FAMÍLIA X INCLUSÃO: NARRATIVAS DAS MÃES SOBRE A INCLUSÃO DOS SEUS FILHOS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FAMÍLIA X INCLUSÃO: NARRATIVAS DAS MÃES SOBRE A INCLUSÃO DOS SEUS FILHOS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR"

Transcrição

1 FAMÍLIA X INCLUSÃO: NARRATIVAS DAS MÃES SOBRE A INCLUSÃO DOS SEUS FILHOS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR EIXO TEMÁTICO: Educação, Diversidade e Inclusão Social Maria Aparecida da Silva Gomes Universidade Estadual de Alagoas Luzia Alves da Silva Universidade Estadual de Alagoas Taiane Batista dos Santos Universidade Estadual de Alagoas Resumo A família é um dos sistemas mais importantes para promover a interação e o desenvolvimento dos seus filhos com deficiência. Nesse sentido, o papel dos familiares é determinante para que ocorra a inclusão de alunos com deficiência no meio educacional, uma vez que a escola necessita do apoio dos pais para alcançar suas finalidades. Desse modo, levantamos a seguinte problemática: Qual a opinião das mães sobre a inclusão de seus filhos com deficiência no contexto escolar? Partindo dessa problemática, a pesquisa em andamento, tem como objetivo analisar as narrativas das mães acerca da inclusão escolar de seus filhos com deficiência. A metodologia é bibliográfica e de campo, com enfoque qualitativo, e para a coleta de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas seis mães de alunos de escolas da rede pública e privada do município de Arapiraca AL. Na fundamentação teórica usamos os estudos de Brasil (2007); Chacon (2009); Parolin (2005); Rodrigues (2006); Silva; Mendes (2008); entre outros. Os resultados parciais apontaram que o envolvimento da família, em especial das mães, é de grande importância para que propicie de fato a inclusão escolar, porque é nela que acontecem os primeiros ensinamentos e formação social desse indivíduo. Os resultados apontaram ainda, que ao serem incluídos no contexto escolar as crianças que apresentam dificuldades oriundas de alguma limitação sejam elas, sensoriais, físicas ou intelectuais terão um maior suporte para superá-las, pois a parceria entre a família e escola pode contribuir de forma significativa no processo de aprendizagem e de aquisição das habilidades dos alunos com deficiência. Palavras-chave: Aluno com deficiência. Família. Inclusão. Introdução A educação inclusiva vem sendo uma temática bastante discutida no nosso cenário atual, visto que a inclusão de crianças com deficiência no contexto escolar depende de uma série de fatores. Desse modo, a família é um dos meios fundamentais para favorecer a inserção e desenvolvimento das habilidades de seus filhos com deficiência uma vez que a construção de uma sociedade inclusiva não é fácil, porém quando a aceitação de uma deficiência seja ela qual for, se inicia no âmbito familiar, todo o processo de inclusão é facilitado, já que para promover a interação e posteriormente, o aprendizado do aluno com deficiência, a escola precisa do apoio dos pais para alcançar seus objetivos.

2 2 Assim, a pesquisa em andamento, apresenta a seguinte questão norteadora: Qual a opinião das mães sobre a inclusão de seus filhos com deficiência no contexto escolar? Partindo dessa problemática, o artigo tem como objetivo analisar as narrativas das mães acerca da inclusão escolar de seus filhos com deficiência. A metodologia é bibliográfica e de campo, com enfoque qualitativo, e para a coleta de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas seis mães de alunos de escolas da rede pública e privada do município de Arapiraca AL. Na fundamentação teórica usamos os estudos de Brasil (2007); Chacon (2009); Parolin (2005); Rodrigues (2006); Silva; Mendes (2008); dentre outros. Para compreendermos o trajeto do estudo realizado, inicialmente foi destacado o tema acerca da inclusão, que requer compreensão e respeito quanto às especificidades das crianças com deficiência, sendo imprescindível um comprometimento de todos os envolvidos, desde o professor em sala de aula até os pais desses alunos com deficiência para que a inclusão seja efetivada com sucesso; Em seguida, relatamos sobre o papel da família e de como a mesma é determinante na inclusão escolar dos seus filhos com deficiência porque a sua parceria com a escola é de suma importância no desenvolvimento tanto social quanto educacional dessas crianças. Os resultados e discussões apontaram que o envolvimento da família, em especial das mães, é de grande importância para que propicie de fato a inclusão escolar, pois é nela que acontecem os primeiros ensinamentos e formação social desse indivíduo. Nas considerações finais, evidenciamos que a articulação entre família e escola é fundamental para o melhor desenvolvimento das crianças com deficiência e que, independentemente da deficiência, quando recebem todo o apoio necessário, as crianças possuirão um maior suporte para superá-las já que essa interligação contribui de maneira significativa no processo de aprendizagem e de desenvolvimento das habilidades dos alunos com deficiência no contexto escolar. Inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar A inclusão é uma temática que vem sendo bastante discutida no nosso cenário atual, visto que a inclusão de crianças com deficiência no contexto tanto social quanto escolar depende de uma série de fatores. Nesse sentido, o ato de incluir requer compreensão sobre as limitações reais e aceitação das dificuldades do cotidiano. De acordo com Bazon; Masini (2011. p. 2):

3 3 No discurso atual, o conceito de inclusão está associado à discussão a respeito das condições sociais e educacionais [...] A inclusão é então entendida como uma forma de combate à exclusão, configurando-se como um novo paradigma social capaz de direcionar e transformar uma sociedade excludente em outra que busca a inclusão e o respeito às diferenças [...]. Dessa forma, a inclusão refere-se às condições de respeito às diferenças, tendo como princípio básico que todos possam desenvolver suas potencialidades, independente da diversidade existente. Essa questão é enfatizada por Silva; Tavares (2009, p. 76) quando dizem que: A inclusão é um desafio que deve ser enfrentado, dialogado, construído e reconstruído. É um debate que deve ser iniciado [...] onde são formados os educadores que vão atuar com esta nova demanda que tende a crescer cada vez mais. Diante do que foi relatado, é evidente que a criança com deficiência necessita de cuidados e atenção específicos para que ocorra a sua inclusão porque é de fundamental importância que ao diagnosticar qualquer que seja a deficiência, a família deve buscar todo um apoio especializado, dando o suporte para que essa criança esteja apta a ser inserida no meio educacional, de forma a concretizar na sua realidade o significado da participação em atividades realizadas pelo docente, promovendo a sua interação com os colegas. A inclusão no meio escolar possibilita a troca de conhecimento entre as próprias crianças, orientadas por profissionais que ensinam conteúdos didáticos elaborados especificamente para despertar o interesse pelo saber. Para Balbino et al (2013, p. 7): [...] ao falarmos sobre inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar, precisamos ter em mente que este não é apenas um ideal a ser alcançado, mas, também, uma jornada onde todos que estão engajados na educação precisam repensar os seus conceitos e refletir melhor sobre o processo de ensino-aprendizagem. O ambiente escolar proporciona o aprendizado que foi elaborado com técnicas e informações, os quais não são trabalhados no ambiente familiar, agregando valores e descobertas científicas, estimulando o raciocínio, buscando novas formas de pensar, de observar o meio em que se encontra, de perceber a própria capacidade de explorar o desconhecido e com isso ocorrer a melhoria do aprendizado. Segundo Rodrigues (2006, 2006, p. 197) Se o que pretendemos é que a escola seja inclusiva, é urgente que seus planos se redefinam na direção de uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos, que reconhece e valoriza as diferenças.

4 4 Considerando todas essas questões, para que a inclusão das crianças com deficiência se concretize, a instituição precisa estar preparada para receber esses alunos, fornecendo um ambiente acolhedor com qualidade não só na estrutura física, como também na qualificação dos profissionais que estarão participando da rotina dos mesmos. Ainda na percepção de Rodrigues (2006, p. 59) acerca da formação dos professores para trabalharem com as crianças com deficiência: Sem dúvida, a proposta de uma escola inclusiva supõe uma verdadeira revolução nos sistemas tradicionais de formação docente, geral ou especial [...] Para tanto, a formação do docente de educação tem de ser mais especializada para atender à diversidade do alunado, recomendando a inclusão de disciplinas ou conteúdos afins [...]. Entretanto, a especialização de educadores no processo de inclusão é apenas um dos desafios do sistema de ensino, visto que muitas questões surgem ao inserir os alunos com deficiência, na maioria das vezes há o receio em aceitar esses alunos, tanto pelos professores, como pelos pais dos alunos sem deficiência. Sendo assim, é preciso que ocorra uma mudança não somente na escola, mas na sociedade para que os preconceitos sejam eliminados e os ensinamentos na escola sejam elaborados e planejados, considerando que a forma do ensino e aprendizagem devem ser assimilados por todos os alunos, independentemente de suas dificuldades para que, dessa maneira, o processo de inclusão seja efetivado com êxito. A família e seu papel na inclusão de seus filhos com deficiência Sendo a família a base de qualquer indivíduo, é com ela que possuímos o primeiro contato em sociedade, e com a mesma construímos relações afetivas, que consequentemente irá determinar nossa personalidade. Nesse sentido, a família é o que há de mais importante já que é um dos meios fundamentais para favorecer a inserção e desenvolvimento das habilidades de seus filhos. Conforme Souza (2012, p. 5) A primeira vivência do ser humano acontece em família, independentemente de sua vontade ou da constituição desta [...] a família é o primeiro espaço para a formação psíquica, moral, social e espiritual da criança. A criança vê os membros de sua família como pessoas essenciais em sua vida, são por esses membros que serão passados os valores e o modo de vida específico de cada meio familiar. À medida que o contexto histórico se modifica, esta também se transforma, isto quer dizer que de acordo com o número de membros, funções, ela vai

5 5 se apropriando do que a cerca, o modo de falar, de vestir. Segundo Chacon (2009, p. 59): A família é uma estrutura criada pelo homem e constituída de forma diferente em situações e tempos diferentes, de maneira a responder às necessidades sociais, bem como individuais de cada um dos seus membros [...] é na família que os indivíduos são educados para perpetuar a estrutura familiar que sofre modificações a cada século. Todas essas questões não são diferentes nas famílias que tem filhos com deficiência, porém, com o nascimento de uma criança com deficiência, gera uma crise que atinge toda a família, abalando sua identidade, estrutura e funcionamento. Desse modo, os familiares, muitas vezes, se veem despreparados para enfrentar ou lidar com esse novo modo de ser família, pois o filho com deficiência representa a quebra de expectativas, a alteração de papéis e a não-continuidade da família, a vida familiar sofre alterações frente às exigências emocionais e à convivência com a criança, gerando conflitos e levando a instabilidade emocional (BARBOSA; BALIEIRO; PETTENGILL, 2012). Assim, é fundamental que ao receberem o diagnóstico, a família da pessoa com deficiência procure um atendimento especializado para o seu filho, dessa forma a criança estará sendo assistida adequadamente, podendo vir a se desenvolver de forma significativa. É de suma importância que ajude ao máximo essa criança, em casa é que se possui uma relação mais íntima, então é dever dos pais protegerem os seus filhos, mas os mesmos devem ter cuidado com a superproteção e mesmo sem perceber acabar isolando esse indivíduo da sociedade. É extremamente relevante que no cotidiano da criança com deficiência, a família ofereça o cuidado, o carinho, mas que também respeite sua individualidade. A partir do apoio da família, recebendo acompanhamento de profissionais, a criança com deficiência terá um maior suporte para enfrentar as dificuldades existentes, conseguirá se desenvolver e trabalhar para superar as suas limitações. Sendo assim, ao incluir os filhos com deficiência no contexto escolar, a união entre escola e família, vem acompanha de diversos benefícios nos quais facilitam a aprendizagem da criança e, consequentemente, ajudando no processo de inclusão. Essa parceria desempenha papéis importantes no que se refere à educação porque o processo de aprendizagem depende de um conjunto de elementos, dentre eles a motivação e afetividade. Para Chacon (2009, p. 65):

6 6 [...] as relações entre família e escola devem ser, incessantemente, (re) construídas, pois seus movimentos comungam do desenvolvimento socioeconômico e cultural do meio ao qual respondem. No entanto, as maneiras pelas quais os sujeitos que os compõem vêm se comportando [...] dificultam qualquer tipo de aproximação e ação conjunta de educação. Diante da nova sociedade, fez-se necessário a reformulação dos papéis formadores da família e da escola. O entendimento do processo de aprender e de ensinar, frente à sociedade do conhecimento, da informação e da aprendizagem exige uma escola que atenda ao perfil social vigente, sem perder o compromisso de preparar cidadãos instrumentalizados para viver e conviver de forma competente e feliz (PAROLIN, 2005). É relevante que exista uma relação de apoio, para que tanto a escola como a família se sintam seguras pra enfrentar a realidade e para isso acontecer, é preciso que exista comunicação e compartilhamento de informações entre ambas. A família deve participar de maneira colaborativa e os profissionais devem atuar no sentido de reconhecer a importância da família por esta ser a unidade na qual a criança cresce e se desenvolve. Trabalhar com a cooperação significa troca de experiências e permite que a dificuldade da criança seja analisada melhorando assim, a qualidade de vida e desenvolvimento da mesma. É mister salientar que os pais participem das atividades que envolvam seu filho, que venha a conversar com professores, diretores e dê sua opinião nas decisões em atividades educativas e nas metodologias que estão sendo utilizadas. Na perspectiva de Melo; Barros; Barbosa (2013, p. 4): É através da união da família e da escola que se faz possível um melhor desenvolvimento do aluno com deficiência, uma vez que um irá complementar e apoiar a ação do outro. É indispensável que aconteça essa parceria entre a família e a escola, sendo importante que ocorra uma divisão de responsabilidades para que o processo de desenvolvimento das potencialidades da criança e, posteriormente, o ensinoaprendizagem ocorra de fato. Procedimentos Metodológicos Para a elaboração deste estudo, a metodologia escolhida foi a bibliográfica e de campo, com enfoque qualitativo porque com a pesquisa bibliográfica é possível realizar,

7 7 segundo Marconi; Lakatos (2003, p. 158) um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema. Com relação à pesquisa de campo, com enfoque qualitativo, de acordo com Moresi (2003, p. 69) A pesquisa qualitativa ajuda a identificar questões e entender porque elas são importantes. Com esse objetivo [...] também é importante trabalhar com uma amostragem heterogênea de pessoas [...]. Para a coleta de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas seis mães de alunos de escolas da rede pública e privada do município de Arapiraca AL. Optamos pela coleta de dados por meio de entrevistas, por ser [...] um procedimento utilizado na investigação social, para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social (LAKATOS; MARCONI, 2010, p. 178). Dessa forma, os dados obtidos foram analisados com a finalidade de saber qual a opinião dessas mães entrevistadas acerca da inclusão de seus filhos com deficiência no âmbito educacional, como também, buscar informações sobre a relevância da interligação das famílias e escola para que o processo de inclusão seja de fato efetivado. Resultados e Discussões Para entendermos a trajetória deste estudo, realizaremos uma análise dos dados que foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas seis mães de alunos com deficiência de escolas da rede pública e privada do município de Arapiraca AL. Os resultados da pesquisa serão discutidos a partir dos seguintes eixos temáticos: a inclusão das crianças com deficiência na rede regular; o papel da escola no processo de inclusão e a participação da família na escola frente à inclusão de seus filhos com deficiência. Daremos início às discussões caracterizando as mães entrevistadas, com o intuito de preservar as suas identidades utilizamos nomes fictícios para as mesmas. A primeira mãe que será chamada de Gilda, com 37 anos, é farmacêutica e seu filho tem síndrome de down e autismo; A segunda, intitulada de Flávia, 47 anos, é copeira e a deficiência de sua filha caracteriza-se pela falta de oxigênio no cérebro no momento do parto; A terceira, denominada de Daiane, de 37 anos, estudante de Pedagogia e sua filha têm

8 8 Síndrome de Seckel, microcefalia, retardo mental e se locomove com os joelhos; A quarta mãe, Carla, 36 anos, dona de casa/artesã e tem um filho com autismo; A quinta, Mariana, 39 anos, dona de casa e seu filho possui paralisia cerebral e a sexta mãe, Janaína, cujo filho tem autismo. O primeiro eixo refere-se à inclusão no contexto escolar dos filhos das mães mencionadas. Quando indagadas de como ocorreu essa inclusão, tivemos como respostas: Fui procurar várias escolas e sempre me falavam que não tinha profissionais capazes para saber cuidar dela, até que na escola que ela está a coordenadora aceitou [...] (DAIANE, 2014). Foi bem aceito, ele foi bem aceito e assim, ele é uma criança, ele já tá sabendo ler [...] agora [...] eu dou um suporte muito grande a ele em casa (CARLA, 2014). Diante das falas das mães, percebemos que há escolas que ainda possuem uma certa resistência em aceitar os alunos com deficiência, muitas vezes, por não sentirem-se preparadas para atender essas crianças. Em contrapartida, evidenciamos também que, quando inseridos, tanto a escola quanto os professores buscam ajudar para que aconteça a inclusão. De acordo com Rodrigues (2006, p. 173) Para efetivar a inclusão é preciso [...] transformar a escola regular em sua estrutura organizativa [...] o que implica questionar concepções e valores, abandonando modelos que discriminem [...] qualquer aluno. No segundo eixo da pesquisa, questionamos o papel da escola no processo de inclusão para que a educação inclusiva seja realizada, as mães disseram que: Seria a parte mais importante já que eles passam uma parte do dia na escola (GILDA, 2014). É fundamental [...] porque eu acho que a escola é o primeiro passo que tem que ser dado pra que a criança venha a ser integrada na sociedade porque é na escola que se aprende tudo (CARLA, 2014). É muito importante [...] porque depois de casa e do local que [...] faz tratamento, é onde ele vai conhecer outras pessoas, vai aprender coisas novas (MARIANA, 2014). Observar o comportamento da criança e buscar estratégias para o melhor aprendizado da mesma (JANAÍNA, 2014). Em suma, a escola possui um papel primordial uma vez que depois do meio familiar, é o ambiente que propiciará novas descobertas aos indivíduos. Além disso, é essa instituição que proporciona uma educação formal, é o local de aprendizagem e que

9 9 sempre deve estar aberta para receber a todos os alunos de forma igualitária, sendo levada assim, a apresentar-se sempre em constante mudança, para Brasil (2007) A escola precisa mudar e não os alunos e as alunas. Ela precisa ser ressignificada de acordo com o paradigma de ética, cidadania e democracia que sustenta os movimentos inclusivos. O terceiro eixo desta pesquisa faz referência à participação da família na escola frente à inclusão de seus filhos com deficiência e as respostas foram as seguintes: Participação ativa na escola, acompanhando e ajudando nas tarefas passadas (FLÁVIA, 2014). Assim, eu acho que deveria ter reuniões com professores fora do período normal da escola né, elas deveriam abrir um espaço pra isso, mãe, pai, professor e diretor (CARLA, 2014). Eu acho assim, que a família tem que cobrar da escola, tem que levar e buscar a criança, conversar com a professora e saber no que pode ajudar (MARIANA, 2014). Através do que foi exposto pelas mães, enfatiza-se que a família necessita ter uma participação dinâmica na vida escolar dos seus filhos, procurar a escola, se manter informada acerca das questões relacionadas às dificuldades e progressos, cabe a escola além de oferecer reuniões, propiciar momentos que haja interação entre pais e professores de forma democrática já que a mesma está propensa a mudanças à medida que deve suprir as novas necessidades existentes. Para Silva; Mendes (2008, p. 223) a relação entre família e escola precisa ser colaborativa, e é papel da família: comunicarse com os profissionais; [...] reconhecer o trabalho dos profissionais; confiar no trabalho desenvolvido; [...] questionar os profissionais de modo adequado; [...] visitar a escola; participar das atividades. Por fim, pedimos que as mães dessem a sua opinião sobre a inclusão de seus filhos com deficiência no contexto escolar, obtendo as seguintes falas: Temos esperança de que em um futuro não longe os profissionais tenham uma visão mais aberta para essas crianças e comecem a enxergar o que realmente é precioso: a capacidade de evolução das mesmas (GILDA, 2014). Ainda é complicado hoje em dia a inclusão das crianças com deficiência, existe falta de atenção e compreensão das pessoas (FLÁVIA, 2014). Acho muito importante, não é porque existe uma deficiência que devem privar crianças com deficiência na escola, no meio social no qual vivemos (DAIANE, 2014).

10 10 [...] Eu acho essencial porque a educação ficou pra todos não é, e não é porque eles tem uma limitação que vai impossibilitar eles de aprenderem [...] com um jeitinho tudo vai dar certo sim, não só tem um método só de ensinamento, com um pouquinho de amor e paciência a gente consegue (CARLA,2014). Eu acho importante [...] porque se eu não tivesse levado ele pra escola, ele não ia saber ler, não ia saber escrever, não ia ter feito amiguinhos [...] então [...] a gente tem que ter paciência com eles porque eles tem um ritmo mais diferente, mas com carinho eles conseguem sim (MARIANA, 2014). Enfrentamos situações diversas que nem sempre estão ao nosso favor, pois não é apenas as escolas que devem se adequar as nossas crianças, mas os órgãos governamentais têm o dever de se informarem sobre a síndrome e junto as famílias buscarem recursos que beneficiem a todos (JANAÍNA, 2014). Considerando o que foi exposto, o professor, a escola e a família muitas vezes perdidos diante desse novo contexto, tem que repensar os seus papeis. Tanto a família quanto a escola necessitam retomar seus conceitos, desvendar seus mitos, rever suas práticas, reavaliar suas crenças e reconstruir suas práxis (PAROLIN, 2005). Desse modo, a parceria entre família e escola é fundamental para que a educação inclusiva ocorra e que apesar de todas as dificuldades existentes, quando a criança com deficiência recebe a atenção e afeto que é necessário, independente das suas deficiências, elas são capazes sim de se desenvolverem. Considerações Finais Ao término dessa pesquisa, evidenciamos que a inclusão refere-se, antes de qualquer coisa, às condições de respeito à diversidade, tendo como princípio fundamental o direito ao desenvolvimento das habilidades de todos os envolvidos de forma igualitária, independente das dificuldades. Ao falarmos de inclusão, não devemos deixar de citar um dos sistemas mais importantes para que esse processo ocorra: a família. A família é o primeiro contato que a criança possui, nela aprende-se os valores dentro de sua cultura, de acordo com cada contexto. Posteriormente, vem a escola, ocupando o papel de um grupo social mais amplo, no qual quando há um trabalho em conjunto com a família, a criança com deficiência será beneficiada, ela estará recebendo todo o suporte que precisa e assim, com o apoio da família, acompanhamento de profissionais e sendo corretamente assistida na escola por toda equipe pedagógica, poderá sim desenvolver as suas potencialidades.

11 11 Através dos dados das entrevistas, evidenciamos que o comprometimento da família, em especial das mães, é imensurável para que propicie de fato a inclusão escolar, por ser no meio familiar que acontecem os primeiros ensinamentos. Por fim, podemos notar que apesar das dificuldades existentes, se houver um envolvimento entre família e escola, as crianças com deficiência são capazes de se desenvolverem, independentemente da deficiência porque possuirão um grande suporte para superá-las, essa articulação é extremamente importante para que a inclusão se efetive e juntamente com ela, a participação real da criança com deficiência no meio educacional seja alcançada. Referências BALBINO, E. S. Autismo e inclusão: desafios da prática docente. In: LOPES, A; CAVALCANTE, M. A. da S.; OLIVEIRA, D. A. & HYPÓLITO, A. M. (Orgs.). Trabalho docente e formação: políticas, práticas e investigação: pontos para mudança. Portugal Porto: Centro de investigação e intervenção educativas, Disponível em:< o_vol_iii.pdf> Acesso em: 20 set :05:15. BARBOSA, M. A. M.; BALIEIRO, M. M. F. G.; PETTENGILL, M. A. M. Cuidado centrado na família no contexto da criança com deficiência e sua família: uma análise reflexiva. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 21, nº 1, pp Disponível em: < Acesso em: 28 set :10:34. BAZON, F. V. M.; MASINI, E. A. F. S. A interface entre família e escola no processo de inclusão de crianças com deficiência visual Disponível em: < a/ pdf > Acesso em: 30 set :15:48. BRASIL. Ministério da Educação. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: Unesco, Disponível em: < Acesso em: 04 out :26:30.. Ministério da Educação. Inclusão social. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Disponível em: < Acesso em: 18 out :45:24. CHACON, M. C. M. Família e escola: uma parceria possível em prol da inclusão?. In: AMIRALIAN, M. L. T. M. (Org.). Deficiência visual: perspectivas na contemporaneidade. São Paulo: Vetor, p DENARI, F. Um (novo) olhar sobre a formação do professor de educação especial: da segregação à inclusão. In: RODRIGUES, D.(Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, p

12 12 FREITAS, S. N. A formação de professores na educação inclusiva: construindo a base de todo o processo. In: RODRIGUES, D.(Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, p LAKATOS, E. M.; MARCONI, E. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, Disponível em: < Acesso em: 06 out :55:15.. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, MANTOAN, M. T. E. O direito de ser, sendo diferente, na escola. In: RODRIGUES, D.(Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, p MELO, R. M. B.; BARROS, M. S. T. da C.; BARBOSA, M. O. A relação famíliaescola e a inclusão de alunos com deficiência Disponível em: < Acesso em: 26 set :17:42. MORESI, E. (Org.).Metodologia da Pesquisa Disponível em: < Acesso em: 04 out :45:21. PAROLIN, I. Professores formadores: a relação entre a família, a escola e a aprendizagem. Paraná: Positivo, SARAIVA, A. C. L. C.; VICENTE, C. C.; FERENC, A. V. F. Não estou preparado : a construção da docência na educação especial Disponível em: < Acesso em: 04 out :21:11. SILVA, A. M.; MENDES, E. G. Família de crianças com deficiência e profissionais: componentes parceria colaborativa na escola. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 14, nº 2, pp Disponívem em: < Acesso em: 18 out :36:04. SILVA, J.; TAVARES, H. M. A atuação pedagógica docente na inclusão de crianças com deficiência no ensino fundamental. Revista da Católica, Uberlândia, v. 1, nº 1, pp Disponível em: < df> Acesso em: 02 out :45:12. SOUZA, J. P. A importância da família no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança f. Monografia (especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional) Fortaleza, Disponível em: < _NO_PROCESSO_DE_DESENVOLVIMENTO_DA_APRENDIZAGEM_DA_CRIA NCA.pdf> Acesso em: 03 out :14:09.

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM Andreza Magda da Silva Dantas Escola.E.E.M.Fc. Sá Cavalcante Paulista PB andreza_magda@hotmail.com Introdução Zelga Dantas de

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Gisllayne Rufino Souza* UFPB gisllayne.souza@gmail.com Profa. Dra. Marlene Helena de Oliveira França UFPB/Centro de Educação/Núcleo de Cidadania e Direitos

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA Claudson Santana Almeida Junho 2012 Introdução O que o leitor encontrará neste artigo? Uma apresentação do sistema de Ensino a Distância (EAD), conhecer as vantagens e

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID

A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID Victor Silva de ARAÚJO Universidade Estadual da Paraiba sr.victorsa@gmail.com INTRODUÇÃO A monitoria é uma modalidade

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

Contribuições da tecnologia assistiva para a prática pedagógica inclusiva na educação infantil

Contribuições da tecnologia assistiva para a prática pedagógica inclusiva na educação infantil Contribuições da tecnologia assistiva para a prática pedagógica inclusiva na educação infantil Fernanda Aparecida de Souza Corrêa Costa (UNESP FC/Bauru) e-mail: nanda_life@yahoo.com.br; Eliana Marques

Leia mais

MATRÍCULA: 52862 DATA: 15/09/2013

MATRÍCULA: 52862 DATA: 15/09/2013 AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Administração Escolar DISCIPLINA: Educação Inclusiva ALUNO(A):Claudia Maria de Barros Fernandes Domingues MATRÍCULA: 52862 DATA: 15/09/2013 NÚCLEO REGIONAL: Rio

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso Pedagogia Departamento de Educação: Formação Docente, Gestão e Tecnologias.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso Pedagogia Departamento de Educação: Formação Docente, Gestão e Tecnologias. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso Pedagogia Departamento de Educação: Formação Docente, Gestão e Tecnologias. A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN E SEU PROCESSO

Leia mais

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br Educação Inclusiva Direito à Diversidade O Ensino comum na perspectiva inclusiva: currículo, ensino, aprendizage m, conheciment o Educação Inclusiva Direito à Diversidade Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR.

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. Autores: FRANCISCO MACHADO GOUVEIA LINS NETO e CELIA MARIA MARTINS DE SOUZA Introdução Atualmente,

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos Instituto Educacional Santa Catarina Faculdade Jangada Atenas Cursos Curso de Capacitação em AEE Aluna: Ivete D. Poleto De Cezare Vanini, 01 de Maio de 2015. 1 - Tema: Deficiência Intelectual 2 - Problema:

Leia mais

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007.

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007. Arte em Educação Considerando que a ação educacional é uma prática social mediadora da prática social mais ampla, nossa missão é: Formar o profissional de arte educação contemplando suas três dimensões:

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

Projeto em Capacitação ao Atendimento de Educação Especial

Projeto em Capacitação ao Atendimento de Educação Especial Projeto em Capacitação ao Atendimento de Educação Especial Prof.: Sírio Chies Aluna: Talita Tichz TEMA: Educação Inclusiva. PROBLEMA: Quais são as situações, dificuldades e limitações enfrentadas pelos

Leia mais

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA BARREIRA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA BARREIRA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA BARREIRA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA Natássia Contrera Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP e-mail: natassiac@hotmail.com Giseli Bueno Berti Universidade

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

AS INQUIETAÇÕES OCASIONADAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO

AS INQUIETAÇÕES OCASIONADAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO AS INQUIETAÇÕES OCASIONADAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO MORAES Violeta Porto Resumo KUBASKI Cristiane O presente artigo tem como objetivo colocar em pauta

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS Mirian Vieira Batista Dias Universidade Federal de São Carlos/Secretaria

Leia mais

Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência

Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência INOCÊNCIO, Sibelle Williane Dias dos Santos DAXENBERGER, Ana Cristina Silva Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Agrárias Departamento

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down Ana Paula de Oliveira Schmädecke 1 Andreia dos Santos Dias 2 Resumo: Este trabalho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp. TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.br O que é educação inclusiva? Inclusão é um processo de aprendizagem

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar:

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar: A Educação Bilíngüe Proposta de educação na qual o bilingüismo atua como possibilidade de integração do indivíduo ao meio sociocultural a que naturalmente pertence.(eulália Fernandes) 1 A Educação Bilíngüe»

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES CAMARGO, Victor Discente da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva ZUTTIN, Fabiana Docente da Faculdade de Ciências Sociais

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais

A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais Geyza Pedrisch de Castro Joana Darc Macedo Passos Sandra Lima Karantino A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais Guajará Mirim RO. 2012. 1. JUSTIFICATIVA O presente Projeto

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

RESUMO. Autora: Juliana da Cruz Guilherme Coautor: Prof. Dr. Saulo Cesar Paulino e Silva COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

RESUMO. Autora: Juliana da Cruz Guilherme Coautor: Prof. Dr. Saulo Cesar Paulino e Silva COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA 1 A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM CENÁRIOS DE DIVERSIDADE 1 Autora: Juliana da Cruz Guilherme Coautor:

Leia mais

AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A INCLUSÃO

AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A INCLUSÃO AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A INCLUSÃO Francelina Elena Oliveira Vasconcelos (france.vasconcelos@gmail.com) Rosilda Teixeira de Freitas (rosildafreitas@farrapo.com.br) Resumo Neste trabalho

Leia mais

Entrevista com Heloísa Lück

Entrevista com Heloísa Lück Entrevista com Heloísa Lück Heloísa Lück é doutora em Educação pela Columbia University em Nova York e tem pós-doutorado em Pesquisa e Ensino Superior pela George Washington D.C. É diretora educacional

Leia mais

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA 1.0 INTRODUÇÃO JUSCIARA LOURENÇO DA SILVA (UEPB) VIVIANA DE SOUZA RAMOS (UEPB) PROFESSOR ORIENTADOR: EDUARDO

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 Rochelle Lopes da Silva- UVA 2 Andrea Abreu Astigarraga- UVA INTRODUÇÃO De acordo

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

AIMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES QUE ATUAM COM PESSOAS COM AUTISMO.

AIMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES QUE ATUAM COM PESSOAS COM AUTISMO. AIMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES QUE ATUAM COM PESSOAS COM AUTISMO. CARVALHO, Tereza Cristina de Secretaria Municipal de Educação Município de Araçatuba/SP. Resumo:Partindo

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS Davi Argemiro Henrique Cardoso de Oliveira e-mail: davicardosod@gmail.com Francione Gomes Silva

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento Nirave Reigota Caram Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: nirave.caram@usc.br Comunicação Oral Pesquisa em Andamento

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR Luciana Barros Farias Lima e Claudia Regina Pinheiro Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO lucpeda@gmail.com

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO NA CRECHE ( os cantinhos ), que possibilitou entender o espaço como aliado do trabalho pedagógico, ou seja, aquele que

ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO NA CRECHE ( os cantinhos ), que possibilitou entender o espaço como aliado do trabalho pedagógico, ou seja, aquele que Introdução A formação continuada iniciou-se com um diagnóstico com os profissionais que atuam nos Centros de Educação Infantil do nosso município para saber o que pensavam a respeito de conceitos essenciais

Leia mais

RELATO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO

RELATO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO RELATO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO Elaine Cristina Penteado Koliski (PIBIC/CNPq-UNICENTRO), Klevi Mary Reali (Orientadora), e-mail: klevi@unicentro.br

Leia mais

Centro Acadêmico Paulo Freire - CAPed Maceió - Alagoas - Brasil ISSN: 1981-3031

Centro Acadêmico Paulo Freire - CAPed Maceió - Alagoas - Brasil ISSN: 1981-3031 COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Polyana Marques Lima Rodrigues 1 poly90lima@hotmail.com Willams dos Santos Rodrigues Lima 2 willams.rodrigues@hotmail.com RESUMO

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes > Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inicialmente, tinha como objetivo avaliar o desempenho

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária Apoio: Secretária municipal de educação de santo Afonso PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. É imperioso que dois dos principais

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares.

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. Marianna Salgado Cavalcante de Vasconcelos mary_mscv16@hotmail.com Jadiel Djone Alves da Silva jadieldjone@hotmail.com

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

TERCEIRA IDADE - CONSTRUINDO SABERES SOBRE SEUS DIREITOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

TERCEIRA IDADE - CONSTRUINDO SABERES SOBRE SEUS DIREITOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TERCEIRA IDADE - CONSTRUINDO SABERES SOBRE SEUS DIREITOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Gabriela Pereira Batista, graduanda em enfermagem (UNESC Faculdades) gabrielabio_gabi@hotmail.com

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: DIREITO À DIVERSIDADE

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: DIREITO À DIVERSIDADE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: DIREITO À DIVERSIDADE Ana Carolina Marques de GOES 1 RESUMO: A educação inclusiva, especificamente relativa às pessoas com deficiência, é um assunto muito

Leia mais

Justificativa: Cláudia Queiroz Miranda (SEEDF 1 ) webclaudia33@gmail.com Raimunda de Oliveira (SEEDF) deoliveirarai@hotmail.com

Justificativa: Cláudia Queiroz Miranda (SEEDF 1 ) webclaudia33@gmail.com Raimunda de Oliveira (SEEDF) deoliveirarai@hotmail.com 1 COMO COLOCAR AS TEORIAS ESTUDADAS NA FORMAÇÃO DO PNAIC EM PRÁTICA NA SALA DE AULA? REFLEXÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O TRABALHO COM O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Cláudia Queiroz Miranda

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR

ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR INTRODUÇÃO Raquel de Oliveira Nascimento Susana Gakyia Caliatto Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). E-mail: raquel.libras@hotmail.com

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA

O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA Profª. Ms. Marilce da Costa Campos Rodrigues - Grupo de estudos e pesquisas em Política e Formação Docente: ensino fundamental

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS INCLUSIVAS E ARTICULADORAS NA CONTINUIDADE DO ENSINO EM MEIO AO TRABALHO COLABORATIVO

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS INCLUSIVAS E ARTICULADORAS NA CONTINUIDADE DO ENSINO EM MEIO AO TRABALHO COLABORATIVO EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS INCLUSIVAS E ARTICULADORAS NA CONTINUIDADE DO ENSINO EM MEIO AO TRABALHO COLABORATIVO Janaina Fernanda Gasparoto Fusco Faculdade de ciências/ UNESP-Bauru

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais