I - DIAGNÓSTICO EM IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL I.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I - DIAGNÓSTICO EM IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL I."

Transcrição

1 FORMAÇÃO PROFISSIONAL AVANÇADA PORTO DENTAL INSTITUTE 1- Programa do Curso: 1º ANO: As sessões presenciais irão decorrer nas seguintes datas: Módulo I 5 a 10 Fevereiro 2018 Módulo II -12 a 17 Março 2018 Módulo III- 16 a 21 Abril 2018 Módulo IV 14 a 19 Maio 2018 Módulo V 11 a 16 Junho 2018 Módulo VI 16 a 20 de Julho 2018 Módulo VII 17 a 22 Setembro 2018 Módulo VIII 15 a 20 Outubro 2018 Módulo IX 12 a 17 Novembro 2018 Módulo X 10 a 15 Dezembro 2018 Diagnóstico. Anatomia radiológica e aplicada. Pronóstico periodontal, reabilitador e endodôntico. O tecido ósseo. Os tecidos moles periimplantarios. A cicatrização dos tecidos ósseos e moles. O espaço biológico. Conceito de platform switching. Tipos de implantes. Superfícies em Implantologia. Plano de tratamento. Fotografia em odontologia. Prática de enceramento de diagnóstico. Prática de fotografia. Pratica de manuseio de imagens. I - DIAGNÓSTICO EM IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL I. Permitir ao aluno conhecer aprofundadamente as técnicas de diagnóstico e prognostico Periodontal e Implantológico. Ter os conhecimentos necessários sobre a anatomia e biologia da cavidade oral, relacionando-a com a Periodontologia e Implantologia. Conhecer os diversos tipos, superfícies e variações dos sistemas de implantes e as suas indicações e aplicações clinicas. Permitir ao aluno valorizar e recorrer à fotografia como recurso em Medicina Dentária. Capacitar os alunos na adequada recolha de informação e historia clinica, estruturação e elaboração de um plano de tratamento multidisciplinar. Instruir nos princípios que marcam o alto nível na prática clinica, boas impressões, bons modelos, seleção de materiais, organização do material, sequencia de execução de um plano de científica relacionada com o planos de tratamento será o espaço onde os formandos poderão realizar a apresentação de casos clínicos que serão debatidos posteriormente com o corpo docente do curso assim como com eventuais docentes convidados de forma a permitir uma visão integrada do tratamento reabilitador em Medicina Dentária.

2 tratamento. C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero. Assepsia e antissepsia. Desenho de incisões. Tipos de sutura. Hemostasia. Cuidados Pré e pós-operatórios. Gestão da farmacologia. Preparação de um campo estéril. Urgências no consultório dentário. Prática de colocação de implantes em modelos artificiais. Prática de colocação de implantes em modelos animais. Prática de tipos de sutura em modelos animais. Práticas de plano de tratamento. II - PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIRURGIA ORAL. Habilitar o aluno na correta preparação e manipulação de um campo operatório estéril, com adequados cuidados de proteção para o paciente e operadores. Conhecer diversas técnicas cirúrgicas aplicáveis em tratamentos de implantologia e cirurgia oral. Dotar o formando de competências na área da terapêutica medicamentosa, controle da dor e inflamação, cuidados pré e pósoperatórios e gestão de pacientes poli medicados. Saber atuar frente à ocorrência de urgências durante a execução de tratamentos em ambulatório no campo da reabilitação oral. Saber aplicar fármacos em situações de urgência tal como manobras de reanimação. Conhecer sistemas e procedimentos de sedação consciente e monitorização do paciente. Formar o aluno na correta científica relacionada com o

3 utilização dos sistemas de implantes e sua aplicação clínica. J, Marvão, C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero. Zuhr, O., r eler. r eler, B., & Rebele, S. (2012). Plastic-esthetic periodontal and implant surgery: A microsurgical approach. London: Desenho digital do sorriso. Encerado diagnóstico / mockup. Scâner intraoral. Scâner facial. Montagem em articulador. Toma de registros intermaxilares o Jig anterior. o NTI. o Tope anterior. o Arco gótico. Arquivos / modelos STL. Enceramento virtual. Praticas de enceramento e mock-up. Práticas de scâner intraoral. Práticas de plano de tratamento. III - DIAGNÓSTICO EM IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL II. Aprofundar os conhecimentos de anatomia dentária e das diferentes técnicas de enceramento de diagnostico, assim como a sua importância como ferramenta de diagnostico e planificação de casos complexos. Saber aplicar a informação obtida com o enceramento na pratica clinica mock-up. Instruir no uso de métodos de planificação e recolha de dados complementares de diagnóstico digitais e a sua aplicação na prática clínica. Fornecer os fundamentos necessários sobre oclusão de modo a integrar esta área, num contexto multidisciplinar, no plano de diagnostico e tratamento. científica relacionada com o C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero.

4 Protocolos de investigação. Variáveis. Conceitos e a sua gestão. Introdução à estadística em investigação. Informática aplicada à medicina dentaria. Estrutura, organização e desenvolvimento de um Como escrever um artigo científico. Desenvolvimento de um protocolo de investigação por cada aluno. IV- INTRODUÇÃO À INVESTIGAÇÃO. Capacitar o aluno para a realização de investigação clínica e laboratorial, fornecendo igualmente as bases teóricas e praticas para a elaboração e publicação de artigos científicos. Permitir ao aluno ter os conhecimentos indispensáveis na ótica de utilizador sobre a forma como se aplica a informática à medicina dentaria na actualidade. Saber pesquisar e usar as diferentes bases de dados e plataformas de divulgação cientifica. Ter as bases fundamentais em estatística que permitam tanto a interpretação de dados como a elaboração de trabalhos científicos. científica relacionada com o Elaboração de um protocolo de investigação. P. Monteiro, C. Manço, S. Gavinha, C. Falcão, M. Herrero.

5 V - PERIODONTOLOGIA APLICADA À IMPLANTOLOGIA E À REABILITAÇÃO ORAL. Diagnóstico periodontal. Classificação das doenças periodontais. Terapia periodontal fechada. Cirurgia periodontal ressectiva: o Cirurgia óssea. o Cirurgia de acesso. o Retalho de reposição o apical. Cirurgia do sector anterior. Cirurgia periodontal regenerativa. Praticas de raspado e alisado radicular. Praticas de cirurgia periodontal. Permitir que o formando tenha competências no campo do diagnostico e tratamento das doenças periodontais. Ser capaz de identificar patologias e aplicar a terapêutica mais adequada para o controle de infeções. Ter conhecimentos na área da microbiologia periodontal e etiopatogenia. Conhecer a historia, evolução e atualidade da Periodontologia aplicada à implantologia. Saber integrar um tratamento reabilitar em pacientes periodontais. Fundamentos e aplicação de terapia periodontal não cirúrgica e cirúrgica, as suas indicações, contraindicações e vantagens e desvantagens. Fundamentos biológicos e aplicação de cirurgia periodontal ressectiva e regenerativa. Materiais e técnicas usadas na cirurgia periodontal regenerativa. científica relacionada com o C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero.

6 VI - PRINCÍPIOS QUE REGEM A PRÓTESE SOBRE IMPLANTES. Seleção de pilares. Prótese aparafusada prótese cimentada. A cor e o seu registro. Impressões em prótese sobre implantes. Oclusão em prótese sobre implantes. Tipos de prótese sobre implantes. Restaurações unitárias e as suas características. Restaurações parciais e as suas características. Reabilitações completas e as suas características. Conceito de prótese hibrida. Sobre dentaduras. Biomecânica em prótese sobre implantes. Materiais a usar em prótese sobre implantes. Desenho de estruturas. Sequencia de tratamento em prótese sobre implantes. Relação clínica laboratório: a prescrição da prótese. Prática de manipulação de componentes. Pratica de toma de impressões. Prática de uso de scâner digital da oclusão. tratamento de pacientes a Ser capaz de diagnosticas, planificar e executar tratamentos reabilitadores integrados. Poder executar as diferentes técnicas de reabilitação com prótese fixa implanto-suportada. Conhecer as diferentes filosofias de terapia oclusal e a sua aplicação clinica. Saber aplicar as diferentes técnicas de confeção de prótese sobre implantes. Conhecer os sistemas protéticos de implantes, as suas indicações, aplicações, vantagens e contraindicações. Ter conhecimentos ao nível da biomecânica, propriedades físicas e biológicas dos diferentes materiais disponíveis para a confeção de prótese fixa sobre implante. Capacitar os alunos a transmitirem de forma exata toda a informação necessária ao laboratório para a correta execução dos trabalhos protéticos nas suas diferentes fases. DEFINIÇÃO DO TRABALHO NÃO Tutorial: Plataforma E-Learning, s, Dropbox. Ensino à Distância: Disponibilização de artigos científicos e discussão dos mesmos e de temas específicos via plataforma E- Learning. Revisão de literatura científica relacionada com o Pesquisa de conteúdos bibliográficos relacionados com o Desenvolvimento do protocolo de investigação. Elaboração de Seminários de planos de tratamento. C. Barbosa, C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero.

7 Conceito de ROG. Defeitos ósseos e a sua classificação. Princípios que regem la ROG. Enxertos ósseos. Materiais de enxerto. Membranas barreira. Aumento de cresta horizontal. Aumento de cresta vertical. Aumentos de cresta combinados. Predictabilidade da ROG. A preservação de cresta em alvéolos postextração. Práticas de ROG em modelos animais. VII - REGENERAÇÃO ÓSSEA GUIADA (ROG). Conhecer as bases cientificas e fundamentos biológicos que definem a ROG. Saber diagnosticar e classificar os diferentes tipos de defeitos ósseos que podem estar presentes assim como estes podem condicionar o tratamento implantológico. Conhecer e dominar os diferentes materiais usados nas técnicas de ROG, conhecer de forma aprofundada as suas indicações, vantagens e desvantagens nos diferentes procedimentos de aumento da disponibilidade óssea. Estar habilitado a realizar procedimentos de ROG, conhecendo as indicações e limitações de cada técnica. científica relacionada com o C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero.

8 Classificação dos defeitos de cresta. Tratamento do sector anterior com implantes. Princípios da cirurgia plástica periodontal aplicada à implantologia e à reabilitação oral. Substitutos de tecido mole. Praticas de cirurgia reconstrutiva. VIII - CIRURGIA MUCOGENGIVAL E RECONSTRUTIVA I Habilitar o aluno para a realização de diferentes técnicas de cirurgia periodontal mucogengival e regenerativa. Conhecer as repercussões estéticas dos tratamentos periodontais e implantológicos e suas possíveis soluções. Estar capacitado para diagnosticar, planificar e realizar diferentes técnicas de cirurgia periodontal. Estar familiarizado com as diferentes técnicas e materiais existentes na cirurgia mucogengival. científica relacionada com o H. Oliveira, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, M. Herrero. IX - PROTOCOLOS DE CARGA IMEDIATA EM PRÓTESE SOBRE IMPLANTES. Protocolos de carga dos implantes. Conhecer a historia, evolução e atualidade dos protocolos de carga

9 Conceito de carga imediata. Conceito de estabilidade em implantologia. A análise da frequência de ressonância (AFR). Predictabilidade dos protocolos de carga imediata em prótese sobre implantes. Princípios clínicos que regem a aplicação dos protocolos de carga imediata em prótese sobre implantes. Práticas de manipulação dos sistemas de AFR. sobre implantes. Aprofundar os conhecimentos dos conceitos de osteointegração, estabilidade primaria, estabilidade secundaria e tempos de carga de implantes. Saber que fatores tem influencia na estabilidade primaria e secundaria de um implante dental. Estar familiarizado com sistemas de analise de frequência de ressonância, a sua importância e aplicação clinica. Ter conhecimentos que permitam a decisão sobre e a aplicação de protocolos de carga imediata. científica relacionada com o C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, C. Barbosa, M. Herrero. Técnicas de provisionalização. Materiais para a elaboração de X - PRÓTESE PROVISÓRIA SOBRE IMPLANTES. Conhecer diferentes sistemas e métodos de confeção de prótese provisoria sobre implantes.

10 provisórios e a sua manipulação. Pônticos ovoides. Técnica de Gallucci. Práticas de construção de provisórios. Estar familiarizado com os diferentes materiais disponíveis, as suas indicações e propriedades biomecânicas. Saber manusear tecidos moles com a prótese provisoria pela confeção e adaptação dos perfis de emergência e perfis de pônticos. Capacitar os alunos para realizarem diferentes técnicas de prótese provisoria sobre implantes, seja imediata ou diferida. científica relacionada com o C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, C. Barbosa, M. Herrero. Totais Teórica Prática Prática Orientação Total horas Total ECTS laboratorial clínica tutorial 300 h 60h 120 h 1080h 1580 h 60 ECTS 2º ANO: As sessões presenciais irão decorrer nas seguintes datas:

11 Módulo XI 7 a 12 Janeiro 2019 Módulo XII 4 a 9 de Fevereiro 2019 Módulo XIII 18 a 23 de Março 2019 Módulo XIV 22 a 27 Abril 2019 Módulo XV 20 a 25 de Maio 2019 Módulo XVI 17 a 22 de Junho 2019 Módulo XVII 15 a 20 de Julho 2019 Módulo XVIII 23 a 28 Setembro 2019 Módulo XIX 21 a 26 Outubro 2019 Módulo XX 18 a 23 Novembro de 2019 Tempos de colocação dos implantes e abordagem cirúrgica. Tipos de alvéolos. Bimodal approach. Trimodal approach. Princípios clínicos que regem a realização de implantes imediatos. Implantes imediatos e carga imediata. XI - IMPLANTES IMEDIATOS. Saber diagnosticar, classificar e planificar um implante mediante os fatores anatómicos que influem na decisão de colocar um implante imediato. Conhecer os diferentes protocolos clínicos de colocação de implantes imediatos integrados com cirurgia mucogengival e prótese imediata. científica relacionada com o C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero.

12 A manutenção em pacientes portadores de reabilitações sobre implantes. Mucositis. Periimplantitis. Fracasso por sobrecarga. Fracasso prematuro. Patologia periapical periimplantaria. XII - FASE DE MANUTENÇÃO. PATOLOGIA PERIIMPLANTARIA. Conhecer a etiopatogenia da patologia periimplantaria. Ter conhecimentos na área da manutenção de prótese sobre implantes e na prevenção de patologias periimplantarias. Saber identificar e diagnosticar as doenças periimplantarias e outras causas de fracasso ou complicações dos tratamentos com implantes. Dotar os alunos da capacidade de adequadamente abordar e tratar patologias periimplantarias. científica relacionada com o C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero. Implantes na tuberosidade maxilar. Implantes curtos. Implantes na apófise pterigoide. Implantes zigomáticos. All on four. XIII- GESTÃO DO SECTOR POSTERIOR DO MAXILAR ATRÓFICO I Instruir os alunos em técnicas alternativas de tratamento em casos complexos com pouca disponibilidade óssea. Aprofundar os conhecimentos da anatomia do maxilar. Conhecer a atual evidencia

13 cientifica que suporta o uso de implantes curtos. Conhecer indicações, vantagens e limitações do uso de técnicas não convencionais no tratamento de pacientes com implantes. científica relacionada com o JP. Macedo, J. Pereira, A. Salgado, M. Guimarães. XIV- GESTÃO DO SECTOR POSTERIOR DO MAXILAR ATRÓFICO II Elevação do seio aberta. Elevação do seio fechada. Materiais de preenchimento. Técnicas de elevação do seio. Predictabilidade das técnicas de elevação do seio. Praticas de técnicas de elevação do seio em modelos animais. A ELEVAÇÃO DO SEIO MAXILAR Dotar os alunos dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para corretamente aplicarem técnicas cirúrgicas de aumento vertical da disponibilidade óssea no seio maxilar. científica relacionada com o

14 C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero. Conceito de prótese adesiva. Materiais para a construção das próteses adesivas. Cimentos. Tipos de próteses sobre implantes. Sequencia de tratamento de próteses em tratamentos complexos e multidisciplinares. Praticas de próteses adesivas: Talhado. Cimentação. Provisionalização. XV- REABILITAÇÃO ORAL. Capacitar os alunos na planificação e execução de tratamentos reabilitadores complexos e multidisciplinares. Dotar os alunos dos conhecimentos teóricos que justificam e indicam a realização de técnicas e próteses adesivas. Estar familiarizados com os diferentes materiais disponíveis, suas indicações e propriedades biomecânicas. Capacitar os alunos para realizarem tratamentos de professe fixa sobre dentes. científica relacionada com o C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero.

15 Orto - perio. Endo - perio. Microimplantes e aumento da ancoragem em ortodontia. Problemas estéticos e Periodontologia. Exposição de dentes inclusos. Implantes em pacientes periodontais. XVI- TRATAMENTOS MULTIDISCIPLINARES. Aprender a avaliar as necessidades estéticas, funcionais e biológicas de um paciente e como integrar um plano de tratamento implantológico num contexto multidisciplinar. Aprofundar os conhecimentos na área da ortodontia e a sua relação com a implantologia. Aprofundar conhecimentos na área da endodontia e a sua relação com o tratamento de pacientes periodontais. científica relacionada com o JP. Macedo, J. Pereira, A. Salgado, H. Oliveira, C. Falcão, P. López, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, M. Herrero.

16 Enxertos ósseos em bloco. Praticas de cirurgia reconstrutiva II. XVII- CIRURGIA MUCOGINGIVAL E RECONSTRUTIVA II. Aprofundar conhecimentos das técnicas de cirurgia periodontal mucogengival e reconstrutiva integradas no tratamento implantológico. Conhecer a indicação e técnica cirúrgica da obtenção e colocação de enxertos ósseos em bloco. científica relacionada com o H. Oliveira, A. Falcão, F. Herrero, P. López, P. Ribeiro, M. Herrero. Tecnologia CAD-CAM. Fluxo digital nos tratamentos odontológicos. Princípios que regem a cirurgia guiada. Desenvolvimento da cirurgia XVIII - FLUXO DIGITAL. CIRURGIA GUIADA. Formar os alunos no âmbito da tecnologia digital disponível na planificação e execução de prótese digital. Conhecer diferentes sistemas de cirurgia guiada, as suas vantagens e limitações.

17 guiada. Praticas de planificação em cirurgia guiada. Manusear os sistemas de planificação digital e a sua aplicação na pratica clinica. científica relacionada com o C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero Exodontia de dentes inclusos. Cirurgia maxilofacial: o Enxertos ósseos complexos. o Cirurgia ortognática. o Patologia cirúrgica dos maxilares. o Patologia tumoral da cavidade oral. XIX- CIRURGIA ORAL E CIRURGIA MAXILOFACIAL Adquirir conhecimentos em áreas complementares aos tratamentos implantológicos em pacientes multidisciplinares. Capacitar os alunos para a cirurgia de dentes inclusos. Familiarizar-se com técnicas cirúrgicas avançadas do âmbito da cirurgia maxilo facial. Diagnosticar e identificar as patologias tumorais mais comuns da cavidade oral. científica relacionada com o

18 JP. Macedo, J. Pereira, A. Salgado, M. Guimarães. Apresentação dos casos tratados pelos alunos. Apresentações dos trabalhos realizados. XX APRESENTAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS Rever e avaliar os tratamentos realizados pelos alunos. Rever e avaliar as apresentações, comunicações e projetos de investigação realizados pelos alunos. científica relacionada com o C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero.

19 Totais Teórica Prática Prática Orientação Total horas Total ECTS laboratorial clínica tutorial 300 h 60h 120 h 1080h 1580 h 60 ECTS 3º ANO: As sessões presenciais irão decorrer nas seguintes datas: Módulo XXI - 9,10,11 Janeiro 2020 Módulo XXII - 23,24,25 Janeiro 2020 Módulo XXIII - 6,7,8 Fevereiro 2020 Módulo XXIV - 20,21,22 Fevereiro 2020 Módulo XXV - 5,6,7 Março 2020 Módulo XXVI - 19,20,21 Março 2020 XXI PRÁTICA CLÍNICA I Prática clínica em pacientes Realização de tratamentos de implantologia e de prótese sobre implantes Preparação de casos clínicos. C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero. Total: 24 horas presenciais 24 horas de Práticas (Pratica Clínica) 1 ECTS r. r eler, M., r eler, B., & Rebele, S. (2012). Plastic-esthetic periodontal and implant surgery: A microsurgical approach. London:

