Entrevista Claudia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Entrevista Claudia"

Transcrição

1 Entrevista Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento) I. - Como é que tem sido o seu percurso escolar até aqui? C. - Tem corrido bem. Acabei o 12º com uma boa média. O que eu queria mesmo sempre era medicina. Mas o ano passado não consegui entrar. Nem este ano consegui. I. - Já é o segundo ano que tenta? C. - Medicina é. Mas o ano passado estive em biologia celular noutra faculdade. Mas saí porque de todo não era o curso que eu queria, porque em saídas profissionais não era o que eu queria, era mais laboratórios e assim e o que eu queria não era isso. Era um curso que dava ou para investigação ou para dar aulas, mas eu não queria nenhuma destas, mas o que eu queria era na saúde, e estar em contacto com as pessoas. I. - Factores de sucesso no seu percurso, até aqui? C. - Eu nunca fui de estar sempre enfiada em casa agarrada aos livros. Estudo quando vejo que aquilo está a dar rendimento e depois quando vejo que não está a dar rendimento páro e retomo. E tem funcionado bem. Quando tenho que estudar, estudo e tenho arranjado sempre tempo para me divertir. I. - Sempre quis vir para o ensino superior? C. - Sim, sempre quis porque sempre tive sempre na ideia tirar o curso de medicina agora essa hipótese (hesitação) ainda está de pé, mas tem sido bastante difícil... I. - Esta foi a sua 6ª opção. C. - Foi. Nunca tinha concorrido para enfermagem. O ano passado concorri para medicina, biologia e físico-química... Acho eu. Este ano escolhi Medicina e depois Medicina Dentaria e depois é que foi Enfermagem Este ano é um curso que eu tenho a certeza que vou gostar porque é interessante, tem coisas interessantes e já ouvi falar muito bem, de muitas pessoas aqui desta escola e de outra também. E para além disso tem saídas profissionais que eu acho interessantes.

2 I. - O que a leva a achar que o curso seja interessante? C. - Falei com enfermeiros que falam muito bem do curso, mas em termos de emprego não falam tão bem. É muito à base de trabalhar por turnos e que é muito cansativo e dizem que o curso é muito giro, mas que depois no trabalho não serve de muito, que não tem muito a ver. Quem me falou muito bem do curso são amigas minhas que entraram e me dizem muito bem, que o curso é muito giro, e vejo-as muito entusiasmadas, algumas até queriam também medicina e já desistiram de ideia e revolveram ficar por cá. E ficam Dizem que como não conseguiram entrar lá ficaram mesmo por aqui... Desta escola já ouvi falar muito bem, do ambiente, do espírito e dos professores também. Também me fica mais perto de casa. I. - Como é que a sua família e pessoas significativas que a rodeiam vêem a sua entrada neste curso? C. - É uma coisa que sempre tive total liberdade de escolha. E as decisões que eu tomo. Eu tomo e falo com eles e eles normalmente apoiam-me, e dão-me sempre uma opinião. Acham que eu não devo desistir de medicina porque foi sempre uma coisa que eu sempre quis I. - Porquê a medicina? C. - Porque é um curso que acho que é óptimo e aprende-se muito, e depois as saídas profissionais... eu acho que a especialização... que eu queria era mesmo ser médica, ser pediatra. Gosto de estar em contacto com pessoas. O que me interessa é tratar as pessoas, e o que me interessa são mesmo as coisas relacionadas com o tratamento. I. - Teve na sua experiência pessoal, até hoje alguma experiência relacionadas com este mundo da saúde? C. - Não sei. Acho que não. Por acaso na família nem sequer há médicos. I. - O que acha que de concreto um enfermeiro faz no seu local de trabalho? E em que contextos de trabalho? C. - Hospitais, centros de saúde... no INEM também.. O que fazem... Também depende da área em que estão, se estão num hospital ou num centro de saúde. Se estão, por exemplo, na parte do planeamento familiar estão mais na base do aconselhamento, ou se estão no centro de saúde, estão mais na parte das vacinas estão mais na base de dar as vacinas. No hospital, se estiverem, por exemplo na ala dos recém nascidos estão mais em contacto com os bébés e as mães. No fundo acho

3 que estão mais em contacto com o doente do que o próprio médico, passam mais tempo. Os doentes passam mais tempo com os enfermeiros do que o médico. I. - E do ponto de vista mais técnico, não tão relacional, alguma coisa que distinga o trabalho dos enfermeiros? Algo que eles façam especificamente? C. - Não sei... agora assim.. Não me ocorre nada. I. - Experiências pessoais próximas dos enfermeiros, que tenha tido? Ou da saúde? C. - Este ano, no verão, fiz um curso de TAT (tripulante de ambulância de transporte) nos bombeiros voluntários e alguns turnos no INEM e andei nas ambulâncias. Tive pouca prática porque o curso não incluía prática. Não fiz nada por aí além. Era mais o velhinho que tinha a tensão alta ou baixa, era medir a tensão e depois fazer o teste da glicémia e transportar para o hospital se fosse caso disso. Apanhei também um acidente de viação, mas também não era nada de especial. Não apanhei nada de grave, nenhuma paragem não apanhei ninguém num estado muito mau. Depois já tive uma hospitalização, mas era muito bébé, já tenho ido com familiares mas nunca fui muito ao hospital e uma ou outra vez fui com a minha irmã ou a minha prima. Mas a ideia que tive do que me disseram e do que eu vi... Quando uma delas lá esteve internada três dias, a ideia com que fiquei é que aquilo varia muito. Os critérios variam muito quando mudam de turno de pessoa para pessoa, de enfermeiro para enfermeiro. I. - O que varia? C. - Lembro-me de uma situação que era ao nível do oxigénio, a percentagem era de 89 ou de 90 uma coisa assim: Ah! É normal, é normal!. Mudou de turno: Ah! Não! Isto não pode estar assim! Isto era com os enfermeiros. Diferentes pessoas trabalhavam de forma diferentes, depende muito dos enfermeiros se calhar não devia variar, e ao nível dos médicos julgo que é a mesma coisa. I. - O que acha que diferencia os enfermeiros de outros profissionais na área da saúde? C. - Eu acho que os enfermeiros têm a componente mais do lado humano e das relações, mais desenvolvidos e habituados a lidar do que o médico, até ao nível do curso por causa das cadeiras que há. É mais ao nível da psicologia e há vários estágios ao longo do curso, enquanto que nos médicos é mais só no final do curso. Os primeiros anos são sempre teóricos e, portanto, estão acho que desde mais cedo habituados lidar com os doentes e acho que isso é importante. Saber lidar com as pessoas saber

4 conversar com as pessoas. Saber conversar com o doente e transmitir-lhe as coisas claras. I. - Quais são as suas expectativas sobre o que vai acontecer aqui neste curso? Que experiências? C. - Estágios. O que eu percebi é que há um estágio de comunitária, depois, no Centro de saúde e depois no hospital. Logo aí há um maior contacto com o doente, e com o próprio ambiente, no centro de saúde ou num hospital e isso atrai-me. Aquilo que me disseram é que o no segundo ano é que se aprende mesmo, mais de facto, porque o primeiro ano é muito mais superficial, é só umas noções mais gerais. No segundo os estágios são mais difíceis. I. - O que acha que é a imagem social sobre a enfermagem e os enfermeiros? C. - Quem teve contacto com o hospital ou esteve internado, normalmente fala muito bem dos enfermeiros, fala bem da equipa, e em relação à equipa, dizem que os enfermeiros é que estão lá, ou mesmo em relação aos médicos dizem que os enfermeiros é que estão lá eles dizem que os médicos só vão lá mesmo para ver os relatórios, receitas e os relatórios do enfermeiros. Se calhar quem não conhece tão bem este ambiente... não sei bem acho que, depois diz-se ah! Enfermeiros enfermagem não... quando vim disseram-me também enfermagem? mas tu queres ser mesmo enfermeira? I. - O enfermeiro trabalha com outros profissionais? Com quem trabalha? E que relações tem de equipa com os outros? C. - Lida com os auxiliares e com os médicos, fundamentalmente com outros técnicos de saúde. I. - O que caracteriza essas relações? C. - Não sei... (pausa) para além de ter que transmitir as informações necessárias ao médico... não é? Não sei muito mais para além disso. I. - Porquê a pediatria? Relembre-me. C. - Crianças, gosto muito de estar com crianças apesar de as crianças tem aquela fobia aos médicos... e às batas brancas, mas acho que há maneiras de dar a volta a isso. Pensei também em psicologia, mas em termos de saídas profissionais era difícil. Gosto mesmo é mais da área da saúde. I. - E do ponto de vista da empregabilidade na área da saúde para os enfermeiros? Que ideia é que tem?

