Ficha para a identificação da Produção Didático-Pedagógica. TÍTULO: Leitura de mapas: o espaço geográfico em suas mãos. Marcli Elaine Verginio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficha para a identificação da Produção Didático-Pedagógica. TÍTULO: Leitura de mapas: o espaço geográfico em suas mãos. Marcli Elaine Verginio"

Transcrição

1

2 Ficha para a identificação da Produção Didático-Pedagógica TÍTULO: Leitura de mapas: o espaço geográfico em suas mãos AUTOR: DISCIPLINA ESCOLA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO E SUA LOCALIZAÇÃO MUNICÍPIO DA ESCOLA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR Marcli Elaine Verginio Geografia Escola Estadual Heitor de Alencar Furtado Ensino Fundamental Rua Ibirapuera nº 620, Jardim Santa Lucia Paiçandu Maringá Fernando Luiz de Paula Santil INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Universidade Estadual de Maringá RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR RESUMO Partindo-se do pressuposto que a Cartografia constitui-se em importante ferramenta para o ensino da Geografia. Esse material didático-pedagógico foi elaborado, com o objetivo de desenvolver no educando, habilidades de leitura e interpretação de mapas. Por conseguinte, essa unidade didática esta composta de textos e atividades que auxiliam aos alunos a aquisição de conhecimentos, para utilizarem os saberes cartográficos no seu cotidiano, conduzindo-os a compreender e conhecer o espaço geográfico no qual estão inseridos. A elaboração das atividades desta proposta está embasada em pesquisas bibliográficas, e será desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. PALAVRAS-CHAVE Aprendizagem; espaço geográfico; mapa; ensino de geografia. FORMATO DO MATERIAL DIDÁTICO PÚBLICO ALVO Unidade Didática Alunos do 6º ano

3 2 Apresentação O material Didático elaborado para desenvolver o Projeto de intervenção Pedagógica com o sexto ano da Escola Estadual Heitor de Alencar Furtado - Ensino Fundamental está de acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná, e abrange todos os conteúdos estruturantes da disciplina de Geografia. Com a finalidade de proporcionar uma aprendizagem significativa, desenvolveu-se uma unidade Didática, contendo atividades que serão desenvolvidas junto aos alunos, valorizando a Educação Cartográfica, por meio de explanação e utilização de mapas impressos, virtuais e digitais como ferramenta de conhecimento do espaço geográfico. Podendo ser utilizada em toda sua vida escolar, como durante sua vida cotidiana. Sendo uma das preocupações em sala de aula é desenvolver atividades que possam motivar e despertar o interesse dos alunos quanto à leitura, interpretação, reconhecimento e localização de mapas. A linguagem cartográfica é um importante instrumento de aprendizado na disciplina de Geografia, por meio da leitura e interpretação de mapas, é possível adquirir conhecimentos sobre o espaço geográfico vivenciado. Portanto, é fundamental ensinar os alunos a utilizá-la. Como proporcionar ao educando um aprendizado efetivo, para que o mesmo utilize os mapas como ferramentas para aquisição de conhecimentos? Como ensinar os alunos a ler e interpretar os diferentes tipos de mapas seja impresso ou virtual, para conhecer o seu espaço geográfico? Como proporcionar ao educando uma aprendizagem significativa possibilitando a utilização dos mapas como meio de localização? Como ferramenta para adquirir conhecimento sobre o espaço vivenciado e compreender as transformações socioeconômicas e ambientais que ocorrem nesse espaço? Proporcionar condições para que o aluno compreenda, leia e interprete os mapas e possam entender o espaço em que está inserido. Pretende-se, portanto, que a Unidade didática seja entendida como um recurso pedagógico usado por alunos e professores como qualquer instrumento didático, para contribuir com o ensino aprendizado dos conteúdos geográficos.

4 3 Desenvolvimento e Orientações Metodológicas De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo do ser humano inicia-se no seu nascimento e reduz na idade adulta, pois nesta fase atinge um nível estável, de equilíbrio, Portanto, ao longo de todas as fases de sua vida, o ser humano incorpora novos conhecimentos, ampliando sua leitura de mundo. Para desenvolver o Projeto de Intervenção Pedagógica, foi elaborado o material pedagógico para facilitar a leitura do mapa. Buscando despertar o interesse e motivação dos alunos, as atividades aqui propostas buscam o espaço que a criança conhece no seu cotidiano e depois ampliam para o espaço global. Portanto, a Unidade Didática está dividida em etapas e todas as orientações metodológicas encontram-se junto às atividades propostas. Primeira etapa Atividade 01. Tem como objetivos específicos: Diagnosticar o conhecimento cartográfico do aluno, levando em consideração os conhecimentos prévios do espaço vivido. Elaborar representações cartográficas a fim de sistematizar suas habilidades em localização e orientação (lateralidade e rosa-dosventos). Com essa atividade pode-se observar a bagagem de conhecimento que os alunos do 6º ano trouxeram durante os anos iniciais, fazendo um diagnostico sobre o pequeno mapa mental que os alunos fizerem. Iniciar explanando para os alunos a proposta do Projeto de Intervenção Pedagógica e passando, em seguida, para os objetivos do referido projeto. a. Propor para os alunos um roteiro para o mapa mental do trajeto casa - escola. Como todos os dias eles passam pelos mesmos lugares, eles poderão classificar e reconhecer o espaço vivenciado. Pois, quanto mais detalhes o aluno recordar sobre seu trajeto, melhor será a representação do mapa mental. 1. Recortar o papel kraft. 2. Estipular no papel o local da escola. A partir da PAISAGEM É tudo aquilo que posso ver ao meu redor, isto é, tudo o que posso ver numa extensão. escola, deverão desenhar o trajeto que faz até sua casa, ilustrando todos os detalhes como: casas, ruas, árvores, comércio, etc. 3. Cada aluno fará o seu trajeto conforme seu conhecimento e entendimento.

5 4. Estar sempre questionando sobre os lugares por onde eles passam como: Por onde vocês passam todos os dias a paisagem é a mesma? Quando essa paisagem é modificada? O que vocês mais percebem na paisagem urbana ou rural? Por quais tipos de comércio vocês passam? Como são as casas desse trajeto: pequenas, grandes, madeira ou alvenarias? Atravessam avenidas ou só passam por ruas? 5. Todo o trajeto tem que estar representado no papel. 6. Ao terminarem a representação do trajeto, irão trabalhar a lateralidade em relação ao local em que estão inseridos (orientação e localização). Por meio de questionário. 7. Será entregue aos alunos a representação da rosa-dos-ventos. 8. Após a representação os alunos irão comparar suas representações, e responderão ao questionário. Município: Área territorial composta pelo rural e cidade. Cidade: sede do município, local onde se localiza os órgãos administrativos, comércio, indústria, etc. Rural: Área formada por chácaras, sítios e fazendas. b. Questionário 1. Sua casa fica a direita ou esquerda de sua escola? 2. Em relação aos pontos cardeais em que direção sua casa fica em relação à escola? 3. Quem mora mais próximo a escola? E quem mora mais distante? 4. Cite três amigos de sala que moram ao Norte, Sul, Leste e Oeste de sua escola? 5. Quais os pontos de referências próximos de sua escola e de sua casa?

