Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web"

Transcrição

1 Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web Scott D. Johnson Professor de Educação Departmento de Educação de Recursos Humanos Faculdade de Educação Universidade de Illinois

2 Roteiro da Apresentação Visão Geral do Curso HRE Online Filosofia e Aspectos Pedagógicos Descobertas da Pesquisa Qualidade do Aprendizado Online Impacto dos Estilos de Aprendizagem Desempenho dos Times Virtuais Razões para Abandono/Trancamento

3 Visão Geral do Curso HRE Online

4 Características dos Programas Dois programas de mestrado online. Nove cursos ministrados ao longo de três anos. Instrução é 100% online. Políticas e padrões iguais aos do programa presencial (campus). Parte da carga horária dos docentes (sem compensação). Turmas de aproximadamente trinta alunos. Cursos baseados em projetos com times virtuais. Sessões síncronas semanais.

5 Global HRD Online: Cursos Fundações da Educação para o Trabalho Desenho de Recursos Instrucionais Tecnologias Instrucionais Desenvolvimento Organizacional Aprendizado e Desenvolvimento em Adultos Avaliação na Educação e Treinamentos Planejamento Estratégico para HRD (desenvolvimento de recursos humanos) História do Trabalho e Políticas Educacionais HRD Internacional

6 CCTL Online: Cursos Técnicas Instrucionais para o Ensino Superior História dos Community Colleges Fundações do Desenvolvimento Curricular Relacionamentos entre Avaliação de Resultados e Desempenho Instrucional O Aluno de Graduação Aprendizado e Desenvolvimento em Adultos História do Trabalho e Políticas Educacionais Tecnologias Instrucionais

7 Por que inscrever-se em um programa online? Conveniência e flexibilidade de agenda Economia (custo) Forma eficaz de aprendizagem Provê condições para o desenvolvimento profissional ou obtenção de títulos avançados enquanto empregado Forte reputação da Universidade de Illinois

8 Tecnologias Online Sistema Padronizado de Gestão de Cursos Livros tradicionais e leituras online Aulas pela Internet utilizando áudio sincronizado com transparências em PowerPoint Streaming vídeo (fluxo contínuo) Software de discussão e colaboração (e.g., WebBoard, Chat, e AOL Instant Messenger ) Transmissão de áudio ao vivo Chamadas telefonicas grátis (1-800)

9 Integrando Teorias de Aprendizagem e Pedagogia com Cursos Online

10 Qualidade no Aprendizado Online? Programas Online estão com popularidade crescente. Há considerável preocupação sobre a eficácia. Não há evidências demonstrando que a tecnologia influencia o aprendizado. Pedagogia e o desenho do curso são mais importantes que tecnologia.

11 Desafios para Desenvolvedores de Programas Online Evitar criação de cursos online baseados em formas tradicionais de instrução. Descobrir maneiras pedagogicamente inovadoras e confiáveis para o ensino pela Internet. Adotar uma filosofia de ensino que seja apropriada para instrução online. Tal filosofia deve apoiar-se em combinação de teorias de aprendizagem.

12 Estrutura de Estratégia Instrucional para Ambientes de Aprendizagem Online

13 Diferenças Individuais As pessoas utilizam formas distintas para aprender. Estratégias Online Prover conteúdo em formatos múltiplos. Permitir escolha individual. Usar uma variedade de tecnologias de comunicação.

14 Motivação Nós aprendemos melhor quando estamos interessados e motivados. Estratégias Online Simular programa de rádio com âncora e participantes convidados (chamadas telefônicas). Utilizar multimidia quando apropriado. Incorporar jogos ao ambiente online. Incorporar sugestões dos alunos. Utilizar histórias e exemplos.

15 Sobrecarga de Informação Nós estamos limitados por nossa habilidade de processar informação. Estratégias Online Organizar a instrução em ciclos de aprendizagem. Prover organizador gráfico para o curso. Preparar apresentações breves de texto & áudio. Usar recursos para apoiar os alunos no preparo para as aulas.

16 Aprendizagem Contextual Nós aprendemos melhor Estratégias Online em situações reais. Criar times virtuais de aprendizado. Estimular realidade utilizando estudos de casos apropriados. Solicitar desenvolvimento de projetos colaborativos com empresas e outras organizações. Gerar produtos úteis.

