MATERIAL de APOIO ao PROFESSOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATERIAL de APOIO ao PROFESSOR"

Transcrição

1 MATERIAL de APOIO ao PROFESSOR

2 S N E E É V A ND R A ND R É N E V ES Autor e ilustrador: André Neves Coleção: Espaço Aberto Páginas: 32 ISBN: /05/18 15:35 Formato: 27,0 x 27,0 Sinopse Inspirado na cantiga popular Tangolomango, que possui estrutura acumulativa decrescen- te, e no Bumba meu boi, lenda do folclore brasileiro, o livro Tombolo do lombo brinca com as palavras e com o ritmo. A narrativa estimula a curiosidade do leitor para descobrir quem foi o responsável por um desejo um tanto quanto inusitado. A proposta da brincadeira com as palavras no texto promove a construção do pensamen- to lógico-matemático e aciona noções de classificação e subtração. A originalidade na sonoridade das palavras chama a atenção do leitor. Durante a leitura, os personagens caem, um a um, do lombo do boi, criando um sentido de tombo do lombo presente no neologismo. AL GUÉ U M COMEU A LÍNG O A D BO I. M VA OS SC DE OBRIR QUEM F OI?

3 Sobre o livro O livro Tombolo do lombo é uma brincadeira com as palavras, também uma parlen- da, um texto em versos, divertido e fácil de memorizar. Essa parlenda de nome engraçado, que pode ser também cantada, é chamada de tangolomango e brinca com a matemática. O livro é inspirado também na lenda do Bumba meu boi, quando a mãe Catirina, grávida, teve um desejo meio estranho que acaba provocando uma grande confusão. Quem escreveu e ilustrou esse livro? AUTOR E ILUSTRADOR André Neves nasceu em Recife, capital de Pernambuco, uma cidade lin- da que valoriza as festas populares e o folclore nacional. André cresceu nesse ambiente cheio de cores, festas e histórias. Sempre leu e desenhou muito e, quando cresceu, resolveu transformar isso em sua profissão. Já escreveu vários livros e ganhou muitos prêmios. Por que ler este livro para os alunos? Tombolo do lombo é um livro divertido, que mistura certo mistério em sua narrativa com elementos do folclore brasileiro. Lendo o livro com as crianças, elas irão brincar com a parlenda de subtração (também chamada de parlenda acumulativa decrescente) e ficarão curiosas para conhecer mais sobre a lenda do Bumba meu boi. A obra reflete a importância da valorização da cultura popular brasileira, com sua diver- sidade de saberes e vivências.

4 Características do livro Categoria 4 (obras literárias voltadas para os estudantes do 1o ao 3o anos do Ensino Fun- damental). Temas: a) Mundo natural e social das descobertas e relações pessoais a esferas mais amplas, como a escola, a cidade, o meio ambiente (paisagens naturais, aquáticas, plantas, ani- mais) e até mesmo o universo. Devem ser destacados temas que abordem contextos regionais e locais e que estimulem o respeito ao outro e o reconhecimento da diferença. b) Diversão e aventura ir além da realidade imediata da criança e estimular a imagina- ção e o envolvimento com a leitura, tanto pelo trabalho com a linguagem quanto pelo desenvolvimento da narrativa. Gênero literário: a) poema A arte de expressar sentimentos, que explora a ludicidade, sensibilidade, sonoridade, subjetividade, a compreensão do leitor, provocando prazer estético, estimulando a percepção de ritmo, o jogo de palavras, as rimas e os recursos gráfico-visuais, e apresentando linguagem conotativa. O jogo poético atua sobre os sentidos, despertando sensações visuais, auditivas e imaginárias em uma interação gratificante. A parlenda, que faz parte da tradição oral, é um poema destinado às crianças e formado em versos, com estrofes que na maioria das vezes contêm rimas. É de fácil memorização e na maioria das vezes curta.

5 Subsídios e orientações RODA DE CONVERSAS Síntese das aprendizagens O eu, o outro e o nós: Respeitar e expressar sentimentos e emoções. Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a di- versidade e solidarizando-se com os outros. Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro. A conversa é uma forma sofisticada de comunicação oral, já que envolve muitas compe- tências como, por exemplo, explicar, relatar, descrever, argumentar, perguntar e considerar a narrativa do outro. A roda de conversa é uma situação privilegiada de diálogo e intercâmbio de ideias entre as crianças. É uma das atividades em grupo que contribui, de forma direta ou indireta, para construção da identidade e desenvolvimento da autonomia, uma vez que são competências que perpassam todas as vivências das crianças. Ela oportuniza tempo e espaço para que a criança explicite suas características pessoais, com a expressão dos sentimentos, emoções, conhecimentos, dúvidas e hipóteses, quando as crianças conversam entre si e assumem diferentes personagens nas brincadeiras. Leitura de imagens e sequências visuais É de grande importância que oportunizemos aos alunos meios para a alfabetização vi- sual, levando-os ao domínio dos códigos visuais através da sensibilização, familiarização e do contato frequente com as obras de arte e cultura visual, contribuindo para que percebam que ler é uma atividade que traz conhecimento e que esse conhecimento pode ser realizado de forma prazerosa e divertida. Contribuindo para a formação do leitor literário/leitura multissemiótica (EF15LP18). O autor, mestre no domínio da linguagem visual, quebra o padrão de leitura linear ao propor um projeto gráfico diferente, que interage com o leitor, levando-o a quebrar o padrão do olhar, muitas vezes acostumado à passagem horizontal das páginas. Assim, faz-se necessário que o leitor gire o livro para acompanhar a narrativa. O alinhamento, a distribuição do texto e toda a diagramação nas páginas têm a intenção de criar efeitos de movimento, alguns dos recursos explorados pelo artista. Essa leitura pode ter várias interpretações, lembrando uma ciranda ou representando o tombo de cada perso-

6 nagem. O fundo branco, na maioria das páginas, dá ênfase ao colorido das imagens. A caracterização dos personagens, com formas alongadas, olhos miúdos e expressivos, além de vestimentas e composição diferentes e dos objetos que cada um carrega, instiga o leitor, amplia o imaginário e favorece a reflexão sobre a diversidade. O autor faz uma releitura do Bumba meu boi, dando novo sentido à continuidade da narrativa ao apresentar a chuva, possibilitando que todos se reúnam novamente com alegria, retomando a diversão, que é a característica principal do folguedo. Não é só a imagem que atrai o leitor, mas também a forma como ela é apresentada. O Boi, dono da festa, se anuncia, trazendo com ele a história. Um pássaro se equilibra em um dos chifres. A leveza dessa imagem dá-se não só pelo pássaro pousado no símbolo representati- vo da força do boi, mas pela impressão de que esse animal flutua solene no canto da página esquerda. A página nobre está vazia, mas repleta de possíveis sentidos. Pode representar o dono da festa pedindo licença para se apresentar. Em seguida, ao virarmos a página, deparamo-nos com o boi inteiro, coberto por tecidos coloridos, bordados com desenhos de cores vibrantes que remetem às mandalas, pedras preciosas, lantejoulas, rendas, fitas. Nesta página surpreende a desconstrução da imagem poéti- ca de que o boi flutua. O boi não flutua, mas gira alto, dança vigorosamente e empina o rabo. Além da sonoridade e da força rítmica, a expressão Tombolo do lombo é também escri- ta tecida no corpo do boi. Ela é enfatizada em seu caráter icônico, uma vez que a tipografia escolhida remete a letras em movimento, como se repetissem o giro e a dança do animal no espaço das páginas. Orientações para o professor O trabalho com a obra literária deve partir de pontos como: A função humanizadora da literatura, reconhecendo seu potencial transformador. A literatura infantil que abre portas para o universo da imaginação, do encantamento, possibilitando o desenvolvimento do senso estético para a fruição. A literatura torna possível o conhecimento das diversidades sociais e culturais. O texto literário contribui para a formação de um leitor mais hábil, valorizando essen- cialmente a palavra, apontando para uma pluralidade de sentidos, e uma vez que não é um texto fechado, abre espaço para a subjetividade, provoca reflexão, estranhamento.

7 Ao mesmo tempo, o texto literário aumenta a proficiência da escrita e da própria leitura, contribuindo para a formação de uma sociedade com cidadãos leitores, reflexivos e críticos. A riqueza da linguagem poética, que mexe com os sentimentos, a sensibilidade e as emoções, provoca prazer estético, estimulando a percepção de ritmo, os jogos de palavras, seus efeitos de sentido, as rimas e os recursos visuais. O texto poético é uma manifestação artística, que explora a ludicidade, a sonoridade, a subjetividade, a compreensão do leitor. A necessidade da alfabetização visual, que permite o desenvolvimento da observação dos aspectos constitutivos das imagens, dos sentidos dos recursos expressivos gráfico-visuais e da ampliação nos efeitos e nos impactos dos conteúdos da escrita e da história contada. A importância da valorização da cultura popular brasileira, com diversidade de saberes e vivências, salientando o respeito aos diferentes grupos sociais. O uso de diferentes linguagens, como a artística, matemática, geográfica e outras, para expressar variadas ideias e sentimentos. A importância de contextualizar a obra, o autor e sua interpretação das narrativas. A necessidade de uma formação para a cidadania, com enfoque humanístico, em que haja preocupação com a formação integral do homem e, também, com sua relação com o outro e o com o meio em que vive. A importância do papel do educador, que deve ser mediador entre a criança e o texto, instigador, perspicaz e sensível, para aproveitar os fatos significativos, expressos na literatura, nas situações do cotidiano, provocando discussões e posicionamentos com respeito às relações humanas e sociais. O fortalecimento do protagonismo dos alunos na construção de valores, de conhecimentos pessoais e sociais, visando à cidadania e ao posicionamento ético. A importância de oferecer situações desafiadoras, através de vivências individuais e coletivas, incentivando a socialização e o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, em conformidade com a Base Nacional Curricular Comum BNCC. ç Propostas: valorizar a literatura infantil como forma de acesso às dimensões lúdicas, do imaginário e do encantamento; partir do conhecimento prévio dos alunos;

8 utilizar variadas linguagens em diversos contextos; enfatizar o respeito às diferenças individuais, aos hábitos e costumes; apresentar diversas estratégias de abordagem literária; valorizar e fruir a diversidade de saberes e vivências culturais; estimular a construção do pensamento lógico-matemático; identificar recursos expressivos na obra; ampliar o repertório literário dos alunos; utilizar variados tipos de leitura (oral, silenciosa, compartilhada); ampliar o conhecimento linguístico; explorar os diversos componentes curriculares, em uma abordagem interdisciplinar; identificar jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares; experimentar diferentes formas de expressão artística; propor atividades lúdicas, desafiadoras e interativas; estimular a organização dos alunos: individualmente, em duplas, grupos e coletiva; identificar as relações entre sua história, a da família e a da comunidade; ampliar a competência leitora da escrita e da compreensão de textos de forma lúdica; estimular o desenvolvimento de habilidades de leitura e expressão oral e refletir sobre o conhecimento de si e do outro. Situações de leitura (EF35LP01) Ler e compreender silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas. As atividades de leitura que podem ser realizadas com o livro são: leitura compartilhada, que é a prática de leitura coletiva, na qual os alunos participam de forma ativa. Eles devem ler em voz alta o texto ou parte dele, dependendo da orientação do professor. Este tipo de atividade permite que os alunos experienciem situações de leitura como o uso de expressões e entonações, o ritmo da fala, relacionem o que está escrito com o que é falado etc. Leitura silenciosa, que é a prática de leitura, geralmente, individual e autônoma. Realiza- da visualmente, permite o contato direto do leitor com o texto, o que favorece a interpretação e possibilita o desenvolvimento de habilidades como localização de informações, inferências, posicionamento diante do texto e do tema.

