O 25 DE ABRIL FOI... Perguntamos a 9 pessoas dos 10 aos 72 anos o que tinha sido o 25 de abril de Estas foram as respostas que recebemos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O 25 DE ABRIL FOI... Perguntamos a 9 pessoas dos 10 aos 72 anos o que tinha sido o 25 de abril de Estas foram as respostas que recebemos."

Transcrição

1 PE Episódio #109 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: vários Voz: Catarina Stichini Didatização: Telma Rodrigues O 25 DE ABRIL FOI... Perguntamos a 9 pessoas dos 10 aos 72 anos o que tinha sido o 25 de abril de Estas foram as respostas que recebemos. Simão, 10 anos: O 25 de abril foi uma revolução que as pessoas de Portugal fizeram porque não estavam felizes com as suas condições de vida e porque havia ditadura. O 25 de abril foi uma revolução muito importante para Portugal e para o povo português. Tomás, 12 anos, e Sofia, 10 anos: O 25 de abril foi muito importante para Portugal, porque foi o dia em que terminou a ditadura. Nós antes não tínhamos liberdade e graças ao 25 de abril agora podemos dizer o que queremos. Ana, 14 anos: O 25 de abril foi uma revolução, feita pelos portugueses, que marcou a descolonização, a democratização e o desenvolvimento. Os portugueses juntaram-se para mudar a ideologia do país. O 25 de abril trouxe liberdade, sendo que as pessoas, a partir deste dia, podem dar a sua opinião sem medos.

2 Ricardo, 31 anos: O 25 de abril foi acima de tudo a representação da liberdade para questionar, a liberdade para participar na discussão da nossa própria vida, do nosso país e do nosso mundo... A ignorância pode ser uma bênção, mas nada nem ninguém pode ditar ou limitar a nossa visão sobre o mundo ou sobre a vida. O rumo das nossas vidas e da nossa própria felicidade deve ser tomado tendo como base as nossas próprias opções e a liberdade para questionar. Vera, 36 anos: O 25 de abril foi a libertação de palavras que eram proibidas. E eu gosto muito de palavras, não as quero presas. Foi o fim de um longo período de censura que eu não vivi pessoalmente, mas que me permite hoje ler sobre liberdade e igualdade sem ter medo de o fazer. O 25 de abril também foi o cenário de memórias do meu pai, que, sendo da Marinha Portuguesa naquela altura, tem estórias que me contou ao longo dos anos. Estórias de tensão e incerteza, mas sobretudo de camaradagem e esperança. Maria do Carmo, 67 anos: O 25 de abril foi o primeiro dia de liberdade. Nesse dia fui de boleia com o meu marido que, em trabalho, ia para Lisboa. No percurso fomos ouvindo notícias dos revoltosos apelando a que a população ficasse nas suas casas. Chegada à escola, em Lisboa, onde lecionava, decidimos com os raros professores presentes encerrar a escola e mandar os alunos para casa, por razões de precaução. Seguidamente decidi ir para a baixa de Lisboa onde os militares se encontravam cercando o Quartel do Carmo. Havia muita população apoiando os militares. Depois dos primeiros tiros contra o edifício, e após novos apelos dos militares, fui para casa ouvir os comunicados do Movimento das Forças Armadas e com muita esperança que este saísse vitorioso e, finalmente, o povo português pudesse ser livre! Valeu a pena! Viva o 25 de abril! Viva a liberdade pela qual tantos lutaram durante quase meio século!

3 Carlos, 69 anos: O 25 de abril foi um dia de excitação e explosão de alegria. Alguém me telefonou a informar que estava em curso uma revolução e tudo indicava que iria ter sucesso. Eu que esperava há tanto tempo esse sucesso fiquei muito satisfeito. Saí para a rua. Havia já muita agitação. Corri a procurar uns amigos, porque nestas alturas não se pode estar sozinho. Maria do Rosário, 72 anos: O 25 de abril foi o único dia em que saí de casa em roupão. 29 anos, gravidérrima da minha segunda filha, dei por mim, cerca do meio-dia, a correr nas ruas de S. Pedro, desde as oito horas, quando ouvi na telefonia que tinha havido uma revolução. O meu marido ficou na cama e disse-me calmamente: Não te preocupes que isto passa!.

4 GLOSSÁRIO O significado destas palavras neste texto. Bênção, a benefício Censura,a controlo autoritário, repressão Marinha, a forças navais Camaradagem, a solidariedade entre colegas Revoltoso aquele que se revolta Lecionar ensinar Precaução, a cuidado Apelo, o pedido Roupão, o espécie de bata comprida que se usa em casa, por cima da roupa de dormir Gravidérrima no fim da gravidez Dar por si aperceber-se numa situação inesperada

5 EXERCÍCIOS I. Ouça o texto e preencha os espaços em branco com as palavras/expressões que faltam neste excerto. Simão, 10 anos: O 25 de abril foi uma revolução que as pessoas de Portugal fizeram porque não estavam felizes com as suas condições de vida e porque havia a). O 25 de abril foi uma b) muito importante para Portugal e para o povo português. Tomás, 12 anos, e Sofia, 10 anos: O 25 de abril foi muito importante para Portugal, porque foi o dia em que terminou a ditadura. Nós antes não tínhamos c) e graças ao 25 de abril agora podemos dizer o que queremos. Ana, 14 anos: O 25 de abril foi uma revolução, feita pelos portugueses, que marcou a d), a e) e o f). Os portugueses juntaram-se para mudar a ideologia do país. O 25 de abril trouxe liberdade, sendo que as pessoas, a partir deste dia, podem dar a sua opinião g).

6 II. Faça a correspondência as alíneas da coluna A com as alíneas da coluna B, de modo a obter afirmações corretas. Coluna A a) O Simão acha que Coluna B 1. a população era infeliz antes da revolução. 2. as condições de vida eram melhores antes de o regime autoritário era benéfico para o povo. 1. à política dos três Ds (descolonização, democratização e desenvolvimento). b) No testemunho da Ana há referência 2. à ideologia política do país, pois os portugueses não a queriam mudar. 3. à vida dos países vizinhos que viviam em liberdade. 1. a organização da Revolução pela liberdade. c) O Ricardo comenta 2. a liberdade que hoje tem graças à Revolução. 3. o excesso de liberdade dos dias de hoje. d) Para a Vera, o 25 de abril foi 1. uma data igual a outra qualquer. 2. o dia em que o pai deixou a Marinha Portuguesa 3. o fim da censura.

7 1. participou na Revolução. e) A Maria do Carmo refere que 2. organizou a Revolução. 3. a Revolução começou em casa dela. 1. era contra a Revolução. f) O Carlos conta que 2. desejava a Revolução há muito tempo. 3. a Revolução não o afetou. g) A Maria do Rosário recebeu a notícia da Revolução 1. pelo marido. 2. pela rádio. 3. pelo telefone. III. Complete as seguintes frases com as palavras destacadas de modo a obter afirmações corretas. Revolução Liberdade Ditadura Censura Memória Esperança Alegria a) O povo português tinha numa vida melhor depois da Revolução. b) A era há muito desejada pelos portugueses. c) O 25 de abril de 74 está na dos portugueses. d) Entre outros aspetos, o regime controlava os jornais e revistas, os livros, os filmes, através da. e) A foi um período marcante da história de Portugal. f) O regime autoritário em vigor era a. g) A Revolução dos Cravos foi um motivo de grande entre os portugueses.

8 IV. Ao longo dos relatos estão presentes duas formas verbais, o Pretérito Perfeito e o Pretérito Imperfeito do modo Conjuntivo. Complete as seguintes frases com o verbo entre parênteses no tempo adequado. a) A Maria do Rosário (saber) da Revolução pela telefonia, onde (anunciar) a manifestação em Lisboa. (ir) logo para a rua! b) Eu não (viver) nesse tempo, mas (ouvir) as memórias do meu pai. c) No dia 25 de abril de 1974, a população (apoiar) os militares. d) A Ditadura (proibir) as professoras, enfermeiras e hospedeiras de casar. e) O regime político em vigor (ser) muito duro para os portugueses. V. As seguintes afirmações mostram algumas das atividades que eram proibidas. Os verbos das afirmações estão conjugados no Imperativo e na forma negativa. Transforme-as de modo a obter a forma positiva, de acordo com o exemplo. a) Não compre Coca-cola! Compre Coca-cola! b) Não viaje sem o seu marido.

9 c) Não uses calças de ganga! d) Não beijes! e) Não ajas contra o regime. f) Não joguem às cartas no comboio.

10 SOLUÇÕES I. a) ditadura b) revolução c) liberdade d) descolonização e) democratização f) desenvolvimento g) sem medos II. a) 1 b) 1 c) 2 d) 3 e) 1 f) 2 g) 2 III. a) esperança b) liberdade c) memória d) censura e) revolução f) ditadura g) alegria

11 IV. a) soube; anunciavam; foi b) vivi; ouvi c) apoiou d) proibia e) era V. a) Compre Coca-cola! b) Viaje sem o seu marido. c) Usa calças de ganga! d) Beija! e) Age contra o regime. f) Joguem às cartas no comboio.

RETRATO DE FAMÍLIA. Além disso, tenho dois primos e a minha mulher tem quatro, mas com eles só costumamos estar no Natal.

RETRATO DE FAMÍLIA. Além disso, tenho dois primos e a minha mulher tem quatro, mas com eles só costumamos estar no Natal. PE Episódio #97 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini Didatização: Telma Rodrigues RETRATO DE FAMÍLIA Lourenço Acho que a minha família é bastante normal.

Leia mais

25 DE ABRIL: UMA NOVA CLARIDADE

25 DE ABRIL: UMA NOVA CLARIDADE PE Episódio #125 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Isabel Margarida Duarte Voz e Didatização: Telma Rodrigues 25 DE ABRIL: UMA NOVA CLARIDADE No dia 25 de abril de 1974, entrei para as aulas, de manhã,

Leia mais

VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS

VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS PE Episódio #67 Nível I - Iniciação (A1-A2) Texto: Vera Guita e Catarina Stichini Voz: Vera Guita e Catarina Stichini VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS Entrevista a Vera Guita, que saiu de Portugal

Leia mais

PĀO-POR-DEUS. Pão por Deus Que Deus me deu Uma esmolinha Por alma dos seus

PĀO-POR-DEUS. Pão por Deus Que Deus me deu Uma esmolinha Por alma dos seus PE Episódio #105 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini Didatização: Telma Rodrigues PĀO-POR-DEUS Pão por Deus Que Deus me deu Uma esmolinha Por alma dos seus No século

Leia mais

CIDADE MARAVILHOSA. Pronto, esta é a minha cidade! É a cidade maravilhosa, como dizem os poetas!

CIDADE MARAVILHOSA. Pronto, esta é a minha cidade! É a cidade maravilhosa, como dizem os poetas! PB Episódio #050 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa Voz: Marta Costa e Catarina Stichini Didatização: Catarina Stichini CIDADE MARAVILHOSA Carla acabou de aterrar no aeroporto do Galeão, no

Leia mais

O MILAGRE DAS ROSAS. PE Episódio #63 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini

O MILAGRE DAS ROSAS. PE Episódio #63 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini PE Episódio #63 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini O MILAGRE DAS ROSAS Conta a lenda que o milagre das rosas foi conseguido pela rainha D. Isabel, mais tarde Rainha

Leia mais

QUE AZAR! Quem não acredita em azar, misticismos ou superstições não conhece a sensação excitante e divertida de prever situações.

QUE AZAR! Quem não acredita em azar, misticismos ou superstições não conhece a sensação excitante e divertida de prever situações. PE Episódio #8 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Marta Costa Didatização: Marta Costa e Catarina Stichini QUE AZAR! Quem não acredita em azar, misticismos ou superstições não conhece a sensação

Leia mais

PETER DA SILVA, CABELEIREIRO ACIDENTAL

PETER DA SILVA, CABELEIREIRO ACIDENTAL Episódio #107 Nível II - Intermédio (B1-B2) Texto: Catarina Stichini e Peter da Silva Voz: Catarina Stichini e Joaquim Jorge Didatização: Telma Rodrigues PETER DA SILVA, CABELEIREIRO ACIDENTAL Peter da

Leia mais

NAMORADO NA CASA DA AVÓ

NAMORADO NA CASA DA AVÓ PB Episódio #42 Nível III Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Thaïs Machado-Borges Didatização: Telma Rodrigues NAMORADO NA CASA DA AVÓ Essa história se passou nos anos noventa, quando ainda não havia internet

Leia mais

[25 de Abril: Dia da Liberdade / 25. April: Nelkenrevolution]

[25 de Abril: Dia da Liberdade / 25. April: Nelkenrevolution] [25 de Abril: Dia da Liberdade / 25. April: Nelkenrevolution] 1. Observa as seguintes imagens. O que te sugerem? 2. Completa a seguinte frase. Para mim, a liberdade é II. 1. Lê atentamente o seguinte texto.

Leia mais

BECOIMBRA - VIVER COIMBRA PROFUNDAMENTE

BECOIMBRA - VIVER COIMBRA PROFUNDAMENTE PE Episódio #69 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Catarina Stichini e BeCoimbra Voz: Ricardo Namora e Catarina Stichini BECOIMBRA - VIVER COIMBRA PROFUNDAMENTE Coimbra é uma das cidades universitárias

Leia mais

A MANIA DAS CONDIÇÕES

A MANIA DAS CONDIÇÕES PB Episódio #010 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa e Juanito Avelar Voz: Marta Costa e Juanito Avelar Didatização: Catarina Stichini e Marta Costa A MANIA DAS CONDIÇÕES O Simão tem 20 anos,

Leia mais

PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO?

PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO? PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO? Vou visitar uns amigos portugueses e não sei bem o que fazer. Vi nas telenovelas

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA

A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA PE Episódio #65 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA Celebra-se, em 2016, o 40º aniversário da nova e democrática Constituição Portuguesa

Leia mais

UMA PORTUGUESA NA CHINA

UMA PORTUGUESA NA CHINA PE Episódio #23 Nível III - Avançado (C1-C2) Texto: Liliana Gonçalves Voz: Catarina Stichini UMA PORTUGUESA NA CHINA Imagino que, como está a estudar Português, já tenha ouvido falar de Macau, uma região

Leia mais

PEDRO JÓIA. PE Episódio #29 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Carmo Stichini Voz: Catarina Stichini

PEDRO JÓIA. PE Episódio #29 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Carmo Stichini Voz: Catarina Stichini PE Episódio #29 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Carmo Stichini Voz: Catarina Stichini PEDRO JÓIA A originalidade do trabalho de Pedro Jóia, além de refletir o seu virtuosismo enquanto guitarrista, está

Leia mais

GULBENKIAN E LISBOA. PE Episódio #89 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Fundação Calouste Gulbenkian Voz: Elisabete Caramelo

GULBENKIAN E LISBOA. PE Episódio #89 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Fundação Calouste Gulbenkian Voz: Elisabete Caramelo PE Episódio #89 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Fundação Calouste Gulbenkian Voz: Elisabete Caramelo GULBENKIAN E LISBOA Em abril de 1942, em plena II Guerra Mundial, Calouste Gulbenkian encontra-se

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 5 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

A PRIMEIRA MULHER. Em 1969, foi a primeira mulher a exercer funções de procuradora à Câmara Corporativa, na secção Política e Administração Geral.

A PRIMEIRA MULHER. Em 1969, foi a primeira mulher a exercer funções de procuradora à Câmara Corporativa, na secção Política e Administração Geral. Episódio #11 Nível III - Avançado (C1-C2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini A PRIMEIRA MULHER Falar de uma mulher que influenciou, alterou e marcou a sociedade portuguesa, no século XX,

Leia mais

PE Episódio #91 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini A MINHA CASA

PE Episódio #91 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini A MINHA CASA PE Episódio #91 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini A MINHA CASA Susana Sou casada e tenho dois filhos, um rapaz e uma rapariga. Vivemos os quatro

Leia mais

SALAME DE CHOCOLATE. PE Episódio #9 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto & Voz: Catarina Stichini

SALAME DE CHOCOLATE. PE Episódio #9 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto & Voz: Catarina Stichini PE Episódio #9 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto & Voz: Catarina Stichini SALAME DE CHOCOLATE Na maioria dos países é pouco comum relacionar salame com chocolate, mas o mesmo não acontece em Portugal!

Leia mais

APRESENTAÇÃO UM PROJETO / UM LIVRO PARA CONSTRUIR

APRESENTAÇÃO UM PROJETO / UM LIVRO PARA CONSTRUIR APRESENTAÇÃO UM PROJETO / UM LIVRO PARA CONSTRUIR APOIO NA DIVULGAÇÃO O que propomos para comemorar o Dia da Liberdade e os 40 ANOS DA CONSTITUIÇÃO 1976-2016 Focar Direitos e Liberdades asseguradas pela

Leia mais

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN PE Episódio #88 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Fundação Calouste Gulbenkian Voz: Elisabete Caramelo FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição portuguesa de direito

Leia mais

PE Episódio #13 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Ricardo Namora e Catarina Stichini À PROCURA DE CASA.

PE Episódio #13 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Ricardo Namora e Catarina Stichini À PROCURA DE CASA. PE Episódio #13 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Ricardo Namora e Catarina Stichini À PROCURA DE CASA O Antonin é polaco e estuda Economia. É estudante Erasmus em Coimbra. Está na

Leia mais

A PADEIRA DE ALJUBARROTA

A PADEIRA DE ALJUBARROTA PE Episódio #75 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini A PADEIRA DE ALJUBARROTA No ano de 1383 declarou-se uma crise política em Portugal que duraria até 1385. Esta

Leia mais

Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado

Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado Definição São palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Flexionam-se em número, pessoa,

Leia mais

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

PE Episódio #81 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini NUM SITE DE DATING.

PE Episódio #81 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini NUM SITE DE DATING. PE Episódio #81 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini NUM SITE DE DATING A Carla mudou-se há uns meses para o Canadá e está em casa de um amigo português,

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

PE Episódio # 73 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini

PE Episódio # 73 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini PE Episódio # 73 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini ANDO CANSADO... O Lars não é português, mas está a fazer o mestrado em Lisboa, há

Leia mais

1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo. Talvez ela viaje - advérbio de dúvida

1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo. Talvez ela viaje - advérbio de dúvida Trabalho de Recuperação Aluno (a): Turma: 7º ano: (Ensino Fundamental) Professor: Marcelo Disciplina: Gramática No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Em vez de balas, que matam, haviam flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança!

