Reuniões de mobilização Lançamento do Projeto Kalunga Sustentável Cursos Modulares: Ecoturismo, Agro extrativismo, Guias, Cozinheiras, Produção de

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reuniões de mobilização Lançamento do Projeto Kalunga Sustentável Cursos Modulares: Ecoturismo, Agro extrativismo, Guias, Cozinheiras, Produção de"

Transcrição

1

2 2011 Reuniões de mobilização Lançamento do Projeto Kalunga Sustentável Cursos Modulares: Ecoturismo, Agro extrativismo, Guias, Cozinheiras, Produção de Sabonetes, Organização do Turismo, História Kalunga

3 Apenas entre junho e julho de 2011, foram 11 oficinas de mobilização com mais de 250 participantes: Em Cavalcante, município de enorme extensão territorial e onde se encontra a maior parte do território kalunga e de suas comunidades, houveram mobilizações na própria cidade e nas seguintes localidades: Engenho II, Santo Antonio, Capela do Vão de Almas, Prata e Capela do Vão do Moleque. Em Teresina de Goiás nas comunidades: Ema, Diadema e Ribeirão. Em Monte Alegre de Goias nas comunidades: Procópia e Tinguizál.

4

5 Após a rodada de reuniões por todo o Território Kalunga, em agosto de 2011 foi realizada uma nova mobilização para reunirmos participantes dos três municípios para a cerimônia de lançamento do Projeto Kalunga Sustentável que aconteceu no dia 22 de agosto de 2011.

6 O Projeto Kalunga Sustentável, Realizado pela Associação Quilombo Kalunga (AQK) com o patrocínio da Petrobrás, se estende até o primeiro semestre de 2013 e tem como objetivo contribuir para melhorar a capacidade profissional e a geração de renda sustentável desenvolvendo atividades ligadas ao Ecoturismo e ao Agro extrativismo, beneficiando às comunidades Kalungas dos três municípios : Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. Para o Lançamento oficial, em 22 de agosto de 2011, os participantes de diversas comunidades dos 3 municípios foram trazidos até Cavalcante e depois levados até ao Engenho II, onde aconteceram os primeiros cursos modulares, entre os dias 23 e 25 de agosto de 2011.

7 Fotos da cerimônia de Lançamento do Projeto. No topo representantes das entidades kalungas e da administração pública executiva e legislativa dos 3 municípios do território kalunga e do governo federal, Ivonete Carvalho da SEPPIR que também aparece nas duas fotos da esquerda. À direita público presente no lançamento do PKS.

8 Os primeiros treinamentos aconteceram no Engenho II com participantes de todo o kalunga entre os dias 23 e 25 de agosto de Acima à esquerda participantes do curso de sabonetes, à direita do curso de segurança alimentar e boas práticas de cozinha. Abaixo fotos da oficina de resgate e aprimoramento de receitas tradicionais da culinária kalunga.

9 Durante esses dias ocorreram os cursos de produção de sabonetes e sabão de tingui, práticas de cozinha, aprimoramento da culinária tradicional kalunga e de receitas com frutos do cerrado, liderança comunitária, cooperativismo e associativismo, ecoturismo e agro extrativismo. Liderança comunitária, gestão de projetos cooperativismo e associativismo Produção de sabonetes Ecoturismo

10 Produção do Sabão de Tingui Extração da Castanha do Baru Técnicas de Cozinha Sabão de Tingui e sabonetes produzidos

11 Montagem e utilização da quebradora do coco do baru Sabão de Tingui e sabonetes produzidos Alguns participantes com os certificados recebidos Fabricação de biscoito de baru.

12 Resgate e a construção conjunta da história kalunga Setembro de 2011 Identificação de espécies do cerrado e exsicata Dezembro de 2011 Após os primeiros treinamentos com participantes de todo o kalunga no Engenho II, os cursos modulares passaram a acontecer em diversos locais conforme já previsto no projeto: No Engenho II os guias continuaram, no período entre setembro e dezembro de 2011, a participar de diversas ações relacionadas à organização do ecoturismo, praticas do receptivo e atendimento ao turista, resgate e construção conjunta da história kalunga para a exposição permanente com 12 painéis sobre os kalungas produzidos e instalados em 2012, definição da sinalização turística que foi instalada em 2012 (30 placas previstas/31 instaladas), diagnóstico e manutenção das trilhas, oficinas de identificação e sinalização de espécies do cerrado que geraram 128 exsicatas e 200 placas de identificação de espécies produzidas e instaladas em Os guias do Vão de Almas também participaram de um curso de primeiros socorros oferecido em parceria do Projeto Kalunga Sustentável em parceria com os Bombeiros - GO.

13 construção conjunta da história kalunga Novembro de 2011 Prática dos procedimentos do receptivo do ecoturismo Dezembro de 2011 Manutenção dos acesso aos atrativos turísticos. Dezembro de 2011 Primeiros Socorros no Vão de Almas em Parceria com os Bombeiros. Agosto de 2011

14 Cursos modulares de agro extrativismo Comunidade Ema - Outubro a Dezembro de 2011 Na Comunidade Ema as ações foram voltadas para o agro extrativismo. Com o Apoio do ISPN, Instituto Sociedade População e Natureza, aconteceram treinamentos de agroecologia, plantio de mudas, compostagem, produção de conservas e a construção da quebradora do coco do baru. Paralelamente aos cursos também foi iniciado o estudo do potencial agroextrativista da região no entorno da Usina de Beneficiamento de Frutos do Cerrado da Comunidade Ema. A partir desse estudo que foi finalizado em 2012 foi possível planejar a usina. A obra da usina tem a sua conclusão prevista para julho de 2013.

