PE Episódio # 73 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PE Episódio # 73 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini"

Transcrição

1 PE Episódio # 73 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini ANDO CANSADO... O Lars não é português, mas está a fazer o mestrado em Lisboa, há três meses. Encontra uma amiga na rua e vão os dois tomar um café. Na rua Olá, Sofia! Olá, Lars! Está tudo bem contigo? Mais ou menos, ando um bocado cansado. Então, o que é que se passa? Ainda não estou habituado à vida aqui. Não sei bem o que fazer... Queres ir tomar um café? Tens tempo? Tenho! E tu? Eu também. Anda! Conheço um café muito simpático mesmo aqui ao pé. No café Que café tão giro! Vens cá muitas vezes? Costumo vir cá ao sábado à noite, a seguir ao jantar. Olha, está ali uma mesa livre. Queres alguma coisa? Posso beber uma bica e comer uma empada. E tu? Eu quero um croquete. Vou ao balcão pedir.... Então, conta lá o que se passa. Porque é que andas assim tão cansado? Acho que não durmo o suficiente, sabes? Mas porquê?

2 Porque adoro sair à noite, mas gosto de aproveitar bem a manhã. Vocês cá começam a noite muito tarde! É verdade, as discotecas só abrem lá para a meia-noite. Pois, mas eu costumo levantar-me às seis e ir correr à beira do rio. Depois vou para casa, leio o jornal enquanto tomo o pequeno-almoço, e visto-me sem pressa. Quando chego à universidade, já fiz imensas coisas. Eh lá, tu és muito certinho! Não é bem isso que nós costumamos fazer aqui... Como é que são as tuas manhãs? Eu costumo levantar-me uma hora e meia antes das aulas. Tomo um duche, como qualquer coisa e vou a correr para a universidade. Vais a correr para a universidade? Mas tu não moras longe? Moro. A correr quer dizer com muita pressa. Saio de casa em 20 minutos, apanho um autocarro e depois o metro. E não comes nada? Quando chego à universidade, bebo uma bica e depois como mais qualquer coisa. Almoço por volta da uma e meia, na cantina, e depois volto para as aulas até às cinco. E depois, jantas? Não, depois lancho. Como uma sanduíche ou um salgado antes de ir para casa. Só janto lá para as nove da noite. Às nove da noite?! Mas isso é tardíssimo! Eu costumo jantar às seis e meia, sete. Por isso é que estou muito cansado quando me convidam para sair à meia-noite. Pois, mas sabes que aqui é assim. O truque é ir comendo umas coisas pelo caminho. A caminho do bar? Não, entre as refeições. O café também ajuda. Pois, as pessoas aqui bebem muito café... Tu não bebes café? Durante a semana, só costumo beber até à hora do almoço.

3 Se calhar, aqui, quando sais, precisas de beber uma bica depois do jantar ou então fazer uma sesta à tarde. Uma sesta? Sim, dormir um bocadinho. Só uma hora já ajuda. Não é má ideia. Vou tentar! Depois diz-me como correu. Agora tenho de ir. Vemo-nos logo à noite? Acho que sim. Se eu não aparecer, é porque não acordei! Está bem, assim já sei. Um beijinho e até logo! Tchau e obrigado!

4 GLOSSÁRIO O significado destas palavras neste texto. Andar cansado I have been tired Mestrado masters Habituado a used to Vida, a - life Não saber bem not really know Anda! Come on, let s go! Aqui ao pé close by Giro nice A seguir after Livre free Bica, a an expresso coffee Empada, a small pie Croquete, o small and fried meat pastry Balcão, o counter Conta lá let me know Dormir to sleep Aproveitar bem to enjoy to the fullest Lá para a meia-noite around midnight À beira do rio at the river bank Certinho someone who does everything like he/she should Qualquer coisa something

5 Pressa, a hurry Correr to run Longe far away Salgado, o a fried salty pastry Só only Tardíssimo very late Pelo caminho along the way Refeição, a meal Se calhar maybe Sesta, a nap Ajudar to help Como correu how it went Aparecer to show up Acordar to wake up Assim já sei then I know

6 EERCÍCIOS I. Ouça o texto e preencha os espaços em branco com as palavras/expressões que faltam neste excerto. O Lars não é português, mas está a fazer o mestrado em Lisboa, há três meses. Encontra uma amiga na rua e vão os dois tomar um café. Na rua Olá, Sofia! Olá, Lars! Está tudo bem contigo? Mais ou menos, ando um bocado cansado. Então, o que é que se passa? Ainda não estou habituado à a) aqui. Não sei bem o que fazer... Queres ir tomar um café? Tens tempo? Tenho! E tu? Eu também. b)! Conheço um café muito simpático mesmo aqui ao pé. No café Que café tão c)! Vens cá muitas vezes? Costumo vir cá ao sábado à noite, a seguir ao jantar. Olha, está ali uma mesa livre. Queres alguma coisa? Posso beber uma d) e comer uma empada. E tu? Eu quero um croquete. Vou ao balcão pedir.... Então, conta lá o que se passa. Porque é que andas assim tão cansado? Acho que não durmo o e), sabes? Mas porquê?

