Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização"

Transcrição

1 Ficha de processo Identificação DG_MD_005 Título Diploma de conclusão de parte curricular (Mestrado) Data de criação Elisabete Saragoça Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Processos relacionados Documentos Inicial(is) Produzidos Impacto tecnológico Sistemas utilizados Workflow no Revisões Data Motivo da revisão nexos Fluxograma Última atualização Data Entregar um diploma de conclusão de parte curricular do Mestrado que é solicitado por um aluno. lunos do 2º ciclo da FMH. Decreto-Lei n.º 107/2008 de 25 de Junho. Processos DG_SP_025 - Recebimento de VD e DG_MD_001 - Certidão de conclusão de parte curricular (Mestrado). Pedido de diploma preenchido pelo aluno. Diploma de conclusão de parte curricular. Sistema de Gestão cadémica, Sistema de Gestão Financeira e sistema de Gestão Documental.. aplicável na criação do processo. aplicável na criação do processo. aplicável na criação do processo. DG_MD_005_FX. aplicável na criação do processo. aplicável na criação do processo.

2 Identificação Título Data de criação DG_MD_005 Diploma de conclusão de parte curricular (Mestrado) Elisabete Saragoça 1 luno DG/ DGRH Início (EXP) Preenche formulário Pedido de diploma e, caso envie pelo correio, o meio de pagamento O aluno preenche o formulário a solicitar o diploma de conclusão de parte curricular ao qual junta o meio de pagamento se o formulário for enviado pelo correio. 2 DGRH (EXP) Documentação do aluno Correio? 9 DG Se os chegarem por correio a DGRH (EXP) data-os manualmente e reencaminha-os para a DG para análise prévia. Se a entrega dos é presencial é a DG que os recebe. Reencaminha 3 DG Documentação do aluno Verifica DG DG verifica se o formulário e o meio de pagamento estão correctos.

3 4 DG DG Se existe o formulário está correctamente preenchido a DG procede à verificação do meio de pagamento. Se não existir e o Formulário correcto? aluno não enviou meio de pagamento, a DG informa o aluno por , de que deve proceder ao preenchimento de novo formulário. Enviou pagamento? 6 Informa o aluno por 5 DG DG DG importa de aviso, regista no e anula o processo. 6 DG DG Se o meio de pagamento estiver correctamente preenchido (ver instruções) a DG procede à verificação da situação do aluno. Se Meio de pagamento não estiver correcto a DG devolve-o ao aluno via ofício correcto? começando por criar o registo de documento no.

4 7 DG DGRH (EXP) Ofício DG elabora o ofício a partir do registo criado no e envia em mão para a DGRH (EXP). Elabora ofício 8 DGRH (EXP) Ofício luno DGRH (EXP) procede à expedição do ofício e meio de pagamento ao aluno e anula o processo. Envia ofício com meio de pagamento ao aluno 9 DG Documentação do aluno Verifica pagamento de propinas DG DG verifica se o pagamento de propinas se encontra regularizado. Caso os tenham sido entregues presencialmente a DG data-os manualmente. 10 DG DG Se as propinas estão regularizadas, a DG verifica se já foi emitida a certidão. Se não estiverem regularizadas devolve os Propinas pagas? ao aluno por correio, ou presencialmente, consoante a forma como o aluno os entregou e anula o processo. Correio? 6 Devolve

5 11 DG DGF (TE)S Venda a dinheiro Se a certidão já foi emitida, DG procede à emissão da venda a dinheiro e a DGF (TES) recebe o pagamento e envia formulário Certidão pedida? 10 para a DGRH (EXP). Senão DG devolve os ao aluno por correio, ou presencialmente, consoante a forma como o aluno os entregou e anula o processo. Recebimento de VD 12 DGRH (EXP) Formulário DG/ DGRH (EXP) DGRH (EXP) carimba, digitaliza e regista documento no sistema de GD e envia para a DG. 13 DGRH (EXP) DGRH (EXP) DGRH (EXP) arquiva documento por ordem numérica em pasta geral. rquiva suporte em papel 14 DG PRES Diploma DG emite o diploma manualmente e envia em mão para o PRES. Emissão de diploma manual 15 PRES Diploma PRES Diploma assinado ssina diploma PRES assina diploma e envia em mão para a DG.

6 16 DG Diploma assinado Sela o diploma DG Diploma assinado e selado DG sela o diploma. 17 DG Diploma assinado e selado Correio? DG Se o diploma deve ser enviado pelo correio a DG envelopa-o. Envelopa diploma 18 DG DGRH (EXP) DG assinala que enviou pelo correio o diploma e encerra o processo no. De seguida envia o diploma para a DGRH (EXP). 19 DGRH (EXP) DGRH (EXP) viso de recepção Expede diploma com aviso de recepção DGRH (EXP) expede o diploma com aviso de recepção. 20 DGRH (EXP) viso de recepção rquiva aviso de recepção DGRH (EXP) DGRH (EXP) arquiva aviso de recepção em pasta de avisos de recepção.