9 PROPOSTAS DE ATIVIDADES PRÉ-LEITURA Análise das ilustrações de capa e miolo Para estimular a curiosidade das crianças, é importante explorar a capa do livro como estratégia de leitura, de modo a convidar o leitor a ler. Ao analisar a capa, a criança faz um exercício de percepção, imaginação, estimulando a curiosidade, a fantasia, aliada ao raciocí- nio, e criando expectativas quanto ao desenrolar da narrativa, a partir do título e da forma de apresentação geral. Algumas das habilidades que são exploradas: o desenvolvimento do olhar semiótico (olhar plural); a observação das pistas verbais e visuais que dialogam entre si, em uma interação; o levantamento de hipóteses; o estabelecimento de relações; as antecipações; as inferências; as deduções e a evocação de outros textos, em um exercício de intertextualidade. Todos os componentes do livro, inclusive a capa, têm valor fundamental e importância no plano das relações de sentido. Portanto, a obra não começa na primeira linha do discurso e acaba na última.

10 Material de apoio Língua Portuguesa ROTEIRO DE LEITURA Habilidades da BNCC (EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas. (EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos. (EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor. (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação e, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. (EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço. (EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. (EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e ponto de vista com base nos quais as histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas. (EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

11 (EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF02LP21) Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades. (EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. (EF02LP23) Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado. PLANEJAMENTO DE LEITURA Preparar-se para realizar a leitura do livro em voz alta. A história a ser lida é narrada em terceira pessoa, ou seja, a narrativa é construída a partir do discurso direto. Entregar os livros dos alunos somente após a leitura realizada pelo professor. Observar atentamente o início do livro a capa, com todo o projeto gráfico-editorial, a riqueza de detalhes, o colorido, o neologismo do título, o nome do autor, as pistas verbais e visuais etc. (mais detalhes nas atividades de pré-leitura). Ler o texto muitas vezes (para apreender a mensagem, as características dos personagens, os detalhes, o conteúdo etc.) a primeira leitura é de apreciação, de fruição; conhecer bem o texto dá segurança ao professor para explorar a obra. Pensar nos alunos (faixa etária, interesses, vocabulário adequado, linguagem conhecida). Preocupar-se com a entonação, expressão facial e corporal, pausas, velocidade, gestos etc. Escolha a melhor forma ou o recurso mais adequado para apresentar a obra, despertando o interesse e motivando os alunos para a leitura. ORGANIZAÇÃO PARA A LEITURA Para a realização da leitura do livro, aconselha-se que seja formada uma grande roda, de modo que todos estejam sentados, acomodados em círculo, para participar da roda de conversa. É igualmente importante que todos possam ver o livro para acompanhar, ler e participar da leitura.

12 ANTES DE LER O LIVRO Apresentar o livro, mostrando a capa, de maneira que todos os alunos possam vê-la, em um exercício de exploração e como forma de suscitar expectativas, uma vez que o leitor se dirige a um texto imaginário. Fazendo inferências a partir do título Incentivar os alunos a refletir sobre o título da obra, qual seu significado; deixá-los falar livremente. O título apresenta um neologismo nome dado a uma nova palavra criada ou a uma palavra já existente a que é atribuído um novo significado. Exemplos: deletar, escanear. O neologismo da capa (Tombolo) provoca um estranhamento, despertando o interesse. Solicitar que observem o título, nome do autor e editora. Mencionar o autor, com uma pequena biografia, ressaltando sua origem, a valorização da cultura popular e o gosto pela leitura e poesia. Salientar as pistas verbais e visuais, auxiliando na interpretação e no levantamento de hipóteses sobre a história. Curiosidades sobre o boi Indagar se conhecem um boi, o personagem principal, e suas características, explicitando seus conhecimentos prévios. Havendo necessidade, mostrar gravuras do animal. Verificar se os alunos conhecem as partes do boi para que possam identificar o lombo. Questionar se alguém conhece algum boi parecido com o da ilustração da capa ou a festividade do Bumba meu boi. Apresentação dos elementos paratextuais do livro Apresentar o livro totalmente aberto, com a quarta capa, para que a visualizem na totalidade, observando a riqueza dos detalhes, o colorido, uma personagem escondidinha no alto, ressaltando a frase: Alguém comeu a língua do boi. Vamos descobrir quem foi?, para que façam antecipações sobre os acontecimentos da narrativa, inferindo sentidos e relações referentes à obra. Mostrar o logotipo da editora, a indicação da coleção Espaço Aberto, caracterizada por diferentes temas, estilos literários e linguagens, buscando ampliar os horizontes na literatura.

13 De acordo com a faixa etária, falar sobre o ISBN, que, de uma maneira simples, é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora e edição. Lendo o livro Apresente o texto folheando as páginas duplas calmamente, para dar tempo aos alunos de observar todas as ilustrações. Faça a leitura global do texto, com ritmo, cadência, entonação, enfatizando as palavras com emoção e expressão facial, dando vivacidade à narrativa e respeitando as pausas necessárias. Questione os alunos sobre a forma como leu o texto, ressaltando os itens mencionados acima, para que possam apreciar os recursos expressivos. Faça perguntas sobre a leitura: O que vocês acharam da leitura desse poema? O modo como li é igual ou diferente do modo como leio histórias? O que há de diferente?. A narrativa, em forma de versos, convida a uma leitura em voz alta, bem ritmada e alegre. Solicite que façam a leitura compartilhada do poema, para, entre outros fatores, perceberem alguns detalhes significativos da narrativa que podem ter passado despercebidos, dando- -lhes mais condições para se apropriarem da história, ampliando sua competência literária e, ao mesmo tempo, permitindo a fruição do prazer da leitura. Após ler o livro Em uma roda de conversa, incentive os alunos a falarem sobre a narrativa: Gostaram da história? Por quê? Em caso negativo, também justificar. Existe algum trecho de que tenham gostado? Qual?. Pergunte para aos alunos: O que é Folclore?. Escute e discuta com a turma as falas individuais. Explique aos alunos que Folclore é a cultura do popular, tornada normativa pela tradição, ou seja, aquilo que é praticado pelo povo e que é repassado ao longo dos anos de uns para os outros. Questione-os sobre seus conhecimentos prévios da lenda Bumba meu boi. Mencione que é considerado um folguedo, uma festa popular e que, ao espalhar-se pelo país, ganhou nomes diferentes, como Bumba meu boi em Pernambuco, Boi-bumbá no Pará e Amazonas, Boi de Mamão em Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina e outros. Procure ampliar o conhecimento das crianças mencionando que existem enredos diferentes, mas que, numa das histórias mais populares, a mulher do Pai Francisco fica grávida e sente desejo de comer a língua de um dos bois da fazenda em que trabalhavam. Ele fica

14 desesperado, pois era o boi mais bonito da fazenda de seu patrão. Com medo de Catirina perder o filho que esperava, caso o desejo não fosse atendido, Pai Francisco resolve roubar o boi predileto de seu patrão, para atender o desejo de sua mulher. Então, Pai Francisco mata o boi do rico fazendeiro. Descobrindo o acontecido, o fazendeiro exige uma reparação e pede o aparentemente impossível: que o animal seja ressuscitado. Com a ajuda de um pajé, Pai Francisco consegue ressuscitar o animal. O boi renasce e tudo vira uma grande festa, onde todos cantam e dançam. Informações complementares: o boi era visto por escravos negros e indígenas como companheiro de trabalho, símbolo de força e resistência. É por isso que toda a encenação gira em torno dele. A pessoa que veste a fantasia do animal é chamada de miolo e seus trajes variam bastante de uma festa para outra. Alguns abusam de paetês, miçangas e lantejoulas. Outros preferem bordados com menos brilho e mais cores. Incentive que os alunos façam uma pesquisa sobre o boi, suas características, sua alimentação, sua utilidade para o homem etc. Se não houver biblioteca na escola, indicar a biblioteca do bairro ou da cidade. A pesquisa também pode ser realizada na internet. Algumas habilidades necessárias para usar os materiais de consulta são: saber localizar as informações, selecioná-las, organizá-las, compreendê-las, compará-las, classificá-las e resumi-las (EF02LP21) (EF02LP22) (EF01LP23). Explique aos alunos os objetivos da pesquisa, ajude-os a perceber os conhecimentos ganhos, a fim de que possam contribuir para seu próprio desenvolvimento. Desperte a curiosidade, gerando interesse pela descoberta, para que se torne um efetivo trabalho de investigação. Mostre gravuras, ilustrações dos instrumentos musicais mencionados na obra, para que os alunos os conheçam, pois não fazem parte do seu cotidiano. Proponha uma nova leitura do poema do livro. Leia cada estrofe e circule com os alunos as palavras que rimam. Questione: o que é rima? Por que elas rimam? Essa atividade irá ajudar as crianças a estabelecer relações entre a grafia e o som das palavras. Continuar a leitura até que identifiquem todas as palavras que rimam, dessa forma aprenderão suas características. Lembrar que, na poesia, as rimas se caracterizam pela repetição de sons no final de dois ou mais versos, conferindo musicalidade ao poema. Sugira uma brincadeira com rima escolhendo algumas palavras do livro. Inicie com a frase: Lá vai uma barquinha carregada de gente. Os alunos deverão continuar a frase com palavras que rimem com gente, como dente e presente. A mesma brincadeira pode ser realizada com palavras de qualquer livro.

15 Convide os alunos para realizarem uma pesquisa, na biblioteca da escola (se houver) ou na biblioteca da cidade, sobre outros livros com poemas rimados para ampliar o conhecimento literário. Sugestão de autores: Pedro Bandeira, Cecília Meireles, Mario Quintana, Vinicius de Moraes e Elias José. Promova um campeonato de rimas. Divida a classe em dois grupos. Escreva na lousa uma palavra, dando tempo para que cada grupo diga outra palavra que rime com essa. Iniciar a brincadeira com palavras simples, fáceis de rimar e, aos poucos, coloque palavras mais complicadas. É importante deixar claro o tempo destinado à elaboração das rimas e os critérios de participação. No livro há a definição de tangolomango. Mostre aos alunos um exemplo de tangolomango. Exemplo: Eram nove irmãs numa casa, uma foi fazer biscoito. Deu tangolomango nela e das nove ficaram oito. Eram oito irmãs numa casa, uma foi amolar canivete. Deu tangolomango nela e das oito ficaram sete. Eram sete irmãs numa casa, uma foi falar inglês. Deu tangolomango nela e das sete ficaram seis. Eram seis irmãs numa casa, uma foi caçar um pinto. Deu tangolomango nela e das cinco ficaram quatro. Eram quatro irmãs numa casa, uma foi falar francês. Deu tangolomango nela e das quatro ficaram três. Eram três irmãs numa casa, uma foi andar nas ruas. Deu tangolomango nela e das três ficaram duas. Eram duas irmãs numa casa, uma foi fazer coisa alguma. Deu tangolomango nela e das duas ficou só uma. Era uma irmã numa casa, e ela foi fazer feijão. Deu tangolomango nela e acabou a geração. Texto do folclore brasileiro em domínio público Solicite que sublinhem as palavras que rimam. Para ampliar o repertório de gêneros literários da cultura popular brasileira, solicite que façam uma pesquisa sobre parlendas, adivinhas, provérbios, cordel etc., tendo o boi como personagem. Exemplos: ç Provérbios populares: Por onde passa o boi, não passa uma boiada.

16 Boi em terra alheia é vaca. Por onde passa o boi, passa o vaqueiro com seu cavalo. A boi pequeno os cornos lhe crescem. Boi que usa antolhos não se revolta contra o tronco. ç Adivinhas: Por que é que o boi sobe o morro? Porque não pode passar por baixo. Por que o boi baba? Porque não sabe cuspir. Onde o boi consegue passar, mas o mosquito fica preso? Na teia de aranha. Dando continuidade à atividade anterior, verificar o conhecimento dos alunos sobre cultura popular, complementando a seguir com: 1. Músicas Boi da cara preta; Se esta rua fosse minha; A barata diz que tem; O sapo não lava o pé; Caranguejo não é peixe Parlendas são versos ritmados e de rimas fáceis, usados em jogos infantis ou repetidos pelas crianças por pura diversão, como tangolomango. Muitos deles foram trazidos pelos portugueses e aqui ganharam variações. Exemplos: Uni, duni, tê; Um, dois, feijão com arroz Brincadeiras pular corda; jogo das cinco marias; pião; ioiô Comidas típicas vatapá; sarapatel; feijoada; pato no tucupi; arroz com pequi... Em conjunto com todos os professores, realizar a Festa das regiões, com comidas (receitas trabalhadas) e danças típicas, artesanato, brincadeiras, dramatizações etc. Dividir os alunos em grupos, sendo que cada grupo será responsável por organização, preparo e apresentação de um item, para toda a comunidade escolar. Dando continuidade ao levantamento das brincadeiras atuais, pesquise com a turma se há alguma antiga que permanece até os dias atuais. Tendo o professor como escriba, elabore as regras dos jogos em papel pardo para afixar na parede da sala. Assim, explorarão a produção de texto, além do próprio trabalho em grupo que favorece outros aspectos como integração, respeito ao colega etc. Essa atividade pode ser realizada em conjunto com o professor de Educação Física, no levantamento das regras. Ampliando o conhecimento dos alunos, verifique quais brincadeiras antigas os alunos conhecem. Em uma roda de conversa, solicite que observem atentamente no livro: as caracterizações dos personagens, as diferenças físicas e a preferência musical de cada um

17 Material de apoio com abordagem interdisciplinar Habilidades da BNCC (EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas. (EF12EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem. (EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas. (EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-los na escola e na comunidade. (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo. (EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais. (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais. (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação. (EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois), para indicar tem mais, tem menos ou tem a mesma quantidade.

18 O folguedo do Bumba meu boi sempre é acompanhado por uma banda musical. O canto normalmente é coletivo, acompanhado de matracas, pandeiros, tambores e zabumbas, embora se encontrem, em raros casos, instrumentos mais sofisticados, como trombones e clarinetas. Em uma roda de conversa, incentive os alunos a mencionarem o instrumento musical preferido. Quem sabe tocar algum instrumento? Em caso positivo, solicitar que tragam na próxima aula (se houver possibilidade), para apresentar algum número musical para os colegas. E você, professor, toca algum instrumento? Se a resposta for negativa, gostaria de aprender a tocar algum? Qual? Ressalte que no texto aparecem os seguintes instrumentos musicais: tamborim, trompete, reco-reco, maracá, corneta, cuíca e xequerê. Verifique os conhecimentos prévios das crianças referentes a esses instrumentos, indagando: Alguém conhece esses instrumentos? Quais? Onde já os viu?. Proponha que as crianças localizem no mapa do Brasil seu estado e a cidade em que moram. Solicite que também procurem no mapa os estados citados na atividade pós-leitura, nos quais a lenda do Bumba meu boi é conhecida com diferentes nomes. Incentive que as crianças pesquisem sobre costumes, histórias, músicas desses locais na biblioteca da escola (se houver), na biblioteca do bairro ou da cidade e na internet. Fale sobre a importância de procurar em sites confiáveis. Dando continuidade à atividade anterior, mencione o regionalismo, que apresenta as peculiaridades locais, como as expressões, a cultura própria de uma região, como nomes diferentes de Bumba meu boi. Outros exemplos: No Nordeste: abestado; macaxeira; cão chupando manga; dar pitaco; cambito. No Sudeste: bobo, tolo; mandioca; pessoa muito feia; dar opinião; perna fina. Em um trabalho conjunto com o professor de Português, solicite aos alunos que entrevistem algum familiar ou pessoa da comunidade que tenha morado em outra região (diferente da que reside atualmente), de forma a conhecer as comidas típicas, danças, músicas, linguagem, crendices e superstições. Depois, os alunos, em grupos, elaborarão um painel com os diferentes locais e culturas. Estimule os alunos a pesquisar no mapa do Brasil a localização de Parintins, no Amazonas, e a falar sobre a festa do Boi-bumbá. De acordo com a faixa etária, solicitar que façam um trabalho individual de expressão plástica

19 utilizando vários materiais para confeccionar o boi e sua vestimenta. Pode ser: desenho, pintura, recorte e colagem de revistas, massa de modelar, guache, sucata etc. Os materiais serão disponibilizados pelo professor. Incentivar a elaboração do teatro do Bumba meu boi em uma criação coletiva, para desenvolvimento da criatividade, do senso estético, da sensibilidade, trabalhando a concentração, o respeito aos colegas, a oralidade, cultivando a imaginação, o fazer artístico, e promovendo a reflexão, interpretação, liberando fantasia e emoções. Etapas: Pesquise a música e a dança do Bumba meu boi para apresentá-la aos alunos. Dando continuidade, proceder ao levantamento das brincadeiras atuais, verificando se há alguma antiga que permanece até os dias atuais. Confeccione com os alunos alguns desses jogos, como peteca, saquinhos para o jogo das cinco marias. Propor aos alunos a Semana das Brincadeiras, oportunidade em que desenvolverão várias brincadeiras infantis, principalmente as tradicionais como: cabra-cega, lenço atrás, queimada, passa anel e outras. Professor, lembre que as brincadeiras envolvem as disposições emocionais, sociais e cognitivas, contribuem para a formação da personalidade, traduzem valores, costumes, formas de pensamento, ensinamento, e que os jogos infantis fazem parte do patrimônio lúdico-cultural, servem como veículo de transmissão de elementos culturais. Amplie o conhecimento dos alunos fornecendo algumas curiosidades sobre o boi: O boi é o nome dado ao bovino macho castrado, enquanto o bovino macho reprodutor é chamado de touro. O Brasil possui um dos maiores rebanhos do mundo. Tais animais são herbívoros, seus alimentos são pastagens, capins, fenos, cana-de-açúcar, além de rações feitas de milho, sorgo, farelos, soja, dentre outros. São ruminantes, ou seja, regurgitam o alimento para a boca, após sua ingestão, onde é novamente mastigado e deglutido. Domesticados pela nossa espécie há cerca de anos, eram requeridos para o transporte de cargas mais volumosas e/ou pesadas e fornecimento de leite (a vaca), aproveitando- -se a carne e couro, após sua morte. Além do leite, carne e couro de tais animais, são aproveitados os pelos, para a fabricação de pincéis; ossos, para a confecção de rações, farinhas e sabões; o colágeno extraído da pele, cartilagens e ossos, para a fabricação de produtos de beleza e alimentos, como geleias e doces; chifres, para confecção de artefatos, como berrantes; estrume, para ser utilizado como adubo etc. O país com o maior rebanho bovino do mundo é a Índia, com 320 milhões de cabeças. O segundo colocado é o Brasil, com 215 milhões.

20 A fêmea do boi, a vaca, produz em média 20 litros de leite por dia, vive aproximadamente 15 anos e pode pesar até 600 quilos. Complemente com a classificação dos animais, de acordo com sua alimentação: os herbívoros, carnívoros e onívoros: ç Herbívoros são aqueles que se alimentam apenas de vegetais. Exemplos: boi, viado, gafanhoto, borboleta, zebra, elefante, girafa. ç Carnívoros são aqueles que só se alimentam de outros animais. Predação é o nome da relação ecológica em que um animal alimenta-se de outro. Exemplos: leão, tigre, tubarão, onça, serpentes. ç Onívoros são animais que se alimentam de tudo, comem vegetais e também outros animais. Exemplos: o homem, o porco, o lobo-guará, o jabuti. Aproveitando a chuva que aparece na narrativa reunindo todos os personagens novamente, promova uma roda de conversa e peça que os alunos falem sobre a chuva e sua importância na natureza e para os homens. Complementar com o ciclo da água, cuidados necessários para a preservação da água no planeta, níveis de poluição, consumo consciente, desperdício, Dia Mundial da Água etc. A obra Tombolo do lombo apresenta uma estrutura acumulativa decrescente, promovendo a construção do pensamento lógico-matemático, e este requer capacidade de organização do pensamento, que é desenvolvido com resolução de problemas. A subtração é um conteúdo que perpassa o cotidiano adulto e infantil, pois a utilizamos em diversas situações como: dar troco, saber se alguém é mais velho ou mais novo, quantos anos há de diferença entre duas ou mais pessoas, calcular quantos quilos perdemos em uma dieta, para fazer receitas, dentre outras. Dessa maneira, é um conteúdo de grande relevância a ser trabalhado com os alunos em qualquer faixa etária, principalmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Providencie anteriormente uma lata com biscoitos com a quantidade de alunos da turma. Com os alunos dispostos em roda, recite a seguinte parlenda: LATA DE BISCOITO FUI NA LATA DE BISCOITO TIREI UM, TIREI DOIS, TIREI TRÊS, TIREI QUATRO, TIREI CINCO, TIREI SEIS, TIREI SETE, TIREI OITO, TIREI NOVE, TIREI DEZ! Domínio público Repita a parlenda para que os alunos a memorizem.

