Pais com a Ciência Ciência na Planície EBI de Amareleja

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pais com a Ciência Ciência na Planície EBI de Amareleja"

Transcrição

1 Pais com a Ciência Ciência na Planície EBI de Amareleja Feira de Ciência 2013/2014

2 FEIRA DE CIÊNCIA EBI DE AMARELEJA É na escola que se adquirem as competências indispensáveis ao desenvolvimento da cultura científica, cabendo aos pais e encarregados de educação um papel relevante neste domínio, com a colaboração ativa das instituições e profissionais da educação, da ciência e da tecnologia. A Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em colaboração com a CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais, criou o programa Pais com a Ciência, destinado a apoiar projetos de promoção da cultura científica e de educação para a ciência e a tecnologia nas escolas do ensino básico. A Associação de Pais e Encarregados da EBI de Amareleja aceitou o repto! O PmatE/UA associou-se a esta iniciativa dando o seu contributo na planificação de guiões científicos, na programação de atividades, na implementação de experiências e na organização de eventos de promoção e divulgação de ciência.

3 CREME HIDRATANTE COM AZEITE MATERIAL azeite; cera de abelhas; água de rosas; borato de sódio; recipiente com tampa para conservar o produto e para que os alunos o possam levar consigo. PROCEDIMENTO 1. Num recipiente de vidro, colocar o azeite e a cera e derreter em banho-maria; 2. Num copo de plástico, colocar a água de rosas e o borato de sódio e mexer até diluir; 3. Num recipiente, misturar a solução de azeite e cera e a solução de água de rosas e borato de sódio até formar uma mistura homogénea. EXPLICAÇÃO O azeite é o um produto alimentar com reconhecidas propriedades medicinais, entre as quais, um excelente emoliente para a pele. Contém vitaminas A, D, K e E, além de substâncias antioxidantes. A cera de abelha é um produto natural com propriedades ideais para formulação de cosméticos, isto porque é emulsionante e agente de textura, facilitando a formação e manutenção de emulsões e dando uma textura cremosa aos preparados. Além disso, protege a pele da desidratação. A água de rosas é obtida pela destilação de pétalas de rosas. O borato de sódio é um sal facilmente solúvel em água com propriedades desinfetantes e antifúngicas. A mistura destes ingredientes naturais permite-nos obter um creme hidratante para a pele, com propriedades terapêuticas.

4 INDICADOR DE PH MATERIAL papel de tornassol universal; couve roxa; água; fervedor; coador; frasco; tubos de ensaio ou copos de plástico; limão; água; detergente limpa vidros; pasta de dentes; sal grosso; conta-gotas; etiquetas para identificar as substâncias; colheres ou varetas. PROCEDIMENTO 1. Com papel de tornassol universal, verificar o ph de diversas substâncias (limão; água salgada e sabão); 2. Cortar a couve roxa e levar ao lume (ou deitar água quente) de forma a obter uma solução; 3. Colocar num copo de plástico ou num tubo de ensaio cerca de três colheres de sopa da solução obtida pela cozedura da couve roxa e adicionar algumas gotas de limão; 4. Repetir o processo para as restantes substâncias (água; detergente limpa vidros; pasta de dentes. 5. Identificar o ph das substâncias e comparar resultados. EXPLICAÇÃO No nosso dia a dia podemos encontrar ácidos e bases. Na natureza, os ácidos encontram-se nos frutos - ácido cítrico presente no vinagre, que contém ácido acético e o ácido tânico presente na casca das árvores. Figura 1 Tabela representativa das cores obtidas na medição de PH das substâncias.

5 Por seu lado, as bases são substâncias capazes de produzir as soluções básicas ou alcalinas, sendo estas frequentemente escorregadias, como por exemplo, o bicarbonato de sódio e o sabão. Uma solução é tanto mais ácida quanto menor for o seu ph. No caso das soluções ácidas, o ph é inferir a 7, nas soluções base ou alcalinas o ph é superior a 7.

6 RECICLAGEM DE PAPEL MATERIAL varinha mágica; papel usado (de revistas, jornais, papel de embrulho etc.); água; cola de madeira (cola branca), prensa e/ou rolo da massa (pode-se utilizar como prensa, duas tábuas de madeira de tamanho A4). PROCEDIMENTO 1. Num recipiente grande (bacia ou panela de cerca de 10L) colocar vários pedacinhos de papel; 2. Adicionar água para que esta cubra todo o papel; 3. Adicionar cola branca à mistura; 4. Com a varinha mágica, triturar bem a mistura; 5. Colocar uma porção da pasta sob uma tábua de madeira e prensar; 6. Retirar a folha delicadamente e colocar a secar ao sol em cima de folhas de jornal ou pedaços de tecido; EXPLICAÇÃO Todos sabemos da importância da reciclagem para a manutenção da sustentabilidade do meio ambiente. Os ecopontos que se encontram espalhados pelas escolas, vilas e cidades são um importante contributo para a separação de resíduos urbanos. Contudo, também podemos contribuir reutilizando materiais, como embalagens de plástico, metal ou cartão e papel usados. Nesta experiência o desafio é reciclar papel. O processo de fabrico industrial de papel é altamente poluente. Em primeiro lugar, porque a matéria prima utilizada é a madeira, que implica o corte de árvores. Além disso, recorre ao uso de vários químicos (que servem para branquear o papel) que poluem o meio ambiente quer

7 ao entrar em contacto com a atmosfera, sob a forma de vapor, como ao entrar em contacto com os lençóis de água.

8 MISTURAR COM ÁGUA, O QUE ACONTECE? Questão-problema: «O João decidiu misturar com água diferentes substâncias (areia, açúcar, sal e azeite). O que acham que acontece com cada uma das substâncias? Material: - 4 gobelets de plástico; - 1L de água; - 1 tampa de garrafa de plástico (servirá de medida das substâncias); - 4 varetas de plástico; - tabuleiro. Procedimento: 1. Encher os 4 gobelets com o mesmo volume de água, por exemplo 50 ml; 2. Usar como unidade de medida uma tampa de garrafa de plástico e adicionar à água uma porção de cada uma das substâncias: areia, açúcar, sal e azeite; 3. Com as varetas mexer a mistura. Explicação: Com esta atividade pretende-se trabalhar os conceitos de solúvel e insolúvel. As crianças terão oportunidade de experienciar que há substâncias que misturadas em água dissolvem-se e outras não, independentemente da agitação ou do tempo em que estão em contacto com a água.

9 CONSTRUÇÃO DE UM COMPOSTOR O QUE É A COMPOSTAGEM? A compostagem consiste na reutilização de matéria orgânica, como é o caso das cascas de fruta, ramos de árvores ou arbustos. No final deste processo obtém-se um composto que serve de adubo. O QUE SÃO RESÍDUOS ORGÂNICOS E QUE MATERIAIS PODEM SER COMPOSTADOS? O composto resulta da transformação de restos provenientes da cozinha (cascas de legumes e de fruta), do jardim ou do quintal (aparas de relva, folhas secas ou ramos das podas das árvores) por ação de microrganismos, tal como acontece na natureza. De uma forma geral, todos os materiais naturais provenientes da cozinha, do jardim ou do quintal podem ser colocados na pilha de compostagem. Para que a compostagem decorra da melhor forma, convém ter a maior diversidade de resíduos possível. COMO INICIAR O PROCESSO? O compostor (um depósito próprio para resíduos orgânicos) pode ser cheio todo de uma vez. Nesse caso, o composto forma-se mais depressa. Pode também ir-se enchendo o compostor à medida que se vão produzindo resíduos. Desta forma, o processo é mais lento, mas ambos são processos ecológicos.

10 RESÍDUOS QUE SE PODEM E NÃO PODEM UTILIZAR NO COMPOSTOR PODE-SE USAR NÃO SE DEVE USAR CASCAS DE LEGUMES. MADEIRAS TRATADAS QUIMICAMENTE. CASCAS DE FRUTA. CARVÃO E CINZAS. FILTROS DE CAFÉ E CHÁ USADOS PLANTAS COM DOENÇAS. RESTOS DE COMIDA COZINHADA. RESTOS DE CARNE, PEIXE E LACTICÍNIOS/ OSSOS E ESPINHAS. CASCAS DE OVOS. RESÍDUOS DE JARDIM TRATADOS COM PESTICIDAS E HERBICIDAS. FOLHAS E ERVAS SECAS. RAMOS DE GORDURAS E ÓLEO. ARBUSTOS. PAPEL E CARTÃO CORTADOS E RESÍDUOS INORGÂNICOS. MOLHADOS. PROCEDIMENTO: 1. No fundo do compostor deve-se colocar cerca de 20 cm de material seco (ramos, galhos, folhas secas, palha); 2. Polvilhar esta camada com terra; 3. Na segunda camada deve colocar-se material verde do jardim, restos alimentares e cobrir com resíduos secos; 4. No final, regar com um pouco de água. APLICAÇÃO DO COMPOSTO O composto pode ser aplicado em canteiros para a plantação de hortaliças e legumes; caldeiras das árvores e junto a arbustos; canteiros para flores, plantas e ervas aromáticas e vasos de flores e plantas domésticas.

11 GLOSSÁRIO Azeite O azeite é um produto alimentar obtido através da extração do óleo das azeitonas. O método de fabrico do azeite inclui várias etapas que vão desde a apanha das azeitonas até ao seu armazenamento, passando por um conjunto de processos que permitem a sua obtenção, tais como a moenda, batedura, extração, filtração, armazenamento e embalamento. Atualmente a região mediterrânica é responsável pela produção de 95% da produção mundial de azeite. Os Estados-Membros da União Europeia que englobam a região mediterrânica são: França, Portugal, Itália, Espanha, Grécia, Malta e Chipre. Para saber mais podes consultar a página web: rranean/kh ptc_002.pdf Cera de abelhas A composição da cera de abelha é bastante complexa, sendo constituída por uma mistura de substâncias de carácter lipídico, portanto hidrofóbico (são imiscíveis com água). Tem como propriedade ser altamente hidratante, criando uma barreira impermeável na pele. Água de rosas É um adjuvante utilizado na farmacotécnica composto por essência de rosas e água, utilizando-se na produção de cosméticos e com reconhecidas propriedades terapêuticas.

12 Borato de sódio É um mineral (sal) facilmente solúvel em água. Tem inúmeras aplicações: pode ser utilizado como conservante, inseticida, na limpeza de metais, no fabrico de esmaltes, porcelanas, vidros óticos, detergentes, desinfetantes, sabão e como fertilizante para nutrição de plantas. ph ph significa «potencial hidrogeniónico» e consiste numa escola logarítmica que mede o grau de acidez ou neutralidade de uma solução. O ph varia de acordo com a temperatura e composição de cada substância. Solução ácida As soluções ácidas apresentam como características: sabor azedo; reagem com os metais, produzindo hidrogénio; conduzem eletricidade e alteram a cor de alguns corantes vegetais. São exemplos de soluções ácidas: bebidas gaseificadas, vinagre, maçã, uvas e citrinos. Solução base ou alcalina As soluções base ou alcalinas apresentam características como: sabor amargo; escorregadias ao tato; conduzem a eletricidade e alteram a cor de alguns corantes vegetais. São exemplos de soluções base: pasta de dentes, sabão, detergente e lixívia. Soluções neutras As soluções neutras têm carácter químico neutro. São exemplos de soluções neutras: água pura, açúcar e sal.

13 Indicadores Os indicadores são substâncias naturais ou sintéticas que, na presença de uma solução ácida, básica ou neutra, alteram a sua cor. Papel de tornassol universal É um dos mais antigos indicadores ácidobase. O tornassol é extraído da planta líquen e pode-se apresentar sob três cores: vermelho, azul e neutro. O papel tornassol muda de cor ao entrar em contacto com uma determina solução. Compostor A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na decomposição de resíduos domésticos por ação de microrganismos que na presença de oxigénio originam uma substância designada composto. Reciclagem É o termo geralmente usado para designar o reaproveitamento de materiais. É o processo de transformação aplicado a materiais que podem voltar ao estado original.

Projecto-Piloto. Doméstica. 25 moradias

Projecto-Piloto. Doméstica. 25 moradias Projecto-Piloto Compostagem Doméstica 25 moradias O que é a compostagem? É um processo biológico em que os microrganismos i transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas e restos de comida, num

Leia mais

MANUAL DA PRÁTICA DA COMPOSTAGEM DOMÉSTICA

MANUAL DA PRÁTICA DA COMPOSTAGEM DOMÉSTICA MANUAL DA PRÁTICA DA COMPOSTAGEM DOMÉSTICA Maria Inês de Sousa Carmo i Índice 1. Introdução... 2 2. O que é a Compostagem?... 3 2.1. Porquê fazer a compostagem?... 3 2.2. Quais as suas vantagens?... 4

Leia mais

Compostagem doméstica

Compostagem doméstica Compostagem doméstica Na Natureza tudo se transforma 1 2 3 Este guia vai ser-lhe útil! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as

Leia mais

O Caderno da Compostagem

O Caderno da Compostagem O Caderno da Compostagem A publicação do Guia da Compostagem, que colocamos à sua disposição. constitui mais um elemento no domínio da sensibilização e educação ambiental, que procura incentivar uma maior

Leia mais

O QUE É A COMPOSTAGEM DOMÉSTICA?

O QUE É A COMPOSTAGEM DOMÉSTICA? O QUE É A COMPOSTAGEM DOMÉSTICA? É um processo natural de transformação dos resíduos provenientes do jardim e da cozinha (resíduos orgânicos) numa substância rica em matéria orgânica, chamada composto,

Leia mais

COMPOSTAGEM DOMÉSTICA, O QUE É?

COMPOSTAGEM DOMÉSTICA, O QUE É? ECO-ESCOLA PROJETO: Na Natureza tudo se transforma COMPOSTAGEM DOMÉSTICA, O QUE É? É um processo de reciclagem de matéria orgânica (de cozinha, da horta, do jardim ) realizado através de microrganismos

Leia mais

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso!

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as folhas do jardim ou as plantas secas do quintal ganham vida nova através de um processo

Leia mais

Município de Reguengos de Monsaraz MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NAS HORTAS URBANAS

Município de Reguengos de Monsaraz MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NAS HORTAS URBANAS Município de Reguengos de Monsaraz MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NAS HORTAS URBANAS 0 1. O que são as Boas Práticas Agrícolas? Os consumidores estão cada vez mais preocupados em obter alimentos saudáveis,

Leia mais

A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na

A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na COMPOSTAGEM DOMÉSTICA GUIA PRÁTICO O que é a compostagem? A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na decomposição dos resíduos domésticos por acção de microrganismos que

Leia mais

Este guia pertence a:

Este guia pertence a: Nota Introdutória A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova pretende com a elaboração deste manual prático de compostagem, sensibilizar a população para a importância que a compostagem doméstica pode ter na

Leia mais

Compostagem. Doméstica. Pequeno Guia da Compostagem Doméstica

Compostagem. Doméstica. Pequeno Guia da Compostagem Doméstica Doméstica 1 Pequeno Guia da Doméstica A situação actual dos resíduos Os resíduos sólidos urbanos [RSU] são hoje em dia um grave problema uma vez que a sua produção tem crescido aceleradamente sem que se

Leia mais

Por favor, separe os seus resídous/lixo!

Por favor, separe os seus resídous/lixo! Por favor, separe os seus resídous/lixo! Preste atenção às seguintes regras de separação dos resíduos de Salzburgo e apoe-nos na redução e reciclagem de resíduos/lixo! A sua contribuição para a protecção

Leia mais

Compostagem doméstica: como fazer?

Compostagem doméstica: como fazer? Compostagem, o que é? É um processo dereciclagem de resíduos orgânicos (de cozinha, da horta, do jardim...) realizado através de microrganismos que transformam os resíduos biodegradáveis num fertilizante

Leia mais

Valorização Orgânica. Fórum Eco-Escolas 2009

Valorização Orgânica. Fórum Eco-Escolas 2009 Valorização Orgânica VALNOR Fórum Eco-Escolas 2009 RESÍDUOS UM PROBLEMA PRESENTE E FUTURO Quantidade de LIXO que se produz Cada Português produz cerca de 1,2Kg de lixo por dia! No SISTEMA VALNOR entram

Leia mais

ESCOLA EB 2,3 DE EIRÍZ. O caderno

ESCOLA EB 2,3 DE EIRÍZ. O caderno ESCOLA EB 2,3 DE EIRÍZ O caderno da compostagem Saudações ambientais! Um dos maiores problemas ambientais dos nossos dias é a enorme quantidade de lixo que todos produzimos. A compostagem permite não só

Leia mais

Como preparar argila para aplicação externa geral

Como preparar argila para aplicação externa geral Como preparar argila para aplicação externa geral A preparação da argila em pó para aplicação externa, não é difícil, mas pode exigir um pouco de paciência. Em média, a quantidade de água necessária para

Leia mais

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM 1 2 Introdução História da limpeza; Educação Ambiental; Campanhas de Sensibilização, Publicidade; Reciclagem antigamente; Materiais reutilizáveis; Processos

Leia mais

COLETA SELETIVA PRATIQUE ESTA IDEIA

COLETA SELETIVA PRATIQUE ESTA IDEIA COLETA SELETIVA PRATIQUE ESTA IDEIA O QUE É? Coleta seletiva é o processo de separação dos materiais recicláveis do restante dos resíduos sólidos. Como definição de resíduos sólidos, pelo Wikipédia, entende-se

Leia mais

O SEU GUIA DA COMPOSTAGEM

O SEU GUIA DA COMPOSTAGEM O SEU GUIA DA COMPOSTAGEM O SEU GUIA DA COMPOSTAGEM Ficha Técnica Título Projecto Compostagem no Seixal O Seu Guia da Compostagem Concepção Gráfica e Revisão Sector de Apoio Gráfico e Edições Edição Câmara

Leia mais

PRODUTOS ELABORADOS MADEIRA PLÁSTICA

PRODUTOS ELABORADOS MADEIRA PLÁSTICA MADEIRA PLÁSTICA A Madeira Plástica é uma opção sustentável para quem se preocupa com a causa ambiental. O grande diferencial deste produto é que sua fabricação dá-se a partir da reciclagem de toneladas

Leia mais

Aula 23.2 Conteúdo Compostagem, reciclagem.

Aula 23.2 Conteúdo Compostagem, reciclagem. Aula 23.2 Conteúdo Compostagem, reciclagem. Habilidades Verificar a importância do correto descarte através do reaproveitamento, reciclagem e reutilização de bens de consumo. 1 Reaproveitamento do Lixo

Leia mais

Informações básicas para fazer compostagem 1.

Informações básicas para fazer compostagem 1. Educação Ambiental Desenvolvimento Sustentável. www.ecophysis.com.br Informações básicas para fazer compostagem 1. COMPOSTAR para reduzir a quantidade de resíduos orgânicos 2. REUSAR os resíduos compostados

Leia mais

E X P E R I Ê N C I A S D E 1º A N O

E X P E R I Ê N C I A S D E 1º A N O E X P E R I Ê N C I A S D E 1º A N O PROF. AGAMENON ROBERTO < 2007 > Prof. Agamenon Roberto 1º ANO EXPERIÊNCIAS 2 1ª e 2ª EXPERIÊNCIAS DESTILAÇÃO SIMPLES E DESTILAÇÃO FRACIONADA OBJETIVO: Mostrar como

Leia mais

Compostagem Doméstica uma solução para todos os gostos Maria João Carvalho para www.naturlink.pt

Compostagem Doméstica uma solução para todos os gostos Maria João Carvalho para www.naturlink.pt Compostagem Doméstica uma solução para todos os gostos Maria João Carvalho para www.naturlink.pt A Compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica, que consiste na degradação biológica de

Leia mais

Responsabilidade e Sustentabilidade em Foco! Caio Gonzales Elaine Ascêncio Maria Angélica Faria Manuela Claro Thacilla Wemoto

Responsabilidade e Sustentabilidade em Foco! Caio Gonzales Elaine Ascêncio Maria Angélica Faria Manuela Claro Thacilla Wemoto Responsabilidade e Sustentabilidade em Foco! Caio Gonzales Elaine Ascêncio Maria Angélica Faria Manuela Claro Thacilla Wemoto Organograma Empresarial Diretoria de COMPRAS Diretoria FINANCEIRA Diretoria

Leia mais

Treinamento Conservas de frutas 382

Treinamento Conservas de frutas 382 Para que haja boa conservação dos alimentos é importante que os produtos conservados mantenham suas qualidades nutritivas, seu aroma, sabor e que se eliminem as causas das alterações. As várias maneiras

Leia mais

Campanha de sensibilização, no âmbito dos projectos ALINHAS? e Eco-Escolas. ( Formação Cívica )

Campanha de sensibilização, no âmbito dos projectos ALINHAS? e Eco-Escolas. ( Formação Cívica ) RECICLAGEM E ECOPONTOS Campanha de sensibilização, no âmbito dos projectos ALINHAS? e Eco-Escolas ( Formação Cívica ) Significado do nome reciclagem? A palavra reciclagem difundiu-se nos media no A palavra

Leia mais

Vamos à Pesca! Olá! Eu sou o Peixoto e não é por acaso que este é o meu nome! Lula. Peixoto. E tu, tens algum animal de estimação? Como se chama(m)?

Vamos à Pesca! Olá! Eu sou o Peixoto e não é por acaso que este é o meu nome! Lula. Peixoto. E tu, tens algum animal de estimação? Como se chama(m)? Vamos à Pesca! Olá! Eu sou o Peixoto e não é por acaso que este é o meu nome! Adoro o mar, a água e os peixes. Aproveito os dias de sol para ir pescar e quem me faz companhia é o Lula, o meu cãozinho de

Leia mais

SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERD ÍCIO ALIMENTAR

SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERD ÍCIO ALIMENTAR SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERDÍCIO ALIMENTAR Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite

Leia mais

O que é compostagem?

O que é compostagem? O que é compostagem? Consideraremos compostagem como um processo de decomposição da matéria orgânica encontrada no lixo, em adubo orgânico. Como se fosse uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois

Leia mais

BR 448 RODOVIA DO PARQUE GESTÃO E SUPERVISÃO AMBIENTAL MÓDULO II EDUCADORES

BR 448 RODOVIA DO PARQUE GESTÃO E SUPERVISÃO AMBIENTAL MÓDULO II EDUCADORES BR 448 RODOVIA DO PARQUE GESTÃO E SUPERVISÃO AMBIENTAL MÓDULO II EDUCADORES 3 Definições de lixo: No dicionário: sujeira, imundice, coisa(s) inúteis, velhas, sem valor. Na linguagem técnica: sinônimo

Leia mais

Ciência na Planície EBI de Amareleja. Propostas de atividades

Ciência na Planície EBI de Amareleja. Propostas de atividades Ciência na Planície EBI de Amareleja Propostas de atividades Escrita Invisível Com esta experiência podes torna-te num espião e deixa mensagens que os teus amigos só poderão ler depois de desvendares o

Leia mais

Receitas Deliciosas de Aproveitamentos APRESENTAÇÃO EVITANDO O DESPERDÍCIO. Receitas deliciosas com talos, folhas e sementes

Receitas Deliciosas de Aproveitamentos APRESENTAÇÃO EVITANDO O DESPERDÍCIO. Receitas deliciosas com talos, folhas e sementes APRESENTAÇÃO A alimentação e tão necessária ao nosso corpo quanto o ar que precisamos para a nossa sobrevivência, devem ter qualidade para garantir a nossa saúde. Quando falamos em alimentação com qualidade

Leia mais

Crescimento, Renovação Celular e Reprodução: da teoria à prática. Coimbra, 2012/2014. Sandra Gamboa Andreia Quaresma Fernando Delgado

Crescimento, Renovação Celular e Reprodução: da teoria à prática. Coimbra, 2012/2014. Sandra Gamboa Andreia Quaresma Fernando Delgado Crescimento, Renovação Celular e Reprodução: da teoria à prática Sandra Gamboa Andreia Quaresma Fernando Delgado Coimbra, 2012/2014 Escolher Ciência PEC282 ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE COIMBRA O que é um

Leia mais

COMPOSTAGEM COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE RESÍDUOS VERDES E ORGÂNICOS

COMPOSTAGEM COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE RESÍDUOS VERDES E ORGÂNICOS COMPOSTAGEM COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE RESÍDUOS VERDES E ORGÂNICOS ÍNDICE 03 07 12 16 A compostagem como estratégia de gestão de resíduos verdes e orgânicos O que é a compostagem? O que é a vermicompostagem?

Leia mais

Guia de orientação para descarte adequado de resíduos

Guia de orientação para descarte adequado de resíduos Guia de orientação para descarte adequado de resíduos Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes, A desde 2008, procura contribuir para que os resíduos que são produzidos em suas dependências sejam

Leia mais

RECEITAS DIETÉTICAS PARA O VERÃO

RECEITAS DIETÉTICAS PARA O VERÃO ROLINHOS DE PEIXE COM ESPINAFRES 4 Filetes de peixe sem pele e espinhas com cerca de 100g cada 1 Colher (sopa) de sumo de limão 300g de espinafres congelados 1 Dente de alho 3 Colheres (sopa) de azeite

Leia mais

:: Sabão Líquido :: Em um balde ou recipiente bem grande, despejar a soda e 1 litro de água, mexendo por ceca de 5 minutos;

:: Sabão Líquido :: Em um balde ou recipiente bem grande, despejar a soda e 1 litro de água, mexendo por ceca de 5 minutos; :: Sabão Líquido :: Para fazer 30 litros Ingredientes: 1,5 litros de azeite (morno) ½ quilo de soda cáustica 1,5 litros de álcool líquido 1 litro de água (1ª etapa) 27 litros de água (2ª etapa) 2 colheres

Leia mais

Lixo. A vida é repleta de Química, Física, História e todas outras ciências que estudamos. Da mesma maneira, o ENEM, aborda os conteúdos que

Lixo. A vida é repleta de Química, Física, História e todas outras ciências que estudamos. Da mesma maneira, o ENEM, aborda os conteúdos que Lixo 1 A vida é repleta de Química, Física, História e todas outras ciências que estudamos. Da mesma maneira, o ENEM, aborda os conteúdos que estudamos em temáticas que rementem ao nosso cotidiano. Dessa

Leia mais

As 10 Receitas para Emagrecer com Saúde

As 10 Receitas para Emagrecer com Saúde As 10 Receitas para Emagrecer com Saúde Alan Costa São 10 receitas rápidas e deliciosas, focando sempre um emagrecimento saudável. PORÉM SEM PERDER O SABOR! Índice Remissivo Sobre o livro...3 1. Torta

Leia mais

GUIA DE BOLSO Outono combina Com SOPA!

GUIA DE BOLSO Outono combina Com SOPA! GUIA DE BOLSO Outono combina Com SOPA! Sumário Introdução Composição da sopa Benefícios da sopa Que quantidade de sopa devo comer por dia? Sopa no início ou depois do prato principal? Receitas de sopas

Leia mais

RECEITAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS

RECEITAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS RECEITAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS SABÃO Gordura Soda Cáustica Água A gordura pode ser sebo de gado, banha ou gordura de aves, que dá um sabão de boa qualidade, desde que misturada à outra. Abacate,

Leia mais

Noções de química. Conceitos Química molécula substância mistura solução diluição fórmula I NTROD U ÇÃO AO M Ó DULO DE S E RV I Ç O S GE R A I S

Noções de química. Conceitos Química molécula substância mistura solução diluição fórmula I NTROD U ÇÃO AO M Ó DULO DE S E RV I Ç O S GE R A I S I NTROD U ÇÃO AO M Ó DULO DE S E RV I Ç O S GE R A I S Noções de química Conceitos Química molécula substância mistura solução diluição fórmula ficha10_al_serv_gerais_educador_01a.indd 1 5/4/2011 16:11:32

Leia mais

Receitas MENOS SAL MAIS SABOR A VIDA. Fazer bem está na nossa NATUREZA.

Receitas MENOS SAL MAIS SABOR A VIDA. Fazer bem está na nossa NATUREZA. Receitas Uma iniciativa Com o apoio Fazer bem está na nossa NATUREZA. Menos Sal, Mais Sabor a Vida é a iniciativa da sua Unidade de Saúde Familiar pensada para apontar novos caminhos para a sua saúde cardiovascular.

Leia mais

CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico. Sol e Frutas: Desidratação e Produção Agroecológica Familiar

CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico. Sol e Frutas: Desidratação e Produção Agroecológica Familiar CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Sol e Frutas: Desidratação e Produção Agroecológica Familiar CONSERVAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PELO CONTROLE DE UMIDADE VANTAGENS ECONÔMICAS: Menor

Leia mais

2. Assinale a alternativa que apresenta, na seqüência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa:

2. Assinale a alternativa que apresenta, na seqüência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa: COLÉGIO JOÃO PAULO I QUÍMICA 8ª Série Nome: Turma: Data: Professor (a): Nota Máxima: 6,0 Nota: 1. Assinale a ÚNICA proposição CORRETA que contém o melhor método para separar os três componentes de uma

Leia mais

O interesse da Química é analisar as...

O interesse da Química é analisar as... O interesse da Química é analisar as... PROPRIEDADES CONSTITUINTES SUBSTÂNCIAS E MATERIAIS TRANSFORMAÇÕES ESTADOS FÍSICOS DOS MATERIAIS Os materiais podem se apresentar na natureza em 3 estados físicos

Leia mais

Professora. Trabalhar com a reciclagem de materiais, além de valorizar as instalações escolares já feitas com esse tipo de material.

Professora. Trabalhar com a reciclagem de materiais, além de valorizar as instalações escolares já feitas com esse tipo de material. Professora 1. Objetivos Gerais A partir do maior conhecimento do trabalho do professor, fazer com que os alunos percebam a importância de se trabalhar com papel e demais materiais reciclados. Outro assunto

Leia mais

Alimentação saudável. Nídia Braz Outubro, 2012

Alimentação saudável. Nídia Braz Outubro, 2012 Alimentação saudável Nídia Braz Outubro, 2012 A alimentação tradicional portuguesa é variada, usa matérias primas diversas, preparadas de modos muito variado, quer pela indústria quer em casa. 2 Nídia

Leia mais

FABRICAÇÃO DE PRODUTOS LÁCTEOS PROCESSAMENTO ARTESANAL

FABRICAÇÃO DE PRODUTOS LÁCTEOS PROCESSAMENTO ARTESANAL FABRICAÇÃO DE PRODUTOS LÁCTEOS PROCESSAMENTO ARTESANAL 1 - QUALIDADE DA MATÉRIA-PRIMA O leite destinado à fabricação de produtos lácteos deve ser de boa qualidade. Essa qualidade está diretamente relacionada

Leia mais

Objectivo do Projecto Orgânica Verde. Público-alvo. Ficha Técnica:

Objectivo do Projecto Orgânica Verde. Público-alvo. Ficha Técnica: 1 Ficha Técnica: Conteúdos: Cá a Godinho e Graça Gonçalves Design e coordenação do trabalho de ilustração: Cá a Godinho Ilustração: Cá a Marques Paginação: António Peleja Promotor: Parceria e Co-financiamento:

Leia mais

FAÇA DE CADA RECEITA UMA OBRA-PRIMA. CHEF Fundos Líquidos Concentrados

FAÇA DE CADA RECEITA UMA OBRA-PRIMA. CHEF Fundos Líquidos Concentrados FAÇA DE CADA RECEITA UMA OBRA-PRIMA. CHEF Fundos Líquidos Concentrados SEMPRE EM BUSCA DA EXCELÊNCIA CULINÁRIA, CHEF OFERECE A VOCÊ UMA LINHA COMPLETA DE PRODUTOS FEITA COM OS MELHORES INGREDIENTES. OS

Leia mais

Oficina de Forno Solar

Oficina de Forno Solar Oficina de Forno Solar Desfrutando da vida moderna, cada um de nós é responsável pela emissão de grandes quantidades de carbono e outros gases que contribuem para o aquecimento global e suas conseqüências

Leia mais

Apresenta: PAPEL METAL LIXO ORGÂNICO VIDRO PLÁSTICO. no luga

Apresenta: PAPEL METAL LIXO ORGÂNICO VIDRO PLÁSTICO. no luga Apresenta: Coloqu e o lixo no luga r, na hor a e no d certo. ia ORGÂNICO CAPItao VAREJO em: coleta seletiva Enquanto isso, na sala secreta de reuniões... Olá, Capitão Varejo! Grande Gênio, bom dia! Espero

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADE 1

PLANO DE ATIVIDADE 1 PLANO DE ATIVIDADE 1 Questão-Problema Para que serve e como funciona o filtro? Material - Filtro de Aquário - 2 Garrafas de Plástico 2L - Tesoura - Colher - Copo transparente - Terra - Areia de Aquário

Leia mais

Palestra: Compostagem. Na gestão e promoção da sustentabilidade ambiental do município

Palestra: Compostagem. Na gestão e promoção da sustentabilidade ambiental do município Na gestão e promoção da sustentabilidade ambiental do município BIBLIOTECA ESCOLA EB 2/3 D.MANUEL FARIA DE SOUSA Ricardo Sousa, Eng. 22 de Março de 2011 Estrutura da Apresentação 1.EMAFEL, E.M. Aterro

Leia mais

Termos Técnicos Ácidos Classe de substâncias que têm ph igual ou maior que 1 e menor que 7. Exemplo: sumo do limão. Átomos Todos os materiais são formados por pequenas partículas. Estas partículas chamam-se

Leia mais

Docinho de abacaxi...4 Cheesecake de goiabada...5 Pavê de doce de leite com amendoim...6 Torta de chocolate...7 Bolo de fubá...8 Pão de coco...

Docinho de abacaxi...4 Cheesecake de goiabada...5 Pavê de doce de leite com amendoim...6 Torta de chocolate...7 Bolo de fubá...8 Pão de coco... www.liquigas.com.br Docinho de abacaxi...4 Cheesecake de goiabada...5 Pavê de doce de leite com amendoim...6 Torta de chocolate...7 Bolo de fubá...8 Pão de coco...9 Cocada de forno...10 Petit gateau...11

Leia mais

Receitas com farinhas e sucos de frutas

Receitas com farinhas e sucos de frutas Farofa de farinha de banana verde 150 g de farinha de mandioca 150g de farinha de banana verde 4 unidades de tomates picados em quadrados pequenos 1 unidade média de abobrinha verde picada em quadrados

Leia mais

Ingredientes para a massa 1 xíc farinha de trigo integral 1 xíc farinha de trigo 1 col chá sal 1 col chá fermento 100 ml água

Ingredientes para a massa 1 xíc farinha de trigo integral 1 xíc farinha de trigo 1 col chá sal 1 col chá fermento 100 ml água Pastel de legumes 10 unidades 2 Ingredientes para o recheio 2 col sopa óleo 2 xic couve flor em buque ¼ xi pimentão vermelho em cubinhos 1/3 xíc milho verde ½ cebola 1 col chá curry Sal a gosto Ingredientes

Leia mais

O QUE É A RECICLAGEM?

O QUE É A RECICLAGEM? O QUE É A RECICLAGEM? A reciclagem é a transformação dos resíduos de embalagens - depois de separados por famílias de materiais (papel/cartão, vidro e embalagens de plástico ou metal) em novos objectos.

Leia mais

O que acontece com o teu Lixo?

O que acontece com o teu Lixo? VIDRARIA FABRICANTE DE PAPEL COMPOSTAGEM O que acontece com o teu Lixo? Cada um tem seu próprio rumo... O orgânico.. O compost O compostagem de residuos umido reproduz o processo natural de decomposição

Leia mais

Compostagem Doméstica e hortas biológicas

Compostagem Doméstica e hortas biológicas CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR Compostagem Doméstica e hortas biológicas PROCESSOS NATURAIS QUE COMEÇAM NA SALA DE AULA. ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA ILHA DE S. MIGUEL Índice 001. Conhecer é a melhor forma

Leia mais

Fruta em Taça de Meloa (4 a 6 doses) Iogurte Tropical Gelado (6 a 8 doses) Preparação: 10m

Fruta em Taça de Meloa (4 a 6 doses) Iogurte Tropical Gelado (6 a 8 doses) Preparação: 10m Fruta em Taça de Meloa (4 a 6 doses) ½ meloa grande 150-200g de fruta cortada: ameixas, alperces frescos, uvas, morangos, amoras, nectarinas, pêssegos, laranjas, maçãs ou kiwis. 4 c. sopa de sumo de laranja

Leia mais

Chalá redonda. Guefilte fish ao molho de tomate Salmão primavera Saladas: Vagem com manga Alface com batata palha Salada de alho poró

Chalá redonda. Guefilte fish ao molho de tomate Salmão primavera Saladas: Vagem com manga Alface com batata palha Salada de alho poró B H RECEITAS Chalá redonda º Guefilte fish ao molho de tomate Salmão primavera Saladas: Vagem com manga Alface com batata palha Salada de alho poró º Caldo de galinha youch com kneidalach º Carne assada

Leia mais

Revista da DORA DORA. Receitas de Pascoa da

Revista da DORA DORA. Receitas de Pascoa da Receitas de Pascoa da, 1 Lombo de Bacalhau com Batatas 1kg de lombo de bacalhau 15 batatas bolinha 6 dentes de alho (com casca mesmo) 2 folhas de louro 12 grãos de pimenta 2 cebolas fatiadas em rodelas

Leia mais

CENÁRIO BRASILEIRO. Latas de alumínio e plásticos vão para a indústria de reciclagem.

CENÁRIO BRASILEIRO. Latas de alumínio e plásticos vão para a indústria de reciclagem. CENÁRIO BRASILEIRO O Brasil gera aproximadamente 250 mil toneladas de lixo por dia. Assim, imagine duas filas de caminhões de 5 toneladas de capacidade, ocupando uma distância equivalente a 10 pontes Rio-Niterói.

Leia mais

SÃO PAULO, 01 DE ABRIL DE 2014

SÃO PAULO, 01 DE ABRIL DE 2014 SÃO PAULO, 01 DE ABRIL DE 2014 CONTROLAR VAI COBRAR R$ 250 MILHÕES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO Empresa que fazia a inspeção veicular em São Paulo, a Controlar foi extinta no final de janeiro. Seus sócios

Leia mais

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecaasd

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecaasd Clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecaasd Clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecaasd Clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecaasd ÍNDICE Hamburguer Tex-Mex Burger 2 Chili Vegetariano 2

Leia mais

1. Bolo de iogurte, açúcar mascavo e canela Ingredientes para o bolo:

1. Bolo de iogurte, açúcar mascavo e canela Ingredientes para o bolo: 1. Bolo de iogurte, açúcar mascavo e canela Ingredientes para o bolo: (200g) 1 ovo ¼ de xícara de manteiga mole, quase derretida 1 colher (sopa) de essência de baunilha 1 xícara de açúcar mascavo 1 colher

Leia mais

Manipulação caseira de fitoterápicos. Módulo 5 Farm. Ms. Ana Cimbleris Alkmim

Manipulação caseira de fitoterápicos. Módulo 5 Farm. Ms. Ana Cimbleris Alkmim Manipulação caseira de fitoterápicos Módulo 5 Farm. Ms. Ana Cimbleris Alkmim Recomendações gerais Uso de plantas provenientes de modismos deve ser evitado. Duvide sempre das plantas tidas como milagrosas.

Leia mais

MELHOR DA COZINHA VEGETARIANA

MELHOR DA COZINHA VEGETARIANA O MELHOR DA COZINHA VEGETARIANA Mahalia Goskowski CHOP SUEY DE LEGUMES - 1/4 de nabo branco comprido; - 4 cenouras; - 1 pimentão vermelho; - 1 pimentão verde; - 1/4 de acelga; - broto de feijão; - brócolis;

Leia mais

2) Aprendendo a fazer a compostagem. 4)Composteira: solução para em pequenos espaços.

2) Aprendendo a fazer a compostagem. 4)Composteira: solução para em pequenos espaços. Compostagem: a arte de transformar o lixo em adubo orgânico 2) Aprendendo a fazer a compostagem 4)Composteira: solução para em pequenos espaços. 3)Manutenção e cuidados com o composto Microorganismos:

Leia mais

A Grande Viagem do Lixo

A Grande Viagem do Lixo Olá! Eu sou a Clarinha a mascote da Lipor. Sempre que me vires, é sinal que alguém está a cuidar do ambiente e a aprender como viver num mundo mais limpo, mais verde. E tu? sabias que... Há 4 R s nossos

Leia mais

Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim. Inclui receitas

Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim. Inclui receitas Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim Inclui receitas Ficha Técnica Título: Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim Concepção: Mariana Barbosa Corpo redactorial: Mariana Barbosa Revisão:

Leia mais

Reciclagem de Materiais COLETA SELETIVA

Reciclagem de Materiais COLETA SELETIVA Reciclagem de Materiais COLETA SELETIVA COLETA SELETIVA Conheça algumas medidas importantes para não poluir o meio ambiente na hora de jogar fora o seu lixo Já é inquestionável hoje a importância da reciclagem

Leia mais

Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha e servir.

Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha e servir. 1 BOLINHO DE JACARÉ I 1 kg. de carne de jacaré moída 100 g. de farinha de milho ou farinha de mandioca flocada 3 ovos inteiros 3 dentes de alho, picadinhos pimenta-do-reino e salsinha e cebolinha bem picadinhas

Leia mais

SALMÃO DA NORUEGA UM DELICIOSO MUNDO DE RECEITAS INOVADORAS

SALMÃO DA NORUEGA UM DELICIOSO MUNDO DE RECEITAS INOVADORAS SALMÃO DA NORUEGA UM DELICIOSO MUNDO DE RECEITAS INOVADORAS Conheça melhor o Salmão mais fresco, que nos chega das águas frias da Noruega. Grieg Seafood DIREITINHO DA NORUEGA É O SEGREDO DA ORIGEM Reconhecido

Leia mais

Naturessima Cosmética 100% Natural. 10 Tratamentos Caseiros NATURAIS, NÃO-TÓXICOS E ACESSÍVEIS PARA O ROSTO, CORPO E CABELO

Naturessima Cosmética 100% Natural. 10 Tratamentos Caseiros NATURAIS, NÃO-TÓXICOS E ACESSÍVEIS PARA O ROSTO, CORPO E CABELO Naturessima Cosmética 100% Natural 10 Tratamentos Caseiros NATURAIS, NÃO-TÓXICOS E ACESSÍVEIS PARA O ROSTO, CORPO E CABELO I N T R O D U Ç Ã O O N O S S O C O R P O É O N O S S O T E M P L O diz na Bíblia.

Leia mais

Kartoffelsalat (Salada de batatas)

Kartoffelsalat (Salada de batatas) Kartoffelsalat (Salada de batatas) Rendimento: 4 porções - 1 e 1/2 kg de batata inglesa - 1 cebola roxa - 150g de presunto picado - 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho - 2 colheres (sopa) de mostarda

Leia mais

Apostila com Receitas de Produtos de Limpeza e Higiene Ecológicos

Apostila com Receitas de Produtos de Limpeza e Higiene Ecológicos Apostila com Receitas de Produtos de Limpeza e Higiene Ecológicos 2 litros de água 1 sabão caseiro ralado 1 colher de Óleo de Rícino 1 colher de Açúcar. SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA Ferver todos os ingredientes

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Como reduzir o desperdício alimentar Alexandra Bento Iara Pimenta, Helena Real

FICHA TÉCNICA. Como reduzir o desperdício alimentar Alexandra Bento Iara Pimenta, Helena Real FICHA TÉCNICA Título: Direcção Editorial: Concepção: Corpo Redactorial: Produção Gráfica: Propriedade: Redacção: Como reduzir o desperdício alimentar Alexandra Bento Iara Pimenta, Helena Real Iara Pimenta,

Leia mais

Papel Reciclado Artesanal Branco

Papel Reciclado Artesanal Branco Papel Reciclado Artesanal Branco 1 Técnica utilizada: reciclagem de papel Materiais 2 Papel para reciclar (sulfite, formulário contínuo ou outros papéis que não contenham vernizes, plásticos ou laminados)

Leia mais

Tabule Rendimento 4 porções

Tabule Rendimento 4 porções Tabule Rendimento 4 porções - 4 tomates picados - 1 xícara (chá) de trigo para quibe - 1 cebola picada - 1 pepino com casca picado em cubos - 1/2 xícara (chá) de salsinha picada - 1/4 xícara (chá) de cebolinha

Leia mais

14 Aproveitamos tudo o que comemos?

14 Aproveitamos tudo o que comemos? A U A UL LA Aproveitamos tudo o que comemos? Nas Aulas 1 e 5 vimos a importância de carboidratos, proteínas e gorduras para o bom funcionamento do corpo e o quanto é fundamental uma alimentação saudável,

Leia mais

Segredo do Emagrecimento Rápido http://www.coisasqueemagrecem.com.br/segredoemagrecimentorapido

Segredo do Emagrecimento Rápido http://www.coisasqueemagrecem.com.br/segredoemagrecimentorapido ÍNDICE Hamburguer Tex-Mex Burger 2 Chili Vegetariano 4 Frango Limão 6 Frango Com Cogumelos E Cebolinha 7 Bróculos E Camarões 9 Bifes Com Molho 11 Berigela Grelhada & Portobello Sanduiche 13 Imformações

Leia mais

Oficina de Forno Solar. José Albano Fortaleza - CEARÁ

Oficina de Forno Solar. José Albano Fortaleza - CEARÁ Oficina de Forno Solar José Albano Fortaleza - CEARÁ Desfrutando da vida moderna, cada um de nós é responsável pela emissão de grandes quantidades de carbono e outros gases que contribuem para o aquecimento

Leia mais

1 lata de abóbora em calda, 2 xícaras de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de maisena, 1 litro de leite, 1 copo de leite

1 lata de abóbora em calda, 2 xícaras de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de maisena, 1 litro de leite, 1 copo de leite ABÓBORA COM CREME 1 lata de abóbora em calda, 2 xícaras de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de maisena, 1 litro de leite, 1 copo de leite 1 Leve as 2 xícaras de açúcar em uma panela ampla

Leia mais

A HISTÓRIA DO SABONETE

A HISTÓRIA DO SABONETE SABONETES por: Colunista Portal Educação SABONETE BARRA DE OLIVA UMA PRODUÇÃO DE PRECIOSIDADES DO POMAR. CONFIRA NA LOJA www.luciamotta.loja2.com.br Os sabonetes são cosméticos detergentes Na antiguidade,

Leia mais

A MULHER E O MANUSEIO DA ÁGUA A MULHER E O USO DA ÁGUA

A MULHER E O MANUSEIO DA ÁGUA A MULHER E O USO DA ÁGUA A MULHER E O USO DA ÁGUA A sociedade define as atividades que os seres humanos devem fazer a partir do seu sexo. Aos homens são destinadas aquelas consideradas produtivas, ou seja, que servem para ganhar

Leia mais

Título do experimento: Identificando os plásticos. Conceitos: Química Orgânica: Polímeros A química dos Plásticos.

Título do experimento: Identificando os plásticos. Conceitos: Química Orgânica: Polímeros A química dos Plásticos. Título do experimento: Identificando os plásticos Conceitos: Química Orgânica: Polímeros A química dos Plásticos. Materiais: - Plásticos diversos; - Lamparina; - Pinça; - Tesoura; - Pedaço de fio de cobre;

Leia mais

UAB/UFABC Química Divertida. Propriedades do sabão. OBJETIVO: Este experimento tem como objetivo a preparação de um sabão simples.

UAB/UFABC Química Divertida. Propriedades do sabão. OBJETIVO: Este experimento tem como objetivo a preparação de um sabão simples. 1 UAB/UFABC Química Divertida Propriedades do sabão OBJETIVO: Este experimento tem como objetivo a preparação de um sabão simples. TAREFAS A SEREM ENTREGUES!!!! Preste bem a atenção!!!!! Você deverá responder

Leia mais

Receitas incríveis de MAGGI

Receitas incríveis de MAGGI Receitas incríveis de MAGGI Assisting the amazing since 1886 Ingredientes que poupam tempo e adicionam sabor. Assisting the amazing Inspirar a criatividade dos chefs é a nossa motivação diária. Por isso,

Leia mais

Reciclagem 40 - A Fossa Alterna. da fossa com terra. adicional da adição de terra e, especialmente. possa ser aproveitado. também a homogeneizar

Reciclagem 40 - A Fossa Alterna. da fossa com terra. adicional da adição de terra e, especialmente. possa ser aproveitado. também a homogeneizar Reciclagem 40 - A Fossa Alterna 105 40 A Fossa Alterna A fossa alterna é um sistema de instalação sanitária simples especificamente construído para produzir fertilizante valioso para jardins e terrenos.

Leia mais

MENU. Entradas. Saladas. Youch com kneidlach. Pratos principais. Acompanhamentos. Sobremesas. Guefilte fish de três cores

MENU. Entradas. Saladas. Youch com kneidlach. Pratos principais. Acompanhamentos. Sobremesas. Guefilte fish de três cores Entradas MENU Guefilte fish de três cores Carpa recheada com Guefilte fish Enrolado de pescada com salmão Saladas Tomate, avocado e palmito Salada de Pepino Coleslaw Salada de Beringela Salada colorida

Leia mais

Reciclagem Monte seu jogo e chame a turma para brincar. Corrida da. ANO 7 - Nº7 Caça-palavras Vamos colorir 7 erros e muito mais!

Reciclagem Monte seu jogo e chame a turma para brincar. Corrida da. ANO 7 - Nº7 Caça-palavras Vamos colorir 7 erros e muito mais! ANO 7 - Nº7 Caça-palavras Vamos colorir 7 erros e muito mais! Atividades infantis para resolver e colorir. Uma publicação da Corrida da Reciclagem Monte seu jogo e chame a turma para brincar Vamos colorir?

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SUS BINGO DA ÁGUA

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SUS BINGO DA ÁGUA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SUS Desenvolver ações educativas e de mobilização social é disseminar informações visando o controle de doenças e agravos à saúde e fomentar nas pessoas o senso de responsabilidade

Leia mais