7 21 DG luno Se o diploma deve ser entregue pessoalmente a DG envia um e- mail para o aluno a comunicar que o diploma está pronto. Informa aluno por 22 DG DG DG importa para o, regista-o e fica a aguardar que o aluno venha buscar o diploma. 23 DG luno Quando o aluno vem buscar a certidão a DG valida os de identificação (ver instruções). Valida e entrega diploma 24 luno DG uto de ssina auto de recepção de recepção de assinado luno, ou quem ele autorizar, assina o auto de recepção do diploma que vem levantar. 25 DG DG DG assinala que o diploma foi entregue ao aluno e encerra o processo no.

8 26 DG uto de recepção de assinado rquiva auto de recepção de DG DG arquiva o auto de recepção assinado. Fim

9 Instruções Identificação Título Data de criação DG_MD_005 Diploma de conclusão de parte curricular (Mestrado) Elisabete Saragoça Instruções Nº Descrição 6 O meio de pagamento estará corretamente preenchido se tiver o valor a pagar pelo aluno correto. 23 No caso do próprio aluno proceder ao levantamento deve identificar-se com o Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão ou Passaporte. Caso seja outra pessoa deve trazer uma declaração autorizando o levantamento assinada pelo aluno, uma cópia do documento de identificação do aluno e o seu próprio documento de identificação.

10 Indicadores Identificação DG_MD_005 Título Diploma de conclusão de parte curricular (Mestrado) Data de criação Elisabete Saragoça Objetivo Indicador Especificação Justificação Meta viso larme Regras Origem dos dados Reduzir o tempo de resposta ao pedido de um diploma de conclusão de parte curricular de um Mestrado. Tempo que decorre entre um pedido de diploma de conclusão de parte curricular de um Mestrado e a entrega dessa certidão. Contagem do tempo que decorre entre a data de entrada do pedido de diploma de conclusão de parte curricular de um Mestrado na FMH e a data do envio do ao aluno a comunicar que o diploma está pronto ou data do envio pelo correio. aplicável. aplicável na criação do processo. analisar dentro de um ano. aplicável na criação do processo. analisar dentro de um ano. aplicável na criação do processo. analisar dentro de um ano. aplicável. Sistema de Gestão Documental.

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização Ficha de processo Identificação _MI_010 Título Certidão de Matrícula Data de criação 22-12-2011 Elisabete Saragoça Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Processos relacionados Documentos

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização Ficha de processo Data de criação 13-01-2012 Pontos principais do processo Objetivo O objetivo deste processo é anular a matrícula de um aluno de acordo com a sua solicitação. Âmbito O âmbito deste processo

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização Ficha de processo Data de criação 19-07-2012 Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Processos relacionados Documentos Inicial(is) Produzidos Impacto tecnológico Sistemas utilizados

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização. Entrega de tese definitiva.

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização. Entrega de tese definitiva. Ficha de processo Data de criação 19-07-2012 Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Processos relacionados. Alunos de 2º ou 3º ciclo aos quais tenha sido solicitada a entrega da versão

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização. Liberação parcial de caução.

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização. Liberação parcial de caução. Ficha de processo Identificação Título DAT_PG_030 Data de criação 15-07-2013 Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal - Processos relacionados Liberação parcial de caução Carlos David

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização Ficha de processo Identificação DGRH_CON_005 Título Procedimentos concursais de pessoal não docente Data de criação 27-05-2013 Rosa Ramos Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Processos

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Pagamento de faturas Data de criação Pagamento de faturas a fornecedores.

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Pagamento de faturas Data de criação Pagamento de faturas a fornecedores. Ficha de processo Identificação DAT_PG_001 Título Pagamento de faturas Data de criação 15-07-2013 Carlos David Pontos principais do processo Objetivo Pagamento de faturas a fornecedores. Âmbito FMH. Suporte

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização Ficha de processo Identificação DGRH_CON_001 Título Contratação de docentes especialmente contratados Data de criação 27-05-2013 Rosa Ramos Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Processos

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Modificações orçamentais da receita e da despesa.

