EXMO SR. DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DO MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTOR URBANO E FUNDIÁRIO DO DISTRITO FEDERAL. Ref: INCIDENTE DE FALSIDADE 'l"

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXMO SR. DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DO MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTOR URBANO E FUNDIÁRIO DO DISTRITO FEDERAL. Ref: INCIDENTE DE FALSIDADE 'l""

Transcrição

1 EXMO SR. DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DO MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTOR URBANO E FUNDIÁRIO DO DISTRITO FEDERAL Ref: INCIDENTE DE FALSIDADE 'l" Processo no: '. \ Requerentes: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TOMAHA WK e ASSOCIAÇÃO DOS ADQUIRENTES E LOTES NO CONDOMÍNIO RESIDENéIAt,,~',; TOMAHA WKCI ~;'" I;;~,,' "...r,-' I'l~U,\ Requeridos: COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA - TERRAGkP :i!i,i';, OUTROS "" ;'" :':.~'."(:''''\,'', il,,':: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TOMAHA WK e OUTRO, qualificados nos autos do processo de Incidente de Falsidade no , em que figuram como parte requerida a COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA e outros, inconformados com a r. sentença proferida às fls , em data de vêm, por sua advogada, Dra. Giselle Francisca de Oliveira (OAB-DF ), no prazo legal interpor RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL para o ego Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), esperando que a colenda Turma Julgadora conheça e dê provimento ao presente recurso de apelação cível, conforme REsp nos pr e RS, cassando ou reformando os termos o r. decisum de primeiro grau, devendo os autos, após o julgamento, retomarem à instância de origem, para o exame e julgamento do mérito deste incidente, em razão dos fatos e fundamentos jurídicos expendidos em anexo.

2 ... EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS - TJDFT RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Feito: INCIDENTE DE FALSIDADE Processo no: Origem: Vara do Meio Ambiente, Des. Urbano e Fundiário do DF Recorrentes: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TOMARA WK e ASSOCIAÇÃO DOS ADQUIRENTES E LOTES NO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TOMARAWK Recorridos: COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA - TERRACAP E OUTROS RAZÕES DOS RECORRENTES Colenda Turma Julgadora, I - A FALSIDADE MATERIAL - O TERMO DE DECLARAÇÕES DO PERITO OFICIAL SE ENCONTRA MUTILADO E ESTE FATO GRAVÍSSIMO, QUE NECESSITA DE RIGOROSA APURAÇÃO, CAUSA DANO GRAVE E IRREPARÁVEL AO DIREITO DOS RECORRENTES: 1- A questão, ora em exame, perante essa c. Turma Julgadora se refere à incidente de falsidade material e ideológica do Termo de Esclarecimentos do Perito Oficial, engenheiro Carlos Augusto Álvares da Silva Campos (CREA 1032-D), que foi anexado às fls dos autos do processo de Oposição n ou fls deste Incidente de Falsidade, Processo n , ambos, da Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF.

3 L 1 2- Os esclarecimentos do Perito Oficial foram colhidos por ocasião da audiência de instrução e julgamento do Processo de Oposição n , que foi realizada no dia 14 de março de 2013, cuja solenidade foi presidida pelo ilustre Juiz de Direito, Dr. Carlos Divino Vieira Rodrigues, conforme se vê do documento de fls O mencionado Termo de Esclarecimentos do Perito de fls do processo de Oposição se encontra mutilado, pois, a resposta a única indagação feita pelo Promotor de Justiça Dr. Ali Taleb Fares, por determinação do em. Juiz Dr. Carlos Divino Vieira Rodrigues, foi retificada na audiência de instrução e julgamento realizada no dia , porém, as retificações do Expert não se encontram entranhadas nos autos do Processo n , da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal. 4 - De fato, o trecho do depoimento do Perito Oficial, que se encontra nestes autos de incidente de falsidade às fls (fls dos autos do processo de Oposição) e que foi retificado, por escrito, em folha separada, é do teor seguinte: Fls : "Dada a palavra ao d. Promotor, respondeu que: o 104,991 alqueires permanece como saldo da área dividida entre os herdeiros de Joaquim Marcelino de Sousa, e obviamente esta área faz parte da área desapropriada, para formação do Distrito Federal." (grifei) 5 - Acontece que no final da audiência de instrução e julgamento, realizada no dia , o ilustre perito, engenheiro Carlos Augusto Álvares da Silva Campos informou ao magistrado, Dr. Carlos Divino Vieira Rodrigues que havia necessidade de se proceder a retificação na parte [mal do seu Termo de Esclarecimentos, pois, o saldo de terras remanescente da Fazenda 'Brejo' ou 'Torto' com área de 104,991 alqueires, oriundo da Transcrição n do Cartório de Registro de Imóveis de Planaltina-GO era de propriedade particular e pertencia ao Espólio de Joaquim Marcellino de Sousa, mas, na parte final de suas declarações constou, equivocadamente, que o mencionado saldo de terras faz parte integrante -da área desapropriada para formação do Distrito Federal, conforme se vê à fl. 48 deste procedente de incidente de falsidade.

4 6 - Na ocasião, o digno magistrado, Dr. Carlos Divino Vieira Rodrigues determinou ao perito oficial, Carlos Augusto Álvares da Silva Campos, que o mesmo fizesse a retificação, desta parte do seu depoimento, em uma folha de papel separada, determinação que foi prontamente atendida pelo expert nomeado pelo juízo. 7 - Ocorre que o Termo de Esclarecimentos retificado pelo Perito Oficial, misteriosamente, desapareceu e não se encontra juntado nos autos do Processo de Oposição n Trata-se de um fato gravíssimo que merece pronta atuação por parte do MM. Juiz Titular ou Substituto da Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, porque a retificação do depoimento do perito oficial, Carlos Augusto Álvares da Silva Campos, na parte referente à infofi]j.ação sobre a titularidade do domínio sobre a gleba de terras com 104,991 alqueires da Fazenda 'Brejo' ou 'Torto', oriunda da Transcrição n do CRI- Planaltina-GO, se trata de um documento público que foi assinado pelo Expert nomeado pelo Juízo, durante o transcorrer da audiência de instrução e julgamento do Processo de Oposição no , cujo ato foi praticado à vista de mais de cinqüenta pessoas que estavam presentes naquela solenidade, a exemplo do Sr. João Edvaldo Rios, que em data de subscreveu a declaração de fls. 49, que é do teor é o seguinte: Fls. 49 "Eu, João Edvaldo Rios, brasileiro, casado, servidor público federal, portador da Carteira de Identidade n SSP-DF, CPF , residente e domiciliado na Avenida Gomes Rabelo, Quadra 099, Casa 16, Setor Tradicional Sul, Planaltina- DF, venho pela presente declarar o que segue: Que estava na audiência de instrução e julgamento do processo no , que tramita na Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, realizada no dia , às 14:00 horas, perante o MM. Juiz de Dr. Carlos Divino Viera Rodrigues: Que o Sr. Perito Dr. Carlos Augusto Álvares da Silva Campos, tendo em vista que respondeu incorretamente ao único quesito o formulado pelo MP e a pedido do Sr. Juiz retificou a sua resposta por escrito e prontamente entregou ao Juiz perante todos presentes." (grifei)

5 9- Como se vê, a argüição de incidente de falsidade material não se trata de impugnação de laudo pericial, conforme sustenta e ii. Juíza sentenciante, mas, se refere ao Termo de Esclarecimentos do Perito Oficial que foi retificado a tempo e modo, por determinação do em. Juiz de Direito, Dr. Carlos Divino Vieira Rodrigues, cuja retificação foi presenciada por dezenas de pessoas que se encontravam presente na audiência de instrução realizada no dia no auditório da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, conforme se vê das declarações em anexo. li-do CABIMENTO DO INCIDENTE DE FALSIDADE MATERIAL E FALSIDADE IDEOLÓGICA 10 - Na sentença de primeiro grau, a em. Juíza de Direito Substituta, Dra. CAROLINE SANTOS LIMA, da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, extinguiu o processo de Incidente de Falsidade, com base no artigo 267, inciso VI, do CPC, sob o argumento seguinte: FI. 419: 'No caso em análise, verifico que a insurgência dos requerentes diz respeito às conclusões do laudo pericial e aos esclarecimentos prestados em audiência pelo Sr. Perito. Não se trata, por óbvio, da falsidade documental apta a ensejar a movimentação do presente incidente." 11 - Os recorrentes querem crer que a em. Juíza de Direito Substituta da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, em razão do grande volume de trabalho, não teve tempo hábil para ler, com atenção, os termos da petição inicial e não compulsou os autos deste incidente de falsidade, pois, caso contrário a em. Juíza 'a quo' teria constatado que o presente incidente de falsidade não se cuida de impugnação de Laudo Pericial, de exame dos vícios de vontade ou de simulação de negócio jurídico, mas, da mutilação de um Termo de Esclarecimentos do Perito Oficial, cujo vício, se não for sanado, por intermédio deste incidente, poderá acarretar dano grave e irreparável ao direito dos recorrentes.

6 12 - De fato, nos autos à fl. 49 se vê a declaração subscrita pelo Sr. João Edva1do Rios, em data de , a qual confirma que na data da audiência de instrução, realizada no dia , perante o honrado Juízo da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, na presença do il. Juiz de Direito, Dr. CARLOS DIVINO VIEIRA RODRIGUES, o mencionado declarante presenciou os fatos seguintes: "Que estava na audiência de instrução e julgamento do processo no , que tramita na Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, realizada no dia , às 14:00 horas, perante o MM. Juiz de Dr. Carlos Divino Viera Rodrigues: Que o Sr. Perito Dr. Carlos Augusto Álvares da Silva Campos, tendo em vista que respondeu incorretamente ao único quesito o formulado pelo MP e a pedido do Sr. Juiz retificou a sua resposta por escrito e prontamente entregou ao Juiz perante todos presentes." (grifei) 13 - Esta informação do Sr. JOÃO EDV ALDO RIOS que esteve presente na audiência de instrução do Processo de Oposição n , realizada no dia poderá ser confirmada por todas as pessoas que se encontravam no auditório da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, a exemplo da declaração anexa, subscrita por Frederico Barreto Machado Rezende, em data de , cujo teor é o seguinte: "Eu, Frederico Barreto Machado Rezende, CPF , estive presente, em , no período da tarde, à Audiência de Instrução e Julgamento, referente ao Processo n , que corre na Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal! TJDFT. Nesta audiência foi ouvido o Sr. Perito Dr. CARLOS AUGUSTO ÁLVARES DA SILVA CAMPOS. Já no [mal da audiência o Sr. Representante do Ministério Público questionou o Sr. Perito se toda área referente às Matrículas e do Cartório de Planaltina-GO, perfazendo o total de 680,991 alqueires, fora desapropriada. O Perito, equivocadamente, respondeu que sim,,0 que ia inclusive de encontro ao que o próprio Perito havia escrito em seu laudo pericial. O MM. Juiz de Direito Dr. CARLOS

7 DIVINO V. RODRIGUES então repassou esta resposta para a ata de audiência. Em seguida, percebendo seu deslize, o Sr. Perito aproximou-se do Sr. Juiz e informou que a resposta correta era aquela que ele havia colocado em seu laudo, ou seja, apenas 576 alqueires haviam sido desapropriados, e que o restante da área - 104,991 alqueires - era de propriedade particular, pertencente ao espólio de Joaquim Marcelino de Souza. Por sinal, tal área remanescente particular, de 104,991 alqueires, encontrava-se toda dentro da Matrícula do Cartório de Planaltina-GO. O Sr. Juiz, pediu, então, já com a ata de audiência impressa em mãos, para que o Sr. Perito retificasse toda essa informação de punho mesmo, com uma caneta esferográfica. Com retificação feita na ata impressa, uma nova foi efetuada já com a informação que a área de 104,991 alqueires não havia sido desapropriada, era particular e que pertencia ao espólio de Joaquim Marcelino de Sousa. Esta nova ata retificada foi impressa e foi ESTA ATA RETIFICADA que o Sr. Perito, os Srs. Advogados das Partes e o Representante do Ministério Público assinaram. Fico a disposição para quaisquer outros esclarecimentos que necessitem de minha parte, inclusive, me oferecendo para ser convocado, se assim for necessário, para dar meu testemunho presencialmente. " 14 - Acontece que, a il. Juíza de Direito Substituta, Dra. CAROLINE SANTOS LIMA, da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF não percebendo a gravidade do fato, que consiste na mutilação indevida de um documento público, que foi retificado por orientação do magistrado que presidiu a audiência de instrução e julgamento do dia , cujo termo com a resposta correta deve estar anexado nos autos da Oposição, mesmo assim, a digna Juíza de primeiro grau, de maneira açodada, cuidou de proferir sentença, extinguindo o processo de incidente de falsidade, sob o singelo e infundado argumento que a insurgência dos requerentes diz respeito às conclusões do laudo pericial e aos esclarecimentos prestados em audiência pelo Sr. Perito, e não se trata de falsidade documental apta a ensejar a movimentação do presente incidente.

8 ----_ Excelências, com todo o respeito, o que se discute neste incidente de falsidade é a mutilação indevida do Termo de Esclarecimentos do Perito Oficial, que foi retificado por orientação do ilustre magistrado, Dr. Carlos Divino Rodrigues Vieira e este Termo de Esclarecimentos Retificado, obrigatoriamente, deve constar dos autos do Processo da Oposição no , sob pena de colocar em suspeição a atuação do em. Juiz Titular da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário e todos os demais profissionais do direito que se encontravam na Audiência de Instrução e Julgamento do Processo de Oposição que foi realizada no dia Este Termo de Esclarecimentos retificado pelo Perito Oficial, na presença do em. Juiz de Direito, Dr. Carlos Divino Vieira Rodrigues e de mais de cinqüenta testemunhas, conforme se vê da declaração anexa, assinada pelo Sr. Frederico Barreto Machado Rezende, teve como objetivo esclarecer que o saldo de terras com 104,991 alqueires da Fazenda 'Brejo' ou 'Torto', oriundo da Transcrição n do CRI de Planaltina-GO, apesar de localizado no perímetro do Distrito Federal, se trata de uma área particular de propriedade do Espólio de Joaquim Marcellino de Sousa, portanto, o Termo de Esclarecimentos que se encontra às fls dos autos deste incidente, por ser um documento público, materialmente e ideologicamente falso, com toda certeza não pode e não deve permanecer fazendo parte dos autos do Processo de Oposição, sendo esta a razão pela qual a r. sentença monocrática merece ser cassada, imediatamente, para que seja julgado o mérito do incidente de falsidade Com efeito, o incidente de falsidade material e ideológica não destina a impugnar Laudo Pericial, conforme afirma equivocadamente a douta juíza "a quo", mas, o objetivo do presente incidente diz respeito ao restabelecimento da verdade real que foi esclarecida pelo Perito, engenheiro Carlos Augusto Álvares da Silva Campos, na audiência de instrução e julgamento realizada no dia , mas, que de maneira misteriosa desapareceu dos autos do Processo n e este desaparecimento inexplicável, com certeza, poderá causar dano grave e irreparável ao direito dos recorrentes, pois, no Termo Esclarecimentos retificado consta a informação verdadeira de um total de 680,991 alqueires da Fazenda Brejo ou Torto, apenas, 576 alqueires haviam sido desapropriados, e que o restante da área - 104,991 alqueires - era de propriedade particular, pertencente ao espólio de Joaquim Marcelino de Souza e que tal área remanescente particular, de 104,991 alqueires, se encontra toda dentro da área maior da gleba de terras registrada na Matrícula do Cartório de Planaltina-GO.

9 18 - Eminentes Julgadores, é sabido que, no Distrito Federal, a questão fundiária tomou-se caso de polícia, mas, toda esta celeuma tem origem na falta de lisura na condução dos processos judiciais ou administrativos, envolvendo as terras de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (TERRACAP) e as terras de propriedade particular, porque outros interesses - não confessáveis - se sobrepõem ao direito constitucional fundamental da propriedade e da segurança jurídica, a exemplo do que se verifica com a gleba de terras denominada Fazenda Brejo ou Torto, registrada originariamente na Transcrição n do CRI- Planaltina-GO, que passou a constituir a Matrícula n , do Cartório do 2 Ofício de Registro de Imóveis do Distrito Federal, conforme se vê da certidão de fls No caso ora em exame estamos diante de um Termo de Esclarecimento do Perito Oficial de fls que contém uma informação FALSA, cujo documento público também é considerado materialmente FALSO, porque fez a retificação devida na audiência de instrução e julgamento do Processo de Oposição ocorrida no dia , mas, tal retificação que foi entregue nas mãos do ilustre Juiz de Direito, Dr. Carlos Divino Vieira Rodrigues, simplesmente desapareceu, e não obstante a confirmação deste fato gravíssimo, que compromete a imagem do Poder Judiciário, não poderá ser esclarecido por intermédio deste incidente de falsidade, eis que a em. Juíza de Direito Substituta, Dra. CAROLINE SANTOS LIMA, sem qualquer compromisso com a verdade real e com um exarcebado formalismo, de maneira apressada, decidiu extinguir o processo de incidente de falsidade sob o frágil e inconsistente argumento de "...a insurgência dos requerentes diz respeito às conclusões do laudo pericial e aos esclarecimentos em audiência pelo Sr. Perito. Não se trata, por óbvio, da falsidade documental apta a ensejar a movimentação do presente incidente." 20 - Assim, pela gravidade dos fatos narrados na petição inicial, que se encontra corroborada pelos documentos anexados nos autos, não há dúvida que o processamento deste incidente de falsidade é uma medida que se impõe, pois, com relação ao documento que se vê às fls (fls da oposição), na parte final, o engenheiro Carlos Augusto Álvares da Silva Campos retificou o seu depoimento, esclarecendo ao MM. Juiz da Vara de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, que o saldo de terras com 104,991 alqueires da Fazenda 'Brejo' ou 'Torto', oriundo da Transcrição n do CRI de Planaltina-GO, apesar de se encontrar localizada no perímetro do Distrito Federal, na verdade, aquela área de terras remanescente é de propriedade particular e integra o patrimônio do Espólio de Joaquim Marcellino de Sousa, sendo necessário a restauração desta verdade real que consiste na principal função do Poder Judiciário.