6 Norte (N0) Noroeste (NO) Nordeste (NE) Oeste (O) Leste (L) Sudoeste (SO) Sudeste (SE) Sul (S) Figura 1: Rosa-dos-Ventos. Org. Marcli Elaine Verginio (2012). ATIVIDADE 02 ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DE UM MAPA: TÍTULO Indica o assunto, lugar, data, informações sobre o espaço representado. FONTE Indica quem forneceu as informações do mapa representado. LEGENDA dá o significado dos códigos e dos símbolos encontrados em um mapa. ESCALA Pode ser Gráfica ou Numérica, representam quantas vezes o espaço foi reduzido para caber no papel. ORIENTAÇÃO - representada pela rosa-dos-ventos para conhecer as direções reveladas pelo mapa. COORDENADAS GEOGRÁFICAS (Latitude e Longitude) São os paralelos e os meridianos traçados e que ao encontro delas nos permite determinar um ponto qualquer no mapa

7 Fazendo uso do livro Didático escolhido pela escola Projeto Arariba 6º ano, Geoatlas Escolar e mapas para exposição da aula, com o objetivo especifico de: Identificar, observar e entender os elementos fundamentais de um mapa, visualizando e entendendo o significado para a realização da leitura Cartográfica. a) Por meio da leitura do mapa o aluno passa a conhecer o espaço onde esta inserido. Com a leitura e interpretação dos mapas adquirimos conhecimentos que poderá ser útil no nosso dia a dia. Para desenvolver essa atividade devese fazer com que os alunos entendam os significados de todos os elementos fundamentais para a leitura dos mesmos. REFLITA: CONVENÇÕES CARTOGRÁFICAS - são conjuntos de símbolos, códigos, linhas e cores, criadas para representar os elementos naturais e humanos de forma mais expressivas as características do espaço geográfico, elas seguem uma codificação universal, onde se podem fazer a leitura e interpretação de mapas sendo reconhecidos em todos os países. LATITUDE - é a distancia de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação ao equador. LONGITUDE - distancia de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich. PARALELOS - são linhas imaginarias traçadas no sentido horizontal.o principal paralelo é a linha do Equador, que divide a Terra em Hemisférios Norte e Hemisfério Sul, que são numerados de 0 graus da linha do Equador até 90 graus nos pólos Norte/Sul. Os paralelos são círculos completos, pois dão uma volta completa em torno da Terra. MERIDIANOS - são linhas imaginárias traçadas no sentido vertical e são numerados de 0 graus do Meridiano de Greenwich a 180.O meridiano de Greenwich divide a Terra em Hemisfério Leste e Hemisfério Oeste. Os meridianos são semicírculos, pois vão do Polo Norte ao Polo Sul.

8 b) Explicar para os alunos os passos necessários para a leitura de mapas: 1) Ler o título do mapa para entender o que ele esta lhe informando. 2) Fonte de onde foi tirada a informação. 3) Legenda é a fala do mapa, nela encontramos o significados dos códigos e codificantes que estão presentes no mapa e as convenções cartográficas. Identificar o tipo de mapa. 4) Perceber os paralelos e os meridianos para determinar as Coordenadas Geográficas. 5) Verificar se o mapa tem a rosa-dos-ventos. Caso não tenha, orientar o alunos quanto à posição dos pontos cardeais em relação ao material e a sua localização no mesmo. 6) Observar o tipo de escala Numérica ou Gráfica e ver sua representação (quantas vezes foram reduzidas para representar no papel). c) Utilizar do livro didático: FIGURA 02 (p.41) 1) Que informação esta representada no mapa? 2) De onde foram retiradas as informações? 3) O que as cores representam? 4) Quais as linhas imaginárias que visualizamos? 5) Qual o tipo de escala utilizada e o que significa? 6) Qual o meio utilizado para indicar os pontos de orientação? 7) Qual o clima predominante no Brasil? FIGURA 02 (p.66) 1) Que informação os mapas nos traz? 2) Qual a fonte do mapa? 3) Como a legenda esta organizada no mapa? 4) Qual a representação da escala e que tipo de escala foi utilizada? 5) Que tipo de mapa observou? 6) O Brasil possui terras em quais Hemisférios? 7) O continente da Antártida fica ao Norte ou Sul do Brasil? MAPAS FÍSICOS representa os aspectos naturais da superfície terrestre (hidrografia, relevo, clima e vegetação). MAPAS HUMANOS representam os aspectos humanos do espaço geográfico (político, econômico, demográfico entre outros)

9 8) Em relação ao mapa observado o continente africano fica a leste ou oeste do Brasil? 9) Por quais paralelos o continente americano é cortado? d) Usar - Atlas Geográfico: Espaço Mundial; de Graça Maria Lemos Ferreira para fixar melhor sobre a leitura de mapas. PÁGINA 11 1) Qual o título do mapa? 2) Os mapas verificados nessa página têm as mesmas escalas? Explique? 3) Como a legenda desse mapa esta organizada? 4) O que representa os símbolos? 5) Qual o tipo desse mapa? 6) Além da informação dada pelo título, quais são as outras informações que podem ser observadas? 7) De onde foram tiradas as informações que constam no mapa? PÁGINA 28 1) O que representam esses mapas? 2) Qual o tipo de mapa representado nessa página? 3) Quais os tipos de indústrias estão representados nos mapas? 4) De onde foram tiradas as informações obtidas nos mapas? 5) Qual o tipo de escala e o que ela representa? 6) Em quais Estados brasileiros existem uma maior concentração de indústrias? 7) Você consegue identificar o que esta faltando nos mapas, para fazer uma melhor leitura e compreensão dos mesmos? 8) Por meio da observação dos mapas, quais os estados brasileiros não há indústrias de fiação e tecelagem? SUGESTÕES. Para essa atividade pode-se escolher livro didático ou Atlas Geográfico. Mapas com diferentes títulos para que os alunos possam observar os elementos fundamentais para a leitura e interpretação dos mapas.