Em vez de balas, que matam, haviam flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança! o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a "Revolução dos Cravos"? E que podemos falar de uma revolução, porque o nosso país se alterou por completo, apesar de não ter

Leia mais

SOCIEDADE DA ALEGRIA

SOCIEDADE DA ALEGRIA 15 de janeiro SOCIEDADE DA ALEGRIA Bom dia! Este mês vamos falar muito de São João Bosco, sabem porquê?! Porque é em janeiro que celebramos uma festa a lembrar como ele foi e é importante para todos nós.

Leia mais

3.ºTESTE CORREÇÃO. Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano

3.ºTESTE CORREÇÃO. Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano 3.ºTESTE CORREÇÃO Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano 2014-15 Grupo I - Parte A 1. Versão A: CEGFABD Versão B: CBFDGEA 2.1. De início, os portugueses não se afastavam da costa porque

Leia mais

Português. Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari.

Português. Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari. Português Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português FLEXÃO VERBAL DE MODO (INDICATIVO, SUBJUNTIVO, IMPERATIVO) Texto

Leia mais

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima.

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Termos essenciais 1) Sujeito: é o termo a respeito do qual se declara alguma

Leia mais

AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU

AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU JJL O 25 de Abril traz grandes mexidas, mudanças, também na área do cinema. Que memória tem desse processo complexo? A-PV A seguir ao 25 de Abril, o Centro Português de Cinema

Leia mais

LENDA DAS AMENDOEIRAS EM FLOR

LENDA DAS AMENDOEIRAS EM FLOR PE Episódio #61 Nível I - Iniciação (A1-A2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Vera Guita LENDA DAS AMENDOEIRAS EM FLOR Foi em 1189 que D. Sancho I, segundo rei de Portugal, com o cognome de Povoador, conquistou

Leia mais

À minha Mãe, por ser a minha maior inspiração.

À minha Mãe, por ser a minha maior inspiração. À minha Mãe, por ser a minha maior inspiração. «Para mim a moda é divertida e deve fazer-nos sentir bem. Acho que é nisso que a maioria das mulheres deve concentrar-se: naquilo que as deixa felizes e

Leia mais

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau.

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. 澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau 2018 年試題及參考答案 Exames e Resposta do Ano 2018 葡語 B Português B Leia o seguinte

Leia mais

ENCONTRO MARCADO. Joana vivia perdendo o ônibus e chegando atrasada em seus compromissos. Ela era brasilleira,

ENCONTRO MARCADO. Joana vivia perdendo o ônibus e chegando atrasada em seus compromissos. Ela era brasilleira, PB Episódio #30 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Karla Jisanny ENCONTRO MARCADO Joana vivia perdendo o ônibus e chegando atrasada em seus compromissos. Ela era brasilleira, estudante universitária,

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

PRESTEM ATENÇÃO EM MIM

PRESTEM ATENÇÃO EM MIM NAÃO! PRESTEM ATENÇÃO EM MIM Com as amigas a conversar D. Olivia comentava Que Joãozinho seu filho Era criança difícil Pra não dizer impossível E só sabia reclamar, Na hora da refeição Tivesse o que tivesse

Leia mais

PB Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Marta Costa BEIJO OU NÃO BEIJO?

PB Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Marta Costa BEIJO OU NÃO BEIJO? PB Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Marta Costa BEIJO OU NÃO BEIJO? Vou visitar uns amigos brasileiros e não sei bem como fazer. Vi nas novelas que

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua portuguesa Desafio de Português 4 ano EF 3D 2016 1/ 6 1. Leia o texto a seguir CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2016 Língua portuguesa Direção: Ano : 4 Ef a) Agora, indique o gênero

Leia mais

10 DICAS PARA APRENDER PORTUGUÊS DE FORMA AUTÓNOMA

10 DICAS PARA APRENDER PORTUGUÊS DE FORMA AUTÓNOMA PE Episódio 113 Nível III Avançado (C1-C2) Texto & voz: Catarina Stichini Didatização: Catarina Stichini e Telma Rodrigues 10 DICAS PARA APRENDER PORTUGUÊS DE FORMA AUTÓNOMA Aprender uma língua estrangeira

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 5 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

LUTAR PARA AS COISAS MUDAR

LUTAR PARA AS COISAS MUDAR 292 ANEXO O POVO É POETA Um dia a mulher gritou: Sou guerreira! E o eco de sua voz se fez ouvir Mais além das fronteiras. Sou mulher: mãe e guerreira! Meu limite não é mais o lar, Me chamam a rainha da

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

TAREFA FINAL 03/10/2016 CULMINÂNCIA DA GINCANA CELEBRAÇÃO EM AÇÃO DE GRAÇAS

TAREFA FINAL 03/10/2016 CULMINÂNCIA DA GINCANA CELEBRAÇÃO EM AÇÃO DE GRAÇAS TAREFA FINAL 03/10/2016 CULMINÂNCIA DA GINCANA CELEBRAÇÃO EM AÇÃO DE GRAÇAS DESCRIÇÃO: A Equipe deverá apresentar a música escolhida em sorteio no momento indicado na Celebração. A equipe se apresentará

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação História 5 ano - 4 bimestre Unidade 4 1. Escreva um pequeno texto sobre o governo Getúlio Vargas. Não esqueça de incluir dois argumentos favoráveis e dois desfavoráveis. Dê um título para o texto. 2. Leia

Leia mais

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz.

