RESPOSTA AO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESPOSTA AO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO"

Transcrição

1 PROCESSO N.º : / REFERÊNCIA : Pregão Eletrônico nº 01/2017 I. DAS PRELIMINARES: RESPOSTA AO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO Trata-se de impugnação interposta tempestivamente pela empresa ARTEBRILHO MULTISERVIÇOS LTDA ao edital de Pregão Eletrônico nº 01/2017, que tem por objeto a contratação de serviços continuados de Trabalhador Braçal, Almoxarife, Operador de caixa, Cozinheiro, Padeiro e Queijeiro para o IF Sudeste MG campus Barbacena. II. DAS RAZÕES DA IMPUGNAÇÃO Em suas razões, o impugnante insurge-se contra as disposições do edital abaixo transcritas: As empresas, cadastradas ou não no SICAF, deverão comprovar, ainda, a qualificação técnica, por meio de: Certidão de regularidade referente às obrigações sindicais, em atendimento à Cláusula 56ª, da Convenção Coletiva de Trabalho, registro MTE MG000826/2017. Em síntese, alega o impugnante que esta exigência qualificativa fere a amplitude de participação e, especialmente, a competitividade desejada em qualquer certame, devendo ser extirpada do Edital em sua integridade. Alega ainda que, a representatividade referente à convenção coletiva citada na cláusula impugnada, está vinculada a profissionais de limpeza e conservação, funções distintas das perquiridas com o objeto licitado. Assim sendo, afastaria do certame outros segmentos empresariais que ostentem os profissionais desejados, mas não se enquadram da norma coletiva olvidada. Por fim afirma ainda que, a emissão da certidão poderá prejudicar também as próprias empresas signatárias da convenção coletiva, podendo ocasionar restrição ao processo licitatório, ao risco de pouco segmentos empresariais participarem do processo, sob alegação de que as empresas não podem imputar cobranças indevidas aos seus colaboradores. Quanto a este ponto, a impugnante traz à baila a cláusula 56º da referida CCT: CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA SEXTA - CERTIDÃO DE REGULARIDADE Por força desta Convenção e em atendimento ao disposto no artigo 607 da CLT, as Empresas para participarem em licitações promovidas por órgãos da administração pública, direta, indireta ou contratação por setores privados, deverão apresentar certidão de regularidade para com as obrigações sindicais. PARÁGRAFO PRIMEIRO - Esta certidão será expedida

2 pelas partes convenentes, individualmente, sendo específica para cada licitação, vedada a emissão de certidões ou declarações de cumprimento parcial das obrigações contidas nesta Cláusula. PARÁGRAFO SEGUNDO - Consideram-se obrigações sindicais: a) recolhimento da Contribuição Sindical (profissional e econômica); III. DO PEDIDO DO IMPUGNANTE O Impugnante requer: Em síntese, requer sejam analisados os pontos detalhados da impugnação, com a correção necessária do ato convocatório para que se afaste qualquer antijuridicidade que macule todo o procedimento que se iniciará. Que seja conferido efeito suspensivo a esta impugnação, adiando-se a referida sessão para data posterior à solução dos problemas ora apontados. Requer, caso não corrigido o edital nos pontos ora invocados, seja mantida a irresignação da ora impugnante, para posterior juízo de anulação por parte da autoridade competente para tanto. IV. DA ANÁLISE DAS ALEGAÇÕES De início, vale registrar que assiste razão à Impugnante quanto à tempestividade do seu pleito, haja vista o prazo de impugnação ser de até dois dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública de pregão eletrônico, estabelecido no art. 18 do Decreto 5.450/2005 e, ainda, na condição do edital. Analisando as razões apresentadas pela impugnante, passa a fundamentação e ao exame do mérito nas linhas que seguem. O objeto do Pregão nº 01/2007 é a contratação de serviços continuados de Trabalhador Braçal, Almoxarife, Operador de caixa, Cozinheiro, Padeiro e Queijeiro para o IF Sudeste MG campus Barbacena. Pela leitura do Edital em conjunto com as peças que compõem o Processo interno do IF SUDESTE MG campus Barbacena, observa-se que a Administração deste Instituto, buscou confeccionar um edital tendo em vista a obtenção da proposta mais vantajosa, evitando a redução do universo de participantes do procedimento licitatório, preservando acima de tudo os princípios norteadores da Administração Pública insertos no artigo 37, caput, XXI 1 da Constituição Federal. Amparou-se também na cláusula QUINQUAGÉSIMA SEXTA da Convenção Coletiva de Trabalho 1 Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...). XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