7 Porque adoro sair à noite, mas gosto de aproveitar bem a f). Vocês cá começam a noite muito tarde! É verdade, as discotecas só abrem lá para a meia-noite. Pois, mas eu costumo levantar-me às seis e ir correr à beira do g). Antes de ir para casa, compro o jornal e depois tomo o pequeno-almoço em casa e visto-me sem pressa. Quando chego à universidade, já fiz imensas coisas. II. Diga se as afirmações são Verdadeiras ou Falsas e corrija as falsas. V F A adaptação do Lars à vida em Lisboa foi fácil. Ele não tem amigos. O Lars fala bem português. Ele não gosta de sair e ir a discotecas porque é tímido. O Lars e a Sofia têm horários diferentes. A Sofia acha que o Lars bebe muito café. O Lars gosta da sugestão da Sofia.

8 III. Completa o texto sobre a manhã de ontem do Lars com os verbos em parênteses no Pretérito Perfeito Simples do Indicativo. Ontem o Lars a) (levantar-se) às seis da manhã e b) (ir) correr à beira do rio. A caminho de casa c) (comprar) o jornal. Quando d) (chegar) a casa, e) (tomar) um duche, f) (vestir-se) e g) (apanhar) o metro para ir para a universidade. IV. Transforme as frases de acordo com o exemplo dado, utilizando antes de/depois de + artigo e substantivo (em vez de verbo). Exemplo O Lars veste-se depois de tomar o pequeno-almoço. (o pequeno-almoço) O Lars veste-se depois do pequeno-almoço. a) Ele compra o jornal depois de correr. (a corrida) b) A Sofia vai para a universidade depois de tomar duche. (um duche) c) Ela sente-se mais acordada depois de beber uma bica. (uma bica) d) E toma outro café depois de jantar. (o jantar) e) O Lars costuma estar cansado antes de sair com os amigos. (a saída). f) A Sofia acha que ele deve descansar antes de ir dançar. (a dança) g) O Lars nunca pensou que a vida em Lisboa fosse assim antes de ir para lá. (a ida)

9 V. A que horas é que o Lars e a Sofia fazem estas coisas? Escreva frases completas no Presente Simples do Indicativo, de acordo com o exemplo dado. Exemplo Lars /levantar-se/6 horas. O Lars levanta-se às seis da manhã. a) Lars/correr/6h15. b) Lars/tomar pequeno-almoço/6h40. c) Lars e Sofia/começar aulas/ 8h30. d) Sofia/acordar/7h. e) Ela/almoçar/13h30. f) Ela/lanchar/18h. g) Ela/jantar/21h. h) Eles/sair com amigos/23h.

10 SOLUÇÕES I. a) vida b) anda c) giro d) bica e) suficiente f) manhã g) rio II. V F A adaptação do Lars à vida em Lisboa foi fácil. A adaptação dele à vida lisboeta não foi fácil por causa dos horários. Ele não tem amigos. Ele tem amigos, como a Sofia, com quem sai. O Lars fala bem português. Ele não gosta de sair e de ir a discotecas porque é tímido. Ele gosta de sair e de ir a discotecas, mas anda cansado. O Lars e a Sofia têm horários diferentes. A Sofia acha que o Lars bebe muito café. Ela acha que ele devia beber mais café quando quer sair com os amigos à noite. O Lars gosta da sugestão da Sofia.

11 III. a) levantou-se b) foi c) comprou d) chegou e) tomou f) vestiu-se g) apanhou IV. a) Ele compra o jornal depois da corrida. b) A Sofia vai para a universidade depois de um duche. c) Ela sente-se mais acordada depois de uma bica. d) E toma outro café depois do jantar. e) O Lars costuma estar cansado antes da saída com os amigos. f) A Sofia acha que ele deve descansar antes da dança. g) O Lars nunca pensou que a vida em Lisboa fosse assim antes da ida para lá. V. a) Lars/correr/6h15. O Lars corre às seis e um quarto/às seis e quinze. b) Lars/tomar pequeno-almoço/6h40. O Lars toma o pequeno-almoço às vinte para as sete/às seis e quarenta. c) Lars e Sofia/começar aulas/ 8h30. O Lars e a Sofia começam as aulas às oito e meia/às oito e trinta.

12 d) Sofia/acordar/7h. A Sofia acorda às sete da manhã. e) Ela/almoçar/13h30. Ela almoça à uma e meia/às treze e trinta. f) Ela/lanchar/18h. Ela lancha às seis da tarde. g) Ela/jantar/21h. Ela janta às nove da noite. h) Eles/sair com amigos/23h. Eles saem com amigos às onze da noite.

PE Episódio #13 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Ricardo Namora e Catarina Stichini À PROCURA DE CASA.

PE Episódio #13 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Ricardo Namora e Catarina Stichini À PROCURA DE CASA. PE Episódio #13 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Ricardo Namora e Catarina Stichini À PROCURA DE CASA O Antonin é polaco e estuda Economia. É estudante Erasmus em Coimbra. Está na

Leia mais

A MANIA DAS CONDIÇÕES

A MANIA DAS CONDIÇÕES PB Episódio #010 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa e Juanito Avelar Voz: Marta Costa e Juanito Avelar Didatização: Catarina Stichini e Marta Costa A MANIA DAS CONDIÇÕES O Simão tem 20 anos,

Leia mais

VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS

VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS PE Episódio #67 Nível I - Iniciação (A1-A2) Texto: Vera Guita e Catarina Stichini Voz: Vera Guita e Catarina Stichini VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS Entrevista a Vera Guita, que saiu de Portugal

Leia mais

PE Episódio #81 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini NUM SITE DE DATING.

