A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF)."

Transcrição

1

2 A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF).

3 Principais Características Alunos do ensino fundamental I e II; Desenvolvido para ser aplicado pelo professor em horário escolar; Aulas de 50 minutos para serem realizadas em sala, uma vez por semana; Aulas adicionais para o desenvolvimento de projetos socioemocionais, com mais uma aula semanal; Participação da família no desenvolvimento socioemocional das crianças; Recursos audiovisuais; entre outros.

4 Com a adoção da coleção Amigável Mente a formação escolar passa a contemplar aspectos cognitivos, emocionais, sociais e éticos, de maneira integrada!

5 Competências socioemocionais As competências socioemocionais incluem um conjunto de habilidades que cada pessoa tem para lidar com as próprias emoções, relacionar-se com os outros e gerenciar objetivos de vida, como autoconhecimento, colaboração e resolução de problemas.

6 As competências socioemocionais são habilidades que você pode aprender; são habilidades que você pode praticar; e são habilidades que você pode ensinar (Paul Tough, 2012) Uma questão de caráter Paul Tough (2012)

7 Habilidades socioemocionais Envolvem o reconhecimento e gerenciamento de emoções, o relacionamento interpessoal, a solução de conflitos, a tomada de decisão responsável e todos os recursos essenciais para a vida pessoal, acadêmica, profissional e social.

8 Exemplos de habilidades socioemocionais tomada de decisão responsável reconhecer a perspectiva do outro organização expressar emoções de forma adequada Compreender pistas sociais estabelecer prioridades reconhecer e nomear emoções ser assertivo(a) Praticar escuta reflexiva

9 Objetivo Todo o conteúdo foi criado para gerar impacto positivo na aprendizagem e facilitar a aquisição de habilidades essenciais para a vida social. ética responsabilidade autonomia disciplina alcançar metas boa comunicação respeito por si próprio

10 Justificativa As crianças precisam: enfrentar desafios desde a infância; preparar-se para as demandas da vida em sociedade; desenvolver habilidades para a vida pessoal, acadêmica, social e profissional.

11 Fundamentos Cultura/Sociedade: fatores culturais afetam o desenvolvimento socioemocional da criança. Normas e valores culturais podem influenciar a manifestação e importância do funcionamento socioemocional. Dois principais representantes:

12 Fundamentos 1. Família/Comunidade: papel fundamental no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A família/comunidade são o principal contexto de desenvolvimento humano, onde ocorrem as primeiras interações sociais da criança.

13 A coleção Amigável Mente está alinhada à Base Nacional Comum Curricular BNCC. A BNCC apresenta as competências socioemocionais como parte das aprendizagens essenciais para a vida, que, assim como as competências cognitivas, devem ser trabalhadas na Educação Básica.

14 10 Competências Gerais - BNCC

15 Trabalho e projeto de vida HABILIDADES Valorizar e apropriar-se de conhecimento s e experiências. PARA QUE SERVE? Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.

16 Como é trabalhado...

17 Argumentação HABILIDADES Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis. PARA QUE SERVE? Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.

18 Como é trabalhado...

19 Autoconhecimento e Autocuidado HABILIDADES Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar-se. PARA QUE SERVE? Cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

20 Como é trabalhado...

21 Empatia e Cooperação HABILIDADES PARA QUE SERVE? Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza.

22 Como é trabalhado...

23 Responsabilidade e Cidadania HABILIDADES PARA QUE SERVE? Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. Tomar decisões com base em princípios éticos, democrático, inclusivos, sustentáveis e solidários.

24 Como é trabalhado...

25 A coleção Amigável Mente também segue as diretrizes apresentadas pela The Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning CASEL, que reúne os mais importantes estudos sobre programas de aprendizagem de habilidades socioemocionais.

26 A coleção Amigável Mente segue os componentes de implementação indicados pela CASEL:

27 Integração com o currículo As atividades para uma educação socioemocional são alinhadas ao currículo existente, contribuindo não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para o desenvolvimento global dos estudantes.

28 Além da Sala de Aula A aprendizagem que tem lugar fora da sala de aula é utilizada como base para o melhoramento de comportamentos. Weare, K. (2010). Mental health and social and emotional learning: Evidence, principles, tensions, balances. Advances in School Mental Health Promotion, 3, 5-17.

29 Integrado com a didática Conteúdo socioemocional trabalhado de forma integrada ao material didático, acarretando um processo de formação integral, visto que as competências cognitivas estão estritamente relacionadas às socioemocionais.

30 Instrução explícita Diretrizes concretas: tipicamente as atividades que são abrangidas na instrução explícita envolvem técnicas de desenvolvimento de autocontrole, aplicação de competências socioemocionais a situações da vida real, tais como a utilização de estratégias de resolução de problemas durante conflitos que possam ocorrer na sala de aula ou no intervalo.

31 Estrutura 1º Bimestre - Unidade 1 Autoconhecimento e autocontrole 2º Bimestre - Unidade 2 Habilidades Interpessoais 3º Bimestre - Unidade 3 Resolução de conflitos 4º Bimestre - Unidade 4 Tomada de decisão responsável

32 >>1º Bimestre Autoconhecimento e autocontrole 1. Reconhecer e nomear emoções em si mesmo 2. Reconhecer como as emoções afetam seu comportamento 3. Discriminar diferentes níveis de intensidade de uma emoção 4. Reconhecer a raiva em si mesmo e expressá-la de maneira adequada 5. Reconhecer qualidades pessoais 6. Reconhecer quando precisa de ajuda de outros 7. Ter consciência de como seu comportamento afeta o outro 8. Demonstrar habilidades relacionadas ao alcance de metas pessoais e acadêmicas

33 >>2º Bimestre Habilidades interpessoais 1. Reconhecer os sentimentos e a perspectiva do outro 2. Manter contato visual 3. Trocar turnos na comunicação oral 4. Reconhecer similaridades e diferenças em grupos sociais 5. Expressar empatia pelos sentimentos dos outros 6. Reconhecer a raiva nos outros 7. Reconhecer qualidades nos outros 8. Compreender como e quando pedir desculpas

34 >>3º Bimestre Resolução de conflitos 1. Identificar pistas de mensagens verbais e não verbais 2. Analisar o alinhamento entre as pistas verbais e as não verbais numa situação de comunicação 3. Aplicar estratégias para se relacionar com pessoas diferentes de si mesmo 4. Reconhecer a diferença entre relacionamentos positivos e negativos 5. Conhecer formas de expressar o perdão 6. Praticar a escuta reflexiva, considerando a perspectiva do outro 7. Ser assertivo e selecionar palavras com cuidado 8. Conhecer diferentes formas de lidar com conflitos

35 >>4º Bimestre Tomada de decisão responsável 1. Conhecer como diferentes pontos de vista podem alterar seu processo de tomar decisão 2. Entender o significado da responsabilidade 3. Avaliar pontos de vista conflitantes para tomar uma decisão 4. Demonstrar a habilidade de estabelecer prioridades 5. Demonstrar a habilidade de permanecer em uma tarefa 6. Demonstrar a habilidade de completar tarefas no tempo combinado 7. Mensurar o progresso para uma meta pessoal 8. Considerar fatores éticos, de segurança e sociais ao tomar decisões

36 Componentes da coleção Amigável Mente Caderno do Professor com Avaliação Formativa Caderno do Aluno (Atividades para sala de aula, aulas projeto, autoavaliação e atividades para casa) Recursos audiovisuais Cartazes para sala de aula Cartazes para mural da escola: Saúde, Segurança e Bem-estar Avaliação inicial e final Roteiro para realização de reuniões (PPT e PDF) Carta de apresentação aos pais Proposta pedagógica para professores, coordenadores Guia de orientação ao professor

37 Caderno do Professor Orientações necessárias para a devida aplicação; Dicas de condução e mediação das atividades; Estratégias para promover o desenvolvimento das habilidades trabalhadas; Atividades contextualizadas com exemplos do dia a dia dos alunos; Avaliação formativa ao final do caderno.

