UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA NO TRABALHO ESCOLAR COM A LÍNGUA MATERNA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA NO TRABALHO ESCOLAR COM A LÍNGUA MATERNA"

Transcrição

1 Capítulo publicado no livro MIRANDA Sonia Regina PACHECO, Luciana Marques. (org) Investigações: experiências de pesquisa em educação. Juiz de Fora: EDUFJF, p UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA NO TRABALHO ESCOLAR COM A LÍNGUA MATERNA Profª Drª Lucia F. Mendonça Cyranka UFJF/FAPEMIG 1 Introdução O título deste trabalho pode ser também A linguagem na escola: como transpor esse obstáculo? Isso não é uma provocação. Ao contrário, pretendemos, com ele, somar esforços aos muitos cientistas da linguagem, pesquisadores e educadores das últimas décadas, no sentido de desestabilizar perigosas e nocivas crenças construídas através da história do ensino escolar da disciplina Português, ou Língua Portuguesa no Brasil. De fato, desde que a Linguística se constituiu como ciência e a Sociolinguística, na década de 60, como desenvolvimento da investigação das relações entre língua e sociedade, um olhar sobre a escola como instituição formadora de cidadãos competentes no uso da língua pátria se tornou constante. Já Labov (1964/1974), investigando os estágios na aquisição do inglês standard, chama a atenção para o papel do professor e da escola nesse processo. No Brasil, essa discussão ganhou corpo a partir, principalmente, das reflexões de Soares (1986) sobre as causas do fracasso escolar ligadas ao desprestígio da variedade linguística dos alunos das escolas públicas brasileiras. Nas suas reflexões, ela retoma Bourdieu ( ) que, ao tratar a língua como um bem simbólico do capital cultural, assinala as sanções do mercado escolar que se exercem sobre os alunos, com todas as aparências de legitimidade, e suas consequências. Gnerre (1994, p. 25) entrevê aí uma questão ideológica, afirmando: A única brecha deixada aberta [pelos princípios democráticos] para a discriminação é aquela que se baseia nos critérios da linguagem e da educação. 1 Este artigo é fruto do Projeto de Pesquisa Os dialetos populares no trabalho escolar com a língua materna (modalidade UFJF/BIC/PROVOQUE/julho de 2008/agosto de 2009). Nela colaboraram, como voluntários, os seguintes alunos do Curso de Letras da UFJF: Moema Rosa Feital, Nathalia Félix de Oliveira, Rafael Costa Marques e Patrícia Rafaela Otoni. Em 2009, o trabalho se expandiu com o projeto Laboratório de Alfabetização: aprendizagem da leitura e da escrita na escola pública, financiado pela FAPEMIG, para o biênio 2009/2010, tendo como alunos bolsistas, do Curso de Letras da UFJF: Marcus Vitor Dias Leoni, Rafael Costa Marques e Simone Rodrigues Peron.

2 Muitos outros sociolinguistas ligados à educação vêm se empenhando no estudo das relações entre o trabalho escolar com a língua materna e o sucesso/insucesso dos alunos no desenvolvimento de competências na oralidade e na escrita. Para isso, têm-se voltado para as ações que acontecem dentro das salas de aula, procurando observar o que se passa nesse cenário, espaço de construção de crenças, muitas vezes extremamente equivocadas sobre o falar e o escrever certo/errado. Um bom exemplo foi a pesquisa-ação empreendida por Eglê Franchi (1984) em sua própria sala de aula, procurando caminhar na direção oposta da tradição, no tratamento das experiências linguísticas levadas para a escola por seus alunos. Obteve, como resultado, a autoconfiança adquirida por aqueles falantes de variedades linguísticas desprestigiadas, construindo abertura para a extensão de suas competências em direção às variedades prestigiadas em seu meio social. Também Mollica (2000, 2007) tem chamado a atenção dos professores para a necessidade de se trabalhar eficientemente a heterogeneidade da língua, desconstruindo preconceitos a partir do que ela denomina metodologia pedagógica para transformar em recursos didáticos itens em processo de variação e/ou mudança, já apontados por especialistas da área. É justamente no trabalho desses sociolinguistas que se tem buscado os fundamentos para a discussão sobre a incongruência entre o que se considera como fenômeno de linguagem, legitimado, portanto, por sua própria natureza, e a já tradicional imposição, pela escola, de apenas um modelo de língua a ser adotado, a língua padrão. Ela, sabe-se hoje, sequer coincide com o que se conhece como variedade culta, ou língua culta, esta sim, contemporânea, flexível, compreendendo diferentes lugares num contínuo de estilos monitorados. O projeto NURC (Norma Urbana Culta), pesquisando o moderno conceito de língua culta falada no Brasil, concluiu (PRETTI, 1997) que ele corresponde a um dialeto que é comum tanto ao chamado falante culto, quanto aos falantes que têm menor grau de escolaridade, um dialeto social dividido entre as influências de uma linguagem tensa, marcada pela preocupação com as regras de gramática tradicional, e uma linguagem popular, espontânea, distensa. Carece de base científica, portanto, a prática de desqualificação da linguagem dos alunos, a negação de sua fala espontânea como sendo correta. O critério de certo e errado em linguagem não é absoluto, e isso deve ser reconhecido e adotado pela escola, para evitar a rejeição, pelos alunos, justamente daquela variedade que ela pretende ensinar. Também Matos e Silva (2004) discute essa questão da adequação devida à escola e, principalmente, ao professor da disciplina Português, do que seja lícito ensinar, tendo em vista a variação da sintaxe, definindo o que seria uso linguístico socialmente aceitável.

3 Assim, [ela acrescenta] entre as variantes sintáticas em convívio nas falas brasileiras, o professor terá de distinguir, pelo menos, as estruturalmente mais salientes e socialmente mais estigmatizadas, para, sem desprestigiar as segundas, selecionar ambas, a fim de treinar o uso formal falado e os usos escritos de seus alunos. Aí está a grande contribuição que a sociolinguística sobre o português brasileiro poderá dar para uma efetiva virada no ensino da língua portuguesa no Brasil (p ). Nessa mesma direção, Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2008) tem realizado trabalho consistente de construção de saber crítico na formação inicial e continuada de professores de Português. Para ela, a formação do professor, em todos os níveis, não pode carecer de boa formação sociolinguística, de modo a se tornar sensível aos padrões culturais levados à escola pelos alunos de seus círculos familiares, nem sempre coincidentes com os da cultura escolar letrada, mas nem por isso menos valiosos. Há necessidade, portanto, ela conclui, de uma pedagogia culturalmente sensível, para que o trabalho de sala de aula, que implica numa interação assimétrica entre professor e alunos, seja realizado sem prejuízo de seus valores culturais. E explica (2005, p. 128): É objetivo da pedagogia culturalmente sensível criar em sala de aula ambientes de aprendizagem onde se desenvolvam padrões de participação social, modos de falar e rotinas comunicativas presentes na cultura dos alunos. Tal ajustamento nos processos interacionais é facilitador da transmissão de conhecimento, na medida em que se ativam nos educandos processos cognitivos associados aos processos sociais que lhes são familiares. Lembramos aqui o que afirmam Leite e Callou (2004, p. 16): Cumpriria a uma educação realmente democrática e igualitária reconhecer a diversidade e com ela trabalhar, no sentido de possibilitar a todos os usuários da língua o acesso às normas prestigiadas e às mesmas oportunidades. Enquanto a escola não reconhecer a legitimidade dos diferentes usos linguísticos, desde que adequados às situações de produção; enquanto não se eliminar o policiamento obsessivo em favor de uma variedade linguística que nem o próprio professor é capaz de sustentar em todos os momentos de sua aula; enquanto os princípios da Sociolinguística não se tornarem o fundamento de uma educação linguística na escola, o Brasil continuará, sem dúvida, amargando resultados tão ruins nas avaliações não apenas das próprias escolas, como também nas institucionais como SAEB, Prova Brasil, PISA, etc., no que diz respeito ao reconhecimento, por parte dos alunos, da variedade culta da língua portuguesa e à capacidade de utilizá-la para ler e escrever.

4 1. A SOCIOLINGUÍSTICA NA SALA DE AULA Os resultados acima referidos têm, obviamente, preocupado a todos os agentes da educação escolar, especialmente os diretamente responsáveis pelo trabalho com a nossa língua materna. Muitos são os fatores ligados ao fracasso dos alunos no desenvolvimento de suas competências de leitura e escrita. Dentre eles, destacamos a grave distorção, geralmente praticada nas escolas, relativamente à seleção dos aspectos do trabalho com a linguagem a serem enfocados. Sabe-se que a insistência na taxionomia, nas classificações, nas descrições teóricas e nos aspectos normativos da língua a partir de usos literários, desvinculados das práticas linguísticas contemporâneas são, sem dúvida, os mais importantes. Na base dessa seleção, no entanto, está a compreensão distorcida do que seja certo/errado em relação aos usos linguísticos. Na discussão que apresentamos no presente artigo, partimos dessa questão: a desvinculação da proposta escolar no trabalho com a linguagem relativamente às experiências linguísticas levadas pelos alunos como componentes de seu mundo cultural. Em pesquisa empreendida em quatro escolas públicas e uma particular do município de Juiz de Fora (MG), Cyranka (2007) investigou as atitudes linguísticas de alunos de nono ano do ensino fundamental em relação a três diferentes variedades utilizadas no português do Brasil, entre elas a culta. A metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa. A partir de ambas, constatou a identificação de todos os sujeitos do universo testado com uma variedade que faz parte de seu repertório linguístico utilizado nas suas relações pessoais, uma variedade marcada por episódios de desvio das regras de concordância, por exemplo, ao lado de construções em perfeito acordo com as regras de gramática. Em relação à variedade culta, no entanto, mostraram-se desinteressados, desanimados, descrentes de sua capacidade de dominar recursos para utilizá-la com eficiência. A pesquisa constatou também a presença do prestígio encoberto, noção proposta por Labov (1972) para explicar o desejo do falante de manter sua identidade no interior de seu grupo social. Nesse caso, os alunos rejeitam adotar a variedade proposta pela escola se, para isso, a condição for o abandono de seu vernáculo. Interessante constatar que esse fenômeno está presente tanto nos falantes da zona rural quanto nos da zona urbana, sejam eles provenientes de meios socioeconômicos mais abastados ou menos. Uma terceira constatação: há evidências da correlação entre as crenças dos professores sobre o que sejam língua, linguagem, variação e aprendizagem linguística e as crenças e atitudes dos alunos sobre sua própria variedade dialetal.

5 Tendo isso em vista, podemos concluir que é preciso construir caminhos para que uma educação linguística seja efetivada na escola de tal modo que propicie a todos os alunos o acesso à variedade culta da língua sem que isso implique na necessidade de abandonar sua variedade vernacular. A partir dessa constatação, desenvolvemos um projeto de pesquisa em salas de aula de uma escola pública do município de Juiz de Fora (MG), procurando investigar mais de perto essa problemática. 2.1 A pesquisa-ação Segundo orienta Bortoni-Ricardo (2008 p. 79), a vertente etnográfica de estudos sociolinguísticos educacionais propõe uma teoria da aprendizagem baseada na interação verbal em sala de aula. Na nossa investigação, propusemo-nos justamente um trabalho diretamente com os alunos, de tal modo que pudéssemos, ao mesmo tempo, observar e atuar no processo de ensino/aprendizagem da variedade culta língua, procurando verificar a possibilidade de promover mudanças nas suas atitudes e crenças em relação a ela. Propusemos, assim, uma pesquisa de base etnográfica, sociolinguisticamente orientada. Enquadrando-se no parâmetro da pesquisa qualitativa interpretativista, a pesquisa-ação, segundo propuseram Kemmis & Mc Taggart (1988), se identifica por três características: é desenvolvida pelos próprios participantes envolvidos no processo, não por pesquisadores externos a ele; é colaborativa; propõe mudanças. Para esses autores, o principal objetivo desse tipo de pesquisa é mudar o sistema. Por isso, uma pesquisa que tenha só o objetivo de descrever e compreender o fenômeno não é pesquisa-ação. Essa interpretação está de acordo com Bortoni-Ricardo, que explica (2008, p. 42): [...] é tarefa da pesquisa qualitativa de sala de aula construir e aperfeiçoar teorias sobre a organização social e cognitiva da vida em sala de aula, que é o contexto por excelência para a aprendizagem dos educandos Em nossa pesquisa-ação, perguntamos: Até que ponto o distanciamento entre a variedade linguística do aluno e a que a escola lhe apresenta como a única legítima e recomendável pode afetar suas crenças em relação a sua competência de aprendizagem dessa variedade que lhe é estranha?; Em que momento do processo de aprendizagem escolar o aluno toma consciência dessa diferença?;

6 Quais os primeiros sinais indicadores desse fenômeno? Propusemos desenvolver estratégias pedagógicas que levem os alunos ao desenvolvimento de competências de uso da língua materna, sem alterar suas atitudes e crenças sobre seu próprio vernáculo, isto é, torná-los bidialetais e, desse modo, observar se os resultados apontam para as respostas que procuramos. O projeto propôs, então, um estudo longitudinal a se realizar durante dois anos letivos, a partir de 2009, tendo sido aprovado pelo programa FAPEMIG em novembro de De início, realizamos um trabalho piloto, nos meses de outubro/novembro de 2008, ação que é tema do presente trabalho. Sendo um de nossos objetivos investigar em que momento do processo de aprendizagem escolar as atitudes e as crenças dos alunos em relação a seu vernáculo começam a ser afetadas negativamente, decidimos trabalhar com alunos de dois diferentes momentos do processo, mas contíguos: uma turma de 5º e outra de 6º ano 2. Para nos integrarmos na rotina de sala de aula, obtivemos, da direção da escola e das professoras regentes, um horário semanal pré-determinado (cinquenta minutos, às quartas-feiras), momentos nos quais assumíamos inteiramente a direção da sala de aula. Condição básica de nosso estudo foi desenvolver, em ambas as turmas, o mesmo plano de aula, de modo que pudéssemos observar as eventuais diferenças nas atitudes e nas crenças dos alunos em relação ao que proporíamos. O dia da semana era o mesmo e as aulas, subsequentes, de modo a garantir o ineditismo das ações em ambas as salas. É necessário acrescentar que essa ação se realizou com a participação de quatro estudantes do curso de Letras da UFJF. Todas as sessões contavam com a presença de, pelo menos, dois deles como observadores, fazendo anotações de campo, que eram, posteriormente, analisadas pela equipe. Houve momentos em que havia troca de posição, sendo algumas sessões desenvolvidas por um dos observadores, passando o pesquisador a observador. A posição de observadores, no entanto, não impedia que, em determinados momentos do desenvolvimento das ações, colaborassem na organização das atividades, o que propiciou a criação de vínculos afetivos que muito beneficiaram a 2 Utilizamos aqui a nomenclatura vigente, que considera o ensino fundamental de nove anos.

7 realização desta pesquisa, já que todos eles acabaram se integrando aos dois grupos de alunos e professores. 2.2 Ação e resultados Conforme anteriormente anunciado, nossa proposta de ação está centrada nos parâmetros da Sociolinguística Educacional. Segundo advoga ela, uma educação linguística bem orientada e sistemática é condição imprescindível na formação do aluno competente no uso das variedades prestigiadas de sua língua materna. Abaixo, selecionamos alguns itens e resultados da ação desenvolvida que nos possibilitaram algumas conclusões Sobre a consciência da legitimidade das variedades dialetais Nossa ação se iniciou, então, com uma entrevista semi-estruturada da qual participaram todos os alunos. O tema, a língua que falamos, permitiu-nos construir as seguintes categorias para análise: Categorias de análise Alunos do 5º ano Alunos do 6º ano Consciência do falante sobre a identidade de sua língua. Consciência da existência de outras línguas. Consciência sobre a existência de dialetos do português brasileiro e da presença de falantes de outras línguas no Brasil. Crenças positivas do falante em relação à sua própria competência de uso da língua. Utilidade da disciplina Português na escola. Existente na totalidade dos alunos. Existente na totalidade dos alunos. Desconhecimento da existência das línguas indígenas no Brasil. Existente na totalidade dos alunos. Para aprenderem o que é diferente e a escrever. Idem. Idem Idem Pouco existente. Consideram que não falam corretamente a língua portuguesa. Para aprenderem a falar e a escrever direito.

8 Quadro 1: Categorias de análise de crenças dos alunos de 5º e 6º anos sobre sua competência de falantes da língua materna. A análise do quadro acima nos leva a identificar, já no intervalo de um ano letivo que medeia a vida escolar dos alunos do 5º e do 6º anos, diferença alarmante no que diz respeito à construção de suas crenças sobre sua competência como falantes nativos da língua portuguesa. Enquanto os alunos do 5ª ano ainda se conservam autoconfiantes, competentes usuários de seu idioma pátrio, os do 6º já revelam abalado seu sistema de crenças positivas nesse sentido. Essa diferença se pôde perceber nitidamente nas notas de campo do pesquisador-aluno da Universidade, relativamente ao 5º ano: Conclusão: Parece que, no 5º ano, os alunos não se sentem tão pressionados e preconceituosos quanto ao uso de uma variante não culta. Muito significativos foram também os resultados dessa primeira ação que, como todas as outras, para se manter dentro dos parâmetros da pesquisa-ação, propôs promover mudanças. Sobre isso também se lê numa das notas de campo referindo-se à ação na sala do 5º ano: É importante mencionar que um dos alunos da turma, o Geraldo 3, utiliza a variante rural e alguns colegas mencionaram o jeito dele falar. No final da aula, ele falou para uma das colegas que esta pesquisadora falava carioca. A colega o corrigiu dizendo: - Ela fala português, mas o jeito dela falar é carioca. Ele respondeu que era isso que ele queria dizer. Essa pequena conversa deixa entrever um efeito positivo da interação acontecida naquela aula, tendo em vista a variedade rural utilizada pelo Geraldo. Percebe-se que uma orientação sociolinguística já começa a construir uma crença positiva em relação à diversidade dialetal, o que poderá, se sustentado por uma educação linguística consistente, por um lado, fortalecer esse pequeno falante contra as pressões do preconceito linguístico; por outro, quem sabe, contribuir para a desconstrução desse preconceito. 3 Os nomes utilizados aqui e nas citações subsequentes são fictícios.

9 2.2.2 Sobre o conhecimento/reconhecimento de variantes dialetais nas dimensões de sexo, idade e cortesia Para o trabalho com variantes dialetais nas dimensões de sexo, idade e cortesia, os alunos procuraram reconhecer a identidade dos falantes de diferentes enunciados, bem como identificar os modalizadores disponíveis no seu repertório linguístico e ampliá-los, tendo em vista o desenvolvimento de competências. O quadro abaixo ilustra esses resultados. Categorias de análise Alunos do 5º ano Alunos do 6º ano Presença de 88,8% 95,8% reconhecimento das variantes de sexo e idade. Ausência de 35% 33% recursos para variantes de polidez. Quadro 2 Categoria de análise para identificação do reconhecimento dos alunos de variantes de sexo, idade e polidez. Com relação às categorias acima descritas, verificou-se que, se por um lado, os alunos reconhecem muito bem variantes de sexo e idade, a ponto de identificarem o enunciador de pequenas falas, por outro, no que se refere à dimensão de polidez, dispõem de poucos recursos. Nenhum deles, por exemplo, está familiarizado com a expressão por obséquio, manifestando mesmo estranhamento em relação a ela. Curiosa foi a dificuldade de todos eles de transformarem em polida a expressão Desembucha logo! Muitos deles apenas acrescentaram, ao final do enunciado, a expressão por favor, do que resultou Desembucha logo, por favor. Na direção oposta, entretanto, quando solicitados a adequarem a fala polida de uma mulher que acabara de ser assaltada à situação de estresse e revolta em que se encontrava (Na frase-estímulo, ela dizia: Por favor, senhor ladrão, queira fazer o obséquio de devolver minha bolsa!) todos eles o fizeram muito bem. Pensamos que esse pode ser um indício interessante de diferenças culturais, já que, na sociedade de cultura escolar letrada, são mais comumente utilizados os recursos de salvar a face. Nas notas de campo, encontramos o seguinte comentário:

10 Em relação à questão três, podemos dizer que os alunos captaram a intenção do exercício e a situação colocada em questão. Assim sendo, adequaram a fala da mulher que pedia ajuda. Ressalto a facilidade dos alunos para tornarem a fala cordial em menos cordial, mas a dificuldade de realizar o contrário, principalmente por não terem tantos recursos. Visto por outro olhar, em outra nota de campo: Parece-nos que as crianças do sexto ano reconhecem a existência da variação linguística, e aqui foco na adequabilidade, na cortesia, mas não a usam em seu dia a dia. É como se os padrões fossem outros: o que eles usam como mais educado é diferente do que imaginamos. De qualquer modo, concluímos, relativamente a essa categoria, a necessidade de ampliar competências dos alunos em ambas as séries, principalmente no que se refere aos modalizadores de todos os tipos. Atividades nesse sentido foram oferecidas nas sessões subsequentes, sempre procurando preservar o reconhecimento da legitimidade dos diferentes padrões culturais e linguísticos, mas apontando para a vantagem da ampliação de competências. Antes de encerrar essa seção, transcrevemos dois trechos de nota de campo referentes ao 5º e ao 6º anos respectivamente, apontando, para o contraponto que já se havia percebido entre as duas salas pesquisadas: Em relação a essa turma [5º ano], podemos dizer que ainda não desmereceram, nem deixaram de acreditar no poder da adequação e apresentam muita vontade de aprender a se adequar. E mais à frente, nas notas do 6º ano: Percebemos que a turma em questão não acredita mais na força da educação, da polidez, dos recursos de adequação da fala do falante. Percebemos que, de tão marcados pela escola e pela vida, já não veem mais a adequação linguística como recurso relevante. 2. CONCLUSÕES A efetivação dessa parte da pesquisa que ora apresentamos permitiu-nos algumas conclusões parciais, apontando para a importância da continuação deste trabalho. a) Os alunos da sala de 5º ano em que se desenvolveram as sessões da pesquisa-ação mostraram-se seguros de sua competência linguística, mesmo havendo entre eles um falante da variedade rural; em contraposição, os alunos do 6º ano já declaram que

11 falam errado e que a disciplina Português na escola serve para ensiná-los a falar direito, sugerindo a presença da pressão escolar na construção do preconceito linguístico. b) É possível que esse momento em que se dá a passagem do segundo para o terceiro segmento do ensino fundamental no Brasil, com as alterações na rotina escolar seja, por razões que devem ainda ser investigadas, aquele em que se inicia, no aluno, o processo de construção de crenças negativas sobre sua variedade vernacular. c) Quanto aos primeiros sinais indicadores desse fenômeno, acreditamos tê-los entrevisto na expressão espontânea dos alunos sobre suas crenças em relação à sua representação como falantes competentes/incompetentes da língua portuguesa. d) As estratégias pedagógicas propostas aos alunos, segundo os princípios da Sociolinguística, de acordo com os quais a língua é heterogênea e, portanto, todas as variantes são legítimas, tiveram, ao que tudo indica, efeito positivo, tanto nos alunos do 5º ano quanto nos do 6º, sugerindo, que a vertente etnográfica dos estudos sociolinguísticos fornece parâmetros adequados para o trabalho escolar com a língua materna. A continuação da pesquisa, obviamente, fornecerá subsídios mais seguros para essa conclusão. e) Os dados da pesquisa sugerem também que é possível desenvolver, na escola, estratégias pedagógicas para a educação linguística dos alunos, familiarizando-os com a variedade culta da língua, sem que isso implique na desqualificação da cultura vivenciada em seu meio social, ainda que diferente da cultura escolar letrada. Desse modo, seria possível praticar na escola o bidialetalismo, segundo sugerem os especialistas da sociolinguística educacional (BORTONI-RICARDO, 1992). Essas conclusões levam-nos a ressaltar a importância de se praticar, na escola, uma pedagogia culturalmente sensível, que parta das experiências culturais e linguísticas dos alunos, preservandoas, ao mesmo tempo em que os capacita a monitorarem seu estilo, adequando-o às condições de produção. Acreditamos que, dessa forma, o contato dos alunos com o trabalho formal com sua língua materna, que acontece na escola, deixará de ser uma experiência dolorosa e desanimadora. Esta afirmação não se aplica apenas aos alunos das escolas públicas, provenientes, em geral, de comunidades de falantes de variedades linguísticas menos prestigiadas socialmente. Também os alunos que pertencem a grupos sociais usuários de dialetos que mais se aproximam da variedade

12 culta sofrem preconceito, quando são avaliados em sua fala espontânea, naturalmente caracterizada por um léxico particular e uma sintaxe não totalmente casada com as normas escolares tradicionais. Também nesse caso, há que se utilizar uma pedagogia culturalmente sensível que reconheça a legitimidade desse uso espontâneo da língua, tanto na modalidade oral quanto na escrita. Somente a partir daí fará sentido o processo de expansão de competência, levando o aluno a ser capaz de transitar pelo contínuo de variações, compreendendo a especificidade dos usos orais e escritos, dos estilos mais ou menos monitorados e das variedades rural/rurbana/urbana, segundo já ficou esclarecido nos estudos da Sociolinguística relativos ao português do Brasil (BORTONI- RICARDO, 2004, 2005). Consideramos que a educação bidialetal, garantindo a autonomia do sujeito como falante de sua língua materna, opera também o reconhecimento das diferentes culturas de letramento que enriquecem a comunidade escolar. É função da escola, como esclarece Rojo (2009, p. 52), [...] estabelecer a relação, a permeabilidade entre as culturas e letramentos locais/globais dos alunos e a cultura valorizada que nela circula ou pode vir a circular. Esse talvez seja, inclusive, um caminho para a superação do insucesso escolar e da exclusão social. Acreditamos ainda que preservar, na consciência do aluno, a legitimidade dos usos linguísticos de sua comunidade familiar, social, de grupo, lhe garante também a possibilidade de sua realização não como um ser isolado, mas como sujeito pleno, integrado em valores ideológicos que podem não ser os da escola, mas devem ser respeitados. Se a palavra, como diz Bakhtin (1979, p. 17), veicula, de maneira privilegiada, a ideologia, na qual se refletem as transformações sociais, ela serve como indicador das mudanças. A língua, expressando, portanto, as lutas sociais tem que ser tratada como expressão legítima dos sujeitos. Esse parece ser o sentido do que diz SILVA (2008, p. 63): A linguagem, na concepção bakhtiniana, é plural. Tal característica da linguagem ser plural descarta qualquer possibilidade de hegemonia de uma linguagem única, poderosa, dona da verdade, em detrimento de outras variedades. Ela rejeita o engessamento do pensamento e, consequentemente, da linguagem e da língua cujo centro de gravidade não reside na conformidade de uma norma ou subjetividade. Ao iniciarmos este artigo, indicamos outro título possível para ele: A linguagem na escola: como vencer esse obstáculo? Acreditamos que a perspectiva sociolinguística no tratamento escolar da língua materna possa contribuir para que o trabalho com a linguagem deixe de ser uma

13 obrigação dolorosa e pouco rentável, transformando-se numa aventura desafiadora e extremamente produtiva. REFERÊNCIAS BAGNO, Marcos. Português ou brasileiro? : um convite à pesquisa São Paulo : Parábola, Preconceito linguístico. São Paulo : Loyola, BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHINOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação bidialetal: O que é? É possível? Revista Internacional de Língua Portuguesa, n.7, p , jul Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola, Nós cheguemu na escola, e agora? São Paulo: Parábola, O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, (A primeira edição é de 1930). CYRANKA, Lúcia Furtado de Mendonça. Atitudes linguísticas de alunos de escolas públicas de Juiz de Fora-MG Tese (Doutorado em Linguística)_Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, Niterói, Orientadora: Cláudia Roncarati. FRANCHI, Eglê. Redação na escola: E as crianças eram difíceis. São Paulo: Martins Fontes, GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, KEMMIS, S.; MC TAGGART, R. (Eds.). The Action Research Planner. Melbourne: Deakin University, LABOV, William. Language in the inner city. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, Estágios na aquisição do inglês standard. Trad. Luiza Leite Bruno Lobo. In: FONSECA, Maria STELLA. V.; NEVES, Moema F. (Org.). Sociolinguística. Rio de Janeiro, Eldorado, p LEITE, Yonne; CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Zahar, MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, MOLLICA, Maria Cecília. Influência da fala na alfabetização. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.

14 . Fala, letramento e inclusão social. São Paulo: Contexto, PRETI, Dino. A propósito do conceito de discurso urbano oral culto: a língua e as transformações sociais. In:. (Org.). O discurso oral culto. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, p ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, SILVA, Vanessa Souza da. A proposta curricular para o ensino de língua portuguesa no Estado do Rio de Janeiro do início do século XXI: uma orquestra de vozes. Dissertação (Mestrado em Educação)_ Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Niterói, Orientadora: Maria Cecília Goulart. SOARES, Magda Becker. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 7. ed. São Paulo: Ática, STUBBS, Michael. A língua na educação. In: BAGNO, Marcos; STUBBS, Michael; GAGNÉ, Gilles. Língua materna: letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2002.

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA A SOCIOLINGUÍSTICA COMO ATIVIDADE NO CURRICULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL Lucia Furtado de Mendonça Cyranka (UFJF) lucia.cyranka@uol.com.br Lívia Nascimento Arcanjo (UFJF) Simone Rodrigues Peron (UFJF)

Leia mais

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010. Resenha OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010. Leticia Macedo Kaeser * leletrasufjf@gmail.com * Aluna

Leia mais

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLAR (CRECHE), EM TERESINA.

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLAR (CRECHE), EM TERESINA. VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLAR (CRECHE), EM TERESINA. Maria de Fátima Silva Araújo (bolsista do PIBIC/ UFPI), Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa (Orientadora,

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Marina Muniz Nunes: É inegável que determinadas ações e posturas do professor, tal como

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Marília Lidiane Chaves da Costa Universidade Estadual da Paraíba marilialidiane@gmail.com Introdução

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar:

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar: A Educação Bilíngüe Proposta de educação na qual o bilingüismo atua como possibilidade de integração do indivíduo ao meio sociocultural a que naturalmente pertence.(eulália Fernandes) 1 A Educação Bilíngüe»

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

111 ENSINO FUNDAMENTAL

111 ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO FUNDAMENTAL 111 A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NO MUNICÍPIO 112 O Sistema Público Municipal de Ensino de Viana, acompanhando as mudanças educacionais de ordem político-pedagógica

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

Prezados futuros psicólogos,

Prezados futuros psicólogos, Prezados futuros psicólogos, Na disciplina Processo de Mediação já caracterizamos o que é um processo de mediação, sua função social e os benefícios decorrentes desse tipo de trabalho em contextos em que

Leia mais

Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos.

Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos. Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos. Daiane Pacheco-USC pedagogia - daiaspacheco@gmail.com; Carla Viviana-USC pedagogia- vivianamaximino@hotmail.com; Kelly Rios-USC

Leia mais

Entrevista com Heloísa Lück

Entrevista com Heloísa Lück Entrevista com Heloísa Lück Heloísa Lück é doutora em Educação pela Columbia University em Nova York e tem pós-doutorado em Pesquisa e Ensino Superior pela George Washington D.C. É diretora educacional

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Revista Eletrônica de Educação de Alagoas - REDUC ISSN 2317-1170 V. 01, N. 02 (2013) A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Patrícia

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Filosofia da Educação 60 horas Metodologia Científica 60 horas Iniciação à Leitura e Produção de Textos Acadêmicos 60 horas Introdução à filosofia e

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

DISCURSOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO DENTRO DO CONTEXTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCURSOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO DENTRO DO CONTEXTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA 1 DISCURSOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO DENTRO DO CONTEXTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA Lilian Simone Leal Machado URZEDO 1, Rosely Ribeiro LIMA 2 (UFG/CAJ) lilianmachadoinove@hotmail.com

Leia mais

O professor faz diferença?

O professor faz diferença? Artigo publicado no Correio do Estado em 24/07/09 Campo Grande - MS A pedagogia faz diferença. Esta é a tese que será defendida no Seminário Internacional promovido pela Secretaria Estadual de Educação

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS SURDOS: AS MARCAS DA INTERLÍNGUA MARTINS, Tânia Aparecida 1 PINHEIRO, Valdenir de Souza 2 NOME DO GT: Educação

Leia mais

Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online

Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online Neide Santos neide@ime.uerj.br 2º Seminário de Pesquisa em EAD Experiências e reflexões sobre as relações entre o ensino presencial e a distância

Leia mais

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3.

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3. TRADUÇÃO E INTÉRPRETAÇÃO DE LIBRAS EM PROCESSOS SELETIVOS: O CASO DA UEPA. 1 ANDRÉ LUIZ SILVA DANTAS 2 Resumo: A proposta deste artigo é, de maneira inicial e exploratória, discutir como a tradução/interpretação

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Chrystian Fernando Araújo BORGES - IME/UFG cborges@mat.grad.ufg.br; Wellington Lima CEDRO - IME/UFG

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin 1 Marina Kataoka Barros 2 Resumo Por meio desta comunicação, desejamos refletir sobre

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS Adailton Almeida Barros - adailton.almeida.barros@gmail.com (UNESPAR/FECILCAM) PIBID Subprojeto/Língua Inglesa

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS 1ª FASE LLE 931 Introdução aos Estudos da Linguagem Total h/a Introdução aos conceitos de língua e língua(gem); características da língua(gem) humana; a complexidade da língua(gem)

Leia mais

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Gisllayne Rufino Souza* UFPB gisllayne.souza@gmail.com Profa. Dra. Marlene Helena de Oliveira França UFPB/Centro de Educação/Núcleo de Cidadania e Direitos

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Profa. Me. Michele Costa CONVERSAREMOS SOBRE Formação de Professores Continuação do diálogo sobre o professor de educação infantil.

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

A ARTE NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE UMA PRAXE TRANSFORMADORA

A ARTE NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE UMA PRAXE TRANSFORMADORA A ARTE NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE UMA PRAXE TRANSFORMADORA Sumaya Mattar Moraes Mestranda na Área de Linguagem e Educação da FEUSP Esta pesquisa coloca em pauta

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DOS ENCARTES DE PREÇOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO.

AS CONTRIBUIÇÕES DOS ENCARTES DE PREÇOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO. AS CONTRIBUIÇÕES DOS ENCARTES DE PREÇOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: MIDS/Macaé E-mail:mzosilva@yahoo.com.br. RESUMO Na atualidade, é preciso que se crie novos métodos

Leia mais

O que fazer para transformar uma sala de aula numa comunidade de aprendizagem?

O que fazer para transformar uma sala de aula numa comunidade de aprendizagem? Rui Trindade Universidade do Porto Portugal trindade@fpce.up.pt I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA UNDIME/MG Belo Horizonte 11 de Abril de 2012 O que fazer para transformar uma sala de aula numa comunidade de

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenador Geral de Estágio: Prof. Ricardo Constante Martins

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 3, pág. 2451

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 3, pág. 2451 O PLURAL DAS PALAVRAS TERMINADAS EM -ÃO: MUDANÇA OU VARIAÇÃO ESTÁVEL? Miriam Cristina Almeida Severino (UFRJ) cristinasmiriams@yahoo.com.br Christina Abreu Gomes (UFRJ) christina-gomes@uol.com.br 1. Introdução

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás

Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás COSTA, Bianca Ribeiro Morais OLIVEIRA, Eliane Carolina de Universidade Federal de Goiás- UFG Programa de

Leia mais

O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES

O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES Aline Patrícia da Silva (Departamento de Letras - UFRN) Camila Maria Gomes (Departamento de Letras - UFRN) Orientadora: Profª Dra.

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

INVESTIGANDO REGULARIDADES DA MULTIPLICAÇÃO POR 99 A PARTIR DE UM PROBLEMA Ana Regina Zubiolo Rede Pública Estadual Paranaense zubieng@hotmail.

INVESTIGANDO REGULARIDADES DA MULTIPLICAÇÃO POR 99 A PARTIR DE UM PROBLEMA Ana Regina Zubiolo Rede Pública Estadual Paranaense zubieng@hotmail. INVESTIGANDO REGULARIDADES DA MULTIPLICAÇÃO POR 99 A PARTIR DE UM PROBLEMA Ana Regina Zubiolo Rede Pública Estadual Paranaense zubieng@hotmail.com Magna Natalia Marin Pires Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral

Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral Marcelo Cavasotto, Prof.ª Dra. Ruth Portanova (orientadora) Mestrado em Educação

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas Prezado(a) Professor(a) Este manual de orientações tem a finalidade de sugerir um

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A inclusão do surdo na escola: um jogo de fazde-conta? Adail Sobral (UCPEL)

A inclusão do surdo na escola: um jogo de fazde-conta? Adail Sobral (UCPEL) A inclusão do surdo na escola: um jogo de fazde-conta? Adail Sobral (UCPEL) Por que um jogo de faz de conta? Pretendo defender que a existência de leis, decretos etc. voltados para promover a inclusão

Leia mais

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda.

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional Manual do Usuário Este documento é de autoria da PERSPECTIVA Consultores Associados

Leia mais

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA. AÇÕES DO PIBID/CAPES UFG (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL LYCEU DE GOIÂNIA Bolsistas: SILVA, Danila L.; VAZ, Paula R. de Sena.;

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

Comunicação e Cultura Fortaleza

Comunicação e Cultura Fortaleza Comunicação e Cultura Fortaleza Contexto Em Fortaleza, o projeto Mudando sua Escola, Mudando sua Comunidade, Melhorando o Mundo! trabalhou nas atividades de produção de jornais escolares com a participação

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

A Prática Educativa na EAD

A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD Experiências na tutoria em EAD Disciplina de Informática Educativa do curso de Pedagogia da Ufal nos pólos de Xingó, Viçosa e São José da Laje (2002-2004).

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais