A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020."

Transcrição

1

2 A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020.

3 Competências socioemocionais As competências socioemocionais incluem um conjunto de habilidades que cada pessoa tem para lidar com as próprias emoções, relacionar-se com os outros e gerenciar objetivos de vida, como autoconhecimento, colaboração e resolução de problemas.

4 Habilidades socioemocionais Envolvem o reconhecimento e gerenciamento de emoções, o relacionamento interpessoal, a solução de conflitos, a tomada de decisão responsável e todos os recursos essenciais para a vida pessoal, acadêmica, profissional e social.

5 Exemplos de habilidades socioemocionais tomada de decisão responsável reconhecer a perspectiva do outro organização expressar emoções de forma adequada Compreender pistas sociais estabelecer prioridades reconhecer e nomear emoções ser assertivo(a) Praticar escuta reflexiva

6 Objetivo Todo o conteúdo foi criado para gerar impacto positivo na aprendizagem e facilitar a aquisição de habilidades essenciais para a vida social. ética responsabilidade autonomia disciplina alcançar metas boa comunicação respeito por si próprio

7 Benefícios A aprendizagem socioemocional aumenta a capacidade de integrar habilidades, atitudes e comportamentos para lidar de forma eficaz e ética com tarefas e desafios diários.

8 A coleção Amigável Mente está alinhada à Base Nacional Comum Curricular BNCC. A BNCC apresenta as competências socioemocionais como parte das aprendizagens essenciais para a vida, que, assim como as competências cognitivas, devem ser trabalhadas na Educação Básica.

9 BNCC Competências Gerais BNCC Competências Socioemocionais

10 A coleção Amigável Mente também segue as diretrizes apresentadas pela The Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning CASEL, que reúne os mais importantes estudos sobre programas de aprendizagem de habilidades socioemocionais.

11 Como é trabalhado... Autogestão

12 Como é trabalhado... Empatia e Cooperação

13 C O L E Ç Ã O C O L E Ç Ã O

14 Componentes da coleção Amigável Mente Caderno do Professor com Avaliação Formativa Caderno do Aluno (Atividades para sala de aula, aulas projeto, autoavaliação e atividades para casa) Recursos audiovisuais Cartazes para sala de aula Cartazes para mural da escola: Saúde, Segurança e Bem-estar Avaliação inicial e final Roteiro para realização de reuniões (PPT e PDF) Carta de apresentação aos pais Proposta pedagógica para professores, coordenadores Guia de orientação ao professor

15 Estrutura 1º Bimestre - Unidade 1 Autoconhecimento e autocontrole 2º Bimestre - Unidade 2 Habilidades Interpessoais 3º Bimestre - Unidade 3 Resolução de conflitos 4º Bimestre - Unidade 4 Tomada de decisão responsável

16 Aulas Projeto As Aulas Projeto foram desenvolvidas para que a escola possa aplicar as atividades duas vezes por semana. Elas apresentam atividades adicionais sobre o tema trabalhado, através de propostas de ensino diferenciadas.

17 Recursos Audiovisuais Os recursos para contextualização consistem em diferentes dispositivos que introduzem e exemplificam o tema a ser trabalhado. Entre eles, estão textos, imagens, quadros, tirinhas, animações, vídeos e áudios.

18 Caderno do Professor Orientações necessárias para a devida aplicação; Dicas de condução e mediação das atividades; Estratégias para promover o desenvolvimento das habilidades trabalhadas; Atividades contextualizadas com exemplos do dia a dia dos alunos; Avaliação formativa ao final do caderno.

19 Caderno do Professor Conteúdo dividido nas seguintes sessões: Sobre a unidade: apresenta e explica o tema que será trabalhado durante o bimestre. Sobre o tema da aula: apresenta o tema que será desenvolvido na aula. Objetivo geral da aula: destaca o objetivo geral (mais abrangente) da aula. Objetivos específicos da aula: detalha os objetivos do conjunto de atividades da aula.

20 Caderno do Professor Aplicação: mostra a importância do tema para a aprendizagem e formação socioemocional. Rotina diária: oferece orientações de uso das estratégias apresentadas no material e de como aplicá-las na rotina diária da sala de aula. Conteúdo do Caderno do aluno: contém todas as atividades que serão realizadas pelos alunos. Observações sobre as atividades: textos destacados sobre as atividades, com orientações, sugestões de intervenções para o professor e dicas para ampliação do conhecimento.

21 Avaliação Inicial A Avaliação Inicial é aplicada no início das aulas de cada bimestre, permitindo identificar o ponto de partida do aluno do ponto de vista socioemocional. Seus resultados devem orientar professores, gestores e pais na adoção de estratégias que promovam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais do aluno.

22 Avaliação Final A Avaliação Final é aplicada no final das aulas de cada bimestre. Permite identificar os progressos conquistados e os pontos onde o aluno necessita de maior atenção no processo de aprendizagem socioemocional. Seus resultados devem orientar professores, gestores e pais na adoção de estratégias que promovam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais do aluno.

23 Caderno do Aluno Apresenta 5 componentes: Recursos para contextualização do tema; Atividades de sala de aula; Aulas Projeto; Autoavaliação; Atividades para casa.

24 Autoavaliação A Autoavaliação é realizada, ao final de cada aula, utilizando uma escala de cores e faces, onde o aluno registra sua percepção sobre seu progresso na habilidade trabalhada durante a aula. Ela permite ao aluno refletir sobre seu desempenho e automonitorar sua evolução.

25 Cartazes Sala Cartazes temáticos para serem colocados na sala de aula, com o objetivo de ilustrar e reforçar os temas trabalhados. São 4 cartazes por bimestre, totalizando 16 por ano letivo.

26 Cartazes Mural Cartazes temáticos para serem colocados no mural da escola, com o objetivo de ilustrar e reforçar três temas gerais: Saúde Segurança Bem-estar São 3 cartazes por bimestre, totalizando 12 por ano letivo.

27 Roteiro para Reunião com Pais Os roteiros de Reuniões com Pais contêm orientações fundamentais que devem ser passadas para as famílias, buscando sua participação ativa nas atividades e no progresso do desenvolvimento socioemocional de seus filhos e filhas. Os roteiros são apresentados nos formatos para impressão (PDF) e em slides (ppt).

28 Carta de Apresentação aos Pais A Carta de Apresentação aos Pais apresenta e explica a proposta da coleção aos familiares, evidenciando a importância de sua participação na execução das atividades para casa, no aprendizado socioemocional de seu filho(a), no acompanhamento das atividades realizadas em sala de aula, entre outros.

29 Atividades para Casa As Atividades para Casa têm frequência semanal. Elas apresentam o tema trabalhado em sala e uma tarefa para ser realizada por toda a família.

30 Guia de Orientação Documento que contém orientações e estratégias para lidar com situações de maior dificuldade durante o processo de aprendizagem socioemocional. Este guia contém, ainda, espaço para que o professor estabeleça planos de ação a serem desenvolvidos com alunos que tiverem um desenvolvimento insatisfatório das habilidades socioemocionais durante o bimestre.

31 Dúvidas?

32 Agradecemos sua participação!

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF).

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF). A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF). Principais Características Alunos do ensino fundamental I e II; Desenvolvido

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 4º, 5º e 6º ano. 1º semestre - 06/02/2019

REUNIÃO DE PAIS 4º, 5º e 6º ano. 1º semestre - 06/02/2019 REUNIÃO DE PAIS 4º, 5º e 6º ano 1º semestre - 06/02/2019 Plano de Avaliação 4º, 5º e 6º ano (EF) O plano de avaliação do Colégio Nova Geração para o 4º, 5º e 6º ano é composto por 5 (cinco) avaliações,

Leia mais

Fundamentos. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. das Atividades

Fundamentos. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. das Atividades Fundamentos das Atividades SUMÁRIO 1 Introdução 2 O que é Educação Socioemocional? 3 Desenvolvimento das Competências Socioemocionais 4 Abordagens Pedagógicas 5 Metodologia Os Planos de Atividades intitulados

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS Apresentação Este material tem o objetivo de apoiar as equipes de currículo dos estados* no início do processo de (re)elaboração curricular, subsidiando

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

Projeto Carta da Convivialidade 1.º Ciclo

Projeto Carta da Convivialidade 1.º Ciclo Projeto Carta da Convivialidade 1.º Ciclo carta.convivialidade@live.madeira-edu.pt Secretaria Regional de Educação Projeto Carta da Convivialidade (Início nas Escolas de 2.º e 3.º Ciclos no ano letivo

Leia mais

CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO

CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO PERSPECTIVAS PARA O EM: TRAJETÓRIA CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO MÉDIO MÉDIO PERSPECTIVAS PARA O EM: TRAJETÓRIA CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO GT Nacional de Ensino Médio da ANEC REFORMA EM CONTEXTO

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

Formação do Educador no século XXI

Formação do Educador no século XXI Formação do Educador no século XXI DESAFIOS DESAFIO DA VOLATILIDADE, INCERTEZA, COMPLEXIDADE E AMBIGUIDADE (VUCA) DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE DESAFIO DA VELOCIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DESAFIO DA TECNOLOGIA

Leia mais

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM I 4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO Lei 6494/77 regulamentada pelo

Leia mais

Formação do Educador no século XXI

Formação do Educador no século XXI Formação do Educador no século XXI DESAFIOS DESAFIO DA VOLATILIDADE, INCERTEZA, COMPLEXIDADE E AMBIGUIDADE (VUCA) DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE DESAFIO DA VELOCIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DESAFIO DA TECNOLOGIA

Leia mais

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE.

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. CONSTRUINDO O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. 3ª FORMAÇÃO PROFESSOR COORDENADOR 2018- DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA PAUTA DO DIA 06/06/2018 O Coordenador Pedagógico e o cotidiano

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para o Estágio de Língua Inglesa I Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I PERÍODO: 5º

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para o Estágio de Língua Inglesa I Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I PERÍODO: 5º . PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para o Estágio de Língua Inglesa I Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I PERÍODO: 5º PROFESSOR: Sônia Cristina da Silva Passos de Alarcão CH Semanal:

Leia mais

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: DESENVOLVENDO E AVALIANDO CRIATIVIDADE E O PENSAMENTO CRÍTICO CHAPECÓ/SC

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: DESENVOLVENDO E AVALIANDO CRIATIVIDADE E O PENSAMENTO CRÍTICO CHAPECÓ/SC INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: DESENVOLVENDO E AVALIANDO CRIATIVIDADE E O PENSAMENTO CRÍTICO CHAPECÓ/SC Chapecó ONDE ESTAMOS SITUADOS... Habilidades para o século XXI são importantes Por que este projeto? Criatividade

Leia mais

ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES

ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES Documento Conceitual: Como Relacionar Território e Currículo? Orientações Módulo Documento Conceitual Um território agentes, espaços,

Leia mais

Orientações para os primeiros dias letivos

Orientações para os primeiros dias letivos Orientações para os primeiros dias letivos Com foco na Aprendizagem Matemática Ensino Fundamental Anos Finais Ensino Médio O pressuposto tanto biológico quanto filosófico de que o homem é um ser inacabado,

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Disciplina: Período: º Ano: 2018/02 Docente: 2. DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA Carga horária semestral

Leia mais

ETAPA 3 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA PROFESSORES

ETAPA 3 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA PROFESSORES ETAPA 3 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA PROFESSORES Módulo de Formação Orientações Módulo Preparação Objetivos: Discutir as competências gerais da BNCC. Refletir sobre as necessidades de transformação

Leia mais

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações Prof. - Outubro/2018 BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 As competências socioemocionais são saberes que você pode aprender; pode praticar;

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Centro Paula Souza 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Área de conhecimento : Ciências da Natureza

Leia mais

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017.

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento das atividades didáticas e da produção de material didático nos cursos técnicos ofertados

Leia mais

FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO Q U E I N D I V Í D U O S Q U E R E M O S F O R M A R? Formação de lideranças e cidadãos conectados com a sociedade, éticos e protagonistas. Desenvolvimento de lideranças com a valorização

Leia mais

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL JOSÉ FRANCISCO SOARES Conselho Nacional de Educação São Paulo, 13 de dezembro de 2017 SUMÁRIO I. Especificação do direito II. III.

Leia mais

A coordenação pedagógica deverá conduzir o processo de construção do Plano Anual com base nos documentos previamente construídos na rede e na escola.

A coordenação pedagógica deverá conduzir o processo de construção do Plano Anual com base nos documentos previamente construídos na rede e na escola. O Plano Anual é o documento que registra as decisões da comunidade escolar em relação a operacionalização e organização da ação educativa, em consonância com seu Projeto Político Pedagógico, a Matriz Curricular

Leia mais

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN:

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: EnEPA II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: 978-85-7764-083-6 TIPO RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II O presente Regulamento do Projeto Integrador I e II tem por finalidade

Leia mais

TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval

TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval Autora Rosangela Silva Barros dos Santos 1 rosangelasilvabarros@hotmail.com Dr. Hamilton Afonso de Oliveira 2 hamiltonafonso@uol.com.br

Leia mais

SESSÕES DE APRESENTAÇÃO

SESSÕES DE APRESENTAÇÃO SESSÕES DE APRESENTAÇÃO Inscreva-se em www.leirilivro.pt ou pelo telefone 244 769 070 VENHA TER CONNOSCO... O QUE TEMOS PARA SI E PARA OS SEUS ALUNOS... Para o professor: Teacher s Book: inclui o livro

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) IMPLEMENTAÇÃO Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Premissas Fortalecimento do regime de colaboração entre união, estados e municípios; Governança: MEC, Consed e Undime; Consolidação de esforços de diferentes

Leia mais

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 A BNCC E SUA APLICAÇÃO Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO O QUE É A BNCC? - Documento de caráter normativo; - Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais

Leia mais

A BNCC E A NOSSA ESCOLA

A BNCC E A NOSSA ESCOLA A BNCC E A NOSSA ESCOLA 40 min DURAÇÃO SUGERIDA O QUE QUEREMOS COM ESSA ATIVIDADE? Contextualizar todos os participantes e esclarecer dúvidas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Planejamento Escolar 2019

Planejamento Escolar 2019 Planejamento Escolar 2019 De portas abertas: foco na relação professor-aluno Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Apresentação Chegamos em um momento importante do ano escolar: o Planejamento.

Leia mais

e-manual Premium Manual Guia de Vida Sustentável (oferta ao aluno) Caderno do Professor Caderno do Aluno zona de cola CIÊNCIAS NATURAIS 8.

e-manual Premium Manual Guia de Vida Sustentável (oferta ao aluno) Caderno do Professor Caderno do Aluno zona de cola CIÊNCIAS NATURAIS 8. CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO Manual zona de cola Guia de Vida Sustentável (oferta ao aluno) Caderno do Aluno Caderno do Professor e-manual Premium Contamos com o seu melhor. Conte com o nosso. Oo Manual Manual

Leia mais

A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL

A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL O INÍCIO... Ivo Gomes Ponto de Partida Anos 90 Ponto de Partida Anos 90 Mudança na gestão municipal 1997; Distorção Idade-série; Estrutura física escolar péssima; Analfabetismo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168, de 07/05/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 2018/2019 1 Índice Nota Introdutória... 3 Metodologia de trabalho... 4 Objetivo Geral... 4 Aprendizagens esperadas... 4 Domínios... 5 Operacionalização do Currículo...

Leia mais

ETAPA 2 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES

ETAPA 2 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES ETAPA 2 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES Módulo de Formação Orientações Módulo Documento Conceitual Preparação Objetivos: Conhecer as competências gerais da BNCC e reconhecer

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ADMINISTRAÇÃO

ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ADMINISTRAÇÃO ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO - 088 Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC PAULO GUERREIRO FRANCO Código: 092 Município: VERA CRUZ Área Profissional: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional:

Leia mais

Os resultados dos testes do PAEBES TRI são divulgados com base em um indicador: os percentuais de acerto por descritor (habilidade) avaliado.

Os resultados dos testes do PAEBES TRI são divulgados com base em um indicador: os percentuais de acerto por descritor (habilidade) avaliado. ROTEIRO DE LEITURA E ANÁLISE DE RESULTADOS PAEBES TRI 2018 As avaliações do PAEBES TRI, de caráter formativo, têm por objetivo produzir informações sobre o desempenho dos estudantes do ensino médio (regular

Leia mais

Para os gestores educacionais (técnicos, diretores e coordenadores): acesso exclusivo a 10 horas de

Para os gestores educacionais (técnicos, diretores e coordenadores): acesso exclusivo a 10 horas de ROTEIRO SUGERIDO Pré-evento Antes que as atividades da Semana dos Indicadores Educacionais se iniciem, serão disponibilizadas ferramentas para que tudo possa acontecer dentro de um cronograma eficiente.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04 / 10 /2012 Etec Professora Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: Santana de Parnaíba

Leia mais

Conteúdos ricos e diversificados, com indexação em cada página, para uso exclusivo dos professores.

Conteúdos ricos e diversificados, com indexação em cada página, para uso exclusivo dos professores. Psicologia B.º ano Manual Guia do Professor (na banda lateral do manual) Caderno do Aluno Métodos e Técnicas de Estudo (oferta ao aluno) Dossiê do Professor e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt

Leia mais

PLANO DE ORGANIZAÇÃO DA ACTIVIDADE LECTIVA. Alda Amaro Dr. João Paulo Trigueiros Expressões Artes Visuais (600)

PLANO DE ORGANIZAÇÃO DA ACTIVIDADE LECTIVA. Alda Amaro Dr. João Paulo Trigueiros Expressões Artes Visuais (600) Direcção Regional de Educação do Centro AULA ASSISTIDA Nº 16 PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA EM ARTES VISUAIS ANO LECTIVO 2011/2012 PLANO DE ORGANIZAÇÃO DA ACTIVIDADE LECTIVA IDENTIFICAÇÃO PROFESSOR ESTAGIÁRIO

Leia mais

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola.

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Palestras: A Filosofia na Escola Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Para aprofundar a formação continuada de professores, apresentamos a seguir alguns

Leia mais

POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS

POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS COLEÇÕES COC ENSINO FUNDAMENTAL II Anos Finais (6º ao 9º Ano) Este período de aprendizado favorece a utilização dos conhecimentos

Leia mais

Rosangela Ramos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTISCA E NIVELAMENTO. 07/02/2019 DE 14:00 ÀS 16:00 Horas

Rosangela Ramos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTISCA E NIVELAMENTO. 07/02/2019 DE 14:00 ÀS 16:00 Horas Rosangela Ramos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTISCA E NIVELAMENTO 07/02/2019 DE 14:00 ÀS 16:00 Horas Nivelamento da aprendizagem O desafio com a universalização consistiu e consiste em pensar formas de garantir o direito

Leia mais

Projeto Mediação Escolar e Comunitária

Projeto Mediação Escolar e Comunitária Projeto Mediação Escolar e Comunitária 2º Encontro 2018 Secretaria de Estado da Educação Sistema de Proteção Escolar SPEC 2º Encontro - 2018 Objetivos: 1- Caracterizar conflito e violência 2- Refletir

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB 2014-2018 EPFMCB 2014-2018 2014-2018 Índice INTRODUÇÃO...... 2 1. OBJETIVOS.. 2 1.1. PESSOAL DOCENTE...... 2 1.2. PESSOAL NÃO DOCENTE...... 3 1.3. OBJETIVOS GERAIS...... 3 2.DESTINATÁRIOS... 3 3. MODALIDADES

Leia mais

Programa MenteInovadora. Introdução à Metodologia Mind Lab

Programa MenteInovadora. Introdução à Metodologia Mind Lab Programa MenteInovadora Introdução à Metodologia Mind Lab Bem-vindos ao Programa MenteInovadora! Sobre a Mind Lab A missão da Mind Lab é preparar as próximas gerações para os complexos desafios do século

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã/SP Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

e-manual Premium GEOGRAFIA 9. o ANO Experimente em espacoprofessor.pt

e-manual Premium GEOGRAFIA 9. o ANO Experimente em espacoprofessor.pt GEOGRAFIA 9. o ANO Manual Para o professor (na banda lateral do manual) Mapas Desdobráveis (Mundo e Portugal oferta ao aluno) Caderno de Atividades Caderno do Aluno (oferta ao aluno) Guia do Professor

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

SUPERVISÃO PEDAGÓGICA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA ENQUADRAMENTO Avaliação Supervisão Supervisão PROMOVE Melhoria das práticas letivas/pedagógicas Fundamental: Trabalho colaborativo + Autoavaliação A observação e a discussão de aulas

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

FORMAÇÃO EM COACHING EMOCIONAL - MÉTODO AUGUSTO CURY

FORMAÇÃO EM COACHING EMOCIONAL - MÉTODO AUGUSTO CURY FORMAÇÃO EM COACHING EMOCIONAL - MÉTODO AUGUSTO CURY CARGA HORÁRIA: 120 (cento e vinte) horas TIPO DE CURSO: Presencial de 60 (sessenta) horas; Intermediado por tecnologia (EAD) de 60 (sessenta) horas.

Leia mais

(Retificação do Documento Orientador Circular 233/2019)

(Retificação do Documento Orientador Circular 233/2019) IMPACTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM (Retificação do Documento Orientador Circular 233/2019) OSASCO JUNHO/2019 IMPACTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NOS PROCESSOS DE

Leia mais

Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea

Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea Bem-vindo Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO (PNUD programa das Nações Unidas para o desenvolvimento - 1990) Habilidades

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística

Leia mais

e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO

e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO Manual Guia do Professor (na banda lateral do manual) Caderno do Aluno Guia de Vida Saudável (oferta ao aluno) Caderno do Professor Guia de Suporte Básico de Vida e-manual Premium

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO São Paulo janeiro de 2017 BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM Base Nacional Comum prevista: FLEXIBILIDADE

Leia mais

Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1

Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1 Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1 Nelma R. S. Bossolan 13/04/2015 Objetivos propostos pela disciplina para o tema Planejamento Curricular. Conhecer as etapas do planejamento de uma

Leia mais

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO Sala 7 Interdisciplinar EF I EMEF ANEXA AO EDUCANDÁRIO DOM DUARTE Professora Apresentadora: DANIELLE ROCHA Realização: Justificativa Buscando uma atitude

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo 2014/2015 PLANO DE FORMAÇÃO. Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo 2014/2015 PLANO DE FORMAÇÃO. Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes. Ano letivo 2014/2015 PLANO DE FORMAÇÃO Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes. (Paulo Freire) Índice Introdução... 2 Objetivos... 3 Destinatários do Plano de Formação... 4 Etapas de Concretização

Leia mais

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado.

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Workshop 2: Projeto didático individual: Planejamento. Momento 1: Apresentação do tema Definição do contexto (levantamento de informações).

Leia mais

E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO

E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO INTRODUÇÃO Do que um indivíduo precisa para viver bem no século XXI? Em meio a uma realidade de transformações rápidas e constantes, é reconhecido

Leia mais

INDICAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DO SEGUNDO SEMESTRE APRENDA+

INDICAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DO SEGUNDO SEMESTRE APRENDA+ INDICAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DO SEGUNDO SEMESTRE APRENDA+ ÍNDICE 1 MAPA DE OBJETIVOS E PLANEJAMENTO ESCOLAR - Estratégia e objetivo DN - Explicação das intensidades de uso e engajamento - Sugestões de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº 134 de 04/10/2014 Etec: ERMELINDA GIANNINI TEIXEIRA Código: 0187 Município: SANTANA

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

O Planejamento Escolar - José Carlos Libâneo

O Planejamento Escolar - José Carlos Libâneo http://www.aecep.com.br/artigo/o-planejamento-escolar--jose-carlos-libaneo.html O Planejamento Escolar - José Carlos Libâneo 29/7/2013 O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão

Leia mais

Manual do Aluno Engenharia Insper i

Manual do Aluno Engenharia Insper i Manual do Aluno Engenharia Insper i Capítulo 1 A visão do Insper para a Engenharia A missão dos cursos de engenharia do Insper é: Desenvolver jovens engenheiros que estarão preparados para reconhecer as

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares 2018-2019 1.º semestre Mestrado em EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Mestrado em EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Dados estruturantes

Leia mais

Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web

Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web Scott D. Johnson Professor de Educação Departmento de Educação de Recursos Humanos Faculdade de Educação Universidade de Illinois

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Avaliação Educacional Avaliar é o ato de atribuir valor ou mérito a alguma coisa. Avaliação educacional:

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM I 4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO LEI Nº 11.788 / 2008 Presidência

Leia mais

Formação de líderes inclui vivências

Formação de líderes inclui vivências Nossa cultura Formação de líderes inclui vivências Programa de desenvolvimento, Mosaico usa experiências para despertar agilidade, flexibilidade e empatia Para responder aos desafios do mercado, buscamos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 30 DE SETEMBRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.049, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

INDICAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DO SEGUNDO SEMESTRE APRENDA+

INDICAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DO SEGUNDO SEMESTRE APRENDA+ INDICAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DO SEGUNDO SEMESTRE APRENDA+ ÍNDICE 1 MAPA DE OBJETIVOS E PLANEJAMENTO ESCOLAR - Estratégia e objetivo DN e DR - Explicação das intensidades de uso e engajamento - Integração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Ficha da Subfunção/Componente Curricular FUNÇÃO: Recuperação/Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR : Psicologia

Leia mais

Projeto do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Ciências Biológicas (Parte do Projeto Pedagógico do Curso )

Projeto do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Ciências Biológicas (Parte do Projeto Pedagógico do Curso ) Projeto do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Ciências Biológicas (Parte do Projeto Pedagógico do Curso ) De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de professores - Art

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO 2º SEMESTRE/2011 Disciplina: Psicologia Organizacional Curso: Ciências Contábeis Turno/Horário: Noturno Professor: Geyza D Ávila Arruda Turma: Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral

Leia mais

e-manual Premium Dossiê do Professor Viva a História! CD-ROM

e-manual Premium Dossiê do Professor Viva a História! CD-ROM HISTÓRIA 8. o ANO zona de cola Manual inclui Mistério da História Com as fontes aprendes! Propostas de Resolução Propostas de resolução exclusivas para o professor Dossiê do Professor Agenda Banco de Recursos

Leia mais

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES CICLO MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Ciclo MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Mentoring Inspira o participante a melhorar seu desempenho

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.185, DE 28 DE SETEMBRO DE 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Matemática, do

Leia mais

Agrupamento de Escolas Álvaro Velho. Plano de Formação 2016/ /2018

Agrupamento de Escolas Álvaro Velho. Plano de Formação 2016/ /2018 Agrupamento Escolas Álvaro Velho Plano 2016/2017 2017/2018 Plano Ação Estratégico (2016-2018) * e) Gestão Conflitos em contextos escolar Supervisão Pedagógica e Prática Docente Desenvolver competências

Leia mais