DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS EM UM BAIRRO NA CIDADE DE BAURU, SP, BRASIL: ADEQUABILIDADE EM FUNÇÃO DO PORTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS EM UM BAIRRO NA CIDADE DE BAURU, SP, BRASIL: ADEQUABILIDADE EM FUNÇÃO DO PORTE"

Transcrição

1 Categoria Trabalho Acadêmico / Artigo Completo Eixo Temático Planejamento e Gestão das Florestas Urbanas DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS EM UM BAIRRO NA CIDADE DE BAURU, SP, BRASIL: ADEQUABILIDADE EM FUNÇÃO DO PORTE Gerbasi., M.B.¹; Luqueze,F. O¹, Fassio, R. C¹, Dominiquini, R.¹, Pires, E. F. 2, Fontes, M. S. G. de C 2, ¹ Graduando, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). mb.gerbasi@gmail.com; feoluque@gmail.com; renata_fassio@hotmail.com; raeldominiquini@hotmail.com 2 Prof. Dr, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente. emilia@faac.unesp.br; sgfontes@faac.unesp.br RESUMO A busca pela qualidade ambiental urbana tem contribuído para o desenvolvimento de ferramentas de avaliação do espaço urbano, com o fim de criar subsídios de intervenção e de planejamento. Neste contexto, se insere a avaliação da arborização, uma vez que desempenha funções importantes no espaço urbano. Este trabalho busca contribuir para essa questão com o diagnóstico de alguns aspectos da arborização de vias em um bairro de Bauru-SP. A metodologia adotada foi o inventário quali quantitativo das espécies seguido do diagnóstico (que avalia a compatibilidade entre porte, presença da rede de energia e largura das calçadas). Os resultados permitiram classificar a adequação/inadequação das espécies, sendo que 34,5% foram consideradas inadequadas (15,5% na relação calçada/porte e 19% na relação rede de energia/porte). Os resultados evidenciam a necessidade de um plano de arborização para o bairro, de modo a auxiliar o manejo e o plantio de novos indivíduos. PALAVRAS CHAVE: arborização urbana, planejamento arbóreo, qualidade ambiental.

2 ABSTRACT The quest for urban environmental quality has contributed to the development of urban space assessment tools in order to create subsidies to urban planning. In this context includes the assessment of urban trees, as it plays important role in urban space. This paper seeks to contribute to this issue and it shows a diagnosing the trees in a neighborhood of Bauru-SP. The method was qualitative quantitative inventory of the species and a diagnosis based on the relationship between size, power wiring of low voltage and sidewalk s width. The results allowed to classify the adequacy/inadequacy of the arboreal species, in which 34.5% were considered inadequate (15.5% on the sidewalk/size ratio and 19% in relation wiring/size). The results highlight the need for a neighborhood urban trees plan to assist the management and the planting of new individuals. KEY-WORDS: urban trees, arboreal planning, environmental quality. 1. INTRODUÇÃO Os primeiros registros de emprego de arborização em área urbana vem de Antuérpia, Bélgica, sob uma determinação do conselho municipal de 1578 para o plantio de três linhas de árvores junto as fortificações da cidade. Anterior a essa determinação, a catedral da cidade já contava com uma área arborizada em uma das suas laterais (SEGAWA, 1996). Em fins do século XVI e início do XVII surgem diversos boulevards parisienses compostos por filas de arbóreas. Desde esse período até o século XIX a prática do plantio de árvores em área urbana era justificada pelo prazer do passeio ao ar livre. Mais tarde, no século XIX, a arborização passa a ser valorizada também por influência das ideias de algumas correntes do Movimento Higienista, que atribuíam a vegetação importância para a salubridade do meio. No contexto das cidades contemporâneas, a arborização, além de proporcionar prazer, é importante por mitigar alguns desequilíbrios ambientais em função dos seus efeitos positivos no meio urbano e consequentemente na qualidade de vida da população. De acordo com Bueno Sousa (2009), a arborização urbana é o conjunto ou sistema dos espaços verdes de uma cidade: as praças (quando com vegetação), os jardins públicos, os parques urbanos e a arborização viária.

3 Este trabalho tem como foco específico a arborização viária, escolhida pelos benefícios que dissemina por todo ambiente urbano, e por ser responsável pela estruturação de um continuun verde que conecta e expande os atributos de áreas de preservação, parques e praças arborizadas por toda a cidade. Muitos autores têm demonstrado os benefícios da arborização. Robinette (1972), por exemplo, mostra exemplos das funções ambientais das plantas, tais como o controle da radiação solar, do vento, da precipitação, da temperatura e outros. Wilmers (1988) aponta que as áreas verdes podem diminuir dois grandes problemas do clima urbano: a ilha de calor e a poluição. Bueno-Bartholomei (2003); Paiva (2006); Falcón (2007); Takamune & Fontes (2013); Giacomelli (2013), entre outros, também mostram benefícios da vegetação em relação à influência microclimática. De acordo com Falcón (2007), a umidade relativa de ruas com árvores é até 10% maior do que as ruas não arborizadas. Este fato ocorre devido à evapotranspiração das árvores, que gera umidade e absorve calor. Para além dos benefícios para o microclima, a arborização viária contribui como fonte de alimentação da avifauna, ampliando a diversidade de espécies (que normalmente se restringe a pardais, pombas e rolinhas), e na disseminação de sementes. Apesar do reconhecimento dos benefícios da arborização, a falta de planejamento por parte do poder público e o desconhecimento da população sobre o assunto, resulta no emprego frequente de espécies inadequadas. Não obstante, a partir do emprego inadequado de determinadas espécies surgem problemas como interferência com a rede de energia elétrica e insegurança para o trânsito de pessoas nos passeios (pela queda de frutos e flores e/ou pelo estrago das calçadas ocasionado por raízes superficiais e agressivas, por exemplo). Segundo Galvão et al. (2009), esses problemas têm contribuído para diminuição de implementação de árvores no ambiente urbano. Considerando a necessidade crescente de melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade urbana, é importante o incremento de áreas verdes, inclusive em vias públicas. Nesse contexto, os métodos de diagnóstico da arborização viária podem trazer subsídios valiosos para seu manejo,

4 mostrando quais são os problemas correntes e indicando soluções, especialmente para bairros em que o conjunto arbóreo foi formado pela iniciativa da população, sem orientação especializada. Este trabalho objetiva contribuir para essa questão ao inventariar e diagnosticar a arborização de ruas em um bairro da área urbana do município de Bauru-SP (Figura 1). A pesquisa visa contribuir para um projeto mais amplo, de Extensão Universitária, intitulado Bairro verde, que tem como meta principal o incentivo a arborização de diversos bairros da cidade. Figura 1 : Localização de Bauru no Estado de São Paulo. Fonte: < [Acessado em: 20 de julho de 2014] 2. MATERIAIS E MÉTODOS O método utilizado na pesquisa foi o levantamento quali quantitativo das espécies arbóreas, considerando todos os indivíduos presentes na área, e não apenas uma amostragem. O bairro selecionado foi o Jardim Panorama (Figura

5 2), em Bauru (Lat S e Long O), cidade de porte médio (de hab.) localizada no Centro Oeste Paulista. Figura 2: Vista aérea do bairro Jardim Panorama (Fonte: [Acessado em: 20 de julho de 2014] O clima local é do tipo Aw - clima tropical com verão marcado pelas altas temperaturas e chuvas e inverno ameno e seco, de acordo com classificação climática de Köppen. A temperatura média anual é em torno 22,52 C, sendo que a temperatura média do mês mais quente é 24,98 C (Fevereiro) e do mês mais frio é 19,32 C (Junho), segundo dados climáticos históricos extraídos do site do IPMet-Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Universidade Estadual Paulista em Bauru ( A Lei de Zoneamento Urbano de Bauru (Lei 2339/82, de 15 de fevereiro de 1982) situa o bairro Jardim Panorama entre as zonas, ZR2 (Zona Estritamente Residencial) e ZS (Zona Predominantemente de Serviços). Trata-se de um bairro relativamente novo, uma vez que seu loteamento ocorreu entre os anos Na época de sua formação, o bairro foi dividido em 388 lotes e a porcentagem destinada a praças e áreas verdes foi de 10%, segundo Constantino e Rigitano (1999). O trabalho teve início com a catalogação das espécies existentes além do registro da largura das calçadas e posicionamento da rede elétrica de baixa tensão.

6 A catalogação foi feita tendo por base o mapa cadastral, cedido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bauru (SEMMA), com a localização de cada árvore nas quadras. Percorreu-se as 36 ruas do bairro e cada indivíduo arbóreo, presente no mapa, recebeu um número para que fosse possível relacioná-lo a outros dados (registros fotográficos mostrando sua estrutura geral, tipo de folhas, sementes e frutos - se disponíveis, e informações sobre seu tamanho). A largura das calçadas e existência de posteamento de energia também foram acrescidos no mapa. Posteriormente, identificou-se as espécies (através dos registros de sua estrutura, características da folhagem, sementes e frutos) utilizando-se os manuais de Lorenzi (2002) e Lorenzi et al. (2003). Com a organização dos dados em forma de tabela (contendo nome popular, nome científico, família, quantidade de indivíduos, e principalmente, porte), foi possível relacionar as informações sobre cada indivíduo com sua posição no mapa e avaliá-los como adequados ou inadequados para sua localização. Além desses levantamentos, também foi estudada a legislação local, como a Lei de arborização 4368 e a Lei de Zoneamento de Bauru. A lei de arborização urbana de Bauru é datada em 1999 e é, portanto, posterior a criação do bairro Jardim Panorama. 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO A partir dos levantamentos de campo foi identificada a existência de uma quantidade significativa de árvores. Contudo, parte dessa arborização tem problemas quanto à adequação em função da relação calçada/porte, relação fiação/porte e sob os dois aspectos. O inventário e a análise dessa adequabilidade são apresentados a seguir INVENTÁRIO Os levantamentos de campo permitiram identificar a existência de 573 espécies arbustivas e arbóreas, plantadas em calçadas com dimensões entre 2,4 metros a 2,9 metros de largura. A Tabela 1 apresenta a classificação das espécies encontradas a partir do nome popular, científico, família porte,

7 quantidade e frequência da espécie. Os resultados mostram predominância das espécies Licania tomentosa (29,14%); Lagerstroemia indica (10,99%); Tibouchina granulosa (10,47%) e Murraya paniculata (8,73%). A espécie predominante Licania tomentosa, conhecida popularmente como Oiti, possui porte médio, apresenta crescimento rápido e copa frondosa e, por isso, tem sido largamente usada na arborização urbana de Bauru. De acordo com Ferreira et al. (2001), o uso em grande escala desta espécie deve ser evitado, devido a sua suscetibilidade para desenvolver uma doença causada por um tipo de fungo. A segunda espécie mais utilizada, Resedá (Lagerstroemia indica), é uma árvore de porte pequeno, com floração de cor intensa, sendo adequada para uso paisagístico, em composições de parques e jardins e para arborização de ruas. A Falsa-murta (Murraya paniculata), outra espécie que aparece com frequência no levantamento, é na verdade uma arbustiva conduzida como arbórea, largamente utilizada em calçadas em diversas cidades brasileiras (LORENZI, et al; op. cit.). Já a Quaresmeira (Tibouchina granulosa), segundo Lorenzi (op. cit.) é uma árvore nativa do Brasil e, por seu porte, é indicada para paisagismo e arborização de ruas sob redes de fiação elétrica aérea. Verifica-se que a população arbórea, não foi planejada, uma vez que as quatro espécies citadas acima representam 59,33% do total de indivíduos encontrados (Figura 3). Foram encontradas outras 19 espécies com apenas um ou dois indivíduos.

8 Nome popular Nome científico Família Porte Quant. Freq.(%) Oiti Licania tomentosa Chrysobalanaceae Médio ,14% Resedá Lagerstroemia indica Lythraceae Pequeno 63 10,99% Falsa-murta Murraya paniculata Rutaceae Pequeno 50 8,73% Quaresmeira Tibouchina granulosa Melastomataceae Médio 60 10,47% Salgueiro chorão Salix x pendulina Salicaceae Médio 27 4,71% Caesalpinia Sibipiruna peltophoroides Fabaceae Grande 19 3,32% Nectandra megapotamica Lauraceae Médio 14 2,44% Canelinha Escova de garrafa Callistemon spp Myrtaceae Pequeno 9 1,57% Munguba/ cacau selvagem Pachira aquatica Bombacaceae Grande 8 1,40% Jerivá Syagrus romanzoffiana Arecaceae Grande 8 1,40% Chapéu de sol Terminalia catappa Combretaceae Grande 8 1,40% Pata de vaca Bauhinia blakeana Fabaceae Médio 8 1,40% Flamboyant Delonix regia Fabaceae Grande 7 1,22% Canela branca Nectandra membranacea Lauraceae Grande 7 1,22% Ipê branco Tabebuia roseo-alba Bignoniaceae Grande 7 1,22% Língua de sogra Albizia lebbeck Leguminosae Médio 5 0,87% Pinheiro de buda Podocarpus macrophyllus Podocarpaceae Médio 5 0,87% Caesalpinia Flamboyanzinho pulcherrima Fabaceae Pequeno 4 0,70% Falso barbatimão Cassia leptophylla Leguminosae Médio 3 0,52% Mussaenda erythrophylla Rubiaceae Pequeno 3 0,52% Mussaenda vermelha Pingo de ouro Duranta erecta aurea Verbenaceae Pequeno 3 0,52% Nêspereira Eriobotrya japonica Rosaceae Pequeno 3 0,52% Mussenda rosa Mussaenda alicia Rubiaceae Pequeno 2 0,35% Ipê amarelo da selva Tabebuia alba Bignoniaceae Grande 2 0,35% Ipê roxo Tabebuia avellanedae Bignoniaceae Grande 2 0,35% Espirradeira Nerium oleander Apocynaceae Pequeno 2 0,35% Tília americana Tília americana Tiliaceae Grande 2 0,35% Alfarrobeira Ceratonia siliqua Fabaceae Grande 2 0,35% Árvore guarda-chuva Schefflera actinophylla Araliaceae Médio 1 0,17% Ipê rosa Tabebuia heptaphylla Bignoniaceae Grande 1 0,17% Areca bambu Dypsis lutescens Arecaceae Médio 1 0,17% Tulipeira Spathodea campanulata Bignoniaceae Grande 1 0,17% Cipreste italiano Cupressus sempervirens Cupressaceae Grande 1 0,17% Laranjeira Citrus sinensis Rutaceae Médio 1 0,17% Acerola Malpighia emarginata Malpighiaceae Pequeno 1 0,17% Euphorbia leucocephala Euphorbiaceae Pequeno 1 0,17% Cabeleira de velho Rosa Rosa x grandiflora Rosaceae Pequeno 1 0,17% Alfeneiro Ligustrum lucidum Oleaceae Médio 1 0,17% Hibisco Hibiscus rosa-sinensis Malvaceae Pequeno 1 0,17% Chuva de ouro Cassia fistula Fabaceae Médio 1 0,17% Mamoeiro Carica papaya Caricaceae Médio 1 0,17% Espécie não reconhecida 60 10,47% Total ,00% Tabela 1: Espécies de maior frequência nas vias públicas do Bairro Jardim Panorama, na cidade de Bauru, SP.

9 Figura 3: Porcentagem das espécies de maior frequência nas vias públicas do Bairro Jardim Panorama, na cidade de Bauru, SP ADEQUABILIDADE EM RELAÇÃO À CALÇADA LARGURA E SUPORTE À REDE ELÉTRICA A análise da adequabilidade da população arbórea levou em consideração o porte e sua relação com largura das calçadas e o suporte à rede elétrica (fiação de baixa tensão). A quadra de número 22 (Figura 4), localizada entre as ruas Ponciano Ferreira de Menezes, Benedito Moreira Pinto, Nelson Yoshiura e Abrahão Rahal, foi utilizada como modelo para exemplificação do método visual de análise. De acordo com a figura 2, é clara a visualização da adequação/inadequação do porte em relação à fiação elétrica. N Figura 4: Detalhe do mapa com a localização das arbóreas.

10 Os indivíduos de porte médio e pequeno são predominantes e representam 40,7% e 43,8% do total, respectivamente; apenas 15,5% das árvores encontradas são de grande porte (Figura 5 e Figura 6). Segundo o Manual Técnico de Arborização Urbana, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade de São Paulo (2005), para o plantio de árvores em vias públicas, os passeios deverão ter a largura mínima de 2,40m em locais onde não é obrigatório o recuo das edificações em relação ao alinhamento, e de 1,50m nos locais onde o recuo for obrigatório. Assim, o bairro se encontra de acordo com essas recomendações, considerando que a largura mínima encontrada nas calçadas foi de 2,40m. Como a largura máxima encontrada foi de 2,90m, o plantio de árvores de grande porte é inadequado, já que estas são indicadas apenas para calçadas com largura superior a 3,00m, e que não apresentem rede elétrica aérea ou subterrânea (PIVETTA e SILVA FILHO, 2002). Segundo Pivetta e Silva Filho (op. cit.) a rede de energia elétrica aérea deve ser implantada, preferencialmente, nas calçadas oeste e norte e, sob elas, árvores de pequeno porte e nas calçadas leste e sul, árvores de porte médio, portanto 46,7% dos indivíduos de médio porte se encontram em estado inadequado por estarem sob a rede elétrica. Unindo os aspectos analisados em relação à adequabilidade geral, 65,6% são adequadas e atendem as normas e especificações dos órgãos que regulamentam o planejamento da arborização urbana. Entretanto, existe uma porcentagem significativa de inadequação (34,5%), que evidencia a falta de planejamento. A identificação das espécies inadequadas poderá servir de guia para manejo da arborização, de modo que, havendo necessidade de serem removidas possam ser substituídas por outras de espécies adequadas.

11 Figura 5: Mapa do Bairro Jardim Panorama, na cidade de Bauru, SP, com a locação das árvores encontradas nas vias públicas, e seus respectivos portes. N

12 Figura 6: Frequência de portes arbóreos no Bairro Jardim Panorama, da cidade de Bauru, SP. 4. CONCLUSÃO Os resultados obtidos evidenciam que a falta de planejamento compromete a qualidade da arborização do bairro. Os problemas relacionados à inadequação em função do porte comprometem a acessibilidade das calçadas, entre outros problemas não abordados neste trabalho. Logo, existe a necessidade de um plano de arborização do bairro, para auxilio no manejo e plantio de novos indivíduos, para execução a curto, médio e longo prazos. A partir da contribuição deste trabalho, esse plano deve contar com o apoio dos moradores do bairro, dentro de um processo de planejamento participativo. Etapa que será seguida dentro do projeto maior intitulado Bairro verde. A metodologia utilizada neste trabalho servirá, ainda, de base para levantamentos quali quantitativos da arborização de outros bairros da cidade de Bauru e também poderá contribuir para o desenvolvimento de estudos similares no país.

13 5 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BUENO SOUSA, M. A. de L. Maximização das funções ecológicas, ambientais e estéticas das árvores no planejamento da arborização urbana. In: workshop sobre Arborização Urbana Vale do Ribeira, 1. Registro: UNESP, BUENO-BARTHOLOMEI, C. L. Influência da vegetação no conforto térmico urbano e no ambiente construído. Tese (doutorado). Universidade Estadual de Campinas, SP, CONSTANTINO, N.R.T., RIGITANO, M.H. Contribuição ao Estudo da Paisagem Urbana de Bauru. V SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO Cidades: temporalidades em confronto - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, FALCÓN, A. Espacios verdes para uma ciudad sostenible. Planificatión, proyecto, mantenimieto y gestión. Barcelona: Editora Pili, 2007 FERREIRA, F.A., GASPAROTTO, L., LIMA, M.I.P.M. Uma ferrugem, causada por Phakopsora tomentosae sp. nov, em Manaus-AM. Fitopatologia brasileira, v.26, n.2, GALVÃO, J., MARTINS, M. e BRITO, J. Análise da compatibilização da arborização com os equipamentos urbanos no centro de Timon - MA. IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, Belém, Disponível em: edu.br/ connepi-anais/artigos/47_2769_ 332.pdf. [Acesso em 10 junho 2014]. GIACOMELI, D. C. Caracterização da arborização viária e sua influência no microclima urbano na escala do pedestre. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, LORENZI, H.; SOUZA, H.M. de; TORRES, M.A.V.; BACHER, L.B. Árvores Exóticas no Brasil: madeiras, ornamentais e aromáticas. 1.ed. Nova Odessa: Platarum, 2003.

14 LORENZI, H. Árvores Brasileiras - manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil - Vol. 01 e Vol edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum PAIVA, G. A. Levantamento florístico quali-quantitativo da Praça do Relógio da cidade Universitária Armando de Salles Oliveira USP/São Paulo. Dissertação (Mestrado). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, SP, PIVETTA, K.F.L., SILVA FILHO, D.F. da. Arborização Urbana. 69 p. Boletim Acadêmico Série Arborização Urbana. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, ROBINETTE, G. O. Plants/people/and Environmental Quality. USDI-Natl. Park Serv SÃO PAULO, SECRETARIA MUNICIPAL DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE. Manual Técnico de Arborização Urbana. 2 ed. São Paulo, p. SEGAWA, Hugo. Ao Amor do Público: jardins no Brasil. São Paulo, Studio Nobel, TAKAMUNE, C. N.; Fontes, M. S. G.. Conforto térmico em áreas de estacionamento em um ambiente universitário, em condições de tempo quente. In: Encontro Nacional Sobre Conforto No Ambiente Construído E Encontro Latino Americano Sobre Conforto no Ambiente Construído, X II e VIII, 2013, Brasília. Anais. Natal: ANTAC, WILMERS, F. Green of melioration of urban climate. Energy and Building, vol. 11, p AGRADECIMENTOS A Pró Reitoria de Extensão Universitária (PROEX) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) pelo auxílio financeiro ao projeto Bairro Verde. CEA Centro de Estudos Ambientais UNESP, Rio Claro.

ANÁLISE QUANTITATIVA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA PRAÇA DOS CORREIOS, MUNICIPIO DE ITAPEVA SP

ANÁLISE QUANTITATIVA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA PRAÇA DOS CORREIOS, MUNICIPIO DE ITAPEVA SP ANÁLISE QUANTITATIVA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA PRAÇA DOS CORREIOS, MUNICIPIO DE ITAPEVA SP MUNHOZ JUNIOR, Cássio Acadêmico Eng. Florestal FAIT/AGEG DOMINGUES, Eduardo Almeida Acadêmico Eng. Florestal FAIT/AGEG

Leia mais

Bairro Verde. Eixo 2: "Os Valores para Teorias e Práticas Vitais"

Bairro Verde. Eixo 2: Os Valores para Teorias e Práticas Vitais Bairro Verde Veridiana Emília Godoy (autor) Bauru, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Arquitetura e Urbanismo, veridianagodoy95@gmail.com Bolsita Proex, Felipe Alves Carneiro (autor)

Leia mais

ARBORIZAÇÃO URBANA DO CENTRO DE GURUPI: IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES DE ÁRVORES OCORRENTES NA MALHA URBANA

ARBORIZAÇÃO URBANA DO CENTRO DE GURUPI: IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES DE ÁRVORES OCORRENTES NA MALHA URBANA ARBORIZAÇÃO URBANA DO CENTRO DE GURUPI: IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES DE ÁRVORES OCORRENTES NA MALHA URBANA SILVA, S. M. O. 1 ; SANTOS, A.F. 2 1 Aluna do Curso de Engenharia Florestal; Campus de

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE ARBORIZAÇÃO URBANA CONSCIENTE NO MUNICIPIO DE JATAÍ, GO

IMPLANTAÇÃO DE ARBORIZAÇÃO URBANA CONSCIENTE NO MUNICIPIO DE JATAÍ, GO Goiânia/GO 19 a 22/11/2012 IMPLANTAÇÃO DE ARBORIZAÇÃO URBANA CONSCIENTE NO MUNICIPIO DE JATAÍ, GO Estela da Silva Lemes Secretaria do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia; coordenadora do Jardim Botânico;

Leia mais

ARBORIZAÇÃO URBANA EM PAINS-MG

ARBORIZAÇÃO URBANA EM PAINS-MG ARBORIZAÇÃO URBANA EM PAINS-MG Amanda Pereira do Carmo 1 ; Kátia Daniela Ribeiro 2 1 Bacharel em Engenharia Ambiental, amandambiental@yahoo.com.br 2 Professora Titular I, UNIFOR-MG, katiadr@bol.com.br

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DA ÁREA CENTRAL DE CORUMBÁ/MS RESUMO

DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DA ÁREA CENTRAL DE CORUMBÁ/MS RESUMO DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DA ÁREA CENTRAL DE CORUMBÁ/MS Elinalva Silva de Lira 1 ; Joelson Gonçalves Pereira 2 ; Ana Paula Vieira da Silva 1 1 Bolsistas do Programa de Extensão Oficinas comunitárias

Leia mais

Arborização urbana em um bairro popular de Amparo/SP

Arborização urbana em um bairro popular de Amparo/SP Resumo: Realizou-se levantamento quantitativo e qualitativo da arborização em um bairro popular de Amparo/SP. Foram encontrados 141 espécimes vegetais, distribuídos em 18 gêneros e 15 famílias, sendo a

Leia mais

REGISTRO FOTOGRÁFICO - AVENIDA BELCHIOR DE GODOI

REGISTRO FOTOGRÁFICO - AVENIDA BELCHIOR DE GODOI PREFEITURA MUNICPAL DE ARAGUARI SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REGISTRO FOTOGRÁFICO - AVENIDA BELCHIOR DE GODOI Situação do estado fitossanitário de três indivíduos arbóreos da espécie Pata de vaca

Leia mais

CONFLITOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM VIAS PÚBLICAS DE INCONFIDENTES, MG

CONFLITOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM VIAS PÚBLICAS DE INCONFIDENTES, MG CONFLITOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM VIAS PÚBLICAS DE INCONFIDENTES, MG Lilian Vilela Andrade Pinto (1) Professora DSc. em Manejo Ambiental do IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes. Leciona as disciplinas de

Leia mais

O PORTE DAS ÁRVORES E O EFEITO MICROCLIMÁTICO - UMA CONTRIBUIÇÃO AO PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS

O PORTE DAS ÁRVORES E O EFEITO MICROCLIMÁTICO - UMA CONTRIBUIÇÃO AO PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS O PORTE DAS ÁRVORES E O EFEITO MICROCLIMÁTICO - UMA CONTRIBUIÇÃO AO PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS Angeline Martini (*), Daniela Biondi, Antonio Carlos Batista * Universidade Federal do Paraná, martini.angeline@gmail.com

Leia mais

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB O QUE É O Plano Diretor de Transporte e da Mobilidade é um instrumento da política de desenvolvimento urbano, integrado ao Plano Diretor do município,

Leia mais

Cristian Perroni Professor: Fernando Pires Disciplina: Fotografia Ambiental Flora Ipê Amarelo /Roxo

Cristian Perroni Professor: Fernando Pires Disciplina: Fotografia Ambiental Flora Ipê Amarelo /Roxo Cristian Perroni Professor: Fernando Pires Disciplina: Fotografia Ambiental Flora Ipê Amarelo /Roxo Ipê - Amarelo Nome científico: Tabebuia pulcherrima Nomes populares: ipê-amarelo, ipê-da-praia Família:

Leia mais

LAUDO DE CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL

LAUDO DE CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL LAUDO DE CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL INTERESSADO: IMOBILIÁRIA PARQUE BRASIL LTDA DENOMINAÇÃO: LOTEAMENTO RESIDENCIAL VILA REAL FINALIDADE: LAUDO TÉCNICO PARA CUMPRIMENTO DA LEI MUNICIPAL 4.123 DE 04/05/2007

Leia mais

ASPECTOS CONSTRUTIVOS E AMBIENTAIS DE TELHADOS VERDES EXTENSIVOS

ASPECTOS CONSTRUTIVOS E AMBIENTAIS DE TELHADOS VERDES EXTENSIVOS I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - I COBESA ASPECTOS CONSTRUTIVOS E AMBIENTAIS DE TELHADOS VERDES EXTENSIVOS Matheus Paiva Brasil (1) Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental

Leia mais

Ações Locais para a Sustentabilidade Programa Biocidade

Ações Locais para a Sustentabilidade Programa Biocidade Ações Locais para a Sustentabilidade Programa Biocidade REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA CURITIBA - DADOS GEOGRÁFICOS Área - 432,17 km2 Relevo - Levemente ondulado Extensão Norte Sul - 35 km Extensão Leste-Oeste

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

24/03/2011. E. Topografia Evidenciar as características físicas do terreno, tal como inclinação e desenho.

24/03/2011. E. Topografia Evidenciar as características físicas do terreno, tal como inclinação e desenho. 1 2 Recursos de desenho para a análise urbana A. Mapa de Zoneamento Macroestudo do entorno, características do lote em relação a uma determinada região, características do ponto de vista do zoneamento

Leia mais

VII Semana de Ciência e Tecnologia IFMG Câmpus Bambuí VII Jornada Científica e I Mostra de Extensão 21 a 23 de outubro de 2014

VII Semana de Ciência e Tecnologia IFMG Câmpus Bambuí VII Jornada Científica e I Mostra de Extensão 21 a 23 de outubro de 2014 Plantando a Semente, Cultivando Vidas Alex Lopes Carvalho 1 ; Vagner Aparecido Vítor² Ricardo Monteiro Corrêa ³; ¹ Estudantes de Agronomia. Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) campus Bambuí. Bambuí MG.

Leia mais

REGISTRO FOTOGRÁFICO MUNGUBA PRAÇA DA CONSTITUIÇÃO

REGISTRO FOTOGRÁFICO MUNGUBA PRAÇA DA CONSTITUIÇÃO REGISTRO FOTOGRÁFICO MUNGUBA PRAÇA DA CONSTITUIÇÃO FIGURA 1. Indivíduo arbóreo da espécie Munguba com o estado fitossanitário comprometido. FIGURA 2. Vista da parte aérea demonstrando a ausência de folhas.

Leia mais

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Introdução Este material surge como resultado do acompanhamento das apresentações do Plano de Mobilidade

Leia mais

HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: Catálogo de Árvores e Arbustos do Campus

HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: Catálogo de Árvores e Arbustos do Campus 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO (X ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA SOB UMA REDE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA SOB UMA REDE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA SOB UMA REDE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS Joana Souza Fernandes 1, Gabriel de Assis Pereira 2, Cinara Libéria Pereira Neves 3, Samuel Wanderley Rezende

Leia mais

6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO

6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO 6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO Este capítulo apresenta uma metodologia para a elaboração de projeto de sinalização de orientação de destino cujas placas são tratadas nos itens 5.2, 5.4,

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Uso e Arborização dos Espaços Comuns nas Escolas Municipais de Canhotinho-PE

Uso e Arborização dos Espaços Comuns nas Escolas Municipais de Canhotinho-PE THAMYLLYS MYLLANNY PIMENTEL AZEVEDO(AUTORA) E-mail: thamyllysmyllanny@hotmail.com MARIA BETÂNIA MOREIRA AMADOR (COAUTORA) E-mail: betaniaamador@yahoo.com.br UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-UPE/CAMPUS GARANHUNS

Leia mais

A importância do continente europeu reside no fato de este ter

A importância do continente europeu reside no fato de este ter Conhecido como velho mundo, o continente europeu limitase a oeste com o Oceano Atlântico, ao sul com o Mediterrâneo, ao norte com o oceano Glacial Ártico e a leste com a Ásia, sendo que os Montes Urais

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre o ICMS Ecológico

Perguntas Frequentes sobre o ICMS Ecológico Perguntas Frequentes sobre o ICMS Ecológico 1) O ICMS ecológico é um imposto adicional? O consumidor paga a mais por isso? R. Não. O ICMS Ecológico não é um imposto a mais, sendo apenas um critério de

Leia mais

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA SOB UM CIRCUITO ELÉTRICO DA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS ALINE SILVA MUNDIM

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA SOB UM CIRCUITO ELÉTRICO DA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS ALINE SILVA MUNDIM COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA SOB UM CIRCUITO ELÉTRICO DA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS ALINE SILVA MUNDIM LAVRAS 2014 INTRODUÇÃO: Grande parcela da população mundial vive atualmente em cidades. De acordo com dados

Leia mais

MAPEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CATÁLOGO DE EXTENSÃO DA FURG 2009-2012

MAPEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CATÁLOGO DE EXTENSÃO DA FURG 2009-2012 MAPEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CATÁLOGO DE EXTENSÃO DA FURG 2009-2012 Simone Machado Firme FURG 1 Karine Vargas Oliveira FURG 2 Michele Fernanda Silveira

Leia mais

RELATÓRIO DA 5ª CONFERÊNCIA ETAPA MUNICIPAL APARECIDA DE GOIÂNIA-GO 24 E 25 DE MAIO DE 2013

RELATÓRIO DA 5ª CONFERÊNCIA ETAPA MUNICIPAL APARECIDA DE GOIÂNIA-GO 24 E 25 DE MAIO DE 2013 RELATÓRIO DA 5ª CONFERÊNCIA ETAPA MUNICIPAL 1. Dados Iniciais Estado: Goiás Município: Aparecida de Goiânia APARECIDA DE GOIÂNIA-GO 24 E 25 DE MAIO DE 2013 2. Dados da pessoa responsável pelo preenchimento

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ORNAMENTAIS NATIVAS NO ASSENTAMENTO RURAL ZUMBI DOS PALMARES EM UBERLÂNDIA-MG

IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ORNAMENTAIS NATIVAS NO ASSENTAMENTO RURAL ZUMBI DOS PALMARES EM UBERLÂNDIA-MG CONVÊNIOS CNPq/UFU & FAPEMIG/UFU Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação DIRETORIA DE PESQUISA COMISSÃO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2008 UFU 30 anos IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

ANEXO 2 PIBIC/PIBITI/CNPq/IFSP RESUMO, OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA

ANEXO 2 PIBIC/PIBITI/CNPq/IFSP RESUMO, OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA ANEXO 2 PIBIC/PIBITI/CNPq/IFSP RESUMO, OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA Título do Projeto: REGISTRO FOTOGRÁFICO E DESCRITIVO DA FLORA ARBÓREA URBANA DA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO

Leia mais

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br 03 a 05 Agosto 2015 São Paulo Brasil connectedsmartcities.com.br Por que Connected Smart Cities? As grandes e modernas cidades são, talvez, as mais importantes realizações do homem, por serem responsáveis,

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS SUMÁRIO 1 Introdução...5 2 Sistema de monitoramento climático Ressonare...7 2.1 A rede de monitoramento...8 2.2 A coleta, o armazenamento e o acesso aos

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade e de paisagens e ecossistemas visualmente atraentes que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DAS ESPÉCIES ORNAMENTAIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ (CESUMAR), MARINGÁ, PARANÁ

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DAS ESPÉCIES ORNAMENTAIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ (CESUMAR), MARINGÁ, PARANÁ Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DAS ESPÉCIES ORNAMENTAIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ (CESUMAR), MARINGÁ, PARANÁ Margarete

Leia mais

Curitiba-PR Brasil Março 2007. Prefeitura

Curitiba-PR Brasil Março 2007. Prefeitura Curitiba-PR Brasil Março 2007 Prefeitura Biodiversidade Gerenciamento da Biodiversidade Urbana e Promoção da Conscientização da Biodiversidade em Comunidades Urbanas. Curitiba-PR-Brasil Março 2007 Clarismino

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BAURU - SP

IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BAURU - SP IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BAURU - SP Carlos Alberto Ferreira Rino (1) Mestre em Engenharia Química (UNICAMP, 1996). Engenheiro de Segurança do Trabalho (UNESP, 1994).

Leia mais

ANEXO CHAMADA III DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA GESTÃO E AVALIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS

ANEXO CHAMADA III DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA GESTÃO E AVALIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS ANEXO CHAMADA III DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA GESTÃO E AVALIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS OBJETIVO Esta chamada tem por objetivo financiar projetos relacionados a ações de gestão e avaliação

Leia mais

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano **

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano ** AVALIAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO ECOTURISMO NO CAMINHO DO MAR PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR NÚCLEO ITUTINGA PILÕES Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos

Leia mais

LAUDO DE CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL

LAUDO DE CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL LAUDO DE CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL INTERESSADO: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL BOUGAINVILLEA DENOMINAÇÃO: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL BOUGAINVILLEA FINALIDADE: LAUDO TÉCNICO PARA CUMPRIMENTO DA LEI MUNICIPAL 4.123 DE

Leia mais

O COMPORTAMENTO DA TEMPERATURA E UMIDADE DO AR NA ÁREA URBANA DE IPORÁ-GO. Valdir Specian¹, Elis Dener Lima Alves²

O COMPORTAMENTO DA TEMPERATURA E UMIDADE DO AR NA ÁREA URBANA DE IPORÁ-GO. Valdir Specian¹, Elis Dener Lima Alves² O COMPORTAMENTO DA TEMPERATURA E UMIDADE DO AR NA ÁREA URBANA DE IPORÁ-GO. Valdir Specian¹, Elis Dener Lima Alves² ¹Professor do Curso de Geografia da UnU Iporá. - UEG ² Bolsista PBIC/UEG, Acadêmico do

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS LCF-1581

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS LCF-1581 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS LCF-1581 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas Trabalho final: Projeto de adequação

Leia mais

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA OCUPAÇÃO DE CAMPUS UNIVERSITÁRIO

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA OCUPAÇÃO DE CAMPUS UNIVERSITÁRIO SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA OCUPAÇÃO DE CAMPUS UNIVERSITÁRIO Angelina D. L. Costa (1); Eduardo R. V. de Lima (2); Joel S. dos Santos (3); Neusa Paes Leme (4); Rayssa A. de Lira (5); Caroline M. Cevada

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade, paisagens e ecossistemas visualmente atraentes e que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Palavras-chaves: Arborização urbana, Inventário, Índices, Árvores

Palavras-chaves: Arborização urbana, Inventário, Índices, Árvores INVENTÁRIO DA ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS EM PONTA GROSSA-PARANÁ (BRASIL) Silvia Méri Carvalho (Professor Adjunto Departamento de Geociências/Programa de Pós-Graduação em Geografia- Universidade Estadual

Leia mais

PLANO DIRETOR DA FAHOR FACULDADE HORIZONTINA

PLANO DIRETOR DA FAHOR FACULDADE HORIZONTINA PLANO DIRETOR DA FAHOR FACULDADE HORIZONTINA O CONSELHO DE EDUCAÇÃO da FAHOR Faculdade Horizontina, no uso de suas atribuições aprovou o seguinte Plano Diretor para o Campus Arnoldo Schneider: DISPOSIÇÕES

Leia mais

PARCERIA UNIVERSIDADE-GOVERNO COMO FONTE DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA O MEIO PROFISSIONAL E ACADÊMICO

PARCERIA UNIVERSIDADE-GOVERNO COMO FONTE DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA O MEIO PROFISSIONAL E ACADÊMICO PARCERIA UNIVERSIDADE-GOVERNO COMO FONTE DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA O MEIO PROFISSIONAL E ACADÊMICO Arq. MSc. Eduardo Grala da Cunha Universidade de Passo Fundo/RS, Unochapecó/SC, e-mail: egcunha@terra.com.br.

Leia mais

Arborização Urbana e Sistema Elétrico: Realidade e Desafios

Arborização Urbana e Sistema Elétrico: Realidade e Desafios Arborização Urbana e Sistema Elétrico: Realidade e Desafios Teófilo Otoni Ipatinga Edvaldo Silva Dutra Gerência de Planejamento e Acompanhamento da Operação e Manutenção de Redes de Distribuição Alguns

Leia mais

ÓRGÃO: 14000 - SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO-AMBIENTE PROGRAMA DE TRABALHO

ÓRGÃO: 14000 - SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO-AMBIENTE PROGRAMA DE TRABALHO PLANO PLURIANUAL 2010-2013 CÓDIGO ESPECIFICAÇÃO - FUNCIONAL PROGRAMÁTICA 18000000 GESTÃO AMBIENTAL 18542000 CONTROLE AMBIENTAL 18542010 PROGRAMA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 185420102.074 COORDENAÇÃO DOS

Leia mais

12.1. Tipologia atual dos imóveis habitacionais no município de

12.1. Tipologia atual dos imóveis habitacionais no município de 86 12 - HABITAÇÃO Bela Vista de Goiás 12.1. Tipologia atual dos imóveis habitacionais no município de Na região central da Zona Urbana a heterogeneidade está evidente em suas edificações. Existem alguns

Leia mais

ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGICA DO COMPONENTE ÁRBOREO DE UMA FLORESTA OMBRÓFILA EM PORTO VELHO, RONDÔNIA

ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGICA DO COMPONENTE ÁRBOREO DE UMA FLORESTA OMBRÓFILA EM PORTO VELHO, RONDÔNIA ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGICA DO COMPONENTE ÁRBOREO DE UMA FLORESTA OMBRÓFILA EM PORTO VELHO, RONDÔNIA Priscilla Menezes Andrade Antônio Laffayete Pires da Silveira RESUMO: O presente estudo foi realizado

Leia mais

Palavras-chave: Arborização; inventário ambiental; manejo; patrimônio arbóreo; radiofreqüência

Palavras-chave: Arborização; inventário ambiental; manejo; patrimônio arbóreo; radiofreqüência Projeto de Gestão da Arborização no Campus da Universidade de São Paulo baseado em um Modelo de Inventário Ambiental utilizando Identificação por Radiofrequência Brenda Bogatzky Ribeiro Corrêa * Márcia

Leia mais

LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES ARBÓREAS UTILIZADAS NA ARBONIZAÇÃO URBANA EM JOÃO MONLEVADE MG

LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES ARBÓREAS UTILIZADAS NA ARBONIZAÇÃO URBANA EM JOÃO MONLEVADE MG LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES ARBÓREAS UTILIZADAS NA ARBONIZAÇÃO URBANA EM JOÃO MONLEVADE MG Marlon Silva 1, Tatiane Reis 1, Geisla Teles Vieira 1, Marcus Alvarenga Soares 1, Danilo Viana 1 1. Departamento

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO MAIA, Lívia Cândida 1 ; RODRIGUES, Adonay; BARBOSA, Beatriz Ribeiro Kherlakian; RESENDE, Vitor Nascimento; PORTO, Adriel Cruvinel, SANTOS, Kaio Guilherme

Leia mais

Eixo Temático ET-02-001 - Gestão de Áreas Protegidas A FOTOGRAFIA NA GESTÃO DOS IMÓVEIS DE PROTEÇÃO DE ÁREA VERDE DO RECIFE-PE

Eixo Temático ET-02-001 - Gestão de Áreas Protegidas A FOTOGRAFIA NA GESTÃO DOS IMÓVEIS DE PROTEÇÃO DE ÁREA VERDE DO RECIFE-PE 141 Eixo Temático ET-02-001 - Gestão de Áreas Protegidas A FOTOGRAFIA NA GESTÃO DOS IMÓVEIS DE PROTEÇÃO DE ÁREA VERDE DO RECIFE-PE Yasodhara Silva Lacerda; Mônica de Moraes Barbosa; Adriana Carla Pontes

Leia mais

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1.

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1. INTRODUÇÃO Este estudo tem como objeto de análise o processo de

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

Proposta de Adequação Ambiental e Paisagística do Trecho Urbano do Rio Piracicaba e Entorno.

Proposta de Adequação Ambiental e Paisagística do Trecho Urbano do Rio Piracicaba e Entorno. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO DE ECOLOGIA E RESTAURAÇÃO FLORESTAL Proposta de Adequação Ambiental e Paisagística

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise dos resultados

Leia mais

O USO DO SIMULADOR ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA BÁSICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

O USO DO SIMULADOR ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA BÁSICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA O USO DO SIMULADOR ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA BÁSICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA Mariane Gama NABIÇA 1 mariane_gama@hotmail.com Davi Henrique Trindade AMADOR 1 henriquetrindade9@yahoo.com.br 1 Universidade

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

AÇÕES AGROECOLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO ASSENTAMENTO PRIMEIRO DO SUL CAMPO DO MEIO, MG. Área Temática: Meio Ambiente

AÇÕES AGROECOLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO ASSENTAMENTO PRIMEIRO DO SUL CAMPO DO MEIO, MG. Área Temática: Meio Ambiente AÇÕES AGROECOLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO ASSENTAMENTO PRIMEIRO DO SUL CAMPO DO MEIO, MG Área Temática: Meio Ambiente Responsável pelo trabalho: Artur Leonardo Andrade Universidade

Leia mais

INOVAR PARA FIDELIZAR: ANÁLISE DAS DIMENSÕES CLIENTES, RELACIONAMENTO E REDE DO SEGMENTO DE DROGARIAS

INOVAR PARA FIDELIZAR: ANÁLISE DAS DIMENSÕES CLIENTES, RELACIONAMENTO E REDE DO SEGMENTO DE DROGARIAS INOVAR PARA FIDELIZAR: ANÁLISE DAS DIMENSÕES CLIENTES, RELACIONAMENTO E REDE DO SEGMENTO DE DROGARIAS Dayanny Machado de Melo Moreira Agente Local de Inovação atuante na região metropolitana de Goiânia

Leia mais

Arborização no contexto do planejamento urbano

Arborização no contexto do planejamento urbano Arborização no contexto do planejamento urbano Eng. Florestal Edinilson dos Santos Prefeitura de Belo Horizonte Dr. Edinilson dos Santos Araçuaí - MG, 20 de maio de 2015 Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 408, DE 2012

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 408, DE 2012 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 408, DE 2012 Altera a Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências, para alargar a faixa não

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental São Bernardo do Campo, 15 de maio de 2009. Introdução Tendo em

Leia mais

TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL: um estudo da acessibilidade nos meios de hospedagem em Balneário Camboriú 1

TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL: um estudo da acessibilidade nos meios de hospedagem em Balneário Camboriú 1 TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL: um estudo da acessibilidade nos meios de hospedagem em Balneário Camboriú 1 Amanda Fantatto de Melo 2 ; Priscilla Gomes Welter 3 ; Sônia R. de S. Fernandes 4 INTRODUÇÃO O turismo

Leia mais

Parcelamento do Solo. Projeto de Loteamentos

Parcelamento do Solo. Projeto de Loteamentos Introdução Parcelamento do Solo Projeto de Loteamentos Prof. Mário Barreiros O parcelamento e a estruturação da cidade O parcelamento do solo é o principal instrumento de estruturação do espaço urbano

Leia mais

Palavras-chave: Semiárido. Arborização Urbana. Sertânia

Palavras-chave: Semiárido. Arborização Urbana. Sertânia Considerações Sobre a Gestão de Áreas Verdes Com Foco na Arborização de Sertânia - PE Edmaylson Jóia Leandro 1 Maria Betânia Moreira Amador 2 RESUMO Face a necessidade de implantação de espécies vegetais

Leia mais

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará Capítulo do Livro: Série Integração, Transformação e Desenvolvimento: Áreas Protegidas e Biodiversidade Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro. 2012. Planejamento Turístico para

Leia mais

UniVap - FEAU CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Prof. Minoru Takatori ESTUDO PRELIMINAR

UniVap - FEAU CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Prof. Minoru Takatori ESTUDO PRELIMINAR 1 ESTUDO PRELIMINAR OBJETIVOS Analise e avaliação de todas as informações recebidas para seleção e recomendação do partido arquitetônico, podendo eventualmente, apresentar soluções alternativas. Tem como

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 VERIFICAÇÃO DO PÉ DIREITO COMO TÉCNICA DE CONFORTO TÉRMICO Mariana Ferreira Martins Garcia 1 ;Phelippe Mendonça de Paiva 2 ; Diogo Humberto Muniz 3 ;Adriana Pereira Resende Martins 4 ; Daniela Satie Kodama

Leia mais

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Região Norte 1. Qual a diferença entre região Norte, Amazônia Legal e Amazônia Internacional? A região Norte é um conjunto de 7 estados e estes estados

Leia mais

A irrigação à noite também não é uma boa ideia porque pode deixar as folhas molhadas durante a noite um convite ao crescimento de fungos.

A irrigação à noite também não é uma boa ideia porque pode deixar as folhas molhadas durante a noite um convite ao crescimento de fungos. MANEIRAS DE ECONOMIZAR ÁGUA NA IRRIGAÇÃO: TÓPICO I: IRRIGAÇÃO PARA PAISAGISMO RESIDENCIAL. Agora vamos iniciar as maneiras de economizar água de irrigação. 1 Se você já tem um sistema instalado: 1.1. Faça

Leia mais

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL REALIZADA NA PONTE DO RIO SÃO JORGE/PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL REALIZADA NA PONTE DO RIO SÃO JORGE/PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL REALIZADA NA PONTE DO RIO SÃO JORGE/PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS Andressa Stefany Teles Jasmine Cardoso Moreira Victor Emanuel Carbonar Santos RESUMO: Impactos negativos

Leia mais

O propósito deste trabalho foi o de apresentar os programas de. catalogação cooperativa, centralizada e catalogação-na-publicação, os quais,

O propósito deste trabalho foi o de apresentar os programas de. catalogação cooperativa, centralizada e catalogação-na-publicação, os quais, 138 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O propósito deste trabalho foi o de apresentar os programas de catalogação cooperativa, centralizada e catalogação-na-publicação, os quais, são sistemas de alimentação de catálogos

Leia mais

HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Raquel Alves de Oliveira, Vânia Galindo Massabni ESALQ - USP Eixo: 03 Ciências Agrárias Resumo O presente trabalho trata a respeito do projeto desenvolvido

Leia mais

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Entenda quais são os Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana que serão revistos Revisão Participativa

Leia mais

Relatório mensal JULHO/2014. Projeto: Estudo e implantação de floresta para manejo sustentado na Escola Técnica Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo.

Relatório mensal JULHO/2014. Projeto: Estudo e implantação de floresta para manejo sustentado na Escola Técnica Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo. Relatório mensal JULHO/2014 Projeto: Estudo e implantação de floresta para manejo sustentado na Escola Técnica Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo. Atividades desenvolvidas no mês: Estudo das espécies

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O E. M. E. F. P R O F ª. D I R C E B O E M E R G U E D E S D E A Z E V E D O P

Leia mais

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES A PARTIR DO DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO NA AVENIDA SETE DE SETEMBRO NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES A PARTIR DO DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO NA AVENIDA SETE DE SETEMBRO NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES A PARTIR DO DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO NA AVENIDA SETE DE SETEMBRO NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA Rooslany Queiroz Barreira*, Cassyo Lima Santos, Karisa

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

III - PERCEPÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DO NATAL

III - PERCEPÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DO NATAL III - PERCEPÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DO NATAL INSTITUIÇÕES: COMPANHIA DE SERVIÇOS URBANOS DE NATAL URBANA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA VOLUNTÁRIO PARA HORTICULTURA ORNAMENTAL SUSTENTÁVEL

CÓDIGO DE CONDUTA VOLUNTÁRIO PARA HORTICULTURA ORNAMENTAL SUSTENTÁVEL CÓDIGO DE CONDUTA VOLUNTÁRIO PARA HORTICULTURA ORNAMENTAL SUSTENTÁVEL SUMÁRIO 1. COMPONENTES... 1 2. PRINCÍPIOS... 1 3. ESBOÇOS DE CÓDIGOS DE CONDUTA VOLUNTÁRIOS... 2 3.1 Para Órgãos e Setores do Governo...

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO *

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * COSTA, Marcia de Souza 1, PAES, Maria Helena Rodrigues 2 ; Palavras-chave: Pré-vestibular

Leia mais

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade Realização Patrocínio Objetivo da pesquisa Captar a perspectiva dos gestores e professores de gestão da qualidade sobre: 1. Os conceitos de sustentabilidade

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL CARTOGRÁFICO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA

ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL CARTOGRÁFICO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL CARTOGRÁFICO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA É indispensável que um estudo de impacto ambiental contenha, ao menos, os seguintes documentos cartográficos:

Leia mais

PROJETOS PADRÃO DO CIE

PROJETOS PADRÃO DO CIE PROJETOS PADRÃO DO CIE CIEs são projetos padronizados de Ginásio, para implantação em todo território brasileiro, elaborados em dois modelos de Layout. TIPOS DE MODELOS MODELO I GINÁSIO MODELO II GINÁSIO

Leia mais

ADENSAMENTO DE PLANTIO: ESTRATÉGIA PARA A PRODUTIVIDADE E LUCRATIVIDADE NA CITRICULTURA.

ADENSAMENTO DE PLANTIO: ESTRATÉGIA PARA A PRODUTIVIDADE E LUCRATIVIDADE NA CITRICULTURA. ADENSAMENTO DE PLANTIO: ESTRATÉGIA PARA A PRODUTIVIDADE E LUCRATIVIDADE NA CITRICULTURA. Eduardo Sanches Stuchi Pesquisador Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical Diretor Científico da Estação Experimental

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE Bruna de Souza Martins 96 Amanda Iark 97 Instituto

Leia mais