O TEATRO PERFORMATIVO NO PÚBLICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O TEATRO PERFORMATIVO NO PÚBLICO"

Transcrição

1 O TEATRO PERFORMATIVO NO PÚBLICO MARIA IMACULADA DA CONCEIÇÃO TEIXEIRA GADELHA; Rua Pedro Machado, 195, Montese. CEP: Fortaleza-CE, (85) : RESUMO O artigo discute alguns aspectos da relação entre o real e o ficcional observados no Teatro Dramático e no Teatro Performativo. Pretendo, ao longo desse artigo, fazer algumas reflexões sobre determinados aspectos da ação realizada em cena pelo ator no teatro contemporâneo tendo como objeto - Público (2012), espetáculo de Conclusão da 1º Turma de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE, dirigido pelo professor e pesquisador Tomaz de Aquino. Palavras Chave: Teatro Performativo; Público;

2 INTRODUÇÃO Pensar o Teatro Contemporâneo significa tentar compreender a não preponderância de uma forma e de um estilo, a alternância e a convivência mais ou menos pacífica de tendências, convicções e estéticas. O próprio uso do termo contemporâneo já suscita uma série de controvérsias, além de instalar certa confusão com os conceitos de pós-moderno e pós-dramático. Dramaturgia Performativa é um modo provocativo de denominar, a partir de algumas perspectivas, o texto teatral produzido a partir da década de Ele tem como principal característica a negação da estrutura dramática, não seguindo formas pré-estabelecidas e gerando novas configurações textuais e a proposição de diferentes modos de recepção. A partir da experienciação de compor o grupo 13º Ato e participar da montagem do Espetáculo Público, pude ser um observador participante, com inquietações e dúvidas do que haveria se tornado o espetáculo, entre tantos conceitos formados, fechar o espetáculo em uma única linha é um trabalho difícil, até porque essas linhas se misturam numa grande teia de aranha. Nós artistas, temos a mania de querer dar nome, de codificar nossas vivências, e isso às vezes nos limita ainda mais. Estar em um processo com treze pessoas, vivenciado na rua, e querer dar o seu olhar de forma fechada é impossível. Dizer que é Teatro de Invasão, que é Teatro de Rua, que é Teatro Performativo, seja lá o que for, todos esses estilos teatrais giram em torno de três grandes objetos: o ator, o espectador e o espaço. E é a partir desses objetos que podemos conceituar um espetáculo.

3 ENTRE MUITAS VISÕES DO QUE VEM A SER TEATRO PERFORMATIVO. O teatro contemporâneo vem sofrendo transformações visíveis ao longo dos últimos anos e compondo um teatro que pode ser chamado de performativo (Josette Féral) ou pós-dramático (Lehmann). Segundo Féral (2008), podemos notar mudanças significativas na dramaturgia dos espetáculos, gerando um deslocamento da narrativa, antes centrada no texto e hoje diluída em todos os elementos que compõem a cena. De igual importância, é necessário reconhecer as vanguardas artísticas do início do século XX, que já apontavam, naquela época, algumas das características que irão, mais tarde, se desdobrar e/ou se radicalizar neste teatro que tem sido denominado performativo ou pós-dramático. Podemos notar, de acordo com Féral, alguns fatores comuns nos espetáculos de hoje que podem caracterizar um teatro performativo. Nesse contexto, o cenário, o figurino, os objetos e adereços, a sonoplastia, a luz, o uso de novas tecnologias, o corpo do ator e o texto passam a ser todos elementos de igual importância na dramaturgia. Assim, a leitura do espectador ocorre a partir da livre associação desses elementos. Trata-se de um gênero não dramático na medida em que nenhuma narrativa linear mantém os elementos unidos (FÉRAL, 2008). Enquanto nas montagens de textos dramáticos buscava-se, na maioria das vezes, uma unidade entre os elementos constitutivos da obra, hoje os espetáculos buscam uma abertura de significação para que cada espectador possa criar seu próprio modo de recepção e fruição. Como podemos verificar de forma clara em Pélbart (2006): Somos um grau de potência, definido por nosso poder de afetar e de ser afetado, e não sabemos o quanto podemos afetar e ser afetados, é sempre uma questão de experimentação. Não sabemos ainda o que pode o corpo, diz Espinosa. Vamos aprendendo a selecionar o que convém com o nosso corpo, o que não convém, o que com ele se compõe, o que tende a decompô-lo, o que aumenta sua força de existir, o que a diminui, o que aumenta sua potência de agir, o que a diminui, e, por conseguinte, o que resulta em alegria, ou tristeza. Vamos aprendendo a selecionar nossos encontros, e a compor, é uma grande arte.

4 PÚBLICO Público é uma peça inspirada em obras de Nelson Rodrigues e que tem direção de Tomaz de Aquino. O espetáculo busca, a partir do universo rodriguiano e sua relação com a cidade, desenvolver o pensamento reflexivo tomando como base inspiratória os textos: Toda nudez será castigada, Senhora dos Afogados, Vestido de noiva, A Serpente e Álbum de Família. Público é uma reunião de procedimentos criativos vivenciados durante as aulas práticas e teóricas das disciplinas de Interpretação II e Composição Cênica. A encenação tem como característica principal a investigação das relações entre o corpo e o espaço, fomentando uma reflexão acerca dos sítios históricos da cidade e a utilização desses espaços como palco para apresentações artísticas e culturais. Houve um tempo em que o público ia até o teatro. Hoje o teatro vai até o público. Diferente das peças do Augusto Boal, no entanto, que, quando encenava, ninguém sabia se eram atores ou se eram pessoas reais que estavam representando, as peças não procuram esconder o seu caráter de teatro. Assim, quando o público se aproxima dos atores ele sabe que o que estão vendo é uma encenação mesmo que passe a fazer parte do enredo quando um dos atores ou uma das atrizes passe uma câmara fotográfica para um deles a fim de que, fotografando a peça, passe a fazer parte dela mesmo que não se dê conta disso. Todos sabem que estão diante de uma representação e não de uma realidade. Nelas os atores atuam diante de um grupo de pessoas, que circula em torno das personagens como se fossem fantasmas. O Teatro de Invasão não tem como palco um ponto específico. Todo lugar serve de referencial para ele. Por isso, Público está sendo apresentado pelas ruas de Fortaleza. Por acaso estão sendo representada no Parque das Crianças e na Casa Juvenal Galeno. Mas podia estar na Praça do Ferreira ou José de Alencar. Afinal, como a intenção é a de interagir com o público e não a de encenar para ele, as peças são móveis e não fixas. Público vem para mostrar á sociedade as relações grotescas que vivemos e varremos para debaixo do tapete, mostra a nossa real face, e é por isso que os espectadores vão atrás dos atores, mesmo sendo uma verdadeira maratona, os espectadores ficam no espetáculo, sendo livres para deixá-lo no momento que quiserem, até porque como o espetáculo acontece no centro de Fortaleza, o fluxo de carros, pedestres é muito intenso, e o intuito não é de parar esse fluxo, e sim fazer parte dele.

5 CONCLUSÃO Tomei como objeto um espetáculo teatral que pode ser considerado, sob vários aspectos, como teatro de invasão, ou teatro performativo, ou pós-moderno, até mesmo teatro de rua. A escolha de trabalhar nesse artigo a visão de Público como um teatro performativo, foi devido ao caráter inovador que presenciei no mesmo, um olhar de vanguarda, de mostrar o diferente, um jogo de dissimulações e de ocupação urbana. De ver a performance como linguagem, a presença não mais como representação. O ritual submete a suspensão do tempo, levar o espectador junto. O que gostaria de desenvolver é o modo como o conceito de dramaturgia performativa vem sendo desenvolvido no processo atual de trabalho. Trabalhamos com o processo colaborativo e está neste tipo de processo, um aspecto inicial que poderíamos relacionar à performatividade da dramaturgia. O texto do atual trabalho foi desenvolvido ao longo do processo. O diretor vem observando as proposições da equipe e também sugerindo alguns procedimentos que fazem nascer indicações de campo temático, de caracterização de personagens, de trajetória e estilo da escrita. Este roteiro tinha uma indicação clara de percurso, que ele gostaria de experimentar e ver como se realizava em cena, mas também levava em consideração o caráter performativo que os atores vinham demonstrando ao longo dos ensaios. A proposição textual do dramaturgo deve contemplar não somente as suas ideias, mas principalmente as vontades coletivas e ser capaz de materializar através da escrita os experimentos realizados em sala de ensaio. E ainda, o dramaturgo neste processo encontra a necessidade de desenvolver também propostas de ensaio que vislumbrem gerar materiais que poderão servir como norteadores de sua escrita. A experiência acima pode ser considerada como um procedimento performativo por colocar o dramaturgo em local desconhecido, em fazer com que através de sua escrita seja capaz de provocar um processo de descobertas e de criação por parte dos atores e de toda a equipe envolvida e dispor-se constantemente para a re-escritura de suas proposições. Este tipo de operação expande a noção de performatividade textual, pois ela pode se encontrar não somente no texto em si, mas também no processo de seu desenvolvimento. Aproximando-se do que nos aponta Josette Féral (2009): A performatividade não é um fim em si mesmo, uma realidade concreta ou acabada, mas um processo. Ela é construção (uma realidade X como performance) e reconstrução (reconhecimento intelectual das etapas dessa construção.

6 BIBLIOGRAFIA BAUMGARTEL, Stephan. Em busca de uma teatralidade textual performativa além da representação dramática in Sobre Performatividade. Org. Edélcio Mostaço, Isabel Orofino, Stephan Baumgartel e Vera Collaço. Santa Caratina: Letras Contemporâneas, BONFITTO, Matteo. O ator pós-dramático: Um catalisador de aporias? in GUINSBURG, J. e FERNANDES, S. (orgs). O Pós-dramático, p São Paulo: Perspectiva, FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. In: Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, nº 8, p. 235 a 246. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, FARIA, J. R.; LIMA, M. A.; GUINSBURG, J. (orgs.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva: Sesc São Paulo, FÉRAL, Josette. Performance e performatividade in Sobre Performatividade. Org. Edélcio Mostaço, Isabel Orofino, Stephan Baumgartel e Vera Collaço. Santa Caratina: Letras Contemporâneas,2009. FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. In: Sala Preta (nº 08). São Paulo: Gandalf Editora, FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, FERNANDES, Sílvia & GUINSBURG, J. (orgs.). O pós-dramático: um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva, LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, COMENTÁRIO: Na primeira parte, com base em experiência vivida, a aluna traça um entendimento razoável para questões ligadas ao módulo estudado. Num segundo momento, quando cita o espetáculo em que participou, mistura conceitos que podem ser melhor delineados, como teatro de rua, teatro de invasão, etc.

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga mínima 300 horas O aluno deverá cursar a carga mínima de 300 horas em disciplinas optativas. Estas disciplinas serão oferecidas pelos diversos

Leia mais

O entre-lugar das artes cênicas: um olhar expressivo sobre Coreografia de Cordel

O entre-lugar das artes cênicas: um olhar expressivo sobre Coreografia de Cordel MESQUITA, Talitha de Castro Mendonça. O entre-lugar das Artes Cênicas: um olhar expressivo sobre Coreografia de Cordel. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Belas Artes, UFMG,

Leia mais

Programa de Formação Básica Ano letivo Cursos com inscrições abertas

Programa de Formação Básica Ano letivo Cursos com inscrições abertas Programa de Formação Básica Ano letivo 2018 Cursos com inscrições abertas Artes Cênicas Percurso Práticas do Ator Carga horária total: 145h/a O percurso Práticas do Ator propõe uma experiência de iniciação

Leia mais

MARIA CRISTINA BRITO. 4ª feira 9 às 13 horas. Ester Leão (2º andar) 15 vagas

MARIA CRISTINA BRITO. 4ª feira 9 às 13 horas. Ester Leão (2º andar) 15 vagas 1 NOME DA DISCIPLINA: SALA O ATOR NO TEATRO DA CRUELDADE DE ANTONIN ARTAUD 2 MARIA CRISTINA BRITO 4ª feira 9 às 13 horas Ester Leão (2º andar) Interpretação I e II / ou / Atuação Cênica I e II / e / O

Leia mais

ENTRE OVOS E MEDOS: PERFORMANCE E BUFONARIA DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA

ENTRE OVOS E MEDOS: PERFORMANCE E BUFONARIA DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA ENTRE OVOS E MEDOS: PERFORMANCE E BUFONARIA DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA André Rodrigues André Rodrigues Doutorado Linha de Pesquisa PFE Orientadora Profª Drª Tatiana Motta Lima Pesquisador, professor, performer,

Leia mais

Dossiê Teatro: Paisagens Pós-dramáticas e outras poéticas da cena contemporânea

Dossiê Teatro: Paisagens Pós-dramáticas e outras poéticas da cena contemporânea Dossiê Teatro: Paisagens Pós-dramáticas e outras poéticas da cena contemporânea Apresentação 155 Na paisagem teatral das últimas décadas, a série de manifestações que problematizaram com coerência estética

Leia mais

Disciplina: Teatro - Iniciantes

Disciplina: Teatro - Iniciantes Teatro - Iniciantes Disciplina: Teatro - Iniciantes Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação PLANEJAMENTO ANUAL 2017 Disciplina: Teatro - Iniciantes Ano: 4º, 5º e 6º EF Dia da aula: Segunda-feira

Leia mais

LABORE Laboratório de Estudos Contemporâneos POLÊM!CA Revista Eletrônica TEATRO-EDUCAÇÃO: OS CAMINHOS DE UMA CENA EXPANDIDA

LABORE Laboratório de Estudos Contemporâneos POLÊM!CA Revista Eletrônica TEATRO-EDUCAÇÃO: OS CAMINHOS DE UMA CENA EXPANDIDA TEATRO-EDUCAÇÃO: OS CAMINHOS DE UMA CENA EXPANDIDA LUIZ CARLOS GARROCHO Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas

Leia mais

ARTES CÊNICAS Cenografia: Segunda-feira 16h55 às 18h30 14 vagas Dramaturgia I: Segunda-feira 18h35 às 20h10 15 vagas Dramaturgia II:

ARTES CÊNICAS Cenografia: Segunda-feira 16h55 às 18h30 14 vagas Dramaturgia I: Segunda-feira 18h35 às 20h10 15 vagas Dramaturgia II: ARTES CÊNICAS Cenografia: A disciplina trabalhará a criação da cenografia para um espetáculo teatral. Desenvolverá os processos de análise dramatúrgica, pesquisa sobre as especificidades do texto teatral,

Leia mais

Palavras-chave: Teatro Performativo, Teatro Dramático, Ficcionalidade, Ação.

Palavras-chave: Teatro Performativo, Teatro Dramático, Ficcionalidade, Ação. Algumas anotações: ação, real, ficcional Daniel Furtado Simões da Silva Doutorando no Programa de pós-graduação em Artes UFMG. Artes cênicas: Teorias e Práticas Or.: Prof. Dr. Antônio Hildebrando. Professor

Leia mais

Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc /14

Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc /14 Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc- 76517/14 Duração: 25 horas presenciais Número de Créditos: 1 Destinatários: Educadores de

Leia mais

Palavras-chave: teatralidade; análise de imagens; Marc Chagall; dramaturgia.

Palavras-chave: teatralidade; análise de imagens; Marc Chagall; dramaturgia. Teatralidade nas obras de Marc Chagall. Hayaldo Copque Fraga de Oliveira (Hayaldo Copque) Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas UFBA Mestrando Dramaturgia Or a. Prof a. Dr a. Catarina Sant'Anna Ator

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h 1 PROFESSOR: CAPOEIRA ANGOLA JOSÉ DAMIRO DE MORAES SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h : 301 Não há 30 : Introdução do aprendizado da Capoeira Angola, através de seus elementos básicos, preparação e expressão

Leia mais

1.1-EIXO CÊNICO - DRAMATÚRGICO

1.1-EIXO CÊNICO - DRAMATÚRGICO 1.1-EIXO CÊNICO - DRAMATÚRGICO ACG0007 - FUNDAMENTOS EM CENOGRAFIA E INDUMENTARIA ACG0011 - CENOGRAFIA I - CEN I BLOCO 1 Disciplina Vencida ACG0031 - INDUMENTÁRIA VI - IND VI BLOCO 1 Disciplina Vencida

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE 2015.

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE 2015. 1 SALA LABORATÓRIO DE MULTIMÍDIA DENISE TELLES N. HOFSTRA TERÇA: 19 às 23 horas Anexo Sala Nelly Laport Entrevista + Pré-projeto 10 alunos Investigação de processos criativos em Multilinguagens e Multimídia,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL

PLANEJAMENTO ANUAL Teatro Iniciantes Coordenadora de Área: Ana Loureiro Quarta-feira Série/Ensino: 4ª, 5ª e 6ª séries Data: 01/03/11 Professor: Marcelo Oliveira Área: DEFA Disciplina: Teatro INTENÇÃO FORMADORA DA ÁREA: PLANEJAMENTO

Leia mais

TEATRO NA CIDADE: REFLEXÕES SOBRE UM TEATRO DE INVASÃO 1.

TEATRO NA CIDADE: REFLEXÕES SOBRE UM TEATRO DE INVASÃO 1. 1 TEATRO NA CIDADE: REFLEXÕES SOBRE UM TEATRO DE INVASÃO 1. Érika Gomes Peixoto O presente texto visa apresentar as ideias de André Carreira, no texto Sobre um ator para um teatro que invade a cidade (2011),

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Eixo Estudos Iniciais IECT: DIREÇÃO TEATRAL. Prática 42. Grau acadêmico / Habilitação (Bacharelado/Licenciatura)

PLANO DE ENSINO. Eixo Estudos Iniciais IECT: DIREÇÃO TEATRAL. Prática 42. Grau acadêmico / Habilitação (Bacharelado/Licenciatura) PLANO DE ENSINO CURSO DE TEATRO Turno: Noite Currículo: 2009 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular: Currículo: 2009 Eixo Estudos Iniciais IECT: DIREÇÃO TEATRAL Departamento DELAC Período 2017/2 Teórica

Leia mais

O Grupo de Pesquisa Teatral Cena Aberta foi formado em Atualmente o grupo é formado por alunos do curso de Licenciatura em Educação Artística

O Grupo de Pesquisa Teatral Cena Aberta foi formado em Atualmente o grupo é formado por alunos do curso de Licenciatura em Educação Artística O Grupo de Pesquisa Teatral Cena Aberta foi formado em 2001. Atualmente o grupo é formado por alunos do curso de Licenciatura em Educação Artística Habilitação em Artes Cênicas e Licenciatura em Teatro.

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

A Mídia Eletrônica como possibilidade da presentação do real: uma experiência no espetáculo Jardim das Espécies. Resumo:

A Mídia Eletrônica como possibilidade da presentação do real: uma experiência no espetáculo Jardim das Espécies. Resumo: A Mídia Eletrônica como possibilidade da presentação do real: uma experiência no espetáculo Jardim das Espécies Eduardo Bruno Fernandes Freitas 1 eduardobfreitas@hotmail.com Francisco Dyhego Mesqueita

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura)

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura) Ano do Currículo/Versão: 20/1 - Resolução UNIRIO Nº 4.150, DE 09 DE JULHO DE 2013 Exigida Máxima Créditos Exigidos Créditos Máximo Hora: 1:15 Estrutura Curricular: Créditos Mínimo : Mínima : 540 1.EIXO

Leia mais

PANORAMA SOBRE PROPOSTAS DE ESTREITAMENTO ENTRE A ENCENAÇÃO E ESPECTADOR NA CENA CONTEMPORÂNEA:

PANORAMA SOBRE PROPOSTAS DE ESTREITAMENTO ENTRE A ENCENAÇÃO E ESPECTADOR NA CENA CONTEMPORÂNEA: O ESTREITAMENTO ENTRE O ESPECTADOR E A CENA CONTEMPORÂNEA Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi Universidade Federal de Minas Gerais PALAVRAS CHAVE: Estreitamento Espectador - Cena PANORAMA SOBRE PROPOSTAS

Leia mais

CAPOCOMICATO E METATEATRO: O FAZER E O PENSAMENTO DA ILUMINAÇÃO NA DRAMATURGIA PIRANDELLIANA

CAPOCOMICATO E METATEATRO: O FAZER E O PENSAMENTO DA ILUMINAÇÃO NA DRAMATURGIA PIRANDELLIANA CAPOCOMICATO E METATEATRO: O FAZER E O PENSAMENTO DA ILUMINAÇÃO NA DRAMATURGIA PIRANDELLIANA Berilo Luigi Deiró Nosella Berilo Luigi Deiró Nosella Pós Doutorado Linha de Pesquisa HTA Orientadora Profª

Leia mais

Crescer. Junt0s. Orientac0es curriculares. Teatro. Realização

Crescer. Junt0s. Orientac0es curriculares. Teatro. Realização Crescer Junt0s Orientac0es curriculares ~ ~ Teatro Realização Crescer Junt0s ~ Orientac0es curriculares ~ Governador do Estado de Goiás Marconi Ferreira Perillo Júnior Secretária de Estado da Educação,

Leia mais

O IDIOTA E O COMPARTILHAMENTO DA CRIAÇÃO COMO POTÊNCIA POLÍTICO-POÉTICA

O IDIOTA E O COMPARTILHAMENTO DA CRIAÇÃO COMO POTÊNCIA POLÍTICO-POÉTICA O IDIOTA E O COMPARTILHAMENTO DA CRIAÇÃO COMO POTÊNCIA POLÍTICO-POÉTICA Tuini dos Santos Bitencourt (Doutorado, CAPES) Processos e Métodos da Criação Cênica - PMC O teatro contemporâneo no Brasil tem utilizado

Leia mais

O jogo quinário na criação do espetáculo teatral

O jogo quinário na criação do espetáculo teatral 1 I Introdução O jogo quinário na criação do espetáculo teatral Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Professor, autor e diretor de teatro UNIRIO UERJ Palavras-chave: jogo sistema quinário espetáculo teatral

Leia mais

Circulação Centro Oeste

Circulação Centro Oeste E Circulação Centro Oeste Patrocínio: Prefeitura da cidade de Aragarças (GO) Apoio Institucional: Instituto e Espaço Cultural CITA (SP) Produção: Pinrolê Invenções (GO/MT/SP) Bando Trapos é um coletivo

Leia mais

Departamento de Artes Cênicas

Departamento de Artes Cênicas Departamento de Nome Disciplina Curso Número do Parecer Data da Aprovação André Luiz Antunes Netto Carreira Proc:672/955CONSEPE Beatriz Ângela Vieira Cabral I Cenografia I e II Evolução do e Dança I, II,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - PROFARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - PROFARTES ANEXO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - PROFARTES JULIANE DO ROSÁRIO MELO PLANO DE ENSINO- SÍNTESE DOS ANOS

Leia mais

SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h

SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h 1 PROFESSOR: CAPOEIRA ANGOLA JOSÉ DAMIRO DE MORAES SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h SALA: 302 Não há NÚMERO DE VAGAS 30 EMENTA: Introdução do aprendizado da Capoeira Angola, através de seus elementos básicos,

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura)

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura) Ano do Currículo/Versão: 201/2 - RESOLUÇÃO UNIRIO Nº 5029 DE 05/07/201 Exigida Máxima Créditos Exigidos Créditos Máximo Data: 24/0/201 Estrutura Curricular: Créditos Mínimo : Mínima : 1 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Leia mais

Preliminares. Caderno de Registros Macu (Pesquisa)

Preliminares. Caderno de Registros Macu (Pesquisa) Preliminares Por Renata Kamla 1 O Teatro Escola Macunaíma vem desenvolvendo, ao longo de seus 40 anos, uma assídua investigação sobre os processos criativos, metodológicos e pedagógicos dos seus professores,

Leia mais

Palavras-chave: Teatro, cinema, pós-dramático, dramaturgia, ator

Palavras-chave: Teatro, cinema, pós-dramático, dramaturgia, ator O Pós-dramático e Sua Aplicabilidade: Teatro e Cinema Rafael Conde Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UNIRIO Doutorando - Artes Cênicas Orientadora: Beatriz Resende Professor do Departamento

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular 2009/2010

Ficha de Unidade Curricular 2009/2010 Ficha de Unidade Curricular 2009/2010 Unidade Curricular Designação Análise do Texto Dramático 2 Área Científica Estudos Performativos Ciclo de Estudos Licenciatura Carácter: Obrigatória Semestre 2º ECTS

Leia mais

COD_DISCIPLINA NOME_DISCIPLINA TIPO_DISCIPLINA CH_TOTAL ATT0059 PRÁTICAS ARTÍSTICO-CONCEITUAIS DO ARQUIVO Optativa 90 ATT0062 PRÁTICAS

COD_DISCIPLINA NOME_DISCIPLINA TIPO_DISCIPLINA CH_TOTAL ATT0059 PRÁTICAS ARTÍSTICO-CONCEITUAIS DO ARQUIVO Optativa 90 ATT0062 PRÁTICAS COD_DISCIPLINA NOME_DISCIPLINA TIPO_DISCIPLINA CH_TOTAL ATT0059 PRÁTICAS ARTÍSTICO-CONCEITUAIS DO ARQUIVO Optativa 90 ATT0062 PRÁTICAS CÊNICO-PERFORMATIVAS Optativa 90 ATT0065 PRÁTICAS DRAMATÚRGICAS Optativa

Leia mais

A dramaturgia do ator e o processo de composição cênica

A dramaturgia do ator e o processo de composição cênica A dramaturgia do ator e o processo de composição cênica Andréa Stelzer Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas- UNIRIO Doutorado Processos e Métodos da Criação Cênica Or.Walder Virgulino de Souza Bolsa

Leia mais

A ida curtida ao teatro

A ida curtida ao teatro A ida curtida ao teatro Felipe Osmar Lopes Programa de Pós-Graduação USP Curso de Especialização em Linguagens da Arte Or. Profª. Dra. Ingrid Dormien Koudela Professor de teatro da Casa do Teatro/ Célia

Leia mais

A fotografia como estímulo para a construção de uma dramaturgia teatral. Joice Rodrigues de Lima, com orientação do Profº Dr.Cassiano Sydow Quilici.

A fotografia como estímulo para a construção de uma dramaturgia teatral. Joice Rodrigues de Lima, com orientação do Profº Dr.Cassiano Sydow Quilici. A fotografia como estímulo para a construção de uma dramaturgia teatral. Joice Rodrigues de Lima, com orientação do Profº Dr.Cassiano Sydow Quilici. Universidade Estadual de Campinas Palavras-chave: fotografia

Leia mais

Currículo. Vinícius Dadamo

Currículo. Vinícius Dadamo Currículo Vinícius Dadamo Formação Iluminação (2016). Escola SP de Teatro. Licenciatura em Arte-Teatro (2013). Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho IA/Unesp. Formação

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Teatro, Dramaturgia, Comunidade.

RESUMO. Palavras-chave: Teatro, Dramaturgia, Comunidade. RESUMO Esta comunicação tem o objetivo de apresentar a evolução do Projeto Núcleo Teatral UFGD, iniciado em março de 2014, e com previsão de conclusão em dezembro de 2015. Este projeto de extensão tem

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Filosofia, Artes e Cultura Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas

Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Filosofia, Artes e Cultura Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas MESTRADO EM ARTES CÊNICAS - 2016-1 PLANO DE AULA Disciplina: ART 003 - Tópicos de Pesquisa em Estética, Crítica e História das Artes Curso: Nietzsche, Artaud e a Estética Teatral no século XX: elementos

Leia mais

Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos

Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Bimestre Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 1º. Bimestre 2º. Bimestre no teatro de formas animadas; manipular (experimentar) os múltiplos elementos da linguagem teatral por meio

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Atuação. Preparação. Pós-Dramático. Performativo. ABSTRACT

RESUMO. Palavras-chave: Atuação. Preparação. Pós-Dramático. Performativo. ABSTRACT SACHS, Cláudia M. Considerações sobre o trabalho do ator contemporâneo sob a óptica do Teatro Pós-dramático e do Teatro Performativo. Florianópolis: UDESC; Doutorado; Edélcio Mostaço; CAPES. Atriz. RESUMO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - FACULDADE DE LETRAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS E CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEATRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - FACULDADE DE LETRAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS E CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEATRO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - FACULDADE DE LETRAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS E CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEATRO PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Teorias do Teatro Professora: Elisa Belém Caráter:

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

SOBRE O GRUPO: Adilson Roberto Siqueira (Líder) Claudio Alberto dos Santos Zandra Coelho de Miranda Santos

SOBRE O GRUPO: Adilson Roberto Siqueira (Líder) Claudio Alberto dos Santos Zandra Coelho de Miranda Santos SOBRE O GRUPO: Este grupo se propõe a pesquisar transdisciplinarmente as artes, em especial as artes cênicas (teatro, dança, circo, dança-teatro e suas interconexões), à partir do estudo do desenvolvimento

Leia mais

LABORE Laboratório de Estudos Contemporâneos POLÊM!CA Revista Eletrônica A PERFORMANCE DO ATOR E AS NARRATIVAS DE GUERRA NA COMPANHIA AMOK

LABORE Laboratório de Estudos Contemporâneos POLÊM!CA Revista Eletrônica A PERFORMANCE DO ATOR E AS NARRATIVAS DE GUERRA NA COMPANHIA AMOK A PERFORMANCE DO ATOR E AS NARRATIVAS DE GUERRA NA COMPANHIA AMOK ANDRÉA STELZER Professora de teatro da Rede Municipal e doutoranda em teatro pela UNIRIO E-mail: deastelzer@gmail.com Resumo: Este artigo

Leia mais

imagens, músicas, jogos ele se colocará e se tornará protagonista de sua própria história.

imagens, músicas, jogos ele se colocará e se tornará protagonista de sua própria história. WERNECK. Silvia Muniz. Teatro Colaborativo: O processo aplicado na escola pública do Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Mestranda; Professora

Leia mais

Adriana Moreira Silva Narciso Larangeiras Telles da Silva Universidade Federal de Uberlândia Comunicação- Relato de Pesquisa

Adriana Moreira Silva Narciso Larangeiras Telles da Silva Universidade Federal de Uberlândia Comunicação- Relato de Pesquisa VIEWPOINTS E O ENSINO DO TEATRO: UMA INVESTIGAÇÃO DAS TEATRALIDADES CONTEMPORÂNEAS A PARTIR DA CRIAÇÃO. Adriana Moreira Silva Narciso Larangeiras Telles da Silva Universidade Federal de Uberlândia Comunicação-

Leia mais

Corpo e Processos Criativos, um olhar do grupo DIMENTI

Corpo e Processos Criativos, um olhar do grupo DIMENTI Corpo e Processos Criativos, um olhar do grupo DIMENTI Leonardo Sebiani Serrano Universidad de Costa Rica Palavras-chave: Corpo Processos de Criaçao Subpartitura A dança contemporânea parece aproveitar

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTE NA ÁREA DE DANÇA SUBÁREA TEORIA DO CORPO EM DANÇA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTE NA ÁREA DE DANÇA SUBÁREA TEORIA DO CORPO EM DANÇA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTE NA ÁREA DE DANÇA SUBÁREA TEORIA DO CORPO EM DANÇA Da especificação do Processo Seletivo Simplificado: Área: Dança Áreas: Subárea: Teoria do Corpo em Dança Nº.

Leia mais

Jogo Coreográfico um exemplo co-autoral de protocolo de criação da dança carioca

Jogo Coreográfico um exemplo co-autoral de protocolo de criação da dança carioca Jogo Coreográfico um exemplo co-autoral de protocolo de criação da dança carioca Lígia Losada Tourinho UFRJ Palavras-chave: dramaturgia processo de criação interatividade Este é um artigo em primeira pessoa,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.765 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008 Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

ESTRUTURA DO ESPETÁCULO

ESTRUTURA DO ESPETÁCULO ESTRUTURA DO ESPETÁCULO Grupo Um grupo teatral deve pesquisar acerca do conhecimento da história do teatro, épocas, instruir-se, informar-se, discutir, participar, descobrir-se, criar, questionar e divulgar

Leia mais

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2007/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2007/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CURSO DE ARTES CÊNICAS 2007/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRÉ-REQUISITO CR CHS AULAS PR ART501 Jogos Teatrais I - 3 60 2 2 1º ART503 Expressão Vocal I - 3 60 2 2 1º ART507

Leia mais

Jogos do Olhar alternativas pedagógicas para a criação da cena contemporânea

Jogos do Olhar alternativas pedagógicas para a criação da cena contemporânea Jogos do Olhar alternativas pedagógicas para a criação da cena contemporânea Verônica Gonçalves Veloso Universidade de Sorocaba e Escola de Atores do TUCA. Graduação Programa de Pós-Graduação em Artes

Leia mais

O metateatro no processo de formação teatral de crianças entre 08 e 12 anos

O metateatro no processo de formação teatral de crianças entre 08 e 12 anos O metateatro no processo de formação teatral de crianças entre 08 e 12 anos Pedro Haddad Martins Programa de Pós-Graduação em Artes Área de concentração em Artes Cênicas - UNICAMP Mestrando Processos e

Leia mais

Salão UFRGS 2014: X SALÃO DE ENSINO DA UFRGS

Salão UFRGS 2014: X SALÃO DE ENSINO DA UFRGS Evento Salão UFRGS 2014: X SALÃO DE ENSINO DA UFRGS Ano 2014 Local Título Autor Porto Alegre - RS LABORATÓRIO DE ESCRITA CRIATIVA Natasha Centenaro SALÃO UFRGS 2014: X SALÃO DE ENSINO RESUMO: LABORATÓRIO

Leia mais

Metáforas e Preparação do Ator no Contexto do Teatro Performativo

Metáforas e Preparação do Ator no Contexto do Teatro Performativo Metáforas e Preparação do Ator no Contexto do Teatro Performativo Doutoranda Ana Caldas Lewinsohn i (UNICAMP) Resumo: Acreditamos que a forma de condução de ensaios, oficinas ou treinamentos é significativa

Leia mais

Currículo Referência em Dança Ensino Médio

Currículo Referência em Dança Ensino Médio Currículo Referência em Dança Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas Sugestão de Atividades - Conhecer a área de abrangência profissional da arte/dança e suas características;

Leia mais

Histórias. na Praça. documento orientador

Histórias. na Praça. documento orientador documento orientador 07 a 09 maio Documento Orientador Oficina de criação cinematográfica Ensino básico e secundário Coordenação: Pedro Sena Nunes Organização: AO NORTE da Praça Este documento procura

Leia mais

corpo_cidade e a dupla estetização do real

corpo_cidade e a dupla estetização do real corpo_cidade e a dupla estetização do real Olívia Lagua de O. B. Fernandes Universidade de São Paulo O quarteirão formado pela Avenida Ipiranga, Rua Barão de Itapetininga, Rua Dom José de Barros e Rua

Leia mais

Texto e direção LUCIANA EZARANI

Texto e direção LUCIANA EZARANI Texto e direção LUCIANA EZARANI Com: Angel Beatriz Roberta Bahia/Luciana Giacomazze ELENCO Angel Beatriz Roberta Bahia/Luciana Giacomazze SONOPLASTIA Alexandre Longo TEXTO E DIREÇÃO FIGURINOS E CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

unes vunesp « (8 horas) PROVA DE HABILIDADES VESTIBULAR Confira seus dados impressos neste caderno.

unes vunesp « (8 horas) PROVA DE HABILIDADES VESTIBULAR Confira seus dados impressos neste caderno. VESTIBULAR 2016 unes PROVA DE HABILIDADES 10.12.2015 (8 horas) Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado. Qualquer identificação fora

Leia mais

por trás Cenografia, Iluminação e Seus Caminhos

por trás Cenografia, Iluminação e Seus Caminhos por trás Cenografia, Iluminação e Seus Caminhos Por Denilson Marques 1 Trabalhar com a criação da luz é como trabalhar com uma tela em branco, em que cada dia novas cores são pintadas. Como em uma obra

Leia mais

SESSÃO: PERFORMATIVIDADE

SESSÃO: PERFORMATIVIDADE SESSÃO: PERFORMATIVIDADE Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi 1 RESUMO O texto retoma as discussões referentes à performatividade e às influências da performance art na cena contemporânea e suas implicações

Leia mais

Aprendizagem de Expressões Artísticas Exp. Dramática/Teatro 2.º ano

Aprendizagem de Expressões Artísticas Exp. Dramática/Teatro 2.º ano Jardim-Escola João de Deus Av. Marquês de Pombal 2410 152 Leiria Telef. /fax 244832422 e-mail: joaodedeus-leiria@iol.pt / leiria@escolasjoaodeus.pt uma escola de afetos. Aprendizagem de Expressões Artísticas

Leia mais

TEATRO UNIVERSITÁRIO SECULT-ARTE UFC. Seminário Avaliação / Acompanhamento Gestão 2012/16

TEATRO UNIVERSITÁRIO SECULT-ARTE UFC. Seminário Avaliação / Acompanhamento Gestão 2012/16 TEATRO UNIVERSITÁRIO SECULT-ARTE UFC 1 Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno Inauguração (1965) Av. da Universidade, 2210, Benfica. Gestão atual (2011 2014) Secretaria de Cultura Artística 2015-50

Leia mais

PLANO DE AÇÃO- EXTENSÃO E CULTURA. Período do Projeto: data inicial: _1 /_3 / 2017 data final: _31 / 12_/ 2017_

PLANO DE AÇÃO- EXTENSÃO E CULTURA. Período do Projeto: data inicial: _1 /_3 / 2017 data final: _31 / 12_/ 2017_ PLANO DE AÇÃO- EXTENSÃO E CULTURA Classificação principal: 3- Extensão Período do Projeto: data inicial: _1 /_3 / 2017 data final: _31 / 12_/ 2017_ Título:_ O leitor como protagonista: literatura, existência

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

Na Fundação Calouste Gulbenkian

Na Fundação Calouste Gulbenkian Antes de Começar, de Almada Negreiros Na Fundação Calouste Gulbenkian M/4 A Companhia da Esquina estará em cena para Escolas durante o Ano Lectivo 2016/17 com o espectáculo Antes de Começar na Fundação

Leia mais

PAIXÃO HÍBRIDA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PAIXÃO DE CRISTO EM CANUDOS

PAIXÃO HÍBRIDA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PAIXÃO DE CRISTO EM CANUDOS PAIXÃO HÍBRIDA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PAIXÃO DE CRISTO EM CANUDOS Humberto Jardel Freitas de MELO * humbertojfmelo@yahoo.com.br As dramatizações de Paixão de Cristo constituem-se manifestações das mais

Leia mais

Universidade Federal de Goiás. Escola de Música e Artes Cênicas. Área de Artes da Cena LABORATÓRIOS DE ARTES DA CENA REGULAMENTO ANO: 2017

Universidade Federal de Goiás. Escola de Música e Artes Cênicas. Área de Artes da Cena LABORATÓRIOS DE ARTES DA CENA REGULAMENTO ANO: 2017 Universidade Federal de Goiás Escola de Música e Artes Cênicas Área de Artes da Cena LABORATÓRIOS DE ARTES DA CENA REGULAMENTO ANO: 2017 TÍTULO DO LABORATÓRIO: Laboratório de Montagens Teatrais SIGLA:

Leia mais

AMADORES EM PAUTA. Sérgio Roberto dos Passos Telles

AMADORES EM PAUTA. Sérgio Roberto dos Passos Telles AMADORES EM PAUTA Sérgio Roberto dos Passos Telles Sérgio Roberto dos Passos Telles Mestrado Linha de Pesquisa HTA Orientadora Profª Drª Angela de Castro Reis Mestre em Artes Cênicas pela Universidade

Leia mais

COMO CRIAR RELÂMPAGOS?

COMO CRIAR RELÂMPAGOS? Escola Pública de Teatro da Vila das Artes /Fortaleza- CE Curso Teatro: Conexões Contemporâneas Módulo: Linguagens Cênicas Contemporâneas Prof. Óscar Cornago Aluna: Eveline Nogueira Grupo La Calle COMO

Leia mais

Gêneros Literários. Drama. Imita a realidade por meio de personagens em ação, e não da narração. Poética de Aristóteles

Gêneros Literários. Drama. Imita a realidade por meio de personagens em ação, e não da narração. Poética de Aristóteles Gêneros Literários Drama Imita a realidade por meio de personagens em ação, e não da narração. Poética de Aristóteles Rituais a Dionísio, Deus grego da arte, da representação e das orgias, no séc. VI a.c;

Leia mais

Sobre pontos, retas e planos: a cenografia na composição em tempo real em dança contemporânea

Sobre pontos, retas e planos: a cenografia na composição em tempo real em dança contemporânea Sobre pontos, retas e planos: a cenografia na composição em tempo real em dança contemporânea On points, lines and planes: the scenography composition on real time in contemporary dance Emilliano Alves

Leia mais

Palavras-chave: Autobiografia, Cena Contemporânea, Performance

Palavras-chave: Autobiografia, Cena Contemporânea, Performance Performance, Autobiografia e Pedagogia: intersecções Mara Lucia Leal Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas UFBA Doutoranda Corpo e(m) Performance Or. Prof. Dr. Fernando Passos Professora Assistente

Leia mais

A Dama e os Vagabundos

A Dama e os Vagabundos Sinopse A Dama e os Vagabundos é uma incursão bem humorada ao universo da relação homens x mulheres. A peça remete aos encontros e desencontros amorosos, evocando alguns dos truques e sortilégios que compõem

Leia mais

ENSAIO FOTOGRÁFICO DE ESPETÁCULOS

ENSAIO FOTOGRÁFICO DE ESPETÁCULOS N 20 Setembro de 2013 ENSAIO FOTOGRÁFICO DE ESPETÁCULOS ESPETÁCULO: Calada Estranha (2012). ATORES: Marco Antônio Oliveira e Luanda Wilk. FOTO: Le cia Zanchi. N 19 20 Novembro Setembro de 2013 2012 CALADA

Leia mais

O CORO: EXPERIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE ANTROPÓFAGA Joana Poppe Crivella

O CORO: EXPERIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE ANTROPÓFAGA Joana Poppe Crivella O CORO: EXPERIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE ANTROPÓFAGA Joana Poppe Crivella Joana Poppe Crivella Mestrado Linha de Pesquisa PCT Orientador Prof Dr José da Costa Atriz e colaboradora em processos de criação em

Leia mais

EDITAL E REGULAMENTO NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI 2015/2016

EDITAL E REGULAMENTO NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI 2015/2016 EDITAL E REGULAMENTO NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI 2015/2016 O Serviço Social da Indústria SESI/RJ abre inscrições para o processo de seleção do Núcleo de Dramaturgia 2015/2016 com encontros semanais ministrados

Leia mais

Elementos para uma possível relação entre pedagogia do teatro e processos colaborativos de criação teatral.

Elementos para uma possível relação entre pedagogia do teatro e processos colaborativos de criação teatral. Elementos para uma possível relação entre pedagogia do teatro e processos colaborativos de criação teatral. Vicente Concilio Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Mestre Programa de Pós-Graduação

Leia mais

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO Tipos de Letras Diferenciação entre o espaço bi e tridimensional, espaço e volume e suas conexões com as formas o espaço teatral, o corpo em movimento e o som no espaço. Cores Arte rupestre 6ª ANO 5ª SÉRIE

Leia mais

ÍNDICE O TEXTO DRAMÁTICO PROFISSÕES RELACIONADAS COM O TEATRO VOCABULÁRIO RELACIONADO COM O TEATRO. Leitura de cartazes publicitários

ÍNDICE O TEXTO DRAMÁTICO PROFISSÕES RELACIONADAS COM O TEATRO VOCABULÁRIO RELACIONADO COM O TEATRO. Leitura de cartazes publicitários O TEXTO DRAMÁTICO O TEXTO DRAMÁTICO ÍNDICE PROFISSÕES RELACIONADAS COM O TEATRO VOCABULÁRIO RELACIONADO COM O TEATRO Leitura de cartazes publicitários CATEGORIAS DO TEXTO DRAMÁTICO O TEXTO DRAMÁTICO. Tem

Leia mais

OS FRACASSADOS. Sinopse

OS FRACASSADOS. Sinopse OS FRACASSADOS Sinopse Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Os Fracassados, conta a história de quatro amigos que se encontram após uma aparente tragédia. Embriagados em suas memórias, vivem uma jornada

Leia mais

Pró-Reitoria de Integração aos Setores Comunitários e Produtivos PROIN

Pró-Reitoria de Integração aos Setores Comunitários e Produtivos PROIN Programa Institucional de Bolsas de Integração PIBIN 2012/2013 ANEXO III Solicitação de Ampliação e Implementação Título do Projeto: Teatro Científico Popularização da Ciência através do Teatro Colegiado

Leia mais

ESTÉTICA DA CIDADE E ESTÉTICA DO SUBÚRBIO: ATRAVESSAMENTOS SOCIAIS E GEOGRÁFICOS NA CRIAÇÃO CÊNICA

ESTÉTICA DA CIDADE E ESTÉTICA DO SUBÚRBIO: ATRAVESSAMENTOS SOCIAIS E GEOGRÁFICOS NA CRIAÇÃO CÊNICA ESTÉTICA DA CIDADE E ESTÉTICA DO SUBÚRBIO: ATRAVESSAMENTOS SOCIAIS E GEOGRÁFICOS NA CRIAÇÃO CÊNICA Juliana Souza do Rego Juliana Souza do Rego Mestrado Linha de Pesquisa PMC Orientadora Profª Drª Rosyane

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Educação Processo Seletivo (edital 002/2006) Caderno de Prova Educação Básica na Rede Municipal de Ensino e Entidades Conveniadas Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 4º ANO Expressão Físico-motora Perfil de Aprendizagens ATIVIDADES RÍTMICAS

Leia mais

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P Avaliação Diagnóstica PLÁSTICA- Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P CAPACIDE DE E COMUNICAÇÃO Subdomínio: Produção e Criação Reproduzir vivências

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 055/2005-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 055/2005-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 055/2005-COU/UNICENTRO ESTA RESOLUÇÃO ESTÁ REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 23/2009-COU/ UNICENTRO. Aprova o Currículo do Curso de Graduação em Arte-Educação da UNICENTRO, Campus Universitário de

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I DOCUMENTOS DE ACORDO COM A ÁREA EM QUE SE ENQUADRA SEU PROJETO SÃO ACEITAS AS EXTENSÕES DE ARQUIVO: AVI, MP3, MP4, PDF, JPG

Leia mais

Pedagogia do Teatro e Processos de Criação - Ano 4

Pedagogia do Teatro e Processos de Criação - Ano 4 Pedagogia do Teatro e Processos de Criação - Ano 4 A presente proposta de Programa de Extensão denominado 'Pedagogia do Teatro e Processos de Criação' pretende aprofundar a relação entre a Licenciatura

Leia mais