Tutorial para o uso do sistema de Logística

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tutorial para o uso do sistema de Logística"

Transcrição

1 Tutorial para o uso do sistema de Logística Sumário Geração da Ata Extra... 1 Controle de Presença On-line... 5 Impressão das Provas no Polo de Apoio Presencial... 8 GERAÇÃO DA ATA EXTRA A geração da Ata Extra é um procedimento que permite imprimir no polo de Apoio Presencial as avaliações presenciais de determinado estudante, cujo o nome não esteja presente na lista de chamada que convencionamos denominar de atas de avaliação presencial. A falta do nome do estudante na ata pode se dar por conta de pelo menos três motivos: 1) Não houve a geração automática da Avaliação do Estudante por parte do Sistema de Logística, mas o estudante realmente tem prova presencial agendada para o dia e o horário em que compareceu no polo; 2) O estudante é de outro polo de apoio presencial, e não solicitou em tempo hábil a troca de local de prova de prova provisória ou definitiva. 3) O estudante é de um polo de apoio presencial onde a prova de primeira chamada de graduação ocorre em dois turnos, porém o estudante compareceu no turno errado. A funcionalidade da ata extra permitirá que você atenda os casos elencados acima, sem ter a necessidade de recorrer à Equipe de Tutoria Presencial na Sede para realizar a impressão da prova do estudante. Isso agiliza o atendimento e também dá maior autonomia ao estudante nestes tipos de casos.

2 Importante: O estudante que desejar realizar a troca do local de prova, deve formalizar o pedido por meio de uma solicitação no Portal MinhaUnisul, utilizando as opções: SAIAC On-line > Criar Protocolo On-Line no MinhaUnisul. Para ser efetuada a troca, o pedido deve ser formalizado 20 dias antes da data da avaliação presencial. No pedido o estudante deve indicar a cidade onde deseja realizar suas avaliações; Ao solicitar a troca de local de prova, o estudante possui duas opções: a)troca do Local de Prova Definitiva para situações em que a mudança de local seja para mais de uma data de Avaliação Presencial ou; b)troca do Local de Prova Provisória para situações em que você esteja fora de seu local de prova apenas na próxima data de Avaliação Presencial. Atenção: a Ata Extra só poderá ser gerada, se o estudante possuir avaliação presencial agendada. Se o nome do estudante não estiver na ata e ao tentar fazer a geração da Ata Extra, você não conseguir localizar a prova do aluno, é provável que o mesmo não tenha prova agendada para a data ou turno em que compareceu no polo. Na dúvida procure o suporte da Equipe de Tutorial Presencial da Sede. Procedimentos para a geração da ata extra a) Acesso o Sistema de Logística com o seu login e senha do portal MinhaUnisul. Utilize o link Após acessar o sistema, clique na opção Atas e selecione a opção Atas Extras, conforme indicado na

3 imagem abaixo: b) Na Tela Gerenciar Ata Extra Geração, clique nas opções indicadas: Selecione o Polo (1) a data da Avaliação (2) Turno (3) Nível Acadêmico (4) Tipo de Avaliação (5) Insira o número de matrícula (ID do aluno) ou CPF (6) Tecle Enter. c) Após clicar na tecla Enter do seu computador, você visualizará a tela abaixo. Nesta tela são exibidas os nome das Unidades de Aprendizagem que o estudante possui avaliação agendada.

4 Importante: Fique atento para a cor em que o nome das disciplinas serão exibidas. Se as disciplinas estiverem exibidas na cor verde, significa que o estudante será incluso na ata e que a impressão pode ser realizada. Porém, se os nomes das disciplinas forem exibidos na cor laranja, significa que o estudante já está incluso em ata. Em outras palavras, a prova do estudante já deve ter sido gerada e impressa anteriormente. Caso isso ocorra e você não consiga localizar a avaliação do estudante, entre em contato com a Equipe da Sede. e) Se as disciplinas do estudante forem exibidas na cor verde, clique no botão Incluir na Ata. Depois clique em Salvar Ata. Após clicar em Salvar Ata você poderá fazer o download dos arquivos contendo a Ata e as provas do estudante. Você deverá imprimir todos os documentos que forem gerados neste processo. f) Pronto! Agora é só entregar as provas do estudante.

5 CONTROLE DE PRESENÇA ON-LINE O Controle de Presença é uma funcionalidade do sistema de logística utilizada para as seguintes finalidades: Gerenciamento das informações referente a ausência ou presença do estudante no dia da Avaliação Presencial; Emissão de relatórios para o contato com os estudantes que faltaram no dia da Avaliação Presencial; Procedimentos a) Sugerimos que 1 hora e 30 minutos após o início da Avaliação Presencial, as provas dos estudantes ausentes sejam retiradas da sala da avaliação. Os fiscais de sala devem ser orientados a devolver as provas em branco dentro do envelope que continha as provas à serem realizadas. Esse pacote contém o número da ata, que é o código necessário para dar entrada no sistema. Cuidado: não misture as provas de salas diferentes. Guarde as provas em branco nos pacotes referentes as salas específica. Do contrário não será possível fazer o lançamento das faltas. b) Com as provas dos estudantes faltantes em mãos, acesse o Sistema de Logística por meio do link c) Após acessar o sistema, clique na opção Atas e selecione Controle de Presença ;

6 d) Feitas as seleções indicadas, você visualizará a tela abaixo. Selecione o Polo e a Data da prova. Inclua o número da ata e clique em Ver ata. e) Ao clicar em ver ata, o sistema irá exibir todos os estudantes constantes na ata. Você deverá selecionar apenas o nome do estudante que faltou, para registrar a ausência na prova presencial;

7 f) Clicando no espaço indicado na imagem acima, você visualizará as disciplinas do estudante. Clique no box para desmarcar, registrando a falta do estudante: g) Após completar o procedimento com todos os estudantes faltantes, você deve finalizar a operação clicando nas opções: Salvar comparecimentos, depois em

8 Visualizar Faltantes (a fim de conferir se a lista de ausentes está correta) e por último complete o processo clicando em Concluir lançamentos. Após realizar essa atividade você perceberá que trata-se de um procedimento bastante simples. Contudo, é muito importante que você esteja atento ao realizar as marcações, evitando de postar falta para alunos que se fizeram presentes na avaliação presencial. IMPRESSÃO DAS PROVAS NO POLO DE APOIO PRESENCIAL Na maioria das Avaliações Presenciais, os instrumentos de avaliação presencial, são enviados impressos para o polo, na semana que antecede a Avaliação Presencial. No entanto, em alguns eventos, não é possível fazer a impressão das provas e providenciar o envio para os polos de apoio em tempo hábil para a realização das avalições. Nestes casos, é necessário realizar a impressão das provas diretamente nos polos de apoio. Para tornar possível esta ação, os tutores devem utilizar o módulo Auto-atendimento do Sistema de Logística de Avaliação Presencial.

9 Procedimentos para a impressão das provas no polo a) A primeira ação é a ser realizada é o acesso ao Sistema de Logística com o seu login e senha do portal MinhaUnisul, por meio do link: b) Após fazer o acesso ao sistema, você deve selecionar as opções: Documentos > Auto Atendimento: c) Na tela a seguir, você deverá indicar as opções Polo > Data de Avaliação > Turno > Nível Acadêmico. Após ter selecionado estas opções, clique em Listar Atas.

10 Atenção! Fique atento, pois para cada turno e/ou nível acadêmico diferente (graduação e pós-graduação), será necessário fazer a geração dos arquivos com atas e provas, fazendo o procedimento mais de uma vez. d) Fazendo o download das Atas: Após ter clicado em Listar atas, o sistema irá exibir todas as atas disponíveis. Você deverá baixar cada ata individualmente. Veja a imagem a seguir:

11 Após ter clicado no ícone para realizar o download da ata com as provas, o sistema irá apresentar a tela abaixo. Você deverá clicar no botão Baixar Importante: dependendo do navegador que você estiver utilizando (Internet Explorer, Chrome, Firefox, etc), o sistema lhe dará a opção de escolher um local (pasta) para baixar (salvar) as provas. A maioria dos navegadores estão programados para salvar os arquivos na pasta Downloads. É importante saber a pasta em que você salvou o arquivo, para que seja possível efetuar os procedimentos seguintes. Os arquivos são baixados numa versão compactada. Você precisará descompactar os arquivos utilizando o software Winrar. Disponível de forma segura e gratuita, através do link Pronto! Após ter baixado todas as avaliações, chegou a hora de imprimirmos as provas. Para isso, vamos utilizar o sistema Print Conductor. Veja a seguir os procedimentos de como utilizá-lo. e) Agilizando o processo de impressão das provas utiliza o aplicativo Print Conductor.

12 O programa Print Conductor é um gerenciador de impressões gratuito, que possibilita a impressão de arquivos de textos em lote, sem haver a necessidade de abrir os arquivos. Ele permite que você imprima um grande número de arquivos de uma única vez, ao invés de ficar imprimindo cada arquivo individualmente o que demoraria muito tempo. A primeira coisa que você deverá fazer é o download do aplicativo através do link Após fazer o download do programa, execute a instalação no computador do polo, que possui comunicação com a Impressora local. Veja abaixo a tela inicial do Programa: Com o Print Conductor aberto, você deverá clicar na opção Add Folder (adicionar pasta). Este ícone está disponível no canto superior esquerdo da tela inicial do programa.

13 Após ter clicado em Add Folder, localize a pasta que contém os arquivos à serem impressos e clique em OK. Importante! Se você tiver mais de uma ata, terá também mais de uma pasta para realizar a impressão. Logo, é importante salvar todas as pastas num local de fácil localização no seu computador. As pastas deverão ser salvas individualmente, sendo também indicado a impressão individual de cada pasta, uma vez que cada pasta de arquivos, corresponde a uma ata de avaliação presencial.

14 Ao clicar em OK, o sistema irá listar todos arquivos à serem impressos. Você deverá apenas selecionar a impressora e clicar em Start! Pronto! Todo o processo para impressão de provas foi completado. Lembre-se, havendo alguma dificuldade ou dúvida sobre como realizar este procedimento, entre em contato com a Equipe de Tutoria da Sede, através do tutoriapresencial@unisul.br ou pelo telefone (48) Aviso: se no seu polo, o número de provas for pequeno (até 15 estudantes), você poderá fazer a impressão das avaliações sem o uso do Print Conductor. Porém, a impressão deverá ser realizada de forma manual (um arquivo de cada vez). Mas, se o número de estudantes for maior do que o informado, o Print Conductor será muito útil para agilizar a impressão das avaliações.

15

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

CONSULTAS E EXAMES. Executante Consultas

CONSULTAS E EXAMES. Executante Consultas CONSULTAS E EXAMES Executante Consultas SUMÁRIO 1. EXECUTANTE CONSULTAS... 3 2. TELA DE ACESSO AO SISTEMA... 3 3. REGISTRO DE ATENDIMENTO... 5 4. SOLICITAÇÃO DE RETORNO E/OU ENCAMINHAMENTO... 6 Dezembro/2015

Leia mais

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE Sumário 1-Acesso ao sistema... 3 2-Painel Administrativo do sistema... 4 3-Efetuar o download (baixar) o programa MTG-PR OffLine... 5 4-Abrir programa

Leia mais

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas 1 Manual Genconnect O Genconnect vem com a finalidade de facilitar o acesso dos parceiros do Centro de Genomas na solicitação e realização de exames laboratoriais e reduzir a incidência de enganos no controle

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

Guia Rápido Autorização para dirigir veículo oficial

Guia Rápido Autorização para dirigir veículo oficial Guia Rápido Autorização para dirigir veículo oficial Guia rápido Sistema Ambiental Paulista 2/18 Objetivo: Orientar usuários a como acessar o sistema ambiental paulista do e.ambiente e solicitar autorização

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta. Módulo Autorizador Web

Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta. Módulo Autorizador Web Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta Módulo Autorizador Web A geração do XML para envio da produção médica para a Operadora, continua

Leia mais

Procedimento: Utilizando o Shodo para autenticar e assinar digitalmente

Procedimento: Utilizando o Shodo para autenticar e assinar digitalmente TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO assinar digitalmente CSTU Coordenação de suporte técnico ao usuário STI SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO RIO DE JANEIRO RJ 2018 HISTÓRICO

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

CERINFO. Passo a passo sistema de distribuição. Versão 1.0

CERINFO. Passo a passo sistema de distribuição. Versão 1.0 CERINFO Passo a passo sistema de distribuição Versão 1.0 Última atualização em: 23/03/2016 Passo 1 Tenha em mãos o usuário e a senha do site da CRA, o usuário sempre se inicia com, dist., caso não possua

Leia mais

TUTORIAL MATRIX NET APOIADOS

TUTORIAL MATRIX NET APOIADOS TUTORIAL MATRIX NET APOIADOS 1 passo: Acesse com o usuário e senha do apoiado no link http://matrixnet.saomarcoslaboratorio.com.br:8083/matrixnet/wfrmlogin.aspx 2 passo: Ao acessar, será apresentado a

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Portal de Emissão de Nota Fiscal de Serviço 1º Modulo: Cadastro no Sistema SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSO... 3 1. REALIZANDO CADASTRO NO SISTEMA... 4 1.1 Pessoa Física... 5

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

TUTORIAL RM PORTAL (ALUNO)

TUTORIAL RM PORTAL (ALUNO) TUTORIAL RM PORTAL (ALUNO) Sumário Módulo I - Entrando no portal...04 Fazendo o login...04 Recuperando uma Senha...04 Módulo II - Menu Acadêmico...06 Dados Pessoais...06 Histórico...07 Notas/ Faltas...08

Leia mais

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Página 1 de 21 AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Conheça o Autorizador Eletrônico da ELOSAÚDE. Mais facilidade para o seu dia-a-dia, mas agilidade para os beneficiários. Índice Pré-requisitos de sistema

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE ATENÇÃO: 1. Sempre utilize a última versão do NET Framework (*) no computador. 2. Desabilite o Antivírus - ANEXO I 3. Desabilite o Firewall - ANEXO II Segue no final deste

Leia mais

Guia de Uso Portal dos Alunos

Guia de Uso Portal dos Alunos Guia de Uso Portal dos Alunos Índice Primeiro Acesso... 01 Tela Inicial... 02 Seção de Arquivos... 02 Incluindo Arquivos... 03 Alterando Arquivos... 05 Apagando Arquivos... 06 Seção de Cadastro... 07 Financeiro...

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual

Leia mais

TUTORIAL REMATRICULA ON-LINE

TUTORIAL REMATRICULA ON-LINE TUTORIAL REMATRICULA ON-LINE Acessando Portal para rematricula online... página 03 Selecionando Período Letivo... página 04 Iniciando Processo de Rematricula... página 04 Apresentação... página 05 Contexto...

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo

Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo Roteiro de acesso ao site: www.eja.educacao.org.br EXTERNA 1. Comece clicando no ícone: e em seguir selecione o navegador da internet predefinido (Internet

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2018 [ Versão

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

Associação Educadora São Carlos. Manual do Portal do Professor

Associação Educadora São Carlos. Manual do Portal do Professor 1 Associação Educadora São Carlos Manual do Portal do Professor 2 Portal do Professor Sumário 1.1. Introdução... 3 1.2. Objetivos do Treinamento... 3 1.3. Fluxo dos Processos... 3 1.4. Conceito... 3 1.5.

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online Manual do Portal do Prestador Autorização e Faturamento Online 1 ÍNDICE Cap. Assunto Pág. Informações preliminares 3 1 Autorização de Consultas 4 2 Autorização de Procedimentos Ambulatoriais e Sessões

Leia mais

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Após efetuar a compra do Bentley topograph, você receberá um email com um arquivo PDF anexado. Guarde esse arquivo, pois ele contém as informações

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC

CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC AutoSC - 1o ACESSO O AutoSC - AutoAtendimento do Saúde CAIXA é exclusivo para beneficiários titulares do Saúde CAIXA (empregados ativos,

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2017 Mestrado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2017 Candidatos Fase 1

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2017 Mestrado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2017 Candidatos Fase 1 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2017 Mestrado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2017 Candidatos Fase 1 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual de ensino

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual de ensino

Leia mais

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE MANUAL ONLINE COMO ACESSAR Para ter acesso ao autorizador on-line da Uniodonto Piracicaba siga os passos abaixo: Acesse www.uniodontopiracicaba.com.br e clique em PORTAL COOPERADO Em seguida, digite a

Leia mais

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS SUMÁRIO Dúvidas e Apoio... 2 1 ACESSANDO ATIVIDADES ACADÊMICAS pelo Minha Unisinos... 2 2 ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (TOTVS) PELO DIÁRIO DE CLASSE...

Leia mais

Apresentação Entrada no Portal / Login Entrada no Portal / Login. (bloqueadores de Pop-Ups) Menus de Acesso... 8

Apresentação Entrada no Portal / Login Entrada no Portal / Login. (bloqueadores de Pop-Ups) Menus de Acesso... 8 ALUNO SUMÁRIO 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Entrada no Portal / Login... 4 Entrada no Portal / Login. (bloqueadores de Pop-Ups)... 6 Acadêmico Menus de Acesso... 8 Quadro de Avisos... 9 Notas de Avaliação...

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA BIBLIOTECA CENTRAL DIVISÃO DE SERVIÇOS AO USUÁRIO. TUTORIAIS DE USO DA TARGET GEDWeb

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA BIBLIOTECA CENTRAL DIVISÃO DE SERVIÇOS AO USUÁRIO. TUTORIAIS DE USO DA TARGET GEDWeb UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA BIBLIOTECA CENTRAL DIVISÃO DE SERVIÇOS AO USUÁRIO TUTORIAIS DE USO DA TARGET GEDWeb A Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no intuito de guiar

Leia mais

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Para iniciar o processo de rematrícula clique na opção Matricula on-line do sistema acadêmico. Nesta janela de contexto, selecione o Período

Leia mais

Tutorial de instalação Quick 3.95

Tutorial de instalação Quick 3.95 Tutorial de instalação Quick 3.95 1- Baixar Instalador do quick 3.95. (caso seja necessário segue link clicando aqui) 2- Assim que baixado executar instalador do arquivo zipado. 3- Autorize a execução

Leia mais

Manual do Usuário SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Página 1 de 14

Manual do Usuário SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Página 1 de 14 SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Manual do Usuário Coordenação de Tecnologia da Informação 2016 Página 1 de 14 Apresentação Este tutorial

Leia mais

Sumário Guia do Aluno

Sumário Guia do Aluno Sumário Guia do Aluno 1. Introdução... 05 2. Primeiro Acesso... 06 3. Recuperar Senha... 13 4. Ferramentas... 15 5. Meus Treinamentos... 18 6. Agenda... 20 7. Realizando uma Matrícula em um Treinamento

Leia mais

2 Passo: Clique em CONTINUAR no canto inferior direito da tela. Aparecerá a seguinte tela;

2 Passo: Clique em CONTINUAR no canto inferior direito da tela. Aparecerá a seguinte tela; Primeira Etapa 1 Passo: Acessar o site https://conectividade.caixa.gov.br (Conectar o Cartão com o Certificado Digital na leitora antes de acessar o link). Aparecerá a seguinte tela após a identificação

Leia mais

Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral.

Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral. Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral. O sistema SGPe deverá ser utilizado nos navegadores FIREFOX ou INTERNET

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Proposta... 3 3. Solicitando uma Licença... 4 4. Acesso... 4 a. Cadastro de usuário... 4 b. Acesso ao Sistema... 4 c. Esqueci a senha...

Leia mais

MANUAL DE USO ASSINADOR DE DOCUMENTOS DIGITAIS PROTESTO ELETRÔNICO

MANUAL DE USO ASSINADOR DE DOCUMENTOS DIGITAIS PROTESTO ELETRÔNICO MANUAL DE USO ASSINADOR DE DOCUMENTOS DIGITAIS PROTESTO ELETRÔNICO Data: 23/08/2016 Páginas: 12 DOC: Manual de uso - Assinador de Documentos Digitais Protesto Eletrônico Responsável: Marina Adrielle da

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Professor

SAA Cesurg. SAA Professor SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Tutorial de Rematrícula 2019

Tutorial de Rematrícula 2019 Tutorial de Rematrícula 2019 O objetivo deste manual é auxiliar na realização do Termo de Aceite. Acessando o Portal Meu Medianeira Para utilizar o Portal Meu Medianeira, acesse www.colegiomedianeira.g12.br.

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

ferramenta de busca integrada

ferramenta de busca integrada : ferramenta de busca integrada Ferramenta de busca integrada Interface que oferece acesso a materiais disponibilizados na Rede de Bibliotecas da Unesp e coleções digitais Fontes disponíveis: - coleção

Leia mais

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Para iniciar o processo de rematrícula, clique na opção Matricula on-line do sistema acadêmico. Na janela do contexto educacional, conforme

Leia mais

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique)

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique) DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Núcleo Pedagógico Formação continuada de professores coordenadores TUTORIAL PARA USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS APRENDIDOS NOS DOIS PRIMEIROS ENCONTROS PARA BAIXAR

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em cartão + leitora Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Cartão e Leitora... 4 2. Mozilla Firefox... 6 3. Acessando o sistema... 9 4.

Leia mais

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Resumo de Internação Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento Cadastro...4 4.Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5. Profissional

Leia mais

REMATRÍCULA 1 SUMÁRIO

REMATRÍCULA 1 SUMÁRIO REMATRÍCULA SUMÁRIO 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Entrada no Portal / Login... 4 Entrada no Portal / Login. (bloqueadores de Pop-Ups)... 5 Rematrícula Quadro de Avisos... 6 Início da rematrícula... 6 Inclusão

Leia mais

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

Manual Grupo Módulos INTsys Crm. Atualização (Abril/2016)

Manual Grupo Módulos INTsys Crm. Atualização (Abril/2016) Manual Grupo Módulos INTsys Crm Atualização (Abril/2016) 2 Passo a Passo INTsys Crm ÍNDICE ACESSO AO SISTEMA...03 DASHBOARD...04 1.1 CLIENTES Usuários...04 1.2 CLIENTES Usuários x Acessos...06 2.1 FOLHA

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Portal de Sistemas Integrados Manual do Usuário Versão: 1.0 Página: 1/33 Índice 1. Apresentação... 3 2. Descrição do Sistema... 3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 3.1. Senhas de Acesso... 4 4. Funcionalidades

Leia mais

MANUAL DO PREPARA UPDATE VERSÃO

MANUAL DO PREPARA UPDATE VERSÃO ÍNDICE 1. PREPARAUpdateGP... 2 1.1. Instalação do PREPARAUpdateGP... 2 1.2. Execução o PREPARAUpdateGP... 4 1.3. Utilizando o PREPARAUpdateGP... 5 1.4. Nova Versão... 8 1.4.1. Área Informativa de Autenticação...

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador Web 3.1

Manual de Utilização Autorizador Web 3.1 Manual de Utilização Autorizador Web 3.1 Principais mudanças: A numeração da carteirinha, anteriormente 14 dígitos no formato xxxx.xx.xxxxx.xx-x, passará a ter 11 dígitos, no formato xxxx-xxxxx-xx. Para

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE No portal da FEC, selecione o evento que deseja fazer a inscrição. Procure no corpo da página, o link " Faça aqui a sua inscrição" ou o botão específico de inscrição.

Leia mais

Perguntas e respostas mais frequentes

Perguntas e respostas mais frequentes Perguntas e respostas mais frequentes Dúvidas? Aqui você encontra o passo a passo de como adotar uma cartinha da campanha Papai Noel dos Correios. Minha Conta (Minhas Cartas) Como atualizar os meus dados

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO Índice ACESSO AO PORTAL UFGNet... 3 CADASTROS... 5 ANEXAR DOCUMENTO... 5 DESPACHOS ELETRÔNICOS... 8 AUTENTICAR... 8 ALTERAR DESPACHO... 10 REMOVER DESPACHO... 12 MOVIMENTAÇÃO...

Leia mais

Manual Eol Credenciado 1.2

Manual Eol Credenciado 1.2 1 Introdução Neste manual serão apresentadas todas as opções e funcionalidades do EOL Credenciado. Qualquer dúvida, entre em contato com o departamento do ESOL (Engemed Sistemas On-Line) através dos telefones:

Leia mais

PELO SITE É ASSIM: O prazo de validade dos comprovantes é de 180 dias para o PGE (medicamentos, óculos, lentes, psicologia,tratamento

PELO SITE É ASSIM: O prazo de validade dos comprovantes é de 180 dias para o PGE (medicamentos, óculos, lentes, psicologia,tratamento PELO SITE É ASSIM: Abra o seu navegador de internet e digite www.cemigsaude.org.br, em seguida, clique no botão Área do Beneficiário, no alto da página. Insira login e senha >> Acessar Portal >> Reembolso

Leia mais

Módulo Solicitante SGAd Sistema de Gestão Administrativa. Criando requisições de materiais e serviços

Módulo Solicitante SGAd Sistema de Gestão Administrativa. Criando requisições de materiais e serviços Módulo Solicitante SGAd Sistema de Gestão Administrativa Criando requisições de materiais e serviços Equipe de Suporte ao Usuário 01/07/2013 Sumário Introdução... Acessando o Módulo Solicitante... Solicitando

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD Sumário APRESENTAÇÃO...03 1. PORTAL UNIVERSITÁRIO...04 1.1. PERFIL...06 1.2. PROTOCOLO...06 1.3. NOTAS...09 1.4. FINANCEIRO...10 1.5. HORÁRIO...10 1.6. BIBLIOTECA

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO INSTRUÇÃO DE TRABALHO MANUAL DE DE OPERAÇÃO DO PORTAL SYMANTEC DE SERVIÇOS ALTIRIS IT DS003-v1 IT DS003-v3 IDENTIFICAÇÃO DA INSTRUÇÃO DE TRABALHO Nº DA INSTRUÇÃO DE TRABALHO IT DS003-v3 NOME DA INSTRUÇÃO

Leia mais

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação 1/15 Modulo responsável por fazer a interface entre o fornecedor e a empresa para informar os preços em uma cotação aberta no Intellicash usando a internet. Compatibilidade O é compatível com IE+8, Chrome,

Leia mais

No texto do de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação.

No texto do  de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação. COTAÇÃO WEB Como o fornecedor registra cotações no Módulo de Cotação Web 01. No momento em que o comprador dispara a Cotação Web, um e-mail é enviado a cada fornecedor participante da mesma. É a partir

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

TUTORIAL - COMO FAZER O DOWNLOAD DE SUA APOSTILA

TUTORIAL - COMO FAZER O DOWNLOAD DE SUA APOSTILA TUTORIAL - COMO FAZER O DOWNLOAD DE SUA APOSTILA Índice: Páginas 2 a 9 Tutorial Páginas 10 a 13 Seção de Perguntas e Respostas (Perguntas Freqüentes) Página 14 Índice de links importantes Instruções: -

Leia mais

TUTORIAL DE GERAÇÃO DE LISTAS DE INSCRITOS HABILITADOS NO ENADE E EFETIVAÇÃO DE INSCRIÇÕES NO SISTEMA ENADE INEP

TUTORIAL DE GERAÇÃO DE LISTAS DE INSCRITOS HABILITADOS NO ENADE E EFETIVAÇÃO DE INSCRIÇÕES NO SISTEMA ENADE INEP TUTORIAL DE GERAÇÃO DE LISTAS DE INSCRITOS HABILITADOS NO ENADE E EFETIVAÇÃO DE INSCRIÇÕES NO SISTEMA ENADE INEP Prezado usuário, este tutorial destina-se a orientar Coordenadores de curso e eventuais

Leia mais