INFORMAÇÃO CPEU 17/10/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMAÇÃO CPEU 17/10/2016"

Transcrição

1 INFORMAÇÃO CPEU 17/10/2016 Prezados Docentes, Em relação à regulamentação das atividades de extensão na Unesp, mais especificamente sobre Cursos e Eventos de Extensão, a Comissão Permanente de Extensão Universitária da Faculdade de Engenharia, câmpus de Bauru (CPEU/FE) discutiu sobre os procedimentos internos e definiu por fazer alguns esclarecimentos. Seguem-se destacados os itens específicos a estas atividades que constam das Resoluções Unesp nº 11 de 02/02/2012 e nº 59 de 10/07/2014. Das atividades de Extensão Universitária: Segundo a Resolução Unesp-11, de : Art. 3º - As atividades de extensão universitária terão como escopo socializar e compartilhar com a comunidade o conhecimento já sistematizado pelo saber humano e o produzido pela Universidade, bem como contribuir para o desenvolvimento desta. Art. 5º - A extensão universitária constituir-se-á numa prática permanente de interação universidade-sociedade, em suas atividades de ensino e pesquisa, dando-se prioridade a iniciativas voltadas para a comunidade extracampus, devendo garantir a qualidade científica, tecnológica, artístico-cultural e buscar a interação com a sociedade por meio de ações de promoção e garantia de valores democráticos de igualdade e desenvolvimento social. 1º - A extensão universitária poderá alcançar toda a comunidade ou parte dela, as instituições públicas ou privadas, abrangendo cursos e serviços que serão realizados na execução de planos específicos. 2º - As ações propostas devem atender a uma mais ampla gama de problemas e pessoas, e em especial, aquelas parcelas da sociedade que não têm acesso aos bens científicos e culturais, produzidos ou sistematizados pelo saber humano. Art. 8º - 5º - A extensão universitária deve propiciar a participação da comunidade universitária, com ações integradas envolvendo as administrações públicas, em suas várias instâncias, e com as entidades da sociedade civil. Art. 56-5º - A avaliação da extensão universitária deve abordar os seguintes itens: I- o compromisso institucional para estruturação e efetivação das atividades de extensão universitária; II- o impacto das atividades de extensão universitária junto aos segmentos sociais que são alvos ou parceiros dessas atividades; e III- os processos, métodos e instrumentos de formalização das atividades de extensão universitária.

2 Dos Cursos de Extensão Universitária: Art São considerados Cursos de Extensão Universitária aqueles que, ofertados à comunidade, objetivem a socialização do conhecimento acadêmico, potencializando o processo de interação Universidade-Sociedade, através da execução de calendário próprio e conteúdo programático. Art Os Cursos de Extensão Universitária devem articular a comunidade acadêmica com as necessidades concretas da sociedade,... (Resolução Unesp- 11, de ) De acordo com a Resolução UNESP-59, de : Artigo 1º 1º - O perfil dos participantes será definido pelo(s) Coordenador(es) do curso, em função da sua especificidade e deverá, obrigatoriamente, levar em consideração a inclusão da comunidade externa. 2º - É vedado o oferecimento de curso de extensão universitária destinado exclusivamente à comunidade universitária da UNESP. Artigo 8º - O número de vagas a serem oferecidas será fixado pelo(s) Coordenador(es) do curso, sendo que deverão ser reservadas 10% para alunos da Unesp, respeitada a gratuidade para todo aluno de graduação da Unesp, conforme disposto no 4º do artigo 7º. Dos Eventos de Extensão Universitária: Art Os eventos de extensão universitária podem ser realizados sob a forma de Mostras, Encontros, Simpósios, Oficinas, Congressos, Jornadas, Conferências ou Ciclos de Conferências, Seminários, Fóruns, Debates ou Ciclo de Debates, Reuniões Técnicas, Concertos, Festivais, Manifestações Artísticas e Culturais, Espetáculos, Ateliês, Exposições e similares, dirigidos a públicos específicos, consequentemente com especificidades próprias. (Resolução Unesp- 11, de ) Esclarecimentos e procedimentos Os Cursos de Extensão são definidos em três modalidades (Res. 59/2014): Cursos Temáticos, de curta duração, entre quatro (04) e dezesseis (16) horas-aula. Cursos de Difusão de Conhecimento, com duração entre dezesseis (16) e cento e oitenta (180) horas-aula. Cursos de Aperfeiçoamento, com duração entre cento e oitenta (180) e trezentos e sessenta (360) horas-aula. Com relação aos Cursos de Extensão, considerando-se os itens destacados - Arts. 3º, 5º, 8º e 27 - Res. Unesp 11/2012 e Arts. 1º e 8º - Res. 59/ a CPEU/FE fez por entender que estes deverão ser avaliados levando-se em conta, em primeira questão, se há a participação da comunidade externa, prioritária e obrigatoriamente.

