Sistema de Combustível e Controles

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema de Combustível e Controles"

Transcrição

1 Sistema de Combustível e Controles tseção Sistema de Combustível e Controles APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO SISTEMA DE COMBUSTÍVEL PROCEDIMENTOS INICIAIS SISTEMA DE INJEÇÃO BOMBA INJETORA DE COMBUSTIVEL SISTEMA DE INJEÇÃO DE COMBUSTIVEL FILTRO DE COMBUSTIVEL FILTRO DE COMBUSTÍVEL REMOÇÃO E INSTALAÇÃO TUBOS DE ALTA PRESSÃO REMOÇÃO E INSTALAÇÃO INJETOR REMOÇÃO E INSTALAÇÃO TUBO DISTRIBUIDOR DE COMBUSTÍVEL REMOÇÃO E INSTALAÇÃO BOMBA DE ALTA PRESSÃO REMOÇÃO E INSTALAÇÃO SUPORTE DO FILTRO DE COMBUSTÍVEL REMOÇÃO E INSTALAÇÃO CARCAÇA DO SENSOR DE TEMPERATURA DE COMBUSTÍVEL REMOÇÃO E INSTALAÇÃO ESPECIFICAÇÕES

2 Sistema de Combustível e Controles DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO SISTEMA tde COMBUSTÍVEL

3 Sistema de Combustível e Controles PROCEDIMENTOS INICIAIS Recomendações! Cuidado: o uso de materiais com aditivos, como detergentes para tubulações de combustível ou revestimentos metálicos, não está autorizado. Introdução As observações e regras constantes neste manual são válidas para todo ou qualquer serviço realizado no sistema de injeção. O trabalho descrito neste manual deve ser executado por profissionais devidamente habilitados e familiarizados com regulamentos de segurança. Instruções de Segurança As observações e regras constantes neste manual são válidas para todo ou qualquer serviço realizado no sistema de injeção. O trabalho descrito neste manual deve ser executado por profissionais devidamente habilitados e familiarizados com regulamentos de segurança. Em consideração à pressão extremamente elevada (1600 bar) que pode existir no sistema de combustível, as seguintes instruções de segurança deverão ser rigorosamente observadas: 1. É absolutamente proibido fumar nas proximidades do sistema de combustível. 2. Nenhum trabalho deverá ser feito nas proximidades de chamas e fagulhas. 3. Nenhum trabalho deverá ser feito no sistema de injeção com o motor em funcionamento. 4. Aguardar um período mínimo de 60 segundos após o desligamento do motor, para efetuar trabalhos no sistema de injeção. Nota: teste período de espera é necessário para que a pressão de combustível no sistema de injeção caia à pressão ambiente.

4 Sistema de Combustível e Controles SISTEMA DE INJEÇÃO t Motor em Funcionamento: Área de Trabalho - Mantenha-se sempre longe do alcance de possíveis jatos de combustível, uma vez que estes podem causar lesões graves. - Não ponha a mão na região onde suspeite-se de que exista um possível vazamento de combustível sob pressão. - Não desconecte conectores nos injetores ou no módulo eletrônico (ECU), pois isto poderá causar sérios danos ao motor. A área de trabalho deverá ser limpa (chão, mesa, ferramentas, ) e desobstruído; As peças que estiverem desmontadas para quaisquer reparos no motor, deverão ser protegidas e guardadas em um ambiente livre de impurezas como pó, umidade, cavacos, etc.

5 Sistema de Combustível e Controles Preparação t Antes de qualquer intervenção no sistema de injeção, poderá ser necessária uma limpeza de componentes sensíveis (veja instruções abaixo) consistindo em um trabalho de preparação. Os componentes sensíveis do sistema são: 1. Bomba de alta-pressão. 2. Tubo distribuidor de combustível. 3. Tubos de alta-pressão. 4. Injetores.! Aviso: regras para a limpeza: O técnico deverá utilizar roupas limpas.! Cuidado: logo após a remoção de conectores do sistema de alta pressão, todas as aberturas deverão ser protegidas com protetores plásticos para evitar a entrada de impurezas dentro do sistema.! Cuidado: torques de segurança: Sempre observe com atenção os torques para os componentes do sistema de injeção (tubos, flange dos injetores, tubo distribuidor de combustível e bomba de alta pressão). Utilize sempre torquímetros aferidos regularmente.

6 Sistema de Combustível e Controles SISTEMA DE INJEÇÃO (CONTINUAÇÃO) t Informações Referentes a Troca de Componentes e suas Etapas Não remova os seguintes componentes da bomba de alta-pressão: 1. Válvula Controladora de Pressão (PCV). 2. Válvula Controladora de Vazão (VCV). 3. Conexões de alta-pressão. 4. Conexão de entrada de combustível proveniente do filtro. 5. Conexão de saída de combustível proveniente do retorno da bomba. 6. Não remova ou afrouxe o sensor de alta pressão localizado no tubo distribuidor de combustível. 7. Não desmonte o injetor Não solte a conexão de alta-pressão Não solte a porca de fixação do acionador piezo elétrico.

7 Sistema de Combustível e Controles Nota: em caso de reutilização, o bico do injetor deverá ser protegido para evitar contaminação. Para evitar que impurezas entrem pelos orifícios de injeção localizados tna extremidade do bico, este não deverá ser limpo mecanicamente (ex. pano ou escova).! Cuidado: nenhum tipo de líquido pode penetrar nas conexões elétricas. Para isto, elas devem ser protegidas com tampas plásticas quando os chicotes são removidos.! Cuidado: qualquer trabalho onde haja o desacoplamento do(s) tubo(s) de alta pressão, requer a sua substituição.

8 Sistema de Combustível e Controles BOMBA INJETORA DE COMBUSTÍVEL t5. Parafuso 6. Coletor de abastecimento 7. Parafuso 8. Porca 1. Bomba injetora de combustível 2. Tubo da bomba injetora ao coletor 3. Anel de vedação 4. Suporte da bomba injetora

9 Sistema de Combustível e Controles SISTEMA DE INJEÇÃO DE COMBUSTIVEL 1. Tubo de retorno 8. Arruela do bico injetor 2. Adaptador do injetor de combustível 9. Retentor do injetor de combustível 3. Arruela lisa de vedação 10. Tubo injetor de combustível 4. Arruela lisa de vedação 11. Parafuso 5. Porca 12 Carcaça do sensor de temperatura de comtbustível Bico injetor de combustível Sensor de temperatura do combustível

10 Sistema de Combustível e Controles FILTRO DE COMBUSTIVEL t 1. Suporte do filtro de combustível 4. Sensor do filtro de combustivel 2. Tubo de suprimento de combustivel 5. Parafuso 3. Filtro de combustivel 6. Abraçadeira

11 Sistema de Combustível e Controles O filtro de combustível tem a função de reter as impurezas para garantir que o sistema de injeção treceba combustível limpo, evitando danos à bomba de alta pressão e injetores. O filtro também tem a função de reter a passagem de água presente no combustível, evitando desgaste nos componentes do sistema. 1. Alimentação do combustível no filtro (entrada) 2. Bomba de alta pressão (saída) 3. Drenagem! Cuidado: o filtro, para o sistema de injeção com tubo distribuidor de combustível, apresenta características especiais de tolerâncias para retenção de partículas e separação de água. A aplicação de peça não genuína poderá causar danos definitivos aos componentes do sistema e conseqüente perda da garantia. Substituição do Filtro de Combustível! Aviso: o período de substituição do filtro de combustível nunca deve exceder ao período especificado. A não observância pode resultar em danos ao motor. Para a substituição do filtro de combustível, executar os procedimentos descritos no item Remoção e Instalação. 1. Alimentação do combustível no filtro (entrada). 2. Bomba de alta pressão (saída).

12 Sistema de Combustível e Controles Drenagem do Sistema t! Cuidado: a drenagem de água do sistema de combustível deve ser realizada a cada abastecimento. A luz indicadora no painel acenderá sob uma condição crítica de presença de água no sistema de combustível. Nesta condição o sistema deve ser drenado imediatamente. 1. Drenagem. Procedimento de Drenagem Para a drenagem do sistema de combustível, execute os seguintes procedimentos. 1. Acione a ignição do veículo (o motor não deve ser ligado). 2. Acione a válvula localizada na parte superior do filtro até que saia somente óleo combustível Diesel. Desaeração no Sistema O sistema do tubo distribuidor de combustível não necessita de desaeração, sendo que em caso de falta de combustível, só é necessário reabastecê-lo. Ligue a ignição, aguarde alguns segundos e dê a partida.

13 Sistema de Combustível e Controles FILTRO DE COMBUSTÍVEL REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz do motor. 2. Desconecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Bateria e Cabos. 3. Desconecte as mangueiras de entrada e saída do filtro localizadas na parte superior do filtro (engate rápido). Obs.: proteja as mangueiras para evitar a possível entrada de contaminantes no sistema. 4. Remova o parafuso de fixação do filtro de combustível, no suporte. 5. Remova o filtro.

14 Sistema de Combustível e Controles 6. Desconecte o conector do chicote elétrico do sensor de presença de água, localizado na parte inferior do filtro.! Aviso: não é necessário realizar a desaeração do sistema de combustível. 7. Remova o sensor de presença de água localizado na parte inferior do filtro. Aviso: tlocal. Instalação! nesta operação é normal o vazamento de óleo combustível. Portanto, recolha o combustível derramado e limpe o 1. Instale o sensor de presença de água, no filtro.

15 Sistema de Combustível e Controles Posicione o filtro no suporte. 3. Instale o filtro no suporte, apertando-o com o torque de 6 Nm (53 lb.pol.). 4. Conecte o conector no sensor de presença de água, na parte inferior do filtro. 5. Conecte as mangueiras de entrada e saída de combustível conforme indicado nas setas na tparte superior do filtro.

16 Sistema de Combustível e Controles 6. Conecte o cabo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Bateria e Cabos. 7. Funcione to motor e verifique o sistema de combustível quanto a vazamentos. 8. Feche o capuz do motor.

17 Sistema de Combustível e Controles TUBOS DE ALTA PRESSÃO REMOÇÃO E INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz. 2. Remova as cintas plásticas de fixação do chicote elétrico, nos tubos de alta pressão. 3. Solte as porcas de fixação dos tubos de alta pressão do tubo distribuidor de combustível.! Cuidado: tome todas as precauções necessárias para evitar o contato tcom combustível sob pressão. 4. Solte as porcas de fixação dos tubos de alta pressão dos injetores.

18 Sistema de Combustível e Controles! Cuidado: após remoção dos tubos de alta pressão, estes devem ser substituídos por ttubos novos, para evitar vazamentos nas conexões. Sempre que os tubos de alta pressão forem removidos, proteger a contra-peça (injetor, tubo distribuidor de combustível ou bomba de alta pressão) com tampas de proteção, para eliminar possíveis riscos de contaminação do sistema. Nota: nos casos de peças em garantia, proteger os componentes e armazená-los na embalagem original das novas peças instaladas. Instalação 1. Posicione os tubos de alta pressão sobre o chicote elétrico e aperte suas porcas de fixação nos injetores com o torque de 26 Nm (19 lbf.pé). 2. Instale as porcas de fixação dos tubos de alta pressão no tubo do distribuidor de combustível, aplicando um torque de 26 Nm (19 lbf.pé). 3. Instale novas cintas plásticas para fixação do chicote elétrico, nos tubos de alta pressão.

19 Sistema de Combustível e Controles Conecte o cabo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Bateria e Cabos. 5. tfuncione o motor e verifique o sistema de combustível quanto a vazamentos. 6. Feche o capuz do motor.

20 Sistema de Combustível e Controles INJETOR REMOÇÃO E INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz do motor. 2. Desconecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Bateria e Cabos. 3. Remova as cintas plásticas de fixação do chicote elétrico, nos tubos de alta pressão. 4. Solte as porcas de fixação dos tubos de injeção do tubo distribuidor de combustível.! Cuidado: tome todas as precauções necessárias para evitar o contato tcom combustível sob pressão. 5. Solte as porcas de fixação dos tubos de alta pressão dos injetores.

21 Sistema de Combustível e Controles Nota: para soltar o tubo de alta pressão do injetor é necessária a utilização de uma chave 13 mm, para travamento do niple do injetor. t! Cuidado: após remoção dos tubos de alta pressão, estes devem ser substituídos por tubos novos, para evitar vazamentos nas conexões. Sempre que os tubos de alta pressão forem removidos, proteger a contra-peça (injetor, tubo distribuidor de combustível ou bomba de alta pressão) com tampas de proteção, para eliminar possíveis riscos de contaminação do sistema. Nota: nos casos de peças em garantia, proteger os componentes e armazená-los na embalagem original das novas peças instaladas. 6. Proteja as conexões do tubo distribuidor de combustível e do injetor com tampas plásticas, para evitar contaminação. 7. Remova os conectores elétricos dos injetores. 8. Remova as travas de fixação da mangueira de retorno nos injetores. 9. Remova a mangueira de retorno dos injetores.

22 Sistema de Combustível e Controles 10. Remova as porcas de fixação dos retentores dos bicos injetores. t11. Com o auxílio de um imã ou chave de fenda, remova simultaneamente as presilhas e os injetores de combustível. 12. Proteja a ponta do injetor com tampa plástica. Nota:. descarte as arruelas de vedação dos bicos injetores. Instalação 1. Monte uma nova arruela de vedação em cada bico injetor.! Cuidado: é mandatória a utilização de uma nova arruela em todas as vezes que o injetor for removido, pois no momento do aperto a arruela sofre uma deformação para vedação.

23 Sistema de Combustível e Controles Instale os conjuntos retentores / injetor. 3. Fixe os retentores, apertando-os com o torque de 26 Nm (19 lbf.pé). 4. Encaixe a mangueira de retorno nos injetores e tinstale as travas de fixação.

24 Sistema de Combustível e Controles 5. Conecte os conectores elétricos nos injetores. t6. Instale os novos tubos de alta pressão nos injetores, apertando-os com o torque de 26 Nm (19 lbf.pé). 7. Instale as porcas de fixação dos tubos de alta pressão no tubo distribuidor de combustível, apertando-as com o torque de 26 Nm (19 lbf.pé). 8. Instale novas cintas plásticas para fixação do chicote elétrico nos tubos de alta pressão.

25 Sistema de Combustível e Controles Conecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Bateria e Cabos. 10. tfuncione o motor e verifique o sistema de injeção quanto a vazamentos. 11. Feche o capuz do motor.

26 Sistema de Combustível e Controles TUBO DISTRIBUIDOR DE COMBUSTÍVEL REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz do motor. 2. Desconecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Bateria e Cabos. 3. Remova os tubos de alta pressão. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Remoção e Instalação. 4. Remova o conector elétrico do sensor de alta pressão do tubo distribuidor de combustível. 5. Remova o parafuso de fixação, do suporte de fixação do tubo de alta pressão. 6. Remova a presilha de fixação do tubo de retorno e a porca do tubo de alta pressão no tubo distribuidor de combustível.

27 Sistema de Combustível e Controles Remova os parafusos de fixação do tubo distribuidor de combustível. t 8. Proteja com tampas plásticas as conexões do tubo distribuidor de combustível e dos injetores. 9. Remova o tubo distribuidor de combustível.! Cuidado: em nenhuma hipótese deverá ser removido o sensor de alta pressão do tubo distribuidor de combustível, correndo o risco de vazamentos e conseqüente perda da garantia. Instalação 1. Posicione o tubo distribuidor de combustível. 2. Remova as tampas plásticas de proteção das conexões do tubo distribuidor de combustível e dos injetores. 3. Instale os parafusos de fixação do tubo distribuidor de combustível, aplicando um torque de 35 Nm (26 lbf.pé). 4. Instale o tubo de alta pressão no tubo distribuidor de combustível, aplicando um torque de 26 Nm (19 lbf.pé). 5. Instale a presilha de fixação do tubo de retorno.

28 Sistema de Combustível e Controles 6. Instale o suporte de fixação do tubo de alta pressão. t7. Conecte o conector elétrico do sensor de alta pressão do combustível. 8. Instale os tubos de alta pressão. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Remoção e Instalação. 9. Conecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Bateria e Cabos. 10. Funcione o motor e verifique o sistema de combustível quanto a vazamentos. 11. Feche o capuz do motor.

29 Sistema de Combustível e Controles BOMBA DE ALTA PRESSÃO REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz do motor. 2. Desconecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Bateria e Cabos. 3. Remova o ventilador. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Arrefecimento do Motor, Ventilador Remoção e Instalação. 4. Remova a correia do alternador. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Acionamento dos Acessórios, Correia do Alternador - Remoção e Instalação. 5. Remova o filtro de óleo Diesel. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Sistema de Combustível e Controles, Filtro de Óleo Remoção e Instalação. 6. Desconecte a linha de retorno da bomba de alta pressão, pressionando a trava manualmente. 7. Remova o compressor e o suporte do compressor do ar-condicionado (se equipado). Para informações adicionais, CONSULTE a seção Ar-condicionado, Compressor e Suporte do Compressor do Ar-condicionado - Remoção e Instalação.

30 Sistema de Combustível e Controles 8. Desconecte o conector elétrico da válvula reguladora de pressão (PCV), da bomba de alta tpressão. 9. Desconecte o conector elétrico da válvula reguladora de vazão (VCV), da bomba de alta pressão. 10. Remova os 2 grampos de fixação do tubo de retorno, no tubo de pressão, e o parafuso de fixação do suporte. 11. Remova o tubo de alta pressão, da bomba de alta pressão.

31 Sistema de Combustível e Controles Remova o suporte de fixação do tubo de alta pressão. 13. Remova o tubo de alta pressão no tubo distribuidor de combustível. 14. Remova a mangueira de alimentação na bomba de alta pressão, pressionando manualmente a trava vermelha. Nota:. se necessário, pressione a outra extremidade da presilha, com uma tchave de fenda pequena. 15. Remova a tampa de inspeção, da tampa da caixa de distribuição.

32 Sistema de Combustível e Controles 16. Solte o bujão superior do tensionador da corrente, apenas o suficiente para aliviar a tpressão da mola. 17. Solte o bujão inferior do tensionador da corrente, apenas o suficiente para aliviar a pressão da mola. 18. Remova a porca de fixação da coroa, da bomba de alta pressão. 19. Instale um sacador universal (1), na coroa da bomba de alta pressão, através dos 3 furos.

33 Sistema de Combustível e Controles Remova os 4 parafusos de fixação do suporte da bomba de alta pressão. 21. Remova os 3 parafusos de fixação da bomba de alta pressão.! Cuidado: para a remoção do parafuso posterior da bomba de altapressão, é necessária a utilização de um prolongador de 3/8, que possibilite o alcance do parafuso sem interferência com o módulo de óleo lubrificante. 22. Aperte o parafuso central do sacador universal (1), até que a bomba de alta pressão se solte da coroa. Cuidado: no processo de remoção da bomba de alta pressão, tomar cuidado para que não sofra nenhuma queda ou tbatida. 23. Retire a bomba de alta pressão.!

34 Sistema de Combustível e Controles Instalação 1. Solte totalmente o parafuso do sacador universal (1). 2. Cuidado ao introduzir o eixo da bomba de alta pressão na coroa. Instale a bomba de alta pressão. 3. Instale os três parafusos de fixação da bomba de alta pressão, aplicando vedante Loctite 242 ou TB1345T. Aperte os parafusos da bomba com o torque de 25 Nm (18 lbf.pé).! Cuidado: para a instalação do parafuso posterior da bomba de alta pressão é necessária a utilização de um prolongador de 3/8.. que possibilite o alcance do parafuso sem interferência com o módulo tde óleo lubrificante. 4. Remova o sacador universal (1).

35 Sistema de Combustível e Controles Instale a porca de fixação da bomba de alta pressão, aperte a porca da bomba com o ttorque de 18 Nm (13 lbf.pé). 6. Instale a tampa de inspeção da tampa da caixa de distribuição, apertando-a manualmente. 7. Instale o suporte da bomba de alta pressão, aplicando um torque de 25 Nm (18 lbf.pé). 8. Instale manualmente o novo tubo de alta pressão no tubo distribuidor de combustível e na bomba de alta pressão.

36 Sistema de Combustível e Controles 9. Instale o tubo de alta pressão na conexão da bomba de alta pressão, apertando-o com o ttorque de 27 Nm (20 lbf.pé). 10. Instale o tubo de alta pressão na conexão do tubo distribuidor de combustível, apertando-o com o torque de 27 Nm (20 lbf.pé). 11. Instale o suporte de fixação do tubo de alta pressão. 12. Instale os 2 grampos de fixação do tubo de retorno no tubo de pressão, e instale o suporte de fixação.

37 Sistema de Combustível e Controles Conecte a mangueira de alimentação de combustível da bomba de alta pressão. 14. Conecte a mangueira de retorno da bomba de alta pressão, fixando a trava manualmente. 15. Instale o bujão inferior do tensionador da corrente, apertando-o com o torque de t55 Nm (40 lbf.pé).

38 Sistema de Combustível e Controles 16. Instale o bujão superior do tensionador da corrente, apertando-o com o torque de 55 Nm t(40 lbf.pé). 17. Instale a tampa de inspeção da tampa da caixa de distribuição. 18. Instale o suporte do compressor e o compressor do ar-condicionado (se equipado). Para informações adicionais, CONSULTE a seção Compressor e Suporte do Compressor do Ar-condicionado - Instalação. 19. Instale a correia do alternador. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Correia do Alternador - Instalação. 20. Instale o ventilador. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Ventilador Instalação. 21. Conecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Bateria e Cabos. 22. Funcione o motor e verifique o sistema de combustível quanto a vazamentos. 23. Feche o capuz do motor.

39 Sistema de Combustível e Controles SUPORTE DO FILTRO DE COMBUSTÍVEL REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz do motor. 2. Desconecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Bateria e Cabos. 3. Remova o filtro de combustível. Para informações adicionais, CONSULTE o item Sistema de Combustível, nesta seção. 4. Remova os 3 parafusos de fixação do suporte do filtro de combustível. Instalação 1. Instale os três parafusos de fixação do suporte, apertando-os com o torque de 10 Nm (88 lb.pol.). 2. Instale o filtro de combustível. Para informações adicionais, CONSULTE o item Sistema de Combustível, nesta seção. 3. Conecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Bateria e Cabos. 4. Funcione o motor e verifique o sistema de combustível quanto a vazamentos. 5. Feche o capuz do motor.

40 Sistema de Combustível e Controles CARCAÇA DO SENSOR DE TEMPERATURA DE COMBUSTÍVEL REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Nota: para procedimentos envolvendo o sensor de temperatura do combustível, CONSULTE a seção Controles Eletrônicos do Motor. Remoção 1. Abra o capuz do motor. 2. Desconecte o conector da tubulação de retorno para o reservatório de combustível. 3. Desconecte o conector elétrico do sensor de temperatura do combustível. 4. Remova a trava de fixação da mangueira de retorno dos injetores. 5. Remova a mangueira de retorno dos injetores.

41 Sistema de Combustível e Controles Remova os dois grampos de fixação do tubo de retorno, no tubo de pressão, e o parafuso de fixação do suporte. 7. Desconecte a linha de retorno da bomba de alta pressão, pressionando a trava manualmente. 8. Remova os parafusos de fixação da carcaça do sensor de temperatura do combustível, do coletor de admissão. Cuidado:! não solte as mangueiras de retorno dos injetores e da bomba de alta pressão, na carcaça do sensor de temperatura do combustível, pois tpoderá causar vazamentos.

42 Sistema de Combustível e Controles Instalação t1. Instale a carcaça do sensor de temperatura do combustível no coletor de admissão. Aperte os parafusos da carcaça com o torque de 10 Nm (88 lb.pol.). 2. Conecte a mangueira de retorno da bomba de alta pressão, fixando a trava manualmente. 3. Instale a mangueira de retorno dos injetores pressionando-a manualmente. 4. Instale as travas de fixação da mangueira.

43 Sistema de Combustível e Controles Fixe a mangueira de retorno dos injetores com os grampos de fixação, e o suporte de tfixação. 6. Conecte o conector elétrico do sensor de temperatura do combustível. 7. Conecte o conector da tubulação de retorno para o reservatório de combustível. 8. Funcione o motor e verifique o sistema de combustível quanto a vazamentos. 9. Feche o capuz do motor.

44 Sistema de Combustível e Controles ESPECIFICAÇÕES Especificações tde Torque Descrição Nm lbf.pé lb.pol. Porcas dos tubos de alta pressão Porcas de fixação dos injetores Parafuso de fixação do tubo distribuidor de combustível Parafusos de fixação da bomba de alta pressão Porca de fixação da engrenagem da bomba de alta pressão Porca de fixação do suporte da bomba de alta pressão Parafuso de fixação do suporte do filtro de combustível Bujão superior e inferior do tensionador da corrente Abraçadeira de fixação do filtro de combustível 6-53 Conexão do tubo distribuidor de combustível Parafusos de fixação da carcaça do sensor de combustível 10-88

Sistema de Combustível e Controles

Sistema de Combustível e Controles Sistema de Combustível e Controles 303-04-1 tseção 303-04 Sistema de Combustível e Controles APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA PROCEDIMENTOS INICIAIS... 303-04-02 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO...

Leia mais

Controles Eletrônicos do Motor

Controles Eletrônicos do Motor Controles Eletrônicos do Motor 303-14-1 tseção 303-14 Controles Eletrônicos do Motor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA MÓDULO (ECU) DO MOTOR... 303-14-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 303-14-02

Leia mais

Atuação do Servo-freio

Atuação do Servo-freio Atuação do Servo-freio 206-07-1 tseção 206-07 Atuação do Servo-freio APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 206-07-02 VISTA EXPLODIDA DO CONJUNTO OU SERVO-FREIO...

Leia mais

Sistema de Lubrificação

Sistema de Lubrificação Sistema de Lubrificação 303-02-1 tseção 303-02 Sistema de Lubrificação APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-02-02 SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO... 303-02-02 BOMBA DE

Leia mais

Sistema de Lubrificação

Sistema de Lubrificação Sistema de Lubrificação 303-02-1 tseção 303-02 Sistema de Lubrificação APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-02-02 SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO... 303-02-02 FILTRO

Leia mais

Seção Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger. Índice FERRAMENTAS ESPECIAIS DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO

Seção Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger. Índice FERRAMENTAS ESPECIAIS DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO 1 de 19 15/07/2011 14:20 Seção 310-01 Reservatório e Linhas Seção 310-01 Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger Índice Assunto Página FERRAMENTAS ESPECIAIS 310-01-02 DESCRIÇÃO

Leia mais

Reservatório e Linhas de Combustível

Reservatório e Linhas de Combustível Reservatório e Linhas de Combustível 310-01-1 tseção 310-01 Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 310-01-02 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO...

Leia mais

SEÇÃO Limpador e Lavador do Pára-brisa

SEÇÃO Limpador e Lavador do Pára-brisa Limpador e Lavador do Pára-brisa 501-16-1 SEÇÃO 501-16 Limpador e Lavador do Pára-brisa APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA RESERVATÓRIO DO LAVADOR DO PÁRA-BRISA... 501-16-02... 501-16-02

Leia mais

Coluna de Direção APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Coluna de Direção APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Coluna de Direção 211-04-1 tseção 211-04 Coluna de Direção APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA COLUNA DA DIREÇÃO... 211-04-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 211-04-02 ÁRVORE INFERIOR DA DIREÇÃO...

Leia mais

SEÇÃO Distribuição e Filtragem do Ar

SEÇÃO Distribuição e Filtragem do Ar Distribuição e Filtragem do Ar 412-01-1 SEÇÃO 412-01 Distribuição e Filtragem do Ar APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA CAIXA DE VENTILAÇÃO... 412-01-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 412-01-02

Leia mais

Controles Eletrônicos do Motor

Controles Eletrônicos do Motor Controles Eletrônicos do Motor 303-14-1 tseção 303-14 Controles Eletrônicos do Motor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-14-03 SISTEMA DE CONTROLE ELETRÔNICO...

Leia mais

Aquecimento e Ventilação

Aquecimento e Ventilação Aquecimento e Ventilação 412-02-1 tseção 412-02 Aquecimento e Ventilação APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 412-02-02 AQUECIMENTO E DESEMBAÇAMENTO... 412-02-02

Leia mais

DHB Componentes Automotivos S.A.

DHB Componentes Automotivos S.A. Índice 1. PROCESSO DE DESMONTAGEM DA BOMBA HIDRÁULICA 1.1. Primeiro passo: providências 1.2. Segundo passo: desconexão das mangueiras 1.3. Terceiro passo: desmontagem da correia 1.4. Quarto passo: desmontagem

Leia mais

Maçanetas, Travas, Fechaduras e Mecanismos

Maçanetas, Travas, Fechaduras e Mecanismos Mecanismos 501-14-1 tseção 501-14 Maçanetas, Travas, Fechaduras e Mecanismos APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FECHADURA DA PORTA DIANTEIRA... 501-14-03 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 501-14-03

Leia mais

Sistema de Escapamento

Sistema de Escapamento Sistema de Escapamento 309-00-1 tseção 309-00 Sistema de Escapamento APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA TUBO DIANTEIRO DE ESCAPAMENTO... 309-00-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 309-00-02 TUBO

Leia mais

MOTOR EA 111. Kombi

MOTOR EA 111. Kombi MOTOR EA 111 Kombi 1.4 2009 Professor SCOPINO Técnico/Administrador: Auto Mecânica Scopino Professor do Umec Universo do Mecânico Ex-Professor do Senai Diretor do Sindirepa-SP Consultor do Jornal Oficina

Leia mais

Sistema de Escapamento

Sistema de Escapamento Sistema de Escapamento 309-00-1 tseção 309-00 Sistema de Escapamento APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E FUNCIONAMENTO... 309-00-02 SISTEMA DE ESCAPAMENTO... 309-00-02 TUBO

Leia mais

At.: Gerente de Serviço / Gerente de Peças / Chefe de Oficina / Consultor Técnico INSTRUÇÃO ESPECIAL DE SERVIÇO

At.: Gerente de Serviço / Gerente de Peças / Chefe de Oficina / Consultor Técnico INSTRUÇÃO ESPECIAL DE SERVIÇO À Rede de Concessionárias / Oficinas Autorizadas São Caetano do Sul, 27 de outubro de 2003 BOLETIM IT- 039G/2003 At.: Gerente de Serviço / Gerente de Peças / Chefe de Oficina / Consultor Técnico REF.:

Leia mais

4LD LDG Motor e Gerador

4LD LDG Motor e Gerador LD 00 LDG 00 Motor e Gerador MOTOR LD 00 / LDG 00 ÍNDICE A Bloco do Motor Bloco do Motor Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem de Válvulas Trem de Engrenagens Alimentação e Escape

Leia mais

3LD LDG Motor e Gerador

3LD LDG Motor e Gerador LD 500 LDG 500 Motor e Gerador MOTOR LD 500 / LDG 500 ÍNDICE 5 6 7 8 9 0 5 6 7 8 9 0 5 6 7 Bloco do Motor Tampa do Comando Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem

Leia mais

4LD LDG Motor e Gerador

4LD LDG Motor e Gerador LD 00 LDG 00 Motor e Gerador MOTOR LD 00 / LDG 00 ÍNDICE A Bloco do Motor Bloco do Motor Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem de Válvulas Trem de Engrenagens Alimentação e Escape

Leia mais

MOTOR 3 LD 1500 / 3 LDG 1500

MOTOR 3 LD 1500 / 3 LDG 1500 MOTOR LD 00 / LDG 00 ÍNDICE 7 8 9 0 7 8 9 0 7 Bloco do Motor Tampa do Comando Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem de Engrenagens Admissão Escapamento Carter

Leia mais

3LD LDG Motor e Gerador

3LD LDG Motor e Gerador LD 500 LDG 500 Motor e Gerador MOTOR LD 500 / LDG 500 ÍNDICE 5 6 7 8 9 0 5 6 7 8 9 0 5 6 Bloco do Motor Tampa do Comando Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem

Leia mais

SEÇÃO Grupo de Instrumentos

SEÇÃO Grupo de Instrumentos Grupo de Instrumentos 413-01-1 SEÇÃO 413-01 Grupo de Instrumentos APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 413-01-02 PAINEL DE INTRUMENTOS COMBINADOS... 413-01-02 PAINEL

Leia mais

Freio a Disco Dianteiro

Freio a Disco Dianteiro Freio a Disco Dianteiro 206-03-1 tseção 206-03 Freio a Disco Dianteiro APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 206-03-02 ATUAÇÃO DO FREIO HIDRÁULICO... 206-03-02 DISCO

Leia mais

MOTOR 4 LD 2500 / 4 LDG 2500

MOTOR 4 LD 2500 / 4 LDG 2500 MOTOR LD 500 / LDG 500 ÍNDICE A 5 6 Bloco do Motor Carcaça Tampa do Motor LD 500 Tampa do Motor LDG 500 Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão LD 500 6A Conjunto Pistão LDG 500 7 8 9 0 5 6 7 8 9 0

Leia mais

MOTORES 4LDG3900Y 1 - BLOCO DO MOTOR 2 - CABEÇOTE 3 - CONJUNTO PISTÃO 4 - VIRABREQUIM 5 - COMANDO DE VÁLVULAS 6 - EIXO BALANCIM 7 - ENGRENAGENS

MOTORES 4LDG3900Y 1 - BLOCO DO MOTOR 2 - CABEÇOTE 3 - CONJUNTO PISTÃO 4 - VIRABREQUIM 5 - COMANDO DE VÁLVULAS 6 - EIXO BALANCIM 7 - ENGRENAGENS MOTORES CATÁLOGO DE PEÇAS MOTORES ÍNDICE 1 - BLOCO DO MOTOR 2 - CABEÇOTE 3 - CONJUNTO PISTÃO 4 - VIRABREQUIM 5 - COMANDO DE VÁLVULAS 6 - EIXO BALANCIM 7 - ENGRENAGENS 8 - ESCAPE 9 - CÁRTER 10 - FILTRO

Leia mais

Vidros, Molduras e Mecanismos

Vidros, Molduras e Mecanismos Vidros, Molduras e Mecanismos 501-11-1 tseção 501-11 Vidros, Molduras e Mecanismos APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA VIDRO DO PÁRA-BRISA SUBSTITUIÇÃO... 501-11-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO...

Leia mais

4LD LDG Motor e Gerador

4LD LDG Motor e Gerador LD 500 LDG 500 Motor e Gerador MOTOR LD 500 / LDG 500 ÍNDICE A 5 6 7 Bloco do Motor Carcaça Tampa do Motor LD 500 Tampa do Motor LDG 500 Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão LD 500 Conjunto Virabrequim

Leia mais

Kit Hidráulico do Motor de Rotação Perfuratriz Direcional 4045 AVISO

Kit Hidráulico do Motor de Rotação Perfuratriz Direcional 4045 AVISO Kit Hidráulico do Motor de Rotação Perfuratriz Direcional 4045 Modelo nº 133-6318 Form No. 3406-723 Rev A Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do conhecimento do Estado da Califórnia

Leia mais

MOTORES 3LD1500Y/3LDG1500Y

MOTORES 3LD1500Y/3LDG1500Y MOTORES CATÁLOGO DE PEÇAS ÍNDICE 1 - BLOCO DO MOTOR 2 - CAIXA DE ENGRENAGENS 3 - CABEÇOTE/EIXO BALANCIM 4 - CONJUNTO PISTÃO 5 - VIRABREQUIM 6 - EIXO DO COMANDO DE VÁLVULAS 7 - ADMISSÃO 8 - ESCAPE 9 - CONJUNTO

Leia mais

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO NX-4 FALCON 4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 4-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 4-1 RESERVATÓRIO DE ÓLEO 4-2 TUBO DE ÓLEO 4-3 BOMBA DE ÓLEO/TELA DE ÓLEO 4-4 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO INFORMAÇÕES GERAIS

Leia mais

SEÇÃO Iluminação Externa

SEÇÃO Iluminação Externa Iluminação Externa 417-01-1 SEÇÃO 417-01 Iluminação Externa APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA LANTERNA DA LUZ DA PLACA DE LICENÇA... 417-01-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 417-01-02 SUBSTITUIÇÃO

Leia mais

Freio de Estacionamento

Freio de Estacionamento Freio de Estacionamento 206-05-1 tseção 206-05 Freio de Estacionamento APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA ALAVANCA DO FREIO DE ESTACIONAMENTO... 206-05-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 206-05-02

Leia mais

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo Geral Geral O líquido de arrefecimento do motor pode ser usado para aquecer elementos s. Exemplos são carrocerias baú, cabinas de comando do guindaste e baús de armazenamento. O calor é levado do fluxo

Leia mais

Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão

Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão Admissão 303-12-1 tseção 303-12 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 303-12-03 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-12-04 DIAGNÓSTICOS

Leia mais

4 LDG LDG 3900 T

4 LDG LDG 3900 T MOTORES T CATÁLOGO DE PEÇAS MOTORMOTOR / T 1 BLOCO DO MOTOR 1 7042.001.001.00.2 4 Prisioneiro M8X70 X X 2 7042.001.002.00.0 2 Pino Guia Ø12X25 X X 3 7042.001.003.00.8 5 Prisioneiro M10X45 X X 4 7042.001.004.00.6

Leia mais

SEÇÃO Sistema de Carga Informações Gerais

SEÇÃO Sistema de Carga Informações Gerais Sistema de Carga Informações Gerais 414-00-1 SEÇÃO 414-00 Sistema de Carga Informações Gerais APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 414-00-02 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO...

Leia mais

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO 4. DIAGRAMA DO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO 4-0 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 4-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 4-2 FILTRO DE TELA 4-7 RADIADOR DE ÓLEO 4-8 TUBO DE ÓLEO DO RADIADOR/ TUBO DE ÓLEO DO CABEÇOTE 4-9 BOMBA DE ÓLEO

Leia mais

Turbocompressor Turbocompressor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Turbocompressor Turbocompressor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Turbocompressor 303-09-1 tseção 303-09 Turbocompressor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-09-02 TURBOCOMPRESSOR... 303-09-02 DIAGNÓSTICOS E VERIFICAÇÕES...

Leia mais

Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão

Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão Admissão 303-12-1 tseção 303-12 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-12-02 DIAGNÓSTICOS E VERIFICAÇÕES... 303-12-03

Leia mais

Pos Código Descrição Q/M*

Pos Código Descrição Q/M* Roçadeira Stark 25 / 25IC 01 Pos Código Descrição Q/M* 1 3960067 Parafuso 1 2 4161570R Carcaça 1 3 4098683 Arruela de encosto 1 4 4160026 Pino do pistão 1 5 3819006 Arruela de pressão 4 6 3801015 Parafuso

Leia mais

Empilhadeira Elétrica LEE25

Empilhadeira Elétrica LEE25 Empilhadeira Elétrica LEE25 Manual de peças 1 TRANSMISSÃO Y 1 7038.010.132.00.2 1 Motor Elétrico da Direção 2 7038.010.133.00.0 1 Junta 7 7038.010.134.00.8 1 Tampa 8 7038.010.135.00.5 1 Carcaça 12 7038.010.136.00.6

Leia mais

Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Rodas e Pneus 204-04-1 tseção 204-04 Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 204-04-02 RODA SOBRESSALENTE... 204-04-02 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA... 204-04-03

Leia mais

Controle de Emissões do Motor

Controle de Emissões do Motor Controle de Emissões do Motor 303-08-1 tseção 303-08 Controle de Emissões do Motor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-08-02 SISTEMA EGR... 303-08-02 TUBOS DO

Leia mais

CATÁLOGO TÉCNICO COMPRESSOR - SRP SRP 3040 E. Analógico / Eletrônico CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CT SRP SRP 3040 E

CATÁLOGO TÉCNICO COMPRESSOR - SRP SRP 3040 E. Analógico / Eletrônico CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CT SRP SRP 3040 E CT 222 SRP 30 SRP 30 E CATÁLOGO TÉCNICO COMPRESSOR SRP 30 SRP 30 E INÍCIO DE FABRICAÇÃO NOVEMBRO/20 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MODELO VAZÃO VOLUMÉTRICA MOTOR ELÉTRICO PRINCIPAL Ruído ø Polia 7,5 barg/110

Leia mais

4 LDG LDG 3900 T

4 LDG LDG 3900 T MOTORES T CATÁLOGO DE PEÇAS / T ÍNDICE 1 BLOCO DO MOTOR 1A BLOCO DO MOTOR 2 CABEÇOTE 3 CONJUNTO PISTÃO 4 VIRABREQUIM 5 COMANDO DE VÁLVULAS 6 CONJUNTO BALANCINS 7 GRUPO ENGRENAGENS 8 ALIMENTAÇÃO E ESCAPE

Leia mais

Motor Isuzu. Manual de peças

Motor Isuzu. Manual de peças Motor Isuzu Manual de peças MOTOR ISUZO ÍNDICE 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Conjunto Tampa de Válvula Conjunto Cabeçote Completo Bloco e Camisa Sistema do Motor Cárter

Leia mais

Suspensão Traseira APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Suspensão Traseira APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Suspensão Traseira 204-02-1 tseção 204-02 Suspensão Traseira APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 204-02-02 MOLA HELICOIDAL... 204-02-03 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO...

Leia mais

MOTOSSERRA OM GS 44 (EURO 1) CARBURADOR WT-780D

MOTOSSERRA OM GS 44 (EURO 1) CARBURADOR WT-780D CARBURADOR WT-780D CARBURADOR WT-780D REF. CÓDIGO DESCRIÇÃO QUANT. 1 094600148 Mola de retorno 1 2 074000240 Parafuso de regulagem da lenta 1 3 095000141 Borboleta do acelerador 1 4 50010141 Parafuso da

Leia mais

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD ÍNDICE: Componentes do motocultivador... 1 1.0 Funcionamento do Motor Diesel... 2 1.1 Abastecimento de Óleo Lubrificante... 2 1.2 Abastecimento de Óleo Diesel... 2 1.3 Abastecimento de Óleo na Transmissão...

Leia mais

BOMBAS MANUAIS PARA ÓLEO

BOMBAS MANUAIS PARA ÓLEO 06.372.0076 BOMBAS MANUAIS PARA ÓLEO Imagem ilustrativa INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 7801-M 8021/Pelican 8021-G2 8031 8031-G2 8631-G2 8032-1 8632-1 8032-G2 8032-G3 8632-G3 8033-1 8033-G2 Montagem Modelos Básica

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS. Linha Motores, Motobombas e Geradores gasolina

CATÁLOGO DE PEÇAS. Linha Motores, Motobombas e Geradores gasolina CATÁLOGO DE PEÇAS Linha Motores, Motobombas e Geradores gasolina TRG. / TRG. / TRG.0 TMBG 0- / TMBG 0-0 / TMBG 0-0i GTG 00 / GTG 00 Revisão /0 PREFÁCIO PREFÁCIO PREFÁCIO Este catálogo foi elaborado para

Leia mais

LISTA DE FERRAMENTAS ESPECIAIS MWM INTERNATIONAL

LISTA DE FERRAMENTAS ESPECIAIS MWM INTERNATIONAL 9.0690.73.2.9304 Dispositivo p/ montagem do retentor dianteiro 9.0690.73.2.9315 Dispositivo p/ controlar paralelismo do compensador de massas 9.226.0.690.001.4 Conector p/ medir compressão de cilindro

Leia mais

MOTOR 2 CILINDROS BFDE 292

MOTOR 2 CILINDROS BFDE 292 MOTOR CILINDROS BFDE MOTOR DIESEL - BFDE CILINDROS 0 0 0 0 PEÇAS (BLOCO) Parafuso M0 Levantamento Motor Arruela Lisa M0 Porca Longa Cabeçote Prisioneiro Do Cabeçote Prisioneiro MX0mm Selo I Prisioneiro

Leia mais

Pos Código Descrição Q/M*

Pos Código Descrição Q/M* Roçadeira Stark 37 / 42 / 44 15 Pos Código Descrição Q/M* 1 50060012 Injetor do combustível 1 2 61200027R Tampa protetora do cilindro 1 3 4191069B Terminal fio liga/desliga 2 4 3801065R Parafuso do descarga

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS CATÁLOGO DE PEÇAS

CATÁLOGO DE PEÇAS CATÁLOGO DE PEÇAS CATÁLOGO CATÁLOGO DE PEÇAS DE PEÇAS Linha Motores e Motobombas diesel TMBD 0- / TMBD 0-0 Revisão /0 PREFÁCIO PREFÁCIO Esté catálogo foi elaborado para facilitar a identificação e localização das peças

Leia mais

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Filtragem automóvel INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Fornecedor OE para os principais fabricantes de automóveis I INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 1. FILTRO DE ÓLEO AMOVÍVEL 2 2. ELEMENTO DO FILTRO DE ÓLEO 4 3. FILTRO DE

Leia mais

TR 450 E CATÁLOGO DE PEÇAS

TR 450 E CATÁLOGO DE PEÇAS TR 0 E CATÁLOGO DE PEÇAS ÍNDICE TR 0 E Catálogo de peças...0 Bloco do motor...0 Carter...0 Caixa de engrenagens...0 Conjunto cabeçote...0 Conjunto pistão...0 Conjunto eixo virabrequim...0 Conjunto eixo

Leia mais

Item Padrão Limite de Uso D.E. do ressalto da engrenagem movida de partida 45,660 45,673 45,63

Item Padrão Limite de Uso D.E. do ressalto da engrenagem movida de partida 45,660 45,673 45,63 10. ALTERNADOR/ EMBREAGEM DE PARTIDA INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 10-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 10-1 ESTATOR DO ALTERNADOR 10-2 REMOÇÃO DO VOLANTE DO MOTOR 10-3 EMBREAGEM DE PARTIDA 10-4 INSTALAÇÃO DO VOLANTE DO

Leia mais

Motores válvulas

Motores válvulas Motores 1.6 16 válvulas Renault: Scénic 1.6 16V, Clio II 1.6 16V e Mégane 1.6 16V Particularidades do procedimento As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS. TRG 5.5 / 6.5 / 7.0 TMBG / / 40-60i GTG 2500 / 3500

CATÁLOGO DE PEÇAS. TRG 5.5 / 6.5 / 7.0 TMBG / / 40-60i GTG 2500 / 3500 CATÁLOGO DE PEÇAS TRG. /. /.0 TMBG 0- / 0-0 / 0-0i GTG 00 / 00 PREFÁCIO PREFÁCIO Esté catálogo foi elaborado para facilitar a identificação e localização das peças originais de reposição dos produtos TRAMONTINI.

Leia mais

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Filtragem automóvel INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Fornecedor OE para os principais fabricantes de automóveis I INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 1. FILTRO DE ÓLEO AMOVÍVEL 2 2. ELEMENTO DO FILTRO DE ÓLEO 4 3. FILTRO DE

Leia mais

EXPLODIDO PARA OS GERADORES DAS SÉRIES ND72000ES3 1. CABEÇA DO CILINDRO & CONJUNTO DA TAMPA

EXPLODIDO PARA OS GERADORES DAS SÉRIES ND72000ES3 1. CABEÇA DO CILINDRO & CONJUNTO DA TAMPA EXPLODIDO PARA OS GERADORES DAS SÉRIES ND72000ES3 1. CABEÇA DO CILINDRO & CONJUNTO DA TAMPA 1. CABEÇA DO CILINDRO & CONJUNTO DA TAMPA ITEM DESCRIÇÃO QUANTIDADE 1 VÁLVULA DE ADMISSÃO 4 2 VÁLVULA DE ESCAPE

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO B.S. REDE N 009/10

BOLETIM DE SERVIÇO B.S. REDE N 009/10 DATA: Agosto/2010 MOTOR: ACTEON 4.12 e 6.12 OBJETIVO: CORREÇÃO DE OCORRÊNCIAS DE VAZAMENTO DE ÁGUA NO CAMPO INTRODUÇÃO: Os seguintes procedimentos serão apresentados neste boletim: A) Desmontagem dos componentes

Leia mais

COMO CONSULTAR O CATÁLOGO. Indica o produto. Indica o grupo de peças. Indicam os modelos. Indica a quantidade de peças no grupo

COMO CONSULTAR O CATÁLOGO. Indica o produto. Indica o grupo de peças. Indicam os modelos. Indica a quantidade de peças no grupo PREFÁCIO PREFÁCIO Este catálogo foi elaborado para facilitar a identificação e localização das peças originais de reposição dos produtos TRAMONTINI. Para facilitar a interpretação deste, consulte a página

Leia mais

N Código Descrição Qt. 01

N Código Descrição Qt. 01 BLOCO DO MOTOR BLOCO DO MOTOR 0 0 0 0 0..0-0..0-0 0..0-0..0-0..00-0..0-0..00-0..00-0..0-0..0-0..- 0..- 0..- 0..- 0..- 0..-0 0..- 0..0-..0-0 0.0.- Bujão do dreno Retentor X.X Bloco do motor Braço do RPM

Leia mais

Motores CATÁLOGO DE PEÇAS. Página 01 Página 37 Página 137 2T 4T- GASOLINA 4T- DIESEL

Motores CATÁLOGO DE PEÇAS. Página 01 Página 37 Página 137 2T 4T- GASOLINA 4T- DIESEL Motores CATÁLOGO DE PEÇAS 2T 4T- GASOLINA 4T- DIESEL Página 01 Página 37 Página 137 Motores Diesel 41 40 39 137 3A 10200171 Porca do cabeçote - longa BD 5.0 / BD 7.0 2 3B 10200172 Porca do cabeçote - longa

Leia mais

BLOCO DO MOTOR A850

BLOCO DO MOTOR A850 BLOCO DO MOTOR 21-01 A850 836640289 Jogo de juntas 1 S2 0,00 836640356 Jogo de juntas S1+S2 1 S1+S2 0,00 1 836667523 Bloco do motor montado 1 0,00 2 836322610 Bucha 1 0,00 3 Tampa do mancal 4 0,00 4 Tampa

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 057 2014 INSTRUTOR: SCOPINO INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: FORD FOCUS 1.6 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: FOCUS 1.6 16V ECU Agora veremos: ME 17.8.5 - AULA 03 COMBUSTÍVEL INTRODUÇÃO

Leia mais

BLOCO DO MOTOR A950

BLOCO DO MOTOR A950 BLOCO DO MOTOR 21-01 A950 836740280 Jogo de juntas S1 1 0,00 836740333 Jogo de juntas S1+S2 1 S1 + S2 0,00 1 836766377 Bloco do motor montado 1 0,00 2 836866069 Bucha 1 0,00 3 Tampa do mancal 4 * 0,00

Leia mais

Válvula de Descarga Eletrônica FLUX

Válvula de Descarga Eletrônica FLUX Válvula de Descarga Eletrônica FLUX Apresentação Válvula de Descarga Eletrônica Flux Wave - Ref.: 3660 EL-WAV. - Disponível em duas bitolas: 1 1/2 e 1 1/4, com mecanismo único. - Para bacia sanitária,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO TECNOLOGIA AUTOMOTIVA MANUAL DE INSTALAÇÃO COMPOSIÇÃO - 1 MÓDULO POWERMAX - 1 CHICOTE - 1 CONTROLE - 1 CONECTOR SCOTCHLOK - 1 ARRUELA - 1 MANUAL DE INSTALAÇÃO APLICAÇÃO - NISSAN FRONTIER 2.5 TDI 140/163/170/190CV;

Leia mais

Manual de Instalação e Manutenção Série AP

Manual de Instalação e Manutenção Série AP Manual de Instalação e Manutenção Série AP INTRODUÇÃO ÍNDICE Introdução... 1 1 Instalação... 1 2 Manutenção... 2 2.1 Desmontagem... 2 Simples ação sem volante... 2 Simples ação com volante... 2 Dupla ação

Leia mais

MOTOR G BLOCO DO MOTOR 2 - TAMPA DO CÁRTER 3 - CONJUNTO PISTÃO E VIRABREQUIM 4 - CABEÇOTE 5 - COMANDO DE VÁLVULAS 6 - CARENAGEM DO MOTOR

MOTOR G BLOCO DO MOTOR 2 - TAMPA DO CÁRTER 3 - CONJUNTO PISTÃO E VIRABREQUIM 4 - CABEÇOTE 5 - COMANDO DE VÁLVULAS 6 - CARENAGEM DO MOTOR MOTORES G620 CATÁLOGO DE PEÇAS 1 - BLOCO DO MOTOR 2 - TAMPA DO CÁRTER 3 - CONJUNTO PISTÃO E VIRABREQUIM 4 - CABEÇOTE 5 - COMANDO DE VÁLVULAS 6 - CARENAGEM DO MOTOR 7 - SISTEMA DE COMBUSTÍVEL 8 - CONJUNTO

Leia mais

ROÇADEIRA SPARTA 38 ACESSÓRIOS

ROÇADEIRA SPARTA 38 ACESSÓRIOS ACESSÓRIOS ACESSÓRIOS REF. CÓDIGO DESCRIÇÃO QUANT. 1 50709083 Carretel de fio de nylon 1 2 3960040R Parafuso 1 3 4174278 Chapa de fixação do protetor 1 4 3802004CR Parafuso de fixação do protetor 4 5 4174283A

Leia mais

Seção 13 SILENCIOSOS

Seção 13 SILENCIOSOS Seção 13 SILENCIOSOS Índice da seção Página Silenciosos Modelos das séries 85400, 115400, 185400 Silencioso padrão Remoção... 3 Modelos das séries 97700, 99700 Remoção... 4 Modelos da série104700 Remoção...

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções *Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS LIXADEIRA ORBITAL Modelo Velocidade sem carga Pressão de trabalho Entrada de ar 1/4 Disco de

Leia mais

MANUAL VALVULA BORBOLETA BIEXCÊNTRICA SERIE 235/236

MANUAL VALVULA BORBOLETA BIEXCÊNTRICA SERIE 235/236 necessidades de processos industriais como: controle de fluxo, controle de pressão e bloqueio de diversos fluidos em diversas condições. B. Armazenagem As seguintes informações deverão ser seguidas para

Leia mais

MANUAL DE PEÇAS MOTOR QUANCHAI QC385D

MANUAL DE PEÇAS MOTOR QUANCHAI QC385D MANUAL DE PEÇAS MOTOR QUANCHAI QC385D (TORRE DE ILUMINAÇÃO RPLT6000) 1 2 01 120001001 Junta do volante 1 02 120001002 Bucha 1 03 120001003 Parafuso 2 04 120001004 Arruela 2 05 120001005 Arruela 2 06 120001006

Leia mais

Manual de Instalação. Compressor Delphi

Manual de Instalação. Compressor Delphi Manual de Instalação Compressor Delphi Este manual tem como objetivo fornecer instruções, dicas e orientações sobre a instalação correta dos Compressores Delphi. As informações contidas neste manual, alinhadas

Leia mais

CATÁLOGO TÉCNICO DE PRODUTO

CATÁLOGO TÉCNICO DE PRODUTO Equipamento de teste de pressão da bomba de combustível de veículos com injeção eletrônica O TVP s são equipamento para teste de pressão da bomba elétrica de combustível dos veículos com injeção eletrônica,

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS. Linha Motores e Geradores gasolina TRG 13 / TRG 13E / TRG 15 GTG 6500 / GTG 8000 TRG 13 / 13E / 15 GTG 6500 / 8000

CATÁLOGO DE PEÇAS. Linha Motores e Geradores gasolina TRG 13 / TRG 13E / TRG 15 GTG 6500 / GTG 8000 TRG 13 / 13E / 15 GTG 6500 / 8000 CATÁLOGO DE PEÇAS Linha Motores e Geradores gasolina TRG / TRG E / TRG TRG / E / GTG 00 / 000 GTG 00 / GTG 000 Revisão /0 PREFÁCIO PREFÁCIO Este catálogo foi elaborado para facilitar a identificação e

Leia mais

Cilindro B Arruela 5mm. Item Código Descrição Qt Clas. 2 D Cilindro Vedação do cilindro 1 D

Cilindro B Arruela 5mm. Item Código Descrição Qt Clas. 2 D Cilindro Vedação do cilindro 1 D Cilindro 7 15 16 9 15 7 6 8 7 2 3 18 7 1 4 5 9202455 Parafuso allen M5 x 25 2 D 02 9216747 Isolador 1 D 92557 Vedação do isolador 1 B 945 Porca 2 D 920 Vedação do cilindro 1 B 9234538 Cilindro 1 D 9202461

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS MOTORES - TRG 13-13E- 15 GERADORES - GTG

CATÁLOGO DE PEÇAS MOTORES - TRG 13-13E- 15 GERADORES - GTG CATÁLOGO DE PEÇAS MOTORES - TRG - E- GERADORES - GTG 00-000 PREFÁCIO PREFÁCIO Esté catálogo foi elaborado para facilitar a identificação e localização das peças originais de reposição dos produtos TRAMONTINI.

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções *Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS LIXADEIRA ORBITAL 1200 Modelo Velocidade sem carga Pressão de ar Entrada de ar 1/4 V8-LX-1200

Leia mais

MULTICILINDROS BFDE 380 BFDE 385 BFDE 480 BFDE 485

MULTICILINDROS BFDE 380 BFDE 385 BFDE 480 BFDE 485 MULTICILINDROS 0 0 MOTOR DIESEL -.a.b.a.b.c.a.b.a.b.a.b.c.d.a.b.c.d.a.b.c.a.b.c.d 0.a 0.b 0 0 0 PEÇA (BLOCO DO MOTOR) Parafuso Do Cabeçote Parafuso Do Cabeçote Junta Do Cabeçote Junta Do Cabeçote Junta

Leia mais

MANUAL DESSUPERAQUECEDOR RADIAL SÉRIE 710

MANUAL DESSUPERAQUECEDOR RADIAL SÉRIE 710 saturação em tubulações acima de 30". Equipamento de fácil instalação na linha de vapor. Projetado para obter excelente rendimento tendo como característica em seu funcionamento uma rápida atomização da

Leia mais

MANUAL VALVULA BORBOLETA BIEXCÊNTRICA SERIE 235/236

MANUAL VALVULA BORBOLETA BIEXCÊNTRICA SERIE 235/236 A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvula borboleta biexcêntrica. As Válvulas borboletas Zanardo Série 235/236

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS X050QTR11

CATÁLOGO DE PEÇAS X050QTR11 CHASSI 01 02 03 2 04 05 06 07 08 COMPONENTES DO CHASSI NÚMERO DESCRIÇÃO QT COR NÚMERO DA PEÇA 01 AMORTECEDOR TRASEIRO 01 NEUTRO C024NN 02 CHASSI 01 NEUTRO C001NN 03 SUPORTE DA CARENAGEM FRONTAL 01 NEUTRO

Leia mais

PULVERIZADOR BF22 / BF45

PULVERIZADOR BF22 / BF45 PULVERIZADOR BF / BF5 A PULVERIZADOR BF / BF5.... 5. 5... 7. 7. 0. 0......... 5. 5... 7. 7. 8. 8. 9. 9..... 5. 5. 9. 9. 0. 0......... 588 58 589 590 0 59 59 59 59 595 5 59 597 7 598 8 599 9 00 70 0 7 0

Leia mais

Manual Filtros SFMC 150/400/1000

Manual Filtros SFMC 150/400/1000 Manual Filtros SFMC 150/400/1000 Filtro Micrônico e Coalescente, com capacidade de retenção de sólidos de 5 micra e separação de água com eficiência de 99,5% e vazão de 150 ou 400 litros por minuto. Composto

Leia mais

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário Ranger Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário 2 Adendo ao Manual do Proprietário Inspeção geral da carroceria Verifique a condição da pintura, pontos com ferrugem,

Leia mais

PULVERIZADOR BF22 / BF45

PULVERIZADOR BF22 / BF45 PULVERIZADOR BF / BF A PULVERIZADOR BF / BF.......... 0. 0.......................... 0. 0......... 0 0 00 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 PULVERIZADOR Bloco (BF ) Bloco (BF ) Bujão Entrada Óleo (BF / BF ) Pistão

Leia mais

II. Especificação da Rosqueadeira Portátil Elétrica Merax

II. Especificação da Rosqueadeira Portátil Elétrica Merax 0 I. Precauções gerais 1. Mantenha o local de trabalho limpo e arrumado. Acidentes acontecem com mais frequência em locais desorganizados. 2. Não deixe a sua Rosqueadeira Portátil Merax na chuva. Não opere

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PARA TOMADAS DE FORÇA

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PARA TOMADAS DE FORÇA MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PARA TOMADAS DE FORÇA Posição de Montagem Marrucci TFM... 1 Procedimento para Operação das Tomadas de Força Marrucci TFM... 2 Recomendações Gerais Blocos Espaçadores ou

Leia mais

JURASSIC 300 CILINDRO/CABEÇOTE

JURASSIC 300 CILINDRO/CABEÇOTE JURASSIC 300 CILINDRO/CABEÇOTE 1 JUR-90000-00 PARAFUSO 2 2 JUR-90001-00 PARAFUSO 1 3 JUR-90002-00 PARAFUSO 2 4 JUR-90003-00 PARAFUSO 6 5 JUR-70000-00 PORCA 4 6 JUR-80000-00 ARRUELA 2 7 JUR-80001-00 ARRUELA

Leia mais