15 Cursos modulares de agro extrativismo Comunidade Ema - Outubro a Dezembro de 2011

16 2012 Curso de Inglês para o Turismo Kalunga em parceria com a ONG Moradia e Cidadania Estágio dos Guias no Prata e na Veredas parceria PKS AGQK; Assessoria 2 e 3 do ISPN e Multiplicação dos conhecimentos em agro extrativismo, agroecologia e produção de conservas; Curso de Panificação em parceria com o SENAR; Primeiros Socorros; Sinalização do Engenho II; Plotagem para Camionete, Camisetas

17 Estágio dos Guias Kalungas nas Cachoeiras do Rio Prata realizado em parceria do Projeto Kalunga Sustentável com a Associação de Guias do Quilombo Kalunga

18 Estágio dos Guias Kalungas na Faz. Veredas realizado em parceria do Projeto Kalunga Sustentável com a Associação de Guias do Quilombo Kalunga

19 O Curso de Inglês Para o Turismo Kalunga foi realizado Pela Associação de Guias do Quilombo Kalunga com o Patrocínio da ONG Moradia e Cidadania que arcou com a maior parte das despesas, incluindo horas/aula e transporte do professor, a Petrobras através da Associação Quilombo Kalunga e do Projeto Kalunga Sustentável patrocinou o material do curso. O curso foi mais uma importante conquista para nosso povo. Desde seu Início, o Curso obteve e reconhecimento de sua importância, foi destaque de matéria exibida em Março de 2012 no Bom Dia Goiás, produzido pela TV Anhanguera, emissora da Rede Globo na capital goiana. Outra Matéria Também foi produzida e veiculada no dia 21 de novembro de 2012 pela TV NBR da EBC e no programa de rádio a Voz do Brasil. O curso de iniciação para o inglês voltado para o turismo foi concluído com sucesso em dezembro de Os vídeos estão disponíveis no site: na seção de notícias.

20 Gravação : TV Anhanguera Gravação: TV NBR

21 Treinamentos em Agro extrativismo - Parceria do Projeto Kalunga Sustentável com o ISPN Comunidade Ema Teresina de Goiás janeiro a maio de 2012.

22 Multiplicação dos conhecimentos em Agro extrativismo e produção de conservas. Ema - junho 2012

23 Curso de Panificação em parceria do Projeto Kalunga Sustentável com o SENAR. Engenho II agosto 2012.

24 Curso de Primeiros Socorros Vão de Almas e Engenho II - Novembro de 2012

25 Finalização dos trabalhos de Identificação de espécies do Cerrado, produção das 128 exsicatas e Instalação das 200 placas de identificação botânica. Engenho II, maio a setembro de 2012.

26 Visita técnica ao Tinguizal para Estudo de potencial produtivo e local da agroindústria de frutos do cerado em Monte Alegre de Goiás Agosto de 2012.

27 Além das 400 camisetas previstas no Projeto Kalunga Sustentável, que foram produzidas em 2011 no início do projeto e distribuídas para os participantes dos cursos modulares, em setembro de 2012 foram produzidas mais 200 camisetas conforme modelos ao lado, 100 para os Guias da Associação de Guias do Quilombo Kalunga que vem participando das atividades ligadas ao ecoturismo oferecidas pelo Projeto Kalunga Sustentável e 100 para os participantes de outras atividades do Projeto Kalunga Sustentável que ainda terão continuidade até a finalização do projeto.

28 Placas de informações Turísticas 31 Placas Instaladas no Engenho II novembro a dezembro de 2012.

29 A camionete do projeto também recebeu uma nova personalização em setembro de 2012 para melhor divulgação do projeto e maior proteção da pintura do veículo.

30 2013 Painéis para Exposição permanente no Engenho II; Obras: CAT e loja para os produtos kalungas no Engenho II; Usinas de beneficiamento de frutos do cerrado em Teresina de Goiás e em Monte Alegre de Goiás; Cursos modulares: Cozinha Rural e Pedreiro em parceria com SENAR; Estágio dos Guias Kalungas na Ponte de Pedra; Oficina de manejo e abertura de trilha para novos atrativos: Cachoeiras Curriola, Juliana e Garimpão; Folders para divulgação do ecoturismo no quilombo kalunga e Rótulos para os produtos que serão vendidos na loja de produtos kalungas; II Seminário de Ecoturismo Kalunga.

31 Ainda no final de 2012 foram produzidos os 12 painéis com a história kalunga para a exposição permanente junto ao Centro de Atendimento ao Turista no Engenho II. A obra do CAT e a Instalação dos Painéis foi finalizada em Abril de SketchUp, produzido em 2012, com proposta da Loja para os produtos Kalungas a esquerda, CAT e Exposição a direita. SketchUp, de 2012, com Proposta do CAT Engenho II e Exposição permanente sobre os kalungas Nas próximas doze páginas seguem as reproduções de cada um dos 12 painéis

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44 Início das obras Loja e CAT 28 de fevereiro de 2013 Obras Loja e CAT 15 de março de 2013 Obras Loja e CAT 15 de março de 2013 Obra do CAT 27 de março de 2013

45 Obra da Loja 27 de março de 2013 Placa do CAT Engenho II 05 de abril de 2013 Loja, CAT e Painéis 5 de abril de 2013 CAT, Loja e Painéis 05 de abril de 2013

46 Loja, CAT e Painéis 12 de abril de 2013 Loja, CAT e Painéis 12 de abril de 2013 CAT 22 de abril de 2013 Loja 22 de abril de 2013

47 A obra da Usina de beneficiamento de frutos do cerrado na comunidade Ema em Teresina de Goiás, foi iniciada em fevereiro de 2013 e tem sua conclusão prevista para maio de O projeto arquitetônico foi elaborado em 2012 pelo renomado engenheiro de alimentos e autor de livros sobre o aproveitamento de frutos do cerrado, João Carlos Cruz e Ávila.

48 Em fevereiro de 2013 foi realizado o Curso de Pedreiro em parceria do Projeto Kalunga Sustentável com o SENAR. Durante o Curso foi iniciada a construção dos banheiros e vestiários da Usina de Beneficiamento de Frutos do Cerrado da Comunidade Ema em Teresina de Goiás. Ao término do Curso de Pedreiro, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de fevereiro, o construtor João Camargo, contratado pelo Projeto Kalunga Sustentável, assumiu o comando e desde então segue com a construção em ritmo acelerado. Curso de Pedreiro na Comunidade Ema Fevereiro de 2013

49 Obra Usina Ema 16 de março de 2013 Obra Usina Ema 16 de março de 2013 Obra Usina Ema 16 de março de 2013 Obra Usina Ema 28 de março de 2013

50 Obra Usina Ema 28 de março de 2013 Obra Usina Ema 28 de março de 2013 Placa Usina Ema 11 de abril de 2013 Obra Usina Ema 23 de abril de 2013

51 Obra Usina Ema 23 de abril de 2013 Obra Usina Ema - 23 de abril de 2013 Placa Usina Ema - 23 de abril de 2013 Obra Usina Ema 23 de abril de 2013

52 Curso de Cozinha Rural no Engenho II em Parceria do Projeto Kalunga Sustentável com o SENAR - Março de 2013.

53 Estagio na Ponte de Pedra em Parceria do Projeto Kalunga Sustentável com a ACECE e Suçuarana - Março de 2013.

54 Oficina de Manejo de Trilhas para a abertura de novos atrativos no Quilombo Kalunga em parceria do Projeto Kalunga Sustentável com ACECE e Suçuarana : Cachoeiras Salto do Curriola, Garimpão e Juliana Abril de 2013

55 Oficina de Manejo de Trilhas para a abertura de novos atrativos no Quilombo Kalunga em parceria do Projeto Kalunga Sustentável com ACECE e Suçuarana : Cachoeiras Salto do Curriola, Garimpão e Juliana Abril de 2013

56 Oficina de Manejo de Trilhas para a abertura de novos atrativos no Quilombo Kalunga em parceria do Projeto Kalunga Sustentável com ACECE e Suçuarana: Cachoeiras Salto do Curriola, Garimpão e Juliana Abril de 2013

57 Rótulos Rótulo utilizado em sabonetes produzidos nos treinamentos Rótulo utilizado em Castanha de Baru Beneficiada nos treinamentos Foram produzidos ao todo 2200 rótulos, 200 a mais que o previsto. Os primeiros 200 foram utilizados nos treinamentos.

58 Rótulos Rótulo utilizado em Castanha de Baru Beneficiada nos treinamentos Outros 2000 rótulos adesivos foram produzidos para utilização nas primeiras remessas dos produtos. Esses rótulos são bastante versáteis e poderão ser utilizados em todos os produtos das Usinas de Beneficiamento de Frutos do Cerrado e também de outros produtos artesanais kalungas que estarão à venda na Loja Produtos Kalungas anexa ao CAT e também em outros pontos de venda já existentes. Antes mesmo que as Usinas e Loja estivessem prontas, o Projeto Kalunga Sustentável iniciou a distribuição dos rótulos entre agroextrativistas, produtores e artesãos kalungas e também nos diversos pontos de venda de produtos que já existem, na Comunidade do Engenho II e na Comunidade Ema. Rótulo adesivo utilizado em Licor e Conserva de Pimenta produzidos nos treinamentos

59 Website O website elaborado em 2011 recebe constantes atualizações e atualmente conta com trinta páginas de conteúdo estático e dinâmico sobre a Associação Quilombo Kalunga; o povo, a história e a cultura Kalunga; os atrativos turísticos, etc. O site também conta com vinte e cinco páginas com notícias sobre as ações do projeto totalizando 55 páginas. Foram registrados dois domínios para o site: e ambos exibindo o mesmo conteúdo.

60 Website Elaborado em agosto de 2011, o site recebeu até abril de 2013 um total de visitantes, sendo apenas nos últimos 8 meses, entre setembro de 2012 e abril de Aumento de quase 600% na visitação ao site em relação aos 8 meses anteriores (01 a 08/2012). Gráfico de Sessões Este relatório mostra a atividade de sessões de visitantes em seu website. O intervalo padrão é de uma semana, mas pode ser modificado na área de controle de intervalos de datas. Metodologia de Cálculo Uma 'sessão' é definida como uma série de cliques em seu website por um visitante distinto durante um determinado intervalo de tempo. Uma sessão é iniciada quando o visitante chega a seu website e finaliza quando fechar o navegador ou permanece inativo acima do tempo limite.

61 Folders Informativos Foram produzidos 1000 folders informativos, 400 a mais que o previsto. A distribuição aconteceu em Goiânia, Anápolis, Brasília, Cavalcante e no Engenho II. Além de agências e operadoras, a distribuição também foi feita em hotéis, pousadas, restaurantes e lanchonetes. A aceitação do informativo pelo público alvo e o retorno obtido foi excelente. Devido a isso, pretendemos imprimir outra tiragem antes do final do projeto.

62 Visitação Turística no Engenho II Janeiro a dezembro de 2012 Controle Mensal de visitantes - Comunidade Engenho II mês/ano jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12 out/12 nov/12 dez/12 nº Visitantes Total anual de Visitantes 4588 Observações: Como o controle de visitantes através do livro foi iniciado em 22/01/12, os números referentes ao mês de janeiro são apenas do período de 22 a 31 Os números referentes aos meses de maio e junho são apenas de curtos períodos, devido a falhas do responsável pela coleta da assinatura no livro de visitantes jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12 out/12 nov/12 dez/12

63 Pesquisa de Satisfação do Turista abril a agosto de 2012 Total de Visitantes entrevistados: 50 Primeira Vez? Sim 38 Não 12 Atrativo Visitado? Santa Bárbara 48 96% Capivara 30 60% Candarú 2 4% Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf. Avaliação Atrativo Avaliação Guia Avaliação Recepção Avaliação Acesso Avaliação Sinalização Avaliação Alimentação Avaliação Infraestrutura Avaliação Atrativo Avaliação Guia Avaliação Recepção Avaliação Acesso Avaliação Sinalização Avaliação Alimentação Avaliação Infraestrutura Satsfa Parc. Parc. Parc. Parc. Parc. Parc. Parc. t. Satisf. Insatisf. Satsfat. Satisf. Insatisf. Satsfat. Satisf. Insatisf. Satsfat. Satisf. Insatisf. Satsfat. Satisf. Insatisf. Satsfat. Satisf. Insatisf. Satsfat. Satisf. Insatisf % med satisf. 100 % med satisf. 100 % med satisf. 98 % med satisf. 98 % med satisf. 80 % med satisf. 100 % med satisf. 100

64 Pesquisa de Satisfação do Turista Setembro a dezembro de 2012 Total de Visitantes entrevistados: 26 Primeira Vez? Sim 25 Não 1 Atrativo Visitado? Santa Bárbara 20 96% Capivara 17 60% Candarú 4 4% Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf. Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf. Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf. Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf. Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf. Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf. Satsfat. Parc. Satisf. Insatisf. Avaliação Atrativo Avaliação Guia Avaliação Recepção Avaliação Acesso Avaliação Sinalização Avaliação Alimentação Avaliação Infraestrutura Percentuais de Satisfação Avaliação Atrativo Avaliação Guia Avaliação Recepção Avaliação Acesso Avaliação Sinalização Avaliação Alimentação Avaliação Infraestrutura Satsfa Parc. Parc. Parc. Parc. Parc. Parc. Parc. t. Satisf. Insatisf. Satsfat. Satisf. Insatisf. Satsfat. Satisf. Insatisf. Satsfat. Satisf. Insatisf. Satsfat. Satisf. Insatisf. Satsfat. Satisf. Insatisf. Satsfat. Satisf. Insatisf ,62 15, ,62 15,39 0,00 84,62 15,39 0, ,62 11,54 3,85 % med satisf. 100 % med satisf. 100 % med satisf. 100 % med satisf. 100 % med satisf. 100 % med satisf. 100 % med satisf. 96

65 Pesquisa de Avaliação dos participantes do projeto Resultados - Pesquisa de avaliação dos participantes em relação aos treinamentos e atividades do projeto. Satisfeitos Parcialmente Insatisfeitos anos anos Masculino Feminino - de 1 salário 1 salário Atvidade Cursos Modulares para os Guias Cursos Modulares para as Cozinheiras Cursos Modulares Frutos do Cerrado ( ação 2.5) Cursos Modulares Frutos do Cerrado ( ação 2.6) Cursos Modulares Gestão de Projetos SOMA Cursos Modulares Gestão de Projetos + de 1 salário Satisfeitos Parcialmente Insatisfeitos anos anos Masculino Feminino - de 1 salário 1 salário + de 1 salário

66 Pesquisa de Avaliação dos participantes do projeto Cursos Modulares para os Guias Cursos Modulares para as Cozinheiras Satisfeitos Parcialmente Insatisfeitos anos anos Masculino Feminino - de 1 salário 1 salário + de 1 salário Cursos Modulares Frutos do Cerrado (2.5) Satisfeitos Parcialmente Insatisfeitos anos anos Masculino Feminino - de 1 salário 1 salário + de 1 salário Cursos Modulares Frutos do Cerrado (2.6) Satisfeitos Parcialmente Insatisfeitos anos anos Masculino Feminino - de 1 salário 1 salário + de 1 salário Satisfeitos Parcialmente Insatisfeitos anos anos Masculino Feminino - de 1 salário 1 salário + de 1 salário

67 Próximas Ações Curso de Elaboração e Gestão de Projetos; Treinamento em agro extrativismo, agroecologia, produção de sabão de tingui e sabonetes; Construção da Usina de Beneficiamento de Frutos do Cerrado para Produção de cosméticos, sabão de tingui e sabonetes; Elaboração de 3 Planos de Negócio; Produção de cartilha e DVD de 20 minutos sobre as lições aprendidas durante o projeto.

68 Usina de beneficiamento de frutos do Cerrado para Produção de cosméticos, sabão de tingui e sabonetes

69 REALIZAÇÃO: APOIO: PATROCÍNIO:

70 A Associação Quilombo Kalunga tem orgulho de seus parceiros. Gostaríamos de agradecer a todos esses parceiros que tem apoiado a comunidade quilombola do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, em diversos projetos que se realizaram nos últimos anos. Entre esses projetos destacamos a construção do único posto de Saúde do quilombo kalunga em parceria com o SimplyHealth, o apoio do Itaú para equipar o posto de saúde e a construção da única escola de ensino médio do quilombo kalunga em parceria com o Bobby Moore Fund. Também destacamos o primeiro Seminário de Ecoturismo Kalunga e o Kit Guia Kalunga patrocinados pelo HSBC Solidariedade, e os diversos cursos, oficinas e assessorias que foram oferecidas à comunidade kalunga em diversas parcerias com ISPN, SEBRAE, SENAR, Travessia Ecoturismo, Corpo de Bombeiros, Moradia e Cidadania e Fundação Banco do Brasil. Agradecemos também à Petrobrás pelo patrocínio do Projeto Kalunga Sustentável, que sem dúvida alguma Também destacamos representa um dos maiores saltos de desenvolvimento registrados na história do povo kalunga.

71

72

73

74

75

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Indicadores de desempenho. www.qualidadebrasil.com.br

Indicadores de desempenho. www.qualidadebrasil.com.br Indicadores de desempenho www.qualidadebrasil.com.br Zafenate Desidério De 1999 até 2010 atuando como gestor da Qualidade através de 5 cerbficações ISO 9001 no Rio Grande do Sul nas áreas eletrônicas E

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável de Pólo Turístico Ribeirão Branco - SP

Desenvolvimento Sustentável de Pólo Turístico Ribeirão Branco - SP Desenvolvimento Sustentável de Pólo Turístico Ribeirão Branco - SP NOVA CAMPINA 1 Objetivo para potencializar o desenvolvimento sustentável de Pólos Turísticos Fortalecimento e integração dos elos da Cadeia

Leia mais

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES META 1. Mobilização - Encontro com lideranças e palestras II SEMINÁRIO DE ECOTURISMO KALUNGA

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES META 1. Mobilização - Encontro com lideranças e palestras II SEMINÁRIO DE ECOTURISMO KALUNGA RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES META 1 Mobilização - Encontro com lideranças e palestras II SEMINÁRIO DE ECOTURISMO KALUNGA Associação Quilombo Kalunga Convênio: 752613/2010 Proposta: 020543/2010 Contato

Leia mais

Ministério do Turismo. Ministério do Meio Ambiente

Ministério do Turismo. Ministério do Meio Ambiente do A Campanha Passaporte Verde é uma iniciativa global que visa estimular o turista a adotar uma atitude de consumo responsável, mostrando de que forma suas escolhas podem contribuir para a conservação

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org CENTRAL DE COMUNICAÇÃO DO FSM 2005 A Central de Comunicação do V FSM estará localizada na Usina

Leia mais

Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento

Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento www.turisangra.com.br Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento Tel/ax: (21) 2522-2421 ideias@ideias.org.br Quem Somos O Instituto IDEIAS é uma associação civil, sem fins lucrativos, criada em 8

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 075-MA

FICHA PROJETO - nº 075-MA FICHA PROJETO - nº 075-MA Mata Atlântica Grande Projeto 1) TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM BIODIVERSIDADE DA SERRA DOS ÓRGÃOS: UMA ALIANÇA ENTRE EDUCAÇÃO, TURISMO E CONSERVAÇÃO. 2) MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO

Leia mais

cidade, envolvemos os cidadãos nas questões que afetam a vida de todos nós. Incentivamos a não

cidade, envolvemos os cidadãos nas questões que afetam a vida de todos nós. Incentivamos a não Eu pratico, e você? APRESENTAÇÃO Desde 2009, a RÁDIO ITATIAIA realiza, em parceria com empresas, um importante convite à sociedade mineira. Mais do que um projeto, o PRATIQUE GENTILEZA é uma convocação

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

INSTITUTO FACES DO BRASIL - PLANO DE AÇÃO 2006 DESAFIO 1: CONTRIBUIR PARA A CONSTRUCAO DO SISTEMA PÚBLICO DE CJES NO BRASIL

INSTITUTO FACES DO BRASIL - PLANO DE AÇÃO 2006 DESAFIO 1: CONTRIBUIR PARA A CONSTRUCAO DO SISTEMA PÚBLICO DE CJES NO BRASIL DESAFIO 1: CONTRIBUIR PARA A CONSTRUCAO DO SISTEMA PÚBLICO DE CJES NO BRASIL Faces protocolou no Conselho Nac. de Ecosol e demais órgãos competentes, a nova versão dos P&C's, e, o documento Sistema de

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

PLANO COMERCIAL. 03 a 06. de Agosto de 2015. Centro de Convenções Goiânia - GO. Realização: Promoção:

PLANO COMERCIAL. 03 a 06. de Agosto de 2015. Centro de Convenções Goiânia - GO. Realização: Promoção: PLANO COMERCIAL O melhoramento de plantas, o futuro da agricultura e a soberania nacional 03 a 06 de Agosto de 2015 Centro de Convenções Goiânia - GO Realização: Promoção: APRESENTAÇÃO A Associação Brasileira

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

PROJETO ARTE DE FAZER

PROJETO ARTE DE FAZER PROJETO ARTE DE FAZER Iniciado em Março de 2007, o Projeto Arte de Fazer é executado pelo Instituto Arara Azul e tem como principal objetivo o desenvolvimento sustentável de comunidades de baixa renda,

Leia mais

Um programa que fala diretamente com quem trabalha no setor.

Um programa que fala diretamente com quem trabalha no setor. Um programa que fala diretamente com quem trabalha no setor. Simpatia e hospitalidade são os aspectos do povo brasileiro mais valorizados pelos turistas estrangeiros. Já imaginou quantas novas oportunidades

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento

Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento www.visitesaopedrodaaldeia.com.br Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento Tel/ax: (21) 2522-2421 ideias@ideias.org.br Quem Somos O Instituto IDEIAS é uma associação civil, sem fins lucrativos,

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

PROJETOS ESPECIAIS JL

PROJETOS ESPECIAIS JL PERFIL DE LONDRINA 2 a cidade do Paraná com o maior número de indústrias e empresas ligadas ao comércio. 24 a cidade com maior frota de veículos do Brasil. Possui o maior centro de pesquisas em soja do

Leia mais

Propostas de Participação

Propostas de Participação Propostas de Participação Ações Promocionais 5º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha 17 a 21 de maio de 2015 Hotel Armação Porto de Galinhas, Ipojuca - PE 1 Proposta de participação A abertura oficial

Leia mais

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA 1. OBJETO 1.1. A LEYA BIKES S.A realizará licitação para a prestação dos serviços de Consultoria em Comunicação, levando em conta

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

Programa de Educação Ambiental e de Comunicação Social. Projeto de Implantação de Depósito de Celulose. Klabin S.A

Programa de Educação Ambiental e de Comunicação Social. Projeto de Implantação de Depósito de Celulose. Klabin S.A Programa de Educação Ambiental e de Comunicação Social Projeto de Implantação de Depósito de Celulose Klabin S.A Ref.: Condicionante para obtenção de Licença de Instalação Telêmaco Borba, 12 de janeiro

Leia mais

I FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MINEIROS RAÍZES DO CERRADO REGULAMENTO DO FESTIVAL

I FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MINEIROS RAÍZES DO CERRADO REGULAMENTO DO FESTIVAL I FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MINEIROS RAÍZES DO CERRADO REGULAMENTO DO FESTIVAL Introdução O Regulamento é o mais importante de todos os documentos que fazem parte do festival. Os participantes devem ter

Leia mais

Para facilitar a realização do

Para facilitar a realização do Para facilitar a realização do sugerimos 10 passos que consideramos primordiais para o sucesso da ação. Este livreto traz um resumo desse percurso. A versão completa da Cartilha dos 10 passos está disponível

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Vida Feliz Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

O Clube Mogiano está lançando seu Mídia Kit 2013.

O Clube Mogiano está lançando seu Mídia Kit 2013. Mídia Kit 2013 O Clube Mogiano está lançando seu Mídia Kit 2013. Através dele as empresas poderão divulgar suas marcas em toda a estrutura do clube, bem como em seus eventos. É uma excelente oportunidade

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

FIESP - DECOMTEC INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

FIESP - DECOMTEC INOVAÇÃO TECNOLÓGICA FIESP - DECOMTEC INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Programa de Inovação Tecnologica FIESP CIESP - SENAI Sede Fiesp 2013 Chave para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do país Determinante para o aumento

Leia mais

Ações para o turismo de base comunitária na contenção da degradação do Pantanal

Ações para o turismo de base comunitária na contenção da degradação do Pantanal Ações para o turismo de base comunitária na contenção da degradação do Pantanal TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO - IMAGENS Abril de 2011 DETALHAMENTO DO TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes Com o objetivo de garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas, o Governo de Minas Gerais instituiu

Leia mais

1. Objetivos da Chamada de Projetos para esta Linha de Ação Temática

1. Objetivos da Chamada de Projetos para esta Linha de Ação Temática ANEXO TEMÁTICO 5: Tema Prioritário V - Projetos Comunitários Linha de Ação Temática 5.1 Projetos Comunitários (comunidades tradicionais e povos indígenas) 1. Objetivos da Chamada de Projetos para esta

Leia mais

PROJETO TÉCNICO SAF/ATER 120/2010. PROJETO ATER - DESENVOLVIMENTO Rural Inclusivo e Sustentável Região da Grande Dourados, MS

PROJETO TÉCNICO SAF/ATER 120/2010. PROJETO ATER - DESENVOLVIMENTO Rural Inclusivo e Sustentável Região da Grande Dourados, MS PROJETO TÉCNICO SAF/ATER 120/2010 PROJETO ATER - DESENVOLVIMENTO Rural Inclusivo e Sustentável Região da Grande Dourados, MS Propósito da Coopaer Identificar problemas oriundos da Cadeia produtiva leite;

Leia mais

FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO Registro na Extensão Nº: Em / / FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO 1 - Identificação: 1.1 - Título 1 : 1.2 - Área Temática Principal (assinalar apenas uma área temática, aquela que melhor define o problema

Leia mais

PLANO DE AÇÃO Nº 1 INOVADAY

PLANO DE AÇÃO Nº 1 INOVADAY PLANO DE AÇÃO Nº 1 INOVADAY 1 I. CONTEXTUALIZAÇÃO O presente documento detalha o Plano de Trabalho 2013/2015 do CONVÊNIO SPDR USP FUNDAP SEADE CEPAM, e se enquadra dentre as Ações e Metas previstas no

Leia mais

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 Facebook A página do Facebook foi atualizada com um post por dia, no começo dos trabalhos, depois dois posts por dia, e próximo ao dia

Leia mais

oportunidades de investimento 9 de abril

oportunidades de investimento 9 de abril oportunidades de investimento Fórum 2015 da ASAP 9 de abril 1 QUEM SOMOS A Aliança para a Saúde Populacional - ASAP, é uma entidade sem fins econômicos, cuja meta é estimular ações de Gestão de Saúde Populacional

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 072-MA

FICHA PROJETO - nº 072-MA FICHA PROJETO - nº 072-MA Mata Atlântica Grande Projeto TÍTULO: Vereda do Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Canoas: um Projeto Demonstrativo da Conservação da Mata Atlântica. 2) MUNICÍPIOS DE

Leia mais

EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES

EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES A Feira do Empreendedor é promovida pelo Sebrae desde 1992 em todos os estados do país. É considerado o maior evento presencial de

Leia mais

PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO

PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO O PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO tem como missão junto ao meio ambiente, minimizar os impactos ambientais decorrentes da realização de eventos em áreas de preservação

Leia mais

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará Capítulo do Livro: Série Integração, Transformação e Desenvolvimento: Áreas Protegidas e Biodiversidade Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro. 2012. Planejamento Turístico para

Leia mais

Proposta de Curso de Turismo Rural Polo de Ecoturismo de São Paulo Sindicato Rural de SP / SENAR

Proposta de Curso de Turismo Rural Polo de Ecoturismo de São Paulo Sindicato Rural de SP / SENAR Proposta de Curso de Turismo Rural Polo de Ecoturismo de São Paulo Sindicato Rural de SP / SENAR Objetivo Ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

EMATER RS. Seminário. A Extensão Rural Pública e Seus Impactos no Desenvolvimento Municipal Sustentável

EMATER RS. Seminário. A Extensão Rural Pública e Seus Impactos no Desenvolvimento Municipal Sustentável Seminário A Extensão Rural Pública e Seus Impactos no Desenvolvimento Municipal Sustentável e Mário Augusto Ribas do Nascimento Presidente da EMATER/RS Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência

Leia mais

Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014)

Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014) 2015 Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014) Azucena de la Cruz Martin Gabinete CETS Terra do Priolo 01-01-2015 Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014)

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

PRIMEIRO CURSO CONTINUADO DE PLANEJAMENTO IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE AGROFLORESTAS SUCESSIONAIS

PRIMEIRO CURSO CONTINUADO DE PLANEJAMENTO IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE AGROFLORESTAS SUCESSIONAIS PRIMEIRO CURSO CONTINUADO DE PLANEJAMENTO IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE AGROFLORESTAS SUCESSIONAIS COM ERNST GÖTSCH E MUTIRÃO AGROFLORESTAL OBJETIVO DO CURSO Contribuir para a construção de sociedades sustentáveis

Leia mais

CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS

CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS O Ciência Móvel: Vida e Saúde para Todos é oferecido gratuitamente pelo Museu da Vida/COC/Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz, Fundação Cecierj e seus patrocinadores à população.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL O trabalho consiste na resolução de um exercício e na confecção de um relatório. 17/10/2005 é o último dia para entrega. O trabalho deverá entregue impresso e o seu conteúdo gravado numa mídia. O formato

Leia mais

5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais

5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais 5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais 5.1 A Rede Globo A Rede Globo é uma das maiores redes de televisão do mundo, com milhões de espectadores

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA NOVIDADES 2016 (1) (2) GUIA DELIVERY AGORA FAZ PARTE DO BOM GOURMET, A MAIOR PLATAFORMA DE GASTRONOMIA DO SUL DO PAÍS O DELIVERY BOM GOURMET TEM PEDIDO ONLINE GASTRONOMIA É

Leia mais

Introdução. Ação: Programa Jornada Pela Vida. Período: Desde janeiro de 2012

Introdução. Ação: Programa Jornada Pela Vida. Período: Desde janeiro de 2012 BP BIOCOMBUSTÍVEIS Introdução Ação: Programa Jornada Pela Vida Período: Desde janeiro de 2012 Responsável pela ação: Cristiane Santana E-mail: cristiane.santana@bp.com Telefone de contato: 64 9966-2622

Leia mais

RELATÓRIO DESCRITIVO DE ATIVIDADES. 2013 Campus XXXXXXX

RELATÓRIO DESCRITIVO DE ATIVIDADES. 2013 Campus XXXXXXX 1 RELATÓRIO DESCRITIVO DE ATIVIDADES 2013 Campus 2 1. CAMPUS 2012. Oferta de 600 vagas, com captação de beneficiários iniciada em 2011 e finalizada em Ações e etapas propostas Para o período de 07 (sete)

Leia mais

Gerência Socioambiental

Gerência Socioambiental Gerência Socioambiental P.05 - Programa de Contratação e Desmobilização de Mão de Obra O Programa de Contratação e Desmobilização de Mão-de-Obra propõe ações específicas organizadas em dois Subprogramas:

Leia mais

Projeto Academia de Liderança. Edição 2014 Turma 1 Novas Lideranças

Projeto Academia de Liderança. Edição 2014 Turma 1 Novas Lideranças Projeto Academia de Liderança Edição 2014 Turma 1 Novas Lideranças APRESENTAÇÃO A Academia de Liderança é realizada pelo Senar-MT e visa levar conhecimentos e informações para as Lideranças Sindicais,

Leia mais

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária Edital de Seleção de Pontos Fixos de Comercialização Solidária Candidatos para Participar da Rede Brasileira de Comercialização Solidária - Rede Comsol (Edital - Ubee/Ims N. 01/2014) 1. Apresentação A

Leia mais

PROGRAMA AÇÃO PARA CRIANÇAS Guia para elaboração de Projetos

PROGRAMA AÇÃO PARA CRIANÇAS Guia para elaboração de Projetos PROGRAMA AÇÃO PARA CRIANÇAS Guia para elaboração de Projetos A CESE recebe projetos por e-mail, mas não recebe documentos institucionais escaneados (esses devem ser enviados por correio convencional).

Leia mais

Curso de Guia Técnicas Verticais Primeiros Socorros Qualificações em Turismo

Curso de Guia Técnicas Verticais Primeiros Socorros Qualificações em Turismo 2007 Curso de Guia Técnicas Verticais Primeiros Socorros Qualificações em Turismo Em 2007 a Associação Kalunga de Cavalcante (AKC) em parceria com o SEBRAE realizou o primeiro curso de condutor de visitantes

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

ESPM Social abre processo seletivo para consultoria de marketing e comunicação

ESPM Social abre processo seletivo para consultoria de marketing e comunicação Financiamento e apoio técnico Prorrogadas as inscrições para o edital de apoio aos Fundos da Infância e Adolescência 2015 Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de todo o País podem

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Rua Adualdo Batista, 1550 Parque Iracema Fortaleza Ceará CEP: 60.824-140 Fone: (85) 3218.7020 www.cogerh.com.

TERMO DE REFERÊNCIA. Rua Adualdo Batista, 1550 Parque Iracema Fortaleza Ceará CEP: 60.824-140 Fone: (85) 3218.7020 www.cogerh.com. TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM PRODUÇÃO DE VÍDEO PARA ROTEIRIZAÇÃO, EDIÇÃO, GRAVAÇÃO DE LOCUÇÕES PROFISSIONAIS E MONTAGEM DE MATRIZ DE DVD COM MENU DE OPÇÕES DE ACESSO A CONTEÚDOS

Leia mais

anos MEDIA KIT 2014 REVISTA TÉCNICA DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E GESTÃO DA SAÚDE www.tecnohospital.pt

anos MEDIA KIT 2014 REVISTA TÉCNICA DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E GESTÃO DA SAÚDE www.tecnohospital.pt anos MEDIA KIT 2014 REVISTA TÉCNICA DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E GESTÃO DA SAÚDE www.tecnohospital.pt Porquê anunciar na TecnoHospital? A TecnoHospital é uma revista técnica de engenharia, arquitetura

Leia mais

INSTITUIÇÃO EXECUTORA:

INSTITUIÇÃO EXECUTORA: FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO ESTADO DE MATO GROSSO 30 ANOS RELATÓRIO DO PROJETO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO ALGODÃO PARA AGRICULTORES FAMILIARES DE MATO GROSSO Relatório

Leia mais

Feiras livres da agricultura familiar

Feiras livres da agricultura familiar Feiras livres da agricultura familiar FEIRAS LIVRES DA AGRICULTURA FAMILIAR Tradicionalmente, a Emater MG tem participação efetiva na organização e implantação dessas feiras no Estado, desenvolvendo ações,

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Sumário Executivo. Planejamento de Marketing

Sumário Executivo. Planejamento de Marketing Sumário Executivo Planejamento de Marketing 2013 Histórico Em 2012 a EBC adotou a prática do marketing de atitude. Com a criação do Plano de Comunicação 2M s Momento Movimento, foram desenvolvidas ações

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

FICHA PROJETO - nº383-mapp

FICHA PROJETO - nº383-mapp FICHA PROJETO - nº383-mapp Mata Atlântica Pequeno Projeto 1) TÍTULO: Restauração da Região Serrana RJ: assistência técnica para consolidar uma rede de produtores rurais e viveiros comunitários. 2) MUNICÍPIOS

Leia mais

Canal Futura. Comprometido com a Transformação Social

Canal Futura. Comprometido com a Transformação Social Canal Futura Comprometido com a Transformação Social Retratos do Brasil Total 190.755.799 habitantes Homens: 48,97% (93,4 milhões) Mulheres: 51,03% (97,3 milhões) Brancos: 47,73% Negros: 50,74% Amarelas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº 2014.0425.00020-0

TERMO DE REFERÊNCIA nº 2014.0425.00020-0 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS (SBF) DIRETORIA DE ÁREAS PROTEGIDAS (DAP) PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA (ARPA) TERMO DE REFERÊNCIA nº 2014.0425.00020-0 OBJETIVO:

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2 1.1 Público alvo... 3 1.2 Convenções... 3 1.3 Mais recursos... 3 1.4. Entrando em contato com a ez... 4 1.5. Direitos autorais e marcas

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL 2015 PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL REGULAMENTO PRÉ-REQUISITOS

REGULAMENTO DO PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL 2015 PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL REGULAMENTO PRÉ-REQUISITOS REGULAMENTO DO PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL 2015 PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL O programa Certificação Loja Sustentável é uma iniciativa da CDL Porto Alegre que visa estimular e dar

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS

POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS sicoobcentro.com.br POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS Cooperativa de Crédito *Esta Política de Apoio a Projetos Sociais é baseada no projeto da Cooperativa Sicoob Credip* ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...3

Leia mais

Ações de Educação Ambiental do INEA com foco em recursos hídricos. Gerência de Educação Ambiental (GEAM/DIGAT/INEA)

Ações de Educação Ambiental do INEA com foco em recursos hídricos. Gerência de Educação Ambiental (GEAM/DIGAT/INEA) Ações de Educação Ambiental do INEA com foco em recursos hídricos Gerência de Educação Ambiental (GEAM/DIGAT/INEA) Ações: Agenda Água na Escola (SEA); Cartilha de atividades de sensibilização, pesquisa

Leia mais

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS ON-LINE Alterada dia 26/02/2015-16h00 Venha fazer parte do sucesso de vendas de camisetas que mais cresce na Internet... Já são mais de 100 micro-franqueados e franqueados no Brasil!

Leia mais

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS ON-LINE Plano Promo ADQUIRA JÁ O SEU! Até dia 01/05/2015 Alterada dia 26/02/2015-16h00 Venha fazer parte do sucesso de vendas de camisetas que mais cresce na Internet... Já são

Leia mais

UM BOM NEGÓCIO SURGE DE UMA BOA

UM BOM NEGÓCIO SURGE DE UMA BOA UM BOM NEGÓCIO SURGE DE UMA BOA OPORTUNIDADE TM OPORTUNIDADE AMWAY Atualmente e há 53 anos, a Amway incentiva a liberdade individual e econômica das pessoas, ajudando-as a obter sucesso gerenciando um

Leia mais

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZADOS EM PLANOS DIRETORES DE LIMPEZA URBANA EM TRÊS CIDADES DA BAHIA

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZADOS EM PLANOS DIRETORES DE LIMPEZA URBANA EM TRÊS CIDADES DA BAHIA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZADOS EM PLANOS DIRETORES DE LIMPEZA URBANA EM TRÊS CIDADES DA BAHIA Waleska Garcia Mendes Luiz Roberto Santos Moraes INTRODUÇÃO A Partir

Leia mais

EDITAL PROJETO FPSSA APOIO Á EMPREENDIMENTOS TURISTICOS SOLIDÁRIOS DE JOVENS E MULHERES AFRODESCENDENTES DO BAIRRO DA PAZ E ENTORNOS, SALVADOR.

EDITAL PROJETO FPSSA APOIO Á EMPREENDIMENTOS TURISTICOS SOLIDÁRIOS DE JOVENS E MULHERES AFRODESCENDENTES DO BAIRRO DA PAZ E ENTORNOS, SALVADOR. EDITAL PROJETO FPSSA APOIO Á EMPREENDIMENTOS TURISTICOS SOLIDÁRIOS DE JOVENS E MULHERES AFRODESCENDENTES DO BAIRRO DA PAZ E ENTORNOS, SALVADOR. O Projeto Formação profissional e geração de renda para jovens

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013 Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013 SOJA BRASILEIRA A soja é a principal cultura agrícola do Brasil - 28 milhões de ha (25% da área mundial plantada)

Leia mais

Mulheres Periféricas

Mulheres Periféricas PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2011 Mulheres Periféricas Proponente RG: CPF: Rua Fone: E-mail: 1 Índice Dados do Projeto

Leia mais

PROPOSTA PROCESSO PARA O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E DO NEGÓCIO

PROPOSTA PROCESSO PARA O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E DO NEGÓCIO PROPOSTA PROCESSO PARA O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E DO NEGÓCIO São Paulo, 21 de março de 2013. Cara Bruna, Conforme combinado segue proposta de consultoria e acompanhamento financeiro e estratégico

Leia mais

PROGRAMA ATLETA PARCEIRO

PROGRAMA ATLETA PARCEIRO PROGRAMA ATLETA PARCEIRO Contexto: O Programa Atleta Parceiro é uma ação da Pedro Baldo Escola de Natação que oferece bolsas integrais e parciais para atletas que se comprometem com as estratégias de treinamento

Leia mais

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar

Leia mais

Responsabilidade Social na Cadeia de Valor o papel do setor atacadista-distribuidor. Geraldo Eduardo da Silva Caixeta

Responsabilidade Social na Cadeia de Valor o papel do setor atacadista-distribuidor. Geraldo Eduardo da Silva Caixeta Responsabilidade Social na Cadeia de Valor o papel do setor atacadista-distribuidor Geraldo Eduardo da Silva Caixeta ABAD Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores Com mais de 25 anos de história,

Leia mais

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS ON-LINE Alterada dia 13/01/2015-13h00 Venha fazer parte do sucesso de vendas de camisetas que mais cresce na Internet... Já são mais de 100 micro-franqueados e franqueados no Brasil!

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO INTERNA DE MONITORES PARA APOIAR AS ATIVIDADES DO 38º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA

EDITAL DE SELEÇÃO INTERNA DE MONITORES PARA APOIAR AS ATIVIDADES DO 38º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA EDITAL Nº 012/2015 EDITAL DE SELEÇÃO INTERNA DE MONITORES PARA APOIAR AS ATIVIDADES DO 38º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão torna pública

Leia mais

Exponha sua marca à comunidade nacional e internacional, estabelecendo contatos e criando novas possibilidades de negócios para sua empresa.

Exponha sua marca à comunidade nacional e internacional, estabelecendo contatos e criando novas possibilidades de negócios para sua empresa. Prezado(a) Senhor(a), Ao cumprimentá-lo(a) respeitosamente, a Associação Software Livre.Org ASL e o Projeto Software Livre Brasil têm a honra de convidar V. Sª para participar do 10º Fórum Internacional

Leia mais

COMO ABRIR UM HOTEL/POUSADA

COMO ABRIR UM HOTEL/POUSADA COMO ABRIR UM HOTEL/POUSADA Viviane Santos Salazar 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 O mercado Crescimento da demanda por hospedagem Copa do Mundo Olimpíadas Qual a representatividade

Leia mais

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Economia Solidária A Santa Maria que Queremos

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Economia Solidária A Santa Maria que Queremos Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de A Santa Maria que Queremos Visão: Que Santa Maria e região sejam referências no fortalecimento de um novo modelo de organização e sustentabilidade da

Leia mais

PROJETO DE COMERCIALIZAÇÃO

PROJETO DE COMERCIALIZAÇÃO PROGRAME-SE PARA PARTICIPAR DO EVENTO OFICIAL DA SUINOCULTURA BRASILEIRA. Centro de Convenções e Eposições Epo Dom Pedro PROJETO DE COMERCIALIZAÇÃO INFORMAÇÕES: (43) 305-53 - abraves015@fbeventos.com Promoção

Leia mais

PROJETO VEM CUIDAR DE MIM

PROJETO VEM CUIDAR DE MIM PROJETO VEM CUIDAR DE MIM APRESENTAÇAO DA ENTIDADE O Asilo Dr. Carlos Romeiro, Instituição de Longa Permanência, com sede na rua dos Vicentinos, nº 33, Bairro Queluz, Conselheiro Lafaiete MG, Obra Unida

Leia mais