Índice. Página. 3.. Introdução Design e História Jef Raskin. 9. Apple e o ambiente. 15 Impacto total

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Índice. Página. 3.. Introdução. 4... Design e História. 7... Jef Raskin. 9. Apple e o ambiente. 15 Impacto total. 17..."

Transcrição

1

2 Índice Página 3.. Introdução 4... Design e História 7... Jef Raskin 9. Apple e o ambiente 15 Impacto total Bibliografia

3 Introdução A Apple Inc. é uma empresa norte-americana que actua no ramo de aparelhos electrónicos e informática famosa principalmente pela fabricação do computador de marca registada, Macintosh, com seu próprio sistema operacional, Mac OS, entre outros produtos. Ao longo dos anos a empresa veio desenvolver novos produtos, apostando num design inovador. Neste trabalho iremos abordar a história e evolução do design dos produtos da Apple e também a evolução no campo da ecologia e como a Apple ficou conhecida por ser amiga do ambiente. Fig.1: Think different.

4 Fig. 2: Evolução do logótipo da Apple. Apple Design e História A Apple, logo desde início se fez distinguir pelo seu design extravagante, sua simplicidade e inovação. Em 1984 quando lança o primeiro Macintosh. O seu anúncio, que apresentado pela primeira vez no Super Bowl, deixa-nos com um enigma On January 24 th Apple Computer will introduce Macintosh. And you'll see why 1984 won't be like 1984, A 24 de Janeiro a Apple introduzirá o Macintosh. E verá porque é que 1984 não será como Fig. 3: Macintosh (1984). E assim foi, este macintosh apresentava uma simplicidade única que era suportada pela tendência da altura. Foi um passo enorme na evolução dos chamados personal computers, já tinha um sistema operativo gráfico, enquanto nos outros computadores ainda se utilizava DOS. Mas durante este processo Steve Jobs demite-se, e durante 13 anos a Apple nota uma forte falta de criatividade e inovação. É em 1997 que Jobs volta e reaviva a marca com o lançamento do imac G3, apostando novamente no design, simplicidade e inovação. Este computador tinha umas linhas nunca antes vistas. Fig. 4: imac G3 (1997). Uma das grandes inovações neste PC foi o abandono do leitor de disquetes, tentado assim ser a referência para o

5 futuro deste mercado, afirmando que estes iriam ser substituídos pelos CD's, e pela internet, foi ainda o primeiro computador a incluir USB's incorporados. Com o sucesso imediato, a Apple decide lançar este PC em várias cores, dando desta forma a possibilidade de personalização. Este computador mantém-se no mercado até 2002, altura em que é lançado o imac G4. Este distinguia-se pelo seu ecrã ultra fino, ainda assim conseguindo manter o conceito de all-in-one que vinha desde o primeiro Macintosh. O seu design era egg-shaped na base e tinha a flexibilidade de uma lâmpada de secretária. Devido ao elevado custo do sistema LCD na altura, este Mac não conseguiu superar o impacto dos anteriores. Fig. 5: imac G4 (2002).

6 Fig. 6: ipod First Generation (2001) & Firth Generation (2004). Em 2001 é lançado o Ipod, com um sistema de Click Wheel, mais uma inovação da Apple fora do seu tempo, pois este music player com um valor exorbitante e com apenas 5GB de memória. É em 2004 que a Apple conquista o marcado mundial, com o ipod Generation 4 tendo este um preço mais acessível. Assim se dá o verdadeiro boom da marca, que passa a ser o número um em vendas de leitores de música, e com a sua loja de música itunes Store em primeiro lugar de vendas. Em 2005 é lançado o imac G5, que introduziu a ideia de Behind-the-screen pois todos os inputs se encontravam na parte de trás do computador, algo que acabou por ser seguido para todos os modelos seguintes de imacs. Em 2007 a Apple introduz um computador a nível de design muito idêntico ao G5, mas em alumínio, que se vai extender a todos os outros produtos da empresa. E assim se liberta do branco. Fig. 7: imac G5 (2005). Em 2007 lança o iphone que rápidamente lidera o mercado de smartphones, com um design simplista, e completamente Touch Screen. Fig. 8: iphone (2007). Em 2010 a Apple entra no mundo dos tablet e rapidamente ultrapassa todos os seus concorrentes, conseguindo isso novamente devido ao seu design simplista, seguindo os padrões do iphone. Fig. 9: ipad (2010).

7 Jef Raskin e a sua importância para a Apple Não só um entendido dos computadores como também professor, pintor e designer, Jef Raskin foi o mais determinado em demonstrar especial atenção ao design dos computadores. O falecimento de Jef Raskin suscitou alguma polémica em torno de quem seria o Pai da Macintosh. Fig. 10: Jef Raskin (9 de Março de 1943, Nova York 26 de Fevereiro de 2005, Califórnia). Jef Raskin começou o projecto Macintosh em 1979, nomeando-o segundo a sua variedade preferida de maçãs. Os seus objectivos eram simples, ele queria criar um computador barato, simples e de fácil interacção. Raskin queria assim, associar o computador a uma torradeira, fácil e compreensível. Nos finais dos anos 70, nenhum computador tinha rato ou ícones para carregar, todos os computadores usavam comandos que tinham de ser digitados na íntegra. Por exemplo, se quiséssemos copiar todos os ficheiros de uma disquete para outra teríamos que digitar o comando: copy a:*.*b:

8 Antes de ir para a Apple e ainda em estágio da faculdade, Raskin visitou os laboratórios de pesquisa da Xerox PARC, e teve a hipótese de ver algum trabalho em interfaces computacionais. Raskin encorajou Steve Jobs e alguns engenheiros da Apple a visitar os laboratórios. Estes ficaram convencidos que um computador fácil de usar seria o próximo objectivo da Apple e Raskin ganhou assim um lugar no projecto Macintosh. Jef Raskin inventou a técnica do pegar e arrastar os ícones, originalmente conhecida como click and drag, técnica essa que hoje em dia é usada de forma tão inconsciente que não nos apercebemos da inovação que foi nesta época. Porém, anos mais tarde, Jobs que participara no projecto Lisa, um projecto de grande sucesso, viu-se obrigado a sair desse projecto, voltando assim a unir-se a Raskin no projecto Macintosh. Nessa altura Jobs pensou que os objectivos de Jef Raskin eram demasiado práticos para ele, que queria algo à altura do projecto Lisa, levando isto a que em 1982 Jobs remove-se Raskin da equipa Macintosh. Fig. 11: Steve Jobs (à esquerda) e Steve Wozniak (à direita), os pioneiros da Apple.

9 Apple e o ambiente Instalações: As instalações da Apple incluindo escritórios das empresas, centros de distribuição, centros de dados e lojas de venda ao público são responsáveis por 3% de emissões totais de gases de efeito estufa. Fig. 12: Percentagem de emissão de gases de efeito estufa. A Apple produz o consumo de energia nas instalações de várias maneiras. Actualmente, em Austin, Texas, Sacramento, Califórnia e Cork são 100% abastecidas por energia renovável eliminando toneladas de CO2 emitidas para o ar. A Apple oferece aos seus colaboradores, diversas alternativas de transporte. Muitos funcionários deslocam-se para as instalações da Apple através de transportes públicos. Esse programa eliminou cerca de carros movidos a combustíveis fósseis por dia, isso faz com que toneladas de CO2 e as emissões de um ano inteiro serão cerca de 38 toneladas por dia. Para além disso a Apple usa computadores de energia eficiente em todas as suas instalações. Fig. 13: Símbolo da Reciclagem e percentagem de emissão de gases efeito estufa relacionados com reciclagem.

10 Reciclagem: Um por cento das emissões de gases emitidos pela Apple são de efeito estufa, relacionados com reciclagem. Reciclagem de Produto A Apple na abordagem da reciclagem começa da fase de projecto, quando cria produtos compactos e eficientes exigindo menos material para produzir. Todos os materiais que utilizam para a fabricação dos produtos Apple, são altamente valiosos para empresas de reciclagem, que podem recuperá-los para o uso de novos produtos. A Apple tem desenvolvido produtos que duram. As baterias que são utilizadas no MacBook são um exemplo perfeito. A bateria do MacBook Pro pode ser carregada até mil vezes comparando com baterias de outros notebooks. Cada bateria do MacBook tem a durabilidade de cerca de cinco anos, isso economiza dinheiro, produz menos lixo e aumenta a vida do computador. Apple e o seu programa de Reciclagem Quando um produto da Apple chega ao fim da sua vida útil, a Apple ajuda a reciclá-lo. A Apple tem criado programas de reciclagem em cidades e em universidades onde 95% dos países se vende mais produtos desviando mais de de equipamentos de aterros desde Em 2010 a empresa Apple espera chegar aos 70% de taxa de reciclagem. Fig.14: Percentagem de uso do produto quando usado pelo consumidor.

11 Utilização do produto: A utilização dos produtos da Apple gera 46% do total de emissões de gases com efeito de estufa da Apple. Eficiência energética A maioria das emissões de gases com efeito de estufa da Apple é produzida quando liga os nossos produtos e os começa a utilizar. É por isso que a Apple concebe os seus produtos para serem os mais eficientes a nível energético possível. E como concebe o hardware e o sistema operativo, podemos certificarmo-nos de que trabalham em conjunto para poupar energia. Vejamos o Mac mini, por exemplo. Através de grandes e pequenas inovações, utiliza tão pouco quanto um sexto da energia consumida por uma lâmpada normal. O Mac mini utiliza até menos energia do que uma única lâmpada CFL de 13 watts, tornando-o no computador de secretária mais eficiente em termos energéticos alguma vez concebido pela Apple. O processador A4 da Apple no ipad, iphone 4, ipod touch e Apple TV é um outro exemplo de design eficiente a nível energético. Os engenheiros da Apple desenharam o chip A4 para ser um processador móvel muito potente, mas bastante eficiente a nível energético. Desta forma os dispositivos Apple podem facilmente efectuar tarefas complexas enquanto maximizam a autonomia da bateria. Qualificação ENERGY STAR Ao contrário de outros fabricantes que poderão ter um ou alguns produtos com qualificação ENERGY STAR, todos os produtos Apple não só satisfazem como superam os rigorosos critérios ENERGY STAR da Agência de Protecção Ambiental dos EUA para eficiência. A Apple é a única empresa no sector que pode fazer esta afirmação. Fig. 15: Emissões de CO 2 por hora, na utilização do produto.

12 Fig. 16: Percentagem de emissões no transporte dos produtos. Transporte: 5% das emissões de gás com efeito de estufa da Apple resultam do transporte dos seus produtos dos locais de montagem para armazéns de distribuição nas regiões onde os nossos produtos são vendidos. Embalagem mais pequena A Apple emprega equipas de design e peritos em engenharia que desenvolvem embalagens para produtos o mais pequenas, leves e protectoras possível. Este tipo de design de embalagens eficiente não só reduz os materiais e os desperdícios como também ajuda a reduzir as emissões produzidas durante o transporte de produtos. Por exemplo, a embalagem para o MacBook é 53% mais pequena do que para o MacBook de primeira geração. Isso significa que cabem 80% mais caixas para MacBook em cada palete, cabem mais paletes em cada barco e avião, e são utilizados menos barcos e aviões resultando em menos emissões de CO 2. Fig. 17: Redução no tamanho das embalagens.

13 Fig. 18: Percentagem de emissões no fabrico do produto. Fabrico: O fabrico desde a extracção de matérias-primas até à montagem dos produtos representa 45% do total de emissões de gases com efeito de estufa da Apple. Utilização de material Ao longo da última década, os designers e engenheiros da Apple foram pioneiros no desenvolvimento de produtos mais pequenos, finos e leves. À medida que os nossos produtos se tornam mais avançados, utilizam menos material para produzir e gerar menos emissões de carbono. Por exemplo, embora o actual imac de 21,5 polegadas seja mais avançado e tenha um ecrã maior do que o imac de 15 polegadas de primeira geração, foi concebido com 50% menos material e gera 35% menos emissões de carbono. Fig. 19: Comparação das emissões relativamente ao ano de fabrico do produto.

14 Eliminação de substâncias tóxicas Concepção de produtos mais ecológicos tendo em consideração o impacto ambiental dos materiais utilizados no seu fabrico. Desde o vidro, plástico e metal nos nossos produtos, até ao papel e tinta na embalagem, o objectivo é continuar a liderar a indústria na redução ou eliminação de substâncias nocivas para o ambiente. O maior desafio ambiental com que a nossa indústria se depara actualmente é a presença substâncias tóxicas como arsénio, retardadores de chamas bromados (BFR), mercúrio, ftalatos e PVC nos produtos. Embora a maioria dos países ainda permita a utilização destas substâncias, trabalhámos com os nossos fornecedores e parceiros para os eliminar dos nossos produtos. Não só estão todos os produtos que vendemos livres de BFR e outras toxinas nocivas, como também qualificámos milhares de componentes para ficarem livres de bromo e cloro elementares, o que nos coloca muito à frente de qualquer outro no sector. Além disso, todos os monitores que fabricamos quer integrados num sistema ou disponíveis isoladamente incluem retroiluminação LED sem mercúrio e vidro sem arsénio. Fabrico responsável A Apple empenha-se principalmente em garantir que as condições de trabalho na sua cadeia de fornecimento são seguras, que os trabalhadores são tratados com respeito e dignidade e que os processos de fabrico são ecologicamente responsáveis. Fig. 20: Maçã vermelha com o símbolo da Apple escavado.

15 Impacto total A Apple foi responsável por cerca de nove milhões de toneladas métricas de emissões de gases de efeito estufa. Impacto de carbono da empresa Apple Nos últimos dois anos, a Apple usou uma análise do ciclo de vida para determinar de onde são provenientes as emissões de gases de efeito estufa. Para determinar tal factor à que somar as emissões geradas a partir da fabricação, transporte, utilização e reciclagem dos produtos bem como as emissões geradas pelas instalações da empresa. Foco ambiental Para melhorar cada vez mais os produtos que a Apple produz a coisa mais importante é reduzir o impacto sobre o meio ambiente. A primeira acção a tomar é usar menos material, utilizar embalagens menores e ser eficientes em termos energéticos e reciclável possível. Cerca de 97 por cento do impacto de carbono da Apple está directamente relacionado aos produtos. A restante percentagem está relacionado com as instalações. A Apple está totalmente direccionada com a redução do impacto ambiental dos produtos e do meio ambiente. História do progresso ambiental da Apple A Apple vem trabalhando várias maneiras de minimizar o impacto das empresas e dos produtos no meio ambiente. A primeira política ambiental foi desenvolvida nos anos 90 e a partir desse ano, a empresa Apple continua a fazer os produtos energeticamente mais eficientes, optando por energias renováveis e eliminando substâncias tóxicas.

16 A Apple tornou-se em 2009 na primeira companhia neste sector industrial que calculava o impacto ambiental, incluindo todos os relatórios ambientais para cada produto. Desde então que a empresa deu a oportunidade ao público para sentenciar os esforços e acompanhar o progresso com detalhe. Mais crescimento com o mínimo impacto Do ano fiscal de 2008 para 2009, a receita da Apple cresceu 12 porcento e o número de produtos disponibilizados cresceu 11 porcento enquanto o impacto de carbono cresceu apenas 2 porcento. Através do desenvolvimento de projectos mais eficientes, a Apple tem sido bem sucedida no controlo do impacto no meio ambiente, criando embalagens menores, aumentando a eficiência dos nossos produtos, promovendo sempre a reciclagem e a redução do consumo de energia nas suas instalações. Fig. 21: Crescimento da empresa VS crescimento de emissões de CO2.

17 Bibliografia Websites utilizados durante a pesquisa, como suporte para a elaboração do trabalho: / Vídeos de apoio à elaboração do trabalho:

Escrito por veronica gomes Qui, 06 de Outubro de 2011 14:19 - Última atualização Qui, 06 de Outubro de 2011 15:12

Escrito por veronica gomes Qui, 06 de Outubro de 2011 14:19 - Última atualização Qui, 06 de Outubro de 2011 15:12 Steve Jobs, o emblemático Em agosto Jobs declarou sua saída Apple, as especulações geravam em torno da gravidade da sua doença, um câncer raro. Após anunciada sua saída, vários amigos relataram situações

Leia mais

Fundamentos da Informática. História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br

Fundamentos da Informática. História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br Fundamentos da Informática História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br História da Computação Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista

Leia mais

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM. Energia sustentável

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM. Energia sustentável PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM Energia sustentável A ONU declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. Esta iniciativa pretende chamar

Leia mais

Case study. Aumentar o conhecimento, informar a decisão ÍNDICE E.VALUE ENERGIA E CO2 EM PORTUGAL EMPRESA

Case study. Aumentar o conhecimento, informar a decisão ÍNDICE E.VALUE ENERGIA E CO2 EM PORTUGAL EMPRESA Case study 2010 Aumentar o conhecimento, informar a decisão ÍNDICE E.VALUE ENERGIA E CO2 EM PORTUGAL EMPRESA A E.Value S.A. é uma empresa de consultoria e desenvolvimento, com competências nos domínios

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA

Leia mais

Como funciona a MEO Cloud?

Como funciona a MEO Cloud? Boas-vindas O que é a MEO Cloud? A MEO Cloud é um serviço da Portugal Telecom, lançado a 10 de Dezembro de 2012, de alojamento e sincronização de ficheiros. Ao criar uma conta na MEO Cloud fica com 16

Leia mais

MOBILE MARKETING O Mobile Marketing é a divulgação de um negócio dirigida aos dispositivos móveis (Smartphones/Tablets), com funcionalidades específicas e estruturadas, pensadas para angariação e retenção

Leia mais

CPU Unidade Central de Processamento. História e progresso

CPU Unidade Central de Processamento. História e progresso CPU Unidade Central de Processamento História e progresso O microprocessador, ou CPU, como é mais conhecido, é o cérebro do computador e é ele que executa todos os cálculos e processamentos necessários,

Leia mais

Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word

Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet Escola Superior de Educação de Viana do Castelo - IPVC Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word Já pensaste como surgiu o computador?

Leia mais

Printronix T5000r apoia Iniciativas de Sustentabilidade em conformidade com a ENER GY STAR ENERGY STAR ENERGY STAR e Equipamentos de Imagem

Printronix T5000r apoia Iniciativas de Sustentabilidade em conformidade com a ENER GY STAR ENERGY STAR ENERGY STAR e Equipamentos de Imagem Printronix T5000r apoia Iniciativas de Sustentabilidade em conformidade com a Por Andy Edwards, diretor de desenvolvimento de impressoras Térmicas/RFID, Printronix Sustentabilidade é a palavra da moda

Leia mais

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA I N S T I T U T O P O L I T É C N I C O D E C A S T E L O B R A N C O ENGENHARIA INFORMÁTICA Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Jovens Empresários de Sucesso e Tendências

Leia mais

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais Ano Lectivo de 2005/2006

Leia mais

Como Criar Sites Grátis de Sucesso

Como Criar Sites Grátis de Sucesso Truques e Dicas Como Criar Sites Grátis de Sucesso Tudo o Que Precisa Para Ter Sucesso na Internet Gratuitamente! INTRODUÇÃO... 2 COMO ESCOLHER O TEMA DO SITE... 4 DICAS PARA REGISTAR UM DOMÍNIO... 5 COMO

Leia mais

SMART LIVING POUPE ATÉ 25% CONTROLE NA FATURA DE ELETRICIDADE A SUA CASA À DISTÂNCIA

SMART LIVING POUPE ATÉ 25% CONTROLE NA FATURA DE ELETRICIDADE A SUA CASA À DISTÂNCIA SMART LIVING POUPE ATÉ 25% NA FATURA DE ELETRICIDADE CONTROLE A SUA CASA À DISTÂNCIA O QUE É O CLOOGY? É uma solução de gestão energética residencial. Existem vários kits disponíveis que permitem ao utilizador

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

Transportar mais com menos

Transportar mais com menos Transportar mais com menos Transportar mais com menos Para a Bosch Termotecnologia, líder internacional no fabrico e exportação de sistemas de aquecimento e de água quente, a eficiência logística das cadeias

Leia mais

INTRODUÇÃO objectivo

INTRODUÇÃO objectivo INTRODUÇÃO O tema central deste trabalho é o sistema de produção just-in-time ou JIT. Ao falarmos de just-in-time surge de imediato a ideia de produção sem stocks, inventários ao nível de zero, produção

Leia mais

1.5. Computador Digital --Software. INFormática. 1.5.1. Tipos de Software. Software. Hardware. Software do Sistema. Software de Aplicação.

1.5. Computador Digital --Software. INFormática. 1.5.1. Tipos de Software. Software. Hardware. Software do Sistema. Software de Aplicação. 1.5. Computador Digital --Software 1.5.1. Tipos de Software Utilizador Aplicações Linguagens Programação Software Sistema Operativo Hardware Software de Aplicação Processadores de Texto Folhas de Cálculo

Leia mais

O RELATÓRIO DE ENERGIA ENERGIA 100% RENOVÁVEL ATÉ 2050

O RELATÓRIO DE ENERGIA ENERGIA 100% RENOVÁVEL ATÉ 2050 O RELATÓRIO DE ENERGIA ENERGIA 100% RENOVÁVEL ATÉ 2050 Este Relatório foi possível graças ao generoso apoio da ENECO ISBN 978 2 940443 26 0 Fotografia da capa: Wild Wonders of Europe / Inaki Relanzon /

Leia mais

Como funciona o Kisom?

Como funciona o Kisom? O que é o Kisom? O Kisom é uma aplicação de música para smartphones que te permite encontrar e ouvires as tuas músicas favoritas de artistas nacionais e internacionais. Guarda e organiza facilmente a tua

Leia mais

GUIA DELL PARA A MOBILIDADE

GUIA DELL PARA A MOBILIDADE GUIA DELL PARA A MOBILIDADE COMO OS COMPUTADORES PORTÁTEIS DEVERIAM SER Quer um computador portátil sem compromissos. Quer reduzir o tempo de interrupção com sistemas que resistem até às mais duras condições

Leia mais

A ENERGIA SOLAR NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA

A ENERGIA SOLAR NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA O PANORAMA MUNDIAL DA ENERGIA WORLD ENERGY OUTLOOK 2011 IEA SOLAR ENERGY PERSPECTIVES 2011 IEA O PROGRAMA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA PARA AS ENERGIAS RENOVÁVEIS INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ENSINO MESTRADO

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-Rom Até pouco tempo atrás, as opções mais viáveis para escutar música eram os discos de vinil e as fitas cassete. Porém, a Philips, em associação com outras empresas, desenvolveu

Leia mais

UMA PEQUENA EMBALAGEM, UM GRANDE IMPACTO

UMA PEQUENA EMBALAGEM, UM GRANDE IMPACTO UMA PEQUENA EMBALAGEM, UM GRANDE IMPACTO A Unilever convida seus concorrentes a adotar a sua tecnologia de aerossóis Comprimidos e reduzir o impacto ambiental causado pela indústria. 50% 30% menos gás

Leia mais

1.A Gloma, Lda... 2 1.1.Quem somos?... 2 1.2.Onde estamos?... 3 2.Mercados... 3 2.1.Serviços e mercados... 3 3.Qualidade... 4 3.1.Processo Interno de

1.A Gloma, Lda... 2 1.1.Quem somos?... 2 1.2.Onde estamos?... 3 2.Mercados... 3 2.1.Serviços e mercados... 3 3.Qualidade... 4 3.1.Processo Interno de Í 1.A Gloma, Lda... 2 1.1.Quem somos?... 2 1.2.Onde estamos?... 3 2.Mercados... 3 2.1.Serviços e mercados... 3 3.Qualidade... 4 3.1.Processo Interno de qualidade... 4 3.2.Responsabilidade Social e Ambiental...

Leia mais

Entrevista com i2s. Luís Paupério. Presidente. www.i2s.pt. (Basada en oporto) Com quality media press para LA VANGUARDIA

Entrevista com i2s. Luís Paupério. Presidente. www.i2s.pt. (Basada en oporto) Com quality media press para LA VANGUARDIA Entrevista com i2s Luís Paupério Presidente www.i2s.pt (Basada en oporto) Com quality media press para LA VANGUARDIA Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas que aqui figuram

Leia mais

Testes de Diagnóstico

Testes de Diagnóstico INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO AGRÍCOLA agrinov.ajap.pt Coordenação Técnica: Associação dos Jovens Agricultores de Portugal Coordenação Científica: Miguel de Castro Neto Instituto Superior de Estatística

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente

Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente 1 Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente O Corinthia Hotel Lisbon está implementado num edifício com mais de 30 anos em que a

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

A EMPRESA. Criando um futuro com a iluminação OSRAM

A EMPRESA. Criando um futuro com a iluminação OSRAM A EMPRESA Criando um futuro com a iluminação OSRAM A EMPRESA O mercado de iluminação está passando por um período de transformações tecnológicas, com os LEDs e os OLEDs, apresentando novas possibilidades

Leia mais

A Rockwell Automation está empenhada em aplicar. É nossa política irmos além do mero cumprimento. dos regulamentos e agirmos no interesse das

A Rockwell Automation está empenhada em aplicar. É nossa política irmos além do mero cumprimento. dos regulamentos e agirmos no interesse das ISO 14001 A4PT.QXD 8/31/99 4:52 PM Page 1 POLÍTICA AMBIENTAL A Rockwell Automation está empenhada em aplicar os mais altos padrões de gestão ambiental mundial. É nossa política irmos além do mero cumprimento

Leia mais

Fundamentos de Informática 1ºSemestre

Fundamentos de Informática 1ºSemestre Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 1 Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Uma abordagem inicial... o

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Suprimentos na Gastronomia COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS 1- DEFINIÇÃO Engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de

Leia mais

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental A Nestlé, na qualidade de Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, assume o seu objectivo

Leia mais

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955)

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Sumário M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com www.professorluizalberto.com.br Organização de Computadores Módulo 3 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação 1.1. 1.2. Segunda Geração Transistores

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS

MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS Manual de utilização e dicas para que conheça melhor esta nova ferramenta do millenniumbcp.pt. e da App Millennium para equipamentos ipad/ iphone / ipod touch.. 1 02 ÍNDICE

Leia mais

Nova plataforma Toyota (TNGA) para produzir Carros cada vez Melhores i

Nova plataforma Toyota (TNGA) para produzir Carros cada vez Melhores i Nova plataforma Toyota (TNGA) para produzir Carros cada vez Melhores i "Com as repentinas e drásticas evoluções no mundo automóvel, as formas convencionais de pensar e de fazer negócios já não nos permitem

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

Acessórios Assistência Técnica Smartphones Tablets Informática. Serviços Empresariais Telecomunicações Sites Redes Informáticas Vídeo Vigilância

Acessórios Assistência Técnica Smartphones Tablets Informática. Serviços Empresariais Telecomunicações Sites Redes Informáticas Vídeo Vigilância Acessórios Assistência Técnica Smartphones Tablets Informática Serviços Empresariais Telecomunicações Sites Redes Informáticas Vídeo Vigilância geral@mobiletech.pt www.mobiletech.pt Apresentação da Empresa

Leia mais

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto 2 Um Painel de Incêndio fácil de instalar, configurar, manter e utilizar. Ecrã LCD com indicação de estado para todas as zonas

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Avaliação de Ciclo de Vida. Buscando as alternativas mais sustentáveis para o mercado de tintas

Avaliação de Ciclo de Vida. Buscando as alternativas mais sustentáveis para o mercado de tintas Avaliação de Ciclo de Vida Buscando as alternativas mais sustentáveis para o mercado de tintas Todo produto tem uma história Cada produto que chega às nossas mãos passa por diversos processos diferentes

Leia mais

PHC Imobilizado CS BUSINESS AT SPEED

PHC Imobilizado CS BUSINESS AT SPEED PHC Imobilizado CS Controle totalmente os activos imobilizados da sua empresa Processe automaticamente as amortizacões/ depreciacões, as reavaliacões, as imparidades/reversões bem como as revalorizacões

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza AULA ANTERIOR: Compras O que é??? É uma atividade de aquisição que visa garantir o abastecimento da empresa

Leia mais

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje 25-11-2010 A evolução da espécie humana até aos dias de hoje Trabalho elaborado por: Patrícia da Conceição O aparecimento da espécie humana não aconteceu de um momento para o outro. Desde as mais antigas

Leia mais

Iluminação pública. Capítulo VIII. Iluminação pública e urbana. O mundo digital

Iluminação pública. Capítulo VIII. Iluminação pública e urbana. O mundo digital 32 Led pra cá, Led pra lá... muito boa essa discussão, no entanto, o que muitas vezes deixamos de lembrar que o Led sem a eletrônica não é nada. Desde a mais simples aplicação até a mais complexa, a eletrônica

Leia mais

Mensagens ambientais da HP

Mensagens ambientais da HP Mensagens ambientais da HP Definição da promessa Projeto para o meio ambiente Por ser líder ambiental há décadas no setor tecnológico, a HP faz a diferença com um projeto abrangente de estratégia ambiental,

Leia mais

A MOBILIDADE ELÉCTRICA

A MOBILIDADE ELÉCTRICA A MOBILIDADE ELÉCTRICA Contextualização As significativas alterações climáticas e o aumento do preço dos combustíveis sustentam um dos maiores desafios do século XXI - fiabilidade, segurança e sustentabilidade

Leia mais

Sistema de Despacho de Serviços de Táxi

Sistema de Despacho de Serviços de Táxi Sistema de Despacho de Serviços de Táxi é um inovador sistema de despacho eletrônico de serviços de táxi, dotado da mais alta tecnologia de computação móvel e de otimização de mobilidade. O TAXI-LINK está

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CIENCIAS ECONOMICAS E EMPRESARIAIS. Curso de Marketing, Gestão Comercial e Empreendedorismo 3º ano

INSTITUTO SUPERIOR DE CIENCIAS ECONOMICAS E EMPRESARIAIS. Curso de Marketing, Gestão Comercial e Empreendedorismo 3º ano INSTITUTO SUPERIOR DE CIENCIAS ECONOMICAS E EMPRESARIAIS Curso de Marketing, Gestão Comercial e Empreendedorismo 3º ano Disciplina Jogos de Marketing RELATÓRIO FINAL DA INFORNET Página 1 Conteúdo 1-Análise

Leia mais

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar!

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar! GRUPO ROLEAR Porque há coisas que não podem parar! INOVAÇÃO COMO CHAVE DO SUCESSO Desde 1979, com sede no Algarve, a Rolear resulta da oportunidade identificada pelo espírito empreendedor do nosso fundador

Leia mais

Case Study. Realizado por: Guilherme Ramalho

Case Study. Realizado por: Guilherme Ramalho Case Study Realizado por: Guilherme Ramalho Breve História da Barbie Barbie foi criada por Ruth Handler e o seu marido Eliot em 1936 Nome é uma abreviatura de Bárbara Filha Ideia surgiu da mãe Ruth ao

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Instituições Particulares de Solidariedade Social e Clubes e Associações de Utilidade Pública Desportiva Lisboa, 4 de Agosto

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana.

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. O aumento da população humana é frequentemente citado como a principal causa de problemas para o planeta. De facto a humanidade está a crescer

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo

Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo Fabíola Ortiz - 28/02/13 Potencial de produção de energia vinda dos aterros pode dobrar em 20 anos, se a lei de resíduos sólidos for cumprida.

Leia mais

Tecnologia e Informática

Tecnologia e Informática Tecnologia e Informática Centro Para Juventude - 2014 Capitulo 1 O que define um computador? O computador será sempre definido pelo modelo de sua CPU, sendo que cada CPU terá um desempenho diferente. Para

Leia mais

Estudo de Caso: Aplicação de Produção Mais Limpa no Processo de Embalagem de Soquetes de Luminárias

Estudo de Caso: Aplicação de Produção Mais Limpa no Processo de Embalagem de Soquetes de Luminárias Estudo de Caso: Aplicação de Produção Mais Limpa no Processo de Embalagem de Soquetes de Luminárias BENVENUTI, T. a*, MAFFESSONI, D. b, TONIN, B. P. b a. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto

Leia mais

- MANCATE, Manchester College of Arts and Technology (Reino Unido); - ISCD, Ilmajoki School of Crafts and Design (Finlândia);

- MANCATE, Manchester College of Arts and Technology (Reino Unido); - ISCD, Ilmajoki School of Crafts and Design (Finlândia); PRODESIGN - DESENHADORES COM QUALIFICAÇÃO EM DESIGN DE MOBILIÁRIO UM PROJECTO LEONARDO DA VINCI ANTÓNIO SANTOS * * Professor-Adjunto da ESTV / Coordenador do PRODESIGN na ESTV O que é o PRODESIGN? O ISPV,

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor PARLAMENTO EUROPEU 1999 2004 Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor 31 de Março de 2004 PE 340.787/1-10 ALTERAÇÕES 1-10 Projecto de relatório (PE 340.787) Hans Blokland

Leia mais

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM 1 2 Introdução História da limpeza; Educação Ambiental; Campanhas de Sensibilização, Publicidade; Reciclagem antigamente; Materiais reutilizáveis; Processos

Leia mais

Sistemas Operativos. Funções genéricas de um S.O.

Sistemas Operativos. Funções genéricas de um S.O. Introdução Funções genéricas de um S.O.! O S.O. é a primeira camada de software indispensável para que o sistema informático possa funcionar! Tem por funções controlar e gerir os recursos de hardware Torná-los

Leia mais

Empresa. Porque queremos estar sempre um passo à frente. Queremos que o Futuro aconteça Hoje!

Empresa. Porque queremos estar sempre um passo à frente. Queremos que o Futuro aconteça Hoje! Empresa Fundada em 2011, a Bubble Surprise é uma empresa Portuguesa que se dedica à criação e desenvolvimento de Aplicativos Móveis que combina desenvolvimento tecnológico com conteúdo editorial de forma

Leia mais

5. Métodos ágeis de desenvolvimento de software

5. Métodos ágeis de desenvolvimento de software Engenharia de Software 5. Métodos ágeis de desenvolvimento de software Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Desenvolver e entregar software o mais rapidamente possível é hoje em dia um dos

Leia mais

Dicas para poupar energia Empresas

Dicas para poupar energia Empresas Dicas para poupar energia Empresas Eficiência energética: Poupar energia, utilizá-la de forma eficiente e inteligente, para conseguir mais, com menos. Importância da eficiência energética: Redução da factura

Leia mais

VIAGEM À HISTÓRIA DA MOEDA

VIAGEM À HISTÓRIA DA MOEDA VIAGEM À HISTÓRIA DA MOEDA Diariamente utilizamos dinheiro para comprar o que desejamos ou precisamos, como alimentos, roupa, jogos, gelados, bilhetes de cinema, livros e muitas outras coisas Actualmente,

Leia mais

Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo

Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo Resumo: Uma detalhada análise dos custos incorridos num processo produtivo é de fundamental

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE UMA ESTUFA SUSTENTÁVEL E AUTO-SUFICIENTE COM ENERGIA PROVENIENTE DE LUZ SOLAR

CONSTRUÇÃO DE UMA ESTUFA SUSTENTÁVEL E AUTO-SUFICIENTE COM ENERGIA PROVENIENTE DE LUZ SOLAR EXTERNATO INFANTE D.HENRIQUE ANO LETIVO: 2014/2015 DISCIPLINA: Biologia TURMA: 12ºB ELEMENTOS: Bruna Cunha; Duarte Ribeiro; Joana Gandarela; Luís Faria; CONSTRUÇÃO DE UMA ESTUFA SUSTENTÁVEL E AUTO-SUFICIENTE

Leia mais

Monitores. Tecnologias de Computadores. Trabalho realizado por: Universidade da Beira Interior. Prof.Pedro Araújo. -Diogo Fernandes nº27097

Monitores. Tecnologias de Computadores. Trabalho realizado por: Universidade da Beira Interior. Prof.Pedro Araújo. -Diogo Fernandes nº27097 Monitores Universidade da Beira Interior Tecnologias de Computadores Prof.Pedro Araújo Trabalho realizado por: -Diogo Fernandes nº27097 -Gonçalo Paiva nº26743 -Tiago Silva nº27144 Introdução Com o aparecimento

Leia mais

MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS

MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS Manual de utilização e dicas para que conheça melhor esta nova ferramenta da App Millennium para equipamentos ipad/ iphone / ipod touch.. 1 02 ÍNDICE 03 1 PORQUÊ USAR O GESTOR

Leia mais

A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa

A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa Título 10 / 11 A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa A análise do IFEU compara os impactos ambientais das embalagens cartonadas, as garrafas PEAD e PET: as embalagens

Leia mais

Alterações Climáticas. Formação e Sensibilização sobre Energia e Alterações Climáticas 03-07-2009

Alterações Climáticas. Formação e Sensibilização sobre Energia e Alterações Climáticas 03-07-2009 Formação e Sensibilização sobre Energia e Alterações Climáticas 5º Encontro Nacional da RENAE Portalegre 1 de Julho de 2009 Alterações Climáticas 1 Responsabilidade Social Pensar Soluções e Executá-las!

Leia mais

MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS

MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS Quando falamos em arquitetura, normalmente utilizamos esse termo para referenciar a forma como os aplicativos computacionais são estruturados e os hardwares

Leia mais

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DE CONSUMIDORES, FCRL

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DE CONSUMIDORES, FCRL COMENTÁRIOS DA FENACOOP PROCEDIMENTOS DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR As cooperativas de consumo são, nos termos da Constituição e da Lei, entidades legítimas de representação dos interesses e direitos dos

Leia mais

Steve Jobs. Steve Jobs FCT-UNL 2012

Steve Jobs. Steve Jobs FCT-UNL 2012 Steve Jobs Tiago Moreira Sergio Gutierres FCT-UNL 2012 Índice 1 2 3 Conclusão Steve Jobs 1 2 3 Conclusão Invenção do século. Steven Paul Jobs foi um inventor, empresário e magnata americano no sector da

Leia mais

quarta-feira, 11 de agosto de 2010 Treinamento para profissionais criativos

quarta-feira, 11 de agosto de 2010 Treinamento para profissionais criativos Treinamento para profissionais criativos Treinamento para profissionais criativos Treinamento para profissionais criativos Inovadores; Práticos; Rápidos; Professores com atuação reconhecida no mercado.

Leia mais

Prof. Paulo Medeiros

Prof. Paulo Medeiros Prof. Paulo Medeiros Em 2010 entrou em vigor no Brasil a lei dos Resíduos Sólidos. Seu objetivo principal é diminuir a destinação incorreta de resíduos ao meio ambiente. Ela define que todas as indústrias,

Leia mais

Abrangência Inovação Focalização comercial

Abrangência Inovação Focalização comercial Abrangência Inovação Focalização comercial Fiável líder mundial em informação técnica para o mercado de pós-venda automóvel www.autodata-group.com FIÁVEL LÍDE MUNDIAL em informação técnica para o mercado

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Processadores É indispensável em qualquer computador, tem a função de gerenciamento, controlando todas as informações de

Leia mais

ESTOQUE. Manual Estoque Atualizado em 29/06/2007 Pág. 1

ESTOQUE. Manual Estoque Atualizado em 29/06/2007 Pág. 1 MANUAL ESTOQUE Pág. 1 INTRODUÇÃO AO MÓDULO ESTOQUE Sua empresa seja de pequeno, médio, ou grande porte, precisa de um sistema que contemple as principais rotinas de controle de estoque. É para contornar

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Imobilizado 2008 Imobilizado 2008. Imobilizado 2008

Imobilizado 2008 Imobilizado 2008. Imobilizado 2008 Descritivo completo Controle totalmente o seu património e automatize toda a carga administrativa com o processamento automático de amortizações e reavaliações e com a impressão simples e rápida dos mapas

Leia mais

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal 1 Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal As alterações verificadas no comportamento dos consumidores, consequência dos novos padrões

Leia mais

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade Tecnologia nacional potencia sustentabilidade 1 Tecnologia nacional potencia sustentabilidade O desenvolvimento de soluções inovadoras que melhoram a eficiência das organizações e a qualidade de vida das

Leia mais

Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking. Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect

Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking. Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect Prêmio ABRALOG Índice Informações Gerais... 3 Dificuldades Encontradas...............

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

ACONTECENDO? O QUE ESTÁ O QUE PODEMOS FAZER?

ACONTECENDO? O QUE ESTÁ O QUE PODEMOS FAZER? O QUE ESTÁ ACONTECENDO? O futuro é uma incógnita. As tendências são preocupantes, mas uma coisa é certa: cada um tem de fazer sua parte. Todos somos responsáveis. A atual forma de relacionamento da humanidade

Leia mais

Air-Fi - sistema sem fio Sinta-se confortável com a confiança e o desempenho líderes do setor.

Air-Fi - sistema sem fio Sinta-se confortável com a confiança e o desempenho líderes do setor. Air-Fi - sistema sem fio Sinta-se confortável com a confiança e o desempenho líderes do setor. Corte os fios e sinta-se confortável com a solução sem fio Air-Fi da Trane. A comunicação sem fio Air-Fi da

Leia mais

Quem somos nós. Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas

Quem somos nós. Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas Produtos e Serviços Quem somos nós Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas Durante muitos anos, a Hydratight tem fornecido soluções na forma de juntas aparafusadas de categoria internacional

Leia mais

Gestão do armazém: organização do espaço, artigos, documentos

Gestão do armazém: organização do espaço, artigos, documentos 1 1 2 A gestão do armazém está directamente relacionada com o processo de transferência de produtos para os clientes finais, e têm em conta aspectos como a mão-de-obra, o espaço, as condições do armazém

Leia mais