LIPOASPIRAÇÃO / LIPOESCULTURA / LIPO A LASER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIPOASPIRAÇÃO / LIPOESCULTURA / LIPO A LASER"

Transcrição

1 LIPOASPIRAÇÃO / LIPOESCULTURA / LIPO A LASER (CIRURGIA PLÁSTICA DE CONTORNO CORPORAL) A Lipoaspiração é um método cirúrgico desenvolvido na Europa, particularmente na Suíça e França a partir de Foi apresentado pela primeira vez, fora da Europa, em um congresso da nossa Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em Fortaleza. A lipoaspiração destina-se à remoção de gordura localizada, de qualquer região do corpo, com mínimas cicatrizes, por meio de um aparelho especial de vácuo, desde que consideradas algumas particularidades como a textura e elasticidade da pele, dentre outras. A Lipoescultura é um termo mais recentemente difundido que caracteriza a mesma lipoaspiração e a utilização desta gordura aspirada para preenchimentos de alguma depressão corporal (lipoenxertia). Obviamente não é um tratamento de obesidade, devendo ser encarado como uma cirurgia de modelação ou de contorno corporal. Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, poderá haver uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os quilos retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantenha com o restante do tronco e os membros.n A Lipo a LASER, também chamada de Laserlipólise consiste na introdução de feixe de luz (LASER DE DIODO) através de uma cânula contendo uma fibra óptica, no tecido gorduroso, com a função de derreter a gordura, tornando a lipoaspiração mais fácil, e com outras vantagens como o sangramento menor, menos dor no pós-operatório, retração da pele onde ela foi realizada. AS CICATRIZES As cicatrizes da lipoaspiração correspondem a pequenos cortes que são cuidadosamente colocados em pontos estratégicos para a devida remoção gordurosa, mas que são planejadas para estarem disfarçados em sulcos, dobras, relevos naturais ou em áreas normalmente cobertas por vestes, na maioria dos casos. Passam por toda a evolução normal de uma cicatriz, tornando-se discretas, de uma maneira geral na maioria dos casos. Até o 30º dia, os pequenos cortes apresentam bom aspecto, podendo ocorrer discreta reação

2 aos pontos. Do 30º dia ao 12º mês, poderá haver um espessamento natural da cicatriz com mudança na sua tonalidade, podendo passar do vermelho ao marrom, para em seguida começar a clarear. É o período que mais preocupa os(as) pacientes, todavia sendo temporário e variando de pessoa para pessoa. A partir daí, a cicatriz tende a ficar cada vez mais clara e menos espessa, atingindo seu aspecto definitivo. Portanto, qualquer avaliação definitiva de uma cirurgia deste tipo, deverá ser feita após um período de 18 meses. Na dúvida, esclareça conosco. INDICAÇÕES Como referimos a pouco, esta técnica pode ser utilizada para qualquer região corporal que apresente acúmulo localizado de gordura. Entretanto, há limitações técnicas e anatômicas como toda cirurgia estética. A lipo não vai corrigir flacidez de pele ou da musculatura local. Assim, resultados espetaculares nem sempre são possíveis, e nesses casos, a remoção do excesso de gordura poderá acentuar a flacidez, já que a pele (com sua elasticidade prejudicada) ficará sem uma boa sustentação. Por ser um tratamento de acúmulo localizado de gordura, a lipoaspiração não deve ser encarada como uma opção entre este procedimento e a plástica de abdômen. Nos casos de indicar lipoaspiração pura, não deverá haver flacidez de pele significante, mas somente excesso localizado de gordura em uma região com boa textura e elasticidade da pele. Na flacidez abdominal há excesso de tecidos sem boa elasticidade da pele, sendo sua remoção a única opção, podendo até estar associada a lipo de outras áreas. Não há limitações de idade para esta cirurgia, mas apenas pelas condições de flacidez e elasticidade de pele. Entretanto, mesmo nestes casos de flacidez, a lipoaspiração pode ser considerada. Assim, ou a lipo será complementada por uma remoção de pele flácida ou o cliente deverá aceitar a possibilidade de ficar com um grau mais acentuado de flacidez naquela região, com possíveis irregularidades de superfície. Grandes lipoaspirações (mega lipoaspirações) são procedimentos passíveis de maiores riscos operatórios e devem assim, ser desaconselhados. Às vezes preferimos indicar o tratamento dividido em etapas, pensando em maior segurança para o(a) paciente. É comum o pedido do (a) paciente para retirarmos toda a gordura da região a ser tratada. Devemos esclarecer que a pele é sustentada por esta camada de gordura e que a sua total remoção poderá cursar com irregularidades da pele ou até mesmo risco de necrose (morte) tecidual por falta de vascularização local. Pode ser associada a outras cirurgias, dependendo das suas dimensões e da particularidade de cada caso. Isto será esclarecido pelo seu cirurgião, ponderando as expectativas e as possibilidades técnicas.

3 Lembre-se que existe um limite de volume de gordura a ser lipoaspirado, e esse limite deve ser respeitado independente das quantidades de regiões a serem tratadas. Embora a técnica da lipoaspiração utilize a infiltração de substâncias que reduzem o sangramento, o exagero pode levar a perda de sangue. Com isso, expõe o paciente a riscos como a necessidade de trasnfusões ou até mesmo a eminência de morte. Sendo assim, é imprescindível respeitar a prudência médica em observar os limites da lipoaspiração. As expectativas são consideradas na mesma proporção em que se preserva a saúde do paciente. QUANDO OPERAR Desde que exista a gordura localizada sem flacidez de pele exagerada, e cada área a ser lipoaspirada será avaliado pelo seu médico, e discutido a indicação que, uma vez comprovada, pode-se indicar a cirurgia, respeitando-se o início da idade adulta. Não aconselhamos a cirurgia antes de 6 a 12 meses do parto ou cesariana e antes de 6 meses da última amamentação. CUIDADOS COM O PESO CORPORAL Se seu peso corporal atual estiver acima do que chamamos ideal, seria importante para o resultado final, que você emagrecesse, e para tanto você tem deve fazer as avaliações e seguimentos com Endocrinologista, Nutrologista, Psicanalista, Nutricionista, etc., pois alterações do peso no pós-operatório podem comprometer o resultado final da cirurgia. CUIDADOS COM AS REGIÕES A SEREM LIPOASPIRADAS Temos à sua disposição na Clínica, Dermatologistas e Fisioterapeutas, que lhe orientarão quanto aos tratamentos e procedimentos que deverão ser realizados antes e após a Lipoaspiração / Lipoescultura, para que tenhamos uma melhor qualidade na cirurgia e como complementação a Esteticista e Cosmetóloga que lhe orientará no preparo da pele para a cirurgia e poderá acompanhá-la no pré e pós-operatório com tratamentos personalizados e adequados (Esfoliação, Revitalização, Hidratação, Depilação e outros que se fizerem necessários para o seu caso), e para isto, seria importante marcar avaliações com estas profissionais.

4 CUIDADOS FISIOTERÁPICOS A Drenagem Linfática Manual e/ou tratamento com Máquinas (Endermologia, Radio-frequência, Criolipólise, Carboxiterapia, etc.) feita pelas Fisioterapeutas, segue um ritual padronizado no seguimento dos gânglios da região torácica e abdominal para ativar a circulação dos líquidos biológicos e auxiliam na diminuição do edema (inchação) e da fibrose, e conseqüentemente, melhorando a adaptabilidade da pele em seu novo contorno e este tratamento deve ser iniciado antes da cirurgia e continuado já no primeiro dia de curativo, oriente-se antes da cirurgia, na Clínica. RISCOS Muitos questionam sobre os riscos da cirurgia. Toda cirurgia tem riscos, mas estes são geralmente previsíveis e na maioria das vezes, controláveis. A cirurgia estética como procedimento eletivo, é uma conduta cirúrgica planejada, podendo aguardar a oportunidade ideal para ser realizada, razão pela qual os riscos sistêmicos a ela inerentes são menores, e por isso raramente traz implicações sérias, entretanto, como todo ato cirúrgico, tem seu risco natural e podem ocorrer imprevistos. Para formalizar o cumprimento do dever de informar, atendendo aos dispostos nos artigos 56 e 59 do Código de Ética Médica e no art. 9 da Lei 8078, orientamos pessoalmente e por escrito a respeito de todos os cuidados pré e pós-operatórios que deverão ser seguidos, bem como sobre as complicações e intercorrências que podem ocorrer nesta(s) cirurgia(s), entre eles e principalmente equimoses e ou hematomas (manchas roxas), hemorragias (sangramentos), edemas (inchaços), seromas (acúmulos de líquidos), infecções locais ou gerais (septicemia), necrose (morte) de tecidos, deiscências (rupturas) de suturas ou de cicatrizes, assimetrias, irregularidades de superfície, cicatrizes aparentes, tumorais (quelóides) ou escurecidas, alterações neuromusculares, alterações neurosensitivas (insensibilidade, hipersensibilidade, etc.), problemas vasculares, tromboses, embolias, complicações anestésico-cirúrgicas de maior ou menor gravidade, reações alérgicas de maior ou menor intensidade e demais riscos, próprios de qualquer ato cirúrgico e até o óbito. Tenha a certeza que tudo será feito para evitá-los, proporcionando os melhores resultados, mas a cirurgia plástica, mesmo a estética, envolve obrigação de meios, segundo resolução 1621/2001 artigo 4º do Conselho Federal de Medicina, ou seja, visa trazer benefício à saúde do paciente, seja ele físico, mental ou psicológico e que como em qualquer outra especialidade médica, não se pode prometer resultados, já que existem fatores na evolução de uma cirurgia que independem da atuação e capacidade do cirurgião, uma vez que existem limitações de ordem técnica e biológica (individual de cada paciente).lembre-se que os maiores interessados nos bons resultados são o paciente e o cirurgião, e o bom relacionamento entre eles deve ser sempre procurado nas consultas.

5 CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS Todos os dados relativos à sua saúde serão questionados, incluindo doenças prévias ou em tratamento, uso de medicamentos ou drogas, tabagismo, alergias medicamentosas, alimentares ou diversas, cirurgias prévias, história familiar para determinadas patologias, etc.. Como rotina, solicitamos alguns exames laboratoriais de sangue e urina que recomendamos sejam feitos cerca de até no máximo 30 dias antes da cirurgia, assim como uma avaliação clínico-cardiológica (risco cirúrgico). É importante que se faça, de modo recente, os ultrassons de parede abdominal e abdomen total (quando for se submeter à lipoaspiração da região abdomina), lque deverão ser avaliadas por nós e guardadas por vocês. Outros exames e/ou avaliações e/ou tratamento com outros profissionais (ginecologista, endocrinologista, urologista, neurologista, hematologista, alergista, etc.), ser-lhe-ão solicitados quando necessário. Lembrese também das Recomendações Gerais a Pacientes em Cirurgia Plástica que lhe foram passadas, e as principais orientações e cuidados para as Lipoaspirações são: Parar com os medicamentos para emagrecer pelo menos 30 dias antes. Abstinência do fumo por 30 dias antes da operação É sabido que o fumo prejudica a circulação cutânea e dificulta a cicatrização, levando até mesmo a necrose (morte) de pele. Em casos de necessidade associa-se vitamina C e vasodilatadores antes da cirurgia. Isto será orientado pelo seu médico. Pacientes do sexo feminino em idade fértil, aconselhamos que opere em períodos diferentes ao do seu período menstrual e tenha a certeza de que não esteja grávida. Devem ser evitados quaisquer medicamentos contendo ácido acetil salicílico como: Aspirina, AAS, etc., por pelo menos 15 dias antes da cirurgia, e outros que sejam anticoagulantes, corticóides de uso prolongado, etc. e, quanto aos outros medicamentos que você possa estar tomando, deve informar-se conosco, com o seu cardiologista ou com o cardiologista de nossa Clínica da necessidade de parar de tomá-los. Comunicar conosco qualquer anormalidade ou uso recente de medicamentos, alergias medicamentosas ou alimentares e alguma outra informação que venha a ser pertinente. A Equipe do STK-Núcleo de Cirurgia Plástica para sua comodidade, lhe orientará na escolha e aquisição de todos os produtos (cintas, espumas, cremes, sabonetes, etc.) que devem ser usados antes e após a cirurgia, informe-se.

6 Deve-se iniciar o banho com sabonete anti-séptico (tipo Soapex) três dias antes da cirurgia e deve-se tomar banho com o mesmo sabonete, no dia da cirurgia. Não usar cremes nas regiões abdominais a partir da véspera da cirurgia. Não depilar ou raspar os pelos pubianos na véspera da cirurgia. Guardar em casa objetos pessoais como jóias e bijuterias, etc., mas se os trouxer, deixe-os com seu acompanhante e informamos que existe um cofre em cada apartamento da Clinica. Você deve trazer um pijama ou camisola, preferencialmente de abotoar na frente, chinelos, material de higiene pessoal, etc. Manter o jejum, inclusive de água, de aproximadamente oito (8) horas antes do horário programado para a sua cirurgia. Não se esqueça de marcar para tirar as fotos pré-operatórias na STK - Núcleo de Cirurgia Plástica, preferencialmente antes do dia da cirurgia, quando deverá ser resolvida toda a parte burocrática quando ser-lhe-ão entregues todas as documentações que deverão ser lidas e esclarecidas e assinadas Neste momento receberemos e arquivaremos os seus exames complementares. Gostaríamos que não se usasse esmalte colorido, tanto nas mãos, quanto nos pés. Chegar à Clínica no horário programado para a sua internação, e com acompanhante. Não existem problemas na permanência de parente ou amiga(o) lhe acompanhando, porém informamos que as refeições para os mesmos não estão inclusas na sua diária normal, mas temos o frigobar no apartamento e um cardápio variado à escolha, no serviço de copa da Clínica. Não existe um horário rígido para visitas, mas para o conforto do paciente, sugerimos que não ultrapasse as 21 horas. É importante que você esteja tranqüila(o). A CIRURGIA A anestesia comumente é a peridural com sedação, para as cirurgias no tronco e membros inferiores. Poderá ser geral ou mesmo local em casos determinados pela equipe cirúrgicoanestésica e também de acordo com a região a ser aspirada, cirurgias associadas ou

7 preferência do(a) paciente. Pode ter caráter ambulatorial (alta hospitalar no mesmo dia) ou necessitar de internação por um ou mais dias, também dependendo das possíveis cirurgias associadas e casos especiais. Após a anestesia procede-se à infiltração de uma solução salina com adrenalina na área a ser aspirada, com a finalidade de facilitar o procedimento e reduzir os possíveis sangramentos. Também existe a lipoaspiração a seco que é usada por alguns cirurgiões. Estas questões técnicas serão esclarecidas por seu médico. Através de cânulas de diversos calibres e formatos, a gordura é aspirada, dando o contorno programado. O tempo da cirurgia vai depender da área a ser tratada sendo aquele necessário para dar o melhor resultado de cada caso (em geral, cerca de 2 (duas) a 5 (cinco) horas). Assim, também os gastos com as despesas médicas e hospitalares serão proporcionais à extensão do procedimento. Isto será detalhadamente esclarecido em sua consulta preliminar. Os pequenos orifícios necessários para a cirurgia serão suturados (pontos) e a área operada será comprimida por modeladores elásticos ou faixas compressivas, cujos modelos vão variar de acordo com a região tratada. Esta compressão é extremamente importante para o controle do edema (inchaço) e remodelação corporal, somente sendo retirada para o banho na fase inicial do pós-operatório. ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIA É muito importante que tenha o máximo de informações de como é a evolução normal, a curto e em longo prazo, tanto no que se refere ao resultado final de uma Abdominoplastia, quanto ao resultado definitivo da cicatriz cirúrgica, nas didiferentes fases do pós-operatório, que se inicia no ato cirúrgico até o final do processo de cicatrização total, que gira próximo ao décimo oitavo mês (ou mais), e também para que siga correta e plenamente todas as orientações e cuidados que ser-lhe-ão passadas aqui de modo impresso e ressaltadas verbalmente. A Cirurgia Plástica é a mesclagem entre a ciência e a arte, onde os resultados de uma cirurgia estão diretamente relacionados às características individuais da pele ( espessura, textura, presença ou não de estrias, quantidade de tecido gorduroso, etc. ) hormonais, hereditárias, etc., assim como também estão relacionados aos cuidados gerais e com os locais das cirurgias (abdômen, coxas, etc. ) que se deve ter. Sabendo-se destes fatores, você não deve medir esforços para que ambos alcancemos aquilo que temos como meta, ou seja: o melhor resultado possível para a sua cirurgia, e para nos auxiliar neste objetivo, existe em nossa Clínica, como você sabe, uma equipe de profissionais médicos e e outros profissionais (Cardiologista, Nutrólogo, Dermatologista, Fisioterapeuta e Esteticista/Cosmetóloga, etc.) preparados para um completo acompanhamento pós operatório; Todos estes profissionais, com um trabalho integrado ao nosso, nos dão as condições necessárias de uma abordagem multidisciplinar, e como conseqüência, um resultado final ainda mais completo e harmônico, sob todos os aspectos.

8 O período total de cicatrização de uma ferida cirúrgica é de aproximadamente 18 meses, sendo a cicatriz quase invisível no primeiro mês, adquirindo várias tonalidades de cor (vermelha, rósea, marrom, etc.) com o passar do tempo e, até se tornar praticamente imperceptível no período final. O resultado definitivo da Lipoaspiração / Lipoescultura, no que se refere à forma, consistência, inchação, presença ou não de fibroses, cicatrizes, etc., somente vamos obter do oitavo ao décimo oitavo mês. Normalmente esta cirurgia não apresenta um pós-operatório doloroso. A sensação é comparada com a atividade física intensa em pessoas que não costumam se exercitar. Mesmo assim, se apresentar algum grau aumentado de sensibilidade dolorosa, o uso de analgésicos comuns resolvem bem e serão recomendados em sua prescrição de pós-operatório. Somente use medicamentos recomendados pelo seu médico, seguindo todas as orientações dadas pela equipe cirúrgica. É melhor que você esclareça suas dúvidas com quem o operou evitando pedir orientações a amigos que não conhecem detalhadamente o seu caso. Você, após receber alta da Clínica, deverá seguir estas recomendações que são necessárias para uma boa recuperação: A medicação deve ser tomada como prescrita e não use os que contenham o Ácido Acetil Salicílico (AAS, Aspirina ou similares), pelo menos nos primeiros dias de pós-operatório; A alimentação pode ser normal e deve-se ingerir muito líquido (Água, suco, chá, água de coco, isotonicos,etc.) (3/4 litros/dia); As pequenas caminhadas são muito importantes já no dia seguinte da cirurgia. Não há a necessidade de permanecer deitado(a) durante todo o dia; Descanse a posição das costas para que ao deitar, você consiga relaxar, e deite com travesseiro(s) por baixo dos joelhos por 4 a sete dias). Ao assentar não dobre agudamente sobre a área operada, evitando comprimi-la; Recomendamos o uso de meias compressivas (tipo de varizes) de suave ou média compressão que atinja o joelho ou acima dele, devendo-se movimentar constantemente os membros inferiores durante o período de repouso para melhorar a circulação e evitar possíveis casos de trombose e embolia (um mês); Não fazer ginásticas ou atividades esportivas, (ginástica abdominal, aeróbica, vôlei, peteca, etc.) por um mês. Nós lhe informaremos durante o seu acompanhamento, os exercícios físicos para os quais você estará liberada(o);

9 Não dirigir (15 dias); Não se expor ao sol ou calor excessivo (sauna, piscina, etc.) por um a dois meses; Você deve usar cinta de compressão abdominal por três meses e quando for liberado pela equipe cirúrgica, trocar os curativos e se houver um pequeno sangramento (que é normal e não deve assustá-lo(a)); O uso de espuma de nylon ou talas deve ser colocada entre a pele e a cinta, sendo de uso contínuo nos primeiros sete a quinze dias, e após o décimo quinto dia usar apenas para dormir; Banhos (devem ser rápidos e com água não muito quentes) ou trocas do modelador somente com a autorização da equipe cirúrgica ou sob sua orientação; Vida sexual, com moderação estará liberada após oito dias da cirurgia; Recomendamos a realização drenagem linfática com fisioterapeuta, já no dia do 1º curativo (com três a cinco dias de pós-operatório), até cerca de 30 dias ou de acordo com a avaliação médica e fisioterapica; Não passar álcool, éter, etc. sobre a cicatriz (três meses); Após o terceiro mês, retirar o micropore e você deverá passar os cremes recomendados; Após 1 mês poderá retornar a suas atividades físicas habituais como ginástica geral, abdominal e natação. Elas irão ajudar na conservação dos resultados; Os retornos devem ser seguidos para uma completa recuperação e avaliação dos resultados; O(a) paciente jamais deverá fazer compressas quentes ou de gêlo na área operada, para melhorar o inchaço. A pele ainda estará insensível e poderá ocorrer queimadura de 3º grau. *OBSERVAÇÃO: Sangramentos copiosos ou variações volumétricas exageradas (na maioria das vezes unilateral) e de acontecimento súbito, acompanhados de dor, devem ser imediatamente comunicados ao seu médico. Pode se tratar de um hematoma e deve ser avaliado prontamente.

10 INTERCORRÊNCIAS As intercorrências são situações que surgem no período pós-operatório e não interferem no resultado. São exemplos: equimoses (manchas roxas na pele), edema (inchaço), pequenos hematomas que podem drenar espontaneamente ou necessitar drenagem cirúrgica, deiscência de pontos (abertura do corte), seroma (coleção de líquidos que se formam pelo grande descolamento tecidual), alterações permanentes (definitivas) ou passageiras da sensibilidade (melhoram após vários meses) etc. Outras intercorrências indesejáveis e mais complexas: infecção, transfusão de sangue, necrose parcial ou total da pele (sendo o tabagismo a principal causa), aumento da flacidez da pele na área aspirada e as intercorrências pertinentes a qualquer procedimento cirúrgico. As irregularidades de superfície podem ocorrer devido a uma má resposta retrátil da pele e a permanência de alguns volumes indesejáveis. Sua ocorrência, felizmente, não é frequente e não costuma comprometer os resultados. Nestas eventualidades é fundamental manter a calma e conversar profundamente com seu médico que cuidará atentamente do seu caso. A paciente não deve transmitir a existência destas intercorrências a seus amigos e familiares. Eles poderão deixá-la insegura, nada podendo fazer efetivamente para ajudá-la. Isto gera angústia, dúvidas e insegurança. Continuar confiando no seu médico ainda é o melhor caminho e ele saberá como lhe ajudar. EVOLUÇÃO EM LONGO PRAZO A Lipoaspiração não é cirurgia para o resto da vida. A qualidade dos resultados sofre alterações contínuas ao longo dos anos. Alguns fatores como idade, variação do peso corporal, qualidade e textura da pele, influências hormonais, gravidez, etc., interferem de forma incisiva no organismo, independentemente de ter ou não sido operado. As células gordurosas residuais (adipócitos) podem aumentar de volume quando o(a) paciente volta a ganhar peso. A não ser que este ganho de peso seja grande, mesmo que o(a) paciente engorde são preservadas as formas. A manutenção dos resultados de uma lipoaspiração, portanto, mais dependem do(a) paciente, que será orientado a manter um programa de exercícios físicos e de controle de peso. Assim, nova cirurgia poderá ser indicada quando, com o passar do tempo, estas alterações se apresentarem, alterando o formato e/ou volume da área operada. Esta nova cirurgia não é, entretanto, um retoque da primeira. É um novo procedimento que poderá ser indicado para tratar as deformidades decorrentes dos fatores anteriormente citados.

11 IMPORTANTE A Lipoaspiração, como qualquer tipo de cirurgia pode determinar resultados que não dependem do cirurgião. A idade, o volume de gordura a ser aspirado, a flacidez de pele e da região e a acomodação desta pele no pós-operatório podem interferir no resultado final. Uma segunda ou mesmo terceira cirurgia pode fazer parte do programa de tratamento. Resultados definitivos somente devem ser considerados após 6 (seis) a 12 (doze) meses da cirurgia. As cirurgias de retoques, quando necessárias, serão aconselhadas pelo cirurgião, devendo-se respeitar o tempo necessário para a adequação dos tecidos e acomodação das cicatrizes. Quando realizadas em momento inoportuno, podem não alcançar os resultados desejados. Os retoques não significam incapacidade técnica, mas sim uma revisão cirúrgica para se alcançar resultados ainda melhores. Os custos destes possíveis retoques serão cobrados somente em relação às despesas hospitalares e de anestesista. Não serão cobrados honorários da equipe cirúrgica desde que estes retoques sejam realizados no período sugerido pelo cirurgião. Para fins de honorários, será considerado retoque, todo procedimento indicado pelo seu cirurgião, seguinte à primeira cirurgia, até um período subsequente de 12 (doze) meses. Após este período, qualquer intervenção cirúrgica será considerada como um novo procedimento, independente do primeiro, mesmo que nas mesmas áreas. O código de normas e condutas do cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbe a exibição de fotos de pré e pós-operatório, mesmo que haja autorização do paciente. Proíbe ainda o uso de fotos de partes do corpo. A divulgação de preços e condições de pagamento em meios de comunicação, como jornal e TV é vedada. Lembre-se de ler também as orientações gerais em cirurgia plástica que sempre são entregues junto com este informativo. Consulte informações sobre seu cirurgião plástico junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica pelo site na internet ou pelo telefone: SBCP NACIONAL SBCP REGIONAL/MG Fone: (11) / Fone: (31)

12 DR. LUIZ ALBERTO LAMANA DOS SANTOS CRMMG Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) Membro da International Society of Aesthetic and Plastic Surgery (ISAPS) Membro da American Society of Plastic Surgeons (ASPS) Membro Titular da Federation Ibero-Latinoamericana de Cirugía Plástica (FILACP) Especialista em Cirurgia Plástica pelo Conselho Federal de Medicina Membro Titular da Sociedade Brasileira de LASER em Medicina e Cirurgia Membro da Sociedade Brasileira de Microcirurgia Reconstrutiva Diretor da Clínica STK - Núcleo de Cirurgia Plástica - Primeira Clínica de Cirurgia Plástica do Brasil a se certificar pela ABNT com a ISO 9001 lamana@nucleodecirurgiaplastica.com.br atendimento@nucleodecirurgiaplastica.com.br admin@nucleodecirurgiaplastica.com.br financeiro@nucleodecirurgiaplastica.com.br qualidade@nucleodecirurgiaplastica.com.br enfermagem@nucleodecirurgiaplastica.com.br

ABDOMINOPLASTIA AS CICATRIZES (CIRURGIA PLÁSTICA DO ABDÔMEN)

ABDOMINOPLASTIA AS CICATRIZES (CIRURGIA PLÁSTICA DO ABDÔMEN) ABDOMINOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DO ABDÔMEN) A Abdominoplastia também chamada de Dermolipectomia Abdominal, destina-se à remoção de gordura localizada no abdome inferior, assim como da flacidez de pele

Leia mais

Dr. Fábio Luiz Frade CIRURGIA PLÁSTICA

Dr. Fábio Luiz Frade CIRURGIA PLÁSTICA RITIDOPLASTIA OU LIFTING FACIAL (CIRURGIA DE REJUVENESCIMENTO FACIAL) Esta cirurgia procura diminuir a flacidez e atenuar as rugas da face e pescoço, assim como remover os excessos de gordura localizada

Leia mais

LIPOASPIRAÇÃO 01) P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO?

LIPOASPIRAÇÃO 01) P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO? LIPOASPIRAÇÃO Este procedimento cirúrgico tem a finalidade de remodelar o contorno corporal, através da remoção por aspiração controlada a vácuo, de gordura localizada em diferentes regiões do corpo, que

Leia mais

especial verão 44 Plástica & Beleza

especial verão 44 Plástica & Beleza especial verão 44 Plástica & Beleza deverão! Curvas com a proximidade da temporada do sol, começa a corrida feminina em busca do corpo perfeito. a boa notícia é que se você sonha em se submeter a uma cirurgia

Leia mais

Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos(as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial:

Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos(as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial: Abdominoplastia A leitura destas observações sobre a cirurgia plástica abdominal servirá para esclarecê-o(a) sobre os detalhes que certamente estão lhe interessando no momento. Existem informações errôneas

Leia mais

Dr. Fábio Luiz Frade CIRURGIA PLÁSTICA

Dr. Fábio Luiz Frade CIRURGIA PLÁSTICA LIPOASPIRAÇÃO/LIPOESCULTURA (CIRURGIA DE CONTORNO CORPORAL) A lipoaspiração é um método cirúrgico desenvolvido na Europa, particularmente na Suíça e França a partir de 1977. Foi apresentado pela primeira

Leia mais

Evitar o uso de bebidas alcoólicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia. Não utilizar qualquer medicação sem orientação médica.

Evitar o uso de bebidas alcoólicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia. Não utilizar qualquer medicação sem orientação médica. Abdominoplastia Não utilizar qualquer medicação sem orientação médica. Não tomar na semana anterior a cirurgia qualquer medicação que contenha ácido acetil salicílico (AAS, Bufferin, Aspirina), Ginseng,

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção cirúrgica indicada

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO LIPOASPIRAÇÃO E LIPOENXERTIA

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO LIPOASPIRAÇÃO E LIPOENXERTIA TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO LIPOASPIRAÇÃO E LIPOENXERTIA INFORMAÇÕES GENÉRICAS CONCEITO: lipoaspiração é o nome dado a uma técnica cujo objetivo é a retirada parcial das gorduras localizadas, as quais

Leia mais

ORIENTAÇÃO A PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDA À CIRURGIA DE MASTOPEXIA COM PRÓTESE

ORIENTAÇÃO A PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDA À CIRURGIA DE MASTOPEXIA COM PRÓTESE ORIENTAÇÃO A PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDA À CIRURGIA DE MASTOPEXIA COM PRÓTESE Quando existe queda das mamas associada a volume mamário insuficiente, há necessidade de inclusão de próteses mais retirada

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção cirúrgica indicada

Leia mais

ABDOMINOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DO ABDOME)

ABDOMINOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DO ABDOME) ABDOMINOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DO ABDOME) A abdominoplastia destina-se à remoção de gordura localizada no abdome inferior, assim como da flacidez de pele ao redor da região umbilical e das estrias

Leia mais

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE LIPOABDOMINOPLASTIA- DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL PLÁSTICA ABDOMINAL E LIPOASPIRAÇÃO

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE LIPOABDOMINOPLASTIA- DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL PLÁSTICA ABDOMINAL E LIPOASPIRAÇÃO 1 INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE LIPOABDOMINOPLASTIA- DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL PLÁSTICA ABDOMINAL E LIPOASPIRAÇÃO (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA) O conhecimento e o entendimento

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO. CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL (Dermolipectomia abdominal) INFORMAÇÕES GENÉRICAS: INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO. CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL (Dermolipectomia abdominal) INFORMAÇÕES GENÉRICAS: INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS: TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO 1 CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL (Dermolipectomia abdominal) INFORMAÇÕES GENÉRICAS: A dermolipectomia é uma cirurgia que se destina a retirar determinada quantidade de pele

Leia mais

CUIDADOS PRÉ E PÓS PROCEDIMENTOS A LASER EVITAM AGRESSÃO À PELE

CUIDADOS PRÉ E PÓS PROCEDIMENTOS A LASER EVITAM AGRESSÃO À PELE O tratamento com laser se tornou um forte aliado quando o assunto é tecnologia e beleza. A busca por medicamentos e técnicas para prolongar a juventude tem se tornado uma realidade cada vez mais presente

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: CIRURGIA PLÁSTICA DE GINECOMASTIA INFORMAÇÕES GENÉRICAS A cirurgia de Ginecomastia se destina a retirar o excesso de gordura e/ou de glândulas da região peitoral masculina. Quando o volume excessivo local

Leia mais

ANESTESIA. Guia do Paciente

ANESTESIA. Guia do Paciente ANESTESIA Guia do Paciente ANESTESIA Guia do Paciente Orientações para o Paciente Cirúrgico Caro Paciente e Familiares, Este Guia foi elaborado para contribuir com a sua participação e de seus familiares

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL (cirurgia plástica da barriga) INFORMAÇÕES GENÉRICAS: A dermolipectomia é uma cirurgia que se destina a retirar determinada quantidade de pele e (de) gordura do abdome. Favorece

Leia mais

O objetivo da rinoplastia estética é o resultado harmônico e natural, com traços adequados ao rosto da pessoa.

O objetivo da rinoplastia estética é o resultado harmônico e natural, com traços adequados ao rosto da pessoa. RINOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DO NARIZ) O objetivo da rinoplastia estética é o resultado harmônico e natural, com traços adequados ao rosto da pessoa. Por meio da entrevista com o(a) paciente, o cirurgião

Leia mais

Lifting da Face - Terço Inferior

Lifting da Face - Terço Inferior Lifting da Face - Terço Inferior A identidade humana é determinada primeiramente pelo rosto sua estrutura, aparência e expressões. As alterações determinadas pela idade que afetam a aparência do rosto

Leia mais

AUMENTO DE GLÚTEOS COM E SEM LIFTING (AUMENTO DE NÁDEGAS GLUTEOPLASTIA DE AUMENTO COM E SEM ELEVAÇÃO RESHAPING DE GLÚTEOS)

AUMENTO DE GLÚTEOS COM E SEM LIFTING (AUMENTO DE NÁDEGAS GLUTEOPLASTIA DE AUMENTO COM E SEM ELEVAÇÃO RESHAPING DE GLÚTEOS) CRM/MG-25684 Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica AUMENTO DE GLÚTEOS COM E SEM LIFTING (AUMENTO DE NÁDEGAS GLUTEOPLASTIA DE AUMENTO COM E SEM ELEVAÇÃO RESHAPING DE GLÚTEOS) A gluteoplastia

Leia mais

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plastica. Particular

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plastica. Particular Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plastica Particular PROCEDIMENTOS GERENCIADOS Cirurgia Diária CIRURGIA PLASTICA Day Clinic Local + Sedação Apartamento Simples Peridural Apartamento

Leia mais

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS)

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) Orelha em abano é um defeito congênito, de característica familiar, geralmente bilateral, cujas alterações consistem em um aumento do ângulo (abertura da orelha)

Leia mais

Abdominoplastia Cirurgia do abdome

Abdominoplastia Cirurgia do abdome A abdominoplastia destina se à remoção de gordura localizada no abdome inferior, assim como da flacidez de pele ao redor da região umbelical e das estrias situadas entre o umbigo e os pêlos pubianos. Não

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO. CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL (Dermolipectomia abdominal)

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO. CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL (Dermolipectomia abdominal) TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL (Dermolipectomia abdominal) INFORMAÇÕES GENÉRICAS: A dermolipectomia é uma cirurgia que se destina a retirar determinada quantidade de pele

Leia mais

LIPOASPIRAÇÃO/LIPOESCULTURA (CIRURGIA DE CONTORNO CORPORAL)

LIPOASPIRAÇÃO/LIPOESCULTURA (CIRURGIA DE CONTORNO CORPORAL) CRM/MG-25684 Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica LIPOASPIRAÇÃO/LIPOESCULTURA (CIRURGIA DE CONTORNO CORPORAL) A lipoaspiração é um método cirúrgico desenvolvido na Europa, particularmente

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO AUMENTO GLÚTEO (INCLUSÃO DE PRÓTESE GLÚTEA)

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO AUMENTO GLÚTEO (INCLUSÃO DE PRÓTESE GLÚTEA) TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO AUMENTO GLÚTEO (INCLUSÃO DE PRÓTESE GLÚTEA) Texto parcialmente fornecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica adaptado segundo a experiência profissional e conduta

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção cirúrgica indicada

Leia mais

Lifting da Face - Terço Médio

Lifting da Face - Terço Médio Lifting da Face - Terço Médio A identidade humana é determinada primeiramente pelo rosto sua estrutura, aparência e expressões. As alterações determinadas pela idade que afetam a aparência do rosto podem

Leia mais

HIDROLIPOASPIRAÇÃO (HIDROLIPO, LIPO LIGHT, MINI LIPO)

HIDROLIPOASPIRAÇÃO (HIDROLIPO, LIPO LIGHT, MINI LIPO) CRM/MG-25684 Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica HIDROLIPOASPIRAÇÃO (HIDROLIPO, LIPO LIGHT, MINI LIPO) A Hidrolipoaspiração é um termo criado para a já conhecida Lipoaspiração de

Leia mais

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE MASTOPLASTIA DE AUMENTO (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA)

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE MASTOPLASTIA DE AUMENTO (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA) 1 INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE MASTOPLASTIA DE AUMENTO (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA) O conhecimento e o entendimento das informações abaixo mencionadas são muito importantes

Leia mais

ORIENTAÇÕES AO PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDO À CIRURGIA DE REJUVENESCI- MENTO FACIAL

ORIENTAÇÕES AO PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDO À CIRURGIA DE REJUVENESCI- MENTO FACIAL ORIENTAÇÕES AO PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDO À CIRURGIA DE REJUVENESCI- MENTO FACIAL O objetivo da cirurgia de rejuvenescimento facial é combinar uma série de procedimentos que abordem estruturas superficiais

Leia mais

Broncoscopia. Certificado pela Joint Commission International. Padrão Internacional de qualidade em atendimento médico e hospitalar.

Broncoscopia. Certificado pela Joint Commission International. Padrão Internacional de qualidade em atendimento médico e hospitalar. Broncoscopia Certificado pela Joint Commission International Padrão Internacional de qualidade em atendimento médico e hospitalar. Centro de Endoscopia 11 3549 1428 Agendamento de Exames 11 3549 1000 O

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: CIRURGIA PLÁSTICA DO AUMENTO DOS GLUTEOS COM PRÓTESE INFORMAÇÕES GENÉRICAS O objetivo deste tipo de cirurgia é o de aumentar o volume na região glútea. Assim, a cirurgia de aumento dos glúteos lhe proporcionará

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: RINOPLASTIA (Cirurgia Plástica do Nariz) INFORMAÇÕES GENÉRICAS A Rinoplastia é uma das mais antigas e tradicionais cirurgias no âmbito da cirurgia plástica, pois os cirurgiões indianos já a praticavam

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

Microdermoabrasão

Microdermoabrasão Microdermoabrasão A microdermoabrasão é um dos procedimentos cosméticos mais populares e não invasivos realizados atualmente. Com o tempo, fatores como envelhecimento, fatores genéticos, danos causados

Leia mais

Exercite-se com seu diabetes

Exercite-se com seu diabetes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Exercite-se com seu diabetes Benefícios da atividade física Se você é diabético não tenha medo de

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Cálculo (pedra) da vesícula. Quem pode ter pedra (cálculo) na vesícula? Pedra ou calculo da vesícula e uma doença bastante comum.

Leia mais

"Nova" abdominoplastia ensaiada no S. João é referência no mundo

Nova abdominoplastia ensaiada no S. João é referência no mundo "Nova" abdominoplastia ensaiada no S. João é referência no mundo lecnica inovadora e distinguida com prémio internacional reduz riscos de complicações no pós-operatório numa cirurgia cada vez mais em voga

Leia mais

MASTOPLASTIA REDUTORA / MASTOPEXIA (CIRURGIA DE REDUÇÃO/CORREÇÃO DE PTOSE)

MASTOPLASTIA REDUTORA / MASTOPEXIA (CIRURGIA DE REDUÇÃO/CORREÇÃO DE PTOSE) MASTOPLASTIA REDUTORA / MASTOPEXIA (CIRURGIA DE REDUÇÃO/CORREÇÃO DE PTOSE) Mastoplastia ou mamoplastia é o nome dado para as cirurgias das mamas. Alguns tipos de mastoplastia podem ser diferenciados e

Leia mais

- Como funciona o CTI?

- Como funciona o CTI? - O que é e para que serve o CTI? A sigla CTI significa Centro de Terapia Intensiva, uma unidade que, como o nome diz, é destinada a proporcionar um tratamento intensivo a seus pacientes, contando com

Leia mais

O que é a artroscopia?

O que é a artroscopia? A dor no joelho é um sintoma extremamente freqüente. É uma articulação das mais complexas em termos de biomecânica, estando sempre sujeita a sofrer lesões, tanto traumáticas (acidentes e quedas) quanto

Leia mais

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Fusextrine.

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Fusextrine. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Fusextrine 20 mg/g creme Ácido fusídico Fusextrine 20 mg/g pomada Sal sódico do ácido fusídico (Fusidato de sódio). Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Dolban 0,75 mg/g creme. Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina)

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Dolban 0,75 mg/g creme. Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina) Folheto informativo: Informação para o utilizador Dolban 0,75 mg/g creme Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

Proviron. Bayer S.A. Comprimidos 25 mg mesterolona

Proviron. Bayer S.A. Comprimidos 25 mg mesterolona Proviron Bayer S.A. Comprimidos 25 mg mesterolona 1 Proviron mesterolona APRESENTAÇÃO: Proviron é apresentado na forma de comprimido simples, com 25 mg de mesterolona, em embalagens contendo 2 blísteres

Leia mais

Métodos anticoncepcionais

Métodos anticoncepcionais Métodos anticoncepcionais Métodos anticoncepcionais A partir da puberdade, o organismo dos rapazes e das garotas se torna capaz de gerar filhos. Mas ter filhos é uma decisão muito séria. Cuidar de uma

Leia mais

Protocolo do Accent XL

Protocolo do Accent XL Protocolo do Accent XL O Accent XL é um equipamento de radiofreqüência, que opera na faixa 40.68MHZ, freqüência esta liberada para uso médico, podendo-se usar com altas energias. Dentre várias ponteiras

Leia mais

TOPCOID (polissulfato de mucopolissacarídeo)

TOPCOID (polissulfato de mucopolissacarídeo) TOPCOID (polissulfato de mucopolissacarídeo) União Química Farmacêutica Nacional S.A 5 mg/g TOPCOID polissulfato de mucopolissacarídeo IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO 5 mg/g:

Leia mais

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Ortopedia. Particular

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Ortopedia. Particular Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Ortopedia Particular PROCEDIMENTOS GERENCIADOS CIRURGIA ORTOPEDICA Cirurgia Diária Anestesia Day Clinic Enfermaria Apartamento Simples Tempo CC até Artroscopia

Leia mais

RPR-SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA DA CLÍNICA GRAF GUIMARÃES CIRURGIA PLÁSTICA, DERMATOLOGIA, LASER E TRANSPLANTE CAPILAR, BARBA E SOBRAMCELHA

RPR-SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA DA CLÍNICA GRAF GUIMARÃES CIRURGIA PLÁSTICA, DERMATOLOGIA, LASER E TRANSPLANTE CAPILAR, BARBA E SOBRAMCELHA RPR-SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA DA CLÍNICA GRAF GUIMARÃES CIRURGIA PLÁSTICA, DERMATOLOGIA, LASER E TRANSPLANTE CAPILAR, BARBA E SOBRAMCELHA O preenchimento deste questionário é de extrema importância para

Leia mais

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE RITIDOPLASTIA CIRURGIA DO REJUVENESCIMENTO FACIAL (LIFTING FACIAL)

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE RITIDOPLASTIA CIRURGIA DO REJUVENESCIMENTO FACIAL (LIFTING FACIAL) 1 INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE RITIDOPLASTIA CIRURGIA DO REJUVENESCIMENTO FACIAL (LIFTING FACIAL) (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA) O conhecimento e o entendimento das informações

Leia mais

Pergo (dicloridrato de hidroxizina)

Pergo (dicloridrato de hidroxizina) Pergo (dicloridrato de hidroxizina) Bula para paciente Eurofarma Laboratórios S.A. Solução oral 2 mg/ml Página 1 Pergo dicloridrato de hidroxizina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO CIRURGIA DE MASTOPLASTIA DE AUMENTO (Cirurgia para Aumento das Mamas)

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO CIRURGIA DE MASTOPLASTIA DE AUMENTO (Cirurgia para Aumento das Mamas) TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO CIRURGIA DE MASTOPLASTIA DE AUMENTO (Cirurgia para Aumento das Mamas) INFORMAÇÕES GENÉRICAS: Esta é uma das cirurgias plásticas bastante procuradas pelas pacientes que

Leia mais

FORMULÁRIO TERMO DE CONSENTIMENTO CIRURGIA PLÁSTICA: ORELHAS - OTOPLASTIA

FORMULÁRIO TERMO DE CONSENTIMENTO CIRURGIA PLÁSTICA: ORELHAS - OTOPLASTIA FORMULÁRIO Código: FOR DC / SM nº 082 Data Emissão: 30/01/2017 Versão: 002 TERMO DE CONSENTIMENTO CIRURGIA PLÁSTICA: ORELHAS - OTOPLASTIA 1. PACIENTE NOME No. IDENTIDADE ÓRGÃO EXPEDIDOR DATA NASCIMENTO

Leia mais

Saiba se injeções antigordura para secar a barriga valem a pena

Saiba se injeções antigordura para secar a barriga valem a pena Terra - SP 19/08/2014-12:34 Saiba se injeções antigordura para secar a barriga valem a pena Agência Hélice FXQuadro / Shutterstock As injeções antigordura (ou queima gordura) são opção para quem não consegue

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: CIRURGIA DE MASTOPLASTIA DE AUMENTO (cirurgia para aumento das mamas) INFORMAÇÕES GENÉRICAS: Esta é uma das cirurgias plásticas bastante procuradas pelas pacientes que estão descontentes com o volume de

Leia mais

Cris Marques. Saiba mais sobre todos os tipos de depilação incluindo o tempo de duração, benefícios e efeitos colaterais.

Cris Marques. Saiba mais sobre todos os tipos de depilação incluindo o tempo de duração, benefícios e efeitos colaterais. Cris Marques Saiba mais sobre todos os tipos de depilação incluindo o tempo de duração, benefícios e efeitos colaterais Quando a remoção de pelos é parte da rotina de beleza, você pode usar vários métodos

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO MASTOPEXIA COM O USO DE IMPLANTES MAMÁRIOS

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO MASTOPEXIA COM O USO DE IMPLANTES MAMÁRIOS TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO MASTOPEXIA COM O USO DE IMPLANTES MAMÁRIOS 1 INFORMAÇÕES GENÉRICAS: A mastopexia (levantamento das mamas) associada à colocação de implantes é uma das cirurgias mais realizadas

Leia mais

cetoconazol Creme 20mg/g

cetoconazol Creme 20mg/g cetoconazol Creme 20mg/g MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE cetoconazol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Creme 20mg/g Embalagem contendo 1 bisnaga com 30g. USO TÓPICO USO

Leia mais

Cirurgias de Rosto. Cirurgia de Nariz

Cirurgias de Rosto. Cirurgia de Nariz Toda Bella Cirurgias A medicina evoluiu muito e hoje as cirurgias plásticas já são capazes de corrigir imperfeições em praticamente todas as partes do corpo. Então por que ficar insatisfeito com o espelho?

Leia mais

Rupturas do menisco. A articulação do joelho é formada pelos ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a patela.

Rupturas do menisco. A articulação do joelho é formada pelos ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a patela. Rupturas do menisco As lesões meniscais estão presente em quase todas as idades, sendo as mais comuns no joelho. Atletas, que praticam esportes de contato, têm mais chances de romper o menisco. Entretanto,

Leia mais

REFORGAN (aspartato de L-arginina)

REFORGAN (aspartato de L-arginina) REFORGAN (aspartato de L-arginina) Zydus Nikkho Farmacêutica Ltda Comprimido Revestido 250 mg Bula do Paciente Reforgan comprimido revestido- versão 01 01/2011 - paciente Página 1 I - IDENTIFICAÇÃO DO

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Doença de Kawasaki Versão de 2016 2. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO 2.1 Como é diagnosticada? A DK é uma doença de diagnóstico clínico ou de cabeceira. Isto significa

Leia mais

Vamos encarar juntos o carcinoma basocelular avançado? Bem-vindo ao

Vamos encarar juntos o carcinoma basocelular avançado? Bem-vindo ao Vamos encarar juntos o carcinoma basocelular avançado? Bem-vindo ao Programa Reconstruir Existem momentos na vida que precisam ser encarados de frente. O bom é saber que nesses momentos não estamos sozinhos.

Leia mais

Erivedge (vismodegibe)

Erivedge (vismodegibe) Informações de segurança importantes para todos os pacientes sobre os riscos de Erivedge (vismodegibe) na gravidez e amamentação Para obter informações de segurança importantes, consulte a bula de Erivedge

Leia mais

RETIRADA DE INTRODUTOR VASCULAR FEMURAL

RETIRADA DE INTRODUTOR VASCULAR FEMURAL 1 de 7 PROTOCOLO Data de Emissão: Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial RN, JM 1 Objetivo: A realização da retirada do introdutor femoral realizada pelo

Leia mais

Hyaludermin. TRB Pharma Creme 2 mg/g

Hyaludermin. TRB Pharma Creme 2 mg/g Hyaludermin TRB Pharma Creme 2 mg/g HYALUDERMIN ácido hialurônico APRESENTAÇÕES Creme contendo 2mg de ácido hialurônico (sal sódico) por grama Hyaludermin pode ser encontrado em embalagens contendo: Bisnaga

Leia mais

Novaderm acetato de clostebol e sulfato de neomicina. APRESENTAÇÃO Creme dermatológico em embalagem contendo 1 bisnaga de 30 g.

Novaderm acetato de clostebol e sulfato de neomicina. APRESENTAÇÃO Creme dermatológico em embalagem contendo 1 bisnaga de 30 g. I. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Novaderm acetato de clostebol e sulfato de neomicina APRESENTAÇÃO Creme dermatológico em embalagem contendo 1 bisnaga de 30 g. USO TÓPICO USO ADULTO Composição: Cada grama

Leia mais

VÊNULA. Biolab Sanus Farmacêutica Ltda. hidrosmina. Cápsula 200mg

VÊNULA. Biolab Sanus Farmacêutica Ltda. hidrosmina. Cápsula 200mg VÊNULA Biolab Sanus Farmacêutica Ltda. hidrosmina Cápsula 200mg Biolab Sanus VÊNULA (Paciente) 07/2016 1 VÊNULA hidrosmina IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÕES: Cápsula de 200 mg em embalagem com

Leia mais

Métodos Anticoncepcionais

Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Chamamos de método contraceptivo (ou método anticoncepcional) toda ação cujo objetivo é impedir ou, pelo menos, reduzir substancialmente a chance de

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO BLEFAROPLASTIA(Cirurgia Plástica das pálpebras) E CIRURGIA PLÁSTICA OCULAR

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO BLEFAROPLASTIA(Cirurgia Plástica das pálpebras) E CIRURGIA PLÁSTICA OCULAR TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO BLEFAROPLASTIA(Cirurgia Plástica das pálpebras) E CIRURGIA PLÁSTICA OCULAR INFORMAÇÕES GENÉRICAS O OBJETIVO desta cirurgia é o de retirar o excesso de pele das pálpebras

Leia mais

Principais sintomas: - Poliúria (urinar muitas vezes ao dia e em grandes quantidades); - Polidipsia (sede exagerada); - Polifagia (comer muito);

Principais sintomas: - Poliúria (urinar muitas vezes ao dia e em grandes quantidades); - Polidipsia (sede exagerada); - Polifagia (comer muito); O diabetes mellitus é uma doença crônica que se caracteriza por uma elevada taxa de glicose (açúcar) no sangue. Essa elevação ocorre, na maioria das vezes, por uma deficiência do organismo em produzir

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

Protocolo Pós-Cirúrgico Corporal La Vertuan.

Protocolo Pós-Cirúrgico Corporal La Vertuan. www.lavertuan.com.br A cirurgia plástica busca proporcionar a cada indivíduo sua satisfação pessoal, a harmonia com seu corpo. Os tempos modernos transformam a beleza estética em "objeto de desejo. O Brasil

Leia mais

-VIA DA UNIMED- DOCUMENTO DE CONSENTIMENTO PÓS-INFORMADO OBRIGATORIAMENTE NECESSÁRIO PARA CIRURGIA DE LAQUEADURA TUBÁRIA BILATERAL

-VIA DA UNIMED- DOCUMENTO DE CONSENTIMENTO PÓS-INFORMADO OBRIGATORIAMENTE NECESSÁRIO PARA CIRURGIA DE LAQUEADURA TUBÁRIA BILATERAL -VIA DA UNIMED- DOCUMENTO DE CONSENTIMENTO PÓS-INFORMADO OBRIGATORIAMENTE NECESSÁRIO PARA CIRURGIA DE LAQUEADURA TUBÁRIA BILATERAL DECLARAÇÃO DO USUÁRIO Fundamentação legal Lei n. 9.263 de 12/01/96 e Resolução

Leia mais

UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS

UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS Form-DVAD-17 Revisão: 01 Emissão: 08/03/2017 PROTOCOLO DE SOLICITAÇÃO PARA TRATAMENTO CIRÚRGICO DE OBESIDADE MÓRBIDA Prezado cliente da Unimed! Você está recebendo o protocolo de solicitação para realizar

Leia mais

VITER C ácido ascórbico. Natulab Laboratório SA.

VITER C ácido ascórbico. Natulab Laboratório SA. VITER C Natulab Laboratório SA. Solução Oral 200 mg/ml VITER C APRESENTAÇÕES Cartucho contendo frasco com 20 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml da solução oral contém: Ácido Ascórbico...200

Leia mais

CONCENTRAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ATIVOS ADULTOS IDR CRIANÇAS IDR 20 gotas (1 ml) 1 vez ao dia até 20 gotas (1 ml) 4 vezes ao dia

CONCENTRAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ATIVOS ADULTOS IDR CRIANÇAS IDR 20 gotas (1 ml) 1 vez ao dia até 20 gotas (1 ml) 4 vezes ao dia VITER C ácido ascórbico APRESENTAÇÃO Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 frascos com 20 ml. FORMA FARMACÊUTICA Solução oral USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml da solução oral contém: Ácido

Leia mais

A primeira visita ao ginecologista

A primeira visita ao ginecologista A primeira visita ao ginecologista acne colicas sexualidade NAO FIQUE COM DUVIDAS Indice: Visitar o ginecologista logo que surgem os primeiros sinais da puberdade e muito importante para que a menina entenda

Leia mais

Dermazine. Creme. Sulfadiazina de Prata 1%

Dermazine. Creme. Sulfadiazina de Prata 1% Dermazine Creme Sulfadiazina de Prata 1% DERMAZINE (sulfadiazina de prata 1%) APRESENTAÇÕES: Creme contendo sulfadiazina de prata 1% em bisnaga plástica com 8 g, 15 g, 30 g, 50 g, 100 g e 120 g e potes

Leia mais

SABER MAIS SOBRE HIPERMETROPIA

SABER MAIS SOBRE HIPERMETROPIA SABER MAIS SOBRE HIPERMETROPIA FICHA TÉCNICA EDIÇÃO Clínicas Leite, Lda Ver. 01 / Jan 2016 REDAÇÃO/DOCUMENTAÇÃO Mariana Coimbra (Marketing e Comunicação) 1 HIPERMETROPIA O que é a hipermetropia? É uma

Leia mais

POSTEC. Apsen Farmacêutica S.A. Pomada

POSTEC. Apsen Farmacêutica S.A. Pomada POSTEC Apsen Farmacêutica S.A. Pomada POSTEC hialuronidase + valerato de betametasona APSEN FORMA FARMACÊUTICA Pomada APRESENTAÇÕES Pomada com 2,5 mg de valerato de betametasona e 150 UTR de hialuronidase

Leia mais

Planeamento Familiar 2009

Planeamento Familiar 2009 Planeamento Familiar 2009 Planeamento Familiar: Conjunto de cuidados de saúde que visa ajudar a planear o nascimento dos filhos, a viverem a sexualidade de uma forma gratificante e sem o receio de uma

Leia mais

Coselen Multilab Ind. e Com. de Prod. Farmacêuticos Ltda. Solução para unhas 280 mg/ml (28%)

Coselen Multilab Ind. e Com. de Prod. Farmacêuticos Ltda. Solução para unhas 280 mg/ml (28%) Coselen Multilab Ind. e Com. de Prod. Farmacêuticos Ltda. Solução para unhas 280 mg/ml (28%) Coselen tioconazol FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução para unhas 280mg/mL Embalagem contendo 1 frasco

Leia mais

Obesidade em cães e gatos

Obesidade em cães e gatos Obesidade em cães e gatos Considerada epidêmica entre os homens, a obesidade se tornou uma preocupação também no reino animal, pelo menos entre cães e gatos urbanos de estimação. Estima-se que 40% dos

Leia mais

CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PIELOLITOTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA (CALCULOSE RENAL).

CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PIELOLITOTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA (CALCULOSE RENAL). CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PIELOLITOTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA (CALCULOSE RENAL). Eu, abaixo assinado, autorizo o Dr....e/ou os seus assistentes a realizar uma PIELOLITOTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA (remoção

Leia mais

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades.

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Tratamento de feridas Profª. Ana Cássia O paciente com ferida... Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Expressões muito comuns no cotidiano da enfermagem São capazes de criar outras

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 Altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, para tornar obrigatória a cobertura de assistência

Leia mais

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Dica: Para que a massagem seja eficaz tudo vai depender da pressão dos dedos e dos movimentos feitos de forma correta. Primeiro vamos falar

Leia mais

RESODERMIL CREME. COMPOSIÇÃO: O RESODERMIL possui na sua composição: Enxofre a 75 mg/g e Resorcina a 10 mg/g.

RESODERMIL CREME. COMPOSIÇÃO: O RESODERMIL possui na sua composição: Enxofre a 75 mg/g e Resorcina a 10 mg/g. RESODERMIL CREME Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, contacte o seu Médico ou Farmacêutico. -

Leia mais

Estresse, alimentação, obesidade e cigarro podem influenciar fertilidade

Estresse, alimentação, obesidade e cigarro podem influenciar fertilidade Ter filho não é tarefa fácil: exige cuidados intensos desde o primeiro mês de gestação até, pelo menos, os 18 anos de idade. Alimentação, educação, saúde e vestuário são itens imprescindíveis que os pais

Leia mais

FINALOP (finasterida) Libbs Farmacêutica Ltda. Comprimidos Revestidos 1 mg

FINALOP (finasterida) Libbs Farmacêutica Ltda. Comprimidos Revestidos 1 mg FINALOP (finasterida) Libbs Farmacêutica Ltda. Comprimidos Revestidos 1 mg FINALOP finasterida comprimidos revestidos 1 mg APRESENTAÇÕES Comprimido revestidos contendo 1 mg de finasterida em embalagens

Leia mais

Material exclusivo para pacientes.

Material exclusivo para pacientes. Material exclusivo para pacientes. O que você deve saber sobre o risco de malformações fetais e ações mandatórias para prevenção de gravidez durante o tratamento com Roacutan (isotretinoína) 1 2 Volta

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

ABDOMINOPLASTIA 01) P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A PLASTICA ABDOMINAL?

ABDOMINOPLASTIA 01) P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A PLASTICA ABDOMINAL? ABDOMINOPLASTIA Também chamada de dermolipectomia abdominal. É um procedimento cirúrgico utilizado para redefinir o contorno abdominal, através da retirada do excesso de pele e gordura depositada, além

Leia mais

Aciclovir. Prati-Donaduzzi Creme dermatológico 50 mg/g. Aciclovir_bula_paciente

Aciclovir. Prati-Donaduzzi Creme dermatológico 50 mg/g. Aciclovir_bula_paciente Aciclovir Prati-Donaduzzi Creme dermatológico 50 mg/g Aciclovir_bula_paciente INFORMAÇÕES AO PACIENTE aciclovir Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Creme dermatológico de 50 mg/g em

Leia mais

SABER MAIS SOBRE ASTIGMATISMO

SABER MAIS SOBRE ASTIGMATISMO SABER MAIS SOBRE ASTIGMATISMO FICHA TÉCNICA EDIÇÃO Clínicas Leite, Lda Ver. 01 / Jan 2016 REDAÇÃO/DOCUMENTAÇÃO Mariana Coimbra (Marketing e Comunicação) 1 ASTIGMATISMO O que é o astigmatismo? É uma alteração

Leia mais

FLUISOLVAN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL

FLUISOLVAN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL FLUISOLVAN Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL 3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Você não deve usar Fluisolvan se tiver alergia ao ambroxol (substância ativa)

Leia mais