2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa"

Transcrição

1 2ª Língua Portuguesa 2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade 1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. H5. Reconhecer a vantagem do domínio da escrita para a comunicação das pessoas, para o desenvolvimento do mundo e para a cultura em geral. H6. Reconhecer os usos da norma-padrão da Língua Portuguesa, considerando as diferentes situações de comunicação A linguagem como espaço de interação. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. H7. Reconhecer as variedades linguísticas em situações específicas de uso social. H9. Compreender e valorizar a linguagem como espaço de interação social, produção e circulação do conhecimento e da estruturação da identidade pessoal e coletiva. H10. Compreender que a linguagem é atividade interativa em que nos constituímos como sujeitos sociais, capazes de usar a língua materna para compreensão da realidade A linguagem e a formação para a cidadania. 1. DISTINÇÃO ENTRE LETRAS E OUTRAS FORMAS GRÁFICAS 1.1 As letras e outros símbolos gráficos. 1.2 O alfabeto 1.3 Ordem alfabética. 2. CONVENÇÕES GRÁFICAS 2.1. Direção da escrita Espaçamento entre palavras Letras maiúsculas e minúsculas Letra cursiva e de imprensa. Dominar conhecimentos que concorrem para a apropriação da tecnologia e do sistema de escrita. H11. Conhecer os usos e funções sociais da leitura e da escrita, como elemento importante ao exercício da cidadania. H16. Ordenar palavras em ordem alfabética, até a 3ª letra. H19. Escrever palavras, respeitando o espaçamento entre elas. H21. Diferenciar letras maiúsculas de minúsculas em relação à função de cada tipo (imprensa e cursiva).

2 3. DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 3.1. Sons semelhantes (rimas) Sílabas. H24. Separar palavras em sílabas. H27. Escrever em palavras a representação de letras com uma correspondência sonora (c, g). H28. Identificar as correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas (exemplo: sapo/casa). H29. Escrever palavras, considerando a variação entre o modo de falar e o modo de escrever. 4. DECODIFICAÇÃO E COMPREENSÃO DE PALAVRAS 1. TIPOS TEXTUAIS: 1.1. Narração 1.2. Argumentação 1.3. Exposição 1.4. Descrição 1. DOMÍNIOS DISCURSIVOS/ GÊNEROS TEXTUAIS 1.1. JORNALÍSTICOS Notícia (1º ao 5º Ano) Compreender as características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações comunicativas. H31. Compreender o sentido de palavras, frases e textos. H32. Identificar elementos que compõem uma narrativa. H33. Conhecer as principais características dos diversos gêneros textuais presentes no suporte jornal, identificando suas principais diferenças. H34. Localizar informações explícitas em textos jornalísticos. H35. Identificar o assunto principal de textos jornalísticos, tomando como referência o título, as ilustrações e os principais fatos.

3 H36. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H37. Identificar a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio jornalístico PUBLICITÁRIOS Folheto (2º e 3º Ano) Compreender as características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações comunicativas. H38. Interpretar textos jornalísticos, considerando a estrutura dos gêneros textuais pertencentes a esse domínio. H39. Conhecer o tipo de linguagem utilizada pelos textos jornalísticos, entendendo sua importância para a comunicação dos fatos. H41. Identificar repetições e substituições que contribuem para a coerência e coesão textual. H52. Perceber que os gêneros pertencentes aos textos publicitários são apresentados de formas diferentes. H53. Localizar informações explícitas em textos publicitários. H54. Interpretar texto publicitário, com o auxílio de material gráfico diverso. H55. Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais de textos de diferentes gêneros, pertencentes ao domínio dos textos publicitários. H56. Reconhecer a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio publicitário ENTRETENIMENTO Tirinha (1º ao 5º Ano) H57. Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos de entretenimento, identificando suas principais diferenças. H58. Localizar informações explícitas em textos de entretenimento.

4 H59. Inferir informações implícitas em textos de entretenimento. H60. Identificar as principais informações de textos de entretenimento, tomando como referência a estrutura e as pistas textuais presentes em cada um deles. H61. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H62. Reconhecer a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio entretenimento INTERPESSOAIS Convite (1º e 2º Ano) Compreender as características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações comunicativas. H64. Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos interpessoais, identificando suas principais diferenças. H65. Localizar informações explícitas em textos interpessoais. H66. Identificar o assunto principal de textos interpessoais, tomando como referência o título, as ilustrações e os principais fatos. H67. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H68. Reconhecer a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio interpessoal. H69. Identificar repetições e substituições que contribuem para a coerência e coesão textual.

5 1.6. FICCIONAIS Conto (1º ao 5º Ano) Conto de fadas (2º Ano) H70. Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos ficcionais, identificando suas principais diferenças. H71. Reconhecer características típicas de uma narrativa ficcional, identificando narrador, personagens, cenário, conflito e desfecho. H72. Antecipar o assunto principal de textos ficcionais, tomando como base título, imagens e estrutura. Compreender as características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações comunicativas. H73. Localizar informações explícitas em textos ficcionais. H74. Inferir informações implícitas em textos ficcionais. H75. Identificar o assunto principal de textos ficcionais, tomando como referência o título, as ilustrações e as informações veiculadas. H77. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H78. Reconhecer a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio ficcional. H79. Conhecer textos ficcionais em versões clássicas e contemporâneas.

6 H81. Conhecer principais autores da literatura infanto-juvenil e suas obras. Compreender as características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações comunicativas. H.82. Ordenar os fatos na ordem dos acontecimentos listados no texto. H83. Identificar repetições e substituições que contribuem para a coerência e coesão textual. 1. PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS 1.2. Interpessoal: Convite (2º Ano) 1.3. Ficcional: Conto de Fadas (1º e 2º Ano) Conto (2º Ano) Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da produção de textos escritos, de diversos tipos e gêneros, considerando diferentes situações de comunicação. H84. Produzir textos diversos, de acordo com as possibilidades de escrita. H85. Reescrever histórias conhecidas, apoiando-se nos textos de referência. H86. Planejar a escrita de um texto, considerando o tema, o gênero e o destinatário. H87. Produzir textos coesos e coerentes, observando a estrutura do gênero/tipo proposto para cada ano escolar. 2. REVISÃO E EDIÇÃO DO TEXTO 2.1. Adequação discursiva e conceitual: Adequação ao tema e ao gênero proposto Coerência (unidade temática): * Relação título-texto H88. Observar, no momento da escrita, os aspectos próprios a cada gênero/tipo, considerando: tipo de argumentação, uso da norma-padrão, clareza de ideias e uso de recursos diversos. H90. Adequar a escrita ao contexto de produção.

7 * Continuidade * Progressão * Articulação Consistência argumentativa. Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da produção de textos escritos, de diversos tipos e gêneros, considerando diferentes situações de comunicação. H91. Adequar a escrita ao público-alvo. H92. Adequar a escrita ao tema proposto. H93. Adequar a escrita ao gênero textual proposto. H94. Verificar relação do título com o texto produzido. H95. Verificar a progressão temática do texto. H96. Adequar a variedade linguística e/ou estilística de um texto à situação comunicativa e ao gênero proposto Adequação formal Coesão (recursos anafóricos, articuladores, correlação de tempos verbais, processos de coesão lexical, modalizadores, operadores argumentativos) Morfossintaxe (estruturação de períodos; concordância; regência; emprego de crase; colocação) Paragrafação e pontuação Ortografia e acentuação. H98. Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.

8 H100. Aplicar as convenções da escrita relacionadas à paragrafação dos textos. Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da produção de textos escritos, de diversos tipos e gêneros, considerando diferentes situações de comunicação. H101. Aplicar as convenções da escrita relacionadas à pontuação nos textos. H102. Usar as convenções da língua escrita relacionadas à escrita correta das palavras, considerando as formas ortográficas resultantes de padrões regulares e palavras de uso frequente. H103. Aplicar as convenções da escrita relacionadas à acentuação das palavras. H104. Revisar os textos produzidos, usando estratégias que garantam sua qualidade. 1. LINGUAGEM ORAL 1.1. Gêneros do discurso oral: entrevistas, seminários, reportagens de rádio e TV, notícias de rádio e TV, debates, consulta, recado, apresentações, declamação de poemas, encenação de peças teatrais Código oral e código escrito. Comunicar-se oralmente, adequando-se às diversas situações comunicativas. H105. Usar a Língua Portuguesa nas interações propostas, fazendo uso de gêneros do discurso oral. H107. Adequar a fala ao gênero do discurso oral. H108. Identificar semelhanças e diferenças entre fala e escrita, observando características de cada código. H109. Identificar as características típicas da linguagem oral em textos escritos. H110. Reconhecer as variantes linguísticas regionais e sociais em situações de interlocução oral e escrita.

9 1.3. Uso social. H111. Reconhecer a expressão oral como veículo para troca de ideias, experiências e sentimentos. H112. Participar das discussões propostas, respeitando os direitos do seu interlocutor. H113. Adequar a fala ao contexto de comunicação. H114. Adequar a fala ao público-alvo. Comunicar-se oralmente, adequando-se às diversas situações comunicativas. H115. Adequar a fala ao gênero do discurso oral. H116. Utilizar a linguagem oral para argumentar e defender seus pontos de vista sobre um assunto e/ou uma situação. H117. Praticar a linguagem oral, considerando os diversos contextos em que for usada. 1. LÍNGUA E LINGUAGEM 1.1. As variedades linguísticas Linguagem e adequação de uso A língua e suas variedades Língua oral e língua escrita Língua formal e língua informal. 2. FONOLOGIA 2.1. Ortografia Trocas de uso frequente Trocas regulares Trocas irregulares. Aplicar os conhecimentos gramaticais, contextualizados às diferentes situações de produção e leitura de textos orais e escritos, considerando aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos e fonéticos. H120. Identificar em um texto as variedades linguísticas, características do dialeto de uma determinada região. H122. Empregar formas ortográficas resultantes de padrões regulares e irregulares, na produção de textos diversos.

10 H123. Formular hipóteses sobre regras de uso da língua escrita, a partir da análise de regularidades, aplicando-as em produções escritas e revisões de textos. H124. Reconhecer que palavras de mesmo som e/ou escrita podem, no contexto, apresentar diferentes sentidos Acentuação O acento gráfico Regras de acentuação gráfica Uso da crase. H125. Aplicar as principais convenções da escrita em relação ao uso da acentuação, com base na vivência e com apoio do dicionário Classes de palavras. CLASSE DE PALAVRAS - Substantivo: gênero e número. H126. Identificar a função das classes de palavras na compreensão de textos diversos. Aplicar os conhecimentos gramaticais, contextualizados às diferentes situações de produção e leitura de textos orais e escritos, considerando aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos e fonéticos. H129. Aplicar, pelo contexto de uso, os conceitos de substantivo, assim como suas flexões em gênero. H130. Aplicar, pelo contexto de uso, os conceitos de substantivo, assim como suas flexões em número. 4. SINTAXE 4.1. Frases e oração Tipos de frases. H134. Identificar os tipos de frases existentes, observando a função de cada uma na construção de textos. H135. Elaborar frases afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas, a partir da intenção comunicativa Pontuação e paragrafação Os sinais de pontuação Funções dos sinais de pontuação Uso da vírgula. H136. Identificar os sinais de pontuação, reconhecendo sua importância para a construção e compreensão de um texto.

11 H137. Empregar os diversos recursos, referentes ao uso correto e adequado da pontuação, que contribuem para a expressividade, coerência e coesão de um texto. H138. Explicar o efeito de sentido produzido pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas). H139. Compreender a função dos parágrafos para a organização e construção de textos de vários gêneros. 5. SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA 5.1. A palavra e seu significado Sinonímia e antonímia Denotação e conotação. Aplicar os conhecimentos gramaticais, contextualizados às diferentes situações de produção e leitura de textos orais e escritos, considerando aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos e fonéticos. H140. Utilizar os parágrafos para a organização e construção de textos de vários gêneros. H141. Empregar parágrafos e travessões para a definição das falas de personagens em um diálogo. H142. Identificar o sentido correto de uma palavra, a partir do contexto em que está sendo utilizada. H143. Identificar o sentido de palavras de mesmo som e/ou escrita, dependendo do contexto. H144. Identificar, entre os vários sentidos que uma palavra pode ter, aquele mais apropriado ao que se quer dizer.