17 Ativo, Social & Reflexivo Nós aprendemos pela interação com outros. Estratégias Online Criar conexões pessoais com alunos. Requerer e facilitar interação. Combinação de atividades individuais e em grupo. Usar discussões online em grupos pequenos. Manter registro online ou diário de reflexões. Revisão entre pares e amplo feedback.

18 Resumo das Descobertas da Pesquisa

19 Online vs. Presencial? Questões de Pesquisa: Diferenças das percepções de qualidade do instrutor, do curso, e interação? Diferenças entre critérios dos professores para avaliação do desempenho de alunos? Diferenças de qualidade dos projetos de curso?

20 Percepções de Qualidade Alunos dos dois formatos de curso fizeram avaliações positivas dos cursos e instrutores. Alunos de cursos presenciais foram ligeiramente mais positivos quanto à qualidade da interação. Alunos de cursos presenciais avaliaram melhor o suporte dos instrutores. Alunos de cursos online avaliaram melhor o suporte do departamento.

21 Resultados do Aprendizado dos Alunos Notas dos cursos Igualmente distribuídas nos dois grupos Auto-avaliação Alunos dos dois grupos sentiram-se igualmente confortáveis desempenhando novas habilidades Projetos dos Cursos Sem diferenças significativas em avaliações do tipo blind review

22 Aprendendizagem em Times Virtuais? Questões de Pesquisa: Como os times virtuais de aprendizagem se desenvolvem? Quais processos e estratégias os times virtuais de aprendizagem adotam ao desenvolverem suas tarefas?

23 Desenvolvimento de Times e suas Normas Interação social e agenda foi o foco da primeira reunião. A falta de encontros presenciais permitiu maior flexibilidade no agendamento de reuniões virtuais. Membros dos times apresentaram-se menos inibidos a distância. Menos socialização vão direto ao ponto.

24 Liderança de Times Uma pessoa consistentemente assegurava-se que as coisas estavam sendo feitas. Rodízio da liderança do time entre os membros. Tarefas compiladas e submetidas pelo Líder da Semana Falta de encontros presenciais tudo pode ser desenvolvido virtualmente. Alguns membros dos times evitaram conflito simplesmente desconectando-se.

25 Impacto do Estilo de Aprendizagem Questões de Pesquisa: Existem diferenças entre as preferências dos estilos de aprendizagem dos alunos em diferentes formatos de ensino? Estilos de aprendizagem influenciam significativamente o sucesso dos alunos independentemente do formato do ensino?

26 Estilo de Aprendizagem & Sucesso Não foram identificadas diferenças nas preferências de ambientes sociais e de aprendizagem Alunos online preferiram aprender fazendo Motivação correlacionada positivamente com ambos formatos: online e presencial. Não foram identificadas relações únicas entre estilo de aprendizagem e sucesso em curso online.

27 Estimadores para Abandonos Online Taxa de abandono = 25.5% (48 de 188 alunos) Idade não é um estimador. Alunos que abandonam tendem a ter notas médias (GPA) mais altas. Homens têm maior potencial de abandono que mulheres. Dentre os alunos com menor potencial de abandono encontram-se diretores, gerentes e coordenadores.

28 Por que os alunos abandonam? Motivos Pessoais Finanças, falta de tempo, conflitos de agenda, problemas familiares Motivos Relacionados com o Trabalho Mudanças no trabalho, companhia não apoiava o programa, muito difícil trabalhar e ser aluno Motivos Relacionados com o Programa Muito difícil, falta de interesse, falta de interação entre alunos (um-a-um) Motivos Relacionados com Tecnologia Falta de suporte técnico ou habilidade

29 Conclusões Aprendizado acontece em cursos online. Aprender online pode ser tão efetivo quanto o presencial (ou mais efetivo). Não há necessidade de encontros presenciais. Quantidade e qualidade da interação é ponto crítico. Liderança é compartilhada em times virtuais.

30 Conclusões Nenhum estilo de aprendizagem individualmente é melhor para o sucesso online. Não foram identificados fortes estimadores para abandono. Alunos deixam programas online pelas mesmas razões que deixam programas tradicionais. Abandonar um programa online é uma decisão individual.