3 A conjunção dos dois artigos últimos listados, definindo pela obrigatoriedade da participação de pessoas da comunidade externa ( 1º), vetando a exclusividade à comunidade acadêmica ( 2º) e permitindo uma reserva para um número limitado de estudantes da Unesp (10%), veta qualquer aceitação de atividades estritamente acadêmicas. Somando-se a isso, com respeito à divulgação do Curso de Extensão, caberá ao Coordenador a responsabilidade em fazer esta divulgação, que deverá ser interna e externa, indicando claramente na proposta cadastrada quais serão os canais e mídias utilizados. A Central de Cursos de Inovação e Extensão Universitária da UNESP foi criada pela Resolução UNESP Nº 27/2014, subordinada à Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp, visando estimular o oferecimento e divulgação de cursos de extensão universitária, integrando ensino, pesquisa e extensão. Caracteriza-se como um espaço de incentivo, apoio e divulgação dos cursos de extensão universitária previamente aprovados conforme legislação que regulamenta os Cursos de Extensão Universitária na UNESP. Diante do exposto, informamos que o Formulário de Divulgação (enviado por e disponível em: deverá ser preenchido e encaminhado para o da centralcursoextensao@reitoria.unesp.br. Os Cursos de Extensão deverão ser coordenados e ministrados por docentes e pesquisadores da Unesp na ativa ou professores voluntários, segundo legislação vigente. Profissionais e/ou especialistas da Unesp ou de outras Instituições poderão ministrar aulas na qualidade de convidados, em no máximo de 50% da carga horária (Art. 6º - Res. 59/2014). Cursos Temáticos, de curta duração (de 4 a 16 horas-aula), apenas poderão ser ministrados em sua totalidade de carga horária por profissionais externos a Unesp se estiverem vinculados a eventos (Art. 2º - 1º e 2º - Res. 59/2014). Neste quesito, sem a vinculação a algum evento, cursos com estas características deverão ser considerados apenas como atividade acadêmica de difusão de conhecimento e não como Curso de Extensão. Com relação aos Eventos de Extensão, novamente devem ser considerados os itens destacados - Arts. 3º, 5º, 8º e 33 - Res. Unesp 11/2012 ou seja, a CPEU/FE entende que estes deverão ser avaliados levando-se em conta se há a participação da comunidade externa, prioritária e obrigatoriamente. Eventos planejados e organizados pela Comunidade Acadêmica da Unesp, nas formas diversas descritas no Artigo 33, deverão ser primeiramente identificadas e classificadas como Eventos de Extensão, sendo sua característica Acadêmica como inerente e complementar. Cabe o esclarecimento de que diversos eventos cadastrados pelos docentes da FE têm sido questionados como Eventos de Extensão pelos membros da CPEU/FE. Mesmo assim, apesar de serem reconhecidos apenas como Eventos Acadêmicos, estes eventos vêm sendo aprovados até o momento.

4 A atual Comissão, entendendo que os Conselhos de Curso de Graduação da FE vêm reestruturando os Currículos e poderão incluir estas atividades acadêmicas, o que permitirá aos docentes registrarem adequadamente estes Eventos Exclusivamente Acadêmicos e voltados à comunidade interna. Podem ser considerados nesta classificação eventos como, por exemplo, visitas técnicas em geral (museus, instalações, usinas, indústrias, obras em construção ou concluídas, estações etc.), acompanhamento de atividades técnicas ou científicas externas ao câmpus (atividades de investigação ou de observação ou de amostragem em áreas externas à Universidade com os estudantes) etc. Desta forma, a partir desta comunicação feita a toda Comunidade Acadêmica da Faculdade de Engenharia, a CPEU/FE passará a avaliar e considerar positivamente aquelas atividades que estiverem apresentadas de forma adequada como Cursos e Eventos de Extensão conforme regulamentação vigente. Do Cadastramento: Segundo a Resolução Unesp- 11, de : Art. 20 As propostas e relatórios das atividades de extensão universitária devem ser encaminhados conforme formulário fornecido pela PROEX, obedecidas as exigências da presente Resolução. Sendo assim, as propostas de eventos e cursos deverão ser cadastradas no SISPROEX (Sistema de Extensão Universitária): Módulo Docente-Coordenador. Dos Prazos: Para o cadastramento de propostas de eventos que seguirão as condições dos Editais de Programa de Apoio a Eventos de Extensão Universitária da Proex Unesp, com objetivo de conseguir recursos da PROEX, haverá um calendário próprio a ser divulgado posteriormente pela CPEU ou pela Vice-Diretoria. No caso de eventos que não seguirão os editais da PROEX, poderão ser cadastrados a qualquer momento. Para o cadastramento de Cursos de Extensão, os mesmos deverão ser cadastrados com no mínimo 15 dias de antecedência ao início das inscrições de participantes e interessados, para que os trâmites de aprovação possam ser cumpridos. Os trâmites são: aprovação do Conselho Departamental, encaminhamento e elaboração de parecer por parte de relator da CPEU e aprovação da CPEU em reunião. Eventos com ou sem solicitação de apoio financeiro (Edital PROEX) PRAZOS Cadastramento: Calendário próprio divulgado pela CPEU ou pela Vice-Diretoria Trâmites: Aprovação do Conselho Departamental, encaminhamento e elaboração de parecer por parte de relator da CPEU e aprovação da CPEU em reunião, encaminhamento à PROEX.

5 Cursos CURSO PRESENCIAL - cadastro com no mínimo 60 dias antes da abertura de inscrições para o curso; CURSO A DISTANCIA - cadastro com no mínimo 90 dias antes da abertura de inscrições para o curso. Por oportuno, ressaltamos que os cursos de extensão universitária, conforme Artigo 7º da Resolução Unesp nº 59/2014, só podem ser ministrados após a aprovação em órgãos colegiados, como exposto no fluxograma constante no site da Proex - Aprovação do Conselho Departamental, encaminhamento e elaboração de parecer por parte de relator da CPEU e aprovação da CPEU em reunião, encaminhamento à PROEX. Comissão Permanente de Extensão Universitária Faculdade de Engenharia - mandato

UNESP PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CAPACITAÇÃO SOBRE CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 27/maio/2015

UNESP PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CAPACITAÇÃO SOBRE CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 27/maio/2015 UNESP PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CAPACITAÇÃO SOBRE CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 27/maio/2015 DOCUMENTOS BÁSICOS Estatuto da UNESP; Regimento Geral da UNESP; Regimento Geral da Extensão

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO REITORIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO REITORIA RESOLUÇÃO UNESP N º 59, de 10 de julho de 2014. Regulamenta os Cursos de Extensão Universitária ministrados na UNESP. A Vice-Reitora no exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista "Júlio de

Leia mais

Projeto de Extensão Universitária 2016

Projeto de Extensão Universitária 2016 Projeto de 2016 Edital n o 006/2015 - PROEX A - PROEX torna público o presente Edital para avaliação de Projetos de a serem desenvolvidos no ano de 2016. O processo de avaliação e aprovação dos Projetos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. 1º Dentro desta concepção considera-se que a Extensão da Faculdade Católica do Tocantins:

REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. 1º Dentro desta concepção considera-se que a Extensão da Faculdade Católica do Tocantins: REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO Da Concepção e Objetivos Art.1º A extensão acadêmica é um processo educativo, cultural, que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, e que

Leia mais

PORTARIA UNESP Nº 492, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017.

PORTARIA UNESP Nº 492, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017. PORTARIA UNESP Nº 492, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017. Dispõe sobre os trâmites de aprovação e critérios de avaliação para realização de Eventos de Extensão Universitária da UNESP. O Vice-Reitor, no Exercício

Leia mais

PORTARIA UNESP Nº 462, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016.

PORTARIA UNESP Nº 462, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016. PORTARIA UNESP Nº 462, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016. Dispõe sobre os procedimentos para cadastramento, trâmite de aprovação e critérios de avaliação para Eventos de Extensão Universitária da UNESP. O Reitor

Leia mais

SUBMISSÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO

SUBMISSÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO SUBMISSÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL Nº 753, DE 06 DE OUTUBRO DE 2017 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (PRX), tendo

Leia mais

EDITAL Nº 90, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2016

EDITAL Nº 90, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2016 EDITAL Nº 90, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (PRX), tendo em vista o estabelecido na Portaria

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO OS -002/ SR-3/ ASSUNTO: REGULAMENTA AS AÇÕES DE EXTENSÃO VIGÊNCIA: 25/01/2013 VERSÃO: 05

IDENTIFICAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO OS -002/ SR-3/ ASSUNTO: REGULAMENTA AS AÇÕES DE EXTENSÃO VIGÊNCIA: 25/01/2013 VERSÃO: 05 OS -002/ SR-3/ 2013 1 5 1 FINALIDADE A presente Ordem de Serviço tem como finalidade conceituar, organizar e disciplinar as ações que constituem a Extensão, na UERJ: Programa, Projetos, Cursos e Eventos.

Leia mais

EDITAL Nº 475, DE 03 DE AGOSTO DE 2016

EDITAL Nº 475, DE 03 DE AGOSTO DE 2016 EDITAL Nº 475, DE 03 DE AGOSTO DE 2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (PRX), tendo em vista o estabelecido na Portaria

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS 1 REGULAMENTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º O presente regulamento objetiva orientar e regulamentar a apresentação, tramitação, aprovação, execução, acompanhamento,

Leia mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro GOIÂNIA, GO 2019 2 FACULDADE ASSEMBLEIANA DO BRASIL REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO

Leia mais

EDITAL Nº 296, DE 31 DE MAIO DE 2016

EDITAL Nº 296, DE 31 DE MAIO DE 2016 EDITAL Nº 296, DE 31 DE MAIO DE 2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (PRX), tendo em vista o estabelecido na Portaria

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO EDITAL N. 001/2018/EDH PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNEMAT, EM PARCERIA

Leia mais

SUBMISSÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO NOVOS SERVIDORES DOCENTES

SUBMISSÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO NOVOS SERVIDORES DOCENTES SUBMISSÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO NOVOS SERVIDORES DOCENTES EDITAL Nº 735, DE 27 DE SETEMBRO DE 2017 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria

Leia mais

Portaria Unesp-172, de

Portaria Unesp-172, de Portaria Unesp-172, de 18-5-2017 Dispõe sobre os trâmites de aprovação e critérios de avaliação para realização de Eventos de Extensão Universitária da Unesp O Reitor da Universidade Estadual Paulista

Leia mais

PORTARIA UNESP Nº 172 DE 18 DE MAIO DE 2017

PORTARIA UNESP Nº 172 DE 18 DE MAIO DE 2017 PORTARIA UNESP Nº 172 DE 18 DE MAIO DE 2017 Dispõe sobre os trâmites de aprovação e critérios de avaliação para realização de Eventos de da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 2019/1

PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 2019/1 PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 2019/1 A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna públicas as orientações gerais para oferta

Leia mais

PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 2018/2

PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 2018/2 PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 2018/2 A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna públicas as orientações gerais para oferta

Leia mais

PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 2018/2

PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 2018/2 PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 2018/2 A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna públicas as orientações gerais para oferta

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO EDITAL VREAC N 10/2016

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO EDITAL VREAC N 10/2016 EDITAL VREAC N 10/2016 A Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo torna público o presente edital, que tem por objetivo definir a carga horária que será disponibilizada

Leia mais

EDITAL Nº. 003/2015 DE SELEÇÃO INTERNA DE PROPOSTAS DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO A SEREM ENCAMINHADAS AO EDITAL PROEXT MEC/SESu.

EDITAL Nº. 003/2015 DE SELEÇÃO INTERNA DE PROPOSTAS DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO A SEREM ENCAMINHADAS AO EDITAL PROEXT MEC/SESu. EDITAL Nº. 003/2015 DE SELEÇÃO INTERNA DE PROPOSTAS DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO A SEREM ENCAMINHADAS AO EDITAL PROEXT 2016- MEC/SESu. A Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, por meio da

Leia mais

EDITAL PROEX Nº 01/ FLUXO CONTÍNUO

EDITAL PROEX Nº 01/ FLUXO CONTÍNUO EDITAL PROEX Nº 01/2016 - FLUXO CONTÍNUO 1. OBJETIVO GERAL O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), regulamenta,

Leia mais

Considerando, ainda, a observação das dificuldades de registro destas Atividades frente à modernização no Sistema de Gestão Acadêmica vigente,

Considerando, ainda, a observação das dificuldades de registro destas Atividades frente à modernização no Sistema de Gestão Acadêmica vigente, RESOLUÇÃO Nº 362/2011 EMENTA: Estabelece critérios para a quantificação e o registro das Atividades Complementares, nos cursos de graduação desta Universidade. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 02/ PROGRAMAS E PROJETOS FLUXO CONTÍNUO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 02/ PROGRAMAS E PROJETOS FLUXO CONTÍNUO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 02/2016 - PROGRAMAS E PROJETOS FLUXO CONTÍNUO A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, no uso das atribuições

Leia mais

Produção e Circulação Artístico/Cultural

Produção e Circulação Artístico/Cultural Pró de Produção e Circulação Artístico/Cultural - 2018 Edital no. 04/2018 - PROEX A Pró- de - Proex torna público o presente Edital para proposição e avaliação de Propostas para Produção e Circulação Artístico/Cultural

Leia mais

REGIMENTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E DA RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

REGIMENTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E DA RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO REGIMENTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E DA RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Em conformidade com as Resoluções CoCEx nº 6276 de 21

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Letras UNESP Câmpus de Assis

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Letras UNESP Câmpus de Assis ANEXO À PORTARIA Nº 149/2012-D UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Letras UNESP Câmpus de Assis REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA TÍTULO I

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 No período de 02 a 16 de fevereiro de 2009, estarão abertas as inscrições para bolsas de Extensão e Cultura, cujos resultados

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOTUPORANGA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA REGULAMENTO DA EXTENSÃO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOTUPORANGA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA REGULAMENTO DA EXTENSÃO Centro Universitário de Votuporanga FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOTUPORANGA Rua Pernambuco, 4.196 Votuporanga/SP - CEP 15.500-006 PABX: (17) 3405-9999 e FAX (17) 3422-4510 E-mail: fev@fev.edu.br FUNDAÇÃO EDUCACIONAL

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO ACADÊMICO - FACULDADE DE ENGENHARIA. Procedimentos

SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO ACADÊMICO - FACULDADE DE ENGENHARIA. Procedimentos Procedimentos Para solicitar o auxílio, o estudante deve seguir os seguintes itens (Resolução UNESP nº 004/2017): 1. O Auxílio Acadêmico será destinado ao aluno de graduação da UNESP para o desenvolvimento

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA INTERNA DE EXTENSÃO Nº 01/2018 CREDENCIAMENTO PARA BANCA DE AVALIADORES DE AÇÕES DE EXTENSÃO

EDITAL DE CHAMADA INTERNA DE EXTENSÃO Nº 01/2018 CREDENCIAMENTO PARA BANCA DE AVALIADORES DE AÇÕES DE EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA INTERNA DE EXTENSÃO Nº 01/2018 CREDENCIAMENTO PARA BANCA DE AVALIADORES DE AÇÕES DE EXTENSÃO A Pró-Reitora de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

EDITAL N 005/2015 PROEX Apoio à participação de docentes e alunos da UNESP em Eventos de

EDITAL N 005/2015 PROEX Apoio à participação de docentes e alunos da UNESP em Eventos de EDITAL N 005/2015 PROEX Apoio à participação de docentes e alunos da UNESP em Eventos de Seleção de trabalhos aprovados em eventos de, para implementação do Programa 13 - Programa UNESP de Atividades Artísticas

Leia mais

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa NORMAS E PROCEDIMENTOS DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AÇÕES DE EXTENSÃO COM O APOIO DA FUNPAR

PROCEDIMENTOS PARA AÇÕES DE EXTENSÃO COM O APOIO DA FUNPAR guia rápido ação conjunta proec + funpar PROCEDIMENTOS PARA AÇÕES DE EXTENSÃO COM O APOIO DA FUNPAR conteúdo como proceder com ações de extensão? ações de extensão universitária recursos financeiros PROCEDIMENTOS

Leia mais

APROEX PEQUENOS PROJETOS * Apoio a Projetos de Extensão no Campus Araranguá

APROEX PEQUENOS PROJETOS * Apoio a Projetos de Extensão no Campus Araranguá EDITAL DE EXTENSÃO INTERNO N o 01/2011 Fluxo Contínuo APROEX PEQUENOS PROJETOS * Apoio a Projetos de Extensão no Campus Araranguá CHAMADA 2011 EXECUÇÃO: JULHO DE 2011 A DEZEMBRO DE 2011 APRESENTAÇÃO O

Leia mais

EDITAL Nº 04, DE 23 DE MAIO DE 2018 EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) DO IF GOIANO

EDITAL Nº 04, DE 23 DE MAIO DE 2018 EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) DO IF GOIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 04, DE 23 DE MAIO DE 2018 EDITAL DE

Leia mais

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 (Alterada pela Resolução 7029/2014) (Esta é uma versão consolidada. Para ver a versão ORIGINAL, clique aqui.) Regulamenta

Leia mais

Minuta do EDITAL N 11/2016 PROEX Apoio à participação de docentes e alunos da UNESP em Evento de Extensão Universitária

Minuta do EDITAL N 11/2016 PROEX Apoio à participação de docentes e alunos da UNESP em Evento de Extensão Universitária Minuta do EDITAL N 11/2016 PROEX Apoio à participação de docentes e alunos da UNESP em Evento de Extensão Universitária Seleção de trabalhos aprovados em evento de Extensão Universitária, para implementação

Leia mais

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS COMGRAD ENGENHARIA CARTOGRÁFICA

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS COMGRAD ENGENHARIA CARTOGRÁFICA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS COMGRAD ENGENHARIA CARTOGRÁFICA RESOLUÇÃO 01/2009 A COMGRAD/CAR, no uso de suas atribuições, regulamenta as Atividades Complementares para o Curso de Engenharia Cartográfica, de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Regulamenta os processos e procedimentos da Coordenação de Pesquisa e Inovação do Campus Florianópolis-Continente em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 46/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 46/2014 RESOLUÇÃO N 46/2014 Dispõe sobre as normas que regulamentam a extensão na Universidade Federal do Espírito Santo. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA Edital PPG-Música n. 02/2017 Edital de Seleção para bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes

Leia mais

RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E ) RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E ) RESOLUÇÃO: RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E. - 18.09.2003) Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.

Leia mais

EDITAL PROEVEN Nº 02/2012

EDITAL PROEVEN Nº 02/2012 EDITAL PROEVEN Nº 02/2012 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, com base na Resolução nº 022/2010 CONSUNI e objetivando a CHAMADA 02/2012 do Programa de Auxílio à Participação em

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 009 CONSUPER/2015 Dispõe sobre o Regulamento de Curso de Extensão do. O Presidente do do IFC, professor Francisco José Montório Sobral, no uso de suas atribuições conferidas pelo Decreto de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO MATRIZ 2006

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO MATRIZ 2006 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO MATRIZ 2006 I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar o oferecimento, o aproveitamento e a

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA (Aprovada pela Resolução CEPE 054E/2015) UNIVERSIDADE DO CEUMA UNICEUMA NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1 Disciplina e regulamenta o funcionamento

Leia mais

24/11/2017 https://uspdigital.usp.br/apolo/edicaorelcaracacad?print=s&codund=11&codcurceu= &codedicurceu=17004&numseqofeedi=1

24/11/2017 https://uspdigital.usp.br/apolo/edicaorelcaracacad?print=s&codund=11&codcurceu= &codedicurceu=17004&numseqofeedi=1 24/11/2017 https://uspdigital.usp.br/apolo/edicaorelcaracacad?print=s&codund=11&codcurceu=110400078&codedicurceu=17004&numseqofeedi=1 Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG EDITAL 005/2017 PRPPG/Unespar Apoio à Participação de Docentes em Eventos Científicos A Pró-Reitoria de Pesquisa e

Leia mais

EDITAL Nº 04/2013 PROGRAMA DE APOIO À PROMOÇÃO DE EVENTOS E CURSOS 2013

EDITAL Nº 04/2013 PROGRAMA DE APOIO À PROMOÇÃO DE EVENTOS E CURSOS 2013 Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEXT Rua Monsenhor Constábile Hipólito, 125 - Centro CEP 96.400-590 Bagé/RS EDITAL Nº 04/2013 PROGRAMA DE APOIO À PROMOÇÃO DE EVENTOS E CURSOS 2013 1. DISPOSIÇÕES

Leia mais

10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (PROPESP) 10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A 10ª Jornada de Iniciação

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 11, DE 02 DE FEVEREIRO DE Dispõe sobre o Regimento Geral da Extensão Universitária na UNESP.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 11, DE 02 DE FEVEREIRO DE Dispõe sobre o Regimento Geral da Extensão Universitária na UNESP. RESOLUÇÃO UNESP Nº 11, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2012. Dispõe sobre o Regimento Geral da Extensão Universitária na UNESP. O Vice-Reitor no Exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

Resolução Unesp-11, de

Resolução Unesp-11, de Resolução Unesp-11, de 2-2-2012 Dispõe sobre o Regimento Geral da Extensão Universitária na Unesp O Vice-Reitor no Exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo

Leia mais

EDITAL N 001/2018-PROEX/UERN

EDITAL N 001/2018-PROEX/UERN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Extensão PROEX Campus Universitário BR 110,

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 027/2004-CONSEPE, de 21/07/2004

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 027/2004-CONSEPE, de 21/07/2004 ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 027/2004-CONSEPE, de 21/07/2004 NORMAS PARA A ATIVIDADE CURRICULAR EM COMUNIDADE ACC COMO COMPONENTE CURRICULAR OPTATIVO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR DE FFCLRP

CALENDÁRIO ESCOLAR DE FFCLRP JANEIRO 7 INÍCIO da 2ª e última interação de matrícula (até 14/1). 14 Inscrição para o processo de Transferência Interna, conforme edital. 14 FIM da 2ª e última interação de matrícula. 15 INÍCIO do período

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre as Atividades Complementares na Faculdade do Futuro. CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

Edital Universidade Santa Úrsula - USU: 02/ Programa de Iniciação Científica

Edital Universidade Santa Úrsula - USU: 02/ Programa de Iniciação Científica Edital Universidade Santa Úrsula - USU: 02/2017 - Programa de Iniciação Científica A Universidade Santa Úrsula USU - do Rio de Janeiro, por intermédio da Pró- Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão,

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2014 (FACET)

EDITAL Nº. 001/2014 (FACET) EDITAL Nº. 001/2014 (FACET) O Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat), o Campus Universitário Vale do Teles Pires, a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas e a Pró-reitora de Pesquisa e Pósgraduação

Leia mais

Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos EDITAL PROFÁGUA 003/2017 CHAMADA A PROPOSTAS DE ADESÃO A REDE DO MESTRADO PROFISSIONAL DE GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS

Leia mais

1. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento Estratégico Público e Privado.

1. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento Estratégico Público e Privado. EDITAL N.º 14/2019 - PPG/CPG/UEMA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPG/UEMA) torna público para o conhecimento dos interessados que, no período de 11 a 29

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 114/2011, de 09 de dezembro

Leia mais

Projeto de Extensão Universitária 2014/2015. Edital nº 004/ PROEX

Projeto de Extensão Universitária 2014/2015. Edital nº 004/ PROEX Projeto de 2014/2015 Edital nº 004/2014 - PROEX A - PROEX torna público o presente Edital para seleção de Projetos de a serem desenvolvidos no ano de 2015. O processo de seleção e aprovação dos Projetos

Leia mais

Instrução Normativa do Conselho do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental nº 06, de 13 de março de 2018

Instrução Normativa do Conselho do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental nº 06, de 13 de março de 2018 Instrução Normativa do Conselho do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental nº 06, de 13 de março de 2018 Estabelece os critérios de Credenciamento e Descredenciamento de docentes no Programa

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015

EDITAL Nº 03 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas. Profª. Luciana Costa

CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas. Profª. Luciana Costa CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas Profª. Luciana Costa SUMÁRIO 1. Normativos dos Cursos de Extensão referendados pela PROEX 2. Operacionalização da oferta dos Cursos de Extensão referendados pela PROEX

Leia mais

PORTARIA FCE Nº 035/2016 DE 01 DE AGOSTO DE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

PORTARIA FCE Nº 035/2016 DE 01 DE AGOSTO DE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES PORTARIA FCE Nº 035/2016 DE 01 DE AGOSTO DE 2016. Dispõe sobre a nova regulamentação das s Complementares do Curso de Administração, da Faculdade de Ciências e Engenharia. O Diretor da, Câmpus de Tupã,

Leia mais

CHAMADA DE CREDENCIAMENTO INTERNO Nº 01/2017

CHAMADA DE CREDENCIAMENTO INTERNO Nº 01/2017 CHAMADA DE CREDENCIAMENTO INTERNO Nº 01/2017 CHAMADA INTERNA DE CREDENCIAMENTO PARA ATUAR COMO DOCENTE PERMANENTE E COLABORADOR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN - PPGDg A Coordenação do Programa

Leia mais

EDITAL Nº 65, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2017

EDITAL Nº 65, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2017 EDITAL Nº 65, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2017 O Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), de acordo com as disposições da legislação em vigor, por meio

Leia mais

APRESENTAÇÃO E ENVIO DE PROPOSTAS

APRESENTAÇÃO E ENVIO DE PROPOSTAS EDITAL PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES CURRICULARES DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (ACIEPE) A SEREM REALIZADAS NA UFSCAR NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2017 JUSTIFICATIVA As ACIEPE são uma experiência

Leia mais

EDITAL N 022/2016 PROEX SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE "CENTROS DE LÍNGUAS DA UNESP"

EDITAL N 022/2016 PROEX SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE CENTROS DE LÍNGUAS DA UNESP EDITAL N 022/2016 PROEX SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE "CENTROS DE LÍNGUAS DA UNESP" Seleção de propostas de apoio aos Centros de Línguas da Unesp no âmbito da Proex/Unesp, Programa

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal EDITAL Nº IV PROGRAMA DE MONITORIA 2018/2019 A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, no uso de suas atribuições, resolve divulgar o edital do Programa Monitoria 2018/2019

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE PSICOLOGIA

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Institui regulamento para Atividades Complementares no curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da PUCRS FAPSI. Art. 1º - Consideram-se "Atividades Complementares"

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA CÂMPUS ITUMBIARA. DOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA CÂMPUS ITUMBIARA. DOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS Câmpus Itumbiara ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROExC REGULAMENTO DO NÚCLEO ESCOLA DE EXTENSÃO UNIRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROExC REGULAMENTO DO NÚCLEO ESCOLA DE EXTENSÃO UNIRIO REGULAMENTO DO NÚCLEO ESCOLA DE EXTENSÃO UNIRIO Dispõe sobre a natureza e o funcionamento do Núcleo Escola de Extensão UNIRIO, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Capítulo I DOS OBJETIVOS Art. 1º -

Leia mais

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica e incentivando talentos entre estudantes de graduação,

Leia mais

Universidade Federal da Bahia PROEXT /UFBA Ação Curricular em Comunidade e Sociedade

Universidade Federal da Bahia PROEXT /UFBA Ação Curricular em Comunidade e Sociedade Ação Curricular em Comunidade e Sociedade Edital ACCS 205. - PROEXT/UFBA. FINALIDADE: O Edital ACCS 205. PROEXT/UFBA tem como foco o apoio à realização de Ações Curriculares em Comunidade e Sociedade ACCS,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 003, DE 16 DE ABRIL DE 2014 Regulamenta sobre atividades de Extensão

Leia mais

EDITAL PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES CURRICULARES DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO A SEREM REALIZADAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

EDITAL PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES CURRICULARES DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO A SEREM REALIZADAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 EDITAL PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES CURRICULARES DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO A SEREM REALIZADAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos

Leia mais

EDITAL Nº 073/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA (PICTA)

EDITAL Nº 073/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA (PICTA) EDITAL Nº 073/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA (PICTA) - 2017 A Reitoria do Centro Universitário Senac torna pública a abertura do processo de seleção para o Programa de Iniciação

Leia mais

1 CONTEXTUALIZAÇÃO. 2.1 OBJETIVOS DOS NEABIs

1 CONTEXTUALIZAÇÃO. 2.1 OBJETIVOS DOS NEABIs O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE, no uso de suas atribuições legais, e em consonância com as Deliberações Nº.11/2014, Nº. 15/2014 e Nº. 17/2015 do Conselho de

Leia mais

PORTARIA D.FCF/CAr. 12/2015

PORTARIA D.FCF/CAr. 12/2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC PORTARIA D.FCF/CAr. 12/2015 Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de

Leia mais

Regimento Geral da Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC.

Regimento Geral da Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC. Regimento Geral da Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC. O Reitor da Universidade Federal de São Paulo, Prof. Dr. Walter Manna Albertoni, no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE Fundação Percival Farquhar Entidade Mantenedora EDITAL Nº 011/2010

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE Fundação Percival Farquhar Entidade Mantenedora EDITAL Nº 011/2010 UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE Fundação Percival Farquhar Entidade Mantenedora EDITAL Nº 011/2010 EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE EXTENSÃO NA MODALIDADE DE PROJETOS DE AÇÃO COMUNITÁRIA

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Regulamenta os processos e procedimentos da Coordenação de Pesquisa e Inovação do Campus Florianópolis-Continente em

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

REGULAMENTO PARA CURSOS DE EXTENSÃO

REGULAMENTO PARA CURSOS DE EXTENSÃO REGULAMENTO PARA CURSOS DE EXTENSÃO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE SORRISO/MT DEZEMBRO DE 2018 C U R S O S D E E X T E N S Ã O 2 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 906/2012

RESOLUÇÃO N.º 906/2012 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSU) RESOLUÇÃO N.º 906/2012 Publicada no D.O.E. de 07-06-2012, p. 56/57 Estabelece normas para distribuição da carga horária, acompanhamento

Leia mais

REGULAMENTO DE EXTENSÃO. Dispõe sobre o Regulamento de Extensão da Faculdade Capivari. CAPITULO I Da Concepção e Objetivos

REGULAMENTO DE EXTENSÃO. Dispõe sobre o Regulamento de Extensão da Faculdade Capivari. CAPITULO I Da Concepção e Objetivos REGULAMENTO DE EXTENSÃO Dispõe sobre o Regulamento de Extensão da Faculdade Capivari. CAPITULO I Da Concepção e Objetivos Art. 1 A extensão é um processo educativo, cultural e científico, que se articula

Leia mais

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO N

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO N CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO N. 01/2017 DE PROFESSORES DOUTORES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM HISTÓRIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS O Programa de Pós-Graduação Mestrado em

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA CIENCIAS BIOLOGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND CAPITULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA CIENCIAS BIOLOGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND CAPITULO I REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA CIENCIAS BIOLOGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND CAPITULO I DA REGULAMENTACAO E DOS PROCEDIMENTOS Art. 1º As Atividades Curriculares Complementares

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL. SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB "Diferenças que somam, ideias que multiplicam"

EDITAL. SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB Diferenças que somam, ideias que multiplicam EDITAL SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB - 2016 "Diferenças que somam, ideias que multiplicam" O Reitor da Universidade de Brasília torna pública a realização da Semana Universitária da UnB - 2016, com o tema

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017 EDITAL PIBIC-EM USP 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo,

Leia mais

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS 2011 UPE PROGRAD 2011 Manual para normatização de monitorias Página 1 de 8 SUMÁRIO Página 1. Apresentação 3 2. Definição de Monitoria

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE APOIO A PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) DO IF GOIANO

EDITAL INSTITUCIONAL DE APOIO A PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) DO IF GOIANO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL INSTITUCIONAL DE APOIO A PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EDITAL Nº 02, DE 20 DE ABRIL DE

Leia mais