Nome: Número: Turma 39. Versão A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nome: Número: Turma 39. Versão A"

Transcrição

1 Turma 39 Versão A 1. De acordo com a Direcção Geral de Impostos, o tempo médio que um indivíduo leva a completar a sua declaração de IRS é 10,53 horas. A distribuição é Normal e sabe-se que o desvio-padrão é 3 horas. Foi avaliada uma amostra aleatória de 36 contribuintes. a. Ficaria surpreendido se a média do tempo despendido pelos 36 contribuintes fosse superior a 12 horas? Explique detalhadamente. b. Ficaria surpreendido se um contribuinte demorasse mais de 12 a preencher a declaração? Explique detalhadamente. c. Se fossem avaliados 50 contribuintes, como se alterava a distribuição da média amostral? E a distribuição do tempo de preenchimento de um contribuinte? Represente ambos os casos graficamente.

2 Turma 39 Versão B 1. Uma lei governamental indica que o total de mercadoria transportado por um determinado tipo de avião não pode exceder os 330 kg. Num determinado dia o avião está carregado com 100 caixas de mercadoria. Assuma que o peso de cada caixa segue uma distribuição normal com média 3,2 kg e um desvio-padrão de 1 kg. a. Qual a probabilidade de, nesse dia, a lei não estar a ser cumprida? b. Qual a probabilidade do peso médio das 100 caixas exceder os 3,5 kg. c. Assuma que um determinado dia, o piloto tentou testar os limites do avião, tendo carregado o porão com 500 caixas. Sem efectuar cálculos, indique como se alteram as probabilidades calculada em a) e b). Suporte graficamente a sua resposta.

3 Turma 39 Versão C 1. Uma equipa de investigação médica está a investigar os benefícios de um novo tratamento cirúrgico. Os investigadores sabem que o tempo de recobro de cada doente pode variar de acordo com uma distribuição Normal com média 96 horas e variância 100 horas. a. Qual a probabilidade que um doente escolhido aleatoriamente tenho um tempo de recobro inferior a 86 horas? b. Assuma que foi recolhida uma amostra de 10 pacientes. Qual a probabilidade do tempo total de permanência no hospital após o tratamento ter excedido os 10 dias? c. Suponha que foi retirada uma amostra de 200 pacientes. Justifique como altera a sua resposta a a) e b). Suporte a sua resposta através de um gráfico.

4 Turma 31 Versão A 1. O tempo de concentração de uma criança com dois anos segue uma distribuição Normal com média de 8 minutos e desvio-padrão de 2 minutos. Foram avaliados 60 crianças com dois anos, escolhidas de forma aleatória. a. Caracterize a distribuição da média do tempo de concentração das 60 crianças. b. Antes de efectuar cálculos, explique detalhadamente qual a probabilidade que pensa ser mais elevada: i. A probabilidade do tempo de concentração de uma criança ser inferior a 7,5 minutos. ii. A probabilidade da média do tempo de concentração das 60 crianças ser inferior a 7,5 minutos. Justifique a sua resposta graficamente. c. Calcule as probabilidades indicadas na b).

5 Turma 31 Versão B 1. Os salários anuais dos professores de determinada escola primária são Normalmente distribuídos com uma média de e um desvio-padrão de Foi recolhida uma amostra aleatória de 10 professores. a. Calcule o percentil 90 do salário dos professores. Ou seja, calcule o valor tal que, apenas 10% dos professores recebam um salário superior. b. Calcule o percentil 90 do salário médio dos professores. c. Se cada um dos professores recebesse um aumento de 3000, como se alterava a distribuição da média amostral? Represente graficamente.

6 Turma 31 Versão C 1. Um laboratório farmacêutico está preocupado com a quantidade de determinada toxina num novo medicamento. Os investigadores sabem que a quantidade presente em cada comprimido segue uma dada distribuição com valor espero 0,02 gramas e desvio-padrão 0,005. De forma a garantir a qualidade do seu medicamento, o laboratório resolveu testar aleatoriamente 25 comprimidos, tendo prometido suspender o fabrico do medicamento caso a quantidade média da toxina superasse as 0,025 gramas. a. Calcule o valor esperado e a variância da quantidade média da toxina presente no lote de 25 comprimidos analisados, explicando todos os passos. b. Qual a probabilidade da produção do medicamento ser suspensa? c. Qual a probabilidade da média da amostra diferir da verdadeira média da quantidade de toxinas em 0,0025 gramas?

7 Turma 38 Versão A 1. Uma lata de salmão de conserva deve ter um peso líquido de 250g. No entanto, fruto da variação no processo de enlatar, o peso segue uma distribuição normal com média 255g e desvio-padrão 20g. Num determinado dia, um agente da DECO, recolheu aleatoriamente do Pingo Amargo, 75 latas. a. Qual a probabilidade de uma lata escolhida aleatoriamente pesar menos que 250g? b. Qual a probabilidade do peso médio das latas analisadas ser inferior a 250g? c. As probabilidades obtidas em a) e b) são iguais? Justifique cuidadosamente as razões da semelhança ou diferença das probabilidades. Suporte a sua resposta graficamente.

8 Turma 38 Versão B 1. De acordo com um relatório do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, o tempo que cada adolescente passa a ver televisão diariamente á uma variável aleatória com média 2 horas e desvio-padrão 30 minutos. Num determinado dia foi medido o tempo dedicado a ver televisão de 50 adolescentes. a. Descreva detalhadamente a distribuição amostral da média de horas dedicadas a ver televisão da amostra analisada. Não se esqueça de demonstrar o seu valor esperado e a sua variância. b. Qual a probabilidade da média de tempo dedicado a ver televisão da amostra analisada exceder em 15 minutos a média da população? c. Sem efectuar cálculos indique como alteraria a sua resposta a a) e b) se a verdadeira média fosse 3 horas? Suporte a sua resposta graficamente.

9 Turma 38 Versão C 1. Em engenharia estuda-se o peso das pessoas para que os aviões e elevadores não fiquem sobrecarregados. O peso dos homens é normalmente distribuído com média 75 kg e desvio-padrão 10 kg. Um determinado elevador num grande arranha-céus tem um limite de peso de 1500 kg. a. Qual a probabilidade de uma pessoa pesar mais de 90 kg? b. Suponha que estão 18 pessoas no elevador, podendo ser consideradas uma amostra aleatória. Qual a probabilidade do peso total exceder o peso limite permitido. c. Um determinado avião pode levar no seu porão uma capacidade máxima de 3500 kg de bagagem. Num determinado dia o avião tem 100 pessoas a bordo. Assuma que o peso total da bagagem de cada individuo é uma variável aleatória com valor esperado 20 kg e desvio-padrão 2 kg. Recorrendo à distribuição da média amostral, calcule a probabilidade do peso das malas dos 100 passageiros exceder o limite permitido.

