas MEC/SEB/ANFOPE

Leia mais

Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública

Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SECADI Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania Coordenação Geral de Educação Ambiental

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 202/2016, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 202/2016, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 ramal 2013 / 2044 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 202/2016,

Leia mais

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Educação a Distância e as novas tecnologias Educação Personalizada Vencendo as Barreiras Geográficas e Temporais EAD NO ENSINO PRESENCIAL

Leia mais

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Gestão Democrática

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Gestão Democrática Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará Eixo Temático Gestão Democrática Ceará, 2015 1 Socioeconômico Diagnóstico Para compreender a situação da educação no estado do Ceará é necessário também

Leia mais

PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL EIXO V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social

PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL EIXO V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL Laranja inclusão Verde - supressão EIXO V Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR 1. Título do Projeto: Aprimoramento da sistemática de

Leia mais

Progestão Online Edição 2012

Progestão Online Edição 2012 Sejam Bem Vindos! Progestão Online Edição 2012 Programa de capacitação continuada, em serviço, organizado na modalidade a distância para atender gestores das escolas públicas do país. Coordenadora RS:

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Art.1º - O Estágio Supervisionado é a oportunidade proporcionada pelo currículo ao aluno

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 Objetivo: Fazer um resgate do PNAIC em nosso Estado, apresentar o novo modelo e refletir sobre os desafios que se apresentam.

Leia mais

RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE

RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE Regulamenta as normas para inclusão de disciplinas semipresenciais em cursos de graduação presencial da UFAM. O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Políticas Públicas Caminhos para a EaD

Políticas Públicas Caminhos para a EaD Associação Universidade em Rede UniRede Políticas Públicas Caminhos para a EaD Profa. Dra. Ivete Martins Pinto Secretária Geral de Educação a Distância e Coordenadora UAB Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

DEZ ANOS: trajetórias e repercussões

DEZ ANOS: trajetórias e repercussões DEZ ANOS: trajetórias e repercussões Criação do Programa Gestão Criação do Programa Em busca das referências legais Criação do Programa Portaria Ministerial 2.896/2004 Cria no âmbito da Secretaria de Educação

Leia mais

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto progressivo

Leia mais

para que a educação seja assumida como responsabilidade de todos, e ampliar o controle social no cumprimento das políticas públicas educacionais.

para que a educação seja assumida como responsabilidade de todos, e ampliar o controle social no cumprimento das políticas públicas educacionais. para que a educação seja assumida como responsabilidade de todos, e ampliar o controle social no cumprimento das políticas públicas educacionais. 19. Constituir fóruns paritários e regulares, envolvendo

Leia mais

Departamento de Gestão da Educação na Saúde-DEGES. Redescola/RJ, setembro/2018 GES

Departamento de Gestão da Educação na Saúde-DEGES. Redescola/RJ, setembro/2018 GES Departamento de Gestão da Educação na Saúde-DEGES Redescola/RJ, setembro/2018 GES Politica Nacional de Educação Permanente em Saúde- PNEPS A PNEPS é ação Estruturante do DEGES/SGTES/MS. Proposta de ação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Laje publica:

Prefeitura Municipal de Laje publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano V Nº 1168 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 51/2017 de 18 de Setembro de 2017-Nomeia, representante do FUNDEB, para compor equipe de Avaliação e Monitoramento do

Leia mais

ATO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: RC - Resolução do CONSAD. Resolução n. 62, de 17 de março de 2015.

ATO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: RC - Resolução do CONSAD. Resolução n. 62, de 17 de março de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501 Terra Firme Cep: 66077-530 - Belém/Pará Tel.: (91)3210-5165/3210-5166

Leia mais

EDITAL 03/2016 EDUCAÇÃO

EDITAL 03/2016 EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional Fone: (81) 3073.6629 CNPJ: 09.773.169/0001-59 www.fundaj.gov.br EDITAL 03/2016 CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS Universidade Federal de Juiz de Fora 11 de Dezembro de 2009 Celso Costa Diretor de Educação a Distância DED CAPES MEC SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Leia mais