38 Caderno do Professor Conteúdo dividido nas seguintes sessões: Sobre a unidade: apresenta e explica o tema que será trabalhado durante o bimestre. Sobre o tema da aula: apresenta o tema que será desenvolvido na aula. Objetivo geral da aula: destaca o objetivo geral (mais abrangente) da aula. Objetivos específicos da aula: detalha os objetivos do conjunto de atividades da aula.

39 Caderno do Professor Aplicação: mostra a importância do tema para a aprendizagem e formação socioemocional. Rotina diária: oferece orientações de uso das estratégias apresentadas no material e de como aplicá-las na rotina diária da sala de aula. Conteúdo do Caderno do aluno: contém todas as atividades que serão realizadas pelos alunos. Observações sobre as atividades: textos destacados sobre as atividades, com orientações, sugestões de intervenções para o professor e dicas para ampliação do conhecimento.

40 Caderno do Professor Na Prática: traz o roteiro de introdução e condução de cada aula. Dividida nos seguintes tópicos: Apresente: nomear e contextualizar a habilidade em questão e enfatizar sua importância. Demonstre: exemplificar a habilidade que será trabalhada na aula através dos recursos audiovisuais disponíveis, de exemplos da vida cotidiana ou de práticas sugeridas. Pratique: propor as atividades e moderar sua execução para que o objetivo da aula seja atingido. Promova: motivar os alunos a registrar sua evolução na escala de autoavaliação e incentivar o monitoramento do aprendizado continuamente.

41 Caderno do Professor Nossa Dica: sugestões de estratégias adicionais que podem ser utilizadas pelo professor, indicação de pontos importantes a serem abordados ou aspectos para serem refletidos. Materiais: descrição de materiais ou equipamentos necessários para a aplicação da aula. Anotações: espaço para o professor registrar suas anotações ou lembretes.

42 Avaliação Formativa No final do Caderno do Professor, ele encontra uma Avaliação Formativa, onde deverá registrar os progressos adquiridos em sua formação socioemocional.

43 Caderno do Aluno Apresenta 5 componentes: Recursos para contextualização do tema; Atividades de sala de aula; Aulas Projeto; Atividades para casa; Autoavaliação.

44 Recursos Audiovisuais Os recursos para contextualização consistem em diferentes dispositivos que introduzem e exemplificam o tema a ser trabalhado. Entre eles, estão textos, imagens, quadros, tirinhas, animações, vídeos e áudios.

45 Aulas Projeto As Aulas Projeto foram desenvolvidas para que a escola possa aplicar as atividades duas vezes por semana, caso opte por este formato. Elas apresentam atividades adicionais sobre o tema trabalhado, através de propostas de ensino diferenciadas.

46 Atividades para Casa As Atividades para Casa têm frequência semanal. Elas apresentam o tema trabalhado em sala e uma tarefa para ser realizada por toda a família.

47 Autoavaliação A Autoavaliação é realizada, ao final de cada aula, utilizando uma escala de cores e faces, onde o aluno registra sua percepção sobre seu progresso na habilidade trabalhada durante a aula. Ela permite ao aluno refletir sobre seu desempenho e automonitorar sua evolução.

48 Avaliação Inicial e Final As Avaliações Inicial e Final são aplicadas no início e no final das aulas de cada bimestre, permitindo identificar o ponto de partida do ponto de vista socioemocional, os progressos conquistados e os pontos onde o aluno necessita de maior atenção no processo de aprendizagem socioemocional. Seus resultados devem orientar professores, gestores e pais na adoção de estratégias que promovam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais do aluno.

49 Guia de Orientação Documento que contém orientações e estratégias para lidar com situações de maior dificuldade durante o processo de aprendizagem socioemocional. Este guia contém, ainda, espaço para que o professor estabeleça planos de ação a serem desenvolvidos com alunos que tiverem um desenvolvimento insatisfatório das habilidades socioemocionais durante o bimestre.

50 Cartazes Sala Cartazes temáticos para serem colocados na sala de aula, com o objetivo de ilustrar e reforçar os temas trabalhados. São 4 cartazes por bimestre, totalizando 16 por ano letivo.

51 Cartazes Mural Cartazes temáticos para serem colocados no mural da escola, com o objetivo de ilustrar e reforçar três temas gerais: Saúde Segurança Bem-estar São 3 cartazes por bimestre, totalizando 12 por ano letivo.

52 Roteiro para Reunião com Pais Os roteiros de Reuniões com Pais contêm orientações fundamentais que devem ser passadas para as famílias, buscando sua participação ativa nas atividades e no progresso do desenvolvimento socioemocional de seus filhos e filhas. Os roteiros são apresentados nos formatos para impressão (PDF) e em slides (ppt).

53 Carta de Apresentação aos Pais A Carta de Apresentação aos Pais apresenta e explica a proposta da coleção aos familiares, evidenciando a importância de sua participação na execução das atividades para casa, no aprendizado socioemocional de seu filho(a), no acompanhamento das atividades realizadas em sala de aula, entre outros.

54 Proposta Pedagógica A Proposta Pedagógica é dirigida ao professor e aos gestores, agentes fundamentais para o sucesso da aplicação da coleção Amigável Mente. Ela apresenta as diretrizes da coleção, os recursos disponíveis, referências da aprendizagem socioemocional e a dinâmica de funcionamento.

55 Piloto 2018 Realizado em junho/julho 2018; Duração de 1 mês; Realizado nas marcas COC e DOM Bosco; Material didático testado (conteúdo + avaliação); Participação de 200 alunos do 6º ano; Participação de mais de 80 pais; Resultados no link: Resultado Prévio Piloto Socioemocional.pptx

56

57 Benefícios A aprendizagem socioemocional aumenta a capacidade de integrar habilidades, atitudes e comportamentos para lidar de forma eficaz e ética com tarefas e desafios diários.

58 Com a aplicação do Amigável Mente espera-se que, ao chegar à fase adulta, a criança tenha desenvolvido habilidades que permitirão ter uma vida plena do ponto de vista pessoal, acadêmico, profissional e social, formando cidadãos e cidadãs que saibam viver e conviver de forma saudável.

59 Expectativas Desenvolvimento de habilidades socioemocionais Impacto positivo na aprendizagem Desenvolvimento emocional saudável

60 Expectativas aperfeiçoamento das interações sociais adoção de modelos positivos de comportamento formação de postura ética e responsável amadurecimento do processo de tomada de decisão

61 Vantagens Alinhado com a BNCC e CASEL; Fácil aplicação e orientação ao professor; Promove o interesse e o engajamento dos alunos; Apresenta questões práticas, pertinentes à vida dos alunos, educadores e familiares; Linguagem direta, visualmente atraente, entre outras.

62 Impacto O desenvolvimento socioemocional adequado tem impacto positivo na aprendizagem, no comportamento, no desempenho emocional e social por toda a vida.

63 Dúvidas?

64 Agradecemos sua participação!

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020.

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. Competências socioemocionais As competências socioemocionais

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

A BNCC e o Direito de Aprender

A BNCC e o Direito de Aprender A BNCC e o Direito de Aprender 2 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, em qualquer lugar do país É

Leia mais

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 A BNCC E SUA APLICAÇÃO Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO O QUE É A BNCC? - Documento de caráter normativo; - Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

A BNCC E A NOSSA ESCOLA

A BNCC E A NOSSA ESCOLA A BNCC E A NOSSA ESCOLA 40 min DURAÇÃO SUGERIDA O QUE QUEREMOS COM ESSA ATIVIDADE? Contextualizar todos os participantes e esclarecer dúvidas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino

Leia mais

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo Trabalho de gramática e texto Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprimore habilidades trabalhadas

Leia mais

A construção da Base. Setembro. Abril de Maio de I n í c i o. elaboração. Versão 2: 9 mil Educadores. Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE

A construção da Base. Setembro. Abril de Maio de I n í c i o. elaboração. Versão 2: 9 mil Educadores. Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE A construção da Base 2014 Setembro de 2015 Maio de 2016 Abril de 2017 I n í c i o elaboração Versão 1: 12 milhões contribuições Versão 2: 9 mil Educadores Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE A Base Define