5 C. - Acho que agora está um bocado complicado. Pelo menos as pessoas que estão agora a acabar o curso e que eu conheço, dizem bem faltam-me três meses para acabar o curso... e... acho que vou para o desemprego, acho que estão a formar muitos enfermeiros I. - Pensa mudar de curso? Se isso for possível? C. - Sim, penso mudar para medicina. Porque é aquilo que sempre quis.

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

Entrevista Zaida

Entrevista Zaida Entrevista 1.23 - Zaida (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Rodrigo

Entrevista Rodrigo Entrevista 1.17 - Rodrigo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Xavier

Entrevista Xavier Entrevista 1.22 - Xavier (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Bernardo

Entrevista Bernardo Entrevista 1.25 - Bernardo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Maria

Entrevista Maria Entrevista 1.12 - Maria (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 3.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Dora

Entrevista Dora Entrevista 2.04 - Dora (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Erica

Entrevista Erica Entrevista 1.28 - Erica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 10

Transcrição de Entrevista nº 10 Transcrição de Entrevista nº 10 E Entrevistador E10 Entrevistado 10 Sexo Feminino Idade 31 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

Tema A.1 - Acesso ao CLE - Percursos prévios

Tema A.1 - Acesso ao CLE - Percursos prévios Tema A.1 - Acesso ao CLE - Percursos prévios Origem Unidade de sentido CATEGORIA A.1.1: Percursos prévios académicos 1.01 [Entrar no ensino superior] Sempre tive essa ideia. Fui-me mentalizando sempre.

Leia mais

Tema A.2 - Acesso ao CLE - A entrada no CLE

Tema A.2 - Acesso ao CLE - A entrada no CLE Tema A.2 - Acesso ao CLE - A entrada no CLE Origem Unidade de sentido CATEGORIA A.2.1: A Entrada no CLE - Representações sobre o ensino superior 1.01 [O ensino superior]...serve para ter mais habilitações

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Anália

Protocolo da Entrevista a Anália Protocolo da Entrevista a Anália 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que acabou a licenciatura até agora. Então, eu acabei o 4.º ano da licenciatura e tinha o 5.º ano que

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Isabel

Protocolo da Entrevista a Isabel Protocolo da Entrevista a Isabel 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que terminou a licenciatura. Desde que acabei o curso ou fiz a profissionalização? É que eu acabei o

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC ANEXO VI Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam

Leia mais

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E2 Análise

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E2 Análise Problemática 1 Percurso na vida associativa Início da prática associativa (local e idade) Tipo de trabalho desenvolvido Associações que está envolvido «Comecei aqui na JS ( )» (P.1) «18 anos( )» (P. 2)

Leia mais

Tema B Trajectórias - Representações sobre a profissão - Evolução

Tema B Trajectórias - Representações sobre a profissão - Evolução Tema B.4.3.1 - Trajectórias - Representações sobre a profissão - Evolução Origem Unidade de sentido CATEGORIA B.4.3.: Representações sobre a profissão Sub - CATEGORIA B.4.3.1: Como evoluiu (a reprsentação

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 12

Transcrição de Entrevista nº 12 Transcrição de Entrevista nº 12 E Entrevistador E12 Entrevistado 12 Sexo Feminino Idade 25anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 8 Data: 28/10/2010 Hora: 13h00 Duração: 26:31 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de

Identificação Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F08 Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista 6-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de Lisboa

Leia mais

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

Anexo Entrevista G1.5

Anexo Entrevista G1.5 Entrevista G1.5 Entrevistado: E1.5 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 50 anos Masculino Cabo-verde 24 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias: -- crioulo Língua materna:

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar?

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar? Transcrição da entrevista: Informante: nº8 Célula: 3 Data da gravação: Julho de 2009 Geração: 1ª Idade: 56 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 14.44 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado

Leia mais

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado Dimensões Institucionalização Entrevistado F 2 Imagem sobre a velhice Entristece-me muito chegar aqui e olhar para determinados idosos que estão aqui, venho cá três vezes por semana no mínimo e nunca vejo

Leia mais

Actividades. portefólio( )

Actividades. portefólio( ) Categoria Sub-categoria Unidades de registo Ent. Actividades Com os profissionais: Com a profissional, ela orientou-nos sobre todo o processo( ) A3 -Explicação do processo de rvcc A primeira sessão foi

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F12 Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista 31-07-2012 Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Leia mais

Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil.

Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil. Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil. Context: In this conversation André talks to his friend Nathanael, who has lived in Brazil

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

Entrevista Gisela e Paula

Entrevista Gisela e Paula Entrevista 2.07 +2.15 - Gisela e Paula (Bloco P - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se recontextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se renova

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

À CONVERSA COM UMA PROFISSIONAL

À CONVERSA COM UMA PROFISSIONAL À CONVERSA COM UMA PROFISSIONAL A 27 de abril de 2012, os alunos do 2º F do curso profissional de Técnico de Turismo, realizaram uma entrevista, a uma profissional da área. A entrevista foi previamente

Leia mais

Anexo 2.3- Entrevista G1.3

Anexo 2.3- Entrevista G1.3 Entrevista G1.3 Entrevistado: E1.3 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 44 anos Masculino Cabo-verde (nasceu em São Tomé) 20 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : 4ª classe

Leia mais

A Procura. de Kelly Furlanetto Soares

A Procura. de Kelly Furlanetto Soares A Procura de Kelly Furlanetto Soares Peça escrita durante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR. Teatro Guaíra, sob orientação de Andrew Knoll, no ano de 2012. 1 Cadeiras dispostas como se

Leia mais

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A7 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Portanto a higiene, a alimentação,

Leia mais

Anexo Entrevista G2.1

Anexo Entrevista G2.1 Entrevista G2.1 Entrevistado: E2.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência e 42 anos Masculino Ucrânia 13 anos m Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: 12º ano Não Língua materna: Ucraniano

Leia mais

(18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA?

(18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA? (18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA? (VC): HUAHSUASHUAHSUAHSUA SEI LÁ (EU): ENTENDO TUDO NO REAL TA DESABANDO

Leia mais

Anexo 2.7-Entrevista G2.2

Anexo 2.7-Entrevista G2.2 Entrevista G2.2 Entrevistado: E2.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 62 anos Feminino Ucrânia 15 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: Ensino superior (engenharia) Não Língua

Leia mais

Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II

Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II Grupo II Informantes idade Sexo profissão escolaridade Tempo de imigração em Portugal Língua materna E2.1 42 Masc. Jardineiro 12º 12 anos Ucraniano E2.2 62 Fem.

Leia mais

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA C. A entrevistada tem 31 anos e é casada. Tem o 12º ano de escolaridade.

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA C. A entrevistada tem 31 anos e é casada. Tem o 12º ano de escolaridade. GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA C CATEGORIAS DE ANÁLISE Caracterização sociodemográfica Idade Sexo Estado civil Grau de escolaridade / habilitações Experiência profissional Função

Leia mais

Cuidar-se para Cuidar

Cuidar-se para Cuidar Cuidar-se para Cuidar Glauco Batista Clínica de Psicologia e Psicanálise Hospital Mater Dei Belo Horizonte/MG www.psicanaliseehospital.com.br Quem é o Cuidador? Zela pelo bem-estar, saúde, alimentação,

Leia mais

Resolvi estudar arte porque é mais facinho

Resolvi estudar arte porque é mais facinho Resolvi estudar arte porque é mais facinho Por Rubens Cavalcanti da Silva Da série Agar-agar Agar-agar - Gravuragelatina - 2015 obra do autor A arte, que é a matéria mais fácil, meu filho foi mal Eu trabalhava

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 2.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 7 Data: 22/10/2010 Hora: 19h30 Duração: 30:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Monitora 1 Bom dia! Vocês vêm de onde? Alunos 1 Do Couto. Monitora 2 E o tempo aqui, como é que está? Alunos 2 Está calor. Monitora 3 -

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 3 Data: 18/10/2010 Hora: 19h00 Duração: 22:25 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Então, preenchemos umas fichas com os dados pessoais( ) ( ) os meus hobbies, como eu passava os meus tempos livres( )

Então, preenchemos umas fichas com os dados pessoais( ) ( ) os meus hobbies, como eu passava os meus tempos livres( ) Categoria Sub-categoria Unidades de registo Ent. Actividades Sessões individuais para responderam a questões sobre: -A vida pessoal Depois posteriormente, quando nos mandaram cá vir, é que fomos recebidas

Leia mais

Real Brazilian Conversations #37 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #37 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: The life in Montes Claros, hobbies and life in general. Context: In this conversation André talks to his cousins, Melissa e Larissa. They about their lives, what they like

Leia mais

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista A1 Análise

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista A1 Análise Problemática 1 Percurso na vida associativa Início da prática associativa (local e idade) Tipo de trabalho desenvolvido «( )em Deão, na Associação Juvenil de Deão» (P.1) «Comecei a participar nela praí

Leia mais

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho Questões sobre o portfólio respondidas pelas crianças: 1. O que é um portfólio? 2. Gostas do teu portfólio? Porquê?

Leia mais

M O primeiro ano que fiquei colocado? H Depois da licenciatura, a primeira vez que leccionaste?

M O primeiro ano que fiquei colocado? H Depois da licenciatura, a primeira vez que leccionaste? H Já falamos em traços gerais sobre o tema do trabalho, o primeiro assunto que eu gostava que referisses tem a ver com o teu início de carreira como professor, fala-me um pouco daquilo que foi o teu início

Leia mais

Entrevista E1. 1. Onde iniciou o seu percurso na vida associativa? R.: Foi cá na Povoa, foi mesmo na Juventude Socialista.

Entrevista E1. 1. Onde iniciou o seu percurso na vida associativa? R.: Foi cá na Povoa, foi mesmo na Juventude Socialista. Entrevista E1 1. Onde iniciou o seu percurso na vida associativa? R.: Foi cá na Povoa, foi mesmo na Juventude Socialista. 2. Que idade tinha quando começou a pertencer a esta associação? R.: hummm na altura

Leia mais

AB Mas o Fernando tem formação, e os seus colegas cotechs, em primeiro lugar, recebe a formação. E quem é que dá essa formação?

AB Mas o Fernando tem formação, e os seus colegas cotechs, em primeiro lugar, recebe a formação. E quem é que dá essa formação? Codificação desta entrevista: PREN03 PREN03 Renault Destinatário da formação e formador de Telheiras Fernando Farinha (Cotech) Entrevista: 19/12/08 das 10h15 às 10h40 AB Como Cotech é, por um lado, participante

Leia mais

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor?

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor? E- Vá, então eu queria-te perguntar sobre o teatro, o que é que tu achas do teatro. E6- Bué fixe. E- Ya e quando soubeste que ias fazer teatro ficaste contente ou triste? E6- Bué contente. E- Porquê? E6-

Leia mais

Amor nos Tempos de Cólera

Amor nos Tempos de Cólera Amor nos Tempos de Cólera 1 Episódio I Narrador: Amália e Mutarro são namorados. Estão sentados no muro. Amália nota que Mutarro está muito triste. Amália: Mutarro, porque é que estás triste? Mutarro:

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

É verdade! Podemos. E IREMOOOOOOOOS!

É verdade! Podemos. E IREMOOOOOOOOS! Ei, o que estão a fazer com o meu trabalho? O meu nome é Chloe Park. Sou estudante na Universidade da Califórnia. As pessoas acham me demasiado nova para andar na faculdade. É verdade que sou a mais nova

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 9

Transcrição de Entrevista nº 9 Transcrição de Entrevista nº 9 E Entrevistador E9 Entrevistado 9 Sexo Masculino Idade 27 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

Eu acho que eles têm uma dificuldade de falar de si mesmo e isso é nítido (Paloma). As mulheres ficam mais dispostas a falar, mais dispostas a voltar (...) O homem vai vir menos vezes. Ele vai abandonar

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãeee queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

Transcrição de Entrevista n º 19

Transcrição de Entrevista n º 19 Transcrição de Entrevista n º 19 E Entrevistador E19 Entrevistado 19 Sexo Masculino Idade 22 anos Área de Formação Engenharia Informática Investigação Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 11

Transcrição de Entrevista nº 11 Transcrição de Entrevista nº 11 E Entrevistador E11 Entrevistado 11 Sexo Masculino Idade 25anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

13. Já tiveste de ir a Conselho de Turma por teres tido mau comportamento? Não

13. Já tiveste de ir a Conselho de Turma por teres tido mau comportamento? Não (não preencher) N.º DO QUESTIONÁRIO 1. Escola 5º ano 6º ano Turma 2. N.º do aluno 3. Rapaz Rapariga 4. Ano de nascimento 5. Nasceste em Portugal? Sim Não Em que país nasceste? Vivo em Portugal há anos

Leia mais

5ª UNIDADE DE ANÁLISE TEMA: EVOLUÇÃO SOCIAL E ECONÓMICA AO LONGO DO PERCURSO DE REINSERÇÃO SOCIAL.

5ª UNIDADE DE ANÁLISE TEMA: EVOLUÇÃO SOCIAL E ECONÓMICA AO LONGO DO PERCURSO DE REINSERÇÃO SOCIAL. 5ª UNIDADE DE ANÁLISE TEMA: EVOLUÇÃO SOCIAL E ECONÓMICA AO LONGO DO PERCURSO DE REINSERÇÃO SOCIAL. CATEGORIA I - EVOLUÇÃO DO PONTO DE VISTA ECONÓMICO; RECURSOS EXISTENTES AO LONGO DE TODO O PERCURSO DE

Leia mais

Entrevista Alexandre

Entrevista Alexandre Entrevista 2.24 - Alexandre (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1. Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos, a minha intervenção varia.

Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1. Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos, a minha intervenção varia. Entrevista A19 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos,

Leia mais

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMPREENSÃO DA LEITURA PRODUÇÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES Esta componente tem a duração de 75 minutos. Esta componente tem

Leia mais

1 filho de 11 anos Local da entrevista Local de trabalho entrevistada no local de trabalho, numa sala ao lado da sala Comentários

1 filho de 11 anos Local da entrevista Local de trabalho entrevistada no local de trabalho, numa sala ao lado da sala Comentários 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F01 Duração da entrevista 24:58 Data da entrevista 6-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1971 (39) Local de nascimento/residência

Leia mais

Entrevista Daniela

Entrevista Daniela Entrevista 3.27 - Daniela (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos, e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Tiago

Entrevista Tiago Entrevista 519 - Tiago (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

VERBOS Parte 1. Nesse vídeo você vai aprender o que é, ficar, esquentar, fechar, lembrar, esquecer, precisar, brincar, vir, arrumar, e fazer.

VERBOS Parte 1. Nesse vídeo você vai aprender o que é, ficar, esquentar, fechar, lembrar, esquecer, precisar, brincar, vir, arrumar, e fazer. VERBOS Parte 1 Fala aí galera, como é que tá? Esse é o primeiro vídeo dos Verbos, os verbos mais utilizados no Brasil que são diferentes no Espanhol. Preste muita atenção na explicação desses verbos porque

Leia mais

Anexo F Análise de Conteúdo às Questões Abertas

Anexo F Análise de Conteúdo às Questões Abertas Anexo F Análise de Conteúdo às Questões Abertas 86 Análise de Conteúdo às Questões Abertas Que razões/motivos te levaram a escolher este curso? Desporto Gosto pelo Desporto: Adoro desporto ; A minha vida

Leia mais

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E4 Análise

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E4 Análise Problemática 1 Percurso na vida associativa Dimensões Entrevista E4 Análise Início da prática associativa (local e idade) Tipo de trabalho desenvolvido Associações que está envolvido «O meu percurso na

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Identificação. FL14 Duração da entrevista 31:10 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1973 (39) Local de nascimento/residência

Identificação. FL14 Duração da entrevista 31:10 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1973 (39) Local de nascimento/residência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Identificação FL14 Duração da entrevista 31:10 Data da entrevista 2-3-2013 Ano de nascimento (Idade) 1973 (39) Local de nascimento/residência

Leia mais

Faz a tua própria história

Faz a tua própria história Faz a tua própria história! Faz a tua própria história, Página 1 Estou aqui para vos falar de uma história muito simples. E a história não é sobre um rei, um príncipe, um elefante, ou um rato. A história

Leia mais

Entrevista Carlos

Entrevista Carlos Entrevista 2.26 - Carlos (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

AS GRANDES ENTREVISTAS DE ENGENHARIA. A ENGENHARIA ESTA BEM ENTREGUE! INÊS MIROTO Industrial/Field Planning Engineer

AS GRANDES ENTREVISTAS DE ENGENHARIA. A ENGENHARIA ESTA BEM ENTREGUE! INÊS MIROTO Industrial/Field Planning Engineer AS GRANDES ENTREVISTAS DE ENGENHARIA A ENGENHARIA ESTA BEM ENTREGUE! INÊS MIROTO Industrial/Field Planning Engineer 1 MEU PAI É ENGENHEIRO MECÂNICO, E SEMPRE DISSE QUE NO ANO DELE APENAS EXISTIAM DUAS

Leia mais

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista A2 Análise

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista A2 Análise Problemática 1 Percurso na vida associativa Dimensões Entrevista A2 Análise Início da prática associativa (local e idade) Tipo de trabalho desenvolvido Associações que está envolvido «Em Viana ( )» (P.1)

Leia mais

Transcrição de Entrevista n º 23

Transcrição de Entrevista n º 23 Transcrição de Entrevista n º 23 E Entrevistador E23 Entrevistado 23 Sexo Feminino Idade 53 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãnheee, queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

Ensino superior: acesso e permanência. Nadir Zago

Ensino superior: acesso e permanência. Nadir Zago Ensino superior: acesso e permanência Nadir Zago EXPANSÃO NO ENSINO SUPERIOR E SUAS CONTRADIÇÕES O que revelam as estatísticas educacionais do ensino superior Fonte consultada: RISTOFF, D. O Novo perfil

Leia mais

Inquérito por questionário Alunos

Inquérito por questionário Alunos Inquérito por questionário Alunos INSTRUÇÕES A seguir apresentamos-te um conjunto de perguntas sobre as tuas aulas. Não há respostas certas nem erradas, por isso pedimos-te que respondas com verdade. Obrigado

Leia mais

Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR. Roteiro para Entrevista : Seleção.

Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR. Roteiro para Entrevista : Seleção. Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR Roteiro para Entrevista : Seleção. 1. Nome do entrevistado: 2. Endereço/ Rua: nº 3. Bairro: Telefone: Celular : 4. Cidade: Referência: 5. Data da entrevista: / /. Parte

Leia mais

Por que eu escolhi Madrid?

Por que eu escolhi Madrid? Por que eu escolhi Madrid? Outro dia, recebi um email de um brasileiro que virá fazer um intercâmbio na Espanha e me pedia para comparar Madrid e outra cidade espanhola porque ele estava em dúvida sobre

Leia mais

Olhando o Aluno Deficiente na EJA

Olhando o Aluno Deficiente na EJA Olhando o Aluno Deficiente na EJA ConhecendoJoice e Paula Lúcia Maria Santos Tinós ltinos@ffclrp.usp.br Apresentando Joice e Paula Prazer... Eu sou a Joice Eu sou a (...), tenho 18 anos, gosto bastante

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Diretor André Local: Núcleo de Arte Albert Einstein Data: 24/09/2012 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h. COR PRETA

Leia mais

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes Transcrição de Entrevista nº 6 E Entrevistador E6 Entrevistado 6 Sexo Feminino Idade 25 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes Transcrição de Entrevista nº 17 E Entrevistador E17 Entrevistado 17 Sexo Masculino Idade 39anos Área de Formação Engenharia Electrotécnica e de Computadores Investigação Docente do Ensino Superior E -

Leia mais

Os e mails de Amy começaram no fim de julho e continuaram

Os e mails de Amy começaram no fim de julho e continuaram CAPÍTULO UM Os e mails de Amy começaram no fim de julho e continuaram chegando durante todo o verão. Cada um deixava Matthew um pouco mais tenso: Para: mstheworld@gmail.com Assunto: Estou feliz! Acabo

Leia mais

ANEXO 6. Quadro 1 Designação das Categorias. - Conhecimento de Síndrome de Asperger. - Planificação das aulas/sessões. - Trabalho em Equipa

ANEXO 6. Quadro 1 Designação das Categorias. - Conhecimento de Síndrome de Asperger. - Planificação das aulas/sessões. - Trabalho em Equipa Quadro 1 Designação das Categorias ANEXO 6 Categorias Subcategorias A - Percurso Profissional - Experiência - Conhecimento de Síndrome de Asperger - Planificação das aulas/sessões - Trabalho em Equipa

Leia mais

Há 26 anos. 1. Funções de enfermagem, são os medicamentos, as injecções tudo o que está relacionado com enfermagem.

Há 26 anos. 1. Funções de enfermagem, são os medicamentos, as injecções tudo o que está relacionado com enfermagem. Entrevista A10 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 26 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Enfermeira. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Funções de enfermagem, são os medicamentos,

Leia mais

Equivalente ao 12º ano, já em idade adulta Estado civil

Equivalente ao 12º ano, já em idade adulta Estado civil 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML11 Duração da entrevista 28:21 Data da entrevista 23-11-2012 Ano de nascimento (Idade) 1943 (69) Local de nascimento/residência

Leia mais