21 Depois leve a lata de biscoitos para a roda e brinque de recitar a parlenda com os alunos. Entregue para os alunos a quantidade de palitos de madeira referentes à quantidade de biscoitos da lata. Posteriormente, explique a eles que cada um ganhará um biscoito da lata e que, conforme você for entregando os biscoitos, tirando-os da lata, eles deverão também retirar a quantidade em palitos. Inicie a dinâmica: ao terminarem de recitar a parlenda, pergunte a eles se sobrou algum palito? Se sobrou, peça que eles contem e pergunte, por exemplo: Se so- braram 6 palitos, quantos biscoitos restaram? Por quê? Quantas crianças ficaram sem ganhar biscoito? Que palavra nós mais utilizamos nessa parlenda? Neste momento, converse com os alunos sobre o tema subtração e proponha a eles que pensem sobre as seguintes questões: O que é subtrair? Alguém da turma já sabe fazer contas de subtração? Como se faz? Você pode explicar para a turma? Que palavras utilizo, quando se trata de subtrair? Proponha aos alunos uma atividade de culinária. Convide-os a pesquisar com os familia- res uma receita de biscoito. Em seguida, escreva em papel pardo ou cartolina a receita escolhida para que a executem. Explore as medidas e quantidades. Direção-geral: Flávia Reginatto Editora responsável: Maria Goretti de Oliveira Editora assistente: Christiane Angelotti Revisão: Equipe Paulinas Gerente de produção: Felício Calegaro Neto Produção de arte: Jéssica Diniz Souza

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER Conto infantil de Simão de Miranda MANUAL DE APOIO AO PROFESOR PARA O TRABALHO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) Livro Indicado para a Educação Infantil (Creche

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Pré Escolar ANO LETIVO 2018/2019 DISCIPLINA ANO 3,4,5 anos Critérios Específicos de Avaliação 1. ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Relaciona-se com as outras crianças Relaciona-se com os adultos

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos Coordenação motora Identidade 1, 8 10, 12, 13, 23, 45, 54, 62, 63 Estimular a Manipular materiais. Desenvolver noção de direção e sentido: da

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

programação curricular

programação curricular programação curricular Ensino Fundamental Anos iniciais 1º a 5º ano Referêncial teórico 2018 digital.indb 1 03/01/2019 14:54:30 Sumário PROGRAMAÇÃO CURRICULAR 1º ANO... 3 Língua Portuguesa...4 Arte...

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para tirar dúvidas);

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES (EF02LP01) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo de falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Obra de Educação Infantil aprovada no PNLD 2019 Código 0286P19001 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 0 a 1 ano e 6 meses O EU, O OUTRO E O NÓS (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: FASE 4 A NOME DO PROJETO: Aprendendo com a literatura de Tatiana Belinky PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: Nesta faixa etária, as crianças

Leia mais

2.Disciplina (s) envolvida (s): Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ciências, Literatura,

2.Disciplina (s) envolvida (s): Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ciências, Literatura, 1.NOME DO PROJETO: Os encantos das Regiões Brasileiras 2.Disciplina (s) envolvida (s): Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ciências, Literatura, Música 3.Professor(a): Mislene Medeiros

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I MÓDULO TEMAS CONTEÚDO CONCEITUAL QUANTIDADE DE AULAS DESCOBRINDO A SI MESMO A importância dos nomes Estou mudando Em prosa e verso Descobrir a si mesmo e compreender

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação e momento para tirar dúvidas); Ordem das

Leia mais

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita.

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Este Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita é um excelente recurso para trabalhar o Dia da Consciência Negra que é comemorado em 20 de novembro em todo

Leia mais

1 PC.DP A E.D. DIR/O REV. 1 / 9

1 PC.DP A E.D. DIR/O REV. 1 / 9 PROJETO DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA PRÉ-ESCOLAR/1º CICLO ANO LETIVO: 2015 / 2016 Enquadramento Em conformidade com o Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho, na sua redação atual, as escolas devem desenvolver

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

Jacqueline Salgado. Guia do professor PROJETO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Jacqueline Salgado. Guia do professor PROJETO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR PROJETO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR Guia do professor Este guia foi elaborado a partir do livro Trocadillho com o objetivo de apresentar atividades que envolvam e estimulem um olhar sensível para as ilustrações

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Auto-Avaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4 Volume 1 Artes Visuais O fazer artístico Utilização de materiais artísticos, ampliando seu repertório de possibilidades expressivas e recursos alternativos Exploração

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido EA Em

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

Guia de uso pedagógico

Guia de uso pedagógico Guia de uso pedagógico ATIVIDADES PROPOSTAS 1 DECLARAÇÃO DE IDENTIDADE E SINESTESIA Objetivo: Refletir sobre identidade e como as questões étnico-raciais estão colocadas para cada participante; sobre como

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

PROJETO. Justificativa do Projeto

PROJETO. Justificativa do Projeto PROJETO Turma: 3B Nome da professora: Geiza Morais Rosendo Nome do Projeto: O que tem no coração do Amazonas? Período do Projeto: 1º trimestre Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa do Projeto O projeto

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5 Volume 1 Artes Visuais O fazer artístico Ampliação das possibilidades expressivas no uso de técnicas e materiais variados Utilização de materiais artísticos, ampliando

Leia mais

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas.

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas. Projeto Poesia http://pixabay.com/pt/livros-certificado-cont%c3%aainer-pote-158066/ Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 anos. Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: 5 semanas Justificativa:

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin EMEF NOVA SARDENHA Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS AUTORES: Cineas Santos e Gabriel Archanjo

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI02EO02 Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios EI02CG01 Apropriar-se de gestos e

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico / 1.º Ano. Português

Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico / 1.º Ano. Português Oralidade Leitura 30% Escrita Educação Literária Gramática Português Conhecimentos, Capacidades e Peso Descritores do Perfil dos Alunos Atitudes 1 Interação discursiva; Compreensão e Expressão; Vocabulário;

Leia mais

Projetos I semestre GA/B e G1/2 O SAPO CURIOSO - SONS E TEXTURAS Professoras Gislaine Esteves e Aline Brasil

Projetos I semestre GA/B e G1/2 O SAPO CURIOSO - SONS E TEXTURAS Professoras Gislaine Esteves e Aline Brasil GA/B e G1/2 O SAPO CURIOSO - SONS E TEXTURAS Professoras Gislaine Esteves e Aline Brasil Usando a literatura como apoio, os grupos 1/2 e A/B adotaram o livro O Sapo Curioso para nortear o Projeto. O objetivo

Leia mais

FREDERICO, O HOMEM RICO MANUAL DO PROFESSOR

FREDERICO, O HOMEM RICO MANUAL DO PROFESSOR 1 FREDERICO, O HOMEM RICO MANUAL DO PROFESSOR 2 FREDERICO, O HOMEM RICO MANUAL DO PROFESSOR Professor, se encontrou este manual e não conhece o livro, não perca tempo! Contate a editora, a distribuidora

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA ANTONIETA SILVEIRA DE SOUZA ENSINO FUNDAMENTAL I (4º e 5º ANO)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA ANTONIETA SILVEIRA DE SOUZA ENSINO FUNDAMENTAL I (4º e 5º ANO) PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA ANTONIETA SILVEIRA DE SOUZA ENSINO FUNDAMENTAL I (4º e 5º ANO) CASSIANO CASTRO DANIELLA ANGELITA MARQUES ELISABETE MARIA R. CAMPOS VANIA

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Igual ou diferente, olhar da gente depende do Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Ellen Pestili Conhecendo a coleção Letra e Cor é a coleção de Ellen Pestili que traz

Leia mais

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola Resumo A série Caminhos da Escola nos apresenta neste episódio Arte na Escola, uma coletânea de matérias gravadas a partir de experiências em escolas de formação técnica

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 SER CIDADÃO *Reconhecer e valorizar atitudes de convivência, respeito, solidariedade a outras pessoas. *Desenvolver, reconhecer e valorizar as atividades do cotidiano. *Conhecer direitos e deveres

Leia mais

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:...

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:... Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso-motora. Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim). Desenvolver orientação espacial. Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre.

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE PARTICIPANTES: IDALINA DE SOUZA PEIXOTO MARIA DO CARMO SOUZA CONTO E RECONTO

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO Plano de Aula INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO PLANO DE AULA: ALFABETIZANDO E LETRANDO ATRAVÉS DE CONTOS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Irajuba publica:

Prefeitura Municipal de Irajuba publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 938 Prefeitura Municipal de publica: Resolução CME nº 01./2016 - Solicitação Aprovação da Proposta Pedagógica para os Ciclos de Alfabetização I (1º ao 3º anos) e II (4º

Leia mais

Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano

Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano Quadro de conteúdos e objetivos 1. Os sinais Placas de sinalização Símbolos, letras e números Texto informativo Lista de combinados da turma Ler e compreender

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil...

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... CAMPOS DE JÚLIO

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE ETAPA :1ª Etapa ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 5º Ano 1 e 2 PROFESSOR (AS): Carmen Lúcia DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A Escola e as habilidades para

Leia mais

FAZENDO A R T E COM TARSILA

FAZENDO A R T E COM TARSILA FAZENDO A R T E COM TARSILA Prefeitura Municipal de Santos ESTÂNCIA BALNEÁRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Subsídios para implementação do Plano de Curso de Educação Artística Ensino

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

Projeto Músicas Infantis e Cantigas de Roda

Projeto Músicas Infantis e Cantigas de Roda Projeto Músicas Infantis e Cantigas de Roda Participantes: Jardim II Duração do projeto: 1 hora. Justificativa: Toda criança gosta de músicas, cantigas e brincadeiras de roda. Todas elas pertencem à cultura

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação Critérios Específicos de do 1º ano Educação Artística Artes Visuais - Observar os diferentes universos visuais utilizando um vocabulário específico e adequado. -Mobilizar a linguagem elementar das artes

Leia mais

ROTINA - BERÇÁRIO I HORÁRIO ATIVIDADE SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

ROTINA - BERÇÁRIO I HORÁRIO ATIVIDADE SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA ROTINA - BERÇÁRIO I 7h / Recepção dos pais e das crianças / cantos diversificados com atividades que as crianças conhecem e realizam com autonomia. REFEIÇÃO Experiências de encontros e despedidas, tomada

Leia mais

Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias

Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7763/descobrindoo-livro-e-o-prazer-em-ouvir-historias Publicado em NOVA ESCOLA Edição 63, 06 de Julho 2016 Educação Infantil Creche Leitura Sala de

Leia mais

ZOO POÉTICO CEI DULCE DE FARIA MARTINS MIGLIORINI. Professor(es) Apresentador(es): GESLIANE PRATAVIEIRA. Realização:

ZOO POÉTICO CEI DULCE DE FARIA MARTINS MIGLIORINI. Professor(es) Apresentador(es): GESLIANE PRATAVIEIRA. Realização: ZOO POÉTICO CEI DULCE DE FARIA MARTINS MIGLIORINI Professor(es) Apresentador(es): GESLIANE PRATAVIEIRA Realização: Foco do Projeto Proporcionar o contato sistemático dos alunos com o gênero poema, auxiliando

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES APRENDIZAGENS A PROMOVER Construção da identidade e da auto estima *Conhecer e aceitar as suas caraterísticas pessoais

Leia mais