NEUROFITNESS. Neuroestimulação dos Lobos Frontais através da criatividade. Nelson S Lima, 2009
|
|
- Victorio Figueiroa Sabala
- 5 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 NEUROFITNESS Neuroestimulação dos Lobos Frontais através da criatividade Nelson S Lima, 2009
2 NEUROFITNESS
3 Definições e Conceitos Neurofitness Envolve exercícios para estimular diferentes áreas cerebrais tendo em vista uma maior flexibilidade neural e mental, aumentando não apenas uma melhor e mais rápida resposta a estímulos (informação) assim como uma longevidade maior e mais saudável do organismo e dos processos psicológicos.
4 Definições e Conceitos Neuroplasticidade Refere-se à capacidade dos neurónios para transformarem e adaptarem a sua estrutura e função como resposta a exigências ambientais ou internas do organismo. Com efeito, confrontados com exigências de adaptação, os neurónios são capazes de realizar mudanças anatómicas no cérebro. ///
5 Definições e Conceitos /// Essas mudanças incluem aumento no tamanho das dendrites, aumento ou redução no número de espinhas dendríticas, formação e eliminação de sinapses, aumento da actividade das células gliais e alterações na actividade metabólica. Ou seja, a neuroplasticidade caracteriza o sistema nervoso, em especial o cérebro!
6 Definições e Conceitos Tipos de neuroplasticidade A. Do desenvolvimento. B. Dependente da experiência (estimulação) C. Após lesão neural. D. Neurogénese.
7 Definições e Conceitos A neuroplasticidade posta em prática devido ao exercício e à estimulação cria o que se designa por expansão do mapa.. Há expansão do mapa quando a exposição prolongada a experiências enriquecedoras e exercícios provocam aumento no número de ligações entre neurónios próximos através da extensão de dendrites e de um maior número de sinapses.
8 Definições e Conceitos Esse trabalho extra inclui desde a facilitação transitória e o fortalecimento duradouro dos contactos sinápticos (ligações inter-neurónios) até à criação de novas sinapses (novas ligações) assim como o recrutamento de neurónios próximos para serem formadas novas conexões, ampliando as redes neurais (ver imagens seguintes).
9 Neurónios e suas ramificações
10
11 Definições e Conceitos Neuroplasticidade dependente de experiência (estimulação). Este tipo de neuroplasticidade interessa ao neurofitness. O exercício mental, o esforço das novas aprendizagens e os processos de raciocínio, planeamento e criatividade exigem das redes neurais um trabalho extra.
12 A necessidade provocada pela adaptação ao meio e aos seus desafios provocam o aumento do número de dendrites e de ligações sinápticas.(imagem: neurónios)
13 Definições e Conceitos Neurónio Principal tipo de célula nervosa do qual se estima que existem 100 mil milhões distribuídas pelo cérebro. Existem diferentes tipos de neurónios. Neuroglia (ou célula glial) Tipo de célula de suporte aos neurónios e de cujo número e função parecem depender determinadas aptidões mentais. Existem diferentes tipos (células de Shwan. astrócitos, oligodendrócitos, glioblastos). Julga-se que participam na inteligência.
14 Definições e Conceitos Dendrites Braços extensos dos neurónios que recebem sinais eléctricos de outros neurónios.
15 Definições e Conceitos Axónio Uma estrutura única em forma tubo que envia sinais eléctricos de um neurónio a outros neurónios.
16 Definições e Conceitos Sinapse Espaço onde se faz o contacto das terminações entre os neurónios. Esse espaço chama-se fenda sináptica. Aí se fazem trocas químicas.
17 OS LOBOS FRONTAIS As diferentes partes do córtex cerebral são divididas em quatro áreas chamadas lobos cerebrais, tendo cada uma funções diferenciadas e especializadas. Os lobos cerebrais são designados pelos nomes dos ossos cranianos nas suas proximidades e que os recobrem. O lobo frontal fica localizado na região da testa; o lobo occipital, na região da nuca; o lobo parietal,parte superior central da cabeça; e os lobos temporais, nas regiões laterais da cabeça, por cima das orelhas.
18 OS LOBOS FRONTAIS
19 OS LOBOS FRONTAIS Os lobos frontais (direito e esquerdo) desempenham funções avançadas e complexas de todo o cérebro, as chamadas funções executivas.. Estão ligadas ao propósito, à tomada de decisões racionais e complexas, à intencionalidade, e, também, ao planeamento, à criatividade e à qualidade do nosso comportamento social.
20 OS LOBOS FRONTAIS Os lobos frontais estão envolvidos na formação de metas e objectivos, definição de estratégias, coordenação de habilidades e CRIATIVIDADE!
21 NEUROFITNESS DOS LOBOS FRONTAIS
22 OBJECTIVOS O neurofitness oorientado para o exercício e consequente estimulação dos LOBOS FRONTAIS deve envolver actividades do pensamento tais como: - exercícios de planeamento; - exercícios de estratégia e - exercícios de criatividade.
23 Exercícios de Criatividade Neste documento vamos incidir sobre exercícios de estimulação pela CRIATIVIDADE.
24 O que é a Criatividade O exercício da criatividade comporta um conjunto de actividades cerebrais que têm a sua sede nos Lobos Frontais ainda que envolva outros processos psíquicos como a intuição, a memória, a atenção focalizada e diversas operações de informação. A criatividade é geradora de novas ideias, novas abordagens, novas respostas.
25 Como estimular a Criatividade Exigindo o contributo de várias actividades, funções, processos e conteúdos cerebrais e psíquicos, a criatividade revela-se um excelente meio para o DESAFIO MENTAL e, dessa forma, o TREINO MENTAL, incluindo o NEUROFITNESS. Neste capítulo compete ao técnico usar a sua própria imaginação para inventar exercícios.
26 NEUROFITNESS 1º Estimular a CURIOSIDADE A curiosidade é natural ser humano, como em muitos outros animais. Em muitas pessoas, a curiosidade pode ser apenas frívola e ligada aos pequenos eventos do quotidiano. Essa curiosidade está muitas vezes associada a alguma rigidez mental e a uma atitude passiva perante as coisas do mundo.
27 CURIOSIDADE ACTIVA
28 Estimular a CURIOSIDADE A curiosidade que nos interessa aqui estimular é de maior alcance; visa atrair a atenção das pessoas para outros eventos, situações e objectos que ampliem a visão que elas têm do mundo e dos seus agentes. Como escreveu Charles Handy (em a Idade do Paradoxo) a curiosidade é a mãe da descoberta.
29 Estimular a CURIOSIDADE A Curiosidade Activa traz novas descobertas, novas informações, novos saberes e ampliam a mente. A PRÁTICA Como exercício de neurofitness pode-se explorar a curiosidade através da dinâmica de grupos em que é dado um determinado tema para exploração mental.
30 Estimular a CURIOSIDADE Temas para adultos: - Acontecimentos científicos. - História dos povos. - Lendas. - Mitologia. - Geografia e Viagens. - Passeios temáticos em grupo. - Debates diversos.
31 Estimular a CURIOSIDADE EFEITOS A CURIOSIDADE estimula diferentes áreas cerebrais, em especial o Lobo Frontal Direito e o Cortex Visual. Por outro lado muita da informação é registada no Hipocampo e depois guardada na Memória Semântica (de longo prazo). Finalmente, torna-se numa das bases de trabalho da CRIATIVIDADE.
32 NEUROFITNESS 2º Treinar a ABERTURA MENTAL A Abertura Mental é proporcionada pela Curiosidade mas também pelo exercício intencional. Ela assenta no propósito da aceitação de novas ideias, conceitos, noções e perspectivas. É interessante verificar que muitas pessoas parecem ter mais dificuldade em ter uma Mente Aberta do que serem curiosas.
33 Estimular a ABERTURA MENTAL Abertura Mental pode também ser estimulada através da exploração de visões utópicas do mundo, imaginação de futuros radicais, etc. A PRÁTICA Explorar o imaginário, o inesperado, o não improvável. Provocar a inércia natural da mente.
34 ABERTURA MENTAL
35 Estimular a ABERTURA MENTAL A Abertura Mental significa a capacidade para aceitar o que é novo, diferente, inesperado, contraditório, ambíguo, não habitual nem rotineiro. A Abertura Mental exige uma postura acrítica, de aceitação mas não de resignação. O mundo traz todos os dias mudanças de paradigma e alterações nos destinos e nas tendências. No neurofitness é proibido usar a auto-censura.
36 Estimular a ABERTURA MENTAL Temas para adultos: - Imagens que provoquem choque ou estranheza. - Debater temas polémicos. - Observar situações inesperadas. - Colocar questões que provoquem efervescência. - Extraterrestres, Atlântida, etc.
37 Estimular a ABERTURA MENTAL EFEITOS O treino da ABERTURA MENTAL explora todo o Neocortex e em particular os Lobos Frontais assim como o Sistema Límbico (emoções). Mais uma vez o Hipocampo é chamado a intervir assim como o Cortex Visual através do recurso à imaginação criativa e da construção de imagens não arquivadas.
38 NEUROFITNESS 3º Exercitar a DESTRUIÇÃO CRIATIVA A Destruição Criativa é um exercício de neurofitness que tem a sua fonte nas brincadeiras infantis nas quais as crianças divertem-se desmontando os brinquedos. É uma actividade simultânea de descoberta, curiosidade e reconstrução. Através da Destruição Criativa estimula-se a mente a ultrapassar os limites da aceitação passiva do mundo tal como ele nos é oferecido.
39 Estimular a DESTRUIÇÃO CRIATIVA A Destruição Criativa exerce também um efeito relaxante ou, pelo menos, atenua os efeitos do stress além de abrir as portas para a recriação e o estado de experiência óptima. A PRÁTICA Explorar a imaginação invertendo a ordem das coisas, retrocedendo e aceitando o impensável.
40 DESTRUIÇÃO CRIATIVA
41 Estimular a DESTRUIÇÃO CRIATIVA A Destruição Criativa é dos mais audaciosos exercícios de neurofitness através da criatividade. Ela provoca os esquemas mentais instalados ao longo dos anos e força a imaginação a assumir total liberdade. Solta-se a mente infantil que há em cada adulto mas isso pode ser difícil para muitas pessoas numa primeira fase. Torna-se necessário avançar com tenacidade.
42 Estimular a DESTRUIÇÃO CRIATIVA Temas: Desenhar, pintar, esculpir figuras ou construir objectos simples mas bizarros. Desmontar e destruir objectos reconstruindo sob novas ideias o mais estranhas possíveis.
43 EXPLORANDO A IMAGINAÇÃO
44 BENEFÍCIOS MULTIFOCAIS OS EXERCÍCIOS DE NEUROFITNESS A CRIATIVIDADE é dos melhores meios para exercitar diferentes áreas cerebrais e de reforçar ou ampliar: - a abertura à experiência, a sensibilidade, a percepção, a atenção, a exploração do meio e de ideias; - a flexibilidade, a mobilidade do pensamento, a capacidade de suportar a ambiguidade, a capacidade de abordagens múltiplas, diferentes respostas; - a persistência e a perseverança; - a busca de aperfeiçoamento e realização de ideias, e a utilização do conhecimento existente (em memória) na formulação de novas ideias.
45 UM EXEMPLO Reserve-se uma hora para este exercício de criatividade. TEMA: IMAGINEMOS QUE SOMOS GOLFINHOS Questões a explorar com total abertura mental, sem auto-censura: - Somos golfinhos com capacidade limitada para comunicar: apenas palavras soltas (impossibilidade de construir frases) e gestos. - O nosso grupo de golfinhos tem de imaginar que vive no oceano e tem inteligência suficiente para erguer uma Civilização primitiva. - Devemos criar uma forma simples de Governo ou Liderança e uma forma simples de Constituição ou Carta de Princípios, Valores e Direitos. - O objectivo é participarmos na Terra como animais capazes de salvarmos o Oceano e combatermos o Aquecimento Global. Como comunicar com os Humanos? Como ajudar os Humanos a lutarem contra a Poluição? - Os golfinhos querem soluções diferentes das dos Humanos. - Em extremo: os golfinhos querem dominar a Terra no futuro!
46 FIM
Raciocínio Lógico e o Cérebro Humano. Vídeo: Córtex cerebral e memória (5 min).
Raciocínio Lógico e o Cérebro Humano Vídeo: Córtex cerebral e memória (5 min). 1 Raciocínio Lógico e Cérebro: o Lobo Frontal O lobo frontal está envolvido no raciocínio lógico, pois é responsável pelo
Gestão da Informação e do Conhecimento
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes
Sistema neuro-hormonal
Unidade 4 Sistema neuro-hormonal O que é o sistema neuro-hormonal? + Sistema nervoso Sistema hormonal O que é o sistema neuro-hormonal? Qualquer alteração no exterior ou no interior do corpo! corresponde
Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi
Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,
Elementos Estruturais e Funcionais do Sistema Nervoso
CÉREBRO Cérebro O ser humano define-se por uma multiplicidade de caraterísticas que o distinguem dos outros animais. O seu organismo é constituído por um conjunto de orgãos e sistemas que se relacionam
Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar
Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica
Sistema Límbico. Norma M. S. Franco
Sistema Límbico Norma M. S. Franco Sistema Límbico O sistema é de extrema importância pois controla comportamentos ligados a nossa sobrevivência. O sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções.
Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel
Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela
Liderança. www.propeople-brasil.com.br
P Liderança para Chefias ara que as organizações subsistam no contexto atual é necessário que possuam colaboradores motivados, pró-ativos, dinâmicos, capazes de trabalhar em equipe e com elevado grau de
Professora Bruna FÍSICA B. Aula 17 Seus Óculos. Página 232
FÍSICA B Aula 17 Seus Óculos. Página 232 INTRODUÇÃO Na aula de hoje, estudaremos os defeitos da visão e os tipos de lentes indicadas para correção destes defeitos. Para isso, estudaremos primeiramente
COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM
COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se
IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,
Extração de Requisitos
Extração de Requisitos Extração de requisitos é o processo de transformação das idéias que estão na mente dos usuários (a entrada) em um documento formal (saída). Pode se entender também como o processo
Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.
NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)
Microsoft Windows. Aspectos gerais
Aspectos gerais É um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft Foi desenhado de modo a ser fundamentalmente utilizado em computadores pessoais Veio substituir o sistema operativo MS-DOS e as anteriores
MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE
MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE EDUCADORES AS DIMENSÕES DO CONTEÚDO DE JOGOS E BRINCADEIRAS Oficina Teórica e Prática PROF. POLLYANNA PESSOA DIAS QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE EDUCADORES
Gestão dos Níveis de Serviço
A Gestão dos Níveis de Serviço (SLM) Os sistemas e tecnologias de informação e comunicação têm nas empresas um papel cada vez mais importante evoluindo, hoje em dia, para níveis mais elevados de funcionamento
BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica
BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?
1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.
1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos
Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação
Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas
O DOM DA DISLEXIA. Ronald D. Davis Rio de Janeiro, Rocco, 2004
O DOM DA DISLEXIA Ronald D. Davis Rio de Janeiro, Rocco, 2004 O QUE É REALMENTE A DISLEXIA Um talento latente Transtorno de aprendizagem Efeitos de desorientação Problemas com a leitura Problemas com a
Apêndice 4 Inteligências Múltiplas
Apêndice 4 Inteligências Múltiplas Por Viviani Bovo O que é ser inteligente para você? Saber fazer contas de cabeça? Lembrar-se de poemas e histórias para poder repeti-las? Passar no vestibular? Ter um
Do neurônio biológico ao neurônio das redes neurais artificiais
Do neurônio biológico ao neurônio das redes neurais artificiais O objetivo desta aula é procurar justificar o modelo de neurônio usado pelas redes neurais artificiais em termos das propriedades essenciais
ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM?
ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM? As Áreas de Conteúdo são áreas em que se manifesta o desenvolvimento humano ao longo da vida e são comuns a todos os graus de ensino. Na educação pré-escolar
Que Liderança hoje? A Transformação acontece aqui e agora o que permanecerá? Mentoring, Tutoring, Coaching A Inteligência Emocional
Que Liderança hoje? A Transformação acontece aqui e agora o que permanecerá? Mentoring, Tutoring, Coaching A Inteligência Emocional Estamos numa encruzilhada Não é a falta de saídas que é problemática,
SISTEMA NERVOSO. Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a:
SISTEMA NERVOSO Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a: perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem executar as respostas
TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR
TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.
Design Web - Percepção. Elisa Maria Pivetta
Design Web - Percepção Elisa Maria Pivetta GESTALT Percepção Visual Elisa Maria Pivetta Percepção visual No sentido da psicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas
FUNDAÇÃO MINERVA CULTURA ENSINO E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NOTA EXPLICATIVA
NOTA EXPLICATIVA DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DO 1º CICLO DE ESTUDOS DO CURSO DE LICENCIATURA/MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITECTURA, CONDUCENTE AO GRAU DE LICENCIADO EM CIÊNCIAS DA ARQUITECTURA.
Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa
Pedagogia Prof. Marcos Munhoz da Costa Tecnologias da informação e mídias digitais na educação Objetivos deste tema Refletir sobre as mudanças de experiências do corpo com o advento das novas tecnologias;
SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES
SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES Deteta informação sensorial Processa e responde à informação sensorial (integração) Mantém a homeostasia Centro das atividades mentais Controla os movimentos do corpo através dos
Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Maio de 2010
Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE Maio de 2010 Emoção: a outra inteligência Muitos estudiosos discutem a relação entre pensamento e emoções. Algumas definições segundo o artigo de Grewal e
ÁREAS DO CONHECIMENTO
SÉRIES INDICADAS Alunos da 1.ª à 4.ª série/do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental. ÁREAS DO CONHECIMENTO Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Educação Artística e, se pensarmos em termos de formação
Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal
Ref.: MTKD-CT-2004-014312 Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal por Suhita Osório-Peters CEIFA ambiente Lda Sessão de Divulgação do 7º Programa-Quadro de ID&T Lisboa, 20 de Outubro
Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial
Ebook Gratuito 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Rosana Rodrigues Choice Consultoria 2 Quando se trata de ajudar alguém a repensar
A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO
DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,
Como escrever melhor em 5 passos simples
Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado
Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos?
Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos? Carlos Nuno Castel-Branco Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da UEM
PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*
Serviço externo de Psicologia para Empresas
Serviço externo de Psicologia para Empresas.Porque as pessoas são a essência da empresa. Cada vez mais ouvimos falar na necessidade urgente de locais de trabalho saudáveis e são diversas as campanhas que
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR
APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que
Mão na roda. Projetos temáticos
Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da
COMPORTAMENTO SEGURO
COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias
UNIVERSO - Disciplina: Futebol e Futsal Prof. Sandro de Souza
SISTEMAS OFENSIVOS E DEFENSIVOS DO FUTSAL Sistema é o posicionamento organizado dos jogadores de uma equipe na quadra. Para que o professor posicione a equipe na quadra de forma organizada, inteligente,
ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto
ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Tecido Nervoso Compreende basicamente dois tipos celulares Neurônios unidade estrutural e funcional
PHC dcontroldoc. O acesso a diversos tipos de ficheiros
PHC dcontroldoc O acesso a diversos tipos de ficheiros A possibilidade de consultar e introduzir documentos, imagens e outro tipo de ficheiros, a partir de um local com acesso à Internet. BUSINESS AT SPEED
CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO
CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO 0. Introdução Por método numérico entende-se um método para calcular a solução de um problema realizando apenas uma sequência finita de operações aritméticas. A obtenção
A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM
A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se
ADMINISTRAÇÃO DE EQUIPES Formação de Equipes Eficazes; Administração de Relações Laterais
ADMINISTRAÇÃO DE EQUIPES Formação de Equipes Eficazes; Administração de Relações Laterais DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem
Empreendedores em Informática
Empreendedores em Informática Introdução Existem riscos e custos para um programa de ação. Mas eles são bem menores que os riscos e custos de longo alcance de uma acomodação confortável. John F. Kennedy
Por outro lado, na avaliação citológica e tecidual, o câncer tem seis fases, conhecidas por fases biológicas do câncer, conforme se segue:
8 - O câncer também tem fases de desenvolvimento? Sim, o câncer tem fases de desenvolvimento que podem ser avaliadas de diferentes formas. Na avaliação clínica feita por médicos é possível identificar
A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações
Introdução: Os Sistemas de Informação (SI) enquanto assunto de gestão têm cerca de 30 anos de idade e a sua evolução ao longo destes últimos anos tem sido tão dramática como irregular. A importância dos
O Que é Coaching? ESTADO DESEJADO ESTADO ATUAL
FATOR FELICIDADE O Que é Coaching? É o processo que identifica o Estado Atual, para posteriormente identificar os objetivos onde a pessoa quer efetivamente chegar. Conhecendo os fatores impeditivos e facilitadores,
BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR
BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR ÍNDICE Biblioteca ANACOM - Manual do utilizador... 2 Página de entrada... 3 Barra de menus da Biblioteca ANACOM... 3 Tipos de pesquisa... 3 Pesquisa simples... 3
Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção
Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na
Tarefa Orientada 16 Vistas
Tarefa Orientada 16 Vistas Objectivos: Vistas só de leitura Vistas de manipulação de dados Uma vista consiste numa instrução de SELECT que é armazenada como um objecto na base de dados. Deste modo, um
MODUSS VIVENDI. Meio através do qual você poderá conquistar o estilo de vida almejado.
MODUSS VIVENDI Meio através do qual você poderá conquistar o estilo de vida almejado. LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO Novas sugestões para o Administrador de uma empresa mais do que especial O SÍNDICO Ênfase na
Elaboração de Projetos
Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Projeto: uma nova cultura de aprendizagem ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. [S.l.: s.n.], jul. 1999. A prática pedagógica
Núcleo de Educação Infantil Solarium
0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo
FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS
FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS Ivo BRAGA 1 RESUMO Os Serviços de manutenção exigem cada vez mais um elevado nível de complexidade. Mesmo a nível local onde o grau de especialização
PERFIL E-DUX E-DUX LEADERSHIP O DESENVOLVIMENTO HUMANO ALIADO À ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
PERFIL E-DUX E-DUX LEADERSHIP O DESENVOLVIMENTO HUMANO ALIADO À ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Marcelo Fontoura é membro da Sociedade Brasileira de Coaching e possui formação em PER- SONAL & PROFESSIONAL COACHING,
AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA
CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado
OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE
OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,
Metodologia Projectual?
Metodologia Projectual? > Metodologia é a parte da lógica que estuda os métodos das diversas ciências, segundo as leis do raciocínio > estudar e enumerar as tarefas de forma a que o projecto seja feito
A qualidade profissional. Formação profissional
A qualidade profissional Formação profissional Avelino Azevedo Antão aaantao@ua.pt Cumprimento do Código do trabalho Validação de conhecimentos Veículo de valorização Fator de produtividade Fator de mudança
ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados
ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de
Criação de Páginas Web - MS Word 2000
Gestão Comercial e da Produção Informática I 2003/04 Ficha de Trabalho N.º 9 Criação de Páginas Web - MS Word 2000 1. Criação de uma página Web (HTML): Escreva o seu texto e introduza as imagens pretendidas
Funções de um objecto. na comunicação visual
Funções de um objecto na comunicação visual Na civilização em que vivemos estamos rodeados de objectos com as suas mensagens incorporadas. Se quiser-mos sistematizá-las, podemos referirmo-nos a elas consoante
EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br
EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da
Como agregar valor durante o processo de auditoria
QSP Informe Reservado Nº 55 Fevereiro/2006 Como agregar valor durante o processo de auditoria Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QSP. Este guindance paper foi elaborado
A Dimensão RH e sua Otimização no Relacionamento das Condições de Trabalho na Câmara Municipal de Cascais Ana Maria Canas
A Dimensão RH e sua Otimização no Relacionamento das Condições de Trabalho na Câmara Municipal de Cascais Ana Maria Canas 20 de Março de 2015 Auditório da Casa das Histórias da Paula Rego GESTÃO DE RECURSOS
Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009
Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento
Como Elaborar Um Projeto de Pesquisa
Como Elaborar Um Projeto de Pesquisa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2015 1 O que é pesquisa? Pode-se definir pesquisa como:
Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg
5. Estágio pré-operatório (2 a 6 anos) Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg Esse período é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa. A criança
Pesquisa e organização de informação
Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior
3 SCS: Sistema de Componentes de Software
3 SCS: Sistema de Componentes de Software O mecanismo para acompanhamento das chamadas remotas se baseia em informações coletadas durante a execução da aplicação. Para a coleta dessas informações é necessário
Principais discussões sobre o ensino-aprendizagem de matemática na educação infantil
1 Introdução: A matemática é uma disciplina de fundamental importância na vida de todo mundo. Desde tempos antigos o ensino dessa matéria vem fazendo cada vez mais parte da vida dos seres humanos. Basta
Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos
A U L A Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos,
ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING
ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.
CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES
CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES ANÁLISE DE REQUISITOS PARA RELATOR E AVALIADOR DA BANCA EXAMINADORA ESBOÇO ESQUEMÁTICO CONSIDERAÇÕES INICIAIS Esta breve análise pretende abordar
O 1º Ciclo do Ensino Básico é um espaço privilegiado onde se proporcionam aos alunos aprendizagens mais ativas e significativas,
O 1º Ciclo do Ensino Básico é um espaço privilegiado onde se proporcionam aos alunos aprendizagens mais ativas e significativas, pois este é um dos meios de socialização e da aquisição das primeiras competências
A brincadeira na vida da criança
A brincadeira na vida da criança A brincadeira, é parte do crescimento e desenvolvimento da criança, além de ser uma de suas necessidades básicas. 1 A criança precisa brincar porque através da brincadeira,
NeuroAcademia: NeuroTecnologia Aplicada à Saúde, Educação e Esporte
NeuroAcademia: NeuroTecnologia Aplicada à Saúde, Educação e Esporte Canhotismo Prof. Emílio Takase Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Psicologia takase@educacaocerebral.com www.neuroacademia.org
3 - Projeto de Site:
3 - Projeto de Site: O site de uma empresa é como um cartão de visita que apresenta sua área de negócios e sua identidade no mercado, ou ainda, como uma vitrine virtual em que é possível, em muitos casos,
Software PHC com MapPoint
Software PHC com MapPoint A análise de informação geográfica A integração entre o Software PHC e o Microsoft Map Point permite a análise de informação geográfica, desde mapas a rotas, com base na informação
Oficina de Construção de Páginas Web
COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Guião Páginas WWW com o editor do Microsoft Office Word 2003 1. Introdução. 2. Abrir uma página Web. 3. Guardar
1º edição. 20 empresas 200 participantes
1º edição 20 empresas 200 participantes O primeiro programa de Liderança interempresas, a realizar em Luanda, que desafia cada participante a explorar o seu potencial enquanto gestor de pessoas. Há diversos
Mensagem de Prem Rawat
Mensagem de Prem Rawat na Conferência de Paz Nórdica 2012 Conf. Nórdica, Página 1 Gostaria de falar-vos sobre paz. Eu sei que quase toda a gente tem a sua interpretação do que é a paz. Para mim, a paz
Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes
Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com
Rotinas de DP- Professor: Robson Soares
Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão
A ACTIVIDADE FÍSICA F PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES
A ACTIVIDADE FÍSICA F NA PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES Epidemiologia do Envelhecimento O envelhecimento da população é um fenómeno de amplitude mundial, a OMS (Organização Mundial de
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EDUCACIONAL Internet e Educação Ensaio: A Web 2.0 como ferramenta pedagógica
O Programa Educação Gaia
O Programa Educação Gaia É um curso criado por um consórcio internacional de educadores para a sustentabilidade - GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que faz parte da GEN (Rede Global de Ecovilas)
PROPOSTA DE SERVIÇOS RECURSOS HUMANOS EXCELLING BUSINESSES THROUGH PEOPLE
PROPOSTA DE SERVIÇOS RECURSOS HUMANOS SABIA QUE Organizações que contam com RH eficientes, têm resultados económicos 2 vezes superiores do que aquelas que praticam uma fraca gestão das pessoas? Creating
3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:
Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor
O JOGO E A APRENDIZAGEM
O JOGO E A APRENDIZAGEM O JOGO E A APRENDIZAGEM Enquanto brinca, a criança amplia a sua capacidade corporal, sua consciência do outro, a percepção de si mesmo como um ser social e a percepção do espaço
Roteiro VcPodMais#005
Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar
ÁREA COMPORTAMENTAL E DESENVOLVIMENTO PESSOAL
ÁREA COMPORTAMENTAL E DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO E IMAGEM COMO FACTORES COMPETITIVOS A sua empresa tem problemas ao nível da comunicação interna? Promover a Comunicação assertiva no relacionamento