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO LEI Nº 5.289 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 Institui o Sistema de Ensino do Município de Cuiabá, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Cuiabá-MT, faz saber que a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou

Leia mais

voltaraomenuprincipal

voltaraomenuprincipal voltaraomenuprincipal Educação a Distância no CEFET Campos Campos dos Goytacazes/RJ 11 A Educação a distância (EaD) inicia-se no segundo semestre de 2004, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos

Leia mais

REITORIA. ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS - ALegN REGULAMENTO DA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CEAD - UTP

REITORIA. ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS - ALegN REGULAMENTO DA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CEAD - UTP REITORIA ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS - ALegN REGULAMENTO DA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CEAD - UTP Curitiba 2010 SOCIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI LTDA. MANTENEDORES Afonso Celso Rangel dos

Leia mais

NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação Especial

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL (MODALIDADE PRESENCIAL) EDITAL PPPG Nº 29/2011

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL (MODALIDADE PRESENCIAL) EDITAL PPPG Nº 29/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI-ILACVN Nº 06/2017, de 29 de junho de 2017.

RESOLUÇÃO CONSUNI-ILACVN Nº 06/2017, de 29 de junho de 2017. RESOLUÇÃO CONSUNI-ILACVN Nº 06/2017, de 29 de junho de 2017. Dispõe sobre a criação do Núcleo de Informática em Ciências da Saúde, bem como aprova seu Regimento Interno. O CONSELHO DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRUTURAL - (Re) Elaboração do PDI a 2023 Aprovado pela Resolução do Conselho Superior Nº 008/2018 de 23/02/2018

PLANEJAMENTO ESTRUTURAL - (Re) Elaboração do PDI a 2023 Aprovado pela Resolução do Conselho Superior Nº 008/2018 de 23/02/2018 SERVIÇO PÚBLICO FERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FERAL EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO PRÓ-REITORIA SENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO SEVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI - 2019 a 2023) PLANEJAMENTO

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde Pública

Curso de Especialização em Saúde Pública Curso de Especialização em Saúde Pública Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto de Magalhães Netto Superintendência de Recursos Humanos Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Parceria:

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. Apresentação

POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. Apresentação POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Institui a política de acompanhamento de egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Apresentação O Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano II Nº 205 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 501/2017, de 22 de Junho de 2017 - Fica nomeada a Senhora Cintia Tatiane de Oliveira no cargo de Coordenadora de Liquidação,

Leia mais

XXVIII Encontro Nacional da Uncme

XXVIII Encontro Nacional da Uncme XXVIII Encontro Nacional da Uncme Os Conselhos Municipais de Educação, e os desafios do Regime de Colaboração entre União, estados e municípios na implementação da BNCC Dra. VALKIRIA TRINDADE VICE PRESIDENTE

Leia mais

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Seminário AESUFOPE-RS Formação de Professores: Políticas e Regulamentação Porto Alegre/RS - 08/junho/2009 Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PúblicaP João Carlos Teatini Diretor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO 77. Tendo em vista a construção do PNE e do SNE como política de Estado, são apresentadas, a seguir, proposições

Leia mais

SEaD/FURG. Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24,

SEaD/FURG. Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24, www.sead.furg.br SEaD/FURG Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24, Seção V, do Capítulo VI do Regimento Interno da Reitoria da

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2015

PLANO DE TRABALHO 2015 PLANO DE TRABALHO 2015 1 A ASSESSORIA PEDAGÓGICA DA FADBA A (ASPED) da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) se configura como uma área comprometida prioritariamente com a execução do Projeto Pedagógico

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA ENSP Uma Escola para Saúde, Ciência e Cidadania Lucia Maria Dupret Vice-Diretora de Ensino Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial no Curso de Graduação em Ciências Contábeis:

Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial no Curso de Graduação em Ciências Contábeis: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Resolução nº 003/2015-CCGCC/CCSA Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade

Leia mais

Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos

Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos Regina Bittencourt Souto reginabittencourtsoutosouto@gmail.com Fórum de EJA de Santa Catarina feejasc@gmail.com

Leia mais

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica LXXXIIIª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes Brasília - 17/setembro/2009 Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial

Leia mais

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011.

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Secretaria Geral de Educação à Distância da Universidade Federal de São Carlos. O Conselho de Administração da

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal,

Leia mais

O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação

O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação SEMINÁRIO CNTE O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação Secretário Carlos Abicalil EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 59, DE 11 DE NOVEMBRO

Leia mais

(Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo

(Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo LEI Nº 16.271, DE 17 DE SETEMBRO DE 2015 (Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo META 1. Ampliar o investimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 Um marco na Legislação do FNDE Acesso Livre Sair (../action/autenticacaoaction.php? acao=sairsistema) 28/05/2015 11:27:57 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA

Leia mais

Proposição de uma política de uso de. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino superior na Unesp

Proposição de uma política de uso de. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino superior na Unesp Proposição de uma política de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino superior na Unesp Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unesp 07 de abril de 2015 1 Motivação (propósitos):

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO EDITAL Nº. 036/2014 PROGRAD/UFSM ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS

Leia mais

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES:

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: a) Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planejamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que

Leia mais

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC 1. IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS 1.1 Campus: 1.2 Diretor Geral: 1.3 E-mail: 1.4 Telefone: 1.5 Diretor de Ensino: 1.6 E-mail: 1.7 Telefone: 1.8 Coordenador de Extensão:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS

Leia mais

Cenário atual e perspectiva para a formação continuada de professores do Ensino Médio no âmbito do PNEM. Programas Integrados

Cenário atual e perspectiva para a formação continuada de professores do Ensino Médio no âmbito do PNEM. Programas Integrados MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETORIA DE FORMULAÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS Cenário atual e perspectiva para a formação continuada de professores do Ensino Médio no âmbito do

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA PROJETO DE GESTÃO 2.015 A 2.018 PLANO DE AÇÕES PRIORITÁRIAS EQUIPE RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO COORDENADORES: Profª Ma Andrea Cristina de Oliveira Alves Profª Ma Maria

Leia mais

Estados e Municípios Brasília, março de 2019

Estados e Municípios Brasília, março de 2019 Estados e Municípios Brasília, março de 2019 O Conselho Nacional de Secretários de Educação CONSED e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, agindo em conformidade com suas missões

Leia mais

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Eixo de Ações Relativas à Política Nacional de Fiscalização Ações Atividades Responsabilidade Prazo Fiscalização

Leia mais

INFORMAÇÃO CPEU 17/10/2016

INFORMAÇÃO CPEU 17/10/2016 INFORMAÇÃO CPEU 17/10/2016 Prezados Docentes, Em relação à regulamentação das atividades de extensão na Unesp, mais especificamente sobre Cursos e Eventos de Extensão, a Comissão Permanente de Extensão

Leia mais

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial NOME DO CURSO: O Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos e/ou com deficiência auditiva Nível: Especialização Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, FEDERALISMO E REGIME DE COLABORAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, FEDERALISMO E REGIME DE COLABORAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, FEDERALISMO E REGIME DE COLABORAÇÃO Mariza Abreu Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte Senado Federal,

Leia mais

CENTRO DE ARTICULAÇÃO DAS LICENCIATURAS SETOR DE EDUCAÇÃO. Proposta de regimento

CENTRO DE ARTICULAÇÃO DAS LICENCIATURAS SETOR DE EDUCAÇÃO. Proposta de regimento CENTRO DE ARTICULAÇÃO DAS LICENCIATURAS SETOR DE EDUCAÇÃO Proposta de regimento TÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º O Centro de Articulação das Licenciaturas do Setor de Educação é um órgão consultivo

Leia mais

Iniciativas de Gestão do Conhecimento no ISC/UFBA

Iniciativas de Gestão do Conhecimento no ISC/UFBA II Seminário sobre tecnologia, gestão da informação e conhecimento em saúde pública: compartilhando experiências Iniciativas de Gestão do Conhecimento no ISC/UFBA Brasília, 08 e 10 de junho de 2010 Maria

Leia mais

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020 PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020 A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), entidade criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros, tem como finalidade