PE Episódio #81 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini NUM SITE DE DATING. PE Episódio #81 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini NUM SITE DE DATING A Carla mudou-se há uns meses para o Canadá e está em casa de um amigo português,

Leia mais

PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO?

PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO? PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO? Vou visitar uns amigos portugueses e não sei bem o que fazer. Vi nas telenovelas

Leia mais

A MINHA MÃE É PORTUGUESA

A MINHA MÃE É PORTUGUESA Episódio #49 Nível I - Iniciação (A1-A2) Texto & Voz: Catarina Stichini A MINHA MÃE É PORTUGUESA O meu nome é Joana, tenho 12 anos e moro em Estocolmo com os meus pais. Nasci aqui. O meu pai chama-se Lars,

Leia mais

RETRATO DE FAMÍLIA. Além disso, tenho dois primos e a minha mulher tem quatro, mas com eles só costumamos estar no Natal.

RETRATO DE FAMÍLIA. Além disso, tenho dois primos e a minha mulher tem quatro, mas com eles só costumamos estar no Natal. PE Episódio #97 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini Didatização: Telma Rodrigues RETRATO DE FAMÍLIA Lourenço Acho que a minha família é bastante normal.

Leia mais

PB Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Marta Costa BEIJO OU NÃO BEIJO?

PB Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Marta Costa BEIJO OU NÃO BEIJO? PB Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Marta Costa BEIJO OU NÃO BEIJO? Vou visitar uns amigos brasileiros e não sei bem como fazer. Vi nas novelas que

Leia mais

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018.

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018. Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau Exames e Resposta do Ano 2017/2018 Português B I Leia o seguinte texto com atenção. A Chan Sut Ieng é

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

PE Episódio #91 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini A MINHA CASA

PE Episódio #91 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini A MINHA CASA PE Episódio #91 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini A MINHA CASA Susana Sou casada e tenho dois filhos, um rapaz e uma rapariga. Vivemos os quatro

Leia mais

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini A CAMINHO DO NATAL Em novembro, as prateleiras lá de casa começam a encher-se com pequenos embrulhos coloridos, de todos os tamanhos

Leia mais

Portuguese as a foreign language TEST

Portuguese as a foreign language TEST Portuguese as a foreign language TEST Prénom / First Name: Nom / Family Name: Adresse / Address: e-mail / Tel: Marque a alternativa que melhor completa as frases abaixo. 1- Como seu fim de semana? está

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 12 por

Leia mais

EXAME FINAL DE NÍVEL A2

EXAME FINAL DE NÍVEL A2 ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO EXAME FINAL DE NÍVEL A2 PPT (Português para Todos) 8 Páginas Duração: 90 minutos + 30 minutos de tolerância junho de 2016 Versão A (A preencher pelo aluno) Nome:

Leia mais

VAMOS BEBER UM CAFEZINHO?

VAMOS BEBER UM CAFEZINHO? PE Episódio #83 Nível III Avançado (C1-C2) Texto & Voz: Catarina Stichini VAMOS BEBER UM CAFEZINHO? Aposto que se fizéssemos um inquérito de rua sobre a quantidade de café ingerida em Portugal, a maioria

Leia mais

10 COISAS QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE OS PORTUGUESES

10 COISAS QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE OS PORTUGUESES PE Episódio #47 Nível III Avançado (C1-C2) Texto e voz: Catarina Stichini 10 COISAS QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE OS PORTUGUESES Muito mais difícil do que aprender uma língua, e, diríamos mesmo, mais importante

Leia mais

EXAME FINAL DE NÍVEL A2

EXAME FINAL DE NÍVEL A2 ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO EXAME FINAL DE NÍVEL A2 PPT (Português para Todos) 8 Páginas Duração: 90 minutos + 30 minutos de tolerância junho de 2016 Versão B (A preencher pelo aluno) Nome:

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Números cardinais : 21 a 100

Números cardinais : 21 a 100 Números cardinais : 21 a 100 21 vinte e um - trinta 22 - vinte e dois 40 - quarenta 23 - vinte e três 50 - cinquenta 24 - vinte e quatro 60 - sessenta 25 vinte e cinco 70 - setenta 26 - vinte e seis 80

Leia mais

QUE AZAR! Quem não acredita em azar, misticismos ou superstições não conhece a sensação excitante e divertida de prever situações.

QUE AZAR! Quem não acredita em azar, misticismos ou superstições não conhece a sensação excitante e divertida de prever situações. PE Episódio #8 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Marta Costa Didatização: Marta Costa e Catarina Stichini QUE AZAR! Quem não acredita em azar, misticismos ou superstições não conhece a sensação

Leia mais

CIDADE MARAVILHOSA. Pronto, esta é a minha cidade! É a cidade maravilhosa, como dizem os poetas!

CIDADE MARAVILHOSA. Pronto, esta é a minha cidade! É a cidade maravilhosa, como dizem os poetas! PB Episódio #050 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa Voz: Marta Costa e Catarina Stichini Didatização: Catarina Stichini CIDADE MARAVILHOSA Carla acabou de aterrar no aeroporto do Galeão, no

Leia mais

Acelerar e abrandar: recursos temporais no quotidiano das Colinas do Cruzeiro

Acelerar e abrandar: recursos temporais no quotidiano das Colinas do Cruzeiro Acelerar e abrandar: recursos temporais no quotidiano das Colinas do Cruzeiro Estrutura Tempos rápidos e tempos lentos O tempo enquanto recurso Metodologia Os estilos de tempo nas Colinas do Cruzeiro O

Leia mais

Lesson 07: Verb + Not, Verb +? Lição 07: Verbo + Não, Verbo +?

Lesson 07: Verb + Not, Verb +? Lição 07: Verbo + Não, Verbo +? Lesson 07: Verb + Not, Verb +? Lição 07: Verbo + Não, Verbo +? Reading (Leitura) I do not run. (Eu não corro.) We do not go to the park. (Nós não vamos ao parquet.) You do not dance. (Você não dança.)

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

Olá! Como está? 1. Complete com os artigos definidos: o / a / os / as. 2. Complete com: de / do / da / dos / das.

Olá! Como está? 1. Complete com os artigos definidos: o / a / os / as. 2. Complete com: de / do / da / dos / das. 1 5 1. Complete com os artigos definidos: o / a / os / as. professora casas médico alunos amigo diretor secretária capital número dicionários 2. Complete com: de / do / da / dos / das. Ele é... Portugal

Leia mais

Anexo Entrevista G2.1

Anexo Entrevista G2.1 Entrevista G2.1 Entrevistado: E2.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência e 42 anos Masculino Ucrânia 13 anos m Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: 12º ano Não Língua materna: Ucraniano

Leia mais

Lesson 23: How. Lição 23: Como. Reading (Leituras) How are your parents? How are you? How was the interview? How is your work?

Lesson 23: How. Lição 23: Como. Reading (Leituras) How are your parents? How are you? How was the interview? How is your work? Lesson 23: How Lição 23: Como Reading (Leituras) How are you? (Como você está?) How are your parents? (Como estão seus pais?) How was the interview? (Como foi a entrevista?) How is your work? (Como está

Leia mais

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMPREENSÃO DA LEITURA PRODUÇÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES Esta componente tem a duração de 75 minutos. Esta componente tem

Leia mais

A FAMÍLIA DA NOIVA. PE Episódio #53 Nível III Avançado (C1-C2) Texto e voz: Catarina Stichini

A FAMÍLIA DA NOIVA. PE Episódio #53 Nível III Avançado (C1-C2) Texto e voz: Catarina Stichini PE Episódio #53 Nível III Avançado (C1-C2) Texto e voz: Catarina Stichini A FAMÍLIA DA NOIVA O Lars e a Maria conheceram-se em Hamburgo, na Alemanha, quando ambos estudavam na universidade. Na altura,

Leia mais

Aula 11 Advébios de Frequência

Aula 11 Advébios de Frequência Aula 11 Advébios de Frequência Aula 11 Advébios de Frequência A Posição dos Advérbios. Agora que você já conhece os advérbios de frequência mais importantes é preciso entender onde colocá-los na frase

Leia mais

I. COMPREENSÃO LEITORA. Felicidade? Só ao fim-de-semana!

I. COMPREENSÃO LEITORA. Felicidade? Só ao fim-de-semana! I. COMPREENSÃO LEITORA Teto 1: Leia o seguinte artigo. Felicidade? Só ao fim-de-semana! Dores de cabeça, problemas digestivos, dificuldades respiratórias e falta de energia são sintomas dos dias úteis,

Leia mais

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale...

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale... Fichas de Português Bloco V Estruturas Gramaticais Números cardinais ; 101 a 1 000 000 000. Количественные числительные... Numerale cardinale... Preposição + pronomes pessoais. Пpeдлoг + мecтoимeниe. Prepoziţii

Leia mais

NAMORADO NA CASA DA AVÓ

NAMORADO NA CASA DA AVÓ PB Episódio #42 Nível III Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Thaïs Machado-Borges Didatização: Telma Rodrigues NAMORADO NA CASA DA AVÓ Essa história se passou nos anos noventa, quando ainda não havia internet

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 4 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 4 I Verbos regulares no futuro do presente simples indicativo Estar Ser Ir Eu estarei

Leia mais

O mês, yyyyyyyyyy. O ano, xxxxxxxxxx. Episódios da vida de Nick, o DETONA HALLS....

O mês, yyyyyyyyyy. O ano, xxxxxxxxxx. Episódios da vida de Nick, o DETONA HALLS.... O DETONA HALLS O mês, yyyyyyyyyy. O ano, xxxxxxxxxx. Episódios da vida de Nick, o DETONA HALLS. Nota importante Quaisquer semelhanças com pessoas vivas ou mortas não são meras coincidências...... FOGOS

Leia mais

Unidade 1. Salpicos e os seus amigos. 1. Canção. O meu chapéu tem 3 bicos

Unidade 1. Salpicos e os seus amigos. 1. Canção. O meu chapéu tem 3 bicos Unidade 1 Salpicos e os seus amigos. 1. Canção O meu chapéu tem 3 bicos O meu chapéu tem 3 bicos, Tem 3 bicos o meu chapéu Se não tivesse 3 bicos, O chapéu não era meu. O meu chapéu tem 3 bicos, Tem 3

Leia mais

Aula 04 - Vamos de ônibus ou a pé?

Aula 04 - Vamos de ônibus ou a pé? Aula 04 - Vamos de ônibus ou a pé? Objetivos Reconhecer os nomes dos meios de transporte, ouvindo sua pronúncia e relacionando a imagem a sua grafia; dar e pedir informações sobre transportes e seus itinerários,

Leia mais

Grande Recompensa. Por. José Nilton Ribeiro da Silva Palma. Ficção

Grande Recompensa. Por. José Nilton Ribeiro da Silva Palma. Ficção Grande Recompensa Por José Nilton Ribeiro da Silva Palma Ficção J.N.R.S.P (75)999749407 INT. CASA DE - DIA - MANHÃ Ambiente simples., 22 anos, estatura mediana, pardo. Está sentado na mesa com o copo de

Leia mais

ESTUDO DO MEIO. Quais os meus hábitos de higiene? Observa as imagens. Numera-as de acordo com as frases.

ESTUDO DO MEIO. Quais os meus hábitos de higiene? Observa as imagens. Numera-as de acordo com as frases. Quais os meus hábitos de higiene? Comigo é assim! Cumpro regras para uma vida saudável: pratico desporto, faço uma alimentação saudável e tomo banho todos os dias. Olá! Com que então a praticar desporto?

Leia mais

1. Ouça o depoimento de Diana, sem acompanhar a transcrição, e complete as lacunas. Diana: E o meu trabalho, eu numa empresa chamada B2W, que

1. Ouça o depoimento de Diana, sem acompanhar a transcrição, e complete as lacunas. Diana: E o meu trabalho, eu numa empresa chamada B2W, que Todos os dias Gramática: atividades De olho no mercado 1. Ouça o depoimento de Diana, sem acompanhar a transcrição, e complete as lacunas. Diana: E o meu trabalho, eu numa empresa chamada B2W, que trabalha

Leia mais

Ah, que maravilha! disse a mãe, quando eu lhe mostrei o recado que trouxe da escola. Um museu num castelo histórico! Vai ser interessante.

Ah, que maravilha! disse a mãe, quando eu lhe mostrei o recado que trouxe da escola. Um museu num castelo histórico! Vai ser interessante. Capítulo UM Maria Lua. Sou eu! E este é o Coelhinho Rosa. Ele vai comigo para todo o lado. Até nas visitas de estudo! Eu ainda só fui a uma visita de estudo ao ballet, por isso, fiquei muito entusiasmada

Leia mais

AULA 4: Simple Present (Presente Simples), Advérbios de Frequência e Lugares

AULA 4: Simple Present (Presente Simples), Advérbios de Frequência e Lugares AULA 4: Simple Present (Presente Simples), Advérbios de Frequência e Lugares Por Fabio Yuji (Vlog Mediários e Blog Pop Literal) Simple Present Conjugação/tempo verbal em inglês utilizado para expressar:

Leia mais

JUNIOR SECONDARY CERTIFICATE

JUNIOR SECONDARY CERTIFICATE JUNIOR SECONDARY CERTIFICATE PORTUGUESE FOREIGN LANGUAGE 1163/1 PAPER 1 Listening Comprehension 30 minutes Marks 25 2018 TEACHER S TEXT This document consists of 5 printed pages. Republic of Namibia MINISTRY

Leia mais

Build Up Your Language Learning PORTUGUESE.

Build Up Your Language Learning PORTUGUESE. BASIC VERBS Build Up Your Language Learning PORTUGUESE Basic Verbs - Portuguese TABLE OF CONTENTS 1. ABRIR TO OPEN... 3 2. APRENDER TO LEARN... 6 3. BEBER TO DRINK... 9 4. BRINCAR TO PLAY... 12 5. COMER

Leia mais

1- (1,0) Responda às perguntas das crianças:

1- (1,0) Responda às perguntas das crianças: Colégio Ressurreição Vita et Pax Disciplina: Matemática Professor(a) Atividade: Avaliação Bimestral Nome: Nº. Ano: 4 Turma: Data: / / Nota: Queridos alunos, Todos os nossos sonhos podem tornar-se realidade

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AZ) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AZ) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AZ) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

Dialogar em Português

Dialogar em Português Dialogar em Português Helena Lemos 11,3 mm Helena Lemos Dialogar em Português e visa desenvolver a competência de comunicação em situações da vida quotidiana, M Y CM MY CY CMY K através da audição de diálogos

Leia mais

Transcrição Todo Mundo Pod Episódio 67 Quando usar ser e estar em Português

Transcrição Todo Mundo Pod Episódio 67 Quando usar ser e estar em Português Transcrição Todo Mundo Pod Episódio 67 Quando usar ser e estar em Português Olá e seja bem-vindo ao Todo Mundo Pod número 67. Eu sou Marcos Sales e hoje nós vamos falar sobre os verbos ser e estar em português

Leia mais

O que você está fazendo? Português 103 Prof. García Meléndez Universidad del Este

O que você está fazendo? Português 103 Prof. García Meléndez Universidad del Este O que você está fazendo? Português 103 Prof. García Meléndez Universidad del Este Serei capaz de Falar das coisas que eu estou fazendo neste momento Comunicar as coisas que eu posso fazer e as coisas que

Leia mais

PETER DA SILVA, CABELEIREIRO ACIDENTAL

PETER DA SILVA, CABELEIREIRO ACIDENTAL Episódio #107 Nível II - Intermédio (B1-B2) Texto: Catarina Stichini e Peter da Silva Voz: Catarina Stichini e Joaquim Jorge Didatização: Telma Rodrigues PETER DA SILVA, CABELEIREIRO ACIDENTAL Peter da

Leia mais

Para o meu pai, que era um contador de histórias e sabia provocar o riso. Sinto tanto a tua falta. S.Y.

Para o meu pai, que era um contador de histórias e sabia provocar o riso. Sinto tanto a tua falta. S.Y. FICHA TÉCNICA Título original: Fortunately, the Milk Autor: Neil Gaiman Copyright 2013 by Neil Gaiman Ilustrações 2013 Skottie Young Tradução Editorial Presença, Lisboa, 2016 Tradução: Maria João Freire

Leia mais

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira.

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios de tempo: quando? agora, ainda, amanhã, antes, antigamente, cedo, dantes,

Leia mais

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente sentarem-se,

Leia mais

O L Á! C O M O E S T Á?

O L Á! C O M O E S T Á? O L Á! C O M O E S T Á? U n i d a d e 1 9 U N I D A D E 1 A. Apresentação 1 - Leia e ouça o diálogo. Ler e ouvir Pablo: Olá! Como se chama? Ana: Chamo-me Ana. E você? Pablo: Sou o Pablo. Ana: De onde é?

Leia mais

I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. (5 pontos)

I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. (5 pontos) I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. Hoje. domingo e o tempo. bom. Por isso nós. todos fora de casa.. a passear à beira-mar.. agradável passar um pouco de tempo

Leia mais

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal Data da entrevista: Numero: 1 /06 /012 GUIÃO DA ENTREVISTA 7 A Perfil sociodemográfico do cuidador informal 1) Género 2) Idade 3) Estado Civil Feminino Masculino 4) Composição do Agregado Familiar 69 Anos

Leia mais

Expert Reader 1000 Chapter 1. by Elen Fernandes

Expert Reader 1000 Chapter 1. by Elen Fernandes Expert Reader 1000 Chapter 1 by Elen Fernandes 1- At the restaurant Jenny is at a restaurant. She loves this Japanese restaurant. She always goes there with her boyfriend. Before, she didn t like sushi,

Leia mais

Lesson Number 2 Where Onde

Lesson Number 2 Where Onde Where Onde 1 Where is Canada? Onde fica o Canadá? Over there (as in a long way away, but visible) Lá Here Aqui I want (I desire) Eu quero I want to ride Eu quero andar de I want to ride the boat. Eu quero

Leia mais

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8...

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8... Sumário Como Emagrecer Rápido Passo 1... 1 Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e 3... 3 Passo 4... 4 Passo 5... 5 Passo 6 e 7...6 Passo 8...7 Passo 9 e 10...8 Para emagrecer rápido você precisa conhecer

Leia mais

Lesson 24: Prepositions of Time. (in, on, at, for, during, before, after) Lição 24: Preposições de tempo. Como usar preposições de tempo.

Lesson 24: Prepositions of Time. (in, on, at, for, during, before, after) Lição 24: Preposições de tempo. Como usar preposições de tempo. Lesson 24: Prepositions of Time (in, on, at, for, during, before, after) Lição 24: Preposições de tempo Como usar preposições de tempo. Reading (Leituras) I was born in 2000. (Eu nasci em 2000.) We always

Leia mais

REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO. Profª. Fernanda Machado

REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO. Profª. Fernanda Machado REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO Profª. Fernanda Machado 1 Os tempos do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, pretérito imperfeito, futuro do presente

Leia mais

Real Brazilian Conversations #21 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #21 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: How it is like to live in Uberlândia MG. Context: In this conversation André talks to his aunt Edmárcia, about the city of Uberlândia, in Minas Gerais state. She tells us

Leia mais

Ficha de transcrição / Póvoa do Varzim / A bruxa e o peixe. A bruxa e o peixe

Ficha de transcrição / Póvoa do Varzim / A bruxa e o peixe. A bruxa e o peixe Ficha de transcrição / Póvoa do Varzim / A bruxa e o peixe A bruxa e o peixe Classificação: Lendas e Mitos Assunto: Relato de um pescador que, recusando dar peixe a uma bruxa que lho pedira, se viu sem

Leia mais

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem?

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem? Nível 1 CHEGADA Olá! És a Sandra? Sou, sim, e tu, és o João? Sim, finalmente! Como estás? Estou bem, e tu? Muito bem, obrigada. E a viagem, foi boa? Não foi má... Estou um pouco cansada e tenho sede. Está

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Português Compreensão de texto 3 o ano Unidade 6 5 Unidade 6 Compreensão de texto Nome: Data: Leia este texto. Os habitantes de uma região onde havia um castelo muito antigo tinham

Leia mais

PĀO-POR-DEUS. Pão por Deus Que Deus me deu Uma esmolinha Por alma dos seus

PĀO-POR-DEUS. Pão por Deus Que Deus me deu Uma esmolinha Por alma dos seus PE Episódio #105 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini Didatização: Telma Rodrigues PĀO-POR-DEUS Pão por Deus Que Deus me deu Uma esmolinha Por alma dos seus No século

Leia mais

*Domingos, S., Demétrio, P., & Gaspar, R. (2014). Este instrumento encontra-se ainda em fase de adaptação, pelo que todos os direitos são reservados.

*Domingos, S., Demétrio, P., & Gaspar, R. (2014). Este instrumento encontra-se ainda em fase de adaptação, pelo que todos os direitos são reservados. 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 *Domingos, S., Demétrio, P., & Gaspar, R. (2014). Este instrumento encontra-se

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

Viajar Geral. Geral - Essenciais. Geral - Conversação. Pedindo ajuda. Perguntando se alguém fala inglês. Perguntando se alguém fala determinado idioma

Viajar Geral. Geral - Essenciais. Geral - Conversação. Pedindo ajuda. Perguntando se alguém fala inglês. Perguntando se alguém fala determinado idioma - Essenciais Você pode me ajudar, por favor? Pedindo ajuda Você fala inglês? Perguntando se alguém fala inglês Você fala _[idioma]_? Perguntando se alguém fala determinado idioma Eu não falo_[idioma]_.

Leia mais

Viajar Geral. Geral - Essenciais. Geral - Conversação. Pedindo ajuda. Perguntando se alguém fala inglês. Perguntando se alguém fala determinado idioma

Viajar Geral. Geral - Essenciais. Geral - Conversação. Pedindo ajuda. Perguntando se alguém fala inglês. Perguntando se alguém fala determinado idioma - Essenciais Can you help me, please? Pedindo ajuda Do you speak English? Perguntando se alguém fala inglês Do you speak _[language]_? Perguntando se alguém fala determinado idioma I don't speak_[language]_.

Leia mais

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal Data da entrevista: Numero: 20 /0 3 / 012 GUIÃO DA ENTREVISTA 2 A Perfil sociodemográfico do cuidador informal 1) Género 2) Idade 3) Estado Civil Feminino Masculino 4) Composição do Agregado Familiar 74

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F12 Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista 31-07-2012 Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Leia mais

Este livro pertence a

Este livro pertence a Cristais em meus olhos Este livro pertence a Em seu consultório, a médica está explicando tudo sobre cistinose para Bruno. Seu corpo é feito de milhares e milhares de células pequeninas, ela disse. Imagine

Leia mais

A BRUMA. Eliseu Maia. Eliseu Maia

A BRUMA. Eliseu Maia. Eliseu Maia A BRUMA de Eliseu Maia Eliseu Maia EXT. ESTRADA - DIA MANHÃ Ouvem-se pássaros e passos. Numa manhã de nevoeiro, Hércules caminha, à deriva, estrada fora. Passa um carro e ele estica o braço, com o dedo

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Depois de ler o texto, assinale com um V (verdadeiro) ou um F (falso) as afirmações 1-3. Escreva as respostas na folha de respostas.

Depois de ler o texto, assinale com um V (verdadeiro) ou um F (falso) as afirmações 1-3. Escreva as respostas na folha de respostas. Exemplo 1 Questões 1-3 Depois de ler o texto, assinale com um V (verdadeiro) ou um F (falso) as afirmações 1-3. Escreva as respostas na folha de respostas. CORREIOS BALCÃO 1 BALCÃO 2 BALCÃO 3 TELEFONEMAS

Leia mais

Metodologia e Amostra

Metodologia e Amostra Job: 130361 Introdução Objetivo Investigar os hábitos alimentares dos brasileiros que trabalham fora, durante o período de trabalho, comparando trabalhadores que recebem o benefício refeição com aqueles

Leia mais

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones -

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones  - Português Regular A1 Pronomes Pessoais + Pronomes de Tratamento Eu Você / O senhor / A senhora Ele / Ela Nós / A gente Vocês / Os senhores / As senhoras Eles / Elas Pronomes Interrogativos Que Quem Qual,

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Lógica de Argumentação. Operadores Lógicos Parte 4. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Lógica de Argumentação. Operadores Lógicos Parte 4. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO Lógica de Argumentação. Parte 4. Prof. Renato Oliveira 1) Se não durmo, bebo. Se estou furioso, durmo. Se durmo, não estou furioso. Se não estou furioso, não bebo. Logo, a) não durmo,

Leia mais

PESQUISA HÁBITOS ALIMENTARES DO TRABALHADOR BRASILEIRO

PESQUISA HÁBITOS ALIMENTARES DO TRABALHADOR BRASILEIRO PESQUISA HÁBITOS ALIMENTARES DO TRABALHADOR BRASILEIRO INTRODUÇÃO OBJETIVO Investigar os hábitos alimentares dos brasileiros que trabalham fora, durante o período de trabalho, comparando trabalhadores

Leia mais

GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE. Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS

GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE. Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS HEZKUNTZA, HIZKUNTZA POLITIKA ETA KULTURA SAILA DEPARTAMENTO DE EDUCACIÓN, POLÍTICA LINGÜÍSTICA Y CULTURA GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS MAIO 2013

