Conhecendo os Mantenedores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conhecendo os Mantenedores"

Transcrição

1 Conhecendo os Mantenedores A Sea And Air é uma empresa que atua na área de turismo receptivo desde 2000 para todo o Maranhão. A agência de viagens oferece passeios a cidades como: Barreirinhas, Alcântara, São José de Ribamar, Raposa e muito mais. Na Sea And Air você pode montar o seu pacote de viagens. Além disso você pode optar pelo Roteiro Sol & Mar, onde se encontram as mais belas praias de São Luis, como as praias desertas da Raposa e Panaquatira, ou o Roteiro Ecoturístico, com passeios náuticos panorâmicos e ecológicos. Endereço: Rua Inácio Xavier de Carvalho, nº São Francisco Telefone: (98) Site: seandair@elo.com.br

2 Parceria com Faculdade São Luís profissionaliza pesquisas com turistas A partir de parceria firmada entre o São Luís CVB e a Faculdade São Luís, o trabalho de pesquisa iniciado pelo São Luís CVB no dia 29 de janeiro, para traçar o perfil sócioeconômico do turista de eventos, será profissionalizado. O início da parceria acontecerá no I Encontro Norte e Nordeste de Ciência e Engenharia de Materiais, no período de 25 a 28 de junho. Segundo Liviomar Macatrão, superintendente do São Luís CVB, O acompanhamento da Faculdade no trabalho de estatísticas nos eventos visa profissionalizar os pesquisadores e estudantes. Todo o trabalho será supervisionado pelo Professor da Faculdade São Luís, Jorge Baldez, que possui experiência no setor de estatística. Além de saber quanto o turista de eventos gasta em São Luís, a pesquisa avalia também a satisfação do turista que participa de eventos no que diz respeito aos serviços e atrativos da cidade, constituindo assim, uma valiosa ferramenta para a melhoria dos serviços prestados aos turistas.

3 Reunião com Mantenedores No dia 4 de julho, o São Luís CVB promove mais uma reunião com seus sóciomantenedores. Na pauta, estão a apresentação do relatório de atividades do São Luís CVB, discussão dos projetos de geração de eventos e Ilha Card, resultados do mês de junho, previsão dos eventos 2007/2008, arrecadação do CVB, entre outros. Mantenedor, a sua participação é fundamental!!!

4 Presidente do São Luís CVB participa de reunião com Ministra do Turismo A Ministra do Turismo Marta Suplicy faz visita oficial ao Maranhão nos dias 25 e 26 de junho. O processo de implantação de um roteiro turístico integrado em nível municipal e estadual será um dos objetivos desta viagem da Ministra do Turismo. Entre as ações previstas para o desenvolvimento do turismo na região está a Ampliação dos Aeroportos de Parnaíba e de Barreirinhas e a ampliação da estrada translitorânea que liga Barreirinhas ao Ceará. No dia 25 de junho, dia de chegada da Ministra, Marta vai ao Centro Histórico e ao Museu do Azulejo - Projeto Azulejar. À noite, a agenda inclui um jantar com o Governador Jackson Lago. Na manhã de 26 de junho, a comitiva parte para Barreirinhas e no percurso faz um sobrevôo nos Lençóis Maranhenses. Em Barreirinhas, acontece uma reunião do Consórcio de Desenvolvimento do Turismo Maranhão, Ceará e Piauí, que terá a presença do Presidente do São Luís CVB, Nan Souza. O retorno da Ministra Marta está previsto para a tarde do dia 26 de junho. Esse consórcio, que será denominado Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável, terá fundamental importância para promover o desenvolvimento socioeconômico, cultural e turístico de todo esse roteiro integrado. Estudos técnicos comprovam a enorme potencialidade de desenvolvimento econômico e social de uma extensa área do litoral e adjacências nas fronteiras dos três estados. O roteiro integrado envolve os seguintes destinos: Ceará Barroquinha, Camocim, Chaval e Jericoacoara; no Piauí Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luiz Correia e Parnaíba e no Maranhão - Araioses, Paulino Neves, Tutóia e Barreirinhas. No itinerário do turista, belezas naturais, cultura, aventura, ecoturismo, folclore e arte popular, proporcionando aos visitantes conhecer o maior delta das Américas, nadar em lagoas, visitar berçário de cavalos-marinhos, contemplar o encontro do Rio Parnaíba com o Oceano Atlântico, além das belezas naturais da praia de Jericoacoara e os encantos dos Lençóis Maranhenses.

5 São Luís CVB participa de Seminário Turismo e Desenvolvimento em Belém No dias 26 a 28 de junho o Superintendente do São Luís CVB, Liviomar Macatrão, participa do Seminário Turismo e Desenvolvimento, promovido pela Associação Comercial do Pará em Belém. O seminário tem como objetivo difundir as políticas públicas de Turismo no âmbito acadêmico e faz parte do Programa comemorativo dos 50 anos da Universidade Federal do Pará. Na ocasião, Liviomar ministrará o painel Desenvolvimento do Turismo de eventos e o papel do Centro de Convenções: a experiência de São Luís.

6 Eventos de junho somam mais de participantes O mês de junho mostrou que São Luís é o mais novo destino de eventos de médio e grande porte. De 24 de maio a 30 de junho são 14 eventos, totalizando aproximadamente participantes dos quais 60% são turistas, fazendo com que a hotelaria alcance 100% de ocupação em vários dias. O gasto médio diário destes turistas até agora foi de R$ 160,55. A estimativa é que os turistas destes eventos deixem aproximadamente 22 milhões de reais no período. Este resultado mostra como é importante o trabalho do São Luís Convention & Visitors Bureau, que estimula a realização de eventos na cidade com o objetivo de incrementar a economia local. Os eventos trazem turistas mais propensos a gastar do que os turistas de lazer, e ainda fazem com que ele volte depois com a família. Entre os eventos apoiados ou captados pelo São Luís CVB estão o III Congresso Internacional Sobre Formação de Professores e Prática Pedagógica (de 24 a 26 de maio), XII Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia / II Congresso Maranhense dos Amigos do Peito, (de 6 a 8 de junho), Kako Caminha Petis Mirim (Norte Nordeste), (de 8 a 10 de Junho). No Guarnicê de Cine Vídeo, de 11 a 17 de Junho, foi apresentado o Projeto Film Commission, do São Luís Convention & Visitors Bureau, em parceria com o Departamento de Assuntos Culturais da UFMA, que vai estimular a realização de áudio visuais na cidade e ajudar ainda mais na divulgação do destino São Luís. Ainda aconteceram o 11º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (13 a 16), Circuito de Vôlei do Banco do Brasil (13 a 17), XIV Copa Masters de Natação (16 a 17), Solenidade de Registro do Tambor de Crioula como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro (18 de junho), passagem da Tocha do Pan em São Luís (19 de junho), III Encontro Maranhense da Análise do Comportamento (21 a 23) e I Encontro Norte e Nordeste de Ciência e Engenharia de Materiais (25 a 28). Além dos meses de maio e junho teremos também uma boa movimentação em agosto e setembro quando acontecerão ainda mais quatro eventos com expectativa de participantes. Para 2008, temos oito eventos em captação no segundo semestre com grandes chances de virem para São Luís, sem contar os sete já captados.

7 SLC&VB participa do I Encontur Mais um evento para discutir o Turismo no estado marcou o início de junho. O I Encontur da Faculdade Miguel de Cervantes, que aconteceu nos dias 5 e 6 de junho, teve a participação do São Luís Convention & Visitors Bureau. Liviomar Macatrão, Superintendente, ministrou a palestra A importância dos eventos na área da saúde para o desenvolvimento do turismo em São Luis, ressaltando que os eventos de saúde são os mais freqüentes nos Calendários de Eventos em todas as localidades e São Luís precisa desenvolver essa área potencial para o turismo. Liviomar também foi coordenador da Mesa Redonda A gestão ambiental para a hotelaria como fator competitivo em São Luís em que Nan Souza, presidente do SLC&VB foi participante. A participação do SLC&VB no evento foi fundamental para estabelecer contatos com a Faculdade, único estabelecimento de ensino ainda não envolvido nas ações do São Luís Convention & Visitors Bureau.

8 Rodada de Negócios abre novos espaços para São Luís A rodada de negócios que aconteceu em Brasília, Goiânia e Belo Horizonte, encerrada no dia 1 de junho e prestigiada pelo São Luís Convention & Visitors Bureau em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e do Município, ABAV, SEBRAE, ABIH, ABRASEL, SINDHORBS e TAM, encerrou-se com bons resultados. As negociações em Goiânia e Belo Horizonte foram as mais prestigiadas. Uma das atrações do Maranhão foi o Bazar de encantos montado pela Secretaria Municipal de Turismo que tinha alimentos como camarão, farinha seca, doces de espécie, além de artesanato, como toalhas em fibra de buriti. Havia também um balcão institucional em que o governo do Estado distribuía material promocional do Maranhão. O São Luís Convention & Visitors Bureau também montou um balcão promocional. Na área comercial, local em que foram feitos contatos com os buyers, estavam presentes agentes de viagem, operadores e hotéis. Em Brasília, os visitantes foram presenteados com uma apresentação do Bumba meu boi, exibida pelo grupo folclórico Boi de Teodoro, da cidade de Sobradinho/DF. O principal objetivo da rodada de negócios era o de promover o Estado do Maranhão, especificamente os Pólos São Luís, Parque dos Lençóis, Floresta dos Guarás, Delta das Américas e Chapada das Mesas, consolidando-os como potenciais emissores/clientes do produto Maranhão. O SLC&VB estava representado através de Nan Souza, presidente, e Liviomar Macatrão, Superintendente. Para o presidente o Maranhão é um estado com grande potencial turístico, não apenas para lazer, mas também para negócios e eventos. A Rodada de Negócios tende a mostrar ainda mais esses aspectos ao trade.

9 SLC&VB apóia transformação de tambor de crioula em Patrimônio Cultural No ano em que São Luís comemora dez anos de Registro de Patrimônio Histórico da Humanidade, é a vez de uma manifestação cultural tornar-se Patrimônio Imaterial. No dia 18 de junho, às 16h, acontecerá na Casa das Minas, na Rua de São Pantaleão, a solenidade de registro do Tambor de Crioula como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. A Reunião Nacional do Conselho do IPHAN que, pela terceira vez em sua existência acontecerá fora de sua sede no Estado do Rio de Janeiro, também integrará as atividades da solenidade. O evento está sendo realizado pelo IPHAN e tem o apoio do São Luís Convention & Visitors Bureau. Na ocasião estará presente o Ministro da Cultura, Gilberto Gil e sessenta grupos de Tambor de Crioula ocuparão a Rua São Pantaleão da Casa das Minas até a antiga Fábrica São Luís. A última ainda servirá de palco para o lançamento do selo que terá o Tambor de Crioula como tema, com a presença do presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio. A antiga Fábrica São Luís também abrigará futuramente um museu com objetos ligados ao Tambor de Crioula. O Tambor de Crioula é uma dança afro-brasileira praticada no Maranhão principalmente por descendentes de africanos. A principal característica coreográfica da dança é a formação de um círculo com solistas dançando alternadamente no centro. Um de seus traços distintivos é a Punga ou Pungada (a umbigada). O tambor de crioula é uma dança de divertimento, mas costuma ser realizada em homenagem a São Benedito, padroeiro dos negros do Maranhão. Em muitos terreiros de tambor de mina (nome mais comum dado à religião de origem africana no Norte do Brasil), há entidades religiosas que gostam de festas de tambor de crioula. Estas festas costumam ser realizadas ao longo de todo o ano, inclusive no Carnaval.

10 Conhecendo os Mantenedores Inaugurado em 23 de Maio de 2002, o Bar Por Caso fica localizado na Lagoa da Jansen e é fruto da experiência de Lula Fylho, da dedicação de Janaína Lula e de pesquisa junto aos consumidores sobre suas expectativas. Tendo como objetivo o lazer, o Por Acaso trabalha exclusivamente com produtos de procedência garantida e com fornecedores que primem pela qualidade.possui um cardápio variado que vai desde a Caipiroska de Morango e de Kiwi, até Muzzarela de Búfala com Tomate Seco, Enroladinho de Carpaccio, Espagueti ao molho de camarão. A diversão também é garantida durante toda a semana com programação que inclui MPB, Chorinho, Black Music e Pop. Bar Por Acaso Lagoa da Jansen Site: Telefone:

11 Eventos de junho somam mais de 4000 participantes O mês de junho foi um dos meses mais movimentados para o SLC&VB: 13 eventos aconteceram ou estão por acontecer, somando 4000 participantes. Os eventos que aconteceram são: VIII Convenção do Distrito Múltiplo LA-Lions, de 30 de Maio a 02 de Junho, I Semana de Debates Sobre Meio Ambiente da OAB-MA, de 4 a 8 de Junho, XII Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia / II Congresso Maranhense dos Amigos do Peito, de 6 a 8 de junho, Kako Caminha Petis Mirim (Norte Nordeste), de 8 a 10 de Junho. No Guarnicê de Cine Vídeo, foi apresentado o Projeto Film Commission, do São Luís Convention & Visitors Bureau, em parceria com o DAC. Estão previstos ainda: 11º. Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Circuito de Vôlei do Banco do Brasil, Proclamai Regional Nordeste - 33º Convenção Estadual, XIV Copa Masters de Natação, Tambor de Crioula, III Encontro Maranhense da Análise do Comportamento, I Encontro Norte e Nordeste de Ciência e Engenharia de Materiais. Os eventos e a quantidade de participantes mostram o crescimento do setor turístico ligado a eventos e o resultado do trabalho do São Luís Convention & Visitors Bureau, que neste período está fazendo com que a hotelaria alcance 100% de ocupação em vários dias.

12 Eventos em captação pelo SLC&VB O São Luís Convention & Visitors Bureau captou dois eventos para o ano de 2008: o Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustível, que acontece de 11 a 15 de Junho em Teresina PI e foi de iniciativa da Secretaria de Indústria e Comércio, e o INTERCOM, de 7 a 9 de Junho de 2007 em Salvador - BA, que teve o apoio da Associação Maranhense de Imprensa (AMI). Agora são cinco eventos já fechados para 2008.

13 Centro de Convenções do Pestana Hotel será reaberto São Luís ganhará em breve mais um equipamento que será muito útil na realização de turismo de negócios na capital. Fechado em fevereiro para reformas, o Pestana Hotel tem reinauguração prevista para este mês, quando será apresentado o novo Centro de Convenções do hotel. A reabertura do hotel também deve incentivar a volta dos vôos charters de Lisboa. O Centro de Convenções do hotel que possuía quatro salas de eventos, com capacidade para acomodar até 310 pessoas simultaneamente, terá sua capacidade ampliada com a construção de um grande ball room, que abrigará mais de 700 pessoas, para que possa realizar reuniões de negócios, eventos corporate e eventos sociais. Há ainda modernos equipamentos audiovisuais, além de um moderno Business Center. O Centro de Convenções não é a única mudança no hotel, que passará a ter maior quantidade de quartos, (o hotel vai dispor mais 110 quartos), SPA com salas de massagens e jacuzzi, e fitness center. A piscina será ampliada, e as quadras de tênis e poli esportiva restauradas. A gastronomia do hotel também sofrerá mudanças. Além de passar por alterações físicas, como a modernização do ambiente, o principal restaurante do hotel passará a se chamar Cais da Ribeira, à semelhança dos outros restaurantes de luxo que existem na maioria dos hotéis Pestana no Brasil. O seu menu terá maior influência da culinária portuguesa. O bar da piscina e o Lobby bar também serão remodelados

14 SLC&VB participa do I Encontur Mais um evento para discutir o Turismo no estado marcou o início de junho. O I Encontur da Faculdade Miguel de Cervantes, que aconteceu nos dias 5 e 6 de junho, teve a participação do São Luís Convention & Visitors Bureau. Liviomar Macatrão, Superintendente, ministrou a palestra A importância dos eventos na área da saúde para o desenvolvimento do turismo em São Luis, ressaltando que os eventos de saúde são os mais freqüentes nos Calendários de Eventos em todas as localidades e São Luís precisa desenvolver essa área potencial para o turismo. Liviomar também foi coordenador da Mesa Redonda A gestão ambiental para a hotelaria como fator competitivo em São Luis em que Nan Souza, presidente do SLC&VB foi participante.a participação do SLC&VB no evento foi fundamental para estabelecer contatos com a Faculdade, único estabelecimento de ensino ainda não envolvido nas ações do São Luís Convention & Visitors Bureau.

15 Rodada de Negócios abre novos espaços para São Luís A rodada de negócios que aconteceu em Brasília, Goiânia e Belo Horizonte, encerrada no dia 1 de junho e prestigiada pelo São Luís Convention & Visitors Bureau em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e do Município, ABAV, SEBRAE, ABIH, ABRASEL, SINDHORBS e TAM, encerrou-se com bons resultados. As negociações em Goiânia e Belo Horizonte foram as mais prestigiadas. Uma das atrações do Maranhão foi o Bazar de Encantos montado pela Secretaria Municipal de Turismo com alimentos como camarão, farinha seca, doces de espécie, além de artesanato, como toalhas em fibra de buriti. Havia também um balcão institucional em que o Governo do Estado distribuía material promocional do Maranhão. O São Luís Convention & Visitors Bureau também montou um balcão promocional. Na área comercial, local em que foram feitos contatos com os buyers, estavam presentes agentes de viagem, operadores e hotéis. Em Brasília, os visitantes foram presenteados com uma apresentação do Bumba meu boi, exibida pelo grupo folclórico Boi de Teodoro, da cidade de Sobradinho/DF. O principal objetivo da rodada de negócios era o de promover o Estado do Maranhão, especificamente os Pólos São Luís, Parque dos Lençóis, Floresta dos Guarás, Delta das Américas e Chapada das Mesas, consolidando-os como potenciais emissores/clientes do produto Maranhão. Além do SLC&VB, o Maranhão foi representado por 12 agências de viagem, 6 hotéis e entidades ligadas ao turismo como ABAV e SEBRAE. Para o presidente do São Luís CVB, Nan Souza, o Maranhão é um estado com grande potencial turístico, não apenas para lazer, mas também para negócios e eventos. A Rodada de Negócios tende a mostrar ainda mais esses aspectos ao trade.

SLCVB participa de feiras internacionais

SLCVB participa de feiras internacionais SLCVB participa de feiras internacionais O superintendente do São Luís Convention & Visitors Bureau, Liviomar Macatrão, e o presidente do São Luís Convention & Visitors Bureau, Nan Souza, embarcaram nesta

Leia mais

APL DE TURISMO NO LITORAL DO PIAUÍ

APL DE TURISMO NO LITORAL DO PIAUÍ APL DE TURISMO NO LITORAL DO PIAUÍ (A) Teresina; (B) Cajueiro da Praia; (C) Luis Correia; (D) Parnaíba; (E) Ilha Grande Rota das Emoções: Jericoacoara (CE) - Delta (PI) - Lençóis Maranhenses (MA) Figura

Leia mais

Maiores conjuntos arquitetônicos do mundo; Gastronomia com influência Indígena, Africana e Portuguesa; Harmonia dos atrativos e gente hospitaleira;

Maiores conjuntos arquitetônicos do mundo; Gastronomia com influência Indígena, Africana e Portuguesa; Harmonia dos atrativos e gente hospitaleira; Efervescência Cultural; Maiores conjuntos arquitetônicos do mundo; Gastronomia com influência Indígena, Africana e Portuguesa; Harmonia dos atrativos e gente hospitaleira; Deserto de Areias brancas com

Leia mais

Legado turístico pós-copa: as potencialidades de BH. Roberto Luciano Fagundes Presidente do BHC&VB

Legado turístico pós-copa: as potencialidades de BH. Roberto Luciano Fagundes Presidente do BHC&VB Legado turístico pós-copa: as potencialidades de BH Roberto Luciano Fagundes Presidente do BHC&VB Legado turístico pós-copa: as potencialidades de BH O que é Belo Horizonte Convention & Vistors Bureau

Leia mais

INICIATIVA PRIVADA AHCF - Associação de Hotéis de Cabo Frio ACIRB - Associação da Rua dos Biquínis AHB - Associação de Hotéis de Búzios

INICIATIVA PRIVADA AHCF - Associação de Hotéis de Cabo Frio ACIRB - Associação da Rua dos Biquínis AHB - Associação de Hotéis de Búzios INICIATIVA INICIATIVA Um projeto da INICIATIVA PRIVADA (Grupo ABC do Sol) que une as cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Cabo Frio, representado por: AHCF - Associação de Hotéis de Cabo Frio

Leia mais

12º ENAFAVE ENCONTRO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VELAS. Dias: 19, 20 e 21 de Novembro Hotel: Jatiúca Hotéis & Resorts Maceió - AL

12º ENAFAVE ENCONTRO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VELAS. Dias: 19, 20 e 21 de Novembro Hotel: Jatiúca Hotéis & Resorts Maceió - AL 12º ENAFAVE ENCONTRO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VELAS Dias: 19, 20 e 21 de Novembro Hotel: Jatiúca Hotéis & Resorts Maceió - AL Agenda do do Evento 19/11 Quarta-Feira 19:00 19:00-19:30 19:30 Credenciamento

Leia mais

Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014

Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014 Code-P0 Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014 Encontro Nacional - Abracen Eventos Esportivos e os Impactos para o país São Paulo, 7 de março de 2012 Code-P1 O Brasil

Leia mais

1. O que é Convention Bureau? 2. Desenvolvimento da estrutura de Porto Alegre no turismo de eventos

1. O que é Convention Bureau? 2. Desenvolvimento da estrutura de Porto Alegre no turismo de eventos 1. O que é Convention Bureau? 2. Desenvolvimento da estrutura de Porto Alegre no turismo de eventos 3. Planos e Perspectivas do POACVB para a Copa do Mundo no RS. Quem Somos O Porto Alegre & Região Metropolitana

Leia mais

NOVOS ASSOCIADOS DO MÊS DE AGOSTO

NOVOS ASSOCIADOS DO MÊS DE AGOSTO Setembro de 2008 NOVOS ASSOCIADOS DO MÊS DE AGOSTO GREENSOUND PRODUÇÕES A Green Sound atua nas áreas de eventos corporativos, congressos, convenções, seminários, treinamentos, inaugurações, lançamentos

Leia mais

O que é a Costa do Sauípe?

O que é a Costa do Sauípe? O que é a Costa do Sauípe? A Costa do Sauípe é um complexo hoteleiro, localizado a 76 quilômetros do aeroporto de Salvador, no município de Mata de São João, litoral norte da Bahia. Possui 6 km de praias,

Leia mais

LENÇÓIS MARANHENSES São Luís, Maranhão, Brasil 5 dias.

LENÇÓIS MARANHENSES São Luís, Maranhão, Brasil 5 dias. LENÇÓIS MARANHENSES São Luís, Maranhão, Brasil 5 dias. O DESTINO A natureza levou milhares de anos para confeccionar um cenário que mescla dunas com até 40 metros de altura e diversos oásis de chuva represada.

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS O Portal Viaja Mais funciona como um catálogo de ofertas. Ele não intermedeia negociações: o cliente compra diretamente da empresa anunciante ou de

Leia mais

DATA: 06 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

DATA: 06 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 06 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

NOVOS ASSOCIADOS DO MÊS DE ABRIL

NOVOS ASSOCIADOS DO MÊS DE ABRIL Maio de 2009 NOVOS ASSOCIADOS DO MÊS DE ABRIL GRUPO FITTA CÂMBIO E TURISMO Segmento: Câmbio e Turismo Desde 1999, o Grupo Fitta oferece os mais completos produtos de câmbio no Brasil: cartões bandeira

Leia mais

2005 IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES SALVADOR - BA

2005 IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES SALVADOR - BA 02 a 06 de julho 2005 IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES SALVADOR - BA LOCAL DO EVENTO: Pestana Bahia Hotel Rua Fonte do Boi, 216 - Morro do Conselho - Rio Vermelho IV Congresso Luso-Brasileiro de

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável de Pólo Turístico Ribeirão Branco - SP

Desenvolvimento Sustentável de Pólo Turístico Ribeirão Branco - SP Desenvolvimento Sustentável de Pólo Turístico Ribeirão Branco - SP NOVA CAMPINA 1 Objetivo para potencializar o desenvolvimento sustentável de Pólos Turísticos Fortalecimento e integração dos elos da Cadeia

Leia mais

Funcionamento do mercado MICE e seus principais sub segmentos

Funcionamento do mercado MICE e seus principais sub segmentos Funcionamento do mercado MICE e seus principais sub segmentos Curitiba, 28 de maio de 2015 ARISTIDES DE LA PLATA CURY PESSOA FÍSICA SEGMENTAÇÃO DO TURISMO QUEM DECIDE? Sol e Praia Cultural Arqueologia

Leia mais

Turismo de (bons) negócios. 26 KPMG Business Magazine

Turismo de (bons) negócios. 26 KPMG Business Magazine Turismo de (bons) negócios 26 KPMG Business Magazine Segmento ganha impulso com eventos internacionais e aumento da demanda interna Eventos mobilizaram mais de R$ 20,6 bilhões em 2011 A contagem regressiva

Leia mais

MERCOCIUDADES / UNIDADE TEMÁTICA DE TURISMO / ATA Nº 02/2011 REUNIÃO DA UNIDADE TEMÁTICA DE TURISMO DA REDE MERCOCIDADES

MERCOCIUDADES / UNIDADE TEMÁTICA DE TURISMO / ATA Nº 02/2011 REUNIÃO DA UNIDADE TEMÁTICA DE TURISMO DA REDE MERCOCIDADES MERCOCIUDADES / UNIDADE TEMÁTICA DE TURISMO / ATA Nº 02/2011 REUNIÃO DA UNIDADE TEMÁTICA DE TURISMO DA REDE MERCOCIDADES Celebrou-se na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil, entre os dias 03 e 04 do mês

Leia mais

AV: Carlos Gomes de sá, nº335, sala 101, ED. Centro Empresarial Plus Office Mata da Praia - Vitória - ES Cep: 29066-040 Tel: + 55 27 2104-0845 /

AV: Carlos Gomes de sá, nº335, sala 101, ED. Centro Empresarial Plus Office Mata da Praia - Vitória - ES Cep: 29066-040 Tel: + 55 27 2104-0845 / SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 03 JUSTIFICATIVA 04 OBJETIVO 05 OBJETIVO ESPECÍFICO 05 PÚBLICO ALVO 06 RESULTADOS ESPERADOS 08 TURISMO CAPIXABA 09 LOCAL DO EVENTO 10 PROGRAMAÇÃO 10 DADOS DA INSTITUIÇÃO REALIZADORA

Leia mais

Hotel Pousada. Nosso Hotel possui os seguintes tipos de apartamentos:

Hotel Pousada. Nosso Hotel possui os seguintes tipos de apartamentos: Hotel Pousada Onde tudo começou! O Hotel Pousada está localizado no interior do complexo, em local mais que privilegiado entre o Parque das Fontes e a entrada do Hot Park. É o local perfeito para aproveitar

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas Especificações Técnicas Metodologia Técnicaeformadecoleta: Quantitativa: survey telefônico, com amostra 2.322 entrevistas, realizadas entre os dias 17 de junho e 07 de julho de 2009, pelo Instituto Vox

Leia mais

19ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO. 05 de Dezembro de 2013 BDMG Belo Horizonte

19ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO. 05 de Dezembro de 2013 BDMG Belo Horizonte 19ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO 05 de Dezembro de 2013 BDMG Belo Horizonte ESTATÍSTICAS DO TURISMO MINEIRO -Perfil da Demanda -Estudo de Competitividade -Dados Econômicos RAFAEL OLIVEIRA

Leia mais

Estudo da Demanda Turística Internacional

Estudo da Demanda Turística Internacional Estudo da Demanda Turística Internacional Brasil 2012 Resultados do Turismo Receptivo Pontos de Coleta de Dados Locais de entrevistas - 25 Entrevistados - 31.039 15 aeroportos internacionais, que representam

Leia mais

Carta de apresentação

Carta de apresentação Associação Brasileira de Engenharia Agrícola Sede: FCAV/UNESP - Departamento de Engenharia Rural - 14884.900 - Jaboticabal - SP CNPJ: 51.330.132/0001-12 - Fone/Fax: (0XX16) 3203.3341 - e-mail: sbea@sbea.org.br

Leia mais

Objetivo da Missão. A missão contará com: - Workshops informativos e visitas. - Palestras com especialistas e entidades de classe.

Objetivo da Missão. A missão contará com: - Workshops informativos e visitas. - Palestras com especialistas e entidades de classe. Objetivo da Missão O objetivo desta missão será contribuir para o desenvolvimento de novos negócios e fornecer acesso a informações privilegiadas nos mais importantes pólos do setor Médico-Hospitalar nos

Leia mais

CRESCIMENTO OFERTA LEITOS (%)

CRESCIMENTO OFERTA LEITOS (%) 3.9 Oferta Turística Para análise da oferta turística em Sergipe, o PDITS Costa dos Coqueirais apresenta a evolução da oferta turística no estado no período 1980-2000. Indica ainda o número atual de quartos

Leia mais

Roteiro de viagem sugerido Lima - Peru. Como chegar. Melhor época. DIA 1 Lima Chegada ao aeroporto de Lima e traslado (30min) para o Hotel.

Roteiro de viagem sugerido Lima - Peru. Como chegar. Melhor época. DIA 1 Lima Chegada ao aeroporto de Lima e traslado (30min) para o Hotel. Lima Peru Roteiro de viagem sugerido Lima - Peru Duração: 3 dias e 2 noites. DIA 1 Lima Chegada ao aeroporto de Lima e traslado (30min) para o Hotel. DIA 2 Lima Após o café da manhã, visita à cidade de

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

Ministério do Turismo. Ministério do Meio Ambiente

Ministério do Turismo. Ministério do Meio Ambiente do A Campanha Passaporte Verde é uma iniciativa global que visa estimular o turista a adotar uma atitude de consumo responsável, mostrando de que forma suas escolhas podem contribuir para a conservação

Leia mais

Hotel Green Hill, tudo para sua felicidade num só lugar!

Hotel Green Hill, tudo para sua felicidade num só lugar! Apresentação Você está prestes a conhecer a mais completa e inovadora proposta de hospedagem, lazer, entretenimento e eventos da região. Com estrutura diversificada e qualidade de atendimento, o Hotel

Leia mais

de Itaúnas, a arquitetura da vila, ruas e residências, bem como, apreciar e pesquisar no

de Itaúnas, a arquitetura da vila, ruas e residências, bem como, apreciar e pesquisar no Teixeira de Freitas, 09 de março de 2012. Srs. Pais, O progresso científico e os avanços tecnológicos associados à informação em tempo real transformam o mundo em uma velocidade jamais vivenciada. A era

Leia mais

XIII ENAFAVE Florianópolis - SC

XIII ENAFAVE Florianópolis - SC XIII ENAFAVE Florianópolis - SC 13º ENAFAVE ENCONTRO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VELAS Dias: 18, 19 e 20 de Novembro Hotel: Costão do Santinho Resort Golf - SPA Florianópolis - SC 18.11 Quarta - Feira

Leia mais

Meto t d o o d l o og o i g a II. Segm g e m nt n a t ção o do d o me m rcado III. C racte t rização o do d s o ent n r t evi v sta t do d s

Meto t d o o d l o og o i g a II. Segm g e m nt n a t ção o do d o me m rcado III. C racte t rização o do d s o ent n r t evi v sta t do d s Roteiro I. Metodologia II. III. IV. Segmentação do mercado Caracterização dos entrevistados Percepções sobre o turismo no Brasil V. Hábitos e comportamentos sobre turismo VI. VII. VIII. Prioridade de investimento

Leia mais

Salão da CERVEJA Realização: 15, 16 e 17 de outubro/2015 Expo Dom Pedro

Salão da CERVEJA Realização: 15, 16 e 17 de outubro/2015 Expo Dom Pedro Salão da CERVEJA Realização: 15, 16 e 17 de outubro/2015 Expo Dom Pedro Cenário O mercado de cervejas especiais está em expansão no mundo. Nos EUA, respondem por 16% do consumo e pela primeira vez as cervejas

Leia mais

DESTINO : PORTO GALINHAS DATAS : 24 SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO 2011 NR. PAX : 70 CLIENTE :

DESTINO : PORTO GALINHAS DATAS : 24 SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO 2011 NR. PAX : 70 CLIENTE : DESTINO : PORTO GALINHAS DATAS : 24 SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO 2011 NR. PAX : 70 CLIENTE : Apresentada por: Departamento: MI Meetings & Incentives Gestor: Lisete Costa Morada: Edifício ES Viagens, Av D.

Leia mais

PACOTES CRUZEIROS. e Turismo www.faypassagens.com.br A SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

PACOTES CRUZEIROS. e Turismo www.faypassagens.com.br A SUA VIAGEM COMEÇA AQUI! CORPORATE FRETAMENTOS CRUZEIROS PACOTES A SUA VIAGEM COMEÇA AQUI! QUEM SOMOS QUEM SOMOS A Fay Passagens é uma agência que atua há mais de 10 anos, o nosso principal objetivo é prestar atendimento personalizado

Leia mais

Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014)

Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014) 2015 Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014) Azucena de la Cruz Martin Gabinete CETS Terra do Priolo 01-01-2015 Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014)

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Dispomos de filiais em Natal/RN, bairro de Ponta Negra.

Dispomos de filiais em Natal/RN, bairro de Ponta Negra. Quem Somos? Atua há 22 anos firmada no mercado como agência especializada na negociação, planejamento, divulgação e execução das atividades turísticas. Empresa esta, devidamente cadastrada pelos órgãos

Leia mais

MISSÃO TÉCNICA INTERNACIONAL SENAC TURISMO

MISSÃO TÉCNICA INTERNACIONAL SENAC TURISMO MISSÃO TÉCNICA INTERNACIONAL SENAC TURISMO ORLANDO 2013 MISSÃO TÉCNICA INTERNACIONAL SENAC TURISMO ORLANDO 2013 A busca pelas melhores práticas que conduzem uma empresa ou instituição à maximização da

Leia mais

4º Festival Gastronômico do Baixo São Francisco - Penedo/Alagoas. Proposta de Participação Restaurante Local

4º Festival Gastronômico do Baixo São Francisco - Penedo/Alagoas. Proposta de Participação Restaurante Local 4º Festival Gastronômico do Baixo São Francisco - Penedo/Alagoas Proposta de Participação Restaurante Local 4º FESTIVAL GASTRONÔMICO DO BAIXO SÃO FRANCISCO 28 a 30 de Outubro de 2011 UMA FESTA DE SABORES

Leia mais

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES 11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS Centro Universitário UNIVATES Apresentação do Projeto - Apresentação da instituição educacional Com sede no município de Lajeado, a Univates também

Leia mais

1. LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil

1. LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil 1. LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil 30/07/2009 Brasilturis Online Online Invest Tur LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil30/07/2009 Ir para a lista de matérias André

Leia mais

Portugal Wine Expert 2012

Portugal Wine Expert 2012 Portugal Wine Expert 2012 Em sua 5ª edição, concurso apresenta sua programação em paralelo com feira de vinhos Profissionais da enogastronomia, sobretudo sommeliers e restaurateurs do eixo São Paulo e

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 075-MA

FICHA PROJETO - nº 075-MA FICHA PROJETO - nº 075-MA Mata Atlântica Grande Projeto 1) TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM BIODIVERSIDADE DA SERRA DOS ÓRGÃOS: UMA ALIANÇA ENTRE EDUCAÇÃO, TURISMO E CONSERVAÇÃO. 2) MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO

Leia mais

ENTREVISTA. Texto Redação Fotos Divulgação

ENTREVISTA. Texto Redação Fotos Divulgação 108 Texto Redação Fotos Divulgação O Dono da festa Um bate-papo com José Lopes, idealizador do Moto Road, um dos maiores eventos do gênero realizados no Brasil Em sua 11 edição, um dos eventos mais tradicionais

Leia mais

Cidades e Biodiversidade

Cidades e Biodiversidade Cidades e Biodiversidade Curitiba, 26 a 28 de março Ronaldo Vasconcellos Vice-Prefeito de Belo Horizonte Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é uma das maiores cidade do Brasil. BH Fica a 585 Km de

Leia mais

Programas de Aulas de Língua Inglesa para Adolescentes de Baixa Renda e a Possível Influência na Qualidade de Vida

Programas de Aulas de Língua Inglesa para Adolescentes de Baixa Renda e a Possível Influência na Qualidade de Vida 3 Programas de Aulas de Língua Inglesa para Adolescentes de Baixa Renda e a Possível Influência na Qualidade de Vida Ana Paula Cavallaro Pedagoga Especialista em Gestão da Qualidade de Vida - UNICAMP INTRODUÇÃO

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

MARKETING PARA TURISMO RODOVIÁRIO. Rosana Bignami Outubro_2015

MARKETING PARA TURISMO RODOVIÁRIO. Rosana Bignami Outubro_2015 MARKETING PARA TURISMO RODOVIÁRIO Rosana Bignami Outubro_2015 ATRATIVOS CIDADES PESSOAS TRANSPORTES SISTEMA DE TRANSPORTE VEÍCULO ATENDE LOCAIS E ATENDE A MINHA EMPRESA ESTÁ PRONTA PARA O MARKETING? OUÇA

Leia mais

Por que Investir em Caldas Novas-GO? E Por que o Mirante da Serra?

Por que Investir em Caldas Novas-GO? E Por que o Mirante da Serra? Por que Investir em Caldas Novas-GO? E Por que o Mirante da Serra? Grupo Di Roma investe R$ 147 milhões em Caldas Novas --------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

+COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL

+COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL +COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 163, DE 2010. (Do Poder Executivo) Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa

Leia mais

ORIENTAÇÃO AOS POSTULANTES À SEDE DO CONGRESSO DA SBTMO

ORIENTAÇÃO AOS POSTULANTES À SEDE DO CONGRESSO DA SBTMO CADERNO DE ENCARGOS ORIENTAÇÃO AOS POSTULANTES À SEDE DO CONGRESSO DA SBTMO 1 INTRODUÇÃO O Congresso da SBTMO é o principal evento desta área no Brasil e na América Latina. Já faz parte do calendário científico

Leia mais

Novos rumos para os produtos ibéricos.

Novos rumos para os produtos ibéricos. Novos rumos para os produtos ibéricos. 28 a 30 de Novembro Centro de Convenções -Ceará-Brasil A sua grande oportunidade de exportar para a região que mais cresce no Brasil. A IBERIA EXPO 2012 é uma iniciativa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO RCVB (RECIFE CONVENTION &VISITORS BUREAU) PARA A CONSOLIDAÇÃO DO TURISMO DE EVENTOS EM RECIFE.

A IMPORTÂNCIA DO RCVB (RECIFE CONVENTION &VISITORS BUREAU) PARA A CONSOLIDAÇÃO DO TURISMO DE EVENTOS EM RECIFE. A IMPORTÂNCIA DO RCVB (RECIFE CONVENTION &VISITORS BUREAU) PARA A CONSOLIDAÇÃO DO TURISMO DE EVENTOS EM RECIFE. Autor: ANTÔNIO CARLOS DE SOUZA E SÁ FILHO Introdução O Turismo de Eventos está em plena ascensão

Leia mais

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR Projeto Básico da Contratação de Serviços: Contratação de empresa para prestação de serviços de consultoria, análise e mapeamento em gestão comercial para a Gramadotur. Dos Fatos:

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

A EMPRESA. Fundada em 1997 15 anos de atividade. Empresa 100% Catarinense. 40 Empreendimentos construídos e entregues

A EMPRESA. Fundada em 1997 15 anos de atividade. Empresa 100% Catarinense. 40 Empreendimentos construídos e entregues A EMPRESA Fundada em 1997 15 anos de atividade Empresa 100% Catarinense 40 Empreendimentos construídos e entregues Credibilidade Fornecedores, Parceiros e Clientes Apoio a ações sociais MISSÃO DA HANTEI

Leia mais

IV SIMPOTEL acontece em São Luís

IV SIMPOTEL acontece em São Luís IV SIMPOTEL acontece em São Luís Nos dias 20 e 21 de março aconteceu no Grand São Luís Hotel o IV SIMPOTEL, Simpósio de Turismo e Hotelaria, promovido pela disciplina Empreendimentos Turísticos e Organização

Leia mais

EDITAL (01/2015) (VER-SUS/Litoral Piauiense) PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL

EDITAL (01/2015) (VER-SUS/Litoral Piauiense) PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL EDITAL (01/2015) (VER-SUS/Litoral Piauiense) PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL O Coletivo VER-SUS Parnaíba, através da Rede Unida e em

Leia mais

PANORAMA DO MERCADO Asiático

PANORAMA DO MERCADO Asiático Boletim PANORAMA DO MERCADO Asiático Edição nº 1 Julho/2015 Coordenação Geral de Mercados Americanos/Asiático - CGMA Diretoria de Mercados Internacionais - DMINT Apresentação A série Boletim Panorama dos

Leia mais

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO A CUT e as centrais sindicais negociaram com o governo

Leia mais

PROGRAMA PARANÁ MICE PROJETO DE PESQUISAS DE DEMANDA

PROGRAMA PARANÁ MICE PROJETO DE PESQUISAS DE DEMANDA PROGRAMA PARANÁ MICE PROJETO DE PESQUISAS DE DEMANDA PROMOTORES DE EVENTOS ASSOCIATIVOS ESTADUAIS ASSOCIATIVOS LOCAIS CORPORATIVOS TURISTAS NEGÓCIOS ( 2016) EVENTOS FEIRAS CONGRESSOS 2 SEMINÁRIO PARANÁ

Leia mais

PROJETO: 8 - AMPLIAÇÃO DA REDE HOTELEIRA PARA COPA DO MUNDO 2014.

PROJETO: 8 - AMPLIAÇÃO DA REDE HOTELEIRA PARA COPA DO MUNDO 2014. PROJETO: 8 - AMPLIAÇÃO DA REDE HOTELEIRA PARA COPA DO MUNDO 2014. Objetivo: Acompanhar trabalhos de ampliação do número de leitos na rede hoteleira na cidade de Curitiba. Justificativa: A cidade de Curitiba

Leia mais

MINISTÉRIO DO TURISMO

MINISTÉRIO DO TURISMO Informativo para Pactuação de Cursos FIC do Eixo Hospitalidade e Lazer e Eixo Desenvolvimento Educacional e Social Idiomas: inglês e espanhol Tendo em vista a preparação do Programa Nacional de Qualificação

Leia mais

Belo Horizonte Responsabilidades do Setor Turístico na Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Belo Horizonte Responsabilidades do Setor Turístico na Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Belo Horizonte Responsabilidades do Setor Turístico na Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Responsabilidade Multiplicadores* CMDCA, CEDCA, Minist. do Trabalho, Gestor de Política (SETUR

Leia mais

DECRETO Nº 46.649, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005. JOSÉ SERRA, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,

DECRETO Nº 46.649, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005. JOSÉ SERRA, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, DECRETO Nº 46.649, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005 Regulamenta a Lei nº 11.198, de 19 de maio de 1992, dispondo sobre o Conselho Municipal de Turismo COMTUR e o Fundo Municipal de Turismo FUTUR. JOSÉ SERRA,

Leia mais

SHOPPING ILHA DO MEL

SHOPPING ILHA DO MEL Cenário atual O Brasil é o 5º maior país do mundo com grande crescimento no setor de Shopping Centers. Segundo pesquisa da Interscience, encomendada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE),

Leia mais

O TURISMO SOB A ÓTICA DA PLATAFORMA DE SUSTENTABILIDADE DO LITORAL NORTE

O TURISMO SOB A ÓTICA DA PLATAFORMA DE SUSTENTABILIDADE DO LITORAL NORTE Contratantes: O TURISMO SOB A ÓTICA DA PLATAFORMA DE SUSTENTABILIDADE DO LITORAL NORTE Tópicos da apresentação: Turismo Sustentável sob a Ótica da PSLN. Tópicos: I Informações gerais sobre a PSLN; II Diagnóstico

Leia mais

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR 2013.1

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR 2013.1 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP 5. Santos: Oportunidades e Riscos do Desenvolvimento CAMPUS- SANTOS A cidade de Santos, na região metropolitana da Baixada Santista, com mais de 430 mil habitantes é na atualidade

Leia mais

paraíso Novo rumo no Inspiração one experience Relatos de quem tem história

paraíso Novo rumo no Inspiração one experience Relatos de quem tem história Novo rumo no paraíso Como uma viagem para a ilha de Saint Barths fez a mercadóloga Jordana Gheler trocar a carreira que tinha no Brasil por outra muito mais ensolarada [ depoimento concedido a Ana Luiza

Leia mais

PATROCÍNIO - APLICATIVO BUENOS AIRES

PATROCÍNIO - APLICATIVO BUENOS AIRES PATROCÍNIO - APLICATIVO BUENOS AIRES INTRODUÇÃO Há 46 anos o Guia Quatro Rodas realiza reportagens turísticas, rodoviárias e gastronômicas por todo Brasil. Já a revista Viagem e Turismo completa 16 anos

Leia mais

Turismo de Negócios, Congressos e Eventos. 1º. Encontro de Secretários de Turismo da Rede Mercocidades. Mercodestinos Capitais Gauchas Rotas Tchê

Turismo de Negócios, Congressos e Eventos. 1º. Encontro de Secretários de Turismo da Rede Mercocidades. Mercodestinos Capitais Gauchas Rotas Tchê Turismo de Negócios, Congressos e Eventos 1º. Encontro de Secretários de Turismo da Rede Mercocidades Mercodestinos Capitais Gauchas Rotas Tchê Visão, Acordos, Compromissos, Estratégias e Ações Porto Alegre,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. 1 de 5 Turismo e Hotelaria no contexto das cidades criativas Natalino Salgado Filho A Universidade Federal do Maranhão teve o privilégio de abrigar nesta semana o I Seminário Patrimônio Cultural & Cidades

Leia mais

Bem vindos ao III Congresso Internacional da Produção Pecuária

Bem vindos ao III Congresso Internacional da Produção Pecuária Projeto Comercial Bem vindos ao III Congresso Internacional da Produção Pecuária Com o tema Recuperação de pastagens, rebanhos e lucratividade, a Associação Baiana de Expositores, ABEXPO, realizará nos

Leia mais

R.: b) E quais são números naturais ímpares? R.: c) Dentre os números dados está o sucessor do número natural 2 999. Ele expressa o quê? R.

R.: b) E quais são números naturais ímpares? R.: c) Dentre os números dados está o sucessor do número natural 2 999. Ele expressa o quê? R. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Por que a Amazônia é tão valiosa?

Leia mais

Departamento de Qualificação e Certificação e Produção Associada ao Turismo

Departamento de Qualificação e Certificação e Produção Associada ao Turismo Ministério do Turismo Ministério do Turismo Departamento de Qualificação e Certificação e Produção Associada ao Turismo Funções e Objetivos Coordenar as ações voltadas à qualificação profissional e à melhoria

Leia mais

FÁCIL ACESSO ÀS MELHORES OPÇÕES DA CIDADE

FÁCIL ACESSO ÀS MELHORES OPÇÕES DA CIDADE FÁCIL ACESSO ÀS MELHORES OPÇÕES DA CIDADE Idealizada há mais de 50 anos pela família Vezozzo, a Bourbon Hotéis & Resorts consolida sua atuação no mercado da América Latina, como um grupo internacional

Leia mais

Rafting no Atibaia. Campinas/SP. Diversão garantida para todas as idades

Rafting no Atibaia. Campinas/SP. Diversão garantida para todas as idades Rafting no Atibaia Campinas/SP Diversão garantida para todas as idades Definição O rafting consiste na descida de rios em botes infláveis. Os participantes remam conduzidos por um instrutor, responsável

Leia mais

COMO ABRIR UM HOTEL/POUSADA

COMO ABRIR UM HOTEL/POUSADA COMO ABRIR UM HOTEL/POUSADA Viviane Santos Salazar 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 O mercado Crescimento da demanda por hospedagem Copa do Mundo Olimpíadas Qual a representatividade

Leia mais

Gestão do Turismo. Bento Gonçalves Serra Gaúcha RS

Gestão do Turismo. Bento Gonçalves Serra Gaúcha RS Gestão do Turismo Bento Gonçalves Serra Gaúcha RS Secretaria Municipal de Turismo Grupo Gestor Destino Indutor Estudo de Competitividade Breve Histórico - Primeira Pesquisa MTUR/FGV 12/01 a 18/01/2008

Leia mais

Tudo pronto para o Rally Rota Maranhão 2007

Tudo pronto para o Rally Rota Maranhão 2007 Tudo pronto para o Rally Rota Maranhão 2007 Tudo pronto para o Rally Rota Maranhão, que será realizado entre os dias 1º e 4 de março, com largada na cidade de São Luís - MA. O evento abre o calendário

Leia mais

CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS

CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS O Ciência Móvel: Vida e Saúde para Todos é oferecido gratuitamente pelo Museu da Vida/COC/Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz, Fundação Cecierj e seus patrocinadores à população.

Leia mais

PROJETOS ESPECIAIS JL

PROJETOS ESPECIAIS JL PERFIL DE LONDRINA 2 a cidade do Paraná com o maior número de indústrias e empresas ligadas ao comércio. 24 a cidade com maior frota de veículos do Brasil. Possui o maior centro de pesquisas em soja do

Leia mais

[PROPOSTA EXECUTIVA]

[PROPOSTA EXECUTIVA] [PROPOSTA EXECUTIVA] Proposta para a realização do LinguÁgil, edição 2011 Apresentação O incremento na complexidade dos sistemas atuais tem gerado uma tendência na união de diversas tecnologias para o

Leia mais

Proposta de T emplate GT Cultura, Turismo e Imagem do Reunião do GEOlimpíadas Brasil

Proposta de T emplate GT Cultura, Turismo e Imagem do Reunião do GEOlimpíadas Brasil GT Cultura, Proposta Turismo de Template e Imagem do Reunião do Brasil GEOlimpíadas Objetivo/Missão Integrantes MinC, MTur, ME, Embratur, MRE, APEX, APO Objetivo Geral Coordenar, planejar e executar ações,

Leia mais

Room Tax/Doação para o Turismo ganha mascote Ação do CCVB pretende sensibilizar hóspedes e funcionários de hotéis

Room Tax/Doação para o Turismo ganha mascote Ação do CCVB pretende sensibilizar hóspedes e funcionários de hotéis 9 de maio de 2014 Room Tax/Doação para o Turismo ganha mascote Ação do CCVB pretende sensibilizar hóspedes e funcionários de hotéis Como a Room Tax/Doação para o Turismo é uma contribuição nacional, o

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO DE MINAS GERAIS. Pesquisa de Demanda - 2011

SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO DE MINAS GERAIS. Pesquisa de Demanda - 2011 SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO DE MINAS GERAIS Pesquisa de Demanda - 2011 Ficha técnica Realização: Governo do Estado de Minas Gerais Governador Antônio Augusto Junho Anastasia Secretaria de Estado de

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 07.07.15 EDITORIA: NATAL/ELIANA LIMA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 07.07.15 EDITORIA: NATAL/ELIANA LIMA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 07.07.15 EDITORIA: NATAL/ELIANA LIMA VEÍCULO: BLOG ROBSON PIRES DATA: 06.07.15 Promoção do voo Buenos Aires/Natal continua esta semana Positiva Em www.robsonpiresxerife.com,

Leia mais

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços SEDEIS

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços SEDEIS SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, ENERGIA, INDÚSTRIA E SERVIÇOS Secretaria Estado Câmara Gestão dos APLs Estado do Rio Janeiro Secretaria Estado Localização Suste do Brasil (57% do PIB

Leia mais

R$ 167,00 R$ 189,00 R$ 200,00 Fone: (091) 4009-2400 Atendimento: Marta e Brito

R$ 167,00 R$ 189,00 R$ 200,00 Fone: (091) 4009-2400 Atendimento: Marta e Brito OPÇÕES DE HOTÉIS EXTRA PACOTE Observações Importantes: Os hotéis abaixo relacionados não integram o Pacote oferecido pela ValeVerde Turismo (Agência Oficial do evento), que exime-se de responsabilidades

Leia mais

Legado da Copa do Mundo e das Olimpiadas - Rio AMCHAM - Rio. Rio de Janeiro setembro 2013

Legado da Copa do Mundo e das Olimpiadas - Rio AMCHAM - Rio. Rio de Janeiro setembro 2013 Legado da Copa do Mundo e das Olimpiadas - Rio AMCHAM - Rio Rio de Janeiro setembro 2013 Sistema Brasileiro de CVBx Confederação Brasileira Federação de CVBx do RJ CVBx do RJ Federados a FCVB-RJ Convention

Leia mais

fronpress Relatório de Atividades e Clipagem Grupo Flytour Comuncagoo Corteudo Posícbncrnento

fronpress Relatório de Atividades e Clipagem Grupo Flytour Comuncagoo Corteudo Posícbncrnento F L Y T O U R fronpress Comuncagoo Corteudo Posícbncrnento Relatório de Atividades e Clipagem Grupo Flytour Setembro/2011 Grupo Flytour Relatório de Atividades Relações com a Imprensa Setembro / 2011 fronpreôs

Leia mais

Habilitação Profissional do Tecnólogo em Gestão do Turismo

Habilitação Profissional do Tecnólogo em Gestão do Turismo PERFIL PROFISSIONAL Habilitação Profissional do Tecnólogo em Gestão do Turismo É o profissional que atua em agências de viagens, em meios de hospedagem, em empresas de transportes e de eventos; promove

Leia mais

WORLD CUP Turistas África do Sul, Junho/2010

WORLD CUP Turistas África do Sul, Junho/2010 WORLD CUP Turistas do Sul, Junho/20 Total: 4.835 entrevistas : 46% (n=2.204) : 4% (n=202) : 41% (n=2.000) : 6% (n=307) : 3% (n=122) Perfil dos entrevistados PRINCIPAL FINANCIADOR DA VIAGEM Está pagando

Leia mais

Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007

Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007 Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007 1 Do programa e objetivo 1.1 O Programa CAFP/BA (Centros Associados para o Fortalecimento

Leia mais