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Modificações orçamentais da receita e da despesa. Ficha de processo Identificação DGAF_SP_010 Título Modificações orçamentais da receita e da despesa Data de criação 19-01-2013 Bruno Moreira Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização Ficha de processo Identificação DGRH_PG_001 Título Deslocação em serviço Data de criação 27-05-2013 Rosa Ramos Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Processos relacionados Documentos

Leia mais

Ficha de processo. Aquisição de bens e serviços por ajuste direto regime normal (aquisição de material informático) Data de criação

Ficha de processo. Aquisição de bens e serviços por ajuste direto regime normal (aquisição de material informático) Data de criação Ficha de processo Identificação DAT_AADN_010 Título Aquisição de bens e serviços por ajuste direto regime normal (aquisição de material informático) Data de criação 15-07-2013 Responsável Carlos David

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização Ficha de processo Identificação DAT_CONP_005 Título Concurso público (aquisição de livros) Data de criação 15-07-2013 Responsável Carlos David Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização Ficha de processo Identificação DGAA_MI_001 Título Preparação do processo de matrículas Data de criação 30-03-2012 Elisabete Saragoça Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Processos

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico Ficha de processo Identificação DGAF_CP_055 Título Entrega dos valores dos seguros dos alunos Data de criação 19-01-2013 Bruno Moreira Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Entrega

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico Ficha de processo Data de criação 19-01-2013 Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Cobrança de propinas de modo presencial pelos alunos da FMH. Alunos da FMH. Circulares Série A da

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Abertura de projetos/centros de custo Data de criação

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Abertura de projetos/centros de custo Data de criação Ficha de processo Data de criação 19-01-2013 Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Abertura de novos projetos e centros de custo. Projetos FMH. Circulares Série A da DGO; Decreto-Lei

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico Ficha de processo Data de criação 19-01-2013 Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Cobrança de valores de serviços prestados ou bens fornecidos através de cheque ou vale postal. Alunos

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Reconciliações bancárias Data de criação

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Reconciliações bancárias Data de criação Ficha de processo Data de criação 19-01-2013 Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Verificação dos movimentos de contas bancárias e comparação com os respetivos movimentos da contabilidade.

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Verificação e registo de cabimento Data de criação

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Verificação e registo de cabimento Data de criação Ficha de processo Data de criação 19-01-2013 Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Processos relacionados Documentos Inicial(is) Produzidos Verificar e registar cabimentos nas respetivas

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

Emitir certidões, diplomas e suplementos

Emitir certidões, diplomas e suplementos Emitir certidões, diplomas e s 1. OBJETIVO Este procedimento visa normalizar as atividades necessárias à emissão de certidões, diplomas e s dos alunos e antigos alunos da Escola Naval (EN). 2. CAMPO DE

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/8 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/8 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

Procedimento. P.5.3 Funcionamento de Recintos e Licença Especial de Ruído LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data

Procedimento. P.5.3 Funcionamento de Recintos e Licença Especial de Ruído LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data Pág. n.º 1/7 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/7 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

PROCESSO ÁREA DE ATUAÇÃO POP Nº Emitir Notas Fiscais Carteira de Faturamento 28 - CFI/Fat

PROCESSO ÁREA DE ATUAÇÃO POP Nº Emitir Notas Fiscais Carteira de Faturamento 28 - CFI/Fat UNIDADE GESTORA: Coordenação Financeira - CFI PROCESSOS ORGANIZACIONAIS FATURAMENTO EMITIR NOTAS FISCAIS EMITIR FATURAS EMITIR BOLETOS ACOMPANHAR PAGAMENTOS COBRAR CLIENTES INADIMPLENTES EMITIR RELATÓRIO

Leia mais

PROCEDIMENTO ACA.P01.PQ

PROCEDIMENTO ACA.P01.PQ Pág. 1 de 6 PROCEDIMENTO ACA.P01.PQ01.00.07 Pedido de Provas de Dissertação dos cursos de Mestrado de 2º Ciclo e Integrado Data: 02.06.10 Elaborou: Aprovou: UA.P01.IP01.00.00 Pág. 2 de 6 0. ÍNDICE 0. ÍNDICE...

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA DE PÓS- GRADUAÇÃO COMO ALUNO ESPECIAL

INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA DE PÓS- GRADUAÇÃO COMO ALUNO ESPECIAL INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA DE PÓS- GRADUAÇÃO COMO ALUNO ESPECIAL A Resolução do PPG Ensino de Física que trata sobre a matrícula especial de alunos não regulares do curso em determinadas disciplinas

Leia mais

GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO POR CÔNJUGE A CARGO

GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO POR CÔNJUGE A CARGO Manual de GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO POR CÔNJUGE A CARGO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/7 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Complemento por Cônjuge a Cargo (N03

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIOAL PADRÃO. Processo: Cadastramento de Projeto de Pesquisa

PROCEDIMENTO OPERACIOAL PADRÃO. Processo: Cadastramento de Projeto de Pesquisa PROCEDIMENTO OPERACIOAL PADRÃO Processo: Cadastramento de Projeto de Pesquisa Unidade: PROPED Código: POP- PROPED-02 Versão: 01 (mai/18) Página: 1-11 Objetivo: Realizar o cadastro de projetos de pesquisas

Leia mais

Procedimento. P Venda ambulante no Concelho de Portimão LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data

Procedimento. P Venda ambulante no Concelho de Portimão LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data Pág. n.º 1/8 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/8 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

Manual da Pré-matrícula

Manual da Pré-matrícula Manual da Pré-matrícula Datas Importantes Período de Matrícula 08/11/16 a 18/11/16 Obs.: realizando a matrícula neste prazo, o candidato terá 50% de desconto no valor bruto do curso na 1ª parcela (com

Leia mais

Orçamentos das Animações

Orçamentos das Animações Orçamentos das Animações Produções Orçamento Núcleo Financeiro Arquiva na pasta Orçamentos Produção 1 Ex-animações 2 Despesa Receita Pequenas Despesas Grandes Despesas Honorarios Abertura de vales de caixa

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/5 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/5 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa a emissão de certidões e cópias simples

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos:

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: 31/07/17 1- ESTÁGIOS Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: A) ENCAMINHAMENTO PARA OS ESTÁGIOS. A.1- A busca pelo estágio é de responsabilidade do aluno. Caso seja solicitado,

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS A APRESENTAR COM A CANDIDATURA PARA CONTROLO DOCUMENTAL

LISTA DE DOCUMENTOS A APRESENTAR COM A CANDIDATURA PARA CONTROLO DOCUMENTAL LISTA DE DOCUMENTOS A APRESENTAR COM A CANDIDATURA PARA CONTROLO DOCUMENTAL Acção 1.1.3 Instalação de Jovens Agricultores O promotor deve proceder previamente à sua inscrição como beneficiário do IFAP

Leia mais

Ref: PCI 1001 Edição: 0.1- JUL/2013 Página: 1 / 7

Ref: PCI 1001 Edição: 0.1- JUL/2013 Página: 1 / 7 Página: 1 / 7 3.2.1 ENCERRMENTO DIÁRIO D TESOURRI (1) nula Guia de Recebimento no TX e envia para a impressora da SERVIÇOS EMISSORES verigua as razões do não pagamento Guia de Recebimento deve ser inutilizada?

Leia mais

Instruções para preenchimento de contratos

Instruções para preenchimento de contratos Instruções para preenchimento de contratos Este documento tem como objetivo esclarecer o correto preenchimento dos contratos de emissão e renovação dos certificados digitais qualificados fornecidos pela

Leia mais

Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Ciência, Arte e Cultura na Saúde

Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Ciência, Arte e Cultura na Saúde Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Ciência, Arte e Cultura na Saúde Chamada Pública de Seleção Candidatos ao Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Ciência, Arte e Cultura na Saúde 2012 O Instituto

Leia mais

Manual da Pré-matrícula

Manual da Pré-matrícula Manual da Pré-matrícula Datas Importantes Período de Matrícula 08/11/16 a 18/11/16 Obs.: realizando a matrícula neste prazo, o candidato terá 50% de desconto no valor bruto do curso na 1ª parcela (com

Leia mais

Perguntas Frequentes (FAQ s) ASSUNTOS DIVERSOS

Perguntas Frequentes (FAQ s) ASSUNTOS DIVERSOS Perguntas Frequentes (FAQ s) ASSUNTOS DIVERSOS (Publicitado em Janeiro de 2011) 1/6 Como posso saber se o documento de Perguntas Frequentes da URH é a última versão? No rosto do documento, está assinalado

Leia mais

Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006 Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB.

Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006 Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Unidade Processo Universidade Federal da Bahia Superintendência de Educação a Distância Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Nº de folhas 1 de 5 Glossário de Termos e

Leia mais

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos:

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: 11/05/18 1- FLUXO DE ESTÁGIO Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: A) ENCAMINHAMENTO PARA OS ESTÁGIOS. A.1- A busca pelo estágio é de responsabilidade do aluno. Caso seja

Leia mais

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DA TAXA CONTRIBUTIVA DEFICIENTES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DA TAXA CONTRIBUTIVA DEFICIENTES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DA TAXA CONTRIBUTIVA DEFICIENTES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Isenção/Redução da Taxa Contributiva Regiões com Problemas de Interioridade (2007

Leia mais

Norma reguladora - Registo e cartão de utilizador

Norma reguladora - Registo e cartão de utilizador Capítulo I Definição e âmbito de aplicação 1. Entende-se por registo de um utilizador os procedimentos de recolha e processamento de dados sobre uma pessoa ou entidade em nome coletivo, por solicitação

Leia mais

GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO POR CÔNJUGE A CARGO

GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO POR CÔNJUGE A CARGO Manual de GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO POR CÔNJUGE A CARGO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/7 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Complemento por Cônjuge a Cargo (N03

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019

INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019 INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019 Salvador, 05 de novembro de 2018. Mães, Pais e Responsáveis, Estamos felizes em receber os alunos aprovados no Processo de Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de

Leia mais

COMO SUBMETER O PEDIDO DE PAGAMENTO

COMO SUBMETER O PEDIDO DE PAGAMENTO COMO SUBMETER O PEDIDO DE PAGAMENTO 1 Processo de submissão do Pedido de Pagamento... 2 1.1 Esquema do processo... 2 1.2 Listagem de documentos a submeter... 3 1.3 Layout do arquivo a enviar por e-mail...

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO POR MORTE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO POR MORTE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO POR MORTE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio por Morte (7011 v4.15) PROPRIEDADE Instituto da Segurança Social, I.P. AUTOR Centro Nacional

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE NUTRIÇÃO Sede Rua João das Regras, n.º 278 e 284 R/C Porto Contactos Tel.: Fax:

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE NUTRIÇÃO Sede Rua João das Regras, n.º 278 e 284 R/C Porto Contactos Tel.: Fax: PROCESSO DE ADMISSÃO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE NUTRIÇÃO Sede Rua João das Regras, n.º 278 e 284 R/C 3 4000 291 Porto Contactos Tel.: +351 222 085 981 Fax: +351 222 085 145 Email: geral@apn.org.pt www.apn.org.pt

Leia mais

Reditus Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. Sociedade anónima com o capital aberto ao investimento público

Reditus Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. Sociedade anónima com o capital aberto ao investimento público Reditus Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. Sociedade anónima com o capital aberto ao investimento público Sede: Av. 5 de Outubro, n.º 125, Loja 2, 1050-052 Lisboa Capital Social de 73.193.455,00

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Descrever a metodologia utilizada pela Aprovisionamento, Património

Leia mais

PG 06.An. Gestão, Planeamento e Execução da Empreitada 1 / 5. Acção Responsabilidade Documentos

PG 06.An. Gestão, Planeamento e Execução da Empreitada 1 / 5. Acção Responsabilidade Documentos 1 / 5 1 A intenção de adjudicação é recepcionada pela Direcção Comercial / Orçamentação que dá conhecimento à Direcção Jurídica e Direcção Coordenação de Produção, aguardando adjudicação. Se a intenção

Leia mais

Avenida Luís Bívar, Lisboa, Portugal. Tel: Regulamento Geral. Formação

Avenida Luís Bívar, Lisboa, Portugal. Tel: Regulamento Geral. Formação Avenida Luís Bívar, 85 1050-143 Lisboa, Portugal Tel: +351 21 781 62 82 Regulamento Geral Formação Última revisão Fevereiro 2011 Índice Índice 2 Introdução 3 Inscrições e Condições de Acesso 3 Funcionamento

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019

INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019 INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019 Salvador, 20 de novembro de 2018. Mães, Pais e Responsáveis, Estamos felizes em receber os alunos aprovados no Processo de Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE NUTRIÇÃO Sede Rua João das Regras, n.º 278 e 284 R/C Porto Contactos Tel.: Fax:

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE NUTRIÇÃO Sede Rua João das Regras, n.º 278 e 284 R/C Porto Contactos Tel.: Fax: REGULAMENTO DO ASSOCIADO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE NUTRIÇÃO Sede Rua João das Regras, n.º 278 e 284 R/C 3 4000 291 Porto Contactos Tel.: +351 222 085 981 Fax: +351 222 085 145 Email: geral@apn.org.pt www.apn.org.pt

Leia mais

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL SOB DEMANDA CONTROLE DA QUALIDADE DE DETERGENTES ENZIMÁTICOS COM ABORDAGEM NOS ENSAIOS DE DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA DA PROTEASE E AMILASE Modalidade: Presencial

Leia mais

MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO - Ajuste de matrícula (acréscimo de disciplina com a Coordenação conforme calendário da UFG) Aluno solicita pelo

Leia mais

Município de Óbidos Câmara Municipal FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

Município de Óbidos Câmara Municipal FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Município de Óbidos Câmara Municipal FORMULÁRIO DE CANDIDATURA PARA A ATRIBUIÇÃO DO DIREITO DE USO DE 12 LUGARES PARA VENDA AMBULANTE E DE 1 LUGAR PARA SERVIÇO DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS COM CARÁCTER

Leia mais

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/10 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Concurso Venda de Imóveis PROPRIEDADE Segurança Social Património Imobiliário Instituto

Leia mais

Assistência à Pesquisa e Aperfeiçoamento Acadêmico MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS E ÁGUA

Assistência à Pesquisa e Aperfeiçoamento Acadêmico MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS E ÁGUA CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL SOB DEMANDA MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS E ÁGUA Modalidade: Presencial Periodicidade: sempre que houver demanda Responsáveis do Curso: Dra. Silvia Maria dos Reis Lopes e

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019

INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019 INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019 Salvador, 05 de novembro de 2018. Srs. pais ou responsáveis, Inicialmente, gostaríamos de parabenizar os alunos aprovados no Processo de Admissão do Colégio Bernoulli

Leia mais

Campus de Ilha Solteira INSTRUÇÃO Nº 07 PPGEM DE 01 DE MARÇO DE 2014.

Campus de Ilha Solteira INSTRUÇÃO Nº 07 PPGEM DE 01 DE MARÇO DE 2014. INSTRUÇÃO Nº 07 PPGEM DE 01 DE MARÇO DE 2014. Define procedimentos e documentação necessária para a homologação do título de mestre ou doutor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. O Conselho

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08

NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08 NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08 GT/05 outubro/2016 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE VISTORIA A TERRENOS PARA CONSTRUÇÃO OU AMPLIAÇÃO DE CEMITÉRIOS ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO

Leia mais

Requerimento de Manutenção e Inspeção de Ascensores, Monta-Cargas, Escadas Mecânicas e Tapetes Rolantes. Identificação do Requerente.

Requerimento de Manutenção e Inspeção de Ascensores, Monta-Cargas, Escadas Mecânicas e Tapetes Rolantes. Identificação do Requerente. Exmo.(a) Senhor(a) Presidente da Câmara Municipal de Odivelas (A preencher pelos serviços) Processo n.º Requerimento de Manutenção e Inspeção de Ascensores, Monta-Cargas, Escadas Mecânicas e Tapetes Rolantes

Leia mais

GERENCIAR A MOVIMENTAÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES GRATIFICADAS HISTÓRICO. Data Revisão Descrição Elaborado por: Aprovado por:

GERENCIAR A MOVIMENTAÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES GRATIFICADAS HISTÓRICO. Data Revisão Descrição Elaborado por: Aprovado por: Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz GERENCIAR A MOVIMENTAÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES GRATIFICADAS HISTÓRICO Data Revisão Descrição Elaborado por: Aprovado por: 00 Emissão Inicial 10/03/2012 01

Leia mais

FLUXO INTERNO DE REVALIDAÇÃO / RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS ESTRANGEIROS (TRÂMITE ADMINISTRATIVO DE ABERTURA DO PROCESSO)

FLUXO INTERNO DE REVALIDAÇÃO / RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS ESTRANGEIROS (TRÂMITE ADMINISTRATIVO DE ABERTURA DO PROCESSO) (TRÂMITE ADMINISTRATIVO DE ABERTURA DO PROCESSO) 1. Recepção da documentação; 2. Conferência e autenticação dos documentos; 3. Elaboração de CI para abertura de processo; 4. Envio de e-mail aos diretores

Leia mais

COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS NO ÂMBITO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO. Funcionário Responsável Pela Área Financeira

COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS NO ÂMBITO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO. Funcionário Responsável Pela Área Financeira COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS NO ÂMBITO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO 1 Funcionário Responsável Pela Área Financeira 2 1 Funcionário Responsável Pela Área Financeira 1. Confere as Ordens de

Leia mais

2 SISTEMAS ADMINISTRATIVOS. 8 Rotinas do Sistema de Compras

2 SISTEMAS ADMINISTRATIVOS. 8 Rotinas do Sistema de Compras Pág. 01 O sistema de compras do IADE compreende duas rotinas, sendo uma com os procedimentos para compra direta (na praça, por telefone, via internet e in loco ), e outra com os procedimentos para compra

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO POR MORTE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO POR MORTE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO POR MORTE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio por Morte (7011 v4.17) PROPRIEDADE Instituto da Segurança Social, I.P. AUTOR Centro Nacional

Leia mais

BASE DE CONHECIMENTO SEI AUXÍLIO-QUALIFICAÇÃO (PQUFF)

BASE DE CONHECIMENTO SEI AUXÍLIO-QUALIFICAÇÃO (PQUFF) BASE DE CONHECIMENTO SEI AUXÍLIO-QUALIFICAÇÃO (PQUFF) QUE ATIVIDADE É? Disponibilizar, mediante análise de documentos e critérios de hierarquização previstos no Edital, recursos com a finalidade de prover

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Apoio psicológico ao estudante e inserção na vida ativa

PROCEDIMENTO OPERATIVO Apoio psicológico ao estudante e inserção na vida ativa Página 1 de 8 I ÂMBITO Aplicável à atividade de agendar e corresponder à solicitação de uma consulta psicológica do GAEIVA_AE, pelos estudantes da ESEP. Aplicável ao agendamento e divulgação, aos estudantes

Leia mais

NA-047.R-6 - ROTINA PARA CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS

NA-047.R-6 - ROTINA PARA CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS NA-047.R-6 - ROTINA PARA CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 2335, de 28 de maio de 1991. Publicada no DOERJ de 06 setembro de 1991. 1. OBJETIVO Estabelecer as rotinas

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/7 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/7 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processam as aquisições de bens e serviços

Leia mais

GUIA PRÁTICO DECLARAÇÃO DA SITUAÇÃO CONTRIBUTIVA PESSOA SINGULAR INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO DECLARAÇÃO DA SITUAÇÃO CONTRIBUTIVA PESSOA SINGULAR INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO DECLARAÇÃO DA SITUAÇÃO CONTRIBUTIVA PESSOA SINGULAR INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Declaração da Situação Contributiva Pessoa Singular (1007 v4.10) PROPRIEDADE

Leia mais

pedido de portabilidade e denúncia do contrato

pedido de portabilidade e denúncia do contrato pedido de portabilidade e denúncia do contrato ORIGINAL (tmn) 2. INFORMAÇÃO DE CONTACTO Morada Telemóvel contacto E-mail 3. DADOS DE PORTABILIDADE MÓVEL Para efeitos de portabilidade, procede-se à denúncia

Leia mais

Regulamento DGAE n.º 1/2008 Com alterações introduzidas em

Regulamento DGAE n.º 1/2008 Com alterações introduzidas em Regulamento DGAE n.º 1/2008 Com alterações introduzidas em 12-05-2011 Procedimentos aplicáveis à emissão do Cartão de Feirante instituído pelo Decreto-Lei n.º 42/2008, de 10 de Março O Decreto-Lei n.º

Leia mais

OBS-3: Na ficha catalográfica, ( CDD) deverá constar as 05 palavras indicadas quando da solicitação da Banca.

OBS-3: Na ficha catalográfica, ( CDD) deverá constar as 05 palavras indicadas quando da solicitação da Banca. PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA ( Alunos) O aluno deverá acessar o link da Biblioteca http://www2.unifesp.br/home_diadema/biblio_prod_servicos.html ( Orientação e normalização de trabalhos acadêmicos segundo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Serviço de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Serviço de Pós-Graduação ROTEIRO PARA DEPÓSITO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E DE TESE DE DOUTORADO O (a) aluno (a) fará o depósito da Dissertação de Mestrado ou da Tese de Doutorado obedecendo às normas específicas de seu Programa

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DA BAHIA CORE-BA. Relação de Serviços e Prazos de Atendimento

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DA BAHIA CORE-BA. Relação de Serviços e Prazos de Atendimento Relação de Serviços e Prazos de Atendimento Registros Presencial: 02-dias (certidão) e 15 dias (carteirinha ou certificado). Certidões Imediata Alteração contratual 05 dias úteis Cancelamento de Registro

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO MENSAL VITALÍCIO

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO MENSAL VITALÍCIO Manual de GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO MENSAL VITALÍCIO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/10 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio Mensal Vitalício (4004 v4.18) PROPRIEDADE

Leia mais

IATA TRAVEL AGENT CHANGE GUIDE. Portugal. Change Guide International Air Transport Association 1

IATA TRAVEL AGENT CHANGE GUIDE. Portugal. Change Guide International Air Transport Association 1 IATA TRAVEL AGENT CHANGE GUIDE Portugal Change Guide International Air Transport Association 1 CHECK LIST Por favor, note-se que a partir do dia 04 de outubro de 2016, todos os novos pedidos de alteração

Leia mais

TABELA DE TAXAS E EMOLUMENTOS DA ORDEM DOS ARQUITECTOS PARA O EXERCÍCIO DE 2016

TABELA DE TAXAS E EMOLUMENTOS DA ORDEM DOS ARQUITECTOS PARA O EXERCÍCIO DE 2016 TABELA DE TAXAS E EMOLUMENTOS DA ORDEM DOS ARQUITECTOS PARA O EXERCÍCIO DE 2016 Taxas e Emolumentos (em euros) Declarações Declaração para fins específicos 10,00 Certidões Certidão de inscrição por ato

Leia mais

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio.

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Prezado (a) cliente: Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Procedimentos para envio dos documentos de

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO VIVÊNCIA PROFISSIONAL ESCOLA SENAI DE VALINHOS CFP 5.64

GUIA DE ESTÁGIO VIVÊNCIA PROFISSIONAL ESCOLA SENAI DE VALINHOS CFP 5.64 GUIA DE ESTÁGIO VIVÊNCIA PROFISSIONAL ESCOLA DE VALINHOS Área Profissional: INDÚSTRIA Habilitação: Técnico em Eletromecânica Técnico em Eletroeletrônica ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA

Leia mais

3.º CONCURSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE JUIZES DE PAZ - FORMULÁRIO DE CANDIDATURA -

3.º CONCURSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE JUIZES DE PAZ - FORMULÁRIO DE CANDIDATURA - 3.º CONCURSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE JUIZES DE PAZ - FORMULÁRIO DE CANDIDATURA - 1. DADOS PESSOAIS Nome completo: Data de nascimento: Idade: Nacionalidade: Nº de Identificação Fiscal: Nº de Bilhete

Leia mais

Norma Processual Nº 18/2004 Gestão de Carteira Versão

Norma Processual Nº 18/2004 Gestão de Carteira Versão Qualquer impressão é considerada não controlada, devendo ser confirmada a sua atualização. Página 1 Esta etapa envolve: Receber as propostas/cotações/documentos (novos, alterações ou anulações): o Aceder

Leia mais

Ref: PCI 0601 Edição: 0.1- JUL/2013 Página: 1 / 5

Ref: PCI 0601 Edição: 0.1- JUL/2013 Página: 1 / 5 Página: 1 / 5 3.2.1 CUSTOS COM PESSOL PROCESSMENTOS DE VENCIMENTOS (1) VÁRIOS SERVIÇOS Processamento de Enviam documentação Just. De Faltas judas de Custo Férias bono Transporte Pedido reversão do ut.