31

32

33

34

35

36 Estrutura Modular do Curso Seção #1 Módulo #1 Módulo #2 Ciclo de Aprendizagem #1 Ciclo de Aprendizagem #2 Ciclo de Aprendizagem #3

37 The Learning Cycle Learn New Content Apply what is learned Assessment & Feedback

38 Graphic Organizer

Gestão da Formação de Formadores Educação Corporativa SENAI Apresentação Unindústria

Gestão da Formação de Formadores Educação Corporativa SENAI Apresentação Unindústria Gestão da Formação de Formadores Educação Corporativa SENAI Apresentação Unindústria # Tendência disruptiva Desafios Programas e cursos com alto padrão de qualidade # ABERTA E MASSIVA # COLABORATIVA #

Leia mais

Nova oferta: programa de formação de professores

Nova oferta: programa de formação de professores Nova oferta: programa de formação de professores Formação de Professores nas nossas escolas Utilizamos em todas as nossas escolas o Programa de Formação de Professores: SP RJ DF PE MT O desenho completo

Leia mais

Avaliação das Competências para utilização de uma plataforma de e-learning

Avaliação das Competências para utilização de uma plataforma de e-learning Avaliação das Competências para utilização de uma plataforma de e-learning O e-learning abrange um vasto conjunto de aplicações e processos, como a aprendizagem baseada na web, aprendizagem baseada no

Leia mais

Experiências em EAD UIUC & USP. Prof. Dr. Edgard Cornachione FEA/USP

Experiências em EAD UIUC & USP. Prof. Dr. Edgard Cornachione FEA/USP Experiências em EAD UIUC & USP Prof. Dr. Edgard Cornachione FEA/USP Mas antes... Educação a Distância Distância da Educação 2 Mas antes... -USA vs. Brasil Diferenças... Cultura Estágio Apoio Faculdade

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado.

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Workshop 2: Projeto didático individual: Planejamento. Momento 1: Apresentação do tema Definição do contexto (levantamento de informações).

Leia mais

Metodologias Ativas. Parte 06 Aprendizagem Híbrida (Blended) Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Metodologias Ativas. Parte 06 Aprendizagem Híbrida (Blended) Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Metodologias Ativas Parte 06 Aprendizagem Híbrida (Blended) Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Nossa Agenda... 09:00 09:20 - Metodologias Ativas (teoria) 09:20 09:40 - Método de Estudo de Caso 09:40 10:00 -

Leia mais

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Sumário Parte I I. O que é EaD? II. Breve histórico da EAD no Brasil e no mundo III. A EaD no mundo contemporâneo IV. Estratégias didáticas e novas tecnologias:

Leia mais

P-02 Case Carrefour. Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem

P-02 Case Carrefour. Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem P-02 Case Carrefour Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem Assuntos de hoje 1. Quem é o Carrefour? 2. Por que este programa?

Leia mais

Letícia Roland (UFRGS)

Letícia Roland (UFRGS) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO INTERDISCIPLINAR DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO VII CICLO DE PALESTRAS SOBRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Letícia Roland (UFRGS) leticia@learningbrazilian.com

Leia mais

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Resumir o propósito e o processo de orientação dos funcionários. 2. Listar e explicar, brevemente, cada uma

Leia mais

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224 ENSINO A DISTÂNCIA PROFª (Me) MARLENE DE OLIVEIRA www.coins.com.br coins@sinsesp.com.br ORIGEM E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1940 Primeiros Registros legais sobre a Educação a Distância (Reforma Capanema)

Leia mais

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Aula 02 Vínculo entre práticas educativas e processos comunicacionais Ensino e Aprendizagem Inovadores Educar é colaborar para que

Leia mais

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

2018 EDTECH. As novas realidades da educação profissional 18 ABRIL DE 2018

2018 EDTECH. As novas realidades da educação profissional 18 ABRIL DE 2018 2018 EDTECH As novas realidades da educação profissional 18 ABRIL DE 2018 SÃO FRANCISCO SERGIO AGUDO COUNTRY MANAGER UDEMY BRASIL SÃO PAULO M I S S Ã O MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS ATRAVÉS DO APRENDIZADO

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos Liane Tarouco CINTED/UFRGS 1 Cenário atual e tendências Fatores impactando a evolução da aprendizagem a distância Tecnologia disponível e/ou em desenvolvimento

Leia mais

TENDÊNCIAS APRENDIZAGEM DIGITAL

TENDÊNCIAS APRENDIZAGEM DIGITAL TENDÊNCIAS APRENDIZAGEM DIGITAL APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA Nunca foi tão propício fazer com que as pessoas aprendam por si mesmas. A aquisição de novas habilidades e competências é essencial na economia

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Comunicação Efetiva. Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018

Comunicação Efetiva. Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018 Comunicação Efetiva Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018 NOSSAS CRENÇAS Comunicar é muito mais do que emitir. É compartilhar conhecimento, motivar

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas. Cássio Ricardo Fares Riedo Elisabete Monteiro De Aguiar Pereira Joyce Wassem Marta Fernandes Garcia

Universidade Estadual de Campinas. Cássio Ricardo Fares Riedo Elisabete Monteiro De Aguiar Pereira Joyce Wassem Marta Fernandes Garcia O DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC (MASSIVE OPEN ONLINE COURSE) DE EDUCAÇÃO GERAL VOLTADO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA BREVE ANÁLISE DE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, ECONÔMICOS, SOCIAIS E PEDAGÓGICOS

Leia mais

Manual. Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás

Manual. Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Manual Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG Centro de Ensino Tecnológico de Goiás CETEG - Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Versão: 12/12/2016 12:23 Table of Contents REDE SEI EAD - EDUCAÇÃO A

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE TREINADORES NO BRASIL: Possibilidades de Formação em Longo Prazo. Michel Milistetd Universidade Federal de Santa Catarina

DESENVOLVIMENTO DE TREINADORES NO BRASIL: Possibilidades de Formação em Longo Prazo. Michel Milistetd Universidade Federal de Santa Catarina DESENVOLVIMENTO DE TREINADORES NO BRASIL: Possibilidades de Formação em Longo Prazo Michel Milistetd Universidade Federal de Santa Catarina Roteiro: Aprendizagem de treinadores esportivos; Panorama da

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES. (e liderados)

NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES. (e liderados) NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES (e liderados) José Carlos Martins F. de Mello VALOR AGREGADO CONSULTORES 2018 NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES Apresentação Negociação para Líderes é um programa de treinamento inovador

Leia mais

Curso: ESTRATÉGIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Curso: ESTRATÉGIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA Curso: ESTRATÉGIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA e-ipp Unidade de e-learning do Politécnico do Porto e-ipp@sc.ipp.pt ÍNDICE ÍNDICE... 2 RESUMO... 3 FICHA DO CURSO... 4 PERFIL DOS ALUNOS... 4 NECESSIDADES DE INSTRUÇÃO...

Leia mais

THINKING OVER B-LEARNING STRATEGY: THE MIPO MODEL APPROACH

THINKING OVER B-LEARNING STRATEGY: THE MIPO MODEL APPROACH THINKING OVER B-LEARNING STRATEGY: THE MIPO MODEL APPROACH PAULA PERES PEDRO PIMENTA pperes@iscap.ipp.pt p p pimenta@dsi.uminho.pt Agenda 2 Âmbitoe Justificação doestudo Processo de Investigação Resultados

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso,

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Catálogo de Oficinas Apresentação Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Apresentamos a vocês as oficinas que integram as ações promovidas pelo Núcleo de Formação da SEaD e que visam atender às

Leia mais

Competências para o Letramento Digital

Competências para o Letramento Digital Competências para o Letramento Digital De acordo com Zabala e Arnau, competência, na área da educação, poderia ser definida como a capacidade para realizar tarefas ou atuar frente a situações diversas

Leia mais

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD EaD no Brasil principais características Caminhos naturais para aprendizagem ativa nessa modalidade Participação e engajamento como

Leia mais

Moodle como ferramenta pedagógica: Recursos e Vantagens

Moodle como ferramenta pedagógica: Recursos e Vantagens Moodle como ferramenta pedagógica: Recursos e Vantagens Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) é um sistema de gerenciamento para criação de cursos online. Assim, pode ser utilizado para a

Leia mais

MatMídia: Plataformas. Marianne Kogut Eliasquevici Suzana Cunha Lopes

MatMídia: Plataformas. Marianne Kogut Eliasquevici Suzana Cunha Lopes MatMídia: Plataformas Marianne Kogut Eliasquevici Suzana Cunha Lopes Objetivo da aula Introduzir os conceitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem em plataformas virtuais. Apresentar alguns

Leia mais

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Programa para o apoio a secretarias de educação na gestão pedagógica e formação de educadores. I. Contexto A Fundação Lemann acredita que alcançar a excelência

Leia mais

Convertendo unidades/cursos presenciais em uma experiência semipresencial

Convertendo unidades/cursos presenciais em uma experiência semipresencial Convertendo unidades/cursos presenciais em uma experiência semipresencial ~ garantindo a integridade e a qualidade ~ Amy J. Hilbelink, PhD 20 de abril de 2016 2015 Laureate International Universities Confidencial

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO AVALIAÇÃO DE REAÇÃO TREINAMENTO IN COMPANY v.14.10.2014 Curso: Relacionamento com os clientes Instrutor: Solange Aparecida Melo Garcia Lima Empresa: Integração Local: Campus Santo André Bloco B S. 407

Leia mais

Proposta de Implantação do Sistema Integrado de Avaliação do Treinamento - SIAT

Proposta de Implantação do Sistema Integrado de Avaliação do Treinamento - SIAT Proposta de Implantação do Sistema Integrado de Avaliação do Treinamento - SIAT I - Apresentação Treinamento é definido como sendo uma aquisição sistemática de habilidades, regras, conceitos ou atitudes

Leia mais

Trabalho em equipe. curso de. liderança escolar. Inspirado no modelo inglês de formação de gestores. Comprometimento. Resiliência

Trabalho em equipe. curso de. liderança escolar. Inspirado no modelo inglês de formação de gestores. Comprometimento. Resiliência Trabalho em equipe curso de liderança escolar Inspirado no modelo inglês de formação de gestores Comprometimento Resiliência A importância da liderança escolar Pesquisas recentes mostram que a influência

Leia mais

Primeiros Passos na Liderança Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Primeiros Passos na Liderança Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

Aprendizagem Reforçada pela Tecnologia - Linhas orientadoras para obter o estatuto de Escolas Digitais

Aprendizagem Reforçada pela Tecnologia - Linhas orientadoras para obter o estatuto de Escolas Digitais Aprendizagem Reforçada pela Tecnologia - Linhas orientadoras para obter o estatuto de Escolas Digitais O logo indicado nos diferentes quadros refere o critério mínimo necessário para obter o estatuto de

Leia mais

Direito é na Católica

Direito é na Católica é na Católica D UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE DIREITO Índice Um Curso de D inovador Dos métodos de ensino ao plano curricular, descubra porque estamos na vanguarda. Internacionalização:

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO:

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO: TIC Tecnologia: uma aliada da Educação CURSO PARA FORMAÇÃO INÍCIO DO CURSO: 19 OUT 2015 Aplicação Pedagógica no uso das TIC Promoção: Introdução para a educação e a aprendizagem. O mais relevante deles

Leia mais

Educação a distancia, conceito e características. Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares

Educação a distancia, conceito e características. Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares Educação a distancia, conceito e características Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares Conceito A educação a Distância deve ser entendida como um processo de formação humana que se organiza e desenvolve metodologicamente

Leia mais

Aprendizado móvel e computação em nuvem para educação

Aprendizado móvel e computação em nuvem para educação Aprendizado móvel e computação em nuvem para educação Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani O que é Mobile Learning? Mobile learning A aprendizagem móvel envolve

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke.

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke. Informática EAD Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Matéria Aula XX EAD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a distância (EAD) é uma modalidade de educação mediada por tecnologias,

Leia mais

Instituto Olímpico Brasileiro

Instituto Olímpico Brasileiro Instituto Olímpico Brasileiro Departamento de educação do COB - Linha do tempo 2007/2008 Projetos / SOI 2010 Área funcional 2011 Superintendência 1995 Universidade do Esporte 2009 Lançamento oficial do

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Desenvolvimento de Lideranças - desenvolvemos líderes por meio de experiências de aprendizagem e projetos de gestão.

Desenvolvimento de Lideranças - desenvolvemos líderes por meio de experiências de aprendizagem e projetos de gestão. Seleção de Talentos CLP Analista de Processos Educacionais 2018 Quem somos? O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma or- ganização focada no desenvolvimento de líderes públicos empenhados em promover

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO Í OBJETIVOS: Este curso caracteriza-se por uma abordagem multi e interdisciplinar bastante prática, que visa capacitar professores de todas as disciplinas a utilizar ferramentas tecnológicas presentes

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CURSO

APRESENTAÇÃO DO CURSO Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing - EAD APRESENTAÇÃO DO CURSO Informações Central de Relacionamento: (11) 4007 2375 De segunda a sexta feira: das 9h às 20h30 relacionamentoead@espm.br Skype:

Leia mais

Voltar. Público: 6º ao 9º ano. Público: 6º ao 9º ano

Voltar. Público: 6º ao 9º ano. Público: 6º ao 9º ano Adobe Animate O curso Adobe Animate reúne todas as ferramentas de criação de interfaces do software, capacitando o aluno para empregar recursos como textos e gráficos na produção de animações para web.

Leia mais

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD?

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? Educação à distância A educação a distância (EaD) é definida como [...] o aprendizado planejado que ocorre normalmente em

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação adistância EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof. StephanieGurgel A crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional como, sobretudo às lutas das classes

Leia mais

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ Objetivos do Curso Transmitir informações teóricas gerais sobre a conciliação e a mediação, bem como vivência prática para aquisição

Leia mais

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento Objetivo desta segunda aula Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento.

Leia mais

O Ibmec Online se reinventando tendo a Blackboard como parceiro estratégico

O Ibmec Online se reinventando tendo a Blackboard como parceiro estratégico O Ibmec Online se reinventando tendo a Blackboard como parceiro estratégico 1 Do começo aos dias de hoje A história do Grupo Ibmec Criação e Desenvolvimento Nasce o Ibmec-RJ, como Instituto para Pesquisa

Leia mais

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020.

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. Competências socioemocionais As competências socioemocionais

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores

Leia mais

A AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA EAD VIA INTERNET: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES [*]

A AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA EAD VIA INTERNET: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES [*] A AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA EAD VIA INTERNET: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES [*] EDUARDO O C CHAVES Antes de discutir a avaliação de software para EAD via Internet, a própria noção de avaliação tem

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO: PROPONDO UMA NOVA INTERFACE PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADOS NA PLATAFORMA MOODLE

MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO: PROPONDO UMA NOVA INTERFACE PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADOS NA PLATAFORMA MOODLE 1 MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO: PROPONDO UMA NOVA INTERFACE PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADOS NA PLATAFORMA MOODLE Rio de Janeiro - RJ - 05/2012 Categoria: C Setor Educacional: 5 Classificação das

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR A organização curricular foi feita para atender aos objetivos do curso, sendo dividida em dois eixos: Concentração e Dispersão. No Eixo Concentração serão ofertadas 9 (nove) disciplinas

Leia mais

Neste guia encontras dicas práticas para te apoiar na preparação do teu papel, em cada uma das fases do processo:

Neste guia encontras dicas práticas para te apoiar na preparação do teu papel, em cada uma das fases do processo: GUIA PARA O MENTOR Estás preparado para iniciar o processo de Reverse Mentoring como mentor? Neste guia encontras dicas práticas para te apoiar na preparação do teu papel, em cada uma das fases do processo:

Leia mais

As aprendizagens essenciais na Disciplina de TIC

As aprendizagens essenciais na Disciplina de TIC As aprendizagens essenciais na Disciplina de TIC Fernanda Ledesma @2018 http://www.anpri.pt/ info@anpri.pt 912496336 DOCUMENTOS: APRENDIZAGENS ESSENCIAIS TÍNHAMOS DOCUMENTOS INACABADOS PARA CONCLUIR COM

Leia mais

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA Descrição da plataforma A epromove é uma plataforma de aprendizagem a distância, desenvolvida por profissionais brasileiros com o intuito de atender às necessidades de nossas universidades

Leia mais

INOVAÇÃO. CONFIABILIDADE. QUALIDADE. Guia do. usuário: Britannica CIÊNCIAS CIENCIAS.BRITANNICA.COM.BR

INOVAÇÃO. CONFIABILIDADE. QUALIDADE. Guia do. usuário: Britannica CIÊNCIAS CIENCIAS.BRITANNICA.COM.BR INOVAÇÃO. CONFIABILIDADE. QUALIDADE. Guia do usuário: Britannica CIÊNCIAS CIENCIAS.BRITANNICA.COM.BR BEM-VINDO AO BRITANNICA CIÊNCIAS O melhor recurso digital interativo para o ensino de ciências Este

Leia mais

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - CRIATIVIDADE PUBLICITÁRIA

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - CRIATIVIDADE PUBLICITÁRIA DESIGNAÇÃO Nome: Criatividade Publicitária Carga horária total: 250 horas Acreditação profissional: n/a Forma de organização da formação: Presencial Público-alvo: Estudantes e profissionais ligados às

Leia mais

II Fórum de Ensino Médico do CFM: Educação Permanente a Distância

II Fórum de Ensino Médico do CFM: Educação Permanente a Distância II Fórum de Ensino Médico do CFM: Educação Permanente a Distância Cláudio de Souza Prof. Adjunto Doutor dafaculdade Medicina UFMG Conselheiro CRMMG Câmara Técnica de Telemedicina CFM Conceitos Fundamentais

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

6Ds. Uma abordagem pragmática de educação coorporativa focada em resultados.

6Ds. Uma abordagem pragmática de educação coorporativa focada em resultados. 6Ds Uma abordagem pragmática de educação coorporativa focada em resultados. Quando observamos os treinamentos aplicados nas empresas, percebemos que, muitos deles, ainda são desenvolvidos em bases pedagógicas.

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação Prof. Naan Cardoso E-mail: naancardoso@gmail.com Distinções sobre conceitos presentes na Educação Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem

Leia mais

Avaliação de objetos de aprendizagem. Liane Tarouco CINTED/UFRGS

Avaliação de objetos de aprendizagem. Liane Tarouco CINTED/UFRGS Avaliação de objetos de aprendizagem Liane Tarouco CINTED/UFRGS Objetos de aprendizagem Objetos de aprendizagem são recursos digitais, modulares usados para apoiar a aprendizagem Alguns exemplos: simulações,

Leia mais

Tecnologia Educacional

Tecnologia Educacional Tecnologia Educacional Ferramentas que apoiam processos de aprendizagem Exemplos: giz e lousa, livros, radio e televisão, animações interativas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, etc. etc. (quase ) sinônimos

Leia mais

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores. Resolução 125/2010 do CNJ Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Resolução 125/2010 do CNJ Objetivos do Curso Transmitir informações teóricas gerais sobre a conciliação e a mediação, bem como vivência prática para aquisição

Leia mais

Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial

Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial Forma, Problemas e Aplicação Prof. Cleber Fagundes Ramos Diretor de EAD para Graduação Presencial Agenda 1 Disciplinas a distância para Graduação Presencial:

Leia mais

Claudia Reyes Setembro, 2012

Claudia Reyes Setembro, 2012 Claudia Reyes Setembro, 2012 Apresentar informações sobre o papel da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) na UFSCar e de suas coordenadorias para a organização, qualidade e sustentabilidade Apontar

Leia mais

Módulo 5: Trabalho de Aplicação Pedagógica (TAP) Guia de Exploração Pedagógica do Módulo - Formando

Módulo 5: Trabalho de Aplicação Pedagógica (TAP) Guia de Exploração Pedagógica do Módulo - Formando Módulo 5: Trabalho de Aplicação Pedagógica (TAP) Guia de Exploração Pedagógica do Módulo - Formando Índice Guia de Exploração Pedagógica do Módulo - Formando 1. Enquadramento do Módulo 1.1. Introdução

Leia mais

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017.

