GESTÃO DOS CANAIS DE RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DOS CANAIS DE RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES"

Transcrição

1 VAREJO Novembro/2011 GESTÃO DOS CANAIS DE RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES É IMPORTANTE LEMBRAR QUE O CONCORRENTE DESEJA TOMAR UMA FATIA DO SEU MERCADO E NÃO POUPARÁ ESFORÇOS PARA ATENDER OS CONSUMIDORES POR TODOS OS MEIOS QUE ELES DESEJAREM. A resposta para esse dilema não está na simples decisão de não oferecer os diversos canais, restringindo-se aos mais tradicionais.

2 DESENVOLVA ESTRATÉGIAS PARA ADMINISTRAR OS DIVERSOS CANAIS DE CONTATO COM OS CONSUMIDORES História do relacionamento de empresas com seus clientes foi marcada, durante anos, pelo contato pessoal e escrito em papel. No entanto, a partir da década de 1990, quando a internet se tornou um instrumento comercial, o surgimento de novas tecnologias ampliou de maneira significativa os meios pelos quais os consumidores estabelecem contato com as empresas. Surgiram os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) por telefone fixo e celular, páginas de Fale Conosco nos sites, conversas online por meio de chats, blogs e comunidades nas mídias sociais, entre outras formas. Se antes já era difícil administrar quatro ou cinco canais de contato, como administrar o atendimento de clientes em dezenas deles? A resposta para esse dilema não está na simples decisão de não oferecer os diversos canais, restringindo-se aos mais tradicionais. É importante lembrar que o concorrente deseja tomar uma fatia do seu mercado e não poupará esforços para atender os consumidores por todos os meios que eles desejarem. Além disso, não cabe às empresas a escolha do meio de contato, mas aos próprios clientes, que escolherão o meio e o mudarão à sua inteira conveniência, na hora em que desejarem. Isso obriga as empresas a desenvolverem estratégias de multicanais, ou seja, estruturarem um serviço integrado de comunicação e de relacionamento por meio de diversos canais.

3 OS MULTICANAIS DEVEM ESTAR INTEGRADOS No início da implantação das estratégias de multicanais, as experiências pioneiras apresentaram problemas críticos e que não foram previstos. Certa vez, uma grande empresa do varejo no Brasil implantou um canal de vendas por meio de site na internet, oferecendo assim uma nova opção além dos pontos de venda e das centrais de atendimento por telefone. Realizou uma grande campanha de divulgação do serviço e após vencer as resistências trazidas com a novidade, notou que as vendas pela internet começaram a apresentar excelentes resultados. A empresa só não imaginava a quantidade de problemas que surgiria com a diversidade de canais de relacionamento. Clientes passaram a comprar pela internet e a entrar em contato com a empresa pelo SAC. Alguns reclamavam de falhas na entrega (produtos ou prazos), sem que a equipe do SAC tivesse acesso às transações efetuadas por meio eletrônico. Em outras palavras, não havia a integração entre os diversos canais e as confusões causaram prejuízos significativos para as vendas e para o relacionamento com os clientes. Portanto, não basta oferecer múltiplos canais de contato: é imprescindível integrá-los em uma única gestão. ESCOLHA OS CANAIS ADEQUADOS Se por um lado não investir na estratégia de multicanais pode ser prejudicial à empresa, investir em qualquer canal pode significar um grave erro. É fundamental compreender qual é o perfil do seu público-alvo. O empresário não pode supor que para um público formado por pessoas da terceira idade ou das classes D e E, a tecnologia de internet não é o principal canal de relacionamento e assim, deixar de investir nesse meio sem ter prejuízo. Além disso, a ausência dos canais ligados à internet para o público jovem pode provocar a perda de oportunidades de negócio. Isso porque os jovens utilizam celulares, tablets e computadores, sempre à procura de novidades. Suas decisões de consumo normalmente são tomadas em contato com outras pessoas em comunidades de mídias sociais na internet, tais como blogs, Twitter, Facebook, etc. Por isso, as empresas devem buscar marcar sua presença nesses meios, divulgando promoções, fazendo lançamento de produtos, entre outras ações. Algumas decidem adotar a estratégia de iniciar a propaganda em uma mídia qualquer, mas induzindo o consumidor a entrar em contato por canais de relacionamento pessoal, tais como lojas ou SAC, onde o contato humano pode ser mais eficaz para o fechamento do negócio.

4 A construção estratégica de uma rede de canais integrada, racional e eficaz depende da identificação das necessidades de comunicação, transação e relacionamento com os clientes e demais atores do meio em que a empresa atua como também do seu poder de influência neste ambiente. Essas características derivam das particularidades de cada tipo de negócio, dos interesses, demandas e opiniões do consumidor e do levantamento das abordagens ideais de interação com ele. Estudos mostram que os consumidores que se relacionam em um modelo multicanal estão entre os mais valiosos para empresa. Quanto maior a proximidade, maior a possibilidade de se comunicar, conhecer, vender e fidelizar. Aparentemente, com raras exceções, não haverá mais espaço para modalidades de relacionamento pautadas em comunicação unidirecional e de baixa interação e recorrência. Os clientes estão ficando cada vez mais confortáveis com a utilização de novos canais. Testam as opções que aparecem e gradativamente escolhem o canal de relacionamento mais adequado para obter um produto ou serviço. ALTERNATIVAS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Micro e pequenas empresas (MPE) devem identificar as limitações de recursos financeiros antes de escolher os canais de relacionamento com seus clientes. Atualmente existem alternativas gratuitas, como a inserção das empresas nas mídias sociais, mas as empresas devem planejar como receber as demandas que surgirão dessas iniciativas. Por isso, não basta estar na mídia, mas é fundamental estar preparado para atender o público. Torna-se necessário disponibilizar uma equipe treinada para dar continuidade ao atendimento. Essa iniciativa não representa somente custo, uma vez que as oportunidades de negócio se converterão em vendas. Outra questão importante a ser considerada é que as mídias sociais podem ser monitoradas e propiciar a interação direta com o consumidor. Mas elas não podem ser controladas. Caso haja insatisfação com relação a um produto, serviço ou atendimento, isso poderá se reverter contra a empresa. Portanto, a empresa precisa estar consciente das vantagens e desvantagens do uso desse canal. Afinal, a internet é um universo livre e democrático. Atualmente existem alternativas gratuitas, como a inserção das empresas nas mídias sociais, mas as empresas devem planejar como receber as demandas que surgirão dessas iniciativas.

5 Muitas são as alternativas de desenvolvimento de negócios em múltiplos canais. Portanto, a correta gestão de uma estratégia multicanal, sem dúvida, se constitui em um dos principais diferenciais competitivos que as empresas devem construir. Identificar seus clientes e demais agentes de relacionamento e conhecê-los profundamente em cada contexto de interação acabam criando as bases para que, efetivamente, se desenvolvam relacionamentos benéficos para ambas as partes: clientes mais satisfeitos e potencialmente fidelizados e empresas mais eficientes na geração de receitas. Como se deve proceder para construir um instrumento de relacionamento com clientes? Pense nas informações que um cadastro de clientes deve ter e acrescente as que são ligadas ao seu perfil de consumo e ao histórico de transações (compras, reclamações, sugestões, etc.); Defina os meios de contato com seus clientes: contato pessoal, por telefone, celular, , etc. Ao longo do relacionamento com eles, procure obter a permissão do cliente e os respectivos canais autorizados para a comunicação; Procure comunicar apenas aquilo que seja de interesse do cliente, gere valor e desperte a sua vontade de consumir. Excesso de comunicação acarretará insatisfações e reclamações; Use esses canais para divulgar promoções e lançamento de novos produtos e serviços; Em especial, o e o SMS são bastante baratos e vantajosos para as MPE, além de permitirem um retorno imediato de resposta do cliente; Dependendo do orçamento disponível pela empresa, criar um site na internet, relacionando suas ofertas e disponibilizando meios para contato, pode ser também uma boa estratégia. Vale lembrar que isso tem que ser avaliado previamente de acordo com o perfil do públicoalvo da empresa, certificando-se de que é um público que tem acesso à internet; De um modo geral, uma estratégia que tem sido muito empregada na integração de canais recebe o nome de compre online e pegue na loja. Estudos do comportamento do consumidor revelaram que aproveitar uma promoção online, em que os preços são mais baixos do que nas lojas, é mais interessante, principalmente quando o consumidor pode retirar o produto imediatamente na loja mais conveniente para ele. Isso está associado à ansiedade pelo recebimento do produto. BOLETIM DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS é uma publicação da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas Presidente do Conselho Deliberativo Nacional: Roberto Simões Diretor-Presidente: Luiz Barretto Diretor-Técnico: Carlos Alberto dos Santos Diretor de Administração e Finanças: José Claudio dos Santos UAMSF - NIM - Núcleo de Inteligência de Mercados UACC- Unidade de Atendimento Coletivo Comércio - Carteira de Comércio varejista Consultor Conteudista: Marcos Rabstein Diagramação: Amanda Rodrigues Endereço: SGAS 604/605, módulos 30 e 31, Asa Sul, Brasília/DF, CEP:

CO-CRIAÇÃO EM SERVIÇOS

CO-CRIAÇÃO EM SERVIÇOS SERVIÇOS CO-CRIAÇÃO EM SERVIÇOS Dezembro/2011 Analisar a experiência que o cliente tem com um serviço pode ser a chave da diferenciação na busca da vantagem competitiva. Segundo Philip Kotler, o mais influente

Leia mais

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET ÍNDICE A Escada de Sucesso Presença Google Meu Negócio Blog Redes Sociais E-mail Marketing Marketplace Atendimento Comunicação Vendas Inovação 2 3 4 5 6 7 8 10 14

Leia mais

5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão

5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão 70 5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão Este estudo buscou analisar o comportamento do consumidor multicanal e identificar os riscos percebidos e orientação de compra que influenciam na escolha

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL. Marketing digital PARA VOCÊ MAIS MARKETING PARA EMPRESAS MAIS VENDAS

PROPOSTA COMERCIAL. Marketing digital PARA VOCÊ MAIS MARKETING PARA EMPRESAS MAIS VENDAS PROPOSTA COMERCIAL Marketing digital 2017 PARA EMPRESAS MAIS VENDAS PARA CLIENTES MAIS COMPRAS PARA VOCÊ MAIS MARKETING www.onwebstudio.com.br contato@onwebstudio.com.br VENDA MAIS COM MARKETING Marketing

Leia mais

U M G U I A P A R A Q U E M J Á V E N D E M U I T O, M A S Q U E R V E N D E R M A I S A I N D A VENDER MAIS ACISA

U M G U I A P A R A Q U E M J Á V E N D E M U I T O, M A S Q U E R V E N D E R M A I S A I N D A VENDER MAIS ACISA U M G U I A P A R A Q U E M J Á V E N D E M U I T O, M A S Q U E R V E N D E R M A I S A I N D A VENDER MAIS ACISA O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), publicou algumas

Leia mais

POSSUI ACESSO A INTERNET.

POSSUI ACESSO A INTERNET. 75% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA POSSUI ACESSO A INTERNET. 150 milhões de clientes em todo Brasil A SUA PROCURA Principais Serviços Nossa satisfação é ver nosso cliente surpreendido com a qualidade dos nossos

Leia mais

O RESULTADO NAS REDES SOCIAIS É UMA REALIDADE! BENEFÍCIOS DE DIVULGAR SEU NEGÓCIO NAS REDES QUER SUA MARCA NAS REDES SOCIAIS? COMO FUNCIONA?

O RESULTADO NAS REDES SOCIAIS É UMA REALIDADE! BENEFÍCIOS DE DIVULGAR SEU NEGÓCIO NAS REDES QUER SUA MARCA NAS REDES SOCIAIS? COMO FUNCIONA? O RESULTADO NAS REDES SOCIAIS É UMA REALIDADE! BENEFÍCIOS DE DIVULGAR SEU NEGÓCIO NAS REDES QUER SUA MARCA NAS REDES SOCIAIS? Atualmente mais de 80 milhões de brasileiros estão ativos nas redes sociais,

Leia mais

O Seu Lar Aqui é mais novo e moderno portal do setor imobiliário, decoração e construção.

O Seu Lar Aqui é mais novo e moderno portal do setor imobiliário, decoração e construção. Mídia Kit 2012 O Seu Lar Aqui é mais novo e moderno portal do setor imobiliário, decoração e construção. Ele chega ao mercado com um conceito totalmente novo: proporcionar um conteúdo relevante, atualizado

Leia mais

PUBLICAÇÃO GRATUITA - MAIO /2016 ENGAJE!

PUBLICAÇÃO GRATUITA - MAIO /2016 ENGAJE! PUBLICAÇÃO GRATUITA - MAIO /2016 ENGAJE! TENDÊNCIAS EM MÍDIAS SOCIAIS CONTEÚDO OS NOVOS INFLUENCIADORES POR ISABELA PIMENTEL WWW.COMUNICACAOINTEGRADA.COM.BR ELES NÃO SÃO JORNALISTAS DA GRANDE MÍDIA, MAS

Leia mais

(49) (49)

(49) (49) Afiliados Empresa Serviços Programa de Afiliados Por que ser Afiliado Fazer parte do programa de Afiliados da TwoWeb é a sua chance de trabalhar divulgando excelentes produtos digitais de diversos nichos

Leia mais

Formar Preço. Manual do Participante

Formar Preço. Manual do Participante Formar Preço Manual do Participante Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação Empresarial OFICINA Manual do Participante Brasília DF 2015 2015. Serviço Brasileiro

Leia mais

35% dos micro e pequenos empresários utilizam ferramentas de tecnologia para aumentar as vendas, mostra SPC Brasil

35% dos micro e pequenos empresários utilizam ferramentas de tecnologia para aumentar as vendas, mostra SPC Brasil 35% dos micro e pequenos empresários utilizam ferramentas de tecnologia para aumentar as vendas, mostra SPC Brasil Custos e contratação de funcionários capacitados são principais desafios para implementação

Leia mais

SAC 2.0 COMO AS EMPRESAS ESTÃO SE POSICIONANDO COM O SAC 2.0?

SAC 2.0 COMO AS EMPRESAS ESTÃO SE POSICIONANDO COM O SAC 2.0? SAC 2.0 COMO AS EMPRESAS ESTÃO SE POSICIONANDO COM O SAC 2.0? É o momento de inovar e criar tendências neste mercado novo e surpreendente. A humanização do diálogo com os clientes no ambiente digital,

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

ESTRATÉGIA PARA ENFRENTAR GRANDES CONCORRENTES

ESTRATÉGIA PARA ENFRENTAR GRANDES CONCORRENTES VAREJO ESTRATÉGIA PARA ENFRENTAR GRANDES CONCORRENTES Setembro/2011 EM ALGUNS SETORES A CONCORRÊNCIA CRESCE EM IMPORTÂNCIA E CHEGA A SER DECISIVA PARA QUE GRANDE PARTE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS VENHA

Leia mais

Venda de Publicidade Fred

Venda de Publicidade Fred Venda de Publicidade Fred Pacheco Equipes comercias e comercialização Como vender o meu inventário? Conhecer bem o seu inventário é muito importante para: - planejar as estratégias comerciais do veículo

Leia mais

Como usar bem sua verba de marketing

Como usar bem sua verba de marketing Publicação gratuita. Não pode ser vendida. Marketing 01 Como usar bem sua verba de marketing Sebrae-SP Conselho Deliberativo Presidente: Alencar Burti (ACSP) ACSP Associação Comercial de São Paulo ANPEI

Leia mais

redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11)

redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11) redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11) 3506-1878 www.spiner.com.br spiner@spiner.com.br O QUE SÃO as REDES? O QUE SÃO AS REDES? Redes Sociais são estruturas sociais virtuais compostas

Leia mais

OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento

OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento Sumário Introdução... 03 Afinal, o que é Omni-Channel?... 06 Quais são as suas vantagens?... 09 Como entregar uma

Leia mais

O Brasil é um dos países que mais crescem nesse mercado, ocupando a liderança do mercado de comércio eletrônico na América Latina.

O Brasil é um dos países que mais crescem nesse mercado, ocupando a liderança do mercado de comércio eletrônico na América Latina. Comércio Eletrônico Você é adepto do comércio eletrônico? Se não, pense melhor. O comércio eletrônico está criando novos hábitos de consumo entre os brasileiros, apresentando crescimento superior ao do

Leia mais

PERFIL DOS CLIENTES DE UMA PEQUENA EMPRESA DO RAMO DE TELECOMUNIÇÕES SITUADA NA CIDADE DE BOTUCATU.

PERFIL DOS CLIENTES DE UMA PEQUENA EMPRESA DO RAMO DE TELECOMUNIÇÕES SITUADA NA CIDADE DE BOTUCATU. PERFIL DOS CLIENTES DE UMA PEQUENA EMPRESA DO RAMO DE TELECOMUNIÇÕES SITUADA NA CIDADE DE BOTUCATU. Bruno Rodrigo Castilho 1, Bernadete Rossi Barbosa Fantin 2 1 Formando Gestão de Negócios pela Faculdade

Leia mais

COPA 2014 OPORTUNIDADES E DESAFIOS

COPA 2014 OPORTUNIDADES E DESAFIOS SERVIÇOS Outubro/2011 COPA 2014 OPORTUNIDADES E DESAFIOS. A questão que surge é em que medida as empresas estão se preparando para transformar esse evento em oportunidades de negócio. OS IMPACTOS ECONÔMICOS

Leia mais

Mais de 50 cidades de Atuação no Brasil! 16 estados diferentes. Milhares de acessos diferentes todos os dias!

Mais de 50 cidades de Atuação no Brasil! 16 estados diferentes. Milhares de acessos diferentes todos os dias! Mais de 50 cidades de Atuação no Brasil! 16 estados diferentes Cidades franqueadas: São Paulo-SP Ribeirão Preto-SP Rio de Janeiro-RJ Recife-PE Londrina-PR Cuiabá-MT Vila Velha-ES Manaus-AM Itabirito-MG

Leia mais

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX Introdução...3 Entenda o poder do BuyBox...5 Os 4 fatores que vão te ajudar a conseguir o Buy Box...10 Invista em tecnologia para precificação!...

Leia mais

promover o seu negócio com O U C O M O A S R E D E S S O C I A I S P O D E M A J U D A R O S E U N E G Ó C I O Rui Beirão

promover o seu negócio com O U C O M O A S R E D E S S O C I A I S P O D E M A J U D A R O S E U N E G Ó C I O Rui Beirão Dicas para promover o seu negócio com pouco dinheiro O U C O M O A S R E D E S S O C I A I S P O D E M A J U D A R O S E U N E G Ó C I O Rui Beirão I N D I C E 1 Introdução 2 A importância das Redes Sociais

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor: Black Friday

Como Vender Mais e Melhor: Black Friday Como Vender Mais e Melhor: Black Friday Objetivos: Transmitir orientações específicas para gerar mais vendas no Black Friday e sensibilizar o empresário sobre a importância de aproveitar as datas comemorativas

Leia mais

6 Idéias de Negócio para Internet

6 Idéias de Negócio para Internet 6 Idéias de Negócio para Internet 1. Consultoria Empresarial Se você já atua no ramo de consultoria empresarial, ou possui experiência nos negócios suficiente para oferecer técnicas voltadas para solução

Leia mais

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart Sumário 5 passos para você fazer a primeira venda no hotmart... 3 1º passo: Escolha o produto... 4 2º passo: Faça um canal no youtube... 5 3º passo: Crie um blog... 7 4º passo: Construa sua lista de e-mails...

Leia mais

7 formas de monitorar veículos de comunicação. O clipping nas assessorias de imprensa

7 formas de monitorar veículos de comunicação. O clipping nas assessorias de imprensa 7 formas de monitorar veículos de comunicação O clipping nas assessorias de imprensa Introdução... 3 1. Sites de busca online... 4 2. O Google Alerts... 5 3. Espaço de pesquisa nos sites da mídia... 6

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Equipe Clube Amigo Suvinil

APRESENTAÇÃO. Equipe Clube Amigo Suvinil APRESENTAÇÃO O Clube Amigo Suvinil é a maior comunidade de profissionais de pintura do país, conectando pessoas do Brasil inteiro. Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos dos nossos parceiros, auxiliando

Leia mais

COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?!

COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! Avisos legais Redistribuição Você concorda que não irá copiar, redistribuir ou explorar comercialmente qualquer parte

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 5 PLANO COMERCIAL. PLANEJAMENTO

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

Vestuário Calçados & Acessórios

Vestuário Calçados & Acessórios Vestuário Calçados & Acessórios meta pesquisa de opinião Novembro - 2014 Objetivo Coletar as percepções do público de empresários cliente e não cliente do SEBRAE nos segmentos de calçados, vestuário e

Leia mais

VALIDEINFO WEB, PARCEIRO DA EMPRESA:

VALIDEINFO WEB, PARCEIRO DA EMPRESA: VALIDEINFO WEB, PARCEIRO DA EMPRESA: Primeira Rede Franqueadora do segmento no Brasil, com mais de 150 Franquias em 16 estados, atendendo mais de 400 cidades em todo o país. Está entre as 5 maiores empresas

Leia mais

A P R E S E NTA Ç Ã O C O M E R C I A L

A P R E S E NTA Ç Ã O C O M E R C I A L A P R E S E NTA Ç Ã O C O M E R C I A L Somos mais que uma agência, somos a solução completa para o seu negócio. NOSSA AGÊNCIA Estamos há 5 anos no mercado e somos uma agência jovem e moderna, atuando

Leia mais

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro. Ética Interação com o público interno e externo Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética INTERAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO Quando fala-se em interação com o público interno

Leia mais

CONQUISTAR NOVOS CLIENTES NA INTERNET

CONQUISTAR NOVOS CLIENTES NA INTERNET Software de Gestão Empresarial Online https://dinngol.com DINNGOL 1 Olá, tudo bem? Se você é um pequeno empresário em busca de métodos e alternativas para conquistar novos clientes para sua empresa na

Leia mais

Porque devo criar conteúdo para meu site?

Porque devo criar conteúdo para meu site? Porque devo criar conteúdo para meu site? Você já deve ter reparado a infinidade de sites presentes na internet. Reparando isso, talvez você se pergunte: qual a vantagem de investir tanto em manter um

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional Missão Aumentar vendas de lojistas, fidelizando seus clientes com os melhores serviços de crédito e relacionamento. Visão Ser reconhecida como a referência em relacionamento

Leia mais

Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio

Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio IDEALIZA DIGITAL Marketing Digital Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio AGÊNCIA IDEALIZA DIGITAL Consultoria em marketing digital e vendas online agenciaidealizadigital.com MARKETING DIGITAL E S T

Leia mais

CONSINCO E-COMMERCE CONSINCO M-COMMERCE. As plataformas tecnológicas que faltavam para a sua empresa se tornar multicanal.

CONSINCO E-COMMERCE CONSINCO M-COMMERCE. As plataformas tecnológicas que faltavam para a sua empresa se tornar multicanal. As plataformas tecnológicas que faltavam para a sua empresa se tornar multicanal. Finalmente, uma solução de comércio eletrônico feita para o autosserviço alimentar, por quem é líder em sistemas de gestão

Leia mais

Principais tendências Black Friday Brasil

Principais tendências Black Friday Brasil Originada nos Estados Unidos, a Black Friday é uma data extremamente atraente tanto para empresas que desejam alavancar suas vendas quanto para os consumidores que encontram descontos exclusivos e imperdíveis.

Leia mais

Plano de Marketing Lual Eventos

Plano de Marketing Lual Eventos Plano de Marketing Lual Eventos Acadêmicos: Caren Saccol, Fabio Noronha, Luciano de Jesus, Mareane Meireles, Marcelo Garcia, Rafael Pozzobon, Ricardo Debus Sumário 1 2 3 4 5 6 Conceito Metodologia Análise

Leia mais

Comprar Manual do Participante

Comprar Manual do Participante Comprar Manual do Participante MP_oficina_sei_comprar.indd 1 26/02/15 15:01 MP_oficina_sei_comprar.indd 2 26/02/15 15:01 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação

Leia mais

AGENDA DE TREINAMENTOS 2019 JANEIRO A JUNHO CONHECER PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NOVOS EMPREENDEDORES

AGENDA DE TREINAMENTOS 2019 JANEIRO A JUNHO CONHECER PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NOVOS EMPREENDEDORES AGENDA DE TREINAMENTOS 2019 JANEIRO A JUNHO CONHECER PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NOVOS EMPREENDEDORES PREPARE-SE PARA SUA NOVA HISTÓRIA O primeiro semestre de 2019 está com uma programação especial

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 20/2018 INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 20/2018 INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 20/2018 INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital de Credenciamento nº

Leia mais

COMO APROVEITAR A INTERNET PARA VENDER MAIS?

COMO APROVEITAR A INTERNET PARA VENDER MAIS? COMO APROVEITAR A INTERNET PARA VENDER MAIS? COMO APROVEITAR A INTERNET PARA VENDER MAIS? Você já reparou que a maioria dos artesãos têm como principal ponto de venda feiras ou eventos temáticos? É uma

Leia mais

Marketing Digital. A importância da sua empresa ter presença digital

Marketing Digital. A importância da sua empresa ter presença digital A importância da sua empresa ter presença digital Índice Introdução Dados sobre usuários de internet no Brasil Vantagens da presença Online Papel da agência de 03 07 09 15 2 Introdução Ser dono de um negócio

Leia mais

Eder Pires da Fonseca. CEO da Penze Diretor de Eventos da Abradi-ISP BEM-VINDOS

Eder Pires da Fonseca. CEO da Penze Diretor de Eventos da Abradi-ISP BEM-VINDOS Eder Pires da Fonseca CEO da Penze Diretor de Eventos da Abradi-ISP BEM-VINDOS Marketing digital para negócios locais O impacto na comunicação entre marcas e pessoas Mas afinal de contas, o que é um CEO?

Leia mais

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Varejo Multicanal: Integrando a loja física e a loja virtual Roseli Morena Porto Agenda A evolução: integrando tijolos e mouse Definição de Varejo Multicanal

Leia mais

AJUDANDO A SUA EMPRESA A VENDER MAIS TODOS OS DIAS!

AJUDANDO A SUA EMPRESA A VENDER MAIS TODOS OS DIAS! AJUDANDO A SUA EMPRESA A VENDER MAIS TODOS OS DIAS! Nós da Click HR, fazemos parte de uma restrita comunidade de profissionais em nível de Brasil e alguns outros países, que atuam dentro de uma área do

Leia mais

1.253,00* Pacote Cidade Plena II PRESENÇA TOTAL DE SUA EMPRESA. Ofereça a cidade e o seu site de investimentos para empresários de todo o mundo.

1.253,00* Pacote Cidade Plena II PRESENÇA TOTAL DE SUA EMPRESA. Ofereça a cidade e o seu site de investimentos para empresários de todo o mundo. Pacote Cidade Plena II PRESENÇA TOTAL DE SUA EMPRESA Ofereça a cidade e o seu site de investimentos para empresários de todo o mundo. R$ 1.253,00* * Valor mensal para o pacote Sua presença de forma plena

Leia mais

Empreender Manual do Participante

Empreender Manual do Participante Empreender Manual do Participante MP_oficina_sei_empreender.indd 1 13/03/15 12:16 MP_oficina_sei_empreender.indd 2 13/03/15 12:16 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade

Leia mais

E-COMMERCE COMO INTERMÉDIO ENTRE A EMPRESA E O CONSUMIDOR

E-COMMERCE COMO INTERMÉDIO ENTRE A EMPRESA E O CONSUMIDOR E-COMMERCE COMO INTERMÉDIO ENTRE A EMPRESA E O CONSUMIDOR Ágatta Araujo Graduanda de Administração, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Debora Carvalho Graduanda de Administração, Faculdades

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing Planejamento de Marketing Sua Conta Nome da Conta de Instagram: @ O Nome está adequado com seu negócio? É fácil de lembrar e escrever? Este nome está presente nas suas outras redes sociais? Ex. twitter,

Leia mais

LOJA ONLINE MARKETPLACE

LOJA ONLINE MARKETPLACE LOJA ONLINE X MARKETPLACE APRESENTADORES FABIO CAIEL LUIZ PAULO +4 anos como lojistas online (eletrônicos) +6 anos com agência digital (projetos + mkt) +100 projetos de e-commerce implantados +50 lojas

Leia mais

APOSTILA Como criar uma marca de Moda. Mônica Penteado

APOSTILA Como criar uma marca de Moda. Mônica Penteado APOSTILA Como criar uma marca de Moda Mônica Penteado Uma MARCA se estabelece através de um tripé que a sustenta MARCA PRODUTO VENDA DA IMAGEM COMUNICAÇÃO Etapas de criação de uma marca 1.O que vamos desenvolver

Leia mais

CONSUMO NA INTERNET Comparativo de compras físicas x virtuais

CONSUMO NA INTERNET Comparativo de compras físicas x virtuais CONSUMO NA INTERNET Comparativo de compras físicas x virtuais Maio de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Identificar as oportunidades no relacionamento entre as lojas físicas e virtuais para o varejo; Compreender

Leia mais

PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA.

PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA. PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA. Somos múltiplos, formados por diferentes núcleos de atuação, unimos pessoas inteligentes com a ambição por realizar projetos memoráveis. A Propale é a soma de suas estratégias,

Leia mais

Inadimplência: Como Evitar?

Inadimplência: Como Evitar? Gestão Financeira Inadimplência: Como Evitar? Diálogo Empresarial Manual do Participante Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação Empresarial MANUAL DO PARTICIPANTE

Leia mais

CONHEÇA O NOSSO MUNDO PORTFÓLIO 2015

CONHEÇA O NOSSO MUNDO PORTFÓLIO 2015 CONHEÇA O NOSSO MUNDO PORTFÓLIO 2015 PARECE ATÉ QUE VEIO DE OUTRO MUNDO MAS ESTA TECNOLOGIA PODE SER SUA AQUI E AGORA Vários usuários aderem anualmente aos serviços de Tecnologia OnSize. Instituições Sindicais,

Leia mais

20 anos publicidade propaganda design produção de imagem CRIATIVA RÁPIDA

20 anos publicidade propaganda design produção de imagem CRIATIVA RÁPIDA PUBLICIDADE CAMPINAS Atuando há mais de 20 anos no Mercado de Campinas e Região e oferecendo soluções em publicidade, propaganda, design (criação de sites) e produção de imagem (arte gráfica). Nossas soluções

Leia mais

Beleza de Motorista Perguntas Frequentes

Beleza de Motorista Perguntas Frequentes Beleza de Motorista Perguntas Frequentes O que é o Beleza de Motorista? O Beleza de Motorista é uma oportunidade de negócios exclusiva para a cidade de São Paulo, por se tratar de um projeto ainda em fase

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL SILVIAPATRIANI

APRESENTAÇÃO COMERCIAL SILVIAPATRIANI APRESENTAÇÃO COMERCIAL SILVIAPATRIANI Especialista em Mentoria para Palestrantes Quem é Silvia Patriani Silvia Patriani conhece muito bem os passos necessários para se atingir objetivos. Sua própria história

Leia mais

O vertiginoso crescimento dos shoppings no Brasil

O vertiginoso crescimento dos shoppings no Brasil VAREJO Dezembro - 2012 O vertiginoso crescimento dos shoppings no Brasil Shopping Centers existem há muitas décadas e a cada ano surgem mais e mais centros comerciais no Brasil. A questão é que nos últimos

Leia mais

Conquiste mais clientes na Internet com essa estratégia, simples e eficaz.

Conquiste mais clientes na Internet com essa estratégia, simples e eficaz. Conquiste mais clientes na Internet com essa estratégia, simples e eficaz. Sistema Integrado de Gestão ERP online Olá, tudo bem? Se você está em busca de métodos e alternativas para conquistar novos clientes

Leia mais

em 2019 dicas para vender mais GUIA DA FARMÁCIA

em 2019 dicas para vender mais GUIA DA FARMÁCIA 10 dicas para em 2019 vender mais A expectativa é de que a mudança de governo e a aprovação de reformas impulsionem a economia brasileira; o varejo precisa estar preparado para aproveitar o bom momento

Leia mais

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato.

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato. Projeto Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS Palestra de sensibilização Na Medida Compreender a relevância do papel dos micro e pequenos empresários na economia brasileira e a necessidade da adoção das melhores

Leia mais

Preparados para o novo varejo?

Preparados para o novo varejo? Preparados para o novo varejo? O que esperar para o futuro próximo Reynaldo Saad Sócio e Líder da Indústria de Varejo e de Bens de Consumo Cenário Econômico Brasileiro 2 Qual o cenário do Brasil? 3 Bem-vindos

Leia mais

Entendendo + sobre Funil de Vendas. Ideias para Negócios IPN Estratégia em Vendas Online Pós-Vendas Marketing

Entendendo + sobre Funil de Vendas. Ideias para Negócios IPN Estratégia em Vendas Online Pós-Vendas Marketing @IDEIASPARANEGOCIOS @IDEIASPARANEGOCIOSBR Entendendo + sobre Funil de Vendas @IDEIASPARANEGOCIOS @IDEIASPARANEGOCIOSBR Entender sobre as Vantagens do Funil de Vendas é crucial para quem aplica o modelo

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Plano de Marketing Para Contadores Renato Marcão * a exemplo da maioria dos profissionais liberais, os contadores, consultores, auditores e demais profissionais da área de contabilidade

Leia mais

Circula de Oferta de Franquia. Modelos Home Office ou com Exclusividade

Circula de Oferta de Franquia. Modelos Home Office ou com Exclusividade Circula de Oferta de Franquia Modelos Home Office ou com Exclusividade Quem Somos? Estudar no Exterior Turismo Ltda - detentora da marca Estudar no Exterior Intercambio Credibilidade e experiência de mais

Leia mais

COMO CONSEGUIR 5 DICAS PARA CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES E ALAVANCAR SUAS VENDAS SEM GASTAR NADA TUDO DE SOBRANCELHA

COMO CONSEGUIR 5 DICAS PARA CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES E ALAVANCAR SUAS VENDAS SEM GASTAR NADA TUDO DE SOBRANCELHA COMO CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES 5 DICAS PARA CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES E ALAVANCAR SUAS VENDAS SEM GASTAR NADA TUDO DE SOBRANCELHA 5 Dicas para conseguir seus primeiros clientes Bom, então você

Leia mais

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. REDES SOCIAIS: 4 DICAS PARA VOCÊ SE DAR BEM NO MUNDO DIGITAL

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. REDES SOCIAIS: 4 DICAS PARA VOCÊ SE DAR BEM NO MUNDO DIGITAL Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. REDES SOCIAIS: 4 DICAS PARA VOCÊ SE DAR BEM NO MUNDO DIGITAL 1) O QUE NÃO PODE FALTAR EM SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL? Sabe-se o quanto

Leia mais

Supermercados online

Supermercados online Supermercados online Desafios e oportunidades para as lojas físicas Mercafácil Marcos Colagrossi Sócio e Diretor de Sucesso do Cliente SUPERMERCADOS ONLINE - MERCAFÁCIL 1 A competitividade no varejo alimentar

Leia mais

Chat online. para e-commerce: como vender mais

Chat online. para e-commerce: como vender mais Chat online para e-commerce: como vender mais Sumário Introdução Por que ter um chat em minha loja virtual? O que é chat ativo? O que é chat passivo? Não tenho equipe de atendimento: devo usar um chat

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL. Central de relacionamentos PARA VOCÊ MAIS MARKETING

PROPOSTA COMERCIAL. Central de relacionamentos PARA VOCÊ MAIS MARKETING PROPOSTA COMERCIAL Central de relacionamentos 2017 PARA EMPRESAS ORGANIZAÇÃO PARA CLIENTES MAIS COMUNICAÇÃO PARA VOCÊ MAIS MARKETING www.onwebstudio.com.br contato@onwebstudio.com.br ORGANIZAR PARA AGILIZAR

Leia mais

Como os Aplicativos (smartphones) estão mudando os hábitos de Consumo

Como os Aplicativos (smartphones) estão mudando os hábitos de Consumo Como os Aplicativos (smartphones) estão mudando os hábitos de Consumo O usuário integrado O maior acesso da população à internet e aos smartphones vem mudando o comportamento do consumidor de e-commerce.

Leia mais

Planejando uma Loja Virtual de sucesso

Planejando uma Loja Virtual de sucesso Planejando uma Loja Virtual de sucesso Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade multissetorial da América Latina e entidade brasileira de maior representatividade

Leia mais

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E MÉDICAS

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E MÉDICAS Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E MÉDICAS E VOCÊ, JÁ PREPAROU O PLANEJAMENTO DA SUA CLÍNICA OU CONSULTÓRIO? Você quer ter mais resultados

Leia mais

Sobre a Agência Multifocal

Sobre a Agência Multifocal WhatsApp Marketing Sobre a Agência Multifocal Somos uma Agência de Marketing Digital com foco na área da Saúde. Elaboramos, planejamos e direcionamos ações de divulgação da sua Clínica para melhorar seus

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico MEIOS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL A comunicação corresponde à troca de informações na empresa.

Leia mais

Finalista Estadual Pequenos Negócios No Campo COMO MUDAR A PERSPECTIVA DE SUA CIDADE. Mar Vermelho AL

Finalista Estadual Pequenos Negócios No Campo COMO MUDAR A PERSPECTIVA DE SUA CIDADE. Mar Vermelho AL COMO MUDAR A PERSPECTIVA DE SUA CIDADE O desenvolvimento acontece com a força dos Pequenos Negócios Vencedores do 8º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2013-2014) Finalista Estadual Pequenos Negócios

Leia mais

Por que a Universo Odonto Utiliza o Telemarketing?

Por que a Universo Odonto Utiliza o Telemarketing? Carlos Rodriguez Por que a Universo Odonto Utiliza o Telemarketing? Marco Histórico Pasteleiro Cadastro de clientes (1880) Na década de 50, embora sem a denominação de telemarketing, era usada principalmente

Leia mais

TREINAMENTO CRIAR UM NEGÓCIO ONLINE

TREINAMENTO CRIAR UM NEGÓCIO ONLINE OLÁ, SOU VILMAR GWIAZDECKI EMPREENDEDOR DIGITAL E NESSE EBOK VOU TE DAR 9 IDEIAS PARA GANHAR DINHEIRO COM A INTERNET EM 2018 Se o assunto ganhar dinheiro com a Internet interessa a você, a melhor dica

Leia mais

Dicas e orientações sobre o e-commerce de móveis e artigos para a casa

Dicas e orientações sobre o e-commerce de móveis e artigos para a casa Boas Práticas em Casa e Decoração Online Dicas e orientações sobre o e-commerce de móveis e artigos para a casa Boas Práticas em Casa e Decoração Online 1 Expediente 2015 Serviço Brasileiro de Apoio às

Leia mais

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS 45% DOS CONSUMIDORES VIRTUAIS JÁ PREFEREM COMPRAR PELA INTERNET 90% fazem pesquisa virtual, antes de comprar em loja física O estudo do SPC Brasil

Leia mais

GERENCIAMENTO DE WEBMARKETING Prof. Cleide de Freitas

GERENCIAMENTO DE WEBMARKETING Prof. Cleide de Freitas GERENCIAMENTO DE WEBMARKETING Prof. Cleide de Freitas A HISTÓRIA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO O Comércio Eletrônico surgiu com a evolução das tecnologias na Internet, com objetivo de complementar o processo

Leia mais

1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Em sua concepção, a Faculdade Cesusc, por meio da missão, busca em seus processos de ensino e aprendizagem promover a formação de profissionais capacitados para

Leia mais

CANAIS DE ATENDIMENTO. Saiba como fazer as operações bancárias em qualquer lugar e em horários diferenciados

CANAIS DE ATENDIMENTO. Saiba como fazer as operações bancárias em qualquer lugar e em horários diferenciados CANAIS DE ATENDIMENTO Saiba como fazer as operações bancárias em qualquer lugar e em horários diferenciados RÁPIDO, PRÁTICO E EM QUALQUER LUGAR! Com o objetivo de facilitar o seu dia a dia, os bancos disponibilizam

Leia mais

Os primeiros passos para o empreendedori smo digital.

Os primeiros passos para o empreendedori smo digital. Os primeiros passos para o empreendedori smo digital. Aprenda primeiro e coloque em prática. Índice: Introdução O que é preciso para se tornar um empreendedor digital. Quais os passos que é preciso seguir

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL. Loja Virtual PARA VOCÊ MAIS MARKETING PARA EMPRESAS MAIS VENDAS

PROPOSTA COMERCIAL. Loja Virtual PARA VOCÊ MAIS MARKETING PARA EMPRESAS MAIS VENDAS PROPOSTA COMERCIAL Loja Virtual 2017 PARA EMPRESAS MAIS VENDAS PARA CLIENTES MAIS COMPRAS PARA VOCÊ MAIS MARKETING www.onwebstudio.com.br contato@onwebstudio.com.br LOJA VIRTUAL Ideal para você vender

Leia mais

Estratégias de Marketing Digital. Fonte: A Bíblia do Marketing Digital

Estratégias de Marketing Digital. Fonte: A Bíblia do Marketing Digital Estratégias de Marketing Digital Fonte: A Bíblia do Marketing Digital O marketing digital está se tornando cada dia mais importante para os negócios e para as empresas. Não é uma questão de tecnologia,

Leia mais

E - C O M M E R C E E M R E D E

E - C O M M E R C E E M R E D E E - C O M M E R C E E M R E D E S O B R E N Ó S A Redlar é fruto de uma parceria do Governo do Estado, Universidades (PUC e Feevale) e iniciativa Privada, que desenvolveram dois projetos de redes muito

Leia mais

MANUAL MANUAL DE USO DA PLATAFORMA MELHOR ENVIO

MANUAL MANUAL DE USO DA PLATAFORMA MELHOR ENVIO MANUAL MANUAL DE USO DA PLATAFORMA MELHOR ENVIO Passo a passo para utilização do sistema Melhor Envio Seja bem-vindo ao Melhor Envio! Esse manual foi desenvolvido especialmente para você, usuário, para

Leia mais

As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes

As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes Com um mercado cada vez mais disputado e cheio de novas opções fica mais difícil conquistar e fidelizar os clientes. Algumas

Leia mais

Orientação Online Ao Vivo Terça-feira, 08/11/16 21:00h (Horário de Fortaleza) 22:00h (Horário de Brasília) Conquiste 100 Clientes Fiéis

Orientação Online Ao Vivo Terça-feira, 08/11/16 21:00h (Horário de Fortaleza) 22:00h (Horário de Brasília) Conquiste 100 Clientes Fiéis Orientação Online Ao Vivo Terça-feira, 08/11/16 21:00h (Horário de Fortaleza) 22:00h (Horário de Brasília) Conquiste 100 Clientes Fiéis https://www.eventials.com/milenafreire/100-cliente-fieis/ Conquiste

Leia mais