28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP"

Transcrição

1 28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP

2 Sinopse do Evento A odontologia restauradora atual está vivendo uma era nobre. Com a evolução dos sistemas cerâmicos e a confirmação científica de que os procedimentos adesivos têm longevidade, o conceito de Reabilitação Adesiva passou a ser uma realidade clínica para todo cirurgião-dentista. O "caminho sem volta de ser conservador em prótese fixa faz parte de uma tendência mundial nas áreas da saúde: a conservação e a preservação do elemento biológico. Entretanto, com o aumento da expectativa de vida da população e a perda cada vez mais tardia dos dentes, está sendo criada uma geração que começa a apresentar problemas diferentes. É cada vez mais comum, em clínicas e consultórios, a presença de pacientes com diferentes graus de destruição do tecido dental, como erosão, além de desgaste associados a distúrbios oclusais. Com isso, novas técnicas foram desenvolvidas para diagnosticar e tratar pacientes com restaurações extremamente conservadoras, que preservem e protejam a estrutura e devolvam ao paciente estética e função. Baseada nesses dados científicos, a proposta do evento é apresentar o conceito de Reabilitação TOTAL Adesiva. Esse conceito implica que todo paciente, desde aquele que necessita de um recontorno cosmético de resina composta até uma reabilitação oral completa, deve ser avaliado da mesma maneira. O conceito TOTAL se baseia na concepção de que tudo que engloba o tratamento tem fator fundamental no sucesso e na longevidade. O clínico e o técnico em prótese dental (TPD) devem ter a sinergia para alcançar o equilíbrio em qualquer tipo de tratamento estético e funcional. Serão explorados e discutidos de maneira sistemática temas que se complementam em todos os fatores e aspectos para a aplicação do conceito de Reabilitação Estética e Funcional com preservação de tecido dental. Bem-vindos ao conceito de Reabilitação TOTAL Adesiva!

3 Objetivos Gerais do Evento 1) Apresentar os conceitos atuais envolvendo todas as áreas da odontologia restauradora estética e funcional, baseados em ciência e na experiência clínica dos ministradores. 2) Consolidar o conceito de controle TOTAL de todo processo restaurador, para que ele seja estético, funcional, produzido com qualidade e traga benefícios reais para pacientes. 3) Determinar as causas primárias dos danos nas estruturas dentais e expor a importância do diagnóstico total do paciente antes de escolher o melhor tratamento, avaliando sempre a melhor opção clínica e a real necessidade de intervenção. 4) Aplicar os conhecimentos da odontologia adesiva, consolidando as bases das ciências restauradoras para que no dia a dia todo procedimento estético seja funcional durável e conservador. 5) Entender as razões para que um tratamento tenha longevidade e aprender a controlar fatores que levam a falhas. 6) Discutir como a evolução dos meios de diagnóstico e tratamento mudou a forma como a oclusão é planejada e executada. 7) Mostrar métodos para aplicação clínica e laboratorial imediata, facilitando diagnóstico e o tratamento reabilitador estético e funcional para técnicos em prótese dental e dentistas. 8) Demonstrar de maneira didática os processos clínicos e laboratoriais na execução de restaurações estéticas. 9) Solidificar a concepção de que os sistemas CAD/CAM são parte importante da fase atual de desenvolvimento da odontologia, são funcionais, têm aplicabilidade clínica e laboratorial e se tornarão indispensáveis dentro de alguns anos. 10) Propor opções além das ciências restauradoras e mostrar técnicas cirúrgicas e ortodônticas indispensáveis no conceito atual de odontologia conservadora.

4 1 º H O T D O T M e e t i n g l R e a b i l i t a ç ã o T O TA L A d e s i v a RONALDO HIRATA SIDNEY KINA OSWALDO SCOPIN DARIO ADOLFI Resina Composta Diagnóstico & Transição A Evolução dos Preparos com a Odontologia Adesiva Reabilitação Oral Adesiva de Casos Complexos Oclusão & Estética em Reabilitação Total MARCELO KYRILLOS MARCELO MOREIRA LUIS E. CALICCHIO WAGNER NHONCANCE Ateliê Oral: Kyrillos, Moreira, Calicchio & Wagner Fluxo de trabalho para a Excelência em Estética e Função LUIZ ALVES FERREIRA Reabilitação Oral Adesiva de Casos Complexos: Os Passos Laboratoriais ROBERT C. DA SILVA MESSIAS RODRIGUES Ortodontia e a Periodontia na Reabilitação Oclusal e Estética

5 Resina Composta Diagnóstico & Transição RONALDO HIRATA A odontologia restauradora atual engloba a dentística e a prótese dental. Com o advento e a sedimentação dos procedimentos adesivos, ambas passaram a fazer parte de uma única especialidade que engloba o requinte das restaurações diretas com o processo de confecção das indiretas. Com essa união de especialidades, a resina composta, utilizada com técnicas inovadoras e baseada na ciência dos materiais, passou a ser ferramenta fundamental de diagnóstico, transição e, muitas vezes, como material restaurador de média duração em reabilitações estéticas e funcionais. A evolução e o estágio atual das resinas compostas serão expostos e detalhados de forma sistemática.

6 A Evolução dos Preparos com a Odontologia Adesiva SIDNEY KINA A prótese dental atual é baseada totalmente em procedimentos adesivos. Os preparos estão cada vez mais restritos ao esmalte e, sempre guiados pela biologia, buscam evitar danos excessivos a estrutura dental. A importância de entender os conceitos básicos e como houve essa transição é a base atual da prótese contemporânea. Nesta apresentação serão discutidos e expostos como a odontologia adesiva e o desenvolvimento das cerâmicas de alta resistência mudaram para sempre a forma como realizamos preparos para "lentes de contato", laminados e coroas totais.

7 Reabilitação Oral Adesiva de Casos Complexos OSWALDO SCOPIN O domínio dos procedimentos adesivos e a evolução das ciências dos materiais trouxeram uma mudança significativa na maneira de avaliar casos de desgaste severo resultante da erosão ácida, bruxismo, abrasão e erosão. Atualmente, casos severos de desgaste dental são cada vez mais comuns e destroem a estética e a função de milhares de pacientes em todo mundo. O diagnóstico cuidadoso, entendendo a etiologia de cada caso, é o primeiro passo para o correto desenvolvimento de um adequado plano de tratamento. A reconstituição da dimensão vertical de oclusão (DVO), da forma e da função é fator fundamental para obtenção de estética e da oclusão. Serão apresentados casos de diferentes graus de complexidade explorando o passo a passo do ponto de vista clínico.

8 Reabilitação Oral Adesiva de Casos Complexos: Os Passos Laboratoriais LUIZ ALVES FERREIRA O sucesso em qualquer procedimento restaurador indireto está relacionado diretamente ao controle das fases laboratoriais. Detalhes importantes desde a seleção do material de moldagem, a montagem no articulador e a sequência do enceramento mudam completamente o resultado final. Serão explorados nesta apresentação os pontos importantes que todo dentista e técnico em prótese dental deve saber sobre processos laboratorias com a finalidade de obter oclusão e estética com qualidade e em sessões reduzidas.

9 Oclusão & Estética em Reabilitação Total DARIO ADOLFI A avaliação da estética e do padrão de oclusão é o início de qualquer processo em reabilitação total. A determinação da sequência clínica de tratamento é uma das dúvidas mais frequentes quando o clínico se depara com um caso complexo. Em cada passo do procedimento clínico e laboratorial há uma justificativa baseada na forma, na função e na antomia das estruturas. Atualmente tudo isso associado a tecnologia CAD-CAM, amplia de forma impactante todo dia-a-dia de quem realiza reabilitações totais. A experiência de anos como ceramista e dentista faz dessa apresentação imperdível para todos que realizam a odontologia restauradora.

10 Fluxo de trabalho para a Excelência em Estética e Função MARCELO MOREIRA MARCELO KYRILLOS LUIS E. CALICCHIO WAGNER NHONCANCE A excelência no tratamento estético do ponto de vista técnico se baseia em ciência e treinamento pessoal, porém o entendimento do fluxo de trabalho faz a diferença entre a normalidade e o requinte estético e funcional. Além disso, o desenvolvimento e a elaboração de um fluxo de trabalho, assim como a experiência da relação trabalho clínico e laboratorial de maneira rígida e protocolar dentro de uma das clínicas mais reconhecidas do mundo, são aprendizados indispensáveis para qualquer clínico. A relação entre os integrantes de todos os níveis de atendimento clínico e laboratorial será exposto e detalhado pelos membros do Ateliê Oral.

11 Ortodontia e a Periodontia na Reabilitação Oclusal e Estética ROBERT C. DA SILVA MESSIAS RODRIGUES Em muitos casos profissionais sem experiência multidisciplinar planejam casos olhando apenas o ponto de vista restaurador, sem avaliar o risco e o danos de um eventual tratamento protético. Entretanto, há casos em que é impossível uma resolução adequada sem a abordagem multidisciplinar, envolvendo a periodontia e a ortodontia prévia. Entre estas técnicas está a corticotomia piezoelétrica associada à ortodontia em adultos. Serão apresentados casos onde a associação das técnicas muda completamente o planejamento e a execução de reabilitações totais, reduzindo tempo de tratamento e obtendo melhores resultados estéticos e funcionais.

12

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Data: 14 à 18 de setembro de 2015 Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades. Importância das diversas técnicas de preparo

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS Dr. Dario Adolfi Data: 03 de setembro de 2010 Valor: R$ 200,00 a vista até 27/08/2010 R$ 250,00 a vista de 27/08/2010 até a data do evento Uma

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES DATA à definir Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 15 a 18 de maio de 2012 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 12 a 16 de março de 2018 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 8 a 12 de abril de 2013 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 6 a 10 de agosto de 2012 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 27 a 31 de março de 2017 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES DENTISTAS

CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES DENTISTAS CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES Dr. Dario Adolfi Dr. Gustavo Javier Vernazza Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Paulo Fernando Mesquita de Carvalho Data: 02 a 06 de maio

Leia mais

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL Data: 16 a 19 de junho de 2015 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO

ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO OBJETIVOS DO CURSO Curso teórico, prático, laboratorial e demonstrativo clínico de caráter inovador,

Leia mais

TÉCNICAS E CONCEITOS ATUAIS DE APLICAÇÃO CERÂMICA

TÉCNICAS E CONCEITOS ATUAIS DE APLICAÇÃO CERÂMICA Dr. Dario Adolfi Duração: 5 meses/módulos de 2 dias. Datas: 24 e 25 de maio de 2012 21 e 22 de junho de 2012 26 e 27 de julho de 2012 23 e 24 de agosto de 2012 27 e 28 de setembro de 2012 CURSO TÉCNICAS

Leia mais

Atualização em Prótese

Atualização em Prótese 2018 Atualização em Prótese Prótese fixa sobre dentes e sobre implantes GUIA DE BOAS VINDAS AO ALUNO Realização: Local do curso IbomRio Barra Business Center Av. das Américas, 3301 Barra da Tijuca, Rio

Leia mais

FACETAS LAMINADAS Dr. Dario Adolfi

FACETAS LAMINADAS Dr. Dario Adolfi Dr. Dario Adolfi Duração: 3 dias Data: 26, 27 e 28 de agosto de 2009 OBJETIVOS: As facetas laminadas são consideradas as restaurações mais conservadoras e com a melhor qualidade estética. Um preparo e

Leia mais

Curso teórico- prático de cimentação adesiva e peças indiretas

Curso teórico- prático de cimentação adesiva e peças indiretas Curso teórico- prático de cimentação adesiva e peças indiretas Data de início: 19 de abril de 2012 Data de término: 21 de abril de 2012 Periodicidade ou Duração: 3 dias consecutivos Carga horária: 24hs/aula

Leia mais

CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL ESTÉTICO E MORFOLÓGICO DOS DENTES ANTERIORES E POSTERIORES

CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL ESTÉTICO E MORFOLÓGICO DOS DENTES ANTERIORES E POSTERIORES CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL DENTES ANTERIORES E POSTERIORES Dr. Dario Adolfi Duração: 6 meses/módulos de 2 dias. Datas: 10 e 11 de junho de 2010 1 e 2 de julho de 2010 5 e 6 de agosto de 2010 2

Leia mais

Planejamento em Prótese Parcial Fixa

Planejamento em Prótese Parcial Fixa Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Odontologia Unidade de Prótese Dentária Planejamento em Prótese Parcial Fixa Passo a passo na execução de uma prótese parcial fixa (PPF). Prof. Dr. Guilherme

Leia mais

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro!

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Í ndice Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Conceito de Beleza Beleza: essência de perfeição Bases da Odontologia

Leia mais

Sequência clínica em reabilitação oral. Clinical protocol in oral rehabilitation

Sequência clínica em reabilitação oral. Clinical protocol in oral rehabilitation Coluna do Aloísio Aloísio Oro Spazzin 1 Carlos Breitenbach Scherer 2 Jader Sebben 3 Rodrigo Alessandretti 4 Sequência clínica em reabilitação oral Clinical protocol in oral rehabilitation Resumo O objetivo

Leia mais

DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO EM DENTISTICA

DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO EM DENTISTICA 1 DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO EM DENTISTICA SOUZA, Emanuela Francisca da Silva Odontologia/ESAMAZ BEZERRA, Francisco de Assis Pinto Economia/UFPA SINOPSE A odontologia estética, particularmente a

Leia mais

Expo Ateliê Oral A sua empresa no ritmo da melhor parceria.

Expo Ateliê Oral A sua empresa no ritmo da melhor parceria. Expo Ateliê Oral A sua empresa no ritmo da melhor parceria. EXPO ATELIÊ ORAL Boas parcerias mudam o ritmo de qualquer história para melhor. O Ateliê Oral vai contagiar 2017. Vamos levar para o Anhembi

Leia mais

Odontologia Bacharelado

Odontologia Bacharelado Página 0001 de 0004 12:00:19 Não 1º Período 6401-04S-20 - Anatomia Humana Aplicada à 80 - - 066,67 6403-02S-20 - Biologia Bucal I 40 - - 033,33 6402-01S-20 - Bioquímica do Meio Bucal 20 - - 016,67 8545-04S-20

Leia mais

The International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry Edição em Português

The International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry Edição em Português The International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry Edição em Português 49 A Influência da Cor Dentária no Preparo para Facetas Laminadas sob uma Perspectiva Minimamente Invasiva: Relato

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA

PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA OBJETIVO: Preparar cirurgiões dentistas clínicos para o atendimento ortodôntico dentro de uma técnica moderna, completa e mundialmente reconhecida. O programa

Leia mais

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA OBJECTIVOS O objectivo de mimetizar ou copiar a natureza (biomimética) só é possível graças à crescente evolução dos materiais dentários e do

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL 055/2018

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL 055/2018 NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL 055/2018 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO, INTEGRANTE DO PLANO DE CARREIRAS E CARGOS DE MAGISTÉRIO FEDERAL DA UFU. ÁREA DE OCLUSÃO,

Leia mais

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA CURSOS ICMDS PROSTODONTIA OBJECTIVOS Aprimorar a prática clínica dos profissionais que praticam Prostodontia no seu dia-a-dia e buscam a exelência no planeamento Estético, Mock up, Metal Free, nos Preparos

Leia mais

TÉCNICA DE MAQUIAGEM PARA OS

TÉCNICA DE MAQUIAGEM PARA OS TÉCNICA DE MAQUIAGEM PARA OS Datas: 15 a 17 de novembro de 2018 A revolução tecnológica na odontologia com os sistemas CAD/CAM, aliado aos novos materiais cerâmicos, tem cada vez mais exigido não só do

Leia mais

Modificando o Sorriso através de Lentes de Contato e Fragmentos Cerâmicos (Paciente ao vivo do planejamento DSD até a cimentação das restaurações )

Modificando o Sorriso através de Lentes de Contato e Fragmentos Cerâmicos (Paciente ao vivo do planejamento DSD até a cimentação das restaurações ) 2019 Modificando o Sorriso através de Lentes de Contato e Fragmentos Cerâmicos (Paciente ao vivo do planejamento DSD até a cimentação das restaurações ) Data: 28, 29 e 30 de Março de 2019 GUIA DE BOAS

Leia mais

Núcleos Uni e Multirradiculares

Núcleos Uni e Multirradiculares CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO CURSO DE ODONTOLOGIA Núcleos Uni e Multirradiculares Prof. Itamar Lopes Júnior Os núcleos intra-radiculares ou de preenchimento estão indicados em dentes que apresentam-se

Leia mais

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS. : MARTA SCHELL SOARES Data de nascimento : 09 de abril de 1959

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS. : MARTA SCHELL SOARES Data de nascimento : 09 de abril de 1959 CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome : MARTA SCHELL SOARES Data de nascimento : 09 de abril de 1959 Naturalidade : Porto Alegre, RS. Endereço Comercial : Consultório particular: Rua Hilário Ribeiro, 294,

Leia mais

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto www.kulzer.com.br Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Relato de caso clínico Paciente E.T.C. sexo feminino de 64 anos indicada para tratamento reabilitador, relata

Leia mais

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR 01 02 PREPAROS DENTÁRIOS Os 5W s A previsão do tipo de preparo dentário a ser executado depende, basicamente, do relacionamento entre material restaurador selecionado, volume

Leia mais

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA OBJECTIVOS O objectivo de mimetizar ou copiar a natureza (biomimética) só é possível graças à crescente evolução dos materiais dentários e do

Leia mais

LISBOA. Cad school leão rodrigues

LISBOA. Cad school leão rodrigues LISBOA Cad school leão rodrigues Dr. João Paulo Leão Professor - Graduado pela PUC Minas. - Especialista em Implantologia. - Especialista em Prótese Dentária. - Professor Coordenador do curso "Be More

Leia mais

A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas, práticas laboratoriais e práticas clínicas.

A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas, práticas laboratoriais e práticas clínicas. C ampus de Araçatuba Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno Prezado aluno, 2017 A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas,

Leia mais

Campus de Araçatuba. Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno ANO 2018

Campus de Araçatuba. Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno ANO 2018 Campus de Araçatuba Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno ANO 2018 Prezado aluno, Na etapa laboratorial da Disciplina de Prótese Parcial Fixa

Leia mais

Coluna de prótese. Resumo. Abstract

Coluna de prótese. Resumo. Abstract 100 Full Dent. Sci. 2012; 4(13):100-107. Coluna de prótese Weider Silva 1 Gil Montenegro 2 Tarcísio Pinto 3 Paula S. Duarte 4 Paulo Frederico 5 Lendiel Olímpio 6 Reabilitação oral total com materiais adesivos:

Leia mais

Mais que um laboratório de prótese digital

Mais que um laboratório de prótese digital Mais que um laboratório de prótese digital Técnicas, processos e aprimoramento através de cursos e workshops Digidental Solutions 1 Um dos maiores Centros Odontológicos CAD/CAM do Brasil Laboratório Educação

Leia mais

Curso de Anatomia Dental e Enceramento Progressivo

Curso de Anatomia Dental e Enceramento Progressivo Curso de Anatomia Dental e Enceramento Progressivo 2018 Data: 26, 27 e 28 abril primeiro modulo Data: 01,02 junho segundo modulo GUIA DE BOAS VINDAS AO ALUNO Realização: Prof. Mateus braz Local do curso

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL

DIAGNÓSTICO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL DIAGNÓSTICO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL ANAMNESE Coleta de informações relacionadas às queixas do paciente. EXAME CLÍNICO Pacientes portadores de Disfunção da ATM e Dor Orofacial passam

Leia mais

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 Definir estética sempre foi um grande desafio para a humanidade. Na verdade, a definição de algo absolutamente mutável e dinâmico, sujeito a interpretações subjetivas

Leia mais

1 o SEMESTRE. 008 Comunicação e expressão Atividade Complementar Total do semestre: o SEMESTRE. total teórica prática

1 o SEMESTRE. 008 Comunicação e expressão Atividade Complementar Total do semestre: o SEMESTRE. total teórica prática Matriz Curricular UNIFACEMA. A seguir é apresentada a matriz curricular do curso de Odontologia do 1 o SEMESTRE Código Disciplina 001 Introdução ao Curso de Odontologia da FACEMA 20 20 002 Anatomia Humana

Leia mais

CURSOS ICMDS IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO PROTÉTICA

CURSOS ICMDS IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO PROTÉTICA CURSOS ICMDS IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO PROTÉTICA OBJECTIVOS GERAL: Um curso direto e objetivo, que capacita os profissionais a planear e executar com primor as cirurgias e próteses em todos os níveis

Leia mais

(Discussões teóricas e treinamento em manequim)

(Discussões teóricas e treinamento em manequim) Restaurações parciais indiretas na região posterior - Inlay's e Onlay s 2018 (Discussões teóricas e treinamento em manequim) 2a turma Data: 18 e 25 de Abril, 2 e 9 de Maio 2018 GUIA DE BOAS VINDAS AO ALUNO

Leia mais

Facetas cerâmicas: do planejamento à cimentação

Facetas cerâmicas: do planejamento à cimentação Facetas cerâmicas: planejamento à cimentação Face às exigências s pacientes e evolução impressionante na Ontologia, é atualmente inquestionável a necessidade de formação contínua que permita um acompanhamento

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR P1-001 FECHAMENTO DE DIASTEMA E RECONTORNO DA CURVATURA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Recuperação / Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

Técnica de moldagens sem o uso de fios de afastamento gengival

Técnica de moldagens sem o uso de fios de afastamento gengival www.kulzer.com.br Variotime fios de afastamento gengival. Dr. Paulo Tomio Minami Saúde bucal nas melhores mãos. Relato do Caso: Paciente: Sexo feminino, 65 anos. Introdução Quando falamos sobre estética,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Currículo dos Cursos - UFU (por curso e situação da versão)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Currículo dos Cursos - UFU (por curso e situação da versão) PARÂMETROS DO CURRÍCULO Versão: 2016-1 Situação da versão: CORRENTE Data de início: 01/01/2016 Data final: Número de períodos: 4 Carga horária total: 1350 Termo médio: 4 Número mínimo de períodos: 2 Total

Leia mais

Local do curso. Hotéis próximos Maktub Hotel Rua São João, Centro Floriano - PI (próx. antiga Telemar) Fones: (89) /

Local do curso. Hotéis próximos Maktub Hotel Rua São João, Centro Floriano - PI (próx. antiga Telemar) Fones: (89) / Local do curso IMúltiplo Instituto Múltiplo de Educação Profissional Av. João Luis Ferreira, 436 - Centro Floriano - PI (antigo INPS) Fones: (89) 3521-3995 / 99416-0251 Hotéis próximos Maktub Hotel Rua

Leia mais

ENTENDER, PLANEJAR, EXECUTAR. o universo das restaurações estéticas cerâmicas ALBERTO ALVARENGA DE OLIVEIRA

ENTENDER, PLANEJAR, EXECUTAR. o universo das restaurações estéticas cerâmicas ALBERTO ALVARENGA DE OLIVEIRA ENTENDER, PLANEJAR, EXECUTAR o universo das restaurações estéticas cerâmicas ALBERTO ALVARENGA DE OLIVEIRA SUMÁRIO CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO...18 SEÇÃO 1: CONHECENDO OS SISTEMAS CERÂMICOS CAPÍTULO 2: INTRODUÇÃO

Leia mais

I D E N T I D A D E I D E N T I T Y

I D E N T I D A D E I D E N T I T Y I D E N T I D A D E I D E N T I T Y L A B O R A T Ó R I O J Ú L I O V I S I O N V I S Ã O Respeitar todas as suas necessidades. Oferecer soluções personalizadas e aceitar o desafio de aliar qualidade e

Leia mais

Disciplinas 13 de December de 2012 Última Atualização 04 de January de 2013

Disciplinas 13 de December de 2012 Última Atualização 04 de January de 2013 13 de December de 01 Última Atualização 04 de January de 013 e créditos 17/1/01 SISTEMA DE CRÉDITOS ADOTADOS PELO PPGO-UNIOESTE: Um (1) crédito = quinze (15) h/aulas; Número total de créditos: 44 (660

Leia mais

Implantes Imediatos em Área Estética

Implantes Imediatos em Área Estética 2018 Curso de Imersão Implantes Imediatos em Área Estética Do planejamento à finalização restauradora Data: 27 e 28 de Julho Realização: Prof. Mario Groisman Prof. Igor Paulinelli Local do curso IbomRio

Leia mais

1º Período ESTRUTURA CURRICULAR. Carga horária total C-H. Total. C-H. Prática. C-H Teórica. Prérequisitos

1º Período ESTRUTURA CURRICULAR. Carga horária total C-H. Total. C-H. Prática. C-H Teórica. Prérequisitos ESTRUTURA CURRICULAR Habilitação: Bacharelado em Odontologia Carga horária total do curso: 4.383 Horas Turno de Aplicação: Integral Regime: Semestral Vigência: 1º semestre de 2011 Tempo de integralização:

Leia mais

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária.

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária. Resumo de especialidades: Plano PLUS, Prótese parcial fixa em metalo cerâmica As coroas e próteses em metalocerâmica são uma opção para pessoas que perderam um ou mais dentes. Prótese parcial fixa em metalo

Leia mais

FORMAÇÃO PROFISSIONAL AVANÇADA PORTO DENTAL INSTITUTE

FORMAÇÃO PROFISSIONAL AVANÇADA PORTO DENTAL INSTITUTE FORMAÇÃO PROFISSIONAL AVANÇADA PORTO DENTAL INSTITUTE 1- Designação do Curso: - Master em Estética e Reabilitação Oral 2- Programa do Curso: 1º ANO: As sessões presenciais irão decorrer nas seguintes datas:

Leia mais

Você e sua família já têm muitos motivos para sorrir.

Você e sua família já têm muitos motivos para sorrir. Você e sua família já têm muitos motivos para sorrir. Plano SPG 03 a 199 vidas Documentos Necessários: Proposta mestra feita através do Novo Emissão Expressa Contrato Social Fichas Preenchidas com Endereço

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7007 Prótese Total Pré-Clínica Departamento ODT - Odontologia

Leia mais

Palavras-chave: Restaurações indiretas. Restauração de dentes posteriores. Inlay.

Palavras-chave: Restaurações indiretas. Restauração de dentes posteriores. Inlay. CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 RESUMO RESTAURAÇÕES INDIRETAS COM RESINA COMPOSTA EM DENTES POSTERIORES Jamlly Taynna Freitas Nobre, Diego de Matos Sales,

Leia mais

O MANUAL DA DOR DE DENTE

O MANUAL DA DOR DE DENTE E S C R I T O P E L A D R A. C R I S T I N A S H I D O M I O MANUAL DA DOR DE DENTE Vamos conhecer melhor as estruturas dos dentes, assim podemos entender porque ocorre a sensação incômoda da dor de dente,

Leia mais

OTIMIZAÇÃO ESTÉTICA DE INCISIVOS LATERAIS CONÓIDES ATRAVÉS DO USO DE COMPÓSITOS DIRETOS

OTIMIZAÇÃO ESTÉTICA DE INCISIVOS LATERAIS CONÓIDES ATRAVÉS DO USO DE COMPÓSITOS DIRETOS OTIMIZAÇÃO ESTÉTICA DE INCISIVOS LATERAIS CONÓIDES ATRAVÉS DO USO DE COMPÓSITOS DIRETOS Josiele Gonçalves dos Santos Aluna de Graduação em Odontologia Faculdade de Odontologia Laureate UNP E-mail: mahbezerra@gmail.com

Leia mais

OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador.

OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador. OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador. JUSTIFICATIVA: O acesso ao serviço de saúde bucal na rede privada ainda é considerado complexo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR SAU437 E.I. XXI - MATERIAIS DENTÁRIOS E PRÓTESE REMOVÍVEL CH 180 ATIVIDADE

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Cariologia III Código: 3438 Carga Horária: 204 horas Ano Letivo: 2008 Curso:

Leia mais

CAMPINAS - SP 17 a 19 de janeiro

CAMPINAS - SP 17 a 19 de janeiro CAMPINAS - SP 17 a 19 de janeiro Ângelo Raphael DSD KOL Carla de Castro DSD KOL Sérgio Saraiva DSD KOL O curso DSD Natural Restoration é ministrado pelos professores Sérgio Saraiva (DSD KOL- Key Opinion

Leia mais

CLASSE IV. RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas. CLASSE IV - Fraturas

CLASSE IV. RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas. CLASSE IV - Fraturas RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) CLASSE IV Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas CLASSE IV - Lesões Cariosas Originam-se de amplas lesões de classe III que afetaram

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA AVANÇADA-TURMA II

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA AVANÇADA-TURMA II CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA AVANÇADA-TURMA II CRONOGRAMA Módulo I-Agosto 04(Quinta) Composição em dentes anteriores 16h40 - Composição em dentes anteriores 04(Quinta) Sistemas adesivos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO CÓDIGO SAU439 COMPONENTE CURRICULAR E.I. XXIII - ODONTOLOGIA PEDIÁTRICA II CH 180 ATIVIDADE PEDAGÓGICA Teórica

Leia mais

Reabilitação oral: estética e função

Reabilitação oral: estética e função www.kulzer.com.br Caso Clínico Variotime / Optosil / Xantopren / Dente Classic. Frederico Goyatá Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: As reabilitações orais com as próteses totais removíveis contribuem

Leia mais

Imersão em Cirurgia Periodontal

Imersão em Cirurgia Periodontal 2018 Imersão em Cirurgia Periodontal Data de inicio: 22 de novembro de 2018 duração 3 dias BOAS VINDAS AOS ALUNOS Realização: Prof. Flavia Mendonça Local do curso IbomRio Barra Business Center Av. das

Leia mais

COMPONEER. Sorrisos prontos em uma única sessão

COMPONEER. Sorrisos prontos em uma única sessão Sorrisos prontos em uma única sessão Primeiro sistema de restauração no mundo, com facetas extremamente finas, pré-fabricadas em resina BRILLIANT NG, disponível em diversos tamanhos, o que tornam tanto

Leia mais

DA SAÚDE ODONTOLOGIA

DA SAÚDE ODONTOLOGIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos mais diversos

Leia mais

Central de Triagem. Clínica de Cirurgia. Clínica de Dentística

Central de Triagem. Clínica de Cirurgia. Clínica de Dentística Central de Triagem Campus l Rua da Glória, 187- Centro Telefone da Central de Triagem: (38) 3532-6065 Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 07h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Clínica de Cirurgia

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Semestre 2011/2 Nome da disciplina ODT- 7008 - Prótese Parcial Pré Clínica Identificação

Leia mais

RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO

RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO 1 RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO Luana Azevedo Atayde Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Especialista

Leia mais

MASTER CURSO EM PERIO-IMPLANTODONTIA ESTÉTICA

MASTER CURSO EM PERIO-IMPLANTODONTIA ESTÉTICA PROJETO CONSAGRADO COM MAIS DE 60 EDIÇÕES E A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 1000 ALUNOS MASTER CURSO EM PERIO-IMPLANTODONTIA ESTÉTICA 3 MÓDULOS 4 DIAS CADA (32H/AULA) 1º MÓDULO 20 A 23 DE MARÇO 2º MÓDULO 22

Leia mais

EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO

EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE ODONTOPEDIATRIA EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO Ana Estela Haddad Maria Salete Nahás Pires Correa EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO

Leia mais

ENSALAMENTO. Terça-feira, dia 12 de Setembro. Acadêmico iniciante Painel (apresentações em Banner) M10 Horário: Tarde

ENSALAMENTO. Terça-feira, dia 12 de Setembro. Acadêmico iniciante Painel (apresentações em Banner) M10 Horário: Tarde OBSERVAÇÃO: ENSALAMENTO Aconselhamos aos participantes que cheguem ao local da apresentação 30 minutos antes do início das apresentações (turno da manhã chegar às 07:30, e turno da tarde chegar às 13:30);

Leia mais

DA SAÚDE ODONTOLOGIA

DA SAÚDE ODONTOLOGIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos mais diversos

Leia mais

Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Integral Ano 2019

Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Integral Ano 2019 Campus de Araçatuba Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Integral Ano 2019 ORIENTAÇÕES A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas,

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: 2008 Ensino Superior Cirurgião-dentista Integral Curso Bacharelado Em atividade Data de Início: 07/11/2007 Data de Término: Número de Trancamentos:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE APOIO AO ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE APOIO AO ENSINO MINISÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORO UNIVERSIDADE FEDERA DO AMAZONAS PRÓ-REIORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARAMENO DE APOIO AO ENSINO FACUDADE DE ODONOOGIA AUORIZAÇÃO: Res. 069-A, de 1/Jun/196 RECONHECIMENO:

Leia mais

Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Integral Ano 2018

Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Integral Ano 2018 Campus de Araçatuba Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Integral Ano 2018 ORIENTAÇÕES A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas,

Leia mais

Importante: As raízes. dos dentes naturais. deverão estar íntegras.

Importante: As raízes. dos dentes naturais. deverão estar íntegras. Campus de Araçatuba Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Integral ORIENTAÇÕES A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas,

Leia mais

Ponto de vista. Altamiro Flávio. Especialista em Prótese Dentária, UFU.

Ponto de vista. Altamiro Flávio. Especialista em Prótese Dentária, UFU. 54 Rev Dental Press Estét. 2013 jan-mar;10(1)54-7 Ponto de vista Na sua rotina clínica, você prefere realizar ou não bisel em restaurações diretas de resina composta em dentes anteriores? Altamiro Flávio

Leia mais

CURSO CLÍNICO INTENSIVO DE IMPLANTOLOGIA ORAL.

CURSO CLÍNICO INTENSIVO DE IMPLANTOLOGIA ORAL. CURSO CLÍNICO INTENSIVO DE IMPLANTOLOGIA ORAL. Porto Com a colaboração da OBJECTIVOS O objectivo geral do curso é proporcionar ao aluno a capacidade de tratar pacientes com implantes, em situaçoes clínicas

Leia mais

Confecção laboratorial de núcleo estético anatômico em fibra de vidro

Confecção laboratorial de núcleo estético anatômico em fibra de vidro SO CLÍNICO CASO CLÍNICO CASO CLÍNICO CASO CLÍNICO CASO CLÍNICO CAS Confecção laboratorial de núcleo estético anatômico em fibra de vidro Nelson Maia Bergamini TPD Lygia Madi - CD Os pinos em fibra de vidro

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA EVENTO PARALELO I VIII CICLO DE ODONTOGERIATRIA 8h: Psicologia do Envelhecimento - Profª Drª. Dulcinéa Monteiro 9h: Distúrbios do movimento como causas para disfunções de ATM e seus

Leia mais

Relatório de versão curricular

Relatório de versão curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Configuração Curricular Relatório de versão curricular Curso: 19001 - ODONTOLOGIA Versão curricular: D-20132 Situação: Liberada Carga horária mínima para mudança de

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Horária Unidade I

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Horária Unidade I UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7006 DENTÍSTICA PRÉ-CLINICA Departamento ODT-Odontologia

Leia mais

Inscrições na Coordenação de Odontologia da FIMCA:

Inscrições na Coordenação de Odontologia da FIMCA: Inscrições na Coordenação de Odontologia da FIMCA: Atendimento de segunda a sexta-feira de 8:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00. Valor da Inscrição: R$50,00 para alunos e ex-alunos FIMCA. R$80,00 para alunos

Leia mais

LENTE DE CONTATO DENTAL laminado e fragmento cerâmico

LENTE DE CONTATO DENTAL laminado e fragmento cerâmico LENTE DE CONTATO DENTAL laminado e fragmento cerâmico LUIS CARLOS MENEZES PIRES 2ª Edição Cerâmicas Indicadas Técnicas de Preparo e Cimentação 16 01 Aplicação de Recursos de Ilusão de Óptica nas Próteses

Leia mais

DIPLOMA UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL 2017/ (30 ECTS) 22ª Formação PROGRAMA DO CURSO

DIPLOMA UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL 2017/ (30 ECTS) 22ª Formação PROGRAMA DO CURSO DIPLOMA UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL 2017/2018 - (30 ECTS) 22ª Formação DO CURSO 1º Módulo 25 e 26 de novembro de 2017 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 20:00 9:00 às 14:00 15 Teóricas

Leia mais

Resumo do contrato. Tudo sobre o seu plano de um jeito simples, rápido e claro.

Resumo do contrato. Tudo sobre o seu plano de um jeito simples, rápido e claro. Resumo do contrato Tudo sobre o seu plano de um jeito simples, rápido e claro. Dental WIN ORTO Contratação: Individual Familiar Segmentação assistencial: Exclusivamente odontológica. Área geográfica de

Leia mais

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus Office Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus Office Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray PRODUTOS ANGELUS Linha Clàriant Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus Office Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray A LINHA INOVADORA DE CLAREAMENTO DENTAL DA ANGELUS São produtos

Leia mais