12 Dicas de aprofundamento * Programação mensal da Biblioteca Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Estadual Luís de Bessa * Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte Rua Carangola, 288. * * CD s Pé com Pé, Canções de brincar e Canções curiosas e Pandalelê, do Grupo Palavra Cantada. * O sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Ed. Brasiliense. * As jabuticabas, de Monteiro Lobato. Ed: Brasiliense. * O casamento da Emília, de Monteiro Lobato. Ed. Brasiliense. * Quem parte reparte, de Tatiana Belinky. Ed. FTD. * O país quadrado, de Maria da Paz Vieira. Ed. Paulinas. * Sopa de bruxa, de Jeong Hae-Wang. Ed. Callis. Livros da Etapa

Competência 2: Dominar conhecimentos que concorrem para a apropriação da tecnologia e do sistema de escrita.

Competência 2: Dominar conhecimentos que concorrem para a apropriação da tecnologia e do sistema de escrita. Língua Portuguesa 2ª 2º Ano E.F. COMPETÊNCIA OBJETO DE APRENDIZADO HABILIDADES Competência 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Português. 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade

Português. 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade 1ª Português 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria

Leia mais

1ª 2º Ano E.F. Língua Portuguesa. Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito

1ª 2º Ano E.F. Língua Portuguesa. Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Língua Portuguesa 1ª 2º Ano E.F. Objeto de Aprendizagem Habilidade H001 Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de conhecimento.

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito. para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. seus benefícios.

Usos e funções: código oral e código escrito. para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. seus benefícios. 3ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Objeto de estudo A linguagem como espaço de interação. A linguagem como espaço de interação. A linguagem e a formação para a cidadania A linguagem e a formação para a cidadania Língua Portuguesa 1º

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais

capacidade de reflexão, contribuindo decisivamente para a formação cidadã.

capacidade de reflexão, contribuindo decisivamente para a formação cidadã. Língua Portuguesa 1ª 3º Ano E.F. Competência COMPETÊNCIA 1 Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Leia mais

H032 Identificar elementos que compõem uma narrativa.

H032 Identificar elementos que compõem uma narrativa. 3ª Objeto de estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana LÍNGUA PORTUGUESA A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho. CONTEÚDOS: Livros: 1. Português Linguagens 2

Leia mais

H014 Classificar palavras quanto ao número de sílabas.

H014 Classificar palavras quanto ao número de sílabas. 2ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas Usos e funções: norma-padrão e variedades

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Língua Portuguesa 2ª 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 1ª Língua Portuguesa 4º ANO E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Português 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de

Leia mais

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito LÍNGUA PORTUGUESA 3ª 4º ano EF.I OBJETO DE ESTUDO HABILIDADE Usos e funções: código oral e código escrito H002 Compreender a importância do estudo da língua portuguesa para o desenvolvimento pessoal e

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito LÍNGUA PORTUGUESA 3ª 2º ANO E.F. Objeto de aprendizagem Habilidade Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito

Leia mais

H007 Reconhecer as variedades linguísticas em situações específicas de uso social.

H007 Reconhecer as variedades linguísticas em situações específicas de uso social. Língua Portuguesa 1ª 4º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão e variedades

Leia mais

compreendendo a importância de seu domínio na vida de qualquer pessoa.

compreendendo a importância de seu domínio na vida de qualquer pessoa. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MARCÍLIA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Suprime a esperança de chegar e ocultam-se as forças para andar. Santo Agostinho Livros: 1. Português Linguagens 2 William Cereja e Thereza Cochar

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

3ª Etapa. 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade. Língua Portuguesa

3ª Etapa. 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade. Língua Portuguesa Língua Portuguesa 3ª Etapa 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade 1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Usos e funções: código oral e código escrito. 1.2. Usos e funções:

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 2ª Língua Portuguesa 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H2. Compreender a importância do estudo da Língua Portuguesa para o desenvolvimento pessoal e para o atendimento às demandas

Leia mais

1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA

1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA Língua Portuguesa 2ª 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

Língua Portuguesa. 5º Ano E.F. Usos e funções: código oral e código escrito

Língua Portuguesa. 5º Ano E.F. Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de estudo Habilidade Usos e funções: código oral e código escrito H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Linguagens 1ª Débora/ Roberta 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1 FOCO: IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua

Leia mais

Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta

Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta Língua Portuguesa SE QUERES SEGUIR A DEUS, DEIXA-O IR ADIANTE. NÃO QUEIRAS QUE ELE TE SIGA. Sto. Agostinho CONTEÚDOS: Leitura e interpretação

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

1. Usos e funções: código oral e código escrito.

1. Usos e funções: código oral e código escrito. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM 4º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM 4º ANO EF ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM Bingo de nomes (Para começo de conversa) Game LP - Interface 3 - Pág. 18 Circunstâncias/Apresentação pessoal (Para começo de conversa) Animação Interativa LP -

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano. Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano. Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras Compreender a importância de valores, como o respeito, a cortesia e a tolerância, nos processos de interlocução (comunicação

Leia mais

Período Gênero textual Expectativa

Período Gênero textual Expectativa DISCIPLINA: Produção de texto ANO DE REFERÊNCIA: 2016 PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 6ºano Período Gênero textual Expectativa P35 Compreender o papel do conflito gerador no desencadeamento dos episódios narrados.

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE ETAPA :1ª Etapa ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 5º Ano 1 e 2 PROFESSOR (AS): Carmen Lúcia DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A Escola e as habilidades para

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL

EMENTA OBJETIVO GERAL C U R S O D E E N F E R M A G E M Componente Curricular: Português Instrumental Código: ENF- 302 Pré-Requisito: Nenhum Período Letivo: 2010.2 CH Total: 60h Professor: Denise Aparecida Brito Barreto E-mail:

Leia mais

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS Planificação Anual / Mensal 2º ANO 2014/2015 Agrupamento PARA O de Escolas Piscinas - Olivais PLANIFICAÇÃO ANUAL / MENSAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 1.º PERÍODO

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Referência no material didático Introdução Unidades 1 e 2 Objetos de conhecimento Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade Características da fala Processos de variação

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA 1. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal e não verbal. 1.2. Depreender, através de leitura do texto,

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

Português. 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos

Português. 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos Português 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos Setembro Prestar atenção ao que ouve de modo a cumprir instruções. Manifestar sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos

Leia mais

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem Apreciar poema, observando rimas Alfabeto maiúsculo e minúsculo em letras de imprensa e cursiva Retomar o alfabeto, a grafia das

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES (EF02LP01) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo de falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO I Competências para observar GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 175 identificam os elementos constitutivos da organização interna do gênero, em receita culinária; localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

CURSO DE DIREITO. Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: Professor: Tatiana Fantinatti Titulação: Graduada, Mestre e Doutora em Letras

CURSO DE DIREITO. Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: Professor: Tatiana Fantinatti Titulação: Graduada, Mestre e Doutora em Letras CURSO DE DIREITO Componente Curricular: Português Jurídico Código: DIR -192 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: 2012.1 Professor: Tatiana Fantinatti Titulação: Graduada, Mestre e Doutora em Letras CH

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Código: ENF - 302 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa LEITURA Objetivo geral: exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de textos...3 Identificação das relações de coerência: ideia principal

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Docente: Marcela Rodriguês dos Santos/ Rubinaldo da Silva Araújo Carga horária: 80h Disciplina: Produção Textual Serie: 6 Ano Plano de Curso I Unidade Objetivo Geral: Desenvolver

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 4 Reconstrução da intertextualidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira EMENTA

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira EMENTA 53 14 PLANOS DE DISCIPLINAS PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 1º Ano Oralidade O1 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 3º Ano Oralidade O3 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO COMPREENSÃO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: - apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS EIXO TEMÁTICO COMPETÊNCIAS ESPERADAS Variedades lingüísticas; Diálogo; Turnos. Gênero

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Português Instrumental Código: Fisio 304 Pré-requisito: ------- Período Letivo:

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Critérios de Específicos de Avaliação

Critérios de Específicos de Avaliação AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 152 870 Critérios de Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico de 8 de janeiro de 2019) No caso específico da disciplina de Português do 5º ano de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

6. PLANOS DE DISCIPLINAS

6. PLANOS DE DISCIPLINAS 6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais Português 1º Ano Página 1 de 18 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA

LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA EDITAL VERTICALIZADO CONCURSO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB - EDITAL N 18/2019. DATA DA PROVA OBJETIVA: 15/09/2019

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos 3ª série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia e mapa;

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Série/período: 1º ano Carga

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente. mpliar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17 Disciplina: Português 7.º Ano Unidade temática e Conteúdos Domínios Objetivos N.º de Aulas previstas por período Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Textos não literários

Leia mais

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS Há 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala de

Leia mais