20 XXII PRÁTICA CLÍNICA II Prática clínica em pacientes Realização de tratamentos de implantologia e de prótese sobre implantes Preparação de casos clínicos. C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero. Total: 24 horas presenciais 24 horas de Práticas (Pratica Clínica) 1 ECTS XXIII PRÁTICA CLÍNICA III Prática clínica em pacientes Realização de tratamentos de implantologia e de prótese sobre implantes Preparação de casos clínicos. C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero. Total: 24 horas presenciais 24 horas de Práticas (Pratica Clínica) 1 ECTS

21 XXIV PRÁTICA CLÍNICA IV Prática clínica em pacientes Realização de tratamentos de implantologia e de prótese sobre implantes Preparação de casos clínicos. C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero. Total: 24 horas presenciais 24 horas de Práticas (Pratica Clínica) 1 ECTS XXV PRÁTICA CLÍNICA V Prática clínica em pacientes Realização de tratamentos de implantologia e de prótese sobre implantes Preparação de casos clínicos. C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero. Total: 24 horas presenciais 24 horas de Práticas (Pratica Clínica) 1 ECTS

22 XXVI PRÁTICA CLÍNICA VI Prática clínica em pacientes Realização de tratamentos de implantologia e de prótese sobre implantes Preparação de casos clínicos. C. Falcão, A. Falcão, F. Herrero, P. Ribeiro, P. López, R. Oliveira, E. Flor, M. Herrero. Total: 24 horas presenciais 24 horas de Práticas (Pratica Clínica) 1 ECTS Elaboração de um projeto de investigação clínico ou laboratorial. Elaboração de uma dissertação segundo o manual de procedimentos da UFP para apresentação de trabalhos científicos XXVII PROJETO DE INVESTIGAÇÃO O formando deverá realizar um trabalho de dissertação no campo da Implantologia oral. O tema será desenvolvido em formato de estudo in vitro ou estudo clínico. S. Gavinha, P. Manarte C. Falcão, M. Herrero. Total: 1356 horas 1356 horas Orientação tutorial 54 ECTS

23 Totais Teórica Prática laboratorial Prática Orientação Total horas Total ECTS clínica tutorial 144 h 1356 h 1500 h 60 ECTS

CAPÍTULO SUMÁRIO. CAPÍTULO 1 Histórico da implantodontia dentária: da antiguidade aos dias de hoje 1. CAPÍTULO 2 Anatomia maxilar e mandibular 13

CAPÍTULO SUMÁRIO. CAPÍTULO 1 Histórico da implantodontia dentária: da antiguidade aos dias de hoje 1. CAPÍTULO 2 Anatomia maxilar e mandibular 13 CAPÍTULO SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Histórico da implantodontia dentária: da antiguidade aos dias de hoje 1 I Período antigo (a.c. a 1000 d.c.)... 1 A Localização geográfica... 1 B Materiais utilizados... 1 C

Leia mais

CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER

CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER NOVO PROGRAMA [Revisto & Atualizado] CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER CURSO MODULAR DE FORMAÇÃO DE ASSISTENTES DENTÁRIOS 6.ª edição Início a 23 de janeiro de 2016 ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DESCRIÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUXILIARES DE CLÍNICA DENTÁRIA

FORMAÇÃO DE AUXILIARES DE CLÍNICA DENTÁRIA FORMAÇÃO DE AUXILIARES DE CLÍNICA DENTÁRIA Lecionado pela Equipa Clínica da MALO CLINIC SINOPSE O curso destina-se a todos os que estejam interessados na área da Medicina Dentária e que pretendam vir a

Leia mais

CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER

CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER CURSO MODULAR DE FORMAÇÃO DE ASSISTENTES DENTÁRIOS 8.ª edição Início a 30 de outubro de 2017 [Novo programa: revisto e atualizado] ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DESCRIÇÃO

Leia mais

ODONTOLOGIA-522 Nível:Graduação Início: Fim: Legislação: RECONHECIMENTO: PORTARIA MINISTERIAL Nº 348 DE 03/03/94 D.O.U. 07/03/94 Currículo

ODONTOLOGIA-522 Nível:Graduação Início: Fim: Legislação: RECONHECIMENTO: PORTARIA MINISTERIAL Nº 348 DE 03/03/94 D.O.U. 07/03/94 Currículo 1 de 5 Nível:Graduação Início: 19861 01 - - - Biologia Molecular - Ativa desde: - E.I. II - Anatomia, Histologia e Embriologia - Teórica 90 BIO428 - Bioquímica - Ativa desde: 20/09/2011 CHF823 - E.I. I

Leia mais

Clínica Santa Bárbara - Formação

Clínica Santa Bárbara - Formação Clínica Santa Bárbara - Formação Ano 2009/2010 MASTER DE IMPLANTOLOGIA PROGRAMA 2º Curso 1º Módulo Dia 12 de Novembro 10h00m Recepção dos Formandos, distribuição de documentação e selecção dos pacientes

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS Dr. Dario Adolfi Data: 03 de setembro de 2010 Valor: R$ 200,00 a vista até 27/08/2010 R$ 250,00 a vista de 27/08/2010 até a data do evento Uma

Leia mais

TABELA DE Preços Particular

TABELA DE Preços Particular TABELA DE Preços Particular 01 CONSULTA A1.01.01.01 Primeira consulta de medicina dentária A1.01.01.05 Consulta de urgência A1.01.01.06 Sedação Inalatória Consciente e a(s) face(s) 02 MEDICINA DENTÁRIA

Leia mais

TABELA DE MEDICINA DENTÁRIA ANEXO I

TABELA DE MEDICINA DENTÁRIA ANEXO I TABELA DE MEDICINA DENTÁRIA ANEXO I PROTOCOLO - INATEL TRATAMENTOS PARTICULAR INATEL Consulta 30,00 20,00 DENTISTERIA Restauração amálgama e compósitos Em cavidade c/ compromisso de 1 só face 60,00 25,00

Leia mais

do alvéolo preservação

do alvéolo preservação Técnicas cirúrgicas de preservação do alvéolo Casos de reabilitação posterior Pág.2o Técnicas cirúrgicas de preservação do alvéolo em reabilitações finais com implantes Preservar o alvéolo pós-extraçào

Leia mais

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro!

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Í ndice Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Conceito de Beleza Beleza: essência de perfeição Bases da Odontologia

Leia mais

30 ECTS 2017/2018. Planear e executar técnicas cirúrgicas de aplicação de implantes;

30 ECTS 2017/2018. Planear e executar técnicas cirúrgicas de aplicação de implantes; 30 ECTS 2017/2018 Objetivos do curso: O objetivo do Diploma Universitário de Implantologia e Reabilitação Oral é preparar profissionais da Medicina Dentária a: Planear e executar técnicas cirúrgicas de

Leia mais

Disciplinas 13 de December de 2012 Última Atualização 04 de January de 2013

Disciplinas 13 de December de 2012 Última Atualização 04 de January de 2013 13 de December de 01 Última Atualização 04 de January de 013 e créditos 17/1/01 SISTEMA DE CRÉDITOS ADOTADOS PELO PPGO-UNIOESTE: Um (1) crédito = quinze (15) h/aulas; Número total de créditos: 44 (660

Leia mais

Curso de Especialização em Endodontia

Curso de Especialização em Endodontia Curso de Especialização em Endodontia Associação Brasileira de Odontologia Secção Ceará Coordenador: Prof. Nilton Vivacqua EndodontiaAvancada.com OBJETIVOS DO CURSO Este curso tem como objetivos colocar

Leia mais

Tabela de preços convencionada para medicina dentária e estomatologia

Tabela de preços convencionada para medicina dentária e estomatologia Tabela de preços convencionada para medicina dentária e estomatologia Em consequência de condições específicas convencionadas com os prestadores, o valor assumido pela Pessoa Segura poderá, em algumas

Leia mais

2º Curso de Especialização em Cirurgia Oral

2º Curso de Especialização em Cirurgia Oral 2º Curso de Especialização em Cirurgia Oral Número de Vagas: 2 (duas) Duração do Curso: 3 anos Número de ECTS: 180 ECTS Valor da Propina: 7.500 Taxa de Candidatura: 30,00 Coordenação: Prof. Doutor António

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 8 a 12 de abril de 2013 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente

Leia mais

TABELA MEDICINA DENTÁRIA INSTITUCIONAL

TABELA MEDICINA DENTÁRIA INSTITUCIONAL TABELA MEDICINA DENTÁRIA INSTITUCIONAL TLM: 92 607 79 36 MAIL: GERAL@ORALMAIS.PT SITE: WWW.ORALMAIS.PT Clínica Domícilios Grupo: CONSULTA 15% 10% A1.01.01.01 Primeira consulta de medicina dentária 25,50

Leia mais

Odontologia Bacharelado

Odontologia Bacharelado Página 0001 de 0004 12:00:19 Não 1º Período 6401-04S-20 - Anatomia Humana Aplicada à 80 - - 066,67 6403-02S-20 - Biologia Bucal I 40 - - 033,33 6402-01S-20 - Bioquímica do Meio Bucal 20 - - 016,67 8545-04S-20

Leia mais

Resumo de Curriculum Vitae

Resumo de Curriculum Vitae Resumo de Curriculum Vitae Nome: Ana Isabel Concha Bernardo Morada: Rua de S. José Loja 5 A, 2620 077 Póvoa de Stº Adrião Telefone: 219384062 Telemóvel: 966776048 Cédula Profissional: 1387 Licenciatura

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 15 a 18 de maio de 2012 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 27 a 31 de março de 2017 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER

CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER 1 CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER CURSO MODULAR DE FORMAÇÃO DE ASSISTENTES DENTÁRIOS 7.ª edição Início a 29 de outubro de 2016 [Novo programa: revisto e atualizado] ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DESCRIÇÃO

Leia mais

Ana Isabel Seabra Mota

Ana Isabel Seabra Mota Ana Isabel Seabra Mota R. Simões de Castro 170, 3ºE 3000-387, Coimbra Informação Pessoal Médica Dentista Cédula Profissional Nº 408 da Ordem dos Médicos Dentistas Experiência Profissional 1988-(até a presente

Leia mais

MASTER UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL (60 ECTS)

MASTER UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL (60 ECTS) MASTER UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL (60 ECTS) Objetivos do curso: O objetivo do curso de Master Universitário de Implantologia e Reabilitação Oral é transmitir competências avançadas

Leia mais

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA CURSOS ICMDS PROSTODONTIA OBJECTIVOS Aprimorar a prática clínica dos profissionais que praticam Prostodontia no seu dia-a-dia e buscam a exelência no planeamento Estético, Mock up, Metal Free, nos Preparos

Leia mais

formação Endodontia Cirurgia Sedação T dentaleader.com AGENDA DE FORMAÇÃO OUTUBRO-DEZEMBRO

formação Endodontia Cirurgia Sedação T dentaleader.com AGENDA DE FORMAÇÃO OUTUBRO-DEZEMBRO formação AGENDA DE FORMAÇÃO OUTUBRO-DEZEMBRO Endodontia Cirurgia Sedação T. 800 20 38 79 dentaleader.com Fundamentos para a endodontia mecânica: instrumentação adaptativa e obturação tridimensional (N)

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 156/2017

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 156/2017 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 156/2017 Dispõe sobre o Currículo do Curso de Odontologia, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº ODO- 077/2012, aprovou e eu promulgo

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Data: 14 à 18 de setembro de 2015 Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades. Importância das diversas técnicas de preparo

Leia mais

TABELA DE VALORES MEDICINA DENTÁRIA TABELA SORRISO MAIS

TABELA DE VALORES MEDICINA DENTÁRIA TABELA SORRISO MAIS TABELA DE VALORES MEDICINA DENTÁRIA TABELA SORRISO MAIS 01. CONSULTAS (Exames / Atos Médicos não Incluídos) Valor A1.01.01.01 PRIMEIRA CONSULTA DE MEDICINA DENTÁRIA S/CUSTO A1.01.01.02 CONSULTA DE MEDICINA

Leia mais

! PLANO DE ENSINO - 2º/2015

! PLANO DE ENSINO - 2º/2015 ! PLANO DE ENSINO - 2º/2015 1. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia. Disciplina: Endodontia II. Carga Horária: 60h/a. Teórica: 40 h/a. Prática: 20 h/a. Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Recuperação / Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

Ficha de Protocolo. Benefícios e Vantagens: 20% de desconto sobre a Tabela de Preços Particular (Tabela de preços AOFA em Anexo)

Ficha de Protocolo. Benefícios e Vantagens: 20% de desconto sobre a Tabela de Preços Particular (Tabela de preços AOFA em Anexo) Ficha de Protocolo Resumo do Protocolo Entidade: Clínica de Serviços Dentários Dr. Cautela, Unipessoal, Lda. Local: Lisboa Serviços/Produtos: Medicina Dentária Benefícios e Vantagens: 20% de desconto sobre

Leia mais

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 24740, de 22/08/2007;

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 24740, de 22/08/2007; DELIBERAÇÃO - CÂMARA DE GRADUAÇÃO Nº002/2008 Estabelece adequações curriculares para o curso de graduação em Odontologia, a vigorar a partir do ano letivo de 2008. CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos

Leia mais

Regulamento do Curso Pós-Graduado de Especialização em Cirurgia Oral

Regulamento do Curso Pós-Graduado de Especialização em Cirurgia Oral Regulamento do Curso Pós-Graduado de Especialização em Cirurgia Oral Artigo 1.º Introdução A Diretiva 2005/36/CE relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais, descreve o programa de estudos

Leia mais

TABELA DE CÓDIGOS E NOMENCLATURA BONFANTE DENTAL CLINIC

TABELA DE CÓDIGOS E NOMENCLATURA BONFANTE DENTAL CLINIC TABELA DE CÓDIGOS E NOMENCLATURA BONFANTE DENTAL CLINIC 01 CONSULTA A1.01.01.02 A1.01.01.03 A1.01.01.05 A1.01.01.06 Consulta de medicina dentária 35 Consulta para apresentação e discussão de plano de tratamento

Leia mais

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP 28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP Sinopse do Evento A odontologia restauradora atual está vivendo uma era nobre. Com a evolução dos sistemas cerâmicos e a confirmação

Leia mais

ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO

ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO OBJETIVOS DO CURSO Curso teórico, prático, laboratorial e demonstrativo clínico de caráter inovador,

Leia mais

Cirurgia de Dentes Inclusos

Cirurgia de Dentes Inclusos Pós-Graduação Cirurgia de Dentes Inclusos 16ª Edição Coordenação 2017-00 Prof. Doutor Francisco Salvado Prof. Doutor Paulo Maia Pós-Graduação Cirurgia de Dentes Inclusos A frequência de retenções dentárias

Leia mais

MEDICINA DENTÁRIA E ESTOMATOLOGIA TABELA DE CÓDIGOS E NOMENCLATURA

MEDICINA DENTÁRIA E ESTOMATOLOGIA TABELA DE CÓDIGOS E NOMENCLATURA MEDICINA DENTÁRIA E ESTOMATOLOGIA TABELA DE CÓDIGOS E NOMENCLATURA 01 CONSULTA A1.01.01.02 Consulta de medicina dentária Nota 01 Nota 01 - Serão pagas somente as primeiras consultas, que devem ser referidas

Leia mais

Curso de Formação em Cirurgia Oral

Curso de Formação em Cirurgia Oral 2017 Curso de Formação em Cirurgia Oral Dr. Pedro Barreiros Dr.ª Maria Luís Lacerda Dr. Pedro Pinto GUIA DO CURSO ÍNDICE 1. Designação do curso... 2 2. Enquadramento do tema... 2 3. Pós-graduação... 2

Leia mais

3ª Edição AULAS D OURO. LISBOA Hotel Tryp Oriente

3ª Edição AULAS D OURO. LISBOA Hotel Tryp Oriente 3ª Edição AULAS D OURO 2017 LISBOA Hotel Tryp Oriente ENDODONTIA Dr.ª Mariana Alves DENTISTERIA ESTÉTICA Dr. Munther Sulieman SEDAÇÃO CONSCIENTE Dr. Victor Gil Manich 16 NOVEMBRO 09h30-12h30 14h00-16h00

Leia mais

Curriculum Vitae. Informação pessoal. Formação Académica. Rui Manuel Silva Rocha. Nome

Curriculum Vitae. Informação pessoal. Formação Académica. Rui Manuel Silva Rocha. Nome Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Endereço de correio electrónico Rui Manuel Silva Rocha Morada Parada do Bouro nº 19 4850-263 Vieira do Minho Telemóvel 912242696 Nacionalidade ruirocha.md@gmail.com

Leia mais

Local do curso. Hotéis próximos Maktub Hotel Rua São João, Centro Floriano - PI (próx. antiga Telemar) Fones: (89) /

Local do curso. Hotéis próximos Maktub Hotel Rua São João, Centro Floriano - PI (próx. antiga Telemar) Fones: (89) / Local do curso IMúltiplo Instituto Múltiplo de Educação Profissional Av. João Luis Ferreira, 436 - Centro Floriano - PI (antigo INPS) Fones: (89) 3521-3995 / 99416-0251 Hotéis próximos Maktub Hotel Rua

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Currículo dos Cursos - UFU (por curso e situação da versão)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Currículo dos Cursos - UFU (por curso e situação da versão) PARÂMETROS DO CURRÍCULO Versão: 2016-1 Situação da versão: CORRENTE Data de início: 01/01/2016 Data final: Número de períodos: 4 Carga horária total: 1350 Termo médio: 4 Número mínimo de períodos: 2 Total

Leia mais

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I OBJECTIVOS Gerais: Proporcionar ao Ortodontista meios para tratar casos complexos de maneira simples, objectiva e racional; Aplicar esta filosofia

Leia mais

CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES DENTISTAS

CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES DENTISTAS CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES Dr. Dario Adolfi Dr. Gustavo Javier Vernazza Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Paulo Fernando Mesquita de Carvalho Data: 02 a 06 de maio

Leia mais

LOCAL. Exponor DATA. 1 a 3 de Dezembro de 1994

LOCAL. Exponor DATA. 1 a 3 de Dezembro de 1994 LOCAL Exponor DATA 1 a 3 de Dezembro de 1994 19 Presidente do Congresso João Carvalho Secretário Geral Manuel Fontes de Carvalho Comissão Científica Manuel Neves João Pimenta Carlos Silva Comissão Organizadora

Leia mais

TABELA DE DESCONTOS. Anexo I. Procedimentos %

TABELA DE DESCONTOS. Anexo I. Procedimentos % Escritório Regional - MA Secretaria : Valéria Contato: 3303 5755 / 9 9618 5792 / 9 8235 1149 Email: sãoluis@vipcartao.com.br TABELA DE DESCONTOS Anexo I CARTÃO DESCONTO - MASTER * * Procedimentos % Descontos

Leia mais

CARGA IMEDIATA OU DIFERIDA: QUANDO OPTAR?

CARGA IMEDIATA OU DIFERIDA: QUANDO OPTAR? O JornalDentistry CLÍNICA ARTIGO ORIGINAL CARGA IMEDIATA OU DIFERIDA: QUANDO OPTAR? Keywords: implantes pós-extracionais, carga imediata e diferida, regeneração óssea guiada RESUMO A reabilitação com implantes

Leia mais

2

2 2 3 4 DESCRIÇÃO R$ DIAGNÓSTICO Consulta inicial Consulta e orientação aos idosos URGÊNCIA Procedimentos de urgência Curativo em caso de hemorragia Curativo em caso de odontalgia aguda/pulpectomia Consulta

Leia mais

OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE

OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ONU Ancoragem Zigomática REABILITAÇÃO EM MAXILAS ATRÓFICAS Marcelo da Rocha BRASIL 2000 => 25 milhões de edêntulos (15%) 2025 => 33 milhões de habitantes com mais de 65 anos OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE

Leia mais

Pós-Graduação. Osseodensification. Coordenação. Em colaboração com. Prof. Doutor José João Mendes. Mestre João Gaspar

Pós-Graduação. Osseodensification. Coordenação. Em colaboração com. Prof. Doutor José João Mendes. Mestre João Gaspar Pós-Graduação Osseodensification Em colaboração com Coordenação Prof. Doutor José João Mendes Mestre João Gaspar Pós-Graduação Osseodensification Duração: 1 módulo Teórico (8 horas presenciais) 1 módulo

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BLOCO E3 (DIDÁTICO-PEDAGÓGICO)

Leia mais

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I OBJECTIVOS Gerais: Proporcionar ao Ortodontista meios para tratar casos complexos de maneira simples, objectiva e racional; Aplicar esta filosofia

Leia mais

ALTERNATIVAS CIRÚRGICAS RECONSTRUTIVAS PARA ÁREAS ESTÉTICAS COM DEFICIÊNCIA TECIDUAL

ALTERNATIVAS CIRÚRGICAS RECONSTRUTIVAS PARA ÁREAS ESTÉTICAS COM DEFICIÊNCIA TECIDUAL Dr. Julio Cesar Joly Dr. Robert Carvalho da Silva Dr. Paulo Fernando Mesquita de Carvalho Duração: 3 dias Data: 12, 13 e 14 de julho de 2010 PROGRAMA DO CURSO PRIMEIRO DIA PROCEDIMENTOS RECONSTRUTIVOS

Leia mais

TABELA DE FRANQUIA - PLANO ODONTOLÓGICO ESSENCIAL - Nº REG. ANS: /17-7. Valor em Reais Diagnóstico

TABELA DE FRANQUIA - PLANO ODONTOLÓGICO ESSENCIAL - Nº REG. ANS: /17-7. Valor em Reais Diagnóstico Diagnóstico 81.000.065 Consulta Odontológica Inicial R$ - Emergência 81.000.049 Consulta odontológica de Urgência 81.000.057 Consulta odontológica de Urgência 24 hs 82.000.468 Controle de hemorragia com

Leia mais

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Cracel Lopes, João Luis Morada(s) Rua da Igreja nº25 Telefone(s) Telefone: 253216220 Correio(s) electrónico(s) cracellopes@gmail.com

Leia mais

Curriculum Vitae. Maria Pais Lourenço

Curriculum Vitae. Maria Pais Lourenço INFORMAÇÃO PESSOAL Maria Pais Lourenço 912 020 751 marialourenco.medicadentista@gmail.com Sexo Feminino Data de nascimento 1992 Nacionalidade Portuguesa EMPREGO PRETENDIDO Exercício de atividade clínica

Leia mais

U USBUA. Despacho D-21/201 6

U USBUA. Despacho D-21/201 6 U USBUA FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA [DIRETOR] Despacho D-21/201 6 Por deliberação do Conselho Científico da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, na sua reunião de 4 de maio de 2016,

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7007 Prótese Total Pré-Clínica Departamento ODT - Odontologia

Leia mais

CIRURGIAS PERIODONTAIS

CIRURGIAS PERIODONTAIS CIRURGIAS PERIODONTAIS Classificação das Técnicas Cirúrgicas empregadas em Periodontia I Quanto à área a ser atingida: - Gengivais - Periodontais - Mucogengivais II Quanto à intenção: - eliminação de bolsas

Leia mais

B.O.P.T e implantes transmucosos com componente vertical

B.O.P.T e implantes transmucosos com componente vertical PROGRAMA CIENTÍFICO CURSO GRATUITO B.O.P.T e implantes transmucosos com componente vertical Sábado, 17 de Junho de 2017 Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, Crl. Campus Universitário, Quinta da

Leia mais

BENEFÍCIOS DOS ADVOGADOS

BENEFÍCIOS DOS ADVOGADOS TABELA DE PREÇOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TABELA DESCONTO CLÍNICA GERAL Pinto de Almeida PEDIATRIA Filipa Nunes OTORRINOLARINGOLOGIA Carlos Ribeiro Gomes AUDIOLOGIA INFANTIL Audiograma tonal infantil Audiograma

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE DISCIPLINAS DO CURSO, CARGA HORÁRIA E PROFESSOR RESPONSÁVEL 1º SEMESTRE: Total = 348h Disciplina Carga Horária Créditos Docente Responsável Ortodontia Básica 48h

Leia mais

Curriculum Vitae 2011

Curriculum Vitae 2011 Curriculum Vitae 2011 1) Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Malta dos Santos, Nuno Bernardo Estrada São Bernardo, nº 428 3º esquerdo, 3810-174 Aveiro Telefone(s) 966887774 Correio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º/2016. Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz Spyere

PLANO DE ENSINO - 1º/2016. Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz Spyere ! PLANO DE ENSINO - º/206. IDENTIFICAÇÃO: 2. Curso: Odontologia Disciplina: Endodontia II Carga Horária: 60h/a Teórica: 40 h/a Prática: 20 h/a Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz

Leia mais

Relatório de versão curricular

Relatório de versão curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Configuração Curricular Relatório de versão curricular Curso: 19001 - ODONTOLOGIA Versão curricular: D-20132 Situação: Liberada Carga horária mínima para mudança de

Leia mais

REDE CREDENCIADA ATHUS BRASIL TABELA ODONTOLÓGICA - V

REDE CREDENCIADA ATHUS BRASIL TABELA ODONTOLÓGICA - V CÓDIGO GRUPO DESCRIÇÃO VALOR GARANTIA (DIAS) 81000065 CONSULTA Consulta odontológica inicial (exame clínico e plano de tratamento) R$ 22,00 90-81000111 CIRURGIA ODONTOLÓGICA Acompanhamento de tratamento/

Leia mais

GRADE CURRICULAR DE ODONTOLOGIA INTEGRAL

GRADE CURRICULAR DE ODONTOLOGIA INTEGRAL SIGLA MULTIVIX GRADE CURRICULAR DE ODONTOLOGIA INTEGRAL 2016-1 CÓDIGO DISCIPLINAS Primeiro Período CARGA HORÁRIA SEMESTRAL ODO0002 EDUCAÇÃO EM SAÚDE 40 ODO0003 PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE 40 ODO0020 COMUNICAÇÃO

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Semestre 2011/2 Nome da disciplina ODT- 7008 - Prótese Parcial Pré Clínica Identificação

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ICBS ODONTOLOGIA/NOITE HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2017

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ICBS ODONTOLOGIA/NOITE HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2017 1º PERÍODO Currículo Novo (513) 13:30 07:40 15:20 1) Introdução à 1) Introdução à Bioquímica e Biologia Molecular Bioquímica e Biologia Molecular Embriologia Geral e da Face Embriologia Geral e da Face

Leia mais

A SOLUÇÃO PARA CIRURGIAS DE IMPLANTE MENOS INVASIVAS E MAIS SEGURAS.

A SOLUÇÃO PARA CIRURGIAS DE IMPLANTE MENOS INVASIVAS E MAIS SEGURAS. A SOLUÇÃO PARA CIRURGIAS DE IMPLANTE MENOS INVASIVAS E MAIS SEGURAS. Na prática clínica, tempo, segurança e previsibilidade são valiosos. Pensando nisso, desenvolvemos um conjunto de soluções de alta tecnologia

Leia mais

Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 304, DE 8 DE JUNHO DE 2016

Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 304, DE 8 DE JUNHO DE 2016 Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 304, DE 8 DE JUNHO DE 2016 A PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ODONTOLOGIA 402590 Atividades Complementares Ementa: construção ampla e geral do conhecimento da Odontologia, em prática discente livre, no que se incluem

Leia mais

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz 1 2 3 Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz Aumento de Coroa Clínica Qualquer procedimento (cirúrgico ou não-cirúrgico) que vise

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 268/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 268/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 268/2014 Altera a Deliberação CONSEP Nº 105/2014, que dispõe sobre o Currículo do Curso de Odontologia, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

ANEXO I. Tabela I Reitoria. Nível Cargo Vagas

ANEXO I. Tabela I Reitoria. Nível Cargo Vagas ANEXO I Tabela I Reitoria Nível C Auxiliar em Assuntos Educacionais 1 Nível C Auxiliar de Administração 4 Assistente em Administração 12 Técnico em Arquivo 2 Informática 1 Técnico em Secretariado 3 Técnico

Leia mais

INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL

INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL Davide Carlos Joaquim 1, Ana Caroline Rocha Melo de Leite 2, Ciro Benevides

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 253, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

Mais que um laboratório de prótese digital

Mais que um laboratório de prótese digital Mais que um laboratório de prótese digital Técnicas, processos e aprimoramento através de cursos e workshops Digidental Solutions 1 Um dos maiores Centros Odontológicos CAD/CAM do Brasil Laboratório Educação

Leia mais

INTERNACIONAL LISBOA 2017 DESCUBRA A CIDADE APRECIE AS RUAS PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO CURSO AVANÇADO

INTERNACIONAL LISBOA 2017 DESCUBRA A CIDADE APRECIE AS RUAS PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO CURSO AVANÇADO The Tuscan Stomatologic Institute PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO INTERNACIONAL Curso Teórico e Prático Avançado Sobre Pacientes: Preparação de Higiene Oral para Cirurgia e Manutenção de Implantes. Diretor: Prof.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Departamento de Odontologia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Departamento de Odontologia PERÍODO DISCIPLINA C.H. TEÓR. PRÁT. Nº. CÓ-REQUISITOS Anatomia Descritiva e Topográfica 64 32 32 02 Bioquímica e Biologia Molecular 80 62 18 02 Biologia Celular e dos tecidos 80 62 18 02 1º Embriologia

Leia mais

1º MODULO - 21 e 22 de novembro DO EXAME CLÍNICO AO ESTABELECIMENTO DO PLANO DE TRATAMENTO

1º MODULO - 21 e 22 de novembro DO EXAME CLÍNICO AO ESTABELECIMENTO DO PLANO DE TRATAMENTO 1º MODULO - 21 e 22 de novembro DO EXAME CLÍNICO AO ESTABELECIMENTO DO PLANO DE TRATAMENTO Teoria: 1. Exame Clínico Endobucal: Exame Dentário Exame Parodontal Exame Oclusal 2. Exame Extrabucal: 3. Exame

Leia mais

Enceramento subgengival : controlando o perfil de emergência em reabilitações implantossuportadas

Enceramento subgengival : controlando o perfil de emergência em reabilitações implantossuportadas DICAS DE PRÓTESE LABORATORIAL Por que é importante? O que é necessário? Enceramento subgengival : controlando o perfil de emergência em reabilitações implantossuportadas MALTA BARBOSA, João Residente,

Leia mais

CIRURGIA PERIODONTAL

CIRURGIA PERIODONTAL Disciplina de Periodontia 5 o período CIRURGIA PERIODONTAL Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com 2012 Tratamento completo do paciente com doença periodontal: FASES DA TERAPIA

Leia mais

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA OBJECTIVOS O objectivo de mimetizar ou copiar a natureza (biomimética) só é possível graças à crescente evolução dos materiais dentários e do

Leia mais

Dr. Mehdi Shahrzad E-BOOK IMPLANTES DENTÁRIOS

Dr. Mehdi Shahrzad E-BOOK IMPLANTES DENTÁRIOS Dr. Mehdi Shahrzad E-BOOK IMPLANTES DENTÁRIOS E D I T O R I A L O acesso ao conhecimento e formas de tratamento é fundamental para superar paradigmas na cultura em que vivemos, onde a beleza e a saúde

Leia mais

Enxerto de tecido conjuntivo com objetivo estético em prótese fixa

Enxerto de tecido conjuntivo com objetivo estético em prótese fixa Caso Selecionado Enxerto de tecido conjuntivo com objetivo estético em prótese fixa Cléverson O. Silva, Bruno César de Vasconcelos Gurgel, Fernando Rodrigues Pinto Uma vez que um dente é perdido, ocorre

Leia mais

Morada(s) Rua da Igreja nº25 Telefone(s) Telefone:

Morada(s) Rua da Igreja nº25 Telefone(s) Telefone: Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Cracel Lopes, João Luis Morada(s) Rua da Igreja nº25 Telefone(s) Telefone: 253216220 Correio(s) electrónico(s) cracellopes@gmail.com

Leia mais

UNIODONTO PORTO ALEGRE

UNIODONTO PORTO ALEGRE UNIODONTO PORTO ALEGRE CÓDIGO PROCEDIMENTO U.S. Flex 30% GRUPO Valor da US 0,32 Coeficiente 0,30 87000032 CONDICIONAMENTO EM ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS 72,00 R$ 6,91 CONSULTAS

Leia mais

É celebrado e reciprocamente aceite o presente Protocolo de Colaboração, que se regerá pelos seguintes pressupostos:

É celebrado e reciprocamente aceite o presente Protocolo de Colaboração, que se regerá pelos seguintes pressupostos: Protocolo de colaboração entre Autentiplano, Unipessoal Lda., adiante designada por DentalClinic e o Grupo Desportivo Parlamentar, adiante designada por, GDP. Entre: A DentalClinic, situada na Av. João

Leia mais

Cobertura RN 338 Lei 9656/98:

Cobertura RN 338 Lei 9656/98: Cobertura RN 338 Lei 9656/98: CÓDIGO PROCEDIMENTO GRUPO 87000032 CONDICIONAMENTO EM ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS CONSULTAS 81000030 CONSULTA ODONTOLÓGICA CONSULTAS 81000073 CONSULTA

Leia mais

*1 Não inclui o curso de Radiologia, em função da carga horária e conteúdo.

*1 Não inclui o curso de Radiologia, em função da carga horária e conteúdo. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA Nº 032/2016 O Centro Universitário UNINOVAFAPI, situada à Rua Vitorino Orthiges Fernandes, nº 6123, Bairro do Uruguai,

Leia mais

TABELA ODONTOLÓGICA 2017

TABELA ODONTOLÓGICA 2017 TABELA ODONTOLÓGICA 2017 VIGÊNCIA A PARTIR DE 26/03/2017 Conteúdo DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO TÉCNICA... 3 URGÊNCIA/EMERGÊNCIA... 4 RADIOLOGIA... 5 TESTES E EXAMES DE LABORATÓRIO... 6 PREVENÇÃO... 7 ODONTOPEDIATRIA...

Leia mais

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária.

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária. Resumo de especialidades: Plano PLUS, Prótese parcial fixa em metalo cerâmica As coroas e próteses em metalocerâmica são uma opção para pessoas que perderam um ou mais dentes. Prótese parcial fixa em metalo

Leia mais

CURSOS ICMDS CIRURGIA ORAL

CURSOS ICMDS CIRURGIA ORAL CURSOS ICMDS CIRURGIA ORAL OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Proporcionar um conhecimento progressivo, tanto teórico quanto prático, à medida que forem sendo introduzidas novas técnicas e conceitos Capacitar o médico

Leia mais