ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESS"

Transcrição

1 SOM E LUZ ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESSORES FQ - 8º ANO SOM

2 SOM E LUZ ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESSORES FQ - 8º ANO MANUAL DE APOIO PARA A AÇÃO DE FORMAÇÃO SOM E LUZ ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESSORES - FQ - 8º ANO Ação de Formação na modalidade de CURSO, acreditada com 0,5 créditos (12 horas) Esta Ação de Formação foi desenvolvida e realizada pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (Universidade de Aveiro) no âmbito da parceria estabelecida com a ASA. Centros de Formação e registo de acreditação: Centro de Formação: Associação de Escolas de Aveiro e Albergaria a Velha Registo de acreditação: CCPFC/ACC-80718/15 Centro de Formação: Associação de Escolas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde Registo de acreditação: CCPFC/ACC-80866/15 Centro de Formação: Maria Borges Medeiros Registo de acreditação: CCPFC/ACC-80749/15 Centro de Formação: Nova Ágora + Minerva Registo de acreditação: CCPFC/ACC-80759/15 Locais da realização da ação e número de professores inscritos (formandos): Aveiro 32 formandos Braga 50 formandos Coimbra 30 formandos Faro 50 formandos Lisboa 96 formandos Porto 96 formandos Funchal 30 formandos Santarém 30 formandos Setúbal 30 formandos Viseu 30 formandos TOTAL 10 cidades 474 formandos Autores e equipa de formadores: Pedro Pombo José Manuel Lopes Joaquim Almeida Dulce Ferreira Carolina Magalhães

3

4 SOM E LUZ ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESSORES FQ - 8º ANO 1 METAS CURRICULARES DOMÍNIO: SOM SUBDOMÍNIO: PRODUÇÃO E PROPAGAÇÃO DO SOM 1. Conhecer e compreender a produção e a propagação do som. (Objetivo Geral) DESCRITORES 1.1 Indicar que uma vibração é o movimento repetitivo de um corpo, ou parte dele, em torno de uma posição de equilíbrio. 1.2 Concluir, a partir da observação, que o som é produzido por vibrações de um material (fonte sonora) e identificar as fontes sonoras na voz humana e em aparelhos musicais. 1.3 Definir frequência da fonte sonora, indicar a sua unidade SI e determinar frequências nessa unidade. 1.4 Indicar que o som se propaga em sólidos, líquidos e gases com a mesma frequência da respetiva fonte sonora, mas não se propaga no vácuo. 1.5 Explicar que a transmissão do som no ar se deve à propagação do movimento vibratório em sucessivas camadas de ar, surgindo, alternadamente, zonas de menor densidade do ar (zonas de rarefação, com menor pressão) e zonas de maior densidade do ar (zonas de compressão, com maior pressão). 1.6 Explicar que, na propagação do som, as camadas de ar não se deslocam ao longo do meio, apenas transferem energia de umas para outras. 1.7 Associar a velocidade do som num dado material com a rapidez com que ele se propaga, interpretando o seu significado através da expressão v=d/ t. 1.8 Interpretar tabelas de velocidade do som em diversos materiais ordenando valores da velocidade de propagação do som nos sólidos, líquidos e gases. 1.9 Definir acústica como o estudo do som. SUBDOMÍNIO: SOM E ONDAS 2. Compreender fenómenos ondulatórios num meio material como a propagação de vibrações mecânicas nesse meio, conhecer grandezas físicas características de ondas e reconhecer o som como onda. (Objetivo Geral) DESCRITORES 2.1 Concluir, a partir da produção de ondas na água, numa corda ou numa mola, que uma onda resulta da propagação de uma vibração. 2.2 Identificar, num esquema, a amplitude de vibração em ondas na água, numa corda ou numa mola. 2.3 Indicar que uma onda é caracterizada por uma frequência igual à frequência da fonte que origina a vibração. 2.4 Definir o período de uma onda, indicar a respetiva unidade SI e relacioná-lo com a frequência da onda.

5 2.5 Relacionar períodos de ondas em gráficos que mostrem a periodicidade temporal de uma qualquer grandeza física, assim como as frequências correspondentes. 2.6 Indicar que o som no ar é uma onda de pressão (onda sonora) e identificar, num gráfico pressão-tempo, a amplitude (da pressão) e o período. SUBDOMÍNIO: ATRIBUTOS DO SOM E SUA DETEÇÃO PELO SER HUMANO 3. Conhecer os atributos do som, relacionando-os com as grandezas físicas que caracterizam as ondas, e utilizar detetores de som. (Objetivo Geral) DESCRITORES 3.1 Indicar que a intensidade, a altura e o timbre de um som são atributos que permitem distinguir sons. 3.2 Associar a maior intensidade de um som a um som mais forte. 3.3 Relacionar a intensidade de um som no ar com a amplitude da pressão num gráfico pressão-tempo. 3.4 Associar a altura de um som à sua frequência, identificando sons altos com sons agudos e sons baixos com sons graves. 3.5 Comparar, usando um gráfico pressão-tempo, intensidades de sons ou alturas de sons. 3.6 Associar um som puro ao som emitido por um diapasão, caracterizado por uma frequência bem definida. 3.7 Indicar que um microfone transforma uma onda sonora num sinal elétrico. 3.8 Comparar intensidades e alturas de sons emitidos por diapasões a partir da visualização de sinais obtidos em osciloscópios ou em programas de computador. 3.9 Determinar períodos e frequências de ondas sonoras a partir dos sinais elétricos correspondentes, com escalas temporais em segundos e milissegundos Concluir, a partir de uma atividade experimental, se a altura de um som produzido pela vibração de um fio ou lâmina, com uma extremidade fixa, aumenta ou diminui com a respetiva massa e comprimento Concluir, a partir de uma atividade experimental, se a altura de um som produzido pela vibração de uma coluna de ar aumenta ou diminui quando se altera o seu comprimento Identificar sons complexos (sons não puros) a partir de imagens em osciloscópios ou programas de computador Definir timbre como o atributo de um som complexo que permite distinguir sons com as mesmas intensidade e altura mas produzidos por diferentes fontes sonoras. 4. Compreender como o som é detetado pelo ser humano. (Objetivo Geral) DESCRITORES 4.1 Identificar o ouvido humano como um recetor de som, indicar as suas partes principais e associar-lhes as respetivas funções. 4.2 Concluir que o ouvido humano só é sensível a ondas sonoras de certas frequências (sons audíveis), e que existem infrassons e ultrassons, captados por alguns animais, localizando-os no espetro sonoro.

6 SOM E LUZ ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESSORES FQ - 8º ANO Definir nível de intensidade sonora como a grandeza física que se mede com um sonómetro, se expressa em decibéis e se usa para descrever a resposta do ouvido humano. 4.4 Definir limiares de audição e de dor, indicando os respetivos níveis de intensidade sonora, e interpretar audiogramas. 4.5 Medir níveis de intensidade sonora com um sonómetro e identificar fontes de poluição sonora. SUBDOMÍNIO: FENÓMENOS ACÚSTICOS 5. Compreender alguns fenómenos acústicos e suas aplicações e fundamentar medidas contra a poluição sonora. (Objetivo Geral) DESCRITORES 5.1 Definir reflexão do som e esquematizar o fenómeno. 5.2 Concluir que a reflexão de som numa superfície é acompanhada por absorção de som e relacionar a intensidade do som refletido com a do som incidente. 5.3 Associar a utilização de tecidos, esferovite ou cortiça à absorção sonora, ao contrário das superfícies polidas que são muito refletoras. 5.4 Explicar o fenómeno do eco. 5.5 Distinguir eco de reverberação e justificar o uso de certos materiais nas paredes das salas de espetáculo. 5.6 Interpretar a ecolocalização nos animais, o funcionamento do sonar e as ecografias como aplicações da reflexão do som. 5.7 Definir a refração do som pela propagação da onda sonora em diferentes meios, com alteração de direção, devido à mudança de velocidades de propagação. 5.8 Concluir que o som refratado é menos intenso do que o som incidente. 5.9 Indicar que os fenómenos de reflexão, absorção e refração do som podem ocorrer simultaneamente Dar exemplos e explicar medidas de prevenção da poluição sonora, designadamente o isolamento acústico.

7 AP 01 ATIVIDADE PRÁTICA (AP01) MEDINDO GRANDEZAS FÍSICAS DAS ONDAS NUM OSCILOSCÓPIO METAS CURRICULARES ENVOLVIDAS 1.3, 2.4, 2.5, 2.6, 3.1, 3.2, 3.4, 3.5, 3.6, 3.7, 3.8 e 3.9 INTRODUÇÃO osciloscópio O osciloscópio analógico, inventado em 1897 por Ferdinand Braun, é um dos instrumentos de medida mais importantes e versáteis utilizados em Física. Permite estudar um sinal elétrico e o modo como varia com o tempo. É indispensável em qualquer tipo de laboratório e em situações tão diversas como o diagnóstico médico, a mecânica de automóveis, a prospeção mineral, etc. O elemento básico de um osciloscópio é o tubo de raios catódicos, cuja superfície interna é impregnada de uma substância fluorescente que emite luz quando bombardeada por um feixe de eletrões (raios catódicos). O osciloscópio possui a seguinte estrutura: O exemplo seguinte ilustra a leitura de um sinal no osciloscópio em que: TIME/DIV = 5 ms e VOLT/DIV = 2 V: Na escala horizontal mede-se o período: T = nº divisões x valor de cada divisão = 8 x (5x10-3 ) = 0,04 s; Na escala vertical mede-se a d.d.p. do pico: U pico = nº divisões x valor de cada divisão = 2 x 2 = 4 V.

8 SOM E LUZ ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESSORES FQ - 8º ANO 5 AP 01 QUESTÕES PRÉ-LABORATORIAIS 1. Que informação nos é fornecida no eixo horizontal de um osciloscópio? Tempo Período Frequência Amplitude Tensão/d.d.p. Comprimento de onda 2. Que informação nos é fornecida no eixo vertical de um osciloscópio? Tempo Período Frequência Amplitude Tensão/d.d.p. Comprimento de onda 3. Classificar como verdadeira (V) ou falsa (F) as seguintes proposições: (A) O som é uma onda mecânica longitudinal. (B) Todos os sons são ondas harmónicas, logo periódicas. (C) O som propaga-se com transporte de partículas e sem transferência de energia. (D) As ondas acústicas consistem em sucessivas compressões e rarefações do meio material em que o som se propaga. (E) A propagação do som é favorecida em meios inelásticos. (F) Um meio inelástico é um meio que permite a vibração das partículas que o constituem. 4. No ecrã do osciloscópio da figura seguinte está representado um sinal proveniente de uma medição realizada no laboratório. A base de tempo foi colocada em 5 ms/div e o amplificador vertical colocado em 2 V/DIV. 4.1 Calcular o período e a frequência do sinal. 4.2 Calcular o valor da amplitude do sinal.

9 AP 01 EXPERIMENTAR Usar o programa Soundcard Scope PARTE 1: USANDO GERADOR DE SINAIS TAREFA 1. AJUSTAR O GERADOR DE SINAIS DE MODO A EMITIR UM SINAL COM UMA FREQUÊNCIA DE 500 Hz. a) Registar o sinal no canal 1 do osciloscópio e ajustar a escala Time/DIV de modo a medir o seu período. b) Calcular a frequência do sinal. c) Comparar o valor obtido na alínea anterior com o valor indicado pelo gerador de sinais. TAREFA 2. AJUSTAR O GERADOR DE SINAIS DE MODO A EMITIR UM SINAL COM UMA FREQUÊNCIA DE 1000 Hz. a) Comparar auditivamente a altura deste sinal com o anterior. b) Registar o sinal no canal 1 do osciloscópio e ajustar a escala Time/DIV de modo a medir o seu período. c) Calcular a frequência do sinal. d) Comparar o valor obtido na alínea anterior com o valor indicado pelo gerador de sinais. e) Ajustar a escala vertical do osciloscópio e medir a amplitude do sinal. f) Comparar o valor obtido na alínea anterior com o valor indicado pelo gerador de sinais.

10 SOM E LUZ ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESSORES FQ - 8º ANO 7 AP 01 PARTE 2: USANDO UM DIAPASÃO TAREFA 1. PERCUTIR O DIAPASÃO DE 440 Hz. a) Registar o sinal no canal 1 do osciloscópio e ajustar a escala Time/DIV de modo a medir o seu período. b) Calcular a frequência do sinal. c) Observar a amplitude do mesmo sinal em dois instantes distintos. Comparar e fundamentar, com base na observação, o som como onda mecânica. d) A amplitude do sinal está relacionada com (escolher a opção correta): (A) a altura da onda; (B) a intensidade da onda; (C) a frequência da onda; (D) o período da onda. TAREFA 2. PERCUTIR DOIS DIAPASÕES DE FREQUÊNCIAS DIFERENTES. a) Observar o perfil do sinal no osciloscópio. b) Comparar a altura e intensidade dos sinais emitidos pelos diapasões. c) Identificar as frequências constituintes deste sinal usando a função frequência do osciloscópio digital.

11 AP 02 ATIVIDADE PRÁTICA (AP02) INVESTIGANDO OS ATRIBUTOS DO SOM METAS CURRICULARES ENVOLVIDAS 3.1, 3.2, 3.4, 3.7, 3.12 e 3.13 INTRODUÇÃO No nosso dia a dia ouvimos, ao mesmo tempo, muitos e variados sons: pessoas a falar, automóveis, toques de telemóveis, pássaros a cantar, Através da audição conseguimos distinguir sons que podem ainda ser agudos ou graves, fortes ou fracos, ter duração maior ou menor, ou ainda ser produzidos por fontes sonoras diferentes. Distinguimos o tom agudo da voz de uma criança do tom grave da voz de um homem, o estrondo da passagem de um avião, do zumbido de um mosquito. Também somos capazes de dizer se a música que ouvimos no MP3 provém de uma guitarra ou de um saxofone. O facto de podermos distinguir diferentes sons tem a ver com os seus atributos que vamos explorar nas atividades seguintes. EXPERIMENTAR TAREFA 1 Usar o programa Soundcard Scope O ATRIBUTO QUE CARACTERIZA MADAME CASTAFIORI Bianca Castafiore é uma personagem de As Aventuras de Tintin. Ela é uma cantora de ópera, comicamente retratada, e parece não ter consciência de que a sua voz é estridente e espantosamente aguda. Que atributo será este? Vamos descobrir! a) Ajustar o gerador de sinais de modo a emitir um sinal com uma frequência de 300 Hz e observar o sinal no canal 1 do osciloscópio. b) Ajustar a escala Time/DIV e registar o número de vibrações num determindado intervalo de tempo. c) Calcular o número de vibrações num segundo. d) Ajustar o gerador de sinais de modo a emitir um sinal com uma frequência de 700 Hz e observar o sinal no canal 1 do osciloscópio. e) Ajustar a escala Time/DIV e registar o número de vibrações num determindado intervalo de tempo.

12 SOM E LUZ ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESSORES FQ - 8º ANO 9 AP 02 f) Calcular o número de vibrações num segundo. g) Comparar auditivamente os dois sinais. h) Completar corretamente a seguinte frase: A altura do som relaciona-se com o número de que a fonte realiza por segundo. A esta grandeza física chama-se frequência (f). Quanto (maior/menor) é a frequência da onda sonora mais alto é o som, mais agudo nos parece. Quanto menor é a frequência da onda sonora mais baixo é o som, mais (agudo/grave) nos parece. O atributo que distingue Bianca Castafiori quando canta é a (elevada/baixa) frequência. TAREFA 2 Usar o programa Soundcard Scope MÚSICA AOS BERROS?! Ouvir música aos berros por muito tempo pode danificar estruturas sensíveis do ouvido e levar à perda permanente da audição. Um estudo recente norte-americano mostrou que, atualmente, um em cada cinco adolescentes já têm alguma perda auditiva. Que atributo será este? Vamos descobrir! a) Ajustar o gerador de sinais de modo a emitir um sinal com uma frequência de 500 Hz. b) Ajustar a escala vertical do osciloscópio e medir a amplitude do sinal. c) No gerador de sinais alterar a amplitude do sinal emitido. d) Ajustar a escala vertical do osciloscópio e medir a amplitude do sinal. e) Completar corretamente a seguinte frase: A intensidade do som está relacionada com a das ondas sonoras. Quanto (maior/menor) é a amplitude da onda sonora mais forte é o som. Quanto menor é a amplitude da onda sonora mais (forte/fraco) é o som. Quando dizemos que alguém está a ouvir «música aos berros» significa que a do som é muito (elevada/baixa).

13 AP 02 TAREFA 3 Usar o programa Soundcard Scope UM MI É SEMPRE UM MI, NA GUITARRA OU NO PIANO! Apesar de serem inúmeros os sons musicais, para representá-los bastam apenas sete notas. Permitem viabilizar a composição de músicas, ou qualquer outro tipo de manifestação sonora, de forma clara e compreensível. No entanto, conseguimos distinguir a mesma nota musical produzida por uma guitarra ou piano. Que atributo será este? Vamos descobrir! a) Fazer um esboço do sinal observado no osciloscópio quando se toca a mesma nota em dois instrumentos diferentes. b) Tratando-se da mesma nota musical, como se explica a diferença entre os dois sinais? c) Completar corretamente a seguinte frase: O timbre permite reconhecer com a mesma altura, intensidade e duração, produzidos por fontes diferentes. O timbre, que distingue a mesma nota em diferentes instrumentos musicais, resulta do facto dos sons produzidos serem (puros/complexos), ou seja, constituídos por ondas sonoras de diferentes frequências. TAREFA 4. SIMULADOR PhET FOURIER: CRIANDO ONDAS a) Obter um som constituido por três harmónicos. b) Observar o sinal complexo (soma) e comparar a sua frequência com a de cada um dos harmónicos.

14 SOM E LUZ ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESSORES FQ - 8º ANO 11 AP 03 ATIVIDADE PRÁTICA (AP03) VELOCIDADE DO SOM NO AR METAS CURRICULARES ENVOLVIDAS 1.7 e Para ler, analisar e calcular William Derham ( ) foi um dos primeiros cientistas a determinar com alguma precisão o valor da velocidade do som no ar. Para tal colocou-se no topo de uma igreja e observou o disparo de um canhão que se encontrava a 19 km de distância. Para fazer o cálculo mediu várias vezes o intervalo de tempo que decorreu desde que foi disparado o canhão (observação do clarão resultante do disparo) até que ouviu o som. Após efetuar os cálculos encontrou um valor próximo do atual (343 m/s, a 20 ºC). 1.1 Exprimir, na unidade SI, a distância a que se encontra o canhão da igreja. 1.2 Por que motivo terá realizado várias vezes a medição do tempo entre a observação do clarão e a deteção do som? Assinalar a opção correta. (A) Para conseguir ver o clarão mais facilmente. (B) Para obter um valor mais preciso, fazendo a média dos tempos obtidos. (C) Para calcular três distâncias a partir do valor de cada tempo. (D) Porque não tinha nada que fazer, pois bastava medir uma vez. 1.3 O vento poderá influenciar na determinação desse intervalo de tempo? Porquê? 1.4 Determinar o tempo médio medido por William Derham. 1.5 Se no dia em que William Derham fez as medições a temperatura ambiente fosse 0 ºC, o intervalo de tempo medido deveria ser inferior, superior, ou não variava? Justificar.

15 AP 03 EXPERIMENTAR Para medir a velocidade do som no ar utilizamos: - mangueira de 17,0 m (figura 1); - dois microfones, ligados ao computador (figura 1); - o programa Audacity (figura 2). Figura 1 Figura 2 1. Assinalar a(s) grandeza(s) necessárias para determinar a velocidade do som. (A) frequência do som emitido (B) comprimento da mangueira (C) tempo que demora o som a ir de uma ponta da mangueira à outra (D) densidade do ar (E) espessura da mangueira 2. Selecionar a opção que completa corretamente a frase: Para se obter um valor de velocidade com maior precisão deve-se fazer (A) uma medição. (B) 3 medições e calcular a média. (C) 100 medições e escolher uma delas.

16 SOM E LUZ ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESSORES FQ - 8º ANO 13 AP Realizar a experiência e determinar o valor da velocidade do som. Completar a tabela. Dados experimentais Cálculo da velocidade do som 4. Completar os espaços em branco, de modo a obtermos afirmações corretas: Se realizássemos a experiência num dia em que temperatura do ar fosse superior àquela a que foi feita esta determinação, a velocidade do som seria (maior/igual/menor) em relação ao valor obtido. Se dentro da mangueira estivesse água a velocidade do som, em relação ao valor obtido, seria (maior/igual/menor).

17 AP 04 ATIVIDADE PRÁTICA (AP04) SIMULADOR VIRTUAL: ONDAS SONORAS METAS CURRICULARES ENVOLVIDAS 1.1, 1.2, 1.4, 1.5, 1.6, 1.7, 2.4, 3.1, 3.2, 3.4, 4.2, 5.1, 5.2 e 5.7 ACEDER AO ENDEREÇO ELETRÓNICO - e clicar em Correr Agora! ; ou - clicar na aplicação fornecida pelo professor: PhET Ondas sonoras. TAREFA Abrir o menu Ouvir de uma única fonte e selecionar a frequência de 495 Hz, movendo o cursor e mantendo a amplitude. Confirmar que está ativado o ouvinte, tal como se mostra na figura Observar a simulação e classificar, em verdadeira (V) ou falsa (F), cada uma das seguintes afirmações: Figura 1.1. (A) A membrana do altifalante produz um som audível porque apresenta um movimento repetitivo, em torno de uma posição de equilíbrio, com f = 495 Hz, e existe ar. (B) A vibração da membrana faz com que no ar existam umas zonas de maior pressão (zonas de compressão) e zonas de menor pressão (zonas de rarefação). (C) O som transmite-se do altifalante até ao ouvinte porque as camadas de ar deslocam-se desde a membrana até ao ouvido, fazendo mover a membrana do tímpano. (D) A membrana do altifalante faz 495 vibrações em cada segundo. (E) O período (T) da onda de pressão é de cerca de 495 Hz. 1.2 Completar os espaços em branco das frases, que resumem aspetos relacionados com a altura e intensidade do som, de modo a ficarem cientificamente corretas. A altura do som está associada à e a intensidade à. Um som grave é um som de frequência e um som fraco de amplitude. 1.3 Observar a seleção que consta na figura 1.2. a) Escolher a opção que completa, correta e sequencialmente, a seguinte frase: Nesta situação o aluno vai ouvir um som... (A) audível, forte e alto. (C) audível, forte e baixo. (B) inaudível, forte e alto. (D) audível, fraco e baixo. b) Confirmar a previsão usando a simulação do computador. Figura 1.2.

18 SOM E LUZ ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESSORES FQ - 8º ANO 15 AP Selecionar a(s) opção(ões) correta(s) do(s) processo(s) que permite(m) ao ouvinte escutar um som mais forte. (A) Aproximar-se da fonte sonora. (B) Diminuir a frequência da fonte, mantendo amplitude e a distância do ouvinte à fonte. (C) Diminuir a amplitude, mantendo a frequência e a distância do ouvinte à fonte. (D) Aumentar a amplitude, mantendo a frequência e a distância do ouvinte à fonte. 1.5 Observar a direção de vibração da membrana do altifalante e a direção de propagação da onda sonora. Selecionar a opção que classifica corretamente a onda de pressão sonora. (A) Onda mecânica transversal (C) Onda eletromagnética transversal (B) Onda mecânica longitudinal (D) Onda eletromagnética longitudinal TAREFA Abrir o menu Medir. Selecionar a frequência de 500 Hz e a amplitude tal como se mostra na figura Calcular o período, em segundos, correspondente à onda de pressão da figura 2.1. Figura Um processo de calcular a velocidade de propagação da onda de pressão sonora é medir o intervalo de tempo ( t) que a frente de onda demora a percorrer uma certa distância (d). Neste menu pode-se deslocar a régua sobre as duas linhas verticais azuis e registar estes valores. Proceder ao conjunto de medições que permitam completar a tabela e calcular a velocidade de propagação da onda sonora. Ensaios d/m t/s t médio /s /ms -1 1º 2º 3º Nota: Um valor típico da velocidade de propagação do som no ar é de 340 m/s.

19 2.3 A determinação da velocidade do som foi feita usando uma simulação virtual da realidade. Um grupo de alunos apresentou a seguinte proposta para determinar a velocidade do som no ar: 1º Medir, com uma fita métrica, a distância de 60,000 m entre dois pontos; 2º Colocar dois alunos, um em cada ponto. O aluno A bate com uma mão na outra. Quando o aluno B vê o aluno A bater as palmas, aciona o cronómetro (inicia a contagem do tempo) e quando ouvir o som para o cronómetro; 3º Calcular a velocidade do som (dividir a distância a que se encontram os alunos pelo tempo que demorou a ouvir o som). Selecionar a opção que completa corretamente a frase que se segue: Este processo não é viável porque (A) a distância a que estavam colocados os alunos era pequena. (B) é considerável o tempo que demora a luz a chegar do aluno A ao aluno B e que provoca um atraso na contagem do tempo. (C) é grande o tempo de reação, para acionar e desligar o cronómetro, quando comparado com o tempo que o som demora a chegar. 2.4 Completar os espaços em branco das frases que resumem aspetos relacionados com a velocidade de propagação do som: A velocidade de propagação do som é uma grandeza física que relaciona a percorrida pela frente de onda sonora por unidade de. De um modo geral, a velocidade de propagação do som no ar é (maior que o / igual ao / menor que o) valor da velocidade da sua propagação nos líquidos e sólidos. TAREFA Abrir o menu Interferência por Reflexão. Selecionar a frequência de 500 Hz, a amplitude máxima e o modo de Pulso, tal como se mostra na figura 3.1. Pode-se alterar o ângulo e a posição da barreira, movendo os respetivos botões ou com o rato. Figura 3.1.

20 SOM E LUZ ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESSORES FQ - 8º ANO Colocar a barreira na vertical de modo a fazer um ângulo de 90º com a direção de propagação da onda sonora. Emitir um pulso (Emitir Pulso) e observar. Selecionar a opção correta, indicando o que aconteceu à onda de pressão sonora emitida pelo altifalante. (A) Foi apenas refletida. (B) Foi apenas absorvida. (C) Parte foi refletida e outra parte absorvida. (D) Parte foi refletida e outra parte refratada. Figura Colocar a barreira de modo a fazer um ângulo com a direção de propagação da onda sonora diferente de 90º (figura 3.2.). Emitir um pulso (Emitir Pulso) e observar. Alterar novamente a inclinação da barreira. Emitir outro pulso (Emitir Pulso) e observar. A partir da observação da simulação completar o espaço da frase que se segue: O ângulo de incidência (formado pela direção da onda incidente e pela reta normal à superfície no ponto de incidência) é (maior que o /igual ao /menor que o) ângulo de reflexão. 3.3 Escrever o nome de todos os fenómenos que pode sofrer uma onda sonora quando encontra um obstáculo. TAREFA Abrir o menu Ouvir com pressão do ar variável. Selecionar a frequência de 500 Hz, a amplitude, o ouvinte e ligar o áudio, tal como mostra na figura 4.1. A campânula é feita de um material rígido e transparente e dentro dela encontra-se um altifalante que vibra com uma determinada frequência. O órgão de audição do ouvinte está em bom estado de funcionamento. Figura 4.1.

21 4.1 Selecionar a(s) opção(ões) que é (são) condição necessária para o ouvinte escutar o som produzido pelo altifalante. (A) A membrana (do altifalante) vibrar com uma frequência entre 20 e Hz. (B) Existir ar dentro e fora da campânula ou outro meio material. (C) A onda sonora sofrer refração e ser transmitida através das paredes da campânula. (D) A campânula ser de um material transparente e a onda sonora sofrer reflexão nas paredes da campânula. 4.2 Ligar o áudio e ouvir o som emitido. De seguida carregar no botão Remover Ar da Caixa. Perante o ocorrido, quatro alunos tiraram conclusões diferentes. Assinalar a conclusão correta. Aluno A: Deixou de se ouvir o som porque a membrana deixou de vibrar. Aluno B: Deixou de se ouvir o som porque o vazio absorve toda a onda sonora. Aluno C: Deixou de se ouvir o som porque a pressão do ar exterior ficou superior à do ar no interior da campânula, não o deixando sair. Aluno D: Deixou de se ouvir o som porque deixou de existir um meio material para o som se propagar. 4.3 No espaço, estrelas massivas (com mais de vinte vezes a massa do Sol) sofrem explosões violentas quando o seu combustível nuclear se começa a esgotar. Os astrónomos procuram estar atentos a esses fenómenos. Selecionar a opção em que permitiria a um astrónomo ver e ouvir as explosões de supernovas. (A) Poderia ver e ouvir visto que as explosões são fortes e brilhantes. (B) Poderia ver e ouvir (se estiver próximo das explosão) visto que são fortes e brilhantes. (C) Poderia ver mas não ouvir a explosão porque o espaço interestelar é vazio. (D) Não poderia ver nem ouvir porque o espaço interestelar é vazio.

22 FÁBRICA CENTRO CIÊNCIA VIVA DE AVEIRO Rua dos Santos Mártires, 1 A Aveiro Tel. (+351) fabrica.cienciaviva@ua.pt

23 SOM E LUZ ATIVIDADES LABORATORIAIS PARA PROFESSORES FQ - 8º ANO COMUNIDADE INTERMUNICIPAL cofinanciamento

SOM. Para ouvir um som são necessários os seguintes elementos: PROPAGAÇÃO DO SOM

SOM. Para ouvir um som são necessários os seguintes elementos: PROPAGAÇÃO DO SOM SOM O som corresponde à vibração de partículas constituintes de um meio material elástico (onda sonora). Para termos uma sensação sonora é necessário que se produzam, pelo menos, vinte vibrações por segundo

Leia mais

ACÚSTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 05/09/2016 1

ACÚSTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 05/09/2016 1 ACÚSTICA 05/09/2016 1 O QUE É ACÚSTICA? Acústica é o ramo da Física que estuda a propagação das ondas sonoras. O som é originado a partir da vibração da matéria em camadas de compressão e rarefação, sendo

Leia mais

O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. O Som. Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação).

O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. O Som. Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação). O Som Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação). O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. As ondas sonoras são longitudinais. Resultam de compressões

Leia mais

Correção da Trabalho de Grupo 1 Física e Química do 8ºAno

Correção da Trabalho de Grupo 1 Física e Química do 8ºAno Correção da Trabalho de Grupo 1 Física e Química do 8ºno no Letivo:2013/2014 Data: Janeiro 2014 Professora: Neide Pimentel 1- Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Corrige

Leia mais

Ficha de Trabalho 3 Física e Química do 8ºAno

Ficha de Trabalho 3 Física e Química do 8ºAno Ficha de Trabalho 3 Física e Química do 8ºAno Ano Letivo:2013/2014 Data: janeiro de 2014 Som e Luz Professora: Neide Pimentel 1- Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Corrige

Leia mais

Planificação 2º Período GR Disciplina Ciências Físico-Químicas 8ºAno

Planificação 2º Período GR Disciplina Ciências Físico-Químicas 8ºAno Planificação 2º Período GR 510 - Disciplina Ciências Físico-Químicas 8ºAno Conteúdos Capítulo 1- Som 1.1- Produção do som 1.1.1. A origem do 1.1.2. Atributos do Competências Gerais Mobilizar saberes culturais,

Leia mais

Escola Técnica Liceal Salesiana de S. to António Estoril. Física e Química A 11º ano. Funcionamento do osciloscópio

Escola Técnica Liceal Salesiana de S. to António Estoril. Física e Química A 11º ano. Funcionamento do osciloscópio Escola Técnica Liceal Salesiana de S. to António Estoril Física e Química A 11º ano Funcionamento do osciloscópio APSA 3 Um osciloscópio é um aparelho que mostra sinais eléctricos num ecrã. Num osciloscópio

Leia mais

Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO 2016/2017

Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO 2016/2017 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO Módulo I Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES EXERCÍCIOS 1 TESTA OS TEUS CONHECIMENTOS I 1. Completa os espaços da figura com termos relacionados

Leia mais

O SOM E A ONDA SONORA

O SOM E A ONDA SONORA O SOM E A ONDA SONORA Complementar com a leitura das páginas 94 a 101 Todos os sons são ondas em meios materiais. Na origem de qualquer onda sonora está sempre a vibração de partículas, que se transmite

Leia mais

Metas de Aprendizagem DISCIPLINA: Física e Química 8 ºAno de escolaridade 2016/2017

Metas de Aprendizagem DISCIPLINA: Física e Química 8 ºAno de escolaridade 2016/2017 Metas de Aprendizagem DISCIPLINA: Física e Química 8 ºAno de escolaridade 2016/2017 Reações químicas Explicação e representação de reações químicas 1. Reconhecer a natureza corpuscular da matéria e a diversidade

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO CURSO VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017. Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO CURSO VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017. Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO Módulo I Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES APONTAMENTOS O SOM O som resulta da vibração dos corpos. Para que possamos ouvir o som produzido

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE FÍSICO-QUÍMICAS - 8ºAno. Ano Letivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE FÍSICO-QUÍMICAS - 8ºAno. Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE FÍSICO-QUÍMICAS - 8ºAno Ano Letivo 2016/2017 1.º Período Domínio / Subdomínio REAÇÕES QUÍMICAS Explicação e representação de reações químicas Reconhecer a natureza corpuscular

Leia mais

A.L.2.1 OSCILOSCÓPIO

A.L.2.1 OSCILOSCÓPIO A.L.2. OSCILOSCÓPIO FÍSICA.ºANO QUESTÃO-PROBLEMA Perante o aumento da criminalidade tem-se especulado sobre a possibilidade de formas de identificação, alternativas à impressão digital. Uma dessas formas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ BELCHIOR VIEGAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ BELCHIOR VIEGAS Planificação Anual FÍSICO- QUÍMICA - 3º CICLO 8º ANO Ano letivo 2016/2017 Calendarização Subdomínio Nº de aulas previstas (blocos de 45 ) Domínio: Reações químicas Metas Curriculares 1º Período Início:

Leia mais

CURCEP 2015 ACÚSTICA

CURCEP 2015 ACÚSTICA CURCEP 2015 ACÚSTICA FÍSICA B PROF.: BORBA INTRODUÇÃO É o segmento da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica,

Leia mais

Palavras-chave: Ficheiros associados: 1. Objetivo Geral. 2. Metas Específicas. 3. Comenta rios. 4. Material AL 2.2. VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DO SOM

Palavras-chave: Ficheiros associados: 1. Objetivo Geral. 2. Metas Específicas. 3. Comenta rios. 4. Material AL 2.2. VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DO SOM Ficha do professor AL 2.2. VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DO SOM Autora: Fernanda Neri TI-Nspire Palavras-chave: Velocidade do som; onda mecânica; onda longitudinal Ficheiros associados: Velocidade do som_atividade_aluno;

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA 7º ano Espaço Materiais Energia Atividades Práticas Compreender globalmente a constituição e a caracterização do Universo e do Sistema Solar e a posição que a Terra ocupa nesses sistemas. Saber associar

Leia mais

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho INTRODUÇÃO É o ramo da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica, longitudinal

Leia mais

Escola Secundária. tensão = número de divisões na escala vertical tensão/divisão. tensão = 4,2 10 mv = 42 mv

Escola Secundária. tensão = número de divisões na escala vertical tensão/divisão. tensão = 4,2 10 mv = 42 mv Grupo de Trabalho: Classificação Professor Numa empresa de telecomunicações investigam-se materiais e métodos inovadores para a comunicação. O sistema de segurança da empresa é bastante rígido. A empresa

Leia mais

O que são s o ondas sonoras? Ondas? Mecânicas? Longitudinais? O que significa?

O que são s o ondas sonoras? Ondas? Mecânicas? Longitudinais? O que significa? Movimento Ondulatório Fisíca Aplicada a Imaginologia - 115 O que são s o ondas sonoras? São ondas mecânicas, longitudinais que podem se propagar em sólidos, líquidos e gases. Ondas? Mecânicas? Longitudinais?

Leia mais

Escola Básica do 2.º e 3.ºciclos Álvaro Velho. Planeamento Curricular de Físico-Química 7.º ano ANO LETIVO 2015/2016

Escola Básica do 2.º e 3.ºciclos Álvaro Velho. Planeamento Curricular de Físico-Química 7.º ano ANO LETIVO 2015/2016 1.º Período Escola Básica do 2.º e 3.ºciclos Álvaro Velho Planeamento Curricular de Físico-Química 7.º ano I Espaço 1. Universo 2. Sistema Solar 1.1 Constituição do Universo 1.2 Observação do céu 1.3 Evolução

Leia mais

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria.

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria. ONDAS Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. Definição: As ondas são

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICA 8º ANO ANO LETIVO

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICA 8º ANO ANO LETIVO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICA 8º ANO ANO LETIVO 2016-2017 Domínio 1: Reações químicas Subdomínio 1: Explicação e representação de reações químicas 1. Reconhecer a Indicar que a

Leia mais

8º Ano PCA Planificação Anual Físico-Químicas

8º Ano PCA Planificação Anual Físico-Químicas REAÇÕES QUÍMICAS Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/ José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 8º Ano PCA DOMÍNIO Planificação Anual 016-017 Físico-Químicas

Leia mais

Agrupamento de Escolas Luís de Camões Escola Básica 2/3 Luís de Camões

Agrupamento de Escolas Luís de Camões Escola Básica 2/3 Luís de Camões Agrupamento de Escolas Luís de Camões Escola Básica 2/3 Luís de Camões Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ano lectivo 2014/2015 Projeto Curricular de Físico-Química 8º Ano Domínios/Subdomínios

Leia mais

Ondas. Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.

Ondas. Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Ondas Ondas Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Uma onda transmite energia sem o transporte de matéria. Classificação Quanto à natureza Ondas mecânicas:

Leia mais

Planificação anual. C. Físico-Químicas (8º Ano)

Planificação anual. C. Físico-Químicas (8º Ano) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LOUSADA ES Lousada (Sede) AE Lousada Centro Escola Secundária de Lousada Ano letivo de 2012/2013 Planificação anual de C. Físico-Químicas (8º Ano) Reações químicas Sub tema Competências

Leia mais

AGRUP AMENTO DE ES COLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUP AMENTO DE ES COLAS ANSELMO DE ANDRADE Disciplina : Física e Química 8ºano Planificação anual /Critérios de Avaliação/Perfil do aluno 2016/2017 Domínios Subdomínio /Metas curriculares gerais Estratégias/ recursos Avaliação instrumentos/pesos

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Sumário UNIDADE TEMÁTICA 2. 2- Comunicação de informação a longas distâncias. 2.2- Propriedades das ondas. - Reflexão e refração de ondas. - Leis da reflexão e da refração. - Índice de refração de um meio.

Leia mais

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora Ondas sonoras As ondas mecânicas que propiciam o fenômeno da audição aos seres vivos são chamadas de ondas sonoras. Como todas as ondas mecânicas, as ondas sonoras podem se propagar nos mais diversos meios,

Leia mais

Aprender no laboratório

Aprender no laboratório Aprender no laboratório A Ciência é hoje em dia um vasto conjunto de conhecimentos, sobre os quais temos mais ou menos certeza de que sejam verdadeiros. Os cientistas estão habituados a lidar com a ignorância,

Leia mais

Comunicação de informação a longas distâncias

Comunicação de informação a longas distâncias APSA Fenómenos ondulatórios Questão 1: Considere as seguintes superfícies onde incide a luz: espelho, parede, vidro muito polido, folha de papel. Indique em qual predomina a reflexão especular e a reflexão

Leia mais

ONDAS. Ondas Longitudinais: Ondas Transversais: Ondas Eletromagnéticas: Ondas Mecânicas:

ONDAS. Ondas Longitudinais: Ondas Transversais: Ondas Eletromagnéticas: Ondas Mecânicas: ONDAS Uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido,

Leia mais

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016)

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016) Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de

Leia mais

Exercícios de Revisão Global 3º Bimestre

Exercícios de Revisão Global 3º Bimestre Exercícios de Revisão Global 3º Bimestre 1. Um aluno está olhando de frente para uma superfície metálica totalmente polida. Explique como o aluno se enxerga e qual o nome deste fenômeno? A explicação está

Leia mais

FÍSICO-QUÍMICA 8.º ANO TERCEIRO CICLO ALEXANDRA COUTINHO ANDREIA SERRASQUEIRO

FÍSICO-QUÍMICA 8.º ANO TERCEIRO CICLO ALEXANDRA COUTINHO ANDREIA SERRASQUEIRO FÍSICO-QUÍMICA 8.º ANO TERCEIRO CICLO ALEXANDRA COUTINHO ANDREIA SERRASQUEIRO ÍNDICE DOMÍNIO Reações Químicas 1 EXPLICAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE REAÇÕES QUÍMICAS Constituição da matéria 4 Organização corpuscular

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 3º Teste sumativo de FQA 14. Dez Versão 1

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 3º Teste sumativo de FQA 14. Dez Versão 1 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 3º Teste sumativo de FQA 14. Dez. 2015 Versão 1 11º Ano Turma A e B Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 10 páginas e termina na palavra FIM Nome:

Leia mais

Unidade 1 SOM E LUZ. Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade. O que é a luz? Como se propaga? Objetivos. Unidade 1 Som e Luz

Unidade 1 SOM E LUZ. Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade. O que é a luz? Como se propaga? Objetivos. Unidade 1 Som e Luz Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade Unidade 1 SOM E LUZ Como se propaga? Objetivos Concluir que a visão dos objetos implica a propagação da luz, em diferentes meios, desde a fonte de luz

Leia mais

2ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LMAC, LEGM

2ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LMAC, LEGM 2ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LMAC, LEGM 1.a) A Figura 1 representa uma onda aproximadamente sinusoidal no mar e uma bóia para prender um barco, que efectua 10 oscilações por minuto.

Leia mais

Apostila 8 Setor B. Aulas 37 e 38. Página 150. G n o m o

Apostila 8 Setor B. Aulas 37 e 38. Página 150. G n o m o Apostila 8 Setor B Aulas 37 e 38 FENÔMENOS Página 150 ONDULATÓRIOS G n o m o Frentes de Onda a) Fonte pontual b) Fonte reta Reflexão 1ª lei: o raio incidente, a reta normal no ponto de incidência e o raio

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Moura Escola Básica nº 1 de Moura (EB23)

Agrupamento de Escolas de Moura Escola Básica nº 1 de Moura (EB23) Planificação de Ciências Físico-Químicas 8º ano 2014/2015 Tema Conteúdo Metas de Aprendizagem Operacionalização Avaliação Reações Químicas Suste ntabili dade na Terra 1.Transformação de umas substâncias

Leia mais

Som. Escola Secundária Eça de Queirós. Física e Química A. Som. Turma: 11º C3

Som. Escola Secundária Eça de Queirós. Física e Química A. Som. Turma: 11º C3 Escola Secundária Eça de Queirós Física e Química A Som Realizado por: Luís Rita Professora: Carla Conceição Turma: 11º C3 1 Índice Som 3 Osciloscópio 4 Osciloscópio Analógico 5 Funcionamento do Osciloscópio

Leia mais

Propriedades e características do som

Propriedades e características do som Propriedades e características do som Todo e qualquer som tem sua origem no movimento vibratório de algum meio material. Por exemplo, quando um músico dedilha as cordas de um violão, elas são postas a

Leia mais

Unidade 1 SOM E LUZ. Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade. Objetivos. O que é a luz? Como se propaga? O que é a luz?

Unidade 1 SOM E LUZ. Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade. Objetivos. O que é a luz? Como se propaga? O que é a luz? Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade Unidade 1 SOM E LUZ Objetivos Como se propaga? Concluir que a visão dos objetos implica a propagação da luz, em diferentes meios, desde a fonte de luz

Leia mais

ONDULATÓRIA. Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios.

ONDULATÓRIA. Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios. AULA 19 ONDULATÓRIA 1- INTRODUÇÃO Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios. 2- DEFINIÇÃO Onda é qualquer perturbação que se propaga

Leia mais

Sons harmónicos; Sons complexos; Frequência; Amplitude; Período; Especto sonoro

Sons harmónicos; Sons complexos; Frequência; Amplitude; Período; Especto sonoro Ficha do professor AL 2.1. CARACTERÍSTICAS DO SOM Autora: Fernanda Neri TI-Nspire Palavras-chave: Sons harmónicos; Sons complexos; Frequência; Amplitude; Período; Especto sonoro Ficheiros associados: Característica

Leia mais

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS 7.1. INTRODUÇÃO As ondas mecânicas são fenómenos ondulatórios que necessitam de um meio material para se propagarem. Como exemplos destas ondas, vamos estudar neste capítulo

Leia mais

1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C

1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C 1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C 1 e C 2, tracionadas por forças diferentes, nas quais se propagam ondas. Durante uma aula, estudantes

Leia mais

Comportamento da Onda Sonora:

Comportamento da Onda Sonora: Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT 0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo Comportamento Sonoro Ranny L. X. N. Michalski

Leia mais

Teste Sumativo 2 C - 11/12/2012

Teste Sumativo 2 C - 11/12/2012 E s c o l a S e c u n d á r i a d e A l c á c e r d o S a l Ano letivo 2012/2013 Ciências Físico-químicas 8º an o Teste Sumativo 2 C - 11/12/2012 Nome Nº Turma 1. O som produzido pelo sino de uma igreja

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA CURSOS PROFISSIONAIS Disciplina: FÍSICA E QUÍMICA Módulo (*) : F3 Luz e fontes de luz - * Ótica Geométrica (*) e extensão do módulo, se aplicável. Matriz

Leia mais

1) A sucessão de pulsos representada na figura a seguir foi produzida em 1,5 segundos. Determine a frequência e o período da onda.

1) A sucessão de pulsos representada na figura a seguir foi produzida em 1,5 segundos. Determine a frequência e o período da onda. 9º Física Renato Av. Trimestral 08/04/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

Propagação da onda sonora Prof. Theo Z. Pavan

Propagação da onda sonora Prof. Theo Z. Pavan Propagação da onda sonora Prof. Theo Z. Pavan Física Acústica Aula 6 Definição de onda sonora Denomina-se onda ao movimento das partículas causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.

Leia mais

O Espetro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras:

O Espetro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras: O Espetro Sonoro O Espetro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras: Imagem do livro "FQ8 - Sustentabilidade na Terra - Edições ASA". Sons Audíveis

Leia mais

defi departamento de física

defi departamento de física defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Diâmetro de um fio com laser Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino de Almeida,

Leia mais

Fenómenos Ondulatórios

Fenómenos Ondulatórios Fenómenos Ondulatórios Fenómenos Ondulatórios a) Reflexão b) Refração c) Absorção Reflexão da onda: a onda é devolvida para o primeiro meio. Transmissão da onda: a onda continua a propagar-se no segundo

Leia mais

defi departamento de física

defi departamento de física defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Velocidade do som no ar Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431

Leia mais

3 - Na figura a seguir, está esquematizado um aparato experimental que é utilizado. 1 - Dois raios de luz, um vermelho (v) e outro

3 - Na figura a seguir, está esquematizado um aparato experimental que é utilizado. 1 - Dois raios de luz, um vermelho (v) e outro 1 - Dois raios de luz, um vermelho (v) e outro azul (a), incidem perpendicularmente em pontos diferentes da face AB de um prisma transparente imerso no ar. No interior do prisma, o ângulo limite de incidência

Leia mais

Qualidades do som. Altura. Intensidade

Qualidades do som. Altura. Intensidade Acústica É a parte da Física que estuda o som e suas propriedades. Ondas sonoras As ondas sonoras apresentam as mesmas propriedades dos demais tipos de ondas: reflexão, refração, difração e interferência.

Leia mais

Como o maestro consegue distinguir tantos sons simultaneamente?

Como o maestro consegue distinguir tantos sons simultaneamente? Como o maestro consegue distinguir tantos sons simultaneamente? http://www.iicnewyork.esteri.it/iic_newyork/webform/..%5c..%5ciicmanager%5cupload%5cimg%5c%5cnewyork%5cfilarmonica_web.jpg Definindo onda

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE FÍSICO QUÍMICA - 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE FÍSICO QUÍMICA - 8.º ANO DE FÍSICO QUÍMICA - 8.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno é capaz de: -Reconhecer que a energia está associada a sistemas, que se transfere conservando-se globalmente, que as fontes de energia

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 13. Ondas e Eletromagnetismo. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva.

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 13. Ondas e Eletromagnetismo. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva. Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 13 Física 11ºano Ondas e Eletromagnetismo Ondas e Eletromagnetismo Sinais e ondas Associar um sinal a uma perturbação

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA Maio de 2017 Prova de 2017 8.º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

Boa Prova e... Aquele Abraço!!!!!!!! Virgílio.

Boa Prova e... Aquele Abraço!!!!!!!! Virgílio. PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. VIRGÍLIO NOME Nº 9º ANO Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma série de exercícios que têm, como base, o que foi trabalhado em sala de aula durante todo o ano.

Leia mais

Ondulatória Parte 1. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino

Ondulatória Parte 1. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino Ondulatória Parte 1 Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Ondas mecânicas; Ondas sonoras. INTRODUÇÃO Ondas de vários tipos estão presentes em nossas vidas. Lidamos com os mais diversos

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Física e Química A/ Metas Curriculares, MEC-2014 ENSINO SECUNDÁRIO 11º ANO-FQ-A

Leia mais

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração Módulo: 3779- Agentes Físicos Formadora: Susana Ricardo Agentes Físicos: Entidade, imaterial ou com um mínimo de matéria, capaz de produzir efeitos adversos no organismo. O dano produz sem que haja um

Leia mais

Definição de Onda. Propriedade fundamental das ondas

Definição de Onda. Propriedade fundamental das ondas Apostila 7 Setor B Aulas 33 a 35 Página 147 Ondulatória Definição de Onda Onda é qualquer perturbação que se propaga através de um meio. Propriedade fundamental das ondas Uma onda transmite energia, sem

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2012 FÍSICA CARLOS 3ª MÉDIO Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Encaminhamos a Programação de Etapa, material de apoio para o acompanhamento dos conteúdos e habilidades que

Leia mais

1- Quais das seguintes freqüências estão dentro da escala do ultrassom? 2- A velocidade média de propagação nos tecidos de partes moles é?

1- Quais das seguintes freqüências estão dentro da escala do ultrassom? 2- A velocidade média de propagação nos tecidos de partes moles é? Exercícios de Física 1- Quais das seguintes freqüências estão dentro da escala do ultrassom? a) 15 Hz b) 15 KHz c) 15 MHz d) 17.000 Hz e) 19 KHz 2- A velocidade média de propagação nos tecidos de partes

Leia mais

Trabalho do APE da mensal. (Professor: Bob)

Trabalho do APE da mensal. (Professor: Bob) Trabalho do APE da mensal. (Professor: Bob) 1. A sucessão de pulsos representada na figura a seguir foi produzida em 1,5 segundos. Determine a freqüência e o período da onda. 2. Uma piscina tem fundo plano

Leia mais

20/01/2014 ONDAS 1. INTRODUÇÃO

20/01/2014 ONDAS 1. INTRODUÇÃO ONDAS 1. INTRODUÇÃO Quando uma pessoa liga um aparelho de rádio ou de televisão, imediatamente recebe a mensagem emitida pela estação de rádio ou TV (música, voz do locutor, imagens). Esses aparelhos foram

Leia mais

Uma pedra jogada em uma piscina gera uma onda na superfície da água. Essa onda e a onda sonora são classificadas, respectivamente, como:

Uma pedra jogada em uma piscina gera uma onda na superfície da água. Essa onda e a onda sonora são classificadas, respectivamente, como: Atividade extra Fascículo 8 Física Unidade 18 Exercício 1 Adaptado de UERGS 2000 Uma pedra jogada em uma piscina gera uma onda na superfície da água. Essa onda e a onda sonora são classificadas, respectivamente,

Leia mais

A Somente I é correta. B Somente II é correta. C Todas estão corretas. D I e II estão corretas. E Somente III é correta.

A Somente I é correta. B Somente II é correta. C Todas estão corretas. D I e II estão corretas. E Somente III é correta. UECEVEST FÍSICA 2 ACÚSTICA PROF: ANDRADE QUESTÃO 01 Ondas de ultrassom são geradas por cristais oscilando rapidamente em um campo elétrico alternado e têm um alcance de frequência de mais de 20 khz. Durante

Leia mais

Modos Normais de Vibração. Ressonância num Tubo Fechado

Modos Normais de Vibração. Ressonância num Tubo Fechado Modos Normais de Vibração. Ressonância num Tubo Fechado Prof. Niels Fontes Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Determinação da resposta de um tubo fechado em ambas extremidades

Leia mais

Planificação Anual GR 510 Disciplina Física e Química 9.º Ano

Planificação Anual GR 510 Disciplina Física e Química 9.º Ano Planificação Anual GR 510 Disciplina Física e Química 9.º Ano Estratégias / Processos de operacionalização Módulo M5: Reações Químicas. 1 1P Indicar que a matéria é constituída por corpúsculos submicroscópicos

Leia mais

Ondulatória(Parte 1) Básico

Ondulatória(Parte 1) Básico Questão 01 - (UFRJ) Um brinquedo muito divertido é o telefone de latas. Ele é feito com duas latas abertas e um barbante que tem suas extremidades presas às bases das latas. Para utilizá-lo, é necessário

Leia mais

Ondas. Onda é uma perturbação em movimento

Ondas. Onda é uma perturbação em movimento Ondas Onda é uma perturbação em movimento Um meio em equilíbrio é perturbado e essa perturbação é transmitida, com atraso, aos pontos vizinhos As ondas não transportam matéria, mas sim energia. Uma onda

Leia mais

Comunicação de informação a longas distâncias. Questão 1: Por que foi Marconi tão importante na história das telecomunicações?

Comunicação de informação a longas distâncias. Questão 1: Por que foi Marconi tão importante na história das telecomunicações? APSA Radiação electromagnética e comunicação Questão 1: Por que foi Marconi tão importante na história das telecomunicações? R: Marconi desenvolveu a tecnologia de produção e receção de ondas eletromagnéticas.

Leia mais

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 17 de janeiro Ano Letivo: 2016/2017 135 min + 15 min 1. Uma bobina, cujos terminais estão

Leia mais

Processo Avaliativo AVP - 4º Bimestre/2016 Disciplina: Física 2ª série EM A Data: Nome do aluno Nº Turma

Processo Avaliativo AVP - 4º Bimestre/2016 Disciplina: Física 2ª série EM A Data: Nome do aluno Nº Turma Processo Avaliativo AVP - 4º Bimestre/2016 Disciplina: Física 2ª série EM A Data: Nome do aluno Nº Turma Atividade Avaliativa: entregar a resolução de todas as questões. 1. (Fuvest 2013) A tabela traz

Leia mais

Física 3. Cap 21 Superposição

Física 3. Cap 21 Superposição Física 3 Cap 21 Superposição Interferência entre ondas Duas ou mais ondas se combinam formando uma única onda resultante cujo deslocamento é dado pelo princípio da superposição: Dres = D1 + D2 + = Σi Di

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA Maio de 2016 Prova de 2016 8.º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

ECOGRAFIAS. Ecografias. Imagens estruturais, baseadas na reflexão dos ultra-sons nas paredes dos tecidos.

ECOGRAFIAS. Ecografias. Imagens estruturais, baseadas na reflexão dos ultra-sons nas paredes dos tecidos. ECOGRAFIAS Ecografias Imagens estruturais, baseadas na reflexão dos ultra-sons nas paredes dos tecidos. Imagens dinâmicas baseadas no efeito de Doppler aplicado ao movimento sanguíneo. ULTRA-SONS, ECOS

Leia mais

ACOPLAMENTO ACÚSTICO

ACOPLAMENTO ACÚSTICO ACOPLAMENTO ACÚSTCO ) Características, comportamento e propagação de ondas ultrassônicas. Chamamos de infra-som, a faixa de freqüência de até 0 Hz e de som audível a faixa de 0 Hz a 0000 Hz. Acima desta

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Física FÍSI CA II BACHARELADO EM QUÍMICA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Física FÍSI CA II BACHARELADO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Física USP FÍSI CA II BACHARELADO EM QUÍMICA CUBA DE ONDAS 1.Objetivos Estudar os fenômenos de reflexão,

Leia mais

MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉCTRICAS UTILIZAÇÃO DO OSCILOSCÓPIO E DO MULTÍMETRO

MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉCTRICAS UTILIZAÇÃO DO OSCILOSCÓPIO E DO MULTÍMETRO TRABALHO PRÁTICO MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉCTRICAS UTILIZAÇÃO DO OSCILOSCÓPIO E DO MULTÍMETRO Objectivo - Este trabalho tem como objectivo a familiarização com alguns dos equipamentos e técnicas de medida

Leia mais

MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉCTRICAS UTILIZAÇÃO DO OSCILOSCÓPIO E DO MULTÍMETRO

MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉCTRICAS UTILIZAÇÃO DO OSCILOSCÓPIO E DO MULTÍMETRO TRABALHO PRÁTICO MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉCTRICAS UTILIZAÇÃO DO OSCILOSCÓPIO E DO MULTÍMETRO Objectivo Este trabalho tem como objectivo a familiarização com alguns dos equipamentos e técnicas de medida

Leia mais

Som e Acústica Primeira parte: ondas sonoras

Som e Acústica Primeira parte: ondas sonoras Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC FCM 208 Física (Arquitetura) Som e Acústica Primeira parte: ondas sonoras Prof. Dr. José Pedro Donoso Natureza do som O som é uma sensação

Leia mais

PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO SOM 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO DO SOM

PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO SOM 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO DO SOM 1. PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO Vivemos rodeados de sons que produzem em nós as mais variadas sensações Sons agradáveis: RECEPÇÃO Vivemos rodeados de sons que produzem em nós as mais variadas sensações Sons

Leia mais

Física. a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade. do ruído sonoro é dada por I =

Física. a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade. do ruído sonoro é dada por I = Física Revisão Prova bimestral 3 os anos Julio jun/11 Nome: Nº: Turma: 1. (Unicamp) O ruído sonoro nas proximidades de rodovias resulta, predominantemente, da compressão do ar pelos pneus de veículos que

Leia mais

Transmissão de informação sob a forma de ondas

Transmissão de informação sob a forma de ondas Transmissão de informação sob a forma de ondas Adaptado da Escola Virtual (Porto Editora) 1 2 1 3 ONDAS: fenómenos de reflexão, absorção e refração Quando uma onda incide numa superfície de separação entre

Leia mais

TC 4 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo

TC 4 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo . (Uepg 0) Pêndulo simples é um sistema físico constituído por uma partícula material, presa na extremidade de um fio ideal capaz de se mover, sem atrito, em torno de um eixo que passa pela outra extremidade.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE- 2ª ETAPA. EIXO TEMÁTICO: Fluidos, calor e usos de energia

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE- 2ª ETAPA. EIXO TEMÁTICO: Fluidos, calor e usos de energia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE- 2ª ETAPA 1 - Compreender a física e as tecnologias a ela associadas como construções humanas baseadas na experimentação e na abstração, percebendo seus papéis

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno Avaliação:

1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno Avaliação: 1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno Avaliação: Ano Letivo:2013/2014 Data: 7/11/2013 Prof: Paula Silva Nome: Nº. Turma: 8ºH Professor: E. Educação: 1. Observa a banda desenhada ao lado e comenta-a

Leia mais

As principais formas de oscilação são: Massa - mola Pêndulo Ondas em uma superfície.

As principais formas de oscilação são: Massa - mola Pêndulo Ondas em uma superfície. Tudo ao nosso redor oscila!!! As principais formas de oscilação são: Ondas Massa - mola Pêndulo Ondas em uma superfície. O que é um pêndulo? Um corpo suspenso por um fio, afastado da posição de equilíbrio

Leia mais

Física. Prof. Edelson Moreira

Física. Prof. Edelson Moreira Física Prof. Edelson Moreira FENÔMENOS ONDULATÓRIOS Os fenômenos ondulatórios mais comuns são: REFLEXÃO: ocorre quando uma onda incide sobre um obstáculo e retorna ao meio original de propagação. A onda

Leia mais

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude Constantes Velocidade do som no ar: v som = 344 m /s Velocidade da luz no vácuo c = 3 10 8 m/s 8.1. Considere uma corda de comprimento L e densidade linear µ = m/l, onde m é a massa da corda. Partindo

Leia mais

Apresenta todos os cálculos que efectuares. Bom Trabalho! PARTE I

Apresenta todos os cálculos que efectuares. Bom Trabalho! PARTE I 11ºAno Turma I Escola Secundária Filipa de Vilhena 2010/2011 Curso: Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Física e Química TESTE DE AVALIAÇÃO Módulo F4 Som Número: Nome: Classificação: Professor:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS

LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE FÍSICA - DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL DISCIPLINA: FIS 1 - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E www.fis.ufba.br/~fis1 LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS 013.1 1. Considere

Leia mais