Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:"

Transcrição

1 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura e pós graduação Estado civil Unida de facto Filh@s 1 filha (2 anos) Local da entrevista Casa da mãe Discurso com algumas hesitações, muitas vezes em forma de pausas preenchidas por ã: ou hum ou outros Comentários vocalismos A entrevistada por vezes fala mais baixo ou parece que fala para dentro o que dificulta a compreensão do que é dito P1 (6:05) E: ok. então podemos[:] começar com a primeira pergunta. que seria. ã: podemos dizer que o nosso mundo, se calhar o mundo em geral, ã: em termos globais, mudou bastante nos últimos sei lá, trinta anos. e se calhar o mundo em portugal mudou ainda mais. ã: em termos de-- sei lá, em termos profissionais, para as pessoas, na maneira como as pessoas vivem, como se relacionam, tudo isso. ã: achas que a vida das mulheres mudou também? (.) ã: acho. acho que sim. ã: as minhas avós por exemplo não trabalhavam. (hum) e agora-- e havia muitas mulheres da geração da das minhas avós que não trabalhavam, e hoje em dia (hum) uma pessoa tem que trabalhar. [rindo] (hum) queira ou não queira, (hum) não é? para sobreviver, (hum) por essa perspetiva ã: acho que[:2] mudou muito. pela sobrevivência, uma pessoa hoje em dia tem que trabalhar, (hum) e pelo-- por outro lado também se calhar nem todas as mulheres estudavam, não é? (hum) não tinham essa (...2.0) essa possibilidade, e agora há mais ã: mulheres formadas até do que homens, (hum) não é? (hum) portanto, acho que mudou radicalmente. E: hum e achas que[2:] se pode dizer que a vida das mulheres hoje seja mais fácil ou mais difícil eventualmente //do que antigamente?\ /acho que é diferente.\\ (hum) acho que é diferente. (.) eu não acho que-- isto comparando sempre-- não acho que a vida das minhas avós tenha sido muito difícil, mas eu acho que a vida das mulheres hoje em dia também não é fácil, porque têm de conjugar uma série de coisas. o trabalho, os filhos, a casa, portanto-- (hum) eu acho que isso depende da perspetiva-- ou de cada pessoa, e

2 como cada pessoa encara a vida, portanto acho que[:] (hum) é diferente. acho que antigamente as pessoas tinham menos-- e em portugal sobretudo, menos condições, não é? (hum) sobretudo na[:] altura da ditadura. mas por aí, (hum) não é para as mulheres é para toda a gente. e hoje em dia é mais fácil. (hum) por aí. (hum) agora, para as mulheres em particu-- por aí-- nessa perspetiva é mais fácil. não é? (hum) agora dizer que a vida das mulheres hoje é mais fácil, só por ser mulher, ã: não! (hum) acho que é por aí. E: e se olhares por exemplo, concretamente para o exemplo da tua mãe, a vida da tua mãe e a tua vida. onde é que tu vês diferenças, eventualmente semelhanças, ã: há umas diferenças. a minha mãe foi mãe aos vinte anos, [riso] (E: [riso]) e eu fui mãe aos trinta e cinco. logo aí (hum) é radicalmente diferente. ã: [pfff] é muito diferente. ambas trabalhamos, ambas somos formadas, mas acho que: ã: acho os meus pais encaravam, ou en-- agora não. mas ã:-- eu digo-- eu acho que é diferente, era uma-- só-- eram outros tempos, (hum) não[:] tem nada a ver, é como ã: isto, por exemplo quando[:] olhamos para[:] crianças por exemplo para a [nome da filha], ã: eles têm ã:-- e quando ã: aliás eu estava grávida, e quando a [nome da filha] nasceu, há um conjunto de coisas que hoje em dia se compram e se preparam para quando os bebés nasçam, nascem, e quando eu nasci não[:] havia nem metade! não é? [riso] (hum) logo uma das coisas que fazia imensa impressão à minha mãe era que ela t-- tinha que sair da maternidade no ovinho! uma coisa de plástico. (E: pois, hum.) antigamente era ao colinho, não é? (E: sim[:4]) ã: eu acho que: (.) é diferente. (hum) acho que hoje as coisas-- hoje somos muito mais-- também ã: são outros tempos mas- - ã: se calhar ligamos mais a meios materiais, se calhar precisamos de muito mais coisas que fazer uma coisa, do que antigamente. acho que se fazia (hum) as coisas mais facilmente. (hum) nós íamos para a praia, todos, no carro, atrás, sem cintos, sem nada, e hoje em dia tem que se ir todos com[:] as cadeirinhas para as crianças, (hum) com os cintos de segurança, et cetera. (hum) mas que-- são outros tempos. (hum) não dá-- E: em todos os aspetos. //hum\ ok. /sim.\\ a evolução e-- (hum) com os seus aspetos positivos e negativos. E: hum, e a vida da tua mãe en--[:2] enquanto mulher, achas que foi diferente? quer dizer, para além daquela parte da maternidade se calhar? ( 2.5) na vida familiar, por exemplo, ou na-- em termos de trabalho, ( 3.0) ã: ( 4.5) hum é diferente, sim. agora não sei se é ã: (.) sim, acho que é diferente, foi-- não sei se inerente à-- ao curso que se tirou, ou também aos tempos, acaba por ser assim. um percurso diferente. (hum) sim.

3 P2 (10:50) E: hum, ok. e ã: igualdade. existe igualdade ã: entre homens e mulheres hoje em dia, na tua opinião? acho que: sim na teoria, na prática não. [riso] (E: [riso]) porque-- e porq-- e ã: acho que isso é muito falado, não é? existem muito mais mulheres formadas e por exemplo em cargos de direção ou em cargos públicos ã: o número de mulheres é muito menor. por exemplo lá no meu trabalho, existe uma mulher diretora, mais ninguém. (hum) e existem muito-- assim quadro-- ã: em termos de quadros técnicos, ã: existem mais mulheres de-- do que homens. (hum) depois existe: uma mulher num cargo de direção. (hum) e uma advogada. (hum) pronto. o resto é tudo homens. E: hum tens alguma explicação para isso? para isso acontecer assim? porque é que isto acontece. ( 4.0) ã: eu acho que se a sociedade já é gerida por homens eles têm tendência a se calhar escolher iguais. [riso] (hum) por um lado. por outro ã: ( 3.0) não sei! se calhar-- não sei. (.) eu acho que passa por aí (.) ã: se calhar os homens estão mais disponíveis e as mulheres acabam por ter outras coisas para gerir, (hum) ( 3.0) não sei. não tenho explicação. acho não faz sentido, (hum) não é, mas (hum) não tenho explicação, não sei. mas que é uma realidade, é! (hum) em termos profissionais pelo menos ã: nota-se essa diferença. E: hum, e na vida familiar, na vida doméstica, //como é que estas coisas são\ /na vida doméstica\\ hum, ao menos na minha vida doméstica não! o [nome do marido] ã: é que cozinha, por exemplo, [riso] (E: [riso] hum) portanto não. assim em termos da minha vida dome-- familiar não. não noto assim essa diferença. E: hum, portanto aí há igualdade. aí há igualdade. (hum) sim. (hum) acho mais em termos profissionais! (hum) é que se nota essa diferença. (hum) em termos de-- ou pelo menos eu não[:] me sujeitava a viver com uma pessoa que fosse: (hum) machista. pelo menos não[:] (hum) que (tivesse) a mulher na cozinha e ele ali sentado no sofá a ver televisão. [riso] (E: [riso] hum) nem pensar. (E: hum, pois) isso não. P3 (13:12) P4 (14:53)