3 CCT celebrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em empresas de Asseio e Conservação de Juiz de Fora MG e Sindicato das empresas de Asseio e Conservação do Estado de Minas Gerais, juntada às fls. 117/127 deste feito, que assim disciplina: CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA SEXTA - CERTIDÃO DE REGULARIDADE Por força desta Convenção e em atendimento ao disposto no artigo 607 da CLT, as Empresas para participarem em licitações promovidas por órgãos da administração pública, direta, indireta ou contratação por setores privados, deverão apresentar certidão de regularidade para com as obrigações sindicais. Acontece que, se de um lado a Administração Pública não pode restringir a competitividade, como alega a impugnante, por outro, há que se ponderar que a Convenção Coletiva de Trabalho, especificamente na cláusula acima reproduzida, é expressa e taxativa quanto à obrigatoriedade da apresentação da certidão de regularidade prevista no item DA HABILITAÇÃO do Edital nº 01/2017. Desta forma, a Administração lançando-se do poder discricionário que tem, estabeleceu para o certame em questão a apresentação da Certidão de regularidade referente às obrigações sindicais, em atendimento à Cláusula 56ª, da Convenção Coletiva de Trabalho, registro MTE MG000826/2017. Todavia, utilizando-se do momento oportunizado pela impugnante através desta impugnação, este Pregoeiro aprofundou estudos e pesquisas sobre o assunto em tela, verificando que o Tribunal de Contas da União possui entendimento firme e uniforme sobre esta questão. Vejamos, de modo exemplificativo, a jurisprudência daquela Corte de Contas: Representação. Licitação. Irregularidades no edital. Exigências não previstas na Lei de Licitações e Contratos. Procedência parcial. Ausência de reflexos no julgamento do certame. Determinações. Arquivamento. VISTOS, relatados e discutidos estes autos de representação contra o edital da Concorrência nº 11/2002 da Codesp. ACORDAM os Ministros do Tribunal de Contas da União, reunidos em Sessão Plenária, diante das razões expostas pelo Relator, em: 9.1. conhecer da representação para, no mérito, considerá-la parcialmente procedente; 9.2. determinar à Companhia Docas do Estado de São Paulo - Codesp que, nas próximas licitações: abstenha-se de exigir comprovação de tempo de serviço relativo ao objeto da licitação; abstenha-se de exigir certidão de regularidade e guias de recolhimento de sindicatos, sejam patronais ou de trabalhadores; (...).

4 Transcrevo abaixo um fragmento do voto que resultou no Acórdão acima ementado: 4. Quanto à regularidade junto aos sindicatos patronal e dos trabalhadores, assiste razão à unidade técnica. Não há fundamentação legal para tal exigência. A jurisprudência desta Corte se posiciona nesse sentido; em julgado recente, da relatoria do Ministro Augusto Sherman Cavalcanti, o TCU determinou ao Hospital Central do Exército que restringisse suas exigências para habilitação das empresas em certames licitatórios às que prevêem os arts. 27 a 31, abstendo-se de exigir:... certidão de regularidade sindical... (Acórdão 2.521/ Primeira Câmara, sessão de 21/10/2003) (Acórdão 473/2004 Plenário, AC /04-P, Relator Ministro MARCOS VINICIOS VILAÇA, Ata 13/2004 Plenário, Sessão 28/04/2004, aprovação 04/05/2004, Dou 12/05/2004, página 0). REPRESENTAÇÃO. CONHECIMENTO. CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE SERVIÇOS DE APOIO ADMINISTRATIVO, AUXILAR E TÉNICO- OPERACIONAL. EXIGÊNCIA DE CERTIDÃO DE REGULARIDADE SINDICAL. PROCEDÊNCIA PARCIAL. DETERMINAÇÃO. CIÊNCIA E ARQUIVAMENTO. 1 - A exigência de Certidão de Regularidade Sindical em licitações é irregular por refugir ao prescrito nos arts. 27 a 31 da Lei nº 8.666/ A exigência de documentação relativa à regularidade fiscal junto ao FGTS deve estar em estrita observância ao disposto no inciso IV do art. 29 da Lei nº 8.666/93. (Acórdão 951/2007 Plenário, AC /07-P, Processo /2004-5, Ministro Relator RAIMUNDO CARREIRO, Ata 21/2007 Plenário, Sessão 23/05/2007, Aprovação 24/05/2007, Dou 28/05/2007, pág. 0). Quanto ao pedido da impugnante para adiamento da referida sessão, o Professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes 2 ensina: 1.3. recomendações importantes sobre a publicação. Vicente Ráo considera que prazos no Direito Administrativo podem ser contados da ciência do ato ao invés da publicação. Tal entendimento tem seu valor, especialmente no pregão, em que a presença satisfaz a regra do conhecimento, dispensando a publicação de atos. À ausência corresponde a abdicação do direito de recorrer e o conformismo com os atos praticados. Na jurisprudência dos Tribunais de Contas, colhem-se as seguintes lições, aplicáveis à publicidade do pregão: a)... 2 In Sistema de Registro de Preços e Pregão Presencial e Eletrônico, Editora Fórum, 2ª edição, 2006, págs. 603/604.

5 f) quando for alterado o objeto é indispensável reabrir integralmente o prazo para apresentação da proposta; não é necessário reabrir prazo quando a alteração não implicar em alteração da proposta; (...). No presente caso, a supressão da exigência do item DA HABILITAÇÃO, do Edital nº 01/2017, em nada afetaria a formulação de propostas. Desnecessária, pois, a remarcação da sessão pública, bastando apenas a retificação do edital para conhecimento geral e irrestrito desta decisão a todas as empresas interessadas em participar da sessão da competição em foco. Por todo o exposto, com base na fundamentação supra, à luz do ordenamento jurídico pátrio e apoiada na jurisprudência do Tribunal de Contas da União, este Pregoeiro decide pela PROCEDÊNCIA DA IMPUGNAÇÃO apresentada pela empresa ARTEBRILHO MULTISERVIÇOS LTDA, a eliminar a exigência contida no item DA HABILITAÇÃO do Edital nº 01/2017, ou seja, a apresentação da Certidão de regularidade referente às obrigações sindicais, em atendimento à Cláusula 56ª, da Convenção Coletiva de Trabalho, registro MTE MG000826/2017 com vistas a habilitação de empresas nessa licitação, uma vez que este documento não está arrolado nos artigos 27 a 31 da Lei nº 8.666/93,contudo, é desnecessária a remarcação da sessão pública posto que esta alteração não implica na alteração da proposta. V. DECISÃO Ante as informações aqui prestadas e já constantes dos autos do processo, decidiu-se pelo PROVIMENTO da impugnação interposta. Marco Aurélio de Paula Seção de Licitação IF Sudeste MG - campus Barbacena

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO 0c29.0.2.D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS (CFN) CFN PROTOCOLOS- DATA5J..J25.JZI$ RESPONSAVEL REF.: CONCORRÊNCIA CFN N 1/2015 SANTA CLARA ENGENHARIA

Leia mais

Essa mesma redação está prevista no item III, subitem 1, do edital impugnado, que assevera:

Essa mesma redação está prevista no item III, subitem 1, do edital impugnado, que assevera: DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 01/2010 Impugnação ao edital da licitação em epígrafe, proposta por SOUZA MELO SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS LTDA - ME, mediante

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO Pregão Presencial nº: 003/2011 - UNEMAT. Processo Administrativo SAD Nº 617.851/2011. Referência: Pregão Presencial para a Contratação de empresa especializada em desenvolvimento

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2016

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2016 RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2016 Processo nº 010/2016, referente ao Edital do Pregão Presencial nº 010/2016, referente a Contratação de empresa para FORNECIMENTO DE CENTRAIS

Leia mais

DECISÃO DE RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 02/2010

DECISÃO DE RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 02/2010 DECISÃO DE RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 02/2010 Recurso apresentado contra a classificação da empresa TEXAS INFORMÁTICA LTDA., como vencedora do LOTE 1/ITEM1, proposto

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Fernanda Nunes Base Legal Lei Federal nº 8.666/1993 art. 15, inciso II, e parágrafos 1º ao 6º Decreto Federal nº 3.931/2001 (aplicável no âmbito da União). Decreto Estadual

Leia mais

É o relatório. Decido.

É o relatório. Decido. Trata-se de impugnação do Edital do Pregão Eletrônico n. 4-004-12, cujo objeto é a contratação de empresa especializada na prestação de serviços para fornecimento de vale alimentação/refeição, através

Leia mais

ANÁLISE E JULGAMENTO DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE LICITAÇÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 006/2014, PRC Nº 2014/

ANÁLISE E JULGAMENTO DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE LICITAÇÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 006/2014, PRC Nº 2014/ ANÁLISE E JULGAMENTO DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE LICITAÇÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 006/2014, PRC Nº 2014/166651. OBJETO: Contratação da Prestação de Serviços Continuados de Telefonistas para atender a Fundação

Leia mais

18 a CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA APELAÇÃO CÍVEL N o 11496/08 RELATOR : DES.JORGE LUIZ HABIB

18 a CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA APELAÇÃO CÍVEL N o 11496/08 RELATOR : DES.JORGE LUIZ HABIB 18 a CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA APELAÇÃO CÍVEL N o 11496/08 RELATOR : DES.JORGE LUIZ HABIB APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. A Lei 7347/85, com a inovação trazida pela lei 11448/07, prevê,

Leia mais

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Eletrobras (www.eletrobras.com) - Maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina - A Eletrobras

Leia mais

RESPOSTA À SOLICITAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO Nº 014/ PROCESSO Nº 086/2015.

RESPOSTA À SOLICITAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO Nº 014/ PROCESSO Nº 086/2015. RESPOSTA À SOLICITAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO Nº 014/2015 - PROCESSO Nº 086/2015. 1. Trata-se de pedido de impugnação ao Edital do Pregão Presencial nº 014/2015, que tem por objeto a contratação

Leia mais

O TCU e a contratação de empregados nos Serviços Sociais Autônomos

O TCU e a contratação de empregados nos Serviços Sociais Autônomos O TCU e a contratação de empregados nos Serviços Sociais Autônomos Da natureza das Unidades do Sistema S São entidades paraestatais, sem finalidade lucrativa, criadas por lei que: trabalham ao lado do

Leia mais

AVISO DE CANCELAMENTO PREGÃO PRESENCIAL N.º 12/2017

AVISO DE CANCELAMENTO PREGÃO PRESENCIAL N.º 12/2017 AVISO DE CANCELAMENTO PREGÃO PRESENCIAL N.º 12/2017 O Serviço Social do Comércio SESC - Administração Regional no Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Comissão Permanente de Licitação, torna público

Leia mais

Licitações, Pregão e Contratos

Licitações, Pregão e Contratos Licitações, Pregão e Contratos Objetivo Destina-se Datas Carga horária Capacitar servidores municipais para a realização de licitações e gestão dos contratos da Administração Municipal. Aos profissionais

Leia mais

Salvador, 16 de março de Prezados Senhores,

Salvador, 16 de março de Prezados Senhores, Salvador, 16 de março de 2015. Prezados Senhores, A Comissão Especial de Licitação, relacionado ao SRP (Pregão eletrônico) n.º 0009/2015 153038 vêm pelo presente instrumento informar o 2º. Aviso de IMPUGNAÇÃO

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL N. 02/2015

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL N. 02/2015 RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL N. 02/2015 Processo Licitatório 03/2015, referente ao Edital do Pregão Presencial n. 02/2015, do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais CRA-MG, para

Leia mais

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Nº 1

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Nº 1 JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Nº 1 Referência: Pregão Eletrônico n.º 60/2016 Processo Administrativo: 23370.000576.2016-30 1. DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 60/2016 A presente análise originou-se em virtude do pedido

Leia mais

PARA CADA 2 INSCRIÇÕES CONFIRMADAS A 3ª E 4ª É CORTESIA

PARA CADA 2 INSCRIÇÕES CONFIRMADAS A 3ª E 4ª É CORTESIA Fortaleza - CE 23 e 24 de Fevereiro de 2016 PARA CADA 2 INSCRIÇÕES CONFIRMADAS A 3ª E 4ª É CORTESIA Objetivo: Capacitar e aperfeiçoar agentes públicos 1 / 15 em conhecimentos gerais, procedimentos e orientações

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ipecaeta-BA

Prefeitura Municipal de Ipecaeta-BA ANO. 2016 DO MUNICÍPIO DE IPECAETA- BAHIA PODER EXECUTIVO ANO. VI - EDIÇÃO Nº 00782 DE SETEMBRO DE 2016 1 A Prefeitura Municipal de Ipecaeta, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem

Leia mais

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...) Art. 37, XXI,

Leia mais

Lei nº 8.666/1993. Lei nº /2002 2/6/2009 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES

Lei nº 8.666/1993. Lei nº /2002 2/6/2009 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES I CONGRESSO DE PREGOEIROS DA AMAZÔNIA Paulo Sérgio de Monteiro Reis Belém Pará 2009 Art. 40. O edital conterá... e indicará, obrigatoriamente,

Leia mais

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES.

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Parecer nº 004/2016 Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Assunto: Pregão Eletrônico Hotel para realização de Congresso Fase interna. 1. Consulta.

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Nº 1 PREGÃO Nº 027/2012

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Nº 1 PREGÃO Nº 027/2012 Página 1 de 6 JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Nº 1 PREGÃO Nº 027/2012 Objeto: Contratação de empresa para prestação de serviços de fornecimento de cópias reprográficas e encadernações para o SEBRAE/RS. Impugnante:

Leia mais

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO UniCEUB Centro Universitário de Brasília FAJS Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Curso de Direito Turno: Vespertino Disciplina: Direito Administrativo I Professor: Hédel Torres PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

Leia mais

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE.

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. www.apd.adv.br +55 (27) 3019-3993 AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. RESUMO: O texto trata das modalidades de licitação presentes no ordenamento jurídico brasileiro, dando uma ênfase à modalidade chamada

Leia mais

A C Ó R D Ã O 5ª T U R M A

A C Ó R D Ã O 5ª T U R M A A C Ó R D Ã O 5ª T U R M A ENQUADRAMENTO SINDICAL. CURSO LIVRE DE IDIOMAS. NÃO VINCULAÇÃO A CATEGORIA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES. VALIDADE DAS NORMAS COLETIVAS FIRMADAS ENTRE SINDELIVRE E O SENALBA.

Leia mais

Identificação Decisão 679/ Plenário. Número Interno do Documento DC /97-P

Identificação Decisão 679/ Plenário. Número Interno do Documento DC /97-P Identificação Decisão 679/1997 - Plenário Número Interno do Documento DC-0679-41/97-P Ementa Auditoria. DAMF. SE. Embargos de Declaração interpostos pela XEROX DO BRASIL à Decisão 518/97 do Plenário, objetivando

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

Resposta à impugnação de edital feita pela licitante AGENCIA COMUNICA LTDA. ME.

Resposta à impugnação de edital feita pela licitante AGENCIA COMUNICA LTDA. ME. IMPUGNANTE: AGENCIA COMUNICA LTDA. ME. IMPUGNADO: EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 004/2015 Resposta à impugnação de edital feita pela licitante AGENCIA COMUNICA LTDA. ME. DA TEMPESTIVIDADE A impugnação é tempestiva,

Leia mais

23/09/2016 SEGUNDA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA

23/09/2016 SEGUNDA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 23/09/2016 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 972.904 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN.

Leia mais

Acórdão-6ªC RO

Acórdão-6ªC RO Acórdão-6ªC RO 03277-2009-038-12-00-8 TROCA DE UNIFORME. TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR. Os minutos despendidos pelo empregado para troca de uniforme, por se destinarem ao preparo para a execução dos

Leia mais

ANÁLISE DO RECURSO INTERPOSTO PELA EMPRESA RC DE LA ROCQUE MEZZALUNA BAR E RESTAURANTE EPP

ANÁLISE DO RECURSO INTERPOSTO PELA EMPRESA RC DE LA ROCQUE MEZZALUNA BAR E RESTAURANTE EPP ANÁLISE DO RECURSO INTERPOSTO PELA EMPRESA RC DE LA ROCQUE MEZZALUNA BAR E RESTAURANTE EPP CONCORRÊNCIA N.º 003/2016 Objeto da Licitação: CONCESSÃO ONEROSA DE USO DE ÁREA DESTINADA À EXPLORAÇÃO COMERCIAL,

Leia mais

Conselho Federal de Medicina Veterinária

Conselho Federal de Medicina Veterinária PREGÃO ELETRÔNICO Nº 012/2015 DECISÃO N.º 11/2015 Objeto: A presente licitação tem como objeto o registro de preço para eventual contratação de pessoa jurídica especializada na prestação de serviços de

Leia mais

ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO

ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO 1. INTERESSADO SANTA HELENA URBANIZAÇÃO E OBRAS LTDA 2. REFERÊNCIA Concorrência n. 001/2009 Processo n. 003/2009 3. FUNDAMENTAÇÃO 3.1. Do Recurso Trata-se de recurso administrativo

Leia mais

Obrigações Supervenientes. Implicações para o Equilíbrio dos Contratos

Obrigações Supervenientes. Implicações para o Equilíbrio dos Contratos Obrigações Supervenientes Implicações para o Equilíbrio dos Contratos Características das Concessões Investimentos significativos Poucos usos alternativos Contratos de longa duração Exigência dos Concessionários

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 15ª Região 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2016.0000298423 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação / Reexame Necessário nº 1029815-75.2014.8.26.0053, da Comarca de, em que são apelantes PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 289/97 - Primeira Câmara - Ata 40/97 Processo nº TC 003.390/95-0 Interessado: Sacha Calmon Navarro Coelho. Órgão: Justiça Federal de Primeiro Grau da

Leia mais

Contestação às folhas 70/80. Atas de audiência às folhas 541 e 555.

Contestação às folhas 70/80. Atas de audiência às folhas 541 e 555. Acórdão 6a Turma FALTAS. ACOMPANHAMENTO DE IDOSO. DIREITO. ABONO. A Lei nº 10.741/2003, Estatuto do Idoso, dispõe em seu artigo 16 que o idoso internado para tratamento médico e hospitalar tem direito

Leia mais

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 093/2014

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 093/2014 DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA ADM 207/2014-14/11/2014 BOLETIM 093/2014 Trabalho temporário tem novas normas de fiscalização definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Por meio da norma em

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO CASTRO MEIRA : LUIS CAPUCCI NETO : MUNICÍPIO DE ITÁPOLIS EMENTA trabalhistas propostas por servidores públicos municipais contratados sob o regime celetista, instituído por meio de legislação

Leia mais

r)2.o2.o ILMA. SENHORA COORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO

r)2.o2.o ILMA. SENHORA COORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO r)2.o2.o ILMA. SENHORA COORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS (CFN) CFN PROTOCOLO-1 DATA _L LQ1JpV RESPONSAVEL,&»t REF.: CONCORRÊNCIA CFN N 112015 SANTA CLARA ENGENHARIA

Leia mais

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222 SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 Na falta de normas legais regimentais específicas, aplicam-se, analógica e subsidiariamente, no que couber, a juízo do Tribunal de Contas da União, as disposições do Código

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE 1ª INSTÂNCIA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO MARANHÃO 5ª VARA =============================================== D E C I S Ã O

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE 1ª INSTÂNCIA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO MARANHÃO 5ª VARA =============================================== D E C I S Ã O Processo nº 32921-53.2010.4.01.3700 Classe: 32921-53.2010.4.01.3700 Autor: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Réu: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL D E C I S Ã O Trata-se de apreciação de liminar, em sede de ação civil

Leia mais

PARECER N / ASSESSORIA JURÍDICA / SENAC-DF

PARECER N / ASSESSORIA JURÍDICA / SENAC-DF PARECER N 081-2015 / ASSESSORIA JURÍDICA / SENAC-DF CONCORRÊNCIA Nº 13/2015. RECURSOS ADMINISTRATIVOS INTERPOSTOS POR G.H. ARAÚJO ELIAS, A.M. DISTRIBUIDORA DE POLPAS DE FRUTAS & FRIOS LTDA ME, COMERCIAL

Leia mais

DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO IMPUGNAÇÃO DO EDITAL ATO CONVOCATÓRIO ABHA N.º 009/2013 MODALIDADE: COLETA DE PREÇOS TIPO: TÉCNICA E PREÇO RECORRENTE: FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA - FUNEPU

Leia mais

São João del-rei, 30 de janeiro de Processo: / Pregão Eletrônico: 101/2016 Assunto: Decisão Recurso Administrativo

São João del-rei, 30 de janeiro de Processo: / Pregão Eletrônico: 101/2016 Assunto: Decisão Recurso Administrativo São João del-rei, 30 de janeiro de 2017. Processo: 23122.021825/2016-52 Pregão Eletrônico: 101/2016 Assunto: Decisão Recurso Administrativo 1 PRELIMINARMENTE Vistos e examinados os autos do processo licitatório

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 12ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 12ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 12ª REGIÃO PROCESSO nº 0000073-50.2016.5.12.0034 (ROPS) RECORRENTE: VES COMERCIO DE ALIMENTOS EIRELI - ME RECORRIDO: SIND DE HOTEIS

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 14/10/2016 PLENÁRIO AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 910.568 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) : MINISTRO PRESIDENTE :DALLAS RENT

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO RECORRENTES: CLÁUDIA MÁRCIA VARGAS DA COSTA (1) BANCO CITIBANK S/A (2) RECORRIDOS : OS MESMOS EMENTA: DEVOLUÇÃO TARDIA DOS AUTOS. NÃO CONHECIMENTO DA IMPUGNAÇÃO À DEFESA. CERCEAMENTO DE DEFESA. CONFIGURAÇÃO.

Leia mais

25/08/2015 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI ESPECIAIS DO ESTADO DO ACRE

25/08/2015 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI ESPECIAIS DO ESTADO DO ACRE Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 25/08/2015 SEGUNDA TURMA AG.REG. NA RECLAMAÇÃO 19.720 ACRE RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) INTDO.(A/S) : MIN. TEORI ZAVASCKI :ESTADO

Leia mais

ILUSTRÍSSIMA SENHORA JEANE ELIAD FIGUEIREDO DO AMARAL I DIRETORA REGIONAL DO SESC - AR/RN. ASSUNTO : APRESENTAÇÃO DE RECURSO

ILUSTRÍSSIMA SENHORA JEANE ELIAD FIGUEIREDO DO AMARAL I DIRETORA REGIONAL DO SESC - AR/RN. ASSUNTO : APRESENTAÇÃO DE RECURSO CAMINHOES ILUSTRÍSSIMA SENHORA JEANE ELIAD FIGUEIREDO DO AMARAL I DIRETORA REGIONAL DO SESC - AR/RN. ASSUNTO : APRESENTAÇÃO DE RECURSO REFERENTE À CONCORRÊNCIA SESC- AR/RN N. 0 13/00027- CC A Empresa JR

Leia mais

4. DO CONTEÚDO DOS ENVELOPES GARANTIA DA PROPOSTA E PROPOSTA COMERCIAL 4.1 Envelope nº 01 Garantia da Proposta:

4. DO CONTEÚDO DOS ENVELOPES GARANTIA DA PROPOSTA E PROPOSTA COMERCIAL 4.1 Envelope nº 01 Garantia da Proposta: Prezada Comissão, Segue considerações referente à Tomada de Preços nº 01/2016, solicitamos diante do que será exposto que o edital seja reformulado conforme a lei de licitações nº 8666/13, para que o processo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO TRT RO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO TRT RO RECORRENTE: KAREN KETHELIN SILVA LOPES RECORRIDOS: ACTIVA ASSESSORIA E COBRANÇA LTDA E OUTRA BANCO BMG S/A LOSANGO PROMOÇÕES DE VENDAS LTDA Relator: Desembargador Jales Valadão Cardoso Revisor: Desembargador

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO IMPUGNAÇÃO

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO IMPUGNAÇÃO AO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CRC-SP A/C Comissão Permanente de Licitação Pregão Eletrônico 044/2016 UHY MOREIRA AUDITORES, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF

Leia mais

Ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás Avenida Engenheiro Eurico Viana, nº 25, Salas 301/309 Vila Maria José, CEP 74.

Ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás Avenida Engenheiro Eurico Viana, nº 25, Salas 301/309 Vila Maria José, CEP 74. Brasília-DF, 05 de outubro de 2015 Ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás Avenida Engenheiro Eurico Viana, nº 25, Salas 301/309 Vila Maria José, CEP 74.815-465 Goiânia-GO Referência: Pregão Presencial

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 25/04/2017 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 1.021.376 SÃO RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN.

Leia mais

RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 00096/2016

RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 00096/2016 Dispõe sobre critérios para elaboração da relação dos chefes de governo, gestores municipais, e demais responsáveis pela administração de dinheiros, bens e valores públicos, a ser encaminhada pelo TCM

Leia mais

Kollemata Jurisprudência Registral e Notarial

Kollemata Jurisprudência Registral e Notarial EMPRESÁRIO INDIVIDUAL. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. CÉDULA DE CRÉDITO INDUSTRIAL. BENS MÓVEIS. QUALIFICAÇÃO PESSOAL. PERSONALIDADE JURÍDICA. CSMSP - APELAÇÃO CÍVEL: 821-6/9 LOCALIDADE: Piracicaba DATA DE JULGAMENTO:

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMCB/crp/cf/ses

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMCB/crp/cf/ses A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMCB/crp/cf/ses RECURSO DE REVISTA. RECURSO ORDINÁRIO. DESERÇÃO. DEPÓSITO RECURSAL. GUIA ILEGÍVEL. SISTEMA E-DOC. IRREGULARIDADE NA IMPRESSÃO DO ARQUIVO DIGITALIZADO. FALHA NÃO

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO EM RITO SUMARÍSSIMO ORIGEM: 75ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO

RECURSO ORDINÁRIO EM RITO SUMARÍSSIMO ORIGEM: 75ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 2ª REGIÃO PROCESSO Nº 0001174-17.2012.5.02.0075 5ª TURMA PROCESSO Nº 0001174-17.2012.5.02.0075 RECURSO ORDINÁRIO EM RITO SUMARÍSSIMO ORIGEM: 75ª VARA

Leia mais

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Boas práticas, a partir da análise da jurisprudência e das normas de fiscalização do TCU, do Poder Judiciário da União e da IN SLTI/MPOG

Leia mais

II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato; Á Comissão de Licitação do SESC AMAZONAS SEGURANÇA E VIGILÂNCIA LTDA, empresa de direito privado, estabelecida nesta cidade de Manaus, na Rua 10, n. 482 Alvorada CEP 69042-090, inscrita no Cadastro Nacional

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 A Comissão de Licitação do Conselho Nacional do SESI vem por meio desta

Leia mais

À COMISSÃO DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/RS REF.: PREGÃO PRESENCIAL Nº 02/2016

À COMISSÃO DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/RS REF.: PREGÃO PRESENCIAL Nº 02/2016 À COMISSÃO DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/RS REF.: PREGÃO PRESENCIAL Nº 02/2016 IMPUGNAÇÃO 001/2016 RODA BRASIL COMÉRCIO DE PEÇAS PARA VEÍCULOS LTDA, inscrita no CNPJ sob

Leia mais

ATA DE SESSÃO DE APRECIAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 039/2013

ATA DE SESSÃO DE APRECIAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 039/2013 ATA DE SESSÃO DE APRECIAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 039/2013 Processo n.º E-26/009/1376//2013 Objeto: Prestação de Serviços de Manutenção Predial Ementa: Apreciação da impugnação ao Edital interposta

Leia mais

PARECER INFORMATIVO EM RECURSO ADMINISTRATIVO

PARECER INFORMATIVO EM RECURSO ADMINISTRATIVO PARECER INFORMATIVO EM RECURSO ADMINISTRATIVO PARA: PRESIDÊNCIA DO CRCDF PROCESSO Nº 051/2015 PREGÃO PRESENCIAL Nº 005/2015 RECORRENTE: IMPERIAL SERVIÇOS EMPRESARIAIS LTDA-EPP Prezada Presidente, Em atendimento

Leia mais

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA.

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Licitação Pag 3.1 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Princípio da motivação (interesse / necessidade) Solicitação/Requisição Objeto Obras Serviços Compras Alienações Concessões Permissões Locações

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (1ª Turma) GMWOC/ta/af

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (1ª Turma) GMWOC/ta/af A C Ó R D Ã O (1ª Turma) GMWOC/ta/af RECURSO DE REVISTA. PROCURADOR MUNICIPAL. INSTRUMENTO DE MANDATO. AUSÊNCIA DE INDICAÇÃO DO EXERCÍCIO DO CARGO. IRREGULARIDADE DE REPRESENTAÇÃO. Nos termos da Súmula

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

PARECER JURÍDICO RELATÓRIO

PARECER JURÍDICO RELATÓRIO PARECER JURÍDICO Referência: Processo Licitatório nº 00039/2014 Pregão Presencial nº 0022/2014 Objeto: Aquisição de veículo utilitário O km, na cor branca, transformado em ambulância simples remoção, para

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO Comissão de Licitações e Equipe de Apoio (Módulo 1) Aristeu Rogério de Andrade Jr PERÍODO 09h00 X 12h00 13h30 às 17h30

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 14/10/2016 PLENÁRIO AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 880.185 ESPÍRITO SANTO RELATOR AGTE.(S) : MINISTRO PRESIDENTE :TIM CELULAR S/A ADV.(A/S) :CARLOS

Leia mais

Lista de verificação CONCORRÊNCIA E TOMADA DE PREÇOS

Lista de verificação CONCORRÊNCIA E TOMADA DE PREÇOS UFC Pró-Reitoria de Planejamento e Administração Lista de verificação CONCORRÊNCIA E TOMADA DE PREÇOS Código: CPACPL01 Unidade demandante: Nº do Processo: Nº da Licitação: S N EP Sim Não Em parte Não se

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores FELIPE FERREIRA (Presidente sem voto), RENATO SARTORELLI E VIANNA COTRIM.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores FELIPE FERREIRA (Presidente sem voto), RENATO SARTORELLI E VIANNA COTRIM. 1 Registro: 2016.0000888926 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 2223275-04.2016.8.26.0000, da Comarca de Santa Bárbara D Oeste, em que é agravante ELZA DOMINGOS

Leia mais

Concorrência nº 002/2011 EDITAL DE CONTRATAÇÃO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICO-OPERACIONAL

Concorrência nº 002/2011 EDITAL DE CONTRATAÇÃO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICO-OPERACIONAL Concorrência nº 002/2011 EDITAL DE CONTRATAÇÃO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICO-OPERACIONAL A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS, de acordo com a Lei 10.264 de 16 de julho de 2001 Lei Agnelo/Piva, regulamentada

Leia mais

Quinta-feira, 29 de Junho de 2017 Edição N Caderno III

Quinta-feira, 29 de Junho de 2017 Edição N Caderno III RESULTADO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL nº 028/2017 O Pregoeiro do Município de Santa Maria da Vitória, Estado da Bahia, torna público o resultado do julgamento da licitação na modalidade de Pregão Presencial

Leia mais

Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor.

Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor. Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor. Ementa: Renovação de seguro para veículos. Verificação de legitimidade. Subsunção

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC /01-2. Identidade do documento: Acórdão 245/ Segunda Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC /01-2. Identidade do documento: Acórdão 245/ Segunda Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0245-14/01-2 Identidade do documento: Acórdão 245/2001 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. Fundação Nacional de Saúde. Prefeitura

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS ESTADO DO PARANÁ

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS ESTADO DO PARANÁ COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO TOMADA DE PREÇOS Nº. 03/2013 Processo nº. 161.2013 Objeto: Contratação de empresa especializada para execução de serviços técnicos

Leia mais

RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE LICITAÇÃO

RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE LICITAÇÃO RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE LICITAÇÃO PROCESSO Nº 23065.031800/2013-46 RDC PRESENCIAL Nº 001/2013 - CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS BÁSICOS E EXECUTIVOS DE ENGENHARIA E EXECUÇÃO DA OBRA

Leia mais

A CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS NA PETROBRAS

A CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS NA PETROBRAS A CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS NA PETROBRAS 1 Natureza Jurídica da PETROBRAS Constituição da República Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2014.0000569257 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0043066-51.2012.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO,

Leia mais

VISTOS, relatados e discutidos o processo nº 003/2017, em que figura como Recorrente/Impetrante o COLORADO ESPORTE CLUBE (PR), ACORDAM os

VISTOS, relatados e discutidos o processo nº 003/2017, em que figura como Recorrente/Impetrante o COLORADO ESPORTE CLUBE (PR), ACORDAM os 1 TRIBUNAL PLENO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL Processo n. 003/2017 (MANDADO DE GARANTIA) ORIGEM: TRIBUNAL PLENO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL DO PARANÁ (TJD-PR)

Leia mais

Repartição de Riscos. 1

Repartição de Riscos.  1 Repartição de Riscos Agosto de 2006 www.bndes.gov.br 1 SUMÁRIO Inovações da Lei de PPP Constitucionalidade da Lei Eficiência Econômica Aplicação às Concessões www.bndes.gov.br 2 Inovações da Lei de PPPs

Leia mais

ACÓRDÃO. Edson Ferreira relator Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. Edson Ferreira relator Assinatura Eletrônica fls. 2 Registro: 2016.0000093444 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 9000006-66.2013.8.26.0269, da Comarca de Itapetininga, em que são apelantes ESPÓLIO DE ULISSES TURELLI

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS

RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS A Congregação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o

Leia mais

Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA;

Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA; Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA; Assunto: Aposentadoria Colegiado: Segunda Câmara Classe: Classe V Sumário: Aposentadoria. Determinação, por meio

Leia mais

ELABORAÇÃO DE EDITAIS Prof. Alessandro Dantas 16 de março de 2016

ELABORAÇÃO DE EDITAIS Prof. Alessandro Dantas 16 de março de 2016 ELABORAÇÃO DE EDITAIS Prof. Alessandro Dantas 16 de março de 2016 CONTRATAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA QUAL É O PRINCIPAL MEIO QUE A ADMINISTRAÇÃO UTILIZA PARA CONTRATAR? LICITAÇÃO CONCEITO DE LICITAÇÃO O QUE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro:2011.0000284910 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos destes autos do Agravo de Instrumento nº, da Comarca São Paulo, em que é agravante J COHEN EMPREENDIMENTOS COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

A Lei n 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, prevê em seus artigos 27 e 30:

A Lei n 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, prevê em seus artigos 27 e 30: Of. Circ. N 003CRA/BA/Fisc. Salvador, 7 de março de 2017. Prezado (a) Senhor(a), O CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DA BAHIA CRA/BA, Autarquia Federal criada pela Lei n.º 4.769/65, regulamentada pelo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2012.0000145628 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0023402-05.2010.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante/apelado AKA PUBLICIDADE DE PARTICIPAÇÕES

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ PROCESSO Nº: 277247/14 ASSUNTO: ENTIDADE: INTERESSADO: RELATOR: PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL FUNDO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE LONDRINA DENILSON VIEIRA NOVAES CONSELHEIRO JOSE DURVAL

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO TRT/ RO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO TRT/ RO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO TRT/01807 2012 042 03 00 7 RO RELATORA: RECORRENTE: RECORRIDO: JUÍZA CONVOCADA MARIA CECÍLIA ALVES PINTO USINA DELTA S.A. UNIDADE VOLTA GRANDE NIVALDO

Leia mais

26/08/2014 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES

26/08/2014 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 26/08/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 685.871 MINAS GERAIS RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES)

Leia mais

A mudança de paradigma do Sistema Financeiro Nacional quanto aos documentos eletrônicos. Prof. Ms. Caio César Carvalho Lima

A mudança de paradigma do Sistema Financeiro Nacional quanto aos documentos eletrônicos. Prof. Ms. Caio César Carvalho Lima A mudança de paradigma do Sistema Financeiro Nacional quanto aos documentos eletrônicos Entendendo os impactos da recente Resolução nº 4.480 do C.M.N. Prof. Ms. Caio César Carvalho Lima Contratos: Princípio

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r4/rjr/r/h/j

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r4/rjr/r/h/j A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r4/rjr/r/h/j RECURSO DE REVISTA. CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS. A contribuição assistencial patronal constante de cláusula coletiva, imposta a toda a categoria econômica, viola

Leia mais