ENERGIA Energia é um conceito abstrato

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENERGIA Energia é um conceito abstrato"

Transcrição

1

2 ENERGIA Energia é um conceito abstrato. Não é definida como algo material, mas como um processo, percebido por seus efeitos sobre a matéria. Costuma-se classificá-la em diferentes tipos em virtude da sua forma de captação ou pela associação a um conceito físico. De certa forma, também pode-se entender energia como uma quantidade adotada para descrever certos processos dinâmicos.

3 TIPOS DE ENERGIA Energia Cinética: velocidade de um corpo; Energia Potencial: - Gravitacional: separação (altura) de um corpo em relação a uma referencial; - Elástica: separação (estiramento ou compressão) de um corpo elástico; - Elétrica: separação (distância) entre cargas elétricas; Energia Mecânica: combinação entre energia cinética e energia potencial energia de movimento.

4 Energia Eletromagnética: presente na radiação eletromagnética (luz, micro-ondas, raios-x, ultravioleta etc.); Energia Térmica: vibração dos átomos ou moléculas; Energia Química: ligação química entre moléculas (alimentação, queima de combustíveis); Energia Nuclear: ligação do núcleo dos átomos (prótons e nêutrons); Energia por Aniquilação de pares: reação entre matéria e antimatéria.

5 PRINCÍPIO DE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA Não existe produção de energia no universo. O que ocorre é a transformação de uma forma de energia em outra. A quantidade de energia no início de um processo será a mesma do final (em um sistema isolado).

6 FONTES DE ENERGIA: meios de transformar uma forma de energia em outra. Alimentação: Química Térmica Automóvel: Química Térmica Cinética Usina Hidrelétrica Potencial Gravitacional Cinética (água) Cinética (Turbina) Elétrica Usina Termelétrica Química Térmica Cinética Elétrica

7 Usina Nuclear Nuclear Térmica Cinética Elétrica Placa Solar Luminosa Elétrica Cata-vento (Parque eólico) Cinética Elétrica Ventilador Elétrica Cinética

8 TRABALHO (W) Situação através do qual a ação de uma força, que atua durante certo deslocamento, transforma uma tipo inicial de energia em energia cinética, ou vice-versa. Assim, se pode interpretar o trabalho como um processo de transformação de energia.

9 Como Medir o Trabalho? O trabalho depende de duas grandezas físicas: Da força que atua em um movimento e transforma a energia. Quanto maior a força aplicada, maior o trabalho. Do deslocamento ao longo do qual a força atua. Quanto maior o deslocamento, igualmente maior será o trabalho. W = F d A unidade de medida do trabalho é o Newton vezes metro [N.m], que recebe o nome de Joule [ J ].

10 Essa relação é válida somente em casos em que os vetores força e deslocamento possuem mesma direção e sentido. Caso isso não ocorra, é necessário utilizar que: W = F. d W = F d cosθ Portanto, o trabalho é uma grandeza escalar. Onde θ é o ângulo entre os vetores F e d, medido em graus. W = Fd W = Fdcosθ

11 Exemplo 1 Uma pessoa arrasta um refrigerador por 4 m sobre uma superfície horizontal, exercendo uma força constante de 100 N. Sabendo que entre a força e o deslocamento há um ângulo de 30, qual o valor do trabalho realizado pela força? Exemplo 2 Um elevador, cuja massa é igual a 300 kg, se desloca 15 m para baixo entre os cinco andares de um prédio. Determine o trabalho realizado pela força peso quando: a) o elevador sobe. b) o elevador desce.

12 Exemplo 3 Um fazendeiro engata um trenó carregado de madeira ao seu trator e o puxa até uma distância de 20 m ao longo de um terreno horizontal. O peso total do trenó carregado é de N. O trator exerce uma força constante de 5000 N, formando um ângulo de 36,9 acima da horizontal. Existe também uma força de atrito de 3500 N. Calcule o trabalho que cada força realiza sobre o trenó e o trabalho total realizado por todas as forças.

13 ENERGIA CINÉTICA E O TEOREMA TRABALHO-ENERGIA A Energia Cinética K é a forma de energia associada à velocidade dos corpos. Sua definição matemática é fornecida por: K = 1 2 mv² Onde K é a energia cinética, medida Joules [ J ]. V representa a velocidade, medida em metros por segundo [m/s], e m é a massa, em quilogramas [kg].

14 É possível relacionar a energia transformada pelo trabalho W coma variação da energia cinética da seguinte forma: W = K K 0 W = K Sendo esse resultado conhecido como Teorema Trabalho-Energia.

15 Exemplo 4 Para o exemplo do trenó puxado por um trator, se sua velocidade inicial era igual a 2 m/s, qual sua velocidade após o deslocamento de 20 m?

16 Exemplo 5 Em um bate estaca, um martelo de aço de 200 kg é elevado a uma altura de 3 m acima do topo de uma viga vertical que deve ser cravada no solo. Quando o martelo é solto, enterra a viga em 7,4 cm. Os trilhos verticais que guiam a cabeça do martelo exercem uma força de atrito constante de 60 N. a) Qual a velocidade do martelo ao encontrar a viga? b) Qual a força média feita pela cabeça do martelo sobre a viga?

17 POTÊNCIA (P) Quando um guindaste ergue algum corpo há diferentes forças atuando ao longo do deslocamento, como o peso ou a tração nos cabos, por exemplo. Dessa forma, tais forças realizam trabalho. Tração Peso

18 Em um mesmo deslocamento, o trabalho realizado por uma força constante será sempre igual, porém o tempo no qual esse trabalho foi efetuado pode ser maior ou menor. Se um guindaste demora 15 minutos para erguer uma caminhão será menos eficiente que outro que o faz em 10. Nesse caso o segundo guindaste possui maior potência P, pois realiza o mesmo trabalho em menor tempo. Assim, define-se potência como a capacidade de realizar trabalho em determinado intervalo de tempo. P = W t A unidade de medida da potência no SI, Joule por segundo, é denominada Watt [W].

19 Equipamentos que possuem maior potência têm capacidade de realizar maior trabalho (transformar mais energia) em menos tempo. Por exemplo, um automóvel Uno Mille Fire 1.0 (55 cv) consegue atingir a velocidade de 100 km/h em 17,8 s, enquanto um Gol Power 1.6 (104 cv), com maior potência, faz o mesmo em 11,9 s. Uma BMW 645 CI (333 cv) necessita de 7,1 s. 55 cv 40452,4 W 104 cv 76491,9 W 333 cv W Fator de conversão: 1 cv = 735,499 W

20 Já um chuveiro com 3000 W de potência, frente a um de 5500 W, demoraria mais para aquecer a água a mesma temperatura que o segundo, pois necessita de mais tempo para transformar a mesma quantidade de energia (realizar trabalho).

21 É possível reescrever a definição de potência para a seguinte forma, quando se trabalha com forças constantes: P = F. v Para velocidade constante Onde F é a força constante que atua sobre determinado corpo, medida em Newtons [N], e v é a velocidade desse corpo, em metros por segundo [m/s]

22 Exemplo 6 Duas donas de casa pegam água em um poço comunitário de 20 m de profundidade. O balde, preso à corda tem capacidade para 15 litros de água (equivalente a 15 kg de água) e sobe pelo poço praticamente cheio. Uma delas sobe o balde em 1 min e a outra consegue fazê-lo em 45 s. Determine a potência que cada uma delas emprega nessa tarefa. Exemplo 7 Cada um dos dois motores a jato de um avião Boeing 767 desenvolve uma propulsão igual a N. Quando o aviao está voando a 250 m/s (900 km/h), qual é a potência que cada motor desenvolve?

23 ENERGIA POTENCIAL Forma de energia definida a partir da separação entre dois refenciais. Tem esse nome devido à potencialidade de realizar trabalho.

24 Energia Potencial Gravitacional (U g ) Depende da altura que determinado corpo possui em relação a um referencial. A energia potencial gravitacional é definida a partir do trabalho realizado pela força peso. Se a força peso possui mesma direção e sentido oposto ao deslocamento (corpo que sobe): W = F. d. cosθ W = P. y. cos180 W = mg(y y 0 ). ( 1) W = mgy 0 mgy PESO

25 A quantidade mgy, que possui como unidade de medida o Joule, é definida como a energia potencial gravitacional U g : U g = mgy Onde U g é a energia potencial gravitacional, medida em Joules [ J ], m a massa do corpo, em quilogramas, e y a sua altura, em metros [m]. g é a aceleração da gravidade [ g = 9,8 m/s²]. Já para o teorema trabalho-energia, temos: W = U g

26 Se a força peso tem a mesma direção e o mesmo sentido que o deslocamento (corpo que desce): W = F. d W = P. y W = mg(y 0 y) W = mgy 0 mgy = U g Ou seja, se obtém o mesmo resultado para o teorema trabalhoenergia. PESO

27 Energia Potencial Elástica (U e ) A separação que qualifica essa forma de energia provém da distensão ou compressão de corpos elásticos, como molas, borrachas, tiras elásticas etc.

28 A definição da energia potencial elástica U e é deduzida a partir do trabalho realizado pela força elástica, sendo: U e = 1 2 kx² Onde U e é a energia potencial elástica, em Joules [J]. k é a constante elásticas, em Newtons por metro [N/m], e x a deformidade elástica, em metros [m]. Para o teorema trabalho-energia: W = U e0 U e W = U e

29 Exemplo 8 Na usina hidrelétrica de Itaipu, durante apenas 1 s, kg de água iniciam uma queda de 118,4 m de altura para chegarem às turbinas, isso em cada uma das 14 unidades geradoras. a) Qual a quantidade de energia fornecida pela água para cada turbina em apenas 1 s? b) Se toda a energia que a água fornece para a turbina pudesse ser convertida em energia elétrica, qual seria a potência, por turbina, em somente 1 s?

30 Exemplo 9 Em seu treinamento, uma arqueira opta por um arco cuja corda, ao ser esticada em 50 cm, consegue armazenar uma energia potencial elástica equivalente a 300 J. a) Antes de ser esticada, qual o valor da energia potencial elástica que a corda do arco armazena? b) Qual o valor da constante elástica da corda do arco? c) Quanto foi o valor do trabalho realizado nessa situação?

31 ENERGIA MECÂNICA E CONSERVAÇÃO A Energia Mecânica E é a forma de energia relacionada ao movimento que combina energia cinética e potencial: E = K + U Do teorema trabalho-energia Desse modo: W = K e W = U K = U K K 0 = U 0 U K 0 + U 0 = K + U E 0 = E A energia mecânica em um sistema isolado é conservada em qualquer ponto do movimento (desprezando-se as perdas por atrito).

32 Exemplo 10 Você arremessa uma bola de beisebol de 0,145 kg verticalmente de baixo para cima, fornecendo-lhe uma velocidade inicial de módulo igual a 20 m/s. Usando a conservação de energia, calcule a altura máxima que ela atinge, supondo que a resistência do ar seja desprezível. Exemplo 11 Um atílio está esticado em 25 cm quando é lançado com velocidade de 50 m/s. Se sua constante elástica vale 400 N/m, qual a massa do atílio?

33 Exemplo 12 Um carrinho de massa 100 kg parte do repouso e desce por uma montanha-russa, como mostra a figura a seguir. Admitindo que o atrito possa ser desprezado, determine a velocidade desse carrinho nos pontos A, B e C.

34 Referências Hewitt. Fundamentos de Física Conceitual. Bookman, Porto Alegre, Máximo e Alvarenga. Curso de Física Volume 1. Scipione, São Paulo, Pietrocola et al. Física em Contextos Volume 1. FTD, São Paulo, Young, H.D. Física I Mecânica. Pearson, São Paulo As imagens e exemplos foram extraídos das fontes, do banco de dados do Google Imagens ou elaborados pelo autor.

Professores: Murilo. Física. 3ª Série. 300 kg, que num determinado ponto está a 3 m de altura e tem energia cinética de 6000 J?

Professores: Murilo. Física. 3ª Série. 300 kg, que num determinado ponto está a 3 m de altura e tem energia cinética de 6000 J? Física Professores: Murilo 3ª Série EXERCÍCIOS DE Trabalho, Potência e Energia 1. Um corpo de massa 150 kg, está posicionado 17 m acima do solo. Sabendo que a aceleração da gravidade vale 10 m/s², qual

Leia mais

Energia mecânica. O que é energia?

Energia mecânica. O que é energia? Energia mecânica Energia mecânica O que é energia? Descargas elétricas atmosféricas convertem enormes quantidades de energia elétrica em energia térmica, sonora e luminosa. A ciência define o conceito

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER)

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) 1) Uma máquina consome 4000 J de energia em 100 segundos. Sabendo-se que o rendimento dessa máquina é de 80%, calcule

Leia mais

Um exemplo de outra grandeza que se conserva é a carga elétrica de um sistema isolado.

Um exemplo de outra grandeza que se conserva é a carga elétrica de um sistema isolado. Leis de Conservação Em um sistema isolado, se uma grandeza ou propriedade se mantém constante em um intervalo de tempo no qual ocorre um dado processo físico, diz-se que há conservação da propriedade ou

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO Aluno (a): Professor: Jadson Rodrigo Corrêa Data: 11/09/2018 TRABALHO DE UMA FORÇA E ENERGIAS 1ª série 1. Determine o trabalho de uma força constante de 300N a aplicada a um

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FÍSICA 1-2ºEM

LISTA DE RECUPERAÇÃO FÍSICA 1-2ºEM LISTA DE RECUPERAÇÃO FÍSICA 1-2ºEM 1) Uma pessoa caminha sobre um plano horizontal. O trabalho realizado pelo peso desta pessoa é a) sempre positivo b) sempre negativo c) sempre igual a zero d) positivo,

Leia mais

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda as causas e os movimentos. LEIS DE NEWTON 1ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton 3ª Lei de Newton 1ª LEI LEI DA INÉRCIA Quando a resultante das forças que agem sobre

Leia mais

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: Física Geral e Experimental I CURSO: Engenharia de Produção Noturno. 2º termo Prof. Dr. Elton Aparecido Prado dos Reis 01 - Um grupo de pessoas, por intermédio de uma

Leia mais

Apostila de Física Projeto: "Enem no Belém"

Apostila de Física Projeto: Enem no Belém Apostila de Física Projeto: "Enem no Belém" Nome: 2015 Dinâmica Relação Trabalho-Energia Quando uma força desloca ou deforma um objeto, realiza trabalho. Quando uma força realiza trabalho, um corpo fornece

Leia mais

Teorema da energia cinética

Teorema da energia cinética TIPOS DE ENERGIA Podemos definir energia como sendo a propriedade que determinado corpo ou sistema possui que lhe permite realizar trabalho. Assim, um corpo ou sistema qualquer que realiza ou é capaz de

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Semana 12 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

a) a velocidade do carrinho no ponto C; b) a aceleração do carrinho no ponto C; c) a força feita pelos trilhos sobre o carrinho no ponto C.

a) a velocidade do carrinho no ponto C; b) a aceleração do carrinho no ponto C; c) a força feita pelos trilhos sobre o carrinho no ponto C. 1. (Fuvest-gv) Na figura a seguir, tem-se uma mola de massa desprezível e constante elástica 200 N/m, comprimida de 20 cm entre uma parede e um carrinho de 2,0 kg. Quando o carrinho é solto, toda a energia

Leia mais

CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA - CEL. INT. R1

CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA - CEL. INT. R1 ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TEN. RÊGO BARROS. DIRETOR: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA - CEL. INT. R1 PROFESSORES: RENATO-POMPEU ALUNO (A): N º SÉRIE: 9 a TURMA: 9A EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE POTÊNCIA, RENDIMENTO

Leia mais

MINICURSOS PARA ENSINO MÉDIO

MINICURSOS PARA ENSINO MÉDIO MINICURSOS PARA ENSINO MÉDIO Lista 5 - Trabalho e Energia Professor Lucas David 1. Um elétron se move de modo retilíneo com uma velocidade de 8 x 10 7 m/s. Sobre ele agem forças de origem gravitacional,

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Semana 11 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

-6-- B T 30 = 3.2,5 T = 37,5 N = F DINAMÔMETRO RESPOSTA: b

-6-- B T 30 = 3.2,5 T = 37,5 N = F DINAMÔMETRO RESPOSTA: b -6-- www.pascal.com.br EXERCÍCIOS SUPER FÍSIC (aula ) Prof. Edson Osni Ramos 35. (P - 98) 01. Está correta. 0. Está errada, as força de ação e reação possuem, sempre, módulos iguais. 04. Está errada, todos

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 22 TRABALHO E POTÊNCIA

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 22 TRABALHO E POTÊNCIA FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 22 TRABALHO E POTÊNCIA k x Como pode cair no enem (ENEM) Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia

Leia mais

(B) v = 45 m/s PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA

(B) v = 45 m/s PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Um corpo é abandonado

Leia mais

Lista de Exercícios de Física

Lista de Exercícios de Física Lista de Exercícios de Física 1º) Suponha que, na figura ao lado, corpo mostrado tenha, em uma energia potencial EP = 20 J e uma energia cinética EC = 10 J. a) qual a energia mecânica total do corpo em?

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA m g h E pg = t P = m g h 16 F (N) 8 0 2 4 S (m) Como pode cair no enem? (ENEM) Com o objetivo de se testar a eficiência de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento

Leia mais

Energia Potencial Gravitacional

Energia Potencial Gravitacional Energia Potencial Gravitacional Energia que o corpo adquire quando é elevado em relação a um determinado nível. E p = m.g.h E p = energia potencial (J) m = massa (kg) h = altura (m) Exercícios g = aceleração

Leia mais

LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO

LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO 1. Sobre uma partícula P agem quatro forças, representadas na figura abaixo. O módulo da força resultante sobre a partícula é de: a) 5 N b) 24

Leia mais

ENERGIA CONTEXTUALIZAÇÃO

ENERGIA CONTEXTUALIZAÇÃO ENERGIA CONTEXTUALIZAÇÃO Infelizmente, como se costuma dizer, acidentes sempre acontecem. Se um veículo está percorrendo uma estrada a, digamos, 80 km/h e colide diretamente com a traseira de outro veículo

Leia mais

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura:

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura: Parte 2 - P1 de Física I - 2017-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [1,0 pontos] Uma bola de massa m é lançada do solo com uma velocidade inicial de módulo v 0 em uma direção que faz um ângulo

Leia mais

A T E N Ç Ã O. FERA, esse material é provisório para que você não fique sem material para estudar hoje, 06 de abril.

A T E N Ç Ã O. FERA, esse material é provisório para que você não fique sem material para estudar hoje, 06 de abril. A T E N Ç Ã O FERA, esse material é provisório para que você não fique sem material para estudar hoje, 06 de abril. Por motivos vários, os vídeos postados hoje Apresentam o conteúdo, mas não apresentam

Leia mais

Aula 13 e 14. Leis de Newton e Energia

Aula 13 e 14. Leis de Newton e Energia Aula 13 e 14 Leis de Newton e Energia Revisão Estudo dos Movimentos Princípio da Independência dos Movimentos (Galileu) O movimento da bola é um movimento bidimensional, sendo realizado nas direções horizontal

Leia mais

Trabalho de uma Força

Trabalho de uma Força Trabalho de uma Força Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Tópicos da aula: Introdução; Trabalho de uma força constante; Trabalho de uma força variável; Trabalho resultante; Potência. Introdução Antes de

Leia mais

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 9º ano Física Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 01. Um objeto de massa igual a 10 kg movimenta-se com velocidade de 2 m/s. Por causa da ação de uma força constante, esse objeto tem a sua velocidade

Leia mais

Rafael Machado dos Santos Assinatura do docente: Data: / /

Rafael Machado dos Santos Assinatura do docente: Data: / / Curso : Engenharia civil Disciplina: Física Geral e Experimental 1 Professor(a): Nome do Aluno(a): Lista de Exercícios 01) Um homem de massa 75 kg sobe uma escada com 15 degraus em 10 s. Cada degrau possui

Leia mais

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Trabalho e Energia Cinética. Trabalho. Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Trabalho e Energia Cinética. Trabalho. Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 isica I IO Trabalho e Energia Cinética Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 crislpo@if.usp.br Trabalho Este conceito permite uma definição inicial para trabalho W: realizamos trabalho quando

Leia mais

Lista de exercícios sobre Energia Organizada pelo prof. Marcelo Caldas Chaves

Lista de exercícios sobre Energia Organizada pelo prof. Marcelo Caldas Chaves Lista de exercícios sobre Energia Organizada pelo prof. Marcelo Caldas Chaves Questão 01 Uma estação de esqui possui seu ponto mais alto a 4840 m acima do nível do mar. Um esquiador de massa 80,0 kg parte

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MAF- 04.05.2012 Prof. Dr. Antônio Newton Borges 1. Na caixa de 2,0 kg da figura abaixo são aplicadas duas forças, mais somente uma é mostrada. A aceleração da

Leia mais

CAPÍTULO 4 ENERGIA. Onde: E c = energia cinética, em joules (J); m = massa do corpo, em Kg; v = velocidade do corpo, em m/s.

CAPÍTULO 4 ENERGIA. Onde: E c = energia cinética, em joules (J); m = massa do corpo, em Kg; v = velocidade do corpo, em m/s. Física CAPÍTULO 4 ENERGIA Em física, o conceito de energia pode ser analisada de diversas formas. De um modo geral, a energia pode ser definida como a capacidade de realizar determinada atividade ou como

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º ano EM Disciplina: Física Série: 1º ANO EM Prof.: Rafael Rodrigues ASSUNTOS: Trabalho Potência Energia TRABALHO E

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Centro Educacional Colúmbia 2000 Tri. 3º/2018 Dependência Docente: Marcos Vinicius Turma: 1º ano Disciplina: Física Rio, / / Ens. Médio Nº 1. (UFRGS) Um paraquedista cai com velocidade constante.

Leia mais

Introdução à energia Exemplo

Introdução à energia Exemplo Trabalho e Energia Introdução à energia As leis de Newton permitem analisar vários movimentos. Essa análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento que são inacessíveis. Exemplo:

Leia mais

1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura.

1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura. ESTUDO DIRIGIDO PROVA MENSAL 1ºEM 1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura. Qual foi o trabalho

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE TRABALHO E ENERGIA.

EXERCÍCIOS SOBRE TRABALHO E ENERGIA. EXERCÍCIOS SOBRE TRABALHO E ENERGIA. QUESTÃO 01 (UFMG) Uma pessoa empurra um armário com uma força F sobre uma superfície horizontal com atrito, colocando-o em movimento. A figura mostra o diagrama das

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 2_3 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 1 EM Profa Kelly Data: Conteúdo: Trabalho de uma força; Energia mecânica - trabalho. 1 - Um corpo de massa m desliza

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD REVISÃO PARA PROVA EAD Tópicos: Introdução à Física Cinemática Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Uniformemente Variado Lançamento Vertical Lançamento Oblíquo EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

Conservação da Energia. o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica

Conservação da Energia. o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica Conservação da Energia o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica 1 Forças conservativas: o Uma força é dita conservativa se o trabalho que ela realiza

Leia mais

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia )

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) 1) Uma força horizontal de 20 N arrasta por 5,0 m um peso de 30 N, sobre uma superfície horizontal. Os trabalhos realizados pela força de 20 N e pela

Leia mais

Tensão,tração( ) É a força transferida através de cordas, fios ou cabos. Exemplo

Tensão,tração( ) É a força transferida através de cordas, fios ou cabos. Exemplo Tensão,tração( ) T É a força transferida através de cordas, fios ou cabos. Exemplo 1. Seja um corpo m de massa m= 5 kg. Determine T na corda nas seguintes situações: a) m está em repouso; b) m começa a

Leia mais

Energia. 1 O Que é Energia? Paulo Kitayama

Energia. 1 O Que é Energia? Paulo Kitayama Energia Paulo Kitayama 1 O Que é Energia? Energia é algo extremamente importante no estudo de qualquer ciência, sendo comumente observada em situações do cotidiano, como no movimento de um carro através

Leia mais

A ordem correta das respostas da Coluna II, de cima para baixo, é:

A ordem correta das respostas da Coluna II, de cima para baixo, é: PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Associe a Coluna I (Afirmação) com

Leia mais

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações. Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1º ANO (PROF. KELLER)

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1º ANO (PROF. KELLER) LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1º ANO (PROF. KELLER) 1) Responda as três seguintes questões sobre transformação de energia: (UEPB) O princípio da conservação da energia constitui

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 8 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA:

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 3 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 1 m/s 2 Carga do elétron : 1,6 x 1-19 C Massa do elétron

Leia mais

1 CONCEITOS: ENERGIA, TRABALHO E POTÊNCIA. Fazendo algumas álgebras com as duas equações acima, obtemos:

1 CONCEITOS: ENERGIA, TRABALHO E POTÊNCIA. Fazendo algumas álgebras com as duas equações acima, obtemos: 1 CONCEITOS: ENERGIA, TRABALHO E POTÊNCIA A definição de energia é um pouco complicada, mas podemos dizer que ela está associada à capacidade de produção de ação e movimento em um corpo. Isto é, a existência

Leia mais

TURMA: 9A. Neste caso, = 0 e cos0 = 1. Assim, o trabalho é calculado por: = F.d.cos => = F.d.cos0

TURMA: 9A. Neste caso, = 0 e cos0 = 1. Assim, o trabalho é calculado por: = F.d.cos => = F.d.cos0 ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TEN. RÊGO BARROS. DIRETOR: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA - CEL. INT. R1 PROFESSORES: CÁSSIO - POMPEU ALUNO (A): N º SÉRIE: 9 a TURMA: 9A TRABALHO MECÂNICO 1. Trabalho de uma

Leia mais

(B) v = 45 m/s. Página 1 de 8-21/07/2017-9:53

(B) v = 45 m/s. Página 1 de 8-21/07/2017-9:53 PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Um corpo é abandonado

Leia mais

Trabalho Menu Introdução Energia Unidades no SI Trabalho de uma força constante Classificação Unidades de trabalho Casos particulares de trabalho

Trabalho Menu Introdução Energia Unidades no SI Trabalho de uma força constante Classificação Unidades de trabalho Casos particulares de trabalho Trabalho Menu 1 Introdução 2 Energia 3 Unidades no SI 4 Trabalho de uma força constante 5 Classificação 6 Unidades de trabalho 7 Casos particulares de trabalho 8 Trabalho de uma força variável 9 Trabalho

Leia mais

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a.

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a. Exercícios Petrobras 2008 eng. de petróleo Dois corpos de massa m 1 = 2 kg e m 2 = 1 kg estão fixados às pontas de uma corda com massa e elasticidade desprezíveis, a qual passa por uma polia presa ao

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. As energias cinéticas de Pedro e Paulo em relação a um referencial localizado em João são em J(joule):

LISTA DE EXERCÍCIOS. As energias cinéticas de Pedro e Paulo em relação a um referencial localizado em João são em J(joule): LISTA DE EXERCÍCIOS 1 - (FUVEST-SP) Um corpo de massa 3,0kg está posicionado 2,0m acima do solo horizontal e tem energia potencial gravitacional de 90J. A aceleração de gravidade no local tem módulo igual

Leia mais

Lista 11: Trabalho. Questões

Lista 11: Trabalho. Questões Lista 11: Trabalho Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

Dinâmica. Parte 7 Trabalho e Potência. Profa. Kelly Pascoalino

Dinâmica. Parte 7 Trabalho e Potência. Profa. Kelly Pascoalino Dinâmica Parte 7 Trabalho e Potência Profa. Kelly Pascoalino Energia é até hoje um dos conceitos mais abstratos e sem definição única existente na Física, embora, tenha sido incorporado em caráter definitivo

Leia mais

Questões Conceituais

Questões Conceituais Questões em Aula Questões Conceituais QC.1) Três blocos de massas iguais deslizam sobre rampas sem atrito como mostrado na Fig.1. Os blocos não se desprendem da rampa até chegarem na base. Eles partem

Leia mais

Energia. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino

Energia. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino Energia Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Energia Cinética; Energia Potencial (gravitacional e elástica); Sistemas Mecânicos Conservativos. INTRODUÇÃO Energia é até hoje um dos

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Fgv 013) A montadora de determinado veículo produzido no Brasil apregoa que a potência do motor que equipa o carro é de 100 HP (1HP 750W). Em uma pista horizontal e retilínea de provas, esse veículo,

Leia mais

Energia Mecânica. A Energia Mecânica de um corpo é a soma de sua energia cinética com sua energia potencial. E m = E c + E P

Energia Mecânica. A Energia Mecânica de um corpo é a soma de sua energia cinética com sua energia potencial. E m = E c + E P Energia Mecânica A Energia Mecânica de um corpo é a soma de sua energia cinética com sua energia potencial. E m = E c + E P Unidade no S.I.: J (joule) 1 Energia Cinética (Ec) Todo corpo que se encontra

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E4*

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E4* Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E4* 1) Um trabalhador de uma fábrica exerce uma força horizontal para empurrar

Leia mais

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (DINÂMICA)

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (DINÂMICA) XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (DINÂMICA) 1) Uma caixa de 50 kg repousa sobre uma superfície para a qual o coeficiente de atrito cinético é. Se a caixa está sujeita a uma força de tração de 400

Leia mais

Energia Mecânica Trabalho

Energia Mecânica Trabalho Energia Mecânica Trabalho Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Tópicos da aula: Energia cinética; Teorema da energia cinética (TEC); Energia potencial: gravitacional e elástica; Teorema da energia potencial

Leia mais

Lista 5: Trabalho e Energia

Lista 5: Trabalho e Energia Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

Física I Prova 2 25/10/2014

Física I Prova 2 25/10/2014 Nota Física I Prova 5/10/014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 6 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 8 questões

Leia mais

2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias

2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias 2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias Obs: Esta lista de exercícios é apenas um direcionamento, é necessário estudar a teoria referente ao assunto e fazer os exercícios

Leia mais

PROVA DE FÍSICA I. 01. Um corpo desloca-se em movimento retilíneo uniforme, durante 4h. A figura representa o gráfico da posição em função do tempo.

PROVA DE FÍSICA I. 01. Um corpo desloca-se em movimento retilíneo uniforme, durante 4h. A figura representa o gráfico da posição em função do tempo. PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

Energia Mecânica Trabalho

Energia Mecânica Trabalho Energia Mecânica Trabalho Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Tópicos da aula: Energia cinética; Teorema da energia cinética (TEC); Energia potencial: gravitacional e elástica; Teorema da energia potencial

Leia mais

b) - cinética e elástica - cinética, gravitacional e elástica - cinética e gravitacional

b) - cinética e elástica - cinética, gravitacional e elástica - cinética e gravitacional 1) Na figura abaixo, embora puxe a carroça com uma força horizontal de 1,0 x 10 2 N, o burro não consegue tirá-la do lugar devido ao entrave de uma pedra. Qual o trabalho da força do burro sobre a carroça?

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 13 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

10,0 5,0. Fx (N) 0,0. 0,0 3,0 6,0 x (m) se apenas a força dada atuar sobre ela? Respostas sem justificativas detalhadas não serão consideradas.

10,0 5,0. Fx (N) 0,0. 0,0 3,0 6,0 x (m) se apenas a força dada atuar sobre ela? Respostas sem justificativas detalhadas não serão consideradas. Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciencias Físicas e Matemáticas Departamento de Física Física I (FSC 5101) Prof. Emmanuel G. de Oliveira Lista de exercícios III Versão de 29 de setembro

Leia mais

a) 3, e 9, b) 9, e 4, c) 9, e 3, d) 3, e 4, e) 4, e 3,

a) 3, e 9, b) 9, e 4, c) 9, e 3, d) 3, e 4, e) 4, e 3, 1 - - (Anhembi Morumbi SP) - Considere um ônibus espacial, de massa aproximada 1,0 10 5 kg, que, dois minutos após ser lançado, atingiu a velocidade de 1,34 10 3 m/s e a altura de 4,5 10 4 m. Sabendo que

Leia mais

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 14/04/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 VS 15/07/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua resposta.

Leia mais

Lista de exercícios 1 Mecânica Geral III

Lista de exercícios 1 Mecânica Geral III UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil TC027 Mecânica Geral III 1 0 Semestre de 2018 Ressalta-se que os testes serão baseados nas listas de exercícios. Portanto,

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [2,5 ponto] Um astronauta está ligado a uma nave no espaço através de uma corda de 120 m de comprimento, que está completamente estendida

Leia mais

EXERCICIOS SISTEMAS CONSERVATIVOS

EXERCICIOS SISTEMAS CONSERVATIVOS 1. (Uece) Um estudo realizado pela Embrapa Agrobiologia demonstrou que a produção do etanol de cana-de-açúcar tem um balanço energético em torno de 9 : 1, o que significa que, para cada unidade de energia

Leia mais

NOME: N O : TURMA: 1. PROFESSOR: Glênon Dutra

NOME: N O : TURMA: 1. PROFESSOR: Glênon Dutra Apostila de Revisão n 5 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: 1 PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - 5. Trabalho e Energia 5.1. Trabalho realizado por forças constantes. 5.2. Energia cinética. 5.3.

Leia mais

TURMA: 9A. Neste caso, = 0 e cos0 = 1. Assim, o trabalho é calculado por: = F.d.cos => = F.d.cos0

TURMA: 9A. Neste caso, = 0 e cos0 = 1. Assim, o trabalho é calculado por: = F.d.cos => = F.d.cos0 ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TEN. RÊGO BARROS. DIRETOR: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA - CEL. INT. R1 PROFESSORES: CÁSSIO - POMPEU ALUNO (A): N º SÉRIE: 9 a TURMA: 9A TRABALHO MECÂNICO 1. Trabalho de uma

Leia mais

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia O Plano inclinado m N Vimos que a força resultante sobre o bloco é dada por. F r = mg sin α i Portanto, a aceleração experimentada pelo

Leia mais

2ª Fase. 1º e 2º Anos. Leia com atenção todas as instruções seguintes.

2ª Fase. 1º e 2º Anos. Leia com atenção todas as instruções seguintes. 2ª Fase Leia com atenção todas as instruções seguintes. As questões 01 a 16 são destinadas exclusivamente aos alunos do 1º e 2º anos, os quais devem escolher apenas 8 questões. O Caderno de Resolução com

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 1 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 10 m/s 2 Número de Avogadro : 6,0 x 10 23 /mol Constante

Leia mais

soa-transdisciplinar01-energia.pdf

soa-transdisciplinar01-energia.pdf A energia exerce um papel fundamental na formação, existência e transformação das coisas ou da matéria. Ela está presente, entre outros fenômenos, no equilíbrio/desequilíbrio dos átomos, nas trocas celulares,

Leia mais

1) Uma caixa com um litro de leite tem aproximadamente 1,0 kg de massa.

1) Uma caixa com um litro de leite tem aproximadamente 1,0 kg de massa. 1) Uma caixa com um litro de leite tem aproximadamente 1,0 kg de massa. 2 Considerando g 10 m / s, se ela for levantada verticalmente, com velocidade constante, 10cm em 1,0 s, a potência desenvolvida será,

Leia mais

Física. Física Módulo 1 Trabalho e Energia Cinética

Física. Física Módulo 1 Trabalho e Energia Cinética Física Módulo 1 Trabalho e Energia Cinética Trabalho, trabalho e mais trabalho! Um bom modo de gastar energia Trabalho e energia estão entre os conceitos mais importantes da física e no nosso dia-a-dia.

Leia mais

Física. Física Módulo 1 Energia Potencial e Conservação da Energia

Física. Física Módulo 1 Energia Potencial e Conservação da Energia Física Módulo 1 Energia Potencial e Conservação da Energia No capitulo anterior: Trabalho, Energia Cinética, Potência O trabalho das forças resultantes que agem sobre um corpo é dado por: W res = F x ou

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: FÍSICA Série/Ano: 1º ANO Professores: BETO, DIOGO, PH e BILL Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 10 TRABALHO ENERGIA POTÊNCIA. Professor Ricardo Fagundes

FÍSICA MÓDULO 10 TRABALHO ENERGIA POTÊNCIA. Professor Ricardo Fagundes FÍSICA Professor Ricardo Fagundes MÓDULO 10 TRABALHO ENERGIA POTÊNCIA Quando um agente externo realiza uma força sobre um sistema fazendo com que a velocidade do sistema sofra variações, dizemos que esse

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais

Mecânica ª Lista de Exercícios Forças Conservativas

Mecânica ª Lista de Exercícios Forças Conservativas Mecânica 4300153 2ª Lista de Exercícios Forças Conservativas 01) Um pequeno bloco é lançado do ponto A do trajeto mostrado na figura, contido em um plano vertical. O módulo da velocidade em A é = 17m/s.

Leia mais

01- Sobre a energia mecânica e a conservação de energia, assinale o que for correto.

01- Sobre a energia mecânica e a conservação de energia, assinale o que for correto. PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Sobre a energia mecânica e a conservação

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE 1. (Unesp 89) Um cubo de aço e outro de cobre, ambos de massas iguais a 20 g estão sobre um disco de aço horizontal, que pode girar em torno de seu centro. Os coeficientes de atrito estático para aço-aço

Leia mais

Mecânica 2007/ ª Série. 1. Discuta o trabalho realizado por um lançador de baseball quando atira uma bola.

Mecânica 2007/ ª Série. 1. Discuta o trabalho realizado por um lançador de baseball quando atira uma bola. Mecânica 2007/2008 4ª Série Questões 1. Discuta o trabalho realizado por um lançador de baseball quando atira uma bola. 2. Estime o tempo que lhe demora a subir um lance de escadas. Calcule então a potência

Leia mais

Energia, potência e trabalho. Camyla Moreno

Energia, potência e trabalho. Camyla Moreno Energia, potência e trabalho. Camyla Moreno Energia Encontramos na natureza diversos tipo de energias, como a energia térmica, energia elétrica, a energia nuclear entre outras. UNIVERSIDADE FEDERAL DE

Leia mais

x = 50 cm = 0,5 m Nesse caso, a altura do ponto C, em relação ao ponto A, seria 1,25 m. Como existe atrito, certamente que hc é menor que 1,25 m.

x = 50 cm = 0,5 m Nesse caso, a altura do ponto C, em relação ao ponto A, seria 1,25 m. Como existe atrito, certamente que hc é menor que 1,25 m. www.pascal.com.br Prof. Edson Osni amos EXEMPLO 7 - (P 005) m = kg K = 00 N/m sem atrito C com atrito FIGU 1 C v = 0 x = 50 cm = 0,5 m FIGU C v = 0 x 01. Está errada Se entre e C não existisse atrito,

Leia mais