Leia mais

LÍNGUA INGLESA 1 ANO ENSINO MÉDIO PROF. ADEMIR RIBEIRO PROF.ª CHRISTIANE VASCONCELOS

LÍNGUA INGLESA 1 ANO ENSINO MÉDIO PROF. ADEMIR RIBEIRO PROF.ª CHRISTIANE VASCONCELOS LÍNGUA INGLESA 1 ANO ENSINO MÉDIO PROF. ADEMIR RIBEIRO PROF.ª CHRISTIANE VASCONCELOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS Unidade I Technology - Technological changes Aula 3 Revisão e Avaliação 2 REVISÃO 1 Good Morning

Leia mais

primeira Bom Dia. Vamos Escutar e Falar unidade V Repita F Corrija

primeira Bom Dia. Vamos Escutar e Falar unidade V Repita F Corrija Bom Dia. primeira 1 unidade Vamos Escutar e Falar 1 Verdadeiro ou falso? U V Repita F Corrija 1 A 11. A estação do Rossio é no Rio de Janeiro. 12. A Mónica é professora. 13. A Mónica trabalha para o jornal

Leia mais

INGLÊS COM. BONUS MATERIAL Phrasal Verbs # 2. Gustavo Rangel - Todos os direitos reservados

INGLÊS COM. BONUS MATERIAL Phrasal Verbs # 2. Gustavo Rangel - Todos os direitos reservados INGLÊS COM BONUS MATERIAL Phrasal Verbs # 2 GustavoRangel.com.br Gustavo Rangel - Todos os direitos reservados Inglês com Gustavo Rangel bonus material phrasal verbs #2 Introdução Phrasal verbs são objeto

Leia mais

Presente do Indicativo

Presente do Indicativo Presente do Indicativo Formas verbos regulares falar comer s falo falas fala falamos falais falam como comes come comemos comeis comem partir parto partes parte partimos partis partem 1 Presente do indicativo

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (13A1BS) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (13A1BS) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (13A1BS) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau.

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. 澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau 2018 年試題及參考答案 Exames e Resposta do Ano 2018 葡語 B Português B Leia o seguinte

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 1.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

LITERACY ASSESSMENT READING Benchmark III-IV

LITERACY ASSESSMENT READING Benchmark III-IV LITERACY ASSESSMENT READING PORTUGUESE Scoring: Task K... Task L... Task C... Total Score... For Office Use ONLY Score of 5+ Go to CLBA Score of 15+ Go to CLBA Copyright 2013 Centre for Education & Training

Leia mais

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMPREENSÃO DA LEITURA PRODUÇÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS Esta componente tem a duração de 1 hora e 15 minutos.

Leia mais

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal Data da entrevista: Numero: 28 / 04 /012 GUIÃO DA ENTREVISTA 6 A Perfil sociodemográfico do cuidador informal 1) Género 2) Idade 3) Estado Civil Feminino Masculino 4) Composição do Agregado Familiar Anos

Leia mais

Segunda-feira, depois do jantar

Segunda-feira, depois do jantar Segunda-feira, depois do jantar Querido Diário, DIÁRIO Olá, Diário. Eu sou a Ema e Era uma vez uma menina chamada Ema. Ela vivia Como é que se começa um diário? Nunca tive nenhum. Os meus pais ofereceram-me

Leia mais

25 DE ABRIL: UMA NOVA CLARIDADE

25 DE ABRIL: UMA NOVA CLARIDADE PE Episódio #125 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Isabel Margarida Duarte Voz e Didatização: Telma Rodrigues 25 DE ABRIL: UMA NOVA CLARIDADE No dia 25 de abril de 1974, entrei para as aulas, de manhã,

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância NEAD/AEDB

Núcleo de Educação a Distância NEAD/AEDB ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Mantenedora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administração e da Computação Dom Bosco, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, da Faculdade de Engenharia

Leia mais

NOVAS PALAVRAS DESENHADAS

NOVAS PALAVRAS DESENHADAS NOVAS PALAVRAS DESENHADAS ESCRITO E ILUSTRADO PELOS ALUNOS DO COLÉGIO NOVO DA MAIA Depois de uma noite de sono, Como é bom acordar! Sentir a luz nos meus olhos, Levantar-me e andar. O ACORDAR SIMÃO SILVA

Leia mais

Anexo 2.3- Entrevista G1.3

Anexo 2.3- Entrevista G1.3 Entrevista G1.3 Entrevistado: E1.3 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 44 anos Masculino Cabo-verde (nasceu em São Tomé) 20 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : 4ª classe

Leia mais

MATEMÁTICA RELÓGIOS ANALÓGICOS APRENDER A LER AS HORAS. 1 Desenha os ponteiros dos relógios de acordo com as horas indicadas. 07h30m. 12h15m.

MATEMÁTICA RELÓGIOS ANALÓGICOS APRENDER A LER AS HORAS. 1 Desenha os ponteiros dos relógios de acordo com as horas indicadas. 07h30m. 12h15m. RELÓGIOS ANALÓGICOS APRENDER A LER AS HORAS PONTEIRO DOS MINUTOS PONTEIRO DAS HORAS 1 HORA tem 60 MINUTOS São 01h15m ou 13h15m 1 Desenha os ponteiros dos relógios de acordo com as horas indicadas. 07h30m

Leia mais