10 Turma 37 Versão A 1. Uma empresa produz pratos de vidro com uma espessura média de 4mm e um desvio-padrão de 1,1 mm. Uma amostra aleatória de 100 pratos é retirada e medida de forma a ser calculada a sua espessura média X a. Caracterize a distribuição da média da espessura de cada prato de vidro. Não se esqueça de demonstrar como obteve o valor esperado e a variância da variável aleatória em questão. b. Qual a probabilidade da espessura média dos 100 pratos recolhidos aleatoriamente exceder os 4,1 mm? c. Se fossem analisados 200 pratos, como se alterava a distribuição do peso médio amostral? E a distribuição da espessura de um prato? Represente ambos os casos graficamente.

11 Turma 37 Versão B 1. Foram testados dois tipos de madeira (Carvalho e Pinho) relativamente à sua força de ruptura. O carvalho tem uma força média de ruptura de 56 e um desvio-padrão de 4, ao passo que o pinho tem uma força média de ruptura de 72 e um desvio-padrão de 8. Seja a média amostral da força de ruptura do carvalho para uma amostra de 30 árvores, e a média amostral da força de ruptura de pinho para uma amostra de 40. a. Qual a distribuição e? b. Qual a probabilidade da média amostral ser superior a 45? c. Qual a probabilidade da média amostral ser inferior à media amostral em pelo menos 10 unidades?

12 Turma 37 Versão C 1. Um laboratório farmacêutico está preocupado com a quantidade de determinada toxina (X) num novo medicamento. Os investigadores sabem que a quantidade presente em cada comprimido segue uma distribuição normal com valor espero 0,01 gramas e desvio-padrão 0,0025. De forma a garantir a qualidade do seu medicamento, o laboratório resolveu testar aleatoriamente 10 comprimidos, tendo prometido suspender o fabrico do medicamento caso a quantidade média da toxina superasse as 0,015 gramas. a. Calcule o valor esperado e a variância da quantidade média da toxina presente no lote de 10 comprimidos analisados, explicando todos os passos. b. Qual a probabilidade da produção do medicamento não ser suspensa? c. Esta equipa de investigação está a estudar uma substância Y para contrariar os efeitos secundários da toxina X. A presença da substância em cada comprimido segue uma distribuição normal com média 0,002 e desvio-padrão 0,0004. Qual a probabilidade da média da quantidade da toxina X ser superior à média da quantidade da substância Y, na amostra de 10 comprimidos?

13 Turma 35 Versão A 1. O tempo de concentração de uma criança com dois anos segue uma distribuição Normal com média de 10 minutos e desvio-padrão de 2,5 minutos. Foram avaliados 50 crianças com dois anos, escolhidas de forma aleatória. a. Antes de efectuar cálculos, explique detalhadamente qual a probabilidade que pensa ser mais elevada: i. A probabilidade do tempo de concentração de uma criança ser inferior a 9,5 minutos. ii. A probabilidade da média do tempo de concentração das 50 crianças ser inferior a 9,5 minutos. b. Calcule as probabilidades da a). c. Como alteraria a sua resposta a b) se o tempo de concentração de uma criança de dois anos não seguisse uma distribuição Normal? Explique detalhadamente.

14 Turma 35 Versão B 1. Uma agência de crédito local reportou ao governo que a média de dívidas incobráveis pelos seus clientes é 5500 com um desvio-padrão de 500. Assuma que as dívidas de cada cliente seguem uma distribuição Normal. a. Qual o mínimo em dívida de 80% dos clientes da agência do crédito? b. Num determinado dia foram analisados, aleatoriamente, 15 clientes da agência de crédito. Qual a probabilidade da dívida total dos 15 clientes analisados exceder os 90000? c. O que aconteceria à probabilidade calculada na b) se em vez de terem sido analisados os processos de 15 clientes, tivessem sido analisados 5 clientes? Suporte a sua resposta graficamente.

15 Turma 35 Versão C 1. Uma equipa de investigação médica está a investigar os benefícios de um novo tratamento cirúrgico. Os investigadores sabem que o tempo de recobro de cada doente pode variar de acordo com uma distribuição Normal com média 50 horas e variância 81 horas. a. Qual a probabilidade que um doente escolhido aleatoriamente tenho um tempo de recobro inferior a 45 horas? b. Assuma que foi recolhida uma amostra de 10 pacientes. Qual a probabilidade do tempo total de permanência no hospital após o tratamento ter excedido os 18 dias? c. Suponha que foi desenvolvido um tratamento alternativo, cujo tempo de permanência no hospital, tem o mesmo valor esperado de tempo de permanência no hospital mas um desvio-padrão de 6 horas. A probabilidade do tempo total de permanência no hospital de 10 pacientes exceder os 18 dias com este tratamento será maior, menor ou igual à probabilidade calculada em b)? Suporte a sua resposta através de um gráfico.

16 Turma 33 Versão A 1. De acordo com a Direcção Geral de Impostos, o tempo que cada contribuinte demora a preencher a declaração de IRS é uma variável aleatória cuja distribuição é desconhecida sabendo-se apenas que o desvio-padrão é 120 minutos. Foi avaliada uma amostra aleatória de 45 contribuintes. a. Sabendo que a probabilidade do tempo médio dispendido pelos 45 contribuintes ser superior a 10 horas é 0,9, calcule o tempo médio que cada contribuinte leva a preencher a sua declaração de IRS. b. Ficaria surpreendido se a média do tempo despendido pelos 45 contribuintes fosse superior a 12 horas? Explique detalhadamente. c. Se fossem avaliados 100 contribuintes, como se alterava a distribuição da média amostral? E a distribuição do tempo de preenchimento de um contribuinte? Represente ambos os casos graficamente.

17 Turma 33 Versão B 1. O peso médio duma certa espécie de moluscos é 31g e o respectivo desvio padrão é 2.4g. Recolhe-se uma amostra aleatória de 36 indivíduos desta espécie. a. Caracterize a distribuição do peso médio dos moluscos para os 36 exemplares recolhidos. Demonstre como obteve o valor esperado e a variância da média amostral. b. Qual a probabilidade, aproximada, da média da amostra estar compreendida entre 30 e 32g? c. Sem efectuar cálculos, indique o que aconteceria à probabilidade calculada na alínea b) se fosse recolhida uma amostra de 50 exemplares. Suporte a sua resposta graficamente.

18 Turma 33 Versão C 1. De acordo com um relatório do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, o tempo que cada adolescente passa a ver televisão diariamente á uma variável aleatória com média 2 horas e desvio-padrão 30 minutos. Num determinado dia foi medido o tempo dedicado a ver televisão de 50 adolescentes. a. Descreva detalhadamente a distribuição amostral do tempo total dedicado a ver televisão pelos 50 adolescentes. Não se esqueça de demonstrar o seu valor esperado e a sua variância. b. Qual a probabilidade do tempo total dedicado a ver televisão pelos 50 jovens não exceder as 110 horas? c. Sem efectuar cálculos indique como alteraria a sua resposta a a) e b) se o desvio-padrão do tempo dedicado a ver televisão por um adolescente fosse 20 minutos? Suporte a sua resposta graficamente.

