Apresentação na FIEPAG em 17/04/2001 pag. 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação na FIEPAG em 17/04/2001 pag. 1"

Transcrição

1 Apresentação na FIEPAG em 17/04/2001 pag. 1 CURA UV NAS ARTES GRÁFICAS Vantagens da Tecnologia - TEC SCREEN Esta apresentação visa mostrar as vantagens que a tecnologia e cura por radiação UV apresenta para as artes gráficas. As artes gráficas diferem enquanto técnicas de impressão, e diversas técnicas de impressão tem gradativamente adotado a cura por radiação UV. As vantagens são diferentes, conforme a técnica de impressão seja o Offset, a Flexografia, a Serigrafia ou outra, conforme veremos adiante. De uma forma simplificada, vamos iniciar dizendo que o funcionamento básico da cura por radiação ocorre da seguinte maneira: a tinta se encontra na forma líquida ou pastosa, com propriedade de molhar superfícies onde toca, e permanece neste estado antes, durante e após a impressão, até que seja exposta à radiação UV proveniente de uma lâmpada adequada, quando instantâneamente passará ao estado sólido. Este texto passou por pequena revisão nas páginas finais porque foi apresentado originalmente em 2001 estamos em 2011 e algumas tendencias se concretizaram, e se desdobraram em novos direcionamentos. Em geral o que está apresentado aqui permanece válido e existem empresas que ainda não adotaram, apresar de já terem se passado 10 anos. AGENDA Histórico do desenvolvimento e difusão da Cura UV Princípios Básicos Aplicações da Tecnologia de cura por radiação Aplicações e Cura UV nas Artes Gráficas Vantagens da Tecnologia de Cura UV em cada segmento Tendências futuras Vamos apresentar um breve histórico do surgimento desta tecnologia, falar de alguns princípios básicos visando apontar as diferenças com o sistema convencional de tintas gráficas, e listar algumas indústrias que utilizam esta tecnologia. Este início visa apresentar uma introdução àqueles que ainda não tiveram um contato prático com a cura UV. A seguir falaremos das aplicações específicas das artes gráficas, das vantagens desta tecnologia em cada sistema de impressão, e de algumas tendências futuras.

2 Apresentação na FIEPAG em 17/04/2001 pag HISTÓRICO Primeiras Patentes 1940 /50 (sistemas de secagem rápida utilizando lampadas UV) Primeiro sistema gráfico (offset) 1969, nos USA Adoção por outros sistemas gráficos 1970 em diante, Serigrafia de Circuitos impressos (Philco, Texas Instruments, Western Electric, etc..) Pode parecer estranho que desde 1940 a tecnologia já exista, ainda que sob a forma de patentes de invenção e provávelmente protótipos criados por visionários inventores. A primeira aplicação prática, ou melhor, em escala industrial gráfica, ocorreu nos USA em Já nesta época diversos fabricantes de tintas, máquinas, lâmpadas, começaram a buscar a exploração comercial desta tecnologia. Esta primeira aplicação prática foi na impressão offset rotativa, apresentando vantagens de impressão frente e verso simultânea, sem a emissão de solventes típica do sistema tradicional e sem problemas de blocagem. Outras vantagens viriam a surgir mais tarde, como por exemplo a possibilidade de imprimir sobre plásticos em offset.. O próximo sistema de impressão a se beneficiar da secagem instantânea foi a serigrafia de circuitos impressos, onde camadas de 15 a 30 micra de tinta tinham de secar sobre as placas para promover a resistência e isolação elétrica necessárias HISTÓRICO Vantagens consideradas na época Controle ambiental - redução da emissão de solventes (VOCs) na atmosfera Busca produtividade - aumento de velocidade (na secagem /manuseio) Redução consumo energia - comparando com sistemas de secagem térmica Redução do espaço - instalações menores que as de secagem térmica Alguns benefícios ficaram evidentes e alavancaram a tecnologia de cura UV nestas aplicações. Estas vantagens iniciais pautaram a relação entre custo e benefício para a adoção da tecnologia pela indústria. Como afirmamos, outros benefícios se fariam evidentes mais tarde, com o crescimento da quantidade de aplicações gráficas e a abertura para outras tecnicas de impressão. O próprio desenvolvimento das tintas e polímeros aplicáveis à cura por radiação UV fez com que houvesse uma sinergia entre a busca de performance, seguida pela percepção de benefícios não necessáriamente previstos, e o desenvolvimento de novas aplicações surgindo a partir daí.

3 Apresentação na FIEPAG em 17/04/2001 pag PRINCÍPIOS BÁSICOS Cura tradicional das tintas: (eliminação de solventes e possível cura por oxidação, após a secagem) 1- absorção de componentes da tinta pelo ar (secagem por evaporação) 2- absorção de componentes da tinta pelo suporte (absorção pelo papel) Emissão (solventes) Alguns pontos são diamentralmente opostos quando falamos do funcionamento de tintas na impressào, comparando as de secagem tradicional com as de cura UV. As tintas tradicionais tem componntes chamados voláteis, e algumas vezes nos referimos às tintas mencionando o seu teor de sólidos, ou seja, a parte que fica no suporte quando a tinta fica curada. Temos portanto componentes que devem ser eliminados do corpo da tinta durante a sua secagem e cura PRINCÍPIOS BÁSICOS Cura por radiação: (transformação de energia absorvida) a tinta absorve energia para promover químicamente a secagem Absorção (energia UV) Já no caso das tintas de cura por radiação UV, não há o que extrair da tinta. Ao invés disso, a tinta irá absorver energia (radiação) para que se promova a secagem e cura. Estas tintas são em princípio quase 100% sólidos, sendo que podem haver casos onde algum gás (por exemplo nitrogênio) seja gerado durante a cura da tinta - mas isto não passa de 3 a 5%, contra 30 a 70% ou mais no caso das tintas de cura por evaporação de solventes (incluindo-se a água na categoria solventes) PRINCÍPIOS BÁSICOS Cura UV x secagem térmica Durante o processo de cura UV, cadeias moleculares se formam entre os diversos produtos químicos de que a tinta se compõe, promovendo a mudança do estado físico da tinta. O processo dura segundos e o tempo depende da espessura de tinta e da intensidade da radiação recebida. Para que a tinta convencional seque, é necessário extrair todo o solvente (ou a maior parte) que estava no corpo da tinta, o que leva mais tempo. Além disso, há o inconveniente do cheiro característico. Como a eliminação total dos solventes é difícil realizar na prática com tintas convencionais, particularmente as de alta viscosidade, pode haver uma segunda fase de cura térmica pela oxidação ou reação da resina base da tinta, seja pelo contato com o ar ou sejam produtos químicos agregados na tinta. Isto promove a cura final (por exemplo tintas offset oxidativas, por exemplo tintas epoxi bicomponentes). Este passo da cura das tintas também toma tempo.

4 Apresentação na FIEPAG em 17/04/2001 pag PRINCÍPIOS BÁSICOS princípios de fotoiniciação O primeiro atrativo, que gerou a invenção de sistemas de cura por UV, foi portanto a instantaneidade, e a separação ou independência entre o sistema de impressão e o sistema de cura. A tinta deve permanecer líquida enquanto está na máquina, onde a evaporação é indesejável, mas deve secar no menor espaço de tempo possível uma vez impressa - esta especificação foi a semente da tecnologia. É notável que para alguns sistemas de impressào esta premissa básica continua sendo o argumento mais forte para a adoção da tecnologia PRINCÍPIOS BÁSICOS Composição funcional das tintas UV foto-iniciadores absorvem energia da radiação UV aditivos e pigmentos atuam nas propriedades físicas da tinta monômeros monofuncionais monômeros multifuncionais ligam molecularmente ajustam a viscosidade ajustam a viscosidade e se oligômeros resinas de base própriamente dita Observando a composição química, há evidentes diferenças para a das tintas convencionais. As tintas UV podem variar na composição ou nas proporções de seus componentes conforme o tipo de material a imprimir, tipo de equipamento de cura UV a utilizar ou mesmo técnica de aplicação, mas em geral, o esquema simplificado mostrado aqui representa a composição funcional das tintas UV. As funções dos componentes indicados também podem ser mais amplas do que este esquema simplificado PRINCÍPIOS BÁSICOS Elementos do sistema cura UV 1- lâmpada / refletor / proteção 2- sistema resfriamento terminais 3- esteira transportadora 4- exaustão ozônio / resfriam. Impresso 5- fonte alimentação Um ponto muito importante a considerar é o equipamento para cura UV. Cada parte aqui relacionada tem funções a serem monitoradas para um controle da qualidade e do processo. O grupo 1, lâmpada, refletor e proteção corresponde à área de exposição. A proteção serve para isolar o operador da radiação UV. O grupo 2 é parte construtiva, serve para garantir a vida útil da lâmpada. O grupo 3 serve para levar o suporte impresso até a área de exposição e extrair. O grupo 4 serve para eliminar o ozônio gerado pelo contato entre a radiação e o ar. Este ozônio se dispersa e se decompõe em oxigênio muito rápidamente, não representando risco de saúde, mas ao ficar na área de exposição absorve UV e faz cair o rendimento. O resfriamento da peça também é muito importante, principalmente imprimindo plásticos. O grupo 5 é parte construtiva, e é muito importante porque se relaciona diretamente com a eficiência do sistema. Ajustes de tensão elétrica são bastante críticos.

5 Apresentação na FIEPAG em 17/04/2001 pag APLICAÇÕES DA CURA UV Setor moveleiro Setor eletroeletrônico (circuitos, painéis) Setor vidros (impressào e formação) Setor automobilístico (faróis, circuitos) Setor modelagem plásticos Setor gráfico pré-impressão impressão Os diversos setores industriais que utilizam a tecnologia de tintas de cura UV são os relacionados acima. Nas artes gráficas, a pré-impressào é o mais tradicional exemplo de aplicação da tecnologia de cura UV, mesmo porque as primeiras emulsões fotográficas inventadas já eram sensíveis ao UV. Para fazer com que as emulsões fotográficas de halogenetos de prata fiquem sensíveis à luz visível, é necessário utilizar o recurso criado pelo físico Ostwald, promover a maturaçào da emulsão agregando impurezas de enxôfre nos cristais dos halogenetos. Hoje, diversos polímeros são utilizados na produção de emulsões, chapas e filmes para exposição a radiação UV ou IR, na forma de lasers ou para exposiçào a contato. A adoção da cura UV na impressão própriamente dita é um progresso que surge quase como consequência. 4- APLICAÇÕES UV NAS ARTES GRÁFICAS Litografia offset Serigrafia Acabamento gráfico Flexografia Outros sistemas (gravura, inkjet, sistemas segurança) Vantagem comum: eliminação das variáveis de processo geradas pela evaporação de solventes. (Efeitos de brilho seletivo) Os diversos setores gráficos de impressão estão já utilizando em maior ou menor escala a tecnologia de cura UV. Todos estes setores estão se beneficiando das vantagens da tecnologia de cura UV, porém há diferentes requerimentos e enfoques na adoção desta tecnologia. Dissemos que a vantagem primordial, é a secagem instantânea, e que a busca inicial no desenvolvimento da tecnologia era também a redução de espaço físico e quantidade de energia. Mas a vantagem realmente percebida, por todos os setores, e comum a todos, é o da simplificação do processo, que se reverte duradouramente em economia e em qualidade. A evaporação dos solventes que ocorre no processo convencional de cura, traz diferentes problemas para cada um dos setores, que implicam em custos de controle. A eliminação das variáveis de um processo elimina imediatamente estes custos. No offset, a secagem implica na possível blocagem dos impressos, na serigrafia o entupimento da imagem na matriz, na flexografia o entupimento dos entintadores anilox, e assim por diante.

6 Apresentação na FIEPAG em 17/04/2001 pag VANTAGENS PARA O SEGMENTO OFFSET possibilidade de mais tipos de materiais a imprimir (plásticos, papéis absorventes, metais) eliminaçào dos pós anti-blocagem maior empilhamento impressão de verso imediata velocidade e espaço (rotativas) A ampliação da gama de substratos ou suportes imprimíveis foi um benefício inicialmnte marginal, mas que vem se tornando importante pela demanda. Na impressão rotativa, as vantagens iniciais se mantiveram, agregando-se a possibilidade de redução de custos do material imprimível, com papéis de custo mais baixo. A possibilidade de empilhamento acima de 1 metro de material impresso também se tornou um atrativo pla redução de cutos de manuseio na impressão offset plana VANTAGENS PARA O SEGMENTO SERIGRÁFICO eliminação. problema. entupimento matrizes consistência viscosidade e cor eliminação tempos pot-life ampliação faixa tonal reprodutível redução manuseio redução consumo energia redução espaço físico redução drástica de VOCs redução riscos operador Diversas aplicações serigráficas utiizam hoje a tecnologia de cura UV. Os mais comuns são as embalagens em frascos plásticos e os rótulos de CDs de software ou música. Impressos duráveis exigiam anteriormente o uso de sistemas combinados de cura térmica com evaporação seguida por reação química, usando tintas de dois componentes. Estes sistemas consumem muita energia, espaço, e tem o inconveniente do tempo de vida limitado após a adição do catalizador. Detalhes mais finos passaram a ser reprodutíveis com a eliminação da secagem evaporativa na matriz durante a impressão, uma verdadeira bênção para os impressores serigráficos. Na impressão de grandes formatos, os ganhos em produtividade usando a cura UV são práticamente insubstituiveis. A impressão serigráfica de plásticos com tintas vinílicas convencionais tem uma emissão no ambiente, proporcional à area de telas em produção, adicionada à de impressos secando. Algumas instalações com ventilação deficiente podem ser comparadas a verdadeiras câmaras de gás, uma tortura para quem esteja presente no ambiente. Tintas UV eliminam sumáriamente este problema. Nem todos os plásticos e nem todas as aplicações contam com formulações de tintas UV, mas a tendência é de substituir onde possível as tintas baseadas em solvente.

7 Apresentação na FIEPAG em 17/04/2001 pag VANTAGENS PARA O ACABAMENTO GRÁFICO substitui laminação térmica tradicional vários tipos de técnicas de impressão calandra envernizadeira impressoras offset entintamento flexo entintamento gravura serigrafia aplicações com reserva laminação alta qualidade c/ adesivos UV O setor com o maior crescimento hoje nas artes gráficas é o da aplicação de vernizes de acabamento UV. Na aplicação integral, a produtividade e o alto brilho obtido utilizando calandras envernizadeiras tornou esta aplicação preferida por muitas editoras brasileiras, nas capas de revistas. A aplicação de verniz UV tem provado oferecer qualidade e preço competitivos às aplicações de laminação com plásticos utilizada anteriormente. Particularmente atrativas são as aplicações com reserva, aplicação do verniz seletivamente para destacar regiões da imagem impressa. Isto é feito imprimindo-se o verniz por offset ou, para obter uma superfície com brilho de espelho, através de serigrafia. Esta aplicaçào é feita diretamente sobre o papel impresso, ou laminando préviamente com plástico BOPP fosco, quando se consegue um efeito muito atrativo de destaque dos elementos gráficos brilhantes na imagem final acabada. Esta aplicação tem sido feita adaptando chapas flexo na alimentação de água de máquinas offset antigas (adaptadas), e rende resultados de alto brilho sem a necessidade de grandes camadas. Sobre materiais porosos esta aplicação requer serigrafia. A própria aplicação da laminação com BOPP pode ser feita com adesivos transparentes de cura UV, com excelentes resultados VANTAGENS PARA O SEGMENTO FLEXOGRÁFICO eliminação problema entupimento aniloxes consistência viscosidade e cor mesmo variando velocidades melhor controle de ganhos de ponto redução de VOCs e eliminação de tratamento after-burner Por enquanto o setor flexográfico que mais vem adotando a cura UV é o chamado de banda estreita, a flexografia de fitas até 40 cm de largura. Máquinas de porte grande e alta velocidade ainda são oneradas quanto ao equipamento, pelo preço do sistema de cura UV, que pode contribuir com até 50% do total. Entretanto, esta adoção já se faz sentir principalmente na Europa, com sistemas flexográficos começando a competir com aplicações de offset rotativas. Sistemas flexográficos de porte grande exigem a queima de solventes após a evaporação em lugares onde há a regulamentação para limites de emissão. Este custo adicional d equipamento e operação é eliminado com a adoçào da tecnologia UV. Assim como na serigrafia, há o benefício de uma maior estabilidade na reprodução das cores, pela eliminação das variáveis devidas à evaporação. No caso da Flexografia, também as variações devidas a velocidade são reduzidas, permitindo menos perdas por acêrto de máquina.

8 Apresentação na FIEPAG em 17/04/2001 pag VANTAGENS PARA OUTROS SEGMENTOS Gravura: intaglio /impressos de segurança ampliação tipos suporte a imprimir redução VOCs ( impressoras contínuas) e eliminação after-burners A exemplo do que ocorreu na serigrafia de circuitos impressos, a cura de camadas espessas de tinta com aplicações na impressào de segurança mostra vantagens. Outras aplicações do processo de impressão por gravura podem vir a mostrar possibilidades futuras para uso de tintas UV. Aplicações típicas de gravura variam na espessura depositada entre 3 a 17 micra VANTAGENS PARA OUTROS SEGMENTOS Ink Jet (grandes formatos) ampliação tipos de suporte a imprimir substratos sem revestimento (texto editado 2011) Já existem muitas aplicações utilizando tintas UV em impressão digital de pequeno, médio e grande formatos. O entupimento de bicos tem sido um dos problemas a gerenciar nas impressões de jato de tinta. Muitos fabricantes desenvolvem equipamentos digitais com cura UV sobre lona plástica e materiais adesivos. O jato de tinta tradicional com tintas aquosas requeria papéis com revestimento epecial quando se desejava impressão de alta qualidade. O desenvolvimento de tintas resinosas com base solvente possibilitou novas aplicações inkjet para sinalização, e posteriormente o desenvolvimento de tintas UV com viscosidades adequadas a inkjet ampliou este mercado para aplicações industriais. Há 10 anos atrás (2001), apresentamos este material na FIEPAG fazendo algumas previsões sobre futuras aplicações de UV na tecnologioa inkjet (realmente o mercado cresceu bastante). Na época, haviam cerca de 4 fabricantes de equipamentos inkjet UV no mundo. Hoje há uma tendencia mundial de fabricação local em vários países - inclusive no Brasil - de equipamentos, inkjet, mesmo porque necessidades de manutenção fazem com que empresas globais tenham dificuldade logística para o atendimento. A decorrencia e a tendencia continuam na direção do UV para inkjet, sendo que tintas base solvente para este tipo de tecnologia já se tornaram commodities.

9 Apresentação na FIEPAG em 17/04/2001 pag CUIDADOS NA ADOÇÃO DA TECNOLOGIA UV Instalações alimentação elétrica balanceada circuitos exaustão e resfriamento Segurança protetores do equipamento treinamento operadores informação /educação /cultura usuários Processo instrumentação (radiômetros, amperímetros, totalizadores horas, etc..) Tudo tem um custo. Para aproveitar os benefícios que a tecnologia de cura por radiação tem a oferecer, há alguns cuidados a serem tomados antes, durante e depois desta adoção. A instalação de equipamentos de cura UV tem que ser muito bem feita. As lâmpadas tem tolerâncias estreitas na tensão (volts) de alimentação. Um motor pode funcionar se a tensào de alimentação variar por exemplo 10% para mais ou para menos. No caso do equipamento UV, a diferença está entre funcionar ou não funcionar - as tolerâncias são muito estreitas. A pior economia que se pode fazer é na informação aos operadores. Diversos conceitos válidos para a secagem convencional simplesmente não servem na cura UV. O treinamento tem que ser bastante abrangente. Não dá para sentir se a lâmpada está OK, se a cura está suficiente, se a vida útil da lâmpada está ou não terminando. É necessário investir em instrumentação para garantir o funcionamento do processo CUIDADOS NA ADOÇÃO DA TECNOLOGIA UV Manutenção preditiva polimento periódico refletores (20-30% da energia) limpeza e turn-down lâmpadas semanal garantia alimentação consistente Seleção fornecedores mercado competitivo em crescimento = fornecedores da opção quebra-galho análise profunda (técnica) custo - benefício A manutenção, além de localizar possíveis fontes de futuros potenciais problemas, tem que detectar a vida útil restante dos componentes do sistema. É um passo além da prevenção de problemas - a programação de substituição de peças de equipamento como parte da prevenção. Lâmpadas longas costumam vergar com o tempo pela ação da temperatura e da gravidade. Por isso é comum girar a lâmpada 180 graus periódicamente. Refletores ficam sujos com resíduos carbonizados da poeira do ar - e tem que receber polimento periódico. No lado dos materiais, é preciso cuidado na hora da compra porque sempre surgem opções um pouco mais em conta no mercado. Entretanto, materiais, equipamento e processo estão interligados e é o conjunto que tem de ser avaliado - o material mais barato pode fazer o processo ficar mais caro.o melhor material é o que funciona melhor no processo - as vantagens das quais falamos muitas vêzes estão no processo, e podem ser anuladas com a escolha errada de materiais. (Texto editado 2011) Existem 3 vertentes principais nas tecnologias de cura UV fontes com lampadas de arco, fontes com indução por microondas e fontes LED. As fontes LED funcionam com baixa temperatura (cerca de 80 graus, contra 900 graus da temperatura de bulbo nas lampadas de arco). As fontes LED e as acionadas por microondas tem mais durabilidade do que as de arco convencionais. A desvantagem no caso de LED é a necessidade do ajuste químico dos iniciadores, no caso de microondas é o ajuste físico do foco dos refletores. Lampadas de arco abrangem um maior número de possibilidades nas formulações.

10 Apresentação na FIEPAG em 17/04/2001 pag TENDÊNCIAS FUTURAS ampliação do mercado usuário mercados atuais em crescimento adoção gradativa dos demais setores tintas curáveis por várias formas de radiação UV (ultra-violeta) IR (infra-vermelho) EB (electron beam = raios catódicos) RF (frequência de rádio e microondas) Para o futuro, podemos esperar a continuação da adoção da cura por radiação pelos mercados já existentes. Os demais setores, com menor velocidade, estarão seguindo esta tendência. A exemplo do que ocorre na pré-impressão, outras formas de radiação estarão também sendo utilizadas para curar tintas. O infra-vermelho já é bastante utilizado, mas tem sido preterido em favor do UV quando se trata da exposição por áreas. Já na pré-impressão, a versão Laser Térmico IR vem crescendo bastante. A Rádio Frequência (RF) tem alguma utilização para cura de sistemas de tinta aquosa. As aplicações de Feixe de Elétrons (EB) tem merecido a atenção porque podem representar uma redução no uso de fotoiniciadores nas tintas. Todas estas áreas dependem ainda de desenvolvimento quanto a aplicação, embora a ciência já esteja bem madura e desenvolvida. Existe bastante material técnico publicado sobre a tecnologia de cura por radiação. x

11 Apresentação na FIEPAG em 17/04/2001 pag. 11 CONCLUSÃO TEC-SCREEN orador convidado ATBCR As vantagens do uso da tecnologia de cura por radiação UV são percebidos pelas diversas técnicas de impresão. As vantagens se apresentam diferentemente conforme a técnica de impressão em questão. Para a plena obtenção destas vantagens, tem de haver um bom controle do processo, com instrumentação, seleção de fornecedores que se disponham a trabalhar em parceria, e um profundo treinamento dos operadores. As instalações não adimitem erros e a manutenção tem que ser atuante e integrada às ações gerenciais de produção. Para receber, ou perceber as vantagens que a tecnologia pode oferecer, tem de haver um estudo de custo e benefício antes da aquisição e durante a produção. A Tecnologia UV é a mais ecológica opção dentre as artes gráficas. Quando tivermos regulamentação e implementação de políticas ambientais mais restritivas no Brasil, esta será a mais convincente vantagem para a adoção da tecnologia de cura por radiação UV em todas as artes gráficas.

Estudo comparativo de tintas e vernizes na flexografia: curável por raios ultravioletas e à base de solventes

Estudo comparativo de tintas e vernizes na flexografia: curável por raios ultravioletas e à base de solventes Estudo comparativo de tintas e vernizes na flexografia: curável por raios ultravioletas e à base de solventes Ana Paula Alves da Silva 1, a, Aline Resmini Melo 1,b, Carolina Resmini Melo 1,c. 1 Engenharia

Leia mais

12:00 Lunch 13:00 Agregando valor através da escolha correta Thomas Linkenheil, Trelleborg

12:00 Lunch 13:00 Agregando valor através da escolha correta Thomas Linkenheil, Trelleborg 0 Agenda 8:30 Registration Coffee 9:00 Value Added Packaging Rainer Kuhn, PrintCity 9:30 Desafios na Indústria de embalagem de Dr. Bernhard Fritz, SunChemical papelão 10:10 Agregando Valor através de tecnologias

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

Espectro Eletromagnético. Espectro Eletromagnético. Onda Curta - Radio. Vermelho. Laranja Amarelo. Luz Visível. Luz Visível. Verde. Azul.

Espectro Eletromagnético. Espectro Eletromagnético. Onda Curta - Radio. Vermelho. Laranja Amarelo. Luz Visível. Luz Visível. Verde. Azul. Aplliicações Ulltraviiolleta p. 1/12 Utiilliizando Tecnollogiia de Ponta UV na Indústtrri I ia Grráffi ica e Moveleirra Sumárri io 1. INTRODUÇÃO Nesta Palestra: - O que são raios ultravioleta e infravermelho

Leia mais

A influência das. lâmpadas na gravação

A influência das. lâmpadas na gravação A influência das lâmpadas na gravação Uma boa gravação garante a qualidade da impressão e a durabilidade da matriz. Veja como as lâmpadas influenciam esse processo Por Márcio Moraes dos Santos, da Vision-Cure

Leia mais

5 maneiras de ganhar dinheiro com uma mesa de corte Kongsberg

5 maneiras de ganhar dinheiro com uma mesa de corte Kongsberg 5 maneiras de ganhar dinheiro com uma mesa de corte Kongsberg Saiba como você pode usar uma mesa de corte Kongsberg para ampliar a gama de opções oferecidas aos seus clientes e garantir sua margem de lucro.

Leia mais

Recomendações Importantes sobre as tintas Saturno

Recomendações Importantes sobre as tintas Saturno Recomendações Importantes sobre as tintas Saturno A Saturno é uma empresa com mais de 60 anos de experiência na fabricação de tintas e vernizes para diversos segmentos da comunicação visual e decoração

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Curso de Tecnologia 1º semestre Introdução à Informática Professor: Gale. Thiago R. França: 06030860 Denis Brolesi: : 06030711

Curso de Tecnologia 1º semestre Introdução à Informática Professor: Gale. Thiago R. França: 06030860 Denis Brolesi: : 06030711 Curso de Tecnologia 1º semestre Introdução à Informática Professor: Gale Thiago R. França: 06030860 Denis Brolesi: : 06030711 Introdução: Há 4 tipos básicos de impressoras utilizados normalmente em escritórios,

Leia mais

A metodologia proposta pela WEG para realizar este tipo de ação será apresentada a seguir.

A metodologia proposta pela WEG para realizar este tipo de ação será apresentada a seguir. Eficiência Energética Buaiz Alimentos 1 CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA Nome fantasia: Buaiz Alimentos Ramo de atividade: Alimentício Localização: Vitória / ES Estrutura tarifária: Horo-sazonal Azul A4 Demanda

Leia mais

AV. Herminio Gimenez RC - RUC: 80061756-8 COR: CIUDAD DEL ESTE-PY TEL: +595 983 613802 contato@options-sa.net - www.options-sa.net

AV. Herminio Gimenez RC - RUC: 80061756-8 COR: CIUDAD DEL ESTE-PY TEL: +595 983 613802 contato@options-sa.net - www.options-sa.net COR: -Instalação rápida e fácil, fixação com resina, ondulação de 2 a 4 mm para passagem dos cabos de energia. - Pode ser instalada em piscinas ou hidromassagens onde não tenha sido previsto sistema de

Leia mais

Sistemas de codificação a laser de fibra

Sistemas de codificação a laser de fibra Contraste de marcação superior a uma alta velocidade em matéria plástica e metais robustos Guia de amostra de codificação e marcação Sistemas de codificação a laser de fibra Realizar marcações a laser

Leia mais

TIPOS DE termômetros. e termômetros ESPECIAIS. Pirômetros ópticos

TIPOS DE termômetros. e termômetros ESPECIAIS. Pirômetros ópticos Pirômetros ópticos TIPOS DE termômetros e termômetros ESPECIAIS A ideia de construir um pirômetro óptico surgiu em meados do século XIX como consequência dos estudos da radiação dos sólidos aquecidos.

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

www.totemonline.com.br Estudo comparativo de uso da Bobina Térmica x Impressão convencional

www.totemonline.com.br Estudo comparativo de uso da Bobina Térmica x Impressão convencional Estudo comparativo de uso da Bobina Térmica x Impressão convencional O programa Totem Planilha permite que você imprima a planilha de moto em Rolos de papel térmico. Vamos apresentar neste documento as

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica Mestrado Profissionalizante 2015 Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br IFMA / DAI Motivação Alguns princípios físicos dão suporte ao Sensoriamento Remoto...

Leia mais

Eficiência Energética Chocolates Garoto

Eficiência Energética Chocolates Garoto Eficiência Energética Chocolates Garoto 1 CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA Nome fantasia: Chocolates Garoto Ramo de atividade: Alimentício Localização: Vila Velha / ES Estrutura tarifária: Horo-sazonal Azul

Leia mais

Heraeus Noblelight Aquecimento infravermelho na indústria plástica

Heraeus Noblelight Aquecimento infravermelho na indústria plástica Heraeus Noblelight Aquecimento infravermelho na indústria plástica Freddy Baruch 16 Setembro 2015 Page 1 SAUDAÇÃO BOM DIA! Page 2 APRESENTAÇÃO Page 3 APRESENTAÇÃO Quem somos - Apresentação Pessoal Freddy

Leia mais

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing?

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing? Informações Gerais Provedora de soluções para o processo de Water Transfer Printing a PROJFIX está no mercado com o objetivo de trazer qualidade para o segmento no Brasil, comercializando produtos de alto

Leia mais

Extrusão de tubos, cabos e fios

Extrusão de tubos, cabos e fios Sistemas de marcação e codificação Extrusão de tubos, cabos e fios Conhecemos os desafios únicos que você enfrenta em suas linhas de produção Mais que qualquer outro setor, a produção de fios, cabos ou

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

Nota Técnica Entendendo o custo total de propriedade de um sistema de aplicação e de impressão de etiquetas

Nota Técnica Entendendo o custo total de propriedade de um sistema de aplicação e de impressão de etiquetas Nota Técnica Entendendo o custo total de propriedade de um sistema de aplicação e de impressão de etiquetas Uma visão informativa sobre os custos de longo prazo de um sistema LPA O investimento em um sistema

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Vidro comun ou vidro Float

Vidro comun ou vidro Float Vidros Vidro comun ou vidro Float O vidro comum é a composição básica do vidro, antes de receber qualquer tipo de tratamento. Ele é feito a partir da mistura de sílica (areia), potássio, alumina, sódio

Leia mais

Degradação de Polímeros

Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros e Corrosão Prof. Hamilton Viana Prof. Renato Altobelli Antunes 1. Introdução Degradação é qualquer reação química destrutiva dos polímeros. Pode ser causada

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Iluminação pública. Capítulo VIII. Iluminação pública e urbana. O mundo digital

Iluminação pública. Capítulo VIII. Iluminação pública e urbana. O mundo digital 32 Led pra cá, Led pra lá... muito boa essa discussão, no entanto, o que muitas vezes deixamos de lembrar que o Led sem a eletrônica não é nada. Desde a mais simples aplicação até a mais complexa, a eletrônica

Leia mais

IMACOAT VERNIZ UV. IMAGRAF Indústria de Tintas Gráficas Ltda. Página 1 de 8. : Rua D Oro, 201 Jd. Cruzeiro Distrito Industrial

IMACOAT VERNIZ UV. IMAGRAF Indústria de Tintas Gráficas Ltda. Página 1 de 8. : Rua D Oro, 201 Jd. Cruzeiro Distrito Industrial Página 1 de 8 IMACOAT VERNIZ UV IMAGRAF Indústria de Tintas Gráficas Ltda Vendas : Rua D Oro, 201 Jd. Cruzeiro Distrito Industrial Mairinque SP Brasil CEP 18120-000 Telefone : (55+11) 4718 1745 Fax : (55+11)

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril

Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril Qual é o papel usado na impressão de revistas? Cada revista utiliza um tipo de papel diferente. Na gráfica são utilizados papéis do tipo LWC, SC, Couchê, Jornal

Leia mais

3. Como são classificadas as diversas técnicas de prototipagem rápida?

3. Como são classificadas as diversas técnicas de prototipagem rápida? PROTOTIPAGEM RÁPIDA 1. Introdução Fabricação de protótipos em curto espaço de tempo (horas ou dias contra dias ou meses anteriormente necessários) Protótipo: - modelo em escala real de peças ou produtos

Leia mais

Desenvolvida para aplicações industriais a BLUEMARK LED tem uma aparência amigável, limpa e silenciosa para o uso em escritórios.

Desenvolvida para aplicações industriais a BLUEMARK LED tem uma aparência amigável, limpa e silenciosa para o uso em escritórios. INDUSTRIAL CONNECTION TECHNOLOGY FAQ 1. O que é a BLUEMARK LED? É uma impressora com tecnologia Ultra-Violeta (UV) desenvolvida pela Phoenix Contact que realizam gravações em cartelas plásticas para a

Leia mais

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado.

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Nome: Nº Série: EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Habilidades: Pesquisar novas ferramentas e aplicativos de informática para a área

Leia mais

Quando tratamos das propriedades de um material transformado, segundo muitos pesquisadores, estas dependem de uma reciclagem bem sucedida. Para que isto ocorra, os flocos de PET deverão satisfazer determinados

Leia mais

Special Effects for Print. Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic

Special Effects for Print. Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic Special Effects for Print Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic Process Metallic Color System O sistema Process Metallic Color System (Sistema de Cores Metálicas

Leia mais

Provas com a mesma tecnologia, integridade de pontos e retículas do seu processo de impressão

Provas com a mesma tecnologia, integridade de pontos e retículas do seu processo de impressão Provas com a mesma tecnologia, integridade de pontos e retículas do seu processo de impressão Com Chromedot você tem provas com pontos idênticos aos do CTP, fotocompositora ou clichê com lineatura de até

Leia mais

Prevenção da Poluição na Indústria Gráfica

Prevenção da Poluição na Indústria Gráfica Prevenção da Poluição na Indústria Gráfica Redução das emissões de COV na indústria gráfica Apresentação original de Eng. Matt Rothgeb, NASA Adaptado por Eng. Cláudia Casinhas, ISQ Caracterização do Sector

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Conservação e Restauração

Leia mais

Fábrica de Software 29/04/2015

Fábrica de Software 29/04/2015 Fábrica de Software 29/04/2015 Crise do Software Fábrica de Software Analogias costumam ser usadas para tentar entender melhor algo ou alguma coisa. A idéia é simples: compara-se o conceito que não se

Leia mais

THE SWEDISH DOCTOR BLADE

THE SWEDISH DOCTOR BLADE THE SWEDISH DOCTOR BLADE SOBRE A PRIMEBLADE A PrimeBlade Sweden AB é uma empresa fabricante e fornecedora global de lâminas doctorblade para impressoras flexográfica, rotogravura e offset. Juntamente com

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA DE CANECAS JTSB03

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA DE CANECAS JTSB03 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA DE CANECAS JTSB03 1. Identificação dos elementos da prensa JTSB03: Antes de ligar a prensa e iniciar seu trabalho é indispensável verificar se a mesma

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Soldagem MIG/MAG MIG e MAG indicam processos de soldagem por fusão que utilizam o calor de um arco elétrico formado entre um eletrodo metálico consumível

Leia mais

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Autor: Sérgio Medeiros Graúna Química E-mail: Site: www.graunagroup.com

Leia mais

Maurus Joenk Diretor / Consultor Técnico QUALIDADE COM PRODUTIVIDADE

Maurus Joenk Diretor / Consultor Técnico QUALIDADE COM PRODUTIVIDADE Maurus Joenk Diretor / Consultor Técnico QUALIDADE COM PRODUTIVIDADE QUALIDADE COM PRODUTIVIDADE A ARTPOL Assessoria, Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda, atua em empresas transformadoras de plásticos

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS ISOPORTEC A ISOPORTEC é focada na produção de soluções em isopor de alta performance para a construção civil, valorizando produtos que fazem diferença nos projetos mais complexos.

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS

VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS 1 2 vedação perfeita Resinas organolépticas para tampas de bebidas Água natural com e sem gás, refrigerantes, isotônicos... O mercado de

Leia mais

Dúvidas frequentes. 1- Quais tipos de solda são indicados para uma pessoa que nunca trabalhou nesta área e pretende se qualificar?

Dúvidas frequentes. 1- Quais tipos de solda são indicados para uma pessoa que nunca trabalhou nesta área e pretende se qualificar? Dúvidas frequentes 1- Quais tipos de solda são indicados para uma pessoa que nunca trabalhou nesta área e pretende se qualificar? Todos os processos são indicados depende da aplicação: - MAG -destinado

Leia mais

automatizar a criação de embalagens

automatizar a criação de embalagens 3 motivos para automatizar a criação de embalagens 1. Qualidade máxima em todos os projetos 2. Todas as tarefas envolvidas na execução do projeto 3. Integração com sistemas administrativos de pedidos O

Leia mais

Sistema Básico de Inspeção Termográfica

Sistema Básico de Inspeção Termográfica Sistema Básico de Inspeção Termográfica Um novo patamar na relação custo / benefício em Termografia *Eng. Attílio Bruno Veratti Conceito geral A Inspeção Termográfica é a técnica de inspeção não destrutiva

Leia mais

Gerenciamento de Impressões

Gerenciamento de Impressões Gerenciamento de Impressões Junte se ao prático! Gerenciamento de Impressão É a terceirização de todo o processo de impressão dentro da empresa, ou seja do ambiente de produção de documentos: impressoras,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA SUBLIMÁTICA 8X1

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA SUBLIMÁTICA 8X1 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA SUBLIMÁTICA 8X1 1. Identificação dos elementos da prensa 8X1: JTSD72 Antes de ligar a prensa e iniciar seu trabalho é indispensável verificar se a

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade

Relatório de Sustentabilidade Relatório de Sustentabilidade Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes A Rodorei Transportes adota, há dez anos, uma política agressiva de

Leia mais

PROGRAMA PRODUTOR SOLAR

PROGRAMA PRODUTOR SOLAR PROGRAMA PRODUTOR SOLAR COOPERATIVA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS A TESLA ENERGIA é uma cooperativa uma empresa social de energias renováveis, que alia à sua natureza social o apoio a projetos de solidariedade,

Leia mais

Agfa Graphics na InPrint 2015 a integração da impressão à produção

Agfa Graphics na InPrint 2015 a integração da impressão à produção na InPrint 2015 a integração da impressão à produção O poder da impressão de jato de tinta em aplicações industriais. Mortsel, 30 de outubro de 2015 A, durante a InPrint, está se posicionando como parceira

Leia mais

Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos

Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos Introdução Por: Elizabete Rocha Reedição Por: Luiz Ricardo Emanueli Revisão Técnica Por: Marcos Rogério do Nascimento,

Leia mais

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto - 2009

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto - 2009 CERTIFICAÇÃO ITIL V3. Desde o final de maio de 2007, quando o Office of Government Commerce (OGC) do Reino Unido lançou a versão ITIL V3, houve mudanças nas certificações para os profissionais de TI. A

Leia mais

O que são os Ensaios Não Destrutivos

O que são os Ensaios Não Destrutivos Resumo Nesse relatório vamos identificar as descontinuidade de uma peça usando ensaio por líquidos penetrantes, o qual consiste na aplicação do líquido penetrante e de um revelador que irá identificar

Leia mais

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides 1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides CONTROLE DE FLUSHING AUTOMÁTICO LCF 12 Modo Periódico e Horário www.lubing.com.br (19) 3583-6929 DESCALVADO SP 1. Instalação O equipamento deve

Leia mais

Volte ao Menu Principal e escolha a opção Acesso Manual

Volte ao Menu Principal e escolha a opção Acesso Manual Treinamento de Biometria Parte 2 Agora que já cadastramos os funcionários e suas respectivas biometrias com sucesso, vamos conhecer as telas de movimento do sistema, aonde o sistema ficará a maior parte

Leia mais

Mudança do Clima. Luiz Gylvan Meira Filho

Mudança do Clima. Luiz Gylvan Meira Filho SABESP São Paulo, 12 de novembro de 2008 Mudança do Clima Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante Instituto de Estudos Avançados Universidade de São Paulo A terra recebe energia do sol na forma de

Leia mais

Inversores de Freqüência na Refrigeração Industrial

Inversores de Freqüência na Refrigeração Industrial ersores de Freqüência na Refrigeração Industrial Os inversores de freqüência possuem um vasto campo de aplicações dentro da área de refrigeração industrial. São utilizados nas bombas de pressurização,

Leia mais

Sistemas da edificação Aplicação na prática

Sistemas da edificação Aplicação na prática 1 Vantagens Alta produtividade com equipes otimizadas; Redução de desperdícios e obra limpa; Facilidade de gerenciamento e padronização da obra; Elevada durabilidade; Facilidade de limpeza e conservação;

Leia mais

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado Sistema Duplex Vantagens e Aplicações Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao seu estado

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Professor: João Fábio de Oliveira jfabio@amprnet.org.br (41) 9911-3030 Objetivo: Apresentar o que são os Sistemas Operacionais, seu funcionamento, o que eles fazem,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR. Airgenic Unidades para Dutos de Arcondicionados. Linha DX. Índice. Modo de Usar Paginas 3 4

MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR. Airgenic Unidades para Dutos de Arcondicionados. Linha DX. Índice. Modo de Usar Paginas 3 4 MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR Airgenic Unidades para Dutos de Ar-condicionados Linha DX Airgenic Unidades para Dutos de Arcondicionados centrais - Linha DX Índice Modo de Usar Paginas

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DR. RADAMÉS NARDINI

HOSPITAL DE CLÍNICAS DR. RADAMÉS NARDINI HOSPITAL DE CLÍNICAS DR. RADAMÉS NARDINI PROJETO REVELAÇÃO DE IMAGEM DIAGNÓSTICA DIGITALIZADA ECIMARA DOS SANTOS SILVA Email: e.santos@hospitalnardini.org.br Telefone: (11) 4547-6906 Cel. (11) 98697-6908

Leia mais

5 Montagem Circuítos

5 Montagem Circuítos Montagem 5 Circuítos Ambiente de trabalho: Para trabalhar com montagem eletrônica e reparação de equipamentos o técnico precisa de algumas ferramentas, são elas: 1 - Ferro de solda: O ferro de solda consiste

Leia mais

Como Processos Criam Valor?

Como Processos Criam Valor? Como Processos Criam Valor? Eu comecei este Advisor há um mês. Li um artigo sobre processos e valor que pensei estar inadequado e decidi ver se eu poderia disponibilizar uma descrição mais clara e compreensível.

Leia mais

Corte Linear. Faca. ROSSI tecnologia gráfica ltda

Corte Linear. Faca. ROSSI tecnologia gráfica ltda Corte Linear Uma das variáveis menos controladas pelos gráficos, na impressão ofsete em folhas, é o corte linear ou refile que antecede a impressão. Na realidade, esta operação não deveria existir para

Leia mais

Pintar numa Nova Dimensão.

Pintar numa Nova Dimensão. Pintar numa Nova Dimensão. Spies Hecker mais perto de si. O futuro é agora! Hi-TEC a nova Base Bicamada 480 aquosa da Spies Hecker. Permahyd Hi-TEC Base Bicamada 480 da Spies Hecker é um marco histórico

Leia mais

Monitores. Introdução

Monitores. Introdução Monitores Introdução Até os dias de hoje, o principal método para exibição de vídeos em computadores é o tradicional monitor CRT (Catodic Ray Tube - Tubo de Raios Catódicos). Comparando de uma forma grosseira,

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

:: Telefonia pela Internet

:: Telefonia pela Internet :: Telefonia pela Internet http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_telefonia_pela_internet.php José Mauricio Santos Pinheiro em 13/03/2005 O uso da internet para comunicações de voz vem crescendo

Leia mais

Air-Fi - sistema sem fio Sinta-se confortável com a confiança e o desempenho líderes do setor.

Air-Fi - sistema sem fio Sinta-se confortável com a confiança e o desempenho líderes do setor. Air-Fi - sistema sem fio Sinta-se confortável com a confiança e o desempenho líderes do setor. Corte os fios e sinta-se confortável com a solução sem fio Air-Fi da Trane. A comunicação sem fio Air-Fi da

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

Revestimento em chapa 100% alumínio; Liga 3105 Têmpera H 46; Pintura Polyester; Cores sólidas ou metalizadas; Peso (1,5 mm): 4,06 Kg/m 2.

Revestimento em chapa 100% alumínio; Liga 3105 Têmpera H 46; Pintura Polyester; Cores sólidas ou metalizadas; Peso (1,5 mm): 4,06 Kg/m 2. CARACTERÍSTICAS GERAIS Revestimento em chapa 100% alumínio; Liga 3105 Têmpera H 46; Pintura Polyester; Cores sólidas ou metalizadas; Peso (1,5 mm): 4,06 Kg/m 2. APLICAÇÕES Construções novas ou reformas;

Leia mais

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos INTRODUÇÃO A importância da manutenção em máquinas e equipamentos A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS O termo metodologia não possui uma definição amplamente aceita, sendo entendido na maioria das vezes como um conjunto de passos e procedimentos que

Leia mais

CACAU SHOW. Nossos equipamentos produzem a PÁSCOA. Páscoa Cacau Show e REFRISAT REFRISAT NA MÍDIA

CACAU SHOW. Nossos equipamentos produzem a PÁSCOA. Páscoa Cacau Show e REFRISAT REFRISAT NA MÍDIA Nossos equipamentos produzem a PÁSCOA CACAU SHOW Páscoa Cacau Show e REFRISAT Há 15 anos cliente REFRISAT, a Cacau Show nos procura novamente em busca de soluções em sua produção de Páscoa! Hummm... Sírio

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT Papel Fotográfico Glossy Paper Tipo: 115 gramas / 135 gramas / 150 gramas / 120 gramas / 180 gramas / 180 gramas Premium / 230 gramas /

Leia mais

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA 58 FUNDIÇÃO e SERVIÇOS NOV. 2012 PLANEJAMENTO DA MANUFATURA Otimizando o planejamento de fundidos em uma linha de montagem de motores (II) O texto dá continuidade à análise do uso da simulação na otimização

Leia mais

O novo sistema de movimentação de materiais da Toyota mostra a flexibilidade do TPS

O novo sistema de movimentação de materiais da Toyota mostra a flexibilidade do TPS O novo sistema de movimentação de materiais da Toyota mostra a flexibilidade do TPS Tradução: Diogo Kosaka A Toyota introduziu um novo sistema de manuseio de material baseado em kits para reduzir a complexidade

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES CAPÍTULO 1 Gestão da produção: história, papel estratégico e objetivos Prof. Glauber Santos 1 GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 1.1 Gestão da produção: apresentação Produção

Leia mais

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB fitas de montagem permanente Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Pode uma fita substituir realmente sistemas de fixação mecânica? Sim.

Leia mais

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial Gerenciamento de software como ativo de automação industrial INTRODUÇÃO Quando falamos em gerenciamento de ativos na área de automação industrial, fica evidente a intenção de cuidar e manter bens materiais

Leia mais

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA 0 Empresa Com mais de 15 anos de experiência no mercado, GÊNIO INFORMÁTICA é líder em seu segmento e se destaca na prestação de serviços em redes de computadores e instalação de CFTV (Câmeras de segurança).

Leia mais

MANUAL Sanitizador Profissional

MANUAL Sanitizador Profissional 1 MANUAL Sanitizador Profissional atendimento@oxipower.com.br 1 MANUAL DE INSTRUÇÕES SANITIZADOR PROFISSIONAL Modelo Profissional versão 1.1 INTRODUÇÃO: Parabéns, você acabou de adquirir um produto de

Leia mais

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 2013 Relatório Gerencial Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 Sumário 1. Objetivo... 4 2. Seleção dos registros... 4 2.1 Seleção dos executores... 4 2.2 Parâmetros...

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l T e m p o r i z a d o. Rev. C

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l T e m p o r i z a d o. Rev. C Manual de Instruções C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l T e m p o r i z a d o Rev. C 1. Descrição Índice 1.Descrição...pág 1 2.Dados Técnicos...pág 3 3.Instalação...pág 4 4.Ajuste e Operação...pág

Leia mais

Métodos de marcação direta de peças. Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais

Métodos de marcação direta de peças. Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais Guia técnico Métodos de marcação direta de peças Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais A prática da Marcação Direta de Peças (DPM) é utilizada em muitas indústrias

Leia mais

4 Mercado setor de telecomunicações

4 Mercado setor de telecomunicações 4 Mercado setor de telecomunicações Nesta sessão é apresentada uma pequena visão geral do mercado de telecomunicações no Brasil, com dados históricos dos acontecimentos mais relevantes a este trabalho,

Leia mais

FUNCIONAMENTO DE UM MONITOR CONTÍNUO DE OZÔNIO

FUNCIONAMENTO DE UM MONITOR CONTÍNUO DE OZÔNIO FUNCIONAMENTO DE UM MONITOR CONTÍNUO DE OZÔNIO 1. Introdução A melhor tecnologia para o monitoramento de baixas concentrações de ozônio (O 3 ) no ar ambiente é a da absorção de luz na faixa do Ultra Violeta

Leia mais