4 E: ok. ã: portanto isto ainda-- a tua filha tem dois anos e meio? ( é) agora? não é? ã. ainda é bastante recente, ( sim) se calhar, esta-- essa ã: a experiência da maternidade, digamos. achas que a vida da mulher muda com a maternidade? ã: mu-- muda, não é por-- acho que não é da mulher. é da mulher é-- dos pais. eu acho que antigamente queixava-me que não tinha tempo, eu acho que tinha muito tempo [rindo]. [riso] (E: [riso]) não sabia era aproveitar como deve ser. (hum) acho que[:] é por aí. de resto muda. eu gosto de ser mãe, e: é diferente. agora-- (.) muda porque acabamos por ter outra pessoa que nos temos que preocupar, deixamos só de nos preocupar connosco. não é? (hum) por aí. (hum) acho que enche, preenche um-- para quem[2:] quer ser mãe, preenche u:m[:] ponto, não é? (hum) eu gostava de ser mãe, sentia ali que faltava qualquer coisa. portanto a [nome da filha] ao ter nascido pree-- preencheu esse[:] aspeto que estava vazio (hum) na minha vida. ã: agora mudar a minha vida só para dizer que tenho-- agora tenho outra pessoa com que me preocupar, portanto não posso só pensar como é que vou fazer isto ou aquilo ou aqueloutro, tenho sempre que pensar também que[:] (hum) tenho que-- que tenho a [nome da filha]. E: hum, e a experiência de ser mãe será igual à experiência de ser pai? ã: eu acho que não. começa logo-- é assim. não-- (.) não há de ser muito diferente. mas começa logo pelo facto de nós é que estamos ali a fazer a força, não é? [riso] (E: [riso]) e aquela parte ali deles-- quando elas nascem ficamos ali logo com elas neste caso com a [nome da filha] fiquei logo ali com ela no colinho logo aí é diferente, e o dar de mamar, essas perspetivas aí são-- esses[:] pontos aí são di-- são necessariamente diferentes. não é? (hum) a partir de uma determinada altura eu acho que: tem que ser igual. porque ambos temos que fazer parte da vida dela de igual forma. agora portanto acho que quando são muito bebezinhos acho que é diferente. (hum) porque eles dependem muito-- pelo menos no m-- como dei de mamar ela dependia muito de mim, não é? (hum) para[:2] comer, no fundo, (hum) para sats-- satisfazer necessidades básicas. agora a partir do-- da-- dessa altura, acho que tem que ser igual. (hum) ou deve ser igual. E: hum, e tens a[2:] ideia daquilo que ouvias à tua volta? não[:] tem que ser necessariamente a tua experiência, mas tens ideia que isto é mesmo é-- geralmente é igual? //para as pessoas\ /não. não é\\ igual. (hum) não. isso depende das pessoas, (hum) e dos casais. (hum) há[:2] ho-- há rapazes, há homens, que não[:] mudam fraldas, não[:] dão banhos, não põem a dormir, pronto, mas vá, eu a-- acho que isso tem a ver com a educação de cada um, (hum) e com a maneira como cada um vê a vida. portanto no fundo po-- participam nas[:] atividades no[:] lado recreativo da[:] coisa. (hum) mas no

5 meu caso não[:] é assim. (hum) nós tratamos de igual forma. depois acaba-- acabamos por ter as atividades rotineiras do dia-a-dia, que eu já sei, que sou eu que dou banho porque o [nome do marido] entretanto vai fazer o jantar, mas ele faz ã: as coisas-- ou é capaz de fazer e faz, (hum) trata a [nome da filha] de igual forma. E: hum, ok. e as m-- as mulheres que decidem não ser mães. não ter filhos. como é que vês essa decisão. ( 2.5) hum respeito. (hum) não tenho [riso] (E: [riso]) nada a dizer. acho que não-- ( 3.0) conheço algumas-- ã: tenho algumas amigas minhas, que já decidiram não ter filhos, e não-- acho que vão ficar a perder. [riso] (E: [riso]) um aspeto muito engraçado. mas ã: mas respeito, não querem ter não ac-- (.) é preciso: ã: hum (...2.0) eu acho que para tomarem essa decisão é porque sabem que vão ter que dedicar muito tempo à outra pessoa. não é? (hum) que vai nascer, e que vai ser portanto vai (xxx) criança-- se calhar não estão ã: não estão dispostos a isso, ou não estão dispostos a-- sei lá. não[:] querem! (hum) ã: respeito! não tenho assim nenhuma opinião formada, nunca tinha pensado (hum) (xxx) //(xxx)\ E: /porque\\ há quem diz que elas se vão arrepender mais tarde. não. não acho isso. acho que não. não, eu acho que quem diz isso é porque[:] há pessoas que-- tenho uma colega minha-- colegas minhas do trabalho que dizem que querem ter filhos, porque senão quando forem velhinhas sentem-se sozinhas. isso é numa perspetiva egoísta da coisa, não é? (hum) não vou ter filhos para não me sentir (E: [riso]) sozinha na velhice. nem pensar. (hum) não é por causa disso. que uma pessoa tem filhos. mas se calhar o arrepender mais tarde, deve estar relacionado com isso. (hum) pode ser isso. E: mas não é uma coisa que faz muito sentido. não. P5 (19:58) P6 (23:34)

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Identificação. FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência

Identificação. FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Identificação FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista 4-08-2012 Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência

Leia mais

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de

Identificação Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F08 Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista 6-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de Lisboa

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F12 Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista 31-07-2012 Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Leia mais

Casa da entrevistada Entrevista Interrompida 2 vezes por 3ª pessoa. Entrevista difícil, muitos backchannel devices, Comentários

Casa da entrevistada Entrevista Interrompida 2 vezes por 3ª pessoa. Entrevista difícil, muitos backchannel devices, Comentários 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Identificação F06 Duração da entrevista 29:54 Data da entrevista 14-12-2011 Ano de nascimento (Idade) 1969 (43) Local de nascimento/residência

Leia mais

1 filho de 11 anos Local da entrevista Local de trabalho entrevistada no local de trabalho, numa sala ao lado da sala Comentários