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz. Verbo Definição é a palavra que indica ação, fenômeno, estado ou mudança de estado, fato. ação: Chamei meus amigos. fenômeno: Garoava naquela noite. estado ou mudança de estado: Estava resfriada. Fiquei

Leia mais

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira EMPREGO DOS TEMPOS E MODOS VERBAIS Prof. Everson Pereira MODOS VERBAIS Há três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. O indicativo é usado quando se toma como real ouverdadeiroaquiloquesefalaouseescreve.

Leia mais

Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria

Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria Há alguns anos, o Centro de Uberaba foi presenteado por uma personalidade marcante, de sorriso largo, que gosta de dançar, conversar, rir e tenta

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Ano letivo 2017 / Ensino Básico PLNM A1 / A2-2º ciclo. Número de aulas previstas ao longo do ano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Ano letivo 2017 / Ensino Básico PLNM A1 / A2-2º ciclo. Número de aulas previstas ao longo do ano Ensino Básico PLNM A1 / A2-2º ciclo Turmas Total 5º 3 / 6º 3 74 66 54 194 Unidade 1 Apresentação, Saudação e Despedida - Apresentar-se. - Identificar pessoas, objectos e cores. - Perceber instruções na

Leia mais

A parábola conta a história de um homem que, antes de viajar, distribuiu seus bens aos empregados, dando 5, 2 ou 1 talento, conforme a capacidade de

A parábola conta a história de um homem que, antes de viajar, distribuiu seus bens aos empregados, dando 5, 2 ou 1 talento, conforme a capacidade de A parábola conta a história de um homem que, antes de viajar, distribuiu seus bens aos empregados, dando 5, 2 ou 1 talento, conforme a capacidade de cada um. Um talento corresponde a 34 quilos de ouro,

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

M O D O S V E R B A I S I N D I C A T I V O / S U B J U N T I V O / I M P E R A T I V O

M O D O S V E R B A I S I N D I C A T I V O / S U B J U N T I V O / I M P E R A T I V O Centro Educacional MENINO JESUS Aluno (a): Data: / / Professor (a): Disciplina: L. Portuguesa 6ª série / 7º ano: M O D O S V E R B A I S I N D I C A T I V O / S U B J U N T I V O / I M P E R A T I V O

Leia mais

VERBO. Flávia Andrade

VERBO. Flávia Andrade VERBO Flávia Andrade DEFINIÇÃO Verbo é a palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno natural e outros processos, flexionando-se em pessoa, número, modo, tempo e voz. a. Ação: andar, causou,

Leia mais

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor!

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor! 2ª FEIRA 25 de Fevereiro Bom dia! Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários da semana passada foi a importância de cuidarmos uns dos outros. Cada missionário, na sua missão, é chamado

Leia mais

Podemos fazer a diferença...

Podemos fazer a diferença... EDUCAÇÃO Podemos fazer a diferença... Pressione ENTER A professora Teresa conta que no seu primeiro dia de aula parou em frente aos seus alunos da 5ª série primária e, como todos os demais professores,

Leia mais

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0027 Título: Entrevista com Marli Teixeira (tia Marli) e Silvino Teixeira Mídia: 8 mm Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao in out material) 00 00 01 00 02 07 Marli

Leia mais

PARABÉNS POR ESTE BEBÉ COM T21? SIM, MUITOS PARABÉNS!

PARABÉNS POR ESTE BEBÉ COM T21? SIM, MUITOS PARABÉNS! PARABÉNS PARABÉNS POR ESTE BEBÉ COM T21? SIM, MUITOS PARABÉNS! É natural que esta situação nova e inesperada o deixe confuso, triste e até revoltado. Afinal, foi mãe ou pai, mas não do bebé com que sonhou

Leia mais

O pretérito perfeito pode ser confundido com o pretérito imperfeito, outro tempo

O pretérito perfeito pode ser confundido com o pretérito imperfeito, outro tempo Texto sobre pretérito perfeito Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Esse tempo

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 4ª FEIRA 27 de Fevereiro Bom dia! No início desta semana terminámos a Semana Missionária Salesiana. Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários foi a importância de cuidarmos uns dos outros.

Leia mais

Agradecimento. Entidades que colaboraram no projeto:

Agradecimento. Entidades que colaboraram no projeto: Agradecimento Esta história foi enriquecida com os contributos de mais de 100 crianças que, com as suas palavras sábias, nos transmitiram o que era para elas uma Família. Chegámos até estas crianças com

Leia mais

Por vontade expressa da autora, a presente edição não segue a grafia do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Por vontade expressa da autora, a presente edição não segue a grafia do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Por vontade expressa da autora, a presente edição não segue a grafia do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa info@marcador.pt www.marcador.pt facebook.com/marcadoreditora 2016 Direitos reservados

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO EXERCÍCIO COMPLEMENTAR 1. Leia o texto e depois

Leia mais

De vez. Apresentação dos livros infantis De Onde Venho? e Por Quem Me Apaixonarei? Miguel Vale de Almeida MIGUELVALEDEALMEIDA.

De vez. Apresentação dos livros infantis De Onde Venho? e Por Quem Me Apaixonarei? Miguel Vale de Almeida MIGUELVALEDEALMEIDA. 2007 De vez Apresentação dos livros infantis De Onde Venho? e Por Quem Me Apaixonarei? Livraria Bulhosa (Entre Campos), Lisboa, 15 de Dezembro de 2007 Miguel Vale de Almeida MIGUELVALEDEALMEIDA.NET 2007

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA. Prova Escrita de Português NOME: Nº: GRUPO I

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA. Prova Escrita de Português NOME: Nº: GRUPO I ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA 12º Prova Escrita de Português NOME: Nº: GRUPO I Leia o texto com muita atenção e depois responda de uma forma clara e objectiva: vago e nebuloso.

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO. Profª. Fernanda Machado

REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO. Profª. Fernanda Machado REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO Profª. Fernanda Machado 1 Os tempos do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, pretérito imperfeito, futuro do presente

Leia mais

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira VERBO I Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira Que dó dos passarinhos! Quanto vento! Que frio! Chove tanto As roseiras

Leia mais

Quem vive numa aldeia sabe que todos

Quem vive numa aldeia sabe que todos Um lugar de todos Quem vive numa aldeia sabe que todos são responsáveis por tudo. Ninguém está isento de contribuir para que todos vivam bem e sejam o mais felizes possível. É uma forma encontrada para

Leia mais

O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO

O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO A finalidade do teste é apontar a masculinidade ou feminilidade dos padrões do seu cérebro. Não há respostas certas nem erradas. O resultado é simplesmente uma indicação

Leia mais

Iracema ia fazer aniversário. Não

Iracema ia fazer aniversário. Não Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Iracema ia fazer aniversário. Não sabia muito bem se ela podia convidar a turma do Hospital por motivos fáceis de explicar,

Leia mais

ESTUDO DO VERBO TEMPOS DO MODO INDICATIVO. Profª Fernanda Machado

ESTUDO DO VERBO TEMPOS DO MODO INDICATIVO. Profª Fernanda Machado ESTUDO DO VERBO TEMPOS DO MODO INDICATIVO Profª Fernanda Machado O que é o VERBO? Verbo é uma categoria que expressa um fato, um acontecimento.(rocha Lima) É uma classe gramatical complexa e abrangente,

Leia mais

Nº 14 B - Domingo VII do Tempo Comum Levanta-te e anda

Nº 14 B - Domingo VII do Tempo Comum Levanta-te e anda Nº 14 B - Domingo VII do Tempo Comum -19.2.2012 Levanta-te e anda No Evangelho de hoje ouvimos como os amigos de um paralítico tiveram que esforçar-se muito para pedir a Jesus que curasse o seu amigo,

Leia mais

Documento 3 Cerco ao Quartel do Carmo pelo MFA, em Lisboa (25 de Abril de 1974)

Documento 3 Cerco ao Quartel do Carmo pelo MFA, em Lisboa (25 de Abril de 1974) EXAME HISTÓRIA A 2ª FASE 2010 página 1/7 GRUPO II PORTUGAL: DA POLÍTICA COLONIAL À POLÍTICA DE COOPERAÇÃO (DA DÉCADA DE 60 DO SÉCULO XX À ACTUALIDADE) Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos:

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

A última noite no CENÁCULO

A última noite no CENÁCULO A última noite no CENÁCULO João 13-17 - palavras de despedida 13.1 - sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai 13.33 - Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas

Leia mais

Fazendo Minha carreira Decolar. Elienai Santos Diretora de Vendas Independente Mary Kay

Fazendo Minha carreira Decolar. Elienai Santos Diretora de Vendas Independente Mary Kay Fazendo Minha carreira Decolar Elienai Santos Diretora de Vendas Independente Mary Kay Dia 29/11/2014 Recebi um convite que mudaria totalmente minha vida! Em dezembro disse SIM Família Qual é a sua motivação?

