Acerca dos achados fossilíferos da Megafauna extinta da Paraíba

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acerca dos achados fossilíferos da Megafauna extinta da Paraíba"

Transcrição

1 Acerca dos achados fossilíferos da Megafauna extinta da Paraíba Mayla Maria Avila CORREA 1 Juliana Carla Silva de CARVALHO 2 Juvandi de Sousa SANTOS 3 1 Estudante de Ciencias Biológicas pela UEPB e estagiária do Museu de História Natural da UEPB/Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba (LAPAP-UEPB). (mayla.bio@gmail.com) 2 Bióloga e estagiária do Museu de História Natural da UEPB/Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba (LAPAP-UEPB). (julianacarla.bio@gmail.com) 3 Arqueologo e Historiador. Coordenador do LAPAP/UEPB. (juvandi@terra.com.br)

2 ACERCA DOS ACHADOS FOSSILÍFEROS DA MEGAFAUNA EXTINTA DA PARAÍBA RESUMO Porém, apenas em 1962 houve uma grande expedição no Estado realizada por Paula Couto e Antônio Ramos. Os fósseis encontrados foram enviados para o Museu Nacional no Rio de Janeiro e sua coleção de paleovertebrados conta com mais de 200 peças fósseis vindas da Paraíba. Apenas a partir de 1980 inicia-se uma série de estudos advindos dos fósseis depositados no Museu Nacional. A listagem sofreu alterações em 1989 e posteriormente em Em 2004 um novo levantamento foi realizado e novos dados foram agregados. Em todos esses estudos, foi constatado que há predominância de megafauna, principalmente de herbívoros, na Paraíba. Nos últimos 6 anos, novos estudos estão sendo realizados, enriquecendo o conhecimento acerca da megafauna paraibana. Os grupos de megamamíferos encontrados até o presente momento na Paraíba são: Camelidae, Dasypodidae, Equidae, Felidae, Gomphotheriidae, Glyptodontidae, Macraucheniidae, Megalonychidae, Megatheridae, Mylodontidae, Pampatheriidae e Toxodontidae. PALAVRAS-CHAVE: Megafauna, Pleistoceno, Paleontologia ABSTRACT Since the 19th century fossils records of Pleistocene animals are found in Paraíba. However only in 1962 a great expedition has taken place in the state, directed by Paula Couto e Antonio Ramos. The fossils found in the search were send to the National museum of Rio de Janeiro, the collection of fossils has more than 200 exemplars of paleovertebrates from the Paraíba. Only after 1980 a series of studies begun, analyzing the fossils stored at the National Museum. The listing of the fossils suffered alterations in 1889 and later in In the year of 2004 a new research was made and new data was obtained. On all this studies war confirmed the predominance of megafauna, mostly in herbivores on Paraíba. In the last 6 yers new research are being performed, improving the knowledge about the megafauna of paraíba. The groups of megamammals found till present time in Paraíba are : Camelidae, Dasypodidae, Equidae, Felidae, Gomphotheriidae, Glyptodontidae, Macraucheniidae, Megalonychidae, Megatheridae, Mylodontidae, Pampatheriidae E. Toxodontidae. KEYWORDS: Megafauna, Pleistocene, paleontology.

3 Desde os achados fossilíferos de megafauna pleistocênica encontrados por Charlie Darwin em sua visita à Argentina e ao Uruguai à bordo do Beagle, as pesquisas paleontológicas começaram a cada vez mais a se propagarem (XAVIER, 2012). Nas pesquisas sobre a megafauna pleistocênica da América do Sul, os países que mais publicam e atualmente se destacam com as suas pesquisas são: a Argentina, o Uruguai e o Brasil. Nos países cisplatinos, boa parte da contribuição científica deve-se à Tonni & Fidalgo (1978, 1982); Tonni & Quiroga ; Ubilla (1985); Ubilla & Martinez (1987) e Prado et al (1987). Mais recentemente, em 2011, Daniel Perea et al publicaram a 2ª edição do livro Fósiles de Uruguay, obra esta que reúne os estudos paleontológicos realizados no país como também uma introdução ao estudo da paleontologia geral. São também conhecidos, para os demais países de língua espanhola da América do Sul, trabalhos que contribuem com o acervo da fauna pleistocênica sul americana, publicados no Peru (e.g. Bonavia, 1996) e Paraguai (e.g. Carlini & Tonni, 2000). HISTÓRICO DAS PESQUISAS REALIZADAS NO NORDESTE BRASILEIRO No Brasil se têm encontrado muitos fósseis de mamíferos pleistocênicos em vários Estados, a exemplo os estudos realizados por Cástor Cartelle na Bahia e Minas Gerais; Carlos de Paula Couto em quase todo o Brasil, e Peter Lund em Minas Gerais (XAVIER, 2012). Na região Nordeste, além dos já referidos, outros autores também já fizeram inúmeras publicações dos resultados de seus estudos. Entre estes, pode-se citar aqueles que são praticamente obrigatórios como fonte de consulta antes de se iniciar em qualquer pesquisa nesta área: Bergqvist (1989); Bergqvist et al (1997); Bergqvist & Almeida (2004); Porpino (2000); Porpino & Santos (1997; 2003); Porpino et al (2004); Oliveira et al (2009; 2010). Outra contribuição significativa está presente no trabalho de Viana et al (2007), no qual os autores citam possíveis distribuições geográfica de sítios paleontológicos que contém megafauna pleistocênica por todo território nordestino. A MEGAFAUNA PLEISTOCENICA PARAIBANA Segundo Bergqvist (1989), a Paraíba é considerada um dos estados brasileiros mais ricos em fósseis Mesozóicos e Cenozóicos. Porém, mesmo com achados que datam desde o

4 século XIX sobre o aparecimento de fósseis pleistocenicos, somente em 1962 houve uma grande expedição no Estado realizada por Paula Couto e Antônio Ramos, que exploraram um tanque no município de Taperoá e recolheram fósseis de mamíferos coletados em Campina Grande. Os fósseis encontrados foram enviados para o Museu Nacional no Rio de Janeiro (hoje pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro) e sua coleção de paleovertebrados conta com mais de 200 peças fósseis vindas da Paraíba. Neste contexto, Bergqvist (op. cit) elaborou uma listagem sistemática dos fósseis provenientes do Estado com seus locais de coleta e um breve histórico das pesquisas. Neste histórico, a autora refere-se ao naturalista francês Louis Jaques Brunet como sendo o pesquisador pioneiro a explorar o Nordeste brasileiro, registrando entre os anos de 1854 a 1859, 59 ocorrências nos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará de restos de mamíferos pleistocênicos. Posteriormente, diversos fósseis foram encontrados ocasionalmente pelos habitantes da região, ao escavarem determinadas áreas para a abertura de cacimbas. Entre as inúmeras informações incompletas destes achados, um fragmento de mandíbula de Eremotherium spillmann, 1948 foi descrito pelos pesquisadores Machado e Costa em Bergqvist (op. cit.) fez uma revisão na literatura referente às localidades fossilíferas da Paraíba, corrigindo algumas informações, acrescentando novos dados do Museu Nacional e, desta forma, criando uma nova listagem dessas localidades. Além do levantamento histórico das pesquisas e a nova listagem das localidades fossilíferas no estado da Paraíba, Bergqvist (op.cit.) apresenta os resultados obtidos após sua revisão do material pertencente à Coleção de Paleovertebrados do Museu Nacional que realizou em dissertação de Mestrado, ainda em Na relação apresentada, houve divergência quanto aos mamíferos representantes do Pleistoceno. O quadro I mostra as duas listagens realizadas por Paula Couto e por Bergqvist. Equus Eremotherium Glossotherium Haplomastodon Hemiauchenia Lama Macrauchenia Mazama Pampatherium Panochthus Parapanochthus Protocyon Scelidodon Smilodon Toxodon Paula Couto (1980) Bergqvist (1989) Equus (A.) neogaeus Eremotherium laurillardi Felinae Glossotherium sp Haplomastodon waringi Hippidion principale Holmesina paulacoutoi Palaeolama major Ocnopus gracilis Panochthu greslebini, P. jaguaribensis Panocthus sp Xenorhinotherium bahiense Toxodontidae QUADRO I Relação dos mamíferos pleistocênicos do Estado da Paraíba trabalhados pelo Museu Nacional Fonte: adaptado de BERGQVIST, 1989.

5 No quadro acima, pode-se observar que houve várias alterações na quantidade de táxons identificados por Paula Couto e posteriormente por Bergqvist. Na segunda listagem, os fósseis identificados como Macrauchenia e Pampatherium foram transferidos para os gêneros e Xenorhinotherium e Holmesina respectivamente. Já, por serem pouco numerosos e apresentarem semelhanças com Haplodontheriinae e com Toxodontinae, os fósseis identificados como Toxodon passaram a ser identificados como Toxodontidae. O gênero Parapanochthus, cuja espécie única é P. jaguaribensis, caiu na sinonímia do gênero Panochtyhus (Bergqvist, 1989). Na listagem atualizada, Bergqvist retira Scelidodon, Hemiauchenia, Lama, Protocyon, Mazama e Smilodon por não encontrar material pertencente a estes gêneros. Além disto, registra-se pela primeira vez no Estado, a ocorrência de Ocnopus, Hippidion e Palaeolama. Em 1997, Bergqvist et al publicam artigo com um estudo mais detalhado referente ao relatório de Carlos de Paula Couto em sua expedição pelo Nordeste aos municípios de Taperoá e Campina Grande em Além de uma listagem atualizada das faunas pleistocênicas locais (quadro II), os autores ainda buscaram explicar as possíveis causas destes fósseis estarem presentes no interior dos tanques: Três hipóteses foram propostas para explicar a presença de fósseis no interior dos tanques (Moreira et al. 1971, Rolim 1974): 1) os animais caiam ou jogavam-se dentro dos tanques (últimos reservatórios d água) para saciar a sede durante um período de seca quaternária, não conseguindo mais sair; 2) ficavam presos por atolamento nos tanques mais rasos; 3) morriam nos arredores e eram levados para dentro dos tanques por enxurradas. É provável que animais habituados a se aventurar em cursos d água, tenham se jogado, outros, na tentativa de beber água, tenham escorregado nas paredes íngremes, que transformavam os tanques em verdadeiras armadilhas (Oliveira et al. 1989). No entanto, se a maioria dos animais morresse dentro dos tanques, maior número de crânios e ossos póscranianos deveria ser encontrado, devido à geometria desses depósitos que impede o transporte dos fósseis do seu interior para outros locais (BERGQVIST et al,1997). A hipótese mais aceita para a presença destes fósseis nos tanques é a de que sejam restos aleatórios de animais que morreram nas proximidades destes, tendo sido levados para o seu interior por enxurradas (BERGQVIST et al, 1997).

6 Listagem atualizada de Megafauna pleistocênica localizada nos municípios de Campina Grande e Taperoá na Paraíba E. Laurillardi Glossotherium sp Holmesina Paulacoutoi Panochthus greslebini Panochthus jaguaribensis Xenorhinotherium bahiense Toxodontidae indet. Haplomastodon waring Hippidion principale Equus (A.) neogaeus Palaeolama major Smilodon populator QUADRO II Relação da megafauna pleistocênica do Estado da Paraíba localizados nos municípios de Campina Grande e Taperoá segundo Bergqvist et al Fonte: Adaptado de Bergqvist, No estudo realizado por estes autores, foi constatado que a fauna de megaherbívoros possui a maior quantidade de representantes em ambos os municípios. Os registro fósseis descritos nesse estudo trazem novas informações acerca da primeira e segunda listagem, já citadas no quadro 1, divulgadas por Paula-Couto e Bergqvist respectivamente. Algumas informações sobre a primeira listagem foram adicionadas: E. Laurillardi é uma das espécies mais abundantes do quaternário brasileiro, principalmente no Nordeste do país. Considerada uma das maiores preguiças já encontradas. Glossotherium sp está mal representado na fauna-local de Campina Grande com material pouco significativo para uma descrição mais precisa. Porém, é provavelmente da espécie Glossotherium aff. G. lettsomi, descrita originalmente no Uruguai. Megalonychidae indet. Foi identificado inicialmente por Paula-Couto como Scelidodon. Há chance de ser Ocnopus gracilis. Holmesina Paulacoutoi: Paula-Couto identificou o único osteodermo como Pampatherium. Cartelle et al (1989) propôs a combinação H. paulacoutoi devido a peça apresentar nítida elevação central distintamente de P. typum e P. humboldti e similaridade em P. paulacoutoi em conjunto com semelhanças no crânio e dentição com o gênero Holmesina. Panochthus greslebini é endêmico do nordeste e possivelmente mais comum no norte da região. Todas as peças estudadas por Paula Couto foram identificadas como representando um único exemplar fóssil. Panochthus jaguaribensis: proposta por Moreira (1965), o gênero Parapanochthus jaguaribensis foi proposto para a identificação desses fósseis. Bergqvist et al após reverem o material e compará-lo com demais Espécies de Panochthus, discordam da nomenclatura e propõem a reutilização da nomenclatura original. Smilodon populator: é o felino mais bem representado nas faunas-locais de Taperoá e Campina Grande. Xenorhinotherium bahiense: É o segundo táxon mais abundante na Paraíba e bastante encontrado atualmente nos demais Estados do Nordeste. Toxodontidae indet.: os dentes

7 coletados possivelmente pertenceram a Trigodonops lopesi. Porém, há duvidas quanto aos ossos da mão haverem pertencido a este último ou a T. platensis. Haplomastodon waringi: proboscídeos mais avantajados que os elefantes atuais, podem ser encontrados por todo o território brasileiro, com maior frequência nas proximidades do litoral. Hippidion principale: mesmo sendo contemporâneo a E. (A.) neogaeus, possuía características mais primitivas. Este é o primeiro registro da espécie para a Paraíba. Equus (Amerhippus) neogaeus: O subgênero Amerhippus foi proposto para representantes que divergiam principalmente das demais formas sul-americanas por possuírem corpo mais avantajado. Apresentava hábitos similares aos cavalos atuais, que vivem em planícies cobertas de gramíneas. Palaeolama major: O material proveniente da expedição à Paraíba foi identificado primeiramente por Paula como Hemiauchenia e Lama. O esqueleto de P. major é semelhante ao das lhamas atuais, porém mais avantajado. Santos (2009a), afirma que frequentemente pode-se encontrar no semiárido nordestino ossos fossilizados depositados em tanques naturais de rochas graníticas que pertenceram a megafauna da região. Santos (2008b) cita e descreve três lagoas pleistocênicas localizadas no estado da Paraíba que possuem registros fossilíferos de megafauna: Lagoa de Dentro (Campina Grande Puxinanã): Foram encontrados fosséis com ótima preservação, com porções raras de fossilizarem-se. Uma equipe vinda da Universidade Federal da Paraíba, organizada pelo professor José Augusto Costa de Almeida fez o salvamento do material. Os resultados dos exemplares encontrados na exploração foram divulgados em Almeida (1999); Lagoa Salgada/Lagoa Encantada (município de Areial): os fósseis apresentam bom estado de preservação. Parte dos restos fósseis foram exumados e parte ainda permanece in situ (Santos,2008b); Lagoa de Pedra (município de Esperança): Apresenta fósseis de ossos fragmentados. Comumente aparecem aflorando no sedimento diversos pedaços de ossos não identificados, de dentes e de vértebras. Os fósseis encontrados pertencentes a megafauna pleistocênica estão listados no quadro 3.Nas três lagoas, o processo de preservação do material fóssil se deu através de permineralização de sílica nos poros e microporos do material ósseo. O material fóssil in situ ainda encontrado nas localidades, necessita de medidas urgentes de salvamento para que não seja ainda mais danificado. Santos (2008b), propõe soluções para a preservação de cada lagoa. Como por exemplo a conclusão do Parque Temático Mastodonte para Lagoa de Dentro,

8 salvamento dos fósseis existentes em Lagoa Salgada, depositando o material fóssil em museu ou local apropriado para este fim e, por último, uma sondagem para um futuro salvamento do material fóssil a ser depositado em um museu, de preferência n próprio município de Esperança. Espécies de Megafauna encontradas em três Lagoas Pleistocênicas da Paraíba Lagoa de Dentro Lagoa Salgada Lagoa de Pedra Eremotherium laurillardi Haplomastodon waringi Smilodon populator Panochtus greslebini Xenorhinotherium bahiense Toxodon Platensis Eremotherium laurillardi Haplomastodon waringi Eremotherium laurillardi Haplomastodon waringi QUADRO III - Listagem das espécies de Megafauna Pleistocenica encontradas em Lagoas Pleistocenicas da Paraíba. Fonte: Adaptado de Santos (2008ª) Atualmente, novas pesquisas sobre a megafauna pleistocênica paraibana estão sendo desenvolvidas. Carvalho (2012) realizou seu trabalho de conclusão de curso com o estudo tafonômico de um exemplar de Haplomastodon waringi extraído de Lagoa Salgada e, que atualmente, encontra-se no Museu de História Natural da UEPB. Outros registros fósseis estão sendo estudados e identificados. Além de H. waringi, foram encontrados fragmentos fósseis de exemplares de Megatheridae e Gliptodontidae ambos também depositados no MHN (figura 1). Figura 01 Alguns fósseis depositados no Museu de História Natural da UEPB: A e B vértebra toráxica e cervical de H. waringi respectivamente; C) dente de Megatheridae; D) fragmento de fêmur de Megatherida; E) Fragmentos de duas vértebras de Megatheridae; F) osteodermos de Gliptodontidae;

9 DISCUSSÃO Mesmo apresentando grande diversidade de fósseis de megafauna pleistocênica, os estudos realizados na Paraíba ainda são escassos. São poucos os pesquisadores que se dedicam ao estudo paleontológico do Estado e menor ainda a divulgação estabelecida com a comunidade sobre a riqueza de espécies de Megafauna Pleistocênica e sua importância científica e cultural. Faz-se necessário um estudo mais aprofundado dos sítios paleontológicos já identificados para futuros salvamentos do material fóssil. Além disso, deve-se estabelecer com prefeituras locais, um programa de conscientização da população para a importância da preservação dos fósseis e manutenção dos locais onde estes sejam depositados. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BERGQVIST, L. P.; ALMEIDA, E. B. Biodiversidade de mamíferos fósseis brasileiros. Revista da Universidade de Guarulhos, Geociências.. n. 9, p , 2004 BERGQVIST, L. et al. Faunas-Locais de Mamíferos Pleistocênicos de Itapipoca/Ceará, Taperoá/Paraíba e Campina Grande/Paraíba. Estudo Comparativo, Bioestratinômico e Paleoambiental. Revista Universidade Guarulhos, Geociências, v.2, n.6, p , BERGQVIST, L. P. O Pleistoceno do Estado da Paraíba: breves notícias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 11, Curitiba-PR. Anais... p , CARTELLE, C.; CÂMARA, B. G.; PRADO, P.I.L. Estudo comparativo dos esqueletos da mão e pé de Pampatherium humboldti (Lund, 1939) e Holmesina paulacoutoi (Cartelle & Bohórquez, 1985) Edentata Pampatheriinae. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 11, Curitiba, Anais... Curitiba. v.1, p , CARVALHO, J. S. C. Análise Tafonômica do Haplomastodon waringi escavado na Lagoa Salgada, Areial, Paraíba Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, MOREIRA, L. E. Gliptodontes do Nordeste do Brasil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 43,1971. Anais... p , MOREIRA, L. E. Notas prévias sobre nova espécie de mamífero fóssil do Estado do Ceará, Brasil. Hy Hy Té, n.2, p , PEREA, Daniel (org). Fósiles de Uruguay. 2.ed. Montevideo: DIRAC, Cap. 13, p PORPINO, K. de O. Sobre a ocorrência de Glyptodon clavipes Owen, 1939 e Glyptodon reticulatus Owen, 1845 no estado do Rio Grande do Norte. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA DE VERTEBRADOS, 2., Rio de Janeiro, RJ. Boletim de resumos, p. 48, PORPINO, K. de O.; SANTOS, M.F. Mamíferos pleistocênicos de Lagoa do Santo, Rio Grande do Norte Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 16.; São Pedro, SP. Boletim de resumos, p. 116, PORPINO, K. de O.; SANTOS, M.F. Novos registros de artiodactyla e perissodactyla para o Lajedo da escada, Baraúna/RN. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 18.; Brasília, DF. Boletim de resumos. p. 226, PORPINO, K. de O.; Santos, M.F.C.F. dos; Bergqvist, L.P. Registros de Mamíferos Fósseis no Lajedo De Soledade, Apodi, Rio Grande do Norte, Brasil. Revista Brasileira de Paleontologia v.7,n.3, p , 2004.

10 PRADO, J. L.; et al. Los mamíferos de la Fauna local Paso Otero (Pleistoceno tardío) Provincia de Buenos Aires. Aspectos paleoambientais y bioestratigráficos. Ameghiniana, v.24, mar/abr, p , OLIVEIRA, E.V., BARRETO, A.L.M.F., SILVA, A.R., Aspectos sistemáticos, paleobiogeográficos e paleoclimáticos dos mamíferos quaternários de Fazenda Nova, PE, nordeste do Brasil. GAEA v.5, n.2, p , OLIVEIRA, E.V., PORPINO, K., de, O., BARRETO, A.M.F.,. On the presence of Glyptotherium in the Late Pleistocene of Northeastern Brazil, and the status of Glyptodon and Chlamydotherium. Paleobiogeographic implications. Neues Jahrbuch fur Geologie und Palaontologie-Abhandlungen v.258, mar, p , OLIVEIRA, L. D. D.; DAMASCENO, J. M.; LINS, F. A. P. L.; MEDEIROS, W. E.; MOREIRA, J. A. Estudo macrofossilífero dos tanques da Fazenda Capim Grosso, São Rafael - RN, auxiliados por métodos geofísicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 11, Curitiba, Anais... Curitiba, p , ROLIM, J.L. Paleontologia e estratigrafïa do Pleistoceno continental do nordeste brasileiro. Formação Cacimbas. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Geociências), Universidade Federal do Rio Grande do Sul SANTOS, J. S.. Ocupação humana, Caatinga, Paleoambientes e Mudanças Ambientais nos Sertões Nordestino. João Pessoa: JRC, 2009a.. Ensaios de Paleontologia Geral e da Paraíba. João Pessoa: JRC, 2008b. TONNI, E. P. & FIDALGO, F. Geologia y paleontologia de lós sedimentos del Pleistoceno en el area de Punta Hermego (Miramar, Provincia de Buenos Aires, Republica Argentina): Aspectos paleoclimáticos. Ameghiniana, v.19, jan/fev, p , Considerações sobre los câmbios climáticos durante el Pleistoceno tardio - Reciente en la Provincia de Buenos Aires. Aspectos ecológicos e zoogeográficos relacionados. Ameghiniana, v.15, jan/fev, p , TONNI, E.P & QUIROGA, J. C. Esquema de estratigrafia mamiferiana para el Cenozoico de America del Sur. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 10, Rio de Janeiro, Anais... Rio de Janeiro. v. 1, p , UBILLA, M. & MARTINEZ, S. El cuaternario continental Del norte del Uruguay: una aproximación a su geocronología y reconstrucción paleoambiental. Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, São Paulo. p , (Publicação Avulsa, 2) UBILLA, M. Mamíferos fósiles, geocronologia y paleoecologia de Fm. Sopas (Pleistoceno Sup.) del Uruguay. Ameghiniana, v.22, mar/abr, p , VIANA et al. Distribuição Geográfica da Megafauna Pleistocênica no Nordeste Brasileiro. In Carvalho, I. de S. (Ed.). Paleontologia: Cenários de Vida. Editora Interciência XAVIER, M. C. T. Paleofauna e Paleoambientes dopleistoceno Superior no Município de Jaguarari, Norte da Bahia Dissertação de Mestrado (Mestrado em Ecologia e Conservação), Universidade Federal De Sergipe, 2012.

Aula FÓSSEIS DE SERGIPE: A MASTOFAUNA PLEISTOCÊNICA

Aula FÓSSEIS DE SERGIPE: A MASTOFAUNA PLEISTOCÊNICA Aula FÓSSEIS DE SERGIPE: A MASTOFAUNA PLEISTOCÊNICA META Passar aos alunos informações sobre a fauna de mamíferos que viveram em Sergipe há 10 mil anos. OBJETIVOS Ao final da aula, o aluno deverá: compreender

Leia mais

OCORRÊNCIA DE MAMÍFEROS EXTINTOS DO PLEISTOCENO NA LOCALIDADE DE LAGOA DA PEDRA, MUNICÍPIO DE IGACI, ALAGOAS

OCORRÊNCIA DE MAMÍFEROS EXTINTOS DO PLEISTOCENO NA LOCALIDADE DE LAGOA DA PEDRA, MUNICÍPIO DE IGACI, ALAGOAS , 110-115 OCORRÊNCIA DE MAMÍFEROS EXTINTOS DO PLEISTOCENO NA LOCALIDADE DE LAGOA DA PEDRA, MUNICÍPIO DE IGACI, ALAGOAS OCCURRENCE OF EXTINCT MAMMALS OF THE PLEISTOCENE IN LAGOA DA PEDRA, IGACI CITY, ALAGOAS

Leia mais

MEGAFAUNA DO PLEISTOCENO FINAL DA FAZENDA SÃO JOSÉ, POÇO REDONDO, SERGIPE, BRASIL

MEGAFAUNA DO PLEISTOCENO FINAL DA FAZENDA SÃO JOSÉ, POÇO REDONDO, SERGIPE, BRASIL MEGAFAUNA DO PLEISTOCENO FINAL DA FAZENDA SÃO JOSÉ, POÇO REDONDO, SERGIPE, BRASIL Lucas de Melo França 1 Mário André Trindade Dantas 2 Maria Helena Zucon 3 Mario Alberto Cozzuol 4 1 Laboratório de Paleontologia,

Leia mais

PALEONTOLOGIA E SEDIMENTOLOGIA DOS SEDIMENTOS CENOZÓICOS DA REGIÃO DE EIRUNEPÉ, BACIA DO SOLIMÕES, AMAZONAS, BRASIL.

PALEONTOLOGIA E SEDIMENTOLOGIA DOS SEDIMENTOS CENOZÓICOS DA REGIÃO DE EIRUNEPÉ, BACIA DO SOLIMÕES, AMAZONAS, BRASIL. TÍTULO: PALEONTOLOGIA E SEDIMENTOLOGIA DOS SEDIMENTOS CENOZÓICOS DA REGIÃO DE EIRUNEPÉ, BACIA DO SOLIMÕES, AMAZONAS, BRASIL. Autores: MARIA INÊS FEIJÓ RAMOS E-MAIL: mramos@fua.com.br INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

REGISTROS DE MAMÍFEROS FÓSSEIS NO LAJEDO DE SOLEDADE, APODI, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

REGISTROS DE MAMÍFEROS FÓSSEIS NO LAJEDO DE SOLEDADE, APODI, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL Revista Brasileira de Paleontologia 7(3):349-358, Setembro/Dezembro 2004 2004 by the Sociedade Brasileira de Paleontologia REGISTROS DE MAMÍFEROS FÓSSEIS NO LAJEDO DE SOLEDADE, APODI, RIO GRANDE DO NORTE,

Leia mais

CENOZÓICO. 16.1 Plioceno. 16.2 Mamíferos do Pleistoceno

CENOZÓICO. 16.1 Plioceno. 16.2 Mamíferos do Pleistoceno Cenozóico 16 CENOZÓICO A partir do Cenozóico, a área primitivamente ocupada pela Bacia do Parnaíba permaneceu soerguida. As pequenas áreas deposicionais são restritas a bacias terciárias de interior e

Leia mais

SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO E DESPORTO. MUSEU DE PRÉ-HISTÓRIA DE ITAPIPOCA MUPHI. TEXTO INFORMATIVO. Celso Lira Ximenes

SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO E DESPORTO. MUSEU DE PRÉ-HISTÓRIA DE ITAPIPOCA MUPHI. TEXTO INFORMATIVO. Celso Lira Ximenes SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO E DESPORTO. MUSEU DE PRÉ-HISTÓRIA DE ITAPIPOCA MUPHI. TEXTO INFORMATIVO Celso Lira Ximenes ITAPIPOCA, CE Maio/2007 ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS DE ITAPIPOCA Até cerca de 8 mil

Leia mais

COLEÇÃO DE MAMÍFEROS PLEISTOCÊNICOS DE ÁGUAS DE ARAXÁ, MG, NO MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA/DNPM-RJ

COLEÇÃO DE MAMÍFEROS PLEISTOCÊNICOS DE ÁGUAS DE ARAXÁ, MG, NO MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA/DNPM-RJ COLEÇÃO DE MAMÍFEROS PLEISTOCÊNICOS DE ÁGUAS DE ARAXÁ, MG, NO MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA/DNPM-RJ Diogo Jorge Melo1; Rita Cássia Tardin Cassab2; Flavia Ventura dos Passos2 1 Depto. Geologia, UFRJ(diogojmelo@gmail.com);

Leia mais

Ecologia Geral. Padrões geográficos em comunidades

Ecologia Geral. Padrões geográficos em comunidades Ecologia Geral Padrões geográficos em comunidades Padrões geográficos em comunidades O que seriam padrões geográficos? As grandes regiões zoogeográficas Origem a partir dos trabalhos de Alfred Russel Wallace

Leia mais

Quaternary and Environmental Geosciences (2010) 02(2):01-11

Quaternary and Environmental Geosciences (2010) 02(2):01-11 Mamíferos do Pleistoceno Superior de Afrânio, Pernambuco, nordeste do Brasil Mammals from Upper Pleistocene of Afrânio, Pernambuco, northeast of Brazil Fabiana Marinho Silva ab, César Felipe Cordeiro Filgueiras

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano **

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano ** AVALIAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO ECOTURISMO NO CAMINHO DO MAR PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR NÚCLEO ITUTINGA PILÕES Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENFOQUE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO, PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DO BIOMA CAATINGA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENFOQUE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO, PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DO BIOMA CAATINGA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENFOQUE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO, PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DO BIOMA CAATINGA Kevison Romulo da Silva França Jéssica de Sousa Pereira Risoneide Henriques da Silva Jessica Rafhaelly

Leia mais

Expedição Em Busca dos Dinossauros

Expedição Em Busca dos Dinossauros Expedição Em Busca dos Dinossauros Janeiro de 2001. Uma expedição com 25 pessoas, entre paleontólogos, fotógrafos, cinegrafistas e produtores, partiu do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, rumo ao Nordeste

Leia mais

Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil SIGEP 014. Celso Lira Ximenes

Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil SIGEP 014. Celso Lira Ximenes SIGEP Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil SIGEP 014 Tanques Fossilíferos de Itapipoca, CE Bebedouros e cemitérios de megafauna pré-histórica Celso Lira Ximenes - PETROBRAS Petróleo Brasileiro

Leia mais

PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA

PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA VIAGEM PARA A SERRA CAPIVARA PI ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II 7º AO 9º ANO. COLÉGIO DÍNAMO 2011 PROFESSORES: * MARCOS MURILO DE OLIVEIRA SILVA * SEMIRAMES ARAÚJO

Leia mais

OS QUATRO ALPES. Alpes, cadeias montanhosas, biodiversidade, erosão glacial.

OS QUATRO ALPES. Alpes, cadeias montanhosas, biodiversidade, erosão glacial. OS QUATRO ALPES Resumo O documentário aborda a biodiversidade de quatro cadeias montanhosas que têm em comum, além de outras características, o nome de Alpes : o Europeu, Australiano, o da Nova Zelândia

Leia mais

www.tiberioge.tibe o.c rioge om.br o.c A Ge G og o r g afi f a Le L va v da d a Sério

www.tiberioge.tibe o.c rioge om.br o.c A Ge G og o r g afi f a Le L va v da d a Sério 1 FLORESTA AMAZÔNICA 2 Características Localiza-se: Região Norte; parte do norte do Mato Grosso e Goiás; e parte oeste do Maranhão; O maior bioma brasileiro ocupa, praticamente, um terço da área do País.

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 6 o ano Unidade 2

Sugestões de avaliação. História 6 o ano Unidade 2 Sugestões de avaliação História 6 o ano Unidade 2 5 Nome: Data: Unidade 2 Recomendação ao aluno: Utilizar lápis de cor. 1. Observe o mapa e responda às questões. Fonte: NAQUET-VIDAL, Pierre; BErtiN, Jacques.

Leia mais

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA Apresentação do Museu O Museu Nacional de História Natural é um organismo da Universidade de Lisboa, vocacionado para a investigação científica e atividades

Leia mais

O Museu vai a escola: exposição itinerante do Museu de História Natural da UEPB

O Museu vai a escola: exposição itinerante do Museu de História Natural da UEPB O Museu vai a escola: exposição itinerante do Museu de História Natural da UEPB Thiago Melo DUARTE 1 Juvandi de Souza SANTOS 2 1 Aluno do curso de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsista

Leia mais

O Brasil da Pré-História O Mistério do Poço Azul

O Brasil da Pré-História O Mistério do Poço Azul O Brasil da Pré-História O Mistério do Poço Azul Gênero: Documentário Duração: 53 minutos Lançamento: 2007 Produção: Brasil, França Classificação etária: Livre Ficha técnica Direção: Mauricio Dias, Túlio

Leia mais

Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais

Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais Andreia Fernandes da Silva (IBGE/DI/COBAD) Celso José Monteiro Filho (IBGE/DGC/CREN) Hesley da Silva Py (IBGE/DI/COBAD) Resumo Tendo em vista a grande

Leia mais

Aula 09 - assíncrona Conteúdo:

Aula 09 - assíncrona Conteúdo: Aula 09 - assíncrona Conteúdo: A vida nas Eras Geológicas 2 Habilidades: Conhecer as características cronológicas das Eras Geológicas Conhecer a evolução dos seres vivos nas Eras Geológicas 3 REVISÃO Mamíferos:

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

Cada nova camada que se forma sobrepõe-se e comprime as camadas mais antigas, situadas por baixo dela

Cada nova camada que se forma sobrepõe-se e comprime as camadas mais antigas, situadas por baixo dela - são testemunhos dos processos geológicos que ocorreram no passado; - são habitualmente estratificadas e fossilíferas Reflectem as alterações ambientais que ocorreram na Terra Contam a história evolutiva

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO IV CARACTERIZAÇÃO DOS DEPÓSITOS... 15

ÍNDICE CAPÍTULO IV CARACTERIZAÇÃO DOS DEPÓSITOS... 15 ÍNDICE DEDICATÓRIA LISTA DE FOTOS E FIGURAS...i RESUMO... iii ABSTRACT...iv AGRADECIMENTOS......v CAPÍTULO I INTRODUÇÃO... 1 I. 1 - APRESENTAÇÃO... 1 I. 2 SÍNTESE SOBRE O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA PALEONTOLÓGICA

Leia mais

Analfabetismo no Brasil

Analfabetismo no Brasil Analfabetismo no Brasil Ricardo Paes de Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IETS) Samuel Franco (IETS) Parte 1: Magnitude e evolução do analfabetismo no Brasil Magnitude Segundo estimativas obtidas com base

Leia mais

ALVES 1,1, Paulo Roberto Rodrigues BATISTA 1,2, Jacinto de Luna SOUZA 1,3, Mileny dos Santos

ALVES 1,1, Paulo Roberto Rodrigues BATISTA 1,2, Jacinto de Luna SOUZA 1,3, Mileny dos Santos DIFUSÃO DA TECNOLOGIA DE CONTROLE BIOLÓGICO DE INSETOS - PRAGAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE AREIA - PB ALVES 1,1, Paulo Roberto Rodrigues

Leia mais

Paleo SP 2009 UnG Guarulhos 17 e 18 de dezembro de 2009

Paleo SP 2009 UnG Guarulhos 17 e 18 de dezembro de 2009 0 ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS AVES: UMA ATUALIZAÇÃO OS DINOSSAUROS QUE VIVEM NOS NOSSOS JARDINS HERCULANO ALVARENGA Museu de História Natural de Taubaté (halvarenga@uol.com.br) Nas últimas duas décadas, a história

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Um Mergulho na Biologia (Ecologia) Alana Bavaro Nogueira Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO O biólogo é um profissional que atua nos diversos campos da Biologia, ou seja, em todas as áreas

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Marsupiais do Quaternário da região da Serra da Capivara, São Raimundo Nonato, Piauí, Brasil

Marsupiais do Quaternário da região da Serra da Capivara, São Raimundo Nonato, Piauí, Brasil Marsupiais do Quaternário da região da Serra da Capivara, São Raimundo Nonato, Piauí, Brasil Filipe Armando Motta (UFRGS), Ana Maria Ribeiro (FZBRS/Departamento de Paleontologia) E-mail: filipe.motta00@gmail.com

Leia mais

Caatinga: exclusivamente brasileira

Caatinga: exclusivamente brasileira Caatinga: exclusivamente brasileira Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Biodiversidade e Florestas Departamento de Conservação da Biodiversidade Parque Nacional da Serra da Capivara - PI Caatinga:

Leia mais

Aspectos pré-históricos pleistocênicos do projeto arqueológico Manguinhos e suas potencialidades. Maria da Conceição de Moraes Coutinho Beltrão*

Aspectos pré-históricos pleistocênicos do projeto arqueológico Manguinhos e suas potencialidades. Maria da Conceição de Moraes Coutinho Beltrão* Aspectos pré-históricos pleistocênicos do projeto arqueológico Manguinhos e suas potencialidades Maria da Conceição de Moraes Coutinho Beltrão* INTRODUÇÃO O Projeto "Sítios Pré-históricos e Megafauna Extinta

Leia mais

Morcegos da Caatinga: Panorama científico dos últimos 35 anos

Morcegos da Caatinga: Panorama científico dos últimos 35 anos Morcegos da Caatinga: Panorama científico dos últimos 35 anos Juan Carlos Vargas Mena 1,3,4, Eugenia Cordero-Schmidt 1,3,4, Bernal Rodriguez- Herrera 2,3,4 & Eduardo Martins Venticinque 1 1 Universidade

Leia mais

Biomas Brasileiros. 1. Bioma Floresta Amazônica. 2. Bioma Caatinga. 3. Bioma Cerrado. 4. Bioma Mata Atlântica. 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense

Biomas Brasileiros. 1. Bioma Floresta Amazônica. 2. Bioma Caatinga. 3. Bioma Cerrado. 4. Bioma Mata Atlântica. 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense Biomas Brasileiros 1. Bioma Floresta Amazônica 2. Bioma Caatinga 3. Bioma Cerrado 4. Bioma Mata Atlântica 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense 6. Bioma Pampas BIOMAS BRASILEIROS BIOMA FLORESTA AMAZÔNICA

Leia mais

INDICADORES DEMOGRÁFICOS E NORDESTE

INDICADORES DEMOGRÁFICOS E NORDESTE INDICADORES DEMOGRÁFICOS E SOCIAIS E ECONÔMICOS DO NORDESTE Verônica Maria Miranda Brasileiro Consultora Legislativa da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento

Leia mais

PAINEL: A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE NO TURISMO CASE GEOPARQUES NO BRASIL: AS PROPOSTAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PAINEL: A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE NO TURISMO CASE GEOPARQUES NO BRASIL: AS PROPOSTAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Serviço Geológico do Brasil CPRM PAINEL: A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE NO TURISMO CASE GEOPARQUES NO BRASIL: AS PROPOSTAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MISSÃO "Gerar e difundir o conhecimento geológico e

Leia mais

Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ

Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ www.anuario.igeo.ufrj.br Megafauna do Quaternário tardio de Baixa Grande, Bahia, Brasil Megafauna of the late Quaternary from Baixa Grande, Bahia, Brazil Universidade

Leia mais

PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS

PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS PROJETO ANIMAIS Projeto elaborado para o 3º ano I e II JOSÉ BOITEUX AGOSTO/2011 ÍNDICE JUSTIFICATIVA...

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL HOSPITAIS SEGUROS FRENTE AOS DESASTRES

CAMPANHA NACIONAL HOSPITAIS SEGUROS FRENTE AOS DESASTRES CAMPANHA NACIONAL HOSPITAIS SEGUROS FRENTE AOS DESASTRES Realização: Ministério da Integração Nacional Logo após um desastre, os governos e as comunidades que atuam em emergências, e também os meios

Leia mais

ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PADRÃO DE CHUVAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PADRÃO DE CHUVAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Revista Eletrônica Novo Enfoque, ano 2013, v. 17, n. 17, p. 168 172 ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PADRÃO DE CHUVAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS OLIVEIRA, Rafael

Leia mais

EDITAL SRInter nº 11/2015 PROGRAMA ESCALA de ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDÉU - AUGM 1º PERÍODO LETIVO DE 2016

EDITAL SRInter nº 11/2015 PROGRAMA ESCALA de ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDÉU - AUGM 1º PERÍODO LETIVO DE 2016 1. Objetivos: EDITAL SRInter nº 11/2015 PROGRAMA ESCALA de ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDÉU - AUGM 1º PERÍODO LETIVO DE 2016 1.1. Contribuir para o desenvolvimento de

Leia mais

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS.

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. BACIA HIDROGRÁFICA. É UMA REDE DE TERRAS DRENADAS POR UM RIO E SEUS PRINCIPAIS AFLUENTES.

Leia mais

PROJETO BICHOS DE JARDIM

PROJETO BICHOS DE JARDIM PROJETO BICHOS DE JARDIM T3A E T3B - 2011 PROFESSORAS: PRISCILLA OLIVEIRA ITO E PAULA TRES ARAUJO ESTAGIÁRIAS: CAROLINA BORTOLETTO E JULIA SANTOS COMPREENDENDO O ESTUDO APRESENTAÇÃO DO PROJETO ESTES BICHOS

Leia mais

COMO ABRIR SUA EMPRESA

COMO ABRIR SUA EMPRESA COMO ABRIR SUA EMPRESA Hoje, ter o próprio negócio é algo muito comum. Flexibilidade, possibilidade de aumentar a renda e instabilidade como funcionário são os principais motivos para se empreender. É

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS E SUBPROJETOS DE PESQUISA

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS E SUBPROJETOS DE PESQUISA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS E SUBPROJETOS DE PESQUISA O projeto deve, OBRIGATORIAMENTE, ser elaborado pelo Coordenador do Projeto (titulação mínima Mestre PBIC/UniEVANGÉLICA; titulação mínima Doutor

Leia mais

INTRODUÇÃO. Capes Relatório Anual: Avaliação Continuada 2005 - Ano Base 2004 Área de Avaliação: GEOGR AFIA

INTRODUÇÃO. Capes Relatório Anual: Avaliação Continuada 2005 - Ano Base 2004 Área de Avaliação: GEOGR AFIA Relatório Anual: Avaliação Continuada 5 - Ano Base INTRODUÇÃO. Optou-se neste relatório por manter na introdução, os dados históricos da área de Pós-graduação em Geografia, constante no relatório do triênio

Leia mais

À descoberta da Geologia da Praia Grande, Sintra

À descoberta da Geologia da Praia Grande, Sintra À descoberta da Geologia da Praia Grande, Sintra Para observar as pegadas de dinossáurio preservadas na laje vertical do extremo sul da Praia Grande, suba as escadas até as encontrar. Nas pegadas que observa

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Profª: Cristiane M. Zanini

GESTÃO AMBIENTAL. Profª: Cristiane M. Zanini GESTÃO AMBIENTAL Profª: Cristiane M. Zanini Afinal, O que é Gestão Ambiental? A novíssima área de conhecimento e trabalho intitulada "Gestão Ambiental" vem causando muita confusão entre os especialistas

Leia mais

ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA SEÇÃO DE PALEONTOLOGIA DO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS, FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL

ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA SEÇÃO DE PALEONTOLOGIA DO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS, FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL ISBN 978-85-7193-185-5 Editora Interciência 2007 Paleontologia: Cenários de Vida ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA SEÇÃO DE PALEONTOLOGIA DO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS, FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

Prof. MSc. Leandro Felício

Prof. MSc. Leandro Felício Prof. MSc. Leandro Felício Ecossistema: Sistema integrado e auto funcionante que consiste em interações dos elementos bióticos e abióticos e cujas dimensões podem variar consideravelmente. Bioma: Conjunto

Leia mais

A árvore das árvores

A árvore das árvores A árvore das árvores Resumo O documentário apresenta os múltiplos usos do carvalho para as sociedades, desde tempos remotos até os dias de hoje; além de retratar lendas e histórias sobre essas árvores

Leia mais

Vice-Presidência de Engenharia e Meio Ambiente Instrução de trabalho de Meio Ambiente

Vice-Presidência de Engenharia e Meio Ambiente Instrução de trabalho de Meio Ambiente Histórico de Alterações Nº de Revisão Data de Revisão Alteração Efetuada 1-Foi alterado o texto do item 2, onde foram suprimidas as referências anteriores e referenciada a PGR-4.3.2 e ao IPHAN. 2-No item

Leia mais

Pnad: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional

Pnad: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional 08/09/2010-10h00 Pesquisa visitou mais de 150 mil domicílios em 2009 Do UOL Notícias A edição 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia

Leia mais

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1.

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1. INTRODUÇÃO Este estudo tem como objeto de análise o processo de

Leia mais

Um Eqüídeo Fóssil do Pleistoceno de Alegrete, RS, Brasil

Um Eqüídeo Fóssil do Pleistoceno de Alegrete, RS, Brasil Pesquisas em Geociências, 30(2): 33-38, 2003 ISSN 1518-2398 Instituto de Geociências, UFRGS Porto Alegre, RS - Brasil Um Eqüídeo Fóssil do Pleistoceno de Alegrete, RS, Brasil CAROLINA SALDANHA SCHERER

Leia mais

A ESET premiará três organizações com licenças de soluções ESET pelo período de 1 ano para todos os equipamentos.

A ESET premiará três organizações com licenças de soluções ESET pelo período de 1 ano para todos os equipamentos. Protegendo Laços. Construindo uma comunidade segura é um Programa de doação de licenças desenvolvido pela ESET América Latina, que tem o objetivo de premiar a iniciativa das organizações sem fins lucrativos

Leia mais

A MEGAFAUNA PLEISTOCENICA DO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL

A MEGAFAUNA PLEISTOCENICA DO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE LICENCIATURA PLENA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MAYLA MARIA AVILA CORREA A MEGAFAUNA

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 29/6/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático Proteção ao meio

Leia mais

FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina GEOGRAFIA Curso Professor ENSINO MÉDIO FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Série 1ª SÉRIE Número: 1 - Conteúdo: Domínios morfoclimáticos - estudar as interrelações

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO-

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO- PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO- Tema / Capítulos Competências/Objectivos Estratégias / Actividades Recursos/Materiais Avaliação Aulas previstas (45 min) Articulação Tema I TERRA NO ESPAÇO Capítulo

Leia mais

MELIPONICULTURA: OPORTUNIDADE DE RENDA COMPLEMENTAR PARA OS QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTE PB

MELIPONICULTURA: OPORTUNIDADE DE RENDA COMPLEMENTAR PARA OS QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTE PB MELIPONICULTURA: OPORTUNIDADE DE RENDA COMPLEMENTAR PARA OS QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTE PB Rosélia Maria de Sousa Santos¹; José Ozildo dos Santos 2 ; Rafael Chateaubriand de Miranda¹; Iluskhanney

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TRANSGÊNICOS JULHO 2001 OPP 081 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL - Levantar junto a população da área em estudo opiniões sobre os transgênicos. - Brasil.

Leia mais

ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO DA ESTAÇÃO DA EMBRAPA SEMIARIDO, PROJETO BEBEDOURO PRETOLINA/PE, ATRAVÉS DA TÉCNICA DE QUANTIS

ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO DA ESTAÇÃO DA EMBRAPA SEMIARIDO, PROJETO BEBEDOURO PRETOLINA/PE, ATRAVÉS DA TÉCNICA DE QUANTIS ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO DA ESTAÇÃO DA EMBRAPA SEMIARIDO, PROJETO BEBEDOURO PRETOLINA/PE, ATRAVÉS DA TÉCNICA DE QUANTIS Iug Lopes¹; Miguel Júlio Machado Guimarães²; Juliana Maria Medrado de Melo³. ¹Mestrando

Leia mais

de monitoramento dos casos de predação envolvendo onças e outros animais silvestres na

de monitoramento dos casos de predação envolvendo onças e outros animais silvestres na ASSOCIAÇÃO DE GUARDA-PARQUES DO AMAPÁ INICIA ATIVIDADES DE MONITORAMENTO DE CASOS DE PREDAÇÃO ENVOLVENDO ONÇAS E OUTROS ANIMAIS SILVESTRES NA APA DO RIO CURIAÚ. A Associação de Guarda-Parques do Amapá

Leia mais

Figura 1 Fragmentação e evolução dos continentes desde a Pangeia até à atualidade: A Pangeia à 225 milhões de anos, B Continentes na atualidade.

Figura 1 Fragmentação e evolução dos continentes desde a Pangeia até à atualidade: A Pangeia à 225 milhões de anos, B Continentes na atualidade. 1. Dinâmica interna da Terra 1.1. Deriva dos Continentes e Tectónica de Placas 1.1.1. Teoria da Deriva Continental Esta teoria foi apresentada por Wegener em 1912, e defendia que os continentes, agora

Leia mais

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NOS MUNICÍPIOS DO CENTRO- SUL PARANAENSE NO PERÍODO DE 2000 A 2010

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NOS MUNICÍPIOS DO CENTRO- SUL PARANAENSE NO PERÍODO DE 2000 A 2010 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NOS MUNICÍPIOS DO CENTRO- SUL PARANAENSE NO PERÍODO DE 2000 A 2010 Juliana Paula Ramos 1, Maria das Graças de Lima 2 RESUMO:

Leia mais

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro Como a Copa do Mundo 214 vai movimentar o Turismo Brasileiro 9 dias O estudo As empresas Principais conclusões a 9 dias da Copa 1 principais emissores 1 Desempenho das cidades-sede Chegadas internacionais

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

MAMÃOZINHO-DE-VEADO (Jacaratia corumbensis O. kuntze): CULTIVO ALTERNATIVO PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL NA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO NORDESTE

MAMÃOZINHO-DE-VEADO (Jacaratia corumbensis O. kuntze): CULTIVO ALTERNATIVO PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL NA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO NORDESTE MAMÃOZINHO-DE-VEADO (Jacaratia corumbensis O. kuntze): CULTIVO ALTERNATIVO PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL NA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO NORDESTE Nilton de Brito Cavalcanti, Gherman Garcia Leal de Araújo, Geraldo Milanez

Leia mais

Brasil. Dos Primeiros habitantes da América à chegada dos Portugueses. Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com

Brasil. Dos Primeiros habitantes da América à chegada dos Portugueses. Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Brasil Dos Primeiros habitantes da América à chegada dos Portugueses Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Os Brasileiros... É como associarmos a formação do povo brasileiro com base nos

Leia mais

Biomas Brasileiros. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério

Biomas Brasileiros. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério Biomas Brasileiros FLORESTA AMAZÔNICA Solos com limitações quanto à fertilidade natural. Características Localiza-se: Região Norte; parte do norte do Mato Grosso e Goiás; e parte oeste do Maranhão; O maior

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS Davi Argemiro Henrique Cardoso de Oliveira e-mail: davicardosod@gmail.com Francione Gomes Silva

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Origem, Evolução e Diversidade da Fauna do Bioma Caatinga

Origem, Evolução e Diversidade da Fauna do Bioma Caatinga Origem, Evolução e Diversidade da Fauna do Bioma Caatinga Adrian Antonio Garda Departamento de Zoologia Laboratório de Anfíbios e Répteis Universidade Federal do Rio Grande do Norte Estrutura da apresentação

Leia mais

C.P.L.P. Fundado em 17 de Julho de 1996; Comunidade dos países de língua portuguesa;

C.P.L.P. Fundado em 17 de Julho de 1996; Comunidade dos países de língua portuguesa; Guiné-Bissau SNIRH C.P.L.P. Fundado em 17 de Julho de 1996; Comunidade dos países de língua portuguesa; Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor

Leia mais

FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber. Ipê Amarelo

FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber. Ipê Amarelo FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber Ipê Amarelo Fatores que influenciam na distribuição das formações vegetais: Clima 1. Temperatura; 2. Umidade; 3. Massas de ar; 4. Incidência

Leia mais

45 mm SEDIMENTAÇÃO NO SEGMENTO COSTEIRO DE ITAIPU-CAMBOINHAS (NITERÓI-RJ) DURANTE O PLEISTOCENO MÉDIO/FINAL E HOLOCENO INICIAL.

45 mm SEDIMENTAÇÃO NO SEGMENTO COSTEIRO DE ITAIPU-CAMBOINHAS (NITERÓI-RJ) DURANTE O PLEISTOCENO MÉDIO/FINAL E HOLOCENO INICIAL. SEDIMENTAÇÃO NO SEGMENTO COSTEIRO DE ITAIPU-CAMBOINHAS (NITERÓI-RJ) DURANTE O PLEISTOCENO MÉDIO/FINAL E HOLOCENO INICIAL. Lucas Araujo Costa 1 ; Renato Rodriguez Cabral Ramos 2 ; Fábio Ferreira Dias 3

Leia mais

Comparação entre Variáveis Meteorológicas das Cidades de Fortaleza (CE) e Patos (PB)

Comparação entre Variáveis Meteorológicas das Cidades de Fortaleza (CE) e Patos (PB) Comparação entre Variáveis Meteorológicas das Cidades de Fortaleza (CE) e Patos (PB) F. D. A. Lima 1, C. H. C. da Silva 2, J. R. Bezerra³, I. J. M. Moura 4, D. F. dos Santos 4, F. G. M. Pinheiro 5, C.

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES Barbara Christine Nentwig Silva Professora do Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social /

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHER

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHER ORIENTAÇÕES PARA PREENCHER O F O R M U L Á R I O D E I N S C R I Ç Ã O A) INFORMAÇÕES GERAIS 1. Ao acessar o sistema pela primeira vez, digite seu CPF no campo correspondente.o sistema efetuará a atualização

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E POLINIZAÇÃO DE PLANTAS DO BIOMA CAATINGA: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS EM SALA DE AULA.

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E POLINIZAÇÃO DE PLANTAS DO BIOMA CAATINGA: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS EM SALA DE AULA. CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E POLINIZAÇÃO DE PLANTAS DO BIOMA CAATINGA: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS EM SALA DE AULA. Iara Késia Alves dos Santos (1); Tamires Araújo Fortunato (2); Jorgeana de

Leia mais

CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA INTEGRADA AO TRABALHO DA PASTORAL DA CRIANÇA

CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA INTEGRADA AO TRABALHO DA PASTORAL DA CRIANÇA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA INTEGRADA AO TRABALHO DA PASTORAL DA CRIANÇA Maria de Fátima Lima, Coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Patos, Gilberto Nunes de Sousa, Central das Associações do

Leia mais

Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE

Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE GEOGRAFIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Leia: O planeta Terra foi formado há mais de 4 bilhões de anos após uma grande explosão. Na atmosfera havia muita água, gases

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

CIRCULAR Nº 2 / 2013 PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE BENS ARQUEOLÓGICOS MÓVEIS EM TERRITÓRIO NACIONAL

CIRCULAR Nº 2 / 2013 PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE BENS ARQUEOLÓGICOS MÓVEIS EM TERRITÓRIO NACIONAL CIRCULAR Nº 2 / 2013 PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE BENS ARQUEOLÓGICOS MÓVEIS EM TERRITÓRIO NACIONAL 1. Legislação aplicável 1.1. Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, que estabelece as bases da política e do

Leia mais

9º Congresso de Pós-Graduação UMA REVISÃO NA LITERATURA SOBRE ERP NO BRASIL VERSUS PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS

9º Congresso de Pós-Graduação UMA REVISÃO NA LITERATURA SOBRE ERP NO BRASIL VERSUS PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS 9º Congresso de Pós-Graduação UMA REVISÃO NA LITERATURA SOBRE ERP NO BRASIL VERSUS PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS Autor(es) GIOVANNI BECCARI GEMENTE Orientador(es) FERNANDO CELSO DE CAMPOS 1. Introdução No

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 7º Ano. Ano Lectivo: 2010/2011

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 7º Ano. Ano Lectivo: 2010/2011 PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 7º Ano Ano Lectivo: 2010/2011 Competências Temas/Unidades Conteúdos _ Conhecer a constituição do Universo e do Sistema Solar _ Conhecer as características

Leia mais

A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS

A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS Daniela Luz Almeida Santos (PIBIC/ARAUCÁRIA), Silvia Christina Madrid Finck (Orientadora),

Leia mais

EDITAL Nº. 73/14 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I

EDITAL Nº. 73/14 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I EDITAL Nº. 73/14 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Brasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo

Leia mais