10 ATIVIDADE 03 Para Piaget a criança constrói o novo de acordo com as ações já conhecidas. Portanto, para desenvolver essa atividade deve-se partir do seu espaço de vivencia para expandir seus conhecimentos em relação a outros espaços geográficos (PIAGET, 2007). Após adquirirem conhecimento sobre a leitura cartográfica, propõem-se aula de campo, para que os educando possam representar o espaço entorno da escola. Tem como objetivo específico: Compreender os principais elementos de um mapa, bem como perceber e representá-lo no espaço vivenciado. Com essa atividade trabalhar-se-á com todos os elementos necessários para interpretar e ler mapas. Para se tornar um bom leitor de mapas, torna-se necessário primeiro aprender a mapear. Faz se necessário para desenvolver essa atividade aulas de campo, pois será preciso realizar coleta de dados, para em seguida mapeá-las, utilizando o mapa da FIGURA 2. Roteiro para coleta de dados: 1) Organize os alunos em equipes. 2) Pesquisar: População (quantidade); Comércio (quantidade e diversidade); Residência de alvenaria e madeira (quantidade); Nomes das ruas (coordenadas geográficas, localização). 3) Medir os quarteirões e ruas (proporção = escala). 4) Cada equipe vai fica responsável por um quarteirão para fazer a coleta de dados. É necessário que os quarteirões sejam marcados com números para que não haja tumulto com as informações. 5) Um grupo de alunos fará a medição das ruas e quarteirões e pesquisará o nome das mesmas. Após a pesquisa de campo, organizar os dados coletados para produzir o mapa da área a ser trabalhada. Para que o aluno possa compreender (ler e interpretar) os mapas, devem conhecer na prática o significado dos elementos fundamentais de um mapa necessário a essa atividade.

11 Figura 2: Planta do entorno da Escola Estadual Heitor de Alencar Furtado. Paiçandu- Paraná. Fonte: Google maps (acesso em 28/09/12). Org. Marcli Elaine Verginio (2012) Tendo os dados em mãos os alunos irão iniciar o mapeamento: Criar legendas para representar as informações coletadas. Quantidades de pessoas por quarteirão poderá ser representada por tamanho. Construir símbolos para representar as casas de alvenarias, madeira e para cada tipo de comércio. A escala será trabalhada de acordo com a proporção real medida pelos alunos e a representação no papel. Orientação será trabalhada dando nomes das ruas, para facilitar sua localização no município. Cada equipe deve criar um título para o seu mapa e indicar a fonte de dados. ATIVIDADE 4 Além da dificuldade de ler e interpretar os mapas, grande parte dos alunos não conseguem entender que o espaço geográfico representado no mapa é o

12 mesmo, porém as informações mapeadas são diferentes. Tendo como objetivos específicos. Desenvolver habilidades em relação aos contornos dos mapas. Conscientizar os alunos em relação ao limite e fronteiras do local em que estão inseridos. Identificar no mapa mundi e no Globo Terrestre o município no qual residem. Trabalhando com o mapa do município FIGURA 3: MAPA DO MUNICIPIO DE PAIÇANDU-PR. Fonte: Google maps Org. Marcli Elaine Verginio Entregar o mapa do município ( Figura 3 ) para os alunos. 1. Pedir para localizar os municípios vizinhos. 2. Trabalhar legenda: Destacar a zona Urbana (Vermelho) e zona Rural (verde) 3. Identificar a rodovia que corta o município. 4. Um dos elementos fundamentais de um mapa é o titulo. Crie um para o mapa. 5. Colocar a rosa-dos-ventos no centro do município e indicar em que direção encontra a maior parte da população (cidade). 6. Em que direção fica Mandaguaçu, Maringá, Doutor Camargo e Ourizona?

13 7. Qual a escala do mapa e o que ela representa? LIMITE é a linha divisória entre duas áreas territoriais. FRONTEIRA uma faixa de terra que separa dois territórios e podem ser naturais ou superficiais. Trabalhar os diferentes mapas do Estado do Paraná Figura 4: Mapa do Estado do Paraná. Fonte. maps.google.com.br Org. Marcli Elaine Verginio (2012) 1. Distribua os diferentes mapas do Estado do Paraná 2. Figura 4 - Marcar com um X a localização aproximada do Município (Paiçandu). 3. Criar um título para o mapa. 4. Localizar os Estados e países que fazem fronteira com o Paraná. 5. Qual a escala representada e o que significa? Para desenvolverem 6. Que oceano banha o Paraná? as atividades com 7. A rosa-dos-ventos é o elemento que mapas podem utilizar: possibilita a orientação no mapa. Geoatlas, livros Centralizando-a no mapa, que país faz didáticos e mapas.

14 fronteira ao Sudeste e a Oeste do Paraná? E quais os Estados fazem limite com o Paraná ao Sul e Sudeste; Norte e Nordeste e ao Noroeste? 8. A escala é um dos elementos fundamentais do mapa e representam quantas vezes o espaço geográfico foi reduzido. Qual a distância real entre os municípios de: a) Guarapuava a Curitiba: b) Maringá a Curitiba: c) Londrina a Umuarama: d) Cascavel a Londrina: e) Ponta Grossa a campo Mourão: 9. Figura 5 - Que nome se dá as linhas traçadas sob o mapa? O que encontramos nos cruzamentos das linhas? Figura 5: Mapa do Estado do Paraná Hidrografia Fonte: Org. Marcli Elaine Verginio (2012) 10. Localize no mapa os rios: Ivaí, Piquirí, Paranapanema, Iguaçu, Paraná e o Oceano Atlântico. 11. Dê um Titulo para o mapa. 12. Centralizando a rosa-dos-ventos no mapa que rio terá ao Norte, sul e Oeste? Em qual direção se encontra o litoral brasileiro? 13. De onde foram retiradas as informações do mapa?

15 TRABALHAR COM OS MAPAS DO BRASIL Figura 6: Mapa do Brasil Fonte: Org. Marcli Elaine Verginio (2012) 1) Distribuir os mapas e explanar as atividades. 2) Mapa figura 6 - Localizar os estados brasileiros. 3) Localizar o Oceano Atlântico e pintá-lo de azul. 4) Qual a figura que representa os pontos cardeais? 5) Localizar as terras dos países que fazem fronteiras com o Brasil e pintá-las de marrom. 6) Qual a escala do mapa e o que ela representa? 7) Pinte o Estado em que você mora de amarelo, Amazonas de verde escuro, São Paulo de vermelho,piauí de verde claro e Goiás de laranja? 8) Crie um título para seu mapa? 9) Mapa figura 7 Localizar as capitais dos estados brasileiros.