Leia mais

Ministério da Educação. Políticas de Educação de Jovens e Adultos

Ministério da Educação. Políticas de Educação de Jovens e Adultos Ministério da Educação Políticas de Educação de Jovens e Adultos Junho de 2011 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Documentos de Referência Legislação Constituição

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES SEMINÁRIO REGIONAL ABMES DECRETO 9.235 E NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO O QUE MUDA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? Belo Horizonte 15/03/2018 IARA DE XAVIER imx@globo.com INTRODUÇÃO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA

Leia mais

O processo de criação de um Centro de Educação a Distância. Profa. Dra. Vani Moreira Kenski e Equipe NEAD/CEAD/UMESP

O processo de criação de um Centro de Educação a Distância. Profa. Dra. Vani Moreira Kenski e Equipe NEAD/CEAD/UMESP O processo de criação de um Centro de Educação a Distância Profa. Dra. Vani Moreira Kenski e Equipe NEAD/CEAD/UMESP Planejamento Integrado Gestão de mudança Suporte às Atividades Fim Instituição Vontade

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC CHAMADA PARA COMPOSIÇÃO DA EQUIPE DE SUPERVISORES E PROFESSORES FORMADORES PARA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC A Coordenação

Leia mais

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD

Leia mais

D E C R E T A. a) dos cursos de licenciaturas; b) das residências pedagógicas; c) das práticas pedagógicas curriculares;

D E C R E T A. a) dos cursos de licenciaturas; b) das residências pedagógicas; c) das práticas pedagógicas curriculares; Imprimir "Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado." DECRETO Nº 16.718 DE 11 DE MAIO DE 2016 Dispõe sobre a instituição e organização dos Complexos Integrados de Educação, no âmbito

Leia mais

CONSIDERANDO a Resolução/FNDE/CD/ nº 44, de 14 de agosto de 2009 e a Resolução/FNDE/CD/ nº 48, de 04 de setembro de 2009;

CONSIDERANDO a Resolução/FNDE/CD/ nº 44, de 14 de agosto de 2009 e a Resolução/FNDE/CD/ nº 48, de 04 de setembro de 2009; RESOLUÇÃO CU Nº 009/2011 Aprova o Regulamento do Programa Emergencial de Formação de Professores em exercício na Educação Básica Pública (PARFOR/UEL), que integra o Plano Nacional de Formação de Professores

Leia mais

ROTEIRO PROPOSITIVO Proposta Preliminar de Estrutura e Organização do Documento-Referência

ROTEIRO PROPOSITIVO Proposta Preliminar de Estrutura e Organização do Documento-Referência ROTEIRO PROPOSITIVO Proposta Preliminar de Estrutura e Organização do Documento-Referência Introdução: Proposta preliminar construída a partir do documento final da Conae 2014, do PNE e das contribuições

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO OBS.: Alterações propostas por MG e PR e assumidas pelo Grupo de Trabalho do Eixo I foram marcadas em AMARELO, novas propostas formuladas e incluídas na plenária do dia 24/04/2013 foram marcadas em AZUL

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 111, DE 14 DE JUNHO DE 2012.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 111, DE 14 DE JUNHO DE 2012. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 111, DE 14 DE JUNHO DE 2012. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento de Oferta dos Cursos

Leia mais

Edital Nº 002/2015 para credenciamento de novos docentes ao Programa de Pós- Graduação em Educação para atuação em nível de Mestrado.

Edital Nº 002/2015 para credenciamento de novos docentes ao Programa de Pós- Graduação em Educação para atuação em nível de Mestrado. Edital Nº 002/2015 para credenciamento de novos docentes ao Programa de Pós- Graduação em Educação para atuação em nível de Mestrado. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, no uso das

Leia mais

Avaliação e Monitoramento do PME. Professora Marcia Adriana de Carvalho

Avaliação e Monitoramento do PME. Professora Marcia Adriana de Carvalho Avaliação e Monitoramento do PME Professora Marcia Adriana de Carvalho TEMAS 1 Por que avaliar e monitorar o PME 2 Qual a diferença entre avaliar e monitorar 3 4 Como definir plano de ações para o período

Leia mais