19 Turma 40 Versão A 1. Foram testados dois tipos de madeira (Carvalho e Pinho) relativamente à sua força de ruptura. O carvalho tem uma força média de ruptura de 56 e um desvio-padrão de 4, ao passo que o pinho tem uma força média de ruptura de 72 e um desvio-padrão de 8. Seja a média amostral da força de ruptura do carvalho para uma amostra de 30 árvores, e a média amostral da força de ruptura de pinho para uma amostra de 40. a. Qual a distribuição e? b. Qual a probabilidade da média amostral ser superior a 45? c. Qual a probabilidade da média amostral ser inferior à media amostral em pelo menos 10 unidades?

20 Turma 40 Versão B 1. Uma lei governamental indica que o total de mercadoria transportado por um determinado tipo de avião não pode exceder os 500 kg. Num determinado dia o avião está carregado com 100 caixas de mercadoria. Assuma que o peso de cada caixa segue uma distribuição normal com média 4,5 kg e um desvio-padrão de 1kg. a. Qual a probabilidade de, nesse dia, a lei estar a ser cumprida? b. Qual a probabilidade do peso médio das 100 caixas exceder 4 kg. Identifique detalhadamente a distribuição amostral que utilizar, explicando como encontrou cada um dos parâmetros. c. Assuma agora que este avião foi fretado para transportar outro tipo de caixas com o mesmo peso médio mas com um desvio-padrão de 2. Sem efectuar cálculos, indique como se altera a resposta de b. para um carregamento de 100 caixas. Justifique graficamente.

21 Turma 40 Versão C 1. De acordo com a Direcção Geral de Impostos, o tempo médio que um indivíduo leva a completar a sua declaração de IRS 500 minutos. A distribuição é Normal e sabe-se que o desvio-padrão é 120 minutos. a. Qual a probabilidade de um individuo demorar mais de 550 minutos a preencher a declaração, sabendo que demorou mais de 500 minutos? b. Suponha que foram avaliados os tempos de preenchimento de 100 contribuintes. Qual a probabilidade do tempo médio gasto pelos 100 contribuintes exceder 600 minutos? Descreva detalhadamente a distribuição amostral que utilizar. c. Sem efectuar cálculos diga como alteraria a sua resposta a b) se fossem avaliados 500 contribuintes? Suporte a sua resposta graficamente.

22 Turma 41 Versão A 1. O tempo de permanência na maternidade após o parto é uma variável aleatória Normal com média 2,4 dias e com um desvio-padrão de 0,9 dias. Num determinado mês foram entrevistadas 80 mulheres com crianças recém-nascidas. a. Caracterize a distribuição da média do tempo de permanência na maternidade para as 80 mulheres entrevistadas. b. É provável que uma mulher fique mais de 5 dias no hospital? Justifique quantitativamente. c. Se somarmos o tempo de permanência das 80 mulheres, qual é a probabilidade de, no total, terem ultrapassar 1 ano no hospital?

23 Turma 41 Versão B 1. Os salários anuais dos professores de determinada escola primária são Normalmente distribuídos com uma média de 4000 e um desvio-padrão de 600. Foi recolhida uma amostra aleatória de 10 professores. a. Caracterize a distribuição da média dos salários dos 10 professores da amostra. Descreva detalhadamente como obteve os valores do valor esperado e da variância da variável aleatória relevante. b. Calcula o valor salarial, tal que a probabilidade do salário médio dos 10 professores ser superior a esse valor, seja de 10%. c. Se cada um dos professores recebesse um aumento de 3000, como se alterava a distribuição da média amostral? Represente graficamente.

24 Turma 41 Versão C 1. Um laboratório farmacêutico está preocupado com a quantidade de determinada toxina (X) num novo medicamento. Os investigadores sabem que a quantidade presente em cada comprimido segue uma distribuição desconhecida com valor espero 0,01 gramas e desvio-padrão 0,0025. De forma a garantir a qualidade do seu medicamento, o laboratório resolveu testar aleatoriamente 50 comprimidos, tendo prometido suspender o fabrico do medicamento caso a quantidade média da toxina superasse as 0,0175 gramas. a. Descreva detalhadamente a distribuição amostral da quantidade média da toxina na amostra de 50 comprimidos. b. Qual a probabilidade da produção do medicamento não ser suspensa? Como alterava a sua resposta se fosse dito que a quantidade de toxina presente em cada comprimido seguia uma distribuição normal? c. Suponha que o desvio-padrão da quantidade da toxina presente em cada comprimido é 0,005. Sem efectuar cálculos indique, justificando, como se altera a sua resposta a b). Não se esqueça de recorrer ao conceito de dispersão e justificar a sua resposta graficamente.

25 Turma 34 Versão A 1. Uma equipa de investigação médica está a investigar os benefícios de um novo tratamento cirúrgico. Os investigadores sabem que o tempo de recobro de cada doente pode variar de acordo com uma distribuição Normal com média 50 horas e variância 81 horas. a. Qual a probabilidade que um doente escolhido aleatoriamente tenho um tempo de recobro superior a 60 horas, sabendo que teve um tempo de recobro superior a 50 horas? b. Assuma que foi recolhida uma amostra de 10 pacientes. Qual a probabilidade do tempo médio de recobro não ter excedido as 60 horas? Não se esqueça de indicar detalhadamente a distribuição amostral que considerar adequada. c. Suponha que foi desenvolvido um tratamento alternativo, cujo tempo de permanência no hospital, tem o mesmo valor esperado de tempo de permanência no hospital mas um desvio-padrão de 6 horas. Se este tratamento for aplicado a uma amostra de 10 pacientes, indique sem efectuar cálculos, se a probabilidade do tempo médio de recobro não ter excedido as 60 horas, aumenta, mantém-se ou diminui, relativamente a b)? Suporte a sua resposta graficamente.

26 Turma 34 Versão B 1. Uma equipa de investigação médica está a investigar os benefícios de um novo tratamento cirúrgico. Os investigadores sabem que o tempo de recobro de cada doente pode variar de acordo com uma distribuição normal com média 96 horas e variância 100 horas. a. Suponha que foram analisados 100 pacientes. Qual a probabilidade do tempo médio de recobro dos 100 pacientes ser superior a 97 horas? b. Qual devia ser a dimensão da amostra para obtermos um desvio-padrão da média amostral de 0,5 hora? c. Existe 99 % de probabilidade da média amostral estar entre que dois valores?

27 Turma 34 Versão C 1. O peso duma certa espécie de moluscos é uma variável aleatória com média 50g e desvio padrão é 2.4g. Recolhe-se uma amostra aleatória de 36 indivíduos desta espécie. a. Caracterize a distribuição do peso médio dos moluscos para os 36 exemplares recolhidos. Demonstre detalhadamente o cálculo do valor esperado e da variância. b. Qual a probabilidade, aproximada, da média da amostra estar compreendida entre 45 e 55g? Como alteraria a sua resposta se fosse indicado que o peso dos moluscos seguia uma distribuição normal? c. Sem efectuar cálculos, indique o que aconteceria à probabilidade calculada na b) se fosse recolhida uma amostra de 50 exemplares. Suporte a sua resposta graficamente.

28

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Cientifica Curso Matemática Engenharia Electrotécnica Folha Nº5 1. Usando a tabela da normal standard, calcule: a) P(Z1.45), P(Z>-2.15), P(-2.34

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia e Gestão Industrial 1º Semestre 2º Folha Nº8 Testes de hipóteses paramétricos 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas de

Leia mais

Ano Lectivo 2006/2007 Ficha nº5

Ano Lectivo 2006/2007 Ficha nº5 Instituto Superior Politécnico de Viseu Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia Estatística Aplicada Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Ano Lectivo 2006/2007 Ficha nº5 1. Usando

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Científica Matemática Curso Engenharia do Ambiente 2º Semestre 1º Folha Nº 5: Testes Paramétricos Probabilidades e Estatística 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas

Leia mais

FOLHA 3 - Inferência

FOLHA 3 - Inferência Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão Componente Prática de Estatística Aplicada Contabilidade e Finanças FOLHA 3 - Inferência 1. O conteúdo (em litros) de garrafas de

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia e Gestão Industrial 1º Semestre 2º Folha Nº8 Testes de hipóteses paramétricos 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas de

Leia mais

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática ESTATÍSTICA Ano lectivo: 2007/2008 Curso: Ciências do Desporto Folha de exercícios nº4: Distribuições de probabilidade. Introdução à Inferência

Leia mais

ESTATÍSTICA II Ficha de Revisões - 1

ESTATÍSTICA II Ficha de Revisões - 1 Um dos objectivos da Estatística Indutiva é permitir conhecer o valor dos parâmetros populacionais de uma variável a partir de estatísticas descritivas calculadas numa amostra retirada da população. Este

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia do Ambiente 2º Semestre 1º Folha Nº 5: Testes Paramétricos Probabilidades e Estatística 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas

Leia mais

UFRGS - Graduação em Estatística Disciplina: Mat2282 Análise Estat. Não Paramétrica Lista de exercícios 02: testes paramétricos de hipóteses

UFRGS - Graduação em Estatística Disciplina: Mat2282 Análise Estat. Não Paramétrica Lista de exercícios 02: testes paramétricos de hipóteses 01. Dados os valores: 4, 6, 3, 6 e 6, de uma amostra aleatória de 5 (cinco) observações de uma variável X, estime a média e a variância de X e admitindo que X tenha uma distribuição normal, teste, a 5%,

Leia mais

Conceitos Iniciais de Estatística Módulo 6 : PROBABILIDADE VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA Prof. Rogério Rodrigues

Conceitos Iniciais de Estatística Módulo 6 : PROBABILIDADE VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA Prof. Rogério Rodrigues Conceitos Iniciais de Estatística Módulo 6 : PROBABILIDADE VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA Prof. Rogério Rodrigues 0 1 CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA: PROBABILIDADE / VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA CURSO :

Leia mais

Distribuições conjuntas de probabilidade e complementos

Distribuições conjuntas de probabilidade e complementos Probabilidades e Estatística + Probabilidades e Estatística I Colectânea de Exercícios 2002/03 LEFT + LMAC Capítulo 5 Distribuições conjuntas de probabilidade e complementos Exercício 51 Uma loja de electrodomésticos

Leia mais

Teste Intermédio. Nº: Nome:

Teste Intermédio. Nº: Nome: Faculdade de Economia da Universidade ova de Lisboa 1304 Análise de Dados e Probabilidade B 1º Semestre 2009/2010 Fernando Brito Soares Graça Silva Erica Marujo António Rua º: ome: Data: 23 de Outubro

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Disciplina Estatística Aplicada Curso Engenharia Mec Gest Industrial º Semestre º Folha Nº3: Variáveis Aleatórias De um lote que contém 0 parafusos, dos quais 5 são defeituosos,

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Estatística

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Estatística INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Ano Lectivo 2009/2010 Estatística Ficha n.º1 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas de vendas,

Leia mais

Teste Intermédio. Nº: Nome:

Teste Intermédio. Nº: Nome: Faculdade de Economia da Universidade ova de Lisboa 1304 Análise de Dados e Probabilidade A 1º Semestre 2009/2010 Fernando Brito Soares Graça Silva Erica Marujo António Rua º: ome: Data: 23 de Outubro

Leia mais

Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) Licenciaturas em Gestão e Finanças & Contabilidade. Estatística I - Exame de 1ª época

Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) Licenciaturas em Gestão e Finanças & Contabilidade. Estatística I - Exame de 1ª época Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) Licenciaturas em Gestão e Finanças & Contabilidade Estatística I - Exame de 1ª época Duração: 2h +30m Nota: Não são prestados esclarecimentos durante a prova!

Leia mais

ESTATÍSTICA I 2. o Ano/Gestão 1. o Semestre Época de Recurso Duração: 2 horas. 1. a Parte Teórica N. o de Exame: abcde

ESTATÍSTICA I 2. o Ano/Gestão 1. o Semestre Época de Recurso Duração: 2 horas. 1. a Parte Teórica N. o de Exame: abcde ESTATÍSTICA I 2. o Ano/Gestão 1. o Semestre Época de Recurso Duração: 2 horas 1. a Parte Teórica N. o de Exame: abcde 27.01.2015 Este exame é composto por duas partes. Esta é a 1 a Parte Teórica (Cotação:

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Cientifica Matemática Curso Engenharia Electrotécnica 1º Semestre º 010/011 Folha Nº8 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas de vendas, A e B, para o mesmo

Leia mais

ASSUNTO: ESTATÍSTICA COM DADOS AGRUPADOS

ASSUNTO: ESTATÍSTICA COM DADOS AGRUPADOS ASSUNTO: ESTATÍSTICA COM DADOS AGRUPADOS 1) Analise as afirmativas a seguir, sobre conjuntos de dados. I) X é o valor que possui a maior frequência absoluta. II) Y é o quociente entre a soma dos elementos

Leia mais

ESTUDO DE CASO. Terapêutica e prevenção secundária no tumor do pulmão

ESTUDO DE CASO. Terapêutica e prevenção secundária no tumor do pulmão ESTUDO DE CASO Terapêutica e prevenção secundária no tumor do pulmão É bem conhecida a relação tabaco / tumor do pulmão, embora existam casos de neoplasia do pulmão sem antecedentes de tabagismo. Mesmo

Leia mais

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Estatística Básica para Engenharia Prof. Mariana Albi 8 a Lista de Exercícios Assuntos: Inferência Estatística.

Leia mais

1073/B - Introdução à Estatística Econômica

1073/B - Introdução à Estatística Econômica Lista de exercicios 2 Prof. Marcus Guimaraes 1073/B - Introdução à Estatística Econômica Ciências Econômicas 1) Suponha um espaço amostral S constituido de 4 elementos: S={a 1,a2,a3,a4}. Qual das funções

Leia mais

6- Probabilidade e amostras: A distribuição das médias amostrais

6- Probabilidade e amostras: A distribuição das médias amostrais 6- Probabilidade e amostras: A distribuição das médias amostrais Anteriormente estudamos como atribuir probabilidades a uma observação de alguma variável de interesse (ex: Probabilidade de um escore de

Leia mais

MAE Introdução à Probabilidade e à Estatística II. Lista de Exercícios 5-1 sem de Profa. Lígia Henriques-Rodrigues

MAE Introdução à Probabilidade e à Estatística II. Lista de Exercícios 5-1 sem de Profa. Lígia Henriques-Rodrigues MAE0229 - Introdução à Probabilidade e à Estatística II Lista de Exercícios 5-1 sem de 2018 Classe Profa. Lígia Henriques-Rodrigues 1. Um fabricante de fibra têxtil está investigando um novo fio de cortina,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Lista de Exercícios Terceira Prova. Parte I: Distribuição Amostral

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Lista de Exercícios Terceira Prova. Parte I: Distribuição Amostral UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Cálculo das Probabilidades e Estatística I Professora: Juliana Freitas Pires Lista de Exercícios Terceira Prova Parte I: Distribuição Amostral Questão 1. Seja X N(90; 26).

Leia mais

Licenciatura em Gestão Estatística I 1º Teste 10 de Novembro de 2010 Duração: 1h 30m

Licenciatura em Gestão Estatística I 1º Teste 10 de Novembro de 2010 Duração: 1h 30m Licenciatura em Gestão Estatística I 1º Teste Duração: 1h 30m Nota: Não são prestados esclarecimentos durante a prova! Só é permitida a consulta do formulário e o uso da calculadora. QUESTÃO 1 [7 valores]

Leia mais

Ministério da Educação. Nome:... Número:

Ministério da Educação. Nome:... Número: Ministério da Educação Nome:...... Número: Unidade Lectiva de: Introdução às Probabilidades e Estatística Ano Lectivo de 2003/2004 Código1334 Teste Formativo Nº 2 1. Considere que na selecção de trabalhadores

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO GESTÃO E TEORIA DA DECISÃO GESTÃO DE PROJECTOS EXERCÍCIOS ANO LECTIVO 2006/2007 1º SEMESTRE

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO GESTÃO E TEORIA DA DECISÃO GESTÃO DE PROJECTOS EXERCÍCIOS ANO LECTIVO 2006/2007 1º SEMESTRE INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO GESTÃO E TEORIA DA DECISÃO (LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL) (LICENCIATURA EM ENGENHARIA DO TERRITÓRIO) EXERCÍCIOS ANO LECTIVO 2006/2007 1º SEMESTRE 1 - Um empreendimento é

Leia mais

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V)

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V) Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I Frequência, 1º Semestre 2002-2003 PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V) 1. (0,5 V) A análise microeconómica do consumidor permite estudar

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR. Verde Castanho Vermelho Azul Branco Total

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR. Verde Castanho Vermelho Azul Branco Total UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Probabilidades e Estatística 2008/2009 GESTÃO E ECONOMIA FICHA DE TRABALHO 6: Teste de Ajustamento. 1. Uma máquina de lavar a roupa é vendida em cinco cores: verde, castanho,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ano Versão Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão Componente Prática de Estatística Aplicada Contabilidade e Finanças

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão Componente Prática de Estatística Aplicada Contabilidade e Finanças Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão Componente Prática de Estatística Aplicada Contabilidade e Finanças FOLHA 2 - Distribuições 1. Considere a experiência aleatória que

Leia mais

ISCTE IUL, Instituto Universitário de Lisboa Licenciatura em Gestão Estatística I 1º Teste 27 Outubro de 2012 Duração: 1h 30m

ISCTE IUL, Instituto Universitário de Lisboa Licenciatura em Gestão Estatística I 1º Teste 27 Outubro de 2012 Duração: 1h 30m ISCTE IUL, Instituto Universitário de Lisboa Licenciatura em Gestão Estatística I 1º Teste Duração: 1h 30m Nota: Não são prestados esclarecimentos durante a prova! Só é permitida a consulta do formulário

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ano Versão Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

Enrico A. Colosimo Depto. Estatística UFMG

Enrico A. Colosimo Depto. Estatística UFMG Bioestatística F Conceitos de Teste de Hipóteses Enrico A. Colosimo Depto. Estatística UFMG http://www.est.ufmg.br/~enricoc/ f(x).4.35.3.25.2.15.1.5 Tabela Normal Padronizada Distribuicao Gaussiana com

Leia mais

i. f Y (y, θ) = 1/θ... 0 y θ 0... y < 0 ou y > θ Se a amostra selecionada foi ( ), qual será a estimativa para θ?

i. f Y (y, θ) = 1/θ... 0 y θ 0... y < 0 ou y > θ Se a amostra selecionada foi ( ), qual será a estimativa para θ? Fundação Getulio Vargas Curso: Graduação Disciplina: Estatística Professor: Moisés Balassiano Lista de Exercícios Inferência. Seja (Y, Y 2,..., Y n ) uma amostra aleatória iid, de tamanho n, extraída de

Leia mais

Prof. Eduardo Bezerra. 15 de setembro de 2017

Prof. Eduardo Bezerra. 15 de setembro de 2017 Distribuições Amostrais Prof. Eduardo Bezerra Inferência Estatística 15 de setembro de 2017 Eduardo Bezerra (CEFET/RJ) Distribuições Amostrais 1 / 28 Roteiro Distribuições amostrais 1 Distribuições amostrais

Leia mais

Teste-modelo de exame 2

Teste-modelo de exame 2 Teste-modelo de exame 2 Matemática Aplicada às Ciências Sociais 11. o Ano Duração: 150 minutos Nome Turma N. o Na resposta a cada item, apresente todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO GESTÃO E TEORIA DA DECISÃO GESTÃO DE PROJECTOS EXERCÍCIOS ANO LECTIVO 2010/2011 1º SEMESTRE

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO GESTÃO E TEORIA DA DECISÃO GESTÃO DE PROJECTOS EXERCÍCIOS ANO LECTIVO 2010/2011 1º SEMESTRE INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO GESTÃO E TEORIA DA DECISÃO (MESTRADO EM ENGENHARIA DE CIVIL) EXERCÍCIOS ANO LECTIVO 2010/2011 1º SEMESTRE 1 - Um empreendimento é constituído por dez actividades cujas precedências

Leia mais

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES EXERCÍCIOS RESOLVIDOS INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES EXERCÍCIOS RESOLVIDOS INFERÊNCIA ESTATÍSTICA ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES EXERCÍCIOS RESOLVIDOS INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 1- Um fabricante produz resistores com desvio padrão de 8Ω. O valor da resistência dos resistores produzidos segue uma distribuição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO 3 ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO 3 ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 4 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO 3 ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 4 Disciplina: Estatística I 1. Dado que z é uma variável aleatória normal padrão, calcule as

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1. 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem.

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1. 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. 2) Indique as fases principais do método estatístico. 3) Suponha

Leia mais

FICHA DE TRABALHO N. O 9

FICHA DE TRABALHO N. O 9 FICHA DE TRABALHO N. O 9 ASSUNTO: Modelos de probabilidade: probabilidade condicional 1. Sejam A e B dois acontecimentos tais que: P (A) = 0,3 e P (B ) = 0,7 Determine P (A B ), sabendo que: 1.1 Os acontecimentos

Leia mais

Exame Final de Métodos Estatísticos

Exame Final de Métodos Estatísticos Exame Final de Métodos Estatísticos Data: de Junho de 26 Duração: 3h. Nome: Curso: Declaro que desisto N. Mec. Regime: As cotações deste exame encontram-se na seguinte tabela. Responda às questões utilizando

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Exame - Época de Recurso SEMESTRE PAR 7/8 Data: 6 de Julho de 8 Duração:

Leia mais

-- INSTRUÇÕES Leia com atenção antes de iniciar a sua prova

-- INSTRUÇÕES Leia com atenção antes de iniciar a sua prova Ministério da Educação e Ciência U.C. 1076 Investigação Operacional 3 de junho de 017 -- INSTRUÇÕES Leia com atenção antes de iniciar a sua prova O tempo de duração da prova de exame é de horas, acrescida

Leia mais

Lista Probabilidade Estatística Aplicada à Engenharia de Produção Prof. Michel H. Montoril

Lista Probabilidade Estatística Aplicada à Engenharia de Produção Prof. Michel H. Montoril Exercício 1. Seja X uma variável aleatória com distribuição normal, com média µ X = 10 e desvio padrão σ X = 1.5, e seja Y outra variável aleatória normalmente distribuída, com média µ Y = 2 e desvio padrão

Leia mais

Estatística. Nos exercícios que se seguem, e caso seja necessário, considere que os pressupostos necessários à aplicação da ANOVA são verificados.

Estatística. Nos exercícios que se seguem, e caso seja necessário, considere que os pressupostos necessários à aplicação da ANOVA são verificados. INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Ano Lectivo 007/008 Estatística Ficha n.º Nos exercícios que se seguem, e caso seja necessário, considere que os pressupostos necessários

Leia mais

Lista 5. Prof. Erica Castilho Rodrigues Disciplina: Introdução à Estatística e Probabilidae. 06 de Maio. Data de entrega: a denir

Lista 5. Prof. Erica Castilho Rodrigues Disciplina: Introdução à Estatística e Probabilidae. 06 de Maio. Data de entrega: a denir Lista 5 Prof. Erica Castilho Rodrigues Disciplina: Introdução à Estatística e Probabilidae 06 de Maio Data de entrega: a denir 1. Uma amostra de 20 operários de uma companhia apresentou os seguintes salários

Leia mais

Probabilidades e Estatística TODOS OS CURSOS

Probabilidades e Estatística TODOS OS CURSOS Duração: 90 minutos Grupo I Probabilidades e Estatística TODOS OS CURSOS Justifique convenientemente todas as respostas 2 o semestre 206/207 05/07/207 :30 o Teste C 0 valores. Uma peça de certo tipo é

Leia mais

ESTATÍSTICA I 2. o Ano/Gestão 1. o Semestre Época de Recurso Duração: 2 horas. 1. a Parte Teórica N. o de Exame: RESOLUÇÃO

ESTATÍSTICA I 2. o Ano/Gestão 1. o Semestre Época de Recurso Duração: 2 horas. 1. a Parte Teórica N. o de Exame: RESOLUÇÃO ESTATÍSTICA I 2. o Ano/Gestão 1. o Semestre Época de Recurso Duração: 2 horas 1. a Parte Teórica N. o de Exame: RESOLUÇÃO 27.01.2015 Este exame é composto por duas partes. Esta é a 1 a Parte Teórica (Cotação:

Leia mais

Amostragem e distribuições por amostragem

Amostragem e distribuições por amostragem Amostragem e distribuições por amostragem Carla Henriques e Nuno Bastos Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia de Viseu Contabilidade e Administração População, amostra e inferência estatística

Leia mais

First exam October 23, 2006 Statistics II

First exam October 23, 2006 Statistics II First exam October 3, 006 Statistics II 1. (7 points) Numa determinada empresa de recursos humanos um teste de aptidão é realizado por um elevado número de candidatos a um emprego. A pontuação obtida nesse

Leia mais

Bioestatística CE001 Prof. Fernando de Pol Mayer Departamento de Estatística DEST Exercícios: inferência Nome: GABARITO

Bioestatística CE001 Prof. Fernando de Pol Mayer Departamento de Estatística DEST Exercícios: inferência Nome: GABARITO Bioestatística CE001 Prof. Fernando de Pol Mayer Departamento de Estatística DEST Exercícios: inferência Nome: GABARITO GRR: Observação: em todos os problemas que envolvem teste de hipótese, é necessário

Leia mais

CE055 - Bioestatística A - Prova 1 - Gabarito

CE055 - Bioestatística A - Prova 1 - Gabarito CE055 - Bioestatística A - Prova 1 - Gabarito 1. Suponha que um certo evento de um experimento aleatório ocorra com probabilidade 0,02. Qual das seguintes afirmações representa uma interpretação correta

Leia mais

PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2006

PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2006 Instruções para a prova: PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 006 a) Cada questão respondida corretamente vale um ponto. b) Questões deixadas em branco valem zero pontos (neste caso marque todas

Leia mais

Princípios de Bioestatística Teste de Hipóteses

Princípios de Bioestatística Teste de Hipóteses 1/36 Princípios de Bioestatística Teste de Hipóteses Enrico A. Colosimo/UFMG http://www.est.ufmg.br/ enricoc/ Depto. Estatística - ICEx - UFMG Tabela 2/36 3/36 Exemplo A concentração de certa substância

Leia mais

3.3. Diga qual é o número médio e a variância dos animais que sobrevivem?

3.3. Diga qual é o número médio e a variância dos animais que sobrevivem? 1. Um treinador de andebol tem à sua disposição 20 jogadores dos quais deve selecionar 10 para formar uma equipa para um jogo. 12 dos jogadores são atacantes e os restantes saõ defesas. 1.1. Se o selecionador

Leia mais

DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA APLICADA)

DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA APLICADA) 1. Sabe-se que o nível de significância é a probabilidade de cometermos um determinado tipo de erro quando da realização de um teste de hipóteses. Então: a) A escolha ideal seria um nível de significância

Leia mais

Mecânica e Ondas 1º Ano -2º Semestre 2º Teste/1º Exame 05/06/ :00h. Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial

Mecânica e Ondas 1º Ano -2º Semestre 2º Teste/1º Exame 05/06/ :00h. Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Mecânica e Ondas 1º Ano -º Semestre º Teste/1º Exame 05/06/013 15:00h Duração do Teste (problemas 3, 4 e 5): 1:30h Duração do Exame: :30h Leia o enunciado

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Probabilidades e Estatística Curso Engenharia do Ambiente 2º Semestre 1º Folha Nº2: Distribuição Binomial, Poisson, Normal e Lognormal 1. A probabilidade de encontrar um insecto

Leia mais

ISCTE- IUL Instituto Universitário de Lisboa

ISCTE- IUL Instituto Universitário de Lisboa ISCTE- IUL Instituto Universitário de Lisboa Licenciatura em Gestão Exame de ª Época de Estatística II de Junho de 0 Duração: h +30m Nota: Não são prestados esclarecimentos durante a prova! Só é permitida

Leia mais

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática. Ficha de exercícios nº3: Introdução às Probabilidades

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática. Ficha de exercícios nº3: Introdução às Probabilidades Ano lectivo: 2006/2007 Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática ESTATÍSTICA Ficha de exercícios nº3: Introdução às Probabilidades Curso: Ciências do Desporto 1. Considere a experiência

Leia mais

Probabilidade e Estatística. Estimação de Parâmetros Intervalo de Confiança

Probabilidade e Estatística. Estimação de Parâmetros Intervalo de Confiança Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://páginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Estimação de Parâmetros Intervalo de Confiança Introdução A inferência estatística é o processo

Leia mais

Introdução à Bioestatística Turma Nutrição

Introdução à Bioestatística Turma Nutrição Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Introdução à Bioestatística Turma Nutrição Aula 9: Testes de Hipóteses - Conceitos Básicos e Testes para Média

Leia mais

5 TORIA ELEMENTAR DA AMOSTRAGEM

5 TORIA ELEMENTAR DA AMOSTRAGEM 5 TORIA ELEMENTAR DA AMOSTRAGEM É errôneo pensar que, caso tivéssemos acesso a todos os elementos da população, seríamos mais precisos. Os erros de coleta e manuseio de um grande número de dados são maiores

Leia mais

Peso (mg) Número de cigarros [760,780[ 3 [780,800[ 7 [800,820[ 19 [820,840[ 25 [840,860[ 17 [860,880[ 12 [880,900[ 8

Peso (mg) Número de cigarros [760,780[ 3 [780,800[ 7 [800,820[ 19 [820,840[ 25 [840,860[ 17 [860,880[ 12 [880,900[ 8 Escola Superior de Tecnologia de Viseu Tratamento Estatístico de Dados 2008/2009 Ficha Revisões 1. A Tabaqueira SA faz um apertado controlo da qualidade dos cigarros que produz; o peso é uma das características

Leia mais

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte I

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte I Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte I 2012/02 1 Amostra e População 2 3 4 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Calcular e interpretar as seguintes medidas de uma amostra:

Leia mais

ICMS/PE 2014 Resolução da Prova de Estatística Professor Fábio Amorim. ICMS PE 2014: Resolução da prova de Estatística Prof.

ICMS/PE 2014 Resolução da Prova de Estatística Professor Fábio Amorim. ICMS PE 2014: Resolução da prova de Estatística Prof. ICMS/PE 2014 Resolução da Prova de Estatística Professor Fábio Amorim 1 de 6 Pessoal, segue a resolução das questões de Estatística da prova realizada pela SEFAZ-PE, para o cargo de Auditor Fiscal do Tesouro

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 - Agronomia. 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem.

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 - Agronomia. 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 - Agronomia 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. 2) Indique as fases principais do método estatístico.

Leia mais

Les Estatística Aplicada II AMOSTRA E POPULAÇÃO

Les Estatística Aplicada II AMOSTRA E POPULAÇÃO Les 0407 - Estatística Aplicada II AMOSTRA E POPULAÇÃO AULA 1 04/08/16 Prof a Lilian M. Lima Cunha Agosto de 2016 Estatística 3 blocos de conhecimento Estatística Descritiva Levantamento e resumo de dados

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Período

Professora Ana Hermínia Andrade. Período Teste de Hipóteses Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2016.1 Teste de Hipóteses O Teste de Hipóteses

Leia mais

P x. 2 i = P y. 2 i = Analise os dados e comente a possibilidade de existir uma relação linear entreasvariáveisemestudo.

P x. 2 i = P y. 2 i = Analise os dados e comente a possibilidade de existir uma relação linear entreasvariáveisemestudo. 8 Regressão Linear Exercício 8.1 Indique, justificando, qual dos valores abaixo indicados se aproxima mais do coeficiente de correlação dos dados descritos nas seguintes nuvens de pontos, X X X 1. r xy

Leia mais

Estatística II. Intervalo de Confiança Lista de Exercícios

Estatística II. Intervalo de Confiança Lista de Exercícios Estatística II Intervalo de Confiança Lista de Exercícios 1. IC da Média com a Variância Populacional Desconhecida De 50.000 válvulas fabricadas por uma companhia, retira-se uma amostra de 400 válvulas,

Leia mais

x, x < 1 f(x) = 0, x 1 (a) Diga o que entende por amostra aleatória. Determine a função densidade de probabilidade

x, x < 1 f(x) = 0, x 1 (a) Diga o que entende por amostra aleatória. Determine a função densidade de probabilidade Probabilidades e Estatística 2004/05 Colectânea de Exercícios LEIC, LERCI, LEE Capítulo 6 Estimação Pontual Exercício 6.1. Considere a população X com função densidade de probabilidade { x, x < 1 f(x)

Leia mais

Departamento de Matemática - IST(TP)

Departamento de Matemática - IST(TP) Departamento de Matemática - IST(TP) Secção de Estatística e Aplicações Probabilidades e Estatística LEIC+LERC+LEE 2 o Exame/2 o Teste 2 o Semestre/2 a Época 2007/08 Duração: 3 horas/1 hora e 30 minutos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Departamento de Estatística - CCEN Professora: Tatiene C. de Souza

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Departamento de Estatística - CCEN Professora: Tatiene C. de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Departamento de Estatística - CCEN Professora: Tatiene C. de Souza Lista de Exercícios - Pesquisa Aplicada à Estatística João Pessoa, 23 de fevereiro de 2016 1. A v.a. X

Leia mais

Final exam June 25, 2007 Statistics II

Final exam June 25, 2007 Statistics II Final exam June 25, 2007 Statistics II 1. 7 points o Hospital Medecis, o número de doentes que recorrem ao serviço de urgências pediátricas e o número de doentes que recorrem ao serviço de urgências para

Leia mais

2ª LISTA DE EXERCÍCIOS. 1) Certo posto de bombeiros recebe em média 3 chamadas por dia. Calcular a probabilidade de:

2ª LISTA DE EXERCÍCIOS. 1) Certo posto de bombeiros recebe em média 3 chamadas por dia. Calcular a probabilidade de: DISCIPLINA: ESTATÍSTICA PERÍODO: 2011.2 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1) Certo posto de bombeiros recebe em média 3 chamadas por dia. Calcular a probabilidade de: a) Receber 4 chamadas num dia. R - 0,1680 b)

Leia mais

Teste de hipóteses para a média. Tiago Viana Flor de Santana

Teste de hipóteses para a média. Tiago Viana Flor de Santana ESTATÍSTICA BÁSICA Teste de hipóteses para a média Tiago Viana Flor de Santana www.uel.br/pessoal/tiagodesantana/ tiagodesantana@uel.br sala 07 Universidade Estadual de Londrina UEL Departamento de Estatística

Leia mais

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática. Ficha de exercícios nº3: Introdução às Probabilidades

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática. Ficha de exercícios nº3: Introdução às Probabilidades Ano lectivo: 2007/2008 Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática ESTATÍSTICA Ficha de exercícios nº3: Introdução às Probabilidades Curso: Ciências do Desporto 1. Considere a experiência

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO EXERCÍCIOS DE PROVAS DE EXAME NACIONAIS Matemática 1º ANO 1. Observe o gráfico de uma função F. 1.1 Estude o sinal de F. 1. Considere as funções reais de variável real,

Leia mais

FATEC GT/FATEC SJC. Prof. MSc. Herivelto Tiago Marcondes dos Santos [LISTA 2]

FATEC GT/FATEC SJC. Prof. MSc. Herivelto Tiago Marcondes dos Santos [LISTA 2] FATEC GT/FATEC SJC Prof. MSc. Herivelto Tiago Marcondes dos Santos [LISTA 2] 1. O tempo necessário para um medicamento contra dor fazer efeito foi modelado de acordo com a densidade Uniforme no intervalo

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 - Administração

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 - Administração Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 - Administração 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. 2) Indique as fases principais do método estatístico.

Leia mais

Lista Estimação Pontual Estatística Aplicada à Engenharia de Produção Prof. Michel H. Montoril

Lista Estimação Pontual Estatística Aplicada à Engenharia de Produção Prof. Michel H. Montoril Exercício 1. (Kokoska, 2013) Estudos indicam que residências canadenses desperdiçam, aproximadamente, de 389 a 513 quilowatts-hora de eletricidade por ano. Esse desperdício é causado por aparelhos eletrônicos

Leia mais

Questão 1 Sabe-se que o consumo mensal per capita de um determinado produto tem distribuição normal com desvio padrão σ = 2kg

Questão 1 Sabe-se que o consumo mensal per capita de um determinado produto tem distribuição normal com desvio padrão σ = 2kg Lista suplementar Teste de uma média populacional Questão 1 Sabe-se que o consumo mensal per capita de um determinado produto tem distribuição normal com desvio padrão σ = kg. A diretoria da indústria

Leia mais

Estatística Descritiva Lista 1 de exercícios (nivelamento)

Estatística Descritiva Lista 1 de exercícios (nivelamento) 1. População é um conjunto de: a) Pessoas. b) Elementos quaisquer. c) Pessoas com uma característica comum. d) Elementos com pelo menos uma característica em comum. e) Indivíduos de um mesmo município,

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL

DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL Universidade Federal de Viçosa - CCE / DPI Inf 161 - Iniciação à Estatística / INF 16 Estatística I Lista de Exercícios: Cap. 4 - Distribuições de Variáveis Aleatórias DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL 1. Determine

Leia mais

Investigação Operacional 21076

Investigação Operacional 21076 text Investigação Operacional 21076 Período de Realização Decorre de 10 a 17 de Abril de 2019 Data de Limite de Entrega 17 de Abril de 2019, até às 23h55 de Portugal Continental Tema Programação Linear.

Leia mais

Exame final Estatística. 26 de Junho de 2003 Maria Helena Almeida

Exame final Estatística. 26 de Junho de 2003 Maria Helena Almeida Exame final Estatística 6 de Junho de 00 Maria elena Almeida Duração h e 0 José António Pinheiro Note bem: Grupos diferentes em folhas diferentes; Não se esqueça de identificar TODAS as folhas; Para manter

Leia mais

Lista de exercícios. Teste de uma proporção populacional

Lista de exercícios. Teste de uma proporção populacional Lista de exercícios Questão 1 Sabe-se que, em uma localidade, foram vacinadas 70% das crianças em idade pré-escolar. Se fosse sorteada uma amostra de 10 crianças, ao acaso, qual seria: a) A probabilidade

Leia mais

Testes de hipóteses (exemplos)

Testes de hipóteses (exemplos) Testes de hipóteses (exemplos) LCE 0211 Estatística Geral Prof a.: Izabela Regina Cardoso de Oliveira Motivação Exemplo 1) (Magalhães e Lima, 2010) Suponha que, entre pessoas sadias, a concentração de

Leia mais

a) o time ganhe 25 jogos ou mais; b) o time ganhe mais jogos contra times da classe A do que da classe B.

a) o time ganhe 25 jogos ou mais; b) o time ganhe mais jogos contra times da classe A do que da classe B. Universidade de Brasília Departamento de Estatística 5 a Lista de PE. Um time de basquete irá jogar uma temporada de 44 jogos. desses jogos serão disputados contra times da classe A e os 8 restantes contra

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Fundamentos de Estatística 2006/2007 Ficha nº 3

Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Fundamentos de Estatística 2006/2007 Ficha nº 3 Escola Superior de Tecnologia de Viu Fundamentos de Estatística 006/007 Ficha nº 3. Os valores admissíveis de uma variável aleatória discreta X são: 0,,. Sabe- que E(X)=0.8 e que E(X )=.4. a) Defina a

Leia mais

Exame 1ª Época I (30%) Histograma de Área 1

Exame 1ª Época I (30%) Histograma de Área 1 Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa 04 Análise de Dados e Probabilidade º Semestre 006/007 Fernando Brito Soares Graça Silva Pedro Chaves Exame ª Época Data: de Junho de 007, 8:0 Duração:

Leia mais

Considere a variável aleatória Xi associada ao passo i do Sr. Bebetudo:

Considere a variável aleatória Xi associada ao passo i do Sr. Bebetudo: Escola Superior de Tecnologia de Viseu Fundamentos de Estatística 2008/2009 Ficha nº 4 1. O Sr Diogo das Contas é um contabilista com reputação. Dos últimos 20 clientes a quem ele tratou dos impostos,

Leia mais

Estatística. Será de admitir que os consumidores não manifestam preferência por qualquer uma das cores? (Use α=0.05)

Estatística. Será de admitir que os consumidores não manifestam preferência por qualquer uma das cores? (Use α=0.05) INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Estatística Ano Lectivo 007/008 Ficha n.º4 1. Uma máquina de lavar roupa é vendida em 5 cores: Verde (A 1 ), Castanho (A ), Encarnado

Leia mais