O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?"

Transcrição

1 O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial SMS CONTABILIDADE E ASSESSORIA JURIDICA

2 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,, Previdência Social e Caixa Econômica Federal (gestora do FGTS), as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias para um ÚNICO BANCO DE DADOS na internet. O esocial foi instituído pelo Decreto 8.373/14 e mais detalhes estão no portal O esocial teve inicio em 16/07/2018. Nesta fase foram entregues os cadastros dos empregadores e tabelas de cargos e horários. A 2º fase inicia-se em 01/09/2018. Nesta fase, devemos entregar o cadastro dos funcionários ativos nesta data e admitidos a partir de 01/09/2018 e será obrigatório o envio dos eventos de admissões, demissões e afastamentos obedecendo os prazos determinados no Manual do Esocial. Em 01/11/2018 inicia-se a 3º fase, que compreende na entrega das folhas de pagamento. E a 4º e ultima fase terá inicio em 01/2019. Nesta fase a GFIP será substituída e serão enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador. No qual a clinica ocupacional da empresa deve estar de acordo com as regras do esocial. Fique atento às NOVAS ORIENTAÇÕES sobre os procedimentos que precisarão ser seguidos para evitar AUTUAÇÕES e MULTAS para empresa!

3 3 Quais os objetivos do esocial? Para os trabalhadores: Garantia de Direitos. Os trabalhadores terão acesso a todos os dados da sua relação laboral com o empregador através da internet. Para o Governo: Maior poder de fiscalização na garantia de direitos dos trabalhadores e exigência do cumprimento das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias pelo empregador. Para os empregadores: simplificação de processos, porém esta simplificação só virá quando todos os procedimentos estiverem adequados ao esocial. E é para apresentar estes PROCEDIMENTOS que elaboramos esta Cartilha, que deverá ser seguida pelos empregadores.

4 4 Admissões As contratações nas empresas privadas serão informadas no esocial ANTES da Admissão! Ou seja, o arquivo da admissão deve ser enviado ao esocial no dia imediatamente anterior ao do inicio da prestação de serviço. Os documentos completos (conforme ficha de registro) dos novos empregados precisam chegar ao escritório TRÊS DIAS ANTES da admissão. O envio pode ser realizado por (dp4@smscontabil.com.br) ou pelo WhatsApp (11) desde que as fotos estejam legíveis ou através do visitador desde que haja tempo hábil para que possamos fazer a admissão no prazo estipulado. Antes de realizarmos o cadastro, teremos que fazer a qualificação cadastral do empregado, onde os dados CPF x PIS x Nome x Data de nascimento devem estar consistentes. Caso dê algum erro, o candidato deverá corrigir os dados antes da contratação. Por exemplo, se o funcionário casou e atualizou o nome somente no RG e no CPF, titulo e PIS continuam de solteiro, até que seja feita a regularização não será possível fazer a admissão. O Exame Médico Admissional. Faz parte dos documentos que devem ser entregues ao escritório três dias antes da admissão. No caso de Dependentes, só será possível fazer o cadastro mediante o número do CPF (independente da idade), juntamente com a certidão de nascimento do (s) filho (s) ou no caso de cônjuge com a certidão de casamento.

5 5 Contratação de Estagiários A contratação de estagiários deve obedecer à lei /08, que será exigida no esocial. Os estagiários devem fazer Exame Médico Admissional, Periódico e Demissional. Dentre os documentos que constam na ficha de admissão, também serão necessários as informações abaixo: Instituição de ensino; Coordenador do curso; Agente de integração; Apólice do seguro de vida ( é obrigatório para estagiários); Previsão do término do estágio; Nível do estágio; Área de atuação; Supervisor na empresa O supervisor do estágio deve ter formação na área do curso do estagiário (se de nível superior) ou experiência profissional na área. O supervisor só pode supervisionar até 10 (dez) estagiários. Os contratos assinados no mês devem ser enviados ao setor até o dia 30 daquele mês.

6 6 Contratação de Estrangeiros Devemos informar a contratação de Estrangeiros com detalhes ao esocial. Abaixo segue as informações que devem ser enviadas: Data da chegada ao Brasil; Portaria da naturalização; Data da naturalização; Se é casado com brasileiro (a); Se tem filhos com brasileiro (a); Informações do passaporte; Dados do Estrangeiro RNE ( numero, órgão emissor, expedição e vencimento) e CTPS (número, tipo de visto, expedição e vencimento).

7 7 Contratação por Contrato Intermitente Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria. O empregador convocará por qualquer meio de comunicação eficaz para a prestação de serviços, informando qual será a jornada, com pelo menos três dias corridos de antecedência. Recebida a convocação, o empregado terá o prazo de um dia útil para responder ao chamado, presumindo-se, no silêncio, a recusa. A recusa da oferta não descaracteriza a subordinação para fins do contrato de trabalho intermitente. A empresa deve nos comunicar com 5 dias de antecedência do início da prestação de serviços. Pois devemos comunicar o esocial em cada convocação que a empresa fizer.

8 8 Contratação de Autônomos Será necessário solicitar ao contribuinte individual autônomo antes da contratação: 1. Fazer a Qualificação Cadastral se houver erro não conseguiremos informar no esocial; 2. CPF; 3. PIS/PASEP/NIT; 4. DATA DE NASCIMENTO. Se declarar Dependentes, será necessário preencher a Declaração de Encargos para Fins de Imposto de Renda. Se trouxer comprovante que já contribuiu para outras fontes, será necessário que esse comprovante identifique o CNPJ da empresa, o valor recebido e o valor descontado de INSS.

9 9 Contratação de MEI Microempreendedor Individual Contratando o MEI para os serviços de Hidráulica, Elétrica, Pintura, Carpintaria, Alvenaria, Manutenção ou Reparo de Veículos, o contratante deverá informá-lo no esocial Nos serviços citados, haverá o pagamento de contribuição patronal previdenciária no valor de 20% da remuneração paga ao MEI. Solicitar o número do PIS/PASEP ou NIT. Deve ser feita previamente a Qualificação Cadastral.

10 10 Reintegração do empregado Reintegração do empregado consiste em restabelecer a posse completa, ou seja, em devolver ao empregado o vínculo de emprego que lhe foi tirado pelo abuso de poder da empresa e com ele todas as garantias contratuais havidas antes da demissão. Existem duas formas de reintegração: A primeira pode ocorrer pelo próprio empregador ao verificar que a demissão foi indevida, razão de algum impedimento legal, como, por exemplo, estabilidade no emprego. A outra forma de reintegração do empregado poderá ocorrer por determinação judicial ao verificar que o empregador excedeu seu poder diretivo demitindo injustificadamente o empregado que gozava de estabilidade no emprego, por exemplo. Não podemos confundir reintegração com recontratação. A empresa deve nos comunicar imediatamente para reintegrar o funcionário.

11 11 Contratação trabalhador sem vínculo Nesta categoria está incluído o cadastro dos sócios da empresa. Na abertura ou alteração de sócios na empresa, será entregue uma ficha com as informações que serão necessárias para a inclusão. Qualquer alteração, como estado civil, endereço, inclusão de dependentes, alteração de pro- labore devem ser informadas dentro do mesmo mês.

12 12 Exames Médicos Todos os empregados deverão fazer os exames médicos que serão informados no esocial. Verificar com a clínica ocupacional da empresa os prazos para exames periódicos e complementares, pois há variações conforme a atividade da empresa. Admissional: antes da admissão Periódicos: nos prazos previstos Demissional: logo após o comunicado do desligamento. Caso este exame dê o laudo de INAPTO, o empregado não poderá ser dispensado, devendo ser encaminhado para perícia médica do INSS. Exames complementares: conforme previsto nos laudos, se houver necessidade, o empregado deverá fazer os exames complementares dentro dos prazos previstos.

13 13 Alterações Cadastrais e de Contrato de Trabalho Sempre que houver alterações de endereço, estado civil, grau de instrução, contato, dependentes entre outros, devemos ser informados no mesmo mês para envio ao esocial. A alteração só será realizada mediante o envio do documento, como por exemplo comprovante de endereço, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de escolaridade, entre outros. Essas alterações também incluem os cadastros de estagiários, autônomos e sócios. As alterações do contrato de trabalho, como por exemplo remuneração, função, horário entre outros, não podem ser retroativos, pois devemos informar o esocial no mesmo mês.

14 Férias 14 O prazo para a empresa solicitar as férias a contabilidade são de 40 dias antes do inicio do gozo, pois devem ser seguir as regas abaixo: As férias devem ser avisadas com 30 dias de antecedência ao trabalhador, conforme consta na CLT. As férias devem ser pagas com dois dias antes do início do gozo. Os períodos de férias podem ser negociados entre empregado/empregador, em até três períodos desde que: Um dos períodos seja maior que 14 dias; E os outros dois períodos sejam de no mínimo 05 dias cada um. O fracionamento do período, é apenas uma alternativa de acordo entres as partes e não uma regra, portanto, nada impede que o empregado usufrua dos 30 dias de uma vez só. Importante lembrar que as férias não poderam iniciar em dias que antecedem feriados ou em dias de intervalo semanal para iniciar o período de descanso (geralmente aos sábados e domingos). E no caso de funcionário escalistas, ficar atentos as folgas.

15 15 o Os pagamentos serão informados no esocial, no mês do pagamento. O afastamento e o retorno das férias também serão informados no esocial. o Conferir as escalas de férias que são enviadas mensalmente junto com a folha de pagamento, para que possam se programar e nos comunicar no prazo estipulado. o Caso haja alteração na escala, avise-nos. o Caso não sejamos avisados com antecedência, o empregador pode ser autuado pela não informação, além do retrabalho de informar, que será cobrado.

16 16 Emendar Férias com Afastamentos superiores a 30 dias. Os empregados afastados por parto ou doença acima de 30 dias deverão fazer o exame médico de retorno obrigatoriamente no primeiro dia de retorno (NR 7, item ). Assim, como as férias devem ser pagas com dois dias de antecedência, as férias só poderão iniciar no 3º dia após o afastamento. Reforçamos que tanto o exame médico de retorno, quanto o pagamento e o afastamento de férias precisarão ser informados no esocial.

17 Afastamentos Todos os afastamentos abaixo devem ser informados dentro do prazo estipulado. Orientamos a todas as empresas a comunicar seus colaboradores, estipulando os prazo para a entrega dos atestados, pois não conseguiremos enviar as informações de afastamentos fora do tempo determinado. Afastamentos por acidente/doença do trabalho, independente de sua duração, ou seja, mesmo os de duração de 1 dia. O prazo de envio para contabilidade é de no máximo 2 dias, contando a partir data da emissão. 17 Afastamentos por doenças não relacionadas ao trabalho, com duração de 03 (três) dias ou mais devem ser comunicados. O prazo de envio para contabilidade é de no máximo 2 dias, contando a partir data da emissão. Afastamentos de acidente de trabalho ou doença com duração superior a 15 dias. O prazo de envio para contabilidade se dá no 1º dia útil após o atestado. Afastamentos temporários ocasionados pelo mesmo acidente ou doença, que ocorrerem dentro do prazo de 60 (sessenta) dias e totalizar, na somatória dos tempos, duração superior a 15 (quinze) dias, independentemente da duração individual de cada afastamento, devem ser enviados, isoladamente, até o 16º dia do afastamento caso não tenham transcorrido os prazos previstos nos itens relatados anteriormente.

18 18 o Os demais afastamentos como: licença sem remuneração, aposentadoria por invalidez, acompanhamento de membro da família enfermo e licença maternidade também dever ser informados no esocial. O prazo de envio é até o fechamento da folha de pagamento. o Para os afastamentos por doença ou acidente que são relacionados ao trabalho, é obrigatório ser informado o CID da doença. o Para qualquer afastamento por auxílio doença ou acidente relacionado ao trabalho ou não, deve ser informado a quantidade de dias do atestado medico, obrigatoriamente. o Envie-nos as informações tão logo que ocorra, para gerar os dados ao esocial. E não perderem os prazos. o Os empregados afastados por mais de 30 dias por doença, acidente de trabalho ou PARTO deverão fazer OBRIGATORIAMENTE o exame médico de retorno no primeiro dia de retorno ao trabalho.

19 Desligamentos Os avisos prévios para os pedidos de demissão (trabalhado ou descontado) e para as demissões com aviso prévio trabalhado. Devem ser comunicadas a contabilidade no dia do pedido de demissão ou no caso de demissão, dois dias antes se der aplicado o aviso prévio ao funcionário. Não será mais possível emitir aviso prévio trabalhado com data retroativa. 19 A recusa do empregado de comparecer ao trabalho durante o período do cumprimento do aviso prévio não altera o tipo de aviso, devendo os dias sem comparecimento serem considerados como faltosos. No caso de aviso prévio indenizado, é necessário somente avisar o desligamento no 1º dia útil após a demissão. o No caso de cancelamento do aviso prévio deve ser enviado tão logo haja a decisão sobre a continuidade do contrato, porém, se isso não ocorrer nenhum outro evento será afetado. Em caso de termino de contrato de trabalho, deverá comunicar a contabilidade um dia antes do vencimento da experiência. Em caso de quebra de contrato, nos comunicar no 1º dia útil após a dispensa. O prazo para pagamento em qualquer tipo de desligamento são de 10 dias corridos, contando o dia da dispensa. No caso de aviso prévio trabalhado, contando da data do termino do aviso.

20 20 Folha de Pagamento As informações para o fechamento da folha de pagamento devem ser enviadas conforme a folha de ponto de cada empresa. As que seguem o período de 21 a 20, até no máximo o dia 25. As que seguem o período de 01 a 30, até no máximo o dia 03 do mês subsequente. Caso as informações sejam enviadas depois e haja retrabalho para gerar recálculo da folha, haverá a cobrança do retrabalho.

21 21 Declaração de Encargos de Família para fins de Imposto de Renda Todos os dependentes de qualquer idade deverão ter inscrição do CPF. Em caso de dependentes em comum, a Declaração deverá ter a assinatura do cônjuge (IN RFB 1.500/14, artigo 90). Uma pessoa só pode ser dependente de uma outra. Exemplo: um filho só pode ser dependente do pai ou da mãe. Enviaremos modelo de Declaração para ser atualizado para todos os empregados. Quem paga pensão alimentícia não pode deduzir como dependente o próprio beneficiado com a pensão. Será obrigatório informar todos os dependentes no esocial.

22 22 LTCAT Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho Para os itens abaixo favor consultar o responsável pela medicina ocupacional da empresa. O LTCAT precisa ser atualizado, já que suas informações serão transmitidas ao esocial (descrição de todos os ambientes de trabalho, todos os riscos e uso de EPI). Na contratação de empresas terceirizadas com cessão de mão de obra os laudos deverão de entregues (cópia), para que a empresa informe o seu ambiente com riscos (IN RFB 971/09, art 291). Os EPI (Equipamentos de Proteção Individual) serão informações com seus respectivos CA (Certificados de Aprovação).

23 23 CAT Comunicação de Acidente de Trabalho e PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário A CAT passará a ser elaborada dentro do esocial. Para isso, precisamos informar todos os acidentes de trabalho no mesmo dia (em caso de morte) ou no primeiro dia útil após o acidente. Informe-nos imediatamente para que possamos enviar as informações ao esocial. O PPP passará a ser eletrônico a partir do esocial e ele contém todas as atividades que o empregado desempenha. Caso haja alguma alteração de atividades ou risco do empregado, precisamos ser informados ainda dentro do mesmo mês, para envio ao esocial. O trabalhador terá acesso aos dados do seu PPP.

24 24 Termo de Responsabilidade Eu, declaro que recebi a cartilha com os novos procedimentos a serem seguidos em função do esocial. comprometo-me a enviar as informações conforme as novas normas previstas nesta cartilha em função da implantação do esocial. Declaro estar ciente do risco de autuação, isentando a empresa de qualquer responsabilidade jurídica e civil, caso não envie as informações conforme previsto. Local, data:. / /. Assinatura:

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? 1 O QUE É O ESOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,, Previdência Social e Caixa Econômica Federal

Leia mais

CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS

CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS * VERSÃO 2018 * O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS CARTILHA ESOCIAL AUGE CONTABILIDADE (47) 3019-4490 / 3019-4804 O QUE É O ESOCIAL? Nova forma

Leia mais

Cartilha de novos procedimentos

Cartilha de novos procedimentos O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha de novos procedimentos Escritório Contábil Verona (11) 4056-8081 vilma@contabilverona.com.br 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? FM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE LUSTRES LTDA Cartilha esocial 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial 2 Para que serve essa cartilha? Cartilha para que os gestores obtenham informações sobre novos procedimentos a serem seguidos

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? 12/12/2017 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? ATAC Contabilidade e Auditoria

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? ATAC Contabilidade e Auditoria O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? ATAC Contabilidade e Auditoria Cartilha esocial Para que serve essa cartilha? Modelo de cartilha para que os gestores do esocial façam a comunicação

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial Índice O que é o esocial?.... 3 Quais os objetivos do esocial?.... 4 Admissões.... 5 Desligamentos.... 6 Folha de Pagamento....

Leia mais

Cartilha. O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

Cartilha. O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? 2 O QUE É O ESOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,, Previdência Social e Caixa Econômica

Leia mais

O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA?

O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? 1 Oque é o esocial Nova forma de enviar ao governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal,

Leia mais

Versão O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha de novos procedimentos

Versão O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha de novos procedimentos Versão 2018 O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha de novos procedimentos O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? CARTILHA ESOCIAL O QUE É O ESOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Todos os sistemas

Leia mais

CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS

CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS CARTILHA ESOCIAL Departamento Pessoal Bacchini Contabilidade O QUE É O ESOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo

Leia mais

Cartilha de orientação

Cartilha de orientação Cartilha de orientação O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que todo empresário precisa saber para tornar-se um bom gestor e evitar que a empresa seja autuada de acordo com

Leia mais

Cartilha de Novos Procedimentos

Cartilha de Novos Procedimentos VERSÃO 2019 Cartilha de Novos Procedimentos O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária com o? 31 3451 6113 Rua Izabel Bueno, 579 sala 106 Jaraguá Belo Horizonte O que é o esocial? Nova

Leia mais

Novo Cronograma esocial Demais entidades Empresariais

Novo Cronograma esocial Demais entidades Empresariais CIRCULAR Nº 20/2018 São Paulo, 18 de outubro de 2018. Novo Cronograma esocial Demais entidades Empresariais Prezado Cliente, Foi publicada, no DOU de 05.10.2018, a Resolução CDES n 005/2018 com o novo

Leia mais

CONTABILIDADE O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

CONTABILIDADE O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? CONTABILIDADE O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha O que é o esocial? CONTABILIDADE Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,, Previdência

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? RECURSOS HUMANOS 1 Cartilha esocial O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,, Previdência

Leia mais

esocial 2018 Cartilha Simplificada

esocial 2018 Cartilha Simplificada esocial 2018 Cartilha Simplificada (principais pontos) Cartilha atualizada e simplificada do esocial para implantação 2 Índice O que é o esocial? Quais os objetivos do esocial? Admissões Desligamentos

Leia mais

esocial ebook C O L O M B O gratuito que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? A N O S

esocial ebook C O L O M B O gratuito que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? A N O S O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? ebook gratuito www.colomboconsultoria.com.br D E S D E 1996 O que é o esocial? - Nova forma de enviar ao Governo, as informações trabalhistas,

Leia mais

Confira o cronograma de implantação do

Confira o cronograma de implantação do O que é o esocial? É uma nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal (gestora do FGTS), as informações trabalhistas, fiscais e

Leia mais

Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS. Cartilha esocial

Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS. Cartilha esocial Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS Cartilha esocial 2 O que é o esocial? ESOCIAL DOMÉSTICO / SIMPLES DOMÉSTICO O recolhimento obrigatório a partir da competência OUTUBRO/2015. Por intermédio

Leia mais

Procedimentos para auxiliar no entendimento de alguns dos principais processos no esocial.

Procedimentos para auxiliar no entendimento de alguns dos principais processos no esocial. Procedimentos para auxiliar no entendimento de alguns dos principais processos no esocial. 9 Admissões As contratações deverão ser informadas no esocial ANTES do colaborador iniciar suas atividades no

Leia mais

Cartilha de Novos Procedimentos O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA?

Cartilha de Novos Procedimentos O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? Cartilha de Novos Procedimentos O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? O QUE É O ESOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica

Leia mais

CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS

CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS Coloque aqui a sua logo * VERSÃO 2018 * O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS CARTILHA ESOCIAL Coloque aqui o nome da empresa ou órgão OU FORMAS

Leia mais

O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA?

O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? CARTILHA DE PROCEDIMENTOS O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? WWW.GRUPOEPICUS.COM.BR O QUE É O E-SOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,

Leia mais

Rua Coronel José Paes de Almeida, 67- Vila Mazzei São Paulo/SP Telefone:

Rua Coronel José Paes de Almeida, 67- Vila Mazzei São Paulo/SP Telefone: Rua Coronel José Paes de Almeida, 67- Vila Mazzei São Paulo/SP Telefone: 2761-1533 O que é o esocial? É uma nova forma de enviar de informações ao Governo, as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias

Leia mais

O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA?

O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS O QUE É O esocial? u Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência

Leia mais

EMPRESAS MEI, MICRO EMPREENDEDORES

EMPRESAS MEI, MICRO EMPREENDEDORES O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal (gestora do FGTS), as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias

Leia mais

simples Tudo o que você precisa saber! Para sua vida contábil ser

simples Tudo o que você precisa saber! Para sua vida contábil ser + 55 11 4962-3900 dp@ageucontabilidade.com.br www.ageucontabilidade.com.br Tudo o que você precisa saber! Para sua vida contábil ser simples R. Guarulhos, 129 - Gopoúva, Guarulhos - São Paulo O que é esocial?

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL

MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL @@ @@ 2 O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial) é um instrumento de unificação da prestação de informações, que

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO CLIENTE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO CLIENTE MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO CLIENTE O que é o O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial). Trata-se uma nova forma

Leia mais

Termo de Entrega. Recebi a cartilha com os novos procedimentos a serem seguidos em função do esocial.

Termo de Entrega. Recebi a cartilha com os novos procedimentos a serem seguidos em função do esocial. Termo de Entrega Recebi a cartilha com os novos procedimentos a serem seguidos em função do esocial. Esta cartilha contém as informações básicas e necessárias para que o condomínio possa atender todas

Leia mais

Apresentação do esocial: O que muda na relação trabalhista e previdenciária. Versão de novembro de 2018 CARTILHA

Apresentação do esocial: O que muda na relação trabalhista e previdenciária. Versão de novembro de 2018 CARTILHA Apresentação do esocial: O que muda na relação trabalhista e previdenciária Versão 1.0 01 de novembro de 2018 CARTILHA CARTA DE APRESENTAÇÃO Fortaleza, 01 de novembro de 2018. Prezados Clientes, Com o

Leia mais

Sistema do governo para unificação de entrega de informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais

Sistema do governo para unificação de entrega de informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais Sistema do governo para unificação de entrega de informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais Uma publicação Escritório de Contabilidade Arrivabene Avenida São João, 802 - Conjunto 23 - República,

Leia mais

O que é o esocial? Quais os objetivos do esocial?

O que é o esocial? Quais os objetivos do esocial? Prezado Cliente, o objetivo deste material é fazer uma resenha das mudanças que estamos tendo com o esocial. Já conversamos sobre este assunto em outras oportunidades, seja através de circulares (0009/2018

Leia mais

CARTILHA esocial PARA EMPREGADORES BARREIRAS, 2018 O QUE IRÁ MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA?

CARTILHA esocial PARA EMPREGADORES BARREIRAS, 2018 O QUE IRÁ MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? CARTILHA esocial PARA EMPREGADORES O QUE IRÁ MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? BARREIRAS, 2018 ÍNDICE O QUE É ESOCIAL?... 03 QUAIS OBJETIVOS DO ESOCIAL?... 04 DOMÍNIO ATENDIMENTO...

Leia mais

CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS

CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS 1 O QUE É O E-SOCIAL? O QUE É O E-SOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,, Previdência Social e Caixa Econômica Federal (gestora

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha e-social

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha e-social O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha e-social O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,, Previdência Social e Caixa

Leia mais

CARTILHA dos Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no

CARTILHA dos Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no CARTILHA dos Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no O que é? Para que serve? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal

Leia mais

O que é o? Evitar redundância das informações.

O que é o? Evitar redundância das informações. O que é o? Entrega de orma uniicada todas as inormações e obrigações para um ÚNICO BANCO DE DADOS na internet para o envio das inormações das relações de trabalho. Evitar redundância das inormações. As

Leia mais

esocial: GESTÃO DE PONTOS CRÍTICOS E COMO SE PREPARAR PARA O AMBIENTE DE TESTES

esocial: GESTÃO DE PONTOS CRÍTICOS E COMO SE PREPARAR PARA O AMBIENTE DE TESTES esocial: GESTÃO DE PONTOS CRÍTICOS E COMO SE PREPARAR PARA O AMBIENTE DE TESTES Pontos críticos do esocial Base cadastral da empresa e dos colaboradores Admissão e desligamento de trabalhadores Gestão

Leia mais

E-BOOK DO esocial PARA SEU CONDOMÍNIO

E-BOOK DO esocial PARA SEU CONDOMÍNIO esocial E-BOOK DO esocial PARA SEU CONDOMÍNIO Aqui você conhecerá mais sobre as funções do esocial como ferramenta efetiva para o cumprimento das obrigações legais do condomínio. Saberá quais são as obrigações

Leia mais

Folha de pagamento Versão E-Social Instruções para 2º Fase. Informações ao usuário para que envie as informações para o E-Social 2º Fase.

Folha de pagamento Versão E-Social Instruções para 2º Fase. Informações ao usuário para que envie as informações para o E-Social 2º Fase. Página 1 de 8 Introdução: Informações ao usuário para que envie as informações para o E-Social 2º Fase. É de responsabilidade do cliente Copan o entendimento referente a quais tabelas deveram ser enviadas

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O esocial será um marco na história do Brasil no que se refere à Gestão de Pessoas, das Obrigações Fiscais, Previdenciárias, Trabalhistas

Leia mais

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial Saúde e Segurança do Trabalho no esocial Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial SST - Saúde e Segurança do Trabalho esocial Sistema

Leia mais

Novas Rotinas Deap - Implantação do E-Social/2018

Novas Rotinas Deap - Implantação do E-Social/2018 Novas Rotinas Deap - Implantação do E-Social/2018 O que é o e-social? O e-social é um projeto do Governo Federal que irá unificar a coleta de informações trabalhistas e propiciar aos órgãos fiscalizadores

Leia mais

Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE 1. O que é o esocial? 2. Qual o objetivo do esocial? Para os trabalhadores: Para o Governo:

Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE 1. O que é o esocial? 2. Qual o objetivo do esocial? Para os trabalhadores: Para o Governo: PERGUNTAS FREQUENTES O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, visando auxiliar seus parceiros devido à complexidade desta nova declaração acessória chamada esocial, elaborou este tira dúvidas a partir

Leia mais

OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI.

OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI. OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI. Introdução e Apresentação O esocial ou Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, parte integrante

Leia mais

CARTILHA. O que vai mudar com as novas regras.

CARTILHA. O que vai mudar com as novas regras. CARTILHA O que vai mudar com as novas regras. Prezados Clientes, Visando prepará-los para às mudanças das obrigações trabalhistas e previdenciárias que entram em vigor a partir de julho de 2018, a Escrita

Leia mais

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS O ESOCIAL É UMA REALIDADE QUE NÃO PODE MAIS SER ADIADA. E você empreendedor, está preparado para o novo sistema do governo? Para você não ser pego de surpresa, a equipe da Contabilivre

Leia mais

esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018

esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018 esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018 Responsabilidade do Empregador e do Contador As informações prestadas ao esocial são de RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR, e toda atenção

Leia mais

esocial na Prática Como se adaptar a esta nova obrigação trabalhista.

esocial na Prática Como se adaptar a esta nova obrigação trabalhista. esocial na Prática Como se adaptar a esta nova obrigação trabalhista. O NOVO O esocial traz para as organizações a obrigatoriedade da Mudança. Desafiando as empresas para a Mudança de Cultura, com novas

Leia mais

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas O que é o esocial? Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Decreto 8373/2014 É um projeto do governo federal que visa unificar, em uma só ferramenta, o envio

Leia mais

esocial O que é o esocial? O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações:

esocial O que é o esocial? O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações: esocial O que é o esocial? O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações: Fiscais Trabalhistas Previdenciárias esocial O Projeto do esocial

Leia mais

Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas

Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas Objetivos O E-Social é um projeto do governo federal que vai coletar informações

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO E DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES

ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO E DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES MANUAL DE RH ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO E DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES APRESENTAÇÃO Srs(as) Gestores(as) de Projetos O presente Manual de RH é um documento de orientação para

Leia mais

MAISON GESTÃO E CONTABILIDADE

MAISON GESTÃO E CONTABILIDADE MAISON GESTÃO E CONTABILIDADE esocial O QUE É O esocial? O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial). Por meio desse

Leia mais

Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0

Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0 INFORME JURÍDICO 26/02/2015 443 Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0 Divulgamos a Resolução CGES nº 1/2015, publicada em 24.02.2015, no DOE, que regulamenta o Sistema de Escrituração Digital

Leia mais

esocial O Que é? Sua Empresa está Preparada?

esocial O Que é? Sua Empresa está Preparada? esocial O Que é? Sua Empresa está Preparada? Sua empresa sabe o que é o esocial? O que você sabe sobre o esocial? O que você pensa que aconteceria se entrasse em vigor amanhã? Sua empresa está preparada

Leia mais

esocial: uma nova era nas relações entre empregadores, empregados e governo

esocial: uma nova era nas relações entre empregadores, empregados e governo esocial: uma nova era nas relações entre empregadores, empregados e governo 18 de junho de 2018 Ministério do Trabalho Envolve TODO tipo de trabalho: Trabalhadores Celetistas; Trabalhadores Estatutários;

Leia mais

Soluções Jurídicas Inteligentes

Soluções Jurídicas Inteligentes Soluções Jurídicas Inteligentes ??? VOCÊ SABE O QUE É O esocial???? CONHEÇA O esocial Quais são os órgãos integrantes? REGULAMENTAÇÃO LEGAL REGULAMENTAÇÃO LEGAL QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO ESOCIAL? 1. Enviar

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 E-Social O que é? Sistema de coleta de informação das relações trabalhistas. O sistema entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018, para empresas com faturamento

Leia mais

Sócia da Roberta Assis Consultoria e Treinamentos

Sócia da Roberta Assis Consultoria e Treinamentos MBA em Gestão Empresarial e Graduada em Administração pelo Moura Lacerda. Vasta experiência em Gestão da área de Departamento Pessoal e RH, atuando em todos os subsistemas em empresas de grande porte,

Leia mais

Joaquim Jackson Gomes de Oliveira

Joaquim Jackson Gomes de Oliveira Joaquim Jackson Gomes de Oliveira E-Social 120 horas Com certificado online Este material é parte integrante do curso online "E - Social" do INTRA (www.intra-ead.com.br) conforme a lei nº 9.610/98. É proibida

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE ÍNDICE INTRODUÇÃO... 009 DISPOSIÇÕES GERAIS... 010 Conceito de empregador... 010 Conceito de empregado... 010 Direitos do empregado... 011 Comissão de representatividade... 014 Organograma da comissão

Leia mais

As multas que podem ser aplicadas no esocial

As multas que podem ser aplicadas no esocial As multas que podem ser aplicadas no esocial As multas que podem ser aplicadas no esocial Evento 1 / 21 Base Legal Mínimo Máximo Observações Não entregar ou entregar fora do prazo o SPED esocial (No o

Leia mais

CONTABILIDADE E CONSULTORIA. MG Contécnica Depto Pessoal - Reprodução proibida

CONTABILIDADE E CONSULTORIA. MG Contécnica Depto Pessoal - Reprodução proibida CONTABILIDADE E CONSULTORIA MG Contécnica Depto Pessoal - Reprodução proibida Eventos do esocial Sequenciamento Cronograma esocial CARREGAMENTO INICIAL E ADMISSÃO DE TRABALHADOR S-2200 FLUXOGRAMA DE

Leia mais

10 DICAS PARA IMPLANTAR O ESOCIAL NAS EMPRESAS CONTÁBEIS

10 DICAS PARA IMPLANTAR O ESOCIAL NAS EMPRESAS CONTÁBEIS 10 DICAS PARA IMPLANTAR O ESOCIAL NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Zenaide Carvalho, autora do livro esocial Guia Prático para Implantação nos Escritórios Contábeis Acompanhe aqui os temas deste ebook elaborado

Leia mais

BATE PAPOsobre. esocial

BATE PAPOsobre. esocial um BATE PAPOsobre esocial WWW.CONTEXMARILIA.COM.BR Programação Sistema Público de Escrituração Digital O que é esocial? Cronograma de Implantação Qualificação Cadastral Saneamento de Dados Conhecendo os

Leia mais

AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST)

AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST) AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST) Rogério Andrade Henriques Advogado, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, instrutor de cursos empresariais

Leia mais

esocial Mudanças e Soluções

esocial Mudanças e Soluções esocial Mudanças e Soluções Status do projeto e perspectivas para as relações de trabalho na era do esocial José Maia Auditor-fiscal do Trabalho jose.maia@mte.gov.br O que preciso saber sobre o esocial?

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE ÍNDICE INTRODUÇÃO... 009 DISPOSIÇÕES GERAIS... 010 Conceito de empregador... 010 Conceito de empregado... 010 Direitos do empregado... 011 Comissão de representatividade... 014 Organograma da comissão

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE ÍNDICE INTRODUÇÃO... 008 DISPOSIÇÕES GERAIS... 009 Conceito de empregador... 009 Conceito de empregado... 009 Direitos do empregado... 010 ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO TRABALHO... 014 Assédio moral no trabalho...

Leia mais

10/22/2018. Certificados Digitais A1 ou A3

10/22/2018. Certificados Digitais A1 ou A3 1 Projeto do governo federal que resultou num sistema de coleta das informações relativas à contratação de mão-de-obra a título oneroso no país, armazenando estas informações no Ambiente Nacional do esocial

Leia mais

Para parametrização do evento, clique nos (...) três pontinhos

Para parametrização do evento, clique nos (...) três pontinhos Novidades do Sistema: Versão 12.0.58.9422 Cadastro de Eventos->Extra(F10)->Relação de Eventos com Movimentação p/ Parametrização de Rubricas Objetivo: Listar os eventos do usuário (que iniciam com o código

Leia mais

esocial: o que vem por aí?

esocial: o que vem por aí? esocial: o que vem por aí? Principais Tópicos: 1. O que é e quais os prazo para iniciar o envio de dados ao esocial? 2. Como ele afeta a IES: reflexos para gestores e operação do Acadêmico 3. O futuro

Leia mais

S Aviso Prévio

S Aviso Prévio S-2250 Aviso Prévio Este evento tem como objetivo registrar a comunicação e o possível cancelamento do aviso prévio de iniciativa do empregador ou do empregado, o evento do aviso prévio faz parte dos eventos

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 2) TEMA: CONTRATO DE TRABALHO TRABALHO INTERMITENTE ARTIGO 443 CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA 2) TEMA: CONTRATO DE TRABALHO TRABALHO INTERMITENTE ARTIGO 443 CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO 1 REFORMA TRABALHISTA 2) TEMA: CONTRATO DE TRABALHO TRABALHO INTERMITENTE ARTIGO 443 CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO ARTIGO 452-A CONTRATO DE TRABALHO INTERMITENTE REDAÇÃO ANTERIOR NOVA REDAÇÃO Art. 443

Leia mais

PESSOAL DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

PESSOAL DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DEPARTAMENTO PESSOAL DÚVIDAS MAIS FREQUENTES 1 1. Documentos necessários para admissão Para o processo de admissão, o novo funcionário deverá apresentar a relação de documentos abaixo: *Carteira de Trabalho

Leia mais

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas)

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas) GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas) (8) FISCALIZAÇÃO TRABALHISTA Os contratos de terceirização envolvem sério risco para a Administração, que é a possibilidade de responsabilização

Leia mais

Escopo do Produto. Permite copiar e inativar eventos, além de vincular um evento ao evento padrão, obtendo as mesmas características do evento Mega;

Escopo do Produto. Permite copiar e inativar eventos, além de vincular um evento ao evento padrão, obtendo as mesmas características do evento Mega; Escopo do Produto Módulo do Mega Empresarial: RH Folha de Pagamento Última Atualização: 01/04/2016 Gerente de Produto: Pedro Oliveira Descrição do Módulo O módulo de Folha de Pagamento do Mega Empresarial

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE PROCEDIMENTO NA ÁREA ADMINISTRATIVA

MANUAL DO CLIENTE PROCEDIMENTO NA ÁREA ADMINISTRATIVA MANUAL DO CLIENTE PROCEDIMENTO NA ÁREA ADMINISTRATIVA 1. Após a constituição da empresa, deverá ser mantido em local visível seu quadro de avisos para análise da fiscalização os seguintes documentos: C.N.P.J

Leia mais

esocial - Regularização de Procedimentos Internos para Implantação Lincoln Ferrarezi

esocial - Regularização de Procedimentos Internos para Implantação Lincoln Ferrarezi esocial - Regularização de Procedimentos Internos para Implantação Lincoln Ferrarezi Conceito O esocial é um projeto do governo federal que visa coletar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias

Leia mais

esocial 360 Atualizações do esocial e preparação para o ambiente de testes Luiz Antonio Medeiros de Araujo Auditor fiscal do Trabalho

esocial 360 Atualizações do esocial e preparação para o ambiente de testes Luiz Antonio Medeiros de Araujo Auditor fiscal do Trabalho esocial 360 Atualizações do esocial e preparação para o ambiente de testes Luiz Antonio Medeiros de Araujo Auditor fiscal do Trabalho São Paulo, 29 de março de 2017 Ministério do Trabalho Aspectos conceituais

Leia mais

esocial na FIEPE Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas José Maia Auditor-fiscal do Trabalho

esocial na FIEPE Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas José Maia Auditor-fiscal do Trabalho esocial na FIEPE Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas José Maia Auditor-fiscal do Trabalho jose.maia@mte.gov.br O que preciso saber sobre o esocial? O esocial irá acontecer mesmo? Quando

Leia mais

Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins

Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins REFORMA TRABALHISTA TERCEIRIZAÇÃO E-SOCIAL Contato: (63) 9 8438-0438 9 8453-9301 marciosousa@fococontadores.com.br Márcio Sousa Contador

Leia mais

APRESENTAÇÃO LUIZ ANTONIO MEDEIROS

APRESENTAÇÃO LUIZ ANTONIO MEDEIROS APRESENTAÇÃO LUIZ ANTONIO MEDEIROS II Seminário e-social: Mudanças e soluções esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Luiz Antonio Medeiros de Araujo Auditor-Fiscal

Leia mais

APOSENTADOS E DEMITIDOS CARTILHA COM ORIENTAÇÕES

APOSENTADOS E DEMITIDOS CARTILHA COM ORIENTAÇÕES APOSENTADOS E DEMITIDOS CARTILHA COM ORIENTAÇÕES A BIOVIDA SAÚDE com o intuito de informar e orientar seus beneficiários quanto ao PLANO CONTINUIDADE, resolveu criar e divulgar essa cartilha com explicações

Leia mais

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais;

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais; Ref.: nº 05/2017 esocial 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

GESTÃO PARA MITIGAR CONTENCIOSO TRABALHISTA

GESTÃO PARA MITIGAR CONTENCIOSO TRABALHISTA GESTÃO PARA MITIGAR CONTENCIOSO TRABALHISTA CONCEITO Mitigar é um verbo prenominal ou transitivo direto na língua portuguesa, e significa o ato de diminuir a intensidade de algo, fazer com que fique mais

Leia mais

e-social Agosto 2014 Elaborado por: Valéria de Souza Telles O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

e-social Agosto 2014 Elaborado por: Valéria de Souza Telles O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

MONITORAMENTO DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS

MONITORAMENTO DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS MONITORAMENTO DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS NOVO PRISMA ECTX FLORESTAL Sobre o Procedimento: Este Procedimento tem a finalidade de esclarecer e orientar quanto à separação e entrega de documentos mensais.

Leia mais

FICHA CADASTRAL ESTAGIÁRIOS

FICHA CADASTRAL ESTAGIÁRIOS FICHA CADASTRAL ESTAGIÁRIOS DADOS DO EMPREGADOR: Empresa: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis CNPJ: 47.844.287/0001-08 Filial: Logradouro: Avenida Endereço: Afonso Cáfaro Nº: 2630

Leia mais

PROCEDIMENTO SOBRE ENTREGA MENSAL DA DOCUMENTAÇÃO TRABALHISTA E PROCESSO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO

PROCEDIMENTO SOBRE ENTREGA MENSAL DA DOCUMENTAÇÃO TRABALHISTA E PROCESSO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO PROCEDIMENTO SOBRE ENTREGA MENSAL DA DOCUMENTAÇÃO TRABALHISTA E PROCESSO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO Aos prestadores de serviço da VOITH PAPER MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA. Este procedimento tem por objetivo

Leia mais