1 filho de 11 anos Local da entrevista Local de trabalho entrevistada no local de trabalho, numa sala ao lado da sala Comentários 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F01 Duração da entrevista 24:58 Data da entrevista 6-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1971 (39) Local de nascimento/residência

Leia mais

Identificação. ML14 Duração da entrevista 26:34 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1944 (68) Local de nascimento/residência

Identificação. ML14 Duração da entrevista 26:34 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1944 (68) Local de nascimento/residência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Identificação ML14 Duração da entrevista 26:34 Data da entrevista 2-3-2013 Ano de nascimento (Idade) 1944 (68) Local de nascimento/residência

Leia mais

Identificação. M03 Duração da entrevista 30:56 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1952 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. M03 Duração da entrevista 30:56 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1952 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Identificação M03 Duração da entrevista 30:56 Data da entrevista 11-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1952 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

ML05: - Veio para Lisboa aos 23 anos - Na resposta à P3 volta atrás à P1

ML05: - Veio para Lisboa aos 23 anos - Na resposta à P3 volta atrás à P1 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML05 Duração da entrevista 26:07 Data da entrevista 20-09-2012 Ano de nascimento (Idade) 1942 (70) Local de nascimento/residência

Leia mais

*veio para Lisboa com 1 ano Entrevista é interrompida 1 vez

*veio para Lisboa com 1 ano Entrevista é interrompida 1 vez 1 Identificação FL06 Duração da entrevista 28:24 Data da entrevista 24-09-2012 Ano de nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Moçambique*/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura,

Leia mais

Arcos de Valdevez/ Póvoa de Santo Adrião Grau de escolaridade mais elevado

Arcos de Valdevez/ Póvoa de Santo Adrião Grau de escolaridade mais elevado 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação ML12 Duração da entrevista 30:17 Data da entrevista 27-11-2012 Ano de nascimento (Idade) 1952 (60) Local de nascimento/residência

Leia mais

Equivalente ao 12º ano, já em idade adulta Estado civil

Equivalente ao 12º ano, já em idade adulta Estado civil 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML11 Duração da entrevista 28:21 Data da entrevista 23-11-2012 Ano de nascimento (Idade) 1943 (69) Local de nascimento/residência

Leia mais

DISCURSO? olíngua em uso. o Prática social Construção Discursiva da(s) Identidade(s) Texto. Práticas Discursivas.

DISCURSO? olíngua em uso. o Prática social Construção Discursiva da(s) Identidade(s) Texto. Práticas Discursivas. Discurso e Identidade(s) Construção Discursiva da(s) Identidade(s) 4º Encontro GEsIPI 12 de Dezembro 2012 Maria Krebber FLUL/ILTEC DISCURSO? olíngua em uso o Prática social Texto Práticas Discursivas Fairclough

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 12

Transcrição de Entrevista nº 12 Transcrição de Entrevista nº 12 E Entrevistador E12 Entrevistado 12 Sexo Feminino Idade 25anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

Anexo Entrevista G1.5

Anexo Entrevista G1.5 Entrevista G1.5 Entrevistado: E1.5 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 50 anos Masculino Cabo-verde 24 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias: -- crioulo Língua materna:

Leia mais

Identificação. F09 Duração da entrevista 2: :19 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência

Identificação. F09 Duração da entrevista 2: :19 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F09 Duração da entrevista 2:13 + 48:19 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1974 (38) Local de

Leia mais

Anexo Entrevista G2.1

Anexo Entrevista G2.1 Entrevista G2.1 Entrevistado: E2.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência e 42 anos Masculino Ucrânia 13 anos m Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: 12º ano Não Língua materna: Ucraniano

Leia mais

Identificação. FL14 Duração da entrevista 31:10 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1973 (39) Local de nascimento/residência

Identificação. FL14 Duração da entrevista 31:10 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1973 (39) Local de nascimento/residência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Identificação FL14 Duração da entrevista 31:10 Data da entrevista 2-3-2013 Ano de nascimento (Idade) 1973 (39) Local de nascimento/residência

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 10

Transcrição de Entrevista nº 10 Transcrição de Entrevista nº 10 E Entrevistador E10 Entrevistado 10 Sexo Feminino Idade 31 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

Anexo 2.3- Entrevista G1.3

Anexo 2.3- Entrevista G1.3 Entrevista G1.3 Entrevistado: E1.3 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 44 anos Masculino Cabo-verde (nasceu em São Tomé) 20 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : 4ª classe

Leia mais

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado Dimensões Institucionalização Entrevistado F 2 Imagem sobre a velhice Entristece-me muito chegar aqui e olhar para determinados idosos que estão aqui, venho cá três vezes por semana no mínimo e nunca vejo

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

Ordem de perguntas alterada!

Ordem de perguntas alterada! 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M07 Duração da entrevista 42:14 Data da entrevista 18-1-2012 Ano de nascimento (Idade) 1940 (71) Local de nascimento/residência

Leia mais

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso.

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso. Entrevista A9 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Ajudante de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Vai desde a higiene pessoal

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 1.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 9

Transcrição de Entrevista nº 9 Transcrição de Entrevista nº 9 E Entrevistador E9 Entrevistado 9 Sexo Masculino Idade 27 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

Transcrição de Entrevista n º 25

Transcrição de Entrevista n º 25 Transcrição de Entrevista n º 25 E Entrevistador E25 Entrevistado 25 Sexo Masculino Idade 49 anos Área de Formação Engenharia Física E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA C. A entrevistada tem 31 anos e é casada. Tem o 12º ano de escolaridade.

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA C. A entrevistada tem 31 anos e é casada. Tem o 12º ano de escolaridade. GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA C CATEGORIAS DE ANÁLISE Caracterização sociodemográfica Idade Sexo Estado civil Grau de escolaridade / habilitações Experiência profissional Função

Leia mais

Identificação. FL12 Duração da entrevista 44:42 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1975 (37) Local de nascimento/residência

Identificação. FL12 Duração da entrevista 44:42 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1975 (37) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Identificação FL12 Duração da entrevista 44:42 Data da entrevista 21-11-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1975 (37) Local de nascimento/residência

Leia mais

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes Transcrição de Entrevista nº 6 E Entrevistador E6 Entrevistado 6 Sexo Feminino Idade 25 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes Transcrição de Entrevista n º 20 E Entrevistador E20 Entrevistado 20 Sexo Masculino Idade 22 anos Área de Formação Engenharia Informática Investigação E - Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1

Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1 Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1 Grupo I Informantes idade Sexo profissão Escolarida de Tempo de imigração em Portugal Língua materna E1.1 51 anos Masc. -- 6ª classe 40 anos Crioulo cv E1.2 53 anos

Leia mais

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A7 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Portanto a higiene, a alimentação,

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Isabel

Protocolo da Entrevista a Isabel Protocolo da Entrevista a Isabel 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que terminou a licenciatura. Desde que acabei o curso ou fiz a profissionalização? É que eu acabei o

Leia mais

Há 26 anos. 1. Funções de enfermagem, são os medicamentos, as injecções tudo o que está relacionado com enfermagem.

Há 26 anos. 1. Funções de enfermagem, são os medicamentos, as injecções tudo o que está relacionado com enfermagem. Entrevista A10 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 26 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Enfermeira. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Funções de enfermagem, são os medicamentos,

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 11

Transcrição de Entrevista nº 11 Transcrição de Entrevista nº 11 E Entrevistador E11 Entrevistado 11 Sexo Masculino Idade 25anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 3 Data: 18/10/2010 Hora: 19h00 Duração: 22:25 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração Área: CLC- Cultura Língua e Comunicação Módulo: CLC5- Cultura Língua Comunicação e Media Formador: Vítor Dourado Trabalho elaborado com base no filme: Eu Robot Reflectir sobre o impacto dos mass media

Leia mais

Ficar completo Ficar completo, Página 1

Ficar completo Ficar completo, Página 1 Ficar completo Ficar completo, Página 1 A maior parte do que ouvimos na vida é sobre como tudo era ou como poderia ser. Especialmente quando ficamos mais velhos, pensamos em como eram as coisas quando

Leia mais

Há 23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A5 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Assistente social. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Das mais variadas, desde o acompanhamento

Leia mais

Transcrição de Entrevista n º 19

Transcrição de Entrevista n º 19 Transcrição de Entrevista n º 19 E Entrevistador E19 Entrevistado 19 Sexo Masculino Idade 22 anos Área de Formação Engenharia Informática Investigação Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

Entrevista Zaida

Entrevista Zaida Entrevista 1.23 - Zaida (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Anália

Protocolo da Entrevista a Anália Protocolo da Entrevista a Anália 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que acabou a licenciatura até agora. Então, eu acabei o 4.º ano da licenciatura e tinha o 5.º ano que

Leia mais

Anexo 2.7-Entrevista G2.2

Anexo 2.7-Entrevista G2.2 Entrevista G2.2 Entrevistado: E2.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 62 anos Feminino Ucrânia 15 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: Ensino superior (engenharia) Não Língua

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 3

Transcrição de Entrevista nº 3 Transcrição de Entrevista nº 3 E Entrevistador E3 Entrevistado 3 Sexo Feminina Idade 41 anos Área de Formação Engenharia Química Área de Marketing E - Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

AB Mas o Fernando tem formação, e os seus colegas cotechs, em primeiro lugar, recebe a formação. E quem é que dá essa formação?

AB Mas o Fernando tem formação, e os seus colegas cotechs, em primeiro lugar, recebe a formação. E quem é que dá essa formação? Codificação desta entrevista: PREN03 PREN03 Renault Destinatário da formação e formador de Telheiras Fernando Farinha (Cotech) Entrevista: 19/12/08 das 10h15 às 10h40 AB Como Cotech é, por um lado, participante

Leia mais

Entrevista Rodrigo

Entrevista Rodrigo Entrevista 1.17 - Rodrigo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Stª Maria da Feira/ Carcavelos Grau de escolaridade + elevada

Stª Maria da Feira/ Carcavelos Grau de escolaridade + elevada 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação M10 Duração da entrevista 44:40 Data da entrevista Idade 1944 (67) Local de nascimento/residência Stª Maria da Feira/

Leia mais

ANEXO 17A Protocolo da Entrevista à Tatiana (Mãe da Teresa) FASE 1 TRANCRIÇÃO DE ENTREVISTA Grupo focal (FG9)

ANEXO 17A Protocolo da Entrevista à Tatiana (Mãe da Teresa) FASE 1 TRANCRIÇÃO DE ENTREVISTA Grupo focal (FG9) ANEXO 17A Protocolo da Entrevista à Tatiana (Mãe da Teresa) FASE 1 TRANCRIÇÃO DE ENTREVISTA Grupo focal (FG9) E 1 O que contribui para o bem-estar/qualidade de vida (QV) do seu filho(a)? T 2 Eu acho que

Leia mais

A paz já lá está A paz já lá está, Página 1

A paz já lá está A paz já lá está, Página 1 A paz já lá está! A paz já lá está, Página 1 A minha mensagem é muito, muito simples. Muitas pessoas vêm ouvir-me e sentam-se aí, meio tensas: "O que é que eu vou ouvir?" E eu digo-lhes sempre: "Relaxem."

Leia mais

Índice. 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? Vocês ainda gostam um do outro?

Índice. 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? Vocês ainda gostam um do outro? Índice 3 Como usar este livro 4-7 Introdução 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? 10-11 Onde é que vou viver? 12-13 Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? 14-15 Vocês ainda gostam um do outro? 16-17

Leia mais

Às vezes me parece que gosto dele, mas isso não é sempre. Algumas coisas em meu irmão me irritam muito. Quando ele sai, por exemplo, faz questão de

Às vezes me parece que gosto dele, mas isso não é sempre. Algumas coisas em meu irmão me irritam muito. Quando ele sai, por exemplo, faz questão de Às vezes me parece que gosto dele, mas isso não é sempre. Algumas coisas em meu irmão me irritam muito. Quando ele sai, por exemplo, faz questão de sair sozinho. E me chama de pirralho, o que me dá raiva.

Leia mais

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar?

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar? Transcrição da entrevista: Informante: nº8 Célula: 3 Data da gravação: Julho de 2009 Geração: 1ª Idade: 56 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 14.44 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado

Leia mais

Anexo 2.8- Entrevista G2.3

Anexo 2.8- Entrevista G2.3 Entrevista G2.3 Entrevistado: E2.3 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência e 45 anos Masculino Ucrânia 14 anos m Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: Ensino superior Polónia Língua materna:

Leia mais

Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II

Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II Grupo II Informantes idade Sexo profissão escolaridade Tempo de imigração em Portugal Língua materna E2.1 42 Masc. Jardineiro 12º 12 anos Ucraniano E2.2 62 Fem.

Leia mais

Transcrição de Entrevista n º 23

Transcrição de Entrevista n º 23 Transcrição de Entrevista n º 23 E Entrevistador E23 Entrevistado 23 Sexo Feminino Idade 53 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

"Cheguei a fazer 3 exames no mesmo dia"

Cheguei a fazer 3 exames no mesmo dia "Cheguei a fazer 3 exames no mesmo dia" Forum Estudante Criado em 28 junho 2017 Escrito por Forum Estudante José Fernandes tem 21 anos e é estudante do ensino superior, onde se encontrar prestes a completar...

Leia mais

ANTES NUNCA, DO QUE TARDE DEMAIS! Obra Teatral de Carlos José Soares

ANTES NUNCA, DO QUE TARDE DEMAIS! Obra Teatral de Carlos José Soares AN O ANTES NUNCA, DO QUE TARDE DEMAIS! Obra Teatral de Carlos José Soares o Literária ata Soares OC. ento Social. Dois casais discutem a vida conjugal, sofrendo a influências mútuas. Os temas casamento,

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminada por ser filha de pais portugueses? Em que situação e em que contexto é que isso aconteceu?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminada por ser filha de pais portugueses? Em que situação e em que contexto é que isso aconteceu? Transcrição da entrevista: Informante: nº24 Célula: 8 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 30 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 11.38 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminada por

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 8 Data: 28/10/2010 Hora: 13h00 Duração: 26:31 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco! SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por

Leia mais

Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1. Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos, a minha intervenção varia.

Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1. Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos, a minha intervenção varia. Entrevista A19 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos,

Leia mais

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3 Textos O Natal que eu gostaria de ter!... 2 Miguel Feijó... 2 O Natal que eu gostaria de ter... 3 Bia da Rosa Ferreira... 3 O NATAL QUE GOSTARIA DE TER!... 4 Francisca Carvalho... 4 O NATAL QUE GOSTARIA

Leia mais

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC ANEXO VI Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 16

Transcrição de Entrevista nº 16 Transcrição de Entrevista nº 16 E Entrevistador E16 Entrevistado 16 Sexo Feminina Idade 32 anos Área de Formação Engenharia Electrotécnica e de Computadores Investigação E - Acredita que a educação de

Leia mais

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E4 Análise

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E4 Análise Problemática 1 Percurso na vida associativa Dimensões Entrevista E4 Análise Início da prática associativa (local e idade) Tipo de trabalho desenvolvido Associações que está envolvido «O meu percurso na

Leia mais

A MANIA DAS CONDIÇÕES

A MANIA DAS CONDIÇÕES PB Episódio #010 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa e Juanito Avelar Voz: Marta Costa e Juanito Avelar Didatização: Catarina Stichini e Marta Costa A MANIA DAS CONDIÇÕES O Simão tem 20 anos,

Leia mais

ÍNDICE. Imperativos da sociedade moderna. O sono no primeiro ano de vida. Onde está o manual de instruções?

ÍNDICE. Imperativos da sociedade moderna. O sono no primeiro ano de vida. Onde está o manual de instruções? ÍNDICE CAPÍTULO 1 Imperativos da sociedade moderna O sono dos bebés nos dias de hoje Mitos acerca do sono dos bebés 7 CAPÍTULO 2 Onde está o manual de instruções? Descrição do equipamento : grandes cérebros

Leia mais

Entrevista Maria

Entrevista Maria Entrevista 1.12 - Maria (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho Questões sobre o portfólio respondidas pelas crianças: 1. O que é um portfólio? 2. Gostas do teu portfólio? Porquê?

Leia mais

PSY: Você também tratou muito dela quando viviam as duas. A: Depois não percebe que tem de ir apresentável! Só faz o que lhe apetece!

PSY: Você também tratou muito dela quando viviam as duas. A: Depois não percebe que tem de ir apresentável! Só faz o que lhe apetece! Anexo 3 SESSÃO CLÍNICA - A PSY: Então como tem andado? A:Bem. Fomos as três a Fátima, foi giro. Correu bem, gosto de ir lá. Tirando a parte de me chatear com a minha irmã, mas isso já é normal. Anda sempre

Leia mais

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23)

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23) 2ª FEIRA 22 de Outubro Hoje celebramos um santo de que os nossos pais se lembram: São João Paulo II. Já ouviste falar dele? Vamos ver um pequeno vídeo que nos conta de forma resumida a sua vida. VÍDEO

Leia mais

Garoto extraordinário

Garoto extraordinário Garoto extraordinário (adequada para crianças de 6 a 8 anos) Texto: Lucas 2:40-52 Princípio: ser como Jesus Você vai precisar de um fantoche de cara engraçada, um adulto para manipular o fantoche atrás

Leia mais

IGUALDADE DE GÉNERO Margareta Winberg: As mulheres não são livres sem dinheiro

IGUALDADE DE GÉNERO Margareta Winberg: As mulheres não são livres sem dinheiro SOCIEDADE» IGUALDADE DE GÉNERO IGUALDADE DE GÉNERO Margareta Winberg: As mulheres não são livres sem dinheiro 13/3/2016, 19:28 1.907 PARTILHAS Para a antiga vice-primeira-ministra sueca, Margareta Winberg,

Leia mais

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Monitora 1 Bom dia! Vocês vêm de onde? Alunos 1 Do Couto. Monitora 2 E o tempo aqui, como é que está? Alunos 2 Está calor. Monitora 3 -

Leia mais

Entrevista Bernardo

Entrevista Bernardo Entrevista 1.25 - Bernardo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

TEXTO COMPLEMENTAR PARA LEITURA DA AULA 03 PROFESSORA ANDRÉA ZELAQUETT - CURCEP ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA DA PENHA

TEXTO COMPLEMENTAR PARA LEITURA DA AULA 03 PROFESSORA ANDRÉA ZELAQUETT - CURCEP ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA DA PENHA TEXTO COMPLEMENTAR PARA LEITURA DA AULA 03 PROFESSORA ANDRÉA ZELAQUETT - CURCEP ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA DA PENHA Onze anos depois, publicou o livro Sobrevivi... Posso contar, que serviu para denunciar

Leia mais

Apreciação Apreciação, Página 1

Apreciação Apreciação, Página 1 Apreciação! Apreciação, Página 1 O que é que fazem que é tão único? O que é que nós, como seres humanos, fazemos mesmo, mesmo bem? A coisa espantosa é que não pensamos assim. Não pensamos: "Qual é a minha

Leia mais

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Tema: Elaboração de uma peça de teatro - Promoção da Saúde,

Leia mais

RETRATO DE FAMÍLIA. Além disso, tenho dois primos e a minha mulher tem quatro, mas com eles só costumamos estar no Natal.

RETRATO DE FAMÍLIA. Além disso, tenho dois primos e a minha mulher tem quatro, mas com eles só costumamos estar no Natal. PE Episódio #97 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini Didatização: Telma Rodrigues RETRATO DE FAMÍLIA Lourenço Acho que a minha família é bastante normal.

Leia mais

Faz a tua própria história

Faz a tua própria história Faz a tua própria história! Faz a tua própria história, Página 1 Estou aqui para vos falar de uma história muito simples. E a história não é sobre um rei, um príncipe, um elefante, ou um rato. A história

Leia mais

O mar na gota de água

O mar na gota de água O mar na gota de água! O mar na gota de água, Página 1 Há uma pergunta que tem de ser feita: seja o que for que esteja a acontecer na minha vida, em qualquer altura, em tempos de alegria, em tempos de

Leia mais

COMEÇA JÁ A LER LANÇAMENTO MUNDIAL!

COMEÇA JÁ A LER LANÇAMENTO MUNDIAL! COMEÇA JÁ A LER LANÇAMENTO MUNDIAL! 01.11.16 A mãe está sempre a dizer que eu tenho muita sorte por ter a avó Nana a olhar mim, lá do céu. Acho que ela diz isso para me fazer sentir bem, mas eu tenho um

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex Praticante Denise Local: Núcleo de Arte Albert Einstein Data: 03.12.2013 Horário: 10 h30 Duração da entrevista: 1h.

Leia mais

Há um ano sensivelmente. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há um ano sensivelmente. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A8 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há um ano sensivelmente. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante, auxiliar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Higienes, alimentação

Leia mais

4º ano do ensino superior Ens. Sup. incompleto Estado civil

4º ano do ensino superior Ens. Sup. incompleto Estado civil 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação ML15 Duração da entrevista 1:20:46 Data da entrevista 16-03-2013 Ano de nascimento (Idade) 1949 (63) Local de nascimento/residência

Leia mais

PROTOCOLO DA ENTREVISTA

PROTOCOLO DA ENTREVISTA [Legitimação da entrevista] Ent. Em relação ao primeiro bloco, o objetivo específico é conhecer as razões e motivações que levam a educadora a utilizar a metodologia do trabalho de projeto. A primeira

Leia mais

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes Transcrição de Entrevista nº 17 E Entrevistador E17 Entrevistado 17 Sexo Masculino Idade 39anos Área de Formação Engenharia Electrotécnica e de Computadores Investigação Docente do Ensino Superior E -

Leia mais

A história de Adão e Eva infantil

A história de Adão e Eva infantil A história de Adão e Eva infantil 13 DE JANEIRO DE 2019 Nesta história de Adão e Eva infantil fizemos um resumo de uma das mais conhecidas histórias bíblicas. Podemos aprender muitas coisas sobre essa

Leia mais

Acelerar e abrandar: recursos temporais no quotidiano das Colinas do Cruzeiro

Acelerar e abrandar: recursos temporais no quotidiano das Colinas do Cruzeiro Acelerar e abrandar: recursos temporais no quotidiano das Colinas do Cruzeiro Estrutura Tempos rápidos e tempos lentos O tempo enquanto recurso Metodologia Os estilos de tempo nas Colinas do Cruzeiro O

Leia mais