Leia mais

CANDIDATURA UNIVERSIDADES PORTUGUESAS 2015/2016

CANDIDATURA UNIVERSIDADES PORTUGUESAS 2015/2016 PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DE CAMBRIDGE: 11 DE AGOSTO CANDIDATURA UNIVERSIDADES PORTUGUESAS 2015/2016 ASPECTOS IMPORTANTES A TER EM ATENÇÃO: 1. A candidatura é da inteira responsabilidade dos alunos/candidatos

Leia mais

Fonte: Resolução CFF Nº 638/17, Resolução CFF nº 517/09, Resolução CFF 660/2018,

Fonte: Resolução CFF Nº 638/17, Resolução CFF nº 517/09, Resolução CFF 660/2018, PERGUNTAS & RESPOSTAS DO SERVIÇO DE SECRETARIA Fonte: Resolução CFF Nº 638/17, Resolução CFF nº 517/09, Resolução CFF 660/2018, 1 - Como fazer a inscrição de Farmacêutico no CRF-RJ? O primeiro passo é

Leia mais

PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA

PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA (LETRAS, HISTÓRIA, MATEMÁTICA E PEDAGOGIA) 1 - Diretrizes Gerais As disciplinas de Estágio Supervisionado contemplam

Leia mais

Despacho n.º 796/2019 Regulamento de Candidatura ao Subsídio para Pagamento de Propinas de Ensino Objeto Carácter contínuo Candidatos

Despacho n.º 796/2019 Regulamento de Candidatura ao Subsídio para Pagamento de Propinas de Ensino Objeto Carácter contínuo Candidatos Despacho n.º 796/2019 O Decreto-Lei n.º 76/2018, de 11 de outubro, procedeu à aprovação do Regulamento de Incentivos à Prestação de Serviço Militar nos Diferentes Regimes de Contrato e no Regime de Voluntariado

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS 1/14 Escola Mario Amato Faculdade de Tecnologia Ambiental SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 3 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 5 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 6 CONCLUSÃO

Leia mais

ATENDIMENTO AOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS:

ATENDIMENTO AOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS: ATENDIMENTO AOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE PLANILHA DEMONSTRATIVA DO CÁLCULO DO SALDO DEVEDOR/BOLETO PARA LIQUIDAÇÃO ANTECIPADA DE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

Leia mais

TREINADORES DE CÃES PERIGOSOS OU POTENCIALMENTE PERIGOSOS INSTRUÇÃO PARA CANDIDATOS

TREINADORES DE CÃES PERIGOSOS OU POTENCIALMENTE PERIGOSOS INSTRUÇÃO PARA CANDIDATOS TREINADORES DE CÃES PERIGOSOS OU POTENCIALMENTE PERIGOSOS INSTRUÇÃO PARA CANDIDATOS ENQUADRAMENTO LEGAL O DL nº 315/2009, de 29 de outubro, com a redação dada pela Lei nº 46/2013, de 4 de julho prevê que

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Manutenção das infraestruturas e equipamentos

PROCEDIMENTO OPERATIVO Manutenção das infraestruturas e equipamentos Página 1 de 5 I ÂMBITO Aplicável à gestão de atividades inerentes à manutenção e conservação das infraestruturas e. II OBJETIVOS Garantir que as infraestruturas estejam em condições de utilização. Garantir

Leia mais

COMO SUBMETER O PEDIDO DE PAGAMENTO

COMO SUBMETER O PEDIDO DE PAGAMENTO COMO SUBMETER O PEDIDO DE PAGAMENTO 1 Processo de submissão do Pedido de Pagamento... 2 1.1 Esquema do processo... 2 1.2 Listagem de documentos a submeter... 3 1.3 Layout do arquivo a enviar por e-mail...

Leia mais

GUIA PRÁTICO DISPENSA DE PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÕES 1º EMPREGO E DESEMPREGADO LONGA DURAÇÃO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO DISPENSA DE PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÕES 1º EMPREGO E DESEMPREGADO LONGA DURAÇÃO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO DISPENSA DE PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÕES 1º EMPREGO E DESEMPREGADO LONGA DURAÇÃO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Dispensa de Pagamento de Contribuições 1º

Leia mais