Usos e funções: código oral e código escrito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Usos e funções: código oral e código escrito"

Transcrição

1 LÍNGUA PORTUGUESA 3ª 2º ANO E.F. Objeto de aprendizagem Habilidade Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: normapadrão e variedades linguísticas. Usos e funções: normapadrão e variedades linguísticas. Usos e funções: normapadrão e variedades linguísticas. A linguagem como espaço de interação. H001 Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de conhecimento. H002 Compreender a importância do estudo da língua portuguesa para o desenvolvimento pessoal e para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. H004 Reconhecer como e onde o código escrito e o oral devem ser usados no universo social, compreendendo a importância de seu domínio na vida de qualquer pessoa. H005 Reconhecer a vantagem do domínio da escrita para a comunicação das pessoas, para o desenvolvimento do mundo e para a cultura em geral. H006 Reconhecer os usos da norma-padrão da língua portuguesa, considerando as diferentes situações de comunicação. H007 Reconhecer as variedades linguísticas em situações específicas de uso social. H008 Expressar-se oralmente e por escrito em diferentes padrões da linguagem, especialmente o culto, adaptando-se às diversas situações discursivas. H009 Compreender e valorizar a linguagem como espaço de interação social, produção e circulação do conhecimento e da estruturação da identidade pessoal e coletiva.

2 A linguagem como espaço de interação. A linguagem e a formação para a cidadania A linguagem e a formação para a cidadania Distinção entre letras e outras formas gráficas Distinção entre letras e outras formas gráficas Convenções gráficas H010 Compreender que a linguagem é atividade interativa em que nos constituímos como sujeitos sociais, capazes de usar a língua materna para compreensão da realidade. H011 Conhecer os usos e funções sociais da leitura e da escrita, como elemento importante ao exercício da cidadania. H012 Compreender que o domínio progressivo da língua materna promove a autonomia intelectual e maior capacidade de reflexão, contribuindo decisivamente para a formação cidadã. H013 Identificar letras e palavras em contextos diferentes nos quais se fazem presentes outros símbolos gráficos. H014 Diferenciar as letras de outros sinais gráficos (desenhos, símbolos, números). H017 Dominar a direção e o alinhamento que se deve assumir para realizar uma escrita. Convenções gráficas H018 Reconhecer a função dos espaçamentos entre uma palavra e outra. Convenções gráficas H019 Escrever palavras, respeitando o espaçamento entre elas. Convenções gráficas H020 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra. Desenvolvimento da consciência fonológica Desenvolvimento da consciência fonológica H022 Desenvolver a consciência fonológica, identificando rimas e aliterações em jogos verbais. H023 Identificar rimas, observando os sons semelhantes no final das palavras.

3 Desenvolvimento da consciência fonológica Desenvolvimento da consciência fonológica Desenvolvimento da consciência fonológica Desenvolvimento da consciência fonológica Desenvolvimento da consciência fonológica H025 Identificar quantas sílabas tem uma palavra, observando a mais forte. H026 Dominar as relações entre grafemas e fonemas, considerando as regularidades. H028 Identificar as correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas (exemplo: sapo/casa). H029 Escrever palavras considerando a variação entre o modo de falar e o modo de escrever. H030 Representar, na escrita, unidades da língua oral (fonema), fazendo relação de quantidade e sonoridade. DECODIFICAÇÃO E COMPREENSÃO DE PALAVRAS Narração JORNALÍSTICOS: Notícia H031 Compreender o sentido de palavras, frases e textos. H032 Identificar elementos que compõem uma narrativa. H033 Conhecer as principais características dos diversos gêneros textuais presentes no suporte jornal, identificando suas principais diferenças. JORNALÍSTICOS: Notícia JORNALÍSTICOS: Notícia H034 Localizar informações explícitas em textos jornalísticos. H035 Identificar o assunto principal de textos jornalísticos, tomando como referência o título, as ilustrações e os principais fatos.

4 JORNALÍSTICOS: Notícia H036 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. JORNALÍSTICOS: Notícia H037 Identificar a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio jornalístico. JORNALÍSTICOS: Notícia JORNALÍSTICOS: Notícia JORNALÍSTICOS: Notícia H038 Conhecer o tipo de linguagem utilizada pelos textos jornalísticos, entendendo sua importância para a comunicação dos fatos. H039 Identificar diferenças ou semelhanças entre textos, considerando a estrutura de cada gênero. H040 Identificar repetições e substituições que contribuem para a coerência e coesão textual. INSTRUCIONAIS: Verbete INSTRUCIONAIS: Verbete H041 Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos instrucionais, identificando suas principais diferenças. H042 Localizar informações explícitas em textos instrucionais. INSTRUCIONAIS: Verbete INSTRUCIONAIS: Verbete INSTRUCIONAIS: Verbete INSTRUCIONAIS: Verbete H043 Identificar as principais informações de textos instrucionais, tomando como referência a estrutura e as informações veiculadas em cada um deles. H044 Conhecer os passos necessários para a realização de ações relacionadas a alguns gêneros do domínio instrucional. H045 Conhecer o tipo de linguagem utilizada pelos textos instrucionais, entendendo sua importância para a comunicação das informações. H046 Estabelecer relações entre as informações verbais e os recursos gráficos de alguns gêneros de textos instrucionais.

5 INSTRUCIONAIS: Verbete INSTRUCIONAIS: Verbete INSTRUCIONAIS: Verbete H047 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H048 Identificar diferenças ou semelhanças entre textos, considerando a estrutura de cada gênero. H049 Reconhecer a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio instrucional. ENTRETENIMENTO: Tirinha ENTRETENIMENTO: Tirinha ENTRETENIMENTO: Tirinha ENTRETENIMENTO: Tirinha ENTRETENIMENTO: Tirinha ENTRETENIMENTO: Tirinha ENTRETENIMENTO: Tirinha H055 Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos de entretenimento, identificando suas principais diferenças. H056 Localizar informações explícitas em textos de entretenimento. H057 Inferir informações implícitas em textos de entretenimento. H058 Identificar as principais informações de textos de entretenimento, tomando como referência a estrutura e as pistas textuais presentes em cada um deles. H059 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H060 Reconhecer a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio entretenimento. H061 Conhecer o tipo de linguagem utilizada em textos de entretenimento, percebendo sua importância para a comunicação das informações.

6 H068 Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos ficcionais, identificando suas principais diferenças. H069 Reconhecer características típicas de uma narrativa ficcional, identificando narrador, personagens, cenário, conflito e desfecho. H070 Antecipar o assunto principal de textos ficcionais, tomando como base título, imagens e estrutura. H071 Localizar informações explícitas em textos ficcionais. H072 Inferir informações implícitas em textos ficcionais. H073 Identificar o assunto principal de textos ficcionais, tomando como referência o título, as ilustrações e as informações veiculadas. H074 Conhecer as marcas principais de um texto que o fazem ser característico de um determinado gênero. H075 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H076 Reconhecer a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio ficcional. H077 Conhecer textos ficcionais em versões clássicas e contemporâneas.

7 H078 Comparar várias versões de alguns gêneros ficcionais, observando semelhanças e diferenças. H079 Conhecer principais autores da literatura infanto juvenil e suas obras. fadas H080 Ordenar os fatos na ordem dos acontecimentos listados no texto. H081 Identificar repetições e substituições que contribuem para a coerência e a coesão textual. H068 Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos ficcionais, identificando suas principais diferenças. fadas fadas fadas fadas fadas fadas H069 Reconhecer características típicas de uma narrativa ficcional, identificando narrador, personagens, cenário, conflito e desfecho. H070 Antecipar o assunto principal de textos ficcionais, tomando como base título, imagens e estrutura. H071 Localizar informações explícitas em textos ficcionais. H072 Inferir informações implícitas em textos ficcionais. H073 Identificar o assunto principal de textos ficcionais, tomando como referência o título, as ilustrações e as informações veiculadas. H074 Conhecer as marcas principais de um texto que o fazem ser característico de um determinado gênero.