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento das atividades didáticas e da produção de material didático nos cursos técnicos ofertados

Leia mais

FAQ. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) 70% PDI 20% 10%

FAQ. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) 70% PDI 20% 10% FAQ Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) 70% 10% PDI 20% 1 1 Qual o conceito de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual)? O PDI é um plano de desenvolvimento individual que sistematiza ações a serem

Leia mais

Nome do Curso Gestão de equipes. Carga horária: 72h Quantidade de aulas: 20 Docentes responsáveis pelo curso: Osvaldo Gastaldon

Nome do Curso Gestão de equipes. Carga horária: 72h Quantidade de aulas: 20 Docentes responsáveis pelo curso: Osvaldo Gastaldon Nome do Curso Gestão de equipes Carga horária: 72h Quantidade de aulas: 20 Docentes responsáveis pelo curso: Osvaldo Gastaldon Objetivo: Fornecer ao aluno o conhecimento holístico de Gestão de Equipes,

Leia mais

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA 1 O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil

Leia mais

Liderança e Gestão da Organização

Liderança e Gestão da Organização 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL.

AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL. AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL www.canvaslms.com/7descobertas CONSTRUINDO UMA ECONOMIA FORTE POR MEIO DA EDUCAÇÃO A economia brasileira passa por um período delicado e tem sofrido

Leia mais

Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle

Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle 14 de agosto a 15 de outubro de 2006 Objetivo Geral Os participantes terão uma visão

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

AJUSTANDO AS DINÂMICAS INDIVIDUAIS E DE GRUPO AOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM PARA UM AMBIENTE VIRTUAL 05/ TC-C5

AJUSTANDO AS DINÂMICAS INDIVIDUAIS E DE GRUPO AOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM PARA UM AMBIENTE VIRTUAL 05/ TC-C5 AJUSTANDO AS DINÂMICAS INDIVIDUAIS E DE GRUPO AOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM PARA UM AMBIENTE VIRTUAL 1 05/2005 198-TC-C5 Eliana de Fátima Souza Salomon Benfatti Universidade Federal de Itajubá eliana_benfatti@hotmail.com

Leia mais

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo Curso online de Fundamentos em Android Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android ensina como usar as ferramentas necessárias para projetar e implantar aplicativos Android para dispositivos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 003/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 003/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 003/2017 O Diretor do GIZ Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino,

Leia mais

Administradora de Consórcios. Uma nova era de treinamentos inicia agora.

Administradora de Consórcios. Uma nova era de treinamentos inicia agora. Administradora de Consórcios Uma nova era de treinamentos inicia agora. & Uma nova plataforma de comunicação, treinamentos e desenvolvimento de colaboradores Premissas do projeto Permitir a criação ilimitada

Leia mais

Vani Kenski USP DESIGN INSTRUCIONAL

Vani Kenski USP DESIGN INSTRUCIONAL Vani Kenski USP DESIGN INSTRUCIONAL EAD uma modalidade diferente Ensinar a distância é muito diferente de ensinar presencialmente, mesmo para professores com larga experiência em educação. Aprender a distância

Leia mais

Treinamentos. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2017

Treinamentos. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2017 Treinamentos Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2017 NOSSAS CRENÇAS Comunicar é muito mais do que emitir. É construir pontes entre pensamentos, sentimentos e ações. É importante planejar as ações

Leia mais

Chamada para Apresentação de Artigos Conferência Mundial do ICSB2017

Chamada para Apresentação de Artigos Conferência Mundial do ICSB2017 Chamada para Apresentação de Artigos Conferência Mundial do ICSB2017 Pré-Conferência: 25-28 de junho de 2017 Conferência: 29 a 30 de junho e 1 de julho de 2017 www.icsb2017.org Tema: Rumo a um novo mundo

Leia mais

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O que é? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294. Aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2015 ETEC: DE TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS

Leia mais

NOME DO CURSO Área(s) do conhecimento

NOME DO CURSO Área(s) do conhecimento NOME DO CURSO Área(s) do conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde Engenharias Ciências Exatas Ciências Humanas Ciências Sociais Aplicadas Coordenação Nome do coordenador e-mail telefone Titulação máxima

Leia mais

AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NA ÁREA PÚBLICA

AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NA ÁREA PÚBLICA AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NA ÁREA PÚBLICA O papel transformador do RH na Gestão Pública ROGERIO LEME rogerio@lemeconsultoria.com.br Solicitar slides: eventos@lemeconsultoria.com.br Contato: rogerio@lemeconsultoria.com.br

Leia mais