16 10) O Brasil esta dividido em cinco regiões conforme o IBGE; faça a legenda destacando as regiões: Norte de verde, Nordeste de amarelo, sudeste de vermelho, Sul de laranja e centro-oeste de rosa. Figura 7: Mapa do Brasil. Fonte: Org. Marcli Elaine Verginio (2012) 11) Localizar o Oceano Atlântico e pintá-lo de azul. 12) Em qual região do Brasil está localizado o seu Estado? 13) Quais Estados brasileiros estão na região sul do Brasil? 14) Quais Estados brasileiros faz limites como o seu Estado? 15) Qual a escala representada no mapa e o que ela representa? 16) Qual a fonte do mapa? 17) Quais as linhas paralelas cortam o Brasil? Localiza-as no mapa.

17 18) Quais estados brasileiros são cortados pelo Equador e o Trópico de Capricórnio? Atividades com mapas da América e América do Sul FIGURA 8 MAPA DA AMÉRICA Fonte: Org. Marcli Elaine Verginio (2012) 1. Distribuir os mapas e explanar as atividades. 2. Figura 8: Localizar os paises do continente americano. 3. Identificar as linhas paralelas que cortam a América. 4. Desenvolver um título para o mapa. 5. Identificar os Oceanos que banham o continente americano. 6. Centralizando a rosa-dos-ventos no mapas que oceanos temos a leste e oeste do continente? 7. Que paises ficam ao norte e sul do continente? 8. Qual a fonte do mapa?

18 9. Pintar os oceanos de azul. 10. Figura 9: Crie um Título para o Mapa. 11. Qual a escala do mapa e o que ela representa? 12. Localizar as linha imaginárias que cortam a América do Sul, Equador e Trópico de capricórnio. 13. Que Países da América do Sul não fazem fronteiras com o Brasil? Figura 9: mapa da América do Sul itico_a3.pdf. Org. Marcli Elaine verginio (2012) 14. Identificar os países e as capitais da América do Sul. 15. Quais países da América do Sul têm limites com o Brasil?

19 Entender e reconhecer os mapas mundi FIGURA 10: MAPA MUNDO Fonte: Org. Marcli Elaine Verginio. 1. Distribuir os mapas. 2. Figura 10: Criar uma legenda para representar as informações do mapa. Para essa atividade 3. Criar um título. pode-se utilizar 4. Localizar os três maiores oceanos. mapas de relevo e 5. Que mar separa o continente europeu do político dos continente africano? 6. Que mar separa o continente asiático do continentes ou mundo Geoatlas. continente africano? 7. Montes que separa o continente asiático do continente europeu? 8. Qual mar é fronteira entre o continente europeu e continente asiático? 9. Em qual continente esta localizado o Brasil? 10. Figura 11 Crie uma legenda de acordo com as informações:

20 a. Rússia Km². b. Canadá Km². c. China Km². d. Estados Unidos da América Km². e. Brasil Km² Figura 11 Planisfério. Fonte: Org. Marcli Elaine Verginio (2012) 11. Quais as informações contidas no mapa? 12. Dê onde foi retirada a informação do mapa? 13. Identifique o principal paralelo com um traçado marrom e os mais importantes com um traçado azul escuro. 14. Trace uma linha preta para localizar o Meridiano de Greenwich. 15. Localize os Oceanos? 16. Em quais hemisférios o Brasil se localiza de acordo como o Meridiano de Greenwich e o Paralelo Equador?

21 17. De acordo com o meridiano de Greenwich, em qual hemisfério encontra-se o continente em que você esta inserido. Segunda etapa ATIVIDADE 6 Atualmente a informática esta presente no dia-a-dia da população e pode ser utilizada como instrumento de ensino-aprendizagem. No ensino de Geografia ela passa a ser fundamental, pois apresenta várias ferramentas que facilita a aprendizagem e estimula os alunos a aprender. Para desenvolver essa atividade temos como objetivo especifico: Detectar por meio das atividades as vantagens e desvantagens de se trabalhar com o apoio do computador em sala de aula. Roteiro para o estudo na sala de informática, se possível um computador por aluno, caso contrário, no máximo dois alunos por computador, devendo ser intercalados o uso do mesmo. 1) Explanar antes de ir para sala de informática como deverão ser trabalhados os conteúdos. 2) Por meio do programa Google maps os alunos vão desvendar sua curiosidade em conhecer o planeta Terra. Podendo visualizar melhor vídeos gravados, fotos, tráfegos de diferentes lugares do espaço terrestre. Conhecer diferentes países ou cidades de suas curiosidades. 3) Localizarão a América, Brasil, Paraná e Paiçandu nos espaços geográficos no qual estão inseridos. Nessa atividade os alunos terão a oportunidade de conhecer o seu espaço de vivência, tendo uma visualização aérea do município e irão procurar a localização da escola percorrendo o trajeto feito até casa, podendo ainda circular pelo município observando os lugares por onde passam e frequentam. 4) Para desenvolver as atividades propostas faremos uso dos seguintes sites: Nessa atividade terão um quebra cabeça com o do mapa do Brasil e os Estados para serem encaixados nos devidos lugares. Também poderão ser trabalhados mapas da América, América do Sul e mapa mundo.

22 Com esse jogo os alunos fixarão melhor os pontos cardeais e colaterais Trabalha o conhecimento do aluno sobre as convenções cartográficas. É um jogo no qual o aluno tem que clicar sobre a convenção cartográfica de acordo com a palavra indicada. Encontra-se um mapa do Brasil com os estados e o jogador tem que pintar as regiões do Brasil de acordo com a legenda. Os alunos terão oportunidade de encontrar as coordenadas geográficas manuseando o mouse. Passo a passo - clicar no site; MAPA DO BRASIL-IBGE, bens duráveis e serviços; eletrodomésticos. Nesse site os alunos poderão fazer a leitura e interpretação dos mapas do Brasil utilizando os títulos, cores e legenda para conhecer a situação econômica do país. Nesse site os alunos se depararão com texto e ilustrações sobre a cartografia, que destaca as coordenada geográficas. Arrastando o mouse sobre o mapa mundi encontrarão as coordenadas geográficas do ponto desejado. Nesse site clicar em: Conceitos e técnicas cartográficas - IBGE, vão encontrar um slaid com ilustrações em movimentos e texto explanando sobre escala, convenções cartográficas e o funcionamento do GPS (Sistema de Posicionamento Global).

23 Sugestões de sites com jogos que poderão ser usados em qualquer ano ATIVIDADES COMPLEMENTARES: A - Preencha a cruzadinha de acordo com os elementos fundamentais dos mapas: 1. Distância de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich. (Longitude) 2. Ilustração que representam os pontos cardeais e colaterais. (rosas-dosventos) 3. Indica o assunto, lugar, data, informações sobre o espaço representado. (titulo) 4. Da o significado dos códigos, codificantes e os símbolos encontrados em um mapa. (legenda) 5. São linhas imaginárias traçadas no sentido vertical e são numerados de 0 graus a 180 e divide a Terra em Hemisfério Leste e Hemisfério Oeste. (meridianos) 6. São linhas imaginarias traçadas no sentido horizontal e divide a Terra em Hemisférios Norte e Hemisfério Sul, são numerados de 0 a 90 graus do Equador aos pólos Norte/Sul. (paralelos) 7. Indica quem forneceu as informações do mapa representado. (Fonte)

24 8. Representada pela rosa-dos-ventos para conhecer as direções reveladas pelo mapa. (orientação) 9. Pode ser Gráfica ou Numérica, representam quantas vezes o espaço geográfico foi reduzido. (Escalas) 10. É a distancia de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação ao equador. (latitude) B- Responda: 1. Explique o que é escala e quais os tipos existentes. 2. Em um mapa, de acordo com as coordenadas geográficas, onde encontramos com precisão um ponto determinado. 3. Cite seis elementos fundamentais para a leitura de um mapa. 4. Qual o paralelo principal? 5. Qual o meridiano principal? 6. Em quais hemisférios o Equador divide a terra? E o Meridiano de Greenwich? 7. Em quantos continentes a Terra esta dividida e quais são eles? 8. Quais são as cidades que fazem fronteira com Paiçandu?

25 C- Caça palavras. Encontre as palavras relacionadas com a leitura de mapas: coordenadas geográfica, convenções cartográficas, Equador, fronteira, Greenwich, Legenda, limite, mapas físicos,mapas humanos, meridianos, paralelos. A Z B C F X E Ç P O C L K J U I Q W E T R Y U X C C V B N M Ç L K O J H G F D D R S A P O I S O L E L A R A P Z O X C V C V B O Y U I O P A L U Z I A B E R T R M E A R A R D I B A N D S G G E G O G R A F D I A L U C A A S A M M S O M M M R D E U S S E J E S U S S U P A I B A D A X Ã E O C O R A N Ç A O F R A Q T E R V Q F P N I E D A D E M A E L I M I T E V O O C Q G A M O N R C I I A D A L E L U I A I I I X W H S M E W I R E M A A L C I P O S T O B A Z E J H D S I D M A P A S F Í S I C O S I Z E A R K U F D C T O N O M G A R C O S B E A T R S T L M V D H R L U C A E S D O M I N G A A N S Y L A T Y H M A I A D O I L s O N A I D I R E M Ç N G V S Ç L K J H G G F D S A Q W E R T D Y Ç O H N R E H E N R R I W Q U E T P O S S F U P S B C V B N G G H A U J M Y H N T G P K G I O C A R I E T N O R F B A G G S X C G H J G P I S C B F R E W C X I L I G E T B H J J E H O C O N V E N Ç Õ E S C A R T O G R A F I C A S U S A Q W W E R T T A Y Y U I O P I U Y T R R Y Z X C V B N M Ç L S K J H L E G E N D A W E

26 4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, Andréia Bevilaqua; SCARAMELLO, Juliana Massensini; SANTOS, Gustavo Henrique dos. Atlas geográfico digital: uma proposta de ensino e aprendizagem. Salvador-Ba. Disponível em Acesso em: 03/05/2012. ALMEIDA, Rosângela Doin de. Iniciação Cartográfica na escola. Coleção Caminhos da Geografia do desenho ao mapa. São Paulo: Editora Contexto; 2003 Antunes, Celso. Geografia e Participação. Volume 1. São Paulo: editora scipione, Beltrame, Zoraide Victorello. Geografia Ativa: Investigando o Ambiente do Homem. São Paulo: Editora Ática, Filetti, Cládia Regina Grégio d Arce. Construção dos Conhecimentos Cartográficos por Meio da Participação Ativa na Elaboração de Mapas: Proposta Pedagógica desenvolvida em Classes de 6ª Série do Ensino Fundamental Tese (Doutorado em Faculdade de Ciências e Tecnologia Programa de Pós- Graduação em Geografia) Universidade Estadual Paulista.Presidente Prudente. LIMA, Maria das Graças de; LOPES, Claudiovan Sanches. Geografia e Ensino: conhecimento científico e sociedade. Maringá: Massoni, PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná. Curitiba: SEED, PASSINI, Elza Yasuko; Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte; editora Lê PASSINI, Elza Yasuko.Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Editora Contexto, PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, SANTIL, Fernando Luiz de Paula et al. Recursos Tecnológicos Aplicados à Cartografia. Maringá: Sthampa gráfica Ed., Santos, Milton; Metamorfoses do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012

Agora é só com você. Geografia - 131

Agora é só com você. Geografia - 131 Geografia - 131 3 Complete: O espaço da sala de aula é um domínio delimitado por um(a)..., que é sua fronteira. Ainda em grupo faça o seguinte: usando objetos como lápis, palitos, folhas e outros, delimite

Leia mais

Compreendendo o espaço

Compreendendo o espaço Módulo 1 Unidade 2 Compreendendo o espaço Para início de conversa... A forma como você se locomove na cidade para ir de um lugar a outro tem a ver com as direções que você toma e com o sentido para o qual

Leia mais

DANÇANDO COM A ROSA DOS VENTOS

DANÇANDO COM A ROSA DOS VENTOS DANÇANDO COM A ROSA DOS VENTOS Juliana Alves Dias Universidade do Estado do Amazonas Bolsista Pibid de Geografia/CAPES alves-juliana@outlook.com Marcela Vieira Pereira Mafra Universidade do Estado do Amazonas

Leia mais

Mapa-mundo 7. o ANO. Geografia. Planos ARINDA RODRIGUES. Professor

Mapa-mundo 7. o ANO. Geografia. Planos ARINDA RODRIGUES. Professor Mapa-mundo 7. o ANO Geografia Planos aula de ARINDA RODRIGUES Professor ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 4 PLANIFICAÇÃO ANUAL... 5 CALENDARIZAÇÃO DAS AULAS DO 1. O PERÍODO... 6 CALENDARIZAÇÃO DAS AULAS DO 2. O PERÍODO...

Leia mais

Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas.

Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. Relato de Experiência Eixo temático: Direitos Humanos - inclusão Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. A importância de maquetes para

Leia mais

Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano

Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 6ºgeo301r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano Querido(a) Aluno(a) No primeiro trimestre buscamos entender o surgimento da Geografia, sua contribuição

Leia mais

Recuperação - 1ª Etapa Ensino Fundamental II

Recuperação - 1ª Etapa Ensino Fundamental II 1 GEOGRAFIA 6º ANO ENS. FUNDAMENTAL II PROFESSOR (A): GRAZIELLA FERNANDES NOME: Nº Querido(a) aluno(a), para que eu possa lhe ajudar neste momento de recuperação será importante que estude o conteúdo listado

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

PLANO ANUAL DE TRABALHO DOCENTE

PLANO ANUAL DE TRABALHO DOCENTE PLANO ANUAL DE TRABALHO DOCENTE CURSO DISCIPLINA ANO ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA 2015 DOCENTE CARGA HORÁRIA AULAS PREVISTAS ALEXANDRINA SCARIOT BENDO 160 80 EMENTA DA DISCIPLINA A disciplina de geografia

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4. o ANO/EF - 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Lista de Geografia I Data da entrega: 21/03/2016

Lista de Geografia I Data da entrega: 21/03/2016 Lista de Geografia I Data da entrega: 21/03/2016 Questão 01) Aparecida de Goiânia, / /2016. Aluno(a): 1ª série Professor: Edu Marinho Considerando a posição geográfica do território brasileiro ilustrada

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO Temas/Conteúdos Objetivos de Conceitos TEMA 1 - A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES 0. A GEOGRAFIA - O que é a Geografia - Como investigar em Geografia - Conhecer a superfície terrestre 1. DESCRIÇÃO DA PAISAGEM

Leia mais

Para ajudá-los nos estudos, após resolver o exercício de revisão faça a correção a partir deste documento. Bons Estudos!

Para ajudá-los nos estudos, após resolver o exercício de revisão faça a correção a partir deste documento. Bons Estudos! EXERCÍCIO DE REVISÃO - GEOGRAFIA 6º ano Profª. Ms. Graziella Fernandes de Castro Queridos alunos, Para ajudá-los nos estudos, após resolver o exercício de revisão faça a correção a partir deste documento.

Leia mais

Coordenadas Geográficas e Projeções Cartográficas. Prof. Bruno

Coordenadas Geográficas e Projeções Cartográficas. Prof. Bruno Coordenadas Geográficas e Projeções Cartográficas Prof. Bruno Paralelos Linhas Imaginárias que cortam o mundo no sentido horizontal Latitude É a medida do ângulo dos Paralelos. Varia de 0 a 90 graus, de

Leia mais

Projeto Matemática 5º ano 4ª série. Objetivos

Projeto Matemática 5º ano 4ª série. Objetivos Projeto Matemática 5º ano 4ª série Objetivos - Despertar o pensamento, propiciando a troca de experiências e de conhecimentos. - Fazer com que o aluno saiba debater idéias, levantar hipóteses, elaborar

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA Tais Pires de Oliveira Universidade Estadual de Maringá Departamento de Geografia tais_piresoliveira@hotmail.com

Leia mais

1 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE O TEMPO PASSA... Guia Didático do Objeto Educacional Digital

1 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE O TEMPO PASSA... Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital NATUREZA E SOCIEDADE 1 EDUCAÇÃO INFANTIL O TEMPO PASSA... Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao tema da Unidade 4 do Livro do Aluno. NATUREZA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA

Leia mais

Representações cartográficas

Representações cartográficas ós na ala de Aula - Geografia 6º ao 9º ano - unidade 4 stas atividades têm o objetivo de fazer com que o estudo da cartografia seja mais acessível para os alunos. A exposição prática da cartografia em

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I Gislaine Ferreira Gomes Universidade Estadual de Londrina gis.fg@ibest.com.br Karina

Leia mais

JOGO DE BARALHO DOS BIOMAS BRASILEIROS, UMA JOGADA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES NA BIOGEOGRAFIA.

JOGO DE BARALHO DOS BIOMAS BRASILEIROS, UMA JOGADA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES NA BIOGEOGRAFIA. JOGO DE BARALHO DOS BIOMAS BRASILEIROS, UMA JOGADA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES NA BIOGEOGRAFIA. Resumo: O assunto biomas brasileiros, embora faça parte do conteúdo programático de diversos

Leia mais

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: TRABALHANDO E DISCUTINDO OS JOGOS BOOLE.

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: TRABALHANDO E DISCUTINDO OS JOGOS BOOLE. MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: TRABALHANDO E DISCUTINDO OS JOGOS BOOLE. Marivete Girelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu mariveteg@hotmail.com Renata Camacho

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NO MUNÍCIPIO DE GURJÃO-PB

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NO MUNÍCIPIO DE GURJÃO-PB PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NO MUNÍCIPIO DE GURJÃO-PB Fábio de Araújo OLIVEIRA 1, Emília de Farias LUCENA 2, Maria Betânia Hermenegildo dos SANTOS

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCENDGEOCPLIC01-P ENSINO À DISTÂNCIA DE CARTOGRAFIA PARA PROFESSORES DE GEOGRAFIA José Yure Gomes dos Santos (1), Jefferson José Gonçalves Sales (1), Richarde Marques da Silva (3), Maria de Fátima Ferreira

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Gestão da Tecnologia da Informação 1ª. Série Estratégia em Tecnologia da Informação A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

PROVA COMENTADA GEOGRAFIA/ ÍRIS TIPO B

PROVA COMENTADA GEOGRAFIA/ ÍRIS TIPO B PROVA COMENTADA GEOGRAFIA/ ÍRIS TIPO B Questão 1 A partir de seus conhecimentos sobre projeções cartográficas e analisando a que foi utilizada no mapa a seguir, você pode inferir que se trata da projeção:

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e Apresentação Este livro tem o objetivo de oferecer aos leitores de diversas áreas do conhecimento escolar, principalmente aos professores de educação infantil, uma leitura que ajudará a compreender o papel

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO LOHLER ENSINO FUNDAMENTAL II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA PROJETO: JOGOS - A MANEIRA DIVERTIDA DE FICAR INTELIGENTE PROFESSORA ORIENTADORA:

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Josilene Maria de Almeida 1 ; Rosângela Miranda de Lima 2 ; Maria Sônia Lopes da Silva; Maria Anunciada

Leia mais

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável Saberes para uma sociedade sustentável Material de Apoio - Saberes Para uma Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde Realização: Instituto Brookfield Assessoria: Práxis Consultoria Socioambiental

Leia mais

CARTOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA CARTOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA O ensino da Geografia pode e deve ter como objetivo preparar os alunos para o exercício da cidadania, dando a idéia do pertencer a certa realidade, integrada pelas relações

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA - 7.º ANO DE GEOGRAFIA - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO Dentro do domínio da geografia e o território, o aluno deve compreender o objeto e o método da Geografia. No dominio da representação da superfície

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias. Componente Curricular: geografia Série:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

Mão na roda. Projetos temáticos

Mão na roda. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da

Leia mais

ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DOS SITES QUE DISPONIBILIZAM OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA PARA O ENSINO MÉDIO 1

ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DOS SITES QUE DISPONIBILIZAM OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA PARA O ENSINO MÉDIO 1 ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DOS SITES QUE DISPONIBILIZAM OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA PARA O ENSINO MÉDIO 1 Kethleen Da Silva 2, Tânia Michel Pereira 3, Edson Luiz Padoin 4, Matheus Reis De Almeida

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

Escola Estadual Dr. Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO

Escola Estadual Dr. Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO Escola Estadual Dr. Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO Taquarussu/MS Outubro 2009 Escola Estadual Dr.Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO Projeto de formação e ensino

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL V2 1ª SÉRIE

COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL V2 1ª SÉRIE COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL V2 1ª SÉRIE Professor(a): Richard QUESTÃO 1 Considere a reprodução da obra intitulada La Escuela del Sur de autoria de Joaquin Torres García, artista

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

Conhecendo os países, os continentes e os oceanos

Conhecendo os países, os continentes e os oceanos Conhecendo os países, os continentes e os oceanos nós na sala de aula - módulo: geografia 4º e 5º anos - unidade 5 As atividades propostas pretendem estimular as crianças a perceber as ideias de continente,

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

Sistema de Recuperação

Sistema de Recuperação Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I - 2º ano 2011 Sistema de Recuperação ATIVIDADES EXTRAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA E CONTÍNUA FAÇA UMA CAPA PERSONALIZADA PARA SUA APOSTILA DE ESTUDOS Nome: Classe:

Leia mais

Rotas de aprendizagem - Projetos

Rotas de aprendizagem - Projetos Página1 Rotas de aprendizagem - Projetos Domínio - A Terra: Estudos e Representações Subdomínio: A e o Território 1/2 Quinzenas (Inicio: 1.º período) 1) Reconhecer a como a ciência que estuda os territórios

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL 1ª SÉRIE. Professor(a): Richard

COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL 1ª SÉRIE. Professor(a): Richard COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL 1ª SÉRIE Professor(a): Richard 1) Sabendo-se que as coordenadas geográficas correspondem a um dos elementos básicos das representações cartográficas,

Leia mais

Divisão política do Brasil

Divisão política do Brasil Divisão política do Brasil O Brasil é uma Federação. Uma Federação é um Estado descentralizado. Cada unidade federativa possui autonomia política expressa na Constituição Federal e em suas constituições

Leia mais

Projeto Jornal Educativo Municipal

Projeto Jornal Educativo Municipal Estado de Goiás Prefeitura Municipal de Santa Bárbara de Goiás Secretaria Municipal da Educação Santa Bárbara de Goiás - GO Projeto Jornal Educativo Municipal Santa Bárbara de Goiás Janeiro/2013 Estado

Leia mais

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos Aula 9 ESCALA GRÁFICA META Apresentar as formas de medição da proporcionalidade entre o mundo real e os mapas através das escalas gráficas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: estabelecer formas

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

PALAVRAS - CHAVE: Educação ambiental. Jogos. Atividades lúdicas.

PALAVRAS - CHAVE: Educação ambiental. Jogos. Atividades lúdicas. 02624 LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM SOBRE APA DELTA DO PARNAÍBA, PI, CE, MA - BRASIL RESUMO Francinalda Maria Rodrigues da Rocha 1 Regina Célia da Rocha Carvalho 2 Niuza Alves da Costa 3 A compreensão dos

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO Geografia (3º Ciclo) 1. INTRODUÇÃO O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do ensino básico, a realizar em 2013 pelos alunos que se encontram abrangidos

Leia mais

BIBLIOTECA VIVA: CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DOS LIVROS RESUMO

BIBLIOTECA VIVA: CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DOS LIVROS RESUMO BIBLIOTECA VIVA: CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DOS LIVROS Camila Alves de Araujo Maria 1 ; Juciene da Silva Gomes 2 ; Ireny Morassu ³; Maria José de Jesus Alves Cordeiro 4 UEMS Cidade Universitária de Dourados-

Leia mais

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial 29 Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial Gabriel Barreto Correa (*) Isabel Opice (**) 1 Introdução Não é novidade que o Brasil apresenta, além de índices educacionais muito baixos

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Campus Nilópolis Ana Paula Inacio Diório AS MÍDIAS

Leia mais

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos.

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos. Visão Geral VISÃO GERAL Esse material abordará o acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Proativa do Pará, com intenção de ilustrar os aspectos na visão do Aprendiz. Essa abordagem dedica-se

Leia mais

VII E P A E M Encontro Paraense de Educação Matemática Cultura e Educação Matemática na Amazônia

VII E P A E M Encontro Paraense de Educação Matemática Cultura e Educação Matemática na Amazônia O USO DA HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS Adrielle Cristine Mendello Lopes UEPA drika.mendello@gmail.com Ana Paula Belém Cardoso UEPA pittypaula@hotmail.com RESUMO

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Aula 2 LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA

Aula 2 LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA Aula 2 LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA Orientação pelo Sol Leste = Nascente / Oeste = Poente Orientação por instrumentos (bússola) Consiste em uma agulha imantada que gira sobre um

Leia mais

História da Mídia Impressa na Educação

História da Mídia Impressa na Educação História da Mídia Impressa na Educação LUSTOSA, Elem Acadêmica do Curso de Pedagogia Iniciação Científica MACIEL, Margareth de Fátima Doutorado em Educação UNICENTRO - PARANÁ RESUMO Esse texto aborda a

Leia mais

18/11/2010 CURSO BÁSICO DE GPS CURSO BÁSICO DE GPS CURSO BÁSICO DE GPS CURSO BÁSICO DE GPS CURSO BÁSICO DE GPS CURSO BÁSICO DE GPS. Objetivo.

18/11/2010 CURSO BÁSICO DE GPS CURSO BÁSICO DE GPS CURSO BÁSICO DE GPS CURSO BÁSICO DE GPS CURSO BÁSICO DE GPS CURSO BÁSICO DE GPS. Objetivo. Objetivo Autos de Infração 2007 - SICAFI - Objetivo Objetivo Ponto coletado em WGS84 e reinserido em SAD69. Erro de 67.98 metros O Sistema GPS O Sistema GPS O sistema GPS foi desenvolvido pelo Departamento

Leia mais

Desenhando perspectiva isométrica

Desenhando perspectiva isométrica Desenhando perspectiva isométrica A UU L AL A Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós parecem maiores e as partes mais distantes

Leia mais

CORREÇÃO GEOGRAFIA - PROVA 1 1ª ETAPA 6º ANO

CORREÇÃO GEOGRAFIA - PROVA 1 1ª ETAPA 6º ANO CORREÇÃO GEOGRAFIA - PROVA 1 1ª ETAPA 6º ANO 1) Observe o quadro O Pescador (1931), de Tarsila do Amaral, e responda: a) A paisagem retratada pela artista é uma paisagem transformada ou preservada. Justifique

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: REALIDADE DOCENTE E A IMPORTANCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

ENSINO DE QUÍMICA: REALIDADE DOCENTE E A IMPORTANCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ENSINO DE QUÍMICA: REALIDADE DOCENTE E A IMPORTANCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM Ana Maria Gonçalves Duarte Mendonça 1 ; Darling de Lira Pereira 2 1 Universidade Federal de Campina

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA PROJETO: PAÍSES DO VELHO CONTINENTE

ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA PROJETO: PAÍSES DO VELHO CONTINENTE ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA PROJETO: PAÍSES DO VELHO CONTINENTE Batayporã / MS 2010 COORDENADORA DO PROJETO: MARIA DE LOURDES VAZ MOREIRA PROFESSORA DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROJETO: PAÍSES DO VELHO

Leia mais

Uso da Telefonia Móvel: Uma Ferramenta de Interação para a Aprendizagem a Distância

Uso da Telefonia Móvel: Uma Ferramenta de Interação para a Aprendizagem a Distância 1 Uso da Telefonia Móvel: Uma Ferramenta de Interação para a Aprendizagem a Distância 05/2008 Maria de Fátima Rodrigues de Lemos Núcleo de Educação a Distância - NEAD / Unidade Estratégica de Desenvolvimento

Leia mais

O papel das TIC acessíveis para a educação inclusiva das Pessoas com Deficiência. Rita Bersch Assistiva Tecnologia e Educação www.assistiva.com.

O papel das TIC acessíveis para a educação inclusiva das Pessoas com Deficiência. Rita Bersch Assistiva Tecnologia e Educação www.assistiva.com. O papel das TIC acessíveis para a educação inclusiva das Pessoas com Deficiência Rita Bersch Assistiva Tecnologia e Educação www.assistiva.com.br Educação e Desenho Universal FATO: NA ESCOLA SOMOS TODOS

Leia mais

Encontrando o seu lugar na Terra

Encontrando o seu lugar na Terra Encontrando o seu lugar na Terra A UU L AL A Nesta aula vamos aprender que a Terra tem a forma de uma esfera, e que é possível indicar e localizar qualquer lugar em sua superfície utilizando suas coordenadas

Leia mais

TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP

TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

Classificar poliedros identificando-os pelos nomes.

Classificar poliedros identificando-os pelos nomes. ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE JOGOS Leidian da Silva Moreira, FAJESU, keit_julie@hotmail.com Philipe Rocha Cardoso, FAJESU, philipexyx@hotmail.com Daniela Souza Lima, danielasouzza@hotmail.com

Leia mais

TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO DOS MILITARES USADAS NO BRASIL

TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO DOS MILITARES USADAS NO BRASIL 94 TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO DOS MILITARES USADAS NO BRASIL Prof. Dr. Pedro da Costa Guedes Vianna (Professor Dr. do Departamento de Geociências-UFPB) João Filadelfo de Carvalho Neto (Acadêmico do curso de

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

A GEOGRAFIA E O USO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A GEOGRAFIA E O USO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A GEOGRAFIA E O USO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BITAR, Juliana Carla Muterlle SEED/PR 1 julianamuterlle@yahoo.com.br SOUSA, Cícero Luís de SEED/PR 2 ciceroluis@gmail.com Eixo Temático:

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2015 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - Rua Torquato Laranja, nº 92 Centro CEP 29100-370 - Vila - Velha ES - Tel: (27) 3320-3400 Seja

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

PRATICANDO O RCNEI NO ENSINO DE CIÊNCIAS - A CHUVA EM NOSSA VIDA! RESUMO

PRATICANDO O RCNEI NO ENSINO DE CIÊNCIAS - A CHUVA EM NOSSA VIDA! RESUMO PRATICANDO O RCNEI NO ENSINO DE CIÊNCIAS - A CHUVA EM NOSSA VIDA! Roberta Soares de Vargas 1 e Suzane Maier França 1 Ricardo Antonini 2 RESUMO O trabalho aqui apresentado é o resultado de estudos e pesquisas

Leia mais

Olá, Professores e Professoras. É um prazer estar aqui com vocês novamente. Sejam bem-vindos!

Olá, Professores e Professoras. É um prazer estar aqui com vocês novamente. Sejam bem-vindos! Transcrição do vídeo Caixa de edição e texto Duração: 10 minutos e 26 segundos Olá, Professores e Professoras. É um prazer estar aqui com vocês novamente. Sejam bem-vindos! Hoje vamos conversar sobre um

Leia mais

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto 15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto O Sensoriamento Remoto é uma técnica que utiliza sensores, na captação e registro da energia refletida e emitida

Leia mais

Matemática em Toda Parte II

Matemática em Toda Parte II Matemática em Toda Parte II Episódio: Matemática no Transporte Resumo O episódio Matemática no Transporte, da série Matemática em Toda Parte II, vai mostrar como alguns conceitos matemáticos estão presentes

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso: Pedagogia - vespertino Disciplina: EDM0323 - Metodologia do ensino de português: a alfabetização. Docente: Prof.ª Nilce da Silva Aluna (nºusp): Flávia

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA Fundamentos teóricos da disciplina PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA O ensino da Geografia leva o educando a perceber que as relações sociais e as relações do homem com a natureza estão projetadas

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL REFERENTE À ETAPA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO...

RELATÓRIO PARCIAL REFERENTE À ETAPA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO... Roteiro para elaboração de relatório parcial de estágio RELATÓRIO PARCIAL REFERENTE À ETAPA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO Estudante: Orientador: Local / / SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 3 REFERÊNCIAS Identificação

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula RECICLANDO. Anos iniciais. 4º ano. Ciências. Ser Humano e Saúde. 2 aulas (50 minutos cada) Educação Presencial

TÍTULO: Plano de Aula RECICLANDO. Anos iniciais. 4º ano. Ciências. Ser Humano e Saúde. 2 aulas (50 minutos cada) Educação Presencial Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: RECICLANDO Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos iniciais Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: 4º ano Ciências

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais