MURILO AUGUSTO LOPES TEIXEIRA UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK DE GAMIFICAÇÃO PARA APLICAÇÕES WEB (GAMFW)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MURILO AUGUSTO LOPES TEIXEIRA UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK DE GAMIFICAÇÃO PARA APLICAÇÕES WEB (GAMFW)"

Transcrição

1 MURILO AUGUSTO LOPES TEIXEIRA UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK DE GAMIFICAÇÃO PARA APLICAÇÕES WEB (GAMFW) LONDRINA - PR 2015

2

3 MURILO AUGUSTO LOPES TEIXEIRA UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK DE GAMIFICAÇÃO PARA APLICAÇÕES WEB (GAMFW) Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação. Orientador: Prof. Dr. Jacques Duílio Brancher LONDRINA - PR 2015

4

5 A ficha catalográfica deverá ser solicitada na biblioteca central (obrigatório apenas para Dissertação de Mestrado) B222d Sobrenome, Nome do autor. Gerência de redes protocolo SNMP / nome e sobrenome do aluno. Londrina, f. : il. Orientador: nome sobrenome do orientador. Dissertação (Mestrado em ) Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em xxxxx, Inclui bibliografia. 1. Gerencia de redes Teses. 2. SNMP. 3 NMS Teses. 3. Assunto 3 Teses. I. Sobrenome, Nome do orientador. II. Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. III. Título. (ATENCAO PARA MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO NÃO PRECISA) CDU 641:579

6 MURILO AUGUSTO LOPES TEIXEIRA UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK DE GAMIFICAÇÃO PARA APLICAÇÕES WEB (GAMFW) Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação. BANCA EXAMINADORA Prof. Dr. Nome do Orientador Universidade Estadual de Londrina Prof(a). Dr(a). Segundo Membro da Banca Universidade Segundo Membro da Banca Prof. Dr. Terceiro Membro da Banca Universidade Terceiro Membro da Banca Prof. Dr. Quarto Membro da Banca Universidade Quarto Membro da Banca Londrina-PR, de de 2015.

7

8 Este trabalho é dedicado às crianças adultas que, quando pequenas, sonharam em se tornar cientistas.

9

10 AGRADECIMENTOS

11

12 "

13

14 SOBRENOME, P. S. Uma proposta de framework de Gamificação para aplicações Web (GamFW). 51p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, RESUMO Nos últimos anos, estudos e aplicações da Gamificação emergiram consideravelmente. Este conceito é baseado na inserção de mecânica de jogos, estética e lógica fora do seu escopo original com o objetivo de melhorar o envolvimento e compromisso de uma pessoa com uma tarefa. Esta mecânica e conceitos podem ser representado por pontos, níveis, rankings, conquistas, tomadas de decisão, resolução de problemas, etc. No entanto, para implementar e manter um sistema de gamificação dentro de um aplicativo, é necessário estabelecer uma ligação sólida entre o conteúdo do banco de dados, um exemplo é a relação entre pontos, conquistas (medalhas) e níveis alcançados pelo usuário. Estes atributos consomem uma grande quantidade de espaço dependendo da finalidade e escalabilidade do sistema, o que pode tornar o sistema lento a medida que cresce o número de usuários. Com base nesta premissa, o presente trabalho tem como objetivo mostrar o projeto e implementação de um framework on-line onde o usuário é capaz de criar e armazenar seus próprios conceitos de gamificação, com base em pontos, níveis, conquistas e rankings. O usuário é responsável por criar uma comunidade on-line dentro do sistema e registrar os conceitos de jogo previamente estabelecidos. Os elementos são armazenadas no banco de dados e um webservice será responsável por disponibilizar estas informações na forma de métodos. Este serviço permite que o usuário possa desbloquear conquistas, pontos e visualizar as informações do usuário no banco de dados sem a necessidade de armazenar tudo isto em seu próprio sistema, o que minimiza a quantidade de dados ao carregar sua aplicação. A implementação da comunicação entre o cliente e o webservice é da responsabilidade do usuário, no entanto, uma documentação completa estará disponível para eles. O sistema também oferece uma página de administrador que contém as informações das comunidades dos usuários para que os usuários possam visualizar as estatísticas de suas comunidades. Palavras-chave:

15

16

17 SOBRENOME, P. S. Title of the Work. 51p. Final Project (Bachelor of Science in Computer Science) State University of Londrina, Londrina-PR, ABSTRACT In the past few years, Gamification studies and applications emerged considerably. This concept is based on the insertion of game mechanics, aesthetics and logic outside its original scope aiming at improving a persons engagement and commitment to a task. These mechanics can be represented as points, levels, leaderboards, achievements, decision making, problem solving, etc. However, in order to implement and maintain a gamification within an application, it is necessary to establish a solid link between the database contents, an example is the relation between points, badges and levels achieved by the user. These attributes consumes a huge amount of space depending on the purpose and scalability of the system, which may become slower as it grows in user numbers. Based on this premise, this paper aims to show the project and implementation of an online framework where the user is able to create and store its own Gamification concepts, based on points, levels, achievements and leaderboards. The user is responsible for creating an online community within the system and register the game concepts previously stated. Those are stored within the database and a web service convert these information in methods. This service allows the user to call the achievements, points and user information from within the database without needing to store in its own system, which minimizes the amount of data when loading his/her application. The implementation of the communication between the client and the web service is on the users responsibility, however a strong documentation will be available for them. The system also offers an administrator page that contains the information of the users communities so that users can view statistics of their communities. Keywords:

18

19 LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 Acesso às propriedades do documento.... Erro! Indicador não definido. Figura 2 - Logo comemorativa dos 20 anos do Bacharelado em Ciência da Computação da UEL.... Erro! Indicador não definido. Figura 3 - Estilo de referências ABNT-DC-UEL.... Erro! Indicador não definido.

20

21 LISTA DE TABELAS Tabela 1 - Propriedades do documento a serem preenchidas.... Erro! Indicador não definido. Tabela 2 - Conjuntos de dados utilizados nos experimentos... Erro! Indicador não definido. Tabela 3 - Conjuntos Erro! Indicador não definido.

22

23 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

24

25 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO GAMIFICAÇÃO...ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. 2.1 Abordagem Point-Badge-Level O PROJETO DO GAMFW...ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. 3.1 Projeto e implementação do Webservice Interface Web para criação e gerenciamento das Comunidades Erro! Indicador não definido. 3.3 Interface para o usuário final... Erro! Indicador não definido. 4 FUNCIONALIDADES E DOCUMENTAÇÃOERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. 5 TRABALHOS FUTUROS...ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. REFERÊNCIAS APÊNDICE A NOME DO APÊNDICE ANEXO A NOME DO ANEXO TRABALHOS PUBLICADOS PELO AUTOR... 49

26

27 25 1 INTRODUÇÃO Os conceitos de Gamificação estão sendo usados dentro de uma vasta gama de aplicações, desde comerciais até aplicações para a área acadêmica [1]. Isso ocorre devido ao aumento da aceitação deste termo e o seu desenvolvimento nos últimos anos [2]. Este conceito têm alcançado resultados positivos dentro do campo acadêmico, especialmente na educação [3], pelo fato de utilizar conceitos e elementos dos jogos para envolver e motivar o aluno. No entanto, ainda existe uma ausência de ferramentas para gerir e controlar esse processo. Isso deixa a responsabilidade de implementação dos conceitos de jogo para o desenvolvedor, o que pode ser um processo demorado e custoso [2] especialmente relacionado com o gerenciamento de armazenamento dos elementos dentro do sistema. Com base no acima exposto, este trabalho tem como objetivo desenvolver e implementar um framework (estrutura) de Gamificação (GamFW) para aplicações web desenvolvidas em PHP (inicialmente), com foco em aplicações educacionais. Com este framework, o usuário será capaz de criar uma comunidade dentro da base de dados do GamFW e inserir conquistas (medalhas), níveis (e quantidade de pontuação necessária para atingir cada nível). O sistema armazena essas informações e retorna as hashs (palavras-chave para que o usuário possa implementar o desbloqueio desses elementos cadastrados no framework diretamente no código fonte de seu site). O usuário terá à disposição uma documentação completa de como efetuar a junção do GamFW em sua aplicação.

28

29 27 2 GAMIFICAÇÃO E ABORDAGEM POINT-BADGE-LEVEL Gamificação é definida como a utilização de mecânica de jogos, conceitos e estética no exterior das suas fronteiras, a fim de envolver, motivar, treinar ou modificar um comportamento individual [4], [2], [5], [6]. Este método é utilizado em muitas áreas, desde saúde à educação, e está transformando a sociedade de uma forma positiva [1]. O processo de Gamificação se originou a partir de estudos que tiveram como objetivo explicar o efeito envolvente de jogos digitais em indivíduos, uma vez que essas ferramentas são capazes de entreter o usuário por um longo período de tempo longo [1], [8]. Esses jogos também estão presentes na rotina da maioria dos jovens e também de pessoas mais velhas. Os jogos digitais podem ser definidos como um sistema que envolve o jogador em um conflito virtual, definido por um conjunto de regras e seguido pela interatividade, feedback contínuo e instantâneo, e um resultado pré-determinado que pode provocar uma transformação emocional dentro do jogador [9], [10]. O conjunto de regras contidas dentro de um jogo consiste em sua mecânica e conceitos, que podem ser motivadores intrínsecos ou extrínsecos. Alguns autores extraíram e conceituaram esses atributos, a fim de entender o potencial de cada um [7], [11]. O processo de aplicação desses conceitos de jogo dentro de aplicações nongame, ou seja, aplicações que não são jogos, também pode ser suportada por algumas teorias, como a defendida por Pink [12]. O autor afirma que existem três pilares principais que baseiam a motivação humana, sendo eles: autonomia, domínio e propósito. Autonomia, de acordo com Pink, é definido como o controle do indivíduo sobre sua ação, enquanto o domínio é a perícia que este indivíduo tem em uma certa habilidade ou grupo de habilidades e propósito é o sentimento intrínseco que permite a realização pessoal [12]. Esses conceitos podem estar relacionados a jogos digitais, e consequentemente com a gamificação, como por exemplo: o usuário jogar e controlar suas ações durante o curso do jogo (autonomia), enquanto está adquirindo e melhorando suas habilidades para progredir no decorrer do jogo (domínio) e por fim alcançar um sentimento de satisfação ao terminar uma tarefa ou o jogo em si (propósito).

30 2.1 Abordagem Point-Badge-Level

31 29

32 3 O PROJETO DO GAMFW 3.1 Projeto e implementação do Webservice 3.2 Interface Web para criação e gerenciamento das Comunidades 3.3 Interface para o usuário final

33 31

34 4 FUNCIONALIDADES E DOCUMENTAÇÃO Inicialmente para que os usuários da aplicação do cliente interajam com o GamFW é necessário que eles visitem o site e realizem o cadastro. Após finalizar o cadastro no Menu esquerdo há a opção Participar, onde o usuário irá participar da comunidade do cliente. Após concluída a participação, os usuários estarão prontos para interagir com as funcionalidades do GamFW na aplicação do cliente. Para iniciar a instalação do GamFW em uma aplicação web é preciso fazer o download do pacote de arquivos, bibliotecas e classes necessárias disponível no link: LINK AQUI. Após descompactar os arquivos em sua pasta da aplicação você precisará inserir o seguinte trecho de código em seu código html: <head> <script type="text/javascript" src="js/jquery js" /> <script type="text/javascript" src="/js/bootstrap.js" /> <script type="text/javascript" src="js/jquery-ui.min.js" /> <script type="text/javascript" src="js/gamificationframework.js" /> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="css/gamificationframework.css"> </head> Para inserir o botão de login do GamFW em sua página html escreva o seguinte trecho de código: <div id="gamfw-login-button"><div id="gamfw-login-buttontext"></div><button id="gamfw-login-btn" class="btn btn-info">gamfw Login</button></div> Obs: Fica à escolha do cliente onde colocar o botão na página da aplicação. Para que o servidor da aplicação cliente se comunique com o webservice do GamFW é necessário instanciar a classe GamificationFrameworkClass como feito no exemplo abaixo: require_once('caminho/gamificationframeworkclass.php'); $GamificationFrameworkInstance = new GamificationFramework(); onde caminho é o local no qual o arquivo GamificationFrameworkClass.php foi inserido no servidor do cliente.

35 33 A classe GamificationFrameworkClass implementa a funcionalidade disponível no GamFW que é Somar Pontos. Somar Pontos Descrição function addpoints($comunity_hash, $points, $comunity_owner_user_hash) Parâmetros comunity_hash: É uma string única de autenticação da Comunidade informada no site do GMFW logo após a criação da mesma. Points: Um inteiro com a quantidade de pontos a serem desbloqueados para o usuário final. comunity_owner_user_hash: é uma string única de autenticação do usuário criador da comunidade que também é informada no site do GamFW no link: Obs: Os pontos serão somados para o usuário que tiver feito login pelo botão de login do GamFW na aplicação do cliente. Para implementar a soma de pontos para os usuários os seguintes trechos de código deverão ser adicionados: Aplicação em PHP Server Side Exemplo: require_once('caminho/gamificationframeworkclass.php'); $GamificationFrameworkInstance = new GamificationFramework(); $GamificationFrameworkInstance->addPoints( GVdc68xKEM0j2aec, 10, YwGc57yKP7i9kiv ); $GamFW_message = $GamificationFrameworkInstance->message; Obs: caminho é o local no qual o arquivo GamificationFrameworkClass.php foi inserido no servidor do cliente. A última linha irá criar a variável GamFW_message inicializando o valor da mesma com a mensagem presente na classe do GamFW logo após a chamada do método addpoints (Somar Pontos), para que o javascript possa interpretar essa mensagem e executar a ação a ser visualizada pelo usuário final.

36 Client Side Na página html que visualizará a mensagem final após a execução do método addpoints é necessário inserir as linhas de códigos abaixo para que o script em javascript tenha acesso à essa mensagem e possa mostrar ela ao usuário final: <input type="hidden" name="gamfw-message" id="gamfw-message" value="<?php echo $GamFW_message;?>"> <div class="modal fade" id="gamfw-window"> <div class="gamfw-window-header"> <button type="button" class="close" data-dismiss="modal" arialabel="close"><span aria-hidden="true"> </span></button> <div class="page-header"><h2 class="modal-title" align="center">gamification Framework</h2></div> </div> <div class="gamfw-window-body"></div> </div> Obs: na div class= GamFW-window-body é carregado o conteúdo de cada janela disponível ao usuário final (janela de login, janela de pontos e conquistas de desbloqueados e janela de ranking) As conquistas inseridas na Comunidade no site do GamFW serão desbloqueadas automaticamente ao somar os pontos, pois a verificação de pontos necessários para desbloquear as conquistas é feito no WebService do GamFW. Ranking da Comunidade Para inserir o botão de Ranking da Comunidade na aplicação cliente será necessário inserir a linha de código abaixo: <button name="gamfw-ranking-button" type="button" value="hash_da_comunidade" class="btn btn-info" id="gamfw-ranking-button">gamfw Ranking</button> Onde no value do botão é necessário informar a hash de autenticação da Comunidade. Obs: Fica à escolha do cliente onde colocar o botão de Ranking na aplicação.

37 35

38

39 5 TRABALHOS FUTUROS 37

40 REFERÊNCIAS [1] J. Lee and J. Hammer, Gamification in Education: What, How, Why Bother? Academic Exchange Quarterly, vol. 15, pp. 1 5, [Online]. Available: [2] G. Zichermann and C. Cunningham, Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. O Reilly Media; 1 edition, [Online]. Available: Mobile/dp/ /ref=srn1n8?ie=UTF8n&qid= n&sr=8-8n&keywords=gamification [3] J. Hamari, J. Koivisto, and H. Sarsa, Does Gamification Work? - A Literature Review of Empirical Studies on Gamification, Proceedings of the 47th Hawaii..., [Online]. Available: ature\_review\_of\_empirical\_studies\_on\_gamification/file/9c960523b36be81843.pdf [4] J. McGonigal, Reality is broken: Why games make us better and how they can change the world. Penguin Group, The, Dec. 2011, no. Deterding. [Online]. Available: [5] K. M. Kapp, The Gamification of Learning and Instruction: Gamebased Methods and Strategies for Training and Education, May [Online]. Available: [6] S. Deterding, R. Khaled, L. Nacke, and D. Dixon, Gamification: Toward a definition, CHI 2011 Workshop Gamification Research Network, pp , [Online]. Available: +a+definitionn#0 [7] S. Deterding, D. Dixon, R. Khaled, and L. Nacke, From game design elements to gamefulness: defining gamification, Proceedings of the 15th..., pp. 9 15, [Online]. Available: [8] M. Nelson, Soviet and American precursors to the gamification of work, Proceeding of the 16th International Academic..., pp , [Online]. Available: [9] K. Salen and E. Zimmerman, Rules of Play: Game Design Fundamentals, Oct [Online]. Available:

41 39 [10] R. Koster and W. Wright, A Theory of Fun for Game Design, Nov [Online]. Available: [11] A. Dignan, Game Frame. Free Press, [Online]. Available: Success/dp/B0054U5EHAhttp://books.google.com/books?id=nkUr1RI21jcC [12] D. H. Pink, Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us. Riverhead Books, [Online]. Available: Motivates/dp/ [13] P. Herzig, K. Jugel, C. Momm, M. Ameling, and A. Schill, GaML - A Modeling Language for Gamification, 2013 IEEE/ACM 6th International Conference on Utility and Cloud Computing, vol. 48, pp , Dec [Online]. Available: [14] J. Simões, R. R. D. Redondo, and A. A. F. Vilas, A social gamification framework for a K-6 learning platform, Computers in Human Behavior, vol. 29, no. 2, pp , Mar [Online]. Available: [15] M. Hall, S. O. Kimbrough, C. Haas, C. Weinhardt, and S. Caton, Towards the gamification of well-being measures, 2012 IEEE 8th International Conference on E-Science, pp. 1 8, Oct [Online]. Available:

42

43 Apêndices 41

44

45 APÊNDICE A NOME DO APÊNDICE 43

46

47 Anexos 45

48

49 ANEXO A NOME DO ANEXO 47

50

51 49 TRABALHOS PUBLICADOS PELO AUTOR Trabalhos publicados pelo autor durante o programa (obrigatório somente para teses de doutorado e dissertações de mestrado no template DC/UEL). 1. Jose da silva, autor2 da silva, orientador da silva, Titulo do artigo, local onde foi publicado, mes/ano, editora, numero de pagina, isbn, (Qualis CC 2012, xx) 2. Jose da silva, autor2 da silva, orientador da silva, Titulo do artigo, local onde foi publicado, mes/ano, editora, numero de pagina, isbn, (Qualis CC 2012, xx) 3. Jose da silva, autor2 da silva, orientador da silva, Titulo do artigo, local onde foi publicado, mes/ano, editora, numero de pagina, isbn, (Qualis CC 2012, xx) 4. Jose da silva, autor2 da silva, orientador da silva, Titulo do artigo, local onde foi publicado, mes/ano, editora, numero de pagina, isbn, (Qualis CC 2012, xx)

Uma proposta de framework de Gamificação para aplicações Web (GamFW)

Uma proposta de framework de Gamificação para aplicações Web (GamFW) Uma proposta de framework de Gamificação para aplicações Web (GamFW) Murilo Augusto Lopes Teixeira 1, Jacques Duílio Brancher 2 1 Departmento de Computação Universidade Estadual de Londrina (UEL) Abstract.

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Introdução ao Tableau Server 7.0

Introdução ao Tableau Server 7.0 Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para

Leia mais

Para que o Educa Mobile seja disponibilizado para os alunos, responsáveis por alunos e/ou professores os passos abaixo devem ser seguidos:

Para que o Educa Mobile seja disponibilizado para os alunos, responsáveis por alunos e/ou professores os passos abaixo devem ser seguidos: TOTVS Educa Mobile Produto : TOTVS Educa Mobile 11.83.54 Processo : Educa Mobile Subprocesso : Data publicação da : 14/07/2014 As funcionalidades do Educa Mobile permitem que alunos, responsáveis por alunos

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões Prof. MSc. Hugo Souza Se você precisar manter informações sobre seus usuários enquanto eles navegam pelo seu site, ou até quando eles saem

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

Mapas e Localização. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva

Mapas e Localização. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás. Disciplina: Gerenciamento de Rede de Computadores. Goiânia, 16 de novembro de 2014.

Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás. Disciplina: Gerenciamento de Rede de Computadores. Goiânia, 16 de novembro de 2014. Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás Disciplina: Gerenciamento de Rede de Computadores : Goiânia, 16 de novembro de 2014. Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás Professor: Marissol Martins Alunos: Edy Laus,

Leia mais

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x)

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x) Programa EndNote 1. Informações O EndNote é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. O software permite armazenar e organizar as referências encontradas nas buscas

Leia mais

Sistema de Acompanhamento ao Desempenho do Aluno

Sistema de Acompanhamento ao Desempenho do Aluno Sistema de Acompanhamento ao Desempenho do Aluno Manoel Cardoso da Silveira Neto 1, Luciana Vescia Lourega 1 1 Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos RS - Brasil Caixa Postal 38 98.130-000

Leia mais

Gamificação e Motivação. Aluno: Armando Toda Orientador: Seiji Isotani

Gamificação e Motivação. Aluno: Armando Toda Orientador: Seiji Isotani Gamificação e Motivação Aluno: Armando Toda Orientador: Seiji Isotani Agenda Jogos Jogos Digitais Gamificação Teorias Motivacionais Desafios Conclusões Jogos O que é um jogo? Jogos Para Huizinga (1949):

Leia mais

Personalizações do mysuite

Personalizações do mysuite Personalizações do mysuite 1. mysuite... 2 2. Customização de campos... 3 3. Importação de dados... 3 4. Integração de sistemas... 3 5. Personalização do Atendimento Online... 4 5.1. Imagens de online

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL

GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO DO CRM PROFESSIONAL SUMÁRIO

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. Análise teórica do uso do gamification em processos produtivos Vinicius Schadeck vinicius.vectruz@outlook.com Gabriel Richter gabriel.eduardo.richter@live.com Felipe Brancher fe.brancher@gmail.com Resumo:

Leia mais

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office Treinamento Módulo Escritório Virtual Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office 1. Atualização do sistema Para que este novo módulo seja ativado,

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

MANUAL SIGNEXT CARD EXPLORER

MANUAL SIGNEXT CARD EXPLORER MANUAL SIGNEXT CARD EXPLORER Versão 1.1 Junho / 2009 Índice Iniciando o Signext Card Explorer...3 Arquivo...3 Carregar Biblioteca...3 Usuário...5 Inicializar Token...5 Login...7 Logout...8 Trocar PIN de

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

Aplicação Prática de Lua para Web

Aplicação Prática de Lua para Web Aplicação Prática de Lua para Web Aluno: Diego Malone Orientador: Sérgio Lifschitz Introdução A linguagem Lua vem sendo desenvolvida desde 1993 por pesquisadores do Departamento de Informática da PUC-Rio

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT SUMÁRIO Prefácio... 1 A quem se destina... 1 Nomenclatura utilizada neste documento... 1 Tela de login... 2 Tela Inicial... 4 Gestão de Dispositivo Acompanhar

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 Índice 1 - Objetivo 2 - Descrição do ambiente 2.1. Tecnologias utilizadas 2.2. Estrutura de pastas 2.3. Bibliotecas já incluídas 3 - Características gerais 4 - Criando

Leia mais

2. Fundamentação Teórico-Metodológica e Estado da Arte

2. Fundamentação Teórico-Metodológica e Estado da Arte Implementação de um sistema gamificado de gerenciamento de turmas Euripedes Simões de Paula Junior 1, Jacques Duilio Brancher 1 1 Departamento de Computação Universidade Estadual de Londrina (UEL) Caixa

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive 1 Windows Live Skydrive Fonte imagem: blogaomobile.org Ementa: O windows Live Skydrive apresenta a possibilidade da computação em nuvem, que permite ao usuário armazenar arquivos online, de forma a não

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Parallels Plesk Panel 11 Tour prático do Produto para Proprietários de Website

Parallels Plesk Panel 11 Tour prático do Produto para Proprietários de Website Parallels Plesk Panel 11 Tour prático do Produto para Proprietários de Website Este documento fornece um breve tour prático do painel de controle de hospedagem do Parallels Plesk Panel 11 para um proprietário

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

AVG Admin 2012 SQL Server 2005 Express

AVG Admin 2012 SQL Server 2005 Express AVG Admin 2012 SQL Server 2005 Express Conteúdo: 1. INSTALAÇÃO DO SQL SERVER 2005 EXPRESS... 3 1.1. Microsoft.Net Framework 2.0... 3 1.2. Microsoft SQL Server 2005 Express... 3 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Guia de administração para a integração do Portrait Dialogue 6.0. Versão 7.0A

Guia de administração para a integração do Portrait Dialogue 6.0. Versão 7.0A Guia de administração para a integração do Portrait Dialogue 6.0 Versão 7.0A 2013 Pitney Bowes Software Inc. Todos os direitos reservados. Esse documento pode conter informações confidenciais ou protegidas

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 14.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para

Leia mais

M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o d o Q u a l i t o r A d v a n c e d

M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o d o Q u a l i t o r A d v a n c e d M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o d o Q u a l i t o r A d v a n c e d enterprise i t i l advanced Todos os direitos reservados à Constat. Uso autorizado mediante licenciamento Qualitor Porto Alegre RS

Leia mais

Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line

Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line O aplicativo Aplicativo com quase 3 anos de mercado, onde gerencia atualmente mais de 500.000 arquivos sendo eles entre digitalizados ou anexados

Leia mais

VVS Sistemas (21)3405-9500

VVS Sistemas (21)3405-9500 Índice Assunto Página Apresentação... 2 Funcionamento do Módulo... 3 Instalação do Módulo... 4 Configurações no C-Plus NF-e... 9 Acessando os arquivos... 11 Apresentação Apresentamos o módulo C-Plus NF-e

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Introdução ao Visual Studio VB.Net. Programação Estruturada. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Introdução ao Visual Studio VB.Net. Programação Estruturada. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA Introdução ao Visual Studio VB.Net Programação Estruturada 1 Nesse momento inicial não iremos programar em VB.Net, usando o Visual Studio, mas conhecer alguns comandos e variáveis usadas em uma linguagem

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Primeiro Acesso a Plataforma MOODLE. Autor: NUTEIA Data de Criação: 03 / 02 / 2008. Atualizado em: 16 / 03 / 2012. 1ª Etapa 01

Leia mais

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML...

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML... 1 Sumário 1 Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 3 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

Introdução a Banco de Dados

Introdução a Banco de Dados Introdução a Banco de Dados Ricardo Henrique Tassi - Departamento de Replicação Índice 1- Introdução... 03 2- Quais são os bancos de dados mais conhecidos hoje em dia...04 3- Quais são os tipos de banco...05

Leia mais

BI Citsmart Fornece orientações necessárias para instalação, configuração e utilização do BI Citsmart.

BI Citsmart Fornece orientações necessárias para instalação, configuração e utilização do BI Citsmart. 16/08/2013 BI Citsmart Fornece orientações necessárias para instalação, configuração e utilização do BI Citsmart. Versão 1.0 19/12/2014 Visão Resumida Data Criação 19/12/2014 Versão Documento 1.0 Projeto

Leia mais

SMS MANUAL DE UTILIZAÇÃO PLATAFORMA SMS V2.0

SMS MANUAL DE UTILIZAÇÃO PLATAFORMA SMS V2.0 SMS MANUAL DE UTILIZAÇÃO PLATAFORMA SMS V2.0 Março/2014 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 CONTA... 4 3 MY ACCOUNT... 6 4 ADDRESS BOOK... 7 5 MANAGE GROUP... 8 6 FORMAS DE ENVIO... 9 6.1 SEND SMS... 9 6.2 BULK

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Guia para criação do banco de dados de redes sociais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Guia para criação do banco de dados de redes sociais Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Programa de Pós-Graduação em Informática Guia para criação do banco de dados de redes sociais Edvaldo Artmann de Oliveira edvaldo.oliveira@uniriotec.br

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO GEINFO Gerência de Tecnologia da Informação E-mail geinfo@sejus.ro.gov.br Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK... 4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

HTML / JAVASCRIPT. A versão atual é o HTML5 (seus predecessores imediatos são HTML 4.01, XHTML 1.1, etc.).

HTML / JAVASCRIPT. A versão atual é o HTML5 (seus predecessores imediatos são HTML 4.01, XHTML 1.1, etc.). HTML / JAVASCRIPT Estamos iniciando o estudo do HTML através das TAGS (comandos) para construir formulários. Isso facilitará a continuidade dos nossos estudos da linguagem de programação JavaScript, a

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o d o Q u a l i t o r A d v a n c e d

M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o d o Q u a l i t o r A d v a n c e d M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o d o Q u a l i t o r A d v a n c e d enterprise i t i l advanced Todos os direitos reservados à Constat. Uso autorizado mediante licenciamento Qualitor Porto Alegre RS

Leia mais

Faturamento Eletrônico - CASSEMS

Faturamento Eletrônico - CASSEMS 1 Conteúdo 1. Informações Iniciais... 3 1.1. Sobre o documento... 3 1.2. Organização deste Documento... 3 2. Orientações Básicas... 3 2.1. Sobre o Faturamento Digital... 3 3. Instalação do Sistema... 4

Leia mais

Programação para Internet Orientada a Objetos com PHP & MySQL Instalando e configurando um ambiente de ferramentas PHP e MySQL. Prof. MSc.

Programação para Internet Orientada a Objetos com PHP & MySQL Instalando e configurando um ambiente de ferramentas PHP e MySQL. Prof. MSc. Programação para Internet Orientada a Objetos com PHP & MySQL Instalando e configurando um ambiente de ferramentas PHP e MySQL Prof. MSc. Hugo Souza Na última aula falamos um pouco sobre as ferramentas

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

Nova Central de Atendimento Logicorp

Nova Central de Atendimento Logicorp 1. INICIAR O NAVEGADOR DE INTERNET Acessar a página da Logicorp no link: http://www.logicorp.net.br/index.html 2. ACESSANDO A ÁREA DE ATENDIMENTO DO NOSSO SITE Na parte superior clique em Atendimento.

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do NetEye. Recomendamos que todos os passos sejam seguidos corretamente para que a

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3 ÍNDICE Sobre o módulo de CRM... 2 1 Definindo a Campanha... 3 1.1 Incluir uma campanha... 3 1.2 Alterar uma campanha... 4 1.3 Excluir... 4 1.4 Procurar... 4 2 Definindo os clientes para a campanha... 4

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software Introdução HOW TO Página: 1 de 14 Para fazer a migração/instalação do 6.1 Software, é necessária a instalação do Sistema Operacional Linux Fedora Core 8. Explicaremos passo a passo como formatar a máquina,

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Instalação do utilitário de migração DBF SQL

Instalação do utilitário de migração DBF SQL Migração da base de dados Folhamatic Linha Office para SQL Considerações: Os sistemas Folhamatic Linha Office e os Arquivos Essenciais devem estar atualizados com a última versão disponível no site, quando

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Configurações de Templates no SolidWorks 2011

Configurações de Templates no SolidWorks 2011 Configurações de Templates no SolidWorks 2011 Esse tutorial tem como intuito a criação de propriedades personalizadas, a criação destas propriedades é uma forma de automatizar o preenchimentos de informações

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Manual de Operações. Versão 1.0. Janeiro/2009. Autor : Carlos Valotto

Manual de Operações. Versão 1.0. Janeiro/2009. Autor : Carlos Valotto Manual de Operações Versão 1.0 Janeiro/2009 Autor : Carlos Valotto 1 Informações dos Processos da Internet O DD WebTrack tem como sua principal finalidade manter Importadores e Exportadores sempre atualizados

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

MANUAL. Perfil de Professor

MANUAL. Perfil de Professor MANUAL Perfil de Professor Índice 1. Acesso 1.1. Acessando o Canal do Norte... 03 2. Disciplinas 2.1. Acessando Disciplinas... 07 3. Recursos 3.1. Adicionando Recursos... 10 3.2. Página de texto simples...

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online. Manual do Usuário

Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online. Manual do Usuário Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online Manual do Usuário Introdução O Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online permite ao Criador e ao Inspetor proceder a todas providencias para que um

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades TCEnet Manual Técnico Responsável Operacional das Entidades 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Características... 3 3. Papéis dos Envolvidos... 3 4. Utilização do TCEnet... 4 4.1. Geração do e-tcenet... 4

Leia mais

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte.

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. MANUAL DE SUPORTE Controle de Suporte Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. SUMÁRIO Considerações Iniciais... 3 Acesso... 4 Controle de Suporte... 5 1. Solicitação de Atendimento...

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa. Nele, nossos clientes poderão acessar

Leia mais

Instalação do Portal PMS Ambiente : Controladoria Data da publicação : 18/11/09 Países : Brasil Autor Wilker Valladares

Instalação do Portal PMS Ambiente : Controladoria Data da publicação : 18/11/09 Países : Brasil Autor Wilker Valladares Instalação do Portal PMS Ambiente : Controladoria Data da publicação : 18/11/09 Países : Brasil Autor Wilker Valladares O objetivo deste documento é capacitar o analista a instalar e configurar o Portal

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÂO E OPERAÇÃO DO SOFTWARE

MANUAL DE INSTALAÇÂO E OPERAÇÃO DO SOFTWARE MANUAL DE INSTALAÇÂO E OPERAÇÃO DO SOFTWARE SPEED Instalação e configuração Belo Horizonte Agosto - 2007 INTRODUÇÃO Bem vindo ao sistema de consultas SPEED! O software SPEED é um sistema indispensável

Leia mais

formação em WeB developer

formação em WeB developer formação em WeB developer O Treinamento de Web Developer com duração de 40 semanas (média de 1 ano), ensinará como desenvolver sistemas web de alta performance e interatividade. Através das linguagens

Leia mais

Conteúdo Store manager... 2

Conteúdo Store manager... 2 Conteúdo Store manager... 2 Instalação StoreManager... 4 Servidor... 4 Estação... 4 Configurações necessárias para acessar o sistema... 4 Servidor... 4 Estações... 5 Configuração dos Importadores... 8

Leia mais

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda)

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Sumário Introdução...3 Entrar (Login)...3 Página Inicial (Home Page)...4 Ajuda...5 Conversação (Chat)...6 Mensagens Registradas...7 Registros...8

Leia mais

Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade.

Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade. Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade. Pré-requisitos. 1 - Antes de iniciar a integração com

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3

Leia mais

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 Índice Administração de Documentos...2 Lista de documentos criados...3 Criando um novo documento...3 Barra de ferramentas do editor...4 Editando um documento...7 Administrando suas

Leia mais