10 21 - Em situação semelhante a destes autos, o egrégio Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem orientado na sua jurisprudência ser cabível o processamento e julgamento do incidente de falsidade ideológica e documental, a exemplo do que restou decidido nos autos do Recurso Especial no RS em que foi Relatora a em. Ministra NANCY ANDRIGUI, que lavrou acórdão assim ementado: "EMENT A o laudo técnico incorreto, incompleto ou inadequado que tenha servido de base para a decisão rescindenda, embora não se inclua perfeitamente no conceito de 'prova falsa' a que se refere o artigo 485, inciso VI, do CPC, pode ser impugnado ou refutado na ação rescisória, por falsidade ideológica. - A falsidade da prova pode ser atribuída tanto à perícia grafotécnica (falsidade ideológica) como às duas notas promissórias (falsidade documental), sendo possível perquirir a ocorrência da prova falsa, sem adentrar na intenção de quem a produziu, quer inserindo declaração não verdadeira em documento público ou particular (falsidade ideológica), quer forjando, no todo ou em parte, documento particular (falsidade material). - Antes do compromisso com a lei, o magistrado tem um compromisso com a Justiça e com o alcance da função social do processo para que este não se torne um instrumento de restrita observância da forma se distanciando da necessária busca pela verdade real, coibindo o excessivo formalismo. ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos votos e das notas taquigráficas constantes dos autos, por unanimidade, conhecer do recurso especial e dar-lhe provimento, nos termos do voto da Sra. Ministra Relatora. Os Srs. Ministro Castro Filho, Antônio de Pádua Ribeiro e Carlos Alberto Menezes Direito votaram com a Sra. Ministra Relatora. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Ari Pargendler. Sustentou oralmente, pelo recorrente, o Dr. Voltaire Marensi."

11 22 - No caso, ora em exame, os recorrentes, por intermédio deste incidente de falsidade não visam à impugnação de laudo pericial, conforme neste rumo concluiu, equivocadamente, a ilustre Juíza de Direito Substituta da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal na r. sentença, ora recorrida. Na verdade, o que pretendem os recorrentes, na via deste incidente, é que o Termo de Esclarecimentos do Perito Oficial, engenheiro Carlos Augusto Álvares da Silva Campos não permaneça nos autos da Oposição de forma MUTILADA, isto é, com vícios de FALSIDADE MATERIAL e IDEOLÓGICA, pois, o mesmo foi retificado, a tempo e modo, refletindo a verdade real daquilo que foi apurado na audiência de instrução e julgamento realizada no dia e que está em conformidade com o que o Expert esclareceu, por ocasião da entrega do Laudo Pericial Complementar que foi anexado às fls dos autos do Processo de Oposição n , onde se lê, 'in verbis' Fls. 2239/2247: "QUESITO no 03: À vista da descrição registral contida nesses títulos dos Opostos é possível obter a exata localização atual dos confrontantes e suas linhas poligonais? Na hipótese de resposta(s) negativa(s), informar os aspectos correspondentes. Resposta 03: A gleba de terras registrada na Matrícula n do 2 CRI/DF se encontra perfeitamente individualizada, conforme mapa de localização georeferenciado e memorial descritivo em anexo, de autoria da TERRACAP. Apesar dos erros evidentes apontados neste Laudo Complementar, relativos à Matrícula no do 2 CRIlDF, ª área, ali indicada, de 9.288ha.03a.40ca não se confunde ou se sobrepõe à gleba de terras com 2.812ha, objeto da Transcrição de no de ordem do CRIJPlanaltina-GO e, por conseqüência, não se sobrepõe à gleba de terras remanescente com área de 104,991 alqueires ou 508,156 hectares, da Fazenda Brejo ou Torto, objeto da lide." (grifei) 23 - Por outro lado, na conclusão do Laudo Complementar de fls do Processo de Oposição e fls deste Incidente de Falsidade se vê que o ilustre Perito Oficial, engenheiro Carlos Augusto Àlvares da Silva Campos, assim manifestou, 'verbis':

12 l "CONCLUSÕES Carlos Augusto A. da S. Campos, Perito do Juízo, nomeado no feito de Oposição requerida pela TERRACAP - COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA em oposição ao CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TOMAHAWK e OUTROS, vem à presença de V. Exa., submeter as conclusões alcançadas através do re-estudo do processo, nova pesquisa dos elementos, tendo respondido aos quesitos complementares formulados, tudo compilado neste Laudo Pericial. Após o estudo detalhado dos fatos ocorridos e relacionados no processo, este Perito confirma todos os erros de registros imobiliários apontados no Laudo Pericial juntado nos autos às 1000 e 1950, ambas, do CRI- Planaltina-GO. Para comprovar tudo o que foi apurado no laudo técnico de fls , este Perito junta neste laudo complementar, o documento de fls , elaborado pelo advogado da TERRACAP, Dr. Francisco de Faria Pereira - OAB/DF 263-A - denominado "HISTÓRICO OU CADEIA DOMINIAL DE DUAS GLEBAS DE TERRAS NA FAZENDA 'BREJO OU TORTO', QUE PERTENCIAM A JOAQUIM MARCELINO DE SOUSA", que embasou o pedido formulado nos autos de Embargos de Terceiros - Processo n 993/94, que tramitaram perante o homado Juízo da Comarca de Planaltina-GO. No referido histórico das cadeias dominiais de duas glebas de terras da fazenda 'BREJO ou TORTO' que integrava o patrimônio de JOAQUIM MARCELINO DE SOUSA, o advogado da TERRACAP informa, de maneira correta, o seguinte: A) - Gleba com área de 2.812,00 hectares (que no estado de Goiás em alqueires representa 580,991 alqueires), primitivamente registrada sob n 3.431, às fls. 124/125, do Livro no 3-C, do Cartório de Registro de Imóveis de Planaltina/GO; B) - Gleba com área de 100 alqueires, primitivamente, registrada em nome de Joaquim Marcelino de Souza sob o no às fls. 129, do Livro n 3-B, do mesmo Cartório. A fazenda "Brejo ou Torto" foi levada a registro paroquial sob no99, em 20 de abril de 1858, por PEDRO JOSÉ DE ALCANTARA. 01. Com o passar do tempo, essa Fazenda veio a pertencer a diversos Condomínios, entre eles JOAQUIM MARCELINO DE SOUZA, que na divisão judicial do imóvel, julgada por sentença de 24 de setembro de

13 1921, foi contemplado com um quinhão contendo a área de (que no estado de Goiás em alqueires representa 580,991 alqueires), devidamente registrado às fls. 124/125, do Livro no 3-C, do Cartório de Registro de hnóveis de Planaltina, sob no3431 de ordem (Doc. N 01). 02. Além dessa gleba que lhe coube na divisão judicial do imóvel, JOAQUIM MARCELINO DE SOUZA adquiriu uma outra, também integrante da Fazenda "Brejo ou Torto", originária da mesma divisão, essa por permuta feita com FRANCISCO JOAQUIM MAGALHÃES, com ares de 100 (cem) alqueires, devidamente registrada às fls. 129, do Livro n 3-B, do Registro de Imóveis de Planaltina, Goiás, sob o no de ordem, em nome de JOAQUIM MARCELINO DE SOUZA, que recebeu em permuta. (Doc. n 02). 03. Com o falecimento de JOAQUIM MARCELINO DE SOUZA procedeu-se a seu inventário na Comarca de Planaltina, Goiás, entre outras, as duas glebas acima. 04. Conforme se vê da fotocópia anexa, nos seguintes termos, verbis: "Uma gleba de terras na Fazenda "Brejo ou Torto", deste Município, havida na divisão judicial do mesmo imóvel, julgada por sentença em 24 de dezembro de 1921, Q!!! área de 476 alqueires, sendo 453 de campo e 23 de mato de segunda, registrada sob no 3.431, às fls. 124 e 125 do Livro no3-c, em 03 de junho de 1937, pelo Oficial de Registro deste Termo - FRANCISCO MUNIZ PIGNATA - e acrescida ainda de 100 alqueires havidos em permuta com FRANCISCO JOAQUIM DE MAGALHÃES, na mesma Fazenda "TORTO", registradas no Livro 3-B, ás fls. 129 a 131, sob no de ordem 1.950, pelo referido Oficial FRANCISCO MUNIZ PIGNATA, em 20 de maio de Somente de campo os 100 alqueires - Total de terras na Fazenda "TORTO alqueires (mato de segunda, 23, campo. 553)". "VALOR ATUAL DOS 576 ALQUEIRES descritos é de dezoito contos oitocentos e noventa mil réis, vistos à margem. Os cem alqueires da permuta estão anexados aos 476 primeiramente descritos, na gleba do "TORTO" (Doc. N 03).

14 04.1 Duas glebas, como se verídica, foram descritas num só item, na Fazenda "TORTO": uma delas com área de 476 alqueires, havido na divisão judicial do imóvel, e a outra com 100 alqueires, adquirida mediante permuta, a primeira registrada sob no 3.431, Livro no 3-B, e a segunda sob no 1.950, Livro no 3-C, ambas do Cartório de Registro de Imóveis de Planaltina (Doc. N 03) Da descrição constou expressamente que o total das duas glebas é de 576 alqueires, atribuindo-lhes o valor de R$18.890$000 (dezoito contos e oitocentos e noventa mil reais (Doc. no03) A partilha dos bens foi feita amigavelmente, mediante escritura pública lavrada às fls. 48/61, do Livro 28, do Cartório do 1 Oficio de Notas de Planaltina. Goiás, em , da qual consta a descrição e partilha seguintes: a) Descrição "Uma gleba de terras na Fazenda "TORTO ou BREJO", deste Município, havida na divisão judicial do mesmo imóvel, julgada por sentença de 24 de dezembro de 1921, com área de 476 alqueires, sendo 453 de campo e 23 de matos de segunda, registrada sob no de ordem 3.431, às fls. 124 e 125 do Livro n 3-C, em 03 de junho de 1937, pelo Oficial do Registro de Termo - FRANCISCO PIGNATA - e acrescida ainda de 100 (cem) alqueires havidos em permuta com FRANCISCO JOAQUIM MAGALHÃES na mesma Fazenda "TORTO" registrados no Livro no 3-B, às fls. 129 a 131, sob no de ordem pelo Oficial FRANCISCO MUNIZ PIGNA TA, em 20 de maio de Somente de campos os 100 (cem) alqueires. Total das terras na Fazenda "TORTO" alqueires descritos (mato de segunda 23 - campos 553) cujos 576 alqueires descriptos, foram avaliados por dezoito contos e oitocentos e noventa mil réis (18:890$000). Os 100 alqueires da permuta estão anexos aos 476 primeiramente descritos na gleba "TORTO" (Doc n 04) A partilha foi fiel à descrição, englobando ou anexando num só item as duas glebas, com transcrições de no e 1.950, respectivamente, no total de 576 alqueires, mantida a avaliação de dezoito contos

15 I l oitocentos e noventa mil réis para o conjunto das duas glebas (18:890$000) (Doc n 04) Nos pagamentos de legítima feitos na mesma escritura amigável, foram contemplados com partes nas duas glebas descritas os seguintes herdeiros, com as quantidades e valores a seguir indicados: VIUV A E HERDEIROS CONTEMPLADOS ÁREA (ALQ) VALOR DA PARTE IDEAL FELIPPA GOMES FAGUNDES ANÍSIO GONÇALVES GUIMARÃES SEBASTIÃO MARCELINO DE SOUZA MODESTO GONÇALVES GUIMARÃES 151,00 182,00 182,00 61, $ $ $ $00 TOTAIS 576,00 18:890$ Perfeita coincidência, como se vê, entre a descrição feita e a partilha realizada, uma e outra envolvendo as duas glebas da Fazenda "TORTO", objeto dos registros no3.431 e 1.950, respectivamente O MM. Juiz que presidia o feito julgou por sentença o inventário e determinou que se observasse a partilha na forma requerida, isto é, por escritura pública. (Doc. N 04-A) Ao se fazerem os pagamentos aos herdeiros contemplados e acima indicados, fez-se referência tão somente, em razão de lapso manifesto, tão somente, repete-se, à transcrição no 3.431, omitindo-se a remissão à transcrição n 1.950, mas é de evidência está expresso na descrição preliminar, na descrição feita na escritura pública de partilha amigável e conforme resulta inexorável da área e valor partilhados. 06. Assim precisamente retratadas a origem do imóvel, sua divisão judicial e a partilha do quinhão que coube no processo divisório a JOAQUIM MARCELINO DE SOUZA, passemos a examinar as diversas sucessões "intervivus" e "causa-mortis" que a partir de então ocorreram, até as desapropriações feitas pelo Estado de Goiás, com posterior transferência à União e simultânea incorporação ao patrimônio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil- NOVACAP."

16 Assim e do quanto se expôs, caso não seja admitido o processamento e julgamento deste incidente de falsidade, não há dúvida, que no honrado Juízo da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, por ocasião da audiência de instrução e julgamento realizada no dia , foi produzido um documento falso, que não poderá ser avaliado, apenas, por ocasião do julgamento do mérito da Oposição, porque o Expert fez a correção dos seus esclarecimentos em tempo hábil e, neste caso, a questão deverá ser solucionada seguindo a lição de Emane Fidelis dos Santos, in 'Comentários ao Código de Processo Civil', Forense, voi. IH, Tomo I, páginas 98/99, que a respeito do assunto preleciona: "A falsidade do documento pode ser material ou ideológica. A primeira consiste naformação de documento não verdadeiro ou na alteração do verdadeiro; a segunda, na falta de correspondência dos que está transcrito no documento com a verdade real dos fatos. " 25 - No caso em questão, foi argüido no incidente de falsidade, tanto a falsidade material, em decorrência da mutilação do Termo de Esclarecimento do Perito que foi corrigido por ele, em atendimento a solicitação do magistrado que presidiu a audiência de instrução e julgamento do Processo de Oposição e também foi argüida a falsidade ideológica, uma vez que na hipótese de não aparecer o Termo de Esclarecimentos do Perito devidamente retificado, neste caso, no documento de fls faltará correspondência do que o Expert afirmou no seu Laudo Pericial Complementar que foi anexado às fls dos autos do Processo de Oposição n , caracterizando assim uma falsa perícia O voto da lavra da em. Ministra NANCY ANDRIGUI, proferido nos autos do Recurso Especial n RS calha-se como luva, para a solução deste recurso de apelação CÍvel em incidente de falsidade, pois, no trecho que interessa aquela ilustre magistrada, que já compôs o quadro desse ego TJDFT, assim pronunciou, 'in verbis' "A prova falsa pode ser de qualquer natureza. Não distingue a lei entre falsidade material e falsidade ideológica. Tampouco exige que não se tenha suscitado, no processo em que surgiu a sentença rescindenda, a questão da falsidade, nem que ao interessado não haja sido possível suscitá-la naquele processo..." [Negritou-se]. [Ob. cit. pp ].

17 Dissertando sobre as provas, MOACYR AMARAL SANTOS propala que: "Um documento pode ser em si verdadeiro e, não obstante, conter idéias ou enunciações falsas. Materialmente, o documento é perfeito: no entanto, traduz idéias, declarações, notícias falsas. Tem-se aí a falsidade ideológica, também chamada intelectual ou moral. Verificase quando em um documento, materialmente verdadeiro, são expostos fatos ou declarações desconformes com a verdade. " (Comentários ao Código de Processo Civil', atualizado por Aricê Moacyr Amaral Santos, 7 3 Ed. VoI. IV, arts. 332 a 475, n. 182, p. 207, Rio de Janeiro, Ed. Forense. 1994] No que tange ao tema do cabimento do incidente para o conhecimento da falsidade material e ideológica do Termo de Esclarecimento do Perito anexado às fls dos autos da Oposição (fls destes autos), não se poderá deixar de citar a lição de Pontes de Miranda, 'verbis': "O incidente de falsidade, como a ação declaratória de falsidade, ou de autenticidade de documento (art. 4~ 11), não versa somente sobre ofato material da falsidade, porque falsidade e autenticidade são conceitos jurídicos. No caso do incidente de falsidade, é ele imediatamente ligado à prova que se pretende (cf Ernst Beling, injormativprovesse, 8 s.)' (cf Comentários ao Código de Processo Civil', Tomo IV, Forense, p. 373) N esse mesmo sentido é o seguinte precedente, julgado pelo ego Superior Tribunal de Justiça - STJ: "PROCESSUAL CIVIL. FALSIDADE IDEOLÓGICA. DOCUMENTO NARRATIVO. APURAÇÃO PELA VIA INCIDENTAL. ADMISSIBILIDADE. RECURSO DESPROVIDO. A falsidade ideológica, salvo na hipótese em que o seu reconhecimento importe em desconstituição jurídica, pode ser argüida em incidente. ' (AGA n /SP, rei. Ministro SÁLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA, DJU de )

18 29 - Isto posto e demonstrada a falsidade material e ideológica de uma prova deduzida nos autos do Processo n , colhida em audiência da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, que consiste no Termo de Esclarecimentos do Perito Oficial, engenheiro Carlos Augusto Álvares da Silva Campos, que se encontra mutilado, conforme documento de fls dos autos da Oposição e diante da gravidade do fato, ao juiz que preside a lide principal não tem alternativa, senão reconhecê-la, até mesmo de ofício, não só para restabelecer o prestígio do Poder Judiciário local, mas, principalmente, em razão de que todo magistrado, antes do compromisso com a lei, tem um compromisso com a Justiça na busca da verdade real, enfim, as provas tarifadas, consagradas de uma verdade puramente formal, desde muito foram banidas definitivamente do processo judicial civilizado, sendo ocioso lembrar que ao juiz compete, mesmo de ofício, ordenar diligências para apurar esta verdade real, coibindo o excessivo formalismo e evitando decidir com base em provas falsas, colhidas em audiência de instrução e julgamento, conforme soe acontecer Diante do exposto, o Condomínio Residencial Tomahawk e a Associação dos Adquirentes de Lotes no Condomínio Residencial Tomahawk, com base nos fatos, nas provas e nos fundamentos jurídicos acima indicados, requerem que a colenda Turma Julgadora do egotjdft conheça e dê provimento ao presente recurso de apelação cível, o qual deverá ser admitido nos termos dos precedentes do ego STJ, proferido nos REsp nos pr e RS, para o fim de cassar ou reformar integralmente os termos o r. decisum de primeiro grau proferido às fls , determinando que os autos deste Incidente de Falsidade - Processo n retomem à Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, para que o em. Juiz de primeiro grau julgue o mérito deste incidente, decidindo como de direito. Pedem deferimento. Brasília-DF, 09 de abril de 2013.

14/06/2013. Andréa Baêta Santos

14/06/2013. Andréa Baêta Santos Tema: DIREITO REGISTRAL IMOBILIÁRIO Questões de Registro de Imóveis 14/06/2013 1. Na certidão em relatório Oficial deve sempre se ater ao quesito requerente? formulado o pelo Não, pois sempre que houver

Leia mais

HISTÓRICO DA FAZENDA BREJO OU TORTO DE PROPRIEDADE DE JOAQUIM MARCELLINO DE SOUSA REGISTRADA NAS TRANSCRIÇÕES N S

HISTÓRICO DA FAZENDA BREJO OU TORTO DE PROPRIEDADE DE JOAQUIM MARCELLINO DE SOUSA REGISTRADA NAS TRANSCRIÇÕES N S HISTÓRICO DA FAZENDA BREJO OU TORTO DE PROPRIEDADE DE JOAQUIM MARCELLINO DE SOUSA REGISTRADA NAS TRANSCRIÇÕES N S 3431 (580,991 alqueires) E 1950 (100 alqueires) 1- JOAQUIM MARCELLINO DE SOUSA adquiriu

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 489.732 - DF (2002/0156851-2) RELATÓRIO O SR. MINISTRO BARROS MONTEIRO: Valdomiro Lopes de Souza ajuizou ação de manutenção de posse contra a Terracap Companhia Imobiliária de Brasília,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON EMENTA TRIBUTÁRIO IMPOSTO DE RENDA SOBRE VERBAS INDENIZATÓRIAS TRÂNSITO EM JULGADO FAVORÁVEL AO CONTRIBUINTE LEVANTAMENTO DE DEPÓSITO POSSIBILIDADE. 1. Reconhecida, por

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA nteiro Teor (4842046) de 8 03/03/2016 09:31 PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0009189-59.2013.4.03.6100/SP 2013.61.00.009189-0/SP RELATOR APELANTE ADVOGADO APELADO(A)

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.079.644 - SP (2008/0172654-7) RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON RECORRENTE : VELLOZA GIROTTO E LINDENBJOM ADVOGADOS ASSOCIADOS S/C ADVOGADO : LUIZ EDUARDO DE CASTILHO GIROTTO E OUTRO(S)

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA RECORRENTE : E L DOS S E OUTRO ADVOGADO : JULIANO FONSECA DE MORAIS EMENTA RECURSO ESPECIAL. PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DE DIVÓRCIO DIRETO CONSENSUAL. CASAMENTO REALIZADO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 142 Registro: 2014.0000196662 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 2032279-20.2014.8.26.0000, da Comarca de, em que é agravante ENGELUX CONSTRUTORA LTDA.

Leia mais

Dados Básicos. Legislação. Ementa. Íntegra

Dados Básicos. Legislação. Ementa. Íntegra Dados Básicos Fonte: 1.0024.05.707278-7/001(1) Tipo: Acórdão TJMG Data de Julgamento: 27/04/2011 Data de Aprovação Data não disponível Data de Publicação:13/05/2011 Estado: Minas Gerais Cidade: Belo Horizonte

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 206.770 - RS (2012/0152556-0) RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES EMENTA PROCESSUAL E TRIBUTÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. CITAÇÃO POR EDITAL

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATORA RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : S B : JASON SOARES DE ALBERGARIA FILHO E OUTRO : T C DA C : EBER CARVALHO DE MELO E OUTRO EMENTA Direito civil e processual civil.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA NONA CÂMARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA NONA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0012063-04.2013.8.19.0000 AGRAVANTE: MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO AGRAVADO: JULIANA SILVA DE OLIVEIRA RELATOR: Des. EDUARDO DE AZEVEDO PAIVA EMENTA AGRAVO DE INSTRUMENTO. FAZENDA

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 660.284 - SP (2004/0071142-4) RELATORA RECORRENTE RECORRIDO : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : PANAMERICANO ARRENDAMENTO MERCANTIL S/A : MANUEL MAGNO ALVES E OUTROS : ALEXANDRE ALMADA DANTAS

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL MINUTA DE JULGAMENTO FLS. *** SEGUNDA TURMA ***

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL MINUTA DE JULGAMENTO FLS. *** SEGUNDA TURMA *** TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL MINUTA DE JULGAMENTO FLS. *** SEGUNDA TURMA *** ANOTAÇÕES: JUST.GRAT. 95.03.010267-7 233069 AC-SP PAUTA: 13/03/2007 JULGADO: 13/03/2007 NUM. PAUTA: 00050 SANTOS RELATOR: DES.FED.

Leia mais

TERCEIRA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº 10985/2009 - CLASSE CNJ - 198 - COMARCA DE POXORÉO

TERCEIRA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº 10985/2009 - CLASSE CNJ - 198 - COMARCA DE POXORÉO APELANTE: APELADO: FERTIPAR BANDEIRANTES LTDA. OFICIAL DO SERVIÇO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS DA COMARCA DE POXORÉO Número do Protocolo: 10985/2009 Data de Julgamento: 29-6-2009 EMENTA

Leia mais

RECURSO ADMINISTRATIVO (Com pedido de reconsideração)

RECURSO ADMINISTRATIVO (Com pedido de reconsideração) AO NÚCLEO DE CADASTRO IMOBILIÁRIO DA SECRETARIA DE FAZENDA Ref.: Inclusão no Cadastro Fiscal Processo nº: 0040-000830/2008 Interessado: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TOMAHAWK CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TOMAHAWK,

Leia mais

Processo n.º 363/2014

Processo n.º 363/2014 Processo n.º 363/2014 (Recurso Cível) Relator: Data : João Gil de Oliveira 16/Outubro/2014 ASSUNTOS: - Julgamento da matéria de facto SUMÁ RIO : Não é pelo facto de algumas testemunhas, empregados de uma

Leia mais

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 32721/2011 - CLASSE CNJ - 202 - COMARCA DE RONDONÓPOLIS ANIVALDO CORREIA DE MELLO

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 32721/2011 - CLASSE CNJ - 202 - COMARCA DE RONDONÓPOLIS ANIVALDO CORREIA DE MELLO AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 32721/2011 CLASSE CNJ 202 COMARCA DE Fls. AGRAVANTE: AGRAVADO: ANIVALDO CORREIA DE MELLO LUIZ CARLOS FANELLI Número do Protocolo: 32721/2011 Data de Julgamento: 2262011 EMENTA

Leia mais

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação:

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação: O NOVO AGRAVO CONTRA DESPACHO DENEGATÓRIO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL 2011-06-15 Alexandre Poletti A Lei nº 12.322/2010, que alterou os artigos 544 e 545 do CPC, acabou com o tão conhecido e utilizado

Leia mais

IV - APELACAO CIVEL 1988.51.01.013682-0

IV - APELACAO CIVEL 1988.51.01.013682-0 RELATOR : JUIZ FEDERAL CONV. MARCELO LEONARDO TAVARES, EM AUXÍLIO À 1ª TURMA ESPECIALIZADA APELANTE : INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL - INPI PROCURADOR : MARCIA VASCONCELLOS BOAVENTURA APELANTE

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0024.14.148142-4/001 Númeração 0807534- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Mariângela Meyer Des.(a) Mariângela Meyer 24/02/2015 06/03/2015 EMENTA:

Leia mais

EMB. DECL. EM AC 333.188-CE (2002.81.00.013652-2/01). RELATÓRIO

EMB. DECL. EM AC 333.188-CE (2002.81.00.013652-2/01). RELATÓRIO RELATÓRIO 1. Trata-se de Embargos Declaratórios interpostos pela FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ- UVA, contra Acórdão da Segunda Turma deste TRF de fls. 526/528, nos autos de AC 333.188-CE,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 772.818 - RS (2005/0132229-4) RELATOR : MINISTRO CASTRO FILHO RECORRENTE : LUCIANA GHELLER LUQUE ENGEL ADVOGADO : PAULO RICARDO DUARTE DE FARIAS E OUTRO RECORRIDO : BOURBON ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 966.736 - RS (2007/0152846-0) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO RECORRENTE : PAULO GILBERTO ALTMANN ADVOGADO : ANDRE ROBERTO MALLMANN RECORRIDO : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATÓRIO O EXMO. SR. MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA (Relator): Trata-se de recurso especial interposto contra acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo assim ementado: "Exceção

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL Apelação Cível nº 2007.001.17272 Apelante 1: Milton de Oliveira Ferreira Apelantes 2: Kab Kalil Administração de Bens Ltda. e outro Apelados: os mesmos Relator:

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Gab. Des. Genésio Gomes Pereira Filho

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Gab. Des. Genésio Gomes Pereira Filho \,, *.. _ ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Gab. Des. Genésio Gomes Pereira Filho ACÓRDÃO APELAÇÃO CÍVEL n g- 001.2005.017735-9/001 Comarca de Campina Grande RELATOR : Des. Genésio

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 291/96 - Segunda Câmara - Ata 17/96 Processo nº TC 399.124/93-4 Responsável: Sebastião Fernandes Barbosa Entidade: Prefeitura Municipal de Minas Novas

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 37ª Câmara de Direito Privado

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 37ª Câmara de Direito Privado ACÓRDÃO Registro: 2014.0000726618 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1007380-59.2014.8.26.0554, da Comarca de Santo André, em que é apelante JOSÉ RIBEIRO, é apelado KOPLENO PRODUTOS

Leia mais

QUINTA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº 22290/2010 - CLASSE CNJ - 198 - COMARCA CAPITAL WANIA APARECIDA OLIVEIRA BRAGA - ME APELADO: BANCO ITAÚ S. A.

QUINTA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº 22290/2010 - CLASSE CNJ - 198 - COMARCA CAPITAL WANIA APARECIDA OLIVEIRA BRAGA - ME APELADO: BANCO ITAÚ S. A. APELANTE: WANIA APARECIDA OLIVEIRA BRAGA - ME APELADO: BANCO ITAÚ S. A. Número do Protocolo: 22290/2010 Data de Julgamento: 9-6-2010 EMENTA APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DECLARATÓRIA - CONSIGNAÇÃO EXTRAJUDICIAL

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 695.205 - PB (2004/0145940-1) RELATOR RECORRENTE ADVOGADOS RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRO CARLOS ALBERTO MENEZES DIREITO : BANCO DO BRASIL S/A : MAGDA MONTENEGRO PAULO LOPES DA SILVA

Leia mais

ACÓRDÃO. VISTOS, relatados e discutidos estes autos.

ACÓRDÃO. VISTOS, relatados e discutidos estes autos. AC no 200.2010.014.406-8/001 1 jn:idá-j Poder Judiciário do Estado da Paraíba Tribunal de Justiça Gabinete da Desembargadora Maria das Neves do Egito de A. D. Ferreira ACÓRDÃO APELAÇÃO CÍVEL No 200.2010.014.406-8/001

Leia mais

Processo nº 305/2010. Data: 06 de Março de 2014. ASSUNTO: - Marca notória e prestigiada

Processo nº 305/2010. Data: 06 de Março de 2014. ASSUNTO: - Marca notória e prestigiada Processo nº 305/2010 (Autos de Recurso Civil e Laboral) Data: 06 de Março de 2014 ASSUNTO: - Marca notória e prestigiada SUMÁ RIO: - Para que uma marca possa ser qualificada como notória e prestigiada,

Leia mais

Recurso nº 795/2010 Data: 17 de Fevereiro de 2011. Assuntos: - Incerteza jurídica - Nome romanizado - Rectificação - Nova prova.

Recurso nº 795/2010 Data: 17 de Fevereiro de 2011. Assuntos: - Incerteza jurídica - Nome romanizado - Rectificação - Nova prova. Recurso nº 795/2010 Data: 17 de Fevereiro de 2011 Assuntos: - Incerteza jurídica - Nome romanizado - Rectificação - Nova prova Sumário 1. Quando o Tribunal estiver perante uma situação em que o arresto

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal )1( oãdróca atneme86242 DE-SM Diário da Justiça de 09/06/2006 03/05/2006 TRIBUNAL PLENO RELATOR : MIN. GILMAR MENDES EMBARGANTE(S) : UNIÃO ADVOGADO(A/S) : ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO EMBARGADO(A/S) : FERNANDA

Leia mais

2ª FASE OAB CIVIL Direito Processual Civil Prof. Renato Montans Aula online. EMBARGOS INFRINGENTES (Art. 530 534 do CPC)

2ª FASE OAB CIVIL Direito Processual Civil Prof. Renato Montans Aula online. EMBARGOS INFRINGENTES (Art. 530 534 do CPC) 2ª FASE OAB CIVIL Direito Processual Civil Prof. Renato Montans Aula online EMBARGOS INFRINGENTES (Art. 530 534 do CPC) Cabe de acórdão não unânime por 2x1 3 modalidades: a) Julgamento da apelação b) Julgamento

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO EM HABEAS CORPUS Nº 21.628 - SP (2007/0158779-3) RELATORA : MINISTRA LAURITA VAZ RECORRENTE : AGOSTINHO FERRAMENTA DA SILVA JÚNIOR ADVOGADO : JULIANA FERRAMENTA DA SILVA RECORRIDO : TRIBUNAL DE

Leia mais

Dados Básicos. Ementa. Íntegra

Dados Básicos. Ementa. Íntegra Dados Básicos Fonte: 70048967012 Tipo: Acórdão TJRS Data de Julgamento: 14/08/2012 Data de Aprovação Data não disponível Data de Publicação:24/08/2012 Estado: Rio Grande do Sul Cidade: Novo Hamburgo Relator:

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gab. Des. Saulo Henriques de Sá e Benevides. Vistos, etc.

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gab. Des. Saulo Henriques de Sá e Benevides. Vistos, etc. ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gab. Des. Saulo Henriques de Sá e Benevides APELAÇÃO CÍVEL n 2 073.2003.012900-8/001 Comarca de Cabedelo RELATOR: João Benedito da Silva Juiz Convocado

Leia mais

TERCEIRA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 28345/2003 - CLASSE II - 23 - COMARCA CAPITAL

TERCEIRA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 28345/2003 - CLASSE II - 23 - COMARCA CAPITAL APELANTE(S): APELADA(S): INFOWORLD TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA LTDA. DATEX COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA. - ME Número do Protocolo: 28345/2003 Data de Julgamento: 12-11-2003 EMENTA EMBARGOS À EXECUÇÃO - CHEQUE

Leia mais

Ordem nº 1988/14. 0005467-28.2014.8.26.0338 - lauda 1

Ordem nº 1988/14. 0005467-28.2014.8.26.0338 - lauda 1 fls. 1 SENTENÇA Processo Físico nº: 0005467-28.2014.8.26.0338 Classe - Assunto Dúvida - Registro de Imóveis Requerente: Marilena Pezeta de Abreu Requerido: Oficial do Cartório de Registro de Imóveis da

Leia mais

Origem : 01920050029000 Machadinho do Oeste/RO (1ª Vara Criminal)

Origem : 01920050029000 Machadinho do Oeste/RO (1ª Vara Criminal) TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RONDÔNIA Câmara Criminal Data de distribuição :31/07/2007 Data de julgamento :25/09/2008 100.019.2005.002900-0 Apelação Criminal Origem : 01920050029000 Machadinho do Oeste/RO (1ª

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000616201 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1104950-49.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante GOOGLE BRASIL INTERNET LTDA, é apelada

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.015.473 - RS (2007/0299452-2) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : SIMONE DAI PRA ZAMIN ADVOGADO : FELIPE NÉRI DRESCH DA SILVEIRA E OUTRO(S) AGRAVADO :

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI EMENTA CIVIL. RECURSO ESPECIAL. AGRAVO NO RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE COBRANÇA DE SEGURO OBRIGATÓRIO DPVAT. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. OMISSÃO, CONTRADIÇÃO OU OBSCURIDADE.

Leia mais

Dados Básicos. Ementa. Íntegra

Dados Básicos. Ementa. Íntegra Dados Básicos Fonte: 1.0694.10.000510-7/001 Tipo: Acórdão TJMG Data de Julgamento: 08/03/2012 Data de Aprovação Data não disponível Data de Publicação:21/03/2012 Estado: Minas Gerais Cidade: Três Pontas

Leia mais

DECISÕES» ISS. 3. Recurso especial conhecido e provido, para o fim de reconhecer legal a tributação do ISS.

DECISÕES» ISS. 3. Recurso especial conhecido e provido, para o fim de reconhecer legal a tributação do ISS. DECISÕES» ISS INTEIRO TEOR. EMENTA. TRIBUTÁRIO. RECURSO ESPECIAL. ATIVIDADE DE INCORPORAÇÃO DE IMÓVEIS. EXISTÊNCIA DE DOIS CONTRATOS: O DE COMPRA E VENDA E O DE EMPREITADA. CARACTERIZAÇÃO DE FATO GERADOR

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS R E L A T Ó R I O Consta que contra a autuada acima qualificada, foi lavrado o Auto de Infração n 415/2010 1ª URT, onde se denuncia: I) Saída de mercadoria desacompanhada de nota fiscal, apurada através

Leia mais

CASTAGNA MAIA ADVOGADOS ASSOCIADOS

CASTAGNA MAIA ADVOGADOS ASSOCIADOS CASTAGNA MAIA ADVOGADOS ASSOCIADOS Luis Antônio Castagna Maia Betânia Hoyos Figueira Vieira Cecília Maria Lapetina Chiaratto Andréia Gomes Ceregatto Janaína Barcellos Anna Carolina Pagano Michel Adam Lima

Leia mais

AÇÃO CRIMINAL Nº 231-PE (89.05.03003-3) APTE: JUSTIÇA PÚBLICA APDO: ANCILON GOMES FILHO RELATOR: DESEMBARGADOR FEDERAL ÉLIO SIQUEIRA (CONVOCADO)

AÇÃO CRIMINAL Nº 231-PE (89.05.03003-3) APTE: JUSTIÇA PÚBLICA APDO: ANCILON GOMES FILHO RELATOR: DESEMBARGADOR FEDERAL ÉLIO SIQUEIRA (CONVOCADO) AÇÃO CRIMINAL Nº 231-PE (89.05.03003-3) APTE: JUSTIÇA PÚBLICA APDO: ANCILON GOMES FILHO RELATOR: DESEMBARGADOR FEDERAL ÉLIO SIQUEIRA (CONVOCADO) RELATÓRIO O EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR FEDERAL

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 06/94, DO CONSELHO DIRETOR. Dispõe sobre a realização de perícias técnicas judiciais e extrajudiciais.

RESOLUÇÃO N o 06/94, DO CONSELHO DIRETOR. Dispõe sobre a realização de perícias técnicas judiciais e extrajudiciais. RESOLUÇÃO N o 06/94, DO CONSELHO DIRETOR Dispõe sobre a realização de perícias técnicas judiciais e extrajudiciais. O CONSELHO DIRETOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, no uso das atribuições que

Leia mais

DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0009461-06.2014.8.19.0000 RELATORA: DES

DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0009461-06.2014.8.19.0000 RELATORA: DES DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0009461-06.2014.8.19.0000 RELATORA: DES. MARIA INÊS DA PENHA GASPAR AGRAVANTE: JORGE LUIZ GOMES AGRAVADO: ROSANE GONÇALVES DO NASCIMENTO AGRAVO DE INSTRUMENTO.

Leia mais

Laudo Pericial Judicial

Laudo Pericial Judicial Laudo Pericial Judicial Disponível em: Acesso em: 06 jun. 2009 O Laudo é o parecer técnico resultante do trabalho realizado pelo Perito, via

Leia mais

VISTOS, relatados e discutidos estes autos, em que são partes as acima identificadas: RELATÓRIO

VISTOS, relatados e discutidos estes autos, em que são partes as acima identificadas: RELATÓRIO ESTADO DA PARAÍBA 21 PODER JUDICIÁRIO 1 Apelação Cível n. 888.2002.014.833-4/001 Relator: Des. Luiz Silvio Ramalho Júnior Apelante: GM Factoring Sociedade de Fomento Comercial Ltda Advogada: Maria Irinea

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS MAGALI COSTA CONS. HILTON PAIVA DE MACÊDO RELATÓRIO

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS MAGALI COSTA CONS. HILTON PAIVA DE MACÊDO RELATÓRIO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS Nº DE ORDEM I T C D O. S. RECURSO RECORRENTE RECORRIDO RELATOR 0099/2013-CRF 2342/2012-1ª URT EX OFFICIO MAGALI COSTA CONS. HILTON PAIVA DE MACÊDO

Leia mais

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região AGRAVANTE(S): AGRAVADO(S): AGROPECUARIA NOVA TRES PONTAS LTDA. UNIAO FEDERAL (FAZENDA NACIONAL) EMENTA: AUTOS DE INFRAÇÃO LAVRADOS POR AUDITOR FISCAL DO TRABALHO. PRESUNÇÃO DE VERACIDADE. Os autos de infração,

Leia mais

ACÓRDÃO. Poder Judiciário do Estado da Paraíba Tribunal de Justiça Gabinete da Desembargadora Maria das Neves do Egito de A. D.

ACÓRDÃO. Poder Judiciário do Estado da Paraíba Tribunal de Justiça Gabinete da Desembargadora Maria das Neves do Egito de A. D. AC no 001.2011.003557-1/001 1 Poder Judiciário do Estado da Paraíba Tribunal de Justiça Gabinete da Desembargadora Maria das Neves do Egito de A. D. Ferreira ACÓRDÃO REMESSA OFICIAL No 001.2011.003557-1/001

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL. PROCEDIMENTO ORDINÁRIO. AÇÃO DE COBRANÇA C/C INDENIZAÇÃO SECURITÁRIA. BENEFICIÁRIO DO

APELAÇÃO CÍVEL. PROCEDIMENTO ORDINÁRIO. AÇÃO DE COBRANÇA C/C INDENIZAÇÃO SECURITÁRIA. BENEFICIÁRIO DO (AÇÃO DE COBRANÇA) APELANTE: FERNANDA DE OLIVEIRA PORTO (AUTORA) APELADO: BRADESCO VIDA E PREVIDÊNCIA S.A. (RÉU) DESEMBARGADORA RELATORA: MARCIA FERREIRA ALVARENGA APELAÇÃO CÍVEL. PROCEDIMENTO ORDINÁRIO.

Leia mais

35 a Câmara A C O R D A O *01967384*

35 a Câmara A C O R D A O *01967384* ^ TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SAO PAULO 3 SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO J APELAÇÃO S/ REVISÃO N 1031227-0/3 35 a Câmara Comarca de SÃO PAULO 4 0.V.CÍVEL Processo 37645/05 APTE CMW PLANEJAMENTO E CONSULTORIA

Leia mais

autoridade consular brasileira competente, quando homologação de sentença estrangeira: (...) IV - estar autenticada pelo cônsul brasileiro e

autoridade consular brasileira competente, quando homologação de sentença estrangeira: (...) IV - estar autenticada pelo cônsul brasileiro e COMPARATIVO ENTRE A RESOLUÇÃO N. 9 E A EMENDA REGIMENTAL N. 18 DO STJ EMENDA REGIMENTAL N. 18 (2014) RESOLUÇÃO N. 9 (2005) Art. 1º O Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça passa a vigorar acrescido

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO AGRAVO LEGAL EM APELAÇÃO CÍVEL Nº 0000720-74.2007.4.03.9999/SP 2007.03.99.000720-4/SP RELATOR : Juiz Federal Convocado Silvio Gemaque APELANTE :

Leia mais

149 º 0384698-38.2012.8.19.0001

149 º 0384698-38.2012.8.19.0001 CONSELHO DA MAGISTRATURA Processo nº 0384698-38.2012.8.19.0001 Interessado: VILMA PUGLIESE SEIXAS Suscitante: CARTÓRIO DO 5 OFICIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS RELATORA: DES. MARIA SANDRA KAYAT DIREITO Reexame

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 87.156 - RJ (2007/0145923-6) RELATOR : MINISTRO SIDNEI BENETI AUTOR : EVANDRO DA SILVA ADVOGADO : CARLOS LIMA CASTRO RÉU : SAINT GOBAIN CANALIZAÇÃO S/A ADVOGADO : HISASHI KATAOKA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO Registro: 2013.0000209289 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0017770-14.2003.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é apelante/apelado HSBC SEGUROS ( BRASIL ) S/A, são

Leia mais

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA.

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. 1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. Fundamento legal: Art. 840 CLT Subsidiariamente: 282 do CPC. Partes: Reclamante (autor), Reclamada (ré). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da ª Vara

Leia mais

ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRÁTICA 267 REGISTRADO(A) SOB N

ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRÁTICA 267 REGISTRADO(A) SOB N TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO > TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRÁTICA 267 REGISTRADO(A) SOB N Apelação n 2 ACÓRDÃO IIIIIIIIIIIIIIIIIM *03715825* Vistos, relatados e discutidos

Leia mais

7ª CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL N.º 685.350-1 DA COMARCA DE DOIS VIZINHOS VARA CÍVEL E ANEXOS

7ª CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL N.º 685.350-1 DA COMARCA DE DOIS VIZINHOS VARA CÍVEL E ANEXOS 7ª CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL N.º 685.350-1 DA COMARCA DE DOIS VIZINHOS VARA CÍVEL E ANEXOS Apelante: FREDY NARCI DA SILVA MATIEVICZ Apelado: AVELINO ANDREATTA SANTOLIN Relator: Des. GUILHERME LUIZ GOMES

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 538.235 - RJ (2003/0086882-4) RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON RECORRENTE : BANCO CENTRAL DO BRASIL PROCURADOR : FRANCISCO SIQUEIRA E OUTROS RECORRIDO : REGINALDO REIS MENEZES ADVOGADO

Leia mais

Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de recurso interposto por ANA CAROLINA BRANDÃO SALGADO.

Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de recurso interposto por ANA CAROLINA BRANDÃO SALGADO. Processo nº. : 10480.004079/2001-35 Recurso nº. : 142.400 Matéria : IRPF - Ex(s): 1998 Recorrente : ANA CAROLINA BRANDÃO SALGADO Recorrida : 1ª TURMA/DRJ em RECIFE - PE Sessão de : 10 DE AGOSTO DE 2005

Leia mais

R E L A T Ó R I O. A) A entidade a quem o APELADO efetuou doações durante o ano

R E L A T Ó R I O. A) A entidade a quem o APELADO efetuou doações durante o ano RELATOR APELANTE APELADO ADVOGADO REMETENTE : DESEMBARGADOR FEDERAL PAULO BARATA : UNIAO FEDERAL / FAZENDA NACIONAL : FRANCISCO CLAUDIO ALVES LEITE : LUCIANO MONTENEGRO JOBIM E OUTRO : JUIZO FEDERAL DA

Leia mais

XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso

XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso 2ª Fase OAB - Civil Juquinha Junior, representado por sua genitora Ana, propôs ação de investigação de paternidade

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 467.343 - PR (2002/0105069-3) RELATOR : MINISTRO RUY ROSADO DE AGUIAR RECORRENTE : ADILSON OTTMAR DE SOUZA ADVOGADO : SANDRO BALDUINO MORAIS E OUTRO RECORRIDO : LUIZ EDMUNDO GALVEZ

Leia mais

^ Cipii[46:41,112 ft,,c ;

^ Cipii[46:41,112 ft,,c ; ' 4 AC no 073.2010.004128-1/001 "; ^ Cipii[46:41,112 ft,,c ; Poder Judiciário do Estado da Par Tribunal de Justiça Gabinete da Desembargadora Maria das Neves di Eito de. D. Ferreira I ACÓRDÃO APELAÇÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2013.0000172403 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0021434-36.2009.8.26.0000, da Comarca de São Paulo,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.189.173 - AC (2010/0066643-5) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES RECORRENTE : MUNICÍPIO DE RIO BRANCO PROCURADOR : JOSENEY CORDEIRO DA COSTA E OUTRO(S) RECORRIDO : IMOBILIÁRIA

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0105.13.026868-0/001 Númeração 0268680- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Heloisa Combat Des.(a) Heloisa Combat 11/06/2014 16/06/2014 EMENTA: APELAÇÃO

Leia mais

NULIDADE POR FALTA DE INTIMAÇÃO DA AVALIAÇÃO.

NULIDADE POR FALTA DE INTIMAÇÃO DA AVALIAÇÃO. NULIDADE POR FALTA DE INTIMAÇÃO DA AVALIAÇÃO. A inexistência de intimação para o devedor se manifestar em relação à avaliação realizada implica em nulidade do processo. Esse fato macula de nulidade a arrematação

Leia mais

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR ACÓRDÃO

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR ACÓRDÃO Registro: 2013.0000227069 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 0051818-40.2013.8.26.0000, da Comarca de Barueri, em que é agravante ITAU UNIBANCO S/A, são agravados

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2014.0000XXXXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº XXXXXX-XX.2014.8.26.0000, da Comarca de Santo André, em que é agravante CR2 SÃO PAULO 2 EMPREENDIMENTOS

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 673.231 - SP (2004/0111102-8) RELATOR : MINISTRO HAMILTON CARVALHIDO RECORRENTE : OCTET BRASIL LTDA ADVOGADO : CARLOS HENRIQUE SPESSOTO PERSOLI E OUTROS RECORRIDO : JONH GEORGE DE CARLE

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Decisão sobre Repercussão Geral Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 10 29/11/2012 PLENÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 692.186 PARAÍBA RELATOR RECTE.(S) RECTE.(S) RECTE.(S)

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DO TRABALHO CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO

PROCURADORIA-GERAL DO TRABALHO CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO Origem: PRT da 4ª Região Órgão Oficiante: Dr. Roberto Portela Mildner Interessado 1: Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Interessado 2: Banco Bradesco S/A. Assuntos: Meio ambiente do trabalho

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União NOTA TÉCNICA /2012/OGU/CGU-PR Referência: 99902.001506/2012-81 Assunto: Recurso do art. 23 do Decreto n.º 7.724/2012, referente ao pedido de acesso à informação feito à Caixa Econômica Federal CEF pelo

Leia mais

ACÓRDÃO. 3.ª Câmara Cível Apelação Cível n.º 17841/06 Relator: Des. LUIZ FERNANDO RIBEIRO DE CARVALHO

ACÓRDÃO. 3.ª Câmara Cível Apelação Cível n.º 17841/06 Relator: Des. LUIZ FERNANDO RIBEIRO DE CARVALHO ACÓRDÃO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. REQUERIMENTO DE CUMPRIMENTO DE TESTAMENTO PÚBLICO. EXISTÊNCIA DE POSTERIOR TESTAMENTO PARTICULAR. SENTENÇA DE EXTINÇÃO DO FEITO, SOB O FUNDAMENTO DE QUE O ATO DE ÚLTIMA

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA PRIMEIRO CONSELHO DE CONTRIBUINTES SEGUNDA CÂMARA

MINISTÉRIO DA FAZENDA PRIMEIRO CONSELHO DE CONTRIBUINTES SEGUNDA CÂMARA MINISTÉRIO DA FAZENDA PRIMEIRO CONSELHO DE CONTRIBUINTES SEGUNDA CÂMARA Processo nº : 11080.002645/00-42 Recurso nº : 144.361 Matéria : IRPF - EX.: 1998 Recorrente : TÂNIA REGINA ESTEVES MARQUES Recorrida

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB XIII EXAME DE ORDEM C006 DIREITO TRIBUTÁRIO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB XIII EXAME DE ORDEM C006 DIREITO TRIBUTÁRIO C006 DIREITO TRIBUTÁRIO PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL C006042 Responsabilidade Tributária. Exceção de pré-executividade. Determinada pessoa jurídica declarou, em formulário próprio estadual, débito de ICMS.

Leia mais

PARECER CREMEC nº 31/2008 29/09/2008

PARECER CREMEC nº 31/2008 29/09/2008 1 PARECER CREMEC nº 31/2008 29/09/2008 PROC. CONSULTA Nº 006337 INTERESSADO: LUCAS RAMÃO DOS SANTOS LOPES - DIRETOR DO HOSPITAL GERAL - CMNE 10ª RM REFERENTE: OBRIGATORIEDADE DE COMPARECIMENTO DE OFICIAIS

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA OITAVA CÂMARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA OITAVA CÂMARA CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA OITAVA CÂMARA CÍVEL Agravo de Instrumento nº 0005243-32.2014.8.19.0000 5ª Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital Agravante: Fundo Único de

Leia mais

UARDO SA PIUIS =gsndevrl Relator

UARDO SA PIUIS =gsndevrl Relator TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SAO PAULO 28 a Câmara SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO AGRAVO DE INSTRUMENTO N 1138257-0/0 J Comarca de SANTOS Processo 30647/97 8.V.CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0071.07.034954-4/001 Númeração 0349544- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Bitencourt Marcondes Des.(a) Bitencourt Marcondes 25/03/2009 30/04/2009

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg nos EDcl no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 694.688 - SP (2005/0121691-5) RELATOR : MINISTRO FELIX FISCHER AGRAVANTE : ANELINO ANTONIO RODRIGUES ADVOGADO : HERTZ JACINTO COSTA AGRAVADO : INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

CONSUMIDOR. CARTÃO DE CRÉDITO. PAGAMENTO. DIVERGÊNCIA CÓDIGO DE BARRAS. QUITAÇÃO DEMONSTRADA POR OUTROS MEIOS DE PROVA.

CONSUMIDOR. CARTÃO DE CRÉDITO. PAGAMENTO. DIVERGÊNCIA CÓDIGO DE BARRAS. QUITAÇÃO DEMONSTRADA POR OUTROS MEIOS DE PROVA. Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS Órgão 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal Processo N. Apelação Cível do Juizado Especial 20111010056592ACJ

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça SENTENÇA ESTRANGEIRA CONTESTADA Nº 1.032 - GB (2005/0066622-7) RELATOR REQUERENTE ADVOGADO : MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA : GRACE NANCY JOY PIRIE : MICHAEL MARY NOLAN E OUTRO(S) EMENTA HOMOLOGAÇÃO DE

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da 5ª Região Gabinete do Desembargador Federal Rogério Fialho Moreira

Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da 5ª Região Gabinete do Desembargador Federal Rogério Fialho Moreira RELATOR: DESEMBARGADOR FEDERAL ROGÉRIO FIALHO MOREIRA RELATÓRIO Trata-se de apelação interposta pelo INSS (fls. 83/90), em face da sentença (fls. 79/80), que julgou procedente o pedido de aposentadoria

Leia mais

TURMA RECURSAL ÚNICA J. S. Fagundes Cunha Presidente Relator : MARIA ALICE FERRAZ. : BRASIL TELECOM S/A. : J. S. FAGUNDES CUNHA.

TURMA RECURSAL ÚNICA J. S. Fagundes Cunha Presidente Relator : MARIA ALICE FERRAZ. : BRASIL TELECOM S/A. : J. S. FAGUNDES CUNHA. RECURSO INOMINADO 2006.0003546-2/0 3 o JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE MARINGÁ RECORRENTE RECORRIDO_ RELATOR : MARIA ALICE FERRAZ. : BRASIL TELECOM S/A. : J. S. FAGUNDES CUNHA. AUSÊNCIA DO AUTOR,

Leia mais

PERMUTA DE IMÓVEIS CONCEITO

PERMUTA DE IMÓVEIS CONCEITO PERMUTA DE IMÓVEIS CONCEITO Considera-se permuta toda e qualquer operação que tenha por objeto a troca de uma ou mais unidades imobiliárias, prontas ou a construir, por outra ou outras unidades imobiliárias,

Leia mais

JI WrIlei. ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gab. Des. Genésio Gomes Pereira Filho

JI WrIlei. ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gab. Des. Genésio Gomes Pereira Filho ).,, JI WrIlei ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gab. Des. Genésio Gomes Pereira Filho ACÓRDÃO AGRAVO DE INSTRUMENTO n 041.2007.001993-4/001 RELATOR: Eduardo José de Carvalho Soares

Leia mais

ACÓRDÃO. 1. O instrumento particular de assunção de dívida, assinado pelo devedor e por duas testemunhas,

ACÓRDÃO. 1. O instrumento particular de assunção de dívida, assinado pelo devedor e por duas testemunhas, AC no 001.2009.001565-0/001 1 Poder Judiciário do Estado da Paraíba Tribunal de Justiça Gabinete da Desembargadora Maria das Neves do Egito de A. D. Ferreira ACÓRDÃO APELAÇÃO Cá/EL No 001.2009.001565-0/001

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SAO PAULO - SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO. 30 a Câmara

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SAO PAULO - SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO. 30 a Câmara DO ESTADO DE SAO PAULO - SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO 30 a Câmara AGRAVO DE INSTRUMENTO No.1204235-0/4 Comarca cie SÃO CAETANO DO SUL Processo 2789/08 3.V.CÍVEL DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRATICA REGISTRADO(A)

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR-144000-70.2005.5.15.0036 - FASE ATUAL: E-ED

PROCESSO Nº TST-RR-144000-70.2005.5.15.0036 - FASE ATUAL: E-ED A C Ó R D Ã O SESBDI-1 VMF/ots/pcp/mmc RECURSO DE EMBARGOS EM RECURSO DE REVISTA IRREGULARIDADE DE REPRESENTAÇÃO ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL DA EMPRESA NOVO MANDATO NECESSIDADE SÚMULA Nº 164 DO TST. Embora

Leia mais