AS ILPI S E A DESOSPITALIZA ÇÃO ILPI INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS ILPI S E A DESOSPITALIZA ÇÃO ILPI INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS"

Transcrição

1 AS ILPI S E A DESOSPITALIZA ÇÃO ILPI INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

2 HISTÓRICO Os asilos constituíam uma modalidade de atendimento ao idoso fora do seu convívio familiar. Mais tarde, essa assistência passou a receber influência da medicina social.

3 HISTÓRICO A institucionalização era reflexo da pobreza individual e familiar, e o termo asilo era sinônimo de instituição para idosos pobres. No Brasil, recorrer a uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) ainda é considerada uma atitude polêmica e carregada de preconceito.

4 HISTÓRICO Historicamente as instituições são vistas com resistência e preconceito, tradicionalmente como depósitos de velhos, lugar de exclusão, dominação e isolamento, ou simplesmente um lugar para morrer. Essa história começa a mudar desde a Política Nacional do Idoso em 1994, depois pela Constituição Federal de 1998, Estatuto do Idoso em 2003 e a RDC283 ANVISA de 2005.

5 ENVELHECIMENTO X TRANSFORMAÇÕES Estamos acompanhando além do envelhecimento da população geral, também o envelhecimento da própria população idosa. As perspectivas para um futuro próximo, são elevadas taxas da população idosa e muito idosa, aparecendo assim, fragilidades físicas e/ou mentais.

6 ENVELHECIMENTO X TRANSFORMAÇÕES Queda acelerada da fecundidade e mortalidade; Melhorias das condições de saúde; Mudança no padrão de Casamentos; Aumento do número de separações, recasamentos e/ou nunca se casam; Menor número de filhos; Aumento da escolaridade feminina; Inserção maciça das mulheres no mercado de trabalho; Modificações no sistema de valores.

7 ENVELHECIMENTO X TRANSFORMAÇÕES Dificuldades: Enfraquecimento dos laços fraternais; Famílias desmembradas; Responsabilidade para um só familiar; Famílias menores.

8 QUEM CUIDARÁ DESTA POPULAÇÃO? FAMÍLIAS? OU ILPI S?

9 NORMA SOCIAL REFORÇADA PELO AMPARO DA LEI O cuidado com o idoso tem sido atribuído aos seus descendentes, e o papel de cuidar seja uma obrigação feminina. As jovens cuidam dos filhos, na meia idade ou velhice, dos maridos doentes, pais e sogros idosos fragilizados. A PNI 1994, na CF 1998 e no Estatuto do Idoso de 2003, preconiza o atendimento aos idosos em casa, recomendando que ambientes familiares são mais adequado para o bem-estar. Em geral, o idoso encontrava-se sem políticas públicas estabelecidas, pois denúncias dos diversos tipos de violência contra eles são mais frequentes quando diferentes gerações convivem na mesma casa.

10 As políticas públicas de saúde, que se preocupam em desafogar os leitos hospitalares, têm privilegiado o envelhecimento saudável, tentando deixar de lado a velhice frágil e dependente. Defendem a liberdade individual e autonomia, e pergunta-se: Quem atenderá às demandas dos idosos frágeis e dependentes?

11 Conforme Censo 2010 (IBGE, 2015), houve um aumento significativo da população idosa em Porto Alegre, que passou de 11,8% em 2000 para 15% ( mil) em Estimando um novo crescimento de 4 a 5% para os próximos 10 anos. N a região centro, encontra-se 28% da população idosa do município, e o Moinhos de Vento é o bairro brasileiro com maior proporção de idosos residentes (26%) (IBGE, 2015).

12 Isso nos mostra que um dia você vai ter que pensar na possibilidade em ter que optar por uma ILPI. Ou levar ao limite a capacidade familiar de oferecer cuidados.

13 REPENSAR OU NÃO NAS ILPI s A hospedagem deve ser vista como meio de assistência adequada, e alternativa para as famílias oferecerem melhor qualidade de vida ao idoso. O resultado importante disso é a Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA nº 283 de 26/09/2005, que regulamenta o funcionamento técnico das ILPI s.

14 REPENSAR OU NÃO NAS ILPI s A nova percepção sobre as ILPI s começa a surgir entre os mais jovens, por se tornar mais comum o conhecimento sobre o assunto Justificativas: Dificuldades em suas atividades diárias; Ausência de famílias e Solteiros Não depender nem incomodar ninguém ; Opção por Companhia; Serviços e atividades adequadas à idade.

15 REALIDADE DAS ILPI s Padrão mínimo de funcionamento: RDC 283 ANVISA. Nova forma de atender e acolher o idoso, responsável pela atenção, direitos e garantias do idoso, propiciando os direitos humanos em âmbitos civis, políticos, religiosos, econômicos, culturais e individuais.

16 Residencial Gerion Moinhos UM LUGAR PARA FAZER AMIGOS

17 O Residencial Gerion Moinhos começou suas atividades no ano 1987: UM LUGAR PARA FAZER AMIGOS

18 DIFERENÇA... O Residencial Gerion Moinhos conta com equipe multidisciplinar, o idoso frágil é atendido por nutricionistas, fisioterapeutas, geriatras e psicólogos. O objetivo é fazer com que o hóspede continue exercendo suas atividades, com independência. A reabilitação do portador da síndrome da fragilidade inclui uma boa alimentação, o autocuidado, medidas preventivas de queda e algum exercício físico que seja adequado ao hóspede.

19 Nossa Equipe Multidisciplinar é composta pelos seguintes profissionais: Médico Geriatra; Enfermeira; Nutricionista; Fisioterapeuta; Educador Físico; Gestor em Hotelaria; Técnicos em Enfermagem; Cuidadores; S.P.A para Urgências e Emergências.

20 ATIVIDADES GERION MOINHOS Oferecemos: FISIOTERAPIA - Dinâmicas em GRUPO três vezes por semana RECREAÇÃO: jogos/ Pintura / BAILINHO Comemoração dos Aniversariantes do Mês + Data Comemorativa ( Dia do Idoso / Dia Das Mães / Pais / Semana Farroupilha); PASSEIOS: Piquete Farroupilha / Linha turística / Cirque du Soleil / Tholl

21 APOIO Auxiliar o cliente na marcação de consultas, exames; Aquisição de dietas e suplementos alimentar; Embelezamento; Acompanhamento extra residencial

22 Sensibilidade e Criação

23 PASSEIOS THOLL

24 O Residencial Gerion Moinhos (GERIATRIA) é uma instituição de longa permanência com 30 anos de experiência no atendimento ao Idoso, sendo ele dependente ou não. Possui 4 unidades no Município de Porto Alegre 70 Leitos distribuídos em: Suíte UH com WC privativo Duplo Triplo

25 EDITORIAIS Zero Hora Os velhinhos caem na gandaia Tudo Perto Entrevista com Fabiano Bormann, da Gerion Moinhos Residencial 3 Idade

26 AÇÕES HIPÓDROMO

27 ACOMPANHAMENTO EXTRA RESIDENCIAL E TRANSPORTE Disponibilizamos profissionais técnicos para acompanhamento, a consultas ou passeios; Oferecemos serviço de acompanhamento hospitalar em casos de internações.

28 DESOSPITALIZAÇÃO É a redução do tempo de internação no hospital, permitindo que usuários internados continuem o Tratamento numa Instituição de longa permanência ou até mesmo em casa. Essa é uma tendência mundial e já foi tema de estudo até mesmo de um dos grandes teóricos dos negócios, o americano Clayton Christensen. Professor da Universidade de Harvard.

29 BENEFÍCIOS Humanização da atenção; Minimiza intercorrências clínicas; O usuário não fica exposto à INFECÇÃO HOSPITALAR; Maior conforto para o usuário e familiares.

30 BENEFÍCIOS FAMÍLIA ILPI S

31 OBRIGADO! Residencial Gerion Moinhos

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO: DESAFIOS PARA AS. Solange Kanso IPEA Novembro/2010

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO: DESAFIOS PARA AS. Solange Kanso IPEA Novembro/2010 ENVELHECIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICASP Solange Kanso IPEA Novembro/2010 ENVELHECIMENTO POPULACIONAL É o aumento na proporção de pessoas idosas, como resultado dos

Leia mais

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso Objetivos do programa Apesar dos benefícios óbvios da internação quando necessária, o paciente idoso afastado da rotina de casa e da família apresenta maior dificuldade de recuperação, além de correr risco

Leia mais

Marcos S. Lapa Médico Geriatra II SIMPÓSIO GESEN. Londrina, 15 de setembro 2012

Marcos S. Lapa Médico Geriatra II SIMPÓSIO GESEN. Londrina, 15 de setembro 2012 Marcos S. Lapa Médico Geriatra II SIMPÓSIO GESEN Londrina, 15 de setembro 2012 TRÊS MODALIDADE 1. CONSULTA DOMICILIAR: paciente prefere ser atendido no domicílio, não necessariamente apresenta alguma limitação

Leia mais

Residencial. Um novo conceito em Longevidade... qualidade de vida e bem-estar!

Residencial. Um novo conceito em Longevidade... qualidade de vida e bem-estar! Quem Somos A concepção do Projeto Fleur de Lis foi idealizada por profissionais experientes na área da Longevidade. Em sua essência, um conceito inovador. É um projeto de excelência na promoção da qualidade

Leia mais

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA De forma pioneira, a NotreDame Intermédica entendeu que cuidar da saúde é muito mais que atender pessoas doentes. Por isso, em 1982, adotou o conceito

Leia mais

O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1

O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1 O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1 Lívia Callegari Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil e de Portugal militante, exclusivamente,

Leia mais

Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar

Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar ANA ADALGISA DE OLIVEIRA BORGES GESTORA DE ATENÇÃO DOMICILIAR - SERVIÇOS PRÓPRIOS UNIMEB-BH Introdução Definição Conceito de

Leia mais

Recursos Próprios 2013

Recursos Próprios 2013 Recursos Próprios 2013 " Serviços Próprios de Atendimento Pré-Hospitalar (SOS) e Assistência Domiciliar ( Home- Care): reconhecendo a importância destas modalidades assistenciais para o cliente e para

Leia mais

Bem-vindo ao Residencial Monte Castello!

Bem-vindo ao Residencial Monte Castello! Bem-vindo ao Residencial Monte Castello! Aqui você encontra requinte, conforto, exclusividade e qualidade. Somos um residencial de alto padrão, focados em atuar com excelência e comprometimento no cuidado

Leia mais

ENVELHECER INSTITUCIONALMENTE REVISÃO CRÍTICA DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

ENVELHECER INSTITUCIONALMENTE REVISÃO CRÍTICA DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS ENVELHECER INSTITUCIONALMENTE REVISÃO CRÍTICA DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS Maria Tamires Sabino da Mota Silveira; Eduarda Lima Mendes Instituto de Medicina

Leia mais

MORADIAS PARA SENIORS NO BRASIL. Caio Calfat Vice-presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP

MORADIAS PARA SENIORS NO BRASIL. Caio Calfat Vice-presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP MORADIAS PARA SENIORS NO BRASIL Caio Calfat Vice-presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP 09/11/2017 Cenário Brasil Projeção IBGE população acima de 60 anos 80.000.000 60.000.000 40.000.000

Leia mais

Ciclo de Debates SUS: Políticas Sociais e de Assistência à Saúde do Idoso

Ciclo de Debates SUS: Políticas Sociais e de Assistência à Saúde do Idoso Senado Federal Ciclo de Debates SUS: Políticas Sociais e de Assistência à Saúde do Idoso Brasília, 26 de maio de 2009 Professora Dra Maria Alice Toledo Professora adjunta de Geriatria e Psiquiatria da

Leia mais

Projeto Solidariedade Ativa do Asilo Padre Cacique

Projeto Solidariedade Ativa do Asilo Padre Cacique Projeto Solidariedade Ativa do Asilo Padre Cacique 1. Apresentação do Projeto 1.1 Resumo Executivo Captar recursos financeiros para manutenção mensal das atividades diárias da Instituição, suprir as necessidades

Leia mais

SATISFAÇÃO DE IDOSOS SOBRE ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA

SATISFAÇÃO DE IDOSOS SOBRE ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA SATISFAÇÃO DE IDOSOS SOBRE ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA INTRODUÇÃO Elizabeth Gomes de Oliveira (FACENE) elizabethgoliveira@hotmail.com Morganna Guedes Batista (FACENE) morganna_guedes@hotmail.com

Leia mais

Seja bem-vindo ao Gestão Saúde 360 sênior. A Linha de Cuidado adequada e específica para quem tem acima de 60 anos.

Seja bem-vindo ao Gestão Saúde 360 sênior. A Linha de Cuidado adequada e específica para quem tem acima de 60 anos. Seja bem-vindo ao Gestão Saúde 360 sênior A Linha de Cuidado adequada e específica para quem tem acima de 60 anos. Um grupo acostumado a ver a saúde de uma maneira diferente O Grupo Santa Celina é especialista

Leia mais

PORTARIA Nº 3.090, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*)

PORTARIA Nº 3.090, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) PORTARIA Nº 3.090, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Altera a Portaria nº 106/GM/MS, de 11 de fevereiro de 2000, e dispõe, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial, sobre o repassede recursos de incentivo

Leia mais

PERFIL DO CUIDADOR NA VISÃO DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO

PERFIL DO CUIDADOR NA VISÃO DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO PERFIL DO CUIDADOR NA VISÃO DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO SANTOS, Francisco Anderson Romão dos. Faculdade Santa Maria, [anderson.romao@hotmail.com] LIRA, João Paulo Lucena. Faculdade Santa Maria. [lirajps@hotmail.com]

Leia mais

A Missão. Satisfazer as necessidades dos nossos idosos, garantindo excelência no serviço prestado. A solução para uma vida de Qualidade

A Missão. Satisfazer as necessidades dos nossos idosos, garantindo excelência no serviço prestado. A solução para uma vida de Qualidade A Missão Satisfazer as necessidades dos nossos idosos, garantindo excelência no serviço prestado. A solução para uma vida de Qualidade Assistência permanente, serviços de qualidade, personalizados e evolutivos;

Leia mais

VIVER BEM DONA LURDES E O SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR ATENÇÃO DOMICILIAR

VIVER BEM DONA LURDES E O SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR ATENÇÃO DOMICILIAR 1 VIVER BEM DONA LURDES E O SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR ATENÇÃO DOMICILIAR 2 3 Dona Lurdes tem uma família muito unida, com alguns filhos, muitos netos e dois bisnetos. Eles estão ao seu lado sempre

Leia mais

MORAR EM CASA 1. IDENTIFICAÇÃO

MORAR EM CASA 1. IDENTIFICAÇÃO MORAR EM CASA Fanny Helena Martins Salles 1 Lorena Pinheiro Furtat 2 Miriam Kloppenburg Ferreira 3 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Nome: Implementação ao projeto de moradias assistidas vinculadas ao Centro de Atendimento

Leia mais

UM OLHAR ERGONÔMICO SOBRE AS ILPI S INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: FOCO NAS QUESTÕES SUBJETIVO-PERCEPTUAIS

UM OLHAR ERGONÔMICO SOBRE AS ILPI S INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: FOCO NAS QUESTÕES SUBJETIVO-PERCEPTUAIS UM OLHAR ERGONÔMICO SOBRE AS ILPI S INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: FOCO NAS QUESTÕES SUBJETIVO-PERCEPTUAIS Marcus Arthur Santos Macedo 1 ; Dra. Vilma Villarouco 2 1 Estudante do Curso de

Leia mais

Carinho de casa, cuidado profissional. SOLARANANERY.COM.BR

Carinho de casa, cuidado profissional. SOLARANANERY.COM.BR Carinho de casa, cuidado profissional. SOLARANANERY.COM.BR Carinho de casa, cuidado profissional Criado a partir da parceria entre Ana Nery e Liebendorf, o Solar Ana Nery une a excelência em técnicas hospitalares

Leia mais

Mudanças demográficas e Envelhecimento da população

Mudanças demográficas e Envelhecimento da população Mudanças demográficas e Envelhecimento da população Profª Drª Grace Gomes Mestre em Gerontologia UNICAMP Doutora em Ciências da Motricidade UNESP Docente em Gerontologia - UFSCar Roteiro da apresentação

Leia mais

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Escola de Artes, Ciências e Humanidades Bacharelado em Gerontologia Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo Coordenação 2009-2011: Mônica Sanches Yassuda Marisa Accioly Domingues Inaugurada em fevereiro de 2005. Objetivos:

Leia mais

Novo PAD. Programa de Atenção Domiciliar. Qualidade de vida em primeiro lugar

Novo PAD. Programa de Atenção Domiciliar. Qualidade de vida em primeiro lugar Novo PAD Programa de Atenção Domiciliar Qualidade de vida em primeiro lugar Novo PAD traz novidades 1 Alterações no Programa visam ampliar o cuidado e acesso à saúde pelo paciente O principal objetivo

Leia mais

ANEXO DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.079/14

ANEXO DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.079/14 ANEXO DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.079/14 1. Acolhimento com Classificação de Risco É obrigatória a implantação, nos ambientes das UPAs, de um sistema de classificação de pacientes de acordo com a gravidade do

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE CUIDADO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA

GUIA PRÁTICO DE CUIDADO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA GUIA PRÁTICO DE CUIDADO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA Isabela Dantas Torres de Araújo; Grasiela Piuvezam; Vilani Medeiros de Araújo Nunes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, isabeladta@gmail.com; gpiuvezam@yahoo.com.br;

Leia mais

GESTÃO EM ORTOPEDIA. Solução completa para cuidados com a dor

GESTÃO EM ORTOPEDIA. Solução completa para cuidados com a dor GESTÃO EM ORTOPEDIA Solução completa para cuidados com a dor A Sharecare traz uma solução inteligente que resulta em mais saúde e menos custos. A Gestão em Ortopedia é o único no Brasil que trata um conjunto

Leia mais

Ministério da Saúde lança estratégia para promoção do envelhecimento saudável. 06 de novembro de 2017

Ministério da Saúde lança estratégia para promoção do envelhecimento saudável. 06 de novembro de 2017 Ministério da Saúde lança estratégia para promoção do envelhecimento saudável 06 de novembro de 2017 Brasil tem 29,3 milhões de idosos 14,3% da população 14,3 85,7 Expectativa de vida aumentou 30 anos:

Leia mais

Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento

Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento O Serviço de Terapia Intensiva Adulto, possui 10 leitos que incluem 2 leitos de isolamento distribuídos em uma área aproximada de 130m2. Encontra-se

Leia mais

Capacitação Gerontológica para o cuidado de longa duração da pessoa com Doença de Alzheimer

Capacitação Gerontológica para o cuidado de longa duração da pessoa com Doença de Alzheimer CURSO DE EXTENSÃO ABRAZ SUB-REGIONAL CAMPINAS 2012 Descritivo do Curso Capacitação Gerontológica para o cuidado de longa duração da pessoa com Doença de Alzheimer Parceria com a Sociedade de Medicina e

Leia mais

LINHA DE CUIDADO PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

LINHA DE CUIDADO PREVENÇÃO DO SUICÍDIO CURITIBA 2018 LINHA DE CUIDADO PREVENÇÃO DO SUICÍDIO Secretaria de Saúde de Curitiba Departamento de Atenção à Saúde Coordenação de Saúde Mental Cenário epidemiológico Centro de Epidemiologia Secretaria

Leia mais

Palavras-chave:Assistência Integral à saúde; Direitos do Paciente; Direito à Saúde; Hospitalização.

Palavras-chave:Assistência Integral à saúde; Direitos do Paciente; Direito à Saúde; Hospitalização. UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS (UCP): DIREITO A CONTINUIDADE DO CUIDADO NO AMBIENTE HOSPITALAR Gleice Kelli Santana de Andrade¹ Ane Milena Macêdo de Castro¹ Edivania Anacleto Pinheiro² RESUMO O direito

Leia mais

Linha de Cuidado da Pessoa Idosa

Linha de Cuidado da Pessoa Idosa Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Sub-Secretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde Superintendência de Atenção Primária Coordenação de Linhas de Cuidado e Programas Especiais

Leia mais

Rede de Suporte Social e Velhice. Míriam Ximenes Pinho

Rede de Suporte Social e Velhice. Míriam Ximenes Pinho Rede de Suporte Social e Velhice Míriam Ximenes Pinho Suporte Social No sentido amplo, pode ser entendido tanto no nível sócio-emocional quanto no sentido instrumental Nível sócio-emocional: Afeto, promoção

Leia mais

04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes

04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes 04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes Resolução 01/2015 do CONAD de 28/08/2016: Principais Tópicos MUDANÇAS DE NOMENCLATURAS: Diferenciar de

Leia mais

PORTFÓLIO. Carinho e Saúde em seu Lar

PORTFÓLIO. Carinho e Saúde em seu Lar PORTFÓLIO SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 4 VISÃO... 5 MISSÃO... 5 SERVIÇOS... 5 EQUIPE MULTIPROFISSIONAL... 7 CENTRO OPERACIONAL... 7 VANTAGENS E BENEFÍCIOS... 8 ATENDIMENTO... 10 CONVÊNIOS... 11 CONTATO... 11

Leia mais

04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes. Resolução 01/2015 do CONAD de 28/08/2016:

04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes. Resolução 01/2015 do CONAD de 28/08/2016: 04 Federações Integrantes: Suspensa Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes Resolução 01/2015 do CONAD de 28/08/2016: Principais Tópicos MUDANÇAS DE NOMENCLATURAS: Diferenciar

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS IDOSOS QUANTO AO GRAU DE DEPÊNDENCIA EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB

CARACTERIZAÇÃO DOS IDOSOS QUANTO AO GRAU DE DEPÊNDENCIA EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB CARACTERIZAÇÃO DOS IDOSOS QUANTO AO GRAU DE DEPÊNDENCIA EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB Leila Pereira de Souza UNIPÊ leilapbsaude@hotmail.com Sandra Marinho de Azevedo

Leia mais

A Identidade Profissional dos Trabalhadores da Assistência Social NOB-RH / SUAS

A Identidade Profissional dos Trabalhadores da Assistência Social NOB-RH / SUAS A Identidade Profissional dos Trabalhadores da Assistência Social NOB-RH / SUAS Marcelo Garcia CENSO SUAS 2011 EQUIPES TÉCNICAS SEGUNDO A ESCOLARIDADE Nos Órgãos Municipais da Assistência Social: 40.477

Leia mais

Projeto Acolhimento ao Cuidador do Paciente Dependente em Unidade de Internação

Projeto Acolhimento ao Cuidador do Paciente Dependente em Unidade de Internação Projeto Acolhimento ao Cuidador do Paciente Dependente em Unidade de Internação Projeto - Acolhimento ao Cuidador do Paciente Dependente Proposta do acolhimento... Humanização Qualificação dos serviços

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e PORTARIA Nº 3.9, DE 23 DE DEZEMBRO DE 211(*) Altera a Portaria nº 16/GM/MS, de 11 de fevereiro de 2, e dispõe, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial, sobre o repasse de recursos de incentivo de custeio

Leia mais

Demanda crescente aos serviços de saúde Incorporação de tecnologias de mais alto custo Diminuição de qualidade dos serviços

Demanda crescente aos serviços de saúde Incorporação de tecnologias de mais alto custo Diminuição de qualidade dos serviços Redução da mortalidade Prolongamento da vida Demanda crescente aos serviços de saúde Incorporação de tecnologias de mais alto custo Diminuição de qualidade dos serviços PIORA DA QUALIDADE DE VIDA. INCREMENTO

Leia mais

Introdução O nome Hospital vem do latim hospes, que significa convidado. Daí deriva hospitalis (hospitaleiro) e hospitium, uma casa de hóspedes ou qua

Introdução O nome Hospital vem do latim hospes, que significa convidado. Daí deriva hospitalis (hospitaleiro) e hospitium, uma casa de hóspedes ou qua Introdução O nome Hospital vem do latim hospes, que significa convidado. Daí deriva hospitalis (hospitaleiro) e hospitium, uma casa de hóspedes ou quarto de hóspedes. Lugar onde estrangeiros ou visitantes

Leia mais

COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009

COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009 COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009 Robsmeire Calvo Melo Zurita 1 ; Alessandra Massi Puziol Alves 2 Neide Barboza Lopes 3 INTRODUÇÃO: No Brasil ainda

Leia mais

Comfort Keepers Apoio Domiciliário. Cuidamos dos Seus, Cuidamos de Si!

Comfort Keepers Apoio Domiciliário. Cuidamos dos Seus, Cuidamos de Si! Comfort Keepers Apoio Domiciliário Cuidamos dos Seus, Cuidamos de Si! Comfort Keepers Quem Somos A Comfort Keepers é uma rede de empresas de prestação de Serviços de Apoio Domiciliário, com mais de 750

Leia mais

ECONOMIA GERADA COM DESOSPITALIZAÇÕES GARANTINDO SEGURANÇA, SATISFAÇÃO E CREDIBILIDADE

ECONOMIA GERADA COM DESOSPITALIZAÇÕES GARANTINDO SEGURANÇA, SATISFAÇÃO E CREDIBILIDADE ECONOMIA GERADA COM DESOSPITALIZAÇÕES GARANTINDO SEGURANÇA, SATISFAÇÃO E CREDIBILIDADE Unimed Vitória Presente em 9 municípios capixabas Cenário Atual Transição demográfica e epidemiológica Envelhecimento

Leia mais

Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania Vagas para pessoa com deficiência. Assistente Social ,00 30 horas semanais

Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania Vagas para pessoa com deficiência. Assistente Social ,00 30 horas semanais Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania Assistente Social 03 1.478,00 30 horas semanais Motorista 04 01 954,00 40 horas semanais Analista de Cadastro para Habitação Popular PMCMV

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR PROGRAMA DE ATENÇÃO DOMICILIAR UNIMED-BH CAMILA CARNEIRO DA FONSECA Assistente Social Serviço de Atenção Domiciliar Atenção Domiciliar

Leia mais

REGIMENTO INTERNO do ASILO SÃO VICENTE de PAULO

REGIMENTO INTERNO do ASILO SÃO VICENTE de PAULO REGIMENTO INTERNO do ASILO SÃO VICENTE de PAULO Artigo 1 º DENOMINAÇÃO, FINALIDADE E ADMINISTRAÇÃO: Conforme Estatuto Social O ASILO SÃO VICENTE DE PAULO de Guaranésia, Entidade de Utilidade Pública, tem

Leia mais

UNIDADE DE ORTOGERIATRIA DO CENTRO HOSPITALAR GAIA/ESPINHO. Rafaela Veríssimo 23 de Novembro de 2017

UNIDADE DE ORTOGERIATRIA DO CENTRO HOSPITALAR GAIA/ESPINHO. Rafaela Veríssimo 23 de Novembro de 2017 UNIDADE DE ORTOGERIATRIA DO CENTRO HOSPITALAR GAIA/ESPINHO Rafaela Veríssimo 23 de Novembro de 2017 Introdução A fragilidade do idoso reflete-se no prognóstico da fratura do fémur 10% doentes morrem no

Leia mais

ANEXO III INTEGRANTE DA RESOLUÇÃO CFN Nº 380/2005 PARÂMETROS NUMÉRICOS DE REFERÊNCIA PARA NUTRICIONISTAS, POR ÁREA DE ATUAÇÃO

ANEXO III INTEGRANTE DA RESOLUÇÃO CFN Nº 380/2005 PARÂMETROS NUMÉRICOS DE REFERÊNCIA PARA NUTRICIONISTAS, POR ÁREA DE ATUAÇÃO ANEXO III INTEGRANTE DA RESOLUÇÃO CFN Nº 380/2005 PARÂMETROS NUMÉRICOS DE REFERÊNCIA PARA NUTRICIONISTAS, POR ÁREA DE ATUAÇÃO I. ÁREA DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA A. UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição)

Leia mais

GESTÃO DO CUIDADO AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL, SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

GESTÃO DO CUIDADO AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL, SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude3 GESTÃO DO CUIDADO AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL, SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL RESUMO Mislene Beza Gordo Sarzana Enfermeira,

Leia mais

O IMPACTO DA ATENÇÃO DOMICILIAR NA SAÚDE DE PESSOAS PORTADORES DE INCAPACIDADES

O IMPACTO DA ATENÇÃO DOMICILIAR NA SAÚDE DE PESSOAS PORTADORES DE INCAPACIDADES MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PESQUISA EM SAÚDE ESCOLA GHC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS PORTO ALEGRE

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR NOTA TÉCNICA 02 2006 POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR 1 Brasília, 10 de fevereiro de 2006. I. Introdução: NOTA TÉCNICA 02 2006 O Ministério da Saúde está propondo a implantação da Política Nacional

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia

Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia Cenário de Prática: No primeiro ano, o residente terá atuação na Proteção Especial e Atenção Especializada de Média e Alta Complexidade, em Unidade

Leia mais

Casa de Gestante, Bebê e Puépera (CGBP) Florianópolis, novembro de 2013

Casa de Gestante, Bebê e Puépera (CGBP) Florianópolis, novembro de 2013 Casa de Gestante, Bebê e Puépera (CGBP) Florianópolis, novembro de 2013 CGBP O que é? A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é uma unidade de cuidado peri-hospitalar que acolhe, orienta, cuida e acompanha:

Leia mais

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE Robéria Mandú da Silva Siqueira 1 Edivania Anacleto Pinheiro 2 Stéfani Carvalho dos Santos 3 RESUMO: O objetivo deste trabalho é descrever

Leia mais

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar V Seminário Segurança do Paciente no Ambiente Hospitalar - CREMEB Dra. Flávia Mendes L. Freire Conflito de Interesse Coordenação Assistencial

Leia mais

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5.

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5. A INSERÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA AO IDOSO EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM ÂMBITO NACIONAL Zaqueu

Leia mais

Seminário Ibérico: "Pobreza e estratégias para a sua erradicação" SANTA CASA DA MISERICÓRDIA FERREIRA DO ALENTEJO

Seminário Ibérico: Pobreza e estratégias para a sua erradicação SANTA CASA DA MISERICÓRDIA FERREIRA DO ALENTEJO Seminário Ibérico: "Pobreza e estratégias para a sua erradicação" SANTA CASA DA MISERICÓRDIA FERREIRA DO ALENTEJO Abril 2016 A História da Instituição Os Serviços disponíveis FEAC Cantinas Sociais Pontos

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.077/14

ANEXO I DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.077/14 ANEXO I DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.077/14 1. Definição de leitos de retaguarda No Brasil, a Portaria MS/SAS nº 312, de 2 de maio de 2002, define 24 horas como o período máximo de observação hospitalar e estabelece

Leia mais

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA APRESENTAÇÃO COMERCIAL O NEGÓCIO SISTEMA UNIMED SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA Qualidade comprovada Top of Mind (Plano mais lembrado pela sociedade), Certificação ONA Nível 3 (Acreditação de Excelência

Leia mais

Projetos de Lei PPA e LOA 2018

Projetos de Lei PPA e LOA 2018 Projetos de Lei PPA 2018-2021 e LOA 2018 APRESENTAÇÃO SMS- DOCUMENTO SÍNTESE. Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2017 AGENDA ÁREA DE RESULTADO 1 Capital Humano na Formação do Carioca 2 Rio Seguro e Vigilante

Leia mais

Por SAÚDE SUPLEMENTAR. Dentro. Edição Setembro/17

Por SAÚDE SUPLEMENTAR. Dentro. Edição Setembro/17 Por Dentro DA SAÚDE SUPLEMENTAR Edição Setembro/17 O mercado de saúde suplementar tinha, em junho/2017, 70 milhões de vínculos: 47,4 milhões de beneficiários nos planos médicos e 22,7 milhões nos planos

Leia mais

Hospital Geral de São Mateus

Hospital Geral de São Mateus Hospital Geral de São Mateus Projeto Referência Hospital Amigo do Idoso Perfil Instituição Hospital Geral, de caráter público, subordinado a Secretaria de Estado da Saúde, da administração direta, com

Leia mais

ABRIGAMENTO DE PESSOAS NÃO IDOSAS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

ABRIGAMENTO DE PESSOAS NÃO IDOSAS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS ABRIGAMENTO DE PESSOAS NÃO IDOSAS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS Cláudia Maria Beré 1 O abrigamento de pessoas com menos de 60 anos em instituições de longa permanência para idosos tem

Leia mais

RAPS. Saúde Mental 26/08/2016. Prof.: Beto Cruz PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*)

RAPS. Saúde Mental 26/08/2016. Prof.: Beto Cruz PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Saúde Mental Prof.: Beto Cruz betocais2@gmail.com PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades

Leia mais

Os efeitos causados na vida dos idosos: As intervenções da equipe multidisciplinar do Centro-dia

Os efeitos causados na vida dos idosos: As intervenções da equipe multidisciplinar do Centro-dia 74 Relato de experiência Os efeitos causados na vida dos idosos: As intervenções da equipe multidisciplinar do Centro-dia Gilmara Souza de Assis Doretto E ste estudo tem como objetivo compreender quais

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO Nome do projeto (programa vinculado se houver) A sobrecarga e a qualidade de vida de cuidadores de pacientes atendidos em Centros de Atenção Psicossocial. Vinculado ao programa de pós graduação da Ciências

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA NOSSA CASA A importância do Trabalho em Equipe Multidisciplinar Assistente Social Enfermeira Técnicos de enfermagem Fisioterapeuta Nutricionista Médico Psicólogo

Leia mais

CUIDADO DE ENFERMAGEM AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

CUIDADO DE ENFERMAGEM AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CUIDADO DE ENFERMAGEM AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Amanda Alves do Vale Acadêmica do 8º período do curso de enfermagem da Universidade Potiguar (UnP). E-mail: amandaezequiel.moura@gmail.com

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO DE ACÇÃO GERIÁTRICA (24ª edição)

CURSO DE TÉCNICO DE ACÇÃO GERIÁTRICA (24ª edição) CURSO DE TÉCNICO DE ACÇÃO GERIÁTRICA (24ª edição) Atendendo ao envelhecimento crescente a que se assiste a nível mundial, é imprescindível os cuidadores, formais e informais, dispensarem a formação neste

Leia mais

GT 5: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS SOCIAIS

GT 5: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS SOCIAIS GT 5: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS SOCIAIS INVESTIMENTOS DE BAIXO CUSTO QUE REFLETEM POSITIVAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA DOS INTERNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE IDOSOS ILPI Fabiele Eidam

Leia mais

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do para:

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do  para: Médico Responsável pela Agência Transfusional - Residência médica em Hematologia; - Experiência em Controle de Agência Transfusional Médico Anestesista - Especialização em Anestesia; - Experiência em Cirurgia

Leia mais

Políticas de Proteção à Pessoa Idosa

Políticas de Proteção à Pessoa Idosa Políticas de Proteção à Pessoa Idosa Maria Alice Nelli Machado Email.marialicemachado@ig.com.br O processo de envelhecimento traz conseqüências para os indivíduos, para as sociedades e para os Estados;

Leia mais

TEMAS LIVRES APROVADOS GERONTOLOGIA

TEMAS LIVRES APROVADOS GERONTOLOGIA TEMAS LIVRES APROVADOS GERONTOLOGIA Nº TÍTULO 14604 AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA DE MULHERES EXPOSTAS A INALAÇÃO DE FUMAÇA DOMÉSTICA TIPO DE APRESENTAÇÃO 14603 Relação entre incontinência

Leia mais

Centro de Convivência da Pessoa Idosa

Centro de Convivência da Pessoa Idosa Centro de Convivência da Pessoa Idosa Deve-se basear numa concepção de cuidado para um envelhecimento ativo, que privilegie a reintegração sócio-política cultural da pessoa idosa, em conformidade com a

Leia mais

domiciliário e comunitário mais vulneráveis dependência física e funcional acompanhamento próximo

domiciliário e comunitário mais vulneráveis dependência física e funcional acompanhamento próximo Um dia com O que é? A UCC de Paranhos é uma unidade funcional que presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos

Leia mais

PESQUISA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA DISSEMINAÇÃO SOBRE TEMAS DIVERSOS DA PESSOA IDOSA

PESQUISA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA DISSEMINAÇÃO SOBRE TEMAS DIVERSOS DA PESSOA IDOSA PESQUISA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA DISSEMINAÇÃO SOBRE TEMAS DIVERSOS DA PESSOA IDOSA TERMO DE FOMENTO Nº 848255/2017/SNPDDH-CGAP/SNPDDH-GAB/SDH META 1 Diagnóstico atual da população idosa e Reunião

Leia mais

CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS. Coordenador: Renato Carlos Vieira. Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160. Bairro: Ilha de Santa Maria

CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS. Coordenador: Renato Carlos Vieira. Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160. Bairro: Ilha de Santa Maria CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS Coordenador: Renato Carlos Vieira Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160 Bairro: Ilha de Santa Maria CEP: 29051-100 Horários de atendimento: 7 às 19h (Atendimento

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

A saúde pública no Brasil e no Estado de São Paulo: direcionamentos dos hospitais públicos para otimização de leitos e qualidade dos atendimentos

A saúde pública no Brasil e no Estado de São Paulo: direcionamentos dos hospitais públicos para otimização de leitos e qualidade dos atendimentos 1º Simpósio Internacional de Desospitalização A saúde pública no Brasil e no Estado de São Paulo: direcionamentos dos hospitais públicos para otimização de leitos e qualidade dos atendimentos Dr. Fábio

Leia mais

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Dia: 04/05 Local: Anf. da Biblioteca Horário: 13 às 14h Apresentadoras: Caroline Pascon 4º ano Chrishinau Silva 2º ano Orientadora: Drª Fgaª Ariadnes Nobrega de

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS SUS - Princípios Gerais 1 - A Saúde Como Direito de Todos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS SERVIÇO DE PEDIATRIA OPERAÇÃO INVERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS SERVIÇO DE PEDIATRIA OPERAÇÃO INVERNO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS SERVIÇO DE PEDIATRIA OPERAÇÃO INVERNO HMIPV O HMIPV é um hospital próprio municipal 100% SUS,

Leia mais

Técnico em Enfermagem. Escola Profissional do Instituto de Cardiologia Av. Princesa Isabel nº 370, Bairro Santana Porto Alegre/RS Fone (51)

Técnico em Enfermagem. Escola Profissional do Instituto de Cardiologia Av. Princesa Isabel nº 370, Bairro Santana Porto Alegre/RS Fone (51) Técnico em Enfermagem Escola Profissional do Instituto de Cardiologia Av. Princesa Isabel nº 370, Bairro Santana Porto Alegre/RS Fone (51) 3235 4142 Instituto de Cardiologia Escola Profissional Nos últimos

Leia mais

Crescimento Populacional da Terceira Idade. Juliana Aquino

Crescimento Populacional da Terceira Idade. Juliana Aquino Crescimento Populacional da Terceira Idade Juliana Aquino País Jovem de Cabelos Brancos Somos um país jovem, temos grande população de jovens e crianças, mas estamos envelhecendo rapidamente.os países

Leia mais

Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL. NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL. NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL

Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL. NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL. NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL REFORMA PSIQUIÁTRICA Reforma Psiquiátrica Brasileira Em 1978,

Leia mais

UPE Campus Petrolina. Obrigatória: ( X ) Eletiva: ( ) PROGRAMA DA DISCIPLINA

UPE Campus Petrolina. Obrigatória: ( X ) Eletiva: ( ) PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Enfermagem Disciplina: Cuidar de Enfermagem na Saúde do Idoso Carga Horária: 75h : 45h Prática: 30h Semestre: 2016.2 Professores: Flávia Emília Cavalcante

Leia mais

PROGRAMA MELHOR EM CASA E A RESPONSABILIZAÇÃO DE FAMÍLIAS NO CUIDAR

PROGRAMA MELHOR EM CASA E A RESPONSABILIZAÇÃO DE FAMÍLIAS NO CUIDAR PROGRAMA MELHOR EM CASA E A RESPONSABILIZAÇÃO DE FAMÍLIAS NO CUIDAR Larissa Fernandes Telles (Acadêmica do 3 ano de Serviço Social), Suellen Mota Oliveira (Acadêmica do 3 de Serviço Social), Marília Dal

Leia mais

ESTÁGIO: PSICOLOGIA HOSPITALAR: INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM UMA UNIDADE DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

ESTÁGIO: PSICOLOGIA HOSPITALAR: INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM UMA UNIDADE DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CENTRO DE PESQUISA E PSICOLOGIA APLICADA ESTÁGIO: PSICOLOGIA HOSPITALAR: INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA

Leia mais

Painel: Atuação da APS a partir do olhar do usuário

Painel: Atuação da APS a partir do olhar do usuário Painel: Atuação da APS a partir do olhar do usuário Daniela Coelho Ricardo Acadêmica de Enfermagem UFMG Fábio Araújo Gomes de Castro Acadêmico de Medicina UFMG INTRODUÇÃO Objetivo Conhecer a relação entre

Leia mais

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE CARTILHA PROGRAM AS DE ATENÇÃO À SAÚDE PROGRAMAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE A Unimed Cerrado pensando na saúde e bem-estar do seu cliente, disponibiliza diversos Programas de. Contamos com uma equipe

Leia mais

Atuação Fisioterapêutica na Assistência Domiciliar

Atuação Fisioterapêutica na Assistência Domiciliar II SIMPÓSIO DO DIA DO FISIOTERAPEUTA FACFISIO/ UFJF Atuação Fisioterapêutica na Assistência Domiciliar Dr. Luciano A. Filgueiras Outubro, 2017 INTRODUÇÃO Resolução N 474, de 20 de dezembro de 2016 Normatiza

Leia mais

Atenção Domiciliar no Município do Rio de Janeiro. Germana Périssé Girlana Marano Hortense Marcier Brasília Junho/2013

Atenção Domiciliar no Município do Rio de Janeiro. Germana Périssé Girlana Marano Hortense Marcier Brasília Junho/2013 Atenção Domiciliar no Município do Rio de Janeiro Germana Périssé Girlana Marano Hortense Marcier Brasília Junho/2013 Breve Histórico Os limites administrativos do espaço físico da Cidade do Rio de Janeiro

Leia mais

SUMÁRIO. Dicas para aproveitar a melhor idade. Alimentação do Idoso. Atividade física na Terceira Idade. Doenças que acometem a Terceira Idade

SUMÁRIO. Dicas para aproveitar a melhor idade. Alimentação do Idoso. Atividade física na Terceira Idade. Doenças que acometem a Terceira Idade SUMÁRIO Dicas para aproveitar a melhor idade 03 Alimentação do Idoso 04 Atividade física na Terceira Idade 05 Doenças que acometem a Terceira Idade 06 Saúde na Terceira Idade 07 Dicas de Prevenção 08 Benefícios

Leia mais

INTERNAÇÃO DOMICILIAR: EXPERIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS

INTERNAÇÃO DOMICILIAR: EXPERIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS INTERNAÇÃO DOMICILIAR: EXPERIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS Autoras:Leila da Cunha Meneses; Maria Aparecida Rodegheri. Objetivo:O objetivo é mostrar nossa experiência ao longo dos três anos de funcionamento

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO BÁSICA JUNTO AOS IDOSOS QUE RESIDEM SOZINHOS

A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO BÁSICA JUNTO AOS IDOSOS QUE RESIDEM SOZINHOS A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO BÁSICA JUNTO AOS IDOSOS QUE RESIDEM SOZINHOS 1. Autora (Maria Verônica de Lima Santos); 2. Orientadora (Lucilla Vieira Carneiro); 3. Co-autora (Marília Sales de Vasconcelos) 1

Leia mais

VISITA ÀS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS EM NATAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

VISITA ÀS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS EM NATAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VISITA ÀS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS EM NATAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Leandro Melo de Carvalho (1); Igor Augusto Silva de Sousa (2); Thomas Matheus da Silva Lopes (3); Ilanne Caroline

Leia mais