Leia mais

problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Após passar pela a etapa da Educação Infantil estruturada pelas interações e brincadeiras, as crianças iniciam a etapa do Ensino Fundamental, a qual introduz uma nova estrutura em sua vida escolar baseada

Leia mais

DE OLHO NA BNCC. Volume 1

DE OLHO NA BNCC. Volume 1 DE OLHO NA BNCC Volume 1 Afinal, o que é a BNCC? Linha do tempo A importância de ter uma Base Comum Orientação por competências Base Comum Parte diversificada MATERIAL DE ACORDO Base Nacional Comum Curricular

Leia mais

Fundamentos. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. das Atividades

Fundamentos. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. das Atividades Fundamentos das Atividades SUMÁRIO 1 Introdução 2 O que é Educação Socioemocional? 3 Desenvolvimento das Competências Socioemocionais 4 Abordagens Pedagógicas 5 Metodologia Os Planos de Atividades intitulados

Leia mais

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 1 INTRODUÇÃO 1.3. Os fundamentos pedagógicos da BNCC Compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global (dimensões

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

RUMO À BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL

RUMO À BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO À BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL Gestão de conteúdo Carlos Eduardo Lavor (Caê) Revisão Fernanda Silva Pinto Vernier Gustavo Furniel Márcio Miranda Pablo López Silva Philippe Spitaleri Kaufmann (PH) Raphael

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

O Guia da Base Nacional Comum Curricular

O Guia da Base Nacional Comum Curricular O Guia da Base Nacional Comum Curricular Introdução 01 04 Índice Qual é o papel de O Líder em Mim? 02 05 O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? 03 06 O que está por vir? O que são competências

Leia mais

CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) Belo Horizonte, Reunião ANEC 23/04/2018

CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) Belo Horizonte, Reunião ANEC 23/04/2018 CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA BNCC José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) Belo Horizonte, Reunião ANEC 23/04/2018 Em que consiste a BNCC? A BNCC define o que todos os alunos têm o direito

Leia mais

Orientações para os primeiros dias letivos

Orientações para os primeiros dias letivos Orientações para os primeiros dias letivos Com foco na Aprendizagem Matemática Ensino Fundamental Anos Finais Ensino Médio O pressuposto tanto biológico quanto filosófico de que o homem é um ser inacabado,

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO

E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO INTRODUÇÃO Do que um indivíduo precisa para viver bem no século XXI? Em meio a uma realidade de transformações rápidas e constantes, é reconhecido

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 4º, 5º e 6º ano. 1º semestre - 06/02/2019

REUNIÃO DE PAIS 4º, 5º e 6º ano. 1º semestre - 06/02/2019 REUNIÃO DE PAIS 4º, 5º e 6º ano 1º semestre - 06/02/2019 Plano de Avaliação 4º, 5º e 6º ano (EF) O plano de avaliação do Colégio Nova Geração para o 4º, 5º e 6º ano é composto por 5 (cinco) avaliações,

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 As competências socioemocionais são saberes que você pode aprender; pode praticar;

Leia mais

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular A Lei de Diretrizes e Bases Educacionais já teve importantes alterações em sua estrutura, o que levantou alguns questionamentos sobre o novo direcionamento

Leia mais

RUMO À BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

RUMO À BNCC ENSINO FUNDAMENTAL RUMO À BNCC ENSINO FUNDAMENTAL Gestão de conteúdo Carlos Eduardo Lavor (Caê) Revisão Fernanda Silva Pinto Vernier Gustavo Furniel Márcio Miranda Pablo López Silva Philippe Spitaleri Kaufmann (PH) Raphael

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS Apresentação Este material tem o objetivo de apoiar as equipes de currículo dos estados* no início do processo de (re)elaboração curricular, subsidiando

Leia mais

Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Linguagens e suas Tecnologias

Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Linguagens e suas Tecnologias Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Linguagens e suas Tecnologias Introdução e orientações Professores e professoras, Nesta atividade, vamos examinar a proposta da Base Nacional Comum

Leia mais

Projeto Carta da Convivialidade 1.º Ciclo

Projeto Carta da Convivialidade 1.º Ciclo Projeto Carta da Convivialidade 1.º Ciclo carta.convivialidade@live.madeira-edu.pt Secretaria Regional de Educação Projeto Carta da Convivialidade (Início nas Escolas de 2.º e 3.º Ciclos no ano letivo

Leia mais

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E INOVAÇÃO EDUCACIONAL. Elder Sidney Saggioro 1 ; Thaís Benetti de Oliveira 2

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E INOVAÇÃO EDUCACIONAL. Elder Sidney Saggioro 1 ; Thaís Benetti de Oliveira 2 A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E INOVAÇÃO EDUCACIONAL Elder Sidney Saggioro 1 ; Thaís Benetti de Oliveira 2 1 Discente do Curso de Pedagogia, elder.saggioro@gmail.com; 2 Docente do Centro de Ciências

Leia mais

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo Entrevista com Jorge Cascardo A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece as aprendizagens consideradas essenciais para os alunos brasileiros.

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Acadêmica: Carla Juliéte B. Amelini Professora Supervisora do estágio: Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo.

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo. Para garantir sua implementação e gestão, é fundamental que a Política de Educação Integral conte com um Plano de Formação que contemple todos os envolvidos cada qual em sua especificidade, garantindo

Leia mais

Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1

Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1 Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1 Nelma R. S. Bossolan 13/04/2015 Objetivos propostos pela disciplina para o tema Planejamento Curricular. Conhecer as etapas do planejamento de uma

Leia mais

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações Prof. - Outubro/2018 BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea

Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea Bem-vindo Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO (PNUD programa das Nações Unidas para o desenvolvimento - 1990) Habilidades

Leia mais

1.Perfil do Formando Avaliação Formandos

1.Perfil do Formando Avaliação Formandos 1 1.Perfil do Formando 2 Antes deste, fez outro Curso de Graduação? Em que área? Não fiz outro curso 74,4% Ciências Biológicas 0, Ciências da Saúde 2,6% Ciências Exatas e da Terra 5,1% Ciências Humanas

Leia mais

APRENDIZAGENS ESPERADAS

APRENDIZAGENS ESPERADAS 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO /TURMA: 7ºB 35 aulas /60 min APRENDIZAGENS ESPERADAS Conceção de cidadania ativa Identificação de competências essenciais de formação cidadã (Competências para uma Cultura

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem: a experiência da Associação Cultural Pisada do Sertão

Avaliação da Aprendizagem: a experiência da Associação Cultural Pisada do Sertão Avaliação da Aprendizagem: a experiência da Associação Cultural Pisada do Sertão Histórico da Organização Motivações Avaliar os aspectos objetivos e subjetivos da aprendizagem norteado por meio dos

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã/SP Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL BNCC ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVO: mostrar e estrutura que a Base Nacional Comum Curricular traz sobre o Ensino Fundamental I. A BNCC foi prevista na: Constituição de 1988; LDB de 1996; Plano Nacional de

Leia mais

Formação do Educador no século XXI

Formação do Educador no século XXI Formação do Educador no século XXI DESAFIOS DESAFIO DA VOLATILIDADE, INCERTEZA, COMPLEXIDADE E AMBIGUIDADE (VUCA) DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE DESAFIO DA VELOCIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DESAFIO DA TECNOLOGIA

Leia mais

Sebastião Gomes Ferreira. Competências Gerais da BNCC. 06/02 10:00h 30min.

Sebastião Gomes Ferreira. Competências Gerais da BNCC. 06/02 10:00h 30min. Sebastião Gomes Ferreira Competências Gerais da BNCC 06/02 10:00h 30min. COMPETÊNCIAS GERAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Sebastião Gomes Ferreira Prof. Esp. Em educação Articulador ProBNCC do Conselho

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

Formação do Educador no século XXI

Formação do Educador no século XXI Formação do Educador no século XXI DESAFIOS DESAFIO DA VOLATILIDADE, INCERTEZA, COMPLEXIDADE E AMBIGUIDADE (VUCA) DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE DESAFIO DA VELOCIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DESAFIO DA TECNOLOGIA

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

Orientações para o Dia D dabase Nacional Comum Curricular em Minas Gerais

Orientações para o Dia D dabase Nacional Comum Curricular em Minas Gerais Orientações para o Dia D dabase Nacional Comum Curricular em Minas Gerais 1 1 2 3 4 Primeiras Palavras Formato do Encontro Roteiros de Diálogo Próximos Passos 2 1 Primeiras Palavras SEJAM BEM-VINDOS! *

Leia mais

GESTÃO PARA EDUCAÇÃO MUNICIPAL - GEM Estrutura da secretaria e práticas pedagógicas

GESTÃO PARA EDUCAÇÃO MUNICIPAL - GEM Estrutura da secretaria e práticas pedagógicas GESTÃO PARA EDUCAÇÃO MUNICIPAL - GEM Estrutura da secretaria e práticas pedagógicas Apresentação: Regina Shudo Projetado por Pressfoto - Freepik.com COMO MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA? O

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE.

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. CONSTRUINDO O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. 3ª FORMAÇÃO PROFESSOR COORDENADOR 2018- DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA PAUTA DO DIA 06/06/2018 O Coordenador Pedagógico e o cotidiano

Leia mais

INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação COLEGIADO: CNE/CP

INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação COLEGIADO: CNE/CP INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação UF: DF ASSUNTO: Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), em complementação

Leia mais

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVO - Apresentar a estrutura da BNCC para a Educação Infantil. - Estabelecer relação da BNCC com a proposta da coleção Monte e Remonte. Define as aprendizagens essenciais que

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular:

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática A Matemática nos currículos deve constituir, em parceria com a língua materna, um recurso imprescindível para uma expressão

Leia mais

Aula 1. Planejamento. Lilian R. Rios 18/02/16

Aula 1. Planejamento. Lilian R. Rios 18/02/16 Aula 1 Planejamento Lilian R. Rios 18/02/16 Planejamento de Ensino É um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de modo a possibilitar interagir com a realidade, programar as estratégias

Leia mais

Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito?

Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Júlio Furtado 25/04/2018 Adolescência: etapa natural do desenvolvimento, marcada por conflitos, rebeldia, pressões relacionadas à sexualidade,

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO TEXTO 2 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2310-6.pdf acesso em http://pt.wikipedia.org/wiki/conselho_de_classe 09 de outubro de 2014 CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias Componente Curricular: EDUCAÇÃO PARA

Leia mais

Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Júlio Furtado

Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Júlio Furtado Adolescência: A escola que fragmenta ou que forma o sujeito? Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Adolescência ou adolescências? Adolescência: etapa natural do desenvolvimento, marcada por conflitos,

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES

ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES Documento Conceitual: Como Relacionar Território e Currículo? Orientações Módulo Documento Conceitual Um território agentes, espaços,

Leia mais

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: DESENVOLVENDO E AVALIANDO CRIATIVIDADE E O PENSAMENTO CRÍTICO CHAPECÓ/SC

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: DESENVOLVENDO E AVALIANDO CRIATIVIDADE E O PENSAMENTO CRÍTICO CHAPECÓ/SC INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: DESENVOLVENDO E AVALIANDO CRIATIVIDADE E O PENSAMENTO CRÍTICO CHAPECÓ/SC Chapecó ONDE ESTAMOS SITUADOS... Habilidades para o século XXI são importantes Por que este projeto? Criatividade

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Área de Linguagens e Suas Tecnologias Apresentação para CONSED

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Área de Linguagens e Suas Tecnologias Apresentação para CONSED Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Área de Linguagens e Suas Tecnologias Apresentação para CONSED 26 de fevereiro de 2018 A Área no Ensino Médio: Consolidar e ampliar as aprendizagens previstas

Leia mais

A Inteligência Relacional e a BNCC. A Inteligência Relacional e a BNCC

A Inteligência Relacional e a BNCC. A Inteligência Relacional e a BNCC A Inteligência Relacional e a BNCC 1 O texto da BNCC leva em conta que, no novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo,

Leia mais

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica, PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga

Leia mais

CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO

CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO PERSPECTIVAS PARA O EM: TRAJETÓRIA CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO MÉDIO MÉDIO PERSPECTIVAS PARA O EM: TRAJETÓRIA CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO GT Nacional de Ensino Médio da ANEC REFORMA EM CONTEXTO

Leia mais

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento curricular Parte 1 Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento da ação didática Planejar é prever e decidir sobre: o

Leia mais

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 24 aos 36 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 24 aos 36 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO Educadora Responsável Cristiana Andias A CONTEXTUALIZAÇÃO DO 24 aos 36 meses sala A A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu circulo familiar,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Centro Paula Souza 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Área de conhecimento : Ciências da Natureza

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 4, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

Planejamento Escolar 2019

Planejamento Escolar 2019 Planejamento Escolar 2019 De portas abertas: foco na relação professor-aluno Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Apresentação Chegamos em um momento importante do ano escolar: o Planejamento.

Leia mais

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 2018/2019 1 Índice Nota Introdutória... 3 Metodologia de trabalho... 4 Objetivo Geral... 4 Aprendizagens esperadas... 4 Domínios... 5 Operacionalização do Currículo...

Leia mais

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola.

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Palestras: A Filosofia na Escola Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Para aprofundar a formação continuada de professores, apresentamos a seguir alguns

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

(Retificação do Documento Orientador Circular 233/2019)

(Retificação do Documento Orientador Circular 233/2019) IMPACTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM (Retificação do Documento Orientador Circular 233/2019) OSASCO JUNHO/2019 IMPACTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NOS PROCESSOS DE

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã/SP Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

ETAPA 3 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA PROFESSORES

ETAPA 3 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA PROFESSORES ETAPA 3 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA PROFESSORES Módulo de Formação Orientações Módulo Preparação Objetivos: Discutir as competências gerais da BNCC. Refletir sobre as necessidades de transformação

Leia mais

Manual do Aluno Engenharia Insper i

Manual do Aluno Engenharia Insper i Manual do Aluno Engenharia Insper i Capítulo 1 A visão do Insper para a Engenharia A missão dos cursos de engenharia do Insper é: Desenvolver jovens engenheiros que estarão preparados para reconhecer as

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 1ª

Leia mais

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019 A formação geral comum São Paulo, junho de 2019 BNCC A formação comum Objetivo: compreender o sentido de formação geral comum e aplica-la na estruturação dos tópicos que devem estar contidos para a redação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: MAIRIPORÃ Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) IMPLEMENTAÇÃO Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Premissas Fortalecimento do regime de colaboração entre união, estados e municípios; Governança: MEC, Consed e Undime; Consolidação de esforços de diferentes

Leia mais

Objetivo: Apresentar o Caderno V de modo a compreender sua concepção metodológica a partir de oficinas.

Objetivo: Apresentar o Caderno V de modo a compreender sua concepção metodológica a partir de oficinas. Pacto Nacional Para o Fortalecimento do Ensino Médio Encontro de Planejamento Professor Formador de IES Duílio Tavares de Lima 03/2015 CADERNO 5 - Áreas de conhecimento e integração curricular Tema: Apresentação

Leia mais

A importância da educação integral no desenvolvimento pleno das pessoas. Mozart Neves Ramos

A importância da educação integral no desenvolvimento pleno das pessoas. Mozart Neves Ramos A importância da educação integral no desenvolvimento pleno das pessoas Mozart Neves Ramos Constituição Federal Brasileira Artigo Nº 205 A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO

Leia mais

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências.

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. 1 Planejamento curricular Que decisões tomar? Como apresentar seus objetivos? Como escolher o que ensinar? Em que ordem ensinar?

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de CURSO PROFISSIONAL: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de CURSO PROFISSIONAL: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de 2017-2018 CURSO PROFISSIONAL: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Disciplina: Comunicação e Relações Interpessoais Formação: Técnica Ano: 10º Módulo 1/UFCD-6559

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código:088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Habilitação Profissional: Qualificação: Área

Leia mais

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual. SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais