Direito Constitucional. Microsoft Word EDITORA APROVAÇÃO. Informática 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Constitucional. Microsoft Word EDITORA APROVAÇÃO. Informática 1"

Transcrição

1 1 Informática 1 Microsoft Word Recuo deslocado Permite que no parágrafo selecionado apenas a partir da segunda linha seja deslocado para a direita, a uma dada distância da margem esquerda. Recuo à esquerda Move todo o conteúdo do parágrafo selecionado a uma dada distância da margem esquerda, desde que clicando na parte inferior do botão. Recuo à direita Move todo o conteúdo selecionado a uma dada distância a partir da margem direita. Barras de Rolagem Horizontal e Vertical Permite rolar a visualização da área de edição horizontalmente ou verticalmente, conforme barra selecionada. O Microsoft Word é um processador de textos no qual o usuário poderá confeccionar documentos, cartas, memorandos, trabalhar com mala direta e com tabelas. Também fornece documentos modelos, como petições, memorandos, cartas, relatórios, teses, catálogos, boletins informativos, manuais, folhetos, calendários, páginas da Web, cronogramas, agendas, currículos, pedidos de compra e faturas. BARRA DE STATUS Permite a visualização de dados referente ao arquivo em edição, como quantidade de páginas, seção atual, página atual etc. GRA Gravação de Macros ALT-Alterações Controladas EXT - Estender Seleção (F8) SE - Sobrescrever / Inserir Para ativar esses recursos basta aplicar duplo clique sobre qualquer um desses botões. ÁREA DE TRABALHO DO WORD A área de trabalho do Word, além das barras de ferramentas, menus e botões é composta pelas réguas horizontal e vertical, área de edição, barras de rolagem, botões de modo de exibição e estrutura etc. Réguas Expressa as medidas, na horizontal e vertical, do documento em edição. Permite a alteração de recuos, manualmente. Recuo da primeira linha Esta opção desloca somente a primeira linha a uma dada distância da margem esquerda. Setas de Rolagem As setas das extremidades avançam ou retornam uma página. O botão ao centro, procura nota de rodapé, nota de fim etc. A PÁGINA DO WORD A página do Word é composta por: Corpo do Texto área reservada à digitação do texto do documento. Cabeçalho localizada na parte superior da página, é uma área reservada para textos que serão repetidos em todas as páginas do documento, como logotipos de empresas etc. Rodapé localizada na parte inferior da página, é uma área com finalidade idêntica à anterior, usada geralmente para endereços etc. MARGENS As margens da página são o espaço em branco em volta das bordas da página. Usada, geralmente, para inserção de textos e elementos gráficos na área imprimível dentro das margens. No entanto, você pode posicionar alguns itens nas margens por exemplo, cabeçalhos, rodapés e números da página. O Word oferece várias opções de margens da página, como usar as margens da página padrão ou especificar suas próprias margens. Trabalhando com as Margens Margem Direita é a distância do texto à borda direita do papel.

2 2 Direito Informática Constitucional Margem Esquerda é a distância do texto à borda esquerda do papel. Margem Superior é a distância do texto à borda superior do papel. Margem Inferior é a distância do texto à borda inferior do papel. Margem Cabeçalho é a distância do texto que compõe o cabeçalho à borda superior do papel. Margem Rodapé é a distância do texto que compõe o rodapé à borda inferior do papel. Medianiz São margens adicionais para encadernação, ou seja, espaço extra à margem lateral ou superior de um documento que você planeja encadernar. A margem de medianiz garante que o texto não seja obscurecido pela encadernação. Margens espelho Utilizado para configuração de documentos que contêm páginas opostas, ou seja, documentos com frente e verso, como livros, apostilas etc. Nesse caso, as margens da página esquerda são uma imagem espelho das margens da página direita (isto é, as margens internas, assim como as margens externas, têm a mesma largura). ALINHAMENTO Alinhar um texto é a forma como irá ficar em relação às margens direita, esquerda ou ainda em relação à um objeto. Existem vários tipos de alinhamentos: Alinhamento à Esquerda o texto fica alinhado em relação à margem esquerda e desalinhado em relação à margem direita. Alinhamento à Direita o texto fica alinhado em relação à margem direita e desealinhado em relação à margem esquerda. Alinhamento Justificado o texto fica alinhado em relação às duas margens anteriores. SEÇÃO Permite que o documento em edição seja dividido em partes independentes, ou seja, cada divisão (seção) poderá conter número de colunas, cabeçalhos, rodapés diferentes. (Seção: parte de um documento em que você define determinadas opções de formatação de página. Você cria uma nova seção quando deseja alterar propriedades como numeração de linha, número de colunas ou cabeçalhos e rodapés.) Você pode usar para variar o layout de um documento em uma página ou entre páginas. 1- Seção formatada como uma única coluna 2- Seção formatada como duas colunas Basta inserir quebras de seção(quebra de seção: uma marca que você insere para mostrar o final de uma seção. A quebra de seção armazena os elementos de formatação da seção, como margens, orientação da página, cabeçalhos e rodapés e seqüência de números de página.) para dividir o documento em seções e, depois, formatar cada seção da maneira desejada. Por exemplo, formate uma seção como uma única coluna para a introdução de um relatório e, depois, formate a seção seguinte como duas colunas para o corpo do texto do relatório. Tipos de quebras de seção que você pode inserir Os exemplos a seguir mostram os tipos de quebras de seção que você pode inserir. (Em cada ilustração, a linha pontilhada dupla representa uma quebra de seção.) Próxima página insere uma quebra de seção e começa a nova seção na próxima página. Alinhamento Centralizado o texto fica centralizado em relação às margens anteriores.

3 Informática 3 Contínua insere uma quebra de seção e começa a nova seção na mesma página. AUTO-SALVAMENTO É o salvamento automático do documento em dição. No Word podemos definir o tempo para o auto-salvamento, evitando assim, perda de documento em caso de falta de energia ou desligamento acidental. BARRAS DE FERRAMENTAS Páginas ímpares ou Páginas pares insere uma quebra de seção e começa a nova seção na próxima página de número ímpar ou de número par. Ferramentas Padrão Cria um novo documento, baseado numa folha em branco ou modelo existente. Abre documento existente. MACRO Permite a criação de um aplicativo para a automatização de tarefas específicas dentro de um documento em edição. Uma macro é uma seqüência de comandos e instruções do Word que você agrupa como um único comando para executar uma tarefa automaticamente. Algumas utilizações típicas das macros são: Acelerar as tarefas rotineiras de edição ou formatação. Para combinar vários comandos; por exemplo, inserir uma tabela com bordas e tamanho específico, e com um determinado número de linhas e colunas. Tornar uma opção de caixa de diálogo mais acessível. Automatizar uma seqüência complexa de tarefas. O Word oferece duas maneiras de criar uma macro: a gravação de macro e o Editor do Visual Basic (programa específico). MALA DIRETA Permite a criação de documentos iguais para serem enviados a destinatários distintos. Com uma mala direta poderão ser criadas cartas modelo, etiquetas para correspondência, envelopes, diretórios, e distribuições feitas por fax. Salva o documento em execução. Envia o documento ativo como mensagem de correio eletrônico. unidades. Imprime documento automaticamente. Abre o modo visualização de impressão. Executa a verificação ortográfica e gramatical. Realiza pesquisa de texto em pastas e Juntamente ao comando colar, move um texto ou gráfico selecionado para um local especificado.

4 4 Informática Direito Constitucional Copia um texto ou objeto selecionado. Muda o percentual de visualização do documento. Cola o conteúdo anteriormente copiado ou recortado para local especificado. etiquetas). Permite criar mala direta (envelopes e Copia o estilo de formação. Desfazer as últimas ações. páginas. Localizar e/ou substituir palavras ou Ferramentas Formação Refazer as últimas ações desfeitas. Criar e definir estilos. Insere um hyperlink, permitindo redirecionar uma página da internet, pasta etc. Muda estilo de fonte. Muda tamanho da fonte. Desenhar tabelas manualmente. Coloca a palavra, texto ou letra selecionada em negrito. Inserir (criar) tabelas sem formatação. Inserir planilhas do Excel. Coloca a palavra, texto ou letra selecionada em italic. Alterar a quantidade e largura das colunas. Coloca a palavra, texto ou letra selecionada sublinhada. Exibir e ocultar a barra de desenho. Alinha texto à esquerda. Exibir e ocultar a estrutura do documento. Mostra caracteres não imprimíveis. Alinha texto à direita. Centraliza o texto.

5 Informática 5 Justifica texto, ou seja, alinha-o à direita e à esquerda. Remove linhas, mesclando* células adjacentes. *mesclar remover as linhas delimitadoras das células adjacentes. Espaçamento entre linhas. tabela. Modifica o estilo das linhas da Insere marcador com numeração automática. da tabela. Modifica a espessura das linhas Insere diversos tipos de marcadores. Muda a cor das linhas de uma tabela. Diminui recuo do parágrafo. Define bordas externas e internas. Aumenta recuo do parágrafo. Modifica o sombreamento (cor de fundo) da(s) célula(s) selecionada. Ferramenta realce, define um destaque para o texto ou área selecionada, como a cor do plano de fundo. Mescla células. Muda a cor da fonte. Divide uma célula selecionada numa quantidade pré-determinada. Coloca texto selecionado em sobrescrito e subscrito, respectivamente. Ferramentas Tabelas e Bordas Permite desenhar uma tabela, definindo manualmente tamanho e largura das colunas. Permite criar tabela com a definição de largura e altura das linhas e colunas. Caixa de alinhamento de texto na tabela. Superior: esquerda, centro e direita. Horizontal: esquerda, centro e direita. Inferior: esquerda, centro e direita. Distribui as linhas uniformemente, ou seja, mesma altura.

6 6 Informática Direito Constitucional Distribui as linhas uniformemente, ou seja, mesma largura. CTRL+S Sublinhar. CTRL+SHIFT+F Alterar a fonte. CTRL+SHIFT+P Alterar tamanho da fonte. CTRL+SHIFT+> Aumentar tamanho da fonte. TECLAS DE MOVIMENTAÇÃO Auto-formatação da tabela, permite escolher um formato de tabela existente. Altera a direção de um texto na célula. Classifica as células selecionadas em ordem crescente. Classifica as células selecionadas em ordem decrescente. Calcula e exibe a soma das células com valores, devendo o cursor permanecer uma célula abaixo ou uma célula à direita dos números a serem somados. TECLAS DE ATALHO CTRL+O Novo arquivo. CTRL+A Abrir arquivo. CTRL+B Salvar arquivo. CTRL+P Abre caixa de diálogo impressão. CTRL+Z Desfazer últimas ações. CTRL+R Refazer últimas ações. CTRL+X Recortar. CTRL+C Copiar. CTRL+V Colar. CTRL+T Selecionar todo texto. CTRL+L Localizar palavra, frase etc. CTRL+U Substituir palavra, frase etc. CTRL+Y Ir para página determinada. ALT+CTRL+N Modo visualização normal. ALT+CTRL+P Modo visualização layout de página. ALT+CTRL+O Modo visualização estrutura de tópicos. CTRL+K Criar hyperlink. CTRL+N Negrito. CTRL+I Itálico. - Desloca cursor um caractere à direita. Ctrl + - Desloca cursor para o início da próxima palavra. Shift + - Seleciona um caractere à direita Shift + - Seleciona um caractere à esquerda Ctrl + Shift + - Seleciona uma palavra à direita Ctrl + Shift + - Seleciona uma palavra à esquerda Home Desloca o cursor para o início da linha. End - Desloca o cursor para o fim da linha. Shift + Home - Seleciona de onde estiver o curso até o início da linha. Shift + End Seleciona de onde estiver o cursor até o fim da linha. Ctrl + End Desloca o cursor para o fim do documento. Neste caso, o texto não será selecionado. Ctrl + Home- Desloca o cursor para o início do documento. Neste caso, o texto não será selecionado. Shift + Ctrl + Home Seleciona de onde estiver o cursor até o inicio do documento. Shift + Ctrl + End Seleciona de onde estiver o cursor até o fim do documento. Del Apaga um caractere à direita. Backspace Apaga um caractere à esquerda. Ctrl + Del Apaga uma palavra à direita. Ctrl + Backspace Apaga uma palavra à esquerda. SELEÇÃO ATRAVÉS DO MOUSE Através do mouse podemos realizar diversos tipos de seleção, como selecionar objetos, desenhos, e ainda selecionar textos, palavras ou letras. Um clique sobre uma palavra Deixa o cursor sobre a palavra, porém, não seleciona. Duplo clique sobre uma palavra Seleciona uma palavra. Triplo clique sobre uma palavra Seleciona o parágrafo que contém a palavra que recebeu o triplo clique. Uma linha de texto - Mova o ponteiro para a esquerda da linha até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique.

7 Informática 7 Uma frase - Mantenha pressionada a tecla CTRL e clique em qualquer lugar da frase. Um parágrafo - Mova o ponteiro para a esquerda do parágrafo até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique duas vezes. Você também pode clicar três vezes em qualquer lugar do parágrafo. Um bloco de texto grande - Clique no início da seleção, role até o fim da seção, mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique. Um documento inteiro - Mova o ponteiro para a esquerda de qualquer texto do documento até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique três vezes. ESTUDANDO OS MENUS Menu arquivo Novo Cria novos documentos em branco ou baseado em modelos do próprio Word. Abrir Abre documentos existentes, bem como exclui, remove para outra pasta etc. Fechar Fecha o documento ativo. Salvar Salva o documento ativo. Salvar Como Salva o documento ativo com outro nome ou tipo, bem como local distinto. Salvar como página da Web Salva o documento ativo como a extensão (.HTML), ou seja, como página da Internet. Permite ainda mudar o nome do título da página e especificar local onde a mesma será salva. Versões Permite salvar várias versões de um documento em um único arquivo. Com isso, você poderá retornar e revisar, abrir, imprimir e excluir versões anteriores. Visualização de página da Web Visualiza o documento ativo como uma página da Internet, no navegador* padrão. Configurar página Permite a definição do tamanho do papel a ser utilizado, margens, impressora, tipo de papel, disposição do mesmo etc. Visualizar impressão Permite visualização prévia do documento exatamente como será impresso. Imprimir Permite a impressão de todo o documento em execução, parte de texto selecionado, páginas selecionadas etc. Enviar para Envia o documento ativo a vários destinatários, como: Destinatário do cria uma mensagem de correio eletrônico com o documento ativo, permitindo seu envio. Destinatário do (para revisão) envia o documento ativo, permitindo alteração e inserção de comentários. Destinatário do (como anexo) envia o documento ativo como anexo de uma mensagem de correio eletrônico. Destinatário da circulação permite a escolha de novo perfil de mensagem. Pasta do Exchange envia o documento em execução para uma pasta do programa Exchange. Participante de reunião on-line quando utilizado conjuntamente ao Microsoft Netmeeting permite a participação de reuniões em tempo real, utilizando o documento ativo como pauta de debate. Destinatário do fax permite enviar o documento ativo como um fax. Propriedades Abre a caixa de diálogo com características específicas do arquivo em execução, permitindo a verificação do tipo de arquivo, tamanho, data de criação, data da última modificação; permite ainda a inserção de título, assunto, autor etc. Sair Fecha o arquivo ativo e sai do Word, permitindo o salvamento de arquivos que tenham sido modificados. Menu editar Desfazer digitação Desfaz última ação do operador. Refazer digitação Refaz as ações desfeitas. Recortar Remove o texto ou objeto selecionado, deixando na área de transferência. Copiar Copia um texto ou objeto selecionado para área de transferência. Área de transferência do Office Visualiza o conteúdo copiado ou recortado na área de transferência do Word. Colar Cola o conteúdo da área de transferência. Colar especial Cola da área de transferência com características específicas ou cria vínculo às informações do objeto. Colar como Hyperlink Insere o conteúdo da área de transferência como um hyperlink. Limpar Formatos - Permite limpar toda a formatação do texto selecionado aplicando a formatação padrão. Limpar Conteúdo Apaga todo o texto selecionado. Selecionar Tudo Seleciona todo o conteúdo do documento. Localizar Procura por uma palavra, um texto, caracteres especiais como notas de rodapé, notas de fim, no documento ativo. Substituir Permite Localizar e substituir palavras e formatações no documento ativo.

8 8 Informática Direito Constitucional Ir para Move o ponto de inserção para um local específico, como outra seção, página etc. Vínculos* Exibe e modifica os vínculos em um documento do Word. Vínculo*: Ligação com o local de origem ou programa do objeto selecionado. Editar figura Abre caixa de diálogo para edição da imagem ou figura com opções como tamanho, disposição etc. Menu exibir Normal Neste modo a visualização não é mostrada de forma real, omitindo, a disposição das colunas, cabeçalhos, rodapés etc. Layout da Web Visualiza a forma de exibição como página da Internet. Layout de impressão Visualiza a página com toda sua formatação, como imagens, cabeçalhos, rodapés, seções etc. Estrutura de tópicos Cria ou modifica uma estrutura do documento. Com isso, permite a exibição somente dos títulos, ocultar o texto, elevar e rebaixar a importância de um título etc. Painel de tarefas Mostra área de transferência do Word e últimas tarefas executadas. Barra de ferramentas Quando selecionadas, conforme ao lado, permite a exibição das barras de ferramentas, personaliza-as ou cria novas barras de ferramentas. Régua Exibe ou oculta a régua horizontal e vertical. Estrutura do documento Ativa ou desativa a estrutura do documento, possibilitando a procura rápida de um documento extenso ou on-line e controla a sua posição no documento ativo. Cabeçalho e rodapé Abre a área para inserção de cabeçalho ou rodapé, nela podendo acrescentar data, hora, nomes etc, podendo repetir-se por todo documento ativo ou parte dele. Marcação Faz ponto de marcação para inserção de comentários, alteração de revisores etc. Tela inteira Exibe o documento ativo em toda a tela do computador; oculta as ferramentas. Zoom Controla a visualização do documento ativo, ou seja, amplia ou reduz a visualização do texto, imagem etc. Menu inserir Quebra Insere quebra de página, seção e coluna, ou seja, transição entre páginas, entre seções, e entre colunas, respectivamente. Números de páginas Insere, formata e posiciona números de páginas no cabeçalho ou rodapé. Data e hora Insere a data e a hora constante do sistema em local determinado. AutoTexto Cria ou insere uma entrada de texto, como autor, data, hora etc. Campo Permite a inserção de um campo responsável por informações diversas e atuais. Símbolo Insere símbolos e caracteres especiais não disponíveis no teclado convencional. Comentário Insere um comentário como texto oculto, no documento ativo. Referência Possibilitando a criação de notas sobre um determinado tópico; criação de legendas para um objeto, imagem ou figura; referências cruzadas para aplicação de itens como rodapés, indicadores, ou seja, aplica os mesmos padrões na área selecionada; criação de índices remissivos, analíticos etc. Componente da Web Aplica efeitos para exibição na Internet. Figura Permite a inserção de imagens, figuras, sons, vídeos, bem como importá-los etc. Diagrama Insere diagramas no documento ativo. Caixa de texto Permite a criação de caixas para inserção de textos, imagens etc. Arquivo Permite a inserção de arquivos a partir da indicação do cursor. Objeto Permite a importação de tabela, gráficos, planilhas, desenhos etc. Indicador Cria indicadores para marcação de tópicos, frases etc. Hiperlink Cria um elemento gráfico ou texto sublinhado no qual clica-se para acessar outro arquivo, pasta etc. Menu formatar Fonte Permite a alteração do tipo de fonte, tamanho, efeitos como negrito, sublinhado, italico, cor, espaçamento entre caracteres etc. Parágrafo Permite a definição de formatos específicos, como espaçamento entre as linhas, distância do parágrafo à margem da página, espaçamento antes e depois do parágrafo, alinhamento de texto, quebra de linha ou de página etc. OBS: O espaçamento entre os caracteres é realizado por meio da opção fonte do menu formatar, porém, o espaçamento entre as linhas do texto, entre os parágrafos é realizado por meio da opção parágrafo também do menu formatar.

9 Informática 9 Controle de paginação Você pode controlar em que local o Microsoft Word inserirá quebras de página automáticas definindo opções de paginação. Manter as linhas de um parágrafo juntas em uma página ou em uma coluna 1. Selecione os parágrafos que contêm as linhas que você deseja manter juntas. 2. No menu Formatar, clique em Parágrafo e, em seguida, clique na guia Quebras de linha e de página. 3. Marque a caixa de seleção Manter linhas juntas. Manter os parágrafos juntos em uma página ou em uma coluna 1. Selecione os parágrafos que você deseja manter juntos em uma página. 2. No menu Formatar, clique em Parágrafo e, em seguida, clique na guia Quebras de linha e de página. 3. Marque a caixa de seleção Manter com o próximo. Sempre forçar uma quebra de página antes de um parágrafo 1. Selecione o parágrafo que você deseja que venha após a quebra de página. 2. No menu Formatar, clique em Parágrafo e, em seguida, clique na guia Quebras de linha e de página. Controlar linhas viúvas e órfãs 1. Selecione os parágrafos nos quais você deseja controlar linhas viúvas e órfãs. 2. No menu Formatar, clique em Parágrafo e, em seguida, clique na guia Quebras de linha e de página. 3. Marque a caixa de seleção Controle de linhas órfãs/viúvas. Obs. viúva e órfã: uma viúva é a última linha de um parágrafo impresso na parte superior de uma página. Uma órfã é a primeira linha de um parágrafo impresso na parte inferior de uma página. Essa opção está ativada por padrão. Inserir uma quebra de página manual 1. Clique no local em que você deseja iniciar uma nova página. 2. No menu Inserir, clique em Quebra. 3. Clique em Quebra de página. Marcadores e numeração Permite a criação de uma lista com marcadores ou numeração, a partir de uma seqüência de itens no texto ou de uma seqüência de células em uma tabela. Bordas e sombreamento Adiciona bordas e sombreamento a textos, parágrafos, páginas, células de tabela ou figuras selecionadas. Colunas Altera o número e espaçamento entre colunas de um documento ativo ou de uma seção. Tabulação Determina a distância entre os tabulamentos, ou seja, o espaço preenchido ou não, quando pressionamos a tecla TAB. Capitular Coloca a primeira letra de um parágrafo em destaque, podendo ocupar a altura de duas, três ou mais linhas. Direção do texto Exibe o texto de uma tabela, caixa de texto ou autoforma selecionado em direções determinadas, como verticalmente ou horizontalmente. Maiúsculas e minúsculas Altera os caracteres selecionados em minúsculas, minúsculas ou ainda maiúsculas e minúsculas. Plano de fundo Permite a alteração do plano de fundo, no modo layout da Web, podendo inserir imagens, cores etc. Temas Altera o plano de fundo no modo layout da Web, para imagens prédefinidas. Molduras Permite a inserção de uma moldura ao documento e a criação de índices analíticos, os quais facilitam a localização de tópicos no documento ativo. AutoFormatação Faz análise do documento e formata o texto com estilos existentes, automaticamente. Estilos e formatação Mostra os estilos existentes; permite criar e modificá-los, bem como altera as características de formatação de um documento ativo. Revelar formatação Mostra as características do texto selecionado, como tipo e tamanho de fonte utilizada, idioma, alinhamento e recuo. Objeto Permite a modificação das linhas, cores padrões de preenchimento, tamanho e posição dos objetos selecionados. Menu ferramentas Ortografia e gramática Faz a verificação ortográfica de textos que constem do dicionário do Word, apresentando sugestões para a alteração. Idioma Permite a definição do idioma que será utilizado para verificação ortográfica; faz consulta a dicionário do Word; faz tradução de palavras constantes do dicionário e permite a alteração da hifenização automática.

10 10 Informática Corrigir texto quebrado Identifica as letras cujas grafias são acrescidas dos sinais circunflexos, til e agudo, sendo necessária a escolha do idioma da correção. Contar palavras Faz a contagem do número de páginas, palavras, caracteres, parágrafos e linhas do documento. AutoResumo Faz uma análise do documento ativo, resumindo-o e selecionando as sentenças mais relevantes, como realçar pontos principais, número de palavras por sentença etc. Controlar alterações Permite que revisores de texto editem ou modifiquem um documento ativo ou por , indicando através de efeitos de realce o conteúdo inserido, removido ou modificado. Comparar e mesclar documentos Faz a comparação entre as alterações controladas, executadas em um documento ativo e outro a ser especificado, fornecendo dados sobre sua formatação, fonte, tamanho, e interligação entre títulos, subtítulos etc. Proteger documento Permite o uso de senha para proteção do documento contra alterações não autorizadas. Colaboração on-line Permite o compartilhamento de documentos do Word entre usuários da Internet, possibilitando a alteração do mesmo por pessoas conectadas em sites diferentes, em tempo real. Cartas e correspondências Permite que o usuário crie mala direta, ou seja, modelos comuns de cartas, etiquetas de endereçamento, s e catálogos, enviando-os para pessoas diversas. Ferramentas na Web Permite o acesso aos serviços eletrônicos disponíveis para o Word no site do Microsoft Office na Web. Exemplo, você pode procurar informações de contato nas ferramentas de catálogo na Web, adicionar essas informações ao Outlook com um clique no mouse e acessar uma ferramenta de postagem da Internet na Web para imprimir selos de envelopes. Outras ferramentas incluem fax pela Internet, modelos e clipart on-line e serviços de referência. Macro Permite a criação de um aplicativo para a automatização de tarefas específicas dentro de um documento do Word (Ver página 2). Modelos e suprimentos Anexa um modelo diferente ao documento ativo; carrega programas suplementares ou atualiza os estilos de um documento; carrega modelos adicionais como modelos globais para uso de definições de comandos personalizados, macros e entradas de AutoTexto. Opções de AutoCorreção Permite o uso de comandos que alteram letras, palavras, textos, uso acidental de teclas, automaticamente. Personalizar Permite a criação de novas barras de ferramentas, bem como sua personalização com inserção de botões adicionais e efeitos de animações dos menus. Opções Permite a alteração de características específicas e definitivas no Word, como ajustes em relação à impressão, salvamento de documento, visualização de barras de rolagem, animações etc. Menu tabela Desenhar tabela Permite a criação de tabelas, manualmente. Para tanto, acione o menu desenhar tabela, clique, segure e arraste o desenho formado na área desejada. Inserir Insere tabela com número de linhas e colunas prédefinidas, ou células com linhas e colunas selecionadas. Excluir Exclui linhas ou colunas de uma tabela, ou de uma célula. Selecionar Permite a seleção de células, linhas, colunas. Mesclar células Permite remover as linhas delimitadoras das células ou colunas, tornando-as uma única área. Dividir células Divide a(s) célula(s) selecionada(s) em quantidades determinadas e de menor comprimento ou largura. Dividir tabela Permite a divisão de uma tabela. Para tanto, selecione uma linha ou insira o cursor sobre a mesma, em seguida, clique em dividir tabela. AutoFormatação de tabela Permite a aplicação automática de formatos préexistentes e redimensionamento de uma tabela. AutoAjuste Faz o ajuste automático da largura das colunas e alturas das linhas, conforme texto, janela ou coluna. Repetir linhas de título Repetir um título de tabela em páginas subseqüentes. Ao trabalhar com uma tabela muito longa, é necessário dividi-la onde ocorrer uma quebra de página. Você poderá fazer ajustes na tabela para certificar-se de que as informações apareçam da maneira desejada quando ela ocupar muitas páginas. Os títulos repetidos da tabela são visíveis somente no modo de exibição de layout de impressão ou quando o documento é impresso. Selecione a linha ou as linhas de título. A seleção deve incluir a primeira linha da tabela.

11 Informática Converter Faz a conversão de texto em tabela e vice-versa. Classificar Organiza os dados de uma tabela em ordem crescente ou decrescente, a partir de uma coluna. Fórmula Permite a inserção de fórmulas para realização de cálculos de uma tabela. Mostrar/Ocultar linhas de grade Exibe ou oculta as linhas de grade em uma tabela Propriedades da tabela Com esta opção é possível definir o posicionamento da tabela, largura das linhas e colunas, alinhamento horizontal e vertical, bem como borda e sombreamento. Menu janela Nova janela Abre uma nova janela com uma cópia do conteúdo da janela anterior. Organizar tudo Dispõe a visualização de todas as janelas de documentos abertos no Word. Dividir Insere uma divisão de janela da área de visualização no documento ativo. No menu janela vem expostos até nove documentos que estejam abertos, com opção de visualizar o restante que ultrapassar esse número. Menu ajuda Ajuda do Microsoft Word Mostra tópicos relacionados ao Word, como dúvidas, informações dicas etc. Mostrar o Assistente do Office Mostra um desenho animado como assistente de pesquisa sobre dúvidas do Word. O que é Isto? Ao clicar nesta opção o ponteiro do mouse será acompanhado de uma interrogação, indicando que ao clicar em um objeto, área ou desenho este fornecerá informações relacionadas à escolha executada. Office na Web Permite ao usuário uma rápida conexão ao site de atualização do Word na Internet. Ativar produto Permite ativar algum recurso do Word instalado e não ativado. Detectar e Corrigir Este procedimento detecta e corrige problemas relacionados a todos os programas instalados do Microsoft Office, como arquivos que faltam e configurações de registro. Ele não corrige arquivos pessoais, como planilhas ou documentos. Se o comando Detectar e corrigir não resolver o problema, pode ser necessário reinstalar o Microsoft Office. Sobre o Microsoft Word Fornece informações sobre identificação do produto, informação sobre o sistema, data de criação etc. EXCEL PLANILHA Uma planilha é simplesmente um conjunto de linhas e colunas. A junção de uma linha com uma coluna chama-se célula, que é a unidade básica da planilha, onde ficam armazenados os dados. Cada célula possui um endereço próprio, formado pela letra da coluna e pelo número de linha. Exemplo: A1 identifica a célula da coluna A com a linha 1. PLANILHA ELETRÔNICA Existem diversos tipos de planilha, porém, damos destaque à planilha eletrônica. É conhecida por este nome, devido ao fato de que permite a construção e gravação em meios magnéticos, e possibilita a manipulação por meios eletrônicos, como recuperação e alteração, rápida e eficiente, além do fato de podermos manipular a impressão dos dados. TELA DE ABERTURA DO EXCEL MICROSOFT EXCEL Microsoft Excel é a planilha eletrônica mais utilizada em todo o mundo, nos dias atuais. Cada planilha é dividida em 256 colunas e linhas, nas quais podemos armazenar textos e números. Mas a grande vantagem do Excel está no fato de que os valores e textos armazenados nele podem ser manipulados pelo usuário de acordo com seu propósito, através de um grande número de fórmulas disponíveis para serem usadas a qualquer momento que se fizer necessário. A tela do Excel é composta por:

12 12 Direito Informática Constitucional BARRA DE TÍTULOS Apresenta da esquerda para direita, o ícone do programa em execução, nome do arquivo, nome do programa, botões de minimizar, maximizar e fechar. BARRA DE MENUS E DE FORMATAÇÃO A barra de ferramentas padrão e a barra de formatação serão descrita com maiores detalhes a seguir. BARRA DE FÓRMULAS uma pasta de trabalho que contém somente um gráfico. A folha de gráfico é útil na visualização de um gráfico ou relatório de gráfico dinâmico separada dos dados da planilha ou do relatório de tabela dinâmica. MODO DE EXIBIÇÃO É um conjunto de configurações de exibição e impressão que você pode nomear e aplicar à pasta de trabalho. É possível criar mais de um modo de exibição da mesma pasta de trabalho sem salvar cópias separadas da pasta de trabalho. EXIBIÇÃO DE PASTAS DE TRABALHO E PLANILHAS A barra de fórmula é dividida em três partes: a primeira parte contém a indicação do endereço atual do ponteiro de células; a segunda, contém os botões de entrada e cancelamento que aparecem no momento da digitação; e a terceira parte que mostra o conteúdo da célula atual e é utilizada para a digitação ou alteração de um valor ou texto de uma célula. JANELA DA PLANILHA E BARRA DE STATUS Na janela da planilha, conforme figura ao lado, é possível a criação das tabelas. É composta por barras de rola-gem vertical e horizontal, além da indicação do nome de cada uma das colunas e o número de cada uma das linhas, conforme descrição na página anterior. Na parte inferior da tabela está a barra de status que exibe informações sobre o estado atual do programa. A parte esquerda desta barra apresenta mensagens indicando a atividade em curso, ou o último comando selecionado na barra de menus do Excel. PLANILHAS Para um bom entendimento a respeito do Excel, faz-se necessário um conhecimento do que seja uma planilha. Podemos definir uma planilha como sendo o principal documento usado no Excel para armazenar e trabalhar com dados. Chamada também planilha eletrônica. A planilha consiste em células organizadas em colunas e linhas; é sempre armazenada em uma pasta de trabalho. Planilha de gráfico Uma descrição simples de uma pasta de trabalho do Microsoft Excel é que trata-se de um arquivo que contém uma ou mais planilhas, que podem ser usadas para organizar diversos tipos de informações relacionadas. Podendo-se inserir e editar dados em diversas planilhas simultaneamente e realizar cálculos com base nos dados de mais de uma planilha. Ao criar um gráfico, você pode colocá-lo na mesma planilha de seus dados relacionados ou em uma planilha de gráfico separada. É possível mover-se de uma planilha de gráfico ou planilha para outra clicando nas guias de planilha da janela da pasta de trabalho. Pode modificar as cores das guias de planilha. A guia da planilha ativa é sublinhada com a cor que você escolher; quando estiverem inativas ficam inteiramente com a cor escolhida. OS OPERADORES DE CÁLCULO Os operadores especificam o tipo de cálculo que você deseja efetuar nos elementos de uma fórmula. O Microsoft Excel inclui quatro tipos diferentes de operadores de cálculo: aritméticos, de comparação, de texto e de referência. TIPOS DE OPERADORES Fórmulas, Referências e Matrizes Fórmulas são expressões matemáticas e lógicas que podem ser construídas para obterem resultados. O Excel trabalha com os seguintes operadores matemáticos em fórmulas: Outra planilha que devemos ter conhecimento, é a folha de gráfico, que trata-se de uma folha em

13 Informática SOMA - SUBTRAÇÃO * MULTIPLICAÇÃO / DIVISÃO ^ EXPONENCIAÇÃO % PORCENTAGEM Segundo a precedência de operadores (ordem de cálculos) temos: 1 ) O que estiver entre parênteses; 2 ) Exponenciação 3 ) Multiplicação e divisão 4 ) Soma e subtração Operadores de comparação Permite comparar dois valores, apresentando como resultado um valor lógico, como verdadeiro ou falso. Operador de concatenação de texto Este operador usa o E comercial () para associar ou concatenar, ou seja, estabelecer relação entre uma ou mais seqüências de caracteres de texto para produzir um único texto. Operador de texto & (E comercial) Significado (exemplo) Conecta, ou concatena dois valores para produzir um valor de texto contínuo. Operadores de referência Permite combinar intervalos de células para cálculos. Criando uma fórmula Fórmulas são equações que executam cálculos sobre valores na planilha. O Excel permite iniciar fórmulas com os seguintes caracteres: = + Por exemplo, as fórmulas a seguir multiplicam 2 por 3 e depois adicionam 5 ao resultado. =5+2*3 Precedência de operadores Na combinação de vários operadores em uma única fórmula, serão executadas as operações na ordem mostrada na tabela a seguir. Se uma fórmula contiver operadores com a mesma precedência por exemplo, se uma fórmula contiver um operador de multiplicação e divisão o Excel avaliará os operadores da esquerda para a direita. DICAS DE SELEÇÃO Para selecionar: UMA LINHA Clique uma vez no cabeçalho da linha; UMA COLUNA Clique uma vez no cabeçalho da coluna; TODA A PLANILHA Clique uma vez no botão situado entre a coluna A e a linha 1. Operador de referência : (dois-pontos) Significado (exemplo) Operador de intervalo, que produz uma referência para todas as células entre duas referências, incluindo as duas referências (B5:B15). MATRIZ, REFERÊNCIA DE CÉLULA E CONS- TANTE Matriz Usado para criar fórmulas simples que produzem vários resultados ou que operam em um grupo de argumentos organizados em linhas e colunas. Um intervalo de matrizes compartilha uma fórmula comum; uma constante de matriz é um grupo de constantes usado como um argumento. Referência de célula o conjunto de coordenadas que a célula abrange em uma planilha. Por exemplo, a referência da célula que aparece na interseção da coluna A e linha 2 é A2. Constante um valor que não é calculado, e que portanto não é alterado.

14 14 Informática PRINCIPAIS FUNÇÕES ABS Retorna o valor absoluto de um número. Sintaxe: =ABS(Número) Número é o valor cujo valor absoluto deverá ser calculado. O valor absoluto de um número é seu valor sem o sinal de + ou -. Exemplo: =ABS(-56) retorna 56. =ABS(12) retorna 12. =ABS(0) retorna 0. AGORA Retorna a data e a hora do sistema do computador. Sintaxe =AGORA() ARREDONDAR.PARA.BAIXO Arredonda um número para baixo, conforme a casa decimal especificada. Sintaxe: ARREDONDAR.PARA.BAIXO(Número; Contagem) Retorna Número arredondado para baixo (em direção ao zero) para determinada Contagem de casas decimais. Se Contagem é omitida ou é zero, a função arredonda para baixo até o inteiro inferior. Exemplo: =ARREDONDAR.PARA.BAIXO(1,234; 2) retorna 1,23. =ARREDONDAR.PARA.BAIXO(45,67; 0) retorna 45. ARREDONDAR.PARA.CIMA Arredonda um número para cima, conforme a casa decimal especificada. Sintaxe: ARREDONDAR.PARA.CIMA(Número; Contagem) Retorna Número arredondado para cima (acima de zero) para determinada Contagem de casas decimais. Se Contagem é omitida ou é zero, a função arredonda para cima até o inteiro superior. Exemplo: =ARREDONDAR.PARA.CIMA(1,1111; 2) retorna 1,12. =ARREDONDAR.PARA.CIMA(1,2345; 1) retorna 1,3. ARRED Arredonda um número para um determinado número de casas decimais. Sintaxe: =ARRED(número; contagem) Retorna o Número arredondado para determinada Contagem de casas decimais. Se Contagem é omitida ou é zero, a função retorna o inteiro mais próximo. Exemplo: =ARRED(2,348; 2) retorna 2,35. =ARRED(2,348; 0) retorna 2. =ARRED(2,5) retorna 3. CONCATENAR Combina várias seqüências de caracteres de texto em apenas uma seqüência de caracteres. Sintaxe =CONCATENAR(Texto 1;...;Texto 30) Texto 1; texto 2;... representam até 30 passagens de texto as quais deverão ser combinadas em apenas uma seqüência de caracteres. Exemplo =CONCATENAR( Bom ; Dia ; Sra. ; Maria ) retornará Bom Dia Sra. Maria. Também podemos unir textos de duas células utilizando o &. Ex: A1= 7 B1= 4 C1= A1&B1=74 CONT.NÚM Conta quantos números existem na lista de argumentos. As entradas de texto são ignoradas. Exemplo O resultado será igual a 3. CONT.VALORES Conta o número de valores que estão na lista de argumentos. As entradas de texto também são contadas, as células vazias que estiverem dentro do intervalo serão ignoradas. CONT.SE Retorna o número de células que atendem a determinados critérios dentro de um intervalo de células.

15 Informática 15 Informática 15 Sintaxe: =CONT.SE(intervalo; critérios) Intervalo é o intervalo ao qual os critérios deverão ser aplicados. Critérios indica os critérios na forma de um número, uma MÉDIA Retorna a média dos argumentos. O resultado será igual a 9. Note que a célula D1 foi ignorada. expressão ou uma seqüência de caracteres. Esses critérios determinam quais células serão contadas. Você também pode inserir um texto de pesquisa na forma de uma expressão regular, por exemplo, b* para todas as palavras que começam com b. Também é possível indicar um intervalo de células que contém o critério de pesquisa. Se você quiser pesquisar um texto literal, coloque o texto entre aspas duplas. Exemplo: A1:A10 é um intervalo de células que contém os números de 2000 a A célula B1 contém o número Na célula B2, você insere a fórmula: =CONT.SE(A1:A10;2006) - retorna 1 =CONT.SE(A1:A10;B1) - retorna 1 =CONT.SE(A1:A10; >=2006 ) - retorna 4 HOJE Retorna a data atual do sistema do computador. O valor é atualizado quando você abre novamente o documento ou modifica os seus valores. Sintaxe =HOJE() =Hoje é uma função sem argumentos. Exemplo =HOJE() retorna a data atual do sistema do computador. MÁXIMO Retorna o maior valor de uma lista de argumentos. Sintaxe MÁXIMO(Número 1; Número 2;...Número 30) Número 1; Número 2;...Número 30 são intervalos ou valores numéricos. Exemplo =MÁXIMO(A1;A2;A3;50;100;200) retornará o maior valor da lista. =MÁXIMO(A1:B100) retornará o maior valor da lista. MÉDIAA Retorna a média dos argumentos. O valor de um texto é 0. O resultado será igual a 6,75. Note que agora a célula D1 foi considerada como 0. MED Retorna a mediana dos números indicados. A mediana é o número no centro de um conjunto de números; isto é, metade dos números possui valores que são maiores do que a mediana e a outra metade possui valores menores. Sintaxe: =MED(núm1;núm2;...) Núm1; núm2;... são de 1 a 30 números dos quais você deseja obter a mediana. MULT Multiplica todos os números dados como argumentos e retorna o produto. Exemplo: =MULT(2; 3; 5) retorna 30. SOMAQUAD Se você deseja calcular a soma dos quadrados dos números (totalizando os quadrados dos argumentos), insira isso nos campos de texto. Exemplo: =SomaQuad(3;4;5) retorna 50. PI Retorna , o valor da constante matemática PI com 14 casas decimais. Sintaxe: PI() Exemplo: =PI() retorna Obs: O número de casas decimais formatado para célula precisa ser igual a 14.

16 16 Informática RAIZ Retorna a raiz quadrada positiva de um número. Sintaxe: =RAIZ(número) Retorna a raiz quadrada positiva de Número. Número deve ser positivo. Exemplo: =RAIZ(16) retorna 4. =RAIZ(-16) retorna um erro de argumento inválido. SE Especifica um teste lógico a ser efetuado. Sintaxe =SE(Teste; Valor_se_verdadeiro; De outra forma_valor) Teste é qualquer expressão ou valor que pode ser VERDADEIRO ou FALSO. Valor_se_verdadeiro é o valor retornado se o teste lógico for VERDADEIRO. O parâmetro De outra forma_valor é o valor retornado se o teste lógico for FALSO. Exemplos SE(A1>5;100; muito pequeno ) Se o valor de A1 for maior que 5, o valor 100 será inserido na célula atual; caso contrário, a entrada muito pequeno será inserida no formato de texto. SOMASE Adiciona as células especificadas por critérios específicos. Esta função é utilizada para localizar um intervalo quando você procura por um valor determinado. Sintaxe: =SOMASE(intervalo; critérios; intervalo de soma) Intervalo é o intervalo ao qual os critérios deverão ser aplicados. Critérios é a célula onde o critério de pesquisa é mostrado, ou o próprio critério de pesquisa. Se o critério for escrito na fórmula, terá de ser encerrado por aspas. Intervalo de soma é o intervalo a partir do qual os valores serão somados. Se esse parâmetro não tiver sido indicado, os valores encontrados no parâmetro Intervalo serão somados. TRUNCAR Trunca um número ao remover casas decimais. Sintaxe: =TRUNCAR(número; contagem) Retorna Número com no máximo Contagem casas decimais.exemplo: =TRUNCAR(1,239; 2) retorna 1,23. O dígito 9 é descartado. FUNÇÕES CONDICIONAIS Essa função pode retornar um resultado ou outro, dependendo se a condição foi ou não atendida. =SE(cond; verdadeira ; falsa ) Ex: Caso o usuário clica na célula F3 e digite =SE(E3>=6; Aprovado ; Reprovado ) ao teclar <enter> o resultado será: Aprovado Operador E Retornará VERDADEIRO se todos os argumentos forem verdadeiros; retornará FALSO se um ou mais argumentos forem falsos. A Fórmula 1 = E 2 (VERDADEIRO; VERDADEIRO) 3 = E (VERDADEIRO; FALSO) 4 = E (2+2=4; 2+3=5) B Descrição (resultado) Todos os argumentos são VERDADEIROS (VERDADEIRO) Um argumento é FALSO (FALSO) Todos os argumentos são avaliados como VERDADEIRO (VERDADEIRO) Operador OU Retorna VERDADEIRO se qualquer argumento for VERDADEIRO; retorna FALSO se todos os argumentos forem FALSOS. 1 2 A Fórmula = OU (VERDADEIRO) 3 = OU (1 + 1 = 1; 2+2 = 5) B Descrição (resultado) Todos os argumentos são VERDADEIROS (VERDADEIRO) Todos os argumentos são avaliados como FALSO (FALSO) 4 = E (2+2=4; 2+3=5) Pelo menos um argumento é VERDADEIRO (VERDADEIRO)

17 Informática CONGELANDO PAINÉIS Congelar painéis permite selecionar dados que permanecem visíveis quando você rola em uma planilha. Por exemplo, mantendo rótulos de linha e coluna visíveis enquanto você rola. 1. Para congelar um painel, siga um destes procedimentos: O painel horizontal superior Selecione a linha abaixo do local onde você deseja que apareça a divisão. O painel vertical esquerdo Selecione a coluna à direita do local onde você deseja que apareça a divisão. Os painéis superior e esquerdo Clique na célula abaixo e à direita do local onde você deseja que apareça a divisão. 2. No menu Janela, clique em Congelar painéis. Alça de preenchimento Podemos usar a alça de preenchimento para completar uma lista, para isso, basta seguir algumas regras para o preenchimento. A alça de preenchimento está no canto inferior direito de cada célula. Ex: Ao digitar o valor 1 na célula A1 e arrastar o canto inferior direto da célula até A12, o valor será copiado. Caso o usuário deseje seguir seqüência, o usuário pode digitar na célula A1e A2 os valores 1 e 2 respectivamente, selecionar as células e arrastar o canto inferior direito da célula. Caso o usuário digite em uma célula meses, dias da semana ou data o Excel segue seqüência. Referência Circular Quando uma fórmula volta a fazer referência à sua própria célula, tanto direta como indiretamente, este processo chama-se referência circular. Ex: A3=SOMA(A1:A3) Mover ou copiar uma fórmula Quando você move uma fórmula, as referências de célula dentro da fórmula não são alteradas. Quando copia uma fórmula, as referências de célula podem se alterar com base no tipo de referência usado. Referências relativas Uma referência relativa em uma fórmula, como A1, é baseada na posição relativa da célula que contém a fórmula e da célula à qual a referência se refere. Se a posição da célula que contém a fórmula se alterar, a referência será alterada. Se você copiar a fórmula ao longo de linhas ou colunas, a referência se ajustará automaticamente. Por padrão, novas fórmulas usam referências relativas. Por exemplo, se você copiar uma referência relativa que está na célula B2 para a célula B3, a referência será automaticamente ajustada de =A1 para =A2. Referências absolutas Uma referência absoluta de célula em uma fórmula, como $A$1, sempre se refere a uma célula em um local específico. Se a posição da célula que contém a fórmula se alterar, a referência absoluta permanecerá a mesma. Se você copiar a fórmula ao longo de linhas ou colunas, a referência absoluta não se ajustará. Por padrão, novas fórmulas usam referências relativas e você precisa trocá-las para referências absolutas. Por exemplo, se você copiar uma referência absoluta na célula B2 para a célula B3, ela permanecerá a mesma em ambas as células =$A$1. Referências mistas Uma referência mista tem uma coluna absoluta e linha relativa, ou linha absoluta e coluna relativa. Uma referência de coluna absoluta tem o formato $A1, $B1 e assim por diante. Uma referência de linha

18 18 Informática absoluta tem o formato A$1, B$1 e assim por diante. Se a posição da célula que contém a fórmula se alterar, a referência relativa será alterada e a referência absoluta não se alterará. Se você copiar a fórmula ao longo de linhas ou colunas, a referência relativa se ajustará automaticamente e a referência absoluta não se ajustará. Por exemplo, se você copiar uma referência mista da célula A2 para B3, ela se ajustará de =A$1 para =B$1. Referência 3D Se você quiser analisar dados na mesma célula ou intervalo de células em várias planilhas dentro da pasta de trabalho, use a referência 3D. Uma referência 3D inclui a referência de célula ou intervalo, precedida por um intervalo de nomes de planilhas. O Excel usa qualquer planilha armazenada entre os nomes iniciais e finais da referência. Por exemplo, =SOMA(Planilha2:Planilha13!B5) soma todos os valores contidos na célula B5 em todas as planilhas do intervalo incluindo a Planilha 2 e Planilha 13. Referência de outras planilhas Acontece quando em uma célula indicamos que existem valores oriundos de células de outra planilha. Para fazer esse tipo de referência basta digitar o nome da planilha, seguido de! e o endereço da célula. EX: Plan2!A2 Referência externas Quando referimos de célula de planilhas de outras pastas de trabalho. Para fazer esse tipo de referência basta informar o nome da pasta entre [ ] seguido do nome da planilha e do endereço da célula. Ex: [pasta1]plan1!c3 BARRAS DE FERRAMENTAS Ferramentas Padrão Cria um novo documento, baseado numa planilha em branco ou modelo existente. Abre documento existente. Salva o documento em execução. Envia o documento ativo como mensagem de correio eletrônico. unidades. Realiza pesquisa de texto em pastas e AutoCálculo Na pasta do Excel, no canto inferior da janela, aparece a Barra de Status com o recurso AutoCálculo. Esse apresenta, quando mais de uma célula estiver selecionada, o total. Se clicarmos com o botão direito do mouse serão mostrados outros cálculos: média, cont.valores,cont.núm,máximo,mínimo e soma. Executa a verificação ortográfica e gramatical. Imprime documento automaticamente. Abre o modo visualização de impressão. Juntamente ao comando colar, move um texto ou gráfico selecionado para um local especificado.

19 Informática Copia um texto ou objeto selecionado. Alinha texto à esquerda. Cola o conteúdo anteriormente copiado ou recortado para local especificado. Centraliza texto. Alinha texto à direita. Copia o estilo de formação. Desfazer as últimas ações. Refazer as últimas ações desfeitas. Mescla as células selecionadas e centraliza o texto na nova célula. Coloca a célula no formato de moeda. Insere um hyperlink, permitindo redirecionar uma página da internet, pasta etc. Coloca a célula no formato de porcentagem. Insere separador de milhares. Realiza o somatório das células selecionadas. Exibir ou ocultar a barra de desenho. Aumenta a quantidade de casas decimais. Diminui a quantidade de casas decimais. Abre o Assistente de criação de gráficos. Ferramentas Formação Muda tipo de fonte. Diminui o recuo do parágrafo. Aumenta o recuo do parágrafo. Muda tamanho da fonte. Define as bordas da célula Coloca a palavra, texto ou letra selecionada em negrito. Define a cor de fundo da célula. Muda a cor da fonte. Coloca a palavra, texto ou letra selecionada em itálico. Coloca a palavra, texto ou letra selecionada sublinhada.

20 20 Informática CONCEITOS DE INTERNET O QUE É INTERNET? Nome dado à rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas entre si. Nascida como um projeto militar, a Internet evoluiu para uma rede acadêmica e hoje se transformou no maior meio de intercâmbio de informações do mundo. Assume faces como meio de comunicação, entretenimento, ambiente de negócio e fórum de discussão dos mais diversos temas. O que faz a Internet tão poderosa assim é uma espécie de esperanto da informática que atende pelas siglas TCP/IP (Protocolo de Controle de Transferência / Protocolo Internet). Todos os computadores que atendem essa língua são capazes de trocar informações entre si. Assim, pode-se conectar máquinas de diferentes tipos, como PC s, MAC s etc. O TCP/IP é o protocolo de comunicação básico da Internet, utilizada também na implementação das redes privadas como Intranet. Tecnicamente o que são protocolos? Pode-se definir protocolo como uma série de regras e formatos de mensagens que os computadores devem obedecer para que possam trocar dados. Esses dados que são trocados são chamados de mensagens, que terão formatos diferentes de acordo com cada protocolo, o que ocorre também com as regras de comunicação que serão utilizadas, essas regras determinam o que irá acontecer com as mensagens durante a transmissão e o que fazer se as mensagens chegarem ou não. O TCP/IP A sigla TCP é abreviação de TRANSMISSION CONTROL PROTOCOL, ou seja, Protocolo de Controle de Transmissão. A sigla IP é abreviação de INTERNET PROTO- COL, ou seja, Protocolo da Internet. O protocolo TCP/IP como muitos pensam não se trata de um único protocolo e sim um conjunto de protocolos (inclusive com o TCP e o IP) criados para diversas funções que fazem a rede funcionar. Esses protocolos formam uma família de protocolos que foram divididos em camadas que se unem na hora da transmissão. Os principais protocolos da família TCP/IP são: HTTP (Hypertext Transfer Protocol ) Protocolo usado na Internet para transferir as páginas da WWW (WEB). HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure) É uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL (Secure Sockets Layer), essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. FTP (File Transfer Protocol) Protocolo usado na transferência de arquivos. TFTP (Trivial File Transfer Protocol) No Inglês o trivial indica algo fácil, descomplicado, o que ilustra bem a função do TFTP. Ele é uma espécie de parente do FTP, mas que utiliza portas UDP para transferir arquivos, sem nenhum tipo de verificação de erros e sem muitos recursos de segurança. Os dados são simplesmente transmitidos da forma mais rápida e simples possível. TELNET Protocolo que permite o acesso remoto, permite que você acesse uma máquina a distância, usando a Internet. POP3 O protocolo POP3 é usado para acessar o servidor POP para transferir armazenado no servidor para o computador local do usuário. IMAP (Internet Message Access Protocol) É um protocolo de acesso a mensagens eletrônicas. Por meio desse padrão de comunicação, os s são recebidos e mantidos no servidor; os cabeçalhos e os remetentes podem ser checados a distância para que se decida, então, se a mensagem completa deve ser transferida. Por meio do IMAP, também é possível manipular pastas de mensagens no servidor ou ainda fazer pesquisas nos s. A diferença básica entre o IMAP e o POP, outro protocolo de correio eletrônico, é que o acesso do Post Office Protocol é off-line, ou seja, o usuário puxa mensagens para uma única máquina à medida que vão chegando. O IMAP pode ser encarado como um servidor de arquivos remoto, enquanto o POP pode ser visto

21 Informática como um serviço de armazenamento temporário e posterior encaminhamento. As vantagens do IMAP são várias, entre elas a possibilidade de uso de diferentes computadores para acesso a caixa de mensagens, menor quantidade de dados armazenados na máquina do usuário, acesso independentemente da plataforma a várias caixas de correio, entre outros. Além disso, o IMAP foi projetado para permitir a manipulação de caixas postais remotas, como se elas fossem locais, e o armazenamento das mensagens no servidor, não na máquina do usuário. SMTP Protocolo que permite o envio de s. SNMP Protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP). É um protocolo de rede usado para fornecer informações de status sobre um Host em uma rede TCP/IP. DHCP Protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP). Protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica com concessão de endereços IP de host e distribui outros parâmetros de configuração para clientes de rede qualificados. O DHCP fornece uma configuração de rede TCP/IP segura, confiável e simples, evita conflitos de endereço e ajuda a preservar a utilização de endereços IP de clientes na rede. O DHCP usa um modelo cliente/servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede. Os clientes com suporte para DHCP podem solicitar e obter concessões de um endereço IP de um servidor DHCP como parte do seu processo de inicialização da rede. Transmission Control Protocol TCP Principais características do TCP: 1. Fornece um serviço de entrega de pacotes confiável e orientado por conexão. 2. Executa a segmentação e reagrupamento de grandes blocos de dados enviados pelos programas e garante o seqüenciamento adequado e entrega ordenada de dados segmentados. 3. Envia mensagens positivas dependendo do recebimento bem-sucedido dos dados. User Datagram Protocol - UDP O UDP é usado por alguns programas em vez de TCP para o transporte rápido de dados entre hosts TCP/IP. Porém o UDP não fornece garantia de entrega e nem verificação de dados. O protocolo UDP fornece um serviço de pacotes sem conexão que oferece entrega com base no melhor esforço, ou seja, UDP não garante a entrega ou verifica o seqüenciamento para qualquer pacote. Um host de origem que precise de comunicação confiável deve usar TCP ou um programa que ofereça seus próprios serviços de seqüenciamento e confirmação. Protocolo Internet - IP O protocolo Internet (IP) é o principal protocolo da camada de rede do modelo OSI. É o responsável pelo encaminhamento de um pacote através de um conjunto de redes de um host de origem para um host de destino (roteamento). Não orientados à conexão Sem controle de erros e sem reconhecimento Isso significa que o protocolo IP não executa: Características do IP Controle de erros sobre os dados da aplicação Controle de fluxo Sequenciamento de dados Entrega ordenada PORTAS Portas são conexões do seu computador para uma rede externa (saída) ou de uma rede externa para ele (entrada). Só existe compartilhamento, ou comunicação entre dois computadores, quando e somente quando houver conexões de entrada e saída estabelecidas entre os dois computadores, através de uma determinada porta do computador de origem, à uma porta do computador de destino do compartilhamento. Neste caso, estas duas portas estão executando um serviço, que no computador de origem pode estar funcionando como cliente e no computador de destino como servidor, ou vice-versa. Para cada serviço, então, é associado uma porta e um número de identificação entre 1 e

22 22 Informática O TCP e o UDP têm seus conjuntos de números de portas distintas. PORTAS TCP NÚMERO DA PORTA PROTOCOLO DE APLICAÇÃO 80 HTTP 443 HTTPS 25 SMTP 110 POP3 143 IMAP 20 / 21 FTP 23 TELNET PORTAS UDP NÚMERO DA PORTA PROTOCOLO DE APLICAÇÃO 69 TFTP 161 SNMP 53 DNS Para você acessar a Internet, primeiro você precisa de um provedor de acesso. E o que é um provedor de acesso? Nome dado às empresas que oferecem o serviço de acesso à Internet para o usuário residecial ou empresas. Alguns provedores limitam-se ao acesso físico, enquanto outros oferecem, ainda, conteúdo. A velocidade da Internet depende de vários fatores, mas o principal é a forma de conexão, vejamos agora as principais formas de conexão. REDE DIAL-UP Esse tipo de acesso depende de uma linha telefônica, de um modem e de um provedor de acesso. Os Modens para esse de tipo de conexão atualmente são de 56 Kbps. Esse tipo de conexão também é conhecido como acesso discado. INTERNET A CABO Esse tipo de conexão transmite dados pelos cabos de TV. Permite alta velocidade de conexão e também conexão permanente. Nesse tipo de tecnologia o usuário utiliza um aparelho chamado Cable- Modem, este pode ser ligado através de uma placa de rede ou em uma porta USB. As velocidades de conexão variam de 64 Kbps à 100 Mbps. ADSL (Assimetria Digital em Linha de Assinante) Esse tipo de tecnologia permite alta velocidade de conexão, utiliza uma linha telefônica cujo acesso é dedicado. Atualmente é a tecnologia mais utilizada para o acesso em banda larga no Brasil. As velocidades variam em geral de 256 kbits a 8 Mbps. A principal virtude é não usar o sistema telefônico comutado, dispensando o assinante de pagar pulsos, apenas a tarifa mensal. Para isso, é instalado um modem ADSL na casa do assinante e outro na central telefônica. Os dois modens estabelecem uma comunicação contínua, usando freqüências mais altas que as utilizadas nas comunicações de voz, o que permite falar ao telefone e usar o ADSL ao mesmo tempo. O modem instalado na central é ligado diretamente ao sistema do provedor, sem passar por outras centrais telefônicas. Um exemplo de serviço ADSL é o Speedy, oferecido pela Telefônica em São Paulo e o Velox, oferecido pela Telemar. ADSL 2+ Esse tipo de tecnologia permite conexão de até 24 Mbps. BACKBONE No contexto de redes de computadores, o backbone (traduzindo para português, espinha dorsal) designa o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado débito relativamente à periferia. Por exemplo, os operadores de telecomunicações mantêm sistemas internos de elevadíssimo desempenho para comutar os diferentes tipos e fluxos de dados (voz, imagem, texto, etc). Na Internet, numa rede de escala planetária, podem-se encontrar hierarquicamente divididos, vários backbones: os de ligação intercontinental, que derivam nos backbones internacionais, que por sua vez derivam nos backbones nacionais. A este nível encontram-se, tipicamente, várias empresas que exploram o acesso à telecomunicação são, portanto, consideradas a periferia do backbone nacional. Em termos de composição, o backbone deve ser concebido com protocolos e interfaces apropriados ao débito que se pretende manter. Na periferia, desdobra-se o conceito de ponto de acesso, um por cada utilizador do sistema. É cada um dos pontos de acesso que irão impor a velocidade total do backbone.

23 Informática WORLD WIDE WEB (WWW) É um sistema global de hipertexto. Hipertexto O conjunto de informações textuais, podendo estar combinadas com imagens (animadas ou fixas) e sons, organizadas de forma a permitir uma leitura ( ou navegação) não linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links agem como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O QUE É DNS DNS é a sigla para Domain Name System (Sistema de Resolução de Nomes). Trata-se de um recurso usado em redes TCP/IP (o protocolo utilizado na internet e na grande maioria das redes) que permite acessar computadores sem que o usuário ou sem que o próprio computador tenha conhecimento de seu endereço IP. Cada site da internet é acessível por um endereço IP. O problema é que existem tantos que é praticamente impossível decorar o IP de cada um. Imagine que ao invés de digitar para acessar este site, você tivesse que informar ao navegador o endereço Imagine então que você tivesse que fazer o mesmo para cada site que você visita, como Google, UOL, Yahoo, etc. Como você deve ter percebido, ia ser trabalhoso acessar cada um desses sites através do endereço IP, pois além de decorá-los, você teria que consultar uma relação de IPs toda vez que quisesse acessar um site novo. Para lidar com esse problema é que o DNS é usado. É ele que permite o uso de nomes (também chamados de domínios) ao invés dos IPs no acesso aos sites. Basicamente, na internet, o DNS é um conjunto de grandes bancos de dados distribuídos em servidores de todo o mundo que indicam qual IP é associado a um nome (ou seja, um endereço do tipo DOMÍNIO É um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números. Exemplo: cursoaprovacao.com.br br domínio geográfico (1o nível) com domínio do tipo (2o nível) cursoaprovacao domínio da empresa (3o nível). TIPOS DE DOMÍNIO Domínios genéricos ou organizacionais: com instituições comerciais; mil instituições militares; gov instituições do governo; org organizações e fundações; edu instituições educacionais; int organizações internacionais; net organizações de rede (como prove-dores de acesso a Internet). Domínio de Primeiro Nível Com exceção dos Estados Unidos, o domínio de primeiro nível indica o nome do país em que o computador está localizado, como br no caso do Brasil, ca (Canadá), jp (Japão) etc. ENDEREÇO URL É um sistema de endereçamento que declara precisamente onde um recurso (como uma página na Web) está localizado. Esse sistema é fornecido por Uniform Resource Locator (URLs), um padrão para descrever a localização de recursos na Web. É composto por quatro partes, como protocolo, servidor, caminho, nome de recursos. Algumas URLs omitem o nome de caminho e o nome de recurso e mostram a home page do servidor. Exemplo: INTRANET São redes internas construídas baseadas na tecnologia TCP/IP. Fornecem aos usuários as mesmas ferramentas familiares que são utilizadas na Internet. Entretanto, essas redes destinam-se somente à utilização interna. Utiliza navegadores, correios eletrônicos, sistema de hipertexto, sistema de pesquisa, diferenciando-se das redes comuns. EXTRANET Algumas empresas abrem suas intranets para aliados selecionados, como laboratórios de pesquisa, fornecedores ou clientes-chave. Utilizam a Internet externa para conexão, mas os dados atravessam a Internet de forma criptografada, protegida contra possíveis invasores. VPN Uma Rede Privada Virtual (Virtual Private Network - VPN) é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um

24 24 Informática conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros. VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade necessária para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras. PROXY Um proxy é um computador ou sistema que serve de intermediário entre duas conexões. Por exemplo, uma empresa pode configurar um proxy para permitir que todos os computadores se conectem à internet por meio dele, sem precisar deixar que todos os computadores tenham acesso direto à web. Isso permite que a empresa exerça mais controle sobre o que os funcionários estão visitando. BROWSERS Para podermos navegar entre as diversas opções da Internet, faz-se necessária a utilização de determinados softwares que possibilitam a comunicação entre dois tipos de clientes, ou seja, cliente e servidor. Para tanto, os Browsers (softwares), são utilizados para realizarem a localização de informações solicitadas pelo usuário através de determinados protocolos de serviços. Exemplos de browser (navegador): Netscape, Internet Explorer, Opera, Firefox. Internet Explorer 7 Novos recursos A navegação com guias é um novo recurso do Internet Explorer, que permite abrir diversos sites em uma única janela do navegador. Você pode abrir páginas da Web ou links em novas guias e depois alternar entre elas, clicando na guia. Se várias guias estiverem abertas, você pode usar as Guias Rápidas guias abertas. para alternar facilmente entre as A nova caixa Pesquisa Instantânea permite pesquisar na Web a partir da barra de Endereços. Você também pode pesquisar com diferentes provedores de pesquisa, para obter melhores resultados. Agora, o Internet Explorer permite que você exclua seus arquivos temporários, cookies, históricos das páginas da Web, senhas salvas e informações de formulário em apenas um local. Exclua apenas categorias selecionadas ou tudo de uma vez. Clique no botão Favoritos para abrir a Central de Favoritos e gerenciar os favoritos, feeds e históricos em apenas um local. O Zoom permite aumentar ou reduzir texto, imagens e alguns controles. que é um feed (RSS)? O feed, também conhecido como feed RSS, feed XML, conteúdo agregado ou feed da Web é um conteúdo freqüentemente atualizado e publicado por um site. Geralmente ele é usado em sites de notícias e blogs, mas também serve para distribuir outros tipos de conteúdo digital como imagens, áudio e vídeo. Os feeds também podem ser usados para transmitir um conteúdo de áudio (geralmente no formato MP3), que você pode ouvir no computador ou no MP3 Player. Isso é denominado podcasting. Você pode também inscrever-se nos feeds para verificar e baixar automaticamente as atualizações, que podem ser exibidas mais tarde. O interessado em obter as notícias ou as novidades, deve incluir o link do feed do site que deseja acompanhar em um programa leitor de RSS (também chamado de agregador). O Internet Explorer 7 e Firefox 2 oferecem esse recurso.

25 Informática Como eu sei se um site oferece feeds? Quando você visita um site pela primeira vez, o Internet Explorer procura feeds. Se eles estiverem disponíveis, o botão Feeds muda de cor e emite um som. Para se inscrever em um feed 1. Entre na página da Web que possui o feed no qual você deseja se inscrever. 2. Clique no botão Feeds para descobrir feeds na página da Web. 3. Clique em um feed (se houver mais de um disponível). Se apenas um feed estiver disponível, você irá diretamente para essa página. 4. Clique no botão Inscrever-se nesse feed e então clique em Inscrever-se nesse feed. 5. Digite um nome para o feed e selecione a pasta na qual deseja criá-lo. 6. Clique em Inscrever-se. Como posso ver os feeds em que me inscrevi? Você verá os feeds na guia Feeds na Central de Favoritos. Para ver os seus feeds, clique no botão e então clique em Fe- Central de Favoritos eds. Barra de ferramentas do I.E 7 Excluir histórico da página da Web Enquanto você navega na Web, o Internet Explorer armazena informações sobre sites visitados e as informações que são solicitadas freqüentemente (por exemplo, o seu nome e endereço). A seguir, está uma lista dos tipos de informação que o Internet Explorer armazena: arquivos temporários da Internet Cookies Um histórico dos sites visitados As informações que você digitou nos sites ou na barra de Endereços (denominadas dados salvos de formulários e incluem fatores como o seu nome, endereço e os endereços de sites que você já visitou). Senhas

26 26 Informática Informações temporárias armazenadas pelos complementos do navegador Geralmente, é útil que essas informações sejam armazenadas no seu computador porque isso pode agilizar a navegação ou fornecer as informações automaticamente, para que você não precise digitá-las várias vezes. Pode ser conveniente excluir essas informações quando você faz uma limpeza no computador ou usa um computador público e não quer que suas informações pessoais sejam armazenadas. Para excluir todo o histórico da navegação 1. No Internet Explorer clique no botão Ferramentas e então clique em Excluir Histórico de Navegação. 2. Clique em Excluir tudo e, em seguida, clique em Sim. Para excluir uma categoria específica do histórico da navegação 1. No Internet Explorer clique no botão Ferramentas e então clique em Excluir Histórico de Navegação. 2. Clique no botão Excluir ao lado da categoria de informações que deseja excluir, clique em Sim e então clique em Fechar. A vantagem é que você terá menos itens abertos na barra de tarefas. Para exibir todas as guias, clique em Guias Rápidas Todas as páginas da Web abertas serão exibidas como miniaturas. Clique na página que deseja exibir. INTERNET EXPLORER 8 Novos Recursos Proteção Contra Fraudes Filtro SmartScreen Ele previne os perigos invisíveis. Para entender esse filtro, você precisa entender que ele previne: softwares mal-intencionados e malwares. Ambos são softwares que entram escondidos durante a navegação e danificam o seu computador. Com o filtro SmartScreen ativado, sempre que você acessar um site ou tentar baixar um arquivo considerado inseguro uma tela de alerta aparece e dá alternativas para você. Para ativá-lo clique no Menu Segurança no canto superior do seu browser e procure a opção de Filtro Smartscreen. O que é navegação com guias? O recomendado é ficar com ele sempre habilitado, mas se preferir você também pode desabilitá-lo. Previne: Malware Softwares mal-intencionados Danos no seu computador. Roubo de dados. Invasão de privacidade online Navegação com guias é um novo recurso do Internet Explorer que permite abrir diversos sites em uma única janela do navegador. Você pode abrir as páginas da Web ou links em novas guias e alternar entre elas, clicando em cada guia. Se várias guias estiverem abertas, você pode usar as Guias Rápidas para acessar facilmente as outras guias.

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão Word 2003: Arquivo Novo > Botão Office Novo Abrir... > Botão Office Abrir Fechar > Botão Office Fechar Salvar > Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Salvar Salvar > Botão Office Salvar Salvar como > Botão

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Professor Paulo Najar www.aprenderdigital.com.br

Professor Paulo Najar   www.aprenderdigital.com.br ~ 1 ~ O QUE É O BROFFICE? Broffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre (free software), disponível na internet gratuitamente (no site www.broffice.org) que oferece ferramentas

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva Conceitos Fundamentais de Microsoft Word Professor Rafael www.facebook.com/rafampsilva Introdução É um editor de texto ou processador de texto? editores de texto: editam texto (assim como uma máquina de

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Teclas de atalho e de funções do Excel

Teclas de atalho e de funções do Excel s de atalho e de funções do Excel As listas a seguir contêm as telas de atalho -- combinações com CTRL -- as teclas de função e outras teclas de atalho comuns, além de uma descrição sobre sua funcionalidade.

Leia mais

INFORMATICA APLICADA PARTE 2

INFORMATICA APLICADA PARTE 2 AEMS ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS INFORMATICA APLICADA PARTE 2 TRÊS LAGOAS 2011 MICROSOFT WORD 2003 O Word mantém-se como o principal editor

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1 Word 2010 1. Visão Geral 1.1. Guia/Aba 1.1.1. Guia Contextual (aparece quando se trabalha com contexto específico. Por exemplo, tabela, imagem, cabeçalho e rodapé ou equação) (aparece depois da guia exibição)

Leia mais

Aplica/remove sublinhado.

Aplica/remove sublinhado. Nova pasta CTRL+O Cria nova pasta. Nova planilha ALT+SHIFT+F1 Insere uma nova planilha. Abrir planilha CTRL+A Abrir Planilha Salvar CTRL+B Salva o arquivo ativo com seu nome de arquivo, local e formato

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

PROGRAMA DE EDIÇÃO DE TEXTO Prof. José Geraldo

PROGRAMA DE EDIÇÃO DE TEXTO Prof. José Geraldo PROGRAMA DE EDIÇÃO DE TEXTO Prof. José Geraldo Apresentação WORD é um software que possibilita a criação de documentos em um computador. Seus principais atributos são: criação de textos, cartas, memorandos,

Leia mais

Acesso do teclado à faixa de opções

Acesso do teclado à faixa de opções Excel > Acessibilidade Atalhos do teclado no Excel 2010 Ocultar tudo Este artigo descreve o que são Dicas de Teclado e como você pode usá-las para acessar a faixa de opções. Ele também lista as teclas

Leia mais

Microsoft Word 97 Básico

Microsoft Word 97 Básico Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região Microsoft Word 97 Básico DIMI - Divisão de Microinformática e Redes Índice: I. Executando o Word... 4 II. A tela do Word 97... 6 III. Digitando

Leia mais

GERAL DE APLICATIVOS DO WINDOWS

GERAL DE APLICATIVOS DO WINDOWS PRINCIPAIS TECLAS DE ATALHO WINDOWS OBS: A TECLA WINDOWS É REPRESENTADA POR UMA BANDEIRINHA AO LADO DA TECLA ALT NA PARTE INFERIOR A ESQUERDA DO SEU TECLADO. ( ) Alt + Enter Alt + Esc Alt + F4 Alt + Tab

Leia mais

frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br

frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br Processador de texto: Microsoft Word Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br 1 Roteiro O Editor de Textos Suites MS Office x BrOffice 2 MS Office x BrOffice MS Office

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Apostila Microsoft Word 2000

Apostila Microsoft Word 2000 Apostila Microsoft Word 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INSERIR TEXTO III. SALVAR UM DOCUMENTO IV. FECHAR UM DOCUMENTO V. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO VI. ABRIR UM DOCUMENTO VII. SELECIONAR TEXTO VIII. RECORTAR,

Leia mais

Resumão Writer ( Broffice.org)

Resumão Writer ( Broffice.org) Resumão Writer ( Broffice.org) Resumo BrOffice.org Cespe O Broffice.org é um pacote de programas para escritório, do mesmo nível do pacote Microsoft Office. Os dois pacotes trazem programas parecidos e

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Microsoft Word 2003. Tela Inicial. Botões Barra de Ferramentas Padrão. Botão Nome Função. Cria um arquivo novo, em branco, com base no modelo padrão.

Microsoft Word 2003. Tela Inicial. Botões Barra de Ferramentas Padrão. Botão Nome Função. Cria um arquivo novo, em branco, com base no modelo padrão. Microsoft Word 2003 O Word mantém-se como o principal editor de texto do mercado. Mais estável, novas ferramentas e recursos que permitem a elaboração de trabalhos complexos e completos. Tela Inicial Botões

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

Licenciamento de Uso

Licenciamento de Uso Licenciamento de Uso Este documento é propriedade intelectual 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos: 1. As apostilas publicadas pelo Centro de Computação da Unicamp

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

Microsoft Word 2010 Organizado por: Prof. Sandro Figueredo

Microsoft Word 2010 Organizado por: Prof. Sandro Figueredo Título 1 - Apresentando a Interface Capítulo 1 - Tela inicial WWW.CPCCONCURSOS.COM.BR Microsoft Word 2010 Organizado por: Capítulo 2 - Interface do usuário da Faixa de Opções ELE MENT OS BÁSICOS A Faixa

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Microsoft Word 2007 1. Acerca da figura e da configuração padrão do Microsoft Word 2007 julgue os itens subseqüentes.

Microsoft Word 2007 1. Acerca da figura e da configuração padrão do Microsoft Word 2007 julgue os itens subseqüentes. Microsoft Word 2007 1 Microsoft Word 2007 Acerca da figura e da configuração padrão do Microsoft Word 2007 julgue os itens subseqüentes. 1. Caso o usuário deseje tirar o sublinhado do termo, é suficiente

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica Apresentação Gráfica Microsoft Office Power Point 1 Sumário 1. MICROSOFT POWER POINT... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT POWER POINT... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO POWER POINT... 5 2.1. O DOCUMENTO DO POWER

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

MICROSOFT WORD INICIANDO O MICROSOFT WORD

MICROSOFT WORD INICIANDO O MICROSOFT WORD MICROSOFT WORD Este é um dos editores de texto mais utilizados no mundo. O Word é um processador de texto de alta performance para trabalhar com textos. Com ele você pode fazer o que desejar, em matéria

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Editor de Textos

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Editor de Textos Editor de Textos Microsoft Office Word 1 Sumário 1. MICROSOFT WORD... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT WORD... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO WORD... 5 2.1. DIGITANDO UM TEXTO... 5 2.2. NAVEGANDO PELO TEXTO...

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Introdução Aula 03: Pacote Microsoft Office 2007 O Pacote Microsoft Office é um conjunto de aplicativos composto, principalmente, pelos

Leia mais

Teclas de Atalho - Microsoft Access

Teclas de Atalho - Microsoft Access Abrir bancos de dados Imprimir e salvar Atalho Função CTRL+O Para abrir um novo banco de dados CTRL+A Para abrir um banco de dados existente ALT+F4 Para sair do Microsoft Access CTRL+P Para imprimir o

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Nome do comando Modificadores Tecla Menu Abrir Ctrl+ O Abrir Ctrl+ F12 Abrir Alt+Ctrl+ F2 Abrir ou Fechar Parágrafo Ctrl+ 0

Nome do comando Modificadores Tecla Menu Abrir Ctrl+ O Abrir Ctrl+ F12 Abrir Alt+Ctrl+ F2 Abrir ou Fechar Parágrafo Ctrl+ 0 TECLAS DE ATALHO DO WORD 2003 Abrir Ctrl+ O Abrir Ctrl+ F12 Abrir Alt+Ctrl+ F2 Abrir ou Fechar Parágrafo Ctrl+ 0 Ajuda F1 Alternar Alterações Ctrl+Shift+ E Alternar Código de Alt+ X Caractere Alternar

Leia mais

1. O Word 2010 BR oferece a possibilidade de salvar um arquivo digitado, clicando

1. O Word 2010 BR oferece a possibilidade de salvar um arquivo digitado, clicando QUESTÕES WORD 2007/2010 PROF.JULIO RAMOS PAG.1 1. O Word 2010 BR oferece a possibilidade de salvar um arquivo digitado, clicando na opção da guia Arquivo, por meio de uma janela padronizada. Essa janela

Leia mais

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word Aula 2 Capítulo 2 - Salvar e Proteger Documentos Aula 3 Capítulo 3 - Formatar Textos

Leia mais

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 Microsoft Word 1- Conhecendo o Word... 2 2- Configurar área de trabalho... 3 3- Abrir um arquivo já gravado:... 5 4- Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 5- Formatar a fonte:... 7 6- Desfazendo / repetindo

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1. João David G. Prevedello

Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1. João David G. Prevedello Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1 João David G. Prevedello Básico Teclado e Mouse Um teclado tem mais de 100 teclas, existem de várias cores, formatos, cabos,

Leia mais

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1 EXCEL BÁSICO Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041 www.melissalima.com.br Página 1 Índice Introdução ao Excel... 3 Conceitos Básicos do Excel... 6

Leia mais

Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO WORD 2010

Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO WORD 2010 Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO WORD 2010 Exibir e usar janelas Alternar para a próxima janela. ALT + Tab Alternar para a janela anterior. ALT + SHIFT + Tab Fecha a janela ativa. CTRL

Leia mais

A Faixa de Opções no Excel. Cada programa tem uma Faixa de Opções diferente, mas os seus elementos são os mesmos: guias, grupos e comandos.

A Faixa de Opções no Excel. Cada programa tem uma Faixa de Opções diferente, mas os seus elementos são os mesmos: guias, grupos e comandos. Microsoft Excel 2010 Conhecimentos gerais (teoria) Arquivo: Pasta de Trabalho Extensão:.XLSX Planilhas: 3 (padrão) Uma nova pasta de trabalho pode conter até 255 planilhas. Máximo: Ilimitado (capacidade

Leia mais

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação UNICESP. Professor de concurso da área de informática e consultor em EAD.

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA SELEÇÃO COMPETITIVA INTERNA - 2014 NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA Rafael Marques Gonçalves Material elaborado para as aulas de Noções Básicas de Informática, tendo como suporte apostila desenvolvida pelo

Leia mais

Word e Excel. Marque Certo ou Errado

Word e Excel. Marque Certo ou Errado A figura acima mostra uma janela do Word 2002, com um texto em processo de edição. Nesse texto, a expressão União Européia é o único trecho formatado como negrito e a palavra continente está selecionada.

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações

IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações O que é uma Apresentação? É um arquivo em que são exibidos textos, gráficos, imagens, sons e animações,

Leia mais

BrOffice.org - Impress

BrOffice.org - Impress BrOffice.org Impress 1 BrOffice.org - Impress Programa de apresentação, utilizado para criação e manipulação de slides. Os slides criados para uma eletrônica podem conter texto, gráficos, objetos, formas,

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ NOVEMBRO / 2007 17 APRESENTAÇÃO Este material foi solicitado pela Secretaria Municipal da Administração SEMAD, e elaborado com o intuito de capacitar os servidores desta prefeitura, de todos os cargos

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO 2 FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 Guido de Oliveira Carvalho UEG-Inhumas NÍVEL BÁSICO 1. Configurar página Aba

Leia mais

Aprendendo MICROSOFT WORD CLIQUE PARA ENTRAR

Aprendendo MICROSOFT WORD CLIQUE PARA ENTRAR Aprendendo MICROSOFT WORD CLIQUE PARA ENTRAR Microsoft Word 2 MICROSOFT WORD INICIANDO O WORD COMANDOS BÁSICOS CONFIGURANDO PÁGINAS COMANDOS AVANÇADOS CRIANDO TABELAS TABELA RECORTAR, COPIAR E COLAR PARA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS Writer É um aplicativo do pacote BrOffice.org

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Office Word 2007 William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO O Word 2007 faz parte do pacote de produtividade Microsoft Office 2007, que sucedeu ao Office 2003. Ao contrário

Leia mais

Aula Número 01. Sumário

Aula Número 01. Sumário Aula Número 01 Sumário Conceitos Básicos:... 3 Movendo-se numa Planilha... 4 Selecionando Múltiplas Células... 4 Abrindo e Salvando um Arquivo... 6 Salvando um arquivo... 8 Introduzindo e Editando Dados...

Leia mais

EXCEL: VISÃO GERAL 4

EXCEL: VISÃO GERAL 4 EXCEL: VISÃO GERAL 4 Conhecendo o Excel 4 Conhecendo a área de trabalho 5 Entrada na barra de Fórmulas 6 Iniciando o programa 6 Abrindo uma pasta de planilhas 6 Inserindo dados 6 Apagando o conteúdo de

Leia mais

Tutorial Word 2007. Estilos. 1. Estruturação do Documento. 1.1 Mapa do documento. Tutorial Word 2007

Tutorial Word 2007. Estilos. 1. Estruturação do Documento. 1.1 Mapa do documento. Tutorial Word 2007 Tutorial Word 2007 Este tutorial pretende introduzir algumas das ferramentas automáticas do Word para a geração de sumários, índices de figuras ou tabelas, referencias e citações automáticas ao longo do

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC. MICROSOFT OFFICE - EXCEL 2007 Pág.: 1

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC. MICROSOFT OFFICE - EXCEL 2007 Pág.: 1 EXCEL 2007 O Excel 2007 faz parte do pacote de produtividade Microsoft Office System de 2007, que sucede ao Office 2003. Relativamente à versão anterior (Excel 2003), o novo programa introduz inúmeras

Leia mais

EDITOR DE TEXTO BROFFICE WRITER

EDITOR DE TEXTO BROFFICE WRITER 1 1 Editor de Texto BrOffice Writer O Writer é o editor de texto do pacote OpenOffice, que corresponde ao Microsoft Word. Um editor de texto é um programa com recursos para formatação de texto que poderá

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Microsoft Power Point - Manual de Apoio

Microsoft Power Point - Manual de Apoio Microsoft Power Point - Manual de Apoio Pág. 1 de 26 Apresentação e introdução O ambiente de trabalho do Power Point. Abrir, guardar e iniciar apresentações. Obter ajuda enquanto trabalha. Principais barras

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

O Microsoft Word é um editor de textos utilizado para criar documentos, cartas, memorandos, trabalhar com mala direta e com tabelas.

O Microsoft Word é um editor de textos utilizado para criar documentos, cartas, memorandos, trabalhar com mala direta e com tabelas. 4 Microsoft Word O Microsoft Word é um editor de textos utilizado para criar documentos, cartas, memorandos, trabalhar com mala direta e com tabelas. 4.2 Janela Principal do Word 4.2.3 Barra de Menu Microsoft

Leia mais

Microsoft Office Word 2007

Microsoft Office Word 2007 Microsoft Office Word 2007 Criando ou editando um documento no MS-Word 1 O Microsoft Word É o processador de textos mais conhecido e utilizado do mundo. A nova interface é agradável, com comandos e funções

Leia mais

Microsoft Excel 2010 Organizado por: Prof. Sandro Figueredo

Microsoft Excel 2010 Organizado por: Prof. Sandro Figueredo Microsoft Excel 2010 Organizado por: TÍTULO 1 - APRESENTANDO A INTERFACE C APÍ TULO 1 - T ELA I NICIAL Você lembra?! A. Barra de Título. O nome do arquivo no Excel é pasta de trabalho. B. Planilhas C.

Leia mais

Plano de Aula - Excel 2010 - cód. 4097 16 Horas/Aula

Plano de Aula - Excel 2010 - cód. 4097 16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2010 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Aula 3 Capítulo 3 - Planilhas Plano de Aula - Excel 2010 - cód. 4097 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do Excel 2010...

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática 2º Caderno Conteúdo Microsoft Excel 2010 - estrutura básica das planilhas; manipulação de células, linhas e colunas; elaboração de tabelas e gráficos; inserção de objetos; campos

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

Word 2007 Microsoft Word

Word 2007 Microsoft Word Fone: (19) 3234-4864 E-mail: editora@komedi.com.br Site: www.komedi.com.br WOR20.0 Word 2007 Microsoft Word 2007 K O M E D I Copyright by Editora Komedi, 2010 Dados para Catalogação Rimoli, Monica Alvarez

Leia mais

Apostila e Caderno de Exercícios: Microsoft Excel

Apostila e Caderno de Exercícios: Microsoft Excel Apostila e Caderno de Exercícios: Microsoft Excel I n s t i t u t o C S U Caro Aluno(a): Este material complementar foi desenvolvido pelos profissionais do Instituto CSU, com o intuito de oferecer a você

Leia mais

Teclas para mover e rolar em uma planilha ou pasta de trabalho

Teclas para mover e rolar em uma planilha ou pasta de trabalho Teclas para mover e rolar em uma planilha ou pasta de trabalho Teclas de seta CTRL+ tecla de direção HOME CTRL+HOME CTRL+END PGDN PGUP ALT+PGDN ALT+PGUP CTRL+PGDN CTRL+PGUP CTRL+F6 ou CTRL+TAB CTRL+SHIFT+F6

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010

Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 INFORMÁTICA CONCURSOS - PROFESSOR PAULO NAJAR Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 Ajuda online Atalhos de teclado para usar a janela Ajuda A janela Ajuda fornece acesso

Leia mais

3º MÓDULO: MICROSOFT WORD

3º MÓDULO: MICROSOFT WORD CURSO DE SUMÁRIO MICROSOFT WORD... 3 INICIANDO O WORD... 3 COMANDOS BÁSICOS... 4 CONFIGURANDO PÁGINAS... 7 COMANDOS AVANÇADOS... 8 TABELA... 9 CRIANDO TABELAS... 9 RECORTAR, COPIAR E COLAR... 9 PARA IMPRIMIR

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 03/10/2008 20:36 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 03/10/2008 20:36 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT EXCEL 2003...3 A JANELA DE TRABALHO...3 MENUS DO EXCEL...4 MENU PRINCIPAL DO EXCEL...4 NAVEGANDO PELA PLANILHA...6 USANDO O TECLADO...6 USANDO A CAIXA IR PARA...6 USANDO O MOUSE...6 INSERINDO

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Microsoft Word XP São Paulo 2002

Microsoft Word XP São Paulo 2002 Microsoft Word XP São Paulo 2002 Índice Índice... 2 Microsoft Word... 4 Iniciando o Word XP... 5 Componentes da Área de Trabalho... 6 Tela Inicial... 6 Barra de Títulos... 6 Barra de Menu... 6 Barra de

Leia mais

Microsoft Word 11/10/2012. Agenda. Introdução. Introdução. Introdução. Curso Conexão Noções de Informática. Aula 6 Microsoft Office

Microsoft Word 11/10/2012. Agenda. Introdução. Introdução. Introdução. Curso Conexão Noções de Informática. Aula 6 Microsoft Office Curso Conexão Noções de Informática Agenda Microsoft Office: Microsoft Word; Microsoft Excel; Microsoft PowerPoint. Aula 6 Microsoft Office Email: leomezzomo@hotmail.com Site: leomezzomo.xpg.com.br O Microsoft

Leia mais

OpenOffice Writer. Por: Leandro Dalcero

OpenOffice Writer. Por: Leandro Dalcero OpenOffice Writer Por: Leandro Dalcero Índice 1 Iniciando o Writer... Pág. 1 2 Componentes básicos da janela do Writer... Pág. 1 3 Menu Arquivo... Pág. 3 3.1 Novo... Pág. 3 3.2 Abrir... Pág. 3 3.3 Piloto

Leia mais

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto 1. Existe uma operação específica no Word que serve para destacar um texto selecionado colocando uma moldura colorida em sua volta, como uma caneta "destaque" (iluminadora). Trata-se de a) "Cor da borda".

Leia mais

EXCEL. Treinamento Básico

EXCEL. Treinamento Básico UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DECon Departamento de Economia e Contabilidade Laboratório Contábil EXCEL Treinamento Básico JUL/2002 1 SUMARIO Introdução 05 Conhecendo

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO Atualização 01/10/2001 2 Objetivo Este treinamento é dirigido a pessoas que desejam aprender como aplicar e criar estilos; criar e formatar tabelas; adicionar formatações

Leia mais

Apostila de Word 2000

Apostila de Word 2000 Apostila de Word 2000 Autor: Faculdade de Medicina do ABC Mestrado em Ciência da Saúde Agosto 2003 INDICE GERAL 1. APRESENTAÇÃO...9 1.1 O QUE É O WORD?...9 1.2 INICIANDO O WORD...9 1.3 RECURSOS DO WORD...10

Leia mais

Apresentando o Word 2007 2 Interface do Word 2007 2 BOTÃO OFFICE 3 Comandos do botão Office: 3

Apresentando o Word 2007 2 Interface do Word 2007 2 BOTÃO OFFICE 3 Comandos do botão Office: 3 Apresentando o Word 2007 2 Interface do Word 2007 2 BOTÃO OFFICE 3 Comandos do botão Office: 3 Barra de ferramentas de acesso rápido ou Quick Access Toolbar 4 Salvando documentos no Word 2007 4 Salvando

Leia mais

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1.

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. 1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. Partes da tela do Excel... Barra de fórmulas... Barra de status...

Leia mais

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7 1. EXCEL 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS As planilhas eletrônicas ficarão na história da computação como um dos maiores propulsores da microinformática. Elas são, por si sós, praticamente a causa da explosão

Leia mais

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010 Tutorial do Iniciante Excel Básico 2010 O QUE HÁ DE NOVO O Microsoft Excel 2010 é um programa de edição de planilhas eletrônicas muito usado no mercado de trabalho para realizar diversas funções como;

Leia mais

Word 2007. Enviado por: Reginaldo José da Silva

Word 2007. Enviado por: Reginaldo José da Silva Word 2007 Enviado por: Reginaldo José da Silva O que há de novo no Microsoft Office Word 2007 O Microsoft Office Word 2007 ajuda-o a produzir documentos com aparência profissional oferecendo um conjunto

Leia mais