8 fadas fadas fadas fadas fadas fadas fadas H075 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H076 Reconhecer a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio ficcional. H077 Conhecer textos ficcionais em versões clássicas e contemporâneas. H078 Comparar várias versões de alguns gêneros ficcionais, observando semelhanças e diferenças. H079 Conhecer principais autores da literatura infanto juvenil e suas obras. H080 Ordenar os fatos na ordem dos acontecimentos listados no texto. H081 Identificar repetições e substituições que contribuem para e a coerência e a coesão textual. Conto de fadas. Conto de fadas Conto de fadas Conto de fadas H082 Produzir textos diversos, de acordo com as possibilidades de escrita. H083 Reescrever histórias conhecidas, apoiando-se nos textos de referência. H084 Planejar a escrita de um texto, considerando o tema, o gênero e o destinatário. H085 Produzir textos coesos e coerentes, observando a estrutura do gênero/tipo proposto para cada ano escolar.

9 Conto de fadas Conto de fadas Conto Conto Conto Conto Conto Conto Revisão e edição do texto: adequação discursiva e conceitual Revisão e edição do texto: adequação discursiva e conceitual Revisão e edição do texto: adequação discursiva e conceitual H086 Observar, no momento da escrita, os aspectos próprios a cada gênero/tipo, considerando: tipo de argumentação, uso da norma-padrão, clareza de ideias e uso de recursos diversos. H087 Formular opinião e argumentação pessoal diante de temas veiculados em textos de diversos gêneros/tipos. H082 Produzir textos diversos, de acordo com as possibilidades de escrita. H083 Reescrever histórias conhecidas, apoiando-se nos textos de referência. H084 Planejar a escrita de um texto, considerando o tema, o gênero e o destinatário. H085 Produzir textos coesos e coerentes, observando a estrutura do gênero/tipo proposto para cada ano escolar. H086 Observar, no momento da escrita, os aspectos próprios a cada gênero/tipo, considerando: tipo de argumentação, uso da norma-padrão, clareza de ideias e uso de recursos diversos. H087 Formular opinião e argumentação pessoal diante de temas veiculados em textos de diversos gêneros/tipos. H088 Adequar a escrita ao contexto de produção. H089 Adequar a escrita ao público-alvo. H090 Adequar a escrita ao tema proposto.

10 Revisão e edição do texto: adequação discursiva e conceitual Revisão e edição do texto: adequação discursiva e conceitual Revisão e edição do texto: adequação discursiva e conceitual Revisão e edição do texto: adequação discursiva e conceitual adequação formal: coesão, morfossintaxe, paragrafação e pontuação, ortografia e acentuação. Adequação formal: coesão, morfossintaxe, paragrafação e pontuação, ortografia e acentuação. Adequação formal: coesão, morfossintaxe, paragrafação e pontuação, ortografia e acentuação. Adequação formal: coesão, morfossintaxe, paragrafação e pontuação, ortografia e acentuação. Adequação formal: coesão, morfossintaxe, paragrafação e H091 Adequar a escrita ao gênero textual proposto. H092 Verificar relação do título com o texto produzido. H093 Verificar a progressão temática do texto. H094 Adequar a variedade linguística e/ou estilística de um texto à situação comunicativa e ao gênero proposto. H095 Aplicar os conhecimentos adquiridos na formação textual a serviço da comunicação assertiva. H096 Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal. H097 Utilizar adequadamente os mecanismos de coesão, utilizando pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico. H098 Aplicar as convenções da escrita relacionadas à paragrafação dos textos. H099 Aplicar as convenções da escrita relacionadas à pontuação nos textos.

11 pontuação, ortografia e acentuação. Adequação formal: coesão, morfossintaxe, paragrafação e pontuação, ortografia e acentuação. Adequação formal: coesão, morfossintaxe, paragrafação e pontuação, ortografia e acentuação. Adequação formal: coesão, morfossintaxe, paragrafação e pontuação, ortografia e acentuação. Gêneros do discurso oral: entrevistas, seminários, reportagens de rádio e TV, notícias de rádio e TV, debates, consulta, recado, apresentações, declamação de poemas, encenação de peças teatrais. Gêneros do discurso oral: entrevistas, seminários, reportagens de rádio e TV, notícias de rádio e TV, debates, consulta, recado, apresentações, declamação de poemas, encenação de peças H100 Usar as convenções da língua escrita relacionadas à escrita correta das palavras, considerando as formas ortográficas resultantes de padrões regulares e palavras de uso frequente. H101 Aplicar as convenções da escrita relacionadas à acentuação das palavras. H102 Revisar os textos produzidos, usando estratégias que garantam sua qualidade. H103 Usar a língua portuguesa nas interações propostas, fazendo uso de gêneros do discurso oral. H104 Reconhecer os diferentes recursos que caracterizam a linguagem oral.

12 teatrais. Gêneros do discurso oral: entrevistas, seminários, reportagens de rádio e TV, notícias de rádio e TV, debates, consulta, recado, apresentações, declamação de poemas, encenação de peças teatrais. Código oral e código escrito Código oral e código escrito Código oral e código escrito Uso social H105 Adequar a fala ao gênero do discurso oral. H106 Identificar semelhanças e diferenças entre fala e escrita, observando características de cada código. H107 Identificar as características típicas da linguagem oral em textos escritos. H108 Reconhecer as variantes linguísticas regionais e sociais em situações de interlocução oral e escrita. H109 Reconhecer a expressão oral como veículo para troca de ideias, experiências e sentimentos. Uso social H110 Participar das discussões propostas, respeitando os direitos do seu interlocutor. Uso social H111 Adequar a fala ao contexto de comunicação. Uso social H112 Adequar a fala ao público-alvo.

13 Uso social H113 Adequar a fala ao gênero do discurso oral. Uso social Uso social H114 Utilizar a linguagem oral para argumentar e defender seus pontos de vista sobre um assunto e/ou uma situação. H115 Praticar a linguagem oral, considerando os diversos contextos em que for usada. Uso social Língua e linguagem: as variedades linguísticas Língua e linguagem: as variedades linguísticas Fonologia - Ortografia: trocas de uso frequente, de uso regular e de uso irregular. Fonologia - Ortografia: trocas de uso frequente, de uso regular e de uso irregular. Fonologia - Ortografia: trocas de uso frequente, de uso regular e de uso irregular. Fonologia - Ortografia: trocas de uso frequente, de uso regular e de uso irregular. H116 Reconhecer a fala produzida por sua comunidade, respeitando a fala produzida por outras comunidades. H117 Reconhecer as variantes linguísticas como manifestações legítimas e igualitárias de comunicação. H118 Identificar em um texto as variedades linguísticas, características do dialeto de uma determinada região. H119 Aplicar as principais convenções da escrita em palavras de uso frequente. H120 Empregar formas ortográficas resultantes de padrões regulares e irregulares, na produção de textos diversos. H121 Formular hipóteses sobre regras de uso da língua escrita, a partir da análise de regularidades, aplicando-as em produções escritas e revisões de textos. H122 Reconhecer que palavras de mesmo som e/ou escrita podem, no contexto, apresentar diferentes sentidos.

14 Fonologia - Acentuação: o acento gráfico, regras de acentuação gráfica e uso da crase. Morfologia - Classe de palavras: substantivo comum e próprio; gênero, número e grau. Morfologia - Classe de palavras: substantivo comum e próprio; gênero, número e grau. Morfologia - Classe de palavras: substantivo comum e próprio; gênero, número e grau. Morfologia - Classe de palavras: substantivo comum e próprio; gênero, número e grau. Morfologia - Classe de palavras: substantivo comum e próprio; gênero, número e grau. Morfologia - Classe de palavras: substantivo comum e próprio; gênero, número e grau. Sintaxe - Pontuação e paragrafação. H123 Aplicar as principais convenções da escrita em relação ao uso da acentuação, com base na vivência e com apoio do dicionário. H124 Identificar a função das classes de palavras na compreensão de textos diversos. H125 Perceber como as palavras podem se agrupar em classes, considerando a função que cada classe exerce na construção dos textos. H126 Distinguir, pelo contexto de uso, os substantivos comuns dos próprios e os simples dos compostos. H127 Aplicar, pelo contexto de uso, os conceitos de substantivo, assim como suas flexões em gênero. H128 Aplicar, pelo contexto de uso, os conceitos de substantivo, assim como suas flexões em número. H129 Aplicar, pelo contexto de uso, os conceitos de substantivo, assim como suas flexões em número. H134 Identificar os sinais de pontuação, reconhecendo sua importância para a construção e compreensão de um texto.

15 Sintaxe - Pontuação e paragrafação. Sintaxe - Pontuação e paragrafação. Sintaxe - Pontuação e paragrafação. Sintaxe - Pontuação e paragrafação. Sintaxe - Pontuação e paragrafação. H135 Empregar os diversos recursos, referentes ao uso correto e adequado da pontuação, que contribuem para a expressividade, coerência e coesão de um texto. H136 Explicar o efeito de sentido produzido pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas). H137 Compreender a função dos parágrafos para a organização e construção de textos de vários gêneros. H138 Utilizar os parágrafos para a organização e construção de textos de vários gêneros. H139 Empregar parágrafos e travessões para a definição das falas de personagens em um diálogo. Semântica e Estilística: a palavra e seu significado; sinonímia e anonímia; denotação e conotação. Semântica e Estilística: a palavra e seu significado; sinonímia e anonímia; denotação e conotação. H140 Identificar o sentido correto de uma palavra, a partir do contexto em que está sendo utilizada. H141 Identificar o sentido de palavras de mesmo som e/ou escrita, dependendo do contexto. Dicas de aprofundamento Filmes: Divertidamente, de Peter Docter Riley. E.T., o extraterrestre, de Steven Spielberg. Dinossauro, de Eric Leighton. Enrolados, Shrek, Shrek 2, Shrek Terceiro, Branca de Neve e os sete anões, dos Estúdios Disney. A Bela e a Fera, de Bill Condon, dos Estúdios Disney.

16 Músicas: Sol lua estrela, de Sandra Peres e Alice Ruiz. Ciranda dos pares, Bia Bedran. Joia, de Sandra Peres e Arnaldo Antunes. Sites: Distribuição de pontos: Estratégia de Leitura: 8 pontos. 1ª Avaliação: 12 pontos. 2ª Avaliação: 12 pontos. Produção de Texto: 8 pontos. Livros de literatura Meu amigo dinossauro, de Ruth Rocha, Ed. Melhoramentos. Os dez amigos, de Ziraldo. Ed. Melhoramentos. Amigos do peito, de Cláudio Thebas. Ed. Formato. Contos de Andersen, Grimm e Perrault. Ed. Mauricio de Sousa/Girassol. Capulana, um pano estampado de histórias, de Heloísa Pires Lima e Mário Lemos. Ed. Scipione. Um gato chamado gatinho, de Ferreira Gullar. Ed. Salamandra. Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox. Ed. Brinque Book. Um jeito bom de brincar, de Elias José. Ed. FTD. Dourado e o mar, de Ilka Valle de Carvalho. Ed. Dimensão. Os sapatinhos vermelhos, de Imme Dros. Ed. Ática. Quando o dia engoliu a noite, de Sônia Rosa. Ed. Paulinas. O patinho feio, de Pedro Bandeira. Ed. Quinteto Editora. Uma história com mil macacos, de Ruth Rocha. Ed. Salamandra. A Cinderela das bonecas, de Ruth Rocha. Ed. FTD. O sítio do pica-pau amarelo, de Monteiro Lobato. Ed. Brasiliense.

17 As jabuticabas, de Monteiro Lobato. Ed. Brasiliense. O casamento da Emília, de Monteiro Lobato. Ed. Brasiliense. Quem parte reparte, de Tatiana Belinky. Ed. FTD. O país quadrado, de Maria da Paz Vieira. Ed. Paulinas. Sopa de bruxa, de Jeong Hae-Wang. Ed. Callis.

1ª 2º Ano E.F. Língua Portuguesa. Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito

1ª 2º Ano E.F. Língua Portuguesa. Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Língua Portuguesa 1ª 2º Ano E.F. Objeto de Aprendizagem Habilidade H001 Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de conhecimento.

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Objeto de estudo A linguagem como espaço de interação. A linguagem como espaço de interação. A linguagem e a formação para a cidadania A linguagem e a formação para a cidadania Língua Portuguesa 1º

Leia mais

2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa

2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa 2ª Língua Portuguesa 2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade 1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Usos e funções: código oral e código escrito. 1.2. Usos e funções: norma-padrão

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito. para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. seus benefícios.

Usos e funções: código oral e código escrito. para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. seus benefícios. 3ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

Competência 2: Dominar conhecimentos que concorrem para a apropriação da tecnologia e do sistema de escrita.

Competência 2: Dominar conhecimentos que concorrem para a apropriação da tecnologia e do sistema de escrita. Língua Portuguesa 2ª 2º Ano E.F. COMPETÊNCIA OBJETO DE APRENDIZADO HABILIDADES Competência 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais

Português. 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade

Português. 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade 1ª Português 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria

Leia mais

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito LÍNGUA PORTUGUESA 3ª 4º ano EF.I OBJETO DE ESTUDO HABILIDADE Usos e funções: código oral e código escrito H002 Compreender a importância do estudo da língua portuguesa para o desenvolvimento pessoal e

Leia mais

H032 Identificar elementos que compõem uma narrativa.

H032 Identificar elementos que compõem uma narrativa. 3ª Objeto de estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão

Leia mais

H014 Classificar palavras quanto ao número de sílabas.

H014 Classificar palavras quanto ao número de sílabas. 2ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas Usos e funções: norma-padrão e variedades

Leia mais

H007 Reconhecer as variedades linguísticas em situações específicas de uso social.

H007 Reconhecer as variedades linguísticas em situações específicas de uso social. Língua Portuguesa 1ª 4º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão e variedades

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais

capacidade de reflexão, contribuindo decisivamente para a formação cidadã.

capacidade de reflexão, contribuindo decisivamente para a formação cidadã. Língua Portuguesa 1ª 3º Ano E.F. Competência COMPETÊNCIA 1 Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

compreendendo a importância de seu domínio na vida de qualquer pessoa.

compreendendo a importância de seu domínio na vida de qualquer pessoa. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Língua Portuguesa 2ª 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Português 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 1ª Língua Portuguesa 4º ANO E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana LÍNGUA PORTUGUESA A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho. CONTEÚDOS: Livros: 1. Português Linguagens 2

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MARCÍLIA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Suprime a esperança de chegar e ocultam-se as forças para andar. Santo Agostinho Livros: 1. Português Linguagens 2 William Cereja e Thereza Cochar

Leia mais

1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA

1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA Língua Portuguesa 2ª 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

3ª Etapa. 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade. Língua Portuguesa

3ª Etapa. 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade. Língua Portuguesa Língua Portuguesa 3ª Etapa 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade 1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Usos e funções: código oral e código escrito. 1.2. Usos e funções:

Leia mais

Língua Portuguesa. 5º Ano E.F. Usos e funções: código oral e código escrito

Língua Portuguesa. 5º Ano E.F. Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de estudo Habilidade Usos e funções: código oral e código escrito H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 2ª Língua Portuguesa 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H2. Compreender a importância do estudo da Língua Portuguesa para o desenvolvimento pessoal e para o atendimento às demandas

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta

Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta Língua Portuguesa SE QUERES SEGUIR A DEUS, DEIXA-O IR ADIANTE. NÃO QUEIRAS QUE ELE TE SIGA. Sto. Agostinho CONTEÚDOS: Leitura e interpretação

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

1. Usos e funções: código oral e código escrito.

1. Usos e funções: código oral e código escrito. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Linguagens 1ª Débora/ Roberta 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1 FOCO: IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 4 Reconstrução da intertextualidade

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano. Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano. Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras Compreender a importância de valores, como o respeito, a cortesia e a tolerância, nos processos de interlocução (comunicação

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM 4º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM 4º ANO EF ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM Bingo de nomes (Para começo de conversa) Game LP - Interface 3 - Pág. 18 Circunstâncias/Apresentação pessoal (Para começo de conversa) Animação Interativa LP -

Leia mais

Período Gênero textual Expectativa

Período Gênero textual Expectativa DISCIPLINA: Produção de texto ANO DE REFERÊNCIA: 2016 PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 6ºano Período Gênero textual Expectativa P35 Compreender o papel do conflito gerador no desencadeamento dos episódios narrados.

Leia mais

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS Planificação Anual / Mensal 2º ANO 2014/2015 Agrupamento PARA O de Escolas Piscinas - Olivais PLANIFICAÇÃO ANUAL / MENSAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 1.º PERÍODO

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE ETAPA :1ª Etapa ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 5º Ano 1 e 2 PROFESSOR (AS): Carmen Lúcia DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A Escola e as habilidades para

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente. mpliar

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

2ª Débora/ Roberta. 8º Ano E.F. Língua Portuguesa. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 3 FOCO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS

2ª Débora/ Roberta. 8º Ano E.F. Língua Portuguesa. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 3 FOCO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS Língua Portuguesa 2ª Débora/ Roberta 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 3 FOCO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS Compreender os diversos gêneros textuais, sua função social,

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO I Competências para observar GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR PLANIFICAÇÃO ANUAL DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO NORTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR 151841 ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR 346184 PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 3ºAno Aulas (Horas) Previstas 1º PERÍODO Meses Domínios /

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Referência no material didático Introdução Unidades 1 e 2 Objetos de conhecimento Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade Características da fala Processos de variação

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Série/período: 1º ano Carga

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira EMENTA

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira EMENTA 53 14 PLANOS DE DISCIPLINAS PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

6. PLANOS DE DISCIPLINAS

6. PLANOS DE DISCIPLINAS 6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120

Leia mais

Histórias em Quadrinhos, Adivinhas e Anedotas.

Histórias em Quadrinhos, Adivinhas e Anedotas. RECRO LÍNGUA PORTUGUESA Histórias em Quadrinhos, Adivinhas e Anedotas. EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS 6º ANO 1º BIMESTRE Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos

Leia mais

Conteúdos Curriculares 3.º ano PORTUGUÊS

Conteúdos Curriculares 3.º ano PORTUGUÊS PORTUGUÊS 1.º Período ORALIDADE Interação discursiva Princípio de cortesia Pedido de esclarecimento; informação, explicação Compreensão e expressão Tom de voz, articulação, ritmo Vocabulário: alargamento,

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do componente curricular: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série/período: 1º ano Carga

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES (EF02LP01) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo de falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se

Leia mais

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO Programação 1º- ao5º-ano INTRODUÇÃO Ser leitor-escritor competente nos dias de hoje é uma das condições básicas para uma participação social efetiva. Assim, cabe à escola rever seus currículos e estar

Leia mais

Português. 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos

Português. 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos Português 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos Setembro Prestar atenção ao que ouve de modo a cumprir instruções. Manifestar sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Código: ENF - 302 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo:

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS Há 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala de

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos 3ª série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia e mapa;

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL

EMENTA OBJETIVO GERAL C U R S O D E E N F E R M A G E M Componente Curricular: Português Instrumental Código: ENF- 302 Pré-Requisito: Nenhum Período Letivo: 2010.2 CH Total: 60h Professor: Denise Aparecida Brito Barreto E-mail:

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17 Disciplina: Português 7.º Ano Unidade temática e Conteúdos Domínios Objetivos N.º de Aulas previstas por período Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Textos não literários

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos da 3 a série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO COMPREENSÃO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: - apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS EIXO TEMÁTICO COMPETÊNCIAS ESPERADAS Variedades lingüísticas; Diálogo; Turnos. Gênero

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA 1. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal e não verbal. 1.2. Depreender, através de leitura do texto,

Leia mais

Planejamento Anual 2013

Planejamento Anual 2013 Qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg hjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio Planejamento Anual 2013 pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe

Leia mais

CARTA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ

CARTA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ CARTA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ A Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Piauí - SEDUC apresenta aos profissionais da educação as Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Rede Estadual

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

Critérios de Específicos de Avaliação

Critérios de Específicos de Avaliação AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 152 870 Critérios de Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico de 8 de janeiro de 2019) No caso específico da disciplina de Português do 5º ano de

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2018 a 14/12/2018 TURMA: 6º Ano DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Reportagem/Notícia

Leia mais