Leia mais

A MINHA MÃE É PORTUGUESA

A MINHA MÃE É PORTUGUESA Episódio #49 Nível I - Iniciação (A1-A2) Texto & Voz: Catarina Stichini A MINHA MÃE É PORTUGUESA O meu nome é Joana, tenho 12 anos e moro em Estocolmo com os meus pais. Nasci aqui. O meu pai chama-se Lars,

Leia mais

Verifique As Suas Respostas

Verifique As Suas Respostas Verifique As Suas Respostas Lição 1 1 c) compartilhando com Adão a Sua própria natureza. 2 a) dando-nos o Seu Filho Jesus. 3 Porque Ele nos amou muito 4 a) Ele foi enviado por Deus. b) Ele preocupou-se

Leia mais

Questionário de Lapsos de Memória

Questionário de Lapsos de Memória Questionário de Lapsos de Memória É raro o dia em que uma pessoa não tenha uma falha de memória. Numa altura esquecêmo-nos onde deixamos o guarda-chuva, noutra altura esquecêmonos daquele artigo importante

Leia mais

A paz já lá está A paz já lá está, Página 1

A paz já lá está A paz já lá está, Página 1 A paz já lá está! A paz já lá está, Página 1 A minha mensagem é muito, muito simples. Muitas pessoas vêm ouvir-me e sentam-se aí, meio tensas: "O que é que eu vou ouvir?" E eu digo-lhes sempre: "Relaxem."

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PRODUÇÃO TEXTUAL BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== GÊNERO

Leia mais

História 5 o ano Unidade 8

História 5 o ano Unidade 8 História 5 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Marque com um X as frases incorretas sobre a ditadura militar no Brasil. Em seguida, reescreva-as corretamente. ( ) durante a ditadura muitos partidos

Leia mais

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMPREENSÃO DA LEITURA PRODUÇÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES Esta componente tem a duração de 75 minutos. Esta componente tem

Leia mais

Com Maria, Missão de PAZ!

Com Maria, Missão de PAZ! 23 de outubro ALGUNS MOTIVOS PARA SERMOS FELIZES E SABERMOS AGRADECER Bom dia! Algumas vezes, esperamos a chegada de algum acontecimento especial para celebrar. Por exemplo: uma festa, um aniversário,

Leia mais

- Professora Sofia Almeida - Ficha de Revisões para o Teste. Grupo I

- Professora Sofia Almeida - Ficha de Revisões para o Teste. Grupo I 3.º ano Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada da Quinta do Conde - Professora Sofia Almeida - Nome: Data: / / Ficha de Revisões para o Teste 1. Lê o texto A, com muita

Leia mais

VAMOS BEBER UM CAFEZINHO?

VAMOS BEBER UM CAFEZINHO? PE Episódio #83 Nível III Avançado (C1-C2) Texto & Voz: Catarina Stichini VAMOS BEBER UM CAFEZINHO? Aposto que se fizéssemos um inquérito de rua sobre a quantidade de café ingerida em Portugal, a maioria

Leia mais

MUNICIPIO DE ALMADA. Assembleia Municipal EDITAL Nº 104/X-4º/ (Voto de Pesar pelo falecimento do Cidadão Francisco. Brissos de Carvalho)

MUNICIPIO DE ALMADA. Assembleia Municipal EDITAL Nº 104/X-4º/ (Voto de Pesar pelo falecimento do Cidadão Francisco. Brissos de Carvalho) MUNICIPIO DE ALMADA /X-4º/2012-13 (Voto de Pesar pelo falecimento do Cidadão Francisco Brissos de Carvalho) EU, JOSÉ MANUEL MAIA NUNES DE ALMEIDA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO CONCELHO DE ALMADA

Leia mais

Cancro da mama: Medicina Familiar «é fundamental no apoio psíquico da mulher e da família»

Cancro da mama: Medicina Familiar «é fundamental no apoio psíquico da mulher e da família» 2018-05-23 12:49:55 http://justnews.pt/noticias/cancro-da-mama-mdico-de-famlia-no-apoio-psquico-da-mulher-e-da-famlia Cancro da mama: Medicina Familiar «é fundamental no apoio psíquico da mulher e da família»

Leia mais

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída?

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída? VERBO CONTINUAÇÃO III FLEXÃO DE TEMPO TEMPOS VERBAIS A) Modo Indicativo Leia esta piada: Chovia há três dias sem parar e o campo de futebol estava completamente inundado. Era domingo e sem futebol o pessoal

Leia mais

Outro dia eu perdi tudo. Perdi dinheiro. Perdi casa. Perdi família. Perdi os amigos. Quando dei por mim estava só. De alguma forma eu havia guiado a

Outro dia eu perdi tudo. Perdi dinheiro. Perdi casa. Perdi família. Perdi os amigos. Quando dei por mim estava só. De alguma forma eu havia guiado a Outro dia eu perdi tudo. Perdi dinheiro. Perdi casa. Perdi família. Perdi os amigos. Quando dei por mim estava só. De alguma forma eu havia guiado a minha vida para um lugar onde não existia ninguém. Foi

Leia mais