Auditorias operacionais - Programa de 2013 status em 31/3/2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Auditorias operacionais - Programa de 2013 status em 31/3/2013"

Transcrição

1 Relatório do 1º Trimestre de Auditoria Programa de Auditoria Operacional A BSM é responsável por realizar a supervisão e fiscalização dos Participantes da BM&FBOVESPA. Isso é realizado por intermédio de auditorias, que buscam verificar a aderência das instituições às normas do mercado e da própria bolsa. São verificados, por exemplo, a adequação dos processos do Participante e de sua infraestrutura tecnológica. Em março, foi iniciado o Programa de Auditoria Operacional de Participantes de, em que serão auditados 6 Participantes. Na primeira rodada de auditoria instituições foram auditadas. Auditorias operacionais Programa de status em 31/3/ % Em campo** % Agendadas* * Programação sujeita a alteração ** As auditorias se iniciaram em 4/3/ Auditorias indiretas (à distância) Além das auditorias operacionais diretas, em que uma equipe de auditores visita corretoras e escritórios de agentes autônomos a ela vinculados, a BSM realiza algumas auditorias indiretas, baseada na combinação de informações obtidas de diferentes fontes e tratadas por meio de softwares específicos de tratamento e mineração de dados, sem a necessidade de deslocamento de uma equipe de auditores. São realizadas auditorias indiretas para verificar, por exemplo: ü ü ü a existência de controle e gravação das ordens (para mitigar o problema de gestão indevida de carteira); a existência de saldos negativos em contas correntes (para identificar existência de prática de financiamento de ü clientes); a adequação dos procedimentos relacionados a operações de pessoas vinculadas ao Participante (por exemplo, de operações de pessoas vinculadas ao Participante para clientes e viceversa ou a exisü tênciaa reespecificação de operações de pessoas vinculadas a um Participante sendo executadas em outro Participante). o enquadramento de requisitos financeiros e patrimoniais exigidos dos Participantes da BM&FBOVESPA; a atuação de pessoas vinculadas e carteira própria em desacordo com as Regras e Parâmetros de Atuação dos Participantes;

2 Relatório do 1º Trimestre de A continuidade dessas auditorias indiretas, bem, como a adoção de medidas de enforcement por parte da BSM (como o envio de cartascensura determinando a paralização da prática considerada irregular sob pena de adoção de medidas sancionadoras por parte da BSM) vem se mostrando bastante eficazes, como pode ser observado nos gráficos abaixo, em que se verifica considerável redução de práticas irregulares após a comunicação aos Participantes da identificação da irregularidade. Gráfico i Reespecificação de operações de pessoas vinculadas Qtde Operações Gráfico ii Operações de pessoas vinculadas em outro participante Qtde Operações Gráfico iv Qtde pessoas vinculadas Modelo de negócio (Regrase Parâmetros de Atuação RPA) Operações de pessoas vinculadas executadas sem o comitente final 24 3 Gráfico iii jul/ ago/ set/ out/ nov/ dez/ jan/ fev/ mar/ Qtde operações em desacordo com as RPA O total de operações nos gráficos i, ii, iii, iv representam no máximo,2% das operações do mercado. Auditorias específicas Além das auditorias operacionais diretas e das auditorias indiretas, são realizadas auditorias específicas por demanda interna (BSM) ou externa (Órgãos Reguladores, denúncias de investidores, entre outros). No primeiro trimestre de, foram realizadas 4 auditorias específicas, todas para averiguar possíveis irregularidades nas movimentações de contas correntes de clientes, de sócios e da própria instituição. Auditorias de MRP As auditorias de MRP (Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos) são realizadas para esclarecer aspectos técnicos relacionados às reclamações apresentadas ao MRP. Caso a área jurídica necessite de esclarecimentos sobre a atuação do Participante em alguma reclamação, é solicitada à área de auditoria um relatório técnico. No primeiro trimestre de, foram elaboradas 1 auditorias para fins de esclarecimento de reclamações apresentadas ao MRP. Supervisão de Mercado A supervisão das operações realizadas nos mercados da BM&FBOVESPA é efetuada diariamente, procurando identificar condições artificiais de demanda, manipulação de preços, práticas não equitativas e uso de informações privilegiadas. Buscase, ainda, identificar o exercício irregular de atividades de distribuição e mediação de valores mobiliários, administração de carteira, comportamentos indicativos de lavagem de dinheiro e outras operações fraudulentas.

3 Relatório do 1º Trimestre de A tabela abaixo demonstra os tipos e as quantidades de análises realizadas, bem como o número de Relatórios de Acompanhamento de Mercado gerados. Os Relatórios são documentos que apontam indícios de irregularidades e, em geral, dão origem a alguma medida sancionadora ou persuasiva pela BSM. Supervisão de Mercados em Números 1º trimestre de Tipo de análise Nº de Análises Relatórios gerados Comportamento dos preços e da liquidez dos ativos e derivativos (condições artificiais de demanda, oferta ou preço, manipulação de preços, operações fraudulentas, práticas não equitativas etc). Participação dos investidores (operações fraudulentas, lavagem de dinheiro, exercício irregular de atividade no mercado de valores mobiliários etc.) Solicitações da CVM e de outras entidades autorizadas ou departamentos da BSM 4 1 Total 42 No primeiro trimestre de, a equipe de especialistas da BSM realizou 42 análises de situações identificadas como atípicas pelo sistema de supervisão de mercado. No mesmo período foram abertos Relatórios de Acompanhamento de Mercado. Taxa de assertividade das análises da GAM 14.,%..6 1,9% 1,% ,4% ,1%,% 6,% 4,% 2.,63% º Trim/ 2,%,% Enforcement Nº de Análises Relatórios de Acompanhamento de Mercado Grau de assertividade Para que as atividades de supervisão e fiscalização realizadas pela BSM sejam efetivas, é necessário que irregularidades acaso identificadas sejam objeto de medidas disciplinares e/ou educativas. Essa atividade disciplinar, conhecida como enforcement, visa aprimorar os padrões de conduta dos participantes e seus controles internos, bem como inibir a repetição das infrações. Diversos tipos de ações de enforcement podem ser adotadas, desde o envio de uma carta de recomendação para que a instituição aperfeiçoe seus procedimentos, até a instauração de processo administrativo, que pode resultar na aplicação de sanções aos envolvidos.

4 Relatório do 1º Trimestre de Medidas persuasivas Desde o início do ano de, a BSM vem intensificando a emissão de notificações aos participantes e seus prepostos recomendando melhorias em seus controles ou determinando a cessão de determinada prática considerada irregular sob pena de instauração de processo administrativo sancionador. Esse tipo de ação de enforcement vem se mostrando bastante efetiva, como demonstramos nos gráficos i, ii, iii e iv da página 2, que indicam uma considerável melhora nos padrões de atuação dos participantes e seus prepostos após notificação da BSM.No primeiro trimestre de, foram emitidas cartas de enforcement para participantes ou prepostos, determinando a cessão de práticas irregulares. Medidas sancionadoras: Processos Administrativos Os Processos Administrativos são instaurados para apurar indícios de irregularidades. Os acusados têm amplo direito à defesa e os processos são julgados pelo Conselho de Supervisão da BSM, que pode aplicar as penalidades previstas em seu Estatuto Social. Em, foram instaurados 2 processos administrativos, número recorde na história da BSM. O primeiro trimestre de, foi caracterizado pelo intenso trabalho do corpo jurídico da BSM na instrução desses processos. Processos administrativo instaurados * *até março/ No primeiro trimestre de, dois processos foram finalizados conforme resultados demonstrados na tabela abaixo. Resultados dos processos administrativos encerrados em * Qtde de PADs Qtde de acusados Termos de Compromisso Julgamentos Penalidades Condenação Absolvição Advertência Multa Suspensão Inabilitação *Dados até o primeiro trimestre de As decisões e os termos de compromisso celebrados em processos administrativos podem ser consultados na página da BSM, na rede mundial de computadores, no menu Supervisão de Mercado / Processos Adm. Concluídos. Em 31 de março de, 1 processos, cujas matérias estão descritas no gráfico abaixo, encontravamse em andamento na BSM.

5 Relatório do 1º Trimestre de Falhas Estruturais na Corretora Relatório de Auditoria Operacional Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos MRP No primeiro trimestre de, reclamações foram direcionadas ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos. A tabela abaixo indica o número de reclamações recebidas e concluídas nos últimos anos, bem como o número de processos em andamento ao final de cada período. MRP Reclamações recebidas, concluídas e em andamento 1 Estoque Inicial Reclamações recebidas Reclamações concluídas Estoque final * Dados referentes ao primeiro trimestre Administração Irregular de Carteira Matéria dos processos administrativos em andamento Desenquadramento de capital de giro próprio Lavagem de Dinheiro % % 1% Outros 6% Práticas Não Equitativas 9% 14% 26% 21% Atuação irregular de Agente Autônomo Condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários Importante observar o crescente número de reclamações nos últimos meses, como pode ser observado no gráfico abaixo. Esse crescimento devese às reclamações de clientes da corretora Diferencial, que teve a liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central em 9 de agosto de. Reclamações recebidas/concluídas MRP Evolução mensal out/nov/dez/jan/fev/mar/abr/mai/jun/ jul/ago/set/out/nov/dez/jan/fev/mar/ out/ nov/ dez/ jan/ fev/ mar/ abr/ mai/ jun/ jul/ ago/ set/ out/ nov/ dez/ jan/ fev/ mar/ 1 1 Reclamações em andamento Reclamações recebidas (sem Diferencial) Reclamações recebidas (Diferencial) Reclamações concluídas Reclamações em andamento

6 Relatório do 1º Trimestre de O gráfico a seguir indica os principais problemas alegados pelos investidores nas reclamações apresentadas ao MRP no 1º trimestre de. Outros Home broker Conta Margem % 2% 2% Agente Autônomo 1% % Falêcia/Liquidação extrajudicial As decisões do Conselho de Supervisão podem ser consultadas na página da BSM, na rede mundial de computadores, no menu MRP / Processos MRP / Concluídos. Serviço de Atendimento ao Público O Serviço de Atendimento ao Público, que visa colher opiniões, críticas e sugestões sobre a atuação da BSM, da BM&FBOVESPA e de seus Participantes, atendeu, no primeiro trimestre de, 3 demandas, que abordavam os seguintes temas: Estatísticas do Serviço de Atendimento ao Público Outros 3% Processo 2% administrativo (PAD) % % Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) Supervisão de Mercado (GAM) BSM BM&FBOVESPA SUPERVISÃO DE MERCADOS Rua XV de Novembro, º andar Centro CEP 31 São Paulo SP Serviço de Atendimento ao Público: () ou 149

9 14% o enquadramento de requisitos financeiros e patrimoniais exigidos dos Participantes da BM&FBOVESPA;

9 14% o enquadramento de requisitos financeiros e patrimoniais exigidos dos Participantes da BM&FBOVESPA; Relatório do º Trimestre de 1 Auditoria Programa de Auditoria Operacional A BSM é responsável por realizar a supervisão e fiscalização dos Participantes da BM&FBOVESPA. Isso é realizado por intermédio

Leia mais

Auditorias operacionais - Programa de 2013 Status em Finalizadas 25 39% 34 53% 5 8%

Auditorias operacionais - Programa de 2013 Status em Finalizadas 25 39% 34 53% 5 8% Relatório do 2º Trimestre de 13 Auditoria Programa de Auditoria Operacional A BSM é responsável por realizar a supervisão e fiscalização dos Participantes da BM&FBOVESPA. Isso é realizado por intermédio

Leia mais

ü ü Auditoria Auditorias operacionais Relatório do 3º Trimestre de 2012 Programa de Auditoria Operacional Auditorias indiretas

ü ü Auditoria Auditorias operacionais Relatório do 3º Trimestre de 2012 Programa de Auditoria Operacional Auditorias indiretas Auditoria Programa de Auditoria Operacional A BSM é responsável por realizar a supervisão e fiscalização dos Participantes da BM&FBOVESPA. Isso é feito por meio de auditorias, que buscam verificar a aderência

Leia mais

BOLETIM DE AUTORREGULAÇÃO Relatório do 2º trimestre de 2014

BOLETIM DE AUTORREGULAÇÃO Relatório do 2º trimestre de 2014 Auditoria Auditoria Operacional A BSM é responsável por realizar a supervisão dos Participantes da BM&FBOVESPA. Isso é feito por meio de auditorias, que buscam verificar a aderência das instituições às

Leia mais

BOLETIM DE AUTORREGULAÇÃO Relatório do 3º trimestre de 2016

BOLETIM DE AUTORREGULAÇÃO Relatório do 3º trimestre de 2016 Auditoria Auditoria Operacional A BSM é responsável por realizar a supervisão dos Participantes da BM&FBOVESPA. Isso é feito por meio de auditorias que buscam verificar a aderência das instituições às

Leia mais

BOLETIM DE AUTORREGULAÇÃO Relatório do 1º semestre de 2016

BOLETIM DE AUTORREGULAÇÃO Relatório do 1º semestre de 2016 Introdução O primeiro semestre de 2016 foi bastante produtivo para a BSM nas suas diversas frentes de atuação: supervisão de operações, fiscalização do cumprimento das normas pelos Participantes da BM&FBOVESPA,

Leia mais

BOLETIM DE AUTORREGULAÇÃO Relatório do 1º semestre de 2015

BOLETIM DE AUTORREGULAÇÃO Relatório do 1º semestre de 2015 Introdução O primeiro semestre de 2015 foi bastante produtivo para a BSM nas suas diversas frentes de atuação: supervisão de operações, auditoria dos Participantes da BM&FBOVESPA, julgamento de Processos

Leia mais

Auditorias operacionais. o enquadramento de requisitos financeiros e patrimoniais exigidos dos Participantes da BM&FBOVESPA;

Auditorias operacionais. o enquadramento de requisitos financeiros e patrimoniais exigidos dos Participantes da BM&FBOVESPA; Relatório do 2º Trimestre de 2012 Auditoria Programa de Auditoria Operacional A BSM é responsável por realizar a supervisão e fiscalização dos Participantes da BM&FBOVESPA. Isso é feito por meio de auditorias,

Leia mais

Operações de Mesmo Comitente (OMC) Reunião da Câmara Consultiva de Mercado

Operações de Mesmo Comitente (OMC) Reunião da Câmara Consultiva de Mercado Operações de Mesmo Comitente (OMC) Reunião da Câmara Consultiva de Mercado 10.05.2018 1 OMC intencionais são irregulares Ofício Circular da B3 nº 033/2012-DP, de 15.06.2012, comunicou novo procedimento

Leia mais

Supervisão de OMC em leilão que deslocam demanda WORKSHOP ANCORD - BSM

Supervisão de OMC em leilão que deslocam demanda WORKSHOP ANCORD - BSM Supervisão de OMC em leilão que deslocam demanda WORKSHOP ANCORD - BSM 14.06.2018 1 Operações de mesmo comitente (OMC) intencionais Ofício Circular da B3 nº 033/2012-DP, de 15.06.2012, comunicou novo procedimento

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011 APRESENTAÇÃO O ano de 2011 foi marcado por fatos relevantes nos mercados de capitais internacionais com reflexos importantes no Brasil. A recessão e a crise que atingiram os

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2010 Versão a ser analisada por empresa de auditoria independente. APRESENTAÇÃO Em setembro de 2010, foi realizada a oferta de ações da Petrobras, que alcançou R$ 115 bilhões, a

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados - BSM

BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados - BSM Relatório dos Auditores Independentes para atendimento da Instrução nº461/07 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) relacionado ao Relatório de Prestação de Contas das Atividades realizadas pela BM&FBOVESPA

Leia mais

Índice /1 Regras para seleção, contratação, acompanhamento e distrato de AAI - versão 1.0 Página 1 de 7 Classificação da Informação: Interna

Índice /1 Regras para seleção, contratação, acompanhamento e distrato de AAI - versão 1.0 Página 1 de 7 Classificação da Informação: Interna Índice 1. Definição... 2 2. Público alvo... 2 3. Descrição... 2 3.1. Objetivos... 2 3.2. Aplicabilidade... 2 3.3. Seleção dos AAIs... 2 3.4. Contratação dos AAIs... 3 3.5. Acompanhamento dos AAIs... 3

Leia mais

BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados - BSM

BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados - BSM Relatório dos Auditores Independentes para atendimento da Instrução nº461/07 à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) relacionado ao Relatório de Prestação de Contas das Atividades realizadas pela BM&FBOVESPA

Leia mais

Regras para Seleção, Contratação, Acompanhamento e. Distrato de AAI

Regras para Seleção, Contratação, Acompanhamento e. Distrato de AAI Regras para Seleção, Contratação, Acompanhamento e 1. Definição Distrato de AAI O Banco Fibra S.A., ( Banco Fibra ), na qualidade de instituição financeira integrante do sistema de distribuição, cumprirá

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 1.72.380,00 0,00 0,00 0,00 361.00,00 22,96 22,96 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl Acum 14 set/11 15

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO FINANCEIRA

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO FINANCEIRA CONTRATO 07/2013 EXERCÍCIO 2013 jan/13 fev/13 mar/13 abr/13 mai/13 jun/13 jul/13 ago/13 set/13 out/13 nov/13 dez/13 Número da Nota Fiscal emitida - - - - - - 92 99 110 121/133-157 - - Depósitos realizados

Leia mais

Entidades auto-reguladoras do mercado e Câmaras de Compensação e Liquidação

Entidades auto-reguladoras do mercado e Câmaras de Compensação e Liquidação Entidades auto-reguladoras do mercado e Câmaras de Compensação e Liquidação CVM A Comissão de Valores Mobiliários foi instituída pela Lei 6.385 em 07/12/76, a CVM é o órgão normativo do sistema financeiro

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O MB MATIC RFL PRAZO F INV FINANC

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O MB MATIC RFL PRAZO F INV FINANC LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ: Informações referentes a Setembro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o As informações completas sobre esse fundo podem

Leia mais

BM&FBOVESPA SUPERVISÃO DE MERCADOS- BSM CONSELHO DE SUPERVISÃO TURMA CONSELHEIRA-RELATORA: MARIA CECILIA ROSSI

BM&FBOVESPA SUPERVISÃO DE MERCADOS- BSM CONSELHO DE SUPERVISÃO TURMA CONSELHEIRA-RELATORA: MARIA CECILIA ROSSI BM&FBOVESPA SUPERVISÃO DE MERCADOS- BSM CONSELHO DE SUPERVISÃO TURMA CONSELHEIRA-RELATORA: MARIA CECILIA ROSSI MEMBROS: HENRIQUE DE REZENDE VERGARA E MARCUS DE FREITAS HENRIQUES PROCESSO ADMINISTRATIVO

Leia mais

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE Fatores válidos para recolhimento em 01/08/2016 JANEIRO 3,3714 3,2396 3,0166 2,8566 2,6932 2,5122 2,3076 2,1551 1,9790 1,8411 1,7203 1,5947 FEVEREIRO 3,3614 3,2158 3,0021 2,8464 2,6807 2,4939 2,2968 2,1429

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O MB ESPECIAL RFLP-FDO INV. C. FDO I

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O MB ESPECIAL RFLP-FDO INV. C. FDO I LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ: Informações referentes a Setembro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o As informações completas sobre esse fundo podem

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 APRESENTAÇÃO Com a globalização, e o intenso intercâmbio entre países, o mercado de capitais vem, a cada dia, adquirindo importância crescente no cenário internacional. Assim,

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12 JANEIRO 2,7899 2,6581 2,4351 2,2751 2,1117 1,9307 1,7261 1,5736 1,3975 1,2596 1,1388 1,0132 FEVEREIRO 2,7799 2,6343 2,4206 2,2649 2,0992 1,9124 1,7153 1,5614 1,3860 1,2496 1,1288 1,0032 MARÇO 2,7699 2,6010

Leia mais

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA Fatores válidos para recolhimento em 01/02/2017 JANEIRO 3,4634 3,3316 3,1086 2,9486 2,7852 2,6042 2,3996 2,2471 2,0710 1,9331 1,8123 1,6867 FEVEREIRO 3,4534 3,3078 3,0941 2,9384 2,7727 2,5859 2,3888 2,2349

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ / JANEIRO/2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ / JANEIRO/2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli Dividendos Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Regulamento e Formulário

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI CNPJ / ABRIL/2019

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI CNPJ / ABRIL/2019 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli FIC de FI Renda Fixa Referenciado DI. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Regulamento e Formulário de

Leia mais

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+ CALENDÁRIO, 2015 7 A JAN. 0 QUARTA -1-0.0018 7022.5 3750.3 1 QUINTA 0 +0.0009 7023.5 3751.3 2 SEXTA 1 +0.0037 7024.5 3752.3 3 SÁBADO 2 +0.0064 7025.5 3753.3 4 DOMINGO 3 +0.0091 7026.5 3754.3 5 SEGUNDA

Leia mais

BSM/ 8M&F80VESPA SUPERVISAO DE MERCADOS BM&FBOVESPA SUPERVISÃO DE MERCADOS- BSM CONSELHO DE SUPERVISÃO TURMA

BSM/ 8M&F80VESPA SUPERVISAO DE MERCADOS BM&FBOVESPA SUPERVISÃO DE MERCADOS- BSM CONSELHO DE SUPERVISÃO TURMA - BSM CONSELHO DE SUPERVISÃO TURMA CONSELHEIRO-RELATOR: LUIS GUSTAVO DA MA TTA MACHADO MEMBROS: PEDRO LUIZ GUERRA E WLADIMIR CASTELO BRANCO CASTRO PROCESSO ADMINISTRATIVO ORDINÁRIO N" 54/2012 DEFENDENTES:

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE RENDIMENTOS

DISTRIBUIÇÃO DE RENDIMENTOS Caixa TRX Logística Renda CXTL - FII Relatório Gerencial Dezembro 06 DADOS DO FUNDO DISTRIBUIÇÃO DE RENDIMENTOS DATA DE INÍCIO PRAZO Novembro/0 Indeterminado VALOR DE MERCADO R$ 8.674.395,00 VALOR PATRIMONIAL

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI CNPJ / NOVEMBRO/2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI CNPJ / NOVEMBRO/2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli FIC de FI Renda Fixa Referenciado DI. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Regulamento e Formulário de

Leia mais

Desenvolvimento Imobiliário I FII

Desenvolvimento Imobiliário I FII RENTABILIDADE Rendimento (R$/cota) ¹ ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ O Imobiliário I é um fundo de investimento imobiliário constituído sob a forma de condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado,

Leia mais

Desenvolvimento Imobiliário I FII

Desenvolvimento Imobiliário I FII RENTABILIDADE Rendimento (R$/cota) ¹ ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ O Imobiliário I é um fundo de investimento imobiliário constituído sob a forma de condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado,

Leia mais

como realizar inteligentes investimentos em ações?

como realizar inteligentes investimentos em ações? Apresentação Institucional Novembro/2014 como realizar investimentos inteligentes em ações? por que a Real Investor? gestora independente sem conflitos de interesse ou amarras somos especialistas na gestão

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ / DEZEMBRO/2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ / DEZEMBRO/2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Regulamento e Formulário de Informações

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DO OMBUDSMAN FUNÇÃO REATIVA OMBUDSMAN. Valdir Pereira Superintendente de Ombudsman

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DO OMBUDSMAN FUNÇÃO REATIVA OMBUDSMAN. Valdir Pereira Superintendente de Ombudsman OMBUDSMAN Valdir Pereira Superintendente de Ombudsman FUNÇÃO REATIVA OBSERVÂNCIA DO PRAZO REGULAMENTAR DE RESPOSTA I. DADOS QUANTITATIVOS Em, o Ombudsman recebeu 6 demandas, assim distribuídas: Nº RECLAMAÇÕES/MÊS

Leia mais

Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS

Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,8 21-Jul-00 Real 0,6493 Sem frete - PIS/COFINS

Leia mais

6 casos de Práticas Abusivas indentificados pela BSM

6 casos de Práticas Abusivas indentificados pela BSM 6 casos de Práticas Abusivas indentificados pela BSM Marcos José Rodrigues Torres 03.09.2015 Confidencial Restrita Confidencial Uso Interno X Público 1 Caso 1: Spoofing prática abusiva de oferta Descrição

Leia mais

Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Witpar Fundo de Investimento em Ações.

Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Witpar Fundo de Investimento em Ações. Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Witpar Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Regulamento e Formulário de Informações

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE RENDIMENTO

DISTRIBUIÇÃO DE RENDIMENTO 1 Caixa TRX Logística Renda CXTL11 - FII Relatório Gerencial Novembro 2016 DADOS DO FUNDO DATA DE INÍCIO Novembro/2011 PRAZO Indeterminado VALOR DE MERCADO R$ 28.942.380,00 DISTRIBUIÇÃO DE RENDIMENTO O

Leia mais

C O M U N I C A D O E X T E R N O. Participantes de Negociação e Participantes de Negociação Plenos Segmento BM&FBOVESPA

C O M U N I C A D O E X T E R N O. Participantes de Negociação e Participantes de Negociação Plenos Segmento BM&FBOVESPA 21 de dezembro de 2017 020/2017-DP C O M U N I C A D O E X T E R N O de Negociação e de Negociação Plenos Segmento BM&FBOVESPA Ref.: Plano de Trabalho de 2018 da BSM Tolerância para Ausência de Ordem.

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-87/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-87/12 JANEIRO 2,8451 2,7133 2,4903 2,3303 2,1669 1,9859 1,7813 1,6288 1,4527 1,3148 1,1940 1,0684 FEVEREIRO 2,8351 2,6895 2,4758 2,3201 2,1544 1,9676 1,7705 1,6166 1,4412 1,3048 1,1840 1,0584 MARÇO 2,8251 2,6562

Leia mais

REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA.

REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA. REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO E SUPERVISÃO DE GESTORES E FUNDOS DE TERCEIROS PARA ALOCAÇÃO MAIO DE 2017 Página 1 de 5 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO APRESENTAÇÃO 1.1. A REAG Gestora

Leia mais

Relatório de Gestão Invext FIA. Julho Setembro

Relatório de Gestão Invext FIA. Julho Setembro Relatório de Gestão Invext FIA Julho Setembro 2017 1 Filosofia O Invext FIA é um fundo de ações alinhado com a filosofia de value investing. O fundo possui uma estratégia de gestão que busca capturar de

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE RENDIMENTO

DISTRIBUIÇÃO DE RENDIMENTO Caixa TRX Logística Renda CXTL11 - FII Relatório Gerencial Agosto 2016 DADOS DO FUNDO DATA DE INÍCIO Novembro/2011 PRAZO Indeterminado VALOR DE MERCADO R$ 27.547.786,06 DISTRIBUIÇÃO DE RENDIMENTO O Caixa

Leia mais

Manual de Normas Internas Páginas:

Manual de Normas Internas Páginas: 1 de 7 Visando manter a SLW Corretora de Valores e Câmbio Ltda., em conformidade com os princípios de Controles Internos de acordo com a Resolução 2554/98 e Circular 3467/09 do Banco Central do Brasil,

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA

POLÍTICA CORPORATIVA POLÍTICA CORPORATIVA INVESTIMENTOS PESSOAIS CÓDIGO: MINV-P-010 VERSÃO: 04 EMISSÃO: 12/2012 ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 10/2017 INDICE OBJETIVO... 2 ALCANCE... 2 VIGÊNCIA... 2 ÁREA GESTORA... 2 ÁREAS INTERVENIENTES...

Leia mais

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DE UMA CORRETORA

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DE UMA CORRETORA O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DE UMA CORRETORA Como escolher uma boa corretora. Por que fazemos isso? Você já deve ter percebido, por meio de nossos conteúdos, que o incentivamos a investir diretamente

Leia mais

6000% 5000% 4000% 3000% 2000% 1000% Calculado até 30/04/10. Performance em R$ 50,00% 45,00% 40,00% 35,00% 30,00% 25,00% 20,00%

6000% 5000% 4000% 3000% 2000% 1000% Calculado até 30/04/10. Performance em R$ 50,00% 45,00% 40,00% 35,00% 30,00% 25,00% 20,00% Caracteristícas Relatório Gerencial: FUNDO de investimento financeiro de renda variável que tem como objetivo buscar rentabilidade acima do, no médio prazo. Fundo fechado para novas aplicações. 30/4/2010

Leia mais

Política de Investimento Pessoal

Política de Investimento Pessoal 2/09/2017 Política de Investimento Pessoal C.N.P.J: 33.918.10/0001-73 Ouvidoria/SAC: 0800 55 14 gradualinvestimentos.com.br 2/09/2017 ÍNDICE 1. Disposições Gerais...3 2. Propósito...4 3. Partes Responsáveis...4

Leia mais

COLETIVA DE MERCADO DE CAPITAIS. 1º trimestre de 2019

COLETIVA DE MERCADO DE CAPITAIS. 1º trimestre de 2019 COLETIVA DE MERCADO DE CAPITAIS 1º trimestre de 2019 MERCADO DE CAPITAIS DOMÉSTICO E EXTERNO Primeiro trimestre tem volume de ofertas abaixo do mesmo período de 2018 T = 237,4 79,9 Total de ofertas: mercado

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL FATOR IFIX FII

RELATÓRIO MENSAL FATOR IFIX FII FATOR IFIX FII Março de 2016 FATOR IFIX FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PERFIL DO FUNDO O Fator IFIX Fundo de Investimento Imobiliário FII tem como objetivo o investir preponderantemente, em cotas de

Leia mais

Política de Negociação POL CPL 002

Política de Negociação POL CPL 002 POL CPL 002 1. OBJETIVO A presente política tem como objetivo a conformidade com os parâmetros de atuação no mercado, a adequação às normas emitidas pelos órgãos reguladores e o afastamento de atividades

Leia mais

PROLOGIS GESTORA DE RECURSOS LTDA. Política de Investimentos Pessoais

PROLOGIS GESTORA DE RECURSOS LTDA. Política de Investimentos Pessoais PROLOGIS GESTORA DE RECURSOS LTDA. Política de Investimentos Pessoais Maio/2018 Política de Investimentos Pessoais Objetivo A presente Política de Investimentos Pessoais ( Política ) foi instituída com

Leia mais

Safra 2016/2017. Safra 2015/2016

Safra 2016/2017. Safra 2015/2016 Valores de ATR e Preço da Tonelada de Cana-de-açúcar - Consecana do Estado do Paraná Safra 2016/2017 Mar/16 0,6048 0,6048 0,6048 66,04 73,77 Abr 0,6232 0,6232 0,5927 64,72 72,29 Mai 0,5585 0,5878 0,5868

Leia mais

200% 150% 100% 50% -50% jun-05. Calculado até 31/07/09 80,00% 70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00%

200% 150% 100% 50% -50% jun-05. Calculado até 31/07/09 80,00% 70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Caracteristícas CSHG DIVIDENDOS FIA Relatório Gerencial: 31/07/2009 CSHG DIVIDENDOS FIA FUNDO de Ações, que tem como objetivo principal investir em companhias abertas com bom potencial crescimento de longo

Leia mais

Workshop da Supervisão do Código de Fundos de Investimento para Administradores, Gestores e Distribuidores. Novembro/2013

Workshop da Supervisão do Código de Fundos de Investimento para Administradores, Gestores e Distribuidores. Novembro/2013 Workshop da Supervisão do Código de Fundos de Investimento para Administradores, Gestores e Distribuidores Novembro/2013 Agenda A ANBIMA Código de Fundos Distribuição via Agentes Autônomos de Investimentos

Leia mais

Segmentos Diferenciados Enforcement

Segmentos Diferenciados Enforcement 1 Segmentos Diferenciados Enforcement Diretoria de Regulação de Emissores 20/Fevereiro/2013 2 Agenda Segmentos Diferenciados Fundamentos do Enforcement Segmentos Diferenciados 187 companhias listadas nos

Leia mais

Série 34 E 35 Relatório de Acompanhamento do CRI 31-jan-14

Série 34 E 35 Relatório de Acompanhamento do CRI 31-jan-14 31-jan-14 a - Juros 6.691.919,50 a - Juros 1.672.979,81 b - Amortização 3.757.333,97 b - Amortização 939.333,65 a - Saldo atual dos CRI Seniors (984.936.461,48) b - Saldo atual dos CRI Junior (246.234.105,79)

Leia mais

FATOR VERITA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII PROPOSTA PARA 4ª EMISSÃO DE COTAS

FATOR VERITA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII PROPOSTA PARA 4ª EMISSÃO DE COTAS FATOR VERITA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII PROPOSTA PARA 4ª EMISSÃO DE COTAS A ser deliberada em Assembleia Geral de Cotistas a ser Realizada em 30 de março de 2016. 17. 000.00 0 15. 000.00 0 13.

Leia mais

FII HOSPITAL UNIMED SUL CAPIXABA (HUSC11)

FII HOSPITAL UNIMED SUL CAPIXABA (HUSC11) OBJETIVO E POLÍTICA DO FUNDO INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS O FII Hospital Unimed Sul Capixaba tem por objetivo a construção e exploração comercial, na modalidade BTS ( Built-to-suit) de um hospital de média

Leia mais

EXCLUSIVO E CONFIDENCIAL

EXCLUSIVO E CONFIDENCIAL EXCLUSIVO E CONFIDENCIAL A empresa História Fundada em 2007 junto ao GTI Dimona Brasil FIA Baixo turnover Alinhamento Partnership Sócios fully-invested nos fundos Gestão Equipe experiente oriunda de bancos

Leia mais

Política de Negociação de Valores Mobiliários por administradores, empregados, colaboradores e pela empresa. Plurimax Gestão de Recursos Ltda.

Política de Negociação de Valores Mobiliários por administradores, empregados, colaboradores e pela empresa. Plurimax Gestão de Recursos Ltda. Política de Negociação de Valores Mobiliários por administradores, empregados, colaboradores e pela empresa Plurimax Gestão de Recursos Ltda. Atualizado em Novembro de 2018 1. Introdução Com esta Política

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CADASTRAMENTO SIMPLIFICADO DE INVESTIDOR NÃO RESIDENTE

MANUAL DE NORMAS CADASTRAMENTO SIMPLIFICADO DE INVESTIDOR NÃO RESIDENTE MANUAL DE NORMAS CADASTRAMENTO SIMPLIFICADO DE INVESTIDOR NÃO RESIDENTE VERSÃO: 01/7/2008 2/10 MANUAL DE NORMAS CADASTRAMENTO SIMPLIFICADO DE INVESTIDOR NÃO RESIDENTE ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO

Leia mais

Relatório das atividades sancionadoras realizadas nos anos de 2009 a 2014

Relatório das atividades sancionadoras realizadas nos anos de 2009 a 2014 BOLETIM HISTÓRICO AUTORREGULAÇÃO Relatório das atividades sancionadoras realizadas nos anos de 2009 a 204 Alinhada com a Instrução da Comissão de Valores Mobiliários nº 46, de 23 de outubro de 2007 ( ICVM

Leia mais

Esta instituição aderiu ao código de auto-regulação da Anbid Caracteristícas CSHG VERDE FICFIM Relatório Gerencial: CSHG VERDE FICFIM Fundo de Investimento Financeiro de renda variável que busca rentabilidade

Leia mais

Renda Variável. Depósito Exclusivo

Renda Variável. Depósito Exclusivo O serviço refere-se ao processo de depósito de valores mobiliários (ativos) na Central Depositária da B3, segmento BM&FBOVESPA, sem que estejam admitidos à negociação em sua plataforma eletrônica. O oferece

Leia mais

SP VENTURES MANUAL DE COMPLIANCE

SP VENTURES MANUAL DE COMPLIANCE SP VENTURES MANUAL DE COMPLIANCE Junho/2016 SP VENTURES GESTORA DE RECURSOS S.A. ( Sociedade ) CNPJ: 09.594.756/0001-80 Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.485, 19ª andar, conj. 181 ala oeste Jardim Paulistano,

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO

INSTRUMENTO NORMATIVO INSTRUMENTO NORMATIVO Área Gestora INTER DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS Produto / Atividade POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS Data Elaboração 17/07/2013 Edição 3ª 004 Atualizada em: 02/02/2018

Leia mais

Assunto: Regras internas a serem adotadas pelos intermediários Instrução CVM nº 505, de 27 de setembro de 2011.

Assunto: Regras internas a serem adotadas pelos intermediários Instrução CVM nº 505, de 27 de setembro de 2011. Assunto: Regras internas a serem adotadas pelos intermediários Instrução CVM nº 505, de 27 de setembro de 2011. O participante a seguir indicado doravante O Banco Volkswagen S.A, objetivando atuar na qualidade

Leia mais

Swing Trade. Aproveite! 27 de maio de 2019

Swing Trade. Aproveite! 27 de maio de 2019 Swing Trade 27 de maio de 2019 Preparamos um relatório com recomendações especiais para esta semana. Qual a melhor estratégia semanal para se adotar com as ações? Confira nosso relatório, abaixo! Aproveite!

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES GERAIS MIG REGULAÇÃO INSTITUCIONAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL - SICOOB AGRORURAL

MANUAL DE INSTRUÇÕES GERAIS MIG REGULAÇÃO INSTITUCIONAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL - SICOOB AGRORURAL MANUAL DE INSTRUÇÕES GERAIS MIG REGULAÇÃO INSTITUCIONAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL - SICOOB AGRORURAL 1/6 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DA COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DO VALE

Leia mais

Renda Fixa e Crédito Privado

Renda Fixa e Crédito Privado Renda Fixa e Crédito Privado Quem somos A Valora Gestão de Investimentos é uma gestora de recursos financeiros com experiência e conhecimento do ambiente de negócios do País. A Valora preza sua independência

Leia mais

MAR 2018 INFORME QUANTITATIVO

MAR 2018 INFORME QUANTITATIVO INFORME QUANTITATIVO MAR 2018 O CRCRS possui entre suas principais atribuições, efetuar o registro, fiscalizar o exercício da profissão contábil e prover a educação continuada como forma de qualificação

Leia mais

Renda Fixa ETF de Renda Fixa. Renda Fixa. ETF de Renda Fixa

Renda Fixa ETF de Renda Fixa. Renda Fixa. ETF de Renda Fixa ETF de Renda Fixa Renda Fixa ETF de Renda Fixa ETF de Renda Fixa O produto O ETF de Renda Fixa, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é um fundo de índice considerado investimento em renda

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Investimentos Mercado de Capitais Prof. Cláudio Alves O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão

Leia mais

SISTEMÁTICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

SISTEMÁTICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia SISTEMÁTICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Leia mais

GGR COVEPI RENDA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

GGR COVEPI RENDA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO GGR COVEPI RENDA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO CNPJ nº 26.614.291/0001-00 GGRC11 RELATÓRIO DE GESTÃO JANEIRO/2018 OBJETIVO DO FUNDO O GGR COVEPI RENDA FII tem como objetivo a realização de investimentos

Leia mais

CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CÓDIGO DE CONDUTA

CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CÓDIGO DE CONDUTA CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CÓDIGO DE CONDUTA. Vigente a partir de 29 de janeiro de 2014. 2 / 11 PRINCÍPIOS GERAIS O Conselho de Administração da Cetip S.A. Mercados Organizados ( Cetip ) tem a convicção

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL FATOR IFIX FII

RELATÓRIO MENSAL FATOR IFIX FII FATOR IFIX FII Dezembro de 2016 FATOR IFIX FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PERFIL DO FUNDO O Fator IFIX Fundo de Investimento Imobiliário FII tem como objetivo o investir preponderantemente, em cotas

Leia mais

DE REGRAS, PROCEDIMENTOS

DE REGRAS, PROCEDIMENTOS MANUAL DE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS I Objetivo O objetivo deste documento é descrever as regras, procedimentos e controles internos para os processos realizados

Leia mais

Relatório de Risco Operacional Conglomerado Brasil Plural 2016

Relatório de Risco Operacional Conglomerado Brasil Plural 2016 Relatório de Risco Operacional Conglomerado Brasil Plural 2016 Elaboração: Risco Aprovação: Diretoria Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DEFINIÇÃO... 3 3. SISTEMA DE GERENCIAMENTO

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES 13/5/2016 Informação Pública ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESCOPO... 3 3 APLICABILIDADE...

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS ELABORADO PARA O CUMPRIMENTO DO ARTIGO 14, INCISO III DA ICVM 558.

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS ELABORADO PARA O CUMPRIMENTO DO ARTIGO 14, INCISO III DA ICVM 558. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS ELABORADO PARA O CUMPRIMENTO DO ARTIGO 14, INCISO III DA ICVM 558. INTRODUÇÃO A Milestones adota políticas e processos de Compliance e controles internos de acordo com as

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL FATOR IFIX FII

RELATÓRIO MENSAL FATOR IFIX FII FATOR IFIX FII Setembro de 2015 FATOR IFIX FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PERFIL DO FUNDO O Fator IFIX Fundo de Investimento Imobiliário FII tem como objetivo o investir preponderantemente, em cotas

Leia mais

Plano de Trabalho da Ouvidoria UFSJ (2017)

Plano de Trabalho da Ouvidoria UFSJ (2017) Plano de Trabalho da Ouvidoria UFSJ (2017) São João del-rei/mg 2017 1. APRESENTAÇÃO A Ouvidoria UFSJ é um espaço aberto para a comunidade, que recebe e responde manifestações relacionadas às atividades

Leia mais

REGULAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DO FORMADOR DE MERCADO NOS MERCADOS ADMINISTRADOS PELA BM&FBOVESPA

REGULAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DO FORMADOR DE MERCADO NOS MERCADOS ADMINISTRADOS PELA BM&FBOVESPA REGULAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DO FORMADOR DE MERCADO NOS MERCADOS ADMINISTRADOS PELA BM&FBOVESPA CAPÍTULO I DOS REQUISITOS PARA CREDENCIAMENTO DO FORMADOR DE MERCADO 1. A BM&FBOVESPA, observando o disposto

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL FATOR IFIX FII

RELATÓRIO MENSAL FATOR IFIX FII FATOR IFIX FII Novembro de 2016 FATOR IFIX FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PERFIL DO FUNDO O Fator IFIX Fundo de Investimento Imobiliário FII tem como objetivo o investir preponderantemente, em cotas

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL FATOR IFIX FII

RELATÓRIO MENSAL FATOR IFIX FII FATOR IFIX FII Outubro de 2016 FATOR IFIX FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PERFIL DO FUNDO O Fator IFIX Fundo de Investimento Imobiliário FII tem como objetivo o investir preponderantemente, em cotas

Leia mais

INFORME QUANTITATIVO ABR 2017

INFORME QUANTITATIVO ABR 2017 INFORME QUANTITATIVO ABR 2017 O CRCRS possui entre suas principais atribuições, efetuar o registro, fiscalizar o exercício da profissão contábil e prover a educação continuada como forma de qualificação

Leia mais

Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos - ICVM 558

Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos - ICVM 558 Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos - ICVM 558 Objetivo Descrever as regras, procedimentos e controles internos para os processos dedicados à atividade de administração de carteira de

Leia mais

Castello Branco Office Park FII

Castello Branco Office Park FII Castello Branco Office Park Fundo de Investimento Imobiliário FII ( Castello Branco Office Park FII, Fundo ou CBOP11 ) CNPJ 17.144.039/0001-85 Castello Branco Office Park FII Março 